01 DE MARÇO DE 2010

003ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO À “POSSE DO SENHOR MURILO celso campos pinheiro” NA DIRETORIA DO SINDICATO DOS ENGENHEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

Presidentes: CONTE LOPES e WALDIR AGNELLO

 

RESUMO

001 - Presidente CONTE LOPES

Abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que a presente Sessão Solene fora convocada pelo Presidente Barros Munhoz, a pedido do Deputado Campos Machado, com a finalidade de dar posse ao Senhor Murilo Celso Campos Pinheiro à Diretoria do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo. Convida a todos a permanecer por um minuto em silêncio em homenagem póstuma ao professor José Mindlin, razão pela qual não seria executado o Hino Nacional Brasileiro. É feito um minuto de silêncio.

 

002 - WALDIR AGNELLO

Assume a Presidência. Enaltece a importância da cerimônia e faz agradecimentos gerais aos presentes.

 

003 - ROMEU TUMA

Senador, adverte sobre construções em áreas de risco e enfatiza a importância e responsabilidade do engenheiro nos dias de hoje. Cita o problema das construções irregulares e afirma que, aos engenheiros, são oferecidos desafios no sentido de prevenir e minimizar o sofrimento de populações afetadas por problemas de ordem geológica e de reações da natureza, como os terremotos ocorridos no Chile.

 

004 - ARNALDO JARDIM

Deputado federal, faz agradecimento ao Sindicato dos Engenheiros, que, segundo ele, é vigoroso na defesa do profissional e tem uma visão global de crescimento a serviço do Estado de São Paulo e do País. Enfatiza as expressivas representações profissionais pela presença do Confea, e dos Creas. Tece considerações sobre a Escola Politécnica e o entrosamento entre o Sindicato e a área acadêmica.

 

005 - ROBERTO MASSAFERA

Deputado estadual, comenta a importância do desenvolvimento do País e a necessidade da formação de engenheiros e de mão-de-obra qualificada. Fala dos investimentos em escolas técnicas, nas Fatecs, na Politécnica e na Escola de Engenharia de São Carlos. Afirma a valorização da classe e que este momento é um momento importante na vida do Seesp.

 

006 - CELSO JATENE

Vereador de São Paulo, fala sobre a geração de empregos e o aquecimento da economia fomentado pelas construções civis na Cidade de São Paulo. Parabeniza a todos.

 

007 - GERALDO ALCKMIN

Secretário de Estado de Desenvolvimento, relata que o IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas - completou 100 anos, e realiza pesquisas e ensaios dos mais importantes, sendo uma retaguarda à Petrobras na área de Pré-Sal. Afirma que se a Engenharia construiu São Paulo e transformou o Brasil em um dos países mais emergentes do mundo, ela fará ainda muito mais em benefício da sociedade e do povo brasileiro.

 

008 - MAURO ARCE

Secretário dos Transportes, faz elogios à posse de Murilo Celso Campos Pinheiros. Dá ciência de mensagem do Governador José Serra. Destaca a importância que a Engenharia tem no contexto nacional. Relata que acompanha a atuação do Sindicato na formação dos profissionais necessários para que o Brasil continue o seu crescimento sustentado, e possa deixar de ser o país emergente e ser um país realmente desenvolvido.

 

009 - CAMPOS MACHADO

Deputado estadual, cita sua admiração pelo Senhor Murilo Celso Campos Pinheiros ao longo de sua carreira. Comenta que a Assembleia de São Paulo é a Casa da democracia, e que, segundo ele, é o local ideal para prestar tal homenagem.

 

010 - MURILO CELSO CAMPOS PINHEIRO

Presidente do Seesp, comenta que, em um ano eleitoral, não deixarão de participar das discussões dos planos de governo e de mobilizar comunidades a debater. Recorda vitórias na gestão anterior e que a categoria tem representação em 18 estados. Fala do reconhecimento oficial da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados. Informa que o Seesp conta com mais de 50 mil associados e que a categoria está diretamente relacionada ao desenvolvimento tecnológico, e estará presente em projetos como o Pré-Sal, PAC, realização das Olimpíadas e Copa do Mundo.

 

011 - Presidente WALDIR AGNELLO

Parabeniza a todos e comenta de sua satisfação, orgulho, e gratidão por todas as transformações tecnológicas e sociais que realizaram.

 

012 - Presidente CONTE LOPES

Assume a Presidência. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Conte Lopes.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – CONTE LOPES - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - Esta Presidência quer acusar a presença na Casa do Senador pelo Estado de São Paulo, o Senador Romeu Tuma; do Secretário dos Transportes representando o Governador do Estado de São Paulo José Serra, o Secretário Mauro Arce; do Deputado Campos Machado que fez o convite e marcou esta sessão solene; do nosso sempre Governador Geraldo Alckmin; nosso amigo, nosso companheiro que está aqui também prestigiando este evento na posse da diretoria do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo na figura do Presidente senhor Murilo Celso. Queremos agradecer a presença de todos aqui, deputados federais, deputados estaduais e vereadores

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, essa Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, que se encontra afastado e em recuperação. Estamos aqui como Presidente em exercício atendendo a solicitação do nobre Deputado Campos Machado com a finalidade de dar posse à diretoria do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo. Infelizmente não temos a presença da Banda da Polícia Militar tendo em vista o falecimento do professor José Mindlin. Assim, tendo em vista que o Estado está em luto oficial, nós solicitaríamos que todos permanecessem por um minuto em silêncio em homenagem ao professor José Mindlin.

