http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

05 DE MARÇO DE 2012

004ª SESSÃO SOLENE EM homenagem Á “IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL “O BRASIL PARA CRISTO””

 

Presidente: JOSÉ BITTENCOURT

 

RESUMO

001 - JOSÉ BITTENCOURT

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, apedido do Deputado José Bittencourt, ora na condução dos trabalhos, para "Homenagear a Igreja Evangélica Pentecostal "O Brasil Para Cristo". Enaltece a instituição religiosa. Informa que o PL 735/11, de sua autoria, que cria o "Dia da Igreja O Brasil para Cristo", já foi aprovado em diversas comissões desta Casa e aguarda apreciação. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo institucional da Denominação. Anuncia apresentação musical do Pastor Joilson Lima, em momento de louvor.

 

002 - LUIZ BERGAMIN

Pastor, Presidente no Estado de São Paulo e Vice-Presidente Nacional da Igreja Evangélica Pentecostal "O Brasil para Cristo", representando o Pastor Ivan Nunes, Presidente Nacional da Igreja, expressa seu contentamento pela realização desta solenidade. Informa estar representando o Pastor Ivan Nunes, Presidente Nacional da Igreja O Brasil para Cristo. Elogia o vídeo narrado pelo Pastor Orlando Silva, apresentado hoje, 05/03. Agradece aos presentes pela participação na comemoração dos 56 anos da igreja. Lembra o histórico de fundação da instituição religiosa.

 

003 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia apresentação musical da Irmã Leila Francieli, com louvor religioso.

 

004 - ORLANDO SILVA

Pastor, Presidente de Honra e Diretor do Conselho Apostólico, lembra sua atuação na Igreja O Brasil Para Cristo, como ministro, desde sua fundação. Enaltece o Deputado José Bittencourt pela realização deste evento. Cumprimenta os presentes e agradece a presença dos pastores e irmãs na solenidade. Incentiva a continuidade do trabalho religioso de pregação do evangelho no País.

 

005 - LUTERO DE MELO

Pastor, 1º Vice-Presidente do Estado de São Paulo da Igreja Evangélica Pentecostal "O Brasil para Cristo", lembra seu pai, Manoel de Mello, fundador da comunidade religiosa, já falecido. Cumprimenta os demais pastores presentes nesta solenidade. Lê texto, de sua autoria, que expõe os princípios da Igreja.

 

006 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia apresentação musical do Pastor Joilson Lima, com o hino "Desperta Brasil",

 

007 - ROBERTO DE LUCENA

Pastor, Deputado Federal, elogia o Deputado José Bittencourt pelo trabalho realizado enquanto parlamentar, nesta Casa, representando o evangelho. Enaltece os membros do Conselho Apostólico da Igreja O Brasil Para Cristo. Cumprimenta e agradece os religiosos presentes nesta solenidade. Destaca a importância dos fundadores e pioneiros da comunidade religiosa. Parabeniza todas as mulheres que compõe a Ufebrac (União Feminina "O Brasil Para Cristo"). Destaca o trabalho social realizado pelas igrejas evangélicas. Defende que o Brasil interceda em nome de pastor evangélico condenado à morte no Irã. Lê trecho da Bíblia.

 

008 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Realiza a entrega de placas em homenagem ao Conselho Nacional; à Convenção do Estado de São Paulo, na pessoa do Pastor Luiz Bergamin; ao Pastor Orlando Silva, Presidente de honra e Diretor do Conselho Apostólico; à família Mello na pessoa do Pastor Paulo Lutero de Mello; ao IBPC - Instituto Bíblico "O Brasil Para Cristo" na pessoa do Pastor Joel Stevanatto; ao Centro de Recuperação "Força Para Viver", na pessoa do seu fundador, Pastor José Gentil; ao Centro de Recuperação Força Para Viver; à Ufebrac (União Feminina "O Brasil Para Cristo"), na pessoa da Irmã Lucy Miranda por 12 anos prestados ao Ministério; à Umasbrac (União Masculina "O Brasil Para Cristo"), na pessoa do Pastor Achiles Ferreira por 15 anos prestados ao Ministério; à Jubrac (Juventude Unida Para Cristo), na pessoa no Pastor Orlando Albino, representado pelo Pastor José Raimundo de Andrade, que foi seu vice-presidente na época; à Menibrac (Meninada "O Brasil em Cristo"), na pessoa da Irmã Maria Filomena Macedo por 12 anos de serviço prestado. Recebe cópia do livro "Missionário Manoel de Mello, Vida e Obra" do Pastor Lutero de Mello. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. José Bittencourt.

