15 DE MARÇO DE 2001

SESSÃO PREPARATÓRIA PARA ELEIÇÃO DA MESA

 

Presidência: VANDERLEI MACRIS, SIDNEY BERALDO e WALTER FELDMAN

 

Secretários: ROBERTO GOUVEIA, PASCHOAL THOMEU, ALDO DEMARCHI, RODRIGO GARCIA, LUIZ GONZAGA VIEIRA, ROQUE BARBIERE, HAMILTON PEREIRA, GERALDO VINHOLI, ZUZA ABDUL MASSIH, DORIVAL BRAGA, JOSÉ REZENDE, WILLIANS RAFAEL, DUARTE NOGUEIRA, TEREZINHA DA PAULINA, PEDRO YVES, EDSON GOMES, JOSÉ AUGUSTO e CÂNDIDO VACAREZZA

 

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 15/03/2001 - Sessão 1ª S. PREPARATÓRIA P/ ELEIÇÃO MESA Publ. DOE:

Presidente: VANDERLEI MACRIS/SIDNEY BERALDO/WALTER FELDMAN

 

SESSÃO PREPARATÓRIA PARA ELEIÇÃO DA MESA

001 - Presidente VANDERLEI MACRIS

Abre a sessão. Comunica que se procederá à eleição dos membros da Mesa e de seus substitutos para o biênio 2001/2003, de acordo com o regimento, cujos artigos 5º, 6º e 7º lê.

 

002 - MARIA DO CARMO PIUNTI

Cumprimenta o Presidente Vanderlei Macris pelo trabalho à frente da Assembléia.

 

003 - Presidente VANDERLEI MACRIS

Solicita ao Sr.  1º Secretário que inicie o processo de votação, com a chamada dos Srs. Deputados.

 

004 - ROBERTO GOUVEIA

Faz a chamada dos Srs. Deputados para a 1ª chamada de votação para o cargo de Presidente.

 

005 - SIDNEY BERALDO

Assume a Presidência.

 

006 - Presidente VANDERLEI MACRIS

Assume a Presidência. Anuncia o resultado da votação, proclama eleito Presidente o Deputado Walter Feldman e convida-o a assumir a direção dos trabalhos.

 

007 - DONISETE BRAGA

Reafirma os 14 votos da bancada do PT.

 

008 - Presidente VANDERLEI MACRIS

Faz um resumo dos trabalhos legislativos durante sua gestão. Agradece aos Deputados e funcionários pelo apoio recebido.

 

009 - WALTER FELDMAN

Expressa agradecimentos por lhe ter sido confiada a Presidência da Alesp. Discorre sobre seus objetivos e os princípios que nortearão seu trabalho.

 

010 - Presidente VANDERLEI MACRIS

Expressa seus votos de sucesso ao novo Presidente.

 

011 - WALTER FELDMAN

Assume a Presidência. Anuncia a votação para o cargo de 1º Secretário.

 

012 - SIDNEY BERALDO

Assume a Presidência. Anuncia o resultado da votação e proclama eleito 1º Secretário o Sr. Deputado Hamilton Pereira, a quem convida para assumir o cargo. Determina que o Sr. 1º Secretário proceda à chamada para eleição do 2º Secretário.

 

013 - HAMILTON PEREIRA

Agradece o apoio de seu pares.

 

014 - Presidente WALTER FELDMAN

Assume a Presidência. Informa o resultado da apuração dos votos e proclama eleito 2º Secretário o Sr. Deputado Dorival Braga, a quem convida para assumir o cargo.

 

015 - DORIVAL BRAGA

Agradece o apoio de seus pares.

 

016 - Presidente WALTER FELDMAN

Passa ao processo de eleição do 1º vice-Presidente. Informa o resultado da apuração dos votos e proclama o Sr. Deputado Celino Cardoso 1º vice-Presidente.

 

017 - CELINO CARDOSO

Agradece o apoio de seus pares.

 

018 - Presidente WALTER FELDMAN

Passa à eleição do 2º vice-Presidente. Proclama o Sr. Deputado Edmir Chedid 2º vice-Presidente.

 

019 - EDMIR CHEDID

Agradece o apoio de seus pares.

 

020 - Presidente WALTER FELDMAN

Dá início à eleição do 3º Secretário. Anuncia a eleição do Sr. Deputado Roberto Morais para o cargo de 3º Secretário.

 

021 - ROBERTO MORAIS

Agradece o apoio de seus pares.

 

022 - Presidente WALTER FELDMAN

Passa à eleição do 4º Secretário. Proclama o Sr. Deputado Gilberto Nascimento 4º Secretário.

 

023 - GILBERTO NASCIMENTO

Agradece o apoio de seus pares.

 

024 - Presidente WALTER FELDMAN

Reitera seus agradecimentos por sua eleição. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 16/03, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VANDERLEI MACRIS - PSDB - Sras. e Srs. Deputados, vamos proceder à eleição dos membros da Mesa da Assembléia Legislativa de São Paulo, assim como de seus substitutos. A matéria está, regimentalmente, nos artigos 5º, 6º e 7º, que passo a ler neste momento:

“Art. 5º - A eleição dos membros da Mesa e dos substitutos, bem como o preenchimento de qualquer vaga, será feita por maioria absoluta de votos.

Parágrafo único - Não sendo obtida maioria absoluta por qualquer dos candidatos, será eleito, em segundo escrutínio, por maioria relativa, um dos mais votados no primeiro. Em caso de empate, considerar-se-á eleito o mais idoso. Proclamada e empossada a Mesa pelo Presidente, encerrar-se-á a sessão.

Art. 6º - A eleição dos membros da Mesa, ou o preenchimento de qualquer vaga, far-se-á por escrutínio secreto, observadas as seguintes exigências e formalidades:

I - cédula separada, impressa ou datilografada em cor preta, para cada cargo, com a indicação deste e o nome do votado;

II - votação e apuração, para cada cargo, separadamente, na ordem estabelecida no artigo 10 e seu parágrafo primeiro do Regimento Interno;

III - colocação, no gabinete indevassável, da cédula em sobrecarta rubricada e entregue no ato pelo Presidente, tudo de modo que fique resguardado o sigilo do voto;

IV - colocação da sobrecarta fechada pelo próprio votante em urna única, à vista do Plenário.

Art. 7º - Na apuração da eleição observar-se-á o seguinte processo:

I - terminada a votação de cada cargo, o Presidente retirará as sobrecartas da urna, fará a contagem das mesmas e, verificada a coincidência do seu número com o dos votantes, as abrirá uma a uma, lendo, ato contínuo, o conteúdo da cédula contida na sobrecarta aberta;

II - os Secretários farão os devidos assentamentos, proclamando em voz alta, à medida que forem verificando, os resultados da apuração.

