10 DE MARÇO DE 2006

003ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR OS 35 ANOS DA “UNIMED PIRACICABA”

 

Presidência: ROBERTO MORAIS


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 10/03/2006 - Sessão 3ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: ROBERTO MORAIS

 

COMEMORAÇÃO DOS 35 ANOS DA UNIMED PIRACICABA

001 - ROBERTO MORAIS

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar os 35 anos da Unimed Piracicaba. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - ANTONIO GERALDO BUCK

Presidente  da Unimed Piracicaba, fala da aprovação nesta Casa do Projeto de lei nº 269/05, que trata das cooperativas; destaca a importância destas instituições e lamenta a falta de reconhecimento oficial.

 

003 - RAMON VIDAL

Diretor de Convênios da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba - Acipi, cumprimenta a Unimed Piracicaba pela excelência de seus trabalhos, no qual são atendidos mais de 11 mil conveniados.

 

004 - Presidente ROBERTO MORAIS

Conduz a entrega de homenagem.

 

005 - EUDES DE FREITAS AQUINO

Presidente da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo, agradece a iniciativa desta homenagem. Saúda os fundadores da Unimed Piracicaba e defende o cooperativismo.

 

006 - MANOEL GOMES TRÓIA

Médico fundador da Unimed Piracicaba, discorre sobre os grandes pesquisadores da medicina e afirma que o segredo para o desenvolvimento é o trabalho, o mesmo que permitiu a expansão no País da Unimed.

 

007 - Presidente ROBERTO MORAIS

Anuncia a execução do Hino de Piracicaba pelos funcionários da Unimed da cidade. Conduz a entrega de homenagem. Historia a fundação da Unimed de Piracicaba, destacando o projeto "Unimed Cidadã". Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Esta Presidência dá como lida e aprovada a Ata da sessão anterior.

As autoridades que compõem a Mesa nesta noite na Assembléia Legislativa: Dr. Manoel Gomes Tróia, médico fundador da Unimed Piracicaba; Dr. Eudes de Freitas Aquino, Presidente da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo; Dr. Antonio Geraldo Buck, Presidente da Unimed Piracicaba; Dr. Bernardo Dias Aguiar Júnior, vice-Presidente da Unimed Piracicaba; Dr. Francisco Luiz Cascelli, Superintendente da Unimed Piracicaba; Sr. Ramon Vidal, Diretor de Convênios da Acipi - Associação Comercial Industrial de Piracicaba; Dr. Luiz Amaral, Presidente da Unimed de Amparo; Sr. Waldomiro Scarpari, Diretor de Eventos da Associação Comercial Industrial de Piracicaba; Sra. Gislaine Caresia, representando o Deputado Arnaldo Jardim, autor do projeto das cooperativas, aprovado no final do ano na Assembléia Legislativa, e meu líder nesta Casa.

Esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar os 35 anos da Unimed de Piracicaba. Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro PM Músico, 2º Tenente Jansem Feliciano.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a seus músicos presentes e, em nome do 2º Tenente, Jansem Feliciano, o nosso muito obrigado a todos.

Esta Presidência concede a palavra ao Dr. Antonio Geraldo Buck, Presidente da Unimed Piracicaba, nesta homenagem dos 35 anos na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

O SR. ANTONIO GERALDO BUCK - Exmo Sr. Deputado Estadual Roberto Morais, em nome de quem cumprimentamos todas as autoridades aqui presentes, cooperados, meus senhores, minhas senhoras e visitantes, a vida está sempre nos dando sinais, mostrando os prós e os contras em nossa caminhada. É preciso ler no livro da natureza as lições que a vida nos oferece por meio dos embates em nossos combates, a fim de discernirmos a essência existente invisível e motivadora na materialização de um fato.

Atrás de toda ação há uma força maior, uma energia não perceptível pelos nossos órgãos dos sentidos, determinando sua concretização. O famoso físico David Bohm, contemporâneo de Einstein e discípulo de Krishnamurti, elaborou a teoria holonômica do universo, isto é, tudo se inter-relaciona. Há uma programação potencial invisível. Há uma ordem implícita em toda a natureza responsável pela ordem explícita pelo mundo visível. É o mesmo que há muitos séculos antes de Cristo Platão já se dizia: "O mundo das idéias e o mundo das ações." Há uma energia subjacente em tudo e muitas vezes vemos os fatos e não vemos aquilo que motivou toda aquela ação, todos esses fatos.

