01 DE FEVEREIRO DE 2013

SESSÃO INAUGURAL DE INSTALAÇÃO DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 17ª LEGISLATURA

 

Presidência: BARROS MUNHOZ

 

Secretário: JOOJI HATO

 

 

RESUMO

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão.

 

002 - NATAL CALABRO NETO

Mestre de Cerimônias, registra as autoridades presentes.

 

003 - Presidente BARROS MUNHOZ

Saúda os presentes. Comunica que esta sessão tem por finalidade Instalar os Trabalhos da 3ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura e receber mensagem do Sr. Governador sobre a situação do Estado. Convida o público a ouvir, em pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Considera injustas algumas críticas sofridas pelo Poder Legislativo. Combate o desconhecimento de parte da imprensa sobre o trabalho dos Parlamentares. Discorre acerca do trabalho realizado nesta Casa. Lamenta os limites impostos pelas Constituições Federal e Estadual às Assembleias Legislativas. Declara instalados os Trabalhos da 3ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

004 - ANTONIO SALIM CURIATI

Para comunicação, destaca o trabalho realizado pelo Presidente Barros Munhoz. Saúda os presentes. Elogia o mandato do Governador Geraldo Alckmin.

 

005 - JOOJI HATO

Lê síntese da Mensagem do Sr. Governador.

 

006 - EDSON APARECIDO

Secretário-Chefe da Casa Civil, saúda os presentes. Destaca o reconhecimento do Governador Geraldo Alckmin pelos trabalhos realizados por esta Casa.

 

007 - Presidente BARROS MUNHOZ

Agradece ao 1º vice-Presidente desta Casa, Deputado Celso Giglio, por conduzir os trabalhos durante o período de recesso. Destaca a vida política do parlamentar. Lamenta o falecimento do ex-Presidente desta Casa, Luiz Carlos Santos. Faz agradecimentos gerais. Informa o cancelamento das sessões solenes, previstas para o dia 04/02, a primeira, às 10 horas, que teria a finalidade de "Comemorar os 50 Anos da Imigração Coreana no Brasil", por solicitação do Deputado Beto Trícoli; e a segunda, às 20 horas, que teria a finalidade de "Comemorar os 30 anos da Fundação do Camp-Oeste, Centro de Assistência e Motivação de Pessoas", por solicitação do Deputado Luiz Carlos Gondim. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 04/02, à hora regimental, sem ordem do dia. Lembra a realização da sessão solene de hoje, às 20 horas, com o intuito de "Comemorar o 20º aniversário de Fundação da Associação dos Policiais Militares com Deficiência". Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, senhoras e senhores, convidados e autoridades, daremos início à Sessão Inaugural de Instalação da 3ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura.

Convidamos para compor a Mesa: Exmo. Sr. Deputado Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; Exmo. Sr, Deputado Jooji Hato, 2º vice-Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; Deputado Edson Aparecido, Secretário Chefe da Casa Civil, neste ato representando o Governador do Estado, Dr. Geraldo Alckmin; Exmo. Dr. Elival da Silva Ramos, Procurador-Geral do Estado de São Paulo; Exma. Dra Eloísa Arruda, Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania; Exmo. Dr. Franco de Godói, neste ato representando o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Com a palavra o Exmo. Sr. Deputado Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados e público que nos honra com a sua presença, boa tarde.

Estamos iniciando a Sessão Inaugural da 3ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura. Composta a Mesa, esta Presidência quer agradecer a honrosa presença do Deputado Edson Aparecido, Secretário-Chefe da Casa Civil, que neste ato representa o Governador Geraldo Alckmin. Ele, que é Secretário e amigo da Casa, foi aqui Deputado e líder de Governo quando teve uma atuação brilhante neste Parlamento assim como em Brasília, onde também pontificou no Congresso Nacional, hoje é o interlocutor do Executivo com o Legislativo. É uma honra recebê-lo aqui, nobre Deputado Edson Aparecido, para representar o Governador Geraldo Alckmin.

Quero agradecer também à Dra. Eloísa Arruda, Secretária da Justiça, com quem temos tido um relacionamento fraterno na condução dos assuntos de interesse de São Paulo; Dr. Elival da Silva Ramos, Procurador-Geral do Estado de São Paulo, com quem também temos tido um relacionamento profícuo na condução dos assuntos de interesse comum do Estado, do Executivo e do Legislativo.

Quero saudar o eminente presidente do Tribunal de Contas do Estado, homem público que dignifica essa condição, entrou jovem num cargo tão importante como o de conselheiro do Tribunal de Contas e agora assume, pela quarta vez, a Presidência, sempre se havendo com uma atuação exemplar, seja como conselheiro, seja como presidente, Dr. Antonio Roque Citadini. É uma honra recebê-lo.

Desembargador Franco de Godói, amigo da Casa, companheiro de trabalho, que também tem sido interlocutor do Poder Judiciário com o Poder Legislativo, em muitas oportunidades, e que aqui representa o nosso querido Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Dr. Ivan Sartori.

Quero saudar também o Dr. Arnaldo Hossepian Salles Lima, que aqui representa o insigne Dr. Márcio Elias Rosa, Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo. Dra. Márcia, Dr. Marcelo, que trabalham na Casa Civil, são os interlocutores permanentes, que nos orientam, que resolvem as nossas dúvidas e, principalmente - vou fazer uma denúncia positiva - sempre que possível pede ao Governador para não vetar. É grande parceira da Assembleia Legislativa. Presidente da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo, Dra. Márcia Semer.

