http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

15 DE FEVEREIRO DE 2013

002ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO ao "DIA DAS FILHAS DE JÓ"

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

 

RESUMO

001 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, pelo "Dia das Filhas de Jó". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Informa que a sessão seria transmitida pela TV Assembleia oportunamente. Saúda as "Filhas de Jó" presentes. Cita os ensinamentos bíblicos que norteiam a entidade. Lembra as provações e os desafios de Jó e suas três filhas, Fé, Pureza e Triunfo, as "mulheres mais justas de toda a Terra". Destaca os valores e a presença da Ordem pelo mundo. Faz histórico sobre o surgimento da "Ordem Internacional das Filhas de Jó", em 1920, na cidade de Omaha, Estado de Nebraska, nos Estados Unidos. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por diversas autoridades. Anuncia homenagem póstuma a duas integrantes da Ordem "Filhas de Jó", que perderam suas vidas no incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, RS, com a exibição de vídeo com texto de Caroline Argolo, da Bahia.

 

002 - CLEBER DELALIBERA

Mestre da Ordem Demolay do Estado de São Paulo e Secretário de Cultura do Município de Barretos, discorre sobre a importância de participar da Ordem das "Filhas de Jó". Destaca a responsabilidade da organização para com a sociedade. Afirma que a Ordem vem cumprindo um papel fundamental na educação de sua participante.

 

003 - TAINÁ GALDINO

Membro ativo do Bethel 12 Lírios do Jahu, descreve sua participação na Ordem das Filhas de Jó. Destaca os ensinamentos que tem recebido com a atuação na Ordem. Cita os objetivos que possui para o desenvolvimento de sua vida na organização.

 

004 - LUDMILA MASSARO

Membro de Maioridade do Bethel 18 Stella Solaris de São José do Rio Pardo, discorre sobre sua atuação como membro da Ordem das "Filhas de Jó". Descreve os valores que tem como participante da organização. Destaca as etapas pelas quais já passou na Ordem.

 

005 - AURORA BARREIROS

Guardiã do Bethel 7 Damasco de Santos, saúda as autoridades presentes. Discorre sobre as atividades da Ordem das "Filhas de Jó" no mundo e no Brasil. Destaca os valores e objetivos da instituição.

 

006 - LARAH IANES

Miss Filha de Jó do Estado de São Paulo, destaca os valores que as participantes do concurso "Miss Filha de Jó" devem ter. Descreve sua experiência como representante da Ordem no Estado de São Paulo.

 

007 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre as "Filhas de Jó".

 

008 - MILENA CRISTINA DO COUTO

Honorável Rainha do Bethel Jurisdicional do Estado de São Paulo, discorre sobre as atividades da Ordem das "Filhas de Jó" no Estado de São Paulo. Destaca a importância dos valores morais da organização e de disseminá-los por toda a sociedade.

 

009 - AMÁBILE DO COUTO

Guardiã do Bethel Jurisdicional do Estado de São Paulo, reflete sobre a história e as atividades do Conselho Guardião da instituição. Agradece aos presentes e ao Deputado Fernando Capez pela homenagem.

 

010 - ALEXANDRE SCHIAVINATTO

Supremo Deputado Assistente para São Paulo, discorre sobre a importância de se discursar em público. Agradece as autoridades que se empenharam para que ocorresse esta celebração. Destaca valores e tradições da Ordem das "Filhas de Jó". Cita números a respeito da dimensão da organização no Estado de São Paulo. Conclama os participantes a trabalhar para desenvolver a Ordem no Estado e no Brasil.

 

011 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Anuncia homenagem ao Secretário de Estado do Meio Ambiente Bruno Covas, com entrega de diploma alusivo ao evento, à sua representante, Sra. Lizete Ricci. Lembra diversas sessões solenes destinadas a organizações maçônicas nesta Casa. Destaca a inspiração bíblica da Ordem das "Filhas de Jó". Discorre sobre os valores da organização e sua importância para a sociedade. Cita fábula sobre prisioneiro condenado a morte que escapa da sentença por atitude de sabedoria. Faz agradecimentos gerais. Anuncia a execução do Hino da Bandeira do Bethel, em gravação reproduzida pelo Serviço de Audiofonia desta Casa. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior. E anuncia que integram a Mesa principal dos trabalhos o Sr. Alexandre Schiavinatto; a Sra. Lizete Ricci, representando o Secretário do Meio Ambiente, Deputado Bruno Covas; nosso Comandante Maior, Sr. Clóvis Messias, representando aqui o Grão Mestre Geral do Brasil, Marcos José da Silva; e a Sra. Amábile do Couto, Guardiã do Bethel Jurisdicional do Estado de São Paulo.

Sentindo-se como integrantes da Mesa principal dos trabalhos, o Sr. Cleber Delalibera, Secretário de Cultura do Município de Barretos e ex-Grande Mestre da Ordem DeMolay; Claudio Auricchio Turi, Deputado Federal do Grande Oriente do Brasil e Tesoureiro Chefe da Mesa Diretora da Assembleia Geral do Grande Oriente Brasil; Fernando Colacioppo, Secretário Geral do Grande Oriente do Brasil e Coordenador da Rede Colmeia; Coronel da Polícia Militar Marco Antonio Severo Silva, Chefe da Assistência Policial Militar da Assembleia Legislativa, representando o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel Benedito Roberto Meira; Dra. Maria Valéria Novaes, representando o Delegado Geral de Polícia, Dr. Luiz Maurício Souza Blazeck.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas Senhoras e meus Senhores, essa não é uma sessão comum. Não é uma sessão qualquer, essa é uma Sessão Solene. Por ser uma Sessão Solene, obedece a rígida forma sacramental. Só pode ser convocada a pedido de um deputado membro desta Casa, autorizada pelo Presidente desta Casa, desde que ouvido o Colégio que integra todos os deputados líderes de todos os partidos representados nesta que é a maior Assembleia Legislativa do País.

Há casos em que um deputado solicita a realização de uma sessão solene e ao ser analisado o pedido, lamentavelmente acaba por ser indeferido porque não atende a finalidade pública. Para a nossa satisfação, esta sessão teve a aprovação da unanimidade dos partidos que integram essa Casa Legislativa de suas mais variadas correntes. E sendo assim, é realizada no maior e mais importante Plenário da Assembleia Legislativa. Nessas cadeiras em que estão sentados, são votadas as leis que regem o Estado de São Paulo e foi votada a Constituição do Estado de São Paulo no ano de 1989.

