1

 

01 DE FEVEREIRO DE 2005

SESSÃO INAUGURAL DE INSTALAÇÃO DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 15ª LEGISLATURA

 

Presidência : SIDNEY BERALDO

Secretários: JOSÉ CALDINI CRESPO e MARIA LÚCIA PRANDI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 01/02/2005 - Sessão 1ª S. INAUGURAL  Publ. DOE:

Presidente: SIDNEY BERALDO

 

001 - Presidente SIDNEY BERALDO

Abre a sessão. Informa que a presente sessão tem por finalidade instalar a 3ª Sessão Legislativa da 15ª Legislatura e receber a mensagem do Sr. Governador sobre a situação do Estado. Nomeia comissão para acompanhar o Sr. Governador Geraldo Alckmin até o plenário. Suspende a sessão às 15h29min, reabrindo-a às 15h32min. Nomeia as autoridades presentes e convida todos a ouvirem, de pé, a execução do Hino Nacional Brasileiro. Declara instalados os trabalhos da 3ª Sessão Legislativa da 15ª Legislatura.

 

002 - JOSÉ CALDINI CRESPO

Lê o resumo da Mensagem do Sr. Governador.

 

003 - Governador GERALDO ALCKMIN

Cumprimenta as autoridades presentes. Reflete sobre o futuro com respeito à autonomia dos Poderes. Tece considerações sobre a vocação democrática do povo paulista e comemora os 170 anos da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

004 - Presidente SIDNEY BERALDO

Saúda as autoridades. Discorre sobre os trabalhos realizados nesta Casa no último ano, que teve como base o entendimento entre as diferentes lideranças. Faz o relato histórico sobre 170 anos de existência da Assembléia Legislativa de São Paulo. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta sessão. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 02/02, à hora regimental, com Ordem do Dia. Encerra a sessão.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Senhoras e Senhores, boa tarde. Sejam todos bem-vindos ao Plenário Juscelino Kubitschek da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo para esta Sessão Inaugural de Instalação da 3ª Sessão Legislativa, da 15ª Legislatura.

Convidamos a compor a nossa mesa lateral o Exmo. Sr. Senador da República, Romeu Tuma, 1º Secretário da Mesa Diretora do Senado; o Exmo. Sr. Deputado Federal Milton Monti, neste ato representando o Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado João Paulo Cunha; o Exmo. Sr. Coronel Aviador Francisco José Penteado de Andrade Freitas, representando o Exmo. Sr. Major-Brigadeiro-do-Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, Comandante do IV Comar; o Exmo. Sr. Comandante Hugo Marcelo Vieira de Melo Pimentel, Chefe do Estado-Maior do 8º Distrito Naval, neste ato representando o Exmo. Sr. Vice-Almirante Marcélio Carmo de Castro Pereira, Comandante do 8º Distrito Naval; o Exmo. Sr. Coronel Ariomar Martins Gago, neste ato representando o General-de-Exército Sérgio Pereira Mariano Cordeiro, Comandante Militar do Sudeste; o Exmo. Sr. Lourival Costa Ramos, Presidente em exercício do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo; o Exmo. Sr. José do Carmo Mendes Jr., Procurador-Geral do Estado Adjunto, neste ato representando o Exmo. Sr. Elival da Silva Ramos, Procurador-Geral do Estado.

Encontram-se já presentes o Exmo. Sr. Vice-Governador do Estado de São Paulo, Professor Cláudio Lembo; o Exmo. Sr. Desembargador Álvaro Lazzarini, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral; o Exmo. Sr. Claudio Ferraz de Alvarenga, Conselheiro-Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; o Exmo. Sr. Rodrigo César Rebello Pinho, Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo.

Temos a satisfação de receber e convidar os Ex-Presidentes e sempre Deputados desta Casa: Ex-Presidente Jacob Pedro Carolo, no exercício de 15 de março de 1971 a 15 de março de 1973; Ex-Presidente Leonel Júlio, no exercício de 15 de março de 1975 a 3 de dezembro de 1976; Ex-Presidente Robson Marinho, atual Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado, foi Presidente no exercício de 15 de março de 1979 a 15 de março de 1981; Deputado Federal Luiz Carlos Santos, Ex-Presidente desta Casa no exercício de 15 de março de 1985 a 15 de março de 1987; Deputado Vitor Sapienza, Ex-Presidente desta Casa no exercício de 15 de março de 1993 a 15 de março de 1995; Deputado Ricardo Tripoli, Presidente no exercício de 15 de março de 1995 a 15 de março de 1997; Deputado Vaz de Lima, atual Líder do PSDB, Presidente no exercício de 1º de fevereiro de 1999 a 15 de março de 1999; Deputado Federal Walter Feldman, atual Secretário da Coordenação das Subprefeituras do Município de São Paulo, Presidente no exercício de 15 de março de 2001 a 31 de janeiro de 2003; Deputado Celino Cardoso, Presidente no exercício de 1º de fevereiro de 2003 a 15 de março de 2003.

Convidamos, para presidir esta Sessão de Abertura da Assembléia Legislativa, o Exmo Sr. Deputado Estadual Sidney Beraldo, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas.) Convidamos o Exmo. Sr. Deputado Estadual José Caldini Crespo, 1º Secretário da Mesa Diretora desta Casa. (Palmas.) Convidamos a Exma. Sra. Deputada Estadual Maria Lúcia Prandi, 3ª Secretária no exercício da 2ª Secretaria da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Havendo número regimental, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Srs. Deputados, esta sessão tem por finalidade a instalação da 3ª Sessão Legislativa, da 15ª Legislatura. Nos termos do inciso X, do Art. 47 da Constituição do Estado, nesta Sessão Inaugural o Sr. Governador do Estado apresenta à Assembléia Legislativa a mensagem sobre a situação do Estado, apontando as medidas de interesse do Governo.

Encontra-se no Gabinete da Presidência o Sr. Dr. Geraldo Alckmin, Governador do Estado, bem como o Desembargador Luiz Elias Tâmbara, Presidente do Tribunal de Justiça. Convido o Sr. Líder do Governo e os Srs. Líderes dos partidos políticos com representação nesta Casa de Leis para acompanhar suas excelências até este plenário.