Todos os Srs. Deputados presentes, gostaria de mencionar o Deputado Adriano Diogo, Deputado Marcos Martins, Deputado José Zico Prado, Deputado Antonio Mentor, Deputado Enio Tatto, Deputada Ana do Carmo, Deputado Alencar Santana, Deputado Luiz Cláudio Marcolino, Deputado Alcides Amazonas, Deputado Luiz Moura, Deputado Olímpio Gomes, Deputado Carlos Giannazi, Deputado Itamar Borges, Deputado Antonio Salim Curiati, Deputado Alexandre da Farmácia, Deputado Samuel Moreira, Deputado Carlos Bezerra, Deputada Regina Gonçalves, Deputado Dilmo dos Santos, Deputado Edson Ferrarini, Deputado Beto Trícoli, Deputado Luiz Carlos Gondim, Deputado Marcos Zerbini, Deputado Leandro, Deputado Ramalho, Deputado Bolçone, Deputado Sebastião dos Santos, Deputado Gilmaci Santos, Deputado Milton Vieira, Deputado Estevam Galvão, Deputado Gilson de Souza, Deputado Luciano Batista, Deputado José Bittencourt, Deputado Carlão Pignatari, Deputado Francisco Campos.

Esta sessão tem por finalidade a instalação da 3ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura.

Nos termos do Art. 47, inciso X da Constituição do Estado, nesta Sessão Inaugural o Sr. Governador do Estado apresenta à Assembleia Legislativa Mensagem sobre a situação do Estado apontando as medidas de interesse do Governo.

Convidamos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Camerata da Polícia Militar, sob a regência do Subtenente Músico PM Sérgio Villas Boas.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Barros Munhoz - PSDB - Antes de simplesmente declarar aberta a 3ª Sessão Legislativa, considero conveniente e oportuno, neste momento em que o Poder Legislativo, de uma maneira geral, passa por uma onda talvez inigualável de críticas - algumas justas, corretas; outras estapafúrdias, descabidas, despropositais e, sobretudo, profundamente injustas -, dizer alguma coisa sobre o Poder Legislativo.

Por incrível que pareça, é o Poder mais ignorado por aqueles que tinham a obrigação de conhecê-lo minimamente, principalmente a grande imprensa, a grande mídia - escrita, falada e televisada. É profunda a ignorância, é quase total a ignorância da grande imprensa sobre as atividades do Parlamento. Para a grande imprensa, o deputado trabalhar significa estar em plenário, aqui, no Plenário Juscelino Kubitscheck, como se o jogador de futebol só trabalhasse nos 90 minutos do jogo de quarta-feira e nos 90 minutos de jogo de domingo. Como se não fosse trabalho os treinos de que o jogador participa, a educação física que ele pratica, as concentrações de que ele é obrigado a participar, as reuniões de que ele participa, as viagens que ele faz.

Da mesma forma, o deputado. Às vezes, este plenário está vazio, mas as comissões permanentes estão cheias, a Casa está cheia, mas foca-se o plenário vazio e insiste-se nessa absurda tese de que os deputados não estão trabalhando.

Certa feita, disse para uma repórter: “Mas eu fui lá, na sua televisão, e você não estava. Então, você não está trabalhando...” Ela disse: “Não, é que eu vim trabalhar aqui.” O deputado também! Não está aqui porque está trabalhando em outro lugar. O Deputado Ramalho, ontem, esteve em Ouroeste, fazendo uma reunião com mais de mil pessoas. Esquece-se de que fiscalizar não é só através de CPI. Aliás, a CPI, quando bem sucedida, detecta os autores das irregularidades. Portanto, cumpre o seu papel de investigação e remete para o Ministério Público tomar as providências. Quando o assunto já está no âmbito do Ministério Público, a CPI fica profundamente redundante, mas o Poder Legislativo de São Paulo faz CPIs. Além disso, há uma comissão - tínhamos quase dois mil PDLs para a Assembleia votar sobre os pareceres do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, a respeito de contratos de contas - que faz essa verificação com muito mais propriedade.

Os 94 Deputados se interarem de um assunto técnico é difícil, mas no âmbito da comissão essa análise é mais bem feita e de forma terminativa: aprova-se o parecer ou rejeita-se o parecer do Tribunal de Contas. Isso é feito diariamente e constantemente. Quem tiver a curiosidade de ler a agenda da Assembleia vai ficar impressionado, sem dúvida - a menos que seja mal intencionado -, com a quantidade de eventos que se realiza na Assembleia. Temos audiências públicas sobre quase todos os projetos de grande interesse. Nenhum projeto de grande interesse passa por esta Casa sem que haja audiência pública, e no local a que se refere o projeto. Todos os secretários de Estado, a partir de alguns anos para cá, são obrigados a comparecer à Assembleia duas vezes por ano. Eles são sabatinados e questionados. Este é o típico trabalho de fiscalização e de acompanhamento.

Gostaria de dizer agora uma frase que adotarei como slogan. Quando fui Secretário de Agricultura e candidato ao Governador, adotei o seguinte slogan: “Quem produz merece respeito.” Aqui no Brasil quem produz é tratado como bandido. Cunharei agora outro slogan: “Cobram-nos para que façamos - digo isso da imprensa em relação ao Poder Legislativo - o que somos proibidos de fazer, e reclamam dizendo que fazemos o que somos obrigados a fazer.” Ou seja, a Constituição Federal e as Constituições Estaduais castram os parlamentares da atividade parlamentar: não podemos legislar sobre quase nada. O Congresso Nacional não pode legislar sobre quase nada e não pode ter autoria de propor leis sobre quase nada. E os estaduais, menos ainda. Além do sufoco da ação do Executivo sobre o Legislativo, existe a ação do Parlamento Nacional sobre os Parlamentos Estaduais. Os 90% dos assuntos que dizem respeito à população brasileira são de competência do Congresso Nacional e não das Assembleias Legislativas - a não ser concorrentes algumas delas -, nem das Câmaras Municipais.

