15 DE MARÇO DE 2003

SESSÃO PREPARATÓRIA PARA ELEIÇÃO DA MESA

 

Presidência: CELINO CARDOSO, SIDNEY BERALDO e ROQUE BARBIERE

 

Secretários: HAMILTON PEREIRA, ROBERTO MORAIS, EMÍDIO DE SOUZA e CALDINI CRESPO

 

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 15/03/2003 - Sessão 1ª S. PREPARATÓRIA P/ ELEIÇÃO MESA  Publ. DOE:

Presidente: CELINO CARDOSO/SIDNEY BERALDO/ROQUE BARBIERE

 

001 - Presidente CELINO CARDOSO

Abre a sessão.

 

002 - HUGO ROTSCHILD

Como Mestre de Cerimônias, anuncia a presença do Presidente Celino Cardoso, do Secretário Chefe da Casa Civil, Arnaldo Madeira, do Senador Romeu Tuma e dos Deputados Hamilton Pereira e Roberto Morais, membros da Mesa Diretora. Anuncia a execução de número musical pela Orquestra de Câmara da Unesp.

 

003 - Presidente CELINO CARDOSO

Nomeia as autoridades. Informa que a sessão tem por finalidade dar posse aos Deputados eleitos em 06/10/2002 e eleger a Mesa Diretora para o biênio 2003/2004. Convida todos para, de pé, ouvirem o Hino Nacional, executado pela Orquestra de Câmara da Unesp. Comunica já ter recebido os diplomas e declarações de bens dos Srs. Deputados. Profere o compromisso regimental de posse, em nome de todos os Deputados. Toma o compromisso dos demais parlamentares e os declara empossados. Solicita que seja observado um minuto de silêncio em homenagem póstuma ao Juiz Antônio José Machado Dias, assassinado no dia anterior. Suspende a sessão às 16h33min, reabrindo-a às 17 horas. Presta esclarecimentos sobre os procedimentos regimentais para a eleição da Mesa Diretora.

 

004 - GIBA MARSON

Encaminha à Mesa Diretora um parecer defendendo o direito ao funcionamento parlamentar para o PV.

 

005 - Presidente CELINO CARDOSO

Acolhe a manifestação. Lê os artigos do Regimento Interno que balizam a eleição da Mesa. Determina que se proceda à chamada para a eleição do Presidente.

 

006 - ANTONIO SALIM CURIATI

Para Questão de Ordem, sugere que a votação para os cargos seja simbólica.

 

007 - Presidente CELINO CARDOSO

Registra a manifestação e informa que a Presidência responderá oportunamente. Anuncia o resultado da votação e proclama eleito e declara empossado como Presidente da Assembléia Legislativa o Deputado Sidney Beraldo, convidando-o a assumir o cargo. Agradece a Deus, aos colegas Deputados e aos familiares pela oportunidade de presidir a Casa e o apoio recebido nesse período.

 

008 - VALDOMIRO LOPES

Cumprimenta o Deputado Celino Cardoso.

 

009 - Presidente SIDNEY BERALDO

Assume a Presidência. Agradece aos pares a confiança em si depositada e fala das responsabilidades de todos os parlamentares perante a sociedade.

 

010 - ANTONIO SALIM CURIATI

Reitera os termos da Questão de Ordem que apresentou anteriormente.

 

011 - Presidente SIDNEY BERALDO

Suspende a sessão às 17h56min, reabrindo-a às 18h01min. Informa que o processo de votação deve continuar de forma nominal. Determina que se proceda à chamada para a eleição do 1º Secretário. Anuncia o resultado da votação e proclama eleito 1º Secretário da Assembléia Legislativa o Deputado Emídio de Souza. Declara-o empossado e convida-o a assumir o cargo. Determina que se proceda à chamada para a eleição do 2º Secretário.

 

012 - CARLINHOS ALMEIDA

Em nome da Bancada do PT, cumprimenta o Deputado Emídio de Souza e parabeniza o Deputado Hamilton Pereira, que esteve à frente da 1ª Secretaria no biênio anterior.

 

013 - AFANASIO JAZADJI

Propõe que as votações sejam interrompidas quando um candidato alcançar 48 votos.

 

014 - Presidente SIDNEY BERALDO

Informa que o sistema até agora adotado será mantido. Anuncia o resultado da votação, proclama eleito e declara empossado no cargo de 2º Secretário da Assembléia Legislativa o Deputado José Caldini Crespo. Convida-o a  assumir a 2ª Secretaria. Determina que se proceda à chamada para a eleição da 1ª Vice-Presidência.

 

015 - JOSÉ CALDINI CRESPO

Agradece aos demais Deputados a eleição para 2º Secretário.

 

016 - Presidente SIDNEY BERALDO

Anuncia o resultado da votação, proclama eleito e declara empossado como 1º Vice-Presidente o Deputado Roque Barbiere.

 

017 - ROQUE BARBIERE

Assume a Presidência. Determina que se proceda à chamada para a eleição da 2ª Vice-Presidência. Anuncia o resultado da votação, proclama eleito e declara empossado como 2º Vice-Presidente o Deputado Ary Fossen. Determina que se proceda à chamada para a eleição do 3º Secretário. Anuncia o resultado da votação, proclama eleito e declara empossado como 3º Secretário o Deputado Marquinho Tortorello. Determina que se proceda à chamada para a eleição do 4º Secretário.

 

018 - Presidente SIDNEY BERALDO

Assume a Presidência. Anuncia o resultado da votação, proclama eleita e declara empossada como 4ª Secretária a Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

019 - ANA MARTINS

Parabeniza a Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

020 - Presidente SIDNEY BERALDO

Convoca os Srs. Deputados para a Sessão Inaugural da 1ª Sessão Legislativa da 15ª Legislatura, dia 17/03, às 15 horas. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Hamilton Pereira para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - HAMILTON PEREIRA - PT - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - HUGO ROTSCHILD - Senhoras e senhores, anunciamos a entrada ao plenário do nobre Deputado Estadual Celino Cardoso, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Acompanha o Sr. Presidente o Exmo. Sr. Arnaldo Madeira, Secretário Chefe da Casa Civil, neste ato representando Sua Excelência, o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; também o Exmo. Sr. Romeu Tuma, Senador da República, representando aqui o Congresso Nacional. Fazem também parte da Mesa Diretora os Exmos. Srs. Deputados Hamilton Pereira e Roberto Morais.

Temos o prazer de anunciar, neste momento, na abertura da sessão solene de posse dos Deputados Estaduais da 15ª Legislatura, a apresentação da obra de Carlos Gomes, pela Orquestra de Câmara da Unesp, "O Burrico de Pau", sob a regência do maestro Carlos Kaminski.

 

* * *

 

 - É executada a obra pela Orquestra de Câmara da Unesp.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Esta Presidência agradece o Maestro Kaminski pela apresentação.

A Presidência tem a alegria de anunciar a presença do Deputado Federal, Secretário Chefe da Casa Civil, neste ato representando o Sr. Governador Geraldo Alckmin, Dr. Arnaldo Madeira; representando o Congresso Nacional, o Senador da República Romeu Tuma; a presença do General de Divisão Francisco José da Silva, neste ato representando o Sr. Sérgio Pereira Mariano Cordeiro, Comandante Militar do Sudeste; do Major-Brigadeiro do Ar José Orlando Bellon, Comandante do 4º Comar; do Vice-Almirante Carlos Afonso Pierantoni Gamboa, Comandante do 8º Distrito Naval; do Sr. Paulo Teixeira, Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, representando a Exma. Sra. Marta Suplicy, Prefeita do Município de São Paulo; do Dr. José Renato Nalini, Presidente do Tribunal de Alçada Criminal; do Juiz Avivaldi Nogueira Júnior, Presidente do Tribunal da Justiça Militar; do Dr. Fúlvio Julião Biazzi, Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; do Dr. Antônio Carlos Caruso, Presidente do Tribunal de Contas do Município; do Dr. Andrea Calabi, Secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo; da Dra. Cláudia Costin, Secretária da Cultura do Estado de São Paulo; do Dr. Jurandir Fernandes, Secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo; do Professor Dr. Gabriel Chalita, Secretário da Educação do Estado de São Paulo; do Professor Dr. Hélio Nogueira da Cruz, Vice - Reitor da USP, representando o magnífico Reitor Professor Adolpho José Melfi; do Dr. José Afonso Carijó Andrade, neste ato representando o Magnífico Reitor José Carlos Souza Trindade; do Juiz Maurício Ferreira Leite, Vice - Presidente do Tribunal de Alçada, representando o seu Presidente, Dr. Márcio Álvares Lobo; do Vereador Arcelino Tatto, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo. (Palmas.)

Srs. Deputados Federais, senhores membros do Corpo Consular, Srs. Deputados, esta sessão preparatória tem por finalidade dar posse aos Deputados eleitos em 6 de outubro de 2002, que comporão a 15ª Legislatura, bem como a eleição dos membros da Mesa efetiva e substituta para o biênio 2003/2004.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro, que será executado pela Orquestra de Câmara da Unesp.

 

* * *

 

 - É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Esta Presidência gostaria, novamente, de agradecer o Maestro Kaminski.

Srs. Deputados, Sras. Deputadas, senhores e senhoras, recebidos os diplomas e as declarações de bens, na conformidade com o artigo 18, parágrafo único, da Constituição do Estado, convido as Sras. Deputadas e os Srs. Deputados para o compromisso regimental que, em nome de todos, será por mim proferido, na qualidade de Presidente desta sessão.

“Prometo desempenhar fielmente o meu mandato, promovendo o bem geral do Estado de São Paulo, dentro das normas constitucionais.” (Palmas)

A partir deste momento esta Presidência passa à chamada dos Srs. Deputados para a posse, segundo relação em ordem alfabética. Porém, esta Presidência irá quebrar o protocolo somente no primeiro nome, pois chamaremos o Deputado Arthur Alves Pinto, por ser o decano. Após a chamada, as Sras. Deputadas e os Srs. Deputados deverão dirigir-se ao microfone e nos termos regimentais responder “Assim o prometo”.

 

O SR. ARTHUR ALVES PINTO - PL - Assim o prometo.

 

O SR. ADILSON BARROSO OLIVEIRA - PTB - Assim o prometo.

 

O SR. ADILSON ROSSI - PTB - Assim o prometo.

 

O SR. ADRIANO DIOGO - PT - Assim o prometo.

 

O SR. AFANASIO JAZADJI - PFL - Assim o prometo.

 

O SR. AFONSO LOBATO - PV - Assim o prometo.

 

O SR. ALBERTO TURCO LOCO HIAR - PSDB - Assim o prometo.

 

O SR. ALDO DEMARCHI - PFL - Assim o prometo.

 

A SRA. ANA DO CARMO - PT - Assim o prometo.

 

A SRA. ANA MARTINS - PCdoB - Assim o prometo.

 

A SRA. ANALICE FERNANDES - PSDB - Assim o prometo.

 

O SR. ANTONIO MENTOR - PT - Assim o prometo.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PPB - Assim o prometo.

 

O SR. ARNALDO JARDIM - PPS - Assim o prometo.

 

O SR. ARY FOSSEN - PSDB - Assim o prometo.

 

O SR. BALEIA ROSSI - PMDB - Assim o prometo.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Assim o prometo.

 

O SR. CÂNDIDO VACCAREZZA - PT - Assim o prometo.

 

O SR. CARLINHOS ALMEIDA - PT - Assim o prometo.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Em nome da vida e pela quarta vez, Assim o prometo.

 

O SR. CONTE LOPES - PPB - Assim o prometo.

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT - Assim o prometo.

 

O SR. DUARTE NOGUEIRA - PSDB - Assim o prometo.