Suspendemos esta sessão por dois minutos.

 

* * *

 

- Suspensa às 15 horas e 29 minutos, a sessão é reaberta às 15 horas e 32 minutos, sob a Presidência do Sr. Sidney Beraldo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Ilmo. Sr. Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; Ilmo. Desembargador Luiz Elias Tâmbara, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Exmo. Sr. Deputado Caldini Crespo, 1º Secretário; Exma. Sra. Deputada Maria Lúcia Prandi, 4ª Secretária no exercício da 2ª Secretaria; Ex-Presidentes da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Jacob Pedro Carolo, Leonel Júlio, Robson Riedel Marinho, Luiz Carlos Santos, Vitor Sapienza, José Ricardo Alvarenga Tripoli, José Carlos Vaz de Lima, Walter Meyer Feldman e Juscelino Cardoso de Sá; Exmo. Sr. Romeu Tuma, Senador da República; Exmo. Sr. Cláudio Lembo, Vice-Governador do Estado de São Paulo; Exmo. Sr. Deputado Federal, Milton Monti, neste ato representando o Presidente da Câmara dos Deputados, Sr. Deputado João Paulo Cunha; Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá; Deputada Federal Edna Macedo; Exmo. Sr. Desembargador Álvaro Lazzarini, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral; Exmo. Sr. Coronel-Aviador Francisco José Penteado de Andrade Freitas, neste ato representando o Exmo. Sr. Major Brigadeiro-do-Ar, Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, Comandante do IV Comar; Exmo. Sr. Dr. Rodrigo César Rebello Pinho, Procurador Geral de Justiça; Exmo. Sr. Conselheiro Cláudio Ferraz de Alvarenga, Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; Exmo. Sr. Comandante Hugo Marcelo Vieira de Melo Pimentel, Chefe do Estado-Maior do 8º Distrito Naval, neste ato representando o Exmo. Sr. Vice-Almirante Marcélio Carmo de Castro Pereira, Comandante do 8º Distrito Naval; Exmo. Sr. Coronel Ariomar Martins Gago, neste ato representando o General-de-Exército Sérgio Pereira Mariano Cordeiro, Comandante Militar do Sudeste; Exmo. Sr. Lourival Costa Ramos, Presidente em exercício do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo; Exmo. Sr. José do Carmo Mendes Júnior, Procurador-Geral Adjunto do Estado, neste ato, representando o Exmo. Sr. Elival da Silva Ramos, Procurador-Geral do Estado; Deputado Federal Antônio Carlos Pannunzio; Deputada Federal Zulaiê Cobra Ribeiro; Deputado Federal Sílvio Torres; Excelentíssimos Senhores Secretários de Estado, Deputados estaduais e federais, Prefeitos, senhoras e senhores, convido todos os presentes para, de pé, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º tenente músico PM, Davi Cirino da Cruz.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Solicitamos aos presentes que permaneçam de pé, para a declaração de instalação do ano legislativo pelo Sr. Presidente, Deputado Sidney Beraldo.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Exmas. Sras. Deputadas, Exmos. Srs. Deputados e demais autoridades, cumprindo disposição constitucional, declaro instalados os trabalhos da 3ª Sessão Legislativa da 15ª Legislatura da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Neste momento S. Exa. o Sr. Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, faz a entrega da mensagem apontando as medidas de interesse do Governo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Srs. Deputados, recebida a mensagem do Sr. Governador do Estado, a Presidência solicita ao 1º Secretário, Deputado José Caldini Crespo, que proceda à sua leitura, em resumo, para posterior publicação na íntegra em suplemento do Diário Oficial.

 

O SR. JOSÉ CALDINI CRESPO - PFL - Senhor Presidente, Senhores Deputados,

 

I

 

Obrigação constitucional, o encaminhamento à Egrégia Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo do relatório das atividades do Governo, de que esta mensagem é uma breve síntese, é, sobretudo, o cumprimento de um imperativo ético: o de o Poder Executivo prestar contas da sua atuação ao povo paulista, por intermédio dos seus legítimos representantes no Parlamento.

Fazê-lo, porém, na abertura desta 3a Sessão, da 15a Legislatura, reveste-se de um significado muito particular, que é o de homenagear esta Nobre Casa pelos 170 anos de excepcionais serviços que vem prestando ao aprimoramento da democracia entre nós e à defesa dos interesses dos brasileiros de São Paulo.

Muitos dos momentos mais marcantes da nossa história foram vividos em seu plenário, em suas tribunas, presididos sempre pelo compromisso com a causa pública e com o desenvolvimento do nosso estado e do País.

Trata-se esta, também, de ocasião privilegiada para reverenciar o relacionamento independente e sempre construtivo que este Insigne Colegiado tem mantido com o Executivo, seja pela crítica, emenda e aprovação de seus projetos, seja pelas boas proposituras de iniciativa própria.

 

II

 

Ultrapassadas as dificuldades de 2003, o ano de 2004 foi bom para o Brasil, e foi melhor ainda para São Paulo. Estimativas preliminares apontam que o crescimento da economia brasileira foi de 5,2% neste ano, enquanto que o da economia paulista foi próximo a 7,3%. Por outro lado, as exportações de São Paulo aumentaram cerca de 34,5%, enquanto a média brasileira foi de 32,0%. Mais uma vez São Paulo impulsionou o crescimento do País, e para isso contou com o empenho do Governo do Estado e desta Digna Assembléia.

Uma das ferramentas mais úteis na obtenção desses resultados, certamente, foi a implantação de uma política tributária responsável, para incentivar as atividades produtivas. Nesse sentido, em setembro do ano findo, lançamos o programa São Paulo Competitivo, preconizando, entre outras medidas, a redução de alíquotas em áreas importantes da economia, como o setor de autopeças, medicamentos, cosméticos, produtos de higiene, alimentos, couro, brinquedos.