 

* * *

 

- É feito um minuto de silêncio.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - Esta Presidência, antes de passar a Presidência ao nobre Deputado Waldir Agnello, quer agradecer a presença de todos e também cumprimentar a nobre diretoria do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo na figura do senhor Murilo Celso que está assumindo a Presidência. Agradeço a presença de todos nesta Casa. Realmente é uma cerimônia muito bonita, com várias autoridades aqui presentes.É uma satisfação tê-los aqui conosco. Passo a Presidência dos trabalhos ao nobre Deputado Waldir Agnello, que representará neste instante o Deputado Campos Machado. Obrigado a todos. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Deputado Waldir Agnello.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Agradeço S. Exa. o Deputado Conte Lopes, Presidente em exercício desta Casa, cumprimento os senhores e as senhoras, a todos o meu boa-noite. É um prazer recebê-los nesta Casa de Leis para uma cerimônia tão importante como esta. Nesta noite nós temos o privilégio de tê-los aqui em nossa Casa senhores engenheiros, senhoras engenheiras do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, a todos e a todas nossas boas vindas.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ROBERTO THIERS WATANABE - Nós registramos a presença das seguintes autoridades: senhor José Maria Marins, ex-governador do Estado de São Paulo; Senhor Claury Alves da Silva, Secretário de Esportes, Lazer e Turismo; Senhor Lair Krähenbühl, Secretário Estadual da Habitação; Senhor Luiz Antonio de Medeiros, Secretário Nacional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego; Senhor Miguel Luiz Bucalem Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano representando o prefeito Gilberto Kassab; Senhor Arnaldo Faria de Sá, deputado federal; Senhor William Woo, deputado federal; Senhor Arnaldo Jardim, deputado federal; Senhor Hélio Nishimoto deputado estadual; Senhor Roberto Massafera, deputado estadual; Senhor Frederico Muraro Filho, Secretário Municipal de Santo André, neste ato representando o prefeito de Santo André; Deputado Estadual Simão Pedro; Senhor Anis Kfouri Júnior, diretor CAASP – Caixa de Assistência dos Advogados do Estado de São Paulo, neste ato representando senhor Luiz Flávio Borges D´Urso, Presidente da OAB São Paulo. Também registramos a presença do Vereador Juscelino, e do Vereador Jamil Murad; do secretário-geral da União Geral dos Trabalhadores senhor Canindé Pegado, e do vice-diretor da Escola Politécnica da USP e membro do Conselho Tecnológico do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo senhor José Roberto Cardoso.

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Agradecemos as presenças mencionadas, e nós gostaríamos que fizesse o uso da palavra S.Exa. o senhor Senador da República pelo Estado de São Paulo, Sr. Romeu Tuma. Peço que o recebamos com uma salva de palmas. (Palmas.)

 

O SR. ROMEU TUMA - PTB - Eu queria, Sr. Presidente, saudá-lo e em seu nome as autoridades nominadas. Queria saudar o Governador Geraldo Alckmin, um companheiro permanente das nossas lutas e andanças pelo interior de São Paulo, continuo nessa expectativa de voltarmos a visitar o interior de São Paulo; meu Presidente Campos Machado sempre amigo; governador José Maria Marins com quem tive a oportunidade de servir no seu governo; Sr. Murilo Celso Campos Pinheiro, que ao assumir a Presidência já assumiu o meu coração, é meu amigo, e está me ajudando a fazer o projeto sobre o laudo de geólogo para não se permitir mais construção em áreas de risco. Espero que a gente consiga buscar essa identidade responsabilidade hoje dos engenheiros.

Eu queria saudá-los, e ser rápido. Comprometi-me a falar depressa, porque dizem que político quando pega um microfone não para, mas eu queria ser rápido. Hoje eu vinha no voo do Rio de Janeiro, vendo essa revista “Mundo Coorporativo” em que um professor de educação da USP faz uma análise das profissões necessárias nos dias de hoje. O Governador Geraldo Alckmin sabe, pois inaugurou em vários municípios escolas de tecnologia pela importância e sem dúvida pelo que interessava ao município onde essa escola foi instalada para evitar que realmente a juventude tivesse que sair da cidade para estudar nos centros urbanos. E ele dizia aqui das profissões importantes hoje pela presença do Brasil no mundo moderno. Então ele cita aqui, eu risquei e vou deixar contigo, Murilo, a importância do engenheiro nos dias de hoje.

É claro que falar em engenheiro nós temos que saudar o construtor do universo,o arquiteto do universo, e o Presidente sabe de quem eu estou falando, Jesus, que é o construtor do universo. Eu falo que ele foi arquiteto e engenheiro, porque senão daqui a pouco arquiteto e engenheiro, um deles bate em mim.

Tive uma alegria muito grande, Sr. Murilo e Presidente Campos Machado, meu governador. Nesta semana recebi um beijo do meu neto, que me disse: “Vô, consegui entrar na Faculdade de Arquitetura da USP.” Então ele começará a cursar o primeiro ano de Arquitetura. Falei: “Não vai dar trabalho para os engenheiros. Se você der muito trabalho para os engenheiros, eles não vão mais te contratar para fazer o projeto.” Por isso é uma alegria imensa estar aqui com os engenheiros.

Na semana passada o senador de Tocantins fez um discurso, que eu trouxe até comigo aqui, sobre a responsabilidade do Conselho em fiscalizar o salário mínimo profissional do engenheiro, e isto tem uma importância vital nos dias de hoje. Nós sabemos, e eu disse hoje numa entrevista com muita tranqüilidade que o engenheiro é o médico da natureza. Por quê? Pelos tantos acidentes geológicos e que a natureza tem oferecido em detrimento da população. Há sofrimento da população pelo mundo inteiro. Vejam agora no Chile. E os engenheiros terão que estar presentes para preventivamente conseguirem trabalhar no sentido de que não se repita fatos como esse, e consigam impedir que a gente agrida permanentemente a natureza e tendo como resposta uma violenta reação.

Parabéns, Murilo, que Deus abençoe você e os seus companheiros de trabalho, e conte no Senado com um soldado a serviço da Engenharia. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ROBERTO THIERS WATANABE - Por favor, se alguma autoridade não foi nomeada, por favor, dirija-se ao Cerimonial.

Registramos e agradecemos a presença do Sr. Celso Jatene, vereador da Câmara Municipal de São Paulo; do Sr. Eliseu Gabriel, vereador da Câmara Municipal de São Paulo; do Sr. Rubens Rezek, corregedor do Estado; do Sr. Luizinho da Farmácia, vereador da Câmara Municipal de Taubaté; do Senhor Paulo Eduardo de Grava, vice-Presidente no exercício da Presidência do CREA São Paulo; do Sr. João Paulo Dutra, vice-Presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo; do Senhor Luiz Roberto Pagani, Presidente da Delegacia Sindical de Bauru; do Engenheiro Modesto Ferreira dos Santos Filho, diretor do Confea; do Senhor Nivaldo Santana, vice-Presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; do Senhor Giuseppe D´Agostino, diretor de expansão do Programa de Aceleração do Crescimento Educacional do Estado de São Paulo; do Senhor Ivan Gilberto Sandoval Falleiros, diretor da Escola Politécnica da USP; do Senhor Rene Vicente dos Santos, Presidente do Sintaema – Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo; do Senhor Pedro Katayama, representando o Presidente do Confea, senhor Marcos Túlio de Melo; do Senhor João Alberto Viol, presidente do Sinaenco; do Senhor Francisco Machado da Silva, presidente do CREA - Distrito Federal; da Senhora Vera Lúcia Jucovsky, desembargadora federal; e do presidente do Sintracon senhor Antonio de Sousa Ramalho.