Revestida de toda essa formalidade, essa é a sessão com a finalidade de homenagear o Dia das Filhas de , uma Ordem internacional pautada pelo respeito à fraternidade e a solidariedade. Acima de tudo um grande exemplo para os dias atuais.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, que será em sua primeira parte executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 1º Sargento da PM Jefferson Bernardo. Solicitamos que, logo em seguida, a execução do Hino Nacional Brasileiro seja para que as pessoas aqui presentes possam ouvir um pouco do Hino da Polícia Militar. Tocar apenas a primeira estrofe, a primeira parte do Hino da Polícia Militar logo após o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Fernando Capez - PSDB - Agradecemos ao 1º Sargento da Polícia Militar, Jefferson Bernardo, por essa música. O hino da Polícia Militar faz referência aos 130 de 31. Em 1831, quando o Brigadeiro Tobias era Presidente da Província de São Paulo, o Padre Antonio Feijó, o Regente Feijó, era Ministro da Justiça e o Brasil era regido por uma regência trina provisória, foi criada a Polícia Militar, cuja atuação, sobretudo no século XIX, ajudou a manter a integridade que dá a dimensão continental de nosso País. Parabéns à Polícia Militar pelo trabalho diuturno que realiza. E saibam as policiais femininas, civis e militares que para breve estamos preparando uma medida para assegurar a sua aposentadoria nos termos constitucionais aos 25 anos de contribuição. Uma boa noite e muito obrigado.

Comunicamos aos presentes que essa Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia amanhã, sábado, dia 16 de fevereiro, às nove horas da noite. NET canal 13, TVA canal 66, TV Digital canal 185, e TV Digital Aberta canal 61.2.

A Ordem Internacional das Filhas de é uma Ordem de princípios fraternais, filosóficos e iniciáticos, destinada a jovens do sexo feminino entre 10 e 20 anos incompletos, visando o aperfeiçoamento do caráter. Lastreia-se nos ensinamentos bíblicos sobre a vida de , sua paciência perante os infortúnios, desafios e aprovações que lhe foram impostos. O nome dessa instituição se refere as três filhas de , Quézia (fé), Jemina (pureza), Keren-Happuck (triunfo da fé), que são citadas na bíblia como as “mulheres mais justas de toda a Terra”.

E como esse povo brasileiro anseia por justiça, ela está presente em países como Canadá, Austrália, Estados Unidos, Filipinas, e para a nossa alegria, Brasil. A Ordem está no nosso país desde 1990, introduzida pelo Maçom Alberto Mansur, e o Bethel 01 foi instalado na cidade do Rio de Janeiro e é chamado Mater do Brasil.

As reuniões são fechadas para o público em geral. Para o ingresso em um Bethel de Filhas de , é necessário ter menos de 20 anos de idade, e possuir parentesco com algum maçom regular. Essas reuniões também são acompanhadas por maçons. A Ordem Internacional das Filhas de no mundo foi criada em 20 de outubro de 1920 na cidade de Omaha

, no Estado de NebraskaEstados Unidos, pela Sra. Ethel T. Wead Mick e possui como base o capítulo 42, versículo 15 do Livro de : “Em toda a Terra não se encontraram mulheres mais justas que as filhas de e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos”.

Enviam suas correspondências parabenizando a Assembleia Legislativa pela realização dessa Sessão Solene, o Exmo. Sr. Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; o Governador parabeniza todas as Filhas de e envia cumprimentos aos demais participantes com votos de sucesso ao evento.

Também encaminha a sua correspondência a Sra. Lu Alckmin, Primeira Dama do Estado de São Paulo que impossibilitada de participar da Sessão Solene, deseja sucesso no referido evento e se coloca a disposição para outras oportunidades. Assim também envia a sua respeitosa correspondência o Prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, meu colega na Faculdade de Direito no Largo São Francisco, na Universidade de São Paulo, parabenizando a todos por essa Sessão Solene.

E vamos ver a importância dessa homenagem a vocês pelas autoridades que estão enviando as suas correspondências. O Governador de São Paulo, a Primeira Dama, o Prefeito de São Paulo e agora o Procurador Geral de Justiça, Dr. Márcio Fernando Elias Rosa, que é o Chefe do Ministério Público do Estado de São Paulo, o maior Ministério Público do país. Envia também a sua correspondência o Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Dr. Conselheiro Edson Simões. Envia a sua correspondência o Magnífico Sr. Reitor da USP, a maior universidade da América Latina, entre as 100 melhores universidades do mundo, em virtude de compromissos assumidos anteriormente, Prof. Dr. João Grandino Rodas não poderá comparecer, mas deseja grande êxito ao evento.

O Secretário de Estado de Gestão Pública, Deputado Davi Zaia, também faz os cumprimentos. Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Deputado Rodrigo Garcia. Exmo. Prefeito do Município de Barretos, a quem felicitamos pela brilhante eleição, uma eleição em que temos certeza que é comemorada e exaltada por toda a cidade de Barretos, Sr. Guilherme Henrique de Ávila. E o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura Municipal de Mairiporã, Marcelo Alessandro Hernandes. O Sr. Guilherme Henrique de Ávila dirige a seguinte correspondência: “Estimadas sobrinhas, as quais também tenho o privilegio de tratar como primas, hoje é um dia de festa, não somente para a Ordem Internacional das Filhas de , mas para toda a juventude. Vocês são o emblema da renovação da energia e do entusiasmo. Portanto, honrem as mulheres do passado. Vejam em quais mulheres a Ordem foi inspirada, que muito lutaram para vê-la chegar nesse momento especial com tamanho espaço de atuação e reconhecimento. Desejo que continuem sendo essa luminosa fonte de luz capaz de iluminarem a si próprias e a todos que a circundam, tornando o presente uma verdade e o passado um exemplo. A isso damos o nome de liderança. Um forte abraço do tio e primo, Guilherme Henrique de Ávila, Prefeito do Município de Barretos”.

Um momento de gravidade nessa nossa sessão. Nesse momento nós assistiremos a uma homenagem póstuma a duas Filhas de que perderam suas vidas no incêndio da Boate Kiss em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Texto por Caroline Argola do Estado da Bahia. Apresentação do vídeo. Vamos, portanto, respeitosamente assistir a esse vídeo.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Fernando Capez - PSDB - Desejamos que Deus traga luz para essas jovens e conforto para seus pais, familiares e amigos. O tempo se encarregará de levar conformismo e aplacar essa dor tão grande.

Nesse momento, dando segmento a Sessão Solene, a Presidência concede a palavra para usar a tribuna principal ao ex-Grande Mestre da Ordem Demolay do Estado de São Paulo e atual Secretário de Cultura do Município de Barretos, Sr. Cleber Delalibera. Com muito orgulho ouviremos as suas palavras.