As indústrias de máquinas e equipamentos tiveram o prazo de recolhimento do ICMS ampliado. Foi estimulada a aquisição de Emissores de Cupom Fiscal integrado ao TEF (cartão de crédito ou de débito), com a concessão de desconto do imposto devido até o valor de R$ 2 mil, para as microempresas que passem a categoria de Empresas de Pequeno Porte ou para o Regime Periódico de Apuração, a partir de janeiro do ano em curso.

A construção civil foi incentivada pelo Regime Especial de Admissão Temporária, com a cobrança do ICMS incidente sobre equipamentos importados para uso temporário proporcionalmente ao tempo de permanência no País, não mais pelo valor total da máquina.

Para fortalecer a competitividade paulista ainda mais, abrimos a possibilidade da utilização, em novos investimentos, do crédito do ICMS acumulado por empresas exportadoras, estimulando, desta forma, a geração de trabalho e renda.

Em 2004, mais uma vez São Paulo mostrou que é possível aumentar a receita reduzindo impostos. Assim, a arrecadação do ICMS, que responde por 89,2% da nossa receita global, teve um incremento real por volta de 5,5%.

Como conseqüência, naquele exercício, ultrapassamos R$ 6 bilhões de investimentos, ai considerados os diretos, os das estatais e das concessionárias, o que representou 15% do total de nossas receitas líquidas.

 

III

 

Desenvolvimento da infra-estrutura

Preservar, modernizar, expandir. Estas são as preocupações básicas desse substrato indispensável para o desenvolvimento, que é a infra-estrutura. Daí o empenho do Governo do Estado nesse setor, seja diretamente, seja pelas empresas concessionárias de serviços públicos.

 

Transportes

Desta forma, no biênio 2003 -2004, foram recuperados 554 quilômetros de rodovias, dentro da parceria estabelecida com o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID. Foram implantadas mais 113 km de estradas e 280 km de vicinais. Outros 241 km foram recapeados.

Dentro do Programa de Concessões de Rodovias, no mesmo período foram investidos mais de 1,4 bilhão de reais em diversas obras e serviços, como o recapeamento de 1.035 km de rodovias, a duplicação de 148 km, a implantação de mais 14 km e de 377 km de acostamentos, além de 13 km de vias marginais, de 26 km de faixas adicionais, de 21 passarelas e de 84 dispositivos diversos, como retornos, trevos e acessos.

A qualidade das estradas paulistas é reconhecida em todo o País. Pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Transportes confirmou que São Paulo tem 19 das 20 melhores rodovias do Brasil.

Em paralelo, as estradas rurais continuaram a receber nossa atenção, e tiveram mais cerca de 349 km recuperados pelo Programa Melhor Caminho, facilitando o escoamento da produção agropecuária.

Com a mesma finalidade, o Programa Pró-Estrada atendeu 77 consórcios municipais, dos 80 planejados, beneficiando 430 municípios. Em 2004, foram liberados R$ 14,5 milhões para que eles pudessem adquirir equipamentos novos e realizar serviços de manutenção de estradas.

Entre 1995 a 2004, foi desenvolvido o maior programa de expansão e melhoria de infra-estrutura aeroportuária da história de São Paulo, com investimentos de cerca de R$ 107,6 milhões nos 31 aeroportos do interior. Destes recursos, R$ 32,3 milhões foram provenientes da União, R$ 53,5 milhões, do Tesouro do Estado, e o restante, de recursos próprios e de convênios diversos.

Em 2004, foram concluídas obras nos aeroportos de Araraquara, Franca, Itanhaém, Jundiaí, Piracicaba, Sorocaba, Ribeirão Preto e Ubatuba. Entre as principais obras em andamento, destaque-se as do aeroporto de Registro, onde está sendo construído o pátio para o taxiamento de aeronaves e recapeada a pista de pouso.

Foi também criado o novo corredor de exportação Campinas - Vale do Paraíba - Porto de São Sebastião, que em 2004 recebeu dois novos dolfins e por onde foram exportados, de uma só vez, 4.540 veículos.

 

Transportes de Massa

Pela sua importância econômica, pelo contingente populacional que concentra, pelos enormes desafios que enfrenta, a Região Metropolitana de São Paulo tem exigido um zelo particular.

Para melhorar a qualidade dos transportes públicos, a malha metroviária está sendo expandida. Assim, a linha 2 será estendida em direção à Região Sudeste, entre a estação Ana Rosa e o Ipiranga. As obras, que começaram em março passado, prevêem a implantação de mais 3,4 km de trilhos. Em 2006, deverão estar concluídas as estações Chácara Klabin, Imigrantes e Ipiranga. E está sendo estudada a possibilidade de prolongá-la até o Sacomã, para dali chegar até a Vila Prudente, possibilitando até a ligação com o ABC.

Igualmente em 2004, foi iniciada a construção da linha 4, do Metrô. Com previsão 11 estações, distribuídas em 12,8 km, irá da Estação da Luz até a Vila Sônia.

Na Luz, aliás, foi aberta a interligação entre a estação do Metrô e da CPTM, permitindo ali a integração físico-tarifária entre os dois serviços.

Tiveram inicio, também, no ano findo, as obras civis de modernização das estações de Osasco, Presidente Altino, Jurubatuba e Santo Amaro, da linha C da CPTM.

 

Energia, Recursos Hídricos e Saneamento

O desempenho operacional das usinas da CESP foi, em 2004, um dos melhores do País e está refletido na taxa de falha de 0,83% e de disponibilidade de 92%.Com 7.455,3 MW de capacidade instalada e 3.916 MW médios de energia assegurada, produziu 4.122 MW médio de energia em suas usinas.

Pelo Programa de Eletrificação Rural, foram efetuadas mais 10.117 ligações, totalizando 179.620 famílias beneficiadas com o acesso à energia elétrica, desde a sua criação, em 1995.

Mediante priorização e indicação dos Comitês de Bacias Hidrográficas e do CORHI, foram assinados mais 247 contratos, no exercício de 2004, num valor de R$ 23,5 milhões, perfazendo o total de R$ 70,9 milhões e de 461 contratos, quando agregados os dados de 2003. Têm como meta a elaboração de estudos, serviços e obras para melhoria dos recursos hídricos do Estado.

