07 DE FEVEREIRO DE 2006

001ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: RODRIGO GARCIA e RICARDO CASTILHO

 

Secretário: RICARDO CASTILHO


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 07/02/2006 - Sessão 1ª S. EXTRAORDINÁRIA  Publ. DOE:

Presidente: RODRIGO GARCIA/RICARDO CASTILHO

 

ORDEM DO DIA

001 - Presidente RODRIGO GARCIA

Abre a sessão. Põe em discussão o PL 700/05.

 

002 - MILTON FLÁVIO

Discute o PL 700/05 (aparteado pelos Deputados Antonio Salim Curiati, Alberto Turco Loco Hiar e Ricardo Tripoli).

 

003 - RICARDO CASTILHO

Assume a Presidência.

 

004 - RICARDO TRIPOLI

Por acordo de líderes, solicita o levantamento da sessão.

 

005 - Presidente RICARDO CASTILHO

Acolhe o pedido e levanta a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Ricardo Castilho para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - RICARDO CASTILHO - PV - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Srs. Deputados, proposição em regime de prioridade.

Discussão e votação do Projeto de lei nº 700, de 2005, de autoria Sr. Governador. Orça a Receita e fixa a Despesa do Estado para o exercício de 2006. Com 11874 emendas. Retiradas as emendas nºs 1388, 1446, 2063, 2064, 2079, 2083, 2105, 2113, 2129, 2150, 2162, 2207, 2225, 2229, 2231, 2246, 2569, 2571, 2572, 2573, 2574, 2575, 2589 e 2643. Parecer nº 3472, de 2005, da Comissão de Finanças, favorável ao projeto, com emendas; às emendas nºs 2 e 9639; às de nºs 15, 17, 34, 35, 37, 41, 48, 63, 77, 82, 121, 143, 144, 150, 151, 152, 153, 154, 156, 161, 162, 163, 164, 167, 174, 207, 248, 255, 261, 262, 266, 269, 285, 288, 291, 316, 350, 379, 509, 530, 532, 550, 561, 569, 574, 579, 588, 625, 626, 627, 646, 648, 651, 655, 656, 659, 660, 663, 666, 668, 669, 670, 672, 678, 680, 686, 693, 694, 702, 703, 707, 716, 717, 719, 721, 722, 724, 730, 731, 734, 736, 737, 738, 750, 758, 760, 768, 769, 771, 787, 788, 809, 816, 818, 819, 820, 822, 824, 826, 865, 866, 868, 896, 898, 902, 910, 914, 935, 966, 970, 991, 1019, 1023, 1024, 1045, 1046, 1047, 1048, 1049, 1066, 1086, 1091, 1121, 1127, 1146, 1148, 1167, 1176, 1178, 1179, 1182, 1183, 1188, 1193, 1198, 1205, 1209, 1214, 1215, 1216, 1224, 1227, 1229, 1231, 1237, 1238, 1241, 1252, 1267, 1274, 1278, 1280, 1293, 1303, 1305, 1306, 1311, 1312, 1314, 1316, 1341, 1342, 1346, 1347, 1348, 1349, 1350, 1351, 1352, 1353, 1354, 1355, 1356, 1358, 1359, 1361, 1362, 1365, 1366, 1379, 1380, 1382, 1383, 1384, 1385, 1389, 1390, 1391, 1392, 1432, 1433, 1434, 1443, 1444, 1445, 1448, 1452, 1457, 1459, 1475, 1490, 1502, 1528, 1529, 1533, 1534, 1535, 1536, 1537, 1538, 1546, 1547, 1548, 1550, 1557, 1575, 1576, 1577, 1580, 1596, 1603, 1604, 1605, 1606, 1608, 1613, 1616, 1618, 1619, 1624, 1630, 1633, 1637, 1639, 1700, 1703, 1710, 1712, 1718, 1719, 1722, 1723, 1731, 1732, 1736, 1737, 1738, 1740, 1741, 1742, 1743, 1744, 1752, 1753, 1754, 1755, 1756, 1757, 1758, 1759, 1760, 1761, 1762, 1763, 1764, 1765, 1766, 1767, 1768, 1769, 1770, 1800, 1829, 1860, 1863, 1864, 1865, 1866, 1872, 1879, 1882, 1884, 1890, 1891, 1892, 1893, 1894, 1895, 1896, 1897, 1901, 1902, 1903, 1905, 1916, 1918, 1920, 1921, 1922, 1924, 1926, 1929, 1951, 1952, 1953, 1954, 1955, 1956, 1957, 1958, 1959, 1960, 1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1966, 1967, 1968, 1969, 1970, 1973, 1974, 1975, 1976, 1977, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1983, 1985, 1986, 1987, 1988, 1989, 1991, 1994, 1995, 1999, 2007, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2028, 2029, 2042, 2046, 2053, 2059, 2060, 2181, 2210, 2258, 2262, 2265, 2267, 2271, 2274, 2276, 2279, 2280, 2281, 2283, 2300, 2302, 2310, 2311, 2312, 2315, 2316, 2317, 2318, 2319, 2320, 2321, 2323, 2330, 2339, 2342, 2343, 2344, 2345, 2348, 2349, 2350, 2354, 2359, 2360, 2361, 2362, 2364, 2365, 2366, 2367, 2369, 2372, 2374, 2378, 2386, 2387, 2388, 2393, 2429, 2439, 2440, 2447, 2453, 2459, 2470, 2481, 2488, 2500, 2509, 2513, 2525, 2554, 2578, 2579, 2580, 2584, 2585, 2586, 2587, 2588, 2592, 2593, 2594, 2595, 2596, 2597, 2598, 2599, 2600, 2601, 2602, 2603, 2604, 2606, 2607, 2608, 2610, 2611, 2615, 2616, 2617, 2618, 2620, 2621, 2622, 2623, 2624, 2625, 2630, 2631, 2632, 2633, 2635, 2636, 2637, 2638, 2639, 2640, 2641, 2642, 2645, 2646, 2648, 2649, 2650, 2651, 2652, 2653, 2655, 2656, 2663, 2664, 2725, 2791, 2850, 2858, 2867, 2870, 2871, 2876, 2879, 2880, 2954, 2957, 2962, 2963, 2964, 2965, 2966, 2967, 2969, 2970, 2971, 2972, 2973, 2976, 2980, 2982, 2983, 2984, 2987, 2990, 2993, 2996, 2998, 3001, 3003, 3004, 3007, 3009, 3016, 3017, 3023, 3024, 3027, 3028, 3030, 3031, 3032, 3034, 3036, 3045, 3053, 3057, 3069, 3072, 3073, 3090, 3091, 3092, 3093, 3094, 3097, 3098, 3115, 3116, 3118, 3119, 3120, 3121, 3122, 3124, 3138, 3142, 3146, 3147, 3150, 3160, 3162, 3164, 3169, 3170, 3171, 3172, 3173, 3174, 3177, 3179, 3185, 3188, 3189, 3194, 3196, 3197, 3198, 3199, 3200, 3203, 3214, 3215, 3218, 3224, 3225, 3226, 3228, 3229, 3230, 3231, 3232, 