Caminhando nessa mesma linha de pensamento, porém na área da psicologia, encontramos Jung, que juntamente com Einstein, em 1920, chegaram a concepções iguais quanto à unidade do cosmo. Jung expandiu a descoberta do inconsciente individual de Freud, estabelecendo o conceito de inconsciente coletivo. Jung dizia que há um unus mundi: o espaço em que há um encontro da psique com o mundo físico. O unus mundi está em nível profundo, ligado a um inconsciente coletivo aos arquétipos num estágio semipsíquico e semifísico. Quer dizer, há uma unidade, há um mundo de inter-relacionamento ocupando aquele espaço e que vai do nível psíquico para o nível físico e esse unus mundi, essa unidade, é o elo de ligação daquilo que se pensou, se imaginou, se incluiu, se inspirou, e da concretização final daquele fato.

Jung criou um termo chamado sincronicidade e Freud rompeu com ele em razão disso. O que vem a ser sincronicidade? O que Jung queria dizer com isso? Resumindo, poderíamos dizer que são coincidências significativas, coincidências que têm um grande significado para aquelas pessoas que estão sujeitas a esse significado. Detalhando mais: sincronicidade é uma correspondência entre uma seqüência de eventos sem uma aparente relação causal entre eles, porém, é muito significativa essa correspondência para quem lhe está sujeita. A sincronicidade é imprevisível, não é planejada, é involuntária, há uma conexão entre a manifestação psíquica e outra manifestação material.

Temos algumas sincronicidades - algumas coincidências significativas - relativas ao evento comemorativo dos 35 anos de existência da nossa Unimed. A nossa Unimed foi fundada em 14 de dezembro de 1970. Na comemoração dos seus 35 anos, marcamos um jantar dançante para os cooperados no dia sete de dezembro de 2005. Necessitávamos realizar uma assembléia geral extraordinária ainda naquele mesmo mês de dezembro para deliberar sobre a construção do hospital e marcamos essa assembléia para o dia 14 de dezembro de 2005. Apenas no dia da assembléia atentei para o fato de ser o aniversário de fundação da nossa Unimed. Mas, as coincidências significativas - as sincronicidades - não paravam por aí.

Em janeiro de 2006 soubemos que o tempo avançava nesta Casa Legislativa e na madrugada do dia 14 de dezembro de 2005, no mesmo dia em que fizemos a nossa assembléia em Piracicaba, aqui em São Paulo, nesta Assembléia Legislativa, aprovava-se o Projeto de lei nº 269, de 2005, do Deputado Arnaldo Jardim e outros - inclusive com a ação do nosso nobre Deputado Roberto Morais. Este projeto foi sancionado pelo Governador de São Paulo, Dr. Geraldo Alckmin, através da Lei nº 12.226, em 11 de janeiro de 2006.

A promulgação desta lei institui a política estadual de apoio ao cooperativismo. Dentre seus objetivos consta o de apoiar técnica, financeira e operacionalmente o cooperativismo no Estado de São Paulo, promovendo, quando couber, parceria operacional para o desenvolvimento do sistema cooperativista.

A sincronicidade manifestou-se em maior número se considerarmos apenas o mês de dezembro, sem referência ao dia ou ao ano. Eis alguns exemplos:

- 23 de dezembro de 1844: marco inicial do cooperativismo. A primeira cooperativa formal a ser instituída em nosso planeta foi no Armazém Beco do Sapo, na Inglaterra;

- 28 de dezembro de 1902: Cooperativa de Crédito em Nova Petrópolis no Rio Grande do Sul;

- 18 de dezembro de 1967: fundação da Unimed de Santos;

- 19 de dezembro de 1971: fundação da Federação do Estado de São Paulo.

Foi como um rastilho de pólvora que incendiou o pensamento cooperativista.