§ Único - O Presidente convidará dois Deputados de partidos diferentes, para acompanhar junto à Mesa os trabalhos de apuração.”

Srs. Deputados, a partir deste momento, vamos passar a proceder à eleição do Presidente da Assembléia Legislativa para o biênio 2001/2003, e informa a V. Exas. que, ao serem chamados pelo 1º Secretário, V. Exas. deverão dirigir-se à Mesa, onde receberão sobrecarta rubricada. Em seguida, deverão dirigir-se a um dos gabinetes indevassáveis, onde encontrarão cédulas com os nomes parlamentares de todos os Srs. Deputados dispostas em ordem alfabética. Após a escolha da cédula, V. Exas. deverão colocá-la na sobrecarta. Em seguida, os Srs. Deputados depositarão o envelope na urna, que ficará à vista de todos nesta mesa, em frente à Presidência.

 

A SRA. MARIA DO CARMO PIUNTI - PSDB - Nesta oportunidade gostaria de rapidamente, Sr. Presidente, em primeiro lugar, cumprimentar pelo brilhante trabalho desenvolvido por V. Exa. à frente desta Assembléia Legislativa.

Em segundo lugar, gostaria de registrar que se encontra sobre a mesa de V. Exa. um requerimento de minha lavra, em que ratifico minha candidatura ao cargo de Presidente desta Casa. No momento em que ratifico, tomo emprestada uma frase de Theodore Roosevelt, que diz: “É melhor arriscar coisas grandiosas, ainda que expondo-se ao fracasso, que formar filas com aqueles que nem sentem muito e nem sofrem muito, porque vivem numa penumbra cinzenta e não conhecem vitória nem derrota”.

Portanto, a despeito do resultado desta tarde, encerraria minhas palavras com uma frase de Agostinho Neto, saudoso Presidente de Angola: “Não basta que seja pura e justa a nossa causa, é preciso que a pureza e a justiça existam dentro de nós.”

Muito obrigada, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - VANDERLEI MACRIS - PSDB - A Presidência informa, nobre Deputada Maria do Carmo Piunti, que já recebeu a manifestação de V. Exa., protocolada sob o nº 90.023. Neste momento, solicito ao 1º Secretário que inicie o processo de votação, passando a proceder à leitura dos Srs. Deputados.

Peço a atenção de todos os parlamentares da Casa para que, com a atenção devida, compareçam e solicitem a sobrecarta a esta Presidência.

Esta Presidência mostra aos Srs. Deputados da Casa a urna que será lacrada, neste momento, para receber as sobrecartas com os votos dos Srs. Parlamentares, e pede ao 1º Secretário para proceder à chamada dos Srs. Deputados.

 

O SR. ROBERTO GOUVEIA - PT - Atenção, nobres Sras. e Srs. Deputados para a primeira chamada de votação para o cargo de Presidente do próximo biênio.

 

* * *

-         É feita a votação.

* * *

 

-         Assume a Presidência o Sr. Sidney Beraldo.

 

* * *

 

-         Assume a Presidência o Sr. Vanderlei Macris.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VANDERLEI MACRIS - PSDB - Encerrada a votação, esta Presidência convida os nobres Deputados Aldo Demarchi e Rodrigo Garcia, para acompanharem os trabalhos, conforme determina o Regimento Interno. Vamos iniciar, neste momento, os trabalhos de apuração dos votos para a Presidência da Assembléia Legislativa de São Paulo. A Presidência, neste momento, anuncia que nesta urna existem 93 sobrecartas, número que coincide com o número de Deputados votantes.

Esta Presidência, antes de iniciar a apuração dos votos, gostaria de prazerosamente anunciar a presença entre nós dos Srs. Vereadores da Capital de São Paulo: Gilberto Natalini, Líder da Bancada do PSDB; Marcos Zerbini, Willian Woo, Ricardo Montoro, Gilson Barreto, Dalton Silvano, Roberto Tripoli e Carlos Alberto.

A S.Exas. as homenagens do poder Legislativo de São Paulo. (Palmas.)

Vamos iniciar a apuração dos votos.

 

* * *

 

- É feita a apuração dos votos.

 

* * *

 

Conforme o resultado proclamo eleito Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo o nobre Deputado Walter Feldman.(Palmas.)

Convido S. Exa. para assumir a Presidência neste momento.

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT - Sr. Presidente, Srs. Deputados, primeiramente gostaria aqui de parabenizar o Presidente eleito da Assembléia Legislativa, Deputado Walter Feldman. Até por uma questão de não pairar qualquer tipo de constrangimento, quero reafirmar, Sr. Presidente, que não fui candidato a Presidente da Casa até porque a minha bancada, o Partido dos Trabalhadores, sempre defendeu no Congresso Nacional, nas Câmaras Municipais e, principalmente aqui na Casa, a questão da proporcionalidade. Portanto, eu me senti muito constrangido, e em função disso é que venho a este microfone para mais uma vez reafirmar os quatorze votos da minha bancada nesta Casa.. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - VANDERLEI MACRIS - PSDB - A Presidência registra a manifestação do nobre Deputado Donisete Braga. A Presidência solicita a presença, neste momento, do nobre Deputado Walter Feldman eleito Presidente pelo Plenário desta Casa. (Palmas.)

Srs. Deputados, Sras. Deputadas, público presente, gostaria neste momento de transmitir a minha saudação pessoal ao nobre colega Deputado Walter Feldman. É uma honra para mim e para todo o Parlamento ter como Presidente o Deputado Walter Feldman. Homem que tem uma luta e uma história como poucos no Brasil. Militou em movimentos de esquerda, foi um líder estudantil e carrega um permanente sentimento de justiça sem dúvida nenhuma constatado por todos nós. Walter Feldman, além de um grande político, é um homem de partido, um companheiro de primeira hora, um grande Secretário da Casa Civil, como demonstrou sempre e atendeu com muita atenção a todos os seus colegas Deputados desta Casa. Foi líder do Governo Mário Covas e demonstrou sem dúvida nenhuma seu apreço ao diálogo, mostrando-se excelente negociador, um conciliador. Sem dúvida, meu caro amigo, nobre Deputado Walter Feldman, como Coordenador de campanha também demonstrou sua capacidade, sua habilidade dentro do partido.

Por todas essas razões, eu que respeito muito o nobre Deputado Walter Feldman, sinto orgulho de tê-lo como meu sucessor, a partir de agora como meu próximo Presidente. Eu gostaria de desejar ao novo Presidente perante este Plenário, colocando-me á disposição, para juntos construirmos a grandeza deste Parlamento.

