16  DE ABRIL DE 2007

002ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS “80 ANOS DO COLÉGIO SANTA MARCELINA”

 

Presidência: FERNANDO CAPEZ


 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 16/04/2007 - Sessão 2ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

HOMENAGEM AOS 80 ANOS DO COLÉGIO SANTA MARCELINA

001 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, atendendo solicitação do Deputado Roberto Engler e deste Deputado, com a finalidade de homenagear os 80 anos do Colégio Santa Marcelina. Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - CARLOS ALBERTO PRAÇA

Assessor de Imprensa do Colégio Santa Marcelina, discorre sobre o trabalho da escola na formação integral do aluno.

 

003 - IRMÃ ELZINA CASSIA VASCONCELOS

Diretora do Colégio Santa Marcelina, São Paulo, agradece ao Presidente efetivo da Assembléia, Vaz de Lima, em nome dos Deputados Fernando Capez e Roberto Engler, pela homenagem feita ao Colégio Santa Marcelina. Acredita que o trabalho desenvolvido no colégio ao longo dos 80 anos de existência contribuiu para oferecer à sociedade pessoas de caráter íntegro.

 

004 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Conduz a entrega de homenagens. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.


 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta Presidência dá como lida e aprovada a Ata da sessão anterior.

Para compor a Mesa convido a Irmã Maria Assumpção Anilstalden, provincial do Brasil; Irmã Maria Terezinha de Almeida, superiora do Colégio Santa Marcelina de Botucatu; Irmã Elzina Cassia Vasconcelos, diretora do Colégio Santa Marcelina - São Paulo; Sr. Carlos Alberto Praça, assessor de imprensa do Colégio Santa Marcelina. Anunciamos também a presença, e agradecemos, da vice-Prefeita de Mauá, Dra. Leni Mariano Valente.

Srs. Deputados, senhoras e senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação do Deputado Roberto Engler e deste Deputado, Fernando Capez, com a finalidade de homenagear os 80 anos do Colégio Santa Marcelina.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Tenente Músico Davi da Cruz.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

 

  O Sr. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo que, como sempre, traz a sua tradição e o seu prestígio a esta sessão.

  A Presidência concede a palavra ao Sr. Carlos Alberto Praça, Assessor de Imprensa do Colégio Santa Marcelina. (Palmas.)

 

O SR. CARLOS ALBERTO PRAÇA - O Colégio Santa Marcelina de São Paulo dedica-se há 80 anos à formação integral das crianças e dos jovens, por acreditar que estes são pessoas únicas, livres, capazes de, com cultura, consciência e responsabilidade, assumir a transformação da sociedade, tornando-a mais justa, solidária e humana.

Nosso colégio educa pela “transversalidade do conhecimento”, em função do desenvolvimento integral do aluno; da aprendizagem de conteúdos capazes de prepará-lo para a vida e para o trabalho; da cultura, levando-o a conhecer e valorizar a natureza e a produção do homem através dos tempos; da educação, expressa em atitudes e valores adequados às diferentes situações do cotidiano; da evangelização do educando; da formação do “homem total” e, conseqüentemente, da transformação social.

Para enfrentar esse desafio, a direção da escola trabalha de forma que todos os componentes da comunidade educativa tenham sempre como foco de atenção o bem-estar e a formação integral do aluno.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Tem a palavra a Irmã Elzina Cassia Vasconcelos, Diretora do Colégio Santa Marcelina, São Paulo.

 

  A SRA. IRMÃ ELZINA CASSIA VASCONCELOS - Boa-noite, Deputado Fernando Capez; vice-Prefeita; Padre Helmo, assessor religioso do Colégio Santa Marcelina; irmãs, professores, pais, ex-alunos, funcionários e amigos.

          Em nome do Colégio Santa Marcelina, agradeço ao Presidente da Assembléia, Exmo. Sr. Deputado Vaz de Lima que, por solicitação dos nobres deputados Fernando Capez e Roberto Engler, concede ao nosso colégio esta homenagem solene.

   Senhores Deputados Fernando e Roberto, nossa comunidade educativa se sente honrada com tão solene homenagem neste octogésimo aniversário do nosso colégio. Obrigada por esta iniciativa, obrigada por este reconhecimento.

Agradeço também a presença dos professores, funcionários, famílias, alunos, ex-alunos, amigos e irmãs, pois sei que muitas reorganizaram seu tempo, sacrificaram seus compromissos para estarem aqui.