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Dando continuidade às falas, nós gostaríamos que tomasse a palavra agora o nobre Deputado federal Arnaldo Jardim que falará em nome dos demais deputados federais que estão ou passaram por aqui.

Cito aqui a presença do Deputado Arnaldo Faria de Sá, Deputado Nelson Marquezelli, Deputado William Woo, ambos deputados federais. Se houver mais algum deputado federal que eu não tenha mencionado, por gentileza se manifeste para que possamos registrar a sua presença.

Deputado Arnaldo Jardim tem a palavra, ele que é engenheiro, foi deputado estadual nesta Casa, muito nos honra a sua presença aqui, e agora está honrando o povo do Estado de São Paulo e o povo brasileiro com o seu trabalho como deputado federal. Por gentileza, Deputado Arnaldo Jardim.

 

O SR. ARNALDO JARDIM - PPS - Muito obrigado Sr. Presidente Waldir Agnello, querido amigo. Cumprimentando o deputado Waldir Agnello, quero saudar o nosso querido Deputado Campos Machado, que teve a ideia que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pudesse sediar, acolher aqui tão importante cerimônia para todos nós. Esta cerimônia é tão repleta de significados.Talvez o primeiro deles, porque quando escolhe o Poder Legislativo para tomar posse o senhor Murilo, a nossa diretoria, o nosso Sindicato dos Engenheiros reafirma a sua convicção e o seu compromisso com a democracia, porque é isso que o Parlamento expressa. O parlamento dos deputados federais que aqui estão, do nosso querido Senador Romeu Tuma, dos vereadores que tão grande número da capital e do interior estão aqui também.

Se fossemos falar de significados eu acho que nós devemos também destacar o fato de termos aqui o nosso querido ex-Governador Geraldo Alckmin e o nosso ex-governador José Maria Marins, dois paulistas que honraram o Estado de São Paulo, que pensam estrategicamente o Estado de São Paulo. Aquilo que tem feito o Governador Geraldo Alckmin agora neste momento pensando na questão da fronteira do ensino, na fronteira do desenvolvimento estratégico de São Paulo, também seria governadores a segunda menção que eu faço aqui ao Sindicato dos Engenheiros. Agradecemos ao Sindicato pela história .Inúmeros ex-presidentes aqui estão, e nós saudamos isso com uma visão da história que se perpetua, se cultiva, e se aperfeiçoa. O Sindicato que é tão vigoroso na defesa do profissional, nunca foi corporativista, tem uma visão global de crescimento, tem uma visão de que o profissional é o profissional de desenvolvimento, é o profissional de engenharia a serviço do nosso Estado de São Paulo e a serviço do nosso país. Acho que isso também salta aos olhos numa cerimônia como esta.

A presença aqui dos secretários Claury, Lair, secretários municipais, tantas Secretarias aqui representadas marca uma outra característica que é exatamente o Sindicato que discute políticas públicas. E temos aqui essa convergência que também significa um outro ponto no meu entender a destacar.

Faço menção também, me permitam todos, a uma expressiva e importante representação sindical que aqui temos: o Medeiros, que tanta história tem no sindicalismo e que hoje é membro importante do Governo Federal; o Chitão; o nosso querido Ramalho vinculado sempre ao setor da construção; o Nivaldo que aqui está, outros que me permito mencionar, mas de uma boa parceria que fez sempre o Sindicato, Murilo, junto com as demais entidades sindicais.

Nós temos aqui a representação também das nossas significativas, expressivas representações profissionais que se dá pela presença do Confea, e dos CREAs que aqui estão, como nós temos representadas as Federações que reúnem cada uma das cidades que aqui estão, e uma expressiva representação do nosso interior aqui está, são os sindicatos, as associações que reúnem os profissionais da área de engenharia também em cada um dos municípios.

E eu me permito por derradeiro, mencionar uma questão que para mim também é muito expressiva, na figura do senhor Ivan Faleiros meu diretor da Escola Politécnica, do senhor José Cardoso que vai assumir a partir de agora do dia 15 a direção da Politécnica, esse casamento que faz o Sindicato com a área acadêmica. Portanto, um Sindicato plural, que tem uma visão da sociedade e que, portanto, orgulha a mim, e tenho certeza a todos nós, engenheiras e engenheiros do Estado de São Paulo, pelo papel de representação que se faz. E isso, Murilo, termino me referindo a você, acontece porque se construiu uma unidade dentro do Sindicato, e essa unidade significa a presença em cada uma das delegacias que aqui estão, a diretoria que é muito atuante, eu quero saudar a todos. Mas, se deve também, e acho que nenhum de nós duvida da figura que temos de um Presidente que é capaz de realizar essa síntese de nós engenheiros, essa convergência com os outros setores da sociedade e que tem significado a unidade do nosso Sindicato. Por isso neste dia de festa eu queria convidar a todos a me ajudarem com uma grande salva de palmas o Murilo, que orgulha todos nós como grande Presidente do Sindicato dos Engenheiros que é. Parabéns, Murilo, boa gestão, sucesso, continue representando os engenheiros do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ROBERTO THIERS WATANABE - Registramos a presença do senhor Álvaro Cabrini Jr., presidente do CREA do Estado do Paraná; do diretor-executivo da Federação Nacional dos Médicos, senhor José Roberto Cardoso Murisset; do Senhor Lejeune Mato Grosso Xavier de Carvalho, presidente do Sinsesp – Sindicato dos Sociólogos do Estado de São Paulo; do Presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo, senhor Ernane Silveira Rosas. Também registramos as presenças dos senhores representantes das Centrais Sindicais, do Presidente do Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo, senhor José Paulo Garcia, e do professor doutor Mohamed Ezz El-Din Mostafa Habib, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual de Campinas.