Deputado Walter Feldman, quero dizer nessas minhas palavras que a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, empossada no dia 15 de março de 1999, para o primeiro biênio da 14ª legislatura, completa agora o seu mandato. É o momento adequado para refletirmos sobre o que foi realizado nesse ano, prestando assim contas à população do nosso Estado, principalmente falo aqui agora em nome do meu companheiro Deputado Roberto Gouveia. Falo também em nome do meu companheiro Deputado e Segundo Secretário Paschoal Thomeu.

A preocupação básica que inspirou nossa atuação foi a valorização do Parlamento, como instituição fundamental para a realização da democracia, para a garantia das liberdades e para a efetivação do Estado de Direito.

            Nesse sentido, a atual mesa diretora empenhou-se na recuperação do papel histórico primordial do Poder Legislativo. Hoje, o Parlamento não pode se limitar à sua atividade de produtor de leis, mais do que isso, deve procurar abrigar as aflições da sociedade e transformar-se na instância de reflexão e de encaminhamento das grandes questões sociais.

            Impõe-se que o Poder Legislativo assuma a tarefa de conduzir nosso Estado ao futuro, antecipando as grandes questões, pensando os modelos ideais a serem perseguidos, encontrando soluções para os problemas e traçando os caminhos que levam aos objetivos de justiça, paz, solidariedade, desenvolvimento, dignidade, respeito ao cidadão e valorização do ser humano.

            Todavia, esse Parlamento ativo, arrojado, responsável, apenas terá sucesso pleno nessa missão se atuar de modo integrado com a população que representa. Para ela, a Casa do Povo deve ter suas portas permanentemente abertas.

            Foi com essa finalidade que a atual Mesa Diretora, em conjunto com todos os parlamentares desta Casa, desenvolveu o Fórum São Paulo Século XXI, que no dia de ontem encerrou sua primeira fase de atividades, lançando resultados que esperamos se prolonguem no futuro.    

            O FÓRUM inovou na relação do poder público com as organizações sociais e esse foi seu principal trunfo e razão primeira de seu enorme sucesso. Os trabalhos foram desenvolvidos pelos deputados desta Casa em parceria com centenas de cidadãos, representantes ilustres da sociedade paulista.           

            Essa parceria, sociedade e Assembléia, produziu resultados notáveis, cuja excelência é notória, valendo destacar a criação do IPRS - Índice Paulista de Responsabilidade Social, ao lado da elaboração de um plano de desenvolvimento estratégico para São Paulo, abrangendo 16 áreas temáticas.   

            Os números do Fórum são espantosos. Ao longo de 19 meses de trabalhos, foram realizados 152 eventos e seminários, gravadas 530 horas de debates, produzidas 9.000 folhas de relatórios, sem contar as inúmeras contribuições enviadas por milhares de indivíduos que voluntariamente se cadastraram e interagiram com o Parlamento de São Paulo por intermédio desse grande projeto.     

            A “abertura do parlamento para a população” foi um dos princípios norteadores da ação da Mesa Diretora que agora encerra suas atividades. Mas dois outros grandes valores que inspiraram nossas ações devem ser destacados: “seriedade e transparência”.

            Seriedade que se reflete na postura intransigente com desvios éticos que possam comprometer a imagem e a consciência do Poder Legislativo. Nesse sentido, em meio a toda crise de credibilidade por que passam os Parlamentos em nível nacional, a Assembléia paulista decidiu, em tempo recorde e respeitado plenamente o devido processo legal, cassar o mandato de um de seus membros notoriamente envolvido em atos atentatórios ao decoro parlamentar.           

            Seriedade também se reflete nas várias realizações implementadas durante este último biênio. 

            Gostaria de pedir licença a este plenário para citar alguns números que dão bem a dimensão do trabalho que foi desenvolvido na Assembléia Legislativa pelos deputados da atual legislatura.          

            Na área parlamentar, a produtividade foi notável. Os deputados desta Casa apresentaram 6.379 proposições, sendo que foram quase 4.000 projetos de lei. As comissões do Parlamento apreciaram 2.671 projetos, emitiram milhares de pareceres e realizaram mais de 700 reuniões, sendo que dessas, somente a Comissão de Constituição e Justiça realizou mais de 120 reuniões deliberativas.    

            Entre sessões ordinárias, extraordinárias, sessões solenes e audiências públicas o Plenário JK foi palco de mais de 650 sessões, com mais de 9 mil discursos pronunciados do alto de sua tribuna. No último biênio, os deputados desta Casa discutiram e aprovaram 528 projetos de lei, 13 projetos de lei complementar, 3 emendas à Constituição, sem falar nos quase 500 requerimentos e moções. Dos vetos do Sr. Governador, este plenário decidiu derrubar 80 deles e manter outros 69, demonstrando o exercício pleno da independência e autonomia deste Poder.

            Sem dúvida nenhuma, temos sempre que lembrar o trabalho das nossas comissões temáticas.

            A Assembléia Legislativa de São Paulo, nesse curto período, também obteve sucesso no estreitamento de suas relações internacionais. Devemos citar o brilhante trabalho desenvolvido pelo FÓRUM PARLAMENTAR DE ASSUNTOS LATINO-AMERICANOS, que comandou inúmeros seminários e encontros com os colegas deputados de outras Assembléias Legislativas da América Latina.  

            Ainda buscando incessantemente a valorização do legislativo estadual, inauguramos a TV-ASSEMBLÉIA, que vem desempenhando um trabalho educativo extraordinário, dando ao povo paulista a oportunidade de conhecer a rotina deste Parlamento. Mas seu trabalho não é apenas importante na instrução cívica de nossa população. A TV-ASSEMBLÉIA foi criada, sobretudo, para dar mais transparência às atividades do Poder Legislativo, incentivando os cidadãos de São Paulo a melhor cobrar o bom desempenho no exercício da função parlamentar de seus deputados.

            Também inauguramos recentemente um estúdio de rádio muito bem equipado, para possibilitar a produção de programas informativos com a participação dos deputados. Esses programas serão distribuídos para as rádios de todo o Estado e também ficarão disponíveis pela Internet. Com a presença do novo Presidente, será feita uma concessão a fim de que possamos dar maior transparência ao Legislativo.     

            Em parceria com a FAPESP, foi desenvolvido um trabalho exemplar de preservação e catalogação da documentação de nosso acervo histórico.           

            Depois de todo o trabalho realizado, temos condições de afirmar que a Assembléia de São Paulo está na vanguarda do processo de informatização dos legislativos brasileiros, inclusive integrando a rede INTERLEGIS, que possibilitará a interação on-line entre as várias casas legislativas do País.  

