24 DE MARÇO DE 2003

2ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM A EMPRESA SERASA

 

Presidência: EDSON FERRARINI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 24/03/2003 - Sessão 2ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: EDSON FERRARINI

 

HOMENAGEM À EMPRESA SERASA

001 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência efetiva da Casa por solicitação do Deputado ora na Presidência com a finalidade de homenagear a Serasa. Nomeia as autoridades. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - EDSON VAZ MUSA

Presidente da Monito do Brasil, propõe-se dissertar sobre a importância da Serasa para o país. Fala de seu planejamento estratégico; do processo de qualidade, baseado nos critérios do prêmio nacional da qualidade; e da base sobre uma estrutura organizacional, por sua vez fundamentada no multifuncionalismo. Registra o Prêmio Nacional da Qualidade, ganho pela Serasa, em 1995 e 2000.

 

003 - JOSÉ AMADO DE FARIA SOUZA

Representando o Presidente do 1º Tribunal de Alçada Civil, Dr. Mário Álvares Lobo, mostra-se honrado em falar na Alesp sobre a importância do relacionamento entre as instituições políticas da nação quando o crime organizado ameaça o funcionamento da administração pública. Justifica a menção ao assunto porque as atividades empresariais reclamam segurança jurídica e pública. Analisa o pioneirismo da Serasa em buscar a concretização do viver em sociedade para se alcançar a felicidade individual.

 

004 - ELCIO ANÍBAL DE LUCCA

Presidente da Serasa dirige palavras de agradecimento a todos. Reflete que a Serasa, além de uma empresa, é uma instituição. Registra assinatura de carta de compromisso entre a Serasa e a ONU sobre empregabilidade de pessoas deficientes.

 

005 - Presidente EDSON FERRARINI

Elogia o trabalho da Serasa pela sua contribuição ao desenvolvimento do país. Anuncia a execução de números musicais. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

  - É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - A Presidência dá por aprovada a ata da sessão anterior.

Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear uma das mais pujantes empresas do Brasil, a Serasa.

A Presidência passa a nomear as seguintes autoridades: Sr. Elcio Anibal de Luca, Presidente da Serasa; Sr. Edson Vaz Musa, Presidente da Monito do Brasil e da Fundação para o Prêmio Nacional de Qualidade; Juiz José Amado de Faria Souza, Juiz do 1º Tribunal de Alçada Civil, neste ato representando o Presidente do 1º Tribunal de Alçada Civil, o Dr. Mário Álvares Lobo; Sr. Pedro Nabuco, Presidente do Conselho da Serasa; Sr. Pedro Pinto Pedreira, Conselheiro da Serasa; Sr. Ayrton Furiani Girão, Conselheiro da Serasa; Sr. Gilberto Soares Liberatori, sócio-Diretor da Liberat; Sr. Hélio Ribeiro Duarte, Conselheiro da Serasa; Sr. Roberto Faldini, Diretor da Fiesp/Ciesp; Sr. Cláudio Heitor Moreira de Alvarenga, da Sistemas de Decisão Gerencial; Sr. Christoph Von Beckedorff, ex-Presidente do Conselho da Serasa e Diretor da Eurocâmaras; Sr. Max Sender, ex-Presidente da Serasa; Sr. Silvanio Covas, Superintendente jurídico da Serasa e o Sr. Gianluca Cortese, Cônsul Geral da Itália.

Esta Presidência pede desculpas caso tenha deixado de mencionar alguma autoridade.

Esta sessão solene foi convocada pelo Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear a Serasa.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo através do seu regente, Maestro Jocelyn Marocolo. Parabéns.

Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear uma das empresas que muito tem contribuído para o progresso e o desenvolvimento do Brasil. É por isso que estamos aqui hoje reunidos. É o Parlamento de São Paulo agradecendo à Serasa pelos bons serviços prestados à nossa Pátria.

Vamos ouvir as palavras do Presidente da Monito do Brasil, Sr. Edson Vaz Musa.