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Convidamos para fazer uso da palavra em nome dos deputados estaduais desta Casa de Leis o nobre Deputado Roberto Massafera, que é engenheiro. Nós o escolhemos para que ele fale em nome do Deputado Simão Pedro que se faz presente aqui, e do Deputado Helio Nishimoto, Deputado Conte Lopes, e em meu nome próprio.

Deputado Roberto Massafera, V. Exa. tem a palavra para fazer as suas considerações.

 

O SR. ROBERTO MASSAFERA - PSDB - Boa-noite a todos. Cumprimento a Mesa, o Presidente em exercício, os senadores, deputados federais, deputados estaduais, nosso ex-governador José Maria Marins, nosso ex-governador e futuro governador Geraldo Alckmin.

Essa cerimônia de posse do Sindicato dos Engenheiros é uma cerimônia classista, uma cerimônia que eu como engenheiro me sinto parte como vocês. Mas é uma cerimônia no momento importante do nosso país. Há 40 anos quando me formei e comecei a trabalhar, tinha uma perspectiva de crescimento, de desenvolvimento, e nos últimos anos o nosso país andou meio estagnado. E agora com a retomada, com a queda da inflação, com a retomada dos investimentos o Brasil hoje é a menina dos olhos da comunidade financeira internacional. O nosso país está crescendo, mas faltam engenheiros. Então falta mão de obra qualificada, e o nosso Estado de São Paulo hoje está investindo maciçamente na formação da mão de obra técnica, nas escolas técnicas, nas FATECs e ampliando as vagas nas universidades. Mas, recentemente o Presidente do Instituto de Engenharia aqui nesta Casa nos disse que nos últimos 10 anos, se não me falha a memória, a Escola Politécnica de São Paulo da USP formou em média 27 engenheiros civis por ano no total, e a Escola de Engenharia de São Carlos, também da USP, formou em média 17 engenheiros civis. Então hoje no mercado de trabalho faltam engenheiros. O engenheiro é o agente de transformação tecnológica e social, e a mão de obra qualificada é essencial para o crescimento e para o desenvolvimento.

Eu venho aqui, Sr. Presidente, dizer, reafirmar o esforço desta Casa, da Assembleia, na valorização da nossa classe, na valorização do engenheiro; o esforço de que o país precisa crescer. Para crescermos nós precisamos dessa mão de obra especializada e qualificada que é o engenheiro.

Então, este momento é um momento importante na vida deste Sindicato, na vida dos engenheiros, na vida deste país. Eu espero que nós tenhamos consciência do nosso esforço nos próximos anos para que o Brasil consiga crescer, manter esse ritmo para que geremos emprego, e para que sejamos a alavanca do desenvolvimento, que é o sonho da nossa juventude.

Parabéns, e que continue nessa jornada! Tenho certeza que o caminho é esse e se Deus quiser nós teremos sucesso. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ROBERTO THIERS WATANABE - Registramos a presença do Deputado federal Paulo Teixeira, e da senhora Lídia Correa, Presidente da Federação das Mulheres Paulistas.

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Nós queremos neste instante ouvir as considerações em nome da Câmara Municipal da cidade de São Paulo, do nobre Vereador Celso Jatene.

 

O SR. CELSO JATENE - Sr. Presidente Waldir Agnello, Deputado Campos Machado, na pessoa de quem cumprimento todas as autoridades presentes.

Vereador disciplinado não deve falar depois de deputado e senador, mas de qualquer forma como Vice-Presidente da Câmara Municipal de São Paulo fiz questão absoluta, Murilo, de trazer a você e a todos os profissionais da área de Engenharia o nosso abraço, o abraço do Legislativo paulistano, porque nós conhecemos e sabemos da importância da figura do engenheiro numa cidade como São Paulo. Principalmente, o engenheiro que toca as construções civis da nossa cidade, são geradores de emprego contumazes e homens que aquecem a economia da nossa cidade. Então parabéns, boa sorte, parabéns a todos vocês por essa data tão importante. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ROBERTO THIERS WATANABE - Registramos a presença do Deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame, e do senhor Geraldo Pinheiro representando o Deputado federal Emanuel Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Neste instante anunciamos a palavra do Secretário de Estado de Desenvolvimento, e também ex-governador do Estado de São Paulo, vice-governador, deputado federal, deputado estadual, vereador, Geraldo Alckmin. (Palmas.)

 

O SR. GERALDO ALCKMIN - Boa-noite a todas e a todos. Sr. Presidente desta sessão, Deputado Waldir Agnello, Deputado Conte Lopes, doutor Murilo Celso Campos Pinheiro, Presidente do Sindicato dos Engenheiros, toda diretoria do Sindicato dos Engenheiros, Senador Romeu Tuma, grande líder Deputado Campos Machado, Secretário Mauro Arce representando o nosso Governador José Serra, autoridades aqui nominadas, amigas e amigos, uma palavra breve, mas a presença hoje de todos vocês tornou pequeno aqui o plenário da Assembleia Legislativa do nosso Estado. Isso mostra, doutor Murilo, o prestígio da Engenharia e mostra a força do Sindicato dos Engenheiros do nosso Estado. Aliás, brasileiros do Estado de São Paulo, devemos muito a Engenharia, que está no DNA de São Paulo. A Escola Politécnica é de 1894. O ano passado, em 2009 o IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas completou 100 anos, e ele nasceu pelos engenheiros da Poli, que em 1899 criaram o gabinete de resistência de materiais, que se converteu nesse grande Instituto de Pesquisas Tecnológicas, que hoje é uma retaguarda enorme para a Petrobras na área de Pré-Sal e faz pesquisas e ensaios dos mais importantes.

A infraestrutura de São Paulo, a logística do Estado, tudo isso nós devemos à nossa Engenharia. Eu aprendi a admirá-la, doutor Murilo, porque tive o privilégio de ser co-piloto de um grande comandante que foi o Governador Mário Covas, exatamente engenheiro também como todos vocês, e que deu uma enorme contribuição a São Paulo. A Índia, que é hoje um dos países que mais cresce no mundo, há três anos formou 20 mil advogados, 200 mil engenheiros. A Engenharia é a mola do desenvolvimento. O Papa João XXIII disse que o desenvolvimento é o novo nome da paz, porque não há paz verdadeira se não for fruto de oportunidade para as pessoas, fruto de salário, emprego, qualidade de vida, e a Engenharia está no âmago de todo esse trabalho.

