http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

04 DE ABRIL DE 2011

004ª SESSÃO SOLENE EM homenagem AOS “100 ANOS DO GUARANI FUTEBOL CLUBE”

 

Presidente: ALEX MANENTE

 

RESUMO

001 - ALEX MANENTE

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a presente sessão solene fora convocada pelo Presidente Efetivo, Deputado Barros Munhoz, com a finalidade de "Homenagear os 100 anos do Guarani Futebol Clube". Informa que o Hino Nacional Brasileiro não seria executado, em razão do luto oficial pela morte do ex-Vice-Presidente da República José Alencar. Convida a todos para, de pé, guardar um minuto de silêncio em memória do ex-Vice-Presidente.

 

002 - GERSON BITTENCOURT

Deputado Estadual, tece comentários sobre as conquistas obtidas pelo Guarani. Ressalta que o Clube foi o primeiro e único time do Interior do Estado a ser Campeão Brasileiro, em 1978. Deseja que a agremiação ocupe, novamente, a Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol. Presta homenagens ao Clube. Parabeniza a diretoria.

 

003 - Presidente ALEX MANENTE

Comunica que a presente sessão solene seria transmitida pela TV Assembleia em data oportuna.

 

004 - WALTER CAETANO

Presidente da Comissão de Estudos e Planejamento dos Festejos do Centenário do Guarani Futebol Clube, cumprimenta as autoridades presentes. Agradece a homenagem recebida. Tece comentários sobre o significado do Centenário do Clube. Fala dos objetivos do Guarani.

 

005 - Presidente ALEX MANENTE

Anuncia a apresentação de vídeo sobre os 100 anos do Guarani Futebol Clube.

 

006 - LEONEL MARTINS DE OLIVEIRA

Presidente do Guarani Futebol Clube, fala do privilégio de ser homenageado nesta Casa. Agradece a todos pela realização da solenidade. Relembra o esforço do Clube para manter o prestígio no cenário esportivo mundial. Relata a história do Guarani nos 100 anos de existência. Admite as dificuldades da agremiação, mas expressa convicção de um futuro promissor.

 

007 - JOSÉ MARIA MARIN

Ex-Governador do Estado, vice-Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), representando, neste ato, o Sr. Marco Polo Del Nero, Presidente da Federação Paulista de Futebol, relata sua satisfação em voltar a esta Tribuna para falar sobre o tema "futebol". Tece comentários sobre os times de várzea. Saúda o Guarani Futebol Clube pelo Centenário. Cumprimenta a direção pela forma como conduziu o histórico do Clube. Enaltece o trabalho realizado pelo Deputado Davi Zaia. Parabeniza a Assembleia pela homenagem.

 

008 - DAVI ZAIA

Secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, saúda as autoridades presentes. Explica que esta sessão solene tem como objetivo deixar registrado nos Anais da Casa a homenagem ao Clube. Relembra sua associação ao Clube. Cita jogadores revelados pelo Guarani. Manifesta satisfação em participar da história da agremiação. Narra as dificuldades vivenciadas pelo time. Destaca a atuação de Leonel Martins de Oliveira. Enaltece a capacidade do Clube em promover relacionamentos sociais.

 

009 - Presidente ALEX MANENTE

Parabeniza o Guarani Futebol Clube pelo Centenário. Informa que no ano de seu nascimento o time sustentava o titulo de "Campeão Brasileiro". Fala de grandes craques do futebol descobertos no Guarani. Deseja sucesso ao Clube. Saúda a diretoria pelo trabalho realizado em favor do Clube. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Alex Manente.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Para compor a Mesa, chamamos o Doutor José Maria Marin, ex-Governador do Estado de São Paulo e vice-Presidente da CBF, representando o Presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero. (Palmas.)

Deputado licenciado Davi Zaia, Secretário Estadual do Emprego e Relações do Trabalho. (Palmas.)

Sr. Leonel Martins de Oliveira, Presidente do Guarani Futebol Clube. (Palmas.)

Sr. Walter Caetano, Presidente da Comissão de Estudos e Planejamento dos Festejos do Centenário do Guarani Futebol Clube. (Palmas.)

Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Senhores Deputados, senhoras Deputadas, minhas senhoras e meus senhores.

Essa Sessão Solene foi convocada pelo Presidente efetivo desta Casa, Deputado Barros Munhoz, com a finalidade de homenagear os 100 anos do Guarani Futebol Clube.