 

O SR. Cleber Delalibera - Boa noite a todos. Ao ilustre Deputado Fernando Capez, que dirige essa cerimônia, a todos da Mesa, a todos que representam essa organização, peço licença para fazer no início uma referência importante. Confesso que é difícil de falar depois de uma homenagem dessas. Eu acho que todos sentiram. Ali falam em nome das Filhas de , mas todos da família maçônica, quando olhamos as sobrinhas, nós entendemos como irmãs, como amigas, tanto quanto as da família. Assim como eu estou vendo o Okamoto, nós sentimos tanto. Eu acho que foi difícil para todos saber que entre aqueles todos que partiram, além das Filhas de , nós tivemos entre as vítimas DeMolay também.

Esse foi um momento muito triste. No entanto, hoje é citada a questão do prefeito de Barretos que, além de tio de vocês, é primo. Eu tive a felicidade de tê-lo como meu padrinho como DeMolay, sou seu padrinho como maçom, e trago uma mensagem muito importante em dois momentos nessa fala, de forma muito objetiva. O quanto é importante a oportunidade que temos na vida e nós infelizmente ainda somos poucos em proporção a toda a juventude que tem aí fora. Isso só faz com que cresça a nossa responsabilidade, porque nós temos a oportunidade de ter contato com valores e com pessoas maravilhosas. Tanto que nós sentimos tanto quando perdemos alguém especial, ou algum amigo, tio, quando muda de cidade ou nós mesmos temos que mudar em busca da faculdade. E cresce essa responsabilidade porque nós já vemos em alguns lugares brotando essas lideranças. Alguns prefeitos, vereadores, deputados, e nós estamos ansiosamente esperando que também nasçam como boas advogadas, administradoras, engenheiras, mas também boas vereadoras, prefeitas, quem sabe deputadas, já temos uma Presidente. O mundo político precisa também de vocês.

Assim como foi dito nas áreas principais, cada uma deve ter uma motivação do sonho, do que busca na sua vida. Mas nós esperamos que vocês não se furtem a esse desafio que, além da participação da comunidade, que isso é marcante tanto na Ordem DeMolay quanto nas Filhas de , mas que em breve nós tenhamos a participação política. Porque nós precisamos que em alguns dias, em alguns meses e quem sabe em alguns anos nós tenhamos algumas de vocês sentando quem sabe na mesma cadeira que vocês estão hoje. Fazendo companhia a deputados e quem sabe, deputadas.

A outra referência é uma referência que é o exemplo. Na verdade, nas nossas organizações nós tivemos pessoas que sonharam, que foram forjadas dentro das organizações e tiveram oportunidade, mostraram e hoje têm condições de oferecer o seu trabalho para dar suporte àquilo que ganharam, que foi uma vida em uma organização tão especial como as Filhas de .

Eu tomo a liberdade hoje de falar sobre uma pessoa de sonho contemporâneo que é a Milena, que quase não chegou por causa do avião que te deu um suspiro, um susto, mas é uma das pessoas que eu pude presenciar pessoalmente o que a Filhas de pode de fato oferecer e dinamizar. Uma pessoa, um exemplo, uma grande luz de mira para todos nós. Existem muitos outros exemplos, mas é nitidamente de reconhecimento perceber que uma organização teve a capacidade de oferecer, ela absorver todo o conhecimento e hoje ser uma grande liderança em Filhas de . Isso só mostra que a organização tem preenchido o seu papel e traz dentro de si a oportunidade de fomentar para dar continuidade ao futuro e quem sabe cada vez mais ocupar espaço na comunidade.

Parabéns, Milena, pela pessoa que você é, o momento que você representa para essa organização e para essas meninas. Todos nós, os mais antigos, sabemos o quanto isso foi sonhado e eu não sei se maior que o seu sonho, de ver esse dia acontecer. Eu não pude estar no primeiro ano, lembro-me de que você me mandou a gravata, estou aqui para cumprir esse rito e passar, sabendo que esse futuro também está em suas mãos e nas mãos dessas meninas, de fazer essa organização cada vez maior. Parabéns pelo brilho que vocês têm desempenhado nas comunidades. Obrigado e boa noite. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Fernando Capez - PSDB - Dando sequência ao nosso Cerimonial, a Presidência concede a palavra para a Sra. Tainá Galdino, membro ativo do Bethel 12 Lírios do Jahú, que falará em nome de todas as Filhas de ativas. A tribuna principal da Assembleia Legislativa aguarda com ansiedade.

 

A SRA. TAINÁ GALDINO - Boa noite, V. Exa. Deputado Dr. Fernando Capez, através do qual eu cumprimento a todos os presentes. Há pouco menos de três anos, eu descobria a família maçônica. Pouco tempo depois, fui iniciada nas Filhas de Internacional. Imediatamente ganhei muitas irmãs. Com a instalação do Bethel jurisdicional, percebi que a distancia é, na verdade, o que nos faz unidas, pois nos conversamos praticamente todos os dias, com irmãs de muitos lugares, não frente a frente, mas sabemos que no que precisarmos, sempre existirá uma Irmã, ativa ou membro de maioridade, para nos ajudar. Tudo isso reforçou meu pensamento, que consiste em que família não é só aquela em que o sangue é o mesmo, vai muito além e tenho certeza que todas sentem isso no seu Bethel. Com toda a família maçônica do mundo, com isso, percebi que hoje não tenho apenas algumas irmãs, mas uma família mundial concentrada no mesmo objetivo, que é de se tornarem pessoas melhores por um mundo melhor.

Com esse pensamento em foco, descobri que existem milhares de maneiras de fazê-lo e, assim, tenho me esforçado para aprender cada uma para realizá-las diariamente. A maioria delas, junto as minhas irmãs e familiares maçônicos, e outras, sozinha. Às vezes apenas com pensamentos bons e orações.

Aprendi e ainda aprendo com a Ordem, seja lendo o ritual, seja nas sessões, seja na minha vida fora do templo. Tudo lembra os ensinamentos que lá tenho e isso me faz ter vontade de continuar melhorando. Tenho confiança ao dizer que foi no Bethel o ponto zero da mulher que me tornei, com valores e objetivos de vida bem definidos.

Em cada cargo, tornei-me melhor. Passei por poucos, admito, mas foram esses poucos que me ensinaram e me fizeram crescer. Como Mensageira, aprendi mais sobre a história de , sobre seus infortúnios e vitórias.