 

O SR. EDMIR CHEDID - PFL - Assim o prometo.

 

O SR. EDSON APARECIDO - PSDB - Assim o prometo.

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Assim o prometo.

 

O SR. EDSON GOMES - PFL - Assim o prometo.

 

O SR. ELI CORRÊA FILHO - PFL - Assim o prometo.

 

A SRA. ELISABETH SAHÃO - PT - Assim o prometo.

 

O SR. EMÍDIO DE SOUZA - PT - Assim o prometo.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Assim o prometo.

 

O SR. FAUSTO FIGUEIRA - PT - Assim o prometo.

 

O SR. GERALDO LOPES - PMDB - Assim o prometo.

 

O SR. GERALDO TENUTA - PSDB - Assim o prometo.

 

O SR. GERALDO VINHOLI - PDT - Assim o prometo.

 

O SR. GILBERTO MARSON - PV - Assim o prometo.

 

O SR. GILSON DE SOUZA - PFL - Assim o prometo.

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Assim o prometo.

 

A SRA. HAVANIR NIMTZ - PRONA - Assim o prometo.

 

O SR. ÍTALO CARDOSO - PT - Assim o prometo.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Assim o prometo.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Assim o prometo, Sr. Presidente.

 

O SR. JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Em nome da família, por São Paulo e pelo Brasil, assim o prometo.

 

O SR. JOSÉ CALDINI CRESPO - PFL - Assim o prometo.

 

O SR. JOSÉ DÍLSON - PDT - Assim o prometo.

 

O SR. JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Assim o prometo, Sr. Presidente.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - Assim o prometo.

 

O SR. LUIS CARLOS GONDIM - PV - Assim o prometo.

 

O SR. LUIZ GONZAGA VIEIRA - PSDB - Assim o prometo.

 

O SR. MARCELO BUENO - PDT - Em nome de Jesus, Sr. Presidente, assim o prometo.

 

O SR. MARCELO CÂNDIDO - PT - Assim o prometo.

 

A SRA. MARIA DE ALMEIDA DANTAS - PTN - Assim o prometo.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Assim o prometo.

 

A SRA. MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Assim o prometo.

 

O SR. MÁRIO REALI - PT - Assim o prometo.

 

O SR. MARQUINHO TORTORELLO - PPS - Assim o prometo, Sr. Presidente.

 

O SR. MAURO MENUCHI - PT - Assim o prometo.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PFL - Assim o prometo, Sr. Presidente.

 

O SR. NIVALDO SANTANA - PCdoB - Pela paz e contra a guerra do Bush, assim o prometo.

 

O SR. ORLANDO MORANDO - PSB - Assim o prometo.

 

O SR. PASCHOAL THOMEU - PTB - Assim o prometo.

 

O SR. PAULO NEME - PV - Em consciência espiritual eterna, assim o prometo.

 

O SR. PAULO SÉRGIO - PRONA - Sr. Presidente, assim o prometo.

 

O SR. PEDRO TOBIAS - PSDB - Em nome de ‘abaixo a guerra’, assim o prometo.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PSB - Assim o prometo.

 

O SR. RENATO SIMÕES - PT - Assim o prometo, Sr. Presidente.

 

O SR. RICARDO CASTILHO - PV - Assim o prometo, Sr. Presidente.

 

O SR. RICARDO TRIPOLI - PSDB - Assim o prometo.

 

O SR. ROBERTO ALVES FERREIRA - PTB - Assim o prometo, Sr. Presidente.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - Assim o prometo, Sr. Presidente.

 

O SR. RODOLFO COSTA E SILVA - PSDB - Homenageando o Dr. Antônio José Machado Dias, violentamente assassinado, e ao Poder Judiciário de São Paulo, assim o prometo, Sr. Presidente.

 

O SR. RODRIGO GARCIA - PFL - Assim o prometo, Sr. Presidente.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - PDT - Assim o prometo, Sr. Presidente.

 

O SR. ROMEU TUMA - PPS - Sr. Presidente, pelo Estado de São Paulo e pela segurança do seu povo, assim o prometo.

 

O SR. ROQUE BARBIERE - PTB - Assim o prometo.

 

A SRA. ROSMARY CORRÊA - PMDB - Assim o prometo.

 

O SR. SAID MOURAD - PRONA - Sr. Presidente, pela paz no mundo e pelo respeito entre os países, assim o prometo.

 

O SR. SEBASTIÃO ARCANJO - PT - Contra toda a forma de preconceito, pela paz e não à guerra, assim o prometo.

 

O SR. SEBASTIÃO ALMEIDA - PT - Assim o prometo.

 

O SR. SIDNEY BERALDO - PSDB - Assim o prometo.

 

O SR. SIMÃO PEDRO - PT - Assim o prometo.

 

O SR. SOUZA SANTOS - PL - Sr. Presidente, assim o prometo.

 

O SR. UBIRATAN GUIMARÃES - PPB - Assim o prometo.

 

O SR. VALDOMIRO LOPES - PSB - Assim o prometo.

 

O SR. VANDERLEI MACRIS - PSDB - Assim o prometo.

 

O SR. VANDERLEI SIRAQUE - PT - Assim o prometo.

 

O SR. VAZ DE LIMA - PSDB - Assim o prometo.

 

O SR. VICENTE CÂNDIDO - PT - Assim o prometo.

 

O SR. VINICIUS CAMARINHA - PSB - Assim o prometo.

 

O SR. VITOR SAPIENZA - PPS - Assim o prometo.

 

O SR. WAGNER SALUSTIANO - PPB - Assim o prometo.

 

O SR. WALDIR AGNELLO - PSB - Com a benção de Deus, Assim o prometo.

 

O SR. ZUZA ABDUL MASSIH - PRP - Assim o prometo.

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Neste momento esta Presidência solicita a gentileza para que todos os senhores e as senhoras permaneçam de pé.

Senhoras Deputadas e Srs. Deputados, declaro empossados no cargo de Deputado à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo os integrantes da 15ª legislatura, os parlamentares que participam da 15ª legislatura, os parlamentares que participaram desta sessão, prestando o compromisso regimental. (Palmas.)

Sras. e Srs. Deputados, esta Presidência quer fazer um apelo e ao mesmo tempo uma convocação. Apelo para que façamos em seguida a votação dos cargos da Mesa, da forma mais célere possível, para que juntos, todos os membros do Poder Legislativo, representantes do povo paulista, em comitiva nos dirijamos ao Tribunal de Justiça, onde está sendo velado o corpo do Sr. Juiz Antônio José Machado Dias, brutalmente assassinado.

Vamos levar o nossa irrestrita solidariedade ao Poder Judiciário, num gesto simbólico de reafirmação de que o Estado de Direito não se vergará, não se curvará à violência e ao crime organizado. (Palmas.) Não compactuamos com nada disso. Vivemos sob o império das leis e não dos homens de má vontade.

Que Deus conforte a família do Juiz Antônio José Machado Dias. É o nosso desejo e o desejo da família paulista e brasileira.

Peço agora a todos os aqui presentes e também aos que em suas casas estão nos acompanhando pelos meios de comunicação, que façamos uma homenagem a esse mártir da justiça e da democracia, um minuto de silêncio.

 

* * *

 

-              É feito um minuto de silêncio. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Esta Presidência gostaria de registrar a presença dos nossos Deputados Federais: Júlio Semeguini; Jamil Murad; Gilberto Kassab; Enéias Carneiro; Ângela Guadanin; Eduardo Coelho; Edna Macedo; José Mentor; Robson Tuma; Walter Feldman; Durval Orlato; Amauri Robledo Gasques e Vadão Gomes. Gostaria também de registrar a presença do Sr. Vereador da Capital, Marcos Zerbini.

Esta Presidência, neste momento, por conveniência da ordem, suspende a presente sessão por 15 minutos, e pede a gentileza de que fiquem somente os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas em plenário, para que possamos dar início ao processo de eleição da Mesa Diretora - biênio 2003/2004.  Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

 - Suspensa às 16 horas e 33 minutos, a sessão é reaberta às 17 horas, sob a Presidência do Sr. Celino Cardoso.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Peço a compreensão de todos para fazer o seguinte esclarecimento:

Com a Emenda nº 12, de 28 de junho de 2001, à Constituição Estadual, revogou-se a previsão de votação secreta, passando o voto, como regra geral e sem exceção, a ser público. Assim, no caso de eleição dos membros da Mesa e de seus substitutos, a votação deverá ser ostensiva.

A Mesa da Assembléia Legislativa fez publicar em 29 de janeiro de 2003 o Ato nº 3, consolidando em sua 11ª edição as normas regimentais, tanto aquelas que sofreram alterações decorrentes da aprovação de projetos de resolução de natureza regimental, como os conflitantes com textos constitucionais.

Em virtude dessas modificações, do Art. 6º do Regimento Interno, que previa todo o procedimento a ser adotado na prática do escrutínio secreto, restou apenas a exigência de que a votação e a apuração dos cargos dos membros da Mesa efetiva e substituta devem ocorrer separadamente, cargo a cargo, na ordem prevista no § 1º, do Art. 10, do Regimento Interno, qual seja:

1-          Votação e apuração para o cargo de Presidente;

2-          Votação e apuração para o cargo de 1º Secretário;

3-          Votação e apuração para o cargo de 2º Secretário;

4-          Votação e apuração para o cargo de 1º Vice - Presidente;

5-          Votação e apuração para o cargo de 2º Vice - Presidente;

6-          Votação e apuração para o cargo de 3º Secretário;

7-          Votação e apuração para o cargo de 4º Secretário.

Os demais dispositivos do Art. 6º foram revogados pela Emenda Constitucional nº 12, de 2001. Para observância desse novo mandamento constitucional, sem que tenha havido ainda expressa alteração de cunho procedimental nas normas regimentais, há que se recorrer à interpretação e buscar a sistematização do Regimento Interno ora em vigor, normas análogas que possam preencher o vazio regimental. Assim, na votação cargo a cargo aplica-se também o disposto no Art. 199: ‘presente, o Deputado é obrigado a votar.’

Art. 202, § 5º: ‘a votação nominal será feita pela lista dos Deputados, organizada em ordem alfabética de seus nomes parlamentares, observando-se ainda:

1 - à medida que o 1º Secretário proceder à chamada e repetir a resposta em voz alta, o 2º Secretário a anotará’;

2 - terminada a chamada dos Deputados cuja ausência tenha sido verificada, enquanto não for proclamado o resultado da votação pelo Presidente, será lícito ao Deputado obter da Mesa o registro ou retificação do seu voto.

Parágrafo 6º - a relação de como votaram os Deputados será publicada no Diário da Assembléia.

Estas são as principais normas regimentais que deverão ser observadas para a eleição dos membros da Mesa, que certamente instrumentalizarão o mandamento constitucional que determina a escolha pública para estes cargos.

A cada cargo da Mesa colocado a votos pelo Presidente da sessão o 1º Secretário procederá à chamada de cada parlamentar, para que, dirigindo-se ao microfone de apartes, decline seu voto mediante anúncio do nome do Deputado. O voto declinado será repetido pelo 1º Secretário, procedendo também, ato contínuo, com o auxílio do 2º Secretário, à apuração pública.

Feita a segunda chamada dos que não votaram na primeira, os secretários informarão ao Presidente o apurado, para que este proclame o resultado final e dê posse ao eleito.

Estes são os esclarecimentos que esta Presidência gostaria de, antecipadamente, fazer.

Srs. Deputados, solicito a todos que façam silêncio e peçam a seus familiares que também assim procedam.

