http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

18 DE MARÇO DE 2011

001ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DO DEMOLAY”

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

001 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de celebrar "O Dia do Demolay". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Faz considerações acerca dos princípios, objetivos e histórico da Ordem Demolay e saúda os convidados.

 

002 - ÉRICA ALCÂNTARA ZALUTO

Representando a Matriarca Estadual da Ordem das Estrelas do Oriente, Dra. Maria Eliza de Castilho Manfré e do Clube de Mães do Capítulo Luz do Oriente de São Caetano, demonstra seu empenho na construção de um mundo mais justo e equilibrado. Evoca os princípios éticos e morais dos membros da Ordem. Faz breve histórico do surgimento da fraternidade.

 

003 - VIVIAM TONHEIRO

Miss Filha de Jó, pela Ordem Internacional das Filhas de Jó, agradece aos presentes. Menciona as virtudes seguidas pelos pertencentes da Ordem. Parabeniza os membros, os quais considera exemplos para a sociedade.

 

004 - BERNARDO BERRO

Presidente da Associação Alumni, saúda os presentes. Considera acerca das escolhas morais que se faz na vida. Diferencia os jovens demolays dos demais devido as suas virtudes. Cita membros da Diretoria da Ordem. Deseja que os pertencentes da Ordem espalhem os princípios da mesma pelo mundo.

 

005 - VICTOR ORTIZ PINELLI

Mestre Conselheiro Estadual do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, da Ordem Demolay, realiza histórico do surgimento da Ordem Demolay no Brasil e no mundo. Enaltece os valores seguidos pelos pertencentes da Ordem. Cita projetos sociais nos quais há participação dos jovens da fraternidade. Relembra as obrigações dos membros a fim de construir a nação que almejam.

 

006 - RODRIGO CESAR CARDOSO

Grande Mestre do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, da Ordem Demolay, agradece aos presentes na Mesa. Menciona campanhas humanitárias de iniciativa da Ordem Demolay. Realiza histórico acerca da data. Deseja que a fraternidade seja reconhecida pelo mundo e que novos jovens sejam iniciados à mesma. Agradece a Alberto Mansur, fundador da Ordem.

 

007 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Anuncia a entrega de placa em homenagem a Alberto Mansur, fundador da Ordem Demolay e grande Mestre Honorário do Supremo Conselho da Ordem Demolay para o Brasil, prestada pelo Grande Capítulo do Estado de São Paulo e entregue pelos Srs. Victor Ortiz Pinelli e Rodrigo César Cardoso.

 

008 - ALBERTO MANSUR

Fundador da Ordem Demolay e grande Mestre Honorário do Supremo Conselho da Ordem Demolay para o Brasil, relembra sua trajetória familiar. Agradece à maçonaria por suas contribuições a esta nação. Afirma que houve unificação entre os maçons através de ordens como a Demolay. Menciona sua iniciativa em favor da participação feminina em fraternidades maçônicas. Realiza agradecimentos gerais.

 

009 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Entrega, conjuntamente com o Deputado Bruno Covas, placa em homenagem a Rodrigo César Cardoso, Grande Mestre do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem Demolay.

 

010 - BRUNO COVAS

Secretário do Meio-Ambiente, faz agradecimentos aos presentes. Lê fábula a fim de demonstrar que atualmente prevalecem preceitos contrários aos defendidos pela Ordem Demolay. Discursa acerca dos princípios éticos da fraternidade. Parabeniza os membros do grupo.

 

011 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Realiza agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Como os senhores sabem, esta não é uma sessão qualquer. É uma sessão solene, possui forma sacramental, só pode ser convocada pelo Presidente da Casa, após a devida autorização de todas as lideranças. Vale dizer que esta Sessão Solene foi autorizada por unanimidade, está sendo registrada nos Anais da Casa, transmitida pela TV Assembleia ao vivo e será reprisada no domingo.

Compondo a Mesa, temos o Sr. Rodrigo Cesar Cardoso, Grande Mestre do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, Sr. Alberto Mansur, Fundador da Ordem DeMolay no Brasil e Grande Mestre Honorário do Supremo Conselho da Ordem DeMolay, Sr. Victor Ortiz Pinelli, Mestre Conselheiro do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, Deputado Estadual Bruno Covas, atualmente, para orgulho de todos da Casa, ocupando o cargo de Secretário Estadual do Meio Ambiente.

O Deputado Bruno Covas, autor do projeto que instituiu o Dia do DeMolay no Estado de São Paulo, até então, convocava e presidia as sessões solenes em homenagem a esta data.

Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente efetivo desta Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o Dia do DeMolay.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar sob a regência do estimado Subtenente PM Aguiar.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradecemos à Banda da Polícia Militar que executou o Hino Nacional e cumprimentamos seus componentes na pessoa do Subtenente PM Aguiar. Meu querido Subtenente Aguiar, somente em cerimônias da Polícia Militar, podemos testemunhar o Hino cantado com tanta vibração. Muito obrigado.

O Deputado do Rio de Janeiro André Corrêa tem o prazer de convidá-los para a Sessão Solene em homenagem ao Dia do DeMolay, a realizar-se no dia 28 de março, às 18 horas e 30 minutos, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, Palácio Tiradentes, Rio de Janeiro.

Antes de passarmos a palavra aos nossos convidados, daremos algumas informações sobre a Ordem DeMolay.