Com a preocupação de melhorar a qualidade da água e de vida da população mais vulnerável que habita a região - e dando seqüência ao Programa Guarapiranga - o saneamento ambiental do Alto Tietê atinge agora a bacia da Billings. Para tanto, graças à intermediação do Banco Mundial e à contrapartida de US$ 160 mil, o Governo de São Paulo obteve a doação de US$ 860 mil do Japan PRDH Funding. Com isso, em 2004, foi possível dar início aos trabalhos para a preparação e o detalhamento técnico desta fase do Programa.

O Governo do Estado tem-se empenhado fortemente em combater esse flagelo secular na história da metrópole que são as enchentes. Desta forma, em 2004, entregou mais 2 piscinões na bacia do Pirajuçara e um terceiro, na do Tamanduateí, que vieram a se somar aos 15 já entregues, consideradas ambas as bacias. Em dezembro passado, foi concluído também o reservatório do ribeirão dos Couros. Um outro, no ribeirão dos Meninos, tem previsão de conclusão ainda para o primeiro semestre de 2005.

Simultaneamente, foi dada continuidade à fase II do aprofundamento da calha do Tietê, que está com 83% das obras concluídas, e na qual foram investidos mais R$ 280 milhões.

 

Meio ambiente

São Paulo tem vocação para o desenvolvimento. Mas hoje não se concebe mais desenvolvimento que comprometa o meio ambiente. Incentivar as atividades produtivas, combater a exclusão social, promover a justiça são aspirações às quais a consciência moderna associa agora a preservação ambiental.

O Governo do Estado não tem poupado esforços no sentido de conjugar o desenvolvimento com o meio ambiente, atuando principalmente no plano da conscientização, da prevenção e do licenciamento. Nesse sentido, sem prejudicar o rigor das nossas análises, agilizamos a produção dos Relatórios Ambientais Preliminares, RAPs, que tiveram os prazos de emissão reduzidos de 300 dias, em 2002, para 100 dias, em 2004. A conseqüência prática foi a agilização, também, da geração de novos investimentos em São Paulo.

Para defender um dos nossos maiores patrimônios, que é o litoral paulista, sua diversidade biológica, tanto em terra, quanto no mar e, concomitantemente, propiciar-lhe condições de desenvolvimento, no final do ano(,) procedemos à regulamentação do Zoneamento Ecológico e Econômico do Litoral Norte. Cabe ressaltar o caráter democrático desse processo, que envolveu a participação não apenas de técnicos e especialistas, mas de amplos setores da sociedade.

Com os objetivos de, entre outros, promover o desenvolvimento sustentável, recuperar matas ciliares, combater a erosão, aumentar a produtividade, uma parceria entre o Banco Mundial e o Governo do Estado - o Programa de Microbacias Hidrográficas - atingiu 471 municípios, em 2004, beneficiando 50 mil produtores.

 

IV

 

Desenvolvimento Humano

O Estado não é um fim em si mesmo. Ele existe para promover o desenvolvimento dos cidadãos. Nesse contexto, a Educação, a Cultura, o Esporte ganham especial significação.

Entre 1995 e 2004, as matrículas do Ensino Médio, no Estado de São Paulo, cresceram 51,6%, considerando-se as modalidades regular e supletiva. Já na rede estadual, a expansão atingiu 82,9%, com cerca de um milhão de matrículas a mais, em 2004, relativamente a 1995. Por sua vez, a taxa de escolarização elevou-se significativamente tanto no Ensino Fundamental, quanto no Médio. Em conseqüência, só em 2003 e 2004, foram criadas 2.518 novas salas de aula e 264 mil novas vagas nas escolas estaduais.

Ora, a qualidade da Educação se fundamenta na qualidade dos nossos professores. Por isso nossa preocupação de aprimorá-la continuamente. Daí termos investido R$ 207 milhões, na sua capacitação por meio da Rede e da Teia do Saber. Daí também iniciativas como a segunda fase do Programa de Inclusão Digital dos Educadores. Por ela, mais 50 mil professores vão ter um computador doméstico, mediante o financiamento de 50% do valor pela Nossa Caixa, sendo o restante pago pelo Governo, a fundo perdido. Em reconhecimento a sua assiduidade, e desempenho, em 2004, professores receberam bônus que totalizaram R$ 514 milhões. Em 2005, deverão receber cerca de R$ 780 milhões.

Essas e outras iniciativas produziram resultados muito positivos, tanto que São Paulo foi o único Estado que melhorou em todos os seis indicadores medidos pelo Saeb, do Governo Federal.

Mais 5 novas ETEs e seis novas Fatecs foram criadas nos 2 últimos anos, oferecendo 7 mil e 4 mil novas vagas, respectivamente. Em novembro último, foram contratadas as obras para a construção da Fatec Zona Sul, que deverão estar concluídas até o final de 2005.

Convênio firmado entre o Governo do Estado e Instituições de Ensino Superior beneficiaram 25 mil estudantes universitários, egressos da Rede Estadual de Ensino.

O ensino universitário também expandiu: em 2004, a USP abriu mais 8.547 vagas; a Unicamp, 120; e a Unesp 1.625. Outras 1.020 vagas estão sendo abertas na USP Zona Leste.

Aliás, para ampliar as oportunidades de acesso à universidade, com recursos da Secretaria da Educação, foi implantado o Programa Pró-Universitário, oferecendo, por meio da USP, cursos para 5 mil alunos matriculados no último ano do Ensino Médio da Rede. Com a mesma perspectiva, a Unicamp criou o programa Avizinhar, um sistema de bolsas para estudantes de menor poder aquisitivo.

Para estimular o retorno à escola de jovens entre 15 e 24 anos, moradores de regiões com alta concentração de pobreza, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social criou o Programa Ação Jovem, que beneficiou 8 mil pessoas, desde sua implantação em junho de 2004, fornecendo-lhes um apoio mensal de R$ 60,00. Este ano, o programa deverá atender mais de 10 mil jovens.

No campo da Cultura, é de ser ressaltada a importância do Projeto Guri, com grande atratividade sobre jovens entre 8 e 18 anos, aos quais propicia formação instrumental e apuro do gosto musical, abrindo-lhes, até mesmo, perspectivas de profissionalização. Em 2004, estavam em atividade 181 pólos no Estado, contra os 111 do ano anterior, 77 deles funcionando nas 77 unidades da Febem.

