http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

14 DE MARÇO DE 2011

003ª SESSÃO SOLENE DO PERÍODO ADICIONAL EM homenagem AO DIA DA COMUNIDADE LIBANESA E O 6º ANO DO FALECIMENTO DE SUA EXCELÊNCIA, O MÁRTIR E PRIMEIRO-MINISTRO DO LÍBANO SHEIK RAFIK HARIRI”

 

Presidente: SIMÃO PEDRO

 

RESUMO

001 - SIMÃO PEDRO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Sr. Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Simão Pedro, na direção dos trabalhos, em homenagem ao "Dia da Comunidade Libanesa e o 6º Ano do Falecimento de Sua Excelência, o Mártir e Primeiro-Ministro do Líbano Sheik Rafik Hariri". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional do Líbano" e o "Hino Nacional Brasileiro".

 

002 - ADRIANO DIOGO

Deputado Estadual, afirma que o Brasil é uma nação caracterizada pela convivência pacífica entre os povos e pede pela integração destes em solo nacional.

 

003 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado Federal, cumprimenta o Deputado Simão Pedro pelo evento favorável à fraternidade entre Brasil e Líbano. Enaltece o trabalho do Sheik Rafik Hariri em nome do povo libanês.

 

004 - PROTÓGENES QUEIROZ

Deputado Federal, cumprimenta os presentes, em especial a comunidade muçulmana. Tece considerações acerca da efeméride.  Presta homenagens ao Sheik Rafik Hariri. Relembra atos do homenageado em favor da população árabe. Declara que a comunidade muçulmana estará representada no Congresso Nacional através de sua atuação.

 

005 - RICARDO IZAR

Deputado Federal, destaca sua ascendência libanesa. Reflete sobre a imigração libanesa em São Paulo e sua influência econômica e cultural. Compromete-se a representar esta comunidade no Congresso Nacional.

 

006 - Presidente SIMÃO PEDRO

Anuncia a exibição de filme sobre a Revolução dos Cedros, no Líbano. Relembra que esta Casa aprovou lei que determina a data de 14 de fevereiro como "Dia da Comunidade Libanesa", data em que ocorreu o assassinato do Sheik Rafik Hariri.

 

007 - ALFREDO COTAIT

Presidente da Câmara de Comércio Brasil-Líbano, agradece às autoridades presentes na ocasião, em especial as figuras religiosas e às mulheres. Afirma que, no Brasil, a presença da comunidade libanesa corresponde a aproximadamente 10 milhões de habitantes, o dobro da população do próprio Líbano. Lamenta o falecimento do homenageado. Cita seus feitos em favor do turismo e da retomada da vida econômica no Líbano após período de ostracismo. Menciona visitas do Sheik Rafik Hariri à cidade de São Paulo.

 

008 - ZIAD CHAMMAS

Representante do Partido Forças Libanesas, realiza pronunciamento em língua estrangeira.

 

009 - MOHAMED HABIB

Pró-reitor da Unicamp, agradece às autoridades presentes e elogia a iniciativa desta Casa pelas frequentes homenagens à comunidade árabe. Lamenta os recentes acontecimentos no Oriente Médio e as catástrofes naturais ocorridas no Japão e Brasil. Considera a democracia brasileira como exemplo a ser seguido pelo mundo árabe. Comenta a respeito dos eventos políticos ocorridos no Egito. Afirma que a aceitação da pluralidade é necessária para a obtenção da paz.

 

010 - ARMANDO DE TOLEDO

Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, manifesta sua admiração ao homenageado. Agradece às autoridades presentes. Enfatiza a importância da comunidade libanesa no Brasil, composta por aproximadamente dez milhões de imigrantes.

 

011 - SUHEIL YAMOUT

Presidente do Instituto Futuro, realiza discurso em língua estrangeira.