3233, 3236, 3244, 3250, 3251, 3255, 3256, 3258, 3261, 3276, 3280, 3281, 3288, 3290, 3291, 3293, 3294, 3296, 3297, 3303, 3304, 3305, 3311, 3321, 3322, 3323, 3325, 3326, 3327, 3329, 3332, 3334, 3335, 3340, 3345, 3349, 3351, 3352, 3353, 3355, 3359, 3371, 3390, 3391, 3392, 3396, 3401, 3426, 3427, 3449, 3453, 3463, 3464, 3473, 3476, 3481, 3484, 3486, 3491, 3501, 3506, 3509, 3510, 3511, 3513, 3516, 3518, 3519, 3525, 3527, 3528, 3529, 3530, 3531, 3532, 3533, 3534, 3535, 3536, 3537, 3538, 3540, 3541, 3562, 3564, 3567, 3568, 3569, 3570, 3601, 3626, 3632, 3648, 3659, 3660, 3661, 3663, 3670, 3676, 3679, 3680, 3699, 3716, 3736, 3769, 3770, 3794, 3823, 3824, 3839, 3849, 3850, 3856, 3857, 3866, 3867, 3868, 3871, 3882, 3883, 3884, 3885, 3886, 3887, 3888, 3889, 3890, 3903, 3912, 3915, 3916, 3919, 3925, 3926, 3928, 3930, 3935, 3939, 3940, 3942, 3943, 3944, 3946, 3947, 3948, 3949, 3951, 3953, 3955, 3956, 3957, 4010, 4011, 4012, 4013, 4014, 4018, 4019, 4020, 4026, 4032, 4044, 4048, 4049, 4050, 4051, 4052, 4054, 4075, 4114, 4115, 4116, 4117, 4120, 4125, 4126, 4134, 4135, 4136, 4138, 4139, 4144, 4161, 4169, 4170, 4172, 4179, 4181, 4199, 4201, 4211, 4216, 4244, 4245, 4246, 4247, 4248, 4249, 4250, 4251, 4252, 4253, 4254, 4255, 4256, 4257, 4258, 4259, 4260, 4261, 4275, 4276, 4278, 4279, 4280, 4281, 4282, 4283, 4284, 4285, 4286, 4288, 4290, 4292, 4293, 4294, 4295, 4296, 4297, 4298, 4299, 4300, 4301, 4306, 4315, 4316, 4317, 4318, 4319, 4320, 4321, 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10390, 10391, 10392, 10396, 10401, 10409, 10410, 10411, 10412, 10413, 10415, 10416, 10417, 10418, 10419, 10420, 10422, 10424, 10425, 10426, 10427, 10428, 10429, 10430, 10431, 10432, 10433, 10434, 10435, 10436, 10437, 10438, 10439, 10440, 10442, 10454, 10455, 10458, 10461, 10464, 10465, 10467, 10468, 10469, 10470, 10476, 10478, 10479, 10486, 10487, 10492, 10493, 10494, 10496, 10508, 10554, 10582, 10636, 10641, 10642, 10644, 10646, 10665, 10666, 10667, 10699, 10702, 10706, 10708, 10709, 10720, 10728, 10730, 10732, 10734, 10735, 10736, 10743, 10753, 10763, 10766, 10776, 10789, 10795, 10796, 10802, 10810, 10813, 10814, 10816, 10819, 10820, 10822, 10827, 10830, 10843, 11022, 11023, 11029, 11042, 11043, 11044, 11045, 11046, 11048, 11049, 11050, 11051, 11123, 11124, 11131, 11134, 11135, 11136, 11137, 11171, 11593, 11594, 11595, 11596, 11597, 11598, 11599, 11600, 11601, 11602, 11603, 11604, 11605, 11606, 11607, 11608, 11609, 11610, 11611, 11612, 11613, 11614, 11615, 11616, 11617, 11618, 11619, 11620, 11621, 11622, 11623, 11624, 11625, 11626, 11627, 11628, 11629, 11630, 11631, 11632, 11633, 11634, 11635, 11636, 11637, 11638, 11639, 11640, 11641, 11642, 11643, 11644, 11645, 11646, 11647, 11648, 11649, 11650, 11651, 11652, 11653, 11654, 11655, 11656, 11657, 11658, 11659, 11660, 11661, 11662, 11663, 11664, 11665, 11666, 11667, 11668, 11669, 11670, 11671, 11672, 11673, 11674, 11675, 11676, 11677, 11678, 11679, 11680, 11681, 11682, 11683, 11684, 11685, 11686, 11687, 11688, 11689, 11690, 11691, 11692, 11693, 11694, 11695, 11696, 11697, 11698, 11699, 11700, 11701, 11702, 11703, 11704, 11705, 11706, 11707, 11708, 11709, 11710, 11711, 11712, 11713, 11714, 11715, 11716, 11717, 11718, 11719, 11720, 11721, 11722, 11723, 11724, 11725, 11726, 11727, 11728, 11729, 11730, 11731, 11732, 11733, 11734, 11735, 11736, 11737, 11738, 11739, 11740, 11741, 11742, 11743, 11744, 11745, 11746, 11747, 11748, 11749, 11750, 11751, 11752, 11753, 11754, 11755, 11756, 11757, 11758, 11759, 11760, 11761, 11762, 11763, 11764, 11765, 11766, 11767, 11768, 11769, 11770, 11771, 11772, 11773, 11774, 11775, 11776, 11777, 11778, 11779, 11780, 11781, 11782, 11783, 11784, 11785, 11786, 11787, 11788, 11789, 11790, 11791, 11792, 11793, 11794, 11795, 11796, 11797, 11798, 11799, 11800, 11801, 11802, 11803, 11804, 11805, 11806, 11807, 11808, 11809, 11810, 11811, 11812, 11813, 11814, 11815, 11816, 11817, 11818, 11819, 11820, 11821, 11822, 11823, 11824, 11825, 11826, 11827, 11828, 11829, 11830, 11831, 11832, 11833, 11834, 11835, 11836, 11837, 11838, 11839, 11840, 11841, 11842, 11843, 11847, 11850, 11851, 11852, 11853, 11855, 11856, 11857, 11861, 11866, 11868 e 11873, com subemendas e contrário às demais.

Iniciando a discussão do projeto de lei orçamentária do Estado de São Paulo, nesta 1ª Sessão Extraordinária de 7 de fevereiro, tem a palavra, para discutir a favor, o nobre Deputado Milton Flávio pelo tempo regimental de 60 minutos.

 

O SR. MILTON FLÁVIO - PSDB - Sr. Presidente, nobres companheiros Deputados e Deputadas, público que nos assiste, inicialmente gostaríamos de cumprimentar nosso Presidente Rodrigo Garcia pela sábia decisão de trazer à discussão, numa sessão extraordinária, o Orçamento do Estado de São Paulo para o ano de 2006.

Cumprimento pela sabedoria o Presidente porque, segundo as informações que recebemos como Deputado, no Colégio de Líderes as discussões vêm sendo feitas com muita propriedade e maturidade.