Esta Sessão Solene não contará com a execução do Hino Nacional, em virtude da decretação, pelo Governo Federal, de luto oficial. Por esta razão convidamos a todos os presentes para, de pé, guardarmos um minuto de silêncio em memória do ex-vice-Presidente, José Alencar.

 

* * *

 

- É feito um minuto de silêncio.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Esta Presidência concede a palavra ao nobre Deputado Gerson Bittencourt.

 

O SR. GERSON BITTENCOURT - PT - Boa-noite a todos, boa-noite Sr. Presidente, boa-noite deputados, boa-noite telespectadores, boa-noite a todos que participam, boa-noite a “Nação Bugrina”.

Eu queria aqui fazer alguns comentários. Em primeiro lugar, hoje é um dia de homenagens, Sr. Presidente, homenagens a um time como poucos no Brasil, que chega ao seu centenário. Mais do que chegar ao centenário, chega ao centenário com muitas realizações e, sobretudo, com muitas conquistas. Conquistas, Sr. Presidente, que até então nenhum outro time do interior já teve. O Guarani em 1978 tornou-se o primeiro e até hoje, o único time que foi Campeão Brasileiro do interior. Isso é uma honra muito grande para todos nós campineiros e, sobretudo, para toda “nação Bugrina”.

No dia dois de abril, foi fundado o Guarani por meio de um movimento de 12 pessoas reunidas, que escolheram a criação deste importante clube, e escolheram mais do que tudo, um nome para homenagear aquele que foi, e que é uma das grandes figuras da cidade de Campinas, do Estado de São Paulo, e de todo Brasil, Carlos Gomes, e que escolheu entre suas diversas peças para denominar “O Guarani”.

Portanto, Sr. Presidente, à “nação Bugrina”, eu quero aqui prestar uma homenagem: à todos vocês, na certeza que nesses próximos anos a “nação Bugrina”, unida com todas as energias possíveis, vai fazer esse importante clube voltar aonde deveria estar em toda sua vida, na Série A do Campeonato Paulista, e obviamente buscará no segundo semestre a Série A do Campeonato Brasileiro.

Quero aqui prestar a homenagem ao clube, à sua diretoria, ao seu Presidente, o senhor Leonel Martins de Oliveira, e a toda nação por esta data, na certeza que juntos com todas as energias possíveis, além de comemorar esse centenário com essas conquistas, garantir que o time volte a ocupar o seu espaço no cenário do futebol brasileiro e do futebol paulista.

Não poderia, Sr. Presidente, deixar de citar aqui algumas pessoas que marcaram pra mim, e marcam uma relação de amizade e, sobretudo, essa relação de amizade é uma relação de pessoas que amam o Guarani, pessoas que admiram o Guarani, pessoas que querem fazer o Guarani cada vez mais um time de excelência, um time que ocupe o seu espaço. São pessoas que não participaram, Sr. Presidente, da direção, da diretoria do Guarani, são pessoas que são torcedores, aqueles que no dia de semana, aos finais de semana se dirigem ao estádio e fazem a festa, fazem a torcida no sentido de fazer o time do seu coração aquele sistema, aquela empolgação para que esse time possa se desempenhar de forma satisfatória e vencer todos os seus obstáculos.

Queria citar o Sr. Antonio De Lucca, o Sr. Donizete, o Sr. Tatá, o Sr. Honda, o Sr. André, a minha cunhada, Sra. Adriana, que é torcedora bugrina roxa, em todos esses anos de convivência, quase 20 anos. Nós aprendemos a conviver com essas pessoas, e essas pessoas, obviamente, foram importantes no sentido de levar o nome, a marca do Guarani, a todas as suas relações. Pessoas que vão ao estádio, pessoas que torcem em casa, pessoas que convidam outras pessoas, “pessoas” que brigam pelo seu time. Assim como cada um de vocês, assim como cada um dos bugrinos que está em Campinas, e que está espalhado não só pelo Estado de São Paulo, mas torcedores do Guarani, hoje, nós podemos encontrar em cada um dos cantos desse país, em cada um desses cantos do país levando a bandeira, sobretudo, a bandeira de 100 anos de um time com a história, com a dedicação, e com a importância que tem para nossa cidade. Em nossa cidade o Guarani fez história, assim como fez história no Estado, e assim como fez história no Brasil como um todo.

