1

                                                                                                                                                                                                                                  

27  DE MARÇO  DE 2000

3ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DOS 20 ANOS DAS EMISSORAS PIONEIRAS DE TELEVISÃO - EPTV

 

Presidência: VANDERLEI MACRIS  e  DUARTE NOGUEIRA

 

Secretário: LOBBE NETO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 27/03/2000 - Sessão 3ª S. Solene  Publ. DOE:

Presidente: VANDERLEI MACRIS/DUARTE NOGUEIRA

 

20 ANOS DAS EMISSORAS PIONEIRAS DE TELEVISÃO - EPTV

001 - Presidente VANDERLEI MACRIS

Abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência, a pedido do Deputado Duarte Nogueira com a finalidade de comemorar os 20 anos das Emissoras Pioneiras de Televisão - EPTV. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro. Fala da honra do Poder Legislativo acolher a EPTV.

 

002 - DUARTE NOGUEIRA

Assume a Presidência.

 

003 - ALDO DEMARCHI

Como líder do PPB, cumprimenta as autoridades. Fala do significado que tem a EPTV para São Carlos, Cordeirópolis, Santa Gertrudes e adjacências, pois as notícias falam de fatos dos quais são participantes.

 

004 - LOBBE NETO

Na qualidade de Deputado da bancada do PMDB, saúda as autoridades. Cumprimenta o Deputado Duarte Nogueira, autor da propositura que permite, hoje, seja prestada homenagem às Empresas Pioneiras de Televisão - EPTV. Fala do orgulho de São Carlos ter sediado a EPTV Central.

 

005 - DIMAS RAMALHO

Pela liderança do PPS, saúda o Presidente Duarte Nogueira pela iniciativa de ter proposto a convocação deste sessão em homenagem à EPTV, e as demais autoridades. Fala da importância histórica, cultural, científica e de comunicação daquelas emissoras.

 

006 - CARLOS SAMPAIO

Saúda as autoridades. Fala de seu empenho em estar presente à solenidade, não só pelo fato de Campinas sediar a EPTV, mas pelo fato de cumprimentar o dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira.

 

007 - DORIVAL BRAGA

Parabeniza a equipe do dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, a EPTV.

 

008 - CÉLIA LEÃO

Pela bancada do PSDB, saúda as autoridades. Elogia o trabalho sério da EPTV que mudou Campinas e região, Ribeirão Preto e região, sul de Minas e região.

 

009 - RAFAEL SILVA

Pela bancada do PDT, cumprimenta todos os Srs. Deputados e demais autoridades presentes. Saúda o sr. José Bonifácio Coutinho Nogueira. Narra exemplos da EPTV como influência na vida da comunidade.

 

010 - EDMIR CHEDID

Como líder da bancada do PFL, cumprimenta as autoridades presentes. Tece loas ao trabalho da EPTV que tanto fala da política com tranqüilidade com seriedade e transparência, procura levar a seus telespectadores, história, cultura e lazer.

 

011 - SIDNEY BERALDO

Na qualidade de Vice-Presidente da Casa, soma-se às homenagens tributadas à EPTV.

 

012 - PETTERSON PRADO

Da bancada do PPS, fala da importância e da força da EPTV Campinas.

 

013 - JOSÉ BONIFÁCIO COUTINHO NOGUEIRA

Como diretor-Presidente da EPTV, cumprimenta a todas as autoridades, historia a EPTV e sublinha sua linha independente, chave de seu sucesso ao longo destes 20 anos.

 

014 - Presidente DUARTE NOGUEIRA

Em nome da Casa entrega um ramalhete de flores à Sra. Maria Teresa Coutinho Nogueira como homenagem.

 

015 - MILTON FLÁVIO

Representando o Sr. Governador do Estado, cumprimenta as autoridades. Ressalta o espírito empreendedor do Sr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, que em apenas duas décadas conseguiu que a EPTV se consolidasse como uma real alternativa de entretenimento e cultura para milhões de brasileiros.

 

016 - Presidente DUARTE NOGUEIRA

Cumprimenta as autoridades. Ao evocar os 21 anos, em outubro, da EPTV, ressalta seu papel importante como excelente veículo que leva a informação para a região Campinas, Ribeirão Preto, Sul de Minas e adjacências, integrando-as e contribuindo para seu desenvolvimento político, cultural e humano. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - VANDERLEI MACRIS - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Lobbe Neto para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - LOBBE NETO  - PMDB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

                       

            O SR. PRESIDENTE - VANDERLEI MACRIS - PSDB - Exmo. Sr. Deputado Milton Flávio, representando o Sr. Dr. Mário Covas, Governador do Estado de São Paulo; Sr. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, Presidente das Emissoras Pioneiras de Televisão; Sr. Dr. Antonio Carlos Coutinho Nogueira, diretor da EPTV - Emissoras Pioneiras de Televisão; Sr. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira Filho, diretor das Emissoras Pioneiras de Televisão; Exma. Sra. Cleide Berti Ginato, Prefeita de Américo Brasiliense; Exmo. Sr. Laert de Lima Teixeira, Prefeito de São João da Boa Vista; Exmo. Sr. João Otávio Dagnone de Melo, Prefeito do município de São Carlos; Exmo. Sr. Deputado Aldo Demarchi, líder do PPB;  Exmo. Sr. Deputado Gilberto Nascimento; Exmo. Sr. Deputado Lobbe Neto, 2º vice-Presidente desta Casa; Exmo. Sr. Deputado Carlos Henrique F. Sampaio; Exmo. Sr. Deputado Dimas Ramalho; Exmo. Sr. Deputado Dorival Braga; Exmo. Sr. Deputado Nelson Salomé; Exmo. Sr. 1º Vice-Presidente desta Casa, Sr. Sidney Beraldo; Exma. Sra. Deputada Célia Leão.

            Srs. Deputados, meus senhores e minhas senhoras, esta sessão solene foi convocada por este Presidente atendendo à solicitação do nobre Deputado Duarte Nogueira com a finalidade de comemorar os 20 Anos das Emissoras Pioneiras de Televisão - EPTV.

            Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

                                                           *    *     *

            - É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar.

 

                                                           *     *      *

            O SR. PRESIDENTE - VANDERLEI MACRIS - PSDB -  A Presidência gostaria também de comunicar a presença do Deputado Rafael Silva, do Prefeito do município de Valinhos, Sr. Vitório Humberto Antoniazzi, e do Prefeito Reinaldo Nogueira, da cidade de Indaiatuba.

            Srs. Deputados, senhoras e senhores,

É uma grande honra para o Poder Legislativo do Estado de São Paulo ‑­e para mim, como seu Presidente ‑ abrir as portas desta Casa para acolher os caros amigos das Emissoras Pioneiras de Televisão, nesta festa de seus 20 anos.

Posso testemunhar pessoalmente que foram 20 anos em que a EPTV, por competência e méritos próprios, cresceu e se consolidou como uma das principais emissoras de nosso Pais.

Vinte anos de luta em nome da liberdade de expressão, 20 anos de prestação de serviços, 20 anos de trabalho árduo para levar à população informações e entretenimento.

A minha vida parlamentar, primeiro como Vereador em Americana e, desde então, como Deputado nesta Assembléia por 6 mandatos, começou há 27 anos, pouco tempo antes do nascimento da EPTV. Somos, nesse aspecto, contemporâneos. Cresci politicamente acompanhando os trabalhos das Emissoras Pioneiras. E, como homem público, sempre pautei minha atuação pela defesa intransigente da democracia, valorizando, por conseqüência, a liberdade de expressão e o pluralismo na comunicação.

Democracia pressupõe participação e possibilidade de oposição. Ora, para viabilizar esses dois elementos algumas condições são necessárias, entre elas a liberdade de imprensa. Sem imprensa livre, não há democracia que se sustente. É fundamental para a saúde de nosso regime democrático uma imprensa cidadã. Uma imprensa que leve informação verdadeira à população; uma imprensa que denuncie a má administração nos negócios públicos; uma imprensa que seja um canal aberto de críticas, cobranças, sugestões e manifestações de apoio aos governantes; uma imprensa prestadora de serviços, colaborando com o Poder Público no atendimento às necessidades da população; uma imprensa que leve entretenimento ao povo, o que também é seu direito fundamental. Todas essas qualidades nós encontramos nas Emissoras Pioneiras de Televisão.

Por todos esses motivos, hoje registro meus sinceros parabéns à EPTV por seus 20 anos e agradeço, em nome no povo de nossa região, de nosso Estado e de nosso Pais pelos serviços que vocês têm prestado.

Espero que esses sejam os primeiros de muitos 20 anos! E saibam que podem sempre contar com o apoio do Parlamento Paulista e deste amigo.

E quero dar o meu testemunho aqui, presente hoje como chefe do Poder Legislativo de São Paulo, o trabalho obstinado, determinado de um homem que foi, sem dúvida nenhuma, o grande precursor dessa magnífica obra, até agora construída, que foi o Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, que para minha alegria revejo hoje, depois de tantos longos anos de luta política no Estado de São Paulo. E  como homem público sempre pautei a minha atuação pela defesa intransigente da democracia, valorizando, por conseqüência, a liberdade de expressão e o pluralismo na comunicação. Uma postura adotada sempre por José Bonifácio Coutinho Nogueira e hoje pelo Antônio Carlos e pelo José Bonifácio Filho, sem dúvida nenhuma levadas à frente com essa determinação, trazida da determinação do pai, trazida da determinação desse grande homem, que é José Bonifácio Coutinho Nogueira.

Democracia pressupõe participação e possibilidade de oposição. Ora, para viabilizar esses dois elementos algumas condições são necessárias, entre elas a liberdade de imprensa. Sem imprensa livre, não há democracia que se sustente. É fundamental para a saúde de nosso regime democrático uma imprensa cidadã. Uma imprensa que leve informação verdadeira à população; uma imprensa que denuncie a má administração nos negócios públicos; uma imprensa que seja um canal aberto de críticas, de cobranças, de sugestões e manifestação de apoio aos governantes; uma imprensa prestadora de serviços, colaborando com o Poder Público no atendimento às necessidades da população; uma imprensa que leve entretenimento ao povo, o que também é seu direito fundamental.

            Todas essas qualidades nós encontramos nas Emissoras Pioneiras de Televisão. Todas essas qualidades estão presentes nessa grande empresa. Por todos esses motivos, hoje registro meus sinceros parabéns à EPTV por seus 20 anos e agradeço, em nome do povo de nossa região, de nosso Estado e de nosso País, pelos serviços que os senhores permanentemente têm prestado à comunidade. Espero que esses sejam os primeiros de muitos 20 anos! E saibam que podem sempre contar com o apoio do Parlamento Paulista e, particularmente, deste amigo.

 Quero deixar aqui os cumprimentos do Poder Legislativo de São Paulo, da Assembléia de São Paulo a essa que, sem dúvida nenhuma, é a construção de uma grande obra. Muito obrigado a todos os senhores. (Palmas.) Neste momento gostaria, tendo em vista a autoria do requerimento desta convocação, feita pelo nobre Deputado Duarte Nogueira, de convidá-lo para que, a partir de agora possa, presidir os nossos trabalhos.