Os avanços são sensíveis no sentido de se alcançar um ponto de encontro entre aquilo que pretendem os Deputados que subscreveram e apoiaram o relatório apresentado pelo Deputado Edmir Chedid e o conjunto de Deputados que neste momento subscreveu ou apoiou o relatório alternativo que representa a vontade de um conjunto talvez majoritário de Deputados desta Casa. Mas o importante para a população que acompanha este debate é que o orçamento encaminhado à Assembléia Legislativa no final de setembro, pelo nosso Governador Geraldo Alckmin, foi amplamente discutido pelos Deputados.

Lembro-me de que no dia em que o Secretário Martus Tavares trouxe este orçamento o comentário dos Deputados que nos fazem oposição, de maneira tranqüila, provocativa, jocosa, era de que pela primeira vez, segundo eles, o orçamento era realista porque contemplava um crescimento na arrecadação de São Paulo e que traduzia também para eles, Deputados de oposição, uma realidade esperada. O orçamento de São Paulo de quase 80 bilhões de reais, contemplando aumento expressivo de recursos de forma crescente inclusive na área social, destinando recursos adicionais além dos 9,57 que tradicionalmente são consignados às universidades, mesmo não tendo sido eles incluídos na peça da LDO por nós aprovada. O Paula Souza recebeu recursos adicionais que comprovam a disposição do nosso governo de continuar implementando a ampliação das escolas técnicas e Fatec no nosso Estado.

Lembrava-me inclusive nesse particular, quando, anos atrás, o então Secretário de Ciência e Tecnologia José Aníbal veio a esta Casa, participar de uma audiência pública com a participação de estudantes, foi muito questionado quando expressou de maneira cristalina a nossa disposição de duplicar as ETE e Fatec no nosso Estado. Muitos questionaram a nossa decisão à época de ampliar os campi da Unesp, levando a nossa universidade para rincões, para regiões do nosso Estado onde não havia uma única vaga de ensino superior público disponível. Algum tempo depois, pudemos comemorar a instalação de sete novos campi da Unesp no Estado de São Paulo, como também comemoramos a instalação da USP da Zona Leste.

O que sentimos ao analisar o orçamento é que ele era bastante cuidadoso, que contemplava de forma adequada a área social. Recebemos São Paulo, há 11 anos, em uma situação deficitária, sem recursos para fazer frente ao pagamento sequer dos salários dos funcionários, que receberam de forma parcelada e progressiva na dependência do valor do salário que recebiam. Nesse orçamento, tínhamos a possibilidade de fazer investimentos que excediam nove bilhões de reais.

Por que esses investimentos são importantes para São Paulo, para o Brasil? Porque, ao longo dos anos em que freqüento esta Casa, não me lembro de ter ouvido um único Deputado que não imputasse ao desemprego uma responsabilidade substantiva para vários dos problemas que enfrentamos no nosso Estado e no nosso País.

Todos entendemos e compreendemos que se tivesse o nosso país uma outra situação econômica, tivesse tido a capacidade de corrigir há muito as desigualdades sociais ainda existentes, não enfrentaríamos as dificuldades que enfrentamos não apenas na área social, mas sobretudo na área da segurança pública, da criminalidade, da marginalidade, que prejudica populações jovens que neste momento, não tendo perspectiva de alcançar uma vida digna na sociedade, que temos a responsabilidade de gerir, acabam buscando a realização dos seus sonhos na marginalidade.

E aí sobra para os administradores a responsabilidade de tentar corrigir de forma atropelada essas questões mal resolvidas e assistimos, embora aplaudindo porque necessário, a construção de presídios, de unidades para abrigar os nossos menores, na expectativa de que protegidos pelo Estado possam recuperar sua crença na cidadania.

Não me lembro de, no passado, termos assistido à apresentação de tantas emendas. O Presidente disse, ainda há pouco, que quase 12 mil emendas foram apresentadas. Doze mil emendas que os Deputados apresentaram, cada qual buscando expressar a sua maneira as preocupações com suas respectivas regiões.

Cedo um aparte ao nobre Deputado Antonio Salim Curiati.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PP - Nobre Deputado Milton Flávio, tenho observado que V. Exa. tem um comportamento maravilhoso. V. Exa. é um professor da Faculdade de Medicina de Botucatu. Tem muita experiência, tem batalhado e tem feito uma defesa incondicional do Governador Geraldo Alckmin. E estou de acordo com V. Exa., acho que o Governador Geraldo Alckmin, nosso colega médico, tem tido um trabalho realmente importante, beneficiando os mais humildes.

Nesse orçamento S. Exa. inclui as entidades assistenciais que estão em dificuldade. S. Exa. tem feito prontamente um socorro para as Santas Casas, para as Apae, para as entidades que cuidam dos menores, para as creches. Tem feito um socorro para a comunidade que atende a juventude.

Ainda recentemente, o Sr. Governador sancionou projeto desta Casa que cria em São Paulo o instituto de geriatria e gerontologia. Temos de pensar na criança, no jovem, mas não podemos esquecer o idoso. O governador está de parabéns, vai dar estrutura suficiente e necessária para apoiarmos a terceira idade. Observo que em alguns países os idosos são aproveitados nas grandes empresas, pois levam sua experiência para favorecer o progresso das empresas.

Cumprimento V. Exa. pela sua dedicação, pelo seu carinho, pela posição cristalina em defesa do melhor, o Governo Geraldo Alckmin. Muito obrigado.

 

 * * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Ricardo Castilho.

 

* * *

 

O SR. MILTON FLÁVIO - PSDB - Deputado Salim Curiati, agradeço a sua intervenção; mais do que a intervenção, agradeço a forma carinhosa com que V. Exa tem me tratado como Deputado há muito tempo.

Muitas pessoas não sabem que, embora sendo da mesma região, somos de partidos diferentes. Mas aprendi a admirá-lo pela extrema lealdade, responsabilidade e, sobretudo, pelo estímulo com que V. Exa. trata não apenas este Deputado, mas todos aqueles que mais jovens do que V. Exa. vieram para esta Casa e têm aprendido muito com Vossa Excelência.

Entretanto, Deputado Salim Curiati, V. Exa. me chamou a atenção para um fato muito importante. Eu dizia ainda há pouco que o nosso Orçamento contemplava e contemplava de forma bastante adequada a área social. Não nos surpreendemos com isso. V. Exa. ainda há pouco falou da proposta que tramitou nesta Casa e foi sancionada pelo Governador criando o Instituto de Geriatria e Gerontologia. Vejo aqui o Deputado Ricardo Tripoli. Esta Casa aprovou há questão de alguns anos o Estatuto do Idoso para o Estado de São Paulo.

Da mesma maneira, Deputado Salim Curiati, também falo com muito orgulho que foi nesta Casa, no ano de 98, que conseguimos aprovar uma lei que garantiu - e São Paulo assumiu a responsabilidade - a vacinação para a terceira idade. Lembro que São Paulo foi pioneiro em relação a essa matéria. São Paulo assumiu essa responsabilidade, inclusive, assumiu a responsabilidade de pagar pelas vacinas.