            Não é sem motivo que, em maio do ano passado, a Assembléia Legislativa foi contemplada com a renovação de seu certificado ISO 9002 de qualidade. É motivo de orgulho afirmar que a Assembléia de São Paulo é o único parlamento do País, merecedor do certificado de qualidade ISSO 9002. E não é sem motivo que isso aconteceu. Além da excelência do trabalho desenvolvido por todos os técnicos e funcionários da Casa, qualidade nos órgãos públicos é medida pelo grau de transparência e seriedade de suas ações. Senhores Deputados, transparência e seriedade é algo que não falta ao Parlamento Paulista.

            Ainda na linha dos convênios celebrados por esta Assembléia, gostaria de destacar aquele celebrado com a FUNDAÇÃO DE AMPARO AO PRESO. A atual Mesa Diretora confiou aos presos de nosso Estado a reforma dos móveis da Assembléia, numa parceria que traz ao mesmo tempo resultados físicos e sociais.

            Inauguramos o ESPAÇO CULTURAL V CENTENÁRIO. Sua agende repleta de atividades revelou a enorme carência que existia na Casa pela abertura de espaços destinados à livre manifestação artística e cultural.

            Ainda na linha de recuperar espaços, temos que destacar a incrível obra que transformou mais de 5 mil metros quadrados de áreas subtilizadas de nosso subsolo. Com essa imensa obra, pudemos entregar aos deputados, funcionários e visitantes da Assembléia, salas novas para reuniões parlamentares, espaços de convivência, um novo setor bancário e muito espaço para infraestrutura. Destaque também merece a inauguração do auditório FRANCO MONTORO, com cerca de 300 lugares, e equipamento de ponta na estrutura de áudio, vídeo e iluminação, criado em homenagem a esse grande homem e estadista que aqui deixou sua marca de batalhador.

            Um outro projeto desenvolvido pela atual Mesa Diretora - e que me dá especial orgulho e satisfação - é o Parlamento Jovem, que teve sua segunda edição no ano passado. Foi uma das realizações mais importantes desta Casa, criando condições para que escolas públicas e particulares pudessem trazer seus alunos para esta Casa.

            Através dele, jovens estudantes das redes pública e privada de ensino de todo o Estado de São Paulo passam pela experiência de participar de uma sessão legislativa em nosso Plenário, apresentando e votando suas proposições, conduzindo os trabalhos, vivendo com muita realidade a vida de um parlamentar.

            Com isso, acreditamos ter propiciado a esses jovens mais uma oportunidade de desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica, além da difusão de princípios fundamentais como os da liberdade de expressão e da pluralidade de pensamento, bem como o apreço ao diálogo e à tolerância. Para nossa satisfação, essa é uma experiência que vem sendo reproduzida por um sem número de Câmaras Municipais. 

            Enfim, foram muitas as realizações o quer me faz terminar essa minha passagem pela Presidência da Assembléia Legislativa com o sentimento pleno do dever cumprido.     

            Porém, antes de deixar esta Presidência, faço questão de registrar meus sinceros agradecimentos - não falando apenas em meu nome pessoal, mas também em nome da instituição - a pessoas cujo apoio, cuja parceria, foram fundamentais para a realização de todos esses nossos projetos.

            Agradeço a todos os meus pares, que confiaram em meus colegas de Mesa e em mim e que sempre nos apoiaram em todas as medidas que tivemos de tomar. Tudo que hoje construímos é fruto do trabalho dos 94 Parlamentares desta Casa. 

            Agradeço profundamente pelo apoio que esta Assembléia recebeu do Governo do Estado, um governo que, inspirado nos princípios de nosso grande líder Mário Covas, a quem quero homenagear neste momento, sempre e acima de tudo respeitou o Parlamento, em nome do respeito à democracia e ao Estado de Direito. (Palmas.) O Governador Mário Covas e o Governador Geraldo Alckmin e todo seu secretariado em todos os momentos enxergaram no Parlamento um parceiro essencial para a construção de um projeto para um São Paulo melhor.

            Agradeço ao Tribunal de Justiça do Estado, na pessoa de seu Presidente Márcio Martins Bonilha, homem de postura ética e firme, com clara visão do real interesse público e da necessidade de uma atuação harmônica dos Poderes para que se consiga atendê-lo.

            Agradeço ao Ministério Público do Estado, nas pessoas de seu anterior e seu atual Procurador Geral de Justiça, Luiz Antônio Guimarães Marrey e José Geraldo Brito Filomeno, que souberam conciliar com precisão a função essencial de fiscalização e defesa da legalidade, com a seriedade e a cautela necessárias para realizar justiça, sem misturar inocentes e culpados.

            Agradeço a todos os funcionários desta Casa. Cada qual em sua tarefa - todas igualmente necessárias para o bom funcionamento da instituição - são co-autores de todas as realizações dessa Mesa.

Agradeço a toda minha família, especialmente a minha esposa Daniela Macris, que soube ter paciência para aturar o meu dia-a-dia de tantas atividades nesta Casa e de noites e noites de trabalho a fio.

Por fim, não poderia deixar de registrar uma homenagem a este que será o nosso condutor daqui para a frente: Walter Feldman.

Meu caro Presidente Walter Feldman, tive imenso orgulho em presidir o Legislativo de São Paulo não pela importância do cargo, mas pela oportunidade de tentar demonstrar o quanto prezo este Parlamento e o quanto esta Assembléia precisa merecer o respeito e o reconhecimento do povo de São Paulo como o maior e mais democrático fórum de defesa dos interesses públicos.

Meu caro Walter Feldman, a sua responsabilidade é grande, mas tenho certeza absoluta de que pela sua habilidade, pelo seu descortino, pelo seu temperamento e mais do que isso, pela sua postura como homem público sempre defendendo os interesses da coletividade, V.Exa. haverá de ser um grande Presidente. Quero estar lá com os meus colegas de plenário para aplaudi-lo em cada ato, em cada atitude que venha de suas mãos para engrandecer o Parlamento de São Paulo. Espero, assim, ter conseguido dar uma pequena parcela de contribuição nesse longo e árduo caminho de valorização do Parlamento paulista.

Muito obrigado e boa sorte, meu amigo Walter Feldman. (Palmas). Neste momento gostaria de anunciar a presença do Deputado Federal José Genoíno, que tão gentilmente nos visita no dia de hoje. Receba as homenagens do Parlamento de São Paulo.(Palmas).

Por solicitação do nobre Deputado Walter Feldman, a Presidência concede a palavra a S.Exa. para sua manifestação.