Faço estes esclarecimentos neste momento, aproveitando a presença de autoridades tão ilustres que nos honram neste momento, inclusive dos Srs. Deputados, para dizer que temos de ter consciência e continuarmos conscientes de que estamos cumprindo o nosso papel. E o nosso papel mais importante, eu ouso dizer, não é legislar e nem fiscalizar, mas representar o povo. Somos representantes do povo, dos prefeitos e dos vereadores das cidades onde fomos votados; dos órgãos de classe, dos sindicatos, dos Lions, dos Rotary Clubs, das Lojas Maçônicas, das associações de profissionais, dos sindicatos de trabalhadores, das suas associações, daqueles com quem temos permanentemente contato, daqueles que nos falam dos seus problemas e nos fazem defender as suas causas junto ao Executivo.

O papel mais nobre e mais gratificante do deputado é lutar pela construção de uma ponte numa determinada cidade, de uma escola em outra cidade, a instalação de um curso, de aprimorar, de propor ideias e aqui mesmo saíram muitas ideias.

Na estreita margem do que nos compete, quero dar os parabéns à Assembleia Legislativa de São Paulo. Não estou falando em causa própria porque eu, como Presidente, não posso ser autor de projeto, mas falo em nome dos parlamentares.

Que maravilha esses 30 dias, a imprensa finalmente abordando projetos que a Assembleia Legislativa produziu de autoridade, de deputados, e discutidos aqui.

Que maravilha a construção democrática. Permita-me citar um exemplo da construção democrática que redundou no projeto de lei, de autoria do Deputado Carlos Bezerra, sobre o trabalho escravo, da máxima importância no Estado e no País, que contou com a compreensão do Deputado Adriano Diogo, que tinha o projeto semelhante e que abriu mão da autoria.

Enfim, um trabalho de construção política para chegarmos a um resultado positivo.

Sei que extrapolei, mas eu precisava desabafar, precisava dizer que tenho um orgulho de ser deputado estadual de São Paulo, que tenho orgulho maior ainda de ser Presidente deste Parlamento e de estar pela quarta e última vez presidindo uma sessão de instalação de uma sessão legislativa.

Vamos em frente! As vicissitudes estão aí para serem enfrentadas e vencidas.

O bom, minha gente, é que a gente apanha. Batem na gente. A gente sofre, mas a gente luta e vence. Oitenta e dois por cento foi o índice de reeleição dos deputados estaduais de São Paulo. Será que é porque o povo é burro? Não. Nós somos democratas e não achamos que o povo é inteligente quando ganhamos a eleição e que o povo é burro quando perdemos. Sabemos que o nosso povo é sábio, sabemos que os deputados trabalham e é por isso que o seu trabalho é reconhecido.

Dito isto, quero pedir a todos que se postem de pé para que eu possa declarar instalados os trabalhos legislativos:

“Sras. Deputadas e Srs. Deputados, esta Presidência declara instalados os trabalhos do Legislativo da 3ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura do Estado de São Paulo.”

Teremos, neste momento, a entrega da Mensagem do Sr. Governador pelo Exmo. Sr. Secretário da Casa Civil, Deputado Edson Aparecido, a este Presidente. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da Mensagem.

 

* * *

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PP - Sr. Presidente, nesta oportunidade, não poderia ficar indiferente. Estou nesta Casa desde 1965 e vejo em V. Exa. um homem batalhador, um homem que oferece o melhor do seu esforço para que atenda todos os problemas da comunidade.

Hoje é um dia feliz para mim. Não quero me alongar e vou ser breve.

Sr. Presidente, V. Exa. está de parabéns. Acho que temos que divulgar essa manifestação de V. Excelência, magnífico Presidente desta Casa. V. Exa. merece nosso respeito e de mim, especialmente, a grande consideração.

Quero nesta oportunidade, Sr. Presidente, cumprimentar as autoridades presentes e as representadas numa homenagem desta Casa pela satisfação de tê-las aqui. Aos nobres Srs. e Sras. Deputadas e funcionários o meu desejo de muita sorte e felicidades.

Sr. Presidente, conheci muitos governadores e tenho observado que o Governador Geraldo Alckmin tem efetivamente trabalhado desde o início da sua eleição, está produzindo e hoje quero apresentar a V. Exa., Sr. Presidente, um voto de louvor, um voto de entusiasmo pela magnífica Mensagem enviada à Assembleia Legislativa.

Nobre Secretário Edson Aparecido, Chefe da Casa Civil, leve ao Sr. Governador o nosso agradecimento, as nossas felicitações. Tenho certeza de que o resultado será cada vez melhor. Parabéns. Esta Casa está honrada com a presença de Vossa Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Muito obrigado, Deputado Antonio Salim Curiati.

Recebida a Mensagem do Sr. Governador do Estado das mãos do insigne Secretário Edson Aparecido, esta Presidência solicita ao 2º vice-Presidente da Casa Deputado Jooji Hato que faça a leitura da resenha da Mensagem.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Sr. Presidente Deputado Barros Munhoz, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, atento ao dispositivo constitucional que assim determina, bem como ao compromisso ético com a transparência dos atos públicos, tenho a honra de encaminhar a esse Egrégio Parlamento o relatório anual das atividades desenvolvidas pelo Poder Executivo, no exercício findo, do qual esta mensagem é uma breve síntese. Significativos avanços foram conquistados em benefício do povo e do desenvolvimento paulistas, muitos dos quais pela atuação respeitosa e cooperativa entre essa Nobre Assembleia Legislativa e o Governo do Estado.

Em 2012, a educação continuou a ser uma de nossas prioridades. As dimensões da rede de ensino estadual, que envolve mais de 4 milhões de estudantes e de 5 mil escolas, trazem grandes desafios, em termos de infraestrutura física, recursos humanos, novas iniciativas pedagógicas, entre outros. Para promover a adequação dos quadros funcionais, naquele exercício foram providos 296 cargos executivos para a gestão de recursos na administração central da Secretaria da Educação e em Diretorias de Ensino, e 10.111 cargos de agente de organização escolar, além dos 14.500 novos docentes efetivos que entraram no exercício das suas funções. A estes se somaram mais 11.400, nomeados em janeiro de 2013.