No ano subseqüente tivemos o privilégio, com a reeleição do Presidente Fernando Henrique e a assunção do Ministro José Serra ao Ministério, de ver essa lei paulista transformada num programa nacional. Da mesma maneira, uma lei nossa, sancionada nesta Casa, é hoje modelo. Refiro-me à lei que garante o diagnóstico para o câncer de próstata, a única ou a primeira lei masculina aprovada numa Casa de Leis no nosso país que serve de exemplo, mas que, infelizmente, ainda não foi reproduzida na Câmara e no Senado Federal.

Todas essas leis que contemplam a terceira idade, Deputado Salim Curiati, trazem despesas adicionais para o nosso Governo, mas nós nunca nos furtamos de assumir essa responsabilidade devida que o Estado tem para com as pessoas que contribuíram no melhor da sua idade, no momento em que tinham maior vigor físico, para que São Paulo fosse efetivamente a locomotiva do nosso país.

Eu dizia que embora o Orçamento fosse adequado, fosse correto, os Deputados tiveram preocupações com as suas regiões. Não fosse assim não teríamos aí 12 mil emendas apresentadas. Com certeza foi o maior volume de emendas que a história da Assembléia já pôde contabilizar. Imagino a enorme dificuldade que tiveram os relatores e os membros da Comissão de Finanças e Orçamento para poderem catalogar, para poderem avaliar cada uma dessas emendas.

Eu fiz críticas - e continuo fazendo críticas - à forma como as audiências se realizaram, mas não posso criticar a decisão, a disposição que a Assembléia tem de buscar o compartilhamento das decisões, das propostas em outras regiões ou ampliando as oportunidades de participação do nosso Estado. Critico a maneira, a forma como a Comissão acabou assumindo essa responsabilidade, porque entendo que embora não tenhamos ainda hoje a distritalização das nossas eleições os Deputados são, sim, Deputados distritais e em grande parte, em grande monta, têm responsabilidades com regiões ou com segmentos da sociedade.

Seria muito adequado que a nossa Casa pudesse continuar dando a oportunidade para os Deputados expressarem os anseios da sua comunidade, anseios que lhes foram conferidos nas urnas e que se não contemplados poderão tirar desses Deputados a oportunidade de continuarem representando de forma adequada essas populações. Mas seja como for, as nossas reuniões regionais recolheram mais um sem-número de emendas.

É importante que a população entenda que foi exatamente na discussão da propriedade da aprovação dessas emendas que talvez tenha residido o impasse que fez com que pela primeira vez na história, pelo menos recente, desta Assembléia tivéssemos terminado o ano legislativo sem votar esta peça que, na nossa opinião, é a mais importante que a Assembléia deve avaliar. Por quê? Porque ingressamos em um novo ano legislativo sem que o nosso Governador tivesse a segurança de que o Orçamento por ele proposto seria ou poderia ser executado na exemplaridade que vinha ocorrendo nos anos anteriores.

Por que o Orçamento não foi aprovado? Eu não queria entrar no mérito, mas como primeiro orador inscrito para falar sobre o Orçamento, preferi expor de forma genérica, de forma ampla para a nossa população, para que ela entenda quais são as motivações, quais são as dificuldades que nós, Deputados, enfrentamos hoje e que vamos buscar o consenso, tentando encontrar um ponto de união que nos permita sair dessa discussão engrandecidos, cada qual tendo valorizada a sua perspectiva, a sua visão, mas sobretudo expressando o seu mandato de forma mais adequada.

Quais foram as dificuldades que enfrentamos? Nas propostas que foram apresentadas tivemos dois relatórios. Eu dizia no início da minha fala que esses relatórios contemplam em grande parte as áreas de maneira aproximadamente semelhante. Mas, na verdade, vivemos aí uma situação que resultou num impasse. O relatório aprovado pela Comissão de Finanças e Orçamento contempla mais de mil emendas que acabariam resultando num acréscimo de despesa de mais de um bilhão de reais.

Conversei longamente com o relator, Deputado Edmir Chedid, que me disse: “Milton Flávio, nós não retiramos esses valores de nenhuma das áreas que o Governador contemplou. Estamos apostando num excesso de arrecadação a que assistimos em anos anteriores.” Tenho contra-argumentado: “Deputado, V. Exas., ao receberem o Orçamento, foram os primeiros a dizer que ele era um Orçamento absolutamente maduro, apropriado e que pela primeira vez avaliava de forma adequada o crescimento que a arrecadação poderia ter.” Eu dizia mais: “Que neste ano eleitoral temos limitações legais para fazer contratos, para fazer convênios.”

Portanto, se fôssemos acolher, se fossemos acatar a proposta original e se fôssemos atender essas mil emendas que estão sendo sugeridas pelo nosso relator, poderíamos incorrer num risco muito grande. Como essas emendas, via de regra, apontam áreas em que o nosso governo para atender terá que fazer contratos e convênios, teremos um limite que ainda está localizado por conta da legislação eleitoral no primeiro semestre, e nós ficaríamos na dependência de que o excesso de arrecadação acontecesse.

E se ele não viesse a acontecer? Como o governo resolveria esse impasse? Se chegando setembro, se chegando outubro, a arrecadação não tivesse o curso imaginado? Se a arrecadação de São Paulo não tivesse o crescimento esperado? E nós penalizaríamos quais áreas? De onde retiraríamos esse um bilhão? Retiraríamos dos investimentos?

E aí volto à premissa, ao argumento original. Acho que a melhor parte do nosso Orçamento é exatamente aquilo proposto e que aponta para os investimentos, não apenas na área social, mas sobretudo na geração de empregos.

E aí vou me louvar de um debate que fizemos ontem, eu e o Deputado Renato Simões, com a Dra. Clair, Deputada Federal do PT. Ela dizia - de maneira muito clara e corajosa, inclusive - que tinha divergências muito fortes com o seu governo porque entendia que a política de juros altos do Ministro Pallocci, que é a política de um superávit exagerado na sua opinião, adotada pelo Lula, preocupado em agradar ao FMI, tinha subtraído da nossa população condições de investimentos que não temos hoje, porque optamos por antecipar o pagamento da dívida e, com isso, deixamos de investir na geração de empregos tão necessários ao nosso país. esses empregos gerariam divisas, impostos, arrecadações que teriam reduzido a relação da dívida pública com o PIB.

É exatamente por isso que insistimos na preocupação que o Governo teve e tem de garantir os investimentos para São Paulo. Ficou claro para todos nós - e todos nós acordamos nisso - que não adianta continuarmos tentando equilibrar nossas finanças, não basta continuarmos administrando com eficiência, não basta termos, como temos hoje, a aprovação de 65% da população de São Paulo.

Aliás, tenho a convicção de que na história de São Paulo nenhum governador terminou o seu segundo mandato com tal índice de aprovação. Hoje não existe neste país um governador que tenha esse índice de aprovação, o que mostra que a população de São Paulo reconhece no nosso governador probidade, honestidade, transparência e efetividade.