Intensa também tem sido a implantação de salas de leitura, em áreas comunitárias da CDHU, e de bibliotecas pelo Estado. Ainda em dezembro, a Casa das Rosas, na Capital, recebeu os 35 mil volumes que compunham a biblioteca do intelectual Haroldo de Campos, falecido em 2003. O acervo será aberto a estudiosos e pesquisadores. Em homenagem ao grande poeta paulista, uma biblioteca circulante especializada em poesia também funcionará no local.

Em setembro passado, comemorando 1 ano da entrega aos paulistanos dos 35 mil m2 da primeira fase do Parque da Juventude, no antigo Carandiru, foi inaugurado o seu Parque Central. Com 95 mil m2 de área, abriga alamedas, reserva de mata atlântica, caminhos para passeio e espaços para a prática de arborismo. Nesta etapa, mais R$ 6 milhões do Tesouro do Estado vieram somar-se aos R$ 7,2 milhões investidos na fase anterior.

Muito significativo, na área do esporte, foi a realização, pela primeira vez no País, dos Jogos Paraolímpicos do Brasil, que recebeu um forte apoio do Governo do Estado. O evento ganhou ainda maior expressão, à vista do desempenho dos nossos atletas nos Jogos Paraolímpicos de Atenas, onde conquistaram 33 medalhas, contra as 14 obtidas em Sidney, no ano 2000.

 

V

 

Saúde, habitação, segurança alimentar, apoio ao produtor agrícola, geração de postos de trabalho: o Governo do Estado é chamado a atuar em múltiplas frentes.

Assim, na área da saúde, destaquem-se a inauguração do Hospital de Francisco Morato; a estadualização do Hospital Santa Isabel, em Taubaté; a autorização para a construção da fábrica de vacinas contra a gripe, do Instituto Butantã, a primeira do gênero, no Hemisfério Sul; o início das obras de uma unidade da Furp, em Américo Brasilense; a ampliação da distribuição de remédios de alto custo, que beneficiou 200 mil pessoas, em 2004, contra 100 mil no ano precedente; a implantação das Farmácias Dose Certa, em 10 estações do Metrô, que entregaram aproximadamente 6 milhões de unidades de medicamentos.

Em 2004, no âmbito da habitação, foram entregues 13.662 unidades habitacionais em 84 municípios. Outras 48.064 estão em construção em 183 municípios. No total, entre 1995 e 2004 foram entregues 201.724 unidades habitacionais.

Em dezembro último, aliás, entregamos as primeiras 66 unidades do Projeto República da Melhor Idade, cujos apartamentos são adaptados para idosos e que será gerido por uma ONG especializada no atendimento dessa faixa etária.

No que respeita à segurança alimentar, destaque-se a inauguração, em São José do Rio Preto, da 18a unidade do Restaurante Bom Prato, programa que, em agosto, atingiu o marco de 15 milhões de refeições servidas.

Importantes conquistas foram feitas na área da Assistência e Desenvolvimento Social, além das mencionadas ao longo desta mensagem. Assim, o orçamento para a execução dos seus diversos programas, em 2004, representou um salto da ordem de 692%, comparativamente a 1995.

Visando otimizar os recursos e diminuir a burocracia, a Seads firmou, em 2004, um convênio único com cada município do Estado. Paralelamente, na Região Metropolitana de São Paulo, o Programa Renda Cidadã, do Governo do Estado, foi integrado ao Bolsa Família, do Governo Federal, com benefício para 25 mil famílias.

Nessa região, aliás, o Governo do Estado mantém o Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego, também conhecido como “Frente de Trabalho”, que deu ocupação a mais de 54 mil pessoas que se encontravam desempregadas. Já o Programa Meu Primeiro Trabalho ofereceu oportunidades a 17 mil jovens.

No mesmo exercício, foram criadas mais 33 unidades do Banco do Povo Paulista, que agora atende 340 municípios do Estado. Foram, por ele, beneficiadas 107.752 pessoas, com créditos que totalizaram mais de R$ 76 milhões.

Relativamente ao apoio ao produtor agrícola, por meio do FEAP - Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista, além das 24 linhas de crédito já existentes, foram criadas mais duas: uma para o avicultor de corte, outra para os produtores de banana. No conjunto, foram-lhes destinados mais de R$ 31 milhões.

Por outro lado, foram destinados R$ 20 milhões para a subvenção de 50% do prêmio do seguro rural, da safra 2004/2005, para o produtor familiar com renda bruta anual de até R$ 185 mil. O seguro alcança 26 diferentes culturas.

 

VI

 

A Segurança Pública continua no centro das nossas preocupações. Por isso mesmo, as Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica receberam investimento global superior a R$ 80 milhões, para a aquisição de viaturas e motos (R$ 51 milhões); equipamentos e armas (R$ 6,4 milhões); recursos de informática, telecomunicação e laboratório (R$ 9,6 milhões).

A Ronda Escolar passou a atuar em todos os municípios com mais de 15 mil habitantes. O Infocrim, sistema de informações criminais geo-referenciado, interliga agora os 39 municípios da Região Metropolitana, incluindo a Capital, e está presente em Campinas e em Santos.

O Policiamento Comunitário da PM difundiu-se pelo Estado, com 26 Bases Semi-Móveis, 264 Bases Móveis e 205 Bases Fixas. Em decorrência de múltiplas ações, o ano passado registrou uma queda de 18%, no número de homicídios dolosos; de 15%, no de latrocínios; de 6%, na ocorrência de roubos e de 5%, na de roubo de veículos, comparativamente a 2003.

A intensificação da ação policial aumentou em mais 140% o número de presos existentes no Estado, nos últimos dez anos. Daí o empenho na abertura de novas vagas prisionais. Desta forma, da gestão iniciada em 1995 até dezembro de 2004, , foram criadas quase 57 mil vagas penitenciárias. Só em 2004, foram inaugurados os Centros de Detenção Provisória Pinheiros II e de Itapecerica da Serra; os Centros de Ressocialização de Araraquara, São José do Rio Preto, Mogi Mirim e Rio Claro, além do Anexo de Detenção Provisória de Araraquara.

