http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

21 DE MARÇO DE 2011

002ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOs “90 ANOS DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO”

 

Presidente: BARROS MUNHOZ, LUIS CARLOS GONDIM e ITAMAR BORGES

 

RESUMO

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Pede que seja respeitado um minuto de silêncio, em memória das vítimas do terremoto do Japão. Informa que convocara esta sessão solene, a requerimento do Deputado Luis Carlos Gondim, em "Homenagem aos 90 anos do jornal Folha de S. Paulo". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Afirma que o jornal "Folha de S. Paulo" é motivo de orgulho dos paulistas e brasileiros. Enaltece a justeza da homenagem, em nome do Parlamento paulista.

 

002 - LUIS CARLOS GONDIM

Assume a Presidência.

 

003 - ORLANDO MORANDO

Deputado Estadual, ressalta a agilidade, a precisão e o comprometimento das informações publicadas pela "Folha de S. Paulo". Enaltece as inovações jornalísticas e o compromisso da família Frias quanto à direção da empresa.

 

004 - ITAMAR BORGES

Deputado Estadual, elogia o Deputado Luis Carlos Gondim pela iniciativa. Destaca o respeito deste Legislativo pela "Folha de S. Paulo". Cumprimenta a direção e a equipe do jornal. Cita aspectos históricos da publicação. Recorda sessão solene sobre a mesma efeméride, realizada no Congresso Nacional.

 

005 - JOOJI HATO

Deputado Estadual, enaltece o pioneirismo da família Frias pelos relevantes serviços prestados à Imprensa. Recorda fatos nacionais, como o movimento das "Diretas Já". Lembra o papel da mídia na sua atuação política. Reproduz citação de Napoleão Bonaparte. Destaca a imparcialidade, o respeito à verdade e a coragem da "Folha de S. Paulo". Lamenta a tragédia do terremoto e do tsunami que afetaram o Japão.

 

006 - LECI BRANDÃO

Deputado Estadual, informa ser assinante do jornal "Folha de S, Paulo". Recorda temas sociais e matérias veiculadas pela publicação. Enfatiza a importância da formação da consciência nacional. Elogia matérias que valorizam a diversidade política e cultural brasileira.

 

007 - MARILEI SCHIAVI

Diretora de jornalismo da Rádio Metropolitana, que representa a Imprensa da Região do Alto Tietê, informa os 50 anos do grupo empresarial no qual atua. Destaca a importância da leitura do jornal na sua atividade de âncora. Elogia a credibilidade e a seriedade da "Folha de S. Paulo". Lembra que o jornal foi o primeiro a criar a figura do ombudsman.

 

008 - MARCOS DA COSTA

Presidente em exercício da OAB/SP, argumenta que a Imprensa é o sustentáculo da democracia e da cidadania. Enfatiza a importância da "Folha de S. Paulo" quanto à informação e os valores da cultura. Parabeniza a empresa pela comemoração.

 

009 - Presidente LUIS CARLOS GONDIM

Anuncia homenagem, acompanhado de sua esposa, Sra. Jane Hallage Gondim, e da Deputada Leci Brandão, com a entrega da "Comenda 9 de Julho", ao jornalista Otávio Frias Filho, diretor-editorial da "Folha de S. Paulo".

 

010 - ITAMAR BORGES

Assume a Presidência.

 

011 - LUIS CARLOS GONDIM

Assume a Presidência.

 

012 - OTÁVIO FRIAS FILHO

Jornalista, diretor-editorial da "Folha de S. Paulo", agradece a honraria recebida, que compartilha com os profissionais da "Folha de S. Paulo", do site "UOL", "Agora" e "Valor Econômico". Louva as várias gerações da família e funcionários que trabalharam para o desenvolvimento do jornal. Ressalta a prerrogativa da Assembleia Legislativa como poder representativo e fiscalizador. Enaltece a importância do jornal em investigar mais de uma versão dos fatos. Enfatiza a harmonia que deve nortear as instituições legislativas e jornalísticas pela liberdade de expressão. Acrescenta que participa desta solenidade com humildade e reconhecimento pelo Parlamento.