 

O SR. EDSON VAZ MUSA - Sr. Presidente da Mesa, meu amigo Elcio de Luca, Presidente da Serasa, demais autoridades presentes, minhas senhoras e meus senhores, é para mim um privilégio e uma honra ter sido escolhido para falar sobre a Serasa. Eu não vou falar do curículo do Élcio, nem do currículo da Serasa. Vou falar algumas palavras sobre a importância que esta empresa tem para o Brasil, sobretudo o estilo formidável que adotou como forma de gestão.

Criada em 1968 por um grupo de bancos, a Serasa é hoje uma das mais importantes empresas do mundo em informações no apoio às decisões de crédito e negócios. Com menos de 35 anos de existência, esta empresa chegou a este patamar absolutamente fantástico, o que nos orgulha como brasileiros.

É um projeto de empresa calcado, alicerçado em valores absolutamente inquestionáveis, valores explicitados e sobretudo praticados. As organizações têm o hábito de criar valores, indicar valores, escrever valores nas paredes, mas não praticá-los. Nós estamos diante de uma empresa que tem valores de grande importância e os pratica. Esses valores são sobretudo a ética nos negócios, a ética no tratamento das pessoas, o empreendedorismo, a excelência de gestão e a valorização das pessoas, que na Serasa ganha o gostoso nome de ser Serasa.

É um projeto de empresa que calcado nos valores a que me referi, está apoiado em alguns pilares importantes. Os três principais pilares sobre os quais foi construída a empresa são os seguintes: planejamento estratégico. O planejamento estratégico realmente é feito com um processo admirável e, sobretudo, aplicado na prática. A Serasa aplica o que há de mais moderno em termos de planejamento estratégico, que é o planejamento estratégico em tempo real. Quer dizer, a cada minuto, a cada ato, a empresa pratica a sua estratégia. Não se trata de um belo documento colocado na gaveta a cada minuto, a cada ato, a empresa pratica sua estratégia. Estratégia não é um belo documento colocado na gaveta, busca o crescimento, que se apóia na tecnologia da informação e que, sobretudo, privilegia a inovação.

O segundo pilar fundamental dessa construção que o Elcio, sua equipe e o Ser Serasa estão fazendo, é o processo de qualidade baseado nos critérios do prêmio nacional da qualidade. A Serasa adota todos os fundamentos e critérios de excelência, colocando no centro das suas atividades os seus Seres Serasa a serviço do cliente.

O terceiro pilar, não menos importante, é a base sobre uma estrutura organizacional que é baseada no multifuncionalismo, um conceito extremamente moderno, um matricial que funciona. Sabemos das dificuldades do matricial em todas as organizações, na Serasa o matricial é feito de forma tal que funciona muito bem.

O resultado de tudo isso e o fato de ter sido uma empresa de excelência, de ter um projeto de empresa, de ter valores e praticá-los, de ter uma estratégia, um processo de qualidade, uma estrutura organizacional, é um crescimento sustentável que a empresa tem obtido todos esses anos e sobretudo um grande reconhecimento interno de seus Seres Serasas, e principalmente também de toda a comunidade.

A Serasa tem sido grande campeã dos prêmios. Não sei como o Elcio arruma tempo para tanto prêmio. A Serasa tem ganho mais de duas dezenas de prêmios todos os anos. Podemos pensar que são prêmios ligados à sua responsabilidade social, prêmios de cidadania. A Serasa ganhou todos os prêmios que possam existir no Brasil sobre cidadania, o prêmio de melhores empresas para trabalhar, que eu considero muito importante, porque se é uma boa empresa, tudo se obtém dessa empresa. A visão que queremos ter é de uma empresa em que todo o nosso pessoal tenha orgulho e prazer em trabalhar. O pessoal da Serasa tem orgulho e prazer em trabalhar lá. A premiação não está apenas ligada a questões de responsabilidade social, mas a Serasa também tem ganhado prêmios de marketing, de venda e de liderança. O Elcio é considerado um dos grandes empresários, grandes líderes da indústria do empresariado brasileiro.