Para este exercício estão previstas a entrega de mais 12.492 vagas, além das 108 já criadas na Ala de Progressão Penitenciária de Bauru.

 

VII

 

Gestão Pública e Cidadania

Na sociedade moderna, além de ser sujeito de direitos civis e políticos, o cidadão se relaciona com o Poder Público em três níveis: como contribuinte, como usuário dos serviços devidos pelo Estado, e como titular desse direito essencialmente democrático que é o direito à informação,

Enquanto contribuinte, cada vez mais o cidadão exige o uso criterioso do dinheiro público, o combate ao desperdício, a austeridade nos gastos. Na condição de usuário dos serviços públicos, ele os deseja sempre com maior e melhor qualidade. Por fim, ele exige, de modo crescente, o acesso a informações claras e transparentes. Para o atendimento desses reclamos é essencial uma gestão pública eficiente, fundamentada em profissionais preparados, e que otimize as possibilidades abertas pelas tecnologias da informação.

A consciência dessa realidade levou o Governo de São Paulo a iniciar, em 2004, um extenso programa de capacitação de servidores, visando: elevar o padrão de aproximadamente 4.500 gerentes públicos; promover a inclusão digital de cerca de 100 mil servidores do Estado; treinar 50 mil servidores que fazem o atendimento externo e interno das organizações públicas.

A transparência e o combate ao desperdício, por sua vez, têm na Bolsa Eletrônica de Compras e no Pregão Presencial fortes aliados. A BEC, já utilizada pelo Estado e por 48 municípios conveniados, tem propiciado uma redução média de mais de 20% sobre os preços de referência para a aquisição de bens. Já o Pregão Presencial, possibilitou ao Estado uma economia de mais de R$ 1 bilhão, desde a sua implantação e até o final de 2004.

Cumprindo a meta de oferecer cada vez mais serviços de qualidade, no mês de setembro inauguramos o Poupatempo do Campinas Shopping, o segundo daquele município, e lançamos uma novidade, o Poupatempo Móvel.

 

VIII

 

Conclusão

Por seu peso econômico, pela estabilidade das regras adotadas, pela responsabilidade fiscal praticada, pela alta qualidade da infra-estrutura instalada, pela plataforma científico-tecnológica que possui, pela sua sofisticada rede de indústrias e de serviços, São Paulo oferece vantagens competitivas singulares no País e na América Latina.

A aprovação por esta Egrégia Assembléia Legislativa, em maio último, de projeto de lei criando o Plano de Parceria Público Privada potencializou exponencialmente essas vantagens, abrindo novas perspectivas para o desenvolvimento paulista, para a expansão da sua infra-estrutura, para a atração de novos investimentos, para o avanço da qualidade de vida dos que, com seu trabalho, constroem no dia-a-dia a grandeza de São Paulo.

E construir a grandeza de São Paulo é a melhor maneira de homenagear os que no passado, como no presente, honraram, como continuam a honrar, os 170 anos de história dessa Nobre Casa.

 

Palácio dos Bandeirantes, aos 1 de fevereiro de 2005

Geraldo Alckmin

Governador do Estado de São Paulo

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Esta Presidência agradece ao Deputado Caldini Crespo, 1º Secretário desta Casa.

Tem a palavra o Sr. Governador Geraldo Alckmin.

 

O SR. GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN - Deputado Sidney Beraldo, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em nome de quem cumprimento todos os Srs. Deputados; Vice-Governador do nosso Estado, Professor Cláudio Lembo; Desembargador Luiz Elias Tâmbara, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado; Senador da República Romeu Tuma; Deputado Milton Monti, neste ato representando o Presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha; Desembargador Álvaro Lazzarini, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral; Rodrigo César Rebello Pinho, Procurador-Geral de Justiça; Conselheiro Cláudio Ferraz de Alvarenga, Presidente do Tribunal de Contas do Estado; Deputado Arnaldo Madeira, Secretário-Chefe da Casa Civil, em nome de quem cumprimento todos os Secretários aqui presentes; Comandantes militares; representantes do Corpo Consular; senhoras e senhores; Sr. Presidente; Srs. Deputados, a solenidade de abertura desta 3ª Sessão da 15ª legislatura nos faz refletir sobre o futuro, ao mesmo tempo em que nos leva a voltar o nosso olhar para o passado.

Futuro que tem como fio condutor o respeito ao princípio da autonomia entre os Poderes constitutivos do Estado, mas que possui como denominador comum a solidariedade recíproca na promoção dos interesses da sociedade. Voltar o olhar ao passado é relembrar que foi em solo paulista onde se plantou a semente da democracia no Brasil, com a criação, em 1532, da Câmara de Vereadores de São Vicente, a primeira Casa parlamentar do nosso país.

É certamente por isso que São Paulo tem uma intensa vocação democrática, como demonstrou o seu povo, 400 anos depois, em 1932, e como demonstram também os 170 anos da história da Assembléia Legislativa do nosso Estado.

Quando aqui cheguei, Presidente Sidney Beraldo, encontrei o Conselheiro do Tribunal de Contas Robson Marinho, que presidiu esta Casa. E ele me dizia: “Eu fico sempre feliz de ir à Assembléia. Eu me sinto em casa, quando aqui chego.” Pois eu quero dizer também do meu sentimento de alegria, sempre que retorno a esta Casa, onde tive a honra de servir à população do nosso estado.

Casa que fortalece a nossa crença, como Mário Covas, Ulisses Guimarães, Franco Montoro; crença na política como arte, crença na política como ciência do encontro com o bem comum. Sendo ela o fórum do povo, é também necessariamente o fórum da liberdade, o plenário que unifica a pluralidade de opiniões, que harmoniza visões do mundo em um só projeto, o desenvolvimento de São Paulo, desenvolvimento que é um outro nome para designar o avanço na educação, o avanço na saúde, na moradia, na justiça social, no respeito à dignidade humana, desenvolvimento que é o traço de união entre todos os paulistas, seja daqueles que o são por nascimento, seja daqueles que conquistaram esse direito pelo trabalho dedicado ao progresso de São Paulo.