No que respeita aos anos iniciais do Ensino Fundamental, aprofundaram-se as ações do Programa Ler e Escrever, hoje presente em 1.872 escolas das redes estadual e municipal, em 407 municípios. Para os mesmos anos, foi desenvolvido o Projeto de Educação Matemática, que contemplou mais de 587 mil alunos.

Os Centros de Ensino de Línguas passaram dos 106 existentes, em 2010, para os 221 atuais, nos quais mais de 65 mil alunos têm acesso a aulas de sete idiomas diferentes, inclusive de Mandarim, que passou a ser oferecido na capital e em sete cidades do interior. O ensino de idiomas contou também com um curso on-line, ministrado pela Evesp - Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo, o qual formou 10.586 alunos do Ensino Médio regular e do EJA - Educação Para Jovens e Adultos.

O Estado investiu mais de R$ 126 milhões na construção de escolas novas e em ampliações, criando mais de 40 mil vagas. Outros R$ 323 milhões foram investidos em reformas e manutenção.

O Ensino Técnico teve um acréscimo de 4.600 vagas e de mais sete Etecs em: Ibaté, Peruíbe, duas na capital (Luz e Vila Maria), além de uma segunda unidade em Itapetininga e em Santana do Parnaíba, e de uma terceira em Sorocaba. Já as Fatecs ganharam mais 2.145 vagas e três unidades: Jacareí, Pompeia e São Roque, que inicia suas atividades no próximo mês. O Centro Paula Souza implantou também 25 novas classes descentralizadas, beneficiando 7 mil alunos.

De se destacar que parceira entre o Centro Paula Souza, a FAT - Fundação de Apoio à Tecnologia e a Fundação Casa propiciou formação profissional em nove áreas a 7.600 adolescentes que se encontravam no cumprimento de medidas socioeducativas. A Fundação Casa, aliás, em parceria com a Prefeitura do Guarujá, construiu um centro de atendimento inicial e provisório no município. Foram também iniciadas a construção de outros 11 centros socioeducativos: Bom Retiro, na capital, Ribeirão Preto, Campinas, Santos, Bauru, Itapecerica da Serra, Diadema, além de duas unidades em Limeira e em Santo André, totalizando 635 novas vagas. Registre-se que, a partir do início do processo de descentralização, a Fundação Casa conseguiu reduzir o índice de reincidência de 29%, em 2005, para 13,5%, em 2012.

O acesso à cultura é também um relevante fator na formação das pessoas. A importância que lhe conferem os paulistas pode ser medida pelos mais de 2,6 milhões de visitantes que os 18 museus sob responsabilidade da Secretaria da Cultura receberam em 2012 - um público 12% superior ao do ano anterior. Ela pode ser dimensionada, igualmente, pelo sucesso que as Fábricas de Cultura têm alcançado junto à população. Das sete unidades já implantadas, quatro o foram em 2012: Jardim São Luís, Vila Nova Cachoeirinha, Belém e Capão Redondo.

Da mesma forma, o esporte. Daí as várias iniciativas tomadas para estimular a sua prática. É o caso, por exemplo, do Programa “Centros de Excelência”, que dos oito núcleos esportivos existentes, em 2010, passou para 17 núcleos em funcionamento, no ano de 2012, possibilitando atender jovens atletas em 14 municípios do estado. As modalidades paraolímpicas foram alvo de particular atenção, por parte do Governo do Estado, com a criação do Time São Paulo Paraolímpico, em parceria com o Comitê Paraolímpico Brasileiro. Integrada por 35 atletas especialmente treinados, a equipe foi responsável por 60% das medalhas conquistadas pelo Brasil nos Jogos Paraolímpicos de 2012, realizados em Londres.

O Estado de São Paulo conta, atualmente, com uma rede socioassistencial de Proteção Social Básica composta por 2.764 executores, públicos e privados, que atendem 6,7 milhões de usuários, entre famílias, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Em 2012, foram destinados R$ 83,4 milhões para as entidades que atuam nessa área e para os municípios. Já a Proteção Social Especial, que é voltada a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, recebeu recursos da ordem de R$ 67,7 milhões. Por sua vez, ao Programa Renda Cidadã foram destinados R$ 190,1 milhões e ao Programa Ação Jovem, R$ 99 milhões. Ainda no âmbito social, mais seis restaurantes “Bom Prato” foram inaugurados: Paraisópolis e Perus, em São Paulo, Santos-Zona Noroeste, Itaquaquecetuba, Suzano e Rio Claro.

O Governo Estadual possui 88 hospitais com cerca de 16 mil leitos de internação e 2,6 mil leitos complementares, que realizaram 710 mil internações e 265 mil cirurgias, em 2012. Dispõe, ainda, de Ambulatórios Médicos de Especialidades – AMEs, entre outros equipamentos. Na preocupação de ampliar o acesso e o atendimento à saúde da população, o Estado tem atuado no sentido de apoiar as entidades filantrópicas e os municípios parceiros no SUS. Em 2012, foram-lhes repassados R$ 916 milhões, sendo R$ 611,1 milhões para as filantrópicas e R$ 304,8 milhões para os municípios, aqui incluídos os programas de auxílio à atenção básica em saúde e de assistência farmacêutica. Foram investidos, ainda, R$ 19 milhões na compra de 155 ambulâncias e 73 veículos de transporte de pacientes, para serem repassados aos municípios.

Ao mesmo tempo, a rede estadual de hospitais e ambulatórios recebeu R$ 54,3 milhões, para manutenção, e R$ 83,1 milhões, para obras nos Hospitais Pérola Byington, Heliópolis, Porto Primavera e de Botucatu, entre outros. O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP também foi contemplado com R$ 29,3 milhões, sendo R$ 23,5 milhões do Tesouro do Estado e R$ 5,8 milhões do Convênio Fundo a Fundo para o Instituto do Coração. Em consequência, reformou o Banco de Multitecidos, modernizou a Divisão de Cirurgia do Aparelho Digestivo do Instituto Central e o Centro de Medicina Nuclear, entre outros setores.