 

                                    *      *      *

 

-                     Assume a Presidência o Sr. Duarte Nogueira.

 

                                  *       *       *

 

O SR. PRESIDENTE - DUARTE NOGUEIRA - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Aldo Demarchi, líder da Bancada do PPB nesta Casa.

 

O SR. ALDO  DEMARCHI - PPB - Exmo. Sr. Presidente, Deputado Duarte Nogueira, Exmo. Deputado Milton Flávio, Líder do Governo nesta Casa neste ato representando o Governador Mário Covas, Sras. e Srs. Deputados, permito-me aqui na pessoa do Prefeito da minha cidade de Rio Claro, Professor Claudio de Mauro, saudar todos os Prefeitos que se fazem presentes, Exmo. Sr. José Bonifácio Coutinho Nogueira,  na sua pessoa querendo saudar todos os diretores e funcionários da EPTV, senhoras e senhores, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo realiza, hoje, sessão solene, a fim de realçarmos relevantes serviços prestados pelas emissoras pioneiras da TV, ao dar ênfase aos fatos e aos acontecimentos que marcam a vida de importante parcela dos brasileiros de São Paulo e de Minas Gerais.

A globalização é um fenômeno que tem superado fronteiras, redimensionado o mundo e o conceito de nação, e de empresa, e somando interesses, movendo os diferentes elementos para formar uma sociedade unificada ao talante de regras, de princípios e que se sobrepõem a tudo e a todos. e contra essa globalização já não cabem argumentos contrários. contra ela, já não se alevantam forças e nem vozes, pois que realidade imperativa  que promana da modernidade. Apesar disso ser verdade inarredável, de incomensurável força, nada poderá eliminar  ou olvidar o fato que interessa ao ser humano em particular,  pelas peculiaridades que são próprias (do local onde vive. Tudo isso, que ordena a nova visão do mundo, não elimina o indivíduo. Por consequência,  aquilo que acontece ao seu derredor, e não alcança a magnitude indispensável, para ingressar nos mega organismos, e não deixa de ter valor e significado,  pois que essas virtudes não se dimensionam pelo alcances e pelo tamanho e, sim pelo que significa a cada de um nós.

A região, por exemplo, é a família ampliada, a globalização é a sociedade unívoca que aglutina tudo, objetivando um resultado maior o do que a somatória de diversas somas advindas de diferentes sociedades. Nesta última, reina o interesse. Na primeira é o sentimento a sua razão motriz. Com isso, não se elimina a vivência do sentimento na globalização e nem tampouco do interesse no desenrolar dos fatos de uma região.

Em verdade, ambas servem ao homem de diferentes formas. No global,  tende‑se ao infinito e no regional, ao interior do homem.

Feitas essas colocações preambulares no sentido de destacar as nobres intenções do Deputado Duarte Nogueira, ao homenagear a EPTV, obra da visão e do ideal de José Bonifácio Coutinho nogueira, que buscou dar a um empreendimento alcance maior do que as simples metas financeiras, para fazê‑lo atingir alvos que dizem respeito a história, a tradição e a vida de comunidades que cultuam os mesmos sonhos e que vivem das mesmas lembranças, é pois que delas participam cotidianamente. Do passado, dos nossos pósteros,  herdamos o legado que cultuamos hoje e preservamos para as gerações futuras, a fim de nos identificar e nos distinguir dos demais, fazendo‑nos membros de uma mesma região, o que é para nós motivo de muito orgulho.

A região, por consequência, é uma parcela de cada um de nós, por isso ela nos fala não só à razão, mas, também, ao nosso coração.

Em face disso, neste limiar do Século XXI, quando a televisão passou a ser um instrumento definitivo para que o desenvolvimento e o progresso tenham a velocidade que se faz mister para atender a pressa do desenrolar da vida, as notícias mais próximas de nós tem um significado especial, pois que não retratam apenas fatos comuns em todos os quadrantes da terra,  mas, falam, em particular, daqueles dos quais somos partícipes.

Esse sentido, que tisna a EPTV, dando­-lhe um significado peculiar, especial, nós de Rio Claro, de São Carlos, de Cordeirópolis, de Santa Gertrudes, e de tantas outras cidades que se aglutinam nas mesmas crenças, não podemos deixar de distinguir e reverenciar, afinal, repito, esse sentido que tisna a EPTV, somos nós, dessas comunas, que forjamos pelo nosso labor, pelo nosso sentimento, pelo conjunto de nossos empreendimentos, pela identidade dos nossos interesses, pelo vínculo de nossas tradições. finalizando, cumprimento a todos os membros desta empresa; aqueles que ocupam os mais altos postos e aqueloutros que exercem as funções mais humildes,  pois que são eles formando um só corpo, pulsando um só coração, crendo no valor mais alto do homem e respaldados na liberdade, na fraternidade, na igualdade, fundem o ideal democrático que anima a alma brasileira.

 

            O SR. PRESIDENTE - DUARTE NOGUEIRA - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Lobbe Neto, que falará em nome da Bancada do PMDB.

 

            O SR. LOBBE NETO - PMDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Exmo. Sr. Presidente em exercício, nobre Deputado Duarte Nogueira - autor da propositura que nos permite no dia de hoje prestar esta justíssima homenagem às Empresas Pioneiras de Televisão - EPTV -, quero saudar os senhores parlamentares, nobres Deputados e Deputadas, o senhor representante do Governo do Estado, nobre Deputado Milton Flávio, o Sr. José Bonifácio Coutinho Nogueira e sua digníssima esposa, bem como seus filhos aqui presentes, Antônio Carlos e José Bonifácio, todos os funcionários, diretores e membros da família da EPTV - EPTV Minas, EPTV Campinas, EPTV Ribeirão Preto, na qual São Carlos está inserida - todos os Prefeitos e Vereadores presentes, o Prefeito de São Carlos, aqui presente, João Otávio de Mello.

Com essa idéia magnífica, esse empresário empreendedor, trouxe as notícias do nosso interior, de  nossas cidades que não ficavam restritas só regionalmente, mas, sim, no âmbito nacional, em programas como o Fantástico, Jornal Nacional, levando as boas notícias e as boas coisas do nosso interior do Estado de São Paulo e do Sul de Minas. E, depois, a criação da Família EPTV da caçulinha: a EPTV Central.

Quero saudar o Paulo Brasileiro e todos aqueles que estão em São Carlos. Para nós, é um grande orgulho e uma grande satisfação ter sediado a EPTV Central, na cidade de São Carlos. Passamos assim a divulgar a região, englobando várias cidades importantes como cidade de Araraquara, Matão, Taquaritinga, Rio Claro, Porto Ferreira, do Deputado Dorival, enfim todas as cidades que compõem a TV Central do Estado de São Paulo, que, a partir daí, o Governador e todos os paulistas fizeram, por um decreto, a região central do Estado de São Paulo, para que pudéssemos juntos lutar contra a grande metrópole Ribeirão Preto. 

Fazemos esta saudação em nome da Bancada do PMDB, parabenizando as atividades dessa emissora pioneira e a todos aqueles que, de uma maneira ou de outra, contribuem para a televisão com notícias, inclusive de vez em quando até chatas, notícias ruins, mas que precisam passar a informação para toda a população não só de São Paulo, mas de todo Brasil. Mas, muitas vezes, há excelência da divulgação do nosso grande interior, esse poderio econômico, intelectual,  tecnológico que temos e que se faz justiça através de uma emissora que está arraigada no interior do Estado de São Paulo

Parabéns ao nobre Deputado Duarte Nogueira pela feliz propositura, parabéns a todos aqueles que participam da família EPTV. Muito obrigado.(Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - DUARTE NOGUEIRA - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Dimas Ramalho, pela liderança do PPS.

 

O SR. DIMAS RAMALHO - PPS - Sr. Presidente em exercício, nobre Deputado Duarte Nogueira, quero cumprimentá-lo pela feliz iniciativa de ter proposto a convocação desta sessão em homenagem a EPTV. Quero saudar o Deputado Milton Flávio, líder do Governo nesta Casa e que representa, neste instante, o Sr. Governador Mário Covas, os demais Deputados presentes nesta sessão, os  senhores Prefeitos, na pessoa da Prefeita Cleide  Berte de Américo Brasiliense, os senhores Vereadores, os senhores Deputados Federais, na pessoa do nobre Deputado Federal Palocci, presente a esta sessão solene, a família Coutinho Nogueira, na pessoa do Sr. José Bonifácio Coutinho Nogueira  e sua esposa, Sra. Maria Tereza, o José Bonifácio Coutinho Nogueira Filho e o Antonio Carlos Coutinho Nogueira que, com muita honra, recebemos aqui esta noite .

Vinte anos de EPTV, é motivo para que todos nós, paulistas, nos debrucemos sobre o significado desta data. É bem verdade que a Câmara Federal já demonstrou a importância desse acontecimento para todo o Brasil e nada mais justo que nós, Deputados Estaduais, trouxéssemos para cá, nesta Casa Legislativa do Estado de São Paulo, a história da EPTV para que aqueles que vierem depois saibam a importância histórica, cultural, científica de comunicação dessas emissoras. Inaugurada em 79, pelo empresário José Bonifácio Coutinho Nogueira, como já foi dito pelo nobre Deputado Aldo Demarchi, fundador e primeiro Presidente da TV Cultura, durante bom tempo da sua vida, emprestou seu trabalho, sua dignidade como homem público de escol, cuja ação política está escrita nos anais da boa história política deste Estado de São Paulo.

Após a fundação, projeto que teve início em 79, quando foi inaugurada a TV Campinas, a primeira das emissoras da EPTV, em 13/11/80, por extensão e pelo valor atribuído às comunidades locais, instalou-se a TV Ribeirão.  Tornou-se evidente que com o decorrer do tempo a noção de TV regional era uma realidade, inclusive suas necessidades mercadológicas. A partir daí, a EPTV fez novos investimentos, inaugurou a TV Sul de Minas, em Varginha, em 88, e veio a inaugurar posteriormente a caçula, que, como disse o nobre Deputado Lobbe Neto com muita propriedade, é a EPTV em São Carlos.

            A estrutura da EPTV é voltada para o jornalismo, para a prestação de serviços, especialmente focada na realidade comunitária, na realidade regional, sem jamais perder a noção cosmopolita, nacional e internacional. A EPTV Campinas cobre hoje 36 municípios, a EPTV Ribeirão atende 67 municípios. A TV Sul de Minas tem uma cobertura de 140 municípios, e a EPTV Central atende 30 municípios. Isso já dá a dimensão da abrangência e da importância, da responsabilidade que tem a EPTV no cenário histórico e cultural do nosso Estado e do nosso País.

            Tudo isso é dirigido por uma diretoria que alia competência profissional ao respeito e aos valores comunitários, e sobretudo aos valores humanos.  Seus diretores, José Bonifácio Coutinho Nogueira Filho e Antônio Carlos Coutinho Nogueira, orientados pelo Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, têm sabido levar a todo o interior de São Paulo, a todas as cidades para onde a EPTV traz a sua força, gera a sua imagem, a perspectiva de dias melhores e um tratamento altamente profissional.