A respeitosa parceria entre o Legislativo e o Executivo, fundamentada na defesa da causa pública e no exercício independente da crítica parlamentar, presidiu a consecução das ações e políticas noticiadas na mensagem que acabou de ser lida e que se encontram detalhadas no relatório entregue a este nobre Parlamento.

Academia de civismo, templo dos valores democráticos, este insigne colegiado tem sido também uma verdadeira usina de lideranças, muitas das quais, ultrapassando as fronteiras do nosso estado, alcançaram dimensão nacional, enriquecendo a democracia brasileira, compartilhando com toda a nação as práticas e princípios que desenvolveram aqui.

É por todo o patrimônio que acumulou para o nosso povo que saudamos os 170 anos da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, reiterando nosso reconhecimento no presente e nossa confiança no futuro comum.

Muito obrigado. (Palmas)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Queremos agradecer a presença da Exma. Sra. Cláudia Costin, Secretária de Estado da Cultura; do Exmo. Sr. Dario Rais Lopes, Secretário de Estado dos Transportes; do Exmo. Sr. João Carlos Meirelles, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Turismo; do Exmo. Sr. Martus Tavares, Secretário de Estado de Economia e Planejamento; do Exmo. Sr. Francisco Prado de Oliveira Ribeiro, Secretário de Estado do Emprego e das Relações do Trabalho; do Sr. Alberto Macedo, Secretário-Adjunto da Agricultura e Abastecimento; do Sr. Rubens Lara, Presidente da Cetesb; Sr. Guilherme Ary Plonsky, Superintendente do IPT; Coronel PM Elizeu Eclair Teixeira Borges, Comandante-Geral da PM; Ex-Deputado Paulo Neme, Prefeito de Lorena; Sr. Juan Antonio Remédi Silva, Cônsul-Geral do Uruguai e Decano do Corpo Consular; Sr. Achot Yeghiazarian, Cônsul-Geral da Armênia; Sr. Michael Adonia Moscovici, Cônsul-Geral-Adjunto da Alemanha, neste ato representando o Cônsul-Geral Hubertus Von Morr; Sr. Young Wook Kwon, Cônsul-Geral da Coréia; Sra. Cecilia Gallardo, Cônsul-Geral do Chile; Sr. Fábio Ferraz Bicudo Júnior, Cônsul-Geral Honorário de Honduras; Sr. Gianluca Bertinetto, Cônsul-Geral da Itália; Sr. José Antonio San Gil Augustin, Cônsul-Geral da Espanha; Sr. Joseph Sayahi, Cônsul-Geral do Líbano; Igor Morozov, Cônsul-Geral da Rússia; Sr. Patrick Duddy, Cônsul-Geral dos Estados Unidos; Sr. Cesar Augusto de Aguiar, Cônsul Honorário de Chipre e Presidente da Aconbrás, Associação dos Cônsules no Brasil.

Tem a palavra o nobre Deputado Sidney Beraldo, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Nobres colegas Deputados, autoridades, senhoras e senhores, inicialmente, gostaria de saudar e agradecer ao Governador Geraldo Alckmin e ao Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Desembargador Luiz Elias Tâmbara, que, com suas presenças, nesta Sessão Solene, simbolizam a harmonia hoje existente entre as três esferas de Poder no Estado de São Paulo, numa convivência baseada no respeito mútuo e na independência entre os Poderes.

Damos início, no dia de hoje, a mais um ano de trabalhos parlamentares. Nossa confiança é que, em 2005, a Assembléia Legislativa cumprirá seu papel da mesma forma que cumpriu em 2004, debatendo e aprovando projetos de interesse da população de São Paulo. Esperamos que, como no ano que passou, nossos trabalhos em 2005 sejam marcados pelo entendimento. Apesar da diversidade dos pontos de vista, aqui representado pelas mais diversas correntes políticas e ideológicas, em 2004 conseguimos caminhar para um denominador comum: o entendimento.

Cumprimos com o nosso dever de homens públicos ao colocar sempre o interesse da população acima de interesses pessoais e de grupos. O entendimento que obtivemos é simbolizado na Mesa Diretora desta Casa, que abriga parlamentares de partidos da situação e da oposição ao Governo do Estado, e, ainda assim, caminhamos e buscamos, na gestão desta Casa, avançar cada vez mais para que tenhamos um Legislativo com credibilidade e respeitado pela população.

O Colégio de Líderes, que reúne aproximadamente 15 líderes de partidos desta Casa, este ano, mesmo considerando o período eleitoral, realizou 45 reuniões, somando mais de cem horas de debate. Nessas reuniões, líderes que representam suas bancadas, manifestam suas opiniões, através da busca do entendimento e do acordo, e chegam ao plenário com o projeto, com a contribuição e o aperfeiçoamento da matéria.

Continuando a trilhar esse caminho, certamente abrilhantaremos ainda mais este ano legislativo, durante o qual celebramos 170 anos de existência da Assembléia Legislativa de São Paulo, o maior e mais importante parlamento estadual do País.

Por esta Casa já passaram seis Presidentes da República, seis Ministros do Supremo Tribunal Federal e 22 Governadores do Estado, entre os quais Geraldo Alckmin, que aqui cumpriu mandato entre 1983 e 1986, período no qual o Governador era André Franco Montoro, que também presidiu esta Assembléia Legislativa.

Permitam-me fazer aqui um breve resgate da história da nossa Casa, que tem início em 2 de agosto de 1834, quando foi sancionada a Lei nº 16, que reformou a Constituição do Império e autorizou a criação das Assembléias Legislativas das províncias brasileiras, substituindo os conselhos-gerais então existentes. Nas cinco principais províncias, incluindo a de São Paulo, o número estabelecido era de 36 Deputados.

No dia 9 de novembro de 1834 foi realizada a eleição que escolheu os 36 Deputados, que constituíram a primeira legislatura da Assembléia Legislativa da então Província de São Paulo. Às 11 horas do dia 2 de fevereiro de 1835, foi instalada solenemente, pelo Presidente da Província, Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, a primeira sessão da primeira legislatura da Assembléia Legislativa Provincial, que teve lugar em uma das salas do antigo Palácio do Governo, no atual Parque do Colégio.