A paciência é importante em nossas vidas. Como aprendi a ter a fé necessária para continuar lutando por meus objetivos. Descobri, com a música, que devemos ser harmoniosas para que nossa Ordem possa se tomar um sucesso cada vez maior. Em alguns livros, descobri ótimos textos e levei os melhores para minhas irmãs, sempre me preocupando com o crescimento cultural de cada uma, sempre me esforçando para mostrá-las o melhor que a literatura oferece. Este cargo foi, até hoje, o que mais me identifiquei, talvez pelo gosto por leitura, talvez pela carreira que escolhi. Agora, como Secretária, estou aprendendo muito mais sobre a Ordem. Vejo que minha tia tinha razão, no dia em que me explicou sobre os cargos, logo após minha iniciação, disse que este seria o cargo que eu mais aprenderia e cresceria. Porém, meu tempo como membro ativo está acabando, logo serei chamada de tia e espero poder ser como minhas tias e tios, que sempre sabem o que responder e são humildes quando não sabem, recorrendo ao Ritual, Constituição e Legislação, mas nunca nos dando a informação errada ou respondendo com dúvidas.

Espero o dia em que terei minha recompensa que, para mim, é ser um exemplo digno para minhas mais novas. E tudo graças a esta que carinhosamente chamamos de Mãe Mick, um grande exemplo para todas nós, por seguir seu sonho e com ele mudar a vida de milhões de jovens garotas com as Filhas de Internacional, fazendo-as se tornarem mulheres fortes, mães impecáveis e grandes administradoras de tudo que lhes for imposto.
Hoje e sempre, agradeço em especial, entre milhões de irmãs que possuo, uma que é minha amiga há muito tempo e que me mostrou e me ajudou muito no começo de tudo e, como todas as outras, me ajuda até hoje, Agradeço também aos meus pais e tios, que me proporcionaram a herança que nunca poderão me tirar; tão valiosa quanto qualquer outra, esta que é a sabedoria, que foi aperfeiçoada durante as funções que realizei em cada uma que me foi confiado pelas minhas irmãs nessa Ordem maravilhosa, espero passar o resto de minha vida, aprendendo e ensinando o que é o verdadeiro propósito da vida terrena. É isso. Obrigada. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Fernando Capez - PSDB - Parabenizando a nossa oradora, a Presidência concede nesse instante a palavra à Sra. Ludimila Massaro, membro de Maioridade do Bethel 18 Stella Solaris de São José do Rio Pardo, que falará em nome de todos os membros de maioridade.

 

A SRA. Ludimila Massaro - Boa noite, Dr. Fernando Capez, Deputado Estadual, pessoa da qual eu cumprimento a todos os presentes. Como primeiro membro de maioridade do Bethel 18 de São José do Rio Pardo-SP, é com grande honra com que venho representar todos os membros de maioridade das Filhas de Internacional nessa noite tão especial para a Ordem no Estado de São Paulo.

No dia da minha cerimônia de maioridade, antes de começar a cerimônia, lembro-me de estar no lado de fora das portas do templo e pensar: hoje é um dia especial, é um ciclo que se encerra e outro que se inicia em minha vida. Hoje eu entro no Bethel pela última vez como oficial, deveria me sentir triste, mas não, eu estou contente. Eu sei que agora eu posso continuar meu trabalho no Bethel como membro de maioridade, e ser exemplo para as minhas irmãs, mostrando que o trabalho continua mesmo eu não podendo mais usar o robby. Mostrando que a amizade e o sentimento de irmandade continuam, mesmo quando me chamam de tia!

Hoje, para mim, ser membro de maioridade de uma Ordem como a nossa é ser a irmã e a tia com quem todas podem contar, é ser a primeira em que a guardiã liga para saber como estão as meninas, é ser a pessoa em que as honoráveis rainhas ligam quanto têm um problema, é ser a amiga para todas as horas, e ser aquela em que escreve as cerimônias públicas para a visita do supremo e aquela que chamam para fazer tradução simultânea minutos antes da cerimônia. A vida de um membro de maioridade não é fácil, mas eu amo e valorizo cada minuto dessa nova etapa dentro do Bethel, eu até entrei para o Conselho. Pois é, já sou Past Guardiã do meu Bethel. Devo confessar que ainda tenho certa dificuldade em ser chamada de tia pelas irmãs que iniciaram comigo. É estranho. Quando fui escrever o que iria falar nesta noite, eu parei para pensar analisar o impacto que as Filhas de Internacional teve e tem na minha vida. Pude dividir a minha vida em duas etapas, antes do Bethel e depois do Bethel. Antes do Bethel eu era uma pessoa com poucos amigos, preocupada apenas com a escola e com o que os outros pesavam de mim e, pode não parecer, mas eu era muito tímida e o simples ato de falar em público era uma tortura. Depois que eu entrei para o Bethel, eu senti as mudanças, eu tenho mais que amigas, na verdade, eu tenho mais que isso, eu tenho irmãs e faço parte de uma grande família, que é a Família Maçônica, eu estou mais preocupada com os estudos e com a filantropia do mês e com o que posso fazer para ajudar a sociedade e, falar em público hoje, é uma coisa tão natural que até faz parte da minha profissão.

Se sou advogada hoje, eu devo isso às lições e ensinamentos aprendidos nesta Ordem tão importante na minha vida. Apesar de ter sido aprovada na OAB antes de me graduar, eu precisei fazer duas provas, pois na primeira não atingi a pontuação necessária para passar para a segunda fase, por causa da pressão que sofri na época da prova, pois só por ser filha de juiz, pensavam que eu tinha que passar na primeira prova. Admito que pensei em desistir, mas as Filhas de Internacional me ensinaram a não desistir diante das adversidades, não perder a fé e a esperança de que tudo dará certo só basta ter paciência. Esse foi o maior impacto que a Ordem teve na minha vida adulta até o presente momento, uma das conquistas mais felizes da minha vida, que só foi possível graças as Filhas de Internacional. Eu só tenho a agradecer por poder fazer parte de uma Ordem tão bela quanto a nossa, por ter a honra de ser Filha de . Muito obrigado. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Fernando Capez - PSDB - Muito bem. A Presidência concede agora a palavra à Sra. Aurora Barreiros, Guardiã do Bethel Sete Damasco de Santos, que falará em nome de todos os membros de Conselho Guardião.

 

A SRA. Aurora Barreiros - Boa noite a todos. Quero primeiramente saudar o Presidente dessa Mesa, o Deputado Fernando Capez; Alexandre Schiavinatto, Supremo Deputado Assistente para o Estado de São Paulo; Amábile do Couto, Guardiã do Bethel Jurisdicional de São Paulo, na pessoa de quem cumprimento todos os membros do Conselho Guardião Jurisdicional aqui presentes; Milena Cristina do Couto, Honorável Rainha do Bethel Jurisdicional do Estado de São Paulo, na pessoa de quem cumprimento todos os membros do Bethel aqui presentes; Ludimila Massaro, membro de maioridade do Bethel 18; Stella Solaris, de São José do Rio Pardo, na pessoa de quem cumprimento todos os membros de maioridade aqui presentes; e Tainá Galdino, Bethel 12 Lírios de Jahú, na pessoa de quem cumprimento todas as Filhas de aqui presentes.