 Uma emissora que preza muito a importância de ter um jornal regional que atenda às necessidades das nossas cidades, que divulgue nossos municípios, que traga nossos costumes para sua pauta. Além do Jornal Regional, primeira e segunda edição, apresenta-se o Globo Esporte. A EPTV abre espaço para o esporte da região, desenvolvendo um projeto muito grande de aprimoramento do esporte, divulgando os atletas que começam suas carreiras, divulgando as equipes que passam por dificuldades, antenada e sabendo que é preciso divulgar para fora da região o que acontece no esporte da nossa região.  A EPTV faz isso, se preocupa com isso. 

            O EPTV Cidade, tão importante, informando o que acontece no dia-a-dia, ágil, presente. Todos nós acompanhamos todos os dias o que ocorre nos municípios pela EPTV Cidade. Temos um programa chamado Terra da Gente, que muitas vezes, com muito orgulho, jogou a EPTV da nossa região para o Brasil todo, através de reportagens maravilhosas, inéditas, resgatando o sentido do homem, sua ligação com a terra, com a natureza, desenvolvendo nas crianças, nos jovens, nos adultos, nos estudantes a importância de preservar o meio ambiente.  Esse é um papel fundamental do Terra da Gente. Isso é uma coisa importante. E nós que moramos na região central do Estado, nós que acompanhamos o dia-a-dia nos emocionamos com as reportagens da EPTV.  Assim foi que a EPTV fez a história, mostrando o mistério da morte do casal de sindicalistas da cidade de São Carlos, que é uma morte que até hoje não tem solução. A EPTV cobriu, cobrando providências de todas as autoridades, não deixando que caísse no esquecimento.

            O Projeto Somar, que a EPTV levou a efeito em 1995, tirou 108 crianças do trabalho no campo, integrando essas crianças à comunidade, trazendo educação, saúde. A luta na região central para que essa região pudesse abrigar a fábrica da Volks, e para que Araraquara pudesse abrigar a fábrica Kaiser, trazendo empregos, gerando riquezas. Em tudo isso a EPTV engrossou o coro daqueles que defendiam esses investimentos na região central do Estado.  Isso significa uma TV aliada às boas causas regionais.

            A EPTV também acompanhou o drama de trabalhadores rurais que estavam sendo escravizados em algumas fazendas da região, denunciando isso às autoridades, cobrando providências de todos nós, homens públicos.  Isso, sem tomar partido, sem nenhum viés político, a não ser levar a boa notícia à comunidade, chamando a atenção para os problemas regionais.

            Foi também através da EPTV que o Brasil todo tomou conhecimento de uma pequena dupla que nascia na cidade de Brotas e que depois veio a se chamar João Paulo e Daniel.  Foi pela EPTV também que nos emocionamos com a morte de um deles recentemente. Através da EPTV, conseguimos colocar a região central no roteiro do gasoduto Brasil-Bolívia.  A EPTV cobriu todas as regiões, chamando a atenção para a importância de haver uma linha do gasoduto Brasil-Bolívia.

            A EPTV também mostrou ao País pesquisas da Universidade de São Carlos e da USP, da Unesp de Araraquara.  Finalmente, a EPTV mostrou, divulgou e fez um debate em que empresários, políticos e comerciantes, todos os setores da sociedade participaram de um projeto chamado Desafio 2000, dentro do qual nos reunimos em várias cidades, trazendo orientações, discutindo, nos organizando, mostrando o que é que queremos para o ano 2000, qual é o grande desafio. Isso tudo foi feito por uma TV plural, democrática, que leva a notícia quando é notícia, que sempre deu espaço para todas as correntes políticas, e que nos ensina a todo instante a importância de termos TVs regionais sintonizadas com TVs regionais. E mostra sobretudo a importância de termos famílias como a família Coutinho Nogueira, que sabe dirigir, juntamente com toda equipe profissional e técnica da EPTV. Esta noite, todos nós que fazemos parte dessa imensa família da EPTV saudamos efusivamente essa iniciativa do nobre Deputado Duarte Nogueira e mais ainda: lançamos os votos de uma EPTV que continue assim, forte, vigorosa, crescendo, ampliando seu parque tecnológico, mas sobretudo sendo motivo de integração entre a nossa região, o Brasil e o mundo, esse mundo que todos nós queremos democrático, plural e cada vez melhor.

            Parabéns, EPTV.  Parabéns, Assembléia.  (Palmas.)

 

            O SR. PRESIDENTE - DUARTE NOGUEIRA - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Sampaio.

 

            O SR. CARLOS SAMPAIO - PSDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Caríssimo Presidente, gostaria inicialmente de agradecer ao PSDB, que me permitiu nesta data partilhar desta justa homenagem que a Assembléia presta à EPTV, em especial aos colegas Célia Leão, Sidney Beraldo, Milton Flávio, que hoje representa o Governador, e o próprio Presidente desta sessão, Duarte Nogueira, que teve a iniciativa feliz, aliás como de costume, de reconhecer nessas empresas que realmente prestam relevantes serviços para a sociedade, o valor que hoje a Assembléia declara de público.

            Queria dizer que, em que pese esse problema de saúde que enfrentei e que motivou até uma licença minha da Assembléia, fiz questão de estar aqui hoje.  É uma alegria muito grande não só pelo fato de Campinas sediar a EPTV, pelo fato de poder de viva-voz cumprimentar o Dr. José Bonifácio Nogueira Coutinho, cuja história dita ser ele um cidadão por inteiro, que passou, seja na atividade política, jornalística, televisiva, seja na sua atividade como cidadão, sempre deixando uma marca indelével de sua postura séria e digna, diferente de tantos outros que vêm em sua história mácula, farpas.  Ao contrário, sua grande virtude está exatamente no caminho e na história que V. Exa. trilhou.  Essa alegria é também redobrada porque me encontro aqui com os seus filhos, que me permito chamá-los de Tony e Boni, que juntamente com o seu outro filho Sérgio, são diletos amigos, de quem tenho o privilégio de partilhar a convivência social.

            Gostaria de dizer também que a imprensa que hoje se homenageia, a EPTV em especial, tem essa razão de ser nesta justa iniciativa desta justa iniciativa do nobre Deputado Duarte Nogueira, por tudo o que representa, porque é uma imprensa séria,  é uma imprensa investigativa, é uma imprensa com responsabilidade social, é uma imprensa que abre a sua atuação para o lazer, esporte, cultura, abrangendo todos os setores sempre com a mesma postura séria, como tem que ser a imprensa, transparente, séria, independente e imparcial.

            Portanto, cumprimentando a EPTV pelos seus 20 anos, e também me dou o direito de cumprimentar o Estado de São Paulo por sediar tão ilustre, competente e séria emissora, empresa do nosso Estado.

            Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

            O SR. PRESIDENTE - DUARTE NOGUEIRA - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Dorival Braga, pela Bancada do PTB.

 

O SR. DORIVAL BRAGA - PTB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, meus queridos colegas Deputados, minhas colegas, nossas queridas Deputadas que estão sempre presentes com aquele sorriso tão gostoso, quero neste instante  parabenizar a EPTV.

            Sr. Presidente, não vou seguir a linha dos que aqui me antecederam, que  teceram com tão bons argumentos parabenizando a EPTV. É o que eu vim fazer também, mas de uma forma diferente, porque, afinal de contas, quero enaltecer o nosso Governador Mário Covas, aqui representado pelo nobre Deputado Milton Flávio. Quero parabenizar também o nosso querido José Bonifácio Coutinho Nogueira, que uma vez foi candidato a Governador do Estado, estava na minha terra, e eu ainda garoto, querendo chegar perto daquele candidato, na casa do Joaquim Coelho Filho;  sendo pequeno eleitor na época e não tendo prestígio nenhum,  pelo menos eu queria dar o meu voto a uma pessoa  decente  que desse  para a EPTV e  para o Estado de São Paulo aquilo que queríamos.

            Perdemos naquela   oportunidade, mas ganhamos de uma outra forma, pois ele veio também com os recursos de  sua inteligência  e capacidade e tudo aquilo que ele  podia  fazer    para  traduzir os anseios da nossa gente.

            “Chega depressa; vem aqui” Afinal de contas eu tinha que vir, porque senão meu filho André, Prefeito de Porto Ferreira, não iria nunca me perdoar, porque ele queria que eu estivesse presente para poder parabenizar o pessoal da EPTV Central, onde comungamos  com o Lobbe Neto, com o nosso querido Dimas Ramalho e toda a nossa região. Todos os Deputados aqui presentes participam da EPTV, seja  em Minas,  Ribeirão Preto, São Carlos e  Porto Ferreira, não resta dúvida, cidade linda, é a minha Capital, é aquela a quem devoto a minha vida toda. E, falo sim, pelas autoridades e pelo povo da minha região, aquele povo de Santa Rita do Passa Quatro, Descalvado, Palmeiras, Casa Branca, Tambaú, Pirassununga, Leme, daquela gente bacana!

            Querido José Bonifácio Coutinho Nogueira, venho falar o quê? Parabenizar a sua equipe; parabenizar a EPTV, parabenizar sempre e cada vez mais. Mas, não posso me  esquecer que um dia, chegando em São Paulo, como Prefeito de Porto Ferreira, houve um cataclismo, vamos dizer assim,   o maior derrame de lixívia que a Champion  de Mogi Guaçu derramou no  Mogi Guaçu, derretendo e acabando com todos os peixes; acabando com a fauna e a flora, arrebentando com o meu rio, onde o meu pai  sempre  pescou  profissionalmente para  me dar condições de ser um dia dentista em Araraquara e  poder também me transformar em alguém que teria  condições de dirigir a cidade de Porto Ferreira por dez anos. E eu ali, na beira do rio, chorando copiosamente como  todos os que lá estavam, vendo a fantástica mortandade de todos os peixes no rio Mogi. Eu tinha certeza absoluta que ali acabava a nossa Mogi  e depois  saí da Prefeitura Um dia a EPTV lança, em forma de documentário, “O Canto da Piracema.” Ai, sim,  tínhamos vontade de chorar ao ver  que a natureza fez brotar, novamente, a evolução  da água preta,  na cachoeira  Emas, de onde bebo  água até hoje. Saciamos a nossa sede e ali temos o leito de Mogi, dando condições a todos. Foi por meio da EPTV que  tive  condições, novamente, de vida. Por isso vim aqui  com   meus amigos da minha região,  parabenizar a EPTV que cobre a minha Porto Ferreira. (Palmas.)

 

            O SR. PRESIDENTE DUARTE NOGUEIRA - PSDB - Tem a palavra a nobre Deputada Célia Leão, da Bancada do PSDB.