Por ser o presidente da Fundação Prêmio Nacional de Qualidade - missão que tenho hoje substituindo o Elcio, que já foi presidente desta organização - queria falar dos prêmios de qualidade. Começo pelo mais recente, o Prêmio Ibero-Americano. Foi a primeira vez que uma empresa brasileira ganhou esse prêmio de excelência de gestão. O Prêmio Nacional da Qualidade começou em 1991, o primeiro prêmio foi concedido em 1992, e a Serasa foi a primeira empresa nacional a ganhar o prêmio em 1995. Os senhores podem imaginar o rigor e o critério desse prêmio, é um prêmio de grande importância, grande reconhecimento pela sociedade como um todo e para as pessoas que entendem de qualidade e metodologia de gestão como um todo e para as pessoas que entendem de qualidade, entendem de metodologia de gestão. A Serasa foi em 95 a primeira empresa brasileira.

No ano 2000, novidade: a Serasa ganhou novamente o Prêmio Nacional da Qualidade. Foi a primeira e única empresa a ganhar duas vezes este prêmio, tudo isso confirmando sua excelente performance, o que mostra que estamos diante de uma empresa de classe mundial.

Com isso, queria encerrar parabenizando o Elcio de Lucca, e através deste cumprimento quero parabenizar todos os Seres Serasa.

Muito obrigado.

(Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Exatamente por todos esses prêmios que a Serasa recebeu é que ela está recebendo hoje a homenagem do povo de São Paulo nesta que é a Casa do povo.

Agradeço ao Presidente, querido Elcio Aníbal de Lucca, prestando esta justa e verdadeira homenagem à Serasa.

Quero cumprimentar os diretores da Serasa: Tácito Nobre, Líbio Seixas, Amadeu Onella, Juan Perez Carrillo, Milton Luís Pereira, Laércio Oliveira Pinto e Ricardo Loureiro. Quero igualmente cumprimentar e homenagear o seu superintendente, Antônio Jacinto, Marina Rutter, João Gonçalves e Silvânio Covas.

Tudo o que foi falado por Edson Vaz Musa é o fato de a Serasa possuir essas estratégias bem definidas para cada vez melhor cumprir os seus objetivos. Ela se destaca pela dedicação e objetividade dos seus procedimentos. Ao Ser Serasa que entende e põe em prática essas estratégias a nossa homenagem especial.

Quero cumprimentar também o Lívio Giosa, vice- Presidente da ADVB e diretor do Instituto ADVB de Responsabilidade Social.

Queria passar a palavra para o juiz, José Amado de Faria Souza que neste ato representa o Presidente do 1º Tribunal de Alçada Civil.

(Palmas.)

 

O SR. JOSÉ AMADO DE FARIA SOUZA - Exmo. Sr. Deputado Edson Ferrarini, que nesta noite preside esta sessão da augusta Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e na pessoa de quem tenho a honra e a satisfação de saudar a todos os ilustres deputados estaduais que integram esta colenda Casa.

Desejo também aqui saudar o Exmo Dr. Elcio Aníbal de Lucca, DD Presidente da Serasa, na pessoa de quem peço vênia para saudar todos os presidentes, diretores, integrantes do Conselho de Administração que antecederam nesta jornada, porque em um país sem memória muitas vezes fica no esquecimento o trabalho daqueles que pavimentaram a rodovia por onde caminhamos.

Demais autoridades aqui presentes, Srs. empresários, minhas senhoras, meus senhores, esta é uma noite especial. Estamos aqui reunidos na Assembléia Legislativa de São Paulo, palco da história política de nosso Estado, símbolo maior do Poder Legislativo em São Paulo para prestar uma merecida homenagem à Serasa, empresa que se destacou em todas as suas atividades, atividades que não se limitando esfera da atuação empresarial alcançam intensa repercussão social.

Devo, antes de tudo, porém, agradecer o honroso convite para estar presente a esta manifestação, representando aqui o Poder Judiciário de São Paulo como testemunha da valiosa contribuição dada pela Serasa as atividades culturais que o Poder Judiciário paulista busca também desenvolver.

É uma honra para mim, pessoalmente, como magistrado, ter a oportunidade de proferir estas palavras perante a assembléia de deputados do Estado de São Paulo. É importante, sempre que possível, entrelaçar o relacionamento entre as instituições políticas da nação, especialmente quando o Estado se vê frente a desafios sem precedentes na sua história. Refiro-me à ameaça ao funcionamento da administração pública lançada abertamente à sociedade brasileira pelo crime organizado.