Após a fundação da Unimed de Santos, em 1967, três anos depois, a Unimed de Piracicaba constituía a segunda Unimed em âmbito nacional. Isso se espalhou. Logo vieram Campinas e outras cidades. Havia mais de 30 cooperativas Unimed em 1971, um ano após a fundação da nossa Unimed, no Estado de São Paulo.

Nos dias 12 e 13 de dezembro de 2001 foi realizado o primeiro Simpósio Unimed de Responsabilidade Social. Em fevereiro de 2006, o Deputado Federal Walter Barelli, do PSDB, ex-Ministro do Trabalho, fez um discurso na Câmara dos Deputados defendendo as cooperativas de trabalho. Ele realçou que o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego têm perseguido 500 mil trabalhadores cooperados. O fiscal entra na cooperativa de trabalho com a pré-concepção de que está diante de uma fraude e aplica multas astronômicas e impagáveis. Contudo, os cooperados contribuem com o imposto de renda, com a Previdência Social. Há uma legalidade nisso.

Dentre os seus reclamos, o Deputado Walter Barelli cita o caso de Barreiras, cidade situada a oeste da Bahia, onde a Cootraba, Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos, tinha em seu quadro social 76% de analfabetos. Em dez anos, esse percentual caiu para 0,2%. O Ministério Público quer fechar essa cooperativa de trabalho.

Como estamos ainda tão distantes do Art. 7º da Declaração Universal dos Direitos do Homem! Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação. Essa sincronicidade desagradável, de cobranças exageradas de impostos e multas que campeiam as cooperativas de trabalho, insinua-se como um vírus letal, econômica e financeiramente também no Sistema Unimed. Para combater essa sincronicidade maléfica, outras benéficas virão como antídoto.

É premente extinguir o autoritarismo fiscal anticonstitucional que se alastra no sistema cooperativista. No dizer de Krishnamurti, qualquer forma de autoridade lhe impede de compreender o que é real, o que é verdadeiro. Acreditamos que uma mudança de paradigma surgirá no meio dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo para evitar a morte da galinha dos ovos de ouro: o Sistema Unimed.

Conclamamos todos os legisladores desta nobre Assembléia a concretizarem a Lei do Cooperativismo Estadual como estímulo à esfera federal para também promover mudanças nas legislações que representem estímulos ao sistema cooperativista. Atualmente, o Sistema Unimed preenche uma lacuna que deveria ser obrigação do Governo Federal. O Sistema Unimed atende, através dos planos de Saúde, doze milhões de pessoas em âmbito nacional. Presta-se trabalho a cem mil cooperados, por meio de 376 cooperativas existentes em todo o território nacional. Estamos todos no mesmo barco. Não podemos permitir que esse Titanic chamado Unimed. Não teremos outra Arca de Noé na área médica, tão eficiente, abrangente e ética como a Unimed.

Mas hoje é dia de festa, homenagem à Unimed de Piracicaba em seus 35 anos de existência. Deixamos patenteada a nossa gratidão a esta nobre Assembléia Legislativa, em especial ao Deputado Estadual Roberto Morais, por fazer uma parte promocional deste evento com todo o empenho. Reconhecemos os altos desígnios desta Casa na condução da causa pública. As nossas mais elevadas saudações cooperativistas. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Tem a palavra o Sr. Ramon Vidal, diretor de convênios da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba - que também já foi homenageada neste Parlamento - que presta uma homenagem à Unimed de Piracicaba, na pessoa do Dr. Antonio Geraldo Buck.

 

O SR. RAMON VIDAL - Boa-noite a todos. Agradeço o nobre Deputado Roberto Morais; Dr. Manoel Gomes Tróia; Dr. Antonio Geraldo Buck, em nome de quem agradeço a todos os componentes da mesa; agradeço todos os presentes.

É com muita satisfação que participamos em nome da Presidência da Acipi, Sr. José Antonio Godoy representando a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba nesta justa homenagem aos 35 anos da Unimed.

Não são muitas as empresas que alcançam tanta importância e sucesso em suas atividades. E a Unimed se destaca de maneira exemplar nesse trabalho social e de cooperativismo.