 

013 - ITAMAR BORGES

Assume a Presidência.

 

014 - LUIS CARLOS GONDIM

Deputado Estadual - Destaca a tiragem do jornal "Folha de S. Paulo", resultante da fusão de três jornais. Discorre sobre a iniciativa de seus fundadores. Informa que a empresa é proprietária do maior parque gráfico do ramo e foi o primeiro veículo a adotar a figura do ombudsman. Fala da expansão da publicação, que engloba o "Datafolha", o site "UOL" e o "Valor Econômico". Reproduz manchetes do jornal. Recorda a luta contra a ditadura militar e movimento das "Diretas Já". Cita projetos seus pautados pelo noticiário, como o que proíbe a construção de usinas nucleares no Estado de São Paulo.

 

015 - LUIS CARLOS GONDIM

Assume a Presidência. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Senhoras e senhores, muito boa noite. Esta Sessão Solene foi convocada para homenagear os 90 anos do Jornal “Folha de S. Paulo”.

Para compor a Mesa, convidamos o Exmo. Sr. Desembargador Willian Roberto de Campos, representando o Presidente do Tribunal de Justiça; Desembargador José Roberto Bedran; Dr. Otávio Frias Filho, Diretor Editorial da “Folha de S. Paulo”; Deputado Luis Carlos Gondim; Dr. Marcos da Costa, Presidente em exercício da OAB/São Paulo; e o Exmo. Sr. Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- O Sr. Presidente adentra no plenário.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Convido também para fazer parte da Mesa os nobres Deputados Jooji Hato, Itamar Borges e Orlando José Bolçone.

Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada por esta Presidência, atendendo solicitação do Deputado Luis Carlos Gondim, com a finalidade de homenagear os 90 Anos do Jornal “Folha de S. Paulo”.

Antes de dar continuidade aos trabalhos, convido todos os presentes, para, de pé, guardarmos um minuto de silêncio em memória das vítimas do terremoto e do tsunami ocorridos recentemente no Japão

 

* * *

 

- É feito um minuto de silêncio.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É entoado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência tem a honra de saudar os nobres colegas Deputados Cauê Macris e Dr. Ulysses.

Saudando Dr. Willian Roberto de Campos, que neste ato representa o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador José Roberto Bedran, Dr. Marcos Costa, Presidente em exercício da OAB/São Paulo, Dr. Otávio Frias Filho, Diretor Editorial da “Folha de S. Paulo”, quero dizer que é praxe, nas sessões solenes, o Deputado autor do requerimento de sua realização presidir a sessão.

Assim, vamos proceder agora, convidando o autor da proposta de homenagem, Deputado Luis Carlos Gondim, para presidir esta sessão.

Antes, porém, quero dizer que fiz absoluta questão de aqui estar como Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa para associar-me a esta homenagem que todos os deputados da Casa, apoiando a iniciativa do Deputado Luis Carlos Gondim, prestam aos 90 Anos do Jornal “Folha de S. Paulo”. Esse jornal é orgulho de todos os paulistas, de todos os brasileiros. Isso faz com que esta homenagem seja inteiramente justa.

O Parlamento paulista, expressando o sentimento da comunidade de São Paulo, muito orgulhosamente participa desta festa dos 90 Anos de um órgão tão importante da Imprensa como o Jornal “Folha de S. Paulo”.

Deputado Luis Carlos Gondim, passo a V. Exa. a honra de presidir esta Sessão Solene.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Luis Carlos Gondim.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Dando continuidade à Sessão Solene em Homenagem aos 90 Anos do Jornal “Folha de S. Paulo”, a Presidência concede a palavra ao Deputado Orlando José Bolçone.

 

O SR. ORLANDO JOSÉ BOLÇONE - PSB - Nobre Deputado Luis Carlos Gondim, que preside esta Sessão, Exmo. Sr. Dr. Otávio Frias Filho, Diretor da “Folha de S. Paulo”, um exemplo de democracia, Deputados Dr. Ulysses, Cauê Macris, Jooji Hato, Itamar Borges, é uma honra estar presente nesta homenagem.