Há 93 anos era criada a Organização denominada Filhas de Internacional, por uma mulher que tinha um sonho de que jovens meninas com parentesco maçônico tivessem a oportunidade de se tornarem diferentes. Hoje espalhadas pelos cinco continentes, são aproximadamente 40 mil jovens e mais de 800 Bethéis.

No Brasil estamos completando 20 anos, sendo que no Estado de São Paulo, pouco mais de 15 anos com mais ou menos 600 Filhas de . A Mãe Mick, como era carinhosamente chamada, nos proporcionou, Membros dos Conselhos Guardiões, a oportunidade de trabalharmos com essas jovens, as ideias e ensinamentos por ela criados. Nossa missão é, portanto, proporcionar ações simples, como fortalecer o crescimento um pouco a cada dia e sempre juntas, fazendo com que acreditem no bem, na verdade e na fraternidade. Tudo isso só é possível incentivando as ações de filantropia com o trabalho voluntário, que é maior objetivo da Ordem, onde elas vão aprender a lidar com as diferenças, amor ao próximo, conhecer a realidade de crianças e jovens que não tiveram oportunidades e o respeito pelos idosos. Meus queridos membros do Conselho Guardião, temos o compromisso importante de conduzir essas jovens na construção do caráter, espiritualidade, amor pela Pátria, respeito aos pais e ao próximo, para serem reconhecidas como meninas e mulheres cidadãs, construtoras possíveis de uma humanidade melhor e mais justa.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Fernando Capez - PSDB - Neste momento a Presidência concede a palavra à jovem Larah Ianes, Miss Filha de do Estado de São Paulo.

 

A SRA. LARAH IANES - Deputado Fernando Capez, através do qual eu comprimento todos os presentes. A partir do momento que uma jovem inicia nas Filhas de Internacional, a Ordem toma dimensões gigantescas em sua vida e em seu coração. Ela é inserida em um universo onde milhares de jovens iguais a ela têm o objetivo de tornar esse mundo, um mundo melhor. Toda e qualquer Filha de já abriu mão de algum compromisso para estar junto de suas irmãs na busca desse objetivo, e o fizeram com orgulho. A Ordem toma a frente do seu destino e sua vida é guiada pelos seus princípios.

Ser membro das Filhas de Internacional é um aprendizado para a alma, e a certo ponto você se dá conta que só é o que é hoje por conta da Ordem. E então, chega sua hora de agradecer. As Filhas de interessadas em se tornarem Miss Filha de do Estado de São Paulo devem mostrar total conhecimento de todas as regras que regem a Ordem em um concurso realizado durante um congresso anual do Estado. Cada jovem interessada passa por uma série de provas onde seus conhecimentos e personalidade são testados. Assim que recebi o título de Miss Filha de do Estado de São Paulo, enxerguei a minha oportunidade de agradecer. Deixei-me disponível a todas as irmãs, ajudando com o maior orgulho sempre que requisitada. Mas como sempre, a Ordem é muito mais. Estou apenas há alguns meses como Miss e aprendi muito mais do que pude ajudar. Conheci novas irmãs, novos Bethéis, novos Conselhos Guardiões, escutei novas histórias e tive novas experiências. Estou tendo a oportunidade de vivenciar a força que o amor pelas Filhas de Internacional possui dentro do Estado de São Paulo.

Então percebi a maior peculiaridade de nossa Ordem. Quanto mais você se dedicar a ela, quanto mais você se esforçar para fazer sua parte e um pouco além, quanto mais amor você põe nela, quanto mais você a defende e quanto mais você espalha e segue seus princípios, mais ela te dará em troca. É automático, simples. E a recompensa recebida é sempre muito maior do que a esperada. São presentes que te ajudam a aprimorar seu lado pessoal e profissional. Presentes que vem depois de muita dedicação para atingir os mais altos objetivos. Presentes que constroem seu caráter. E é assim que as Filhas de Internacional vêm formando as mais justas em toda a Terra.

Aquelas que devem demonstrar a beleza de seu caráter através de suas atividades diárias devendo se envolver em questões políticas e sociais a fim de tornar o mundo mais igualitário, aquelas que demonstrem ser verdadeiras misses em seu cotidiano através do exercício pleno da cidadania. Muito obrigada e boa noite. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Fernando Capez - PSDB - Essa Presidência cumprimenta a todos os oradores que se manifestaram até agora pelo conteúdo, pela objetividade, pela mensagem, pela condição e discursos muito bem feitos e elaborados com bom senso. Inclusive difíceis de serem encontrados no dia a dia das cerimônias que os deputados participam e presenciam. Parabéns a todos.

Nesse momento, assistiremos a uma apresentação de um vídeo institucional sobre as homenageadas dessa sessão, as Filhas de .

 

* * *

 

- É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Fernando Capez - PSDB - Essa Presidência concede a palavra à Sra. Milena Cristina do Couto, honorável Rainha do Bethel Jurisdicional do Estado de São Paulo.

 

A SRA. MILENA CRISTINA DO COUTO - Nobre Deputado Dr. Fernando Capez, em nome do qual eu cumprimento todas as autoridades civis e militares aqui presentes; Alexandre Schiavinatto, Supremo Deputado Assistente das Filhas de Internacional para o Estado de São Paulo; Amábile Helena Gomes do Couto, Guardiã Jurisdicional do Estado de São Paulo, em nome da qual eu cumprimento todos os membros do Conselho Guardião aqui presente; Larah Ianes, Miss Filhas de do Estado de São Paulo, em nome da qual eu cumprimento todas as minhas irmãs; queridos convidados. Boa noite a todos.

Até o momento nós ouvimos depoimentos emocionados de adultos e membros e meninas membros das Filhas de declarando o quanto a Ordem foi importante nas suas vidas. Eu tenho plena convicção que a Mãe Mick, em 1920, quando idealizou a nossa organização, embora tenha tomado todo o cuidado, tenha estudado, não imaginava a grandiosidade que a nossa Ordem tomaria anos depois.

Hoje, como nós ouvimos aqui, estamos presentes em cinco continentes, e no Brasil hoje representamos mais de 30% das Filhas de no mundo. O crescimento é esplendoroso e nós acreditamos que ele pode ser ainda maior. Uma organização que fez bem a tanta gente, atingir uma pequena classe de pessoas parece até injusto, ainda mais quando nem todos têm plena consciência daquilo que estão tendo.