Portanto, nós queremos aqui prestar a homenagem dos 100 anos do Guarani, desse importante clube, a cada um de vocês, e na certeza que nós estaremos juntos torcendo nesses próximos cinco jogos para que nós possamos de fato construir essa corrente, essa energia, essa torcida fundamental para fazer daqui já há alguns dias o Guarani ocupar o seu espaço, o espaço que ele nunca deveria ter saído. O espaço que certamente essa diretoria tem trabalhado de forma ardorosa no sentido de garantir que ele ocupe, ou que ele volte ocupar, o espaço que nunca deveria ter deixado de ocupar, o espaço da Primeira Divisão do Campeonato Paulista, o espaço da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro da Série A, e todos os espaços do futebol brasileiro.

Nesses 100 anos obviamente, o time, o Guarani Futebol Clube, construiu vários ídolos. Ídolos que até hoje são lembrados por todos nós e pelo Brasil, assim como Zenon, assim como Careca, Amoroso, Djalminha, Jorge Mendonça, e tantas outras pessoas que fazem parte da história desse clube.

Portanto, quero aqui concluir, Sr. Presidente, deixando o meu abraço à diretoria, deixando o meu abraço à “nação Bugrina”, e a certeza de juntos podermos fazer esse clube estar novamente onde ele deveria, e onde certamente estará.

Muito obrigado. Parabéns “nação Bugrina”, e até a vitória: à volta para a Primeira Divisão do Campeonato Paulista. Muito obrigado, boa noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Quero aproveitar para cumprimentar todos os membros da diretoria do Guarani Futebol Clube aqui presentes. Cumprimento o Vereador Paulo Oya, segundo secretário da Mesa, representando o Vereador Pedro Serafim, Presidente da Câmara Municipal de Campinas. Cumprimento o Deputado estadual Itamar Borges pela presença. O Presidente da 2ª Seção do TED - Tribunal de Ética e Disciplina, representando a Ordem dos Advogados do Brasil de Campinas, doutor Henry Charles Ducret.

Eu quero também avisar todos que estão presentes neste ato que a transmissão desta Sessão Solene pela TV Assembleia será no sábado às 21 horas, e hoje ela está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, no portal da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Quero também agora passar para suas considerações o senhor Walter Caetano, Presidente da Comissão de Estudos e Planejamentos dos Festejos do Centenário do Guarani Futebol Clube.

 

O SR. WALTER CAETANO - Ilustríssimo senhor ex-Governador José Maria Marin, Vice-Presidente da CBF e hoje representando o senhor Marco Polo Del Nero Presidente da Federação Paulista de Futebol. Excelentíssimo senhor Deputado Davi Zaia, excelentíssimos demais deputados presentes aqui nesta noite, ilustríssimo senhor Leonel de Almeida Martins de Oliveira, Presidente do Guarani Futebol Clube. Ilustríssimos amigos, bugrinos aqui presentes, senhoras e senhores.

Na qualidade de Presidente da Comissão de Estudos e Planejamento do Centenário do Guarani Futebol Clube, gostaria de agradecer a honra de ter o nosso clube homenageado nessa importante Casa de Leis. Ser encarregado de uma Comissão que se responsabiliza por comemorar data tão significativa é uma tarefa que traz orgulho e ao mesmo tempo um enorme temor.

Como se comemora o fato de um clube chegar aos 100 anos? A impressão que se tem é que nada que possa ser feito será grande o bastante para se alcançar o real valor que a data possui. Este número 100 traz no seu âmago e na sua essência, a história de milhares de abnegados, uns famosos, outros anônimos, que entrelaçaram a sua própria vida a vida do Guarani. Foram eles os responsáveis por todas as conquistas, todas as glórias, e todas as alegrias. Como representá-los quando o Centenário chega com toda sua magnitude? Talvez a única maneira seja agradecendo e reverenciando os que estão conosco e os que já nos deixaram. Seu legado foi imenso, cabe a nós honrá-lo, preservá-lo e fazê-lo crescer.

O Guarani Futebol Clube segue firme a sua trajetória de glórias e conquistas, somos os depositários de um tesouro de valor incalculável e seremos através dos tempos seus fiéis guardiões. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Assistiremos agora um vídeo sobre o Centenário do Guarani Futebol Clube.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Agora a Presidência concede a palavra ao Sr. Leonel Martins de Oliveira, Presidente do Guarani Futebol Clube.