Chegamos do interior, onde a “Folha de S. Paulo”, por meio da informação precisa, contribui para levar o desenvolvimento. Além disso, graças à direção, segura, do Dr. Otávio Frias Filho e a uma equipe de jornalistas comprometidos com a verdade, a “Folha de S. Paulo” consegue equilibrar a informação para o desenvolvimento local com a informação externa. A “Folha de S. Paulo” é mais que uma empresa, é uma instituição que inova todos os dias.

Esse órgão da imprensa tem um compromisso com a população desde a época do saudoso Dr. Otávio Frias, figura histórica deste País. A “Folha” consegue manter os pés firmes na terra, com o conceito de amor ao Estado, além de inovar, praticamente todos os dias, com ciência e tecnologia. O futuro passa por essa informação segura, tranquila e inovadora, arraigada em todos os princípios democráticos.

Em nome de uma região distante, Noroeste Paulista, quero registrar, além da homenagem, a nossa gratidão pelo trabalho que a “Folha de S. Paulo” presta a este Estado e ao País, como exemplo para todos, inclusive para nós, políticos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Esta Presidência concede a palavra ao Deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Sr. Presidente desta sessão, Deputado Luis Carlos Gondim, quero cumprimentá-lo pela brilhante iniciativa em prestar esta homenagem à “Folha de S. Paulo”. O Deputado tem dado grandes contribuições a este Estado, e não resta dúvida de que a Assembleia tem o orgulho de tê-lo entre seus Parlamentares.

Quero cumprimentar os colegas Deputados Ulysses, Leci Brandão, Cauê Macris, Jooji Hato, Orlando Bolçone, e o Presidente da nossa Assembleia, Deputado Barros Munhoz.

Cumprimento o Tribunal de Justiça, aqui representado pelo Desembargador Dr. Willian Roberto, e a OAB, representada neste ato pelo Dr. Marcos, Presidente em exercício.

Quero registrar nosso respeito - o respeito desta Casa, do povo paulista e do povo brasileiro - ao Jornal “Folha de S. Paulo”, ao Dr. Otávio Frias Filho e à sua equipe pela contribuição que oferece ao nosso Estado.

 Há 90 anos, a “Folha de S. Paulo” vem contribuindo para construir a nossa história, alertando, sugerindo, enfim, dando sua participação na história deste Estado e deste País.

Como disse o Deputado Orlando Bolçone, viemos do interior, do extremo Noroeste do Estado de São Paulo. Fui prefeito por três vezes de Santa Fé do Sul e venho inaugurar minha participação no Parlamento paulista, dizendo que o povo do interior e da Capital tem o privilégio e orgulho de dedicar o mesmo respeito e reconhecimento por tudo que tem sido construído e pelas informações oferecidas pela “Folha de S. Paulo”.

Parabéns, Dr. Otávio Frias Filho pelos 90 anos da “Folha”. Tive oportunidade de acompanhar a homenagem prestada pela Câmara Federal no mês de fevereiro a este jornal e, hoje, estou tendo o privilégio de acompanhar esta Sessão Solene, iniciativa do Deputado Luis Carlos Gondim, que a Assembleia Legislativa de São Paulo presta a esse jornal.

Que esses 90 anos sejam o exemplo, o espelho e o estímulo da sequência do que a “Folha de S. Paulo” fez e, certamente, continuará fazendo, contribuindo com o povo paulista.

Parabéns, pelos 90 anos da “Folha de S. Paulo”, e parabéns à Assembleia Legislativa por prestar esta justa homenagem a este órgão que, como disse o Presidente Barros Munhoz, orgulha nosso Estado e nosso País. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Esta Presidência registra a presença da nobre Deputada Leci Brandão, nossa companheira, e concede a palavra ao nobre Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Presidente desta Sessão Solene, Deputado Luis Carlos Gondim, Presidente efetivo da Casa, nobre Deputado Barros Munhoz, quero cumprimentar o herdeiro da família Frias, herdeiro e comandante da “Folha de S. Paulo”, que tem prestado relevantes serviços à nossa sociedade.