A existência do Colégio Santa Marcelina no bairro das Perdizes não é mais um aniversário. Temos convicções de que muitos homens e mulheres que hoje contribuem para o bem da sociedade, têm e tiveram sua base educacional na formação humana e cristã adquiridas em nosso colégio, e abasteceram-se da fonte de sabedoria de nossa proposta pedagógica.

  Poder render a Deus a ação de graças pelos 80 anos dedicados à educação significa para nós, Irmãs Marcelinas, dom, seriedade, força, dedicação, determinação e competência no que fazemos, acompanhando os sinais dos tempos, colaborando para a formação de crianças, adolescentes e jovens, oferecendo à sociedade pessoas de caráter integro.

  Neste octogésimo aniversário, o Colégio Santa Marcelina de São Paulo se reveste de nova luz, força e esperança para continuar sua missão de educar. Sabemos que educar é difícil, mas é bonito, porque educar é criar, é gerar, é trabalhar, como disse o Beato Luigi Biraghi, para melhorar a pessoa humana, a igreja, a sociedade e o mundo.

Que Deus nos abençoe. Abençoe nossos bons propósitos. (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Quebrando um pouco o protocolo, com a permissão da nossa querida Dona Yeda, que estudou no Colégio Santa Marcelina e é a principal responsável por todos os cerimoniais das sessões solenes desta Casa, chamo a Sra. Carmem Stela Figueiredo para fazer a justa homenagem à Superiora Maria Assumpção Anilstalden. (Palmas.)

  Esta é uma sessão rápida, mas formal, uma sessão solene realizada na sede do Poder Legislativo do Estado de São Paulo. Esta sessão é realizada em ocasiões muito especiais, como especial é a missão do Colégio Santa Marcelina.

A educação é a base de qualquer sociedade sadia. O dia em que todos tiverem acesso à educação de nível, com garantia de competição e atuação no mercado de trabalho em iguais condições para todos, certamente não teremos mais problemas com cadeias superlotadas, com delinqüência juvenil; não se discutirão mais penas rigorosas, nem a polícia será equipada com tantas armas modernas de atuação.

O Colégio Santa Marcelina tem uma contribuição inestimável, incalculável. Por mais que a sociedade brasileira e as autoridades constituídas se esforcem em agradecer e prestar homenagens, nada estará à altura de um trabalho tão valioso.

A dedicação, o ensino religioso - quando se fala em religião, alguns pseudomodernos dizem que é coisa fora de moda, como se algo eterno pudesse um dia sair de moda - a educação, o lastro familiar de ensinamento do Colégio Santa Marcelina segue a esteira de sua padroeira, cuja história me emocionou. Acho que nenhuma palavra poderia expressar o real sentimento de gratidão que faço como homem público neste momento.

Diz a lenda que a rainha da Inglaterra, certa feita, foi fazer uma visita a uma pequena cidade do interior e lá foi recebida pelo jovem, nervoso e inseguro prefeito que se esmerava em atendê-la em todos os seus reclamos, principalmente em evitar alguma gafe. E esse prefeito tão preocupado estava com o evento que se esqueceu das vestes talares. Não trouxe a sua toga especial para cerimônias especiais. E a rainha, vendo o nervosismo do pequeno jovem, quis brincar com o mesmo e, para descontraí-lo, disse: “Mas você não trouxe suas vestes talares para receber a rainha?” E o rapazinho, ainda mais nervoso, disse: “Eu só uso em ocasiões especiais”. Se eu tivesse uma veste talar, eu já estaria envergando em homenagem à história deste colégio.

            A Sra. Andréia Ledo vai fazer uma justa homenagem à Superiora Maria Terezinha de Almeida, co-responsável por este momento tão bonito. (Palmas.)

           

* * *

-         É feita a homenagem.

 

* * *

           

A Sra. Alexandra Prácinos Bernal homenageia a Irmã Élzima Cássia Vasconcelos.

 

* * *

  - É feita a homenagem.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esgotado o objeto da presente sessão - uma cerimônia que não gostaria de encerrar e que encerramos apenas simbolicamente, porque o trabalho continua -, antes de encerrá-la esta Presidência agradece às autoridades presentes - em especial à nossa vice-prefeita Leni, que conheci durante minha campanha numa palestra em Mauá, no dia em que tinha sido assaltado e fiz o que não se deve fazer, ou seja, reagi e prendi o assaltante -, aos funcionários desta Casa, em especial à nossa querida e imprescindível Yeda, e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida todos para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

  - Encerra-se a sessão às 21horas e um minuto.

 

* * *