 

O SR. GIBA MARSON - PV - Sr. Presidente, Srs. Deputados, o Partido Verde tomou conhecimento em publicação no “Diário Oficial”, de ontem, da decisão da Mesa da Assembléia Legislativa em relação aos partidos que têm direito ao funcionamento parlamentar. O Partido Verde encontra-se fora desse processo.

Portanto, gostaríamos de protocolar junto à Mesa Diretora, um parecer onde entendemos que o Partido Verde tem todo o direito ao funcionamento parlamentar. Temos aqui uma decisão e um parecer do jurista Dr. Rolo, protocolizado também na Câmara Federal, que deixa claro o direito de o Partido Verde participar do funcionamento parlamentar desta Casa.

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Nobre Deputado Giba Marson, esta Presidência registra a manifestação de V. Exa. e informa que é um direito de V. Exa. protocolizar esse requerimento. O próximo Presidente eleito, com certeza, irá analisar e endereçará uma resposta a V. Exa.

A partir deste instante, Srs. Deputados, vamos proceder à eleição da Mesa da Assembléia Legislativa e seus substitutos. Esta Presidência convida o Sr. 1o Secretário, nobre Deputado Hamilton Pereira, e o Sr. 2o Secretário, nobre Deputado Roberto Morais. Esta eleição, como já informamos V. Exas., será nominal.

Informo aos Srs. Deputados que a matéria está disciplinada regimentalmente nos Arts. 5o, 6o e 7°.

Art. 5o: “A eleição dos membros da Mesa e dos substitutos, bem como o preenchimento de qualquer vaga, será feita por maioria absoluta de votos.”

Parágrafo Único: “Não sendo obtida a maioria absoluta por qualquer dos candidatos, será eleito, em segundo escrutínio, por maioria relativa, um dos mais votados no primeiro. Em caso de empate, considerar-se-á o mais idoso, proclamada e empossada a Mesa, encerrar-se-á a sessão.”

Srs. Deputados, vamos proceder à eleição da Assembléia Legislativa para o biênio 2003/2004. Esta Presidência informa V.Exas. que, ao serem chamados pelo Sr. 1o Secretário, deverão manifestar o seu voto oralmente no microfone de apartes. Faz-se a primeira chamada e, em seguida, a segunda para os que não votaram na primeira.

Convido o Sr. 1o Secretário para proceder à votação com o auxílio do 2o Secretário “ad hoc”. A partir deste momento, o Sr. Secretário dará início à votação de eleição do Presidente desta Casa.

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Srs. Deputados, vamos dar início à votação nominal para eleição do Presidente da Mesa.

 

O SR. ADILSON BARROSO - PRONA - Eu voto para Presidente no Deputado Sidney Beraldo, do PSDB.

 

O SR. ADILSON ROSSI - PTB - Meu voto para Presidente é para o Deputado Sidney Beraldo.

 

O SR. ADRIANO DIOGO - PT - Meu voto, segundo orientação da nossa Bancada, Partido dos Trabalhadores, é para o Deputado Sidney Beraldo do PSDB.

 

O SR. AFANASIO JAZADJI - PFL - Para Presidente, Deputado Sidney Beraldo.

 

O SR. AFONSO LOBATO - PV - Para Presidente, Deputado Sidney Beraldo.

 

O SR. ALBERTO TURCO LOCO HIAR - PSDB - Para Presidente, gostaria de votar no meu companheiro Sidney Beraldo.

 

O SR. ALDO DEMARCHI - PPB - Para Presidente, nosso voto é no Deputado Sidney Beraldo.

 

A SRA. ANA DO CARMO - PT - Voto para Sidney Beraldo.

 

A SRA. ANA MARTINS - PCdoB - Eu voto no Deputado Sidney Beraldo para Presidente, homenageando o voto aberto, porque há mais transparência e mais democracia.

 

A SRA. ANALICE FERNANDES - PSDB - Para Presidente voto no Deputado Sidney Beraldo.

 

O SR. ANTONIO MENTOR - PT - Também comemorando a primeira votação em aberto para eleição da Mesa, voto Sidney Beraldo.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PPB - Voto no nobre Deputado Sidney Beraldo.

 

O SR. ARNALDO JARDIM - PPS - Pelo fortalecimento do Poder Legislativo, eu e a Bancada do PPS votamos Sidney Beraldo para Presidente.

 

O SR. ARTHUR ALVES PINTO - PL - Para Presidente, Sidney Beraldo.

 

O SR. ARY FOSSEN - PSDB - Para Presidente, voto no nobre e honrado Deputado Sidney Beraldo.

 

O SR. BALEIA ROSSI - PMDB - Deputado Sidney Beraldo.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Eu voto para Presidente no Deputado Sidney Beraldo.

 

O SR. CÂNDIDO VACCAREZZA - PT - Voto Sidney Beraldo.

 

O SR. CARLINHOS ALMEIDA - PT - Sidney Beraldo.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Presidente desta Casa, da Assembléia, do Poder Legislativo e meu Presidente, Sidney Beraldo.

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Com muita alegria este Deputado vota Sidney Beraldo.

 

O SR. CONTE LOPES - PPB - Sidney Beraldo.

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT - Sidney Beraldo.

 

O SR. DUARTE NOGUEIRA - PSDB - Sr. Presidente, voto para Presidente da Assembléia Legislativa, com muita alegria no coração, nosso companheiro, Deputado Sidney Beraldo.

 

O SR. EDMIR CHEDID - PFL - Meu voto para Presidente é o nobre Deputado Sidney Beraldo.

 

O SR. EDSON APARECIDO - PSDB - Em nome do PSDB, com enorme gratificação, votamos no nosso querido líder Sidney Beraldo.

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Para Presidência, Sidney Beraldo.

 

O SR. EDSON GOMES - PPB - Para Presidente, voto Sidney Beraldo.

 

O SR. ELI CORRÊA FILHO - PFL - Para Presidente, voto Sidney Beraldo.

 

A SRA. ELISABETH SAHÃO - PT - Para Presidente, voto Sidney Beraldo.

 

O SR. EMÍDIO DE SOUZA - PT - Sr. Presidente, meu voto para Presidente é para o Deputado Sidney Beraldo do PSDB.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Meu voto para Presidente é Sidney Beraldo.

 

O SR. FAUSTO FIGUEIRA - PT - Sidney Beraldo.

 

O SR. GERALDO LOPES - PMDB - Para Presidente, voto Sidney Beraldo.

 

O SR. GERALDO TENUTA - PSDB - Voto para Presidente Sidney Beraldo.

 

O SR. GERALDO VINHOLI - PDT - Voto Sidney Beraldo.

 

O SR. GILBERTO MARSON - PV - Para Presidente, Sidney Beraldo.

 

O SR. GILSON DE SOUZA - PPB - Para Presidente, Sidney Beraldo.

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Sidney Beraldo.

 

A SRA. HAVANIR NIMTZ - PRONA - Para Presidente, Deputado Sidney Beraldo.

 

O SR. ÍTALO CARDOSO - PT - Voto para Presidente Deputado Sidney Beraldo.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Com muito orgulho, voto em Sidney Beraldo.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Sr. Presidente, voto no Deputado Sidney Beraldo.

O SR. JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Pela orientação da minha bancada, através do meu líder Campos Machado, voto para Presidente no Deputado Sidney Beraldo.

 

O SR. JOSÉ CALDINI CRESPO - PFL - Voto para Presidente no Deputado Sidney Beraldo.

 

O SR. JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Voto para Presidente com muita honra e alegria no companheiro Sidney Beraldo.

 

O SR. JOSÉ DÍLSON - PDT - Voto para Presidente no Deputado Sidney Beraldo.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - Presidente, voto para Presidente no Sidney Beraldo. (Palmas.)

 

O SR. LUIS CARLOS GONDIM - PV - Presidente, meu voto é para o Deputado Sidney Beraldo.

 

O SR. LUIZ GONZAGA VIEIRA - PSDB - Meu voto é para Sidney Beraldo.

 

O SR. MARCELO BUENO - PDT - Sr. Presidente, meu voto vai para Sidney Beraldo.

 

O SR. MARCELO CÂNDIDO - PT - Sr. Presidente, voto com a Bancada do Partido dos Trabalhadores em Sidney Beraldo.

 

A SRA. MARIA DE ALMEIDA DANTAS - PTN - Presidente, para Presidente desta Casa, meu voto é para Sidney Beraldo.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Para Presidente, Sidney Beraldo.

 

O SR. MÁRIO REALI - PT - Sidney Beraldo.

 

A SRA. MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Sidney Beraldo.

 

O SR. MARQUINHO TORTORELLO - PPS - Sidney Beraldo.

 

O SR. MAURO MENUCHI - PT - Sidney Beraldo.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PFL - Sidney Beraldo.

 

O SR. NIVALDO SANTANA - PCdoB - Sidney Beraldo.

 

O SR. ORLANDO MORANDO - PSB - Sidney Beraldo.

 

O SR. PASCHOAL THOMEU - PTB - Sidney Beraldo.

 

O SR. PAULO NEME - PV - Sidney Beraldo.

 

O SR. PAULO SÉRGIO - PRONA - Sidney Beraldo.

 

O SR. PEDRO TOBIAS - PSDB - Sidney Beraldo.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PSB - Sidney Beraldo.

 

O SR. RENATO SIMÕES - PT - Sr. Presidente, voto em Sidney Beraldo em decorrência do acordo interpartidário.

 

O SR. RICARDO CASTILHO - PV - Sidney Beraldo.

 

O SR. RICARDO TRIPOLI - PSDB - Sidney Beraldo.

 

O SR. ROBERTO ALVES FERREIRA - PTB - Sidney Beraldo.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - Sidney Beraldo.

 

O SR. RODOLFO COSTA E SILVA - PSDB - Sidney Beraldo.

 

O SR. RODRIGO GARCIA - PFL - Sidney Beraldo.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - PDT - Sidney Beraldo.

 

O SR. ROMEU TUMA - PPS - Sidney Beraldo.

 

O SR. ROQUE BARBIERE - PTB - Sidney Beraldo.

 

A SRA. ROSMARY CORRÊA - PMDB - Sidney Beraldo.

 

O SR. SAID MOURAD - PRONA - Sr. Presidente, pela união e por São Paulo, voto em Sidney Beraldo.

 

O SR. SEBASTIÃO ALMEIDA - PT - Sidney Beraldo.

 

O SR. SEBASTIÃO ARCANJO - PT - Sidney Beraldo.

 

O SR. SIDNEY BERALDO - PSDB - Sr. Presidente, agradeço todos os votos recebidos dos colegas e, acatando o Regimento porque se trata de interesse pessoal, minha opção é a abstenção.

 

O SR. SIMÃO PEDRO - PT - Sidney Beraldo.

 

O SR. SOUZA SANTOS - PL - Sidney Beraldo.

 

O SR. UBIRATAN GUIMARÃES - PPB - Sidney Beraldo.

 

O SR. VALDOMIRO LOPES - PSB - Sidney Beraldo.

 

O SR. VANDERLEI MACRIS - PSDB - Sidney Beraldo.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PPB - PARA QUESTÃO DE ORDEM - Sr. Presidente, a respeito da eleição da Mesa, levando em consideração que os partidos já entraram em entendimento e os candidatos já foram escolhidos e para que não haja problema de nenhuma natureza, sugiro que se faça uma votação simbólica para os cargos. Assim, todos teremos tranqüilidade e o resultado da eleição será de acordo com o que a liderança estabeleceu. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Nobre Deputado Antonio Salim Curiati, como a eleição para Presidente já foi iniciada, iremos terminá-la nominalmente.

Graças a Deus já foi eleito Presidente o Deputado Sidney Beraldo. Após esta votação, este Presidente irá transmitir a Presidência a ele, que com certeza irá analisar a proposta de V.Exa. com a assessoria e com os Secretários aqui no plenário.