Quero saudar o Dr. Marcos da Costa, Presidente em exercício da OAB/São Paulo, Desembargador Willian Roberto de Campos, representando o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador José Roberto Bedran, e as demais autoridades presentes.

Cumprimento meus colegas Deputados Itamar Borges, Cauê Macris, Leci Brandão, Dr. Ulysses presentes nesta sessão.

Não poderia deixar de aqui comparecer para cumprimentar a “Folha de S. Paulo” pelos 90 anos de relevantes serviços prestados ao nosso País, enfrentando crises e ajudando nas Diretas Já. Convivi com a “Folha de S. Paulo”, como vereador da Capital durante 28 anos. Foram sete mandatos consecutivos e agora fui eleito Deputado Estadual.

Não podemos negar que a “Folha de S. Paulo” é o maior jornal deste País. Um general da França, Napoleão Bonaparte, dizia que tinha mais medo de um jornal do que de cem baionetas. Napoleão Bonaparte, meu caro Dr. Otávio Frias, não conheceu a “Folha de S. Paulo”. Se conhecesse, não diria isso, porque a “Folha” é um jornal imparcial, um jornal digno, a serviço do povo.

É por isso que venho aqui, com muita alegria e com muito respeito ao Dr. Otávio Frias, à “Folha de S. Paulo” e aos seus funcionários, desejar que os 90 anos sejam um incentivo para que continuem com esse sucesso, ajudando na divulgação da verdade, com imparcialidade, honestidade e coragem.

Caro Presidente Luis Carlos Gondim, como brasileiro descendente de japoneses, estamos desolados pela tragédia natural que ceifou a vida de milhares de pessoas do outro lado do globo terrestre. Por essa razão, foi feito um minuto de silêncio, algo que, certamente, não gostaríamos de fazer. Como também, a “Folha de S. Paulo” não gostaria de divulgar o que aconteceu no Japão, um país irmão.

Quero cumprimentar o Deputado Luis Carlos Gondim pela iniciativa de homenagear a “Folha de S. Paulo”, e, mais uma vez, saudar Dr. Otávio Frias, pela luta, sempre com muita dignidade, honestidade, coragem e imparcialidade, à frente desse jornal. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Esta Presidência concede a palavra à Deputada Leci Brandão.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Sr. Presidente desta Sessão Solene, Deputado Luis Carlos Gondim, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, Dr. Marcos da Costa, Dr. Otávio Frias Filho, primeiramente, quero dizer da minha honra por ter sido convidada para participar desta solenidade. Hoje, é o primeiro dia que estou falando nesta Casa. Isso me deixa extremamente orgulhosa.

Nos meus 36 anos de carreira artística, os temas sociais sempre pautaram minhas composições. Embora não possua conhecimento acadêmico, a vivência com a população brasileira deu-me a sabedoria de vida. Uma sabedoria que agradeço muito.

Um dia, resolvi ser assinante da “Folha de S. Paulo”, por saber que esse veículo reporta grandes e importante temas nacionais. Um suplemento sobre a Amazônia, uma matéria em Tendências e Debates assinada pelo professor Kabenguelê Munanga, a vida das mulheres do Carandiru na Revista da “Folha” e a luta dos professores no Caderno Cotidiano. Todos esses fatos serviram de instrumento para que eu pudesse me expressar melhor nas minhas entrevistas.

Hoje, com a graça de Deus e do povo deste Estado, sou Deputada Estadual e tenho o privilégio de participar desta Sessão Solene em homenagem aos 90 Anos da “Folha”.

A boa política independe de siglas partidárias. O objetivo da Assembleia é legislar sem deixar de estar junto às comunidades.

Como leitora da “Folha”, espero que o jornal contribua, cada vez mais, para a formação da consciência nacional e revele ao Brasil a diversidade que temos, tanto na política quanto na cultura.

