http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

25 DE FEVEREIRO DE 2013

003ª SESSÃO SOLENE EM HOMEANGEM AO “DIA DO ROTARY INTERNACIONAL"

 

Presidente: HELIO NISHIMOTO

 

RESUMO

001 - HELIO NISHIMOTO

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocou a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Helio Nishimoto, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear o Dia do Rotary Internacional". Nomeia as autoridades presentes. Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro", reproduzido pelo serviço de audiofonia desta Casa. Comenta que esteve em reunião com o Presidente do Rotary International, Sakuji Tanaka. Lê texto sobre a história e o trabalho desenvolvido pela organização.

 

002 - JOSÉ BITTENCOURT

Deputado Estadual, enaltece o Rotary International. Comenta lei, de sua autoria, que instituiu o "dia do rotariano", comemorado em 23/02. Destaca a importância da organização em promover ações que visem à paz.

 

003 - Presidente HELIO NISHIMOTO

Informa que esta sessão solene deverá ser transmitida pela TV Assembleia em data oportuna.

 

004 - PEDRO TOBIAS

Deputado Estadual, destaca a importância do voluntariado. Discorre acerca da cidadania. Considera a cultura, o esporte e a profissionalização essenciais à obtenção da paz.

 

005 - Presidente HELIO NISHIMOTO

Anuncia homenagem com entrega de placas e flores e auxiliado por sua esposa, Sra. Ednéia, aos Srs. José Antonio Figueiredo Antiório, Diretor do Rotary International da América do Sul; Ademil Martin Andrade, Governador do Distrito 4430 do Rotary International; Miguel Angel Turra Marchant, Governador do Distrito 4310 do Rotary International; Marcos Luiz Zanardo, Governador do Distrito 4420 do Rotary International; Luiz Carlos Gonçalves, Governador do Distrito 4510 do Rotary International; e Paulo Celso Motta, Governador do Distrito 4590 do Rotary International, todos acompanhados de suas respectivas esposas; e com entrega de placas aos Srs. Osmar Francisco de Oliveira, Governador do Distrito 4470 do Rotary International; e Reinaldo Franco, Governador do Distrito 4610 do Rotary International.

 

006 - JOSÉ ANTONIO FIGUEIREDO ANTIÓRIO

Diretor do Rotary Internacional da América do Sul, agradece ao Deputado Helio Nishimoto pelo evento, em nome dos homenageados. Fala sobre o 108º aniversário do Rotary International. Elenca os princípios que regem a organização. Cita as principais realizações do Rotary. Informa que o Brasil é o quinto país com o maior número de rotarianos no mundo. Destaca o trabalho da entidade no combate a poliomielite.

 

007 - Presidente HELIO NISHIMOTO

Declara aberto o "Foro Paz Urbana Através da Cidadania"

 

008 - SYNÉSIO BATISTA COSTA

Presidente da Abrinq, discorre acerca da importância do fortalecimento da indústria e do emprego para a paz urbana. Destaca o trabalho realizado pela Abrinq em prol da cidadania. Comenta o projeto "Menor Aprendiz". Projeta gráfico demonstrando a relação entre a criminalidade e o desemprego.

 

009 - ANTONIO CARLOS MALHEIROS

Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, discute sobre a importância da Educação como instrumento de paz urbana. Destaca seu trabalho frente à "cracolândia". Fala de seu convívio com usuário de drogas, bem como do apoio prestado a este.

 

010 - Presidente HELIO NISHIMOTO

Convida os Srs. Synésio Batista Costa e Antonio Carlos Malheiros a entregarem o diploma de participação ao Sr. José Antonio Figueiredo Antiório.

 

011 - MARCOS DA COSTA

Presidente da OAB São Paulo, fala sobre a eficácia das leis como ferramenta da paz urbana. Destaca a importância do legislador na mediação de conflitos. Discorre acerca do trabalho de legislar. Reflete acerca do papel exercido pelo Poder Judiciário perante a sociedade. Presta homenagem, em nome da OAB, ao Rotary International.

 

012 - Presidente HELIO NISHIMOTO

Anuncia a entrega do diploma de participação, pelo Sr. José Antonio Figueiredo Antiório, ao Sr. Marcos da Costa.

 

013 - JOSÉ ANTONIO FIGUEIREDO ANTIÓRIO

Diretor do Rotary International da América Latina 2011-2013, informa que sessões solenes em homenagem ao Rotary International devem ocorrer nos próximos dias em outros Legislativos. Discorre sobre o tema "paz através do servir". Cita conflitos internacionais. Destaca projetos desenvolvidos pelo Rotary International em prol da paz.

 

014 - HELIO NISHIMOTO

Anuncia homenagem, com entrega do diploma de participação ao Sr. José Antonio Figueiredo Antiório, pelos Governadores do Rotary International. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Helio Nishimoto.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HELIO NISHIMOTO - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HELIO NISHIMOTO - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Agradecemos a presença de cada um dos amigos. Em especial quero agradecer a presença do Sr. José Antonio Figueiredo Antiório, diretor do Rotary Internacional da América do Sul, e esposa, Ana Lúcia Antioro. Agradecemos também a presença do Sr. José Alfredo Pretoni, Diretor do Rotary International 1995-1997.

Queremos agradecer também a presença honrosa do Desembargador Dr. Antonio Carlos Malheiros, do TJ do Estado de São Paulo; com muito prazer também agradecemos o Sr. Ivo Nascimento, que é membro do Conselho Superior da Fundação de Rotarianos de São Paulo; queremos citar a presença do Sr. Miguel Angel Turra Marchant, Governador do Distrito 4310 de Rotary International; Sr. Ademil Martin Andrade, Governador do Distrito 4430, e esposa, Elisabeth Andrade; Sr. Osmar Francisco de Oliveira, Governador do Distrito 4470; Dr. Marcos Luiz Zanardo, Governador do Distrito 4420, e esposa, Maria Laiz Zanardo; Sr. Luiz Carlos Gonçalves, Governador do Distrito 4510 de Rotary Internacional, e esposa, Marilene Deoti Gonçalves; Sr. Paulo Celso Motta, Governador do Distrito 4590, e esposa, Guiomar Motta; Sr. Reinaldo Franco, Governador do Distrito 4610; Sr. Eduardo Kamei, Vereador de Guarulhos e Presidente do Hospital Municipal de Urgência de Guarulhos, e sua esposa Márcia; Sr. Synésio Batista da Costa, Presidente da Abrinq, Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos; agradecemos ao Sr. Marcos da Costa, Presidente da OAB de São Paulo; Sr. Massah Fujimoto, representando aqui o Deputado Federal Walter Ihoshi; agradecemos ao colega aqui presente, nosso amigo Deputado Estadual José Bittencourt, acompanhado da sua esposa, Madalena Bittencourt; Lorraine Dias, Presidente do Colégio Distrital do Rotaract; Nadir Zacarias, ex-Governador do Distrito 4610; Marco Antonio Valério, Presidente da Câmara Municipal de São José do Rio Pardo; Sr. Carlinhos Sartori, Presidente da Câmara de Vereadores de Itapira; Dra. Maria Novaes, representando o Delegado Geral da Polícia Civil, Dr. Luiz Maurício Souza Blazeck; Coronel PM Sr. Marco Antonio Severo Silva, Chefe da Assistência Militar da Assembleia Legislativa, representando o Coronel PM Comandante Benedito Roberto Meira, Comandante Geral da Polícia Militar; Sr. Hamilton Prado Alves representando o Deputado Estadual Antonio Salim Curiati.

E agradecer muito a presença do Presidente Estadual do PSDB de São Paulo, Deputado Pedro Tobias, acompanhado da sua esposa. É uma honra para nós termos aqui o nosso Presidente, o nosso grande líder.

Quero registrar o ofício enviado pelo Deputado Estadual Dilador Borges, que encaminhou um ofício cumprimentando a todos e a esposa, presente nesse momento tão especial da homenagem.

Esse momento é muito importante para a Assembleia Legislativa e, portanto, para todo o Estado de São Paulo, que representa toda a população nessa hora. Nós ficamos muito satisfeitos com a presença de todos, enchendo a nossa Casa, podendo participar desse momento de homenagem ao Rotary Internacional, e querendo fazer de forma simples, mas muito significativa.