Vamos dar continuidade à votação.

 

O SR. VANDERLEI SIRAQUE - PT - Sidney Beraldo.

 

O SR. VAZ DE LIMA - PSDB - Sidney Beraldo.

 

O SR. VICENTE CÂNDIDO - PT - Sidney Beraldo.

 

O SR. VINICIUS CAMARINHA - PSB - Sidney Beraldo.

 

O SR. VITOR SAPIENZA - PPS - Sidney Beraldo.

 

O SR. WAGNER SALUSTIANO - PPB - Sidney Beraldo.

 

O SR. WALDIR AGNELLO - PSB - Sidney Beraldo.

 

O SR. ZUZA ABDUL MASSIH - PRP - Sidney Beraldo.

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Esta Presidência informa que todos os Srs. Deputados votaram, razão pela qual não há necessidade de se fazer uma segunda chamada. De acordo com a votação o nobre Deputado Sidney Beraldo recebeu 93 votos, registrando-se apenas uma abstenção. Conforme o resultado, proclamo eleito e declaro empossado Presidente da Assembléia Legislativa, o nobre Deputado Sidney Beraldo, e convido S. Exa. para assumir a Presidência.(Palmas.)

Antes, porém, este Deputado gostaria de agradecer primeiramente a Deus pelas ricas bênçãos que tem derramado sobre a minha vida, pela rica oportunidade que tive, embora por um período curto, de presidir o Parlamento de São Paulo, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, o Parlamento do maior estado deste País. Quero agradecer muito a todos os Srs. Deputados que tiveram paciência, compreensão, tolerância, companheirismo, que me apoiaram nesse período. Quero agradecer a toda segurança da Casa, a todos os funcionários, e quero agradecer em especial a minha família. Estão aqui a minha mãe, a minha esposa, a minha filha, meu filho, que sempre me apoiaram em orações, para que Deus estivesse sempre me protegendo, intercedendo sempre no meu coração, na minha mente, para que eu pudesse honrar um cargo tão importante que graças a Deus e graças ao apoio de vocês tive a oportunidade de ocupar. Quero fazer um agradecimento especial ao Deputado Federal e Ex-Presidente desta Casa, Walter Feldman, que me escolheu como 1º Vice-Presidente. Ele se elegeu Deputado Federal e abriu espaço nesta Casa para que eu tivesse essa oportunidade. Quero agradecer ao Deputado Federal, Secretário de Governo na Casa Civil, Sr. Arnaldo Madeira; que leve os nossos grandes agradecimentos ao Governador Geraldo Alckmin pelo apoio que tive neste período e quero dizer que é com muita alegria, mas com muita alegria mesmo, que transmito a Presidência ao nobre Deputado Sidney Beraldo.

 

O SR. VALDOMIRO LOPES - PSB - Sr. Presidente, antes que V. Exa. faça essa transmissão, não poderia perder esta oportunidade de, em nome do PSB, parabenizá-lo, Sr. Presidente. Como V. Exa. bem disse, o seu período à frente desta Assembléia Legislativa foi curto, mas foi marcante. Marcante pela firmeza, pela determinação e pela grande vontade que V. Exa. teve de administrar este Parlamento. Quero lhe dar em nome da nossa bancada do Partido Socialista Brasileiro os parabéns e dizer que pode carregar com orgulho o seu currículo porque V. Exa. na verdade desempenhou muito bem sua função e com o contento e o consenso dos 94 Srs. Deputados. Parabéns!

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Para concluir, gostaria de dizer que há exatos oito anos, quando chegava a esta Casa, quis o destino, a vontade de Deus que, sorteado, o meu gabinete fosse no mesmo corredor que o do nobre Deputado Sidney Beraldo. Então, estávamos no dia-a-dia juntos, conversando nos momentos difíceis e nos momentos bons e acho que conhecemos as pessoas tendo oportunidade de conviver com elas, analisando sua postura em cada situação. A cada dia que passava, podia observar o espírito público do nobre Deputado Sidney Beraldo, todas as qualidades de um homem público. De maneira que hoje eu me sinto realmente muito alegre, muito feliz por este momento tão importante na vida de todos nós e principalmente na vida de todas as pessoas que vivem neste Estado de São Paulo e, por que não dizer, no Brasil inteiro, porque todos sabemos da importância deste Estado para todo o Brasil.

É com muito orgulho que quero passar este cristal que recebi das mãos do nobre Deputado Walter Feldman, que pediu que eu o passasse ao próximo Presidente porque significa a transparência do Poder Legislativo do Estado de São Paulo.

Que Deus possa estar presente neste parlamento nos quatro anos, intercedendo nas nossas vidas, abençoando e dirigindo as nossas vidas, os nossos sentimentos, os nossos corações e que possamos - e vamos, se Deus quiser - contribuir muito para o crescimento e desenvolvimento do Estado de São Paulo. Que Deus abençoe a todos e em especial que Deus ilumine e dê sabedoria e força a meu amigo, meu irmão, Sidney Beraldo.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

 - Assume a Presidência o Sr. Sidney Beraldo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Que as minhas primeiras palavras sejam de agradecimento, profundo agradecimento a todos os colegas Deputados, colegas Deputadas que me delegam essa responsabilidade de presidir o Parlamento do Estado de São Paulo. A unanimidade de votos obtidos aqui hoje, nesta tarde, me dá sem dúvida uma grande responsabilidade mas também confiança de que nós todos juntos, representantes de 36 milhões de paulistas que vivem em São Paulo, possamos construir um país mais justo, mais solidário e que aqui nesta Casa possamos fazer um espaço permanente de busca de soluções para que tenhamos uma melhor qualidade de vida para a nossa população.

Quero cumprimentar nosso Deputado Arnaldo Madeira que neste momento representa o nosso Governador Geraldo Alckmin e em nome dele todas as autoridades aqui presentes.

Ao assumir a Presidência da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, as minhas primeiras palavras são de agradecimento à generosa confiança dos meus colegas e minhas colegas que me elegeram para dirigir esta Casa nos próximos dois anos.

Fui eleito pela primeira vez Vereador em 1977; Prefeito em 1982 e dois mandatos como Deputado Estadual. A seriedade no tratamento da causa pública foi a marca predominante, como também a determinação em servir, cada vez melhor, a população do Estado de São Paulo.

Nesta Assembléia Legislativa, onde cheguei em 1995, aprendi, no dia-a-dia, como deve ser um Deputado nos corredores, no plenário, nos gabinetes, nas comissões, nas audiências públicas. Este aprendizado credencia-me agora, acreditem, não só a exercer de forma melhor o terceiro mandato, mas também, com a ajuda de meus pares e dos funcionários da Casa, a presidir o Poder Legislativo.

A Assembléia de São Paulo, muito mais do que uma Casa de Leis, é a casa do povo. Somos 94 Deputados, que representam 36 milhões de pessoas. Sabemos como é grande a nossa responsabilidade e este Parlamento nunca se furtou a promover medidas que tragam a melhoria da qualidade de vida da nossa população, o combate às desigualdades sociais, o alto envolvimento do Estado. É a sua vocação natural e continuará assim sendo, sob a nossa Presidência.

Quero agradecer aos meus familiares, à minha mãe, à minha esposa, às minhas filhas, aos meus amigos, que prestigiam este ato e que me deram tanto apoio durante a minha vida pública. Agradeço aos meus eleitores, que me honraram com o seu voto.

Reitero os meus agradecimentos aos colegas, às colegas e aos funcionários desta Casa. Agradeço a Deus por permitir que eu tenha chegado até aqui e peço a Sua proteção para essa jornada, que é de todos.

Quero também fazer um agradecimento especial ao meu amigo, ao meu colega, Presidente Celino que, desde que cheguei a este Parlamento, trabalhamos juntos. A S. Exa. o nosso reconhecimento pela sua luta, pelo seu trabalho, não só ao longo desses dois mandatos, mas também por essa curta passagem na Presidência desta Casa. Pudemos verificar e testemunhar, de perto, seu zelo com a coisa pública, a sua responsabilidade e a sua vocação para servir. Muito obrigado, Celino. (Palmas.)

Vamos continuar a nossa eleição para compor a Mesa Diretora da Casa.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PPB - Sr. Presidente, antes da conclusão da votação para Presidente, apresentamos uma questão de ordem, que tem fundamento e lógica. Talvez tivesse algum incidente com relação ao Regimento Interno, mas levando em consideração uma série de fatores, inclusive de que já existem os candidatos escolhidos para os diferentes cargos e com a anuência de todas as lideranças, sugeri à Mesa, e repito agora, que se fizesse, caso por caso, uma votação simbólica, para que possamos concluir este evento de hoje, uma vez que temos certeza que o resultado já está deferido.

Os senhores líderes já chegaram à conclusão de quais são os candidatos. Temos que oferecer um exemplo à sociedade, acabando com a burocracia. Embora o Regimento determine algum aspecto com relação a esse setor, sugiro a V. Exa. uma medida inicial que determine, cargo por cargo, uma votação simbólica para que possamos acelerar os nossos trabalhos.

Muito obrigado, Sr. Presidente. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Com a compreensão dos Srs. Deputados, vamos solicitar a suspensão dos nossos trabalhos por dois minutos, para que possamos analisar o requerimento feito pelo Deputado Salim Curiati. No nosso entender, temos, não só pelo Regimento Interno, implicações jurídicas que poderão trazer alguma ilegitimidade ao processo de votação.

Queremos, mais uma vez, agradecer a honrosa presença do Deputado Arnaldo Madeira, nosso Secretário da Casa Civil, representando neste ato o Governador Geraldo Alckmin, que pede licença, por ter outros compromissos, para deixar esta Casa. Obrigado, Deputado Arnaldo Madeira. (Palmas.)

Srs. Deputados, está suspensa a sessão.

 

* * *

 

 - Suspensa às 17 horas e 56 minutos, a sessão é reaberta às 18 horas e 01 minuto, sob a Presidência do Sr. Sidney Beraldo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Srs. Deputados, esta Presidência, consultando os assessores desta Casa, entendeu que para termos uma votação legítima e juridicamente perfeita, vamos continuar com o processo anunciado pelo Presidente Celino Cardoso, que é o processo nominal.

Vamos proceder à eleição do 1º Secretário da Assembléia Legislativa para o biênio de 2003 e 2004. Convido o 1º Secretário, Deputado Hamilton Pereira, para proceder à leitura da votação, com o auxílio do 2º Secretário.

 

O SR. RODOLFO COSTA E SILVA - PSDB - Sr. Presidente, sugiro que V. Exa. peça aos Srs. Deputados que façam fila na posição de votar, para que possamos resolver o problema rapidamente.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - É um apelo que esta Presidência também reitera, para que possamos ter uma eleição rápida.

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Srs. Deputados, vamos dar início à votação nominal para eleição do 1º Secretário da Mesa.

 

O SR. ADILSON BARROSO DE OLIVEIRA - PRONA - Emídio de Souza.

 

O SR. ADILSON ROSSI - PTB - Emídio de Souza.

 

O SR. ADRIANO DIOGO - PT - Emídio de Souza.

 

O SR. AFANASIO JAZADJI - PFL - Emídio de Souza.

 

O SR. AFONSO LOBATO - PV - Emídio de Souza.

 

O SR. ALBERTO TURCO LOCO HIAR - PSDB - Emídio de Souza.

 

O SR. ALDO DEMARCHI - PPB - Emídio de Souza.

 

A SRA. ANA DO CARMO - PT - Emídio de Souza.

 

A SRA. ANA MARTINS - PCdoB - Emídio de Souza.