Mas queremos mais. Queremos, como diz o governador, pisar no acelerador. Queremos fazer de São Paulo não apenas a locomotiva deste país mas uma locomotiva que seja capaz de arrastar este país para o desenvolvimento.

Ainda hoje vi Deputados comemorando o preço mais baixo do arroz, o preço mais baixo do feijão, o preço mais baixo do cimento, o preço mais baixo do gás. Mas eles não são capazes de explicar por que, neste momento em que a economia mundial dá um salto de qualidade, temos que aceitar um crescimento três ou quatro vezes menor do que o de países como a Índia ou China.

E há quem comemore; há quem entenda adequado; há quem entenda que isso mereça, de fato, uma avaliação positiva dos políticos e da população. Mas não posso concordar com isso. Não posso concordar com que um país como o Brasil, com as riquezas e o povo que tem - o próprio Presidente reconhece que o melhor do Brasil são os brasileiros - tenha que continuar convivendo, por falta de uma visão e de propostas adequadas, com uma situação que penaliza a nossa população.

Neste momento que o mundo cresce - os países emergentes a nove por cento; os países em desenvolvimento a seis por cento, o Brasil amarga o penúltimo lugar da América Latina, ganhando apenas do Haiti, um país que está sob intervenção militar. Não posso conceber que o país que conheço, o país que tem um estado como São Paulo, que demonstrou ao longo dos anos uma capacidade de recuperação que é a mesma do nosso país, possa aceitar comemorar resultados tão pífios na sua economia.

Portanto, fico muito feliz que estejamos buscando agora o acordo. o governo de São Paulo concorda com emendas que foram apresentadas, até porque também apresentadas por nós. Também queremos ampliar o orçamento da universidade. Já colocamos mais que 9,57. Como disse, já demos mais do que o orçamento previsto para as nossas Fatec. Mas temos a convicção de que recursos adicionais precisariam ser conferidos à USP, que recursos adicionais precisariam ser conferidos à Unesp, que recursos precisariam ser alocados ao Iamspe - e o governador concorda com isso - para que ele possa ampliar a sua descentralização, para que ele possa atender de forma mais adequada os nossos servidores públicos estaduais.

No entanto, não podemos concordar com que, embora na doutrina tenhamos o assentimento, a aprovação, que concomitantemente tenhamos a irresponsabilidade de aprovar valores que eventualmente não sejamos capazes de honrar. Nós, do PSDB, temos trabalhado muito numa máxima: temos compromissos com a população e pretendemos continuar honrando. Queremos resgatar na população e na política o valor da palavra empenhada.

Programa apresentado é programa para ser cumprido. Não queremos continuar assistindo, como fazemos hoje, a programas que são apresentados para a população e infelizmente não são implementados. Não dando certo, ao invés de reconhecerem que foram incapazes de executá-los, atribuem à população a incapacidade de dar prosseguimento a esses programas.

Justifico e exemplifico com o Programa Primeiro Emprego, que teve um desempenho desprezível e não atingiu 5% da meta pretendida. Ao não ser executado, ao não ser implementado, tivemos que assistir ao Presidente da República e a Deputados do partido que o apoia dizerem que, infelizmente, o Primeiro Emprego não pôde ser implementado porque a população brasileira, sobretudo a juventude, não tem qualificação para os empregos que lhe são oferecidos.

Ora, se a juventude não tem a qualificação necessária, fosse ela aprimorada, fizessem como nós fizemos: dobrassem os cursos técnicos, ampliassem as vagas na universidade, multiplicassem os campi das universidades federais, não apenas em São Paulo, mas em todo o Brasil. O que não podemos assistir é à frustração da expectativa de uma juventude que acreditou, que sonhou, que imaginou que neste momento tivesse um governo tutor, protetor e preocupado com ela.

Deputado Alberto Turco Loco Hiar, imagino que V. Exa., que convive com a juventude muito mais do que eu - tinha essa oportunidade quando professor da Faculdade de Medicina, mas infelizmente me afastei dessa atividade, tenho certeza que V. Exa. que convive diuturnamente com a juventude, deve estar recolhendo esse desencanto, essa desesperança, essa falta de crença que ela acaba transferindo para os demais políticos porque perdeu a crença, perdeu o respeito e sobretudo não acredita na palavra empenhada dos nossos políticos e dos nossos governantes.

 

O sr. Alberto Turco Loco Hiar - PSDB - COM ASSENTIMENTO DO ORADOR - Deputado Milton Flávio, ouvi V. Exa. falar a respeito da juventude e da capacitação dos jovens para o mercado do trabalho. Acho que V. Exa. expõe muito bem essa questão, mas existe algo que venho pesquisando. Tenho conversado muito com grupos de jovens e eles falam muito da educação não escolar.

Em relação ao Governo Federal, durante a campanha de Lula à Presidência da República, havia uma propaganda na qual aparecia um garoto falando da sua paixão pelo Brasil. Ele falava do futebol, da cor da bandeira, de Fernando de Noronha, de Mato Grosso, de Bonito. Ele falava dessa beleza toda com empolgação, abrindo os braços e dizendo: “Agora, sou Lula! Sem medo!” Era um jovem que até nos sensibilizava, fazendo-nos refletir. Talvez por isso, alguns jovens passaram a ter uma simpatia então pelo candidato à eleição, resultando na eleição do Lula à Presidência da República.

Eu pergunto ao Lula, ao seu Governo, à Comissão Especial de Juventude, na área federal, o que esse governo fez pela juventude. Nada na área cultural. Só melhorou o cachê de um cantor, que eu adoro, que é Gilberto Gil. Mas é péssimo como ministro da Cultura. Talvez seja o pior ministro da Cultura que o Brasil já teve. Ele é o Bob Marley brasileiro. E daí? O que nós queremos são projetos culturais que atendam às necessidades da sociedade.

E o Brasil é o sexto país do mundo com mais jovens e 50% deles estão desempregados. Quantos empregos foram gerados pelo programa Meu Primeiro Emprego? Depois de diversas denúncias, havia gerado apenas um emprego. Eu tenho certeza de que não chegaram a mil.

Na área de Esporte não se fez nada. O Ministro Agnelo Pacheco até aparece bem, gosta de ir a alguns eventos. Mas política pública esportiva de base, para a área amadora, nada. O Governo Lula é um zero à esquerda! Quem gosta do Governo Lula é só o PT. Pode perguntar a qualquer Deputado do PT. Ele defenderá o Governo Lula. Não gera emprego, cultura nem esporte para a juventude. Através da cultura e do esporte pode-se educar as pessoas.

Eu falo muito a respeito da área que conheço bem, que é moda, skate e surf. Quantos garotos brasileiros hoje estão nos Estados Unidos ganhando mais de um milhão de dólares, andando de skate? Daniel Ueda, Bob Burnquist, e também Fabíola, andando de patins, uma modalidade desconhecida no Brasil. Ela é campeã do mundo. Uma mulher campeã do mundo e ainda competindo com homens. ‘Extreme Games’, uma olimpíada dos esportes radicais, demonstra isso.