 

O SR. WALTER FELDMAN - PSDB - Sr. Presidente, nobres Srs. Deputados, peço para falar daqui na medida em que assisti nesta Assembléia há muitos anos um depoimento do saudoso Senador Teotônio Vilela que solicitava que sempre que possível o orador falasse de pé.

Na minha última ação antes de assumir esta sagrada cadeira de comando da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo farei o meu pronunciamento por meio de uma leitura, pois a leitura retira a necessária emoção e improviso que muitas vezes soma conceitos e posições, mas que é absolutamente necessário na posição daquilo que sentimos neste momento.

Portanto, peço vênia a V. Exa. para ler o discurso que fiz na tentativa de reproduzir aquilo que me vem à cabeça e ao coração neste instante.

Primeiramente gostaria de agradecer a V. Exa., Presidente Vanderlei Macris, à Mesa Diretora desta Casa, aos 93 Deputados estaduais que neste momento se somam na conquista de uma nova Mesa Diretora, independente de posições, de diferenças, de comportamentos ou de votos; todos nos uniremos no sentido de construir um parlamento mais justo, mais equilibrado e mais representativo da sociedade paulista.

Quero ainda cumprimentar meus companheiros líderes da comunidade judaica de São Paulo, Jacques Terpins, Nathan Berguer, cumprimentar meus filhos, minha esposa, minha mãe e todos os parentes que vieram participar deste importante ato e dessa importante passagem da nossa vida política.

Gostaria ainda de cumprimentar os vereadores à Câmara Municipal de São Paulo, toda Bancada do PSDB que veio trazer o seu voto de confiança e apoio, cumprimentar o meu amigo Paulo Duarte, ex-Presidente da União de Vereadores do Estado de São Paulo que junto comigo iniciou a carreira de representação parlamentar, companheiros, amigos e líderes sindicais, empresários, representantes dos trabalhadores, meu amigo João Câmara, Presidente do Diretório Municipal do PSDB que saudar, representando toda militância presente nas galerias da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Prometo aos companheiros que serei breve, até porque, segundo um provérbio persa, quanto mais fraco é o argumento, muito mais fortes e longas as palavras. Não excederei o tempo regimental do Grande Expediente.

Segundo um provérbio persa, “Quanto mais fraco o argumento, tanto mais fortes e longas as palavras”.

Hierarquizar o que pretendo exprimir parece-me um desafio.

Considero que este Parlamento, tal qual um organismo humano, também se divide em três partes, senão iguais, interdependentes.

Assim, agradecer aos 93 deputados que aqui estão é o meu primeiro pensamento.

O que torna divina a atividade político parlamentar é o seu caráter de representação.

Todos que aqui estamos temos o compromisso nobre de falar e agir em nome de milhares de cidadãos.

Com esta eleição aqui hoje realizada, nós, da nova Mesa Diretoria, acumulamos também agora a representação de cada Deputado.

Receber ou não o voto para ocupar esta Presidência é o acessório. O principal está na delegação adicional de representação.

Agradecer aos últimos três Presidentes é mais que dar-lhes o devido valor.

É resgatar uma história que faz desta Assembléia Legislativa um paradigma do Poder Legislativo no nível nacional.

Se pudesse resumir, diria que o Deputado Ricardo Trípoli iniciou a reconstrução interna da Alesp, preparando-a estruturalmente para o seu novo papel.

O Deputado Paulo Kobayashi, a seguir pautou seus esforços na sedimentação das condições dignas do exercício dos mandatos de cada parlamentar.

O Deputado Vanderlei Macris, que hoje deixa esta Presidência, colocou a Alesp para além de suas fronteiras. Criou novos e ampliou espaços de comunicação com a sociedade, culminando com a criação do índice paulista de responsabilidade social.

E o que dizer para os 3000 funcionários que aqui trabalham? Em primeiro lugar, que sou um ardente defensor de uma política de recursos humanos que jamais perca de vista que, antes de servidores, temos aqui pessoas - com suas histórias e seus valores.

Em segundo lugar, que a valorização do serviço público é parte do ideário programático do PSDB e como tal, o equilíbrio entre direitos e deveres, eficiência profissional e valorização, modernização tecnológica e compromissos éticos com a sociedade farão parte da nossa agenda comum.

Assim, tomar posse à frente de um parlamento é tarefa que envolve poder e responsabilidade - binômio difícil de equacionar.

Se a ele acrescentarmos a vaidade humana, e a importância deste Parlamento, só temos uma saída: a busca do processo equilibrado de responsabilidade coletiva.

O equilíbrio entre instituição e sociedade, contestação e participação, é a primeira chave do exercício do poder.

A presença responsável dos atores sociais é a segunda chave.

Entendendo que a sociedade não precisa de proteção, mas sim, de promoção, chamaremos este nosso esforço de "Pacto de Gestão". A resultante terá que ser, obrigatoriamente, a cooperação entre todos os articuladores sociais.

Nestes tempos modernos, onde a pressa é a grande marca e onde a história se faz com uma rapidez quase alucinante, é preciso muito esforço para não perdermos o eixo histórico.

Este Legislativo Paulista, fruto de mesas diretoras sérias e comprometidas com o poder que lhes foi outorgado, reúne as condições para ser o paradigma de todo o Legislativo Brasileiro.

Não ter se permitido subjugar por qualquer gesto que o maculasse, lhe deu a credibilidade de que hoje desfruta.

É nossa bandeira, agora, torná-lo um centro de referência para todas as câmaras municipais do Estado de São Paulo, e demais Assembléias Legislativas do País.

Neste sentido, é preciso insistir em conceitos que nem sempre ficam claros à sociedade: neste Poder Legislativo não há golpes.

Como Casa de Leis, que prima pelo argumento como base de negociação, todos os 94 Deputados têm rigorosamente o mesmo peso.

Não há desprezo por minorias partidárias ou dribles ao Regimento Interno como instrumentos de manobra exercemos aqui, a nobre arte da retórica.

Não há envolvimentos promíscuos, seja com outras esferas de poder, seja com setores da sociedade que aqui vêem tratadas as grandes questões de estado.

Mas é preciso aqui abrir um espaço - embora estejamos falando a Parlamentares - para render uma homenagem a alguém que, oriundo do Poder Legislativo, dignificou a política também no Poder Executivo.

Este engenheiro construtor de valores exerceu a política como algo sério e divino.

Sintonizado com os reais anseios da sociedade, inovou - com a parceria ativa desta ALESP.

O resultado de tal parceria foi o Estado de São Paulo ajustado, muito antes de se falar em responsabilidade fiscal e social.

Mas acima de tudo, as referências positivas em todas as áreas de atuação do Estado foram construídas no saudável embate das idéias e na correta inter-relação entre os Poderes Executivo e Legislativo.