Cumprimento o Dr. Otávio Frias Filho e toda a equipe deste importante meio de comunicação por estes 90 anos. Espero que a “Folha de S. Paulo” siga esclarecendo o Brasil e contribuindo para que os cidadãos sejam co-autores da construção diária de uma nação mais justa. Obrigada. Fiquem com Deus. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - A Presidência concede a palavra à Sra. Marilei Schiavi, apresentadora da Rádio Metropolitana, que está representando a Imprensa do Alto Tietê e a Diretora de Jornalismo do Sistema Metropolitano de Rádio da Cidade de Mogi da Cruzes.

 

A SRA. MARILEI SCHIAVI - Inicialmente, quero cumprimentar o nobre Deputado Luis Carlos Gondim, que preside esta sessão tão importante, assim como as Sras. Deputadas e Srs. Deputados presentes.

É uma honra estar aqui representando a Rede Metropolitana, o Sistema Metropolitano de Rádio, localizada na Região de Mogi das Cruzes, Vale do Paraíba, interior de São Paulo, alcançando até Minas Gerais.

Em nome de Sílvio Sanzone e Cesar Sanzone, diretores e empreendedores da Rádio Metropolitana, quero cumprimentar o Dr. Otávio Frias Filho e, em nome da Rádio Metropolitana de Mogi das Cruzes, agradecer o convite feito pelo Deputado Luis Carlos Gondim.

A Rádio Metropolitana irá completar 50 anos no mês de junho. É uma rádio que tem 17 emissoras espalhadas por São Paulo e por Minas Gerais. Eu sou a primeira âncora feminina do rádio da Região do Alto Tietê, mais precisamente em Mogi das Cruzes. Há quatro anos, assumi a diretoria da rádio e, todos os dias, entro no ar às seis horas da manhã. Devo dizer, Dr. Frias, que obviamente, antes desse horário, leio a “Folha de S. Paulo”. Não tem como entrar no ar sem ler a “Folha” para saber dos fatos mais importantes, por ser ela o grande jornal do Brasil.

A “Folha” é imprescindível para a democracia brasileira. Vou completar 40 anos, e me lembro muito bem da luta do final da ditadura, das Diretas Já e do importante engajamento da “Folha”. O resto que sei para trás, nesses 90 anos, é pela história.

Leio a “Folha” todos os dias e sei a importância que os senhores têm para o jornalismo. Pois todas as matérias são escritas com seriedade, dignidade, como disse o Deputado Jooji Hato. Sei a dificuldade de se fazer jornalismo todos os dias. Há pouco, o Dr. Otávio Frias me deu uma entrevista falando sobre a credibilidade da “Folha de S. Paulo”.

Parabéns pela credibilidade, por terem um ombudsman para criticar o que é feito de errado, algo imprescindível para nossa imprensa. Podemos dizer que a Rádio Metropolitana, que presta serviços à comunidade em Mogi das Cruzes, serve como uma espécie de Ouvidoria da população. Além de atuar como ombudsman no dia a dia de Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Guararema, Biritiba, Salesópolis; uma região importante que vai do Vale do Paraíba, Região Metropolitana de São Paulo até o ABC.

Quero cumprimentar a “Folha” pelos 90 anos. São nove décadas de muito trabalho com responsabilidade. Parabéns, Dr. Otávio Frias Filho e equipe. Que continuem por mais 90 anos de jornalismo sério. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Esta Presidência concede a palavra ao Dr. Marcos da Costa, Presidente em exercício da OAB/São Paulo.

 

O SR. MARCOS DA COSTA - Sr. Presidente desta Sessão Solene, Deputado Luis Carlos Gondim, caro Presidente Barros Munhoz, quero saudar as deputadas e deputados desta Casa e dizer que a Ordem dos Advogados não poderia estar ausente da festa em comemoração aos 90 Anos desta instituição, “Folha de S. Paulo”, uma das bases de sustentação da nossa democracia.