Conquistas muito significativas foram a implantação dos AMEs de Fernandópolis, São João da Boa Vista, Taboão da Serra, Jundiaí, Catanduva e Mogi das Cruzes, totalizando o investimento de R$ 36,9 milhões, bem como, a inauguração das unidades da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, também em Fernandópolis, Mogi-Mirim e São José do Rio Preto.

Um marco histórico foi obtido pelo Programa Dose Certa, em outubro de 2012, quando atingiu 20 bilhões de unidades farmacêuticas distribuídas gratuitamente para a população paulista.

Por envolver relações urbanas, ambientais, econômicas e sociais, o equacionamento da questão habitacional configura-se como um dos mais complexos desafios para as políticas públicas. Entre os instrumentos que o Governo do Estado possui para enfrentá-lo, estão a CDHU e a Agência Paulista de Habitação Social – Casa Paulista. Consideradas conjuntamente, em 2012, sua atuação resultou em 52.049 mil atendimentos, entre os quais, 11.565 unidades habitacionais entregues, 14.773 unidades contratadas no âmbito da parceria Casa Paulista/Minha Casa Minha Vida, 8.300 unidades aptas a serem contratadas dentro do mesmo programa e 13.806 auxílios-moradia concedidos. Ao término do exercício, mais de 35,3 mil unidades habitacionais estavam em execução pela CDHU.

A regularização fundiária de núcleos habitacionais de interesse social recebe orientação e apoio técnico e administrativo pelo Programa Cidade Legal. Os resultados do ano apontam 203 núcleos municipais regularizados, o que representa o total de 37.669 famílias beneficiadas e o investimento de R$ 21,6 milhões. De outro lado, 93 empreendimentos, compreendendo 11.053 unidades habitacionais, obtiveram sua regularização, com as devidas averbações.

Em paralelo, deu-se continuidade à articulação de recursos federais e estaduais, com vistas à intervenção em favelas e assentamentos precários. A parceria atende mais de 30 mil famílias, nos municípios de Guarulhos, Santo André, Cubatão, Santos, Bertioga, São Vicente, Hortolândia, Sumaré, Ribeirão Preto e São Paulo (Paraisópolis, Jardim Pantanal, Chácara Bela Vista e área central da capital). Foi dada continuidade, também, à parceria com a Caixa Econômica Federal, para viabilização de aportes e atendimentos habitacionais em apoio a programas federais, com destaque para o Programa Minha Casa Minha Vida.

No objetivo de prestar serviços com qualidade e rapidez, o Governo do Estado vem desenvolvendo o Programa Poupatempo, que hoje possui 32 unidades em funcionamento no Estado, uma delas, a da Lapa, na capital, entregue em abril de 2012. Em janeiro último, foi inaugurada outra em Suzano. O padrão Poupatempo foi estendido, também, ao Novo Detran, que, no mesmo ano, foi implantado em Limeira, Guarulhos, Cajamar, Miracatu e Indaiatuba.

Com 12 anos de existência e mais de 2,5 milhões de usuários cadastrados, o Programa Acessa São Paulo abriu 52 postos, em 2012. No mesmo ano, iniciou a implantação dos projetos Acessa Sem Fio e Acessa Rural.

Também na esfera da cidadania, e para favorecer o acesso e o funcionamento da justiça, foram inaugurados: os novos fóruns de São José dos Campos e Botucatu, a ampliação do de Araraquara, e a reforma dos de Leme e de Agudos, que também foi ampliado.

A luta pela segurança pública e o combate à violência são focos de permanente atenção do Governo Paulista. Para tanto, ele se utiliza de quadros profissionais qualificados, equipamentos e tecnologia de ponta, além de inteligência policial. Em 2012, a Polícia Militar do Estado de São Paulo recebeu investimentos de R$ 131,7 milhões, em armamentos, munição e viaturas. Investimentos da mesma natureza, para a Polícia Civil, superaram R$ 61,8 milhões, enquanto a Polícia Técnico-Científica recebeu R$ 7 milhões, em equipamentos.

Com relação a sistemas e tecnologia, os investimentos para a Polícia Militar foram de cerca de R$ 67 milhões, na aquisição, entre o mais, de: centrais privadas de comutação telefônica, equipamentos para videomonitoramento urbano, estações de rádiobase com controle inteligente em UHF e transceptores digitais fixos, móveis e portáteis. Já para Polícia Civil foram investidos R$ 35 milhões, na compra de 135 repetidoras digitais e 4.773 rádios transceptores, entre fixos e móveis.

No que respeita aos recursos humanos, em 2012, foram empossados, no Palácio dos Bandeirantes, 335 Delegados de 3ª classe e 289 Agentes de Telecomunicações da Polícia Civil. Noventa novos Fotógrafos Técnico-Periciais, 278 Escrivães e 576 Investigadores de Polícia, devidamente nomeados, passaram a exercer suas funções. Na Polícia Militar foram incorporados mais 1.891 novos soldados de 2ª classe.

Dois avanços muito expressivos foram feitos, com o acolhimento, por esse Eminente Colegiado, das proposituras do Executivo que se converteram na Emenda Constitucional nº 35/12 e na Lei Complementar nº 1.188/12. A primeira definiu a carreira de Delegado de Polícia como atribuição essencial à função jurisdicional do Estado e à defesa da ordem jurídica. A segunda, incluiu – como uma das exceções à proibição do exercício de atividade remunerada, por Policiais Militares - a atividade decorrente de convênio firmado entre o Estado e os municípios para a gestão associada de serviços públicos, cuja execução possa ser atribuída, mediante delegação municipal, à Polícia Militar.