Estou falando da minha área. É claro que há o atletismo, o vôlei, o basquete, e o futebol, uma paixão nacional. Mas eu não vejo, por parte do Governo Federal, incentivo e uma política pública concreta para essa área. Quantos jovens poderiam deixar de estar nas drogas se pudessem ter um espaço para ter as suas bandas, ou os seus grupos tocando? Quantos jovens poderiam ser artistas deixando de pichar ou grafitando? Baskiat é um morador de rua e hoje suas obras valem quase 75, 85 milhões de dólares. E através de grafite! Ele era um grafiteiro, morador de rua, e hoje é um artista plástico renomado internacionalmente.

Nós não vemos que o Governo Federal, o Lula, esteja preocupado com o jovem. O governo que não se preocupa com o jovem não se preocupa com o futuro. E aí somos obrigados a falar do Governador Geraldo Alckmin, que fez o Parque da Juventude, o Parque da Fonte do Ipiranga. Ele fez vários programas, como a Escola da Família, que atendem à necessidade do jovem. A Abril teve um projeto simples, mas muito importante. Ele fez um decreto autorizando todos os muros das obras do Metrô para a garotada grafitar. Os grafiteiros se organizaram e estão utilizando aquela área, que era sempre cinzenta. E hoje vemos arte nesses murais do Metrô.

O Governo Federal é só blábláblá, e a juventude cada vez mais sem perspectiva de vida. E o que ouvimos dos petistas? “E a Febem? E a Febem?” Se os governos municipal, estadual e federal investissem no jovem, certamente nenhum jovem desejaria ir à Febem. Nenhum jovem deseja ver a sua mãe ou seus pais tristes porque cometeu um delito. O Governo Estadual tem feito a sua parte. Se vários prefeitos e o Governo Federal fizessem o mesmo, a Febem não estaria lotada.

Isso não ocorre só com a Febem do Estado de São Paulo. Todos os estados têm problemas com a Febem. Experimente trancar um garoto durante quatro meses para ver se ele vai se sentir bem longe dos amigos, da sociedade e do afeto da mãe. Mas se tivesse atividade, algo que substituísse o que ele faz de errado, certamente não iria para a Febem.

O Governo Federal não se preocupa com o jovem. Ele mentiu na sua propaganda durante a sua campanha política. Era este o registro que gostaria de deixar. Muito obrigado pelo aparte.

 

O SR. MILTON FLÁVIO - PSDB - Deputado Alberto Turco Loco Hiar, fico feliz com essa sua manifestação. Vossa Excelência sabe do respeito que tenho pelo seu trabalho e pela coerência das suas atitudes, sobretudo pela perseverança que tem exigido do nosso governo, como essa ação que V.Exa. cobra agora do governo federal.

Sobre o Primeiro Emprego, V. Exa. já acompanhou debates que produzi neste plenário, mostrando que o governo não investiu o que havia disposto no orçamento, que a geração dos empregos não representou um percentual mínimo do que foi proposto. Aí, somos obrigados a nos entristecer.

Ainda ontem, consultava a internet e descobri mais uma fraude no Governo Federal: um contrato de 9.2 milhões de reais que, segundo o autor, implodiu uma das mais cativantes promessas eleitorais do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, e um dos principais projetos sociais do Governo Lula.

Um documento, assinado em setembro de 2004, estipula que o Ministério do Trabalho pagaria essa dinheirama à Cobra Tecnologia, uma subsidiária do Banco do Brasil, para que fosse criado um ‘software’ de gerenciamento do Programa Primeiro Emprego, a começar, Deputado Alberto Turco Loco Hiar, pelo cadastramento dos jovens desempregados. Para justificar a escolha da Cobra, foram juntadas propostas de mais três empresas. Nós sabemos como isso funciona. Pegam três empresas de amigos, fazem propostas em valores elevados, de tal sorte que a empresa que se pretende contratar seja a vencedora do processo licitatório.

Até bem pouco tempo, o Governo Federal não tinha pregão eletrônico, não tinha bolsa eletrônica e não usufruía dessa oportunidade que, em São Paulo, vem sendo exercitada há muito tempo, e que já produziu redução de custos de mais de três bilhões de reais no governo Geraldo Alckmin.

Para que V. Exa. permita-me usá-lo como exemplo, para reavivar a memória da população de São Paulo, ainda recentemente na compra dos carros da polícia, esse leilão reverso fez com que em cada 10 carros comprados ganhassem praticamente quatro carros, mostrando que a transparência, o não-favorecimento de amigos, a busca do melhor preço e de efetividade na administração pública são fatores geradores de recursos adicionais. Aí, sim, serão implementados e empregados pelo governo na geração de emprego e de renda.

Veja bem. Todas essas propostas foram formatadas por uma mesma pessoa: Patrícia Klavdianos, funcionária do Ministério do Trabalho. De setembro de 2004 até agora, a Cobra já recebeu 8,8 milhões de reais. E repassou parte desses recursos - não estranhe, Deputado - à Compnet, empresa do Mato Grosso do Sul, conhecida por servir ao governo do Zeca do PT. Só que ninguém sabe onde está o ‘software’ e o Primeiro Emprego. São situações como essas que, infelizmente, infelicitam a vida do nosso país e criam essa desesperança

Nós, ao contrário, não temos nenhuma dificuldade em assumir aqueles obstáculos que não conseguimos transpor. E o Deputado Alberto Turco Loco Hiar disse bem: a Febem infelicita todos nós. Infelicita em primeiro lugar, a família, porque não há de ter neste país, neste estado, uma única família que possa comemorar o ingresso de um ente querido na marginalidade.

Mas assisti ao que o nobre Deputado Alberto Turco Loco Hiar falou. Eu assisti ao nosso Governo tentando implementar a proposta do ECA, a construção de unidades menores nas regiões do estado, de tal maneira que pudéssemos abrigar próximos da família esses menores infratores. E o que vimos? Prefeitos, sobretudo da oposição, virando as costas para o nosso governo, como se isso fosse um projeto, uma proposta eleitoreira que contemplasse, quem sabe, uma eleição fulgurante para o PSDB.

Um partido que efetivamente tivesse preocupações sociais, que honrasse a sua origem de esquerda, como diria Goebbles, deveria ter colocado em primeiro lugar essa preocupação. E deveria ter sido exemplo, como nós fomos, apoiando projetos de reformas que o PT fez em Brasília quando governo e não nos apoiou quando éramos nós os responsáveis pela sua implementação. Mas nós tivemos a coragem de mais uma vez estar ao lado deles para demonstrar as nossas convicções.

Eles que sempre defenderam uma solução para o problema dos menores, eles que sempre combateram a violência, nos momentos que nós mais precisamos viraram-nos as costas, tentando manter o problema vivo e cada vez maior, de sorte a poder utilizar eventualmente essas críticas no programa eleitoral.

 

O SR. RICARDO TRIPOLI - PSDB - COM ASSENTIMENTO DO ORADOR - Estou acompanhando atentamente o pronunciamento de V. Exa. e verifico com que amplitude V. Exa. consegue fazer a interpretação de uma peça tão importante como é a peça orçamentária do ano de 2006 para o Estado de São Paulo.