Justamente por isso foi criado o Bethel Jurisdicional do Estado de São Paulo, é um comitê do Conselho Guardião Jurisdicional, e criado para auxiliar o Conselho Guardião Jurisdicional no fortalecimento da Ordem no Estado. Nós queremos que muitas outras pessoas venham a ter o mesmo privilégio que hoje nós temos. E não para que usem roupas diferentes, bonitas, talvez uma capa, uma coroa, ou façam reuniões quinzenais e tenham um laço de irmandade imenso. É para ir além, é para termos melhores cidadãs. Nós sabemos que se nós conseguirmos modificar a nós mesmos, nós estaremos indiretamente modificando o mundo. E se nós quisermos deixar o mundo melhor para os nossos filhos, nossos amigos, nossos sobrinhos, nós precisamos tocar o próximo e tocar a nós mesmos.

Esteja certo, Cleber, de que o sonho do dia de hoje não é um sonho só meu. É o sonho de muitas outras garotas que demonstram ter consciência do seu papel. Sabem que estão aqui não somente para comemorar, mas também para cobrar ações do Estado, exigir um procedimento ordenado por parte do Governo, mostrar sua cara e dizer que pleiteia por mudanças. Eu tenho certeza, meninas, de que a nossa força assim como reconhecida recentemente pelo Estado de São Paulo, em breve será reconhecida nacionalmente e é graças ao trabalho de cada uma de vocês.

Muito obrigada pela dedicação e eu espero sinceramente que vocês perpetuem o nome das Filhas de como ele merece ser perpetuado. Obrigada. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Fernando Capez - PSDB - Parabéns à Milena Cristina. Nesse momento a Presidência concede a palavra à Sra. Amábile do Couto, ilustre Guardiã do Bethel Jurisdicional do Estado de São Paulo.

 

A SRA. AMÁBILE DO COUTO - Deputado Fernando Capez, Presidente dessa Sessão Solene; Alexandre José Schiavinatto, nosso primo Deputado Assistente do Estado de São Paulo no qual eu cumprimento a todos os demais.

A mim foi dada a incumbência de falar sobre o que é o Conselho Guardião Jurisdicional.

O Conselho foi instalado em 09/09/2012, estamos a cinco meses brigando e tentando trabalhar para que as Filhas de no Estado de São Paulo sejam perpetuadas e que elas consigam atingir todos os objetivos como os demais Estados que já conseguiram até o Grande Conselho.

Eu vou explicar para vocês um pouquinho do que é o Conselho Guardião Jurisdicional. Após treze anos de existência das Filhas de Internacional em nosso Estado, no dia 09 de setembro de 2012, foi instalado na cidade de São Paulo o Conselho Guardião Jurisdicional.

Por enquanto, temos 20 Bethéis ativos, e membros de 16 deles estão participando do Conselho Jurisdicional. As presenças dos adultos de todos os Bethéis de São Paulo são importantíssimas, bem vindas e extremamente necessárias para as discussões e deliberações no sentido do fortalecimento da Ordem e dos Bethéis no Estado. O nosso Conselho Guardião Jurisdicional opera sob a autoridade de uma carta constitutiva outorgada pelo Supremo Conselho Guardião. Os membros executivos do Conselho Guardião Jurisdicional, ou seja, Guardiã Jurisdicional, Guardião Associado Jurisdicional, vice-Guardiã Jurisdicional, vice-Guardião Associado Jurisdicional, Secretária ou Secretário Jurisdicional e Tesoureira ou Tesoureiro Jurisdicional, podem ser, Past Guardiãs de Bethel e Past Guardiões Associados de Bethel de Bethéis da Jurisdição, bem como Past Guardiãs de Bethel e Past Guardiões Associados de Bethel de outras jurisdições que estejam residindo na jurisdição. Além dos membros executivos, temos comitês que auxiliam e dão suporte ao Conselho Jurisdicional. A gestão de um cargo é de um ano. Nenhum oficial deve ser recomendado por mais de duas gestões consecutivas com exceção da Secretária ou Secretário Jurisdicional, Tesoureira ou Tesoureiro jurisdicional, os quais podem ser recomendados por quatro gestões consecutivas. O CGI-SP tem como objetivo prover liderança para atividades conjuntas dos Bethéis, e promover as Filhas de dentro de sua jurisdição quando por solicitação da Suprema Guardiã, prover assistência aos Bethéis dentro do Estado e ainda prover representação em nível estadual ou territorial para as Filhas de como um corpo ou organização reconhecível.

Nós do CGI-SP estamos no momento trabalhando na elaboração de nosso estatuto, bem como na programação e planejamento de calendário e atividades para este ano, como trabalhando na obtenção de recursos financeiros para trabalhar em conjunto com o Bethel Jurisdicional em atividades filantrópicas, educacionais, promocionais, etc.

No Brasil, temos Conselho Guardião Jurisdicionais nos estados de Goiás, Santa Catarina, Ceará, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Piauí e recentemente em São Paulo. Nós, do Conselho Guardião Jurisdicional, agradecemos ao Secretário Bruno Covas, hoje aqui representado pela Sra. Lizete, pela oportunidade de estarmos comemorando o Dia Estadual das Filhas de , bem como ao Deputado Estadual Fernando Capez por presidir tão brilhantemente esta Sessão Solene, fazendo desta data um momento muito especial para todos que fazem parte das Filhas de Internacional.

Boa noite. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Fernando Capez - PSDB - Neste momento a Presidência concede a palavra ao Sr. Alexandre Schiavinatto, Supremo Deputado Assistente para São Paulo.

 

O SR. ALEXANDRE SCHIAVINATTO - Senhor Presidente Fernando Capez, Presidente dessa Sessão Solene; Amábile do Couto, Guardiã Jurisdicional, em nome de quem eu cumprimento todos os Conselhos Guardiões de Bethel; Milena do Couto, Honorável Rainha do Bethel Jurisdicional; Larah Ianes, Miss Filhas de do Estado de São Paulo, em nome de quem eu cumprimento todas as Filhas de e convidados.

Confesso que ainda fico muito nervoso de falar em público e se esse obstáculo é vencido, em grande parte ou no total é porque eu resolvi um dia que eu ia participar das Filhas de internacional. Isso já nos idos de 96, 97, quando eu conheci pela internet várias Filhas de , e eu não sabia o que era Filhas de e comecei a aprender sobre o assunto. E nesse momento conheci pessoalmente. A primeira vez que eu estive no Bethel foi a Caxias do Sul em 1998; e no final de 1998 a Ordem chegou ao Estado de São Paulo, em São José do Rio Preto, que era a minha cidade. E a Ordem, assim como a vocês e não só a vocês, fez com que eu vencesse um obstáculo terrível para mim, que é falar em público.