A “Folha de S. Paulo”, pela sua história, pelo que representa na formação do cidadão de São Paulo, por aquilo que dissemina em termos de informação, cultura, pelas palavras de seus editoriais, pelo grupo de trabalho, pela dedicação à causa maior - a democracia no Brasil -, merece todo nosso respeito e admiração.

A OAB, por meio dos 300 mil advogados de São Paulo, filia-se a este evento para comemorar este momento especial, os 90 Anos da nossa “Folha de S. Paulo”.

Parabéns à “Folha”, aos seus dirigentes, seus funcionários. Que possamos estar presentes, se Deus quiser, nas futuras comemorações desse jornal que traz ao povo de São Paulo palavras para o bem da nossa democracia. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - A Presidência, neste momento, por intermédio da Deputada Leci Brandão e de minha esposa, Sra. Jane Hallage, fará a entrega de homenagens ao Sr. Otávio Frias Filho, Diretor Editorial da “Folha de S. Paulo”, e ao Presidente do Grupo, Sr. Luiz Frias.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Itamar Borges.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Luis Carlos Gondim.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Senhoras e senhores, esta Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será reprisada pela TV Assembleia, sábado, dia 26 de março.

Esta Presidência concede a palavra ao homenageado Sr. Otávio Frias, Diretor Editorial da “Folha de S. Paulo”.

 

O SR. OTÁVIO FRIAS - Excelentíssimo Sr. Presidente desta Sessão Solene, Deputado Luis Carlos Gondim, Exmos. Srs. integrantes da Mesa, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, senhoras e senhores, em nome da “Folha de S. Paulo”, agradeço a todos pela realização desta sessão, em especial, a iniciativa da propositura do Deputado Luis Carlos Gondim.

Agradeço as generosas palavras pronunciadas na abertura da solenidade pelo Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, assim como as manifestações dos Deputados Orlando Bolçone, Itamar Borges, Jooji Hato, Leci Brandão, da nossa colega representante do Sistema Metropolitano de Rádio de Mogi das Cruzes, do Dr. Marcos da Costa, Presidente em exercício da OAB/São Paulo.

Quero compartilhar esta distinção com as milhares de pessoas, profissionais, que trabalham na “Folha de S. Paulo” e no Grupo “Folha” como um todo, assim como com os colegas do UOL e dos jornais “Agora” e “Valor Econômico”.

Neste momento, quero fazer uma evocação das gerações de profissionais que contribuíram com seu esforço, sua dedicação e talento, para fazer da “Folha de S. Paulo” o que é hoje.

Os deputados, a Assembleia, representam o maior de todos os poderes, o poder popular, e a Imprensa tem, entre suas obrigações, o compromisso de contribuir para a fiscalização do exercício desse poder supremo. Na execução das suas respectivas prerrogativas, Legislativo e Imprensa podem se ver em lados opostos; podem surgir situações de desavença, de má compreensão, de desentendimento. Quando isso ocorre, considero como algo democrático e até saudável.

Não somos donos da verdade e estamos conscientes de que ninguém o é. No que diz respeito à “Folha de S. Paulo”, nosso empenho tem sido, e continuará sendo, no sentido de que todo o fato comporta mais de uma versão. Nossa obrigação é levar ao público o conhecimento de todas as versões disponíveis.

Não gostaria de, nesta ocasião, ressaltar as eventuais desarmonias entre Imprensa e Legislativo, quando ocorrem, mas sim enfatizar o que essas duas instituições têm em comum. Cada uma à sua maneira, são instituições que cultuam a liberdade de expressão e a liberdade como um todo, no sentido mais geral.

Como eu disse, esta Casa representa o povo, e só essa razão já seria motivo suficiente para que aceitássemos esta homenagem com humildade e profundo reconhecimento pelo que ela significa. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Itamar Borges.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Queremos registrar a presença do Líder da Bancada do PMDB na Casa, Deputado Jorge Caruso.

Esta Presidência concede a palavra ao autor da iniciativa desta homenagem, nobre Deputado Luis Carlos Gondim.