No dia 31 de janeiro, a Assembléia se reuniu em sessão preparatória e, por aclamação, acolheu seu Presidente provisório, Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, e como Secretário o Padre Amaral Gurgel. À instalação da Assembléia, seguiu-se a eleição da mesa definitiva, que ratificou, na Presidência, Nicolau Pereira de Campos Vergueiro.

A Assembléia funcionou em uma das salas do antigo Palácio do Governo até o ano de 1879, quando foi instalada na Praça João Mendes, no antigo prédio da Câmara Municipal, posteriormente demolido em 1942, para dar lugar ao Viaduto Dona Paulina.

Durante o Império, foram 27 legislaturas, sendo que, na primeira, o mandato era de três anos; nas seguintes, dois anos. Ao longo desses 170 anos, a Assembléia Legislativa de São Paulo permaneceu fechada 18 anos, somando-se todos os períodos de interrupção impostos pelo Executivo.

O primeiro período data de 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República, quando a Assembléia foi fechada por decreto do Governo Provisório. A Assembléia só foi reaberta em 1891, com a Constituinte, que criou uma novidade: o Congresso Paulista, com o Senado Estadual e a Assembléia, copiando o sistema bicameral norte-americano.

Com a Revolução de 1930, o Poder Legislativo seria fechado e dissolvido. A Assembléia Legislativa funcionou em um curto período - de 1935 a 1937, quando, mais uma vez, foi fechada pelo golpe de 10 de novembro de 1937, que instituiu o Estado Novo.

Depois de quase dez anos sem Poder Legislativo, uma nova Constituinte foi convocada em 1947. Setenta e cinco Deputados assumiram com a incumbência de elaborar mais uma Constituição, promulgada no dia 9 de julho de 1947. No ano seguinte, por decisão da Justiça, onze integrantes do Partido Comunista do Brasil tiveram seus mandatos extintos após a cassação do registro do Partido.

Nas três primeiras legislaturas, o número de Deputados estaduais era de 75, alterado para 91, entre 1959 e 1963. Neste ano, subiu para 115 parlamentares, permanecendo por duas legislaturas. Com o golpe militar de 31 de março de 1964, a Assembléia Legislativa teve seus integrantes punidos, sendo que cinco foram cassados e tiveram seus direitos políticos suspensos por dez anos.

O pior viria depois, quando da decretação do famigerado Ato Institucional nº 5, de dezembro de 1968. A Assembléia seria fechada em 7 de fevereiro de 1969, reabrindo somente em 1o de junho de 1970, sendo que, nesse período 26 Deputados foram cassados com base no Ato Institucional nº 5.

Outra medida do governo militar contra o Poder Legislativo Estadual de São Paulo foi a redução do número de cadeiras. De 115 caiu para 67, em 1970. Aos poucos, esse número foi aumentando. Hoje somos 94 parlamentares e ainda existe no Parlamento paulista uma sub-representação, da mesma forma que a bancada de São Paulo está sub-representada na Câmara dos Deputados. A Assembléia Constituinte elaborou e aprovou as Cartas Magnas do Estado de 1891, 1935, 1947, 1967 e a mais recente, a de 1989.

Nestes 170 anos de história diversos homens públicos que marcaram a história do país fizeram parte desta Assembléia Legislativa, com destaque para os Presidentes eleitos Prudente de Morais, Manuel Ferraz de Campos Salles, Rodrigues Alves, Washington Luís, Júlio Prestes e Jânio Quadros.

Ao iniciar este ano legislativo, nós, Deputados, devemos ter em mente a responsabilidade com esta rica história. Temos honrado as tradições democráticas da Assembléia Legislativa de São Paulo e temos atuado de forma a corresponder às expectativas do povo paulista, criando condições para que o pleno desenvolvimento econômico e social chegue a todos os cantos do nosso Estado.

Nos últimos dois anos, esta Presidência, consciente da sua responsabilidade, juntamente com a Mesa Diretora, com os Secretários, nobre Deputado Caldini Crespo e nobre Deputado Emidio de Souza, promoveu uma série de ações voltadas para o aperfeiçoamento da gestão administrativa parlamentar.

Empreendemos ações para dar maior transparência aos trabalhos da Assembléia, como o Plano Diretor de Informática, o Portal do Cidadão, que dará oportunidade de participação da população nas discussões nesta Casa. Consolidamos o IPRS e o IPVS como instrumentos para que a Casa possa cumprir o papel de um parlamento moderno que, além de votar leis, estabelece as políticas públicas para que possa controlar e avaliar a sua efetividade, conferindo se a vida das pessoas está melhorando.

Criamos o Fórum Paulista de Desenvolvimento e, em reunião no próximo dia 25 de fevereiro, apresentaremos propostas com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do nosso Estado. A Escola do Parlamento, instituída no Instituto do Legislativo Paulista, está promovendo o treinamento e a capacitação de funcionários para que todos estejam preparados para exercer este papel de controle e avaliação das políticas públicas aqui votadas.

Devemos ressaltar a importância do parlamento para a democracia, terreno no qual  nosso país, felizmente, tem avançado a passos largos nos últimos anos. Nenhum regime político é digno do nome “democrático” se não tiver parlamentos que funcionem com autonomia e independência. Esta condição já conquistamos. O desafio agora é fazer da democracia cada vez mais um instrumento para melhorar a vida das pessoas. Este deve ser o nosso compromisso principal como parlamentares que representam o povo de São Paulo.

Muito obrigado a todos. (Palmas.)

Srs. Deputados, esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, agradece às autoridades e a todos que, com suas presenças, possibilitaram o êxito desta Sessão. Convido a todos que se dirijam ao Hall Monumental para as comemorações dos 170 anos da Assembléia Legislativa.

Esta Presidência convoca os Srs. Deputados para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental, informando que a Ordem do Dia será a mesma da 193a Sessão Ordinária, de 15 de dezembro de 2004. Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 16 horas e 35 minutos.

 

* * *