 

012 - Presidente SIMÃO PEDRO

Procede à leitura da tradução do pronunciamento de Suheil Yamout, presidente do Instituto Futuro. Comenta lei, de sua autoria, que instituiu a data de 14 de fevereiro como o "Dia da Comunidade Libanesa" neste Estado. Menciona as contribuições dos imigrantes libaneses à cultura popular brasileira e ressalta a integração entre ambos os povos. Recorda episódio ocorrido, há cinco anos, quando da invasão do território libanês por Israel. Menciona a mobilização desta Casa em favor da liberdade do povo do Líbano. Recorda a visita do ex- Presidente Lula aquele país e ressalta a relação deste com o homenageado. Faz agradecimentos gerais. Declara encerradas as atividades do Período Adicional à Quarta Sessão Legislativa e, bem assim, da Décima Sexta Legislatura. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Simão Pedro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Compondo a Mesa, temos o Sr. Suheil Yamout, Presidente do Instituto Futuro, Professor Mohamed Habib, Pró-Reitor da Universidade Estadual de Campinas, Senador Alfredo Cotait, Secretário Municipal de Relações Internacionais e Presidente da Câmara de Comércio Brasil-Líbano, Desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo, Diretor da Escola de Magistratura, representando, nesta Sessão Solene, o Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Desembargador José Roberto Bedran.

Ao lado da nossa Mesa, temos os Deputados Federais Arnaldo Faria de Sá, Ricardo Izar, Delegado Protógenes; Sr. Mustapha Abdouni, Cônsul da Jordânia; Sheikh Abdul Hameed Mohamad Ali Mutawwala, Chefe de Comissão de Ministério dos Assuntos Religiosos Egípcios no Brasil; Sr. Abdul Rahman Maslun, 1º Tesoureiro da Mesquita do Brasil; Sr. Ziad Shammas, representante das Forças Libanesas; Sheik Houssam el Boustani, Consultor de Assuntos Religiosos da Mesquita do Tatuapé; Sheik Samir Buraid, da Mesquita do Tatuapé.

Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, minhas senhoras e meus senhores. Esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente efetivo da Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Libanesa e o 6º Ano do Falecimento de Sua Excelência o Mártir e Primeiro Ministro do Líbano Sheik Rafik Hariri.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional do Líbano.

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional do Líbano.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Peço a todos os presentes para que, ainda de pé, ouçamos também o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Convido para fazer uso da palavra, o nobre Deputado Adriano Diogo, representante da Bancada do Partido dos Trabalhadores.

 

O SR. ADRIANO DIOGO - PT - Sr. Presidente, em primeiro lugar quero cumprimentar as autoridades e todos os presentes. Que o nome do Líbano, que o nome dos árabes, não seja maltratado!

O Brasil é a terra da convivência. A forma como a nossa imprensa apresenta as comunidades árabes, seus governantes e o povo árabe não corresponde à sua luta e à sua história.

Viva o Brasil! Viva o Líbano! Viva Hariri! Viva a convivência entre os povos! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Convido agora, para fazer uso da palavra, o nobre Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Inicialmente, quero cumprimentar o nobre Deputado Simão Pedro pela feliz oportunidade de estarmos aqui comemorando esta grande integração Brasil-Líbano. Esta homenagem é mais do que merecida.

Quero ainda cumprimentar o trabalho maravilhoso de preservação permanente do nosso grande líder Hariri, que tive o prazer e a alegria de conhecer pessoalmente. Sei do grande trabalho que fez para recuperar o Líbano. As mudanças latentes no mundo árabe acabarão fazendo a maior mudança que interessa a todos os senhores: a mudança do poder do Líbano e a representação da população libanesa.

Esse era o sonho de Hariri, e esse sonho estará presente hoje nesta solenidade e por todo o sempre. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Convido para fazer uso da palavra o nobre Deputado Federal Delegado Protógenes Queiroz.

 

O SR. PROTÓGENES QUEIROZ - Excelentíssimo colega Simão Pedro, Deputado Estadual, na pessoa de quem cumprimento as demais autoridades presentes nesta Sessão Solene. Quero fazer um cumprimento especial aos irmãos e irmãs da comunidade árabe, libanesa e, em particular, da comunidade muçulmana.

Esta é uma data que, além de histórica, é perene em nossos corações, nas nossas almas e, em especial, na história do povo libanês. História essa que representa o grau de importância que teve o nosso grande mártir, símbolo de sabedoria e resistência contra a opressão, violência e irradiação da paz e sabedoria, Rafik Hariri.

Rafik Hariri vive e viverá sempre nos nossos corações, no seio das nossas famílias, como exemplo de grande líder e ser humano. Dedicou sua vida a resgatar a importância do homem contra a opressão e a violência quando irradiou sua sabedoria. Dividiu a sabedoria do povo muçulmano ao espalhar 34 mil jovens no mundo inteiro com bolsas de estudo. Resgatou, assim, a inteligência, o trabalho e a força do povo árabe por meio do povo libanês.