Vejo mais ainda. Vejo que V. Exa. aprofunda temas que são aqueles mais importantes tidos pela comunidade do Estado de São Paulo, no sentido da educação, da segurança, da saúde, temas tão debatido aqui nesta Casa e que às vezes ficam relegados a segundo plano na hora que temos uma peça tão importante como a peça orçamentária a ser examinada pela Assembléia Legislativa. É urgente, sim. Vossa Excelência tem toda razão. É muito urgente que nós nos debrucemos e votemos o mais rápido possível a peça orçamentária.

Algumas pessoas da oposição têm dito que é peça orçamentária é o grande projeto do Governo do Estado de São Paulo por ter um investimento da ordem de nove bilhões e cem milhões de reais. É verdade. Se esse investimento será feito em 2006 é porque o governo conseguiu economizar recursos, ou seja, não fazer lambança com o dinheiro público.

Por outro lado, temos de pensar também, nobre Deputado Milton Flávio, nas outras instituições. O Judiciário não pode parar por falta de recursos. Estão na peça orçamentária os recursos para o Judiciário. O Ministério Público não pode parar as suas atividades. Os recursos do Ministério Público estão no Orçamento do Estado de São Paulo.

As nossas universidades, os nossos jovens, os educadores - V. Exa. é um educador, professor universitário na área da Medicina, uma das áreas mais fragilizadas de todo o nosso país - também fazem parte da peça orçamentária. Se não votarmos com certa urgência o Orçamento, as universidades logo estarão reclamando dos recursos que ainda não chegaram.

O Ministério Público já se preocupa com os seus recursos, faz a defesa intransigente do povo do Estado de São Paulo, mas precisa ter suporte financeiro e econômico que consta da peça encaminhada pelo Sr. Governador, elaborada pela Secretaria de Planejamento. O Judiciário a mesma coisa.

Votamos no ano passado o término dos Tribunais de Alçadas Criminais, trazendo para o Tribunal de Justiça, a fim de dar celeridade, agilidade na votação dos procedimentos que são levados à Justiça no Estado de São Paulo.

Para colaborar com a comunidade, para dar a contrapartida, nós, que somos prestadores de serviço, temos de dar uma resposta rápida, independentemente do entendimento entre oposição e situação.

Não podemos aguardar mais a votação de uma peça tão importante para o nosso estado e que tem essa gama enorme de atendimento que V. Exa. muito bem traduz para as pessoas que estão nos assistindo, que muitas vezes não entendem o que é ou o impacto que tem o Orçamento no Estado de São Paulo na vida das pessoas que vivem no nosso estado.

Parabéns a V. Exa. pela reflexão que faz desta peça tão importante.

 

O SR. MILTON FLÁVIO - PSDB - Deputado Ricardo Tripoli, agradeço a sua manifestação, até porque ela joga luz na discussão que faço e me alerta para problemas que eu ainda não havia abordado.

Muitas pessoas têm nos cobrado decisões mais céleres em relação à nossa universidade. Muita gente ainda não tomou consciência de que embora não tenhamos aprovado - é importante que se diga - as decisões que nós tomamos na LDO, todas elas foram adotadas por unanimidade. Nenhum Deputado aqui votou de forma diferente na LDO, nem na derrubada do veto. É bom que isso fique muito claro, porque declarações extemporâneas ou temporais feitas no microfone de apartes depois de o projeto ter sido aprovado por unanimidade são engodos que a população não merece mais ter dos Srs. Deputados. A população precisa entender que o que vale é a primeira votação, que não foi verificada e que o restante é um faz-de-conta para disfarçar, maquiar acordos que foram feitos e cumpridos aqui no plenário.

Mas o importante, Deputado Ricardo Tripoli, é que o nosso Governo teve coragem de aportar recursos adicionais para as universidades, mas exigiu, como faz um governo sério, a contrapartida. E qual foi a contrapartida que a Unesp deu, que a Unicamp deu, que a USP deu? Foi levar a universidade pública aonde não existia. Foi levar a universidade pública, por exemplo, para a Zona Leste. E os resultados já se fazem sentir.

Os jovens que ingressaram na USP da Zona Leste são, em grande monta, oriundos de famílias de baixa renda, diferentemente dos jovens que ingressam na USP tradicional. Temos na USP da Zona Leste muito mais egressos das escolas públicas, diferentemente do que temos na USP tradicional. Temos muito mais afro-descendentes na Zona Leste do que temos na USP tradicional, mostrando o acerto das nossas decisões nas universidades ou nos campi que formatamos e implantamos. No interior do Estado de São Paulo, a proporção de jovens que moram na região é bem maior do que aqueles que têm hoje participação nas nossas universidades antigamente centralizadas.

Faço este registro para dizer que o nosso governo chamou para conversar as universidades, mas colocou para elas um direcionamento, colocou para elas um entendimento, mais do que isso: transferiu para elas uma responsabilidade social da qual não podem se furtar.

E aí vejo os rádios divulgarem - e a mídia estimula e é estimulada a falar - o Prouni, o maior programa universitário a que este país já assistiu. O que fez o Prouni? Incluiu os jovens numa universidade federal que ficou seis meses parada. Eles foram colocados onde e para quê? Uma universidade federal que fez a sua maior greve da história. Sabem por quê?

Porque não tiveram e não têm apoio do Governo Federal. Tiveram aumentos pífios, mais do que isso: não têm verbas e recursos para manter o seu consumo. Ora, não adianta incluir jovens em universidades que não funcionam. Não adianta trazer jovens para universidades que passam seis meses de portas fechadas e não dão conta nem de seus próprios alunos.

Fico feliz, sim, Deputado Ricardo Tripoli, quando vejo o nosso Governo tendo a coragem de debater com a universidade de igual para igual, porque a universidade foi criada para atender a população, para prestar serviços à comunidade, para incluir a juventude, sobretudo a mais carente, no mercado de trabalho, dando-lhe a oportunidade que a vida não lhe ofereceu.

E não justo, a pretexto de manter a excelência dos cursos que temos hoje, que não tenhamos a coragem de ampliar, e ampliar fortemente as vagas. Sou professor da universidade pública estadual e tenho a absoluta convicção de que se a nossa universidade, ao invés de privilegiar pós-graduação, privilegiar a graduação, muito mais jovens poderiam ser incluídos sem prejuízo da qualidade de ensino. E ainda que algum prejuízo existisse, seguramente elas continuariam sendo muito melhores do que muitas escolas particulares que ainda hoje restam no nosso estado e que cobram da nossa juventude valores que eles não podem pagar.