Convido a todos para ficarem a vontade e nós procuraremos encaminhar esse momento da forma mais fraterna, que todos realmente possam sentir nas suas casas e aproveitar esse tempo de homenagem.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas Senhoras e meus Senhores, essa Sessão Solene foi convocada pelo Presidente efetivo dessa Casa, nobre Deputado Barros Munhoz, atendendo a solicitação deste Deputado com a finalidade de homenagear o Dia do Rotary Internacional. Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos e cantarmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HELIO NISHIMOTO - PSDB - Com muita alegria recebemos a todos os amigos das várias cidades, dos vários Distritos. Fiquei muito satisfeito e muito emocionado quando vi um grupo de pessoas que veio de uma cidade por onde ainda não passei, mas tenho grupos de amigos lá, Grupo de Araras. Vocês podem levantar a mão. Só estou dando como exemplo a alegria de recebermos pessoas da cidade de São Paulo que prestigiam esse evento. Eu conheço algumas das pessoas de lá, mas não visitei a cidade e quando me procuraram e, inclusive, me pediram a assinatura, não estava previsto isso, eu fiquei muito feliz em ver a boa vontade de cada um, desse grupo que veio de Araras. Todas as comitivas que vieram de outras cidades são muito bem vindas. O Rotary representado por cada uma delas, sabemos que está fazendo um trabalho exemplar.

Vou passar a ler então um texto que recebi, porque estou conhecendo melhor o Rotary. Recebi este privilégio das mãos de um grande amigo, o Vereador Eduardo Kamei, que há um ano veio conversar comigo e me falou sobre o Rotary Internacional. Eu fiquei muito interessado em fazer algo nessa comemoração dos 108 anos. Então, começamos a preparar, a delinear alguns passos para chegarmos a esse momento, que é o da homenagem.

Estou conhecendo um pouco, sexta-feira à noite estivemos reunidos com o Presidente Internacional do Rotary, Sr. Sakuji Tanaka, da terra do sol nascente. Foi um momento muito especial e prazeroso. As palestras que foram lá oferecidas para nós foram de uma riqueza tremenda, e eu fiquei fã desse trabalho tão exemplar, tão bonito em favor das pessoas do mundo todo. Todos aqui presentes estão de parabéns, falo isso com sinceridade, pelo que conheço e nesse pouco tempo passei a conhecer do Rotary. Vou fazer a leitura do histórico do Rotary.

Em fevereiro de 2013, o Rotary Internacional completa 108 anos de fundação. Também neste mês (dia 23/02) é comemorado o Dia Estadual do Rotary Internacional.

O Rotary é uma organização Internacional com cerca de 1,2 milhão de empresários, profissionais e líderes comunitários. Os sócios dos Rotaries Clubes, conhecidos como rotarianos, prestam serviços humanitários, enfatizam altos padrões éticos em suas profissões e ajudam a promover a boa vontade e a paz mundial.

Há mais de 33 mil Rotaries Clubes em mais de 200 países. Rotary é uma entidade apolítica, não religiosa e aberta a pessoas de todas as culturas, raças e credos. O principal objetivo do Rotary é dar de si antes de pensar em si, é servir na comunidade, no local de trabalho e em todo o mundo.

Os rotarianos desenvolvem projetos comunitários, que visam tratar de assuntos atuais e de extrema importância, entre eles crianças em situação de risco, pobreza e fome, preservação do meio ambiente, analfabetismo e violência.

Além disso, eles apoiam iniciativas pró-juventude, promovem o desenvolvimento profissional e patrocinam oportunidades educacionais e intercâmbio para estudantes, professores e outros profissionais.

Passarei a conhecer melhor a partir daquilo que nós ouvirmos aqui dos nossos queridos palestrantes que logo farão uso da palavra. Portanto, parabéns a todos vocês que fazem parte dessa família rotariana.

Eu quero convidar nesse momento o Deputado José Bittencourt para fazer uso da palavra.

 

O SR. JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Boa noite a todos. Quero cumprimentar o ilustre Deputado Helio Nishimoto, autor e proponente dessa Sessão Solene; cumprimentar o ilustre Deputado Pedro Tobias, digno Presidente do PSDB aqui no Estado de São Paulo e sua esposa, D. Juliana, que está ao seu lado; quero cumprimentar o Dr. Marcos Costa, ilustre Presidente da OAB São Paulo; Dr. Antonio Malheiros, o TJ representando o Poder Judiciário aqui nesse Parlamento; o Dr. Ivo Nascimento, que compõe a Mesa; Dr. José Alfredo Petroni; quero cumprimentar também o Dr. Marcos Luiz Zanardo, que é o Governador do Distrito 4420, fazer uma referência e em nome dele cumprimento a todos os Governadores presentes. Quero fazer uma reverência especial ao Dr. José Antonio Vilaça, amigo nosso fundador do Rotary de Diadema; Senhoras e Senhores.

Nós temos a grata satisfação de estar em uma Sessão Solene homenageando o Rotary Internacional. 108 anos dessa instituição tão importante para a cidadania mundial, a elevação da cidadania mundial.

Através de ações legislativas, nós poderíamos aqui registrar que essa é uma ação legislativa. Essa Sessão Solene é prevista pelo nosso Regimento. Quando o Deputado Hélio fez essa convocação, que foi deferida pelo Presidente efetivo da Casa, mostra que esse Parlamento está preocupado em homenagear não somente isso, mas erguer, levantar, içar no cume mais alto da mensagem, a sociedade que tem uma instituição tão digna como o Rotary Internacional.

Queremos também informar que nós propusemos uma medida legislativa aqui nessa Casa que se converteu na Lei 14888, cujo Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade e transformou-se, portanto, na Lei 14888/2012, sancionada pelo Governador Geraldo Alckmin, instituindo o dia 23 como sendo também o Dia dos Rotarianos no Estado de São Paulo. Uma prova de que esse Parlamento está atento a entidades como o Rotary Internacional.

Quero fazer menção desses pilares por assim dizer, do Rotary, o de servir antes de pensar em si. Doar-se, dar de si antes de pensar em si. Esta é uma frase com profundidade fenomenal. É preciso que estejamos na prática do bem, praticando o bem sem olhar a quem. Exercendo o altruísmo, exercendo a solidariedade, exercendo esse sentimento que é do próprio ser humano, de ajudar o semelhante sem pensar em si próprio. Ajudar, se doar, se dar, dar de si antes de pensar em si. Acho fundamental. No meu entender isto é um paralelo, guardada a proporção do grande mandamento, amar a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a si mesmo. Em uma ordem seria praticamente essa, Deus, o criador do universo, o próximo, e finalmente lá adiante nós mesmos. Acho que tem uma correlação como disse, resguardado aí a proporção.

De tal modo, Presidente Deputado Hélio Nishimoto, não é só o aspecto de servir, mas tem o aspecto da promoção da paz, da solução dos conflitos que existe no meio da sociedade. No nosso dia a dia sempre surgem conflitos que o pensamento rotariano busca a solução deles, busca a paz, a promoção da paz. De modo que fica aqui o nosso registro. Parabéns a V. Exa. por esta iniciativa e a todos que estão presentes aqui nesse Parlamento. É o maior Parlamento da América Latina. É importante a presença da sociedade. Entendo que o Rotary tem uma capilaridade tremenda no extrato social e isso é fundamental para que nos fortaleçamos mais ainda na busca não só de servir a nossa comunidade, o nosso semelhante, mas na busca da promoção da paz. A paz é um bem que deve ser defendido por toda a sociedade. Buscar a paz e seguir. Isso é fundamental.

Fiquem com Deus. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - HELIO NISHIMOTO - PSDB - Essa Presidência agradece ao Deputado Estadual José Bittencourt. Este dia rotariano foi muito bem pensado e aprovado nessa Casa, e também o Dia Estadual do Rotary, da Deputada Rosmary Correa, é o que nós comemoramos dia 23 e aproveitamos o dia de hoje para, juntamente com a homenagem que é feita, para comemorarmos.