 

O SR. LEONEL MARTINS DE OLIVEIRA - Sr. Presidente desta Sessão Solene, Deputado Alex Manente, deputado ora Secretário de Estado Davi Zaia, Sr. vice-Presidente da CBF, ex-Governador José Maria Marin, senhores deputados presentes desta Casa, senhoras, senhores, amigos, companheiros do Guarani Futebol Clube.

Digo que, neste momento ocupar esta mesa e este microfone é um grande privilégio. Ver o Guarani Futebol Clube ser homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo é uma honra que envaidece e emociona a nós, que lutamos durante todas as horas de nossas vidas para manter digno o nome do Guarani, para preservar sua história e elevar ainda mais seu conceito e seu prestígio dentro do cenário esportivo brasileiro e internacional.

Participar das comemorações do Centenário do Guarani, à frente de tão importante agremiação, é algo que transcende os anseios de qualquer homem por mais ambicioso que seja.

A história do Guarani é repleta de grandes momentos. É feita de sangue, suor e lágrimas. Algumas de tristeza, outras da mais pura alegria.

Cem anos de história são compostos por uma legião de homens e mulheres. Todos abnegados, todos dispostos a abrir mão da própria vida em benefício do clube que escolheram para preencher o coração.

Para chegar ao Centenário, foi necessária uma força de trabalho incomensurável. Foi preciso também inteligência, capacidade administrativa, respeito às tradições do clube e dedicação total.

Por mais que tivessem, esses homens e mulheres suas próprias famílias, seus afazeres, sua luta particular pela sobrevivência, ainda assim, colocavam à frente de tudo seu amor pelo clube.

Chegamos aos 100 anos. São grandes as dificuldades, mas, são ainda maiores o desejo de superá-las e a certeza de que o futuro será radioso e vibrante, fazendo jus à beleza da história do Guarani Futebol Clube. É uma história de conquistas. O título de Campeão Brasileiro de 1978 permanece inédito. É o único de um clube do interior do país. Valeu uma estrela dourada em sua camisa. Temos o título da Taça de Prata de 1981, o que valeu uma estrela prateada em sua camisa.

Disputamos por três vezes a Libertadores da América, pois, além do título nacional, fomos por duas vezes vice-campeões brasileiros.

Revelamos para o Brasil e para o mundo uma infinidade de grandes jogadores. Participamos de competições em todos os esportes, sempre com destaque. São infinitos os troféus e medalhas.

Aos 100 anos, o Guarani continua jovem, dono de suas forças e com uma eterna esperança em seu coração. Gostaria de agradecer a todos por esta honraria e em especial ao Deputado Alex Manente, presidente desta Sessão Solene, e ao Deputado Davi Zaia, hoje secretário de governo do Estado de São Paulo. E a todos os senhores deputados, a todos que aqui estão. Dizer ao nosso amigo José Maria Marin, que hoje aqui representa o Presidente da Confederação Brasileira de Futebol e o Presidente da Federação Paulista de Futebol, foi uma honra. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Esta Presidência concede a palavra ao senhor José Maria Marin, ex-Governador do Estado, vice-Presidente da Confederação Brasileira de Futebol, representando neste ato o senhor Marco Polo Del Nero que é o Presidente da Federação Paulista de Futebol. E também ressaltando o senhor José Maria Marin que foi duas vezes deputado estadual desta Casa, então com a palavra.

 

O SR. JOSÉ MARIA MARIN - Sr. Presidente desta solenidade, jovem Presidente Deputado Alex Manente, eu vejo grande futuro para você, se Deus quiser. Meus colegas, Deputado Davi Zaia secretário do Estado, senhor Gerson Bittencourt, o senhor Itamar Borges, meu grande amigo de tantos anos, senhor Leonel Martins de Oliveira, dirigentes, torcedores, simpatizantes do nosso Guarani, funcionários e funcionárias desta Casa com quem eu tive grande e imenso prazer de conviver durante oito anos, senhores da imprensa, integrantes da nossa gloriosa Polícia Militar, meus amigos esportistas.

Voltar a falar deste plenário que eu frequentei durante oito anos é um momento de grande felicidade para mim. Fiz grandes amizades, aprendi muito nesta Casa, Deputado Alex Manente, deixei muitos amigos, e levei muito amigos no meu coração. E é uma coincidência muito feliz porque volto a ocupar essa tribuna como colega de vocês, e falando de um assunto muito importante para mim, e que teve sempre uma participação muito íntima na minha vida.