Esse é o significado de Hariri, dessa lembrança viva que estamos homenageando hoje nesta Casa. Esse é o significado da importância da cultura do povo árabe, do povo libanês no nosso País.

Como disse nosso colega Deputado Estadual do PT, nós, no Brasil, somos brasileiros, conjunto de todos os povos, de todas as nações, de todos os credos. Aqui somos um pouco do mundo, um pouco do povo árabe.

No Congresso Nacional, os senhores e senhoras podem ter certeza de que nossa voz muçulmana, nossa voz islâmica, irradiará a paz para o mundo. Somos contra a violência, contra a opressão. Somos, sim, o símbolo do trabalho que Rafik Hariri representou para o mundo. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Queremos anunciar a presença do Sr. Allaa Taha, representante da colônia brasileira no Líban; Sr. Mohmad Abdouni Neto, Cônsul do Paquistão em São Paulo, Lore Aun, representando a ex-Deputada do Líbano Naila Mauad, Dr. Mohamed El Zoghbi, Federação da Associações Muçulmanas do Brasil, Sr. Fouad Abou Daher, Presidente do Lar Druzo Brasileiro, Sheik Mohmed Fouad Feid(?) Mesquita, de São Miguel Paulista, Zona Leste; Sheik Jamal Said, da Sociedade Muçulmana de Santo Amaro; Sheik Ibrahim Ali El Curd, da Sociedade Muçulmana de Santo Amaro.

Com a palavra o Deputado Federal Ricardo Izar.

 

O SR. RICARDO IZAR - Sr. Presidente desta sessão, Deputado Simão Pedro, senhoras e senhores, é um prazer estar presente neste ato, onde tenho a honra de me manifestar não apenas como representante do Congresso Nacional, mas também como neto de libanês.

Aprendi com meu pai a ter amor pelo Líbano. Deputado Adriano Diogo, rodei 320 municípios no Estado de São Paulo, nas últimas eleições, e em todos eles encontrei uma família de libanês. São pessoas que estão ansiosas pelo destino do Líbano. Meu pai sempre me dizia que, em qualquer município de São Paulo, onde existir trabalho, existe uma família de libaneses.

Quero cumprimentar o Deputado Simão Pedro pela iniciativa de realizar esta Sessão Solene em homenagem a Hariri, uma homenagem merecida, e, como Presidente da Frente Parlamentar Brasil-Líbano no Congresso Nacional, coloco nossos trabalhos à disposição de todos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Assistiremos agora a exibição de um filme sobre o Líbano.

 

* * *

 

- É feita a exibição do filme.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por unanimidade, aprovou recentemente uma lei criando o Dia da Comunidade Libanesa no nosso Estado, a ser comemorado no dia 14 de fevereiro, dia em que o Sheik Rafik Hariri foi assassinado. Aliás, essa data foi escolhida a pedido de membros da Comunidade, especialmente do Instituto Futuro. Esta Sessão Solene deveria ter sido realizada nessa data, mas, infelizmente, por problema de agenda não foi possível. Por esse motivo, está sendo realizada no dia de hoje.

A Presidência concede a palavra ao Sr. Alfredo Cotait, Presidente da Câmara de Comércio Brasil-Líbano.

 

O SR. ALFREDO COTAIT - Boa-noite a todos. Quero fazer uma saudação especial ao Deputado Simão Pedro, que preside esta Sessão, ao meu amigo Desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo, representando o Tribunal de Justiça de São Paulo, ao meu grande amigo Suheil Yamout, Presidente do Instituto Futuro, ao Pró-Reitor da Unicamp, Professor Mohamed Habib, aos Deputados Federais Arnaldo Faria de Sá, Ricardo Izar, Delegado Protógenes; Deputado Estadual Adriano Diogo.

Na pessoa do Sheik Mohamad El Moghrabi, saúdo as autoridades religiosas presentes. Quero ainda cumprimentar o Sr. Mohamed El Zoghbi, Presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, meu dileto amigo Roberto Dualibi, Presidente da União Cultural Brasil-Líbano, os Cônsules e meus parceiros Mustapha Abdouni, Cônsul da Jordânia, George Antoine, Cônsul do Haiti, Mohmad Abdouni Neto, Cônsul do Paquistão.