Muito nos honra mantermos uma parceria com a Unimed em Piracicaba pela qual são atendidos mais de 11 mil conveniados, nossos associados. Cumprimentamos seus diretores e funcionários pela excelência de seus trabalhos, que possibilitou manter e engrandecer o prestígio e credibilidade dessa admirável organização. Muito obrigado e um grande abraço a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Neste momento o Sr. Waldomiro Scarpari e o Sr. Ramon Vidal fazem a entrega de uma homenagem ao Dr. Antonio Geraldo Buck em nome da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba.

 

O SR. WALDOMIRO SCARPARI - Sr. Presidente, é com grande satisfação que entrego esta lembrança da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

O SR. ANTONIO GERALDO BUCK - Diz a homenagem: “Cumprimentamos a diretoria da Unimed de Piracicaba ao completar 35 anos de fundação e pelos relevantes serviços prestados a toda comunidade piracicabana. Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, diretoria e conselhos. Piracicaba, 10 de março de 2006.”

Queremos testemunhar que esta homenagem não cabe apenas a mim, mas a todos aqueles que desde a fundação até a presente data nos antecederam, a todos os diretores, cooperados, funcionários em todos os níveis. Executivos ou não, que compartilham conosco deste trabalho. Muito obrigado a todos. Esta homenagem cabe a todas essas pessoas. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Tem a palavra o Dr. Eudes de Freitas Aquino, presidente da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo.

 

O SR. EUDES DE FREITAS AQUINO - Deputado Roberto Morais, companheiros cooperados da Unimed de Piracicaba, colegas cooperados, senhoras e senhores, esta é uma noite em que me encontro num misto de alegria e de orgulho. Alegria por participar desta solenidade de iniciativa do Deputado Roberto Morais, por sua sensibilidade com as questões piracicabanas, que tem reverenciado instituições de Piracicaba e trazido para a Assembléia para homenagear de forma justa e com reconhecimento público. Muito obrigado, Roberto Morais, pela sua iniciativa. E orgulho por ter participado da história da Unimed de Piracicaba. Foram outros tempos, em que o cooperativismo, em essência, se mantinha como hoje, mas que em atitudes era mais imaturo, menos profissional, menos diferenciado.

Gostaria de falar sobre Manoel Gomes Tróia. Hoje, olhando para trás, vendo todo o histórico do cooperativismo brasileiro do trabalho médico, notadamente o segmento Unimed, reconhecemos de público a atitude pioneira, obstinada até, do Tróia iniciar uma atividade naquela época, naquelas condições com a precária cultura cooperativista que tínhamos.

Basta dizer aos senhores que a Unimed de Piracicaba foi a segunda Unimed a ser fundada no sistema. Depois veio Campinas, São José dos Campos e tantas outras. E na década de 70, até o início dos anos 80, todo este imenso país em que vivemos foi povoado por Unimeds a partir das experiências pioneiras, inovadoras, corajosas e bem-sucedidas. Somente as pessoas que conseguem enxergar metros, alguns até quilômetros, à frente de seus próprios olhos, poderiam antever esse tipo de perspectiva para o cooperativismo do trabalho médico.

Parabéns, Tróia! A Unimed de Piracicaba, o sistema Unimed do Estado de São Paulo, eu diria até o sistema cooperativista nacional, agradece o seu comportamento. A partir daí muitas lideranças foram formadas no Estado de São Paulo e neste país. Com todo o crescimento que eu particularmente tive no cooperativismo, hoje represento nacionalmente o ramo saúde a partir da minha origem, do aprendizado, a duras penas, lá em Piracicaba.

Orgulho-me de representar o cooperativismo nacional, mas me orgulho também, e me volto ao passado para reverenciar lideranças que ajudaram nessa construção e nesse crescimento. O Buck, o Dr. Moracy, Dr. Paulo Tadeu Falangue, o inesquecível Alcides Androvani e tantos outros diretores, médicos, colaboradores que no dia-a-dia fizeram a construção desse segmento que hoje representa 6,1% do PIB nacional quando me refiro ao cooperativismo em todos os seus 13 ramos. E aqui já não diferencio mais o cooperativismo de saúde.

O nosso país, essa imensa e desigual colcha de retalhos, se tivesse adotado o cooperativismo há 20, 30, 40 anos como instrumento de ressocialização das pessoas, como braço econômico-social de apoio ao governo estadual, federal e municipal certamente não teríamos hoje os indicadores de pobreza e de indignação que vemos no dia-a-dia.