Eu praticamente devo tudo ao futebol, jamais negaria as minhas origens de ex- futebolista profissional do São Paulo Futebol Clube. Devo tudo ao futebol, a minha vida pública, a minha vida familiar: conheci minha esposa, com quem estou casado há 53 anos, num campo de futebol. O patrimônio que tenho hoje, e o que é muito importante, um patrimônio muito grande, e muito valoroso representado por um número imenso de amigos que eu conquistei no futebol.

Por aí já bastaria o José Maria Marin estar imensamente feliz. Mas essa satisfação é maior ainda quando nós estamos aqui representando o Presidente da CBF, representando o Presidente da Federação Paulista de Futebol, mas acima de tudo, representando o próprio José Maria Marin. Que reconhece mais do que ninguém nos seis anos que esteve à frente da Federação Paulista de Futebol, os relevantes serviços que o Guarani, o nosso glorioso Guarani prestou ao futebol paulista e ao futebol brasileiro. Não apenas com o título de Campeão Brasileiro de 1978, mas pela enorme contribuição, pelo grande celeiro de craques para o futebol brasileiro. Craques que honraram Campinas, mas que honraram acima de tudo o futebol brasileiro.

Aos poucos vimos vários campos de várzeas que existiam na capital de São Paulo desaparecerem, os próprios clubes de São Paulo desapareceram. E, nos restou então que o grande celeiro do futebol brasileiro se concentrasse no interior de São Paulo. Mas, para isso seria necessário que se encontrassem também pessoas idealistas, pessoas que pensassem não só na sua atividade particular e profissional, mas também pensassem no futebol. E, felizmente, em Campinas encontramos essas pessoas idealistas, pessoas dedicadas e que se preocuparam com o futuro do futebol brasileiro.

Você foi muito feliz em seu discurso por citar famílias inteiras que se integraram à família maior que era o Guarani. O Deputado, meu colega Gerson Bittencourt lembrou muito bem, Renato, Zenon, Djalminha. Eu conheci o Guarani no tempo em que jogava o Brita e o China, que saiu do São Paulo para jogar na ponta direita do Guarani. Acredito que não exista esportista aqui, em São Paulo, que depois de ter no coração o seu clube de preferência, a segunda opção é o Guarani de Campinas. Talvez, por sentimento de gratidão.

E, hoje vejo, Leonel, que você não está sozinho. Eu disse como seu amigo e admirador, quando você me comunicou que iria voltar, que você não vai pegar um cargo, você vai pegar um encargo. Mas, vejo que você tem ao seu lado pessoas de grande importância e grandes idealistas. Como, muito bem, acentuou o Deputado Gerson Bittencourt, isso lhe gratifica, lhe estimula, e lhe dá coragem para voltar a colocar o Guarani no caminho certo, da vitória, da confraternização, da união e das grandes conquistas. Tenho certeza absoluta que com os seus companheiros, aqui presentes, e com aqueles verdadeiros bugrinos de Campinas você colocará o Guarani no seu devido lugar.

 E, aqui nesta Mesa, você certamente poderá contar com a ajuda do jovem Presidente, em exercício desta solenidade. Pois quem tem um Davi Zaia ao seu lado, pela competência, pela capacidade, pelo respeito que você, Davi Zaia, desfruta não só nesta Casa, mas em todo Estado de São Paulo, eu acho que o Leonel terá uma grande equipe ao seu lado junto com a sua diretoria, junto com os seus associados, e principalmente, junto a sua torcida que aguarda mais do que nunca que o Guarani volte ao lugar que merece no futebol de São Paulo.