 

O SR. LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Sr. Presidente, inicialmente, quero cumprimentar o Dr. Otávio Frias Filho, os Deputados Jorge Caruso, Leci Brandão, na pessoa de quem cumprimento as senhoras presentes, Cauê Macris, Jooji Hato, Dr. Ulysses.

Cumprimento também o Desembargador Willian Roberto de Campos, representando o Presidente do Tribunal de Justiça, Dr. Marcos da Costa, Presidente em exercício da OAB, a jornalista Marilei Schiavi, Diretora de Jornalismo da Rádio Metropolitana, representando a Imprensa do Alto Tietê, Dr. Paulo Rios, Delegado, Chefe da Polícia Civil da Assembleia Legislativa , representando o Delegado-Geral, Marcos Carneiro Lima), Professor Dr. Leonel Aguiar, Presidente da OPESP, Coronel Ariomar Martins Gago, representando o General do Exército, Adhemar da Costa Machado Filho, Comandante Militar do Sudeste.

Tenho o prazer de saudar também o Vereador Ricardo Massa, de Poá, na pessoa de quem cumprimento os vereadores presentes, o Sr. Yoneiuki Takijiri, Presidente da Associação Rural de Pindorama, Mogi das Cruzes, na pessoa de quem saúdo os nisseis e sanseis presentes.

 Senhoras e senhores, quando me perguntaram por que homenagear a “Folha de S. Paulo”, eu disse: “Só o número de exemplares, uma média de 303 mil por dia, variando aos finais de semana, quando o número de tiragem é maior, já renderia uma justa homenagem.” Mas, avaliando sua trajetória, concluo que não são 90 anos de existência, mas sim 90 anos de história.

Vou relatar brevemente a trajetória da “Folha”, que, desde a década de 80, se consagra como o maior jornal do Brasil em tiragem.

Em fevereiro de 1921, começou a circular o jornal “Folha da Noite”. Em julho de 1925, foi criado o jornal “Folha da Manhã”, edição matutina da “Folha da Noite”. Em 1949, foi fundada a “Folha da Tarde”, após 24 anos da fundação da “Folha da Manhã”.

Em 1º de janeiro de 1960, os três títulos se fundiram e surgiu o jornal “Folha de S. Paulo”. Em 1962, os saudosos Octávio Frias de Oliveira e Carlos Caldeira Filho assumiram o controle acionário da Empresa Folha da Manhã.

Em 1967, a “Folha” iniciou a revolução tecnológica e a modernização do seu parque gráfico, sendo a pioneira na impressão offset em cores.

O jornal foi pioneiro no Brasil na instalação de computadores e informatização da redação entre 1982 e 1983.

Em 1989, foi o primeiro jornal latino-americano a contratar um ombudsman, uma espécie de ouvidor que anotava as críticas e opiniões dos leitores com imparcialidade, sem represálias. O ombudsman faz a crítica ao próprio jornal.

Em 1992, Octavio Frias de Oliveira passou a deter a totalidade do controle acionário da companhia.

Em 1993, a “Folha” passou a ter o maior parque gráfico da América Latina para a impressão de jornais. O espírito empreendedor da família Frias - pai e filhos no comando dos negócios - fez com que o grupo crescesse; já não se limitava a ser o maior jornal brasileiro, mas sim de um grupo que expandia com êxito os negócios.

O DataFolha, que foi criado em 1983 como Departamento de Pesquisas do Jornal, passou em 1990 a atender a clientes externos, executando pesquisas com resultados precisos, aliás, muito usado nas eleições.

Em 1996, a “Folha” passou a liderar o segmento de classificados. Quem não se lembra da propaganda na TV em que o ratinho cinza repetia insistentemente o número dos classificados da “Folha”, 224-4000? A partir de 2001, passou a ser 3224-4000.

Ainda em 1996, surgiu o UOL.

O “Valor Econômico” começou a circular em 2000, consolidando o espírito empreendedor da família Frias.

O que nos leva a prestar esta justa homenagem à família Frias, além do respeito e da admiração por essa brava história, é a atuação marcante da “Folha” nos principais fatos que movimentam o mundo.