A Ordem DeMolay é a maior organização juvenil do mundo, de fins filosóficos, filantrópicos e sem fins lucrativos, já tendo iniciado mais de 2,5 milhões de jovens.

Fundada em 18 de março de 1919 em Kansas City, Missouri, Estados Unidos, tem como objetivo formar jovens de 12 a 21 anos de idade, melhores cidadãos e líderes através do desenvolvimento e fortalecimento da personalidade, enfatizando virtudes indispensáveis para a boa conduta social. Seu patrono, Jacques DeMolay, foi expedicionário das Cruzadas no século XIV. Foi queimado no poste por não trair seus irmãos e seguidores.

A Ordem DeMolay tem como base o espírito de fidelidade, liderança, responsabilidade e busca de um ideal: um mundo mais digno e justo para todos, sem distinções. Os ensinamentos da Ordem orientam seus membros a se dedicar à felicidade de seus semelhantes, porque esse sentimento de solidariedade os faz irmãos. Nela, o jovem é encorajado a se expressar e fazer suas opiniões conhecidas; falar com outros jovens e discutir problemas comuns à juventude.

E quanto mais isso se intensifica, os países do mundo inteiro ficam mais próximos uns dos outros, ligando-se através dos jovens DeMolays que desenvolvem as Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia (educação), Companheirismo (amizade), Fidelidade, Pureza e Patriotismo.

Atualmente, a Ordem DeMolay está presente em 13 países dos quais podemos destacar Brasil, Estados Unidos, Austrália, Japão, Itália e Alemanha.

Nos Estados Unidos, Bill Clinton foi um importante membro iniciado pela Ordem DeMolay - um fato desconhecido por mim.

A Ordem DeMolay tem o poder de alistar jovens de bons princípios e transformá-los em líderes, dando-lhes ensinamentos e leis diárias para dirigir os rumos de suas vidas e até de sua nação. Cada novo DeMolay é um líder em potencial: falta-lhe apenas o devido treinamento.

Para adentrar a essa grandiosa organização de jovens, é necessário, sobretudo, crer em Deus, independente de qualquer religião. No entanto, vale ressaltar que a Ordem DeMolay não é uma religião.

Os baluartes da Ordem são a defesa das Liberdades:

- “Religiosa”, representada pelo Livro Sagrado;

- “Civil”, representada pela Bandeira Nacional;

- “Intelectual”, representada pelos Livros Escolares.

A Ordem DeMolay se estabeleceu oficialmente no Brasil no dia 16 de agosto de 1980, com a fundação do Capítulo Rio de Janeiro nº 01, na Cidade do Rio de Janeiro. Mas foi em 21 de abril de 1985, por ocasião da assinatura de um tratado, que a Ordem alcançou sua emancipação e independência com a fundação do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil (SCODB), entidade federativa composta por 27 grandes capítulos estaduais encarregada de administrar a Ordem em território nacional.

O tratado foi assinado pelos dois Grandes Mestres (Presidentes): Alberto Mansur (Brasil) e Don Wright (Estados Unidos).

Dessa forma, junto com os Estados Unidos, Filipinas e Austrália, o Brasil, e agora o Paraguai, forma um seleto grupo de países com Supremos Conselhos independentes.

Hoje, há cerca de 650 Capítulos DeMolay, 120 Conventos de Cavaleiros, 80 Cortes de Chevaliers e um Preceptório da Legião de Honra. Há mais de 70 mil membros iniciados no Brasil.

Assim prescreve a ética de um DeMolay:

- serve a Deus;

- honra todas as mulheres;

- ama e honra seus pais;

- é honesto;

- é leal a ideais e amigos;

- executa trabalhos honestos;

- é cortês;

- é sempre um cavalheiro;

- é um patriota tanto em tempo de paz quanto em tempo de guerra;

- sempre permanece inabalável a favor das escolas públicas;

- é o orgulho de sua Pátria, seus pais, suas famílias e seus amigos;

- a palavra de um DeMolay é tão válida quanto sua confiança;

- por preceito e exemplo, deve manter os elevados níveis aos quais ele se comprometeu.

Nas duas estrofes que mais causam confusão no Hino Nacional - “Brasil de um sonho intenso” e “Brasil de amor eterno” -, talvez esteja a síntese da própria história da Ordem DeMolay: primeiro se sonha intensamente, para em seguida se amar por toda a eternidade.

A Presidência concede a palavra à Sra. Erica Alcantara Zanutto, representando a Matriarca Estadual da Ordem das Estrelas do Oriente, Dra. Maria Eliza de Castilho Manfré.

 

A SRA. ERICA ALCANTARA ZANUTTO - Sr. Presidente, autoridades presentes, senhoras e senhores, todos nós gostaríamos de ver o Brasil mais evoluído, mais fraterno e amadurecido. Todos nós queremos um mundo melhor para as gerações vindouras. Isso nos faz pensar: o que estamos construindo? O que vamos deixar para nossa família e nossa sociedade?

Acreditamos que o nosso maior legado, e o que Brasil e o mundo mais precisam, são bons homens, bons cidadãos e líderes de bem. Nós, da Ordem da Estrela do Oriente, na qual represento o Capítulo Presidente Jânio Quadros nº 27, estamos empenhados nessa importantíssima missão. Para termos um mundo mais justo e equilibrado, temos e teremos o orgulho de dizer, quando formos chamados ante ao Pai Celestial, que ajudamos na formação de líderes e bons princípios e caráter.