Nesse momento convido o Deputado Pedro Tobias para também trazer uma palavra aos amigos aqui presentes, agradecendo desde já e lembrando a todos os presentes que essa Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será transmitido pela TV Assembleia no próximo sábado dia 02/03, às 21:30 hrs no canal 13 NET, 66 TVA, TVA Digital canal 185, TV Digital Aberta canal 61.2.

Com a palavra, o Deputado Pedro Tobias.

 

O SR. PEDRO TOBIAS - PSDB - Boa noite a todos. Vou cumprimentar o meu amigo Hélio pelo evento, e em nome dele cumprimento todos os presentes, os que foram citados e os que não foram citados. Eu tenho algum trabalho com as pessoas do Rotary, eu moro em Bauru, e com o voluntariado.

Hoje o que está faltando são pessoas como voluntariadas. Isso ajuda muito, porque se sua cidade está esperando os governantes resolver todos os problemas, não vão resolver. O voluntariado é a melhor coisa que existe, porque o voluntário trabalha porque gosta. No dia que ele cansa, ele cai fora. Diferente do funcionário público, contratado para fazer determinado serviço.

A minha profissão é de médico, ainda a exerço. Há muitos pacientes que saem de uma cirurgia complicada, muitas vezes precisam de ajuda, não financeiramente nem material; alguém operado de câncer precisa de apoio moral. E esse voluntariado que Rotary e tantas entidades fazem, essa é a melhor coisa dessa entidade. Aqui é a paz urbana através da cidadania.

Hélio, a cidadania contém escola boa. Cidadania contém moradia boa. A cidadania contém o mínimo, não é faminto, está comendo bem. É isso que está faltando, porque sem garantir esse requisito mínimo, porque o meu sonho é que nenhum paciente me procure para arrumar vaga no hospital. Nós, políticos, muitas vezes ligamos para pedir pelo amor de Deus, meu pai está infartado. Isso que precisamos, a cidadania para fazer paz. Se não tem esse requisito nós não podemos exigir de pessoa eliminada, não tem nada. Não perde nada, o Governo não tem nada. Queremos exigir dela igual a nós, que nós temos tudo necessário. Parabéns a todos os rotarianos.

Porque hoje também esse país que tem poder para vender armas dele, eles vendem para matar gente do outro lado da fronteira. Por isso precisamos de pessoas como os rotariano, para falar em nível mundial, não só no Brasil. Muitas vezes há problema no Brasil, mas a causa vem de fora, precisa de convencimento.

Parabéns a todos vocês e, Hélio, meu amigo, meu parceiro de Partido, parabéns por essa ideia. Vamos para frente porque acredito na solução, acredito na paz. Sou médico e no horário de folga viro Deputado. Qualquer um de nós pode participar do ambiente onde trabalha.

Lembro-me de um tempo atrás, essa banda que arruma a Secretaria de Cultura de São Paulo, só o Rotary aceitou. Em Bauru, por intermédio do Rotary, juntamos mais de 350 crianças treinando música. Creio que é possível combater a violência com a música, com esporte e com profissão. Não com polícia. A polícia é precisa, mas a origem da violência não é por causa dela, a polícia é vítima como essas crianças que usam droga ou outra coisa.

Desculpem. Político vê microfone e plateia e não para de falar. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - HELIO NISHIMOTO - PSDB - Nós é que agradecemos as palavras do Deputado Pedro Tobias. Deputado querido que também procura servir de todas as formas na sua função de médico, de Deputado, e também de uma forma muito abnegada, servindo a todos que estão ao seu redor. Obrigado pela presença, obrigado pela esposa também aqui presente.

Logo que tivemos a primeira reunião de organização desse evento, lembro-me bem, o Governador da região de Bauru veio até a reunião e falou do Pedro Tobias, o Deputado da região. O Governador falou com muita satisfação do representante da região de Bauru como Deputado Estadual. Obrigado a S. Exa., que é o nosso Presidente Estadual do Partido.

Agora faremos brevemente algumas homenagens através da Assembleia Legislativa a esses que representam o Rotary no Estado de São Paulo.

Para tanto quero solicitar, a minha esposa está presente, que ela fizesse aqui do ladinho, quanto mais próximo melhor. Eu aprendi com o Rotary também. Todos os cartões que recebi tinha assim, o líder com a esposa, junto na foto. Que bacana, a foto no cartão pessoal, o líder e a esposa. Então, a minha também está bem próximo para imitar o Rotary.

Faremos a entrega de algumas placas e homenagens a esses que representam o Rotary e, primeiramente, quero convidar para receber essa placa que será entregue por mim e pela minha esposa, o Sr. José Antonio Figueiredo Antiório, Diretor do Rotary International da América do Sul e a esposa para receber as flores.

 

* * *

 

- É feita a entrega. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HELIO NISHIMOTO - PSDB - Continuando com a homenagem, convidamos o Sr. Ademil Martin Andrade, Governador do Distrito 4430 do Rotary International, e sua esposa.

 

* * *

 

- É feita a entrega. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HELIO NISHIMOTO - PSDB - Convidamos o Sr. Miguel Angel Turra Marchant, Governador do Distrito 4310 do Rotary International, e esposa.

 

* * *

 

- É feita a entrega. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HELIO NISHIMOTO - PSDB - Convidamos o Sr. Marcos Luiz Zanardo, Governador do Distrito 4420 do Rotary International, e sua esposa.

 

* * *

 

- É feita a entrega. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HELIO NISHIMOTO - PSDB - Continuando com a homenagem, convidamos o Sr. Luiz Carlos Gonçalves, Governador do Distrito 4510 do Rotary International, e esposa.

 

* * *

 

- É feita a entrega. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HELIO NISHIMOTO - PSDB - Convidamos o Sr. Paulo Celso Motta, Governador do Distrito 4590 do Rotary International, e esposa.

 

* * *

 

- É feita a entrega. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HELIO NISHIMOTO - PSDB - Convidamos o Sr. Osmar Francisco de Oliveira, Governador do Distrito 4470 do Rotary International.

 

* * *

 

- É feita a entrega. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HELIO NISHIMOTO - PSDB - Convidamos o Sr. Reinaldo Franco, Governador do Distrito 4610 do Rotary International.

 

* * *

 

- É feita a entrega. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HELIO NISHIMOTO - PSDB - Agora nós vamos ter a palavra desses queridos que vão oferecer a palestra a todos nós. Primeiramente, quero convidar o Sr. José Antonio Figueiredo Antiório, Diretor do Rotary International da América do Sul, para agradecer em nome dos homenageados e falar sobre o 108º aniversário do Rotary International. Por favor, com a palavra. Se quiser utilizar o microfone aqui em cima mesmo, ou a tribuna logo abaixo.

Estamos sendo avisados que se ao final dessa solenidade cada Distrito quiser tirar foto junto com o seu Governador, pode ficar a vontade, para levar como lembrança desse momento tão especial.

Com a palavra, então, o Sr. Antiório.

 

O SR. JOSÉ ANTONIO FIGUEIREDO ANTIÓRIO - Meu querido Presidente desta Sessão Solene, Deputado Helio Nishimoto; Deputado Pedro Tobias, Presidente do Partido da Social Democracia Brasileira; Deputado José Bittencourt; meu querido Desembargador Antonio Carlos Malheiros; digníssimo Presidente da OAB Sessão São Paulo, Dr. Marcos Costa; exmo. Presidente da Abrinq, Sr. Synésio Batista da Costa; prezados companheiros aqui presentes, meus queridos Governadores de Distrito e amigos.

Em primeiro lugar, eu tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o Deputado Helio Nishimoto na última sexta-feira, quando recepcionamos aqui em São Paulo o Presidente de Rotary Internacional, o Presidente Sakuji Tanaka. E naquela oportunidade não estava só o Helio Nishimoto, mas ele liderava uma bancada de Deputados Estaduais, Federais e Vereadores, e nos convidava para aqui recebermos uma digna homenagem ao Rotary pelo seu 108º ano de existência.