Para finalizar, estou muito feliz, pois um Centenário é motivo de festa para qualquer acontecimento. Cem anos de existência, de uma profícua existência, uma folha histórica de serviços prestados ao futebol paulista e brasileiro, tinha que ser dignamente comemorado e lembrado. Nesse aspecto, meu caro Presidente Alex Manente, mais uma vez, a Assembleia está de parabéns. Senhores deputados, o Presidente efetivo da Casa, Deputado Barros Munhoz, demonstra, mais uma vez, que a Assembleia está atenta a todos os acontecimentos que ocorrem no Estado de São Paulo. Ela não cuida apenas dos grandes problemas diários que atingem São Paulo, ela se preocupa também com o esporte e, particularmente, com o futebol. Para nós, paulistas e brasileiros, que aqui vivemos e trabalhamos, é gratificante saber que a Assembleia se preocupa com tudo aquilo que está relacionado com a vida de São Paulo. E sabe, no devido momento, fazer justiça àqueles que de uma forma indireta ou direta contribuem para que São Paulo se torne uma pujança. Nesse aspecto, V. Exas. estão de parabéns. Hoje estão prestando uma justa e merecida homenagem a uma agremiação de futebol de Campinas. Leonel tenha a certeza absoluta, que estão homenageando não só o seu Guarani, o nosso Guarani, mas também os desportistas de São Paulo. Estão fazendo um reconhecimento àqueles homens que muitas vezes sacrificam a sua atividade particular, sacrificam a sua própria família para se dedicar ao futebol e, muitas vezes, não são reconhecidos e, algumas vezes, são até injustiçados.

Mas, a Assembleia Legislativa de São Paulo demonstrou que sabe reconhecer aqueles que com sinceridade, com honestidade e, acima de tudo, com muito amor se dedicam ao esporte, particularmente, ao futebol. Meus parabéns à Assembleia. Meus parabéns ao nosso glorioso, sempre glorioso Guarani. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Neste momento, a Presidência concede a palavra ao Deputado licenciado Davi Zaia, Secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho.

Antes de passar a palavra ao Deputado licenciado Davi Zaia, é importante ressaltar que ele foi o idealizador deste pedido de Sessão Solene, da homenagem que esta Casa faz ao Centenário do Guarani, e em virtude de estar licenciado hoje não preside esta sessão.

Com a palavra Deputado Davi Zaia.

 

O SR. DAVI ZAIA - PPS - Boa-noite a todos. Queria cumprimentar o Deputado Alex Manente que, gentilmente, preside esta sessão de hoje. Cumprimentar o Deputado Gerson Bittencourt companheiro que, agora, também representa nesta Casa não só o povo de São Paulo, mas a nossa cidade de Campinas. Deputado Itamar Borges que aqui também esteve presente. Doutor José Maria Marin, Deputado e ex- Governador de São Paulo que está aqui representando a Federação Paulista de Futebol, o senhor Marco Pólo Del Nero, e também a CBF. Senhor Leonel Martins de Oliveira Presidente do Guarani, em nome de quem eu quero cumprimentar toda a diretoria do Clube, e o senhor Walter Caetano que é o Presidente da Comissão encarregada dos festejos dos 100 anos do Guarani.

No início deste ano, para comemorar os 100 anos do Guarani, tivemos a lembrança que a Assembleia Legislativa de São Paulo deveria fazer esta Sessão Solene para que o povo de São Paulo, e aqui os representantes do povo de São Paulo, pudessem registrar os 100 anos do Guarani, como também vai ficar registrado nos canais da Assembleia Legislativa de São Paulo. Estava licenciado, então propusemos ao Presidente Barros Munhoz que, prontamente, convocou esta sessão próxima à data, porque nem sempre conseguimos isso na Assembleia. Temos uma agenda muito ocupada, mas foi importante que muito próximo à data pudéssemos realizar esta Sessão Solene. Então, agradeço também ao Presidente Barros Munhoz que prontamente atendeu a nossa solicitação.

Cheguei a Campinas no ano de 1974. Em 1976, passei a ser funcionário do banco Nossa Caixa e, logo em seguida, conheci o senhor Milton Fernandes que apaixonado pelo Guarani me conduziu à associação ao Guarani e a participação das atividades. Então, desde essa época, estamos associados ao Guarani Futebol Clube. E pudemos acompanhar, nesse período, a continuidade e a história brilhante do Guarani.

Logo em seguida, em 1978, Campeão Brasileiro, fato já ressaltado por todos aqui como único time do interior Campeão Brasileiro. As glórias do Guarani e do futebol foram aqui muito bem ressaltadas por todos que falaram. Isso nos honra e orgulha a todos os bugrinos, a toda população de Campinas, aos brasileiros e aos paulistas, porque ele é um clube que revelou grandes jogadores. Jogadores que serviram e levaram o nome do Brasil pelo mundo inteiro. Esse é o Guarani, um grande celeiro de atletas.

É uma satisfação muito grande poder pertencer, poder ter convivido, ao longo dos anos, com o Guarani, com a família bugrina e poder estar aqui participando desta homenagem ao Guarani.

Cumprimento também o Vereador Paulo Oya, pois sempre esteve presente lá, e está aqui representando a Câmera Municipal de Campinas.