Tornou-se, ele próprio, uma referência nacional, suprapartidária.

Sua relação correta com esta instituição fica traduzida na ausência da qualquer gesto que sugerisse subjugação desta Casa de Leis.

Da mesma forma, é preciso que se enalteça que esta Casa sempre primou pelo respeito às suas prerrogativas constitucionais.

Através de sua prática, ensinou a todos que fazem ou pretendem fazer política que não se promete na oposição o que não se sustenta na situação.

E este conceito, embora retoricamente óbvio, é das mais árduas tarefas a se cumprir. É a sabedoria de quem sempre acreditou que a política é a mais nobre das atividades e que os líderes políticos só existem para beneficiar as pessoas.

Foi ele um humanista .

Quero prestar, neste momento, a homenagem de todos nós ao Governador Mário Covas.

Na continuidade dos próximos anos, haveremos de manter a mesma relação de respeito e de parceria na gestão do Estado de São Paulo, através da figura do Governador Geraldo Alckmin.

Assumindo hoje esta Presidência e acreditando profundamente na política como o mais poderoso instrumento de conquista da felicidade coletiva, quero saudar o Governador.

Como médicos e políticos que somos, os dois, temos dentro de nós a certeza de que ambas as atividades trazem dentro delas, missões divinas de servir ao próximo.

Soberania, respeito e independência dos Poderes marcarão as relações entre o Palácio Nove de Julho e o Palácio dos Bandeirantes nos próximos dois anos.

Nos anos 80 e 90 experimentamos severas e positivas pressões sobre o Parlamento.

Fazia parte da nova prática da democracia, que gerações inteiras ainda não conheciam.

Hoje, os cidadãos estão mais seletivos, seja no voto, seja na fiscalização de seus representantes.

O Poder Legislativo não tem mais a característica de algo a ser protegido, como estrutura frágil e delicada.

Está consolidado como pilar da democracia.

Assumir novas demandas é a nossa obrigação.

Planificação estratégica e mudanças organizativas ajudam a tornar-nos visíveis à sociedade como seus servidores e porta-vozes responsáveis e confiáveis.

O clima social é favorável.

Superar divergências ideológicas, unidos pela aspiração do bem comum é outro grande desafio deste templo da palavra, que se caracteriza exatamente pela pluralidade das idéias.

Dizem que o poder corrompe.

E isto é verdade - sempre que não nos mantivermos fiéis à causa superior a que estamos servindo.

Se retomarmos a história - a mitologia - encontraremos na Grécia Antiga o mito do Minotauro.

Minos o rei de Creta - nascido de um romance entre Zeus e a Princesa Europa, disputou o trono com seus 5 irmãos.

Clamando aos Deuses, Minos apelou a Netuno, que lhe enviou um touro branco como sinal divino de sua escolha.

Minos deveria sacrificar esse touro aos deuses, como prova de sua lealdade, de que seus poderes não eram apenas seus e que ele deveria usá-los com integridade.

Coroado rei, esqueceu-se da promessa.

A ganância e a vaidade foram mais fortes.

Tentando enganar aos Deuses, sacrificou um animal menos valioso.

Como resposta divina, sua mulher Parsifal, apaixonou-se pelo touro, gerando um filho - o Minotauro - monstro com corpo de touro e cabeça humana.

Muito mais tarde o jovem ateniense Teseu matou o Minotauro.

A lição que aprendemos com o poder: nossas ações têm conseqüências, e de todas, as mais visíveis, são as que praticamos quando determos o poder.

Nos nossos tempos, damos pouca atenção aos mitos e por isso nos esquecemos dessa dimensão mágica e profunda.

O Rei Minos nos lembra o nosso compromisso com os ideais, mesmo quando as vantagens de não cumpri-los parecem enormes.

O Minotauro nos lembra a transformação da alma humana em algo implacável e destrutivo, exatamente como quando nossa integridade é corroída pela volúpia do poder.

Assim, eu me comprometo a exercer o poder com integridade.

E aqui recorro à história, lembrando o julgamento de Salomão como Rei de Israel, que, durante um sonho ouviu de Deus a seguinte frase: "Pede-me o que queres que eu te darei".

E Salomão pediu: "Dá-me um coração compreensivo, para que eu saiba discernir entre o bem o e o mal".

Mais tarde, sentenciou o conhecido julgamento entre as duas mulheres que disputavam o mesmo filho.

O discernimento e a humildade são virtudes muito difíceis de se atingir.

O poder, em geral, nos leva a nos desvincular de tudo que flui ao nosso redor.

Este episódio nos ensina que devemos nos lembrar a todo momento a quem estamos servindo nesta Casa de Leis: o poder é efêmero e só é nobre se a humildade e o desejo autêntico de servir à causa em que acreditamos permear cada um de nossos atos.

E finalmente eu me comprometo a exercer o poder com responsabilidade.

Privilegiados que somos, nós, 94 Deputados aqui presentes, por exercer nossos mandatos neste verdadeiro rito de passagem entre dois milênios, devemos estar atentos: as relações parlamentares não são físicas, nem pessoais.

Seguem, - antes - a máxima de Gandhi quando dizia "Olho por olho e o mundo acabará cego".

Quero conclamar a todos:

Vamos juntos construir a ética e o Parlamento do terceiro milênio!

 

O SR. PRESIDENTE - VANDERLEI MACRIS - PSDB - Agradecendo os 94 Deputados desta Casa, com a consciência do dever cumprido, neste momento passo a Presidência do Parlamento Paulista ao nobre Deputado Walter Feldman. (Palmas.)

 

*          * *

 

-           Assume a Presidência o Sr. Walter Feldman.

 

*          * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Agradecendo ao Deputado Vanderlei Macris pela passagem da Presidência, vamos proceder à eleição do 1º Secretário. Convido o 1º Secretário Roberto Gouveia para proceder a chamada e o nobre Deputado Paschoal Thomeu para acompanhar o encaminhamento da votação.

 

* * *

 

                        - É feita a votação.

 

* * *

 

O SR. ROBERTO GOUVEIA - PT - Votaram 91 Sras. e Srs. Deputados.

 

* * *

-                                               Assume a Presidência o Sr. Sidney Beraldo.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Esta Presidência convida o nobre Deputado Roberto Gouveia, o nobre Deputado Luiz Gonzaga Vieira e o nobre Deputado Roque Barbiere para acompanhar a apuração dos votos a 1º Secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. (Pausa.)

Srs. Deputados, existem sobre a mesa 91 sobrecartas, número que coincide com o dos votantes. Vamos passar, então, à apuração dos votos.

 

* * *

- É feita a apuração dos votos.