Conhecendo um pouco da Ordem tornei-me Supremo Deputado Assistente e como Supremo Deputado Assistente eu tinha que falar, eu não podia me omitir, não podia ficar calado. E através disso eu consegui ser Honorável Mestre da minha Loja porque eu também não falava na Loja, ninguém sabia que eu existia. Então, a Ordem Internacional das Filhas de , agora Filhas de internacional, faz bem a vocês e faz bem aos adultos que participam dela.

Eu não poderia deixar de começar a minha fala sem agradecer a pessoas que muito se empenharam para que pudéssemos estar aqui hoje. O Deputado Estadual e irmão Bruno Covas representado hoje, que foi o autor do projeto estadual no qual o Dia das Filhas de foi instituído. Os irmãos Clóvis Messias e Cleber Delalibera, que muito se empenharam para que esse projeto tivesse viabilidade e quem teve a ideia inicial de que as Filhas de tivessem o reconhecimento no Estado de São Paulo, Milena Cristina do Couto. Essas pessoas e mais várias outras pessoas lutaram bastante para que esse dia chegasse em 2010. Em 2010 foi instituído o Dia Estadual das Filhas de e foi um marco, no sentido de que as Filhas de tivessem maior visibilidade e apoio por parte da Maçonaria através de suas potências legais e legítimas e também da Ordem Estrela do Oriente; a nossa Ordem Mãe, que criou a Ordem Internacional das Filhas de , hoje em dia chamada de Filhas de JÓ Internacional.

A criação do Dia Estadual das Filhas de fortaleceu os Bethéis existentes na época e proporcionou o surgimento de novos Bethéis, para que as nossas meninas possam ter a oportunidade de participar de tão bela Ordem, que tantos ensinamentos nos lega. Tudo começou no ano de 1920, na cidade de Omaha, Nebraska, Estados Unidos, com Ethel T. Wead Mick, esposas de maçom e membro da Ordem Estrela do Oriente. Percebendo a importância dos ensinamentos recebidos de sua mãe, especialmente as belas lições de literatura e drama encontrados no Livro de , decidiu dedicar parte de seu tempo para que outras moças pudessem compartilhar desse privilégio. Assim surgiu a Ordem Internacional das Filhas de , que tinha por objetivo dar às meninas com parentesco maçônico a oportunidade da busca pelos mais preciosos ideais de vida, como o aprimoramento do caráter, o desenvolvimento espiritual, a reverência a Deus, a lealdade à bandeira e à pátria, o respeito aos pais e aos mais velhos e o sonho de espalhar o amor pelo mundo.

As Filhas de são reconhecidas pelas suas vestes representadas pelas túnicas brancas utilizadas como símbolo de pureza e inocência e a outra cor básica da Ordem é o roxo, que representa os mais altos ideais de vida. A Ordem tem como lema: “A virtude é uma qualidade que grandemente honra uma mulher”. As Filhas de desenvolvem atividades como filantropia, eventos para arrecadação de fundos destinados à filantropia, cerimônias de divulgação da Ordem e de comemoração de datas especiais como Dia dos Pais, Dia das Mães, Páscoa, Natal e outras. O Primeiro Bethel foi instituído Rio de Janeiro no ano de 1993 na cidade do Rio de Janeiro e, nesse mesmo ano, foram instituídos mais quatro Bethéis, nas cidades de Caicó (RN), Paulo Afonso (BA), Mossoró (RN) e Porto Alegre (RS). Atualmente são cerca de 200 Bethéis espalhados por todos os Estados brasileiros, exceto Tocantins. O Primeiro Bethel a ser instituído no Estado de São Paulo foi o Bethel Um São José do Rio Preto, em 19/12/1998, com a iniciação de 27 meninas e ele completará 15 anos de existência neste ano.

Depois foram fundados os Bethéis Dois, de Assis; Três, de Ibitinga; Quatro, General Salgado; Cinco, Olímpia; Seis, Santos; Sete, também na cidade de Santos; Oito, Campos do Jordão; Nove, Campinas; 10, Mogi das Cruzes; 12, Jaú; 13, Tupã; 14, São Paulo; 15, Piracicaba; 16, Itápolis; 17, Pindamonhangaba; 18, São José do Rio Pardo; 19, também na cidade de Campinas; 20, Pirassununga; e 21, Taquaritinga. Atualmente são 20 Bethéis ativos no Estado de São Paulo, que está em 3º lugar no número de Bethéis no Brasil, atrás de Minas Gerais, que tem 53 e da Bahia, que tem 23.

Para este ano de 2013 já temos como certa a fundação de um Bethel na cidade de Jundiaí. E quem sabe outras cidades também já tenham nos procurado e tendo conversas iniciais sobre levar a Ordem. Quem sabe no próximo Dia Estadual das Filhas de já estejamos em segundo lugar no número de Bethéis no Brasil. Seria muito bom que isso acontecesse.

Pensando nisso, eu conclamo a todos os Bethéis a fazerem apresentações em todas as cidades, para que a nossa Ordem continue crescendo e se fortalecendo cada vez mais no Estado de São Paulo. Esse trabalho de formiguinha, que cada um tem feito ao longo dos anos, fez com que a Ordem prosperasse em nosso Estado. Mais do que qualquer outro trabalho, essa batalha do dia a dia, do boca a boca, essa vontade de mostrar o nosso dia a dia, o nosso amor pela Ordem, tem feito com que ela cresça e se estabeleça em nosso Estado. E se a Ordem Internacional das Filhas de está no patamar que atingiu hoje em dia, isso se deve a todas as filhas ativas, membros de maior idade e membros de Conselhos Guardiões que atualmente trabalham pela Ordem bem como todas aquelas pessoas que passaram pelos Bethéis do Estado de São Paulo, pois cada uma dessas pessoas lançou semente que hoje colhemos. A elas quero deixar o meu mais profundo agradecimento. Muito obrigado a vocês que fazem e fizeram da Ordem das Filhas de Internacional o que ela é hoje. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Fernando Capez - PSDB - Neste momento, prestaremos uma justa homenagem ao Deputado Bruno Covas, digníssimo Secretário de Estado do Meio Ambiente, que se encontrava em trânsito para essa Assembleia Legislativa a fim de participar pessoalmente dessa Sessão Solene; mas dada a sua condição de Secretário de Estado do Meio Ambiente foi chamado ao Palácio pelo Governador, em cumprimento dos seus elevados deveres cívicos e legais, para lá se encaminhou. Faz-se aqui representar pela Sra. Lizete Ricci que, em seu nome, receberá essa homenagem. Bruno Covas, casado, pai de um filho, é advogado formado pela USP, economista formado pela PUC e mestrando em administração pública pela FGV. É Deputado no segundo mandato, fomos eleitos juntos. Sr. Bruno Covas, com entrega de diploma alusivo ao evento, à sua representante.