Então, é uma história grande e bonita do Guarani. E, nesses últimos anos, acompanhando essa história, também como conselheiro do Guarani, pude acompanhar de perto todas as dificuldades, e aqui, hoje, queria além de homenagear os 100 anos do Guarani, render uma homenagem muito especial ao senhor Leonel Martins de Oliveira que, hoje, é o nosso Presidente. Porque, sem sombra de dúvida, voltou ao Guarani como Presidente num período muito difícil. Mas, acho que essa sua volta, senhor Leonel Martins de Oliveira, é para que a gente possa neste Centenário do Guarani comemorar o nosso renascimento para a divisão especial, que esperamos esteja próximo, com a conquista, nesta reta final do campeonato que estamos disputando, já que o time começou muito bem vencendo o primeiro jogo.

Então, esta é uma homenagem muito especial, porque me lembro quando o senhor Leonel Martins de Oliveira voltou e reassumiu a Presidência do Guarani. Tive oportunidade de participar da primeira reunião. Eu estava comentando com o ex-Governador José Maria Marin que a hora que o senhor Leonel começou a fazer o relato da situação, fiquei pensando, o que o Leonel tem na cabeça por topar assumir a Presidência do Guarani!

Acho que é por causa da sua força e o seu amor pelo time que junto com a diretoria, com muitos dos que estão aqui e com todos aqueles que vivem o dia a dia do clube que ele se recuperou. Porque quando o time está indo bem é muito fácil conduzir, mas pegar em uma situação de dificuldade, tudo falta. E aí, é só o esforço, e acima de tudo a seriedade na condução. Porque o Guarani precisou, com certeza, ter uma diretoria que administrasse com muita seriedade para que ele pudesse ter de novo o apoio das entidades e daquelas pessoas que permitiram que o Clube remontasse o seu time e estivesse na situação que está hoje, com a perspectiva que todos nós, repito, agouramos de poder voltar à primeira divisão.

Já foi falado muito aqui das glórias do futebol do Guarani. Então, quero falar de outro lado que eu pessoalmente convivo muito, que é o relacionamento social que o Guarani propiciou a todas as famílias. Sou sócio do Guarani e cheguei a Campinas não faz muito tempo. O Guarani foi uma casa pra mim. Lembro-me dos meus filhos. Eu e o mais velho, André, com sete anos de idade, saíamos cedo de casa para ir trabalhar. Eu o deixava no Guarani para ele praticar natação. Lá, ele almoçava na cantina e, naquela mesma mesa, fazia o dever de casa. Depois passava a perua que o levava para a escola, e no final do dia, minha esposa o pagava na escola. Ele cresceu ali, no Guarani. Durante a semana fazia natação e nos finais de semana participava dos campeonatos internos que reunia pais, um deles era o técnico enquanto o outro era patrocinador do time. Assim milhares de jovens, nesse período, cresceram com uma atividade saudável que é o esporte, capaz de formar o caráter das pessoas. Tanto o André como o Felipe tiveram a mesma trajetória, participaram desses campeonatos desde quatro e cinco anos de idade até completar 18 anos. Depois crescem e você não consegue levar mais eles lá. Mas, com certeza, se formaram ali. O Guarani com essa disponibilidade, com esse espaço ajudou a formar o caráter dos dois jovens que cresceram com rumo certo na vida.

Esse também é um lado importante do Guarani para as pessoas que puderam conviver com isso. E, volto a dizer, quem tocava tudo isso era a diretoria. Mas quem sempre estava presente eram os pais que gostavam do Guarani que davam importância a essa atividade.

Esse é o Guarani que tem uma história linda em Campinas, que tem glórias e glórias no esporte, no futebol, que construiu essa imagem dentro da nossa cidade, que permitiu que famílias se encontrassem e se mantivessem nessa solidariedade. Pois quem chega a uma cidade, às vezes, precisa encontrar um espaço para se inserir nessa cidade. Por tudo isso, tenho uma grande satisfação de participar, hoje, desta homenagem aos 100 anos do Guarani. Desejo que ele possa continuar com muitas glórias, como temos certeza que vai ter.