 

            A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - SEM REVISÃO DA ORADORA - Sr. Presidente em exercício, Deputado Duarte Nogueira, Deputado Milton Flávio, representando o Governador Mário Covas, Prefeito Vitório Antoniasi da cidade de Valinhos,  Srs Vereadores, Senhoras, Senhores,  grande família EPTV,  patriarca Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira. Poderia cumprimentar a família de V. Sa na pessoa de seus filhos e costumo dizer que o  mestre mostra que é um grande mestre quando, nos seus ensinamentos, faz com  que  seus alunos supere o mestre . Naturalmente V. Sa tem certeza da superação de seus filhos e sua família nessa caminhada. Cumprimento os meus companheiros Deputados desta Casa, especialmente os Deputados de Campinas  como  Carlos Sampaio, Sidney Beraldo, os senhores que saíram das suas cidades deixando seus afazeres para participarem de uma justa homenagem.

Fui convidada a assomar a tribuna e fazer ecoar a voz feminina no Parlamento, nesse momento de festa, uma vez que o Deputado Carlos Sampaio já falou pelo  PSDB. Não quero me estender, mas não quero deixar de registrar a alegria que é participar não só da noite, mas do dia e das horas em que  a EPTV leva, aos nossos lares, a informação, o entretenimento, a novela, o jornalismo. Para  criança ou adulto, há sempre um programa  do seu gosto. A EPTV  começou  simples, assim como essa família que leva a EPTV à frente.

Dr. José Bonifácio, com certeza  V. Sa. como grande empresário, conhece os resultados da sua grande empresa, que arrebentou fronteiras do Estado, da região e do Brasil. Nós que temos filhos e família conhecemos os resultados, pois, na hora que uma criança de 12, 9 e 5 anos - idade dos meus filhos -, quando chega do colégio, a primeira coisa que faz é apertar o botão e localizar a EPTV nos programas infantis, naqueles programas que, na verdade, chamam a atenção de nossas crianças. A criança é sábia. Quando escolhe é porque o caminho que escolheu é o melhor. E  V. Sa.  sabe disso, sabe o que estou dizendo. S. Sa. comprova  nesta festa bonita e seus funcionários, como já foi dito aqui, do mais simples, aqueles que recolhem  os papéis picados na manhã seguinte para que a sala fique em ordem para o trabalho,  àqueles que acendem as luzes, os câmeras, os que ligam os refletores, os que saem às ruas para fazer o jornalismo, todos , cada um na sua função, são importantes. Criaram essa grande empresa e deram esse  resultado ao Brasil.

            Quero aqui  aplaudir, parabenizar V. Sa. e sua família que tiveram a coragem e a ousadia de criar uma empresa como essa. Vejo  aqui o nobre Deputado Milton Flávio,  representando o Sr. Governador Mário Covas,  esse grande homem que lutou nos idos de 50, 60 e especialmente 70; nas suas lutas bravias e difíceis foi cassado, preso e perseguido. E tudo isso fez, Dr. Coutinho Nogueira, exatamente para garantir a liberdade no Brasil, para garantir que V. Sa. com sua família, com ousadia, coragem e competência pudessem montar uma empresa onde hoje, é voz corrente no Brasil e na nossa região,  existe liberdade de expressão, aquilo que as pessoas querem dizer e ouvir. É V. Sa. o bom culpado por tudo isso. Leve na sua caminhada, na sua vida, junto com sua família a história que V. Sa. construiu. Por certo, hoje, Campinas e região, Ribeirão Preto e região, sul de Minas e região e o grande centro e região já não são mais os mesmos lugares, os mesmos locais depois que passou a EPTV por ali levando a informação e o trabalho sério. É isso que gostamos de ver, de ouvir e de aplaudir. Como disse o nobre Deputado Dorival Braga, V. Sa. poderia há anos ter sido nosso Governador. Por certo, São Paulo perdeu a oportunidade mas Deus escreve certo por linhas tortas. V. Senhoria, com certeza, se naquele momento não ocupou um posto à sua altura, capacidade e competência foi porque Deus escreveu, naquele momento, que V. Sa. tinha um outro caminho a trilhar e construir para São Paulo e para o Brasil aquilo que construiu: liberdade, informação e igualdade. Por meio do trabalho de V. Sa.  chega em  cada casa, em cada família a informação para  a comunidade, as famílias  procurando o bem comum.

Quero aqui, de público, parabenizar cada um e cada membro dessa família EPTV, especialmente o nobre Deputado Duarte Nogueira que teve a sensibilidade de realizar essa festa hoje, aqui na Assembléia Legislativa. Isso fica registrado nos anais da Casa e, mais do que isso,  na história do Brasil. Receba o nosso carinho, nosso aplauso e que Deus o abençoe. Muito obrigado.


            O SR. PRESIDENTE - DUARTE NOGUEIRA - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Rafael Silva, que falará em nome da Bancada do PDT.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PDT - Sr. Presidente em exercício, nobre Deputado Duarte Nogueira, em seu nome quero cumprimentar todos os Srs. Deputados e colegas aqui presentes; em nome do Sr. Nogueira, jovem Prefeito de Indaiatuba, quero cumprimentar  todos os outros políticos com mandato que aqui se encontram e mesmo aqueles sem mandato. Esta Casa tem feito justiça na medida em que se propõe  a aqui realizar sessões solenes que levam para a população, através do “Diário Oficial”, a informação de nossa preocupação com as coisas boas de nosso Estado e de nosso País.

Sr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, muito se falou a respeito de V. Sa. e de seus filhos, Sr. José Bonifácio Filho, Sr. Antonio Carlos e dos demais membros de sua família. Sua capacidade  empreendedora demonstra o grau, o status de grandeza  - não o status social, a posição financeira e econômica -  de um homem de coragem e determinado que acredita em idéias e as põe em prática.

Quero citar algumas coisas pequenas mas que representam  muito  para determinados segmentos da população. A televisão tem uma força fantástica. E o “Fantástico” apresentou uma senhora que é uma professora deficiente visual. Para muitas pessoas isso não é nada mas para aqueles que precisam de um exemplo, aqueles que vivem nas trevas é muito importante uma apresentação desse naipe. Fui Vereador durante oito anos em Ribeirão Preto e quando lancei minha candidatura a EPTV fez uma matéria demonstrando que um cego procurava participar da vida pública. Em uma feira de Ribeirão Preto recebi um abraço de uma senhora que, chorando, falou-me de  seu filho que tinha visão subnormal, enxergava muito pouco mas, como outras crianças, ficava grudado na televisão. Ele conseguia ver as imagens na televisão pela claridade, pelo contraste. Esse garoto, depois de assistir àquela reportagem falou para sua mãe: esse homem é totalmente cego e eu enxergo um pouco. Esse homem é candidato a Vereador de Ribeirão Preto e eu posso fazer muita coisa. Essa senhora chorando, contou-me esse fato, disse  que a televisão levou ao seu lar uma esperança. Principalmente por ser uma família humilde, essa esperança muito representou.

A EPTV um dia fez uma matéria em Ribeirão Preto sobre uma cadelinha que acolheu alguns gatinhos recém-nascidos e abandonados. Essa cadela conseguiu fazer com que aqueles  gatos sobrevivessem. Então, foi uma matéria interessante porque, através dessa matéria singela, tivemos uma mensagem de esperança. Muitas crianças precisam do apoio de outras famílias, de outras pessoas e aquela cachorrinha acolhendo os gatinhos demonstrou que não existe distância entre os animais quando se pretende, realmente, eliminar essa distância. E entre os seres humanos a televisão pode eliminar a distância, os hiatos, as injustiças e o papel que nos cabe, Sr. José Bonifácio, é muito importante. Quando nascemos recebemos os talentos que se apresentam de diversas formas. O político tem oportunidade de ser útil e deve ser útil. Quem é responsável por um órgão de comunicação também tem uma grande responsabilidade de levar informações às pessoas. E já foi dito, há muito tempo, que a informação é a matéria prima da consciência. Sem informação não existe consciência. A EPTV tem levado a informação não apenas ao pessoal de Ribeirão Preto mas, sim, de toda a região. São dezenas de municípios atingidos por  programas sérios, com profissionais responsáveis.  Temos, ali, inclusive, o Marcos Frateschi, que representa esse corpo de trabalhadores da EPTV e representa com sentido ético, preocupado com tudo de bom que possa ser levado para cada casa e para cada família, respeitando sempre aquele sentido profissional que ele tem e todo o corpo de funcionários passa a ter, inspirados nesse exemplo que ele representa e demonstra.

            Ribeirão Preto tem duas fases em sua história : uma antes da EPTV e outra depois da EPTV. Nossa cidade passou a ser mais conhecida, o nosso povo passou a ter influência mais decisiva em toda a região, e a região toda ganhou porque Ribeirão Preto representa uma cidade com um índice elevado de desenvolvimento, com uma qualidade de vida até invejada em nível de Brasil, e através da EPTV mandamos a informação para dezenas de municípios que procuram  seguir o mesmo caminho.

Fui Vereador durante oito anos em Ribeirão Preto e tivemos a oportunidade de fazer justiça à antiga TV Ribeirão, hoje EPTV, na Câmara Municipal. Agora, nesta Casa, quero homenagear a iniciativa do Deputado Duarte Nogueira, que foi muito feliz e que trouxe para cá esse grupo empresarial para que ouvisse dos Deputados desta Casa as colocações que aqui foram feitas. Na medida em que reconhecemos esse trabalho sério e profissional, passamos também a dar a esse grupo empresarial mais responsabilidade, porque, com o trabalho reconhecido, eles entendem também que os frutos estão sendo colhidos. A sociedade como um todo é um termômetro de uma realidade, e quando é  beneficiada e demonstra esse reconhecimento, as pessoas que trabalham em favor dos  semelhantes passam a ter um objetivo maior e mais amplo das necessidades dessa própria sociedade. Esta Casa foi muito feliz pela iniciativa do nosso colega Deputado Duarte Nogueira e tenho a certeza de que a EPTV vai continuar esse seu trabalho sério, levando para cada casa, de forma responsável, a informação adequada.

Sr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, quero cumprimentá-lo e a toda a sua família e dizer que V. Sa. não está sozinho nessa luta. Vossa Senhoria tem os seus familiares que o apoiaram e o apóiam e uma esposa que também representa um ponto positivo em seu sucesso. Tem um corpo de funcionários em Ribeirão Preto que segue  a sua trilha e os seus caminhos.

Aproveito, também, para cumprimentar o Deputado federal Antonio Palocci e em seu nome cumprimentar os Deputados federais que com certeza gostariam de estar aqui. Parabéns ! (Palmas.)

 

            O SR. PRESIDENTE - DUARTE NOGUEIRA - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Edmir Chedid, líder da Bancada do PFL.

 

            O SR. EDMIR CHEDID - PFL - Nobre Deputado Duarte Nogueira, Presidente desta sessão que homenageia a EPTV de Campinas, nobre Deputado Milton Flávio, representante do Governador Mário Covas; Sr. Presidente da EPTV, Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, seus filhos diretores José Bonifácio Coutinho Nogueira Filho e Antonio Carlos Coutinho Nogueira, é com prazer que hoje estamos aqui falando em nome do nosso partido, o PFL, e em nosso próprio nome nessa homenagem que a Assembléia Legislativa faz através da iniciativa do nobre Deputado Duarte Nogueira.