A intensificação da atuação policial repercute diretamente no crescimento da população prisional. Para enfrentar o problema de vagas, em 2012, foram concluídas três novas unidades prisionais, totalizando 2.304 vagas, a saber: os Centros de Detenção Provisória de Taiúva e de Pontal e a Penitenciária Feminina de Pirajuí. Estão em execução outras 15 unidades, que gerarão 12.080 vagas.

Parceria firmada com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo permitiu a realização de 2.495 teleaudiências, possibilitando a aceleração do julgamento dos processos e a eliminação dos riscos de fuga e resgate.

Uma das chaves do desenvolvimento é a energia. Daí o Governo de São Paulo ter lançado o Plano Paulista de Energia, incentivando a ampliação da sua oferta junto ao maior centro de carga do País. O Plano oferece um conjunto de diretrizes para o decênio 2011-2020, enfatizando a substituição de energéticos fósseis por outros renováveis. Neste contexto, foi elaborado o Atlas Eólico do Estado de São Paulo.

Os recursos hídricos paulistas são um verdadeiro patrimônio do Estado. Entre os instrumentos empregados para protegê-los, recuperá-los e conservá-los está o Fehidro, pelo qual, em 2012, foram firmados 221 contatos com prefeituras, órgãos do Estado e da sociedade civil, totalizando R$ 45,9 milhões.

Empenhar-se na universalização do saneamento, nos municípios atendidos pela Sabesp, é a razão dos grandes investimentos que estão sendo feitos em obras desta área. Entre as principais concluídas, em 2012, estão o reservatório e a elevatória da Estação de Tratamento de Água (ETA) Baixo Cotia, na Grande São Paulo; o Sistema Produtor Mambu-Branco e a ETA e as adutoras de água tratada de Itanhaém; os 28 km de adutoras de água tratada, em São Vicente, e os 12,7 km, em Mongaguá, no litoral; a nova ETA de Itatiba e o Sistema de Abastecimento de Água de Campo Limpo Paulista. Relativamente ao esgotamento sanitário, destaquem-se o Coletor Tronco Ipiranga, na capital, bem como os 275,1 km de redes coletoras, as 27.630 ligações domiciliares, as 21 Estações Elevatórias e os 19,4 km de linhas de recalque, dentro do Programa Onda Limpa, em Peruíbe.

Os municípios não atendidos pela Sabesp também recebem a atenção do Governo Estadual, por meio do Programa Água Limpa. Tem ele o objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos, preferencialmente por lagoas de estabilização, em municípios de até 50 mil habitantes. Este ano, 19 sistemas foram concluídos, beneficiando diretamente 310 mil pessoas. Obras em outros 22 municípios estão em execução.

São Paulo se orgulha de ter 19 entre as 20 melhores estradas do Brasil. São rodovias pedagiadas e administradas por concessionárias reguladas e fiscalizadas pela Artesp. Em 2012, um novo avanço foi feito, com a abertura do mercado de pagamento eletrônico de pedágio para a entrada de novas operadoras do serviço. A medida incentivou a concorrência e levou à redução de até 67%, no custo do serviço.

As concessionárias concluíram 97 obras em 2012, em conformidade com os cronogramas e com as atribuições dos respectivos contratos. Foram obras de execução, implantação, ampliação e conservação de vias marginais, retornos operacionais, ampliação de obras de arte especiais, implantação de passarelas, recapeamento, pavimentação, postos de serviço de ajuda aos usuários, duplicações, faixas adicionais, acostamentos, implantação de trevos, intersecções e postos de pesagem, que receberam investimentos de R$ 617 milhões.

Entre as principais obras entregues estão: SP-360 - Duplicação de 1,8 km do km 81+550 ao km 83+350 - Itatiba; SP-342 - Duplicação do km 226+000 ao km 229+000 - São João da Boa Vista; SP-258 - Contorno de Taquarivaí km 262+000 ao km 264+800 - Taquarivaí; SP-330 - Implantação de Viaduto Transposição da SP-330 - km 309+000 - Av. Henry Nestlé. Mais 253 obras estão em curso, com investimento previsto de R$ 4,72 bilhões, além de outras 160 iniciadas em 2012, com previsão de R$ 1,17 bilhão de investimento.

Por sua vez, até novembro de 2012, o DER investiu R$ 666,2 milhões na pavimentação/duplicação/recuperação de 523,47 km de rodovias estaduais, em 490,67 km da rede vicinal, e em 104,52 km de Patrulha Rodoviária, bem assim na reforma de 27 terminais rodoviários. De se considerar, também, os 689 km de serviços de recuperação e conservação de estradas rurais, executados no âmbito do Programa Melhor Caminho.

Obra viária da maior relevância, em especial para a Zona Leste de São Paulo, foi entregue em novembro passado: a 3ª fase do Complexo Viário Jacu-Pêssego.

São Paulo passa, também, por uma intensa expansão dos transportes de massa. No caso do Metrô, quatro grandes empreendimentos estão em obras, simultaneamente: a segunda fase da Linha 4 Amarela (Taboão da Serra - Luz); o prolongamento, em mais 11,5 km, da Linha 5 Lilás (Trecho Capão Redondo - Chácara Klabin); e a implantação, em monotrilho, das Linhas 15 Prata (Ipiranga - Hospital Cidade Tiradentes) e 17 Ouro (Jabaquara - São Paulo -Morumbi).

Na segunda fase da Linha 3, estão sendo feitas, entre outras, obras de complementação nas estações São Paulo - Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis - Mackenzie, além do Pátio Vila Sônia. Na Linha 5, estão em andamento obras nos trechos Largo Treze - Adolfo Pinheiro e Adolfo Pinheiro - Chácara Klabin, e no Pátio Guido Caloi, iniciadas em dezembro. Também em 2012, foram iniciadas as obras do 1º trecho de vias entre as estações Vila Paulista - Congonhas e Estação Morumbi, da Linha 9 da CPTM.