 

A SRA. ANALICE FERNANDES - PSDB - Emídio de Souza.

 

O SR. ANTONIO MENTOR - PT - Emídio de Souza.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PPB - Emídio de Souza.

 

O SR. ARNALDO JARDIM - PPS - Emídio de Souza.

 

O SR. ARTHUR ALVES PINTO - PL - Emídio de Souza.

 

O SR. ARY FOSSEN - PSDB - Emídio de Souza.

 

O SR. BALEIA ROSSI - PMDB - Emídio de Souza.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Emídio de Souza.

 

O SR. CÂNDIDO VACCAREZZA - PT - Emídio de Souza.

 

O SR. CARLINHOS ALMEIDA - PT - Emídio de Souza.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Emídio de Souza.

 

O SR. CELINO CARDOSO - PSDB - Emídio de Souza.

 

O SR. CONTE LOPES - PPB - Emídio de Souza.

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT - Emídio de Souza.

 

O SR. DUARTE NOGUEIRA - PSDB - Emídio de Souza.

 

O SR. EDMIR CHEDID - PFL - (Pausa)

 

O SR. EDSON APARECIDO - PSDB - Emídio de Souza.

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Emídio de Souza.

 

O SR. EDSON GOMES - PPB - Emídio de Souza.

 

O SR. ELI CORRÊA FILHO - PFL - Emídio de Souza.

 

A SRA. ELISABETH SAHÃO - PT - (Pausa)

 

O SR. EMÍDIO DE SOUZA - PT - Sr. Presidente, seguindo a orientação da assessoria jurídica da Casa, quero me abster da votação.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Emídio de Souza.

 

O SR. FAUSTO FIGUEIRA - PT - Emídio de Souza.

 

O SR. GERALDO LOPES - PMDB - Emídio de Souza.

 

O SR. GERALDO TENUTA - PSDB - Emídio de Souza.

 

O SR. GERALDO VINHOLI - PDT - Emídio de Souza.

 

O SR. GILBERTO MARSON - PV - Emídio de Souza.

 

O SR. GILSON DE SOUZA - PPB - Emídio de Souza.

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Emídio de Souza.

 

A SRA. HAVANIR NIMTZ - PRONA - Emídio de Souza.

 

O SR. ÍTALO CARDOSO - PT - Emídio de Souza.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Em nome da região oeste, da grande São Paulo, voto em Emídio de Souza.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Emídio de Souza.

 

O SR. JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Emídio de Souza.

 

O SR. JOSÉ CALDINI CRESPO - PFL - Emídio de Souza.

 

O SR. JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Emídio de Souza.

 

O SR. JOSÉ DÍLSON - PDT - Emídio de Souza.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - Emídio de Souza.

 

O SR. LUIS CARLOS GONDIM - PV - Emídio de Souza.

 

O SR. LUIZ GONZAGA VIEIRA - PSDB - Emídio de Souza.

 

O SR. MARCELO BUENO - PDT - Emídio de Souza.

 

O SR. MARCELO CÂNDIDO - PT - Deputado Emídio de Souza.

 

A SRA. MARIA ALMEIDA DANTAS - PTN - Deputado Emídio de Souza.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Emídio de Souza.

 

A SRA. MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. MÁRIO REALI - PT - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. MARQUINHO TORTORELLO - PPS - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. MAURO MENUCHI - PT - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PFL - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. NIVALDO SANTANA - PCdoB - Sr. Presidente, o PCdoB não participa da Mesa, mas se sente representado pela 1ª Secretaria. Por isso o nosso voto é para o Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. ORLANDO MORANDO - PSB - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. PASCHOAL THOMEU - PTB - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. PAULO NEME - PV - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. PAULO SÉRGIO - PRONA - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. PEDRO TOBIAS - PSDB - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PSB - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. RENATO SIMÕES - PT - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. RICARDO CASTILHO - PV - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. RICARDO TRIPOLI - PSDB - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. ROBERTO ALVES FERREIRA - PTB - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. RODOLFO COSTA E SILVA - PSDB - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. RODRIGO GARCIA - PFL - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - PDT - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. ROMEU TUMA - PPS - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. ROQUE BARBIERE - PTB - Deputado Emídio de Souza.

 

A SRA. ROSMARY CORRÊA - PMDB - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. SAID MOURAD - PRONA - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. SEBASTIÃO ALMEIDA - PT - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. SEBASTIÃO ARCANJO - PT - (Pausa.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. SIMÃO PEDRO - PT - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. SOUZA SANTOS - PL - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. UBIRATAN GUIMARÃES - PPB - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. VALDOMIRO LOPES - PSB - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. VANDERLEI MACRIS - PSDB - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. VANDERLEI SIRAQUE - PT - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. VAZ DE LIMA - PSDB - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. VICENTE CÂNDIDO - PT - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. VINICIUS CAMARINHA - PSB - (Pausa.)

 

O SR. VITOR SAPIENZA - PPS - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. WAGNER SALUSTIANO - PPB - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. WALDIR AGNELLO - PSB - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. ZUZA ABDUL MASSIH - PRP - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO HAMILTON PEREIRA - PT - Vamos proceder à segunda chamada:

 

O SR. EDMIR CHEDID - PFL - Deputado Emídio de Souza.

 

A SRA. ELISABETH SAHÃO - PT - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. SEBASTIÃO ARCANJO - PT - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. VINICIUS CAMARINHA - PSB - Deputado Emídio de Souza.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - De acordo com a votação o Deputado Emídio de Souza recebeu 93 votos, registrando-se uma abstenção. Conforme o resultado, proclamo eleito e declaro empossado como 1º Secretário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo o Deputado Emídio de Souza. Convido S. Exa. para assumir a 1ª Secretaria.

Vamos proceder à eleição para 2º Secretario da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, para o biênio 2003/2004.

 

O SR. CARLINHOS ALMEIDA - PT - Sr. Presidente, apenas para, em nome da Bancada do PT, não só cumprimentar o Deputado Emídio de Souza, mas reconhecer aqui o que todos nesta Casa reconhecem, o grande trabalho do Deputado Hamilton Pereira nestes últimos dois anos à frente da 1ª Secretaria. O companheiro Hamilton é exemplo de dignidade, (Palmas) e nós que acompanhamos esse parlamentar nas horas tranqüilas e nas horas difíceis temos de fazer esse reconhecimento de público.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Esta Presidência também gostaria de manifestar o nosso reconhecimento ao Deputado Hamilton Pereira. Parabéns, Deputado Hamilton Pereira, muita saúde e muita paz. (Palmas.)

Convido o 1º Secretário, Deputado Emídio de Souza para proceder à leitura de votação para 2º Secretário.

 

* * *

 

 - Assume a 1ª Secretaria o Sr. Emídio de Souza.

 

* * *

 

O SR. AFANAZIO JAZADJI - PFL - Sr. Presidente, permita-me apenas registrar minha satisfação, minha alegria e meu agradecimento aos 94 Deputados empossados nesta tarde, pelo voto e depósito de confiança que nos deram. Tenha V.Exa. a certeza que vamos dar o melhor de nós para que esta Casa seja cada vez mais respeitada, mais independente e democrática. Vamos dar nosso voto ao 2º Secretário.

Sr. Presidente, para acelerarmos os nossos trabalhos, acredito que a partir do momento que conquistarmos os 48 votos não seja mais necessário os demais votantes, porque já há maioria. Será um desgaste desnecessário. Então, coloco à consideração da Mesa, já que estamos interessados em acelerar os trabalhos, porque a partir do momento em que há 48 votos não há mais competidor.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Nobre Deputado Afanasio Jazadji, reconhecemos a necessidade de agilizar o processo, mas para termos um processo correto, vamos continuar com o sistema até agora adotado, e gostaríamos que fosse até o final. Mas, vamos proceder à votação com a maior rapidez possível, para o que solicitamos a colaboração dos senhores parlamentares.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Sr. Presidente, sugiro, para agilizar os trabalhos, que cada Deputado viesse ao microfone, falasse o seu nome e declinasse o voto ao candidato, sem necessidade de se fazer a chamada.

 

O SR. EMÍDIO DE SOUZA - PT - Para agilizarmos os trabalhos, faço um apelo para que os Srs. Deputados permaneçam próximo ao microfone, conforme ordem alfabética dos nomes.

 

O SR. ADILSON BARROSO - PRONA - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. ADILSON ROSSI - PTB - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. ADRIANO DIOGO - PT - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. AFANASIO JAZADJI - PFL - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. AFONSO LOBATO - PV - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. ALBERTO TURCO LOCO HIAR - PSDB - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. ALDO DEMARCHI - PPB - Deputado Caldini Crespo.

 

A SRA. ANA DO CARMO - PT - Deputado Caldini Crespo.

 

A SRA. ANA MARTINS - PCdoB - Deputado Caldini Crespo.

 

A SRA. ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. ANTONIO MENTOR - PT - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PPB - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. ARNALDO JARDIM - PPS - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. ARTHUR ALVES PINTO - PL - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. ARY FOSSEN - PSDB - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. BALEIA ROSSI - PMDB - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. CÂNDIDO VACCAREZZA - PT - (Pausa.)

 

O SR. CARLINHOS ALMEIDA - PT - Deputado Caldini Crespo.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. CELINO CARDOSO - PSDB - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. CONTE LOPES - PPB - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. DUARTE NOGUEIRA - PSDB - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. EDMIR CHEDID - PFL - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. EDSON APARECIDO - PSDB - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. EDSON GOMES - PPB - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. ELI CORRÊA FILHO - PFL - Deputado Caldini Crespo.

 

A SRA. ELISABETH SAHÃO - PT - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. EMÍDIO DE SOUZA - PT - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. FAUSTO FIGUEIRA - PT - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. GERALDO LOPES - PMDB - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. GERALDO TENUTA - PSDB - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. GERALDO VINHOLI - PDT - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. GILBERTO MARSON - PV - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. GILSON DE SOUZA - PPB - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Deputado Caldini Crespo.

 

A SRA. HAVANIR NIMTZ - PRONA - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. ITALO CARDOSO - PT - (Pausa.)

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. JOSÉ BITTENCOURT - PTB  - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. JOSÉ CALDINI CRESPO - PFL - De conformidade com a tradição da Cassa, Sr. Presidente, solicito o registro de abstenção.

 

O SR. JOSÉ CARLOS STANGARLINI - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. JOSÉ DÍLSON - PDT - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. LUIS CARLOS GONDIM - PV - Deputado Caldini Crespo.

 

O SR. LUIZ GONZAGA VIEIRA - PSDB - José Caldini Crespo.

 

O SR. MARCELO BUENO - PDT - José Caldini Crespo.

 

O SR. MARCELO CÂNDIDO - PT - José Caldini Crespo.

 

A SRA. MARIA ALMEIDA DANTAS - PTN - José Caldini Crespo.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - José Caldini Crespo.

 

O SR. MARIA LÚCIA PRANDI - PT - José Caldini Crespo.

 

O SR. MÁRIO REALI - PT - José Caldini Crespo.

 

O SR. MARQUINHO TORTORELLO - PPS - José Caldini Crespo.

 

O SR. MAURO MENUCHI - PT - José Caldini Crespo.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PFL - José Caldini Crespo.

 

O SR. NIVALDO SANTANA - PCdoB - José Caldini Crespo.

 

O SR. ORLANDO MORANDO - PSB - José Caldini Crespo.

 

O SR. PASCHOAL THOMEU - PTB - José Caldini Crespo.

 

O SR. PAULO NEME - PV - José Caldini Crespo.

 

O SR. PAULO SÉRGIO - PRONA - José Caldini Crespo.

 

O SR. PEDRO TOBIAS - PSDB - ( Pausa.)