            Sem dúvida, todos aqueles Deputados que já me antecederam têm uma característica muito melhor e especial que a minha que é saber falar com tranqüilidade e tudo aquilo que desejam, como a nobre Deputada Célia Leão sempre o faz nesta Casa. Venho aqui singelamente parabenizar os Deputados que fazem parte dessa alegria no dia de hoje.

            Vejo o Deputado Duarte Nogueira, o Deputado Nelson Salomé, de Araras; o Deputado Lobbe Neto, de São Carlos; o Deputado Carlos Sampaio e a Deputada Célia Leão, de Campinas; o Deputado Rafael Silva, de Ribeirão Preto; o Deputado Sidney Beraldo, de São João da Boa Vista; o Deputado Dimas Ramalho, de Araraquara; o Deputado Aldo Demarchi, de Rio Claro, o Deputado Dorival Braga, de Porto Ferreira; o Deputado Vanderlei Macris, de Americana, o Deputado Roberto Morais, de Piracicaba; o Deputado Geraldo Vinholi, de Itápolis e o Deputado Peterson Prado, de Campinas. São 14 Deputados estaduais na Assembléia Legislativa que todos os dias com certeza, quando estão na sua base eleitoral, acompanham a programação da EPTV,  ficam informados por ela e sem dúvida nenhuma são motivados por muitas das reportagens reproduzidas para fazerem o seu trabalho na Assembléia Legislativa.

            Vejo aqui, e temos que parabenizá-los, os Prefeito de Valinhos, Vitório Antoniazzi, de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, de Porto Ferreira, André Braga, filho do Deputado Dorival Braga, Dagnone de Melo, de São Carlos, Cleide Ginato, de Américo Brasiliense, vários outros e também Vereadores que estão aqui ligados à política mas que sem dúvida nenhuma sabem respeitar o trabalho que essa família vem realizando pelo Estado de São Paulo.

            Sem dúvida nenhuma todas as matérias veiculadas pela  EPTV Campinas têm uma integração com a região. Sem dúvida nenhuma é um trabalho de utilidade pública que essa TV faz seja pelo documentário, pelo jornalismo, pela informação da região no dia a dia, pela educação que a própria TV pode transmitir, pelo entretenimento e pela forma democrática como ela conduz os seus trabalhos.

            Tenho a certeza  que a EPTV Campinas, além de fazer tudo aquilo que os nobres Deputados que me antecederam já puderam colocar, faz também aquilo que é importantíssimo no nosso Estado e no nosso País, que é a criação e a geração de empregos, e a qualificação técnica. É uma TV à altura do povo  de São Paulo e do povo brasileiro, sempre levando a verdade e a esperança.

            Todos sabemos que a televisão demonstra momentos tristes. O Deputado Dorival Braga falou sobre o problema das drogas, da violência, da miséria, do desemprego, das enchentes e de tudo aquilo de ruim que convivemos no Estado. Mas também sabemos que a EPTV Campinas procura fazer um trabalho de combate às drogas, ajuda na criação e geração de empregos, e divulga isso ao Estado inteiro, na prestação dos serviços e no turismo.

            Quinze por cento da Assembléia Legislativa tem a sua base territorial atingida pela EPTV Campinas ou vice-versa. Cumprimentamos também o Deputado federal Antonio Palocci, de Ribeirão Preto.

            A EPTV Campinas divulga ainda,  e procura incentivar,  o esporte. Ainda era bem jovem e morava no município de Serra Negra. Morei lá durante um tempo da minha vida até 1.984, e recordo-me muito bem daqueles passeios de moto que a EPTV Campinas fazia por todo o circuito das águas. Aquilo movimentava o turismo e as lojas, e até hoje  a região dos circuito das águas agradece à EPTV pelo incentivo que deu às estâncias turísticas da nossa região.

            Fico feliz porque a EPTV de Campinas além de falar política com tranqüilidade, com seriedade e com transparência, sem pender para um lado ou para outro, também procura levar história, cultura e lazer aos seus telespectadores.

            Vemos a EPTV Campinas, que é uma TV realmente que tem um objetivo. Tenho certeza de que, em todo conglomerado do tamanho da EPTV - Campinas, os seus diretores passam a olhar pela credibilidade de seus funcionários junto à população, pela credibilidade e os serviços que ela realiza. Tenho certeza de que cada funcionário da EPTV- Campinas, seja ele o mais simples, até o seu diretor, sem dúvida nenhuma, - eu não conheço, estou falando por pensar dessa forma - sabe preservar os bons funcionários. Sabe dar a eles aquele treinamento necessário, mas sabe respeitar a individualidade de cada um e o trabalho que cada um faz no engrandecimento dessa empresa.

Estava dando uma olhada no “release” que o nobre Deputado Dorival Braga me emprestava, são dois milhões e meio de domicílios que a EPTV nas suas emissoras alcança, são 250 municípios, ou seja, 5% dos municípios brasileiros são atingidos pela EPTV-Campinas. Isso demonstra, com esses números para nós todos que estamos aqui, a responsabilidade de um grupo, liderado por alguém que, sem dúvida nenhuma, deu à TV Cultura aquilo que ela tem hoje, no seu início e dá à nossa região e ao nosso Estado muito trabalho e demonstra a riqueza da nossa região.

Parabéns a todos os diretores da TV e a todos os funcionários e parabéns ao Deputado Duarte Nogueira, pois, sem dúvida nenhuma, foi de fundamental importância essa sessão realizada no dia de hoje, para homenagear pessoas e uma empresa e os seus funcionários, que realmente prestam um serviço à comunidade de São Paulo.

Muito obrigado. (Palmas.) 

 

O SR.PRESIDENTE - DUARTE NOGUEIRA - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Sidney Beraldo, 1º Vice-Presidente desta Casa.

 

O SR. SIDNEY BERALDO - PSDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, ilustres convidados,  em primeiro lugar, queria pedir a paciência do Presidente da empresa, Dr. José Bonifácio e o seus filhos e de todos que estão presentes aqui hoje pela quantidade dos discursos dos Deputados, eu já sou o décimo a ocupar esta tribuna. Mas isso é um pouco o reflexo da representatividade política e da importância da região, que a EPTV atinge, como disse o nobre Deputado Edmir Chedid. Nós temos 15 Deputados estaduais - é a informação que tenho - e 8 Deputados federais. Quer dizer, são mais de 15% desta Casa que estão representados nessa região. Só a região de Campinas representa em população e um PIB maior do que a Finlândia, se somado com a região de São Carlos e de Ribeirão, nós teremos quase duas finlândias nessa região. Essa é a dimensão da nossa região e extrapolando a dimensão do nosso País.

Quero rapidamente cumprimentar o nobre Deputado Duarte Nogueira pela iniciativa de realizar essa sessão solene e de toda essa região pelo privilégio, porque sem dúvida é um privilégio para a nossa região ter uma empresa desse porte. Eu anotei aqui três pontos que eu considero fundamentais. Primeiro, que nós vivendo num mundo globalizado; dizem os entendidos que temos cada vez mais que pensar globalmente e agir localmente, agir regionalmente, e é exatamente esse o papel da EPTV, na sua contribuição.

O segundo ponto é que nós verificamos que o grande capital hoje é a informação, é a informação e a formação e é exatamente esta uma das missões que a EPTV traz para a nossa região, dando oportunidade inclusive de as empresas regionais divulgarem o seu trabalho, os seus produtos, que não seria possível se não tivesse uma empresa que agisse regionalmente. E uma outra questão, não se mede uma empresa hoje só pelo seu balanço, pelo resultado do lucro, pelo balanço econômico, mas também pelo balanço social. E nesse aspecto a EPTV vem produzindo, sem dúvida nenhuma, resultados muito positivos e que têm dado um extremo desenvolvimento social e econômico para a nossa região. Dentro dessa visão, exatamente de fazer um trabalho integrado com a sociedade, o balanço social da sua empresa, Dr. José Bonifácio, é muito positivo e nós todos reconhecemos isso.                               Parabéns e muito obrigado pelo privilégio de termos uma empresa desse porte na nossa região. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - DUARTE NOGUEIRA - PSDB - Encerrando a lista dos oradores inscritos, passo agora a palavra ao nobre Deputado Petterson Prado, da Bancada do PPS.

 

O SR. PETTERSON  PRADO - PDT - SEM REVISÃO DO ORADOR  - Sr. Presidente desta sessão solene, nobre Deputado Duarte Nogueira,  nobre Deputado Milton Flávio, representando aqui o nosso Governador do Estado, Srs. Deputados federais e estaduais, senhoras e senhores presentes, Prefeitos, Sr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, Toni e o Boni também e esposa, a vivência deste Plenário é uma vivência de muitas divergências, isso é no dia-a-dia, todos os Deputados que estão aqui, os 14 Deputados, discordamos em cima de vários temas, saúde, educação, finanças, muitas vezes discussões que envolvem sentimentos, emoções, razão, mas uma coisa com certeza nenhum de nós que está aqui presente pode divergir e todos concordamos com isso, que é a força e a importância da EPTV Campinas, que tem no desenvolvimento regional das cidades que estão aqui representadas. Isso é uma coisa que todos nós concordamos com certeza. E essa força é dada por uma audiência, e todos sabemos que a grande maioria da população das nossas regiões vêem, ouvem, assistem a EPTV Campinas, que na verdade muitas das coisas que são colocadas são pautadas pelo que a EPTV muitas vezes coloca nos seus noticiários e muitos dos problemas que muitas vezes levamos daqui para casa são problemas que a EPTV coloca como temas importantes, de envolvimento com a nossa região. Mas mesmo com todos esses esforços que vemos por parte da EPTV e de quem a dirige, nós ainda vivemos numa região, no caso da Região Metropolitana de Campinas, com extremas desigualdades. Desigualdades essas que, ao mesmo tempo em que nós temos uma grande colaboração no PIB nacional e no PIB estadual, nós temos pessoas ainda hoje que não conseguem se organizar e não podemos considerá-las como cidadãos. E aí vem um grande desafio, que é o dos programas regionais. Já há 10 anos a gente vem discutindo a abertura dos programas regionais, do aumento dos programas regionais diante das emissoras. Porque nós sabemos que as grandes emissoras não conseguem isso, a emissora Globo, por exemplo, consegue muito timidamente chegar a alguns problemas regionais na sua amplitude. Mas a EPTV consegue fazer propostas, programas, envolvimento da sociedade quando ela faz os seus programas regionais.

Queria aproveitar a presença aqui dos Deputados federais, que na verdade acho que essa é a grande luta que temos que fazer, para que as emissoras regionais - e aí não só as EPTV, mas todas as outras emissoras regionais - tenham mais espaço durante a programação. E que a gente tenha um pouco menos essas regras que vêm das emissoras nacionais e que, muitas vezes, dão pouco espaço para os programas nacionais.

            Temos aqui, por exemplo, “O Canto da Terra”, um exemplo de programa regional de excelente qualidade, que é feito por profissionais da EPTV Campinas com pessoas da terra, mostrando ali a natureza, o meio ambiente. Temos que ter mais isto. Para isto, temos que ter abertura desses programas regionais, desses espaços de televisões, para que possa atingir mais diretamente tantos problemas que se colocam hoje para a população e, muitas vezes, as emissoras regionais sentem-se um pouco atadas para desenvolver de maneira mais ampla um debate muito mais completo junto à comunidade.