Assim como temos essa responsabilidade, esses jovens se dedicam com fervor e devoção a esse ideal. Sabem da responsabilidade que têm, e, no mesmo espírito de conduta e ética moral de Jacques DeMolay, eles se espelham e se apóiam. São e serão sempre nossa esperança para um futuro melhor, pois eles não desistem jamais.

A Ordem da Estrela do Oriente é uma organização iniciática da natureza Paramaçônica, fundada em 1850, por Robert Morris, Grão-Mestre do Estado de Kentucky, e tem por objetivo, por meio de seus trabalhos ritualísticos, ressaltar os valores morais, espirituais, edificar caráter, educar, fazer caridade e servir ao próximo. Dela, fazem parte homens, mestres maçons e mulheres - mães, esposas, filhas, viúvas, netas, filhas adotivas, cunhadas, sobrinhas, irmãs, sogras, noras, avós e bisavós de mestres maçons.

Meus queridos sobrinhos, parabéns pelo dia de vocês. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - A Presidência concede a palavra à Sra. Vivian Tonheiro, Miss Filha de , pela Ordem Internacional das Filhas de .

 

A SRA. VIVIAN TONHEIRO - Boa-noite a todos. É com muita honra que estou aqui hoje, representando as Filhas de do Estado de São Paulo para homenagear esta Ordem que tanto contribui para a integridade dos jovens.

Desenvolvendo liderança, cidadania e fraternidade, a Ordem DeMolay baseia-se em sete virtudes: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.

Diante desses valores, nós, Filhas de , consideramos este 18 de março, Dia do DeMolay, um merecido reconhecimento não somente pelos princípios, como também pelas atividades sociais regularmente realizadas.

Parabéns, DeMolays! Parabéns por serem exemplo para a nossa sociedade e dividir conosco a esperança de um mundo melhor. Muito obrigada! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - A Presidência concede a palavra ao Sr. Bernardo Berro, Presidente da Associação Alumni.

 

O SR. BERNARDO BERRO - Excelentíssimos Senhores Deputados Estaduais Bruno Covas e Fernando Capez, na figura de quem saúdo os componentes da Mesa, queridos irmãos, tios, tias e convidados, hoje recordamos o dia da morte de nosso herói mártir.

Nesse dia, mais um Dia DeMolay do Estado de São Paulo, venho lhes falar sobre a palavra “escolha”. Escolher entre macarrão e carne é fácil. O que não entendemos é que fazemos escolhas a todo o momento. Preciso escolher onde estudar, escolher onde trabalhar, escolher onde viver, onde morar. Só não escolhemos onde ou quando morrer.

Jacques DeMolay fez uma escolha há muito tempo, e, por estarmos aqui hoje, tenho a certeza de que ele fez a escolha certa. Aquilo que diferencia um DeMolay de um jovem qualquer de nosso país e do mundo é que ele escolheu aprender a viver. É por meio das virtudes que, dentro de nossa Ordem, aprendemos. Não precisamos citá-las, mas temos de entender e precisamos vivê-las constantemente, a cada dia, a cada momento e em qualquer lugar pelo qual passamos.

O período que passamos como DeMolay ativos dos 12 aos 21 anos nos instrumentaliza e nos prepara para, quando chegarmos à maioridade, colocar em prática esses ensinamentos. Não somente após os 21 anos, mas também durante esse período e para o resto de nossas vidas. Afinal, uma vez DeMolay sempre DeMolay.

Nós, da Associação Alumni 9 de Julho do Estado de São Paulo, por meu intermédio, de Raul Gropo, Thiago Bariani, Rafael Filippin e Felipe Di Lello - a Diretoria do Estado de São Paulo -, temos o dever de agradecer a nossa pujante Ordem DeMolay pela construção do caráter de milhares de jovens que hoje, seniores, desbravam o mundo por meio do seu trabalho, da sua família, dos seus amigos, como bandeirantes, conquistando seu espaço.

Dizendo isso, cito um vivo e vibrante poeta e faço de suas palavras as minhas: “A vida que eu quis para mim deve ser como a vida de um pássaro, voar num céu sem fim, conquistando o meu espaço.” É isso que espero. Que possamos voar como pássaros pelo nosso Brasil, espalhando o Amor Filial, a Reverência pelas Coisas Sagradas, a Cortesia, o Companheirismo, a Fidelidade, a Pureza e o Patriotismo, por meio de nossas atitudes, escolhendo sempre o caminho do bem.

A escolha de lutar é nossa, buscando a verdade, lutando pela justiça, assim chegando a conquistar uma sociedade mais igualitária. Eu escolhi ser DeMolay e jamais em minha vida me arrependerei disso. Tente, viva, porque a nossa vida não passa de uma simples tentativa. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - A Presidência concede a palavra ao Sr. Victor Ortiz Pinelli, Mestre Conselheiro Estadual do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay.

 

O SR. VICTOR ORTIZ PINELLI - Excelentíssimo Sr. Deputado Estadual e Secretário Estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, Exmo. Sr. Deputado Estadual Fernando Capez, na figura de quem cumprimento os membros da Mesa, meus queridos irmãos, tios, demais convidados e telespectadores, boa-noite.