Em sua origem, foi formado por jovens que tiveram a idéia de fundar o time. O nome do time é uma homenagem a uma grande obra de Carlos Gomes que também levou o nome de Campinas e do Brasil pelo mundo. O Guarani já nasceu com essa marca que era a divulgação que Campinas tinha de melhor, ele honrou essa história, e honra até hoje. Portanto, você esta de parabéns, Leonel, assim como a equipe que você tem montado e todos aqueles que participam do dia a dia do clube e fazem um esforço enorme para que o Guarani continue sendo um time de glórias, de honra e, acima de tudo, desse sucesso sempre presente.

Que os 100 anos signifiquem a recuperação dessa história, o renascimento e a caminhada para um futuro brilhante. Parabéns a todos, parabéns ao bugrinos. Espero que possamos comemorar, ainda por muitos anos, o aniversário sempre renovado do Guarani e de novas glórias para o nosso time. Um abraço a todos. Boa noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Esta Presidência agradece a presença de todos. E, antes de encerrar, rapidamente, expresso a minha satisfação de poder presidir este Centenário, esta homenagem da Assembleia Legislativa ao Centenário do Guarani.

O Guarani que é um clube tradicionalíssimo, não apenas aqui, no Estado de São Paulo, mas em todo país. Em 1978, foi Campeão Brasileiro, e o destino quis que eu presidisse está sessão, Sr. Presidente, e quando eu nasci o Guarani sustentava o título de Campeão Brasileiro, nasci em 1979. Então, fico muito feliz em poder participar desta data, sabendo que o Guarani gerou a todos os clubes grandes do Estado de São Paulo pelo menos um grande craque. Todos os clubes grandes do Estado de São Paulo tiveram um grande craque que foi produzido nas bases do Guarani. E o Deputado Davi Zaia, que hoje está licenciado, foi muito feliz em colocar que um clube, especialmente o futebol que é a grande paixão brasileira e move o esporte brasileiro, não pode ser traduzido apenas nas suas riquezas e conquistas esportivas futebolísticas, pois precisa também fazer parte da relação social e daquilo que nós fazemos para formamos o nosso cidadão. E, tenho certeza que, pela própria base do Guarani, a cidade de Campinas tem privilégio de contar com um clube com tradição. E por meio dessa tradição, pode formar o seu cidadão para um futuro com maior perspectiva.

Quero desejar todo o sucesso, e que neste Centenário o clube possa ter um ano de muitas conquistas, de retomada do verdadeiro local, lugar no qual o Guarani jamais poderia ter saído. Eu sou de São Bernardo do Campo e meu time, o time da minha cidade, chegou à primeira divisão neste ano, então, espero que nós nos encontremos o ano que vem na primeira divisão, porque o meu time não está lá essas coisas nesse sexto ano de vida, Presidente. Mas, certamente, está lutando para continuar, e eu espero recebê-los em São Bernardo do Campo. Se o jogo for em Campinas, quero ir até Campinas para prestigiar o jogo entre São Bernardo e Guarani que, certamente, ocorrerá na Série A1 do Campeonato Paulista do próximo ano.

Quero agradecer a todos, agradecer a toda diretoria, parabenizar o senhor Presidente pelo bom trabalho que é reconhecido, não apenas por essa Casa e neste Centenário, mas também reconhecido pela mídia esportiva do nosso país. Posso constatar que a mídia esportiva vem falando da recuperação que o Guarani esta passando. Porque não é fácil, hoje, ser um clube no nosso país. Infelizmente, são diversas dificuldades e, certamente, é só com pessoas de bem que conseguimos formar e recuperar o grande clube, Guarani Futebol Clube, que o Brasil precisa ter .

Então, quero parabenizar e agradecer a presença de todos, senhor José Maria Marin representando a Confederação Brasileira e Paulista de Futebol. Quero agradecer ao senhor Walter Caetano que é o responsável pelas organizações de festejos, ao Deputado Gerson Bittencourt; agradeço a oportunidade e ao pedido feito pelo Deputado Davi Zaia, que por meio do Presidente Barros Munhoz, efetivo desta Casa, solicitou e fez questão da realização desta homenagem pela Assembleia Legislativa. Quero colocar à disposição do Guarani o nosso trabalho e esta Casa Legislativa. Um grande abraço a todos. Parabéns para o Guarani que é quem merece todas as nossas referências nesta data.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece as autoridades, aos funcionários da Assembleia Legislativa, bem como a todos que com as suas presenças colaboraram com o êxito desta solenidade.

Está encerrada a presente sessão. Um grande abraço a todos e boa noite. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 05 minutos.

 

* * *