E nós ficamos entusiasmados por isso. Queria dizer, Helio, que não existem palavras para nós agradecermos, mas vejam bem, estamos nessa organização que comemora no mundo hoje 108 anos de vida, no Brasil 90 anos, em São Paulo 89, para celebrarmos ao lado dos amigos e autoridades, o aniversário de uma proposta que abraçamos de sermos rotarianos. A ética, o companheirismo, a troca de ideias, e as ações em nossas comunidades, através dos lemas dar de si antes de pensar em si, e paz através do servir, é que nós nos comprometemos com a humanidade. Ao lado desses extraordinários Governadores dos Distritos de São Paulo, Miguel Marchant, Marcos Zanardo, Ademil Martin de Andrade, Osmar Francisco, Luiz Carlos, Paulo Mota, e o Reinaldo Franco. Nós comemoramos este momento pela mostra dos trabalhos que realizamos em prol da comunidade mundial. A grande pergunta que nos fazem no dia a dia é, o que é o Rotary?

O Rotary é uma Associação de homens e mulheres que, através da ética, do companheirismo, da troca de ideias, agem para diminuir as diferenças sociais existentes na humanidade, melhorando através das nossas áreas de atuação as comunidades em que vivemos.

Se olharmos para a vida social, econômica, educacional e política de São Paulo, veremos que todas as grandes ações que aqui foram desenvolvidas, sempre existeu a figura de um rotariano. Foi assim que estivemos presentes, na implantação da Universidade de São Paulo, da Unicamp, Fiesp, Associação Comercial, Associação Cristã de Moços e tantas outras organizações profissionais existentes em nosso Estado. Participamos dos grandes momentos cívicos, propugnando pela Democratização da Terra Paulista e Brasileira. Realizamos grandes projetos, muitos deles ainda coordenamos e damos sustentabilidade. Trabalhamos por todos os cantos de São Paulo e da Grande São Paulo, centros de assistência ao Menor, que atendem jovens adolescentes, profissionalizando-os e colocando-os no mercado de trabalho. Implantamos o maior projeto educacional realizado por Rotary Internacional no mundo, a Fundação de Rotarianos de São Paulo, mantenedora dos Colégios e Faculdades Rio Branco.

No Hospital das Clínicas e nas Faculdades do Grande ABC criamos um laboratório para treinamento de médicos. Hoje treinamos aproximadamente mil e 500 médicos, totalizando uma economia para os médicos que precisam se especializar em microcirurgias reconstrutivas, de quatro milhões e meio de dólares, que se não houvesse esse laboratório, nós não teríamos as condições para especializar todos esses médicos fantásticos que contribuem conosco.

Trabalhamos por todos os cantos e, nesses 108 anos de vida, somos testemunhas que pouquíssimas organizações seculares conseguiram sobreviver sem maculas como o Rotary. Conseguimos este feito por sermos uma das 100 mais respeitadas instituições de prestações de serviços à humanidade em nível mundial.

Os rotarianos priorizam o caráter ilibado, o perfil ético e moral que se coadune com a retidão de princípios, onde e família como célula máter da sociedade está em primeiro lugar. Ser rotariano é ser líder em suas profissões e possuindo este atributo, temos a percepção e a possibilidade de mudarmos o mundo através da nossa imagem pública e privada, respeitados que somos não só em serviços de assistência aos menos favorecidos, mas em realizações em comunidades pequenas ou em toda humanidade. O Brasil hoje é o 5° maior país em associados de Rotary Internacional dos 210 existentes no mundo e somando os nossos cônjuges, rotaractianos, interactianos, atingimos, somente no Brasil, aproximadamente os 150 mil membros desta família.

Realizamos inúmeros projetos nas áreas de enfoque que o Rotary determinou em seu planejamento estratégico, como saúde, educação, saneamento básico, recursos hídricos, ambiente, orientação profissional e de liderança para jovens.

O nosso intercâmbio de jovens envolve aproximadamente 30 mil jovens por ano em todo o mundo, cuidadosamente selecionados para se intercambiarem. Nesse intercâmbio os jovens que vão e os que vêm observam nossos princípios de educação, cultura, saúde, economia e cidadania. Ao voltarem, estes jovens imaginam um mundo diferente e estão aptos a colaborar para a construção de um mundo melhor. O maior projeto que temos realizado nos últimos 27 anos é a erradicação da pólio. Com a participação de Governos, Organização Mundial da saúde, Fundação Bill e Melinda Gates, já aplicamos aproximadamente 1,5 bilhão de dólares, faltando apenas o Afeganistão, Paquistão e Nigéria para consolidarmos este grande e humanitário projeto. Só não obtemos o sucesso pleno em virtude dos conflitos e guerras nessas áreas, que nos impedem de chegarmos aos pontos mais complexos dessas regiões. Mas sempre com ânimo, temos certeza que o fim desse terrível vírus está bem próximo. Hoje estamos próximos dos 200 casos ainda existentes, porém já eliminamos o mal maior que é o vírus selvagem da pólio.

Senhores Deputados, amigos, convidados, rotarianos, quero agradecer com muito carinho a possibilidade que os nobres Deputados nos deram em sermos homenageados e pedir a Deus que aqueles que ainda não conheceram o Rotary, aproximem-se de nós e compartilhem o ideal de servir para buscarmos a paz através do servir. Vivendo o Rotary e transformando vidas. Que deus abençoe os Parlamentares dessa Casa e que todos nós tenhamos a luz do dia, a luz da lua, do sol, das estrelas para podermos diminuir as resistências sociais existentes na nossa humanidade. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - HELIO NISHIMOTO - PSDB - Agradecemos ao Sr. Antiório. Muito obrigado mesmo. Agora faremos a abertura do fórum. Os rotarianos são incentivados nesse ano rotário a realizar a promoção da paz cujo lema rotário é paz através do servir. Tema esse escolhido pelo Presidente do Rotary International, Sr. Sakuji Tanaka. Deste modo, dou por aberto o “Fórum Paz Urbana Através da Cidadania”, passando a palavra ao Sr. Synésio Batista Costa, Presidente da Abrinq, que falará sobre o tema “a importância do fortalecimento da indústria do emprego para a paz urbana”. Com a palavra, Sr. Synésio Batista Costa, que fará uso da tribuna.

 

O SR. SYNÉSIO BATISTA COSTA - Boa noite a todos. Deputado Helio Nishimoto, eu preciso fazer um acordo com vocês, que é assim, o povo do brinquedo tem atitudes que o povo não está muito acostumado. Então, se eu resvalar em alguma coisa, por favor me perdoe, é que eu sou homem do brinquedo, e brinquedo é fantasia, magia, e nós acreditamos em conto da carochinha mesmo.

Quando fui convidado para compartilhar com vocês, eu fiquei pensando como eu convenceria essas pessoas de uma ideia que pode ser percebida de uma forma diferente? Mas o fato é que eu estou aqui, não vou cansá-los com números, mas está é a maneira para chegar ao ponto dessa grande reflexão; creio que o Rotary Internacional está fazendo e isso é nota mil. Porque é um processo de reciclagem no nosso dia a dia.

A indústria brasileira já esteve perto de 45% da formação do PIB. E a cada ponto que ele desce, nós estamos perto de 41, há uma alteração completa no sistema produtivo do país, porque vamos transformando para serviços, para o setor primário, secundário e a indústria de transformação perde relevância. Mas é só numérica, porque do meu ponto de vista, não há vida, não há operação, não há negócios, não há trabalho e nem cidadania direito sem empresas. Se nós não pudéssemos empregar, então não sei como seria a nossa sociedade porque eu não experimentei pensar nisso.

Há 22 anos nós, do mundo do brinquedo, estávamos em um conflito porque nós nos considerávamos muito selvagens, sabíamos como tomar o dinheiro de vocês, mas não estávamos dando nada em troca. Então resolvemos fazer uma coisa que se chama atualmente Fundação Abrinq Pela Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O tempo foi andando e os meus amigos da Fiesp sempre me perguntavam o que será que tem por trás? Porque nós, homens, temos um ciúme enorme um do outro. Ciúme de homem é muito pior do que outros ciúmes que existem na nossa sociedade; o ciúme causa danos porque as pessoas não cedem. Havia uma desconfiança enorme, e estabelecemos que a cada pergunta dessas nós responderíamos, porque eles são filhos de todos nós. Eu estava plagiando a peça famosa em Nova Iorque, e deu certo. A fundação hoje possui 25 mil doadores, pessoas físicas e jurídicas do Brasil e do mundo inteiro. No ano passado cuidamos de 14 mil e 200 crianças em programas e projetos em 27 estados da federação e ainda fazendo brinquedo para tomar o dinheiro de vocês em todo aniversário, todo dia da criança, sem nenhum medo de ser feliz.