  A comunicação, sabemos, tem um grande papel. Eu, como Deputado, consigo falar com 300, 500, mil pessoas por semana; uma EPTV consegue falar com dois, três milhões de pessoas em 290 municípios. É muita força. Esta força precisa ser aumentada nesses programas regionais, nesses espaços regionais. É um grande papel que os Deputados federais, com apoio dos Deputados estaduais, poderão estar colocando a EPTV na direção da família,  aumentar essa força e atingir de maneira muito mais abrangente a nossa comunidade.

            Quero parabenizar o nobre Deputado Duarte Nogueira por esta brilhante iniciativa, parabenizar a EPTV Campinas para que continue com esse trabalho. Precisamos estar juntos, trabalhando em conjunto com esta comunidade que acredita, que respeita e que dá essa credibilidade para a EPTV hoje no nosso Estado de São Paulo.  Parabéns aos senhores!

 

            O SR. PRESIDENTE - DUARTE NOGUEIRA - PSDB - Tem a palavra o Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, diretor Presidente da Emissoras Pioneiras de Televisão.

 

            O SR. JOSÉ BONIFÁCIO COUTINHO NOGUEIRA - Sr. Presidente, nobres Deputados, senhores Deputados federais, Prefeitos municipais, amigos aqui presentes, depois de ouvir com atenção um a um os discursos generosamente aqui pronunciados, tenho um certo receito de que minhas palavras sejam marcadas pela saudade. Mas, a verdade, Sr. Presidente, é que ao chegar a esta Casa encontrei-me com V. Exa., conterrâneo nas raízes familiares de Baependi, Sul de Minas Gerais, por sinal. E, ainda, não era V. Exa. nascido e eu já freqüentava, como político, a sua casa, aliás muito bem atendido, sempre. Seu pai, um político então com grande experiência, com grande liderança, acolhia o secretário da Agricultura, da época, com 33, 34 anos, até que ele se tornou Governador. Estes fatos se passaram. Mas, a presença de seu pai ficou, como homem cordial, correto, político de primeiríssima qualidade, bom de urna como poucos. Então, a expectativa do passado projeta-se para o futuro. Vejo aqui o seu filho com o mesmo jeito paulista, mas também mineiro, habilidoso, inteligente, não escondendo uma acentuada vocação política.

Recordo-me, Sr. Presidente, esta Casa presidida por outro companheiro de militância administrativa, Vanderlei Macris. S. Excelência numa postura ou noutra, mas resolvendo problemas da educação no Estado de São Paulo, sem nunca termos falado em qualquer negociação política que não fosse a concessão de escolas. Hoje, passado tanto tempo, reencontro aqui o mesmo jeito, com a mesma firmeza, com a mesma vocação  transponho essa lembrança para este Plenário.  Eu, aqui, vim algumas vezes, estava me recordando, há pouco, de quando resolvemos criar o CEASA. A criação do CEASA foi uma iniciativa naquela ocasião extremamente controvertida.  Dizia-se que o rapaz que estava à frente da secretaria era um inexperiente que comprara não um terreno, mas uma fazenda para fazer um mercado, pensando em termos do mercado do Parque D. Pedro.

Naquela ocasião, lembro-me muito bem, surpreendi os Srs. Deputados com uma afirmação de que tinha um remorso de ter feito o Estado comprar um terreno tão pequeno, porque, na verdade, deveríamos ter comprado dois: um para a Zona Sul e outro para a Zona Norte da cidade de São Paulo. Passado o tempo, vejo que estávamos certos. Recebemos o apoio da Assembléia Legislativa e torcemos todos para que um dia outro CEASA seja construído. Mas, de qualquer forma, o CEASA hoje é um adjetivo, é uma forma de comercialização nascido de um sonho.

Outra vez que aqui estive, já bem mais polêmica, foi na primeira aprovação neste Pais de uma lei sobre a utilização da terra, chamada  Lei de Revisão Agrária, que é mais ou menos tudo isto que está em discurso, em agitação e que, naquela época, havíamos colocado num projeto de lei que transferia o Imposto Territorial Rural para a gestão de um fundo, para que esse fundo pudesse alimentar, com esses recursos, os assentamentos naquela ocasião chamados de Plano de Colonização. Se, nesses 25 anos, tivéssemos seguido essa trajetória, o problema estaria esvaziado, estaria na normalidade de um ato administrativo comum. O fato de represar-se pela revogação da lei o curso histórico, criou-se certamente uma enxurrada pouco lógica  e que seguramente terá que encontrar a sua normalidade um dia, em algum momento.

A terceira vez, lembro-me bem, neste mesmo plenário, desta vez como convocado, não mais na posição de alguém que quisesse expor o plano de redistribuição da rede física na Secretaria da Educação. Dizia-se que estávamos fazendo um planejamento equivocado e por isso o Secretário deveria prestar satisfações à Assembléia Legislativa. 

Passados mais de 20 anos, aquela reforma administrativa ainda é a mesma e nenhum  secretário,  de muitos brilhantes que por lá passaram e alguns nem tão brilhantes, sequer propôs a sua alteração. Portanto, a minha consciência é que naquele momento se deu um passo à frente, localizando a clientela escolar na proximidade da escola, terminando com aquele pedágio, entre aspas, que às vezes eram cobrados nas escolas melhores para se receberem os alunos de pais mais poderosos.

            A redistribuição da rede física democratizaria, como de fato democratizou, o acesso à escola.  Cada um chega à sua escola de acordo com o bairro em que mora.  Essa tese, que é uma tese de bom senso, foi de tal maneira polêmica na época, que eu me lembro que o Líder do Governo, que deveria prestar toda assistência ao seu Secretário, se assustou tanto que não compareceu à Assembléia.  Eu fiquei na cadeira, ali ao lado, onde está o meu filho Boni, a debater com a Assembléia inteira.  E o que foi para mim importante, ao final tivemos o procedimento reconhecido, desencadeando o processo. Nessa projeção de saudade, talvez por que tenha exercido alguns cargos políticos certamente, mas sempre sob império absoluto do interesse administrativo, sem nunca transigi-lo, tendo passado por três Secretarias, e tendo exercido a Presidência da Fundação Padre Anchieta, graças a Deus nunca tive um arranhão, nunca sofri nenhum desgaste por qualquer crítica em matéria administrativa. Isso me levou à Presidência da Fundação Padre Anchieta.  Numa época dificílima para o País.  Dificílima, porque estávamos presidindo uma fundação de direito privado, acolhendo recursos do Estado, e sofrendo a pressão permanente do Estado para interferir na gestão política da televisão. Esse embate tem diversas facetas bastante importantes, que não vêm ao caso rememorar. Mas o importante é que ao final, quando se deu a eleição, que foi, se não me engano, a mais livre do Brasil - digo a mais livre, porque os Deputados ainda só apareciam na televisão com suas fotografias e mais nada - todo o material da oposição, todo ele, do então MDB, assim como da ARENA, foram feitos pela produtora da TV Cultura por igual.  O que tinha um, tinha o outro. Esse espírito que leva a submissão do homem à função que lhe é delegada é que me levou, no caso da EPTV, a uma linha de conduta extremamente inusitada para a época.  Hoje, nem tanto, mas ainda assim presente.  Nunca um Deputado, Prefeito ou empresário conseguiu qualquer tipo de lobby junto à televisão para ver sua idéia preponderar sobre a  idéia do outro.  Sempre tivemos a cautela, e essa cautela é nossa direção, e nossa da casa, da família EPTV.  É termos independência.  E os poucos que transigiram com essa independência tiveram de nos deixar, porque mantemos isso, ainda hoje, como a razão de ser da concessão pública que nos foi conferida.

            Sabemos que somos concessionários de um serviço público.  Não temos de julgar.  Se é verdade religiosa, ideológica ou partidária, se a nossa verdade é melhor ou pior que a nossa - isso para a televisão como veículo não tem a menor importância, desde que se divulguem as duas.  O público é que escolhe qual a verdade que se afina mais ou menos com a sua própria maneira de pensar, sentir e agir.  Essa marca e esse pensamento é que trazem toda essa referência simpática dos Srs. Deputados.  Eles sentem na sua comunidade que nós corremos atrás do factual, do fato que acontece.  Para o que o político faz de importante, ele tem de contar com a televisão para divulgar.  Não a promessa, que é bastante simples, e agora, que estamos nos aproximando do ano eleitoral, vemos o quanto a promessa passa acima do fato.  Temos de ficar no fato e não na promessa.  Para os nossos debates na televisão todos os partidos são sempre convidados.  Só não vão os que não querem ir.  Nunca deixamos de convidar alguém, porque eventualmente a nossa posição de cidadão não fosse a posição desse ou daquele candidato a qualquer cargo.  Isso está ligado um pouco, senão muito, à nossa raiz.  Somos, como grupo econômico, um grupo radicado na postura campineira.  O campineiro não é meio - ele é por inteiro as coisas.  E nós formamos nossa família, lá atrás, possivelmente na pessoa do meu bisavô, com esse sentimento campineiro de ser as coisas integralmente.  Não temos, a não ser como conseqüência da expansão da televisão, negócios fora da região.  A paixão nossa é uma paixão interiorana e uma paixão regional.

            Quando a televisão passou a ser a grande voz, descobrimos o que se descobre todo dia.  Há uma camada da população excluída dessa voz.  E o interior era excluído dessa voz.  Então decidimos fazer da EPTV uma estação do interior.  Tão ousada era a idéia - não se confiava no interior, que economicamente era discriminado como alguma coisa destinada à pequenez econômica - que na concorrência que ganhamos só havia elementos desvinculados da área, pois todos vinculados à área acharam que fazer estação de televisão no interior era perder dinheiro, perder dinheiro para alguns, perder tempo e dinheiro para outros.  Ninguém acreditava no que se passava.             Hoje, por todo o Brasil somos o primeiro, e usamos com orgulho o nome de pioneira, porque fomos mesmo os pioneiros, mas todo o Brasil disputa concessões das estações feitas, aliás hoje feitas com critérios muito objetivos, e disputa com duas convicções.  A primeira que o interior já tem mercado, e a segunda, que aqui vale registrar, que esse mercado vai crescer e se expandir. 

Quem pensar que a globalização é centralizadora comete um equívoco preliminar de economia.  Ela é eminentemente descentralizadora.  A fábrica da Alemanha vem se instalar no Brasil não por que gosta de praia, mas porque acredita no mercado.  A empresa que virá ou com recursos nacionais ou com recursos estrangeiros, virá para a área que lhe convenha vir, de acordo com as possibilidades da região.  E o interior é a grande região.  Hoje, não se pode criticar São Paulo, até por que é manchete de jornal e ficaria um pouco redundante falarmos dos pecados que a Capital de São Paulo tem. Mas há  o fato de que o interior está assumindo aspectos novos de desenvolvimento. Essa idéia   monetarista/desenvolvimentista é prévia de palanque eleitoral, na verdade. Não  que eu não queira o desenvolvimento. Não há nenhum empresário no mundo que não entre senão pensando no desenvolvimento; em um país quebrado o empresário sai, não entra.