 

O SR. RAFAEL SILVA - PSB - José Caldini Crespo.

 

O SR. RENATO SIMÕES - PT - José Caldini Crespo.

 

O SR. RICARDO CASTILHO - PV - José Caldini Crespo.

 

O SR. RICARDO TRIPOLI - PSDB - José Caldini Crespo.

 

O SR. ROBERTO ALVES FERREIRA - PTB - José Caldini Crespo.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - José Caldini Crespo.

 

O SR. RODOLFO COSTA E SILVA - PSDB - José Caldini Crespo.

 

O SR. RODRIGO GARCIA - PFL - Com muita alegria, voto no companheiro de partido José Caldini Crespo.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - PDT - José Caldini Crespo.

 

O SR. ROMEU TUMA - PPS - José Caldini Crespo.

 

O SR. ROQUE BARBIERE - PTB - José Caldini Crespo.

 

A SRA. ROSMARY CORRÊA - PMDB - José Caldini Crespo.

 

O SR. SAID MOURAD - PRONA - Sr. Presidente, pela união e pela confiança, José Caldini Crespo.

 

O SR. SEBASTIÃO ALMEIDA - PT - José Caldini Crespo.

 

O SR. SEBASTIÃO ARCANJO - PT - José Caldini Crespo.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - José Caldini Crespo.

 

O SR. SIMÃO PEDRO - PT - José Caldini Crespo.

 

O SR. SOUZA SANTOS - PL - José Caldini Crespo.

 

O SR. UBIRATAN GUIMARÃES - PPB - José Caldini Crespo.

 

O SR. VALDOMIRO LOPES - PSB - José Caldini Crespo.

 

O SR. VANDERLEI MACRIS - PSDB - José Caldini Crespo.

 

O SR. VANDERLEI SIRAQUE - PT - José Caldini Crespo.

 

O SR. VAZ DE LIMA - PSDB - José Caldini Crespo.

 

O SR. VICENTE CÂNDIDO - PT - José Caldini Crespo.

 

O SR. VINICIUS CAMARINHA - PSB - José Caldini Crespo.

 

O SR. VITOR SAPIENZA - PPS - José Caldini Crespo.

 

O SR. WAGNER SALUSTIANO - PPB - José Caldini Crespo.

 

O SR. WALDIR AGNELLO - PSB - José Caldini Crespo

 

O SR. ZUZA ABDUL MASSIH - PRP - José Caldini Crespo.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Segunda chamada para os Deputados que não responderam à primeira:

 

O SR. ADRIANO DIOGO - PT - José Caldini Crespo.

 

O SR. CÂNDIDO VACCAREZZA - PT - José Caldini Crespo.

 

O SR. EDMIR CHEDID - PFL - ( Pausa.)

 

O SR. ÍTALO CARDOSO - PT -  José Caldini Crespo.

 

O SR. LUIS CARLOS GONDIM - PV - José Caldini Crespo.

 

O SR. PEDRO TOBIAS - PSDB - José Caldini Crespo.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - Resultado da votação: 92 votos, com uma abstenção. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - De acordo com a votação, o Deputado José Caldini Crespo recebeu 92 votos. (Palmas.) Conforme o resultado, proclamo eleito e declaro empossado o 2º Secretário da Assembléia Legislativa de São Paulo, Deputado José Caldini Crespo. Convido S. Exa. para assumir a 2ª Secretaria.

Queremos fazer um registro de agradecimento e o nosso reconhecimento ao trabalho do Deputado Roberto Morais, 3º Secretário, representando a grande região de Piracicaba.

Vamos proceder à eleição para a 1ª Vice-Presidência da Assembléia Legislativa de São Paulo, biênio 2003/2004. Convido o 1º Secretário para proceder à leitura da votação, com o auxílio do 2º Secretário, Deputado José Caldini Crespo.

 

O SR. JOSÉ CALDINI CRESPO - PFL - Sr. Presidente, eu também não poderia, embora em poucas palavras, deixar de agradecer esta que é uma grande distinção que toma conta do nosso coração, que é estar aqui há alguns anos, aprendendo, e neste momento, ter a alegria, o reconhecimento, a confiança de todos os senhores e senhoras Deputadas, confiando-nos a 2ª Secretaria. O que posso dizer é que com a graça de Deus e o apoio de cada um, com muita humildade, mas também muita dedicação, espero fazer por merecer este honroso cargo que V. Exas. nos estão confiando neste momento. Muito Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. EMÍDIO DE SOUZA - PT - Chamada dos Srs. Deputados, para 1º Vice-Presidente:

 

O SR. ADILSON BARROSO - PRONA - Voto no Sr. Roque Barbiere.

 

O SR. ADILSON ROSSI - PTB - Voto no Sr. Roque Barbiere.

 

O SR. ADRIANO DIOGO - PT - Totalmente contrário às minhas convicções pessoais mas, por disciplina partidária, voto no Sr. Roque Barbiere.

 

O SR. AFANASIO JAZADJI - PFL - Voto no Sr. Roque Barbiere.

 

O SR. AFONSO LOBATO - PV - Voto no Sr. Roque Barbiere.

 

O SR. ALBERTO TURCO LOCO HIAR - PSDB - Voto no Sr. Roque Barbiere.

 

O SR. ALDO DEMARCHI - PPB - Voto no Sr. Roque Barbiere.

 

A SRA. ANA DO CARMO - PT - Voto no Sr. Roque Barbiere.

 

A SRA. ANA MARTINS - PCdoB - Roque Barbiere.

 

A SRA. ANALICE FERNANDES - PSDB - Roque Barbiere.

 

O SR. ANTONIO MENTOR - PT - Roque Barbiere.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PPB - Roque Barbiere.

 

O SR. ARNALDO JARDIM - PPS - (Pausa.)

 

O SR. ARTHUR ALVES PINTO - PL - Roque Barbiere.

 

O SR. ARY FOSSEN - PSDB - Roque Barbiere.

 

O SR. BALEIA ROSSI - PMDB - Roque Barbiere.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Roque Barbiere.

 

O SR. CÂNDIDO VACCAREZZA - PT - Roque Barbiere.

 

O SR. CARLINHOS ALMEIDA - PT - Roque Barbiere.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Roque Barbiere.

 

O SR. CELINO CARDOSO - PSDB - Roque Barbiere.

 

O SR. CONTE LOPES - PPB - Roque Barbiere.

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT - Roque Barbiere.

 

O SR. DUARTE NOGUEIRA - PSDB - Roque Barbiere.

 

O SR. EDMIR CHEDID - PFL - (Pausa.)

 

O SR. EDSON APARECIDO - PSDB - Roque Barbiere.

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Roque Barbiere.

 

O SR. EDSON GOMES - PPB - Roque Barbiere.

 

O SR. ELI CORRÊA FILHO - PFL - Roque Barbiere.

 

A SRA. ELISABETH SAHÃO - PT - Roque Barbiere.

 

O SR. EMÍDIO DE SOUZA - PT - Roque Barbiere.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Roque Barbiere.

 

O SR. FAUSTO FIGUEIRA - PT - Roque Barbiere.

 

O SR. GERALDO LOPES - PMDB - Roque Barbiere.

 

O SR. GERALDO TENUTA - PSDB - Roque Barbiere.

 

O SR. GERALDO VINHOLI - PDT - Roque Barbiere.

 

O SR. GILBERTO MARSON - PV - Roque Barbiere.

 

O SR. GILSON DE SOUZA - PPB - Roque Barbiere.

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Roque Barbiere.

 

A SRA. HAVANIR NIMTZ - PRONA - Roque Barbiere.

 

O SR. ÍTALO CARDOSO - PT - Roque Barbiere.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Roque Barbiere.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Roque Barbiere.

 

O SR. JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Roque Barbiere.

 

O SR. JOSÉ CALDINI CRESPO - PFL - Roque Barbiere.

 

O SR. JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Roque Barbiere.

 

O SR. JOSÉ DÍLSON - PDT - Roque Barbiere.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - Roque Barbiere.

 

O SR. LUIS CARLOS GONDIM - PV - Roque Barbiere.

 

O SR. LUIZ GONZAGA VIEIRA - PSDB - Roque Barbiere.

 

O SR. MARCELO BUENO - PDT - Roque Barbiere.

 

O SR. MARCELO CÂNDIDO - PT - Roque Barbiere.

 

A SRA. MARIA ALMEIDA DANTAS - PTN - Roque Barbiere.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Roque Barbiere.

 

A SRA. MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Roque Barbiere.

 

O SR. MÁRIO REALI - PT - Roque Barbiere.

 

O SR. MARQUINHO TORTORELLO - PPS - Roque Barbiere.

 

O SR. MAURO MARCEL MENUCHI - PT - Roque Barbiere.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PFL - (Pausa.)

 

O SR. NIVALDO SANTANA - PCdoB - Roque Barbiere.

 

O SR. ORLANDO MORANDO - PSB - Roque Barbiere.

 

O SR. PASCHOAL THOMEU - PTB - Roque Barbiere.

 

O SR. PAULO NEME - PV - Roque Barbiere.

 

O SR. PAULO SÉRGIO - PRONA - Roque Barbiere.

 

O SR. PEDRO TOBIAS - PSDB - Roque Barbiere.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PSB - Roque Barbiere.

 

O SR. RENATO SIMÕES - PT - Roque Barbiere.

 

O SR. RICARDO CASTILHO - PV - Roque Barbiere.

 

O SR. RICARDO TRIPOLI - PSDB - Roque Barbiere.

 

O SR. ROBERTO ALVES FERREIRA - PTB - Roque Barbiere.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - Roque Barbiere.

 

O SR. RODOLFO COSTA E SILVA - PSDB - Roque Barbiere.

 

O SR. RODRIGO GARCIA - PFL - Roque Barbiere.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - PDT - Roque Barbiere.

 

O SR. ROMEU TUMA - PPS - Roque Barbiere.

 

O SR. ROQUE BARBIERE - PTB - Eu me abstenho de votar, Sr. Presidente.

 

A SRA. ROSMARY CORRÊA - PMDB - Roque Barbiere.

 

O SR. SAID MOURAD - PRONA - Roque Barbiere.

 

O SR. SEBASTIÃO ALMEIDA - PT - Roque Barbiere.

 

O SR. SEBASTIÃO ARCANJO - PT - Roque Barbiere.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Roque Barbiere.

 

O SR. SIMÃO PEDRO - PT - Roque Barbiere.

 

O SR. SOUZA SANTOS - PL - Roque Barbiere.

 

O SR. UBIRATAN GUIMARÃES - PPB - Roque Barbiere.

 

O SR. VALDOMIRO LOPES - PSB - Roque Barbiere.

 

O SR. VANDERLEI MACRIS - PSDB - Roque Barbiere.

 

O SR. VANDERLEI SIRAQUE - PT - Roque Barbiere.

 

O SR. VAZ DE LIMA - PSDB - Roque Barbiere.

 

O SR. VICENTE CÂNDIDO - PT - Roque Barbiere.

 

O SR. VINICIUS CAMARINHA - PSB - Roque Barbiere.

 

O SR. VITOR SAPIENZA - PPS - Roque Barbiere.

 

O SR. WAGNER SALUSTIANO - PPB - Roque Barbiere.

 

O SR. WALDIR AGNELLO - PSB - Roque Barbiere.

 

O SR. ZUZA ABDUL MASSIH - PRP - Roque Barbiere.

 

O SR. EMÍDIO DE SOUZA - PT - Segunda chamada:

 

O SR. ARNALDO JARDIM - PPS - Roque Barbiere.

