1

27 DE FEVEREIRO DE 2002

4ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: WALTER FELDMAN

 

Secretário: DIMAS RAMALHO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 27/02/2002 - Sessão 4ª S. EXTRAORDINÁRIA  Publ. DOE:

Presidente: WALTER FELDMAN

 

ORDEM DO DIA

001 - Presidente WALTER FELDMAN

Abre a sessão. Declara sem debate encerrada a discussão do PL 159/00. Põe em votação a propositura.

 

002 - CONTE LOPES

Encaminha a votação do PL 159/00 pelo PPB.

 

003 - Presidente WALTER FELDMAN

Destaca a importância de iniciativa da Casa no combate à violência. Põe em votação e declara aprovado o PL 159/00, salvo emendas. Põe em votação, englobadamente, as emendas nºs 1 e 2, e as declara aprovadas. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Dimas Ramalho para, como 2º Secretário "ad hoc", proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - DIMAS RAMALHO - PPS - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

* * *

 

-              Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB -

PROPOSIÇÕES EM REGIME DE URGÊNCIA

- Discussão e votação adiada - Projeto de lei nº 0159, de 2000, de autoria do Deputado Conte Lopes. Obriga a Secretaria da Segurança Pública a destruir as armas de fogo apreendidas. Pareceres nºs 526 e 527, de 2001, respectivamente das Comissões de Justiça e de Segurança Pública, favoráveis. Com 2 emendas apresentadas nos termos do inciso II do artigo 175 da X Consolidação do Regimento Interno. Parecer nº 100, de 2002, do Congresso das Comissões de Justiça e de Segurança Pública, favorável.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação.

 

O SR. CONTE LOPES - PPB - Sr. Presidente, peço a palavra para encaminhar a votação.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Conte Lopes, para encaminhar a votação.

 

O SR. CONTE LOPES - PPB - Sr. Presidente, queria agradecer a V. Exa. e aos demais deputados desta Casa que aceitaram o meu projeto, que é muito prático.

Quando trabalhamos na CPI do Narcotráfico e também na CPI do Crime Organizado, havia até reclamações do próprio Comandante-Geral da Polícia Militar de que armas apreendidas pela Polícia Militar acabavam retornando às ruas. Houve o caso de uma pistola nove milímetros que por seis vezes voltou às ruas, sendo apreendida por seis vezes consecutivas. Então, acho que este projeto, que está para ser votado nesta Assembléia e que provavelmente será aprovado, servirá para que a Polícia, ao não usar as armas apreendidas, as inutilize para impedir que voltem às ruas. É uma medida muito mais prática do que outras, como a de ONGs, de recolhimento de armas a troco de cesta básica. Muito obrigado, Sr. Presidente e Srs. Deputados.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Quero, da mesma forma, registrar a nossa manifestação. Houve um equívoco nas semanas anteriores em relação a um adjetivo utilizado no projeto do Deputado Pedro Mori, que o qualificava de inofensivo. Vinte e quatro horas depois, o “Jornal da Tarde”, numa matéria muito bem elaborada pelo jornalista Alexander, conseguia identificar mecanismos de fraude na confecção de chaves e na comercialização de produtos “kits” que facilitavam essa confecção e, da mesma forma, facilitando a execução de crimes com instrumentos com essas características. Quero dizer que a Assembléia Legislativa de São Paulo tem feito um enorme esforço, agregado o valor, recolhido os projetos, compilado aquilo que é possível, para dar uma contribuição adicional àquilo que já vem sendo feito no combate à criminalidade no Estado de São Paulo.

Desde o início, defendemos a aprovação do projeto do Deputado Conte Lopes, tendo em vista uma legislação aprovada anteriormente e hoje publicada no “Diário Oficial”, que destina armas apreendidas em atos criminosos e que, por avaliação técnica, poderiam vir a ser utilizadas pela Polícia Militar e pela Polícia Civil.

O projeto do Deputado Conte Lopes completa o ciclo da apreensão dessas armas, obrigando a Secretaria da Segurança Pública a, na avaliação das armas que não poderiam ser utilizadas, sua imediata destruição.

Cumprimentamos o nobre Deputado Conte Lopes na expectativa, esperança de vermos aprovados na sessão de amanhã mais dois projetos relacionados à Segurança Pública no Estado de São Paulo.

Em votação o projeto salvo emendas. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação englobadamente as Emendas nºs 1 e 2 de parecer favorável do Congresso de Comissões. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovadas.

Esgotado o objeto da presente sessão, cabe a esta Presidência encerrá-la.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 19 horas e 10 minutos.

 

* * *