            Precisamos pensar todos os dias que há crença no Brasil, há crença no interior do Brasil que  as capitais esgotaram o seu ciclo. Então, novos negócios e novas angústias estão surgindo,  assim como novas oportunidades; a área de serviços  é a grande expansão,  está ocorrendo e mostra claramente essa direção.

            Sr. Presidente, para assinalar uma coincidência - não é bem coincidência, as coisas são escritas de uma maneira que o homem nem sempre sabe ler  - esta homenagem prestada à EPTV veio exatamente na semana em que a EPTV entra no circuito Internet. Pequena, ainda dando os primeiros passos, porque a guerra dos grandes é a guerra de bilhões, mas na nossa medida e  com cautela estamos adentrando o campo da Internet. Pelo prazer? Não, é porque acreditamos que sendo bons na divulgação de notícias da região teremos um público extremamente positivo em qualidade e quantidade de usuários; acreditamos nisso.

            Portanto, Sr. Presidente, é verdade  que vale nesta hora um pouco saudosa  lembrar o passado, porque não existe árvore sem raiz. O dia em que perdermos as raízes perderemos o fio da meada. Então, temos que lembrar sempre do passado, porque somos o que somos, não devemos nada  a ninguém, a não ser ao nosso trabalho  - que não é nosso, no sentido familiar, é de  nossa sete centenas de funcionários.

            A EPTV começou com bem menos de uma centena, hoje são sete centenas de funcionários que aprenderam totalmente o caminho a seguir e o seguem com denodo, esforço, dedicação e sobretudo competência. De forma que recebemos essas palavras não no terreno pessoal, nem meu nem dos meus filhos José Bonifácio e Antonio Carlos, que seguem a caminhada, graças a Deus com muito orgulho. E, Srs. Deputados, deveria ser motivo de orgulho para o pai ver seus filhos seguindo o seu caminho. Diria que aprendi com os meus filhos mais do que os ensinei. Não tenho dúvidas  de que a nova geração tem qualidades  e as tem maiores do que as gerações anteriores. É verdade que é um processo seletivo e nem todos podem ter o mesmo gabarito de qualidade. Há elementos que se  desviaram para cá e para lá, o que  faz parte da vida, do mundo e do processo seletivo que a humanidade  vive  há milênios. Mas o importante para nós é que esse espírito tenha sido muito bem assimilado. Somos o que a comunidade destinou como nossa obrigação. Não é por outra razão que estamos nessa linha, e nessa linha reservaremos toda a nossa atividade, nosso trabalho e dedicação, e como empresa, não esquecendo nunca que somos empresa. Não temos vergonha nenhuma de dizer que somos empresários, ao contrário, mesmo quando fomos Governo, ostentávamos como um título a favor. Quem se dispõe a correr riscos é porque tem a qualidade de acreditar no que está fazendo. Quem não acredita no que está fazendo não investe, encolhe-se, vive de rendas. Essa luta dos empresários brasileiros, que às vezes é mal vista, porque pensam que o empresário é um egoísta e quer ganhar mais. Ele não quer ganhar mais. A grande briga do empresariado brasileiro   é para crescer,  é ter espaço para crescer. Todos nós  levamos a sério qualquer atividade. A nossa expansão é objetivo central do nosso trabalho. Não é amealhar recursos como país decadente.

O Brasil não tem vestígios e sintomas de qualquer natureza decadentes. Somos ativos. Precisamos acreditar em nós mesmos. Quando percebo um certo sentimento, o que se diz, o que se escreve, a contradição de debates estéreis, uns destrutivos, outros construtivos, paro para pensar e superar a primeira reação que é negativa. No fundo, o que está acontecendo no Brasil é altamente positivo. Esconder a corrupção debaixo do tapete, sim, é negativo. Isso é muito negativo  na História do Brasil em muitas fases.  Hoje lemos no jornal acusações que nos desagradam, afinal de contas é o nosso Estado, a nossa Prefeitura, o nosso País mencionados aqui e ali com termos pouco desejáveis. Mas desse embate nasce o Brasil. Não é exceção no mundo. Se não me engano, se não me falha a memória, o Japão teve dois primeiro- ministros afastados  por corrupção nos últimos cinco anos e ninguém achou anormal. Aconteceu na Alemanha, com uma das maiores figuras do nosso tempo, que edificou a Alemanha, instituiu o Mercado Comum  e foi pego numa operação irregular, não para proveito próprio, mas do partido. Ele mesmo se retirou da política porque viu que não havia clima. Esse é um país maduro. Não pensem que o Brasil é o único país do mundo em que isso existe.

            O Parlamento tem um grande papel  a desempenhar nesse combate, nessa luta que se desenha, que é a luta para chegar à emancipação. A emancipação, chega, sim. Por que o jovem contesta o velho? Qual a razão disso? É para buscar a sua afirmação. Depois eles recriam o valor do velho e toca a vida para frente. Não é por  ele ser contra. É que ele está a procura de uma forma de recriar os valores à moda do seu tempo e a política está passando por esse processo. Exatamente esse processo.

            Estamos vendo CPI por todo o canto. Isso é desagradável. O Parlamento tem o grande papel de mostrar à que a democracia é capaz de  renovar, de purificar e de situar o plano ético desejado por todos. Ética não é privilégio deste ou daquele pensamento. Todos nós, que fizemos e fazemos política, temos de ter ao  algum princípio de natureza ética. Não existe política sem ética. A própria política é uma forma de pensamento que leva a uma concepção ética.

O Parlamento que nos recebe terá o nosso apoio, continuaremos divulgando tudo aquilo que for sério, empenhados na divulgação do factual,  mas sobretudo centrados na idéia de que a verdade é o usuário do nosso serviço.   Temos que divulgar as verdades contraditórias e aí está   o processo dialético de tese, antítese e síntese. Um lança a sua tese, o outro a antítese e o que está em casa chegará à síntese. É a esse processo  que a televisão brasileira está procurando chegar, alguns já chegaram, outros talvez nem tanto. Esse é o caminho da televisão. Estamos convencidos, como concessionários do serviço público, que a missão é essa e que a cumpriremos. Temos certeza de que o Legislativo também cumprirá e muito bem o seu papel. Muito Obrigado! (Palmas.)

                       

            O SR. PRESIDENTE - DUARTE NOGUEIRA - PSDB - Esta Presidência  solicita que o cerimonial, neste instante, em nome dos Srs. Parlamentares e funcionários desta Casa entregue um ramalhete de flores à Sra. Maria Tereza Coutinho Nogueira como homenagem do Poder Legislativo de São Paulo.

                       

                                   *          *          *

            - É entregue o ramalhete de flores.

                                                           *          *          *

           

O SR. PRESIDENTE - DUARTE NOGUEIRA - PSDB - O líder do Governo, nobre Deputado Milton Flávio, está aqui presente para representar, nesta solenidade, S. Excelência o Sr. Governador Mário Covas.

            Tem a palavra o nobre Deputado Milton Flávio.

 

O SR. MILTON FLÁVIO - PSDB - Nobre Deputado Duarte Nogueira, companheiro de partido, vice-líder do Governo e que neste momento, como autor da homenagem, preside  a sessão,  diria que  este é para a Assembléia um dia de glória, de muita honra. Uma honra tão grande quanto contar com uma figura humana e política como V. Exa. como membro integrante do nosso Parlamento e do nosso partido. Queria cumprimentar a família Coutinho Nogueira nas figuras do pai, Sr. José Bonifácio, - e agora ficarei íntimo da família -  de seu filho Sr. Boni e seu filho Toni.

            Na entrada, ao cumprimentar o Sr. José Bonifácio Coutinho contei-lhe um  pouco de minha história familiar. Disse-lhe que havia trabalhado por S.Sa. na minha Birigüi. Garoto ainda, em 62 tinha pouco mais de 14 anos, mas meu pai era Vereador e militava na política desde os tempos de Jânio Quadros, Carvalho Pinto e Coutinho Nogueira. Como único filho homem na família -  tinha três  irmãs -, tinha o privilégio de acompanhar meu pai colando cartazes, desenhando figuras e, de vez em quando, sujando as mãos nas pinturas dos muros. Portanto, associo-me ao Deputado Dorival  Braga e confesso que chorei quando, naquela eleição, infelizmente, deixamos de realizar  uma saga que recuperava, progressivamente, a auto-estima e a confiança dos paulistas na qualidade dos homens que eram apresentados para gerir o nosso Estado. Mas, de qualquer maneira, foi ali que o conheci, embora à distância.

Queria dizer que neste muito fico feliz e ao mesmo tempo dizer que estou aqui por determinação do meu Governador. Tínhamos programado hoje estarmos no Guarujá acompanhando o Congresso dos Municípios. Mas o Sr. Governador nos informou que, tendo um compromisso inadiável, fazia questão de se fazer presente  por alguém que tivesse representatividade nesta Casa. Portanto, embora não seja ato deste Deputado fugir das determinações, sinto-me muito envaidecido de poder, neste momento, estar aqui representando nosso Governador.

Queria cumprimentar os Srs. Deputados Célia Leão, Rafael Silva, Sidney Beraldo, Edmir Chedid, Dimas Ramalho, Lobbe Neto, Nelson Salomé, Dorival Braga, Aldo Demarchi e Petterson Prado e em nome de S. Exas. dizer que este Parlamento sente-se bem representado.

Vi aqui uma conta que me parece inadequada. Já recebi, por telepatia, reclamações de Srs. Deputados como Roberto Engler, companheiros da região de Jundiaí, como Ary Fossen, que se sentem, também, contaminados pela presença do EPTV. Portanto, acho que 15 é muito pouco, os senhores vão muito além disso. Queria dizer que nesses cinco anos que freqüento a Assembléia, honestamente, por mais importante que tenha sido uma sessão solene, não me lembro de nenhuma com o peso e com a presença dos Srs. Deputados como a que hoje realizamos. Queria saudar o Sr. Secretário, Prefeitos aqui presentes na pessoa do Prefeito da cidade que é origem de minha família, colega de Unesp, Prefeito de Rio Claro, da cidade do nobre Deputado Aldo Demarchi, Sr. Claudio Dimauro. É de lá pertinho, de Corumbataí, que fincamos raízes neste Estado e de lá fomos principalmente para Birigüi e para Botucatu. Sei que precisou se retirar mas queria aqui cumprimentar nosso companheiro médico, Deputado Federal e Presidente do Partido dos Trabalhadores, Sr. Antônio Pallocci. E nesse sentido mostrar que, neste momento, não só os Srs. Deputados mas os partidos aqui se fizeram representar pelas suas figuras mais proeminentes. Queria cumprimentar os demais Prefeitos, Vereadores, funcionários da EPTV, funcionários desta Casa, meus senhores e minhas senhoras,

É com imensa alegria que participo, como representante do governador Mário Covas, desta solenidade em homenagem aos vinte anos de fundação das Emissoras Pioneiras de Televisão (EPTV).

