Barretos torna-se município de interesse turístico


18/05/2017 14:01 | Da assessoria do deputado Sebastião Santos

Conhecida mundialmente pela festa do peão de boiadeiro, além da grande importância que o hospital do Câncer tem mostrado pelo Brasil afora, Barretos hoje é uma realidade entre os atrativos do turismo no Estado de São Paulo. Isso porque os 94 deputados da Assembleia Legislativa aprovaram na terça-feira (16), o PL 305/2017, classificando a cidade como "Município de Interesse Turístico" (MIT).

Com a conquista do selo turístico, a cidade receberá anualmente, através da Secretaria Estadual de Turismo, o valor de R$ 650 mil para fomentar o turismo local e regional, permitindo uma abrangência na geração de emprego e renda extra ao município.

É importante esclarecer que a trajetória do MIT iniciou-se em 2014, quando o deputado estadual Sebastião Santos (PRB) protocolou a PL 757, com a documentação necessária para tramitação do projeto nas comissões de Constituição Justiça e Redação (CCJR) e de Atividades Econômicas (CAE), ambas aprovadas também por unanimidade.

Em 4 de agosto de 2016, o parlamentar recebeu das mãos do prefeito de Barretos, Guilherme Ávila e do Secretário Municipal de Turismo, Adriano Santos, as últimas documentações que faltavam e o plano diretor de turismo para juntar nas ações do projeto inicial, em evento realizado no centro de convenções do Barretos Country Hotel.

"Depois de 163 anos Barretos é reconhecida pelo seu turismo e passará a receber R$ 650 mil reais para investimento no turismo, geração de novos empregos, visibilidade nacional e internacional. Batalhamos forte na Assembleia Legislativa para que esse sonho fosse realizado. Além da tradicional festa do peão e o hospital do câncer, Barretos possui potencial em diversas áreas do turismo, esse acontecimento histórico ficará no marco da cidade", comenta Sebastião.

alesp