Com muita honra, alegria e responsabilidade, falo em nome de todos os jovens da maior organização fraternal juvenil do mundo, a Ordem DeMolay paulista, que comemora hoje o seu dia no Estado de São Paulo.

Fundada em 1919, na Cidade de Kansas, nos Estados Unidos da América, pelo maçom Frank Sherman Land, e trazida ao Brasil no ano de 1980, pelo também maçom Alberto Mansur, é uma instituição para jovens do sexo masculino com idade entre 12 e 21 anos. Seu objetivo é guiá-los nos caminhos da boa conduta, honestidade e cidadania, a fim de preparar, para nossa sociedade, novos líderes e melhores cidadãos.

Quando a Ordem DeMolay foi fundada no Brasil, ser o que somos hoje era apenas um sonho. Sonho esse que começa dar início à uma nova realidade. Jovens se interessam pela política pública de seu país, como já não víamos mais, empenhando-se em manter os princípios de boa cidadania, mesmo quando deturpados muitos dos valores que hoje impõe a nossa sociedade.

Em todas as mais de 90 cidades em que existe a Ordem DeMolay neste Estado, exercemos a cidadania junto às comunidades. Somos referência na América Latina no cadastramento de medula óssea e combate ao câncer, sendo a organização voluntária que mais realizou cadastros na história deste país.

Fundamentamos nossos ideais em bons valores, que, na sociedade atual infelizmente não são os mais cobiçados entre os jovens. Nossa Ordem vai muito além de nossos rituais, da liturgia dos cargos, pilares para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Conveniente estarmos na Casa do Povo paulista, sede do Poder Legislativo do nosso Estado, centro das decisões que construirão o presente e darão rumo ao futuro do povo e da sociedade paulista; local em que os valores em que se baseiam nossa Ordem são fundamentais para que se efetivem dignamente essas finalidades.

Meus irmãos, lembremos aqui, agora, as nossas obrigações como líderes que buscamos ser. Lembremos nossas obrigações de bem servir a sociedade muito antes de servir-se dela. Lembremo-nos de nos empenhar para que nossos princípios ecoem por este Estado e País, influenciem nossa sociedade, e que suas consequências proporcionem a manutenção dos seus bons valores. Nossos ideais são a esperança para um melhor futuro de nossa nação.

Que o dia de hoje na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo não seja apenas uma data comemorativa, mas também uma adaptação. Digo isso porque, em um futuro não tão distante, estaremos presentes em cada um dos assentos deste plenário, não somente para comemorar mais uma vez o dia 18 de março. Estaremos presentes para nos lembrar do motivo de termos um Dia DeMolay para comemorar, exercendo nossas funções de líderes, como representantes do povo, lutando pela honestidade e integridade do sistema político de nossa nação, para colocar em prática nossos princípios, lutando pelo bem-estar do sistema público de ensino, pelo direito de todos a uma boa educação. Se hoje como jovens, futuro do país, continuarmos engajados a esses princípios, lograremos êxito. Nossa esperança se tornará realidade, e construiremos um futuro melhor para nossa Pátria e para seu bem-estar. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Queremos registrar a presença do Grande Mestre da Ordem DeMolay do Rio de Janeiro, Paulo Heitor Guglielmo, do Grande Mestre do Estado de Santa Catarina, Rafael Mayer da Silva, do Grande Secretário da Ordem DeMolay de Santa Catarina, João Fernando Aldana; Grande Mestre Adjunto do Estado de São Paulo, Fabio Brisotti; 2º Grande Mestre Adjunto do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, Eduardo Misieluk; Tesoureiro-Executivo do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, Fabio Alexandre Gomes; Secretário-Executivo da Ordem DeMolay no Estado de São Paulo, representando o Grande Secretário e Organizações Paramaçônicas do Grande Oriente de São Paulo, Lauro Fabiano de Souza Carvalho; Grão Secretário Adjunto das Paramaçônicas da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, Álvaro Tavares Gomes de Sousa; Grande Secretário de Entidades Paramaçônicas, representando o Grão-Mestre do Grande Oriente Paulista, Paulo Cesar Dias Carneiro; Sra. Vivian Tonheiro, Miss Filha de , representando pela Ordem Internacional das Filhas de ; Sra. Erica Alcantara Zanutto, representando a Matriarca Estadual, Ordem das Estrela do Oriente e do Clube de Mães do Capítulo Luz do Oriente de São Caetano, Dra. Maria Eliza e Castilho Manfré; Sr. Bernardo Berro, Presidente da Associação Alumni 9 de Julho; Sr. Valdenir Aparecido Domingues, Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Responsabilidade e Saber nº 431 de Itápolis, São Paulo; Paulo Linhares Sobrinho da Augusta e respeitável Loja Simbólica Luz do Oriente nº 2140; Sr. Orlando Pereira Lima Sobrinho, da Augusta e respeitável Loja Simbólica Luz do Oriente nº 2140; Sr. Paulo Guilherme Varotti Pereira, Grande Secretário Adjunto de Assuntos da Ordem DeMolay Lowtons e Entidades Paramaçônicas do Grande Oriente Paulista; Sr. Leonardo Queiroz Leite, da Juventude do PSDB de Franca; Sr. Osmar Fortunato Pereira, da Augusta e respeitável Loja Simbólica Luz do Oriente nº 2140; Sr. Luiz Felipe Dias Farah, representando nosso querido e estimado colega Deputado Antonio Salim Curiati, decano desta Casa.