 

O SR. EDMIR CHEDID - PFL - Roque Barbiere.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PFL - Roque Barbiere.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - De acordo com a votação o nobre Deputado Roque Barbiere recebeu 93 votos registrando-se uma abstenção. Conforme resultado, proclamo eleito e declaro empossado para 1º Vice-Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo o nobre Deputado Roque Barbiere. (Palmas.) Convido o nobre Deputado Roque Barbiere para assumir e dar continuidade ao processo de votação.

 

* * *

 

 - Assume a Presidência o Sr. Roque Barbiere.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROQUE BARBIERE - PTB - Vamos proceder agora à eleição do 2º Vice-Presidente da Assembléia Legislativa para o biênio 2003/2004. Esta Presidência informa às Sras. Deputadas e Srs. Deputados que à medida em que forem chamados deverão manifestar seu voto oralmente no microfone de apartes.

 

O SR. ADILSON BARROSO OLIVEIRA - PRONA - Ary Fossen.

 

O SR. ADILSON ROSSI - PTB - Ary Fossen.

 

O SR. ADRIANO DIOGO - PT - Ary Fossen.

 

O SR. AFANASIO JAZADJI - PFL - Ary Fossen.

 

O SR. AFONSO LOBATO - PV - Ary Fossen.

 

O SR. ALBERTO TURCO LOCO HIAR - PSDB - Ary Fossen.

 

O SR. ALDO DEMARCHI - PPB - Ary Fossen.

 

A SRA. ANA DO CARMO - PT - Ary Fossen.

 

A SRA. ANA MARTINS - PCdoB - Ary Fossen.

 

A SRA. ANALICE FERNANDES - PSDB - Ary Fossen.

 

O SR. ANTONIO MENTOR - PT - Ary Fossen.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PPB - Ary Fossen.

 

O SR. ARNALDO JARDIM - PPS - (Pausa.)

 

O SR. ARTHUR ALVES PINTO - PL - Ary Fossen.

 

O SR. ARY FOSSEN - PSDB - Sr. Presidente, abstenho-me de votar.

 

O SR. BALEIA ROSSI - PMDB - Ary Fossen.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Ary Fossen.

 

O SR. CÂNDIDO VACCAREZZA - PT - Ary Fossen.

 

O SR. CARLINHOS ALMEIDA - PT - Ary Fossen.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Ary Fossen.

 

O SR. CELINO CARDOSO - PSDB - Ary Fossen.

 

O SR. CONTE LOPES - PPB - Ary Fossen.

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT - Ary Fossen.

 

O SR. DUARTE NOGUEIRA - PSDB - Ary Fossen.

 

O SR. EDMIR CHEDID - PFL - Ary Fossen.

 

O SR. EDSON APARECIDO - PSDB - Ary Fossen.

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Ary Fossen.

 

O SR. EDSON GOMES - PPB - Ary Fossen.

 

O SR. ELI CORRÊA FILHO - PFL - Ary Fossen.

 

A SRA. ELISABETH SAHÃO - PT - Ary Fossen.

 

O SR. EMÍDIO DE SOUZA - PT - Ary Fossen.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Ary Fossen.

 

O SR. FAUSTO FIGUEIRA - PT - Ary Fossen.

 

O SR. GERALDO LOPES - PMDB - Ary Fossen.

 

O SR. GERALDO TENUTA - PSDB - Ary Fossen.

 

O SR. GERALDO VINHOLI - PDT - Ary Fossen.

 

O SR. GILBERTO MARSON - PV - Ary Fossen.

 

O SR. GILSON DE SOUZA - PPB - Ary Fossen.

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Ary Fossen.

 

A SRA. HAVANIR NIMTZ - PRONA - Ary Fossen.

 

O SR. ÍTALO CARDOSO - PT - Ary Fossen.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Ary Fossen.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Ary Fossen.

 

O SR. JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Ary Fossen.

 

O SR. JOSÉ CALDINI CRESPO - PFL - Ary Fossen.

 

O SR. JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Ary Fossen.

 

O SR. JOSÉ DÍLSON - PDT - Ary Fossen.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - Ary Fossen.

 

O SR. LUIS CARLOS GONDIM - PV - Ary Fossen.

 

O SR. MARCELO BUENO - PDT - Ary Fossen.

 

O SR. MARCELO CÂNDIDO - PT - Ary Fossen.

 

A SRA. MARIA ALMEIDA DANTAS - Ary Fossen.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Ary Fossen.

 

A SRA. MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. MÁRIO REALI - PT - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. MARQUINHO TORTORELLO - PPS - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. MAURO MENUCHI - PT - Com muita honra, voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PFL - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. NIVALDO SANTANA - PCdoB - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. ORLANDO MORANDO - PSB - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. PASCHOAL THOMEU - PTB - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. PAULO NEME - PV - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. PAULO SÉRGIO - PRONA - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. PEDRO TOBIAS - PSDB - Voto para o interior, no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PSB - (Pausa)

 

O SR. RENATO SIMÕES - PT - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. RICARDO CASTILHO - PV - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. RICARDO TRIPOLI - PSDB - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. ROBERTO ALVES FERREIRA - PTB - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - Voto no nosso representante da região de Jundiaí, Deputado Ary Fossen.

 

O SR. RODOLFO COSTA E SILVA - PSDB - Tenho certeza de estar dando uma grande contribuição ao Parlamento votando no grande companheiro, amigo do meu partido, Deputado Ary Fossen.

 

O SR. RODRIGO GARCIA - PFL - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - PDT - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. ROMEU TUMA - PPS - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. PRESIDENTE - ROQUE BARBIERE - PTB - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

A SRA. ROSMARY CORRÊA - PMDB - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. SAID MOURAD - PRONA - Pela união da Mesa e pela confiança, voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. SEBASTIÃO ALMEIDA - PT - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. SEBASTIÃO ARCANJO - PT - (Pausa)

 

O SR. SIDNEY BERALDO - PSDB - (Pausa)

 

O SR. SIMÃO PEDRO - PT - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. SOUZA SANTOS - PL - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. UBIRATAN GUIMARÃES - PPB - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. VALDOMIRO LOPES - PSB - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. VANDERLEI MACRIS - PSDB - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. VANDERLEI SIRAQUE - PT - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. VAZ DE LIMA - PSDB - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. VICENTE CÂNDIDO - PT - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. VINICIUS CAMARINHA - PSB - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. VITOR SAPIENZA - PPS - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. WAGNER SALUSTIANO - PPB - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. WALDIR AGNELLO - PSB - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. ZUZA ABDUL MASSIH - PRP - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. SECRETÁRIO - Srs. Deputados, segunda chamada para os que não responderam.

 

O SR. ARNALDO JARDIM - PPS - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. CELINO CARDOSO - PSDB - - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PSB - Sem alegria, mas em razão de um acordo com o qual não concordo, voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. SEBASTIÃO ARCANJO - PT - Voto no Deputado Ary Fossen.

 

O SR. SIDNEY BERALDO - PSDB - (Pausa)

 

O SR. PRESIDENTE - ROQUE BARBIERE - PTB - Srs. Deputados, são 92 votos para o Deputado Ary Fossen, uma abstenção e menos o Presidente Sidney Beraldo. Eu o declaro empossado como 2º Vice-Presidente desta Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas).

Vamos proceder à eleição do 3º Secretário da Assembléia Legislativa. Convoco o senhor 1º Secretário para proceder à votação, com o auxílio do senhor 2º Secretário.

 

O SR. ADILSON BARROSO - PRONA - Voto no Deputado Marquinho Tortorello.

 

O SR. ADILSON ROSSI - PTB - Voto no Deputado Marquinho Tortorello.

 

O SR. ADRIANO DIOGO - PT - Novamente contrariando minhas convicções pessoais, porém seguindo orientação partidária, voto no Deputado Marquinho Tortorello.

 

O SR. AFANASIO JAZADJI - PFL - Voto no Deputado Marquinho Tortorello.

 

O SR. AFONSO LOBATO - PV - Voto no Deputado Marquinho Tortorello.

 

O SR. ALBERTO TURCO LOCO HIAR - PSDB - Voto no Deputado Marquinho Tortorello.

 

O SR. ALDO DEMARCHI - PPB - Voto no Deputado Marquinho Tortorello.

 

A SRA. ANA DO CARMO - PT - Voto no Deputado Marquinho Tortorello.

 

A SRA. ANA MARTINS - PCdoB - Conforme o acordo, voto no Deputado Marquinho Tortorello.

 

O SR. SIDNEY BERALDO - PSDB - Voto no Deputado Marquinho Tortorello.

 

A SRA. ANALICE FERNANDES - PSDB - Voto no Deputado Marquinho Tortorello.

 

O SR. ANTONIO MENTOR - PT - Voto no Deputado Marquinho Tortorello

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PPB - Voto no Deputado Marquinho Tortorello.

 

O SR. ARNALDO JARDIM - PPS - Voto no Deputado Marquinho Tortorello.

 

O SR. ARTHUR ALVES PINTO - PL - Voto no Deputado Marquinho Tortorello

 

O SR. ARY FOSSEN - PSDB - Voto no Deputado Marquinho Tortorello.

 

O SR. BALEIA ROSSI - PMDB - Voto no Deputado Marquinho Tortorello.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Meu amigo, Marquinho Tortorello.

 

O SR. CÂNDIDO VACCAREZZA - PT - Marquinho Tortorello.

 

O SR. CARLINHOS ALMEIDA - PT - Marquinho Tortorello.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Marquinho Tortorello.

 

O SR. CELINO CARDOSO - PSDB - Marquinho Tortorello.

 

O SR. CONTE LOPES - PPB - Marquinho Tortorello.

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT - Marquinho Tortorello.

 

O SR. DUARTE NOGUEIRA - PSDB - Deputado Marquinho Tortorello.

 

O SR. EDMIR CHEDID - PFL - Marquinho Tortorello.

 

O SR. EDSON APARECIDO - PSDB - Marquinho Tortorello.

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Marquinho Tortorello.

 

O SR. EDSON GOMES - PPB - Marquinho Tortorello.

 

O SR. ELI CORRÊA FILHO - PFL - Marquinho Tortorello.

 

A SRA. ELISABETH SAHÃO - PT - Deputado Marquinho Tortorello.

 

O SR. EMÍDIO DE SOUZA - PT - Também voto em Marquinho Tortorello.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Marquinho Tortorello.

 

O SR. FAUSTO FIGUEIRA - PT - Marquinho Tortorello.

 

O SR. GERALDO LOPES - PMDB - Marquinho Tortorello.

 

O SR. GERALDO TENUTA - PSDB - Marquinho Tortorello.

 

O SR. GERALDO VINHOLI - PDT - Marquinho Tortorello.

 

O SR. GIBA MARSON - PV - Marquinho Tortorello.

 

O SR. GILSON DE SOUZA - PPB - (Pausa.)

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Marquinho Tortorello.

 

A SRA. HAVANIR NIMTZ - PRONA - Meu voto é para o Deputado Marquinho Tortorello.

 

O SR. ÍTALO CARDOSO - PT - Marquinho Tortorello.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Marquinho Tortorello.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Marquinho Tortorello.

 

O SR. JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Marquinho Tortorello.

 

O SR. CALDINI CRESPO - PFL - Voto em Marquinho Tortorello.

 

O SR. JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Marquinho Tortorello.

 

O SR. JOSÉ DÍLSON - PDT - Marquinho Tortorello.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - Marquinho Tortorello.

 

O SR. LUIS CARLOS GONDIM - PV - Marquinho Tortorello.

 

O SR. LUIZ GONZAGA VIEIRA - PSDB - Marquinho Tortorello.

 

O SR. MARCELO BUENO - PDT - Marquinho Tortorello.

 

O SR. MARCELO CÂNDIDO - PT - Sr. Presidente, com o mesmo espírito dos votos anteriores, voto em Marquinho Tortorello.