O cooperativismo no mundo inteiro é uma atividade bem sucedida, recuperadora de pessoas, que consegue reinserir pessoas ao nível de cidadania, deixando-as na condição de verdadeiros cidadãos e não de párias sociais. Quem sabe um dia nós do segmento médico junto com outros ramos do cooperativismo possamos transformá-lo em cooperativismo nacional como exemplo para o mundo inteiro. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Tem a palavra o Dr. Manoel Gomes Tróia, médico fundador da Unimed Piracicaba.

 

O SR. MANOEL GOMES TRÓIA - Deputado Roberto Morais, Presidente desta sessão solene, representando o ilustre da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, autoridades presentes, senhoras, senhores, companheiros, o pleito das palavras que honrosamente me foi concedido é mister do qual me desincumbo com alegria e elegância

Subindo a íngreme e escarpada montanha da vida, chegando a um patamar para tomar um fôlego para descansar, todos nós ou quase todos, gostamos de olhar para trás, para ver as figuras, os desenhos que o sol poente projeta. Digo nós ou quase todos nós, porque somos produtos do nosso passado. Ao passado ninguém escapa; ele é inexorável.

E em solenidades como esta cabe a nós que continuamos no caminho da vida, na estrada da vida, render homenagem àqueles que se foram. Dos meus 66 colegas que compuseram o corpo da Unimed quando foi fundada, Unimed que eu criei e que eu e meus companheiros fundamos, grande parte já se foi. Aproveito para fazer esta homenagem a eles porque caso contrário o círculo dos espíritos, do alto da sua glória, volveriam para nós os seus olhos com tristeza e melancolia. Não nos esqueçamos que constituímos o exército de reserva e quando chegarmos às margens do rio da morte e o velho barqueiro nos trouxer o anjo da última ebriedade, não haveremos de temer porque aqueles que tratamos, aqueles cujos entes queridos cuidamos, nos terão concedido um passaporte de bênçãos.

É na comemoração de um passado glorioso que nações, entidades e indivíduos encontram a forma de sua mais alta inspiração. E se encontramos nos dias que correm essa inspiração em si mesma, tão suave, tão sublime, tão abrangente, é porque falta o senso de continuidade que deveria existir na vida entre as gerações.

Quando lemos na história romana a respeito do festival dos mortos, a maneira como eram tratados esses eventos, é que nos damos conta - mesmo em locais os mais singelos como em Ambarvália -, do impacto da falta desse senso de continuidade, pequeno nessas oportunidades a fria rotina do presente recebia uma aura de energia e calor, trazida pelos nobres espíritos que se foram.

Chega o conhecimento, mas tarda a sabedoria. Todos nós devemos a posição que ocupamos dentro da nossa sociedade ou comunidade a um segredo, e esse segredo é representado por uma pequenina palavra de significado extremamente amplo, que permite os milagres da natureza fazendo com que o cego veja através do tato, o surdo se comunique pela leitura labial e o mudo se extravase em gesto. É mensagem de esperança para o jovem, equilíbrio para o homem de meia-idade e repouso para um ancião. Não satisfeito em ser a pedra de toque do progresso da humanidade, é ainda a responsável pela posição de cada um de nós aqui presente, verdadeiro sésamo aberto a todas as penetrações, fazendo do ser rasteiro e bovino um homem e do homem um ser ilustre, verdadeira pedra filosofal que permite transformar em ouro todos os metais impuros da natureza humana.

Com ela Hipócrates, o grego da ilha de Cós, nascido em 460 a.C e desaparecido na Tessália em 377, baseado na investigação e na observação lançou os alicerces de nossa ciência, de nossa arte e de nossa profissão.

Também Galeno lhe sentiu significado. Galeno, extraordinário médico e anatomista grego que viveu em Roma, que 15 séculos de saber adormeceram até o aparecimento do “De Fabrica”, de Vesalius, extraordinária obra anatômica que fez dele o pai da Anatomia, e foi ele médico do maior monarca, do mais poderoso monarca da época, Carlos V, pai de Felipe II. Por ironias do destino é ele condenado pela Santa Inquisição, mas Felipe II o resgata e ele, em devoção aos poderes divinos, resolve visitar Jerusalém; na volta a sua embarcação soçobra no mar Egeu e ele vai dar com os costados numa ilha onde morre de fome, fadiga e sede, com apenas 50 anos, pois tinha nascido em 1514 e desapareceu em 1564.