Em apenas duas décadas, a EPTV consolidou‑se como uma real alternativa de entretenimento e cultura para milhões de brasileiros.

E isso se deve em grande parte à visão estratégica de seu idealizador, o empresário José Bonifácio Coutinho Nogueira, fundador e primeiro presidente da TV CULTURA de SÃO PAULO.

Afiliada da REDE GLOBO, a EPTV empenhou‑se ao longo desses vinte anos em oferecer aos telespectadores programas da mais alta qualidade, valorizando sempre os mais diversos aspectos da cultura local e regional.

Para tanto, não poupou esforços e recursos financeiros no sentido de adquirir equipamentos modernos e de manter em seus quadros profissionais qualificados.

Por meio do setor de Jornalismo e da promoção de inúmeros eventos esportivos, culturais e de lazer, a EPTV tem estreitado, cada vez mais, seus vínculos com as comunidades locais. Reside aí o segredo de seu sucesso.

De sua programação constam telejornais que, ao longo do dia, em sucessivas edições, abordam com seriedade e objetividade problemas de interesse regional.

Aos domingos pela manhã, a rede exibe ainda o "EPTV COMUNIDADE", que discute e aprofunda assuntos que afetam a vida da comunidade. Há de se ressaltar, ainda, a excelente qualidade de seus documentários.

Quem não se lembra, por exemplo, de "O CANTO DA PIRACEMA", que mostrou para todo o Brasil, no "GLOBO REPÓRTER", em rede nacional, a luta heróica dos peixes nadando contra a correnteza dos rios, superando toda a sorte de obstáculos, para garantir a sobrevivência de sua espécie.

"O CANTO DA PIRACEMA", como se recorda, após emocionar milhões de telespectadores, recebeu o PRÊMIO LÍBERO BADARÓ, na categoria Telejornalismo, em 1992.

Diversos documentários produzidos pela EPTV, como "ROTA DO SOL", "TERRA DE ENGENHO" e "CAMINHO DA ROÇA", entre outros tantos, foram igualmente aplaudidos pelo público e pela crítica.

Contando com quatro emissoras próprias ‑ EPTV CAMPINAS, EPTV RIBEIRÃO PRETO, EPTV CENTRAL (SÃO CARLOS) e EPTV SUL DE MINAS ‑, a rede atinge, atualmente, mais de 9 milhões de habitantes de 292 municípios brasileiros.

Em apenas duas décadas, a EPTV transformou‑se também num excelente veículo para os anunciantes locais e regionais.

Gostaria, para finalizar, de cumprimentar todos aqueles, independentemente da função que exercem, contribuíram para consolidar o papel da EPTV em nosso Estado.

Parabéns a todos.

Agora, ao final das minhas palavras, posso responder à pergunta da jovem funcionária desta Casa que, surpresa,  perguntou a este Deputado que evento era esse e por que razão tantos Srs. Deputados compareciam e prestigiavam essa cerimônia. Ao final desta cerimônia talvez ela tenha conseguido, não deste Deputado mas dos Srs. Deputados que aqui falaram, a resposta que  tanto buscava. Muito obrigado.

 

            O SR. PRESIDENTE - DUARTE NOGUEIRA - PSDB - Exmo. Sr. Deputado Milton Flávio, representando nesta solenidade o Governador Mário Covas, Exmo. Sr. Dr. José Bonifácio Coutinho, Diretor Presidente das Emissoras Pioneiras de Televisão; Exma. Sra. Maria Tereza de Castro Prado Coutinho Nogueira, sua esposa, Exmos. Srs. diretores da EPTV Antonio Carlos Coutinho Nogueira e José Bonifácio Coutinho Nogueira Filho, Exmo. Sr. Deputado Federal Antônio Palocci, Exma. Sra. Prefeita municipal de Américo Brasiliense, Cleide Berti, Exmo. Sr. Prefeito de Indaiatuba, Sr. Reinaldo Nogueira, Exmo. Sr. Prefeito de Santa Gertrudes, João Carlos Vitte, Exmo. Sr. Prefeito de Valinhos, Vitório Humberto Antoniazzi, Exmo. Sr. Prefeito de Rio Claro, Cláudio de Mauro, Exmo. Prefeito de São João da Boa Vista, Laert de Lima Teixeira, Exmo. Sr. Prefeito de São Carlos, João Otávio Dagnone de Melo, prezados colegas Vereadores de Ribeirão Preto, Antonio Carlos Morandini e Plauto Garcia Leal, Vereadores de Tapiratiba, José Renato de Araújo, Francisco Carlos Oliveira, Mário Ferraresi e Sérgio Ananias, prezados colegas Deputados, 1º Vice-Presidente desta Casa, Deputado Sidney Beraldo, 2º Vice-Presidente, Deputado Lobbe Neto, líder do PPB, Aldo Demarchi, líder do PFL, Deputado Edmir Chedid, Deputados Carlos Sampaio, Célia Leão, Dimas Ramalho, Dorival Braga, Gilberto Nascimento, Nelson Salomé, Petterson Prado, Rafael Silva, nosso colega ex-Deputado Gilson de Souza, Sr. Claudimir Mazza, representando o nobre Deputado Paschoal Thomeu, 2º Secretário da Mesa Diretora desta Casa, demais convidados, senhoras e senhores, é uma alegria muito grande ter a oportunidade não só de ter proposto e ter recebido o acolhimento desta Casa para que pudéssemos homenagear as Empresas Pioneiras de Televisão pelos seus 20 anos, mas também pela oportunidade de substituir a Presidência desta Casa para presidir os trabalhos no dia de hoje.

            Esta sessão solene é uma homenagem e um reconhecimento do Poder Legislativo do Estado de São Paulo, que classifico como o poder mais democrático e mais participativo. Portanto, com certeza aqui se dá a extensão de toda a população do Estado de São Paulo a emprestar a esse importante veículo de comunicação a solenidade e as homenagens no dia de hoje.

            A EPTV foi fundada e organizada pelo amigo Sr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, que iniciou as suas atividades em Campinas, em outubro de 1979. Depois, sucessivamente, foi ganhando mais espaço e começou a operar as suas atividades em Ribeirão Preto, em novembro de 1980. Lembro-me de que nessa época meu saudoso pai foi um grande entusiasta desse empreendimento, pelo seu valor não apenas empresarial, econômico e social mas do ponto de vista da democracia, que ampliava os horizontes da região. Na seqüência, em agosto de 1988,  nasceu a EPTV Sul de Minas, na cidade de Varginha, culminando posteriormente na cidade de São Carlos e com a EPTV Central em julho de 1989. Essa estrutura de comunicação abrange hoje, como aqui já foi dito, 292 municípios, dois milhões e meio de domicílios e a população atingida é acima de 10 milhões de pessoas. Portanto, a capacidade de levar a informação, o peso, a importância desse veículo de comunicação e de sua rede de comunicação, sem dúvida alguma merece estar tendo na noite de hoje a nossa consideração e os cumprimentos do Estado de São Paulo, e em especial aqui do Poder Legislativo.

            A EPTV vai fazer 21 anos em outubro e vai atingir a sua maioridade, mas sem dúvida alguma já nasceu madura, porque teve em sua gênese a liderança de alguém que ainda muito jovem se destacou nos mais diferentes campos da vida do nosso Estado e do nosso País, que foi o Sr. José Bonifácio Coutinho Nogueira. Ele é paulista de São Paulo, estudou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, foi militante estudantil, foi Presidente da União Nacional dos Estudantes, foi um revolucionário no Estado Novo, denunciando à nação a sua discordância contra a ditadura de Getúlio Vargas. Além disso, foi secretário da Agricultura do ex-Governador Carvalho Pinto, foi candidato a Governador do Estado;  foi Secretário do Estado no Governo Paulo Egydio; foi Secretário de Educação e Cultura, acumulando a Secretaria de Ciência e Tecnologia, foi empresário no ramo do agronegócio, e em especial do setor sucroalcooleiro através do empreendimento que a família possui e, assim, culminou essa capacidade de fomentar, de estimular e de debater o que hoje foi possível aqui captar com muita facilidade pelo discurso que V. Sa. realizou na noite de hoje.

 Sem dúvida alguma, deixa registrado nos Anais da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo a capacidade empreendedora de V. Sa., de sua família e de seus funcionários, em todas as atividades que V. Sa. se lançou e em especial à homenageada na noite de hoje, que é a EPTV Campinas, Ribeirão, São Carlos, Central e Sul de Minas, a qual foi capaz de muito realizar ao longo desses últimos 20 anos.

            Vossa Senhoria falou que nada acontece por acaso, meu pai também costumava dizer isso, tudo tem uma razão de ser. Mais importante do que a capacidade empresarial e a importância de que essa cadeia de comunicação tem para o nosso Estado que, além do tino empresarial e do papel que se dispôs a cumprir no nosso Estado sob o ponto de vista de levar informação de boa qualidade, séria e, portanto, prestar um serviço de utilidade pública, ela também foi capaz de manter a sensibilidade social que tem para com a comunidade assistida e sempre esteve à frente dos instrumentos de fomentar o desenvolvimento e de catalisar aquilo que era o mais importante para minimizar as distâncias sociais da região onde tem a sua cobertura televisiva. Isso retrata que, além do ponto de vista do objetivo empresarial, existe um profundo sentimento de solidariedade, de patriotismo e de respeito ao próximo.

            Estamos na virada do milênio e neste ano é para valer, não é como o ano passado, que se comemorou o ano 2000. O ano 2000 é o último ano deste milênio e deste século e, talvez, isso tenha intensificado as reflexões sobre o que cada um de nós devemos fazer enquanto cidadão, enquanto chefe de família, enquanto profissional e enquanto agente público. Mas qual é a nossa verdadeira missão, além de acolher os nossos próximos, os nossos concidadãos e familiares? É ter essa visão holística e abrangente do mundo, essa visão de que a nossa casa não está circunscrita às paredes da nossa residência e que  a nossa casa é a cidade como um todo, é o nosso Estado, é o nosso País, é o planeta.

 A EPTV Ribeirão se define não pelo objetivo mas sim pela prática dessa visão holística de entender o relacionamento humano e o papel dentro da sociedade. Tenho certeza de que nessa virada do milênio ela vai continuar sendo um grande instrumento, não apenas de comunicação, mas um instrumento catalisador das boas iniciativas, da vontade de transformar, da vontade de realizar, de buscar mais justiça social, de buscar mais equilíbrio, mais seriedade, sobretudo naquilo que diz respeito ao bem coletivo. E eu tenho certeza de que o Poder Legislativo nesta noite se sente extremamente emocionado de poder dividir com a EPTV Ribeirão, com as Emissoras Pioneiras de Televisão os seus 20 anos e, portanto, quero registrar aqui ao povo de São Paulo a importância que essa iniciativa teve e vem cumprindo ao longo do seu trabalho.

Esta Presidência, antes de encerrar a presente sessão, quer agradecer as autoridades e aqueles que com as suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e gostaria de convidar  todos os senhores para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada  a sessão.

 

                                                   *   *   *

-                     Encerra-se às 22 horas e 32 minutos.

 

                                                   *   *   *