Há poucos dias, deixei de comparecer à solenidade de posse dos novos deputados estaduais que integram a presente legislatura, porque, naquele mesmo dia, infelizmente, me dirigi ao edifício que abriga o egrégio Tribunal de Justiça de São Paulo para o velório de um colega, Dr. Antonio José Machado Dias, morto, ao que tudo indica, a mando desses caras do crime organizado.

Peço vênia a todos, especialmente ao ilustre Presidente da Mesa e ao ilustre Presidente da Serasa por este triste preâmbulo, incompatível até com a alegria desta festividade. Mas a importância do episódio me obriga a ele fazer referência, não apenas para consignar uma homenagem póstuma ao juiz de Direito, que tombou crivado de balas em razão do exercício de suas funções judicantes. Mas, principalmente para responder, em nome de todos os cidadãos paulistas, que tal afronta não irá vencer a sociedade, não afastará o império da lei, não irá sobrepujar a democracia, nem alcançará o propósito da intimidação dos magistrados de São Paulo. Resistiremos aos ataques dos criminosos com o nosso contínuo, humilde e discreto trabalho como sempre, com suor, sangue e lágrimas - a lembrança de Churchill - se preciso for.

A todos apresento minhas desculpas por abordar este tema doloroso nesta ocasião. Entretanto, creio que o momento deve unir todos os segmentos da sociedade para preservá-la e para garantir os valores éticos e morais que justificam a sua existência. Não passa a mim desapercebido que as atividades empresariais reclamam segurança jurídica e pública, que é imprescindível para o desenvolvimento das atividades de qualquer empreendimento, e para assegurar ao empreendedor o necessário apoio do Estado e da sociedade para a consecução dos seus fins.

É hora então de retornar ao tema, que é motivo desta solenidade. Hoje, quando tudo e todos convergem para a integração social, buscando ver concretizado o sonho grego de viver em sociedade para se alcançar a felicidade individual, a Serasa desponta, neste cenário, em invulgar pioneirismo.

É certo que a Serasa, no cotidiano de suas atividades empresariais, já desempenha relevante papel para a sociedade. Os bancos de dados armazenando informações que possibilitam análise de crédito são hoje instrumento indispensável ao crescimento econômico do País, alavanca importante para a realização de transações comerciais. Neste ponto, a excelência de seus serviços é reconhecida mesmo fora do Brasil, o que já propiciou, como aqui foi lembrado, a outorga e láurea instituída por entidade internacional e entregue à Serasa através da Presidência da República.

A sua atuação empresarial, entretanto, não satisfaz a Serasa, nem aos seus colaboradores. Os seus diretores, imbuídos de marcante espírito de responsabilidade social, procuram incrementar uma crescente participação comunitária. A Serasa desenvolve, então, a cidadania corporativa. Volta-se, com afinco, para o assim designado terceiro setor.

A Serasa não apenas realiza obras sociais, mas desperta em seus funcionários o espírito da participação e da colaboração social. Tornou-se um centro de referência na contratação de pessoas portadoras de deficiência e acaba de construir uma nova sede, cuja edificação levou em conta as necessidades especiais dessas pessoas, também especiais. Mais importante ainda é a sua política de descobrir talentos e de abrir a via do desenvolvimento pessoal aos portadores de deficiências, abrigados em praticamente todas as áreas da empresa: recepcionar pessoas, descobrir-lhes talentos específicos, capacitá-las para o desenvolvimento desses talentos, criar-lhes ambiente propício para o seu exercício.

Essa é uma obra de inegável mérito, para a qual está direcionada a Serasa, e vocacionado o seu corpo de dirigentes e de colaboradores. É a vontade de viver em sociedade, de permitir que outros também possam dela participar e para ela contribuir, que anima e compromete a Serasa com o papel social que cabe ao moderno empresariado nacional.

Ainda hoje, com satisfação, recebi a informação de que a Organização das Nações Unidas, através do United Nations Volunteers, implementou o programa Serasa para empregar pessoas portadoras de deficiência física, por intermédio de um convênio que me parece, pelo menos a mim, que não sou afeito às atividades empresariais, inédito neste país.