Nós trabalhamos muito na questão da saúde, educação, proteção e emergência, e nos deparamos sempre com questões e situações muito difíceis. No Brasil, há 55 milhões de crianças com menos de 14 anos.

Tem uma coisa que eu não gosto muito, mas nascem apenas 12 mil crianças por dia. A produção brasileira é muito pequena do meu ponto de vista. Nós podíamos ter muito mais gente, a taxa de natalidade tem decrescido todos os dias e nós temos pensado: o que nós vamos fazer? Porque vender brinquedo para vocês não é uma coisa muito fácil, porque todo mundo é muito sisudo, e não sei mais como fazer. Como é que podemos devolver alguma coisa à sociedade? Eu acho que a indústria não faz nada além de sua obrigação, gerar emprego e a cidadania. Recolher tributos é a minha obrigação, a nossa obrigação, a obrigação de todos, não acho que isso seja apenas o caminho. Mas nós temos a obrigação, a indústria brasileira que vem dando certo há algum tempo, que é o menor aprendiz. No ano passado nós contratamos 258 mil menores aprendizes, e nós estamos impedindo o acesso desses jovens em uma idade onde ele é absolutamente vulnerável, nós estamos os impedindo do acesso a qualquer outra coisa que não seja o rumo da cidadania e do aperfeiçoamento social.

Não sei se vocês concordam, mas o Estado brasileiro e a nossa sociedade cresce apesar de qualquer sistema de Governo porque a nossa sociedade e cada um de nós, e olha que exemplo fantástico nós temos no Rotary, dá muito de si e faz a sociedade andar. Eu não consigo pensar no país quando olho só números, como seria esse país se dependêssemos de ações para criar e para fazer tudo acontecer. Não sei se daria certo se não fosse aqui a tão decantada ajuda das pessoas da sociedade. Não vou cansá-los com números, só para entenderem um pouco.

Na indústria e em nosso pensamento é que isso tem uma relação direta da ausência de paz para usar essa expressão, nós temos um quadro que todo mundo vai entender, é uma linha que mostra o nível de desemprego da sociedade brasileira. Em 1999, o desemprego era de 14% e tínhamos 5% de criminalidade. Vamos observar que a criminalidade fica estável enquanto o emprego é estável. Depois ela se estressa enquanto o desemprego aumenta.

Quando há uma redução do nível de desemprego do país, a criminalidade cai na mesma reta. Dá para dizer que o desemprego é a indução da busca de outra solução para as suas vidas.

Eu não acredito que o melhor caminho para a nossa sociedade seja a sociedade dos 44 milhões de brasileiros que estão nos programas oficiais e tem um cartão de crédito. Não sei se essa é a melhor cidadania. Talvez seja melhor dar mais emprego à sociedade, para decidirem o que querem fazer, como e quando deve ser feito e não depender das pessoas. Esse é um sonho que nós temos, mas eu acho que não é possível refletir sobre qual sociedade queremos. Nós, do mundo do brinquedo, não achamos que a melhor sociedade seja a sociedade do cartão de crédito e programas oficiais. De toda maneira, esse é o caminho que temos seguido. Deixo esse quadro para a nossa reflexão. Desemprego é igual a violência crescente.

Para nós, empresários, e para quem quer fazer alguma coisa pela sociedade, era essa a reflexão que eu trouxe a essa sala e que eu acho que é o nosso papel do setor produtivo, de dar a sociedade um pouco de paz e tranqüilidade, gerando empregos no amor ou na dor, a gente pode escolher. Se os chineses deixarem, talvez seja possível dar muito mais empregos do que atualmente.

Obrigado a vocês. Estou no meu tempo. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - HELIO NISHIMOTO - PSDB - Também agradecemos ao Sr. Synésio Batista Costa, Presidente da Abrinq, pela sua palestra. Parabéns, Sr. Synésio, pela palestra que proferiu, interessante esse gráfico. Eu não imaginava que houvesse uma relação tão direta assim pelo traçado da criminalidade e o desemprego, tão diretamente eu não imaginava, mas o gráfico quase que segue paralelamente as duas linhas. Que a gente saiba dar mais emprego, mais dignidade através da indústria para que essa violência diminua também.

Queremos convidar para fazer a sua apresentação também o Sr. Antonio Carlos Malheiros, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que falará sobre o tema educação como instrumento de paz urbana. (Palmas.)

Aproveitamos para agradecer a presença de Rodolfo Barbosa, que é assessor Parlamentar representando o Vereador Gilson Barreto, da Câmara Municipal da cidade de São Paulo.

 

O SR. ANTONIO CARLOS MALHEIROS - Senhor Presidente dessa sessão, amigos rotarianos. Eu não sou rotariano, mas me vejo sempre cercado como uma ilha de rotarianos por todos os lados. Eu sou professor das Faculdades Integradas Rio Branco e, portanto, tenho tido uma convivência muito estreita com os rotarianos. Tenho certeza absoluta que os rotarianos tem me inspirado solidariedade. O item educação é algo muito importante e eu sou daqueles magistrados que entendem que os Juízes têm que estar perto das pessoas. Falo isso para os jovens Juízes na Escola da Magistratura, que se eles não andarem entre as pessoas, se eles não sentirem o gosto da lágrima das pessoas, eles podem ser muito bons em Direito, mas não serão bons em Justiça.

Um item que eu tenho debatido muito, que eu tenho trazido muita força do próprio Poder Judiciário, é para que, de uma vez por todas, tenhamos uma educação melhor nas periferias. Nós temos em um grande grupo de Juízes, nos esforçado para que a educação possa em algum minuto evitar que novas cracolândias se formem. Ainda é um trabalho que nós estamos começando, mas esse trabalho do pronto-socorro nas cracolândias foi iniciado em agosto de 2011 e sempre voltado para a educação. E mesmo na falta de outras oportunidades, educação em plena rua, nos anos 70 e metade dos anos 80, nós procurávamos levar um pouco de educação às ruas, e isso acabou me inspirando a levar à magistratura, o TJ para as ruas. Em agosto de 2011, eu percebi que o Poder Judiciário tinha que fazer alguma coisa nas ruas de São Paulo. Acabei indo para a cracolândia, a mapeando. Quando eu não ia pela manhã eu ia à tarde, ou então à noite, e por muitas vezes fui de madrugada.

Percebi que era a maior cracolândia do mundo, reunindo no centro de São Paulo, além das outras cracolândias que nós temos, eu percebi uma cracolândia com duas mil pessoas. Crianças, adolescentes, adolescentes grávidas na e da cracolândia. Meninas de 14, 15 anos, que engravidam em plena cracolândia. Adultos, idosos, geralmente pessoas muito miseráveis, e então notei que mais uma vez nós falhamos nos nossos planos, nas nossas políticas públicas de trazermos uma educação melhor para a meninada da periferia, o que poderia ter efetivamente evitado a formação das cracolândias.

Nós estamos em uma atividade muito intensa, sempre na busca da paz na cidade. O Judiciário tem a ver com paz. Atendendo uma grande massa de pessoas. Há plantões diários no CRATODI, onde nós juntamente, com Defensores Públicos, Promotores, um grande número de advogados, a OAB está presente em uma visão bem interdisciplinar com psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, nós estamos procurando servir as pessoas. Não é fácil, é uma tarefa extremamente difícil. Quando temos a falta da política pública e da educação, nós vemos as cracolândias se formando e a violência imperando nas ruas. Tudo ao contrário do que nós queríamos, que é a cultura da paz na cidade.