Enviaram cartas cumprimentando a todos pela comemoração desta Sessão Solene, Dia da Ordem DeMolay, o Sr. Secretário de Estado da Cultura de São Paulo, Sr. Andrea Matarazzo, Sr. Sidney Estanislau Beraldo, Secretário-Chefe da Casa Civil do Estado de São Paulo; Dr. Edson Simões, Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo; Exmo. Desembargador Federal Roberto Haddad, Presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

O Exmo. Governador do Estado de São Paulo, Dr. Geraldo Alckmin, agradece o convite para participar desta sessão e envia cumprimentos extensivos a todos os organizadores e participantes, com votos de sucesso à iniciativa.

A Presidência concede a palavra ao Sr. Rodrigo Cesar Cardoso, Grande Mestre do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay.

 

O SR. RODRIGO CESAR CARDOSO - Excelentíssimo Deputado Fernando Capez, Presidente desta Sessão, Exmo. Deputado e Secretário irmão Bruno Covas, precursor do Projeto do Dia do DeMolay Estadual desta Casa, irmão Clovis Messias, grande parceiro nestes últimos tempos, irmão Alberto Mansur, Fundador da Ordem DeMolay no Brasil e Grande Mestre Honorário do SCODB, sobrinhas Filhas de e Garotas do Arco Íris, irmãs da Ordem das Estrelas do Oriente, irmãos maçons aqui presentes, amados irmãos da Ordem DeMolay Paulista, queridos visitantes, boa-noite.

Venho aqui representando maçonicamente mais de 30 mil jovens iniciados em nossa Ordem DeMolay Paulista. Estou como Grande Mestre do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, locomotiva deste País, e é uma honra poder dizer a todos que fui e sou um DeMolay. O Grande Capítulo de São Paulo é hoje a maior instituição juvenil do mundo: são 98 capítulos espalhados neste Estado Bandeirante, mais de 3.500 jovens ativos entre 12 e 21 anos atuando na sociedade.

Somos responsáveis por 10% de todo cadastramento de doadores de medula óssea em todo território nacional. Graças a esse nosso trabalho, no dia 22 de agosto de 2010, foi inaugurado no Hospital do Câncer de Barretos a recepção chamada “Ordem DeMolay”. Com essa campanha, já salvamos muitas vidas em nosso país.

Estamos prestes a fazer a doação de um ônibus para esse hospital, onde os enfermeiros terão total qualidade em suas viagens, e as coletas não correrão o risco de se perder no caminho devido à refrigeração inadequada. Convoco a todos os DeMolays deste Grande Capítulo e convido a todos os governantes presentes a ajudarem nesta campanha.

Cada capítulo em sua cidade tem realizado muitos eventos. Destaco aqui o Capítulo Responsabilidade e Saber de Itápolis, que doou 250 bicicletas para crianças de escolas públicas em um dia de muito divertimento para toda a sociedade local.

Hoje, temos uma excelência em nossos trabalhos. Em 2009, conquistamos a ISO 9000, demonstrando e garantindo a nossa eficácia e organização.

Irmãos, ter o Dia Estadual da Ordem DeMolay é de suma importância para a nossa instituição. Saber que esta Assembleia nos reconhece no “Diário Oficial” é uma grande honra.

O dia 18 de março foi escolhido em homenagem ao nosso patrono Jacques DeMolay, que foi queimado na fogueira nesse mesmo dia no ano de 1314, por não entregar seus companheiros, mantendo-se fiel até a sua morte.

Espero que hoje saiamos desta Casa do Povo com um espírito ainda mais renovado, sabendo das nossas obrigações para com a sociedade.

Quero que cada um aqui se sinta honrado, batendo no peito dizendo, para os quatro cantos deste mundo, “eu sou um DeMolay”. As pessoas a cada dia mais devem conhecer a Ordem DeMolay.

Venham, meus irmãos, vamos juntos lutar por um mundo melhor. Jamais nos esqueçamos de nossas virtudes e baluartes. Façam com que todos sintam a sua presença, e que esta seja um grande diferencial, podendo acender, assim, a chama de esperança no coração de cada um. Iniciemos um número maior de jovens nesta amada instituição, para, com isso, divulgar ainda mais nossos ensinamentos.

Srs. Deputados, olhem com muito carinho para estes jovens, pois tenham certeza de que daqui sairão os futuros líderes de nossa Nação, assim como Bill Clinton foi para os Estados Unidos. Este foi um de nossos irmãos que mais conseguiu se destacar como líder na sociedade. Saibam que dia a dia procuramos despertar em nossos jovens a liderança e a retidão. E isso os transformará em excelentes frutos no futuro próximo.

Despeço-me, neste momento, agradecendo a presença de todos, em especial à do amado Irmão Alberto Mansur que, em seus mais de 90 anos, em pé na Ordem, continua lutando por esta juventude. É uma pessoa que nos dá um grande exemplo. Nós o amaremos para a eternidade.

Que o Pai Celestial abençoe a todos hoje e sempre.

Um viva à Ordem DeMolay Paulista e vida longa ao Grande Capítulo do Estado de São Paulo do SCODB. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Cumprimentamos o Grande Mestre do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, Sr. Rodrigo Cesar Cardoso, pela sua liderança e pelo belíssimo pronunciamento.