Por isso é com alegria que quero saudar o doutor Murilo, cumprimentar a sua diretoria, cumprimentar os engenheiros, e dizer que se a Engenharia construiu São Paulo. E o Brasil tornando-se um dos países mais emergentes do mundo, eu não tenho dúvida que ela fará ainda muito mais em benefício da sociedade e do povo brasileiro. Parabéns aos engenheiros! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Agradecemos as palavras e a consideração de S. Exa., doutor Geraldo Alckmin, que ocupa hoje uma pasta de muita importância, e grande relevância para o desenvolvimento do nosso Estado, e do nosso país.

Queremos agora ouvir as considerações do Secretário dos Transportes do Estado de São Paulo Doutor Mauro Arce, que neste ato também representa S. Exa. o Governador do Estado de São Paulo José Serra. Com a palavra o Doutor Mauro Arce.

 

O SR. MAURO ARCE - Boa-noite a todos. Queria cumprimentar o Deputado Conte Lopes, no exercício da Presidência da nossa Assembleia Legislativa; o Deputado Waldir Agnello que preside esta sessão, o Deputado Campos Machado que, pelo que eu percebi, foi o autor da ideia de fazer essa sessão aqui. Ele é uma pessoa realmente muito preocupada com essa parte de tratar bem as pessoas da melhor forma possível. Eu reconheço isso, ele sabe disso muito bem, eu tenho uma admiração muito grande pelas posições que ele assume. Queria cumprimentar Murilo Pinheiro, que além de tudo ser meu colega engenheiro, e para dizer que eu não sou engenheiro da Poli eu sou do Mackenzie, queria cumprimentar os engenheiros de todas as escolas. (Palmas.) Porque são todos esses profissionais que fazem com que a nossa Engenharia seja o que é hoje do ponto de vista nacional e internacional.

Murilo Pinheiro é meu colega de empresa, a gente se conhece há muitos anos, e ele tem feito um trabalho fantástico à frente do nosso Sindicato do qual eu sou associado. Através dele queria cumprimentar toda diretoria, aqueles que vão seguir com o Murilo, aqueles que estão entrando na equipe para que a gente continue com o nosso Sindicato cada vez maior, e cada vez mais influente, sem esquecer os ex-presidentes, que foram Presidentes do Sindicato nos momentos talvez mais complicados da vida nacional, e que conseguiram manter o Sindicato vivo,e trouxeram até aqui, e evidentemente que a partir daí foi que se construiu esse grande Sindicato que é o Sindicato dos Engenheiros.

Queria cumprimentar o governador José Maria Marins; o Senador Romeu Tuma, me recomendou falar pouco, vou procurar atendê-lo; o Deputado federal Arnaldo Jardim, e através dele cumprimentar todos os demais deputados federais aqui presentes, os deputados estaduais que aqui estão; o Vereador Celso Jatene neste ato representando a Câmara Municipal de São Paulo; o senhor Luiz Antonio de Medeiros, Secretário Nacional do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, e através dele cumprimentar até pela vida que ele levou como sindicalista todos os representantes dos sindicatos que estão aqui presentes, sindicatos e federações. Cumprimento o nosso Governador Geraldo Alckmin, Secretário do Desenvolvimento do Estado de São Paulo, e estender o cumprimento aos meus colegas Secretários que estão aqui presentes; as autoridades, os profissionais de Engenharia, os associados do Sindicato dos Engenheiros, os familiares que hoje prestigiam os seus parentes que hoje tomam posse, os representantes de entidades de classe, minhas senhoras e meus senhores.

Em primeiro lugar gostaria de trazer a mensagem do Governador José Serra, que me encarregou de representá-lo, talvez porque eu seja o engenheiro mais antigo do secretariado. Então eu sou o decano, não só da Engenharia, mas como de secretário também, e o Governador Geraldo Alckmin sabe disso. Assim, quero trazer a mensagem do Governador de apoio e destacar a importância que ele dá para a atividade de Engenharia, e a importância que a Engenharia tem no contexto nacional.

Quem me antecedeu já falou sobre a importância e o simbolismo desta cerimônia estar sendo realizada aqui na Casa de Leis, na Casa do Povo de São Paulo. É um bom encontro entre aqueles que trabalham e aqueles que formulam as leis, evidentemente que com essa interação a gente vai ter leis cada vez melhores seguramente, porque esta Casa tem ouvido todas os representantes dos trabalhadores, da sociedade de um modo geral.

Nosso país, como já foi colocado anteriormente, tem todas as condições de crescer, mas depende principalmente de vencer alguns gargalos, e a maioria deles estão na infraestrutura. É muito, até fácil crescer este ano cinco por cento, até porque nós não crescemos no ano passado. Então a partir do instante que não se cresceu o ano passado com a própria estrutura e com a capacidade instalada da indústria, da área de serviços é capaz de fazer um crescimento até acima de cinco por cento. Mas, a gente já tinha verificado que mesmo antes da crise de 2008 nós já tínhamos sinais claros de exaustão da nossa infraestrutura. E quando eu falo da infraestrutura é em todos os campos, no campo do transporte, da construção civil, e para isso há absoluta necessidade de ter profissionais habilitados, em condições de atender essa demanda. Perguntam-nos muito se para construir o Rodoanel a gente sentiu falta de engenheiro. Provavelmente não, porque lá estavam as maiores empresas e com condições de recrutar essas pessoas, mas evidentemente a gente sabe e tem certeza de que muita coisa deixou de ser feita por falta de profissionais habilitados.

Então queria aí destacar exatamente a função do Sindicato. Eu acompanho o Sindicato não tão próximo quanto, eu procuro ser o mais próximo que eu posso, mas acompanho através do nosso jornal que eu recebo mensalmente, e vejo o Sindicato atuando agora numa forma muito forte na formação dos profissionais, e nos temas que interessam ao país de desenvolvimento, exatamente para quebrar esses aspectos ligados à falta de profissionais e os gargalos que nós temos na nossa infraestrutura. Então queria ressaltar aqui o trabalho que tem sido feito, e que vai continuar a ser feito. A importância do Sindicato às vezes se transforma em problema de salário e o Sindicato não fica só nisso, e agora em particular, já que a gente tem um campo maior para os nossos profissionais do ponto de vista de emprego se trata exatamente de fornecer os profissionais necessários para que o Brasil continue o seu crescimento sustentado, e não o crescimento de um ano, o crescimento perene para que a gente possa deixar de ser o país emergente e ser um país realmente desenvolvimento, porque nós temos todas as condições pra isso.