Naqueles velhos tempos, nos anos 70, quando eu ainda era advogado, estava nas ruas com aquele grupo, levando educação para as ruas, eu ganhei um filho do coração. Um menino que era um trombadão, viciadíssimo em cocaína, que era uma droga raríssima nas ruas naquela época, ele filho da classe média de um engenheiro e de uma professora, ele tinha ido para as ruas, os pais não o queriam mais em casa porque ele passou a vender tudo que estava dentro de casa para comprar cocaína. Para sustentar o vício, tornou-se um trombadão mais encorpado do que eu. Vinha correndo e derrubava as pessoas levando mala, carteira, colar, e ele poderia sustentar seu vício e viver nas ruas.

Eu fui me aproximando daquele menino aos poucos e acabei levando aquele menino para o meu escritório de advocacia. Foi fazer um tratamento no HC, voltou para a família, voltou a estudar, e não sei. Talvez tenha sido descriminado no escritório, ele acabou voltando para as ruas.

Foram sete recaídas que esse menino teve com a cocaína. Encontrei-me com ele todas essas vezes e caminho de volta. Na oitava vez que eu me encontrei com ele nas ruas eu falei o seguinte: você é um dos caras mais chatos que eu já conheci na minha vida, mas de qualquer forma passei a amar você como um filho, e eu não vou desistir de você porque de filho a gente não desiste. E dessa vez esse menino não voltou mais para as ruas. Hoje ele é um professor da FGV, ele é um admirável administrador hospitalar de um grande hospital de São Paulo, casado, pai de três filhos, eu sou o padrinho do filho mais velho dele e ele desenvolve nas ruas de São Paulo um trabalho admirável, com infância e juventude em drogadição.

Quando comecei a trabalhar em agosto de 2011 para mapear a cidade para fazermos as audiências, eu pensava em fazer audiências em plena rua, com promotores, defensores, o pessoal da área da saúde, mas hoje nós estamos no Cratodi. Quando comecei a mapear logo pensei em desistir, porque logo de cara eu fui com o meu filho das ruas, o meu filho do coração, esse Professor da FGV, porque apesar de eu ter um conhecimento grande, o cenário tinha mudado, as ruas tinham mudado, os atores eram outros, as drogas eram outras. E levei aquele meu filho das ruas para me mostrar como era a coisa, como tudo estava acontecendo naquela tragédia da cracolândia. Logo que cheguei pensei em desistir porque encontrei um menino que não tinha 10 anos de idade ainda, de quatro, no chão. Ajoelhei-me diante daquele menino, muito sujo, imundo, com doença de pele, a primeira coisa que se ganha morando nas ruas é doença de pele. Menino estava com muitas feridas e muito ofegante. O crack logo de cara, o primeiro presente que o crack dá é uma bronquite asmática, que depois se transforma em asma, pneumonia, tuberculose, causando muitos problemas pulmonares.

E comecei a falar com aquele menino e logo percebi que ele não estava presente, ele estava voando, ele tinha acabado de dar uma cachimbada. Mas mesmo assim eu continuei falando com ele e comecei a ficar muito impressionado porque em torno dele havia manchas de sangue vivo, eu logo pensei que ele estivesse escorregado e batido o rosto no chão e estivesse sangrando pelo nariz e pela boca. E eu me inclinei. Eu estava ajoelhado do lado dele e vi que não estava sangrando nem pelo nariz e nem pela boca. Mas da onde vinha o sangue? Descobri que o sangue vinha dos 10 dedinhos dele. Porque ele estava cavando com as mãozinhas o chão duro da calçada, já tinha perdido pele e unha e sangrava muito pelos dedinhos. Cavando porque, me passou pela cabeça? Certamente ele está cavando um buraco imaginário pelo qual, já que eu poder público, já que eu sociedade civil não consegui tirá-lo dessa vida miserável, ele está cavando um buraco pelo qual ele quer escapar.

Pensei que não fosse dar conta do recado, pensei em parar, mas acabei cedendo e colocando a mão no ombro daquele menino eu disse, meu filho, eu não vou desistir de você. Naquele momento me emocionei muito porque senti também a mão no meu ombro daquele meu filho das ruas do passado, o Professor da GV que disse, Malheiros, uma vez eu ouvi isso e deu certo. E ele se ajoelhou do meu lado, esse meu filho das ruas e disse para aquele menino, nós não vamos desistir de vocês. E nesse momento, como Juiz, eu me auto condenei a permanecer até o final dos meus dias com um espírito rotariano que eu aprendi nesses anos todos com tantos e tantos rotarianos que me cercam. Com um espírito rotariano, um espírito de advogado, um espírito libertador, eu me auto condenei a permanecer nas ruas até o final dos meus dias, e nessa condenação eu tenho certeza que não cabe nenhum recurso, estou indo exatamente ao encontro daquilo que pela educação muitas vezes nós falhamos e não conseguimos, mas que ainda vale a pena insistir, porque senão uma cracolândia substituirá a outra cracolândia se nós não tivermos uma educação de excelente qualidade principalmente nas periferias. E tudo isso na busca do que nós sempre queremos, que é a busca da cultura de paz nas cidades.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - HELIO NISHIMOTO - PSDB - Que privilégio podermos participar desse momento, ouvindo essa palavra tão rica para cada coração. O coração rotariano.

Quero aproveitar para convidar então os Srs. Synésio Batista Costa e Antonio Carlos Malheiros para receberem das mãos do Diretor do Rotary International da América Latina, Sr. José Antonio Figueiredo Antiório, esse diploma de participação nas palestras.

 

* * *

 

- É feita a entrega. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HELIO NISHIMOTO - PSDB - Aproveito para agradecer a presença do Sr. Anderson Cruz, assessor Parlamentar representando o Deputado Federal Pena.

Na sequência, convidamos o Sr. Marcos da Costa, Presidente da OAB São Paulo, que falará sobre o tema “a eficácia das Leis como ferramenta da paz urbana”.

 

O SR. MARCOS DA COSTA - Boa noite a todos. Exmo. Sr. Deputado Estadual Hélio Nishimoto, propositor dessa importante homenagem, quero iniciar o cumprimentando por essa importante iniciativa que diz respeito a valores maiores do ser humano. A valores de servir ao próximo, a valores de buscar a paz entre os povos, de forma que, com essa iniciativa, V. Exa. honrou a tradição de grandes membros dessa Assembleia Legislativa. Membros que eu cumprimento na pessoa do nosso líder Pedro Tobias; na pessoa do nosso Presidente na Assembleia Legislativa, colega, advogado Barros Munhoz; na pessoa do Presidente da Frente Parlamentar de Advogados, Campos Machado; e de tantos outros colegas que aqui dedicam a sua vida a também buscar servir. Servir a população, servir ao próximo e através das suas legislaturas conquistar alçar também a paz social é em especial à paz no nosso Estado de São Paulo.

Senhor José Antonio Figueiredo Antiório, Diretor do Rotary Internacional, em nome de V. Exa. cumprimento todos os rotarianos aqui presentes, e dizer da honra de participar da homenagem a essa importantíssima instituição mais que centenária, coirmã da OAB aqui no nosso país. Coirmã porque também busca, através dos seus membros, suprir esse sentimento de necessidade de servir ao próximo, servir alguém. Eu digo sempre que o advogado muitas vezes, diferente do que aparenta ser na mídia, diferente daquela pessoa que busca o contencioso, a guerra, o conflito, na verdade a formação do advogado é uma formação de busca da paz. O advogado é um agente da paz. E tem nas mãos competentes rotarianas o desenvolvimento dessa educação oferecida através do nosso colégio na Lapa.

Ao querido amigo, essa pessoa especial, essa pessoa que serve de exemplo a todos nós, esse grande advogado, esse grande magistrado, espero que em breve, passado o período da ação que ele está fazendo na Justiça, volte a compor e enriquecer os quadros da advocacia. Malheiros, você é um exemplo para todos nós. Mais do que um exemplo de magistrado, mais do que um exemplo de operador da Justiça, você é um exemplo de vida para todos nós. Você é que tem doado também, servindo ao próximo, doado a sua vida a buscar, levar àquele cidadão que é mais afastado pelo próprio Estado, aquele cidadão que não tem a mão estendida pelos seus familiares. Familiares ignoram e também ficam sem os amigos. Aquele que tem uma demanda maior do espírito muito maior do que a demanda por pão ou a demanda por água, a demanda por justiça. E você, Malheiros, dá o exemplo para todos nós, de buscar e levar justiça. Fazer com que através das suas mãos, suas mãos fraternas aquele que está afastado por todos, principalmente aquele dependente químico possa a ser reinserido em nossa sociedade. Voltar a ser um de nós, voltar a ser um cidadão. Poucas pessoas tem a honra de poder fazer, de ir ao local onde se encontra esse indivíduo, e oferecer a mão para trazer esse cidadão de volta à sociedade.