Passamos agora ao ponto alto de toda esta Sessão Solene, o momento em que o Grande Capítulo do Estado de São Paulo prestará uma homenagem mais do que justa: a entrega de uma placa ao Sr. Alberto Mansur, fundador da Ordem DeMolay no Brasil e Grande Mestre Honorário do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil.

Farão a entrega o Sr. Victor Ortiz Pinelli, Mestre-Conselheiro do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, e o Sr. Rodrigo Cesar Cardoso, Grande Mestre do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay.

Convido o nosso querido e estimado Deputado e Secretário Bruno Covas, para, juntamente com esta Presidência acompanharmos a entrega da placa e registrarmos uma fotografia que irá para o “Diário Oficial” do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. RODRIGO CESAR CARDOSO - Reconhecimento: “Ao ilustre Sr. Alberto Mansur. Nossa homenagem ao vosso trabalho em prol da juventude paulista através da Ordem DeMolay. São Paulo, 18 de março de 2011. Deputados Bruno Covas e Fernando Capez, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.”

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - A Presidência concede a palavra ao Sr. Alberto Mansur, figura exponencial deste evento, para sua manifestação.

 

O SR. ALBERTO MANSUR - Ilustres membros desta poderosa Assembleia Legislativa do glorioso Estado de São Paulo. Não posso deixar de me lembrar agora, emocionado, com o coração pulsando intensamente, por estar presente nesta grande Casa de Leis, de um menino que foi criado neste bendito solo do Estado de São Paulo.

Nasci no Estado do Rio de Janeiro, mas meus pais eram libaneses e desbravadores de fronteiras, como todos os libaneses que têm no mundo. Imaginem que, em 1924, saíram do Rio de Janeiro, onde eu havia nascido, e foram morar em uma pequena vila no Estado de São Paulo na pequena Cidade de Paraguaçu. Diziam eles que, naquele tempo, ainda havia índios por aquelas bandas.

Foi em Paraguaçu, neste maravilhoso e bendito Estado de São Paulo, meus queridos irmãos, meus amigos, homens DeMolay, que aprendi as primeiras letras, o “a, e, i, o, u”, com uma professora chamada Dona Cota. Não existia sequer grupo escolar. Fui um dos estudantes do primeiro grupo escolar criado naquela cidade. Imaginem agora, passados os anos, a alegria de ser homenageado nesta Casa de Leis, neste querido Estado de São Paulo!

Quero dizer que tenho a honra de participar 60 anos desta minha querida família da maçonaria. Grande escola de uma forma de viver, a grande patrocinadora desses movimentos que estamos vivendo, investindo na juventude brasileira, tendo certeza de preparar pessoas melhores para um mundo melhor. É a maçonaria que patrocina os jovens DeMolays, as Filhas de . É a maçonaria que participa, patrocina e ajuda a Estrela do Oriente, além de também com ela compartilhar. Estou muito feliz com os pequenos meninos de 8 a 12 anos das Távolas Redondas. Muito obrigado, Maçonaria, por tudo que tem feito por este nosso querido Brasil.

Eu já tinha 30 anos de maçonaria e não me conformava com uma situação que vivíamos naquela época. As reuniões da maçonaria eram exclusivamente dos maçons. As nossas famílias não compartilhavam. Eu não conhecia a esposa dos maçons meus amigos daquela época. Os meus filhos não conheciam os filhos dos outros irmãos de maçonaria. Vivíamos segregados. Era um grupo de maçons que se reunia, e a família ficava distante.

Nas viagens que eu fazia aos Estados Unidos, representando a maçonaria brasileira, tomei conhecimento destas organizações que os senhores estão vendo aqui hoje: Ordem DeMolay, Filhas de , Estrela do Oriente e a própria Maçonaria. Nas festas dos Estados Unidos, a família estava presente. Disse então a minha esposa, tia Célia Mansur, a grande incentivadora e companheira - estamos comemorando 62 anos de casados -, sempre ao meu lado, que precisávamos mudar um pouco aquela situação, lutar para trazer para o Brasil aquelas organizações que conseguiam o congraçamento e fortalecimento da família. Famílias bem constituídas tornam um país bem constituído.

Partimos então para a luta. Ela estava ao meu lado quando fui, pela primeira vez, em Kansas City. Nós nos ajoelhamos perante o túmulo de Frank Shermann Land com o compromisso de trazer para o Brasil a Ordem DeMolay. São 30 anos de alegria e de sucesso, graças a Deus, de certeza de estarmos investindo e preparando nossos queridos jovens para os futuros líderes de hoje e de amanhã da nossa terra.

Depois de algum tempo trabalhando com os DeMolays, eu e tia Célia, quando viajávamos por todo o Brasil - instalamos capítulos DeMolays no país inteiro -, éramos procurados por muitas mães que tinham apenas filhas e gostariam que também elas participassem de um movimento como este. A maçonaria não pode estar preocupada em investir na juventude falando apenas com a parte masculina. E as nossas filhas? Elas serão as futuras esposas, as futuras mães neste grande País. Elas têm a grande responsabilidade de preparar um mundo melhor.

Dizíamos a elas que também tínhamos a possibilidade de também fazer isso. Era questão de tempo. Até que um dia, eu e tia Célia fomos a Omaha, Nebraska, para tratar, junto com os dirigentes internacionais da Ordem DeMolay, do nosso sonho de também trazer essa oportunidade para minhas queridas filhas que estão hoje representando as Filhas de .