Gunter com ela descreveu pela primeira vez o útero em gestação e Harvey descobriu uma força cuja intensidade ele mesmo não soube aquilatar. Fleming, o extraordinário Fleming, ainda que por descuido, em 1928 chegou ao penicilium notatum, um Harvey descobriu uma força, a penicilina que abriu os portais da era dos antibióticos que tantas benesses tem trazido à humanidade.

Vital Brasil chega ao soro antiofídico. Chagas descobre o agente etiológico da moléstia que leva o seu próprio nome, o tripanosoma cruzis. Essa palavra, poucos senhores sabem, foi cantada pela Lira Poética de Bilac, com estas palavras: “tal como a chuva caída fecunda a terra no estio, para fecundar a vida o trabalho se criou”.

O trabalho, é este o segredo. Com ele na mente e no coração tudo nos foi possível e foi possível essa expansão extraordinária das Unimeds por todo o Brasil. Mesmo porque sem ele todo o nosso esforço, devoção e dedicação não passariam de vaidade e humilhação. O que posso dizer a todos é que durante a nossa vida e a nossa faina jamais amamos a obscuridade, distorcemos a verdade ou demos guarida ao temor. Os erros que cometemos, e foram muitos, foram antes desvios da mente do que propriamente do coração.

Gostaria, nesta oportunidade em que acabo de homenagear os meus amigos que se foram, e os cooperados que ainda hoje trabalham em suas singulares, estender esta homenagem do Legislativo paulista a todas as Unimeds do Estado de São Paulo e a todas as Unimeds do Brasil. Agradecemos ao nosso Deputado Roberto Morais pela feliz idéia que teve de nos homenagear. A todos o meu muito obrigado. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Teremos agora a apresentação do Hino de Piracicaba, executado pelos funcionários da Unimed de Piracicaba Fabiana Santos de Mello, com o clarinete, e Nodecir Pacheco dos Santos, no teclado. Ao fundo, letra do hino e projeção de imagens da nossa querida cidade de Piracicaba.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do Hino de Piracicaba.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Queremos agradecer à Fabiana Santos Mello e ao Nodecir Pacheco dos Santos, músicos de Piracicaba e funcionários da Unimed Piracicaba. Parabéns pela apresentação aqui na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Neste momento queremos homenagear o Dr. Antonio Geraldo Buck, em nome da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, com a entrega de uma placa.

 

O SR. ANTONIO GERALDO BUCK - “Homenagem da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo aos 35 Anos da Unimed Piracicaba. Palácio Nove de Julho, março de 2006. Roberto Morais, Deputado Estadual.”

Nossos mais sinceros agradecimentos. Do mesmo modo, compartilham desta homenagem todos aqueles que nos antecederam e até hoje lutam conosco em prol do cooperativismo. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Excelentíssimos Drs. Manoel Gomes Tróia, médico fundador da Unimed de Piracicaba, Dr. Eudes de Freitas Aquino, Presidente da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo, Dr. Antonio Geraldo Buck, Presidente da Unimed Piracicaba, Dr. Bernardo Dias Aguiar Júnior, vice-Presidente da Unimed Piracicaba, Dr. Francisco Luiz Cascelli, superintendente da Unimed Piracicaba, Ramon Vidal, Diretor de Convênios da Associação Comercial Industrial de Piracicaba, Waldomiro Scarpari, Diretor de Eventos da Acipi, Dr. Luiz Amaral, Presidente da Unimed de Amparo, Gislaine Caresia, representando nosso querido Deputado Arnaldo Jardim, senhoras, senhores presentes na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

“Proporcionar saúde à comunidade através da promoção do cooperativismo do trabalho médico". Como este lema e missão a Unimed Piracicaba vêm trabalhando a favor da saúde de nossa cidade há 35 anos! Nossa Unimed faz parte de um projeto que é a maior experiência cooperativista na área da saúde em todo o mundo, e também a maior rede de assistência médica do Brasil', presente em 75% de todo o território nacional .