Quero fazer uma saudação especial à Embaixatriz Lore Aun, e, em seu nome, saudar as mulheres presentes, cumprimentar o Secretário-Adjunto da Secretaria de Relações Internacionais do Município de São Paulo, Guilherme Matar, e dois diletos amigos: Michel Jereissati e Joseph Francis. Saúdo também os demais parlamentares, membros da comunidade libanesa, meus companheiros da Câmara de Comércio Brasil-Líbano, as senhoras e senhores.

O Deputado Estadual Simão Pedro foi o idealizador do Dia da Comunidade Libanesa, 14 de fevereiro. Na Cidade de São Paulo, essa é uma das 70 comunidades que aqui vivem de forma harmônica. Ela é tão importante que, em São Paulo, somos mais de um milhão; no Brasil, mais de 10 milhões. Somos mais do que o dobro da população do Líbano. E esta comunidade ajudou a construir São Paulo e o Brasil, e continua ajudando. A iniciativa do Deputado Simão Pedro é digna de todas as reflexões. Queremos cumprimentar V. Exa. por esta homenagem e agradecê-lo em nome da coletividade libanesa.

No dia 14 de fevereiro, Dia da Comunidade Libanesa, fez seis anos que perdemos Rafik Hariri, que, acima de tudo, foi um líder pragmático e empreendedor. Um homem de inteligência superior e notável poder de ação.

Seus anos à frente do governo libanês foram marcados pela reconstrução do país, a partir de sua capital, pela retomada da vida econômica e social do Líbano, após um longo período forçado de ostracismo.

Sua obra, que a ele sobrevive e perdura, é pautada pela modernidade e impulsionou o retorno do país-mensagem ao roteiro de turistas e pessoas de negócios de todo o mundo, fato reconhecido pela grande mídia internacional nos últimos anos.

Seu precoce desaparecimento não foi apenas para o Líbano uma grande perda, mas para todo o Oriente Médio e para seu diálogo com o resto do mundo. Rafik Hariri foi notório amigo do Brasil e, em particular, da Cidade de São Paulo, que visitou por mais de uma vez. Tive o privilégio de recebê-lo aqui em anos passados, e, quando ia ao Líbano, tinha a alegria de receber sua amizade e atenção.

Hariri foi sensível à importância da maior dentre as coletividades de origem libanesa, defensor de uma parceria cada vez mais estreita com seus membros e, a partir deles, com os brasileiros em geral.

Hariri deixou claro, em sua trajetória de vida, o valor de se “construir”, de se “somar”, como via de bem-estar aos cidadãos.

A data de 14 de fevereiro cala fundo em todos, especialmente naqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo mais de perto, como eu.

Cala fundo nos muitos paulistanos, paulistas e brasileiros que muito respeitam o Líbano e por ele têm carinho, seja ele ou não a terra de seus antepassados.

Cala fundo em todos que desejam ver um Líbano íntegro, seguro e próspero, hoje e sempre, acima de tudo plural.

Cala fundo nos que acreditam que o legado de Rafik Hariri pode ser inspiração ao entendimento e à cooperação de forma abrangente, em um Líbano de todos os libaneses, em um mundo melhor. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Quero saudar o Sr. Mohamad El Kadri, da Associação Islâmica de São Paulo, Sr.Said Madi Mucadam El Chadlia; Sr. Jamel El Bacha, Presidente da União das Entidades Islâmicas; Professora Soraya Smaili, da Escola Paulista de Medicina e do Instituto da Cultura Árabe.

Convido, para fazer uso da palavra, o Sr. Ziad Shammas, representante do Partido das Forças Libanesas.

 

O SR. ZIAD SHAMMAS - (Pronunciamento em língua estrangeira.) (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Agradecemos as palavras do Sr. Ziad Shammas e pedimos desculpas por não haver um intérprete para traduzir suas palavras.

Queremos registrar a presença do Cônsul do Haiti, Sr. George Antoine.

Esta Presidência concede a palavra ao nosso querido Professor Mohamed Habib, da Unicamp.

 

O SR. MOHAMED HABIB - Nobre Deputado Simão Pedro, amigo e companheiro, que preside esta Sessão Solene em homenagem ao Dia da Comunidade Libanesa e à lembrança do sexto ano do falecimento do saudoso líder, ex-Primeiro Ministro do Líbano, Rafik Hariri.