 

* * *

 

O SR. ROBERTO GOUVEIA - PT - Encerrada a votação, o nobre Deputado Hamilton Pereira está eleito 1º Secretário com 88 votos, um voto para o nobre Deputado Celino Cardoso, um voto para o nobre Deputado Edmir Chedid e um voto para a nobre Deputada Maria do Carmo Piunti.

Nobre Deputado Hamilton Pereira, V.Exa. está convocado para que de imediato assuma a 1ª Secretaria da Mesa Diretora que se inicia.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Proclamo eleito 1º Secretário da Assembléia Legislativa de São Paulo o nobre Deputado Hamilton Pereira.

Vamos proceder à eleição do 2º Secretário da Assembléia Legislativa. Convido o 1º Secretário, o nobre Deputado Hamilton Pereira, para proceder à chamada.

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Sr. Presidente, peço autorização da Mesa para, rapidamente, fazer um agradecimento pelos votos que obtive para a Mesa Diretora, no cargo de 1º Secretário. Agradeço aos quatorze partidos que compõem a Assembléia Legislativa de São Paulo pelos 88 votos que me foram dados.

Sei de nosso desafio, que é o de substituir uma Mesa muito bem sucedida, que fez um esplêndido trabalho na projeção da instituição Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. É exatamente consciente dessa responsabilidade que pretendemos enveredar por um trabalho de continuação desta performance.

Gostaria de, mais uma vez, reforçar os agradecimentos pelo carinho que todos os companheiros desta Casa demonstraram para com a minha candidatura. Um grande abraço a todos e os meus profundos agradecimentos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Queremos anunciar a presença do rabino Henry Sobel nesta Casa. (Palmas.)

 

* * *

-              É feita a votação.

* * *

 

-         Assume a Presidência o Sr. Walter Feldman.

* * *

 

O SR. HAMILTON  PEREIRA - PT - Há 88 sobrecartas na urna.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Para acompanhar a apuração de votos dos Srs. Deputados, a Presidência convida os nobres Deputados Geraldo Vinholi e Zuza Abdul Massih.

 

*          * *

-         É feita a apuração.

 

* * *

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Srs. Deputados, de acordo com a apuração levada a efeito, o nobre Deputado Dorival Braga obteve 85 votos, o nobre Deputado Celino Cardoso, um voto, o nobre Deputado Edmir Chedid, um voto, um voto em branco. Conforme o resultado, proclamo eleito 2º Secretário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo o nobre Deputado Dorival Braga, que convido a assumir a 2ª Secretaria.

 

*          * *

-                     Assume a 2ª Secretaria o Sr. Dorival Braga.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Vamos proceder à eleição do 1º Vice-Presidente da Assembléia Legislativa. Convido o 1º Secretário Hamilton Pereira a proceder à chamada, e o 2º Secretário Dorival Braga a acompanhar a votação.

 

O SR. DORIVAL BRAGA - PTB - Sr. Presidente e nobres Srs. Deputados, quebrando o protocolo, reitero as palavras do Deputado Hamilton. É lógico que não vou fazer discurso, porque depois dos discursos do Deputado Vanderlei Macris e do nosso querido Deputado Walter Feldman e de tantos elogios que recebemos de todas as partes, só posso parabenizá-los. Parabenizar os nossos queridos Deputados que deram as condições a este humilde caipira, da barranca do Mogi Guaçu, e daquele povo que ainda fala “ Dorivar, o sor tá quente”. É gostoso chegar à Assembléia e compartilhar com tanta gente - e tanta gente capacitada -, e eu também começo a me sentir capacitado por estar participando com todos vocês.

Deus lhes pague. Obrigado! ( Palmas).

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Vamos iniciar a chamada para a votação.

* * *

-         É feita a votação.

 

* * *

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Votaram 87 Srs. Deputados.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Convido, nos termos regimentais, para acompanhar os trabalhos da apuração, os nobres Deputados José Rezende e Willians Rafael.

Há na urna 87 sobrecartas, número que coincide com a votação.

 

*          * *

- É feita a apuração dos votos.

*          * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - De acordo com a votação e apuração levadas a efeito, o Deputado Celino Cardoso tem 84 votos; Deputado Zuza Abdul Massih, um voto; Deputada Edir Sales, um voto e Deputado Ary Fossen, um voto.

Conforme o resultado, proclamo eleito 1º vice-Presidente da Assembléia Legislativa, o nobre Deputado Celino Cardoso. (Palmas.)

 

O SR. CELINO CARDOSO - PSDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, estou vivendo um momento muito importante da minha vida, e gostaria neste instante de agradecer, em primeiro lugar a Deus, por mais essa oportunidade. Em segundo lugar, agradecer aos 94 Deputados, todos companheiros desta Assembléia Legislativa, particularmente à nossa bancada do PSDB, que indicou o meu nome para concorrer à vice-presidência. Logicamente quero agradecer também a Vossa Excelência, desejar que Deus possa abençoar os próximos dois anos e todas as nossas vidas, os nossos pensamentos, as nossas atitudes, que tenhamos sabedoria para discernir o que é bom e o que é ruim. Estou consciente da minha responsabilidade e, com certeza, não vou medir esforços no sentido de honrar essa confiança em mim depositada. Muito obrigado.

Que Deus abençoe a todos, pois temos uma tarefa difícil pela frente. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - V. Exa. é merecedor desse resultado e desse reconhecimento. Muito obrigado. Vamos precisar muito do seu trabalho e do seu esforço.

Vamos proceder à eleição do segundo vice-Presidente da Assembléia Legislativa. Convido o Sr. 1º Secretário para proceder à chamada e o 2º Secretário para acompanhá-la.

 

* * *

- É feita a votação.

* * *

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Votaram 82 Srs. Deputados.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Convido, nos termos regimentais, para acompanhar os trabalhos de apuração, os nobres Deputados Duarte Nogueira e Terezinha da Paulina.

 

*          * *

-                     É feita a apuração.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Na urna existem 82 sobrecartas, portanto, número que coincide exatamente com o número de votantes. Passemos agora à apuração de votos.

 

* * *

-         É feita a apuração de votos.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Encerrada a votação, o nobre Deputado Edmir Chedid obteve 80 votos, um voto para o nobre Deputado Vitor Sapienza e um voto para a nobre Deputada Edir Sales.