Por isso queria mais uma vez cumprimentar, transmitir a mensagem do Governador ao Murilo e à sua diretoria, de que podem contar conosco, como Governo do Estado, para que possamos juntos construir um país cada vez melhor, e evidentemente o Estado de São Paulo tem um papel importante na construção da Federação brasileira.

Então, boa sorte a todos, que Deus os proteja e ilumine nessa missão que é tão difícil de ser: o órgão que representa a todos nós, os engenheiros de São Paulo e do Brasil. Muito obrigado, e boa-noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Nós temos a grata satisfação de anunciar o próximo orador, ele que é deputado estadual pelo quinto mandato, deputado estadual melhor votado, ou mais bem votado nessa legislatura com cerca de 250 mil votos, líder do meu partido PTB nesta Casa de Leis, proponente desta sessão solene. Eu me refiro ao nobre Deputado Campos Machado, a quem nós recebemos com muito carinho, e agradecemos o trabalho realizado pelo povo de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Meu amigo, meu Presidente Conte Lopes na falta de Barros Munhoz, que foi submetido a uma operação cirúrgica e o Deputado Conte Lopes representa com dignidade esta Casa e o meu partido; meu amigo, pastor de almas, Waldir Agnello, meu irmão; cumprimento o meu amigo, meu irmão, sempre Governador Geraldo Alckmin por quem tenho profundo apreço e respeito; os senhores Secretários meu amigo Mauro Arce, meu amigo Claury Alves da Silva; meu Senador Romeu Tuma, exemplo de dignidade e honradez, um homem que traz no peito a estrela de xerife, mais do que isso, a estrela da dignidade; Senhores deputados federais, estaduais, meu amigo doutor Rubens Rezek, corregedor-geral do Estado; senhor secretário municipal, Luiz Antonio Medeiros, Secretário de Ministério do Trabalho; vereadores na figura do meu amigo, irmão Celso Jatene; líderes sindicais; cumprimento meu amigo, meu primo, mais do que isso o meu irmão Murilo Celso Campos Pinheiro; meus senhores e minhas senhoras, quando vinha pra cá eu lembrei de umas palavras de um poeta inglês que diz que os anos sabem de coisas que os dias não sabem. E é verdade. E os anos pelo que eu refleti no carro, os anos me ensinaram também, de que o destino escolhe a dedo os homens que vão construir a sua história. Eu pensava também, Murilo,que há 20 anos estou nesta Casa e fiz apenas quatro sessões solenes. Apenas quatro, essa é a quarta. Como podia eu deixar de homenagear um homem de bem? Um homem de caráter, sempre lembrando o pensador uruguaio que diz que o caráter de um homem é o seu destino. Murilo Celso Campos Pinheiro, não é apenas o meu primo não, não é apenas um líder sindical não, é um homem de família também, de princípios. Um sonhador, um plantador de sementes de sonhos, e eu não creio nas pessoas que não sabem sonhar. Ele preside a Associação dos Engenheiros e criou há pouco tempo a Confederação. É um lutador, é um homem que age. Como dizia aquele poeta, “só os sapos não olham pra cima porque não aprenderam a amar as estrelas.” O Murilo aprendeu a amar as estrelas. E eu pensei cá comigo, esta Casa é a paixão dos paulistas. Dizia o grande orador Ibrahim Nobre, que a Assembleia de São Paulo é a Casa da democracia, a paixão maior dos paulistas. Por que não fazer aqui a posse do Murilo como Presidente do Sindicato dos Engenheiros?! Por que não mostrar a ele a Casa do Povo? Por que o povo não mostrar o respeito que tem por ele? Essa explicação é mais simples como é o orvalho e como é a rosa, é simples porque o Murilo merece ser homenageado nesta Casa. É por isso Murilo, meu irmão Murilo, o respeito que tenho por você, mais do que eu os senhores engenheiros que votaram em você, que depositam toda esperança em você. Eles sabem do seu trabalho, dos seus sonhos e de sua dignidade.

Murilo, dizem os chineses que os homens prestam homenagem aos grandes homens de pé, e de uma maneira bem rápida, eu queria que nós ficássemos, como diz os chineses um pouco de pé. Façam o favor meus senhores e minhas senhoras, e vamos à posição que os chineses nos ensinaram a colocar os nossos corações na mão direita e as almas na mão esquerda para aplaudir um homem de bem: o Presidente Murilo Celso Campos Pinheiro. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Para concluir as falas desta noite, nós queremos convidar para usar a tribuna desta Casa de Leis aquele que está sendo reconduzido ao terceiro mandato de quatro anos no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo o doutor Murilo Celso Campos Pinheiro, a quem eu peço que seja recebido com uma grande salva de palmas. (Palmas.)

 

O SR. MURILO CELSO CAMPOS PINHEIRO - Boa-noite a todos. Normalmente eu faço sem ler, falo sem que a gente possa estar lendo um discurso, mas na verdade hoje a emoção é muito grande estar nesta Casa, nesta Casa de Leis. Fiz questão absoluta de trazer aqui, não tem 15 páginas, mas tem umas quatro ou cinco com letra bem grande e bem rápido, eu queria pedir a permissão de todos vocês para que eu possa ler um breve discurso.