Quando, no distante ano de 1970, o querido e admirado Dr. Manoel Gomes Tróia - médico de tantos de nós - em uma reunião na sede da nossa Associação Paulista de Medicina, com o testemunho de outros 67 médicos, fundou a Unimed Piracicaba, com certeza tinha convicção, com vistas ao futuro, do importante passo que estava sendo dado para a melhoria do bem estar e da saúde de nossa comunidade.

Hoje, aquele sonho é uma admirável e respeitável realidade que conta com cerca de 135 mil usuários, mais de 500 médicos, um importante e respeitado hospital próprio e, principalmente, a confiança e o carinho de todos nos piracicabanos. Apegada e fiel a valores como respeito à vida; qualidade e satisfação do cliente; ética profissional; promoção do trabalho em equipe e atualização técnica e científica; a Unimed vem trilhando um caminho repleto de sucesso e de histórias verdadeiramente humanas.

Efetiva praticante de ações de responsabilidade social, nossa Unimed tem destacadas ações em Piracicaba , em especial através do nobre projeto “Unimed Cidadã" que, através da parceria com entidades públicas, privadas e associações, investe em ações de reintegração e desenvolvimento social dirigidos as pessoas mais carentes.

O cooperativismo praticado pela Unimed Piracicaba, desenvolvido como filosofia e prática da eqüidade, valorizando e dignificando o trabalho médico e respeitando o cidadão - motivo maior de sua existência e exemplo a ser seguido e divulgado. A Unimed Piracicaba é hoje um verdadeiro patrimônio de nossa cidade, esteio de nossa saúde, garantia de qualidade de vida de importante parcela de nossa população e, refúgio seguro nas horas frágeis de enfermidade.

Importantíssimo lembrarmos e enaltecermos nesta noite o valor dos profissionais da medicina no cuidado da saúde e na manutenção do bem-estar e da qualidade de vida de toda a sociedade. Classe de missão nobre e divina, tão bem representada nesta noite aqui no Palácio Nove de Julho.

Por reconhecer estes valores, esta digna história e, principalmente por sincera gratidão, é que o Parlamento Paulista homenageia neste solene noite uma instituição que é sinônimo de vida e solidariedade. Parabéns aos fundadores, ao corpo diretivo atual e aos passados, aos funcionários e principalmente aos médicos. Que Deus continue abençoando este trabalho tão nobre, essencial à nossa querida Piracicaba.

Esgotado o objeto desta Sessão Solene, antes de encerrá-la, agradeço a presença de todos os ilustres amigos piracicabanos que para cá vieram, pessoas também da região, para participarem conosco de uma homenagem simples, mas feita do fundo do coração.

Há sete anos representante do povo de Piracicaba e da região no maior Parlamento deste país, que é a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, temos prestado algumas homenagens a entidades, e hoje foi a vez da Unimed.

Quero agradecer, aqui, o empenho de toda Unimed, especialmente o do Sr. Maurício Petrocelli, ele que em nenhum momento mediu esforços para organizar, juntamente com a nossa equipe de assessores de São Paulo, esta Sessão Solene na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Agradecer a nossa Mesa, já citada, e a todos aqueles que para cá se deslocaram.

Sei que é um dia atípico, mas as Sessões Solenes só podem acontecer aqui nas noites de segundas ou sextas-feiras, pois são as noites que não deliberamos matérias neste plenário. Portanto, são os únicos dias liberados para solenidades. Para que se tenha uma idéia, o ano todo já está tomado por solenidades como estas, propostas pelos Srs. Deputados desta Casa.

Parabéns Unimed Piracicaba pelos seus 35 anos! Conheço o seu trabalho, pois também sou um dos cooperados e tenho o prazer de ser atendido por ela. Que Deus proteja a todos, e que possamos, sempre ao lado de vocês, continuar defendendo essa terra que amamos, que é Piracicaba.

Agradeço aqui a todos os funcionários da Assembléia Legislativa e a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a presente Sessão solene.

 

 * * *

 

-              Encerra-se a sessão às 21 horas e 08 minutos.

 

 * * *