Ao lado dessa forma de organização de trabalho, a Serasa também se lança a outros empreendimentos patrocinando a realização de eventos culturais e concorrendo para a publicação de livros. Ainda recentemente, a Serasa muito nos auxiliou para trazer a lume um livro que resgata a história da instalação dos tribunais de alçada no Brasil, relatando a sua evolução, como resposta ao vertiginoso crescimento dos processos judiciais em grau de recurso.

Eu abro aqui um pequeno parêntese para lembrar que há mais de 50 anos o Tribunal de Justiça de São Paulo via-se às voltas com problemas que me parece não serem hoje conhecidos, ou seja, de ter um volume de processos que se demandava três ou quatro anos para se julgar um recurso. Parece que isso mudou. Não temos hoje esse problema. Mas os tribunais de alçada surgiram nesse contexto, para dar uma resposta de agilização e aprimoramento dos serviços judiciários.

A Serasa assim constitui exemplo eficaz de cidadania corporativa. Nesta oportunidade, como cidadão, desejo externar minhas congratulações ao ilustre Deputado Estadual Edson Ferrarini, que hoje preside esta Mesa, e que é responsável pela iniciativa desta homenagem.

Desejo também saudar os dirigentes da Serasa, de ontem e de hoje, na pessoa de seu emérito Presidente, e a todas as pessoas são que compõem o seu quadro de colaboradores, agradecendo a todos o fruto de tão elogiável trabalho.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Quando queremos saber o porquê de tanto sucesso da Serasa, sentimos essa fantástica e moderna filosofia de valorização do indivíduo. Isso com o crescimento da Serasa aumenta a sua responsabilidade e melhor ele aplica a filosofia Serasa. Ao Elcio gostaria de dizer que melhor para os clientes, melhor para a sociedade. O Brasil agradece essa incrível contribuição para o seu desenvolvimento.

Vamos ouvir agora a palavra do Presidente da Serasa, nosso querido Elcio Anibal de Lucca.

 

O SR. ELCIO ANIBAL DE LUCCA - Excelentíssimo Presidente, Deputado Edson Ferrarini, Exmo. Sr. Juiz José Amado Faria de Sousa, do 1º Tribunal de Alçada Civil, representando o Poder Judiciário do Estado de São Paulo, Sr. Edson Vaz Musa, líder empresarial, representando os empresários, Exmo. Sr. Pedro Nabuco, meu caro líder empresarial, Exmo. Sr. Pedro Nabuco, meu caro Presidente do Conselho, outros conselheiros presentes da Serasa, Ayrton Furiani Girão, Hélio Ribeiro Duarte, Pedro Pinto Pedreira, Seres Serasa como eu e duas mil pessoas por todo o Brasil.

Eu gostaria de citar o nome de tanta gente amiga, querida, ilustre, clientes, parceiros, empresários, líderes, Poder Legislativo, Executivo, Judiciário dando-nos a honra da presença nesta homenagem. Eu represento aqui o Ser Serasa, cujo conjunto compõe a organização Serasa.

É extremamente difícil, pela emoção que me toma neste momento, dirigir a palavra de agradecimento a todos. Construímos isso junto com todas essas pessoas que citei. A Serasa é uma instituição, além de uma empresa. Estamos tremendamente emocionados e invadidos de alegria, todo Ser Serasa, por essa homenagem maravilhosa, pelas palavras que ouvi aqui e transmitirei aos outros Seres Serasa.

Foi citado aqui que hoje foi um dia intenso, pois, além dos nossos negócios, tivemos em paralelo dois eventos importantes. Um deles foi a assinatura de uma carta de compromisso entre a Serasa e a ONU, para que a Serasa possa ceder o conhecimento, a experiência que há anos vem praticando, com a empregabilidade de pessoas deficientes. Qualquer tipo de deficiência.

É um projeto arrojado, importante que nos trouxe muita experiência. Não estamos empregando pessoas deficientes - isso, sempre fizemos -, estamos, além disso, treinando e preparando pessoas com deficiência para se tornarem prontas para o mercado. Podem ser aproveitadas pelas Serasa ou não.