Nesta companhia, prosseguiram as obras de reconstrução das estações Franco da Rocha, Jaraguá e Francisco Morato (Linha 7); Domingos de Moraes (Linha 8); Osasco (Linha - 9); Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá (Linha 11); e São Miguel Paulista (Linha 12), além das de implantação de uma nova estação, em Vila Aurora (Linha 7). As novas edificações contam com escadas rolantes, itens de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, como elevadores, piso e rota táteis, comunicação em Braille, entre outros.

De seu lado, a EMTU deu prosseguimento às obras de modernização da rede de trólebus do Corredor Metropolitano ABD, com a instalação e reforma de mais 14 subestações. No Corredor Metropolitano Guarulhos - Tucuruvi, inaugurou os terminais Taboão e Cecap e no Corredor Metropolitano Itapevi - Butantã executou obras das estações de transferência Itapevi e Jandira, além do trecho de 5 km entre ambas.

Iniciativa de amplo alcance social foi a implantação do Bilhete de Ônibus Metropolitano – Bom, com o objetivo de possibilitar a integração de pagamento no transporte metroferroviário na Região Metropolitana de São Paulo Em dezembro, teve início a expansão gradativa do seu uso, inicialmente restrito à estação Palmeiras-Barra Funda.

Tendo em vista o processo de conurbação pelo qual vem passando nosso Estado, nas últimas décadas, o Governo de São Paulo tem se empenhado em facilitar e estimular o planejamento integrado das unidades regionais paulistas, a cooperação entre os diferentes níveis e órgãos de governo, visando a utilização racional do território, seus recursos naturais e culturais, em benefício do bem estar da população. Nesse sentido, propôs e recebeu o apoio desse Ilustre Colegiado, em 2012, para a institucionalização da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e da Aglomeração Urbana de Piracicaba.

A expansão urbana, por outro lado, torna ainda mais urgente a proteção do meio ambiente, pelo que, em 2012, foram criados o Parque Estadual Nascente do Paranapanema, com mais de 22 mil hectares, e o Mosaico de Unidades de Conservação de Paranapiacapa - um dos principais corredores de Mata Atlântica do Brasil, com 220 mil hectares, em região associada a dezenas de cavernas de alta importância para a conservação da geobiodiversidade.

O ano de 2012 foi importante também para a consolidação do Programa Município Verde Azul, que teve 133 municípios certificados, de um total de 370 inscritos. Verificou-se, então, entre o mais, que 25% dos municípios aumentaram as ações referentes ao abastecimento de água, 46% melhoraram seus sistemas de coleta e tratamento de esgoto, 39,30% já implantaram o Projeto de Recuperação de Mata Ciliar.

Agricultura produtiva e forte há muito é uma das marcas de São Paulo, merecendo, portanto, o apoio do Governo do Estado. Neste sentido, em 2012, os Programas Pró Implemento e Pró Trator, de financiamento para a modernização da agricultura, com juros iguais a zero, tiveram o prazo de pagamento dilatado de 5 para 6 anos. No Pró Trator foram incluídos novos modelos de tratores, inclusive cabinados; já no Pró Implemento o teto de financiamento foi elevado de R$ 35 mil para R$ 150 mil. Quanto à subvenção do prêmio de seguro do agronegócio paulista, foram concedidas, aproximadamente, 10 mil subvenções e pagos cerca de R$ 20 milhões.

Para estimular o empreendedorismo e, com ele, a geração de emprego e renda, o Governo de São desenvolve várias iniciativas. Assim, a Escola do Empreendedor Paulista, com cursos gratuitos, na modalidade de educação à distância e utilização de material impresso, videoaulas e internet. Oferecido a partir de agosto de 2012, ele recebeu mais de 8 mil matrículas. Da mesma forma, o Banco do Povo Paulista, que, no exercício findo, implantou mais 25 unidades, realizou mais de 36 mil operações, financiando um valor superior a R$ 190 milhões. No mesmo período, o Banco atingiu R$ 1 bilhão de financiamentos efetuados desde a sua criação.

A qualificação profissional é um requisito básico do moderno mundo do trabalho. Daí programas estaduais como o PEQ - Programa de Qualificação Profissional, com 8.200 vagas em 47 municípios, e o Via Rápida Emprego, ambos com cursos presenciais gratuitos, voltados, prioritariamente, a trabalhadores desempregados. O Via Rápida qualificou 42.617 trabalhadores em cerca de 480 municípios paulistas. Em fevereiro de 2012, foi implementado o Programa EJA Mundo do Trabalho, que oferece educação a jovens e adultos que finalizaram o Ensino Fundamental - Ciclo I, mas que não puderam prosseguir nos estudos. Executado em parceria com as prefeituras, os materiais - produzidos em múltiplas mídias, para uso em sala de aula -, acompanham o perfil socioeconômico da região e versam sobre temas relevantes ao estudante trabalhador. O Programa beneficiou 3 mil alunos, no primeiro semestre, e 7 mil, no segundo.

Entre os destaques, no campo do conhecimento, mencione-se a destinação, pela Fapesp, de mais de R$ 1 bilhão para bolsas e projetos de pesquisa - um montante 8,6% maior do que o do ano anterior. De outro lado, tiveram início as atividades da USP, em Santos, com o curso de graduação em Engenharia de Petróleo. Em paralelo, por Lei Complementar, foi autorizada a implantação, pela Unesp, de 11 cursos de graduação em engenharia, dos quais três começaram em 2012. Totalizando 440 vagas, os cursos funcionarão em nove cidades paulistas – dois deles, no novo campus de São João da Boa Vista. No mesmo exercício, por autorização desse Egrégio Parlamento, a Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo foi instituída como fundação.