 

A SRA. MARIA DE ALMEIDA DANTAS - PTN - Marquinho Tortorello.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Marquinho Tortorello.

 

A SRA. MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Deputado Marquinho Tortorello.

 

O SR. MÁRIO REALI - PT - Deputado Marquinho Tortorello.

 

O SR. MAURO MENUCHI - PT - Deputado Marquinho Tortorello.

 

O SR. MARQUINHO TORTORELLO - PPS - Marquinho Tortorello.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PFL - Marquinho Tortorello.

 

O SR. NIVALDO SANTANA - PCdoB - Marquinho Tortorello.

 

O SR. ORLANDO MORANDO - PSB - Ao companheiro de Bancada do Grande ABC, São Caetano, Marquinho Tortorello.

 

O SR. PASCHOAL THOMEU - PTB - Deputado Marquinho Tortorello.

 

O SR. PAULO NEME - PV - Companheiro e futuro amigo, Marquinho Tortorello.

 

O SR. PAULO SÉRGIO - PRONA - Marquinho Tortorello.

 

O SR. PEDRO TOBIAS - PSDB - Marquinho Tortorello.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PSB - Discordando deste processo que considero ilegítimo, voto em Marquinho Tortorello, um grande amigo. E voto também em razão de um acordo, repito, que considero ilegítimo.

 

O SR. RENATO SIMÕES - PT - Marquinho Tortorello.

 

O SR. RICARDO CASTILHO - PV - Deputado Tortorello.

 

O SR. RICARDO TRIPOLI - PSDB - Deputado Marquinho Tortorello.

 

O SR. ROBERTO ALVES FERREIRA - PTB - Marquinho Tortorello.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - Sr. Presidente, voto no meu companheiro Marquinho Tortorello. O Partido Popular Socialista se mantém na 3ª Secretaria. Já estivemos nos últimos dois anos, no final da antiga legislatura. Por isso, estou com muita convicção e voto no meu amigo e meu irmão, Deputado Marquinho Tortorello.

 

O SR. RODOLFO COSTA E SILVA - PSDB - Marquinho Tortorello.

 

O SR. RODRIGO GARCIA - PFL - Marquinho Tortorello.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - PDT - Marquinho Tortorello.

 

O SR. ROMEU TUMA - PPS - Com muito orgulho, Sr. Presidente, voto em um membro do meu partido, PPS, Deputado Marquinho Tortorello.

 

O SR. PRESIDENTE - ROQUE BARBIERE - PTB - Com muita honra, voto no meu amigo, campeão brasileiro de judô e goleador do time da Assembléia, Marquinho Tortorello.

 

A SRA. ROSMARY CORRÊA - PMDB - Marquinho Tortorello.

 

O SR. SAID MOURAD - PRONA - Marquinho Tortorello.

 

O SR. SIDNEY BERALDO - PSDB - Marquinho Tortorello.

 

O SR. SEBASTIÃO ALMEIDA - PT - Marquinho Tortorello.

 

O SR. SEBASTIÃO ARCANJO - PT - Marquinho Tortorello.

 

O SR. SIMÃO PEDRO - PT - Marquinho Tortorello.

 

O SR. SOUZA SANTOS - PL - Marquinho Tortorello.

 

O SR. UBIRATAN GUIMARÃES - PPB - Marquinho Tortorello.

 

O SR. VALDOMIRO LOPES - PSB - Marquinho Tortorello.

 

O SR. VANDERLEI MACRIS - PSDB - Marquinho Tortorello.

 

O SR. VANDERLEI SIRAQUE - PT - Vou votar no meu amigo Marquinho Tortorello.

 

O SR. VAZ DE LIMA - PSDB - Marquinho Tortorello.

 

O SR. VICENTE CÂNDIDO - PT - (Pausa.)

 

O SR. VINICIUS CAMARINHA - PSB - Meu voto é para Marquinho Tortorello.

 

O SR. VITOR SAPIENZA - PPS - Marquinho Tortorello.

 

O SR. WAGNER SALUSTIANO - PPB - Marquinho Tortorello.

 

O SR. WALDIR AGNELLO - PSB - Marquinho Tortorello.

 

O SR. ZUZA ABDUL MASSIH - PRP - Marquinho Tortorello.

 

O SR. PRESIDENTE - ROQUE BARBIERE - PTB - Srs. Deputados, faremos agora a segunda chamada para os que não responderam.

 

O SR. EMIR CHEDID - PFL - Marquinho Tortorello.

 

O SR. GILSON DE SOUZA - PPB - Deputado Marquinho Tortorello.

 

O SR. VICENTE CÂNDIDO - PT - Deputado Marquinho Tortorello.

 

O SR. DEPUTADO MARQUINHO TORTORELLO - PPS - Sr. Presidente, gostaria de retificar meu voto para abstenção.

 

O SR. PRESIDENTE - ROQUE BARBIERE - PTB - De acordo com a votação, o nobre Deputado Marquinho Tortorello foi eleito 3o Secretário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo com 93 votos e uma abstenção. (Palmas.)

Vamos proceder agora a eleição do 4o Secretário da Assembléia Legislativa biênio 2003/2004.

Convido o Sr. 1o Secretário para proceder à leitura, auxiliado pelo Sr. 2o Secretário.

 

O SR. ADILSON BARROSO OLIVEIRA - PRONA - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. ADILSON ROSSI - PTB - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. ADRIANO DIOGO - PT - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. AFANASIO JAZADJI - PFL - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. AFONSO LOBATO - PV - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. ALBERTO TURCO LOCO HIAR - PSDB - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. ALDO DEMARCHI - PPB - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

A SRA. ANA DO CARMO - PT - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

A SRA. ANA MARTINS - PCdoB - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

A SRA. ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. ANTONIO MENTOR - PT - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PPB - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. ARNALDO JARDIM - PPS - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. ARTHUR ALVES PINTO - PL - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. ARY FOSSEN - PSDB - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. BALEIA ROSSI - PMDB - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. CÂNDIDO VACCAREZZA - PT - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. CARLINHOS ALMEIDA - PT - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. CELINO CARDOSO - PSDB - (Pausa.)

 

O SR. CONTE LOPES - PPB - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. DUARTE NOGUEIRA - PSDB - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. EDMIR CHEDID - PFL - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. EDSON APARECIDO - PSDB - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. EDSON GOMES - PPB - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. ELI CORRÊA FILHO - PFL - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

A SRA. ELISABETH SAHÃO - PT - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. EMÍDIO DE SOUZA - PT - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. FAUSTO FIGUEIRA - PT - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. GERALDO LOPES - PMDB - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. GERALDO TENUTA - PSDB - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. GERALDO VINHOLI - PDT - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. GILBERTO MARSON - PV - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. GILSON DE SOUZA - PPB - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

A SRA. HAVANIR NIMTZ - PRONA - (Pausa.)

 

O SR. ÍTALO CARDOSO - PT - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. JOSÉ CALDINI CRESPO - PFL - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. JOSÉ DÍLSON - PDT - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. LUIS CARLOS GONDIM - PV - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. LUIZ GONZAGA VIEIRA - PSDB - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. MARCELO BUENO - PDT - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. MARCELO CÂNDIDO - PT - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

A SRA. MARIA DE ALMEIDA DANTAS - PTN - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

A SRA. MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Regimentalmente, Sr. Presidente, abstenho-me da votação.

 

O SR. MÁRIO REALI - PT - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. MARQUINHO TORTORELLO - PPS - (Pausa.)

 

O SR. MAURO MENUCHI - PT - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PFL - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. NIVALDO SANTANA - PCdoB - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. ORLANDO MORANDO - PSB - Deputada Maria Lúcia Prandi, com protesto, pois o nosso partido ficou fora da Mesa.

 

O SR. PASCHOAL THOMEU - PTB - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. PAULO NEME - PV - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. PAULO SÉRGIO - PRONA - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. PEDRO TOBIAS - PSDB - Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PSB - Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. RENATO SIMÕES - PT - Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. RICARDO CASTILHO - PV - Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. RICARDO TRIPOLI - PSDB - Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. ROBERTO ALVES FERREIRA - PTB - Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. RODOLFO COSTA E SILVA - PSDB - Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. RODRIGO GARCIA - PFL - Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - PDT - Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. ROMEU TUMA - PPS - Com muito carinho meu voto é para esta Deputada, que já aprendi a admirar apesar de pouca convivência, que irá representar muito bem as mulheres nesta Mesa, Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. ROQUE BARBIERE - PTB - Com muita alegria, voto nesta mulher extraordinária, Maria Lúcia Prandi.

 

A SRA. ROSMARY CORRÊA - PMDB - Com muita satisfação por ver uma mulher representada na Mesa, Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. SAID MOURAD - PRONA - Sr. Presidente, pela união e pela confiança, voto em Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. SEBASTIÃO ALMEIDA - PT - Para orgulho do PT, Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. SEBASTIÃO ARCANJO - PT - Também para o orgulho do PT e pelo direito das mulheres, uma Deputada com qualidade e representando as mulheres desta Casa, Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. SIDNEY BERALDO - PSDB - Sr. Presidente, representando as mulheres nesta Casa, voto em Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. SIMÃO PEDRO - PT - Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. SOUZA SANTOS - PL - Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. UBIRATAN GUIMARÃES - PPB - Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. VALDOMIRO LOPES - PSB - Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. VANDERLEI MACRIS - PSDB - Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. VANDERLEI SIRAQUE - PT - Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. VAZ DE LIMA - PSDB - Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. VICENTE CÂNDIDO - PT - Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. VINICIUS CAMARINHA - PSB - Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. VITOR SAPIENZA - PPS - Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. WAGNER SALUSTIANO - PPB - Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. WALDIR AGNELLO - PSB - Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. ZUZA ABDUL MASSIH - PRP - Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - EMÍDIO DE SOUZA - PT - Segunda chamada para os que não responderam.

 

O SR. CELINO CARDOSO - PSDB - Maria Lúcia Prandi.

 

A SRA. HAVANIR NIMTZ - PRONA - Maria Lúcia Prandi.

 

O SR. MARQUINHO TORTORELLO - PPS - Maria Lúcia Prandi.

 

* * *

 

-              Assume a Presidência o Sr. Sidney Beraldo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - De acordo com a votação, a Deputada Maria Lúcia Prandi recebeu 93 votos. Conforme o resultado, proclamo eleita e declaro empossada para ocupar a 4ª Secretaria da Assembléia Legislativa, a Deputada Maria Lúcia Prandi. (Palmas).

 

A SRA. ANA MARTINS - PCdoB - Sr. Presidente, queremos manifestar que as 10 mulheres Deputadas se sentem honradas em ter Maria Lúcia Prandi à Mesa. Agradecemos essa participação e queremos que nós, mulheres, estejamos lado a lado com os Deputados homens na busca de uma sociedade igualitária onde possamos construir realmente uma política melhor para o nosso povo e que as mulheres se sintam valorizadas.

Muito obrigada.(Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Eleitos os membros da Mesa efetiva e de seus substitutos, esgota-se o objeto da presente sessão.

Esta eleição foi através do voto aberto, um avanço do Parlamento de São Paulo, cujo projeto de lei foi votado na legislatura passada. Da mesma forma, este Parlamento votou também o fim da imunidade parlamentar. São duas questões importantes para que tenhamos cada vez mais um Parlamento transparente e forte.

Esta Presidência, antes de encerrar a presente sessão, convoca V. Exas. para a solenidade da Sessão Inaugural da 1ª Sessão Legislativa da 15 ª Legislatura, a realizar-se no dia 17 de março, segunda - feira, às 15 horas.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

 - Encerra-se a sessão às 19 horas e 37 minutos.

 

* * *