Estamos, simplesmente, mostrando e também percebendo, que todas as pessoas são iguais. Nós todos somos normais. E nós todos somos deficientes. Existem diferenças entre as deficiências. Entre essas pessoas que apresentam algum tipo de deficiência - pode ser visual, auditiva, ou outra qualquer -, temos pessoas com competências incríveis a serem alavancadas. Nós descobrimos isso e aplicamos.

Estávamos sendo intensamente procurados pelas empresas para que nosso modelo pudesse ser seguido. Criamos o Fórum de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência e hoje foi realizado o segundo Fórum na parte da manhã. À tarde, assinamos esse convênio cujo objetivo é treinar voluntários da ONU para que passem o conhecimento a outras empresas do Brasil e do mundo.

Isso em muito nos alegra, porque esse caso espelha o sentimento dos valores aqui citados, construídos sobre os princípios cristãos que fazem com que uma empresa dedicada a buscar resultado econômico e financeiro, a buscar os melhores produtos e serviços que possam ser levados ao mercado brasileiro, a seus clientes, que está preocupada em atender a toda a dimensão de resultado, está dedicada a buscar os melhores produtos e serviços que se possam levar ao mercado brasileiro para seus clientes; está preocupada em atender a toda dimensão de resultados sustentados, através dos seus resultados econômico-financeiros, não perdendo de vista, em nenhum momento, todo o conjunto de resultados.

Isso é uma empresa moderna. Aqui foi dito e fico muito feliz porque estou representando, como já disse, o Ser Serasa.

Não vou repetir as coisas que realizamos, mas gostaria de lembrar e repassar que a Serasa está instalada em todo o Brasil. Estamos dedicados a apoiar negócios, decisões rápidas de negócios, minimizando os seus riscos, com foco especialmente no crédito. E a Serasa tem conseguido exercer essa atividade com crescimento de qualidade, aproximando-se e superando os índices mundiais de consistência nas nossas análises. Isso é comprovado através de inúmeros casos em que fazemos levantamento de empresas externas à Serasa e verificamos que os nossos indicadores de consistência de resultado superam os melhores índices no mundo.

Ficamos muito felizes em apoiar esses negócios. Hoje, apoiamos uma coisa que cresceu no Brasil, após um trabalho intenso que fizemos para evoluir a cultura de crédito no país. O crédito deixou de ser crédito e passou a ser tecnologia de crédito com o esforço que fizemos, juntamente com nossos parceiros: bancos, conselheiros da Serasa, Ser Serasa. Em conjunto conseguimos desenvolver o crédito como uma tecnologia. Aliamos essa tecnologia à telemática e conseguimos alcançar esses resultados. Um deles me deixa muito feliz porque o volume de crédito do Brasil é apenas 25% do PIB, enquanto que em países desenvolvidos já está acima de 100% do PIB, com PIBs maiores que o nosso, já que são países desenvolvidos.

Quando se apresenta uma necessidade como, recentemente, quando o Governo começou a incentivar e os bancos a providenciar o atendimento de crédito a micro e pequenas empresas, a Serasa apresentou-se como a solução pronta, testada e validada por diversos clientes. A Serasa apresentou-se como a solução para a decisão de crédito para a pequena e micro empresa com grau de acerto em níveis mundiais, com cadastro de informações e cálculo de risco de negócio. É uma coisa bastante importante para o desenvolvimento do Brasil, tão importante que é destaque na política do Governo atual do país.

Coisas como essa é que fazem com que tenhamos grande satisfação de ter as pessoas que trabalham na empresa produzindo esse resultado. Em cada momento, dada uma necessidade, a Serasa já se apresenta como tendo experimentado aquela necessidade. Por exemplo, o mundo dos negócios foi para o mundo virtual. E a Serasa também foi a primeira certificadora brasileira a emitir certificados digitais no Brasil, passando por todas as aprovações rígidas e difíceis do Governo Federal, que tem um órgão específico para validar uma empresa.

Hoje podemos apoiar a realização de negócios através do mundo digital porque detemos a tecnologia mais avançada do mundo nessa área. Além de certificadora, somos uma autoridade que pode reconhecer as pessoas, que as identifica e que as certifica para realizar negócios no mundo digital.