Ao Sr. Synésio Batista Costa, Presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, Abrinq, entidade a qual tive a honra de participar como membro do Comitê de Ética dessa nossa importante associação de fabricantes de brinquedos.

Minha palavra é muito breve, nesse foro da paz que tem por tema a paz urbana na cidadania. Foi-me destinada a fala sobre a eficácia das Leis como ferramenta da paz urbana.

Melhor Casa para falar sobre isso, impossível. O nosso Legislativo. Legislativo que, através da promoção de leis, espelha as vontades de nossa sociedade.

Uma lei tem muitas finalidades, mas uma vertente importante é mediar conflitos. O legislador tem que ter a sensibilidade de buscar adequar à vida urbana, a vida que nós vivemos em espaços cada vez menores com cada vez mais pessoas. A vida cotidiana, a vida rotineira, a vida nos nossos lares, nos nossos trabalhos, no trânsito, nos nossos prédios, com os nossos vizinhos, e compete ao legislador mediar eventuais conflitos promulgando leis que vão nortear o comportamento do cidadão ao mostrar ao cidadão o limite do seu direito e o limite das suas responsabilidades. A paz urbana não nasce apenas da concretização dos nossos direitos, mas talvez muito mais que isso, do respeito as nossas responsabilidades, e São Paulo se orgulha nesse caso, do seu legislativo. Ao promulgar uma lei que tem como meta essa divisão, os nossos legisladores permitem que haja hegemonia nas nossas convivências sobre as mais múltiplas facetas da vida sobre o plano celestial.

Existem controles que são feitos no nosso País, pela nossa Constituição, dando limites ao poder do legislador garantindo direitos constitucionais, direitos sociais que são não alcançados pela legislação ordinária, da mesma forma há limites que são controlados pelo chefe do Poder Executivo através do veto, a nível municipal, estadual ou federal, e através fundamentalmente do Poder Judiciário, controlando e aplicando a lei no caso concreto. E aí que eu quero destacar a importância da Justiça nessa que é uma meta de todos nós, em especial do espírito rotariano de buscar a justiça social e, através dela, a paz social. Justiça que tem sofrido há muito tempo nesse país.

Vimos nascer, por exemplo, o CDC, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto do Idoso, uma reforma completa da base da nossa sociedade que é o Código Civil. E a OAB atende mais de um milhão de pessoas carentes no Estado de São Paulo por ano. Nas grandes, nas médias e nas pequenas comarcas. Nós temos muitas representações do interior do Estado e ficam as minhas homenagens ao interior, que tem esse tratamento tão fraternal para com todos nós da Capital. Ao lado de ampliar os direitos, consequência dessa Legislação, ao lado de facilitar o acesso a Justiça, consequência dessa Legislação, nós não tivemos o crescimento proporcional da estrutura do Poder Judiciário, em especial do Estado de São Paulo.

O Estado de São Paulo que quer em relação ao PIB estadual, quer em relação à participação do orçamento geral do Estado, tem o Poder Judiciário, o Judiciário que tem merecido nos últimos 10 anos o menor investimento de todo o Judiciário de todos os Estados brasileiros.

Se a lei busca dar a paz social, construir a paz social, ela não é perfeita como instrumento do Estado, ela é manca como instrumento do Estado, se esse próprio Estado não privilegia também o Poder Judiciário, que vai fazer com que aquela lei, ao ser aplicado em caso concreto, consiga trazer a paz individual e através disso a construção de uma paz para todos nós, social. E essa reflexão que eu trago às senhoras e senhores, da necessidade de nos avizinhando de mais um processo eleitoral, de mais um debate que vai ocorrer, debates sobre moradia, saúde, segurança, educação e tantos outros temas de interesse da população.

Que possamos também construir um debate sobre a nossa Justiça e sobre a Justiça que nós queremos para o nosso povo. Daquilo que representa para a construção de um país e de um mundo melhor para todos nós.

Parabéns e muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - HELIO NISHIMOTO - PSDB - Queremos também agradecer o Sr. Dr. Marcos da Costa, Presidente da OAB Sessão São Paulo. E aproveitando esse momento para agradecer também o Dr. José da Costa, Governador do Distrito 461 de 87 a 88, decano do Colégio de Governadores; Distrito 4430, Sr. Salvador, ano rotário 1994, 1995; Sr. Romeu Junior, Governador do Distrito 4430, 2001 a 2002; Dr. Juvenal Antonio da Silva, Governador do Distrito 4430, 2009-2010.

Quero pedir ao Dr. Antiório para que faça a entrega do diploma ao Sr. Marcos da Costa, Presidente da OAB sessão de São Paulo, e eu darei continuidade ao registro desses queridos ex-Governadores. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HELIO NISHIMOTO - PSDB - Registramos com gratidão a presença do Sr. Enio Caramela, Governador do Distrito 4430 no ano de 2011 a 2012; o Sr. Archimedes Bácaro, Governador do Distrito 4430, ano rotário 2014-2015. Aproveito nesse instante também para convidar o Sr. José Antonio Figueiredo Antiório, Diretor do Rotary International da América Latina 2011- 2013, que falará como último palestrante dessa noite, sobre o tema paz através do servir.

Enquanto ele se encaminha à tribuna, lerei e registrarei a presença de outros Governadores. Sr. Hiroshi Shimuta, Governador indicado do Distrito 4420 do ano rotário 2014-2015; Sr. Marco Antonio; Sr. Sidney Garcia Souza, Governador indicado Distrito 4470, ano rotário 2014-2015; Sr. José Joaquim Amaral Ferreira, Governador eleito 2013-2014, Distrito 4420; e o Sr. Antonio Casenda, Governador do Distrito 4590 do ano rotário 2006-2007.

Com a palavra, o Dr. José Antonio Figueiredo Antiório, Diretor do Rotary International da América Latina.

 

O SR. JOSÉ ANTONIO FIGUEIREDO ANTIÓRIO - Obrigado, Deputado. Em primeiro lugar, quero pedir licença a você para anunciar que nós estamos aqui em aproximadamente 400 rotarianos, ex-Governadores, ex-Diretores, Governadores atuais e futuros, sendo os campeões de presença o Distrito 4430, com 105 companheiros, seguido por Campinas, Americana, o 4590 do Paulo, e ali quase igual o jogo do Corinthians, empatado o 4420 e o 4610.

Agradeço imensamente a todos os Governadores de Distrito por essa presença maciça. Quero também parabenizar e agradecer o Dr. Antonio Carlos Malheiros, que nos deu uma amostra fantástica de vida.

Isso seria a prática de um rotariano. Creio que o senhor ainda não teve a prática de usar o nosso pin de rotariano, mas não há necessidade, porque o pin de rotariano que o Sr. poderia usar está no seu coração. Parabéns.

Agradecer também o Presidente da OAB sessão de São Paulo, impressionou-me muito a sua fala sobre a eficácia das leis perante a população, Dr. Marcos da Costa, a quem também agradecemos em nome de todos os coordenadores e fundadores desse evento. Dr. Synésio se retirou, mas nós o agradecemos também.

Acredito que esse seja um dos momentos mais importantes desse mês rotário, em primeiro lugar porque estamos aqui na Assembleia Legislativa a convite do Deputado Hélio Nishimoto. Na próxima quinta-feira, sob a coordenação dos governadores e do Antonio José da Costa, meu mentor rotário, nós teremos uma sessão semelhante a esta na Câmara Municipal de São Paulo a partir das 19 horas, e no dia 11, V. Exa., quero lhe convidar, quem sabe aquela Casa poderá ser sua também. No dia 11 de março nós faremos na Câmara Federal uma Sessão Solene semelhante a essa. No ano passado fizemos no Senado Federal e esse ano faremos em Brasília, na Câmara Municipal, sob os auspícios do Presidente daquela Casa com muito carinho e amor, porque ali é praticamente o âmago da política nacional e a condução dos trabalhos das nossas vidas.

