10 DE ABRIL DE 2003

2ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: ROMEU TUMA JR.

 

Secretário: ÍTALO CARDOSO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 10/04/2003 - Sessão 2ª S. EXTRAORDINÁRIA Publ. DOE:

Presidente: ROMEU TUMA JR.

 

ORDEM DO DIA

001 - ROMEU TUMA JR.

Assume a Presidência e abre a sessão. Declara encerrada a discussão do PL 110/03.

 

002 - ANTONIO MENTOR

Encaminha a votação pelo PT.

 

003 - GIBA MARSON

Apóia o pleito de realização dos jogos olímpicos de 2012, em São Paulo.

 

004 - ROMEU TUMA JR.

Coloca em votação e declara aprovado o PL 110/3. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA JR. - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Ítalo Cardoso para, como 2º Secretário "ad hoc", proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - ÍTALO CARDOSO - PT - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

                                              

* * *

 

- Passa-se à

 
ORDEM DO DIA
 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA JR. - PPS - PROPOSIÇÃO EM REGIME DE URGÊNCIA.

Discussão e votação - Projeto de lei nº 0110, de 2003, de autoria do deputado Antonio Mentor. Autoriza o Poder Executivo a postular, perante o Comitê Olímpico Brasileiro - COB, a candidatura do Município de São Paulo à sede dos Jogos Olímpicos de 2012. Pareceres nºs 296, 297 e 298, de 2003, de relatores especiais, respectivamente, pelas Comissões de Justiça, de Esportes e de Finanças, favoráveis.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão.

Em votação.

 

O SR. ANTONIO MENTOR - PT - Sr. Presidente, peço a palavra para encaminhar a votação pelo PT.

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA JR. - PPS - Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Mentor, para encaminhar a votação pelo PT, por 10 minutos.

 

O SR. ANTONIO MENTOR - PT - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, assomo à tribuna neste momento para encaminhar a votação do projeto de lei da Bancada do Partido dos Trabalhadores desta Casa, que visa dar consentimento legal ao Estado e Município de São Paulo para que tomem iniciativas no sentido de conquistar para a cidade de São Paulo esse evento que tem relevância mundial, que dispensa qualquer tipo de comentário pela sua grandeza, pela sua importância, pelos investimentos que serão necessários para a realização dos Jogos Olímpicos na cidade de São Paulo em 2012.

Há, sem dúvida nenhuma, sinais claros de empenho do Governo do Estado de São Paulo e, principalmente, da Prefeitura de São Paulo, da Prefeita Marta Suplicy, para que se conquiste essa atividade esportiva para a nossa cidade. Há uma dedicação bastante expressiva para que São Paulo possa ser sede dos olhares do mundo no ano de 2012. Milhões de pessoas irão conhecer esta cidade, em que pese existirem graves problemas, está num processo de reconstrução, vive um momento decisivo na sua história, mas ela oferece todas as condições para recepcionar os atletas de todo o mundo, para a acolhida necessária para um evento desse porte.

Sr. Presidente, quero parabenizar as lideranças partidárias da Casa, a Mesa Diretora, todos os deputados que compõem a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo pela sensibilidade que demonstraram ao incluir em sessão extraordinária a votação de um projeto desta envergadura. Há, da parte desta Casa, uma demonstração clara do seu desprendimento em relação até mesmo a outros projetos que tramitam na Assembléia de São Paulo, priorizando, por uma necessidade imperiosa, pois temos uma exigência a cumprir, uma determinação do COB no sentido de que haja anuência legal do estado e do município para que o Município de São Paulo possa cumprir mais essa etapa na busca dos Jogos Olímpicos de 2012.

Fica, mais uma vez, o nosso agradecimento a todas as lideranças partidárias, a todos os deputados da Casa, à Mesa Diretora, porque demonstraram grandiosidade no momento em que convocaram esta sessão extraordinária para a votação do projeto que é mais um passo em direção da realização dos Jogos Olímpicos de 2012 na cidade de São Paulo. O nosso reconhecimento pela grandiosidade e generosidade da Casa ao estabelecer uma tramitação especialíssima para este projeto.

A cidade de São Paulo, o Estado de São Paulo e o Brasil vão se lembrar desta atitude do Parlamento paulista, que, no momento importante da nossa história, toma uma decisão que terá um significado fundamental para a realização dos Jogos Olímpicos de 2012.

 

O SR. GIBA MARSON - PV - Sr. Presidente, em nome do Partido Verde gostaria de declarar a nossa satisfação em estar participando desta sessão que pleiteia os Jogos Olímpicos de 2012.

O nosso partido é voltado para a juventude, para o esporte, para a qualidade de vida e não poderia ficar de fora deste importante processo para o nosso Estado.

Ao registrar estas palavras, quero dizer também que o Secretário Lars Grael é um filiado do nosso partido e tem todo o nosso apoio no trabalho que vem desenvolvendo à frente da Secretaria de Juventude e de Esporte.

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA JR. - PPS - Em votação. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Esta Presidência registra o júbilo desta Casa nesta data, associando-se às palavras do nobre Deputado Antônio Mentor e reafirma que este acordo de lideranças proporciona a São Paulo um marco histórico nesta noite. Com certeza, dentro de nove anos as pessoas se lembrarão deste momento precioso.

Srs. Deputados, esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, dá por encerrados os trabalhos.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

  - Encerra-se a sessão às 20 horas e 26 minutos.

 

* * *