Não satisfeitos com essas questões - todas para que o nosso serviço seja visto e reconhecido por credibilidade assegurada através de metodologia e tecnologia -, a Serasa é a primeira empresa nas Américas a ter a certificação BS 7799 que é a certificação de segurança em processos de informática, que inclusive é alemã. Em toda a América, inclusive Estados Unidos, foi a primeira empresa a ser certificada por um processo duríssimo.

Com tudo isso, concluímos o seguinte: pessoas que se amam, que praticam o princípio cristão, querem o bem do próximo como a si mesmo, fazem com que os resultados aconteçam, que haja paz no mundo.

Não vou lembrar aqui os exemplos citados, mas estamos num momento especial para lembrar isso, como disse o Juiz Amado. Estamos vendo a situação do mundo. Talvez os líderes que estejam decidindo sobre isso nunca descobriram que amar o próximo é que faz a felicidade individual, e que isso traz a felicidade do mundo.

Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Esta sessão solene tem exatamente a finalidade de homenagear a Serasa pela sua pujança e por essa enorme contribuição ao desenvolvimento do Brasil.

Essa filosofia de trabalho ultramoderna foi premiada com o Prêmio Nacional de Qualidade, entregue duas vezes pelo Presidente da República. Isso justifica o seu desenvolvimento e a sua competência.

A competência da administração do seu Presidente Elcio Anibal de Lucca está demonstrada por todos os seus diretores e superintendentes, enfim, toda a Serasa. Essa equipe que não perde de vista os fornecedores, a legislação, os interesses da sociedade, assim como não perde de vista a atividade-fim da empresa. Como o Elcio acabou de falar, ele não perde de vista a ética e a responsabilidade social.

Foi o que pudemos sentir nas suas palavras. E sentimos na ação do dia-a-dia da Serasa.

O Parlamento de São Paulo, por iniciativa deste Deputado, com muito orgulho enaltece a Serasa por oferecer soluções e informações com qualidade centradas no cliente, e com prioridade para o mercado de crédito, buscando a excelência.

A Serasa está sendo homenageada por não perder de vista o seu papel social, mas também por sua filosofia que deveria inspirar todas as empresas a valorizar o próximo com a nós mesmos, como acabou de falar o seu Presidente. Nos relacionamentos, tem como

princípio ético o bem de todos, busca perfeição no que faz, e não perde de vista o sucesso, com responsabilidade social.

O seu funcionário, que tem sua responsabilidade aumentada ao se transformar no ser Serasa, tem essa norma como seu estado de espírito e conduta. Está aí uma das razões do sucesso.

Esses objetivos acabam sendo escritos no coração e na alma do ser Serasa. Perfeição e qualidade fazem da Serasa merecedora deste evento. É o povo de São Paulo fazendo justiça à Serasa.

Queria cumprimentar o Presidente e dizer que agora vamos ter a apresentação do Coral Serasa, com as músicas Berimbau e Siyahamba, tendo como tecladista o Sr. Juvenal de Moura.

 

* * *

 

- É entoada a música Berimbau pelo Coral Serasa Canto Geral.

 

* * *

 

O SR. JOCYLIN MAROCOLO - Agradecemos por esta oportunidade em estar fazendo esta apresentação. O Coral Canto Geral da Serasa, com exceção minha e a do Juvenal, é composto do ser Serasa. Lutamos constantemente para poder estarmos lá ensaiando.

Agora, vamos apresentar para vocês uma música com um estilo que influenciou totalmente a música popular brasileira, é uma música num dialeto africano, que significa “Nós andamos na luz de Deus”.

           

* * *

 

- É entoada a música Siyahamba pelo Coral Serasa Canto Geral.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Aplausos ao regente Jocelyn Marocolo. Parabéns! Parabéns também ao tecladista Juvenal de Moura e aos componentes do Coral Serasa, mostrando que o Ser Serasa é eficiente no trabalho e é bom no canto também.

Parabéns a todos!

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade em homenagem à Serasa e convida para um coquetel no Hall Monumental.

Aplausos para a Serasa, Elcio, diretores, superintendentes e para o Ser Serasa.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 35 minutos.

 

* * *