Alguma manchetes:

- 21 de abril de 1960: “Brasília converte-se em Capital”;

- em 1º de abril de 1964, por ocasião do golpe militar, o destaque da capa foi: “Exército domina o Vale do Paraíba”;

- em plena efervescência da ditadura, o Brasil ganhou a Copa de 70, e a “Folha” não deixou passar em branco, publicando no dia 22 de junho, de 1970: “Eles voltam amanhã com a taça - Tri-campeão mundial.”

A “Folha” também foi atuante e decisiva no período da ditadura em que toda imprensa era censurada. A partir de meados da década de 70, a “Folha” passou a defender o retorno da democracia, sendo o primeiro jornal brasileiro a encampar a luta por eleições diretas e cobrindo o movimento das Diretas Já.

Em 26 de janeiro de 1984, o destaque foi: “300 mil nas ruas pelas Diretas”.

Após quatro anos, em 05 de outubro de 1998, o exemplar noticiava: “Nova Constituinte entra em vigor - Termina transição para democracia”.

Em 1991, um fato marcou a democracia no Brasil. A “Folha” foi o primeiro órgão da Imprensa brasileira a pedir o impeachment do Presidente Fernando Collor de Mello, que renunciou no ano seguinte.

O destaque em 30 de setembro de 1992 foi: “Vitória da democracia. Impeachment! Câmara depõe Collor em decisão histórica. Presidente respeita o resultado, e Itamar assume hoje.”

Outro fato que a “Folha” trouxe à tona foi o esquema do mensalão. Em 06 de junho de 2005, uma entrevista do Deputado Federal Roberto Jefferson à editora do Painel, Renata Lo Prete, desvendava os pagamentos mensais de 30 mil reais realizados pelo tesoureiro do PT, Delúbio Soares, a alguns deputados da base aliada, com o objetivo de aprovar emendas favoráveis ao Governo.

A partir daí, o caso se desdobrou em inúmeras acusações e investigações, resultando na instauração de uma CPI, cassação e renúncia de diversos parlamentares, afastamentos de ministros e funcionários do Poder Executivo.

Costumo tecer comentários em plenário sobre reportagens da “Folha de S. Paulo”. Vários dos meus trabalhos parlamentares foram pautados pela imprensa.

Após acompanharmos o terremoto e o tsunami que causaram inúmeras vítimas no Japão, estamos nos deparando agora com as notícias de uma possível tragédia nuclear. Preocupado com essa questão, elaborei um projeto de lei proibindo a instalação de usinas nucleares no Estado de São Paulo.

Esta homenagem é uma forma de reconhecer a importante contribuição da “Folha de S. Paulo” no processo de democratização. Temos vícios de um país que viveu por muito tempo o regime militar e precisamos aperfeiçoar nosso estado de direito. A imprensa tem papel fundamental quando denuncia, gera discussão e faz coro aos problemas do momento.

E a “Folha” tem feito isso de maneira espetacular! Por tudo isso, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo homenageia a marcante história da “Folha de S. Paulo”, nas pessoas de Otávio Frias Filho, Diretor Editorial da “Folha”, e Luiz Frias, Presidente do grupo, com a medalha 9 de Julho. É uma demonstração do respeito que o Poder Legislativo paulista tem por esse brilhante trabalho jornalístico tão bem executado pelos senhores, por toda a equipe de funcionários e colaboradores. A medalha 9 de Julho é a maior medalha oferecida a uma pessoa pelos seus feitos.

Parabéns à “Folha de S. Paulo”. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Queremos registrar a presença de Thaysa Araújo, representando o Deputado Federal Edinho Araújo, autor da iniciativa que homenageou a “Folha de S. Paulo” na Câmara Federal.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Luis Carlos Gondim.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, aos funcionários da Assembleia Legislativa, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade e convida a todos para um Coquetel a se realizar no Salão Valdemar Lopes Ferraz, Salão dos Espelhos.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 20 minutos.

 

* * *