Queria saudar o Sr. Presidente Waldir Agnello, saudar o meu primeiro, meu amigo, meu líder, Campos Machado, e saudando queria lembrar da homenagem que ele faz a nós todos os engenheiros por liberar esta Casa para que possamos realizar a nossa festa, festa de posse da nossa entidade. Saúdo Mauro Arce companheiro, secretário, representando aqui o nosso Governador José Serra; o governador amigo, companheiro, eu posso chamar de companheiro porque está sempre presente conosco o Governador Geraldo Alckmin, Secretário de Planejamento, de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, que muito nos honra estar presente junto com o senhor. Saúdo o Senador Romeu Tuma, nosso grande amigo com quem muito aprendemos lá no Congresso Nacional, no Senado Nacional. Quero saudar o Presidente desta Casa e 1º Vice-Presidente, Deputado Conte Lopes; a todos aqui presentes; o ex-governador José Maria Marins, o Deputado Simão Pedro; o Secretário Medeiros, senhor Cardoso, coordenador do nosso Conselho tecnológico, os Presidentes de CREA aqui presentes, Cabrini e Machado. Saúdo a todos vocês aqui presentes, desculpem-me aqueles que não estamos enxergando. Fizeram uma lista pra mim. Saúdo o Secretário Municipal Miguel Bucalem; o amigo Jamil Murad; o Vereador Celso Jatene, Vereador Juscelino, Vereador Eliseu Gabriel, Presidente do Sinaenco, Presidente Viol, e todos vocês Presidentes de Sindicatos de Engenheiros do Brasil que aqui estão presentes, todos os diretores da nossa Confederação, todos os diretores da nossa Confederação Nacional dos Engenheiros. Cumprimento também todos os representantes de entidades de classe, empresas, universidades, organizações públicas e privadas já nomeadas aqui pelo nosso mestre-de-cerimônias Roberto. O meu cumprimento especial é para todos aqueles que hora tomam posse, diretoria executiva estadual, presidentes e diretores de delegacias, conselheiros fiscais e representante da Federação Nacional dos Engenheiros, e também da nossa Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados – CNTU.

E quero cumprimentar também a todos os ex-Presidentes do Sindicato que aqui estão conosco, Ubirajara, o Esdras, o Tromboni, o Allem, o Otaviano. Estamos seguindo o caminho que muitos fizeram por esse Sindicato, e que muito estão fazendo nos ajudando a conduzir esse grande Sindicato.

Desculpem-me por não enxergá-los, mas cumprimento o Deputado Paulo Teixeira  e o Secretário Claury.

Falar para essa plateia muito me honra e muito me emociona. Gostaria de poder nomear cada pessoa que está aqui, pois todos fazem parte da nossa história, da nossa luta, do nosso compromisso que se renova a cada dia.

Setenta e seis anos, 400 diretores, 800 delegados, 50 mil associados, 25 delegacias. Sedes próprias, 200 mil profissionais representados em todo o Estado. São números grandiosos em nosso contexto e realidade. Porém, hoje, não quero focar minha fala em números e dados, e sim, no que os torna possíveis: as pessoas.

Iniciar mais um mandato frente ao Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo é um desafio sim, não creio que já me acostumei ao cargo, muito pelo contrário, o nosso crescimento nos traz mais responsabilidade, visibilidade e preocupações em atender sempre melhor as propostas apresentadas em nosso programa de gestão. A confiança de toda uma categoria como a dos engenheiros, e nossa diretoria nos engrandece e gera o conhecimento de tudo que foi feito, e otimismo em relação ao que está por vir. Somente ao contarmos com essa confiança o nosso trabalho é possível, e para retribuir agimos com transparência em tudo que realizamos.

O Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo está de portas abertas para quem quiser participar conosco das discussões, debates, usufruir dos benefícios e sentir-se representados. Ao olhar todos vocês me recordo de como o trabalho de cada um é essencial para o projeto que traçamos de desenvolvimento e crescimento. Não pensamos somente em nossa categoria, nossa visão está muito além disso, é um compromisso com a sociedade brasileira. Nossa discussão é política, mas não é partidária. Queremos o melhor e acreditamos nos líderes e na possibilidade de discussão para contribuir com planos, ações e movimentos em prol da melhoria de vida de cada cidadão. Acreditamos na união da sociedade civil, entidades, empresas, governos, e todos aqueles que buscam um Brasil do tamanho que ele pode ser. Em um ano eleitoral não deixaremos de participar ativamente das discussões dos planos de governo, de mobilizar comunidades a debaterem, a estarem atentas na escolha dos governantes de nosso país.

Muitas foram as realizações do nosso Sindicato no último mandato. A gestão 2006-2009 teve muitas vitórias. Engajamo-nos fortemente ao movimento “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, lançado pela Federação Nacional dos Engenheiros. Público em manifesto, serviu sem dúvida de base para grandes projetos, como o PAC, por exemplo, que tem agora a sua segunda edição que trata da superação da crise econômica, mostrando caminhos que a Engenharia pode seguir para o crescimento e o desenvolvimento do país. Nossa participação e empenho junto à Federação Nacional dos Engenheiros, para que a entidade crescesse e se representasse fortemente em cada um dos 18 estados em que está presente, é contínua e permanente. A presença atuante de cada Presidente de sindicato e suas equipes possibilita uma representatividade marcante da categoria.

A criação e o reconhecimento oficial, com muita luta, da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados, a CNTU, é o reflexo do trabalho sério, até insistente, de toda uma equipe envolvida de corpo e alma para tornar realidade um sonho dessas categorias. Reunimos hoje, com pouco mais de um ano de existência, engenheiros, nutricionistas, médicos, odontologistas, economistas e farmacêuticos, que discutem nacionalmente assuntos do interesse de todos.

Estamos ainda unidos ao conjunto do movimento sindical em defesa das bandeiras de todos os trabalhadores brasileiros. Vejo aqui hoje tantos representantes de diferentes categorias e isso mostra a força e união do movimento. União essa que será fundamental para alcançar vitórias como a da redução da jornada de trabalho, hoje à espera de votação no Congresso. Também essencial será a realização do Congresso da Classe Trabalhadora, CONCLAT, marcado para o dia primeiro de junho em São Paulo, que reunirá dezenas de milhares de dirigentes e militantes sindicais, contando certamente com a participação dos engenheiros.

Crescemos. Aumentamos o número de associados, alcançando mais de 50 mil associados. Adquirimos sedes próprias em Campinas, Presidente Prudente, São José dos Campos, Bauru e Lins. Temos a cada dia buscado melhorias na forma de atendimento, nos benefícios oferecidos, na promoção de eventos que debatem temas de interesse geral da sociedade e de nossa categoria. Ciência e tecnologia, educação, sustentabilidade, campanhas salariais, condições de trabalho, emprego, relações trabalhistas, formação profissional, entre tantos outros assuntos que poderia aqui discorrer, estão em nossa agenda, dia-a-dia, sendo que nossa equipe trabalha insistentemente junto a organizações governamentais, empresas, sociedade, comunidade.