Então eu queria insistir, Deputado Tripoli, numa outra tese que V. Exa. aqui apresentou e a que eu não havia dado a atenção devida. Muitos dizem ‘não há pressa de aprovar o orçamento, afinal de contas vamos continuar liberando e o governo vai continuar recebendo 1/12 do orçamento eventualmente apresentado’. E a pergunta que faço: e os programas que não foram contemplados anteriormente? E as ampliações que não existiam? E a Defensoria Pública, que não havia sido criada, como poderá ser instalada? E as novas obras do Rodoanel, as linhas de expansão do Metrô, essas linhas e essas obras não eram e não foram contempladas nos orçamentos anteriores e o governo não tem como pôr recurso em programa novo se não o tiver contemplado no orçamento.

Portanto, entendo eu que a nossa Assembléia não pode continuar tardando na aprovação desse orçamento. A população paulista não perdoará o nosso Parlamento se por conta de disputas mesquinhas, partidárias, personalistas, a nossa Casa continuar retardando a aprovação da peça mais importante que o Legislativo tem a obrigação de contemplar, de analisar e de aprovar.

Não é por outra razão que o nosso legislador sábio, o nosso constituinte sábio estabeleceu que esta Casa não poderia encerrar o ano legislativo sem votar o orçamento para o ano subseqüente. Não concordo com a interpretação que esta Casa deu. Continuo interpretando como a OAB interpreta, que esta Casa não pode se furtar de votar o orçamento antes de entrar no recesso, como entendo que esta Casa não pode deixar de votar a LDO antes de entrar no recesso de julho. Isso está prescrito na nossa Constituição e os juristas mais entendidos e constituintes da nossa sociedade, das nossas faculdades entendem que a Assembléia incorreu em erro.

Está em tempo de corrigir. ‘Ah, Deputado, mas existem ainda divergências, queremos aportar recursos adicionais, recursos maiores’. Acho que neste momento temos que ter, sim, responsabilidade. O nosso governo foi testado e foi aprovado. Geraldo Alckmin foi reeleito porque deu continuidade a um programa de austeridade, de responsabilidade, de administração competente comprometida com o social iniciado por Mário Covas. Ele foi avaliado pela população e ela de forma majoritária disse que quer continuar com o mesmo tipo de administração. Ao final e no seu último ano, repito eu, tem o maior índice de aprovação que tem qualquer governador de estado neste país.

O Deputado Tripoli ainda recentemente estava no Tribunal de Contas comigo, na posse do novo presidente, Ex-Deputado Robson Marinho, quando o Edgar, nosso Ex-Presidente, dizia que a prestação de contas que fizera o nosso governo, não apenas neste ano, mas em anos anteriores, deveria servir de ilustração, deveria servir de modelo aos demais estados, deveria ser forma e conformação de outras prestações de conta. E não é por outra razão que eles de maneira absolutamente tranqüila propunham, com poucas ressalvas, a aprovação das nossas contas.

Ora, se o nosso governo tem a aprovação dos nossos eleitores, se o nosso governo tem a aprovação da sociedade, se temos administrado de forma competente São Paulo, por que não dar ao nosso governador, ao nosso estado a oportunidade de continuar crescendo com a rapidez que vem crescendo, quase que o dobro do que cresce a nação brasileira? Por que subtrair? Por que puxar o breque de mão? Para nos igualar, para nos colocar em condições equivalentes ao Governo Federal?

Não, se eles não têm agilidade, se não têm disposição não é problema nosso. São Paulo não quer esperar; São Paulo não é conduzido, São Paulo conduz e São Paulo quer ter o direito de exercitar com competência, sim, o seu orçamento. Não importa que seja ano eleitoral; queremos, sim, continuar fazendo e cumprindo com a nossa determinação e deixar para o eleitor, lá para outubro, porque será no 1º turno que vamos levar essa também. Deixem o eleitor decidir se o que fizemos foi pouco ou muito para São Paulo.

Há poucos dias via a reapresentação de um debate desta Casa, e dizia ainda ontem para a Deputada Clair: ‘vou pegar os discursos do Deputado Simões e vou levar para a senhora lá para Brasília, para que se contraponha ao Presidente Lula, que agora adota o modelo das concessões nas rodovias federais’. E fico me lembrando como era difícil para nós implantarmos as concessões em São Paulo. Quantas vezes fui obrigado a vir aqui, fui chamado em Botucatu de ‘pai do pedágio’, porque os Deputados petistas passavam na minha região e atribuíam a nós, Deputados do PSDB, a responsabilidade não da qualidade que as rodovias têm agora, mas do pagamento do pedágio que as transformaram nas rodovias que são, nas melhores rodovias do país.

E o que vimos? No governo Lula, no governo petista não há pedágio, mas só há buraco; não se pode cobrá-lo porque não há estrada, ninguém pode cobrar pedágio por andar no acostamento. E aí dizem ‘talvez sejam os primeiros empregos daqueles garotos, daqueles jovens que ficam de pá na mão jogando terra nos buracos depois que os caminhões passam e pedem as esmolas dos caminhoneiros’.

Não, aqui em São Paulo, não. Aqui em São Paulo valorizamos o nosso povo. Temos a certeza dos nossos destinos e não é por outra razão que temos hoje condições de escoar como nunca a nossa produção.

Portanto, vou chegando ao final da minha fala. Pensei que não fosse dar conta de falar durante uma hora, mas me dei conta, sim, de que se fosse falar do nosso governo, se fosse falar de Geraldo Alckmin, se fosse falar do PSDB ficaria dias aqui e não esgotaria os nossos assuntos. Por quê? Porque temos muito para contar; temos muito de obras realizadas.

Mas o mais importante deixei para o minuto final: como é bom, como é bom depois de doze anos poder falar durante uma hora sem ser aparteado no sentido do contraditório, de não ter ouvido nenhuma contradição, de não ter sido questionado sobre a veracidade das nossas informações. Mas o mais importante, Deputado Curiati, é poder chegar em casa, olhar para os meus filhos, olhar para os meus amigos, olhar para os meus companheiros de universidade e ouvir deles ‘Deputado, que bom que o senhor está lá, que bom que é o senhor que nos representa, que bom que o senhor escolheu o partido certo, que bom que depois de 12 anos não temos razão nenhuma para dizer que não somos seus companheiros, não somos seus amigos, não ajudamos V. Exa. nessa trajetória’.

Eu diria que o mais importante, Deputado Tripoli, é que o nosso orçamento é verdadeiro, o nosso orçamento é realista, contempla as propostas e projetos que apresentamos à população. Mas o que é mais importante é que não terá desse orçamento um centil desviado para nenhum duto - dêem o nome que quiserem. Aqui não tem Geraldoduto, Miltonduto, como tem na República.

Portanto, vamos trabalhar, companheiros deputados, vamos aprovar com rapidez o nosso Orçamento e vamos dar a São Paulo a oportunidade merecida que o nosso povo exige de continuar crescendo com rapidez e sendo a locomotiva que não apenas arrasta o Brasil, mas toda a América Latina pela competência do nosso povo.

 

O SR. RICARDO TRIPOLI - PSDB - Sr. Presidente, em havendo acordo das lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO CASTILHO - PV - Srs. Deputados, havendo acordo de lideranças, esta Presidência dá por levantados os trabalhos desta sessão. Está levantada a sessão.

 

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-  Levanta-se a sessão às 21 horas e 10 minutos.

 

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