Eu me lembro que, naquele mesmo dia, em frente ao prédio da Ordem Internacional das Filhas de , havia três ou quatro mastros enormes. Ficamos felizes e eufóricos - temos inclusive a fotografia em casa - por ver a bandeira do Brasil tremulando no alto, naquele dia maravilhoso.

Agradeço a vocês que estão continuando nosso sonho. O objetivo era um só: o congraçamento da família. Temos a alegria de estar compartilhando com todos vocês desta solenidade. Isso só nos traz alegria. É pena que a tia Célia não esteja hoje ao meu lado.

Decorrido algum tempo, temos de completar esse movimento. Está faltando o essencial. Hoje temos os filhos trabalhando no Templo da uma Entidade Paramaçônica, e as nossas filhas trabalhando no Templo de uma Entidade Paramaçônica. E onde se encontram as mães desses meninos e meninas? Como os senhores sabem, é costume as mães dedicadíssimas trabalharem nos clubes de mães. As esposas dos maçons são as grandes colunas da maçonaria. Não fosse sua compreensão, seu sacrifício, seu entendimento, seu incentivo, nós, maçons, não poderíamos praticar a maçonaria.

Quero, neste momento, pedir uma grande salva de palmas para as mães dos DeMolay e esposas dos maçons, a grande coluna desta casa. (Palmas.)

Para a concretização dos nossos sonhos, do nosso ideal, do congraçamento da família, estava faltando este elo principal: um local para as esposas dos maçons, como hoje foi citado brilhantemente, pela nossa querida irmã Estrela do Oriente. Nesse local, nossas mães, irmãs, esposas, viúvas trabalham e são atendidas. Mais uma vez, eu e tia Célia fomos para Washington em busca desse complemento, desse congraçamento. Estivemos na sede internacional da Estrela do Oriente.

Foi graças ao incentivo, ao carinho e à presença da Célia ao meu lado que temos a Estrela do Oriente funcionando hoje no Brasil. Trouxemos a autorização e criamos no Brasil, no Rio de Janeiro, os primeiro cinco capítulos da Ordem Estrela do Oriente no Brasil. Nossos aplausos e agradecimentos à tia Célia. (Palmas.)

A cidade que ainda não tem precisa criar as Távolas. Vocês precisam ver a emoção e alegria que nos trazem esses pequenos jovens, esperança desta nossa grande terra, que são os escudeiros da Távola Redonda.

Os distintivos que carrego no meu peito, no meu coração, são a Ordem DeMolay, as Filhas de , os Escudeiros, a Estrela do Oriente e, evidentemente, o compasso e esquadro da minha querida maçonaria.

Agradeço a todos por este brilhante espetáculo que estão me proporcionando. Agradeço a Deus, a toda hora, junto com a Célia, que está no Rio. Ela pediu que eu trouxesse seu carinho, seu beijo e seu abraço. Pediu que eu lhes dissesse que ela reza todos os dias para esta grande família que temos.

Deus abençoe a todos! Continuem este trabalho, invistam na juventude, porque os dividendos são os melhores possíveis. Que Deus abençoe esta terra de São Paulo e o Brasil. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Convido o nobre Deputado Bruno Covas para, juntamente com esta Presidência, prestar uma justa homenagem ao Sr. Rodrigo Cesar Cardoso, Grande Mestre do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, entregando uma placa com os seguintes dizeres: “A Assembleia Legislativa, em Sessão Solene, presta homenagem ao Grande Mestre do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, Rodrigo Cesar Cardoso, pelo excelente trabalho realizado em prol dos jovens, cujos princípios ensinados são Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo. A Ordem DeMolay é considerada pela ONU, Organização das Nações Unidas, uma entidade não-governamental de importância fundamental, pois trabalha alicerçada na máxima de que, educando-se o jovem, estaremos nos eximindo da tarefa de ter que castigar o adulto.” Esta Presidência e o Deputado Bruno Covas subscrevem a placa.

Temos certeza de que Rodrigo Cesar Cardoso manteve-se fiel e leal aos ensinamentos do nosso grande fundador, Sr. Alberto Mansur.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Queremos registrar também a presença, para gáudio desta sessão, de ex-Grandes Mestres de São Paulo: Fabio Alexandre Gomes e Cleber Delalibera. Peço uma salva de palmas pela honrosa presença. (Palmas.)

A Presidência tem a honra de passar a palavra ao nobre Deputado Bruno Covas, autor do projeto que instituiu o dia do DeMolay no Estado de São Paulo.

 

O SR. BRUNO COVAS - PSDB - Na pessoa do nobre Deputado Fernando Capez, que preside esta sessão, quero cumprimentar a Mesa e agradecer-lhe por ter adiado uma viagem já marcada para presidir esta sessão. O Deputado solicitou ao Presidente da Casa, Deputado Barros Munhoz, a convocação desta Sessão Solene, dando continuidade ao nosso trabalho como Deputado Estadual. Tive a honra de presidir esta sessão nos anos anteriores, mas, por ter assumido a Secretaria do Meio Ambiente a convite do Governador Geraldo Alckmin, estou hoje licenciado.