Procuramos novas formas de comunicar com nossos associados e sociedade, por meio do site do Sindicato do Jornal do Engenheiro, de pesquisas que lançamos, eventos que promovemos, encontros que são realizados. Sabemos que na era do conhecimento, precisamos compartilhar o que temos de melhor, e buscar aprender com quem está realizando coisas boas. Buscamos parceiros nacionais e internacionais, pois temos a certeza que as fronteiras diminuem constantemente e como é preciso estar conectado com o mundo.

O futuro é agora. As mudanças são diárias e isso aumenta a necessidade de estarmos atentos ao que está acontecendo ao nosso redor. É preciso ser ágil sem se esquecer da necessidade de planejar e pensar estrategicamente. Pensando em tudo isso, e na importância do nosso papel na geração de conhecimento, na promoção da inovação, na formação de profissionais capazes de atender às demandas do nosso país, é que estamos desenvolvendo o projeto de uma instituição de ensino superior que trabalhará arduamente para formar engenheiros, especialistas e até mesmo mestres e doutores. Não pode pensar pequeno, pois sabemos que nosso tamanho deve corresponder ao que esperam de nós.

Está em pauta a falta de engenheiros em nosso país. Isso era um fato esperado, pois tantos anos de estagnação, pois nossa categoria está diretamente relacionada ao crescimento, ao desenvolvimento tecnológico, e estará presente em projetos como o Pré-Sal, PAC, realização das Olimpíadas e Copa do Mundo. Estamos fazendo um trabalho constante nas escolas, a partir de um vídeo lançado pela Federação Nacional dos Engenheiros que fala sobre a profissão, dirigido aos estudantes de ensino médio e que está sendo divulgado nacionalmente. Procuramos mostrar as possibilidades de trazer de volta profissionais que estão fora da área, trabalhamos junto às universidades para colaborar na formação de novos engenheiros. Na deixaremos de forma alguma que especialistas precisam vir de fora de nosso país para que consigamos estar entre as maiores potências mundiais.

Meus caros amigos, nada do que citei até agora nasce da noite para o dia. É fruto de muito, mas muito trabalho. É a junção de pensamentos, idéias e sonhos. Está muito além do que eu quero ou do que cada diretor deseja. Está em nossas cabeças, mas também em nossos corações. É também feito com muita conversa, ouvindo, falando, discutindo, propondo, pensando e repensando.

É preciso agradecer. Dizer obrigado. Eu só estou aqui hoje, falando em nome de tantos, porque existem pessoas maravilhosas junto a mim. Nossos diretores, colaboradores, parceiros, fornecedores, que estão juntos cotidianamente, formando uma família, trabalhando, comemorando e nunca desistindo de fazer do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo uma entidade sempre melhor. A importância dessa equipe não cabe num discurso de Presidente. É muito maior do que as palavras podem expressar. E eu fico particularmente feliz em saber que posso confiar em cada um, pois olhamos na mesma direção. Não poderia de maneira alguma deixar de citar aqueles que me permitem estar onde estou: minha família. Meu filho Bruno, minha filha Débora, meus netos Murilinho e Duda, minha mãe, meus irmãos Fernando, André, e todos os outros irmãos que nos ajudam, e todos os parentes que entendem a minha luta e a minha bandeira. Somente quem tem essa forma ao lado é que consegue caminhar; tenho certeza que cada diretor e funcionário do SEESP – Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, também está amparado por essas pessoas especiais.

O que nos move é a nossa coragem, os nossos princípios e valores. Não podemos esquecer nenhum dia sobre isso. Assim será essa nova gestão: unida, trabalhadora, pautada na ética e nos interesses coletivos. Hoje, renovamos aqui nosso compromisso de trabalhar pelos engenheiros e pela nossa profissão.

Para finalizar, quero mais uma vez agradecer a todos os que estão aqui presentes, e também àqueles que não puderam comparecer, mas que com certeza estão conosco. E reafirmar que o Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo não abrirá mão de nada que possa contribuir para o crescimento de cada trabalhador e para o desenvolvimento do nosso Brasil.

Muito obrigado pela presença. Muito obrigado pela oportunidade. Muito obrigado senhores parlamentares. Muito obrigado a todos os amigos aqui presentes. Um beijo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Já estamos partindo para o encerramento desta Sessão Solene. Gostaria de fazer um rápido registro pessoal, quero falar como cidadão me dirigindo a todos os senhores engenheiros, senhoras engenheiras da minha satisfação, do meu orgulho, da minha gratidão até como cidadão por tudo aquilo que vocês agentes de transformações tecnológicas e sócias já realizaram até aqui. E tenho certeza de que com a ajuda de Deus haverão de realizar muito mais no transcurso de suas vidas.

Parabéns a todos vocês, parabéns doutor Murilo pelo denodo, pela diligência com que V.Sa. tem conduzido, tem pautado a sua vida, e também o seu trabalho. Muito obrigado a todos.

Devolvo a palavra ao Presidente em exercício Deputado Conte Lopes. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Conte Lopes.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - Da mesma forma, este Presidente em exercício, quer agradecer a presença de todos, cumprimentá-los, cumprimentar o doutor Murilo por esse bonito trabalho do Sindicato dos Engenheiro do Estado de São Paulo nesta Casa, ao nosso líder maior aqui do PTB Deputado Campos Machado por esta bonita festa. Agradeço ao nosso Senador Romeu Tuma mais uma vez presente, sempre presente ao lado do povo de São Paulo, aos deputados federais, deputados estaduais, e vereadores já citados; ao senhor Mauro Arce, nosso Secretário que representa o Governador do Estado José Serra; aos governadores José Maria Marins, e também nosso companheiro, nosso amigo, nosso irmão sempre Governador Geraldo Alckmin pela presença nesta Casa, abrilhantando o nosso Parlamento de São Paulo, a nossa Casa de Leis. Obrigado a todos.

Esgotado o objeto da presente sessão a Presidência agradece as autoridades, à minha equipe, aos funcionários da equipe de Som, da Taquigrafia, do Serviço de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa, das assessorias policiais Civil e Militar, bem como a todos que com as suas presenças colaboraram para o êxito dessa solenidade. Convido a todos para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a presente sessão. Obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 18 minutos.

 

* * *