 E novamente fomos reeleitos para o segundo mandato quando ele reeleito ocupou, desde o primeiro ano deste mandato, o cargo de Secretário do Meio Ambiente, honrando-me com a possibilidade de dar prosseguimento aqui na Assembleia Legislativa ao excelente trabalho que ele realiza e vem realizando juntamente com todas as Ordens aqui homenageadas, que serão nomeadas ao final de nossa fala.

Assim, solicito à assessoria que traga a homenagem que será entregue à Sra. Lizete Ricci. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Fernando Capez - PSDB - A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em Sessão Solene presta homenagem ao Secretário do Meio Ambiente Bruno Covas, autor da Lei 13.838 de 01/12/2009 que institui o Dia da Ordem das Filhas de , o qual é comemorado anualmente no dia 09/03.

A Ordem Internacional das Filhas de foi fundada há 93 anos, existe no Brasil desde 1993, trazendo para as meninas de herança maçônica os belos e úteis ensinamentos contidos no Livro de , e não há dúvida que todo o apoio fornecido pelo Secretário da administração do Estado de São Paulo tem contribuído para o seu crescimento e perpetuação através dos tempos. Parabéns ao nosso querido Secretário Bruno Covas.

Estamos nos aproximando do epílogo desta Sessão Solene. Nós tivemos a honra, fruto da confiança depositada pelo Secretário Bruno Covas, do Sr. Clóvis Messias e dos demais integrantes dessas ordens, a possibilidade de realizar quatro sessões solenes. Para a Ordem dos DeMolay, para as Filhas de , para as Meninas do Arco Íris e para a Estrela do Oriente, dois sempre é melhor que um. Quando um cai, o outro segura. E vocês têm aqui, pelo menos nessa Casa Legislativa, além do apoio dos 94 deputados que prestigiaram essas sessões solenes concordando com unanimidade de seu prestígio, com sua realização os Srs. tem dois grandes aliados. Dois grandes amigos que querem apoiar e servir ao grande trabalho que todas essas Ordens vêm realizando em prol da juventude de nosso país, dos elevados valores que devem nortear os cidadãos que desejam uma sociedade mais justa, harmônica, desenvolvida e menos violenta.

A Ordem das Filhas de baseia-se na história bíblica de um homem que tudo tinha e que tudo lhe foi tirado para que ficasse a prova, a esperança, a fé e a obstinação. E tal foi o seu sofrimento e tal foi a sua perseverança que no Livro de , no capítulo 42, a partir do verso 10, é descrito que mudou o Senhor a sorte de no momento em que esse desesperado quando nada mais tinha, orava por seus amigos e como prêmio pela perseverança, pela fé, pela obstinação, pelo desejo de lutar, de surpreender, de superar as vicissitudes, Deus deu-lhe o dobro de tudo que antes possuía. Também ele teve outros sete filhos e três filhas. Chamou o nome da primeira Jemima, o da outra Quézia e o da terceira Keren Happuck. Assim se fez com base na luta e na perseverança.

Talvez a personalidade mais importante do mundo no século XX, Sir Winston Churchill, dizia que o pessimista vê em cada nova oportunidade uma dificuldade. Mas que o otimista vê em cada nova dificuldade apenas uma oportunidade. Quando o obstáculo é colocado, ele pode ser visto como uma muralha intransponível, mas ele pode ser visto como uma oportunidade de nós superarmos e dele sairmos fortalecidos, mais humildes e mais sábios. Eu sempre falo no encerramento das minhas palestras e das minhas sessões solenes, o Clovis já conhece, a história daquele homem desesperado e quase desesperançado que trancado no calabouço de um castelo escuro, úmido, aguardava acorrentado às paredes o momento de sua execução que viria inexoravelmente.

Até que um dia o ditador entra pelas portas do calabouço, dirige-se àquela figura esquálida com o corpo crivado de escaras, que são buracos profundos provocados pela fome, e disse a ele “Ó pobre coitado. O seu otimismo, sua fé e sua perseverança me irritam a tal ponto que hoje eu vou pô-lo a prova. Vou dar-lhe a chance de obter a tão almejada liberdade. Em uma de minhas mãos eu manterei um bilhete com a palavra culpado, e na outra mão um bilhete contendo a palavra inocente. Se você escolher a mão que tem a palavra culpado, será executado agora na minha frente. Se escolher a mão com a palavra inocente, estará livre para partir. Veja como justo sou, dou-lhe 50% de chances de obter a liberdade. Basta que de duas mãos, escolha a que tem a palavra inocente, que nesse caso significa vida.

Triste a sina deste prisioneiro, porque ele sabia que em ambas as mãos só havia bilhetes contendo a palavra culpado, o ditador não iria lhe dar nenhuma chance. Mão direita, culpado. Mão esquerda, culpado. A morte tem 100% de chance de se lhe apresentar. Esse homem manteve a calma, a racionalidade, a humildade, o controle das emoções e acima de tudo a fé. E a fé lhe trouxe sabedoria e ele pode ver que na dificuldade que surgiu, culpado e culpado, 100% de morte. Ali estava na verdade a sua grande oportunidade. O que parecia a certeza da destruição, se ele usasse o obstáculo a seu favor passaria a ser a certeza da vida, da vitória e assim o fez. Escolheu uma das mãos, pegou o bilhete, só que ao invés de abri-lo e ler culpado, a sentença de morte, pegou o bilhete e engoliu. Para espanto do ditador que lhe indagou, “Como saberei o bilhete que você pegou se você acaba de engoli-lo?” ao que ele respondeu, “Basta que o Sr. veja o bilhete que ficou na outra mão, se lá estiver escrito culpado, eu só posso ter pego o bilhete contendo a palavra inocente. A não ser que o Sr. esteja trapaceando na frente de toda a sua Corte”. Assim agindo, foi libertado ainda naquela mesma noite.

Essa é a grande lição que a Ordem Internacional das Filhas de deixa como legado para toda a humanidade. Que muitos outros Bruno Covas, muitos outros Fernando Capez, muitos outros Clóvis Messias, muitos outros estejam se somando para dar força a essa Ordem, cujo pilar na verdade é o pilar de sustentação da nossa esperança, do nosso amor.

Essa Sessão Solene está encerrada. Nós agradecemos a toda a nossa assessoria. Aos funcionários da Casa que faz um trabalho de excelência para o Cerimonial, a Delmindia Costa e a Anita, que estão até esse momento conosco e anuncia a execução neste momento para o encerramento, do Hino da Bandeira do Bethel.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- É feita a reprodução do Hino da Bandeira do Bethel.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 50 minutos.

 

* * *