Quero agradecer ao Deputado Fernando Capez que aceitou nosso convite e colocou toda a assessoria à disposição. Todo o sucesso desta sessão se deve também à colaboração de Vossa Excelência.

Um lenhador acordava às 6 horas da manhã e trabalhava o dia inteiro cortando lenha, só parando tarde da noite. Ele havia perdido sua esposa há pouco tempo. Sua esposa não conseguiu suportar as grandes tempestades do inverno rigoroso. Sua família, desde então, era um filho de poucos meses e uma raposa sua amiga, tratada como bicho de estimação e de sua total confiança. Todos os dias, o lenhador ia trabalhar e deixava a raposa tomando conta de seu filho na cabana. Toda noite, ao retornar do trabalho, a raposa ficava feliz com sua chegada.

Os vizinhos do lenhador alertavam que a raposa era um bicho, um animal selvagem, portanto, não era confiável. Quando ela sentisse fome, comeria a criança. O lenhador, sempre retrucando com os vizinhos, falava que isso era uma grande bobagem, pois a raposa era sua grande amiga e, de algum modo, entendia que era tratada como se fosse da família. Portanto, jamais faria isso. Os vizinhos insistiam: “Lenhador, abra os olhos! A raposa vai comer seu filho. Quando sentir fome, ela comerá seu filho!”

Um dia, o lenhador muito exausto do trabalho, ao chegar em casa, viu a raposa sorrindo como sempre e sua boca toda ensanguentada. O lenhador suou frio e, sem pensar duas vezes, apenas lembrou-se do que os vizinhos o estavam sempre alertando e, imediatamente, acertou o machado na cabeça da raposa. Desesperado, lembrou-se do seu filhinho, entrou rapidamente no quarto, mas, surpreso, encontrou seu filho no berço dormindo tranquilamente e ao lado uma grande cobra morta.

Irmãos, cunhadas, sobrinhos, sobrinhas, amigos e amigas, atualmente prevalece a cultura da desconfiança e a descrença nos valores e princípios defendidos pela Ordem DeMolay. O mundo em que vivemos estimula o consumo, o individualismo e a competição desenfreada, onde o próximo é apenas um concorrente, e o sucesso de cada um deve ser obtido independente dos outros e, muitas vezes, à custa alheia.

Vocês, pelo contrário, defendem o companheirismo, a cortesia e a lealdade. Praticam a solidariedade. Sabem que todos somos irmãos e que devemos confiar em nossos amigos e ajudar aqueles que precisam.

A política e os políticos estão, a cada dia, mais desacreditados. As leis não são cumpridas e, quando o são, é somente pelo medo de sua sanção. Vocês, não! Vocês acreditam no patriotismo. Sabem da importância de todos participarem das discussões da Nação. Entendem que todos devem colaborar com o País e respeitar suas instituições.

A importância da família já foi abandonada. Quantas histórias horrendas vemos no noticiário, de pais cometendo crimes contra os filhos, e filhos contra seus pais. E vocês defendem o amor filial. Compreendem que nossa família é o centro de nossas realizações.

Nos tempos modernos, confunde-se ardil com esperteza, manipulação com inteligência, tirar vantagem com crescer. Vocês não confundem. Vocês creem na pureza, acreditam que fazer o correto sempre é o melhor a ser feito, independente dos resultados.

Em razão desses princípios e muitos outros que vocês defendem e por os praticarem em seu trabalho é que este Parlamento tem o dever de exaltar a Ordem DeMolay e realizar esta Sessão Solene. Um abraço fraterno. Parabéns, DeMolays, pelo seu dia, pelo trabalho realizado neste último ano e pela defesa intransigente de importantes valores em nossa sociedade.

Muito obrigado por manterem acesa a nossa esperança em um mundo melhor. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Queremos agradecer a inestimável cooperação, fundamental para a realização deste evento, do nosso querido amigo Clovis Messias, de nossa assessoria.

Meus irmãos, senhoras e senhores, trouxe um discurso para encerrar nossa sessão, mas, depois das palavras e lições trazidas pelo Deputado Bruno Covas, penso que despiciendas e supérfluas se tornariam quaisquer outras. Sendo assim, cumprimento a todos, especialmente o nosso querido e estimado Alberto Mansur, o fundador e a razão de ser deste evento, da própria Ordem no Brasil, e encerrarei nossa sessão.

Quero agradecer aos funcionários da Casa, na pessoa de dona Vitória, e fazer uma saudação especial à nossa sempre querida dona Yeda. 65 anos de Assembleia Legislativa de Estado de São Paulo, com carinho e denodo, dona Yeda se esmera na realização das sessões solenes. Em uma das sessões que realizei, tropeçou e fraturou sua perna tal era seu entusiasmo e preocupação para que tudo desse certo. Estava sendo atendida no Departamento Médico, onde fui vê-la antes de iniciar a sessão, pois estava preocupado. No entanto, tive de me retirar, porque dona Yeda se recusava a exprimir qualquer dor ou deixar cair uma única lágrima, para não atrapalhar a sessão que iria se iniciar.

Dr. Mansur, talvez esse ato singelo de amor filial, de amor maternal, de amor pelo trabalho, seja a expressão maior da Ordem DeMolay e certamente o sentimento que motivou a fundação da Ordem no Brasil.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, aos funcionários da Assembleia Legislativa, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade e convida a todos para uma confraternização a se realizar no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 50 minutos.

 

* * *