Quero nesse momento, através das brilhantes palavras do Dr. Marcos da Costa e do Dr. Malheiros, dizer o seguinte: o Rotary concentra a sua ação em situações colocadas pelos dois oradores que nos antecederam. O primeiro é que nós somos detentores de uma lei, um princípio fundamental que é o da prova quádrupla. Eu creio que na prova quádrupla está inserido praticamente tudo sobre a paz. O primeiro porque se faz uma pergunta daquilo que pensamos e fazemos, é a verdade? Essa palavra é muito séria. Será que nós somos verdadeiros dentro das nossas casas, nossas famílias, nosso ambiente de trabalho, dentro da nossa comunidade? É um momento de reflexão.

Minha segunda pergunta é: é justo para todos os interessados? Se houvesse justiça para todos os interessados, não haveria o escravismo do trabalhador brasileiro e do trabalhador mundial. Talvez nós pudéssemos compreender mais aqueles que nos servem e nós poderíamos servi-los melhor, porque seria justo para eles e para nós. A terceira pergunta é: será que nós, através dessas perguntas, criaríamos mais amizade, mais compreensão e mais amor? Finalizando, será que tudo que fazemos, rotarianos, é benéfico para todos?

Eu fui convidado outro dia para fazer um momento no fórum da paz no Hawaii pelo Presidente Sakuji Tanaka, e eu comecei a raciocinar sobre o que eu poderia falar no Hawaii, em inglês. Recordei-me de quando eu era jovem, estudante, os meus professores de história me diziam sobre as guerras. A primeira, a revolução francesa e tantas outras, e essas guerras causavam ataques desastrosos. E um deles foi exatamente em Pear Harbor, onde começou a 2ª Guerra Mundial.

Logo em seguida nós tivemos o problema em Berlim, na Alemanha, quando o nazismo foi implantado, e depois em Hiroshima, quando culminou com aquela bomba atômica que se colocou sobre aquele lindo país, o nosso querido Japão, de Sakuji Tanaka e Hiroshi. Mas eu imaginava que a 2ª Guerra havia acontecido para solucionar conflitos. Esse era meu pensamento naquela época. Entre as nações mais poderosas, Alemanha, Estados Unidos, Itália, França, Inglaterra, entre outros. E nós, brasileiros, podemos nos lembrar daqueles momentos em que aqueles expedicionários brasileiros, soldados, sem ter o mínimo conhecimento daquilo que se fazia, foram à Itália, subiram no Monte Castelo, fincaram uma bandeira brasileira e os nossos mestres nos alertaram sobre os ataques que o povo brasileiro e o povo mundial sofre no dia a dia.

Senti-me emocionado ao falar de uma região do mundo onde qualquer cidadão não imaginaria estar, no local onde explodiu uma guerra. E eu tive essa oportunidade. Desde muito jovem e estudante, aprendi que nós deveríamos estabelecer em nossos caminhos à busca da paz mundial e a compreensão entre todos os povos. Talvez esse tenha sido o principal motivo por eu me tornar educador, rotariano, advogado, engenheiro, professor e assim por diante. Durante anos eu vivi em Rotary intensamente, são 41 anos. Conhecendo a vida com mais maturidade, senti que não são somente os conflitos de guerra que atormentam a paz mundial.

Conflitos que estão sempre próximos de nós. Nas periferias, nos grandes centros urbanos, onde se encontram os desafortunados que vivem como verdadeiros párias da sociedade. Conflitos que nos levam e as causas que provem de uma sociedade que no afã de uma vida de riquezas esquecem-se de seus irmãos e semelhantes.

Aqui no Brasil temos procurado e eu creio que os rotarianos têm uma posição firme nesse sentido, colaborar para que os ricos olhem para os pobres, os cultos olhem, e os intelectuais orientem os analfabetos. Os com saúde aqueçam e cuidem dos doentes, e empresários, patrões, busquem consolidar bom ambiente de trabalho e remuneração digna para seus empregados, pensem bem nisso. Seu negócio irá para frente se o teu trabalhador estiver contente. Incentivamos meu querido Deputado, os governantes a apoiarem os países em conflito auxiliando através das Forças Armadas a implantação de força de paz, ligadas a ONU, como Haiti, Canal de Suez, terras indígenas, etc.

O sistema bancário é incentivado a financiar moradias, saneamento básico, cooperativas de microcrédito, urbanização das regiões de baixa renda, casebres e favelas.

No último fim de semana nós vimos uma situação complexa, quando o morro desabou e caiu sobre a Rodovia dos Imigrantes. Mas talvez não tenha sido o motivo de um casebre e uma favela, talvez tenha sido a questão que vai acontecer mais tarde, quando os morros são tomados por moradias de dificuldade de habitação. É bom que a gente pense nisso. Com o apoio de nossa população, o Governo pode e deve conceder bolsas alimentação e educação às famílias carentes de baixa renda, minimizando o sofrimento da população, pois nós temos que erradicar a pobreza no Brasil e no mundo.

As universidades públicas e privadas têm abrigado negros, índios e jovens providos de escolas de pouca qualidade educacional, através de cotas, para cursarem nas mesmas condições as escolas dos afortunados pela vida. Meus queridos amigos, companheiros e Rotary, vejam os diversos tipos de guerras que vemos todos os dias. Como exemplo que eu já citei anteriormente, o Rotary tem procurado erradicar a pólio, mas encontra dificuldades em países que estão em constante conflito, como a Nigéria, Paquistão, Afeganistão e outros.

Conversando com um grande colaborador de Rotary, Bill Gates, ele nos dizia o seguinte em New Orleans, ele encontrou a forma de nós chegarmos a todos os rincões da Nigéria, Afeganistão, Paquistão, e anteriormente nós tínhamos a Índia. Através de um GPS que ele colocaria em todos aqueles que iriam levar a vacinação nesses campos minados e de difícil acesso. Por isso, meus companheiros, unidos, homens e mulheres através do Rotary, nós poderemos liderar uma grande marcha pela paz. Às vezes somos conhecidos como assistencialistas ou como caridosos, mas nós somos muito mais amplos do que isso. Nós somos homens de bem reconhecidos pela sociedade, que queremos encontrar a paz em todo o mundo através do nosso perfil.

Eu tenho de ser ético, eu tenho de ter moral, saber cuidar da minha família, saber cuidar do meu empregado, interpretar aquele que está acima de mim, e assim, se isso acontecer, nós teremos uma grande marcha pela paz. Mas para essa marcha ter sucesso definitivo, eu diria que o dia poderia ser iluminado pelo sol, à noite pela lua e pelas estrelas; quando todos nós nos conscientizarmos da necessidade de estarmos lado a lado, daqueles que, pelos conflitos de guerra ou pela falta de ascensão social, não conseguem ver a luz em seus caminhos para que possam vislumbrar um mundo melhor.

Desta forma acredito que favelas, casebres, encostas, deslizamentos, Pearl Harbor, Honolulu, e tantos outros conflitos que vivemos no dia a dia, não existirão mais. Que Deus abençoe a todos vocês e que esse dia seja o marco para que nós possamos ter um mundo melhor. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - HELIO NISHIMOTO - PSDB - Agradecemos ao Sr. José Antonio Figueiredo Antióri, Diretor do Rotary Internacional. Queremos convidar todos os Governadores aqui presentes para, juntos, entregarem o certificado de palestrante ao Sr. José Antonio Figueiredo Antiório. Por favor.

 

* * *

 

- É feita a entrega. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HELIO NISHIMOTO - PSDB - Queridos amigos, nada mais temos a tratar. Portanto, agradeço às autoridades aqui presentes, aos funcionários da Casa e a todos que com sua presença colaboraram para o êxito dessa solenidade. Queremos agradecer a todos que nos assistem e assim declaramos encerrada a presente sessão. Que Deus abençoe a todos os presentes.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 21 minutos.

 

* * *