Amigos e companheiros da Mesa de trabalho, amigos e amigas presentes, confesso que estou vivendo um momento com duas sensações opostas em meu coração. De um lado, sinto a alegria de estar presente nesta homenagem à comunidade libanesa feita pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, reconhecendo a importância dos 10 milhões de libaneses que vivem neste País e escrevem, a cada dia, algumas páginas na história do Brasil.

Estou feliz também em estar em uma Casa, na qual a comunidade árabe vem uma vez por ano para receber este respeito e tratamento que nos é oferecido. Um exemplo que para nós, árabes, é motivo de honra e orgulho. Quero deixar registrado, em nome de toda a comunidade árabe, em geral, e a comunidade libanesa, em particular, o agradecimento a esta Casa do Povo.

Apesar de sentir esta felicidade, passa também no meu coração uma sensação de grandes dores, porque olho para o mundo árabe hoje e para o mundo como um todo; o Japão está vivendo essa catástrofe, o sul do Brasil está passando por mudanças climáticas com chuvas e inundações. Olhando para o Oriente Médio, nem é preciso falar muito. Tudo isso causa uma sensação de dor profunda em nossos corações.

Acredito que a mistura desses sentimentos é motivo de reflexão para todos nós. Hoje, estamos falando do Líbano no Brasil, estamos falando de dois países considerados referência a todo mundo árabe. Até hoje, o Líbano é considerado o país mais democrático do mundo árabe. Um exemplo que eu, como egípcio, gostaria de ter no meu país. Vivemos oprimidos com regimes de ditadura militar por mais de quatro décadas no Egito.

Por sorte, no último dia 25 de janeiro - coincidentemente dia do meu aniversário e da Cidade de São Paulo -, o Egito nos deu o presente de escrever uma nova página em sua história, a página da sua democratização. Um projeto em curso. Está no momento de todo o mundo árabe - Tunísia, Argélia, Líbia, Iêmen, Bahrein - escrever uma nova página da sua história: a democratização. Está na hora de o mundo árabe entender a lição do Líbano e do Brasil, dois países onde a pluralidade é respeitada, onde a diversidade étnica e espiritual também é respeitada. São países democráticos que deram o exemplo para todos nós.

Na Praça do Tahrir, centro da Cidade do Cairo, durante os protestos, o Brasil era mencionado como exemplo, pois elegeu como Presidente um operário de fábrica por dois mandatos que ergueu este País. Graças a esta democracia brasileira, também foi eleita uma mulher como Presidente. Até meados dos anos dos anos 80, o Brasil viveu uma ditadura militar. Hoje, é um exemplo de país emergente, que está caminhando para ser uma potência.

Gostaria que todos nós levássemos esta simples mensagem que estou tentando passar: vamos aprender que a diversidade, a pluralidade, é um pré-requisito para uma cultura de paz. Que a paz esteja com todos os senhores. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Agradecemos as palavras do Professor Habib, que tem sido um grande colaborador em debates e discussões na Assembleia, pois traz seus conhecimentos para todos nós.

Esta Presidência convida, para fazer uso da palavra, o Desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo, representando, neste ato, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

 

O SR. ARMANDO SÉRGIO PRADO DE TOLEDO - Sr. Presidente, autoridades presentes, senhoras e senhores, não me preparei para me manifestar no dia de hoje, mas, para falar à comunidade libanesa, à comunidade árabe, não existe essa necessidade.

Há muitos anos, tenho a honra e o prazer de conviver com pessoas fantásticas que me ensinaram a amar este povo, do qual me sinto parte. Li sobre Rafik Hariri, estudei esse grande líder, conversei com pessoas que com ele conviveram e passei a admirá-lo de forma profunda. Tive a honra de receber Saad Hariri no Brasil, que me passou, de forma muito atenciosa, muitas coisas sobre seu pai.

Tenho um carinho fraternal pelo Dr. Yamout e grande honra em me dizer amigo do nobre Deputado Simão Pedro, que preside esta Sessão Solene. O Senador Alfredo Cotait sabe da admiração que tenho por ele.

Senhoras e senhores, o Brasil é muito feliz em ser irmão e parceiro desse povo que tanto nos oferece. São 10 milhões. Que venham 20, 30 milhões! O importante é estarmos juntos. O Brasil está aqui para aprender com a história dos senhores e, com isso, ser um pouco melhor a cada dia que passa. Também nós, de coração aberto, queremos oferecer aos senhores tudo aquilo que possuímos.

