Estado de São Paulo

20/03/2017 17:18

Conscientização é a palavra-chave

Da assessoria do deputado Padre Afonso Lobato


Download
Dom Odilo e Padre Afonso

O cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, foi um dos participantes do ato solene de abertura da Campanha da Fraternidade, realizado na Assembleia Legislativa, no dia 16/3, sob a presidência de Padre Afonso Lobato (PV). Biomas Brasileiros e Defesa da Vida é o tema deste ano. "O tema da campanha pode ser abordado de várias formas, mas sempre tem uma relação com a questão social e com o propósito da quaresma, que é o de conversão", disse o arcebispo.

Depois de fazer uma síntese da evolução da doutrina da Igreja sobre a questão ambiental, ele afirmou que o uso indevido dos recursos da natureza deixa parte da população às margens do desenvolvimento. "Nossa fé em Deus, nos leva a respeitar o que ele criou", afirmou.

O bispo de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Stringhini, afirmou que é preciso encontrar mecanismos e leis para equalizar os problemas ambientais, mas, sobretudo, é preciso investir na educação ambiental.

"Temos que persistir para que a destruição dê lugar à preservação", afirmou. Além de se referir à situação crítica do rio Tietê, que nasce na sua região, ele também falou sobre a Pastoral Ecológica que ele criou em sua diocese.

Padre Afonso destacou que a igreja precisa pressionar o Poder Público, "pois a vida está sendo agredida a todo o momento", quando se vê, por exemplo, a situação do rio Tietê. Disse ainda que falta provocar a sociedade para que haja mudança de atitude. "Conscientização é a palavra-chave", disse.

padreafonso@al.sp.gov.br

Dom Odilo e Padre Afonso