Com seu ilustre apoio, também, vários PLCs, originários do Executivo e relativos aos servidores, foram convertidos em Lei Complementar, entre as quais: a que instituiu o Regime de Dedicação Plena e Integral e a gratificação correspondente aos integrantes do Quadro do Magistério em exercício nas Escolas Estaduais de Ensino Médio de Período Integral; a que promoveu a reclassificação salarial do quadro docente do Centro Paula Souza, beneficiando servidores ativos, inativos e pensionistas; a que reclassificou os vencimentos de carreiras, como as de Pesquisador Científico e Assistente Técnico de Pesquisa Científica; a que concedeu abono complementar aos servidores (Piso Salarial); a que promoveu a reclassificação dos vencimentos e salários dos integrantes das classes de Engenheiro, Arquiteto, Agrônomo e Assistente Agropecuário, para os anos de 2011, 2012 e 2013.

São Paulo tem o destino do desenvolvimento e o seu povo, a vocação do trabalho. A soma desses dois fatores, mais a união das forças sociais e políticas do Estado são o fiel de um futuro de progresso e bem estar para todos os paulistas. Temos a certeza de que, no que lhes couber, a Ilustre Assembleia Legislativa e o Governo do Estado de São Paulo caminharão sempre juntos para concretizá-lo.

Palácio dos Bandeirantes, 1 de fevereiro de 2013

Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Srs. Deputados e Sras. Deputadas, tem a palavra o nobre Deputado Edson Aparecido, Secretário da Casa Civil, representando o Governador Geraldo Alckmin.

 

O SR. EDSON APARECIDO - Boa tarde a todos, gostaria de cumprimentar inicialmente o nosso Presidente, Deputado Barros Munhoz, e reiterar a imensa admiração do Poder Executivo do Estado de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo, pelo brilhante trabalho realizado por esta Casa nestes dois últimos anos. Matérias de iniciativa do Governo do Estado ou dos Senhores e Senhoras Deputadas e de enorme relevância à sociedade paulista, ao povo de São Paulo, foram debatidas e aprovadas.

Cumprimento o nobre Deputado Barros Munhoz pelo excelente trabalho que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo tem produzido para todo o povo paulista. Gostaria também de cumprimentar os Secretários, Dra. Eloisa que nos acompanha e o Dr. Elival, Procurador-Geral do Estado; o Presidente do Tribunal de Contas, Antonio Roque Citadini; e a todos os deputados e deputadas na figura dos Deputados Samuel Moreira, líder do Governo nesta Casa, e Enio Tatto, líder da Minoria nesta Casa.

Sr. Presidente, neste período em que iniciamos os trabalhos teremos matérias de enorme relevância que serão apreciadas por este Poder, não só a Mensagem enviada pelo Governador Geraldo Alckmin, mas matérias, projetos de lei que já se encontram nesta Casa e que versam sobre empréstimos internacionais, que regulamentam o funcionamento e a instalação das PPPs, um importante programa do Governo do Estado de São Paulo, matérias de todas as áreas que aqui já se encontram e outras que para cá virão.

De qualquer maneira quero reafirmar o compromisso do Governador Geraldo Alckmin, do seu governo, em manter permanentemente todos os canais de contato, de debate com a Assembleia Legislativa a todo o momento em que esta Casa requisitar a presença de membros do Governo para que possam debater com os Srs. Deputados, com a sociedade de São Paulo. Sempre que forem solicitados estes membros estarão aqui, e mais do que isso, poderão debater com os Srs. Deputados as iniciativas que surgirem por parte da Assembleia Legislativa.

Mais uma vez reafirmo o nosso imenso reconhecimento, o reconhecimento do Governador Geraldo Alckmin, do Governo do Estado de São Paulo, pelo trabalho produzido pela Assembleia Legislativa, sobretudo o período que esteve sob a sua presidência. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência faz questão de registrar o agradecimento ao nobre 1º Vice-Presidente da Casa, Deputado Celso Giglio, que durante a ausência do Presidente conduziu a Casa, embora ela, em recesso, mas funcionando como sempre, e conduziu da forma como sempre ele conduziu tudo, os órgãos que estiveram sob a sua direção: com honestidade, com competência, com dedicação e eficiência.

O Deputado Celso Giglio merece todo o nosso respeito, a nossa consideração, o nosso apreço. Eu particularmente o conheço de longa data. Fui colega dele nesta Assembleia, na legislatura de 1991 a 95. Acompanhei as suas gestões à frente da prefeitura de Osasco, e tenho na sua companhia, aqui, no meu 1º Vice-Presidente, um apoio constante, uma solidariedade constante, um aconselhamento constante, que muito tem me ajudado na minha caminhada.

Registro os agradecimentos do Presidente da Casa, os agradecimentos pessoais meus ao nobre e querido Deputado Celso Giglio.

Srs. Deputados, Sras. Deputadas, esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, quero agradecer a todas as autoridades presentes e a todos que com suas presenças possibilitaram o seu êxito.

Esta Presidência lembra a Sessão Solene a ser realizada hoje, às 20 horas, com a finalidade de comemorar o 20º aniversário de fundação da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo, e cancela as Sessões Solenes convocadas para o próximo dia 04 de fevereiro.

Registra também esta Presidência, com muito pesar, o falecimento e o sepultamento, hoje, do ex-Presidente desta Casa, ex-Vereador de São Paulo, ex-Deputado estadual, ex-Secretário de Energia e Negócios Metropolitanos e de Habitação, ex-Ministro de Coordenação Política, ex-Presidente de Furnas, ex-Deputado Federal, Luiz Carlos Santos, uma grande perda para a política de São Paulo e do Brasil. Foi velado aqui, na Assembleia Legislativa, e daqui o seu corpo saiu para ser sepultado. Levou a nossa gratidão e o nosso reconhecimento por tudo o que fez, por tudo o que deixou como exemplo de um político extraordinário, acima de tudo conciliador, bem-humorado, trabalhador e extremamente habilidoso.

Por fim, esta Presidência convoca V.Exas. para a Sessão Ordinária de segunda-feira, à hora regimental, sem Ordem do Dia.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 15 horas e 58 minutos.

 

* * *