Parabéns a todos por esse propósito que objetiva a paz e o bem do mundo. Agradeço a presença dos senhores aqui. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Suheil Yamout, Presidente do Instituto Futuro.

 

O SR. SUHEIL YAMOUT - (Pronunciamento em língua estrangeira.) (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Agradecemos as palavras do nosso querido amigo Suheil Yamout.

Para que a comunidade paulista que nos está acompanhando pela TV Assembleia e para que conste nos Anais desta Casa, passarei a ler a tradução do discurso que acabou de ser proferido pelo Dr. Suheil Yamout:

“Queridos irmãos e amigos, queridos de Rafik Hariri, no sexto ano do falecimento do mártir e Primeiro-Ministro do Líbano Rafik Hariri, estamos reunidos neste grande edifício que nos acolhe com amor e harmonia.

Os libaneses se encontram hoje para honrar os companheiros mártires do caminho do cedro, confirmar os princípios constantes de revolução, de independência, que são os primeiros passos em trânsito ao Estado independente e soberano. Encontramo-nos mais determinados do que nunca antes no caminho de nosso camarada Mártir, para superar muitos obstáculos encontrados, liberando muitas energias inspiradoras dos jovens, energias das quais emergiram grandes realizações nos vários campos de desenvolvimento educacional e político.

Rafik Hariri foi um político visionista para o Líbano, na esperança de nos tirar de divisões sectárias e nos colocar no caminho da edificação de um Estado de produção avançada, além de se esforçar para aumentar a sensibilidade e divulgação da educação entre os seus compatriotas. Essa vontade gigante de desenvolvimento foi sequestrada por mãos criminosas, e eles acreditaram que Hariri tinha terminado. Podemos dizer-lhes que ele nasceu no dia de seu falecimento, pois permanece nos corações dos admiradores e queridos. Radik Hariri, ninguém pode atrapalhar sua carreira ou manchá-la, ou difamá-lo, ou desqualificá-lo. Ele se transformou de uma pessoa como nós para um valor nacional e sonho eterno.

Desde que o Presidente Saad Hariri assumiu as responsabilidades de um governo de coalizão nacional, o governo do Líbano trabalhou nas perspectivas de seu Pai Rafik Hariri. Depois da demissão do governo no mês passado, um novo exemplo de oposição nacional genuína se manifesta para conservar a dominância de conquistas democráticas e impedir que a vida política libanesa retroceda. Estamos esperançosos de benefícios iminentes e o trânsito para um Estado unificado, que honre seus filhos e tem a honra de estar também com eles e ao lado deles.

Neste dia, milhões de libaneses prometem ao Sheik Saad: nenhuma negação para o compromisso com o tribunal internacional, mas sim para descobrir a verdade afastada.

Como nosso Presidente Saad Hariri, temos o compromisso de prosseguir a reconciliação nacional com o objetivo de viver juntos e permanecer fiéis ao Líbano, em primeiro lugar, com o apoio das causas árabes. O Líbano é parte integrante dos arredores árabes. Nós, do Líbano, fazemos parte dos povos árabes e o que estamos a assistir hoje é o início do fim de todos os regimes ditatoriais na região e início de uma era de liberdade dos povos árabes. E aqui nós apoiamos as revoluções populares, em sua luta contra regimes opressivos.

No dia de homenagem à comunidade libanesa, em São Paulo, devemos agradecer a iniciativa de V. Exa., Deputado Simão Pedro, que homenageou nesta data o Líbano e todos os libaneses de São Paulo e do Brasil. Por fim, ressaltamos a importância da unidade dentro da comunidade libanesa no Brasil e sua boa cooperação.

Que a nossa prioridade no Brasil seja manter nossas divergências políticas no âmbito do diálogo positivo contínuo. Todos nós trabalhamos para o Líbano.

A justiça é o caminho da verdade.

A verdade é o caminho do perdão.

O direito é mais forte que as armas.

O amor é mais forte que as armas.

Viva o Brasil e viva o Líbano!(Palmas.)

Quero agradecer a presença do Presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Dr. Taufic Salim Schahin, do Sheik Saleh Suleiman, do Sr. Eduardo Elias, da Federação das Entidades Árabes do Estado de São Paulo.

Um grande amigo do Presidente Lula e meu querido irmão Mohamed Laila não pôde comparecer e se diz muito sentido por não estar presente nesta solenidade.