Conforme o resultado, esta Presidência proclama eleito o nobre Deputado Edmir Chedid para 2º vice-Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Tem a palavra o nobre Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. EDMIR CHEDID - PFL - Sr. Presidente Walter Feldman, Sr. Secretário e Srs. Deputados, gostaria de agradecer a todos os colegas que cumpriram um acordo feito por esta Casa. Com 80 votos estamos assumindo a 2ª vice-Presidência; vamos saber honrar mais este cargo delegado pelos Srs. Deputados. Parabéns a todos os eleitos, e vamos eleger agora os 3º e 4º Secretários. Muito obrigado a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Cumprimentamos o nobre Deputado Edmir Chedid. Neste momento passamos à eleição do 3º Secretário da. Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Convido o 1º Secretário, Hamilton Pereira, para proceder à chamada, com acompanhamento do 2º Secretário, o nobre Deputado Dorival Braga.

 

* * *

-         É feita a chamada..

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Registro a presença do Sr. Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Deputado Federal José Aníbal. (Palmas.)

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Sr. Presidente, votaram 75 Deputados.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Nos termos regimentais, convido para acompanhar os trabalhos de apuração os nobres Deputados Pedro Yves e Edson Gomes.

Esta Presidência constata que há na urna 75 sobrecartas, portanto, número coincidente com o número de votantes. Vamos passar à apuração.

 

* * *

É feita a apuração.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - De acordo com a votação e a apuração levadas a efeito, o nobre Deputado Roberto Morais obteve setenta e dois votos, o nobre Deputado Donisete Braga um voto, a nobre Deputada Terezinha da Paulina 1 voto e há 1 voto em branco. Conforme esse resultado, proclamo eleito o 3º Secretário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo o nobre Deputado Estadual do PPS Roberto Morais. V. Exa. tem direito a falar por um minuto.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - Sr. Presidente, Srs. Deputados, nossos funcionários, nossos assessores que aqui estão, este é um momento especial, afinal de contas comemoramos hoje dois anos de mandato aqui na Assembléia Legislativa, oito anos na vida política, sendo seis anos como Vereador em Piracicaba. Quero agradecer ao meu partido, ao meu Presidente Arnaldo Jardim, ao meu líder Vitor Sapienza, ao Marquinho Tortorello ao Dimas Ramalho, ao José Augusto, ao Petterson Prado, pela confiança que os companheiros colocaram em nosso nome, e vocês tenham certeza de que nesse primeiro mandato para nós isso foi realmente muito importante. Obrigado pelo carinho, parabéns a essa Mesa e com muita fé em Deus estaremos fazendo um trabalho acima de tudo digno, transparente em prol do Legislativo do Estado de São Paulo. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Parabéns, Deputado Roberto Morais.

Iniciemos, imediatamente, a eleição do 4º e último Secretário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Convido o Sr. 1º Secretário Hamilton Pereira para proceder à chamada acompanhado pelo Deputado Dorival Braga, 2º Secretário.

 

*          * *

- É feita a votação.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Nesta eleição, votaram 81 Srs. Deputados. Convido, nos termos regimentais, para acompanhar os trabalhos de apuração, os nobres Deputados Cândido Vaccarezza e José Augusto.

 

* * *

-         É feita a apuração.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Esta Presidência gostaria de anunciar a presença do Secretário Estadual do Meio Ambiente, nobre Deputado Ricardo Tripoli, também ex-Presidente desta Casa. Nobre Deputado Ricardo Tripoli, esta Casa agradece a presença de V. Excelência.

Na urna existem 81 sobrecartas, o que corresponde ao número de votantes. Neste momento vamos passar à apuração.

 

* * *

-         É feita a apuração.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Srs. Deputados, acaba de nascer o 4º Secretário da Assembléia Legislativa, o nobre Deputado Gilberto Nascimento.

Apuração e resultado: Gilberto Nascimento: 79 votos; Edir Sales: 01 voto; Roberto Gouveia: 01 voto. Conforme este resultado, proclamo eleito 4º Secretário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo o cristão, evangélico e amigo Gilberto Nascimento.(Palmas.) S.Exa. tem a palavra, por um minuto.

 

O SR. GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, meu amigo, meu irmão, nobre Deputado Walter Feldman, quero, neste momento, dizer da alegria em receber esses 79 votos.

Agradeço em primeiro lugar a Deus, por dar-me a oportunidade de fazer parte de uma Mesa de que participa V.Exa., que é meu amigo. Começamos há 20 anos fazendo política juntos, e é muito gostoso, hoje, estar participando de uma Mesa de que V.Exa. é o presidente. Quero trabalhar muito ao seu lado, ao lado desta Mesa, procurando dar o melhor de mim.

Agradeço aos meus pares, aos colegas do PMDB, aos colegas de todos os partidos desta Casa, àqueles que ficaram até esta hora, para dar-nos o seu voto. Foi muito gostoso ouvir Deputados dizendo o seguinte: “Vou ficar, porque quero ter o prazer de votar em você.” É claro que isto dá-me muita alegria e muito prazer. Mais uma vez, portanto, quero agradecer a todos, agradecer a Deus e procurar fazer o melhor por esta Casa. Não posso esquecer-me também de meus funcionários, que vieram para aplaudir-me. Muito obrigado!

Volto a dizer: “Que Deus dê muito sucesso a esta Mesa, que possa iluminar todos os seus membros. Que as bênçãos de Deus possam ser permanentes, sobre todos nós e sobre todos os funcionários desta Casa.” Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. CARLÃO CAMARGO - PFL - Sr. Presidente, gostaria de agradecer a presença do nosso querido amigo Quinzinho Pedroso, que tanto recebeu o Sr. Governador, hoje, na cidade de Cotia, quanto fez questão de aqui estar, para dar um abraço em V.Exa. e em toda a Mesa que está sendo composta. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Srs. Deputados, antes de encerrar esta sessão eu queria manifestar o nosso agradecimento a todos os 94 Deputados que fizeram parte desta festa cívica e democrática que muito contribuiu para o avanço das relações políticas neste Estado.

Independente das diferenças, dos resultados, todos vieram aqui, parlamentares, população, imprensa, assessoria técnica da Mesa, funcionários da Assembléia, dar efetivamente a sua contribuição, registrando como fato histórico na vida desta cidade, particularmente deste Estado.

A chapa, neste momento eleita democraticamente, é composta pelos Deputados Walter Feldman, Hamilton Pereira, Dorival Braga, Celino Cardoso, Edmir Chedid, Roberto Morais e Gilberto Nascimento.

Convoco todos os senhores para um grande trabalho em prol da Assembléia, em prol do Estado de São Paulo e, particularmente, em prol da população que tanto precisa da nossa atividade parlamentar e política.

Gostaria de anunciar, regimentalmente, que eleitos os membros da Mesa esgota-se o objeto da presente sessão, antes, porém, de dá-la por encerrada, convoco V.Exas. para a sessão ordinária de amanhã, à hora regimental, sem Ordem do Dia.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

- Encerra-se a sessão às 19 horas e 42 minutos.

* * *