Companheiros e companheiras, senhoras e senhores, é com muita satisfação que estamos reunidos nesta noite para homenagear a comunidade libanesa, tão importante para o desenvolvimento do nosso Brasil. Gostaria de agradecer imensamente a presença de todos os senhores.

O dia 14 de fevereiro, data do assassinato do mártir Rafik Hariri, ex-Presidente do Líbano e um dos principais responsáveis pela reconstrução do país após a devastação de uma guerra que arrastou por 15 anos, tornou-se o Dia da Comunidade Libanesa, lei proposta por mim em março de 2009. A partir de então, a data foi instituída no calendário oficial do Estado de São Paulo, e é com muita alegria que todos os anos fazemos esta merecida Sessão Solene.

Em 1880, deu-se início à imigração libanesa para o Brasil. A grande maioria dos que chegaram a este País rumou para São Paulo. Na Capital, os sírio-libaneses rapidamente formaram uma próspera comunidade de comerciantes. Foram os árabes que criaram a Rua 25 de Março, hoje o maior centro de comércio do Brasil.

Muitos imigrantes se aventuraram e cruzaram o Brasil de norte a sul, trabalhando como mascates, vendendo produtos vindos da Europa e do Oriente. Esses últimos se espalharam por todo o Brasil, deixando descendentes em todos os cinco mil municípios do País. Hoje, São Paulo abriga mais de sete milhões de libaneses, quantidade que supera à do próprio Líbano.

Os imigrantes libaneses que vivem ou viveram no Brasil colaboraram inclusive para o desenvolvimento do próprio Líbano com o envio ao país de recursos, que propiciaram a construção de hospitais, escolas e bibliotecas. No Brasil, eles também fizeram obras importantes como o Hospital Sírio-Libanês e o Clube Atlético Monte Líbano. A culinária libanesa é um exemplo de como essa cultura se tornou popular no nosso País.

Os libaneses levaram seus conhecimentos para o mundo inteiro, mas foi no Brasil que eles ajudaram a construir uma nova nação e se integraram fortemente na sociedade brasileira. A cultura do Líbano faz parte do Brasil, e a do Brasil também faz parte da cultura do Líbano. Somos um só povo.

Por tudo isso, nós, brasileiros, só temos a agradecer a estada de vocês aqui no Brasil pelo desenvolvimento da cultura, do comércio, da culinária e de tantos outros aspectos que fizeram com que o nosso País crescesse e se tornasse cada vez melhor.

Quero lembrar que, há cinco anos, quando Israel invadiu o Líbano, abrimos este Parlamento para uma grande manifestação de repúdio. Essa manifestação ocorreu no Plenário Teotônio Vilela e foi importante para a organização dos atos políticos na Avenida Paulista e outros locais, que se solidarizaram com todos os movimentos de protesto contra o que acontecia no Líbano.

Realizamos, então, primeiramente, um ato solene em homenagem ao mártir Rafik Hariri. Este é o terceiro ano consecutivo desta Sessão Solene, um gesto simples que fazemos em homenagem a esse povo tão importante e tão querido, que passei a admirar cada vez mais.

Algo que me sensibilizou bastante foi a amizade que o Presidente Lula construiu desde seu primeiro dia de governo. Foi ele o segundo governante brasileiro a visitar o Líbano, depois do Imperador Dom Pedro I, no final do século 19. O Presidente Lula construiu uma grande amizade com Rafik Hariri e se tornou um grande admirador dele. A partir de então, o Brasil se tornou protagonista na articulação das relações entre os países do Mercosul e das comunidades árabes. Para mim, portanto, é uma grande honra prestar esta homenagem.

Quero agradecer ao Instituto Futuro na pessoa do Sr. Suheil Yamout, que nos deu esta oportunidade, pois foi o primeiro a nos trazer a sugestão da criação do Dia da Comunidade Libanesa. Com seu incentivo e colaboração, temos feito essas homenagens na Assembleia.

Hoje, coincidentemente, é a última sessão desta legislatura, pois amanhã tomam posse os novos deputados, dentre eles, o Deputado Adriano Diogo e eu. Queremos convidá-los para amanhã, a partir das 15 horas, assistirem à posse dos membros da nova legislatura.

Muito obrigado. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários da Assembleia Legislativa, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade e convida a todos para um coquetel a se realizar na Sala dos Espelhos.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 07 minutos.

 

* * *