 

* * *

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Nós queremos neste instante, declarar e nomear as presenças das ilustres autoridades, irmãos e amigos que estão conosco, principalmente aqui à nossa direita e à nossa esquerda. Pastor Orlando Silva, Presidente de Honra e Direto do Conselho Apostólico da Igreja O Brasil para Cristo; (Palmas.) ao seu lado, pastor Luiz Fernando Bergamin, Presidente no Estado de São Paulo da Igreja Pentecostal O Brasil para Cristo; (Palmas.) a minha esquerda, compondo também a Mesa, o ilustre Deputado Federal Roberto de Lucena, pelo Partido Verde, e ex-Presidente Nacional da Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo; (Palmas.) também a nossa esquerda, compondo esta Mesa, o ilustre pastor Paulo Lutero de Mello, primeiro vice-Presidente do Estado de São Paulo, e filho do nosso saudoso fundador, missionário Manuel de Mello, uma calorosa salva de palmas; (Palmas.) conosco presente também, o prefeito de Araçariguama, Roque Normelio Hoffmann; Sr. Cícero Rodrigues de Oliveira, secretário de Obras de Araçariguama e representante do Vale da Benção, aqui presente; a irmã Lucy Miranda da Ufebrac - União Feminina do Brasil para Cristo, que está nos assessorando aqui na Mesa.

Ao lado também quero apresentar os pastores Superintendentes que estão conosco, os que chegaram, tem vários outros que não puderam estar conosco. Fiquem em pé os pastores que estão aqui a minha direita, Superintendentes de várias regiões aqui do Estado. E não sei se tem mais pastores aí, Superintendentes aqui no plenário ou lá na galeria, mas recebam o nosso acolhimento. E podem aplaudir ao Senhor por essas vidas preciosas. (Palmas.)

Informamos também a todos, que esta sessão solene será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, dia 10 de março, às 21 horas, no canal fechado NET 13, e TVA canal 66. E é desejo do nosso coração, já conversamos com o pastor Orlando, pastor Bergamin e também o pastor Lucena, de elaborarmos um bonito DVD e depois estarmos passando para os ilustres irmãos aqui presentes.

Sras. deputadas, Srs. deputados, minhas Senhoras e meus Senhores. Esta sessão solene foi convocada pelo Presidente efetivo desta Casa, nobre Deputado Barros Munhoz, por solicitação deste deputado, com a finalidade de homenagear a Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo no seu 56º Aniversário de existência aqui no Brasil. Uma igreja que dignifica o evangelismo pátrio, uma igreja que contribui, sobremodo, para a expansão do Reino de Deus, a expansão do evangelho aqui no nosso país.

Senti-me honrado também, extremamente honrado por ter sido o instrumento para elaborar o Projeto de lei nº 735, que inclusive já obteve pareceres favoráveis em algumas Comissões, CCJ e também a Comissão de Educação e Cultura daqui da Casa, criando o Dia para a Igreja O Brasil para Cristo no Estado de São Paulo, e incluir no quadro normativo deste Estado, uma lei homenageando esta igreja, que tem sido uma benção para a expansão do evangelho aqui no nosso país, e fora dele.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Subtenente PM Aguiar.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Viva o Brasil! O Brasil é do Senhor Jesus!

Nós queremos agradecer a Banda da Polícia Militar na pessoa do Subtenente PM Aguiar.

Nós, sequenciando este evento, queremos apresentar um breve vídeo da Denominação, da igreja. Todos nós assistiremos neste instante. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Bonitas palavras do nosso apóstolo Orlando Silva, Deus abençoe.

Vamos ouvir então o momento de louvor com o pastor Joilson Lima.

Enquanto o pastor Joilson Lima se aproxima, o Deputado Pedro Bigardi manifesta a sua justificativa e homenageia e se congratula também com este momento de 56 Anos de existência da Igreja O Brasil para Cristo. Deputado Enio Tatto, também líder do PT nesta Casa, manifestou oficialmente. Sr. Marco Antonio Castello Branco, que é o secretário particular do governador, foi incumbido pelo Sr. Governador de agradecer o convite e desejar aí êxito nesta organização, enviando os cumprimentos ao evento. Deputado Estadual Barros Munhoz, nosso Presidente efetivo desta Casa, devido compromissos anteriores não pode estar presente, agradece o convite e cumprimenta a todos pela realização do evento. E também o Presidente do Tribunal de Justiça, Dr. Ivan Ricardo Garisio Sartori, Presidente atual do Tribunal de Justiça, que Preside o poder judiciário aqui no Estado se congratula também e cumprimenta a Igreja O Brasil para Cristo. Vereador Presidente da Câmara Municipal de São Paulo do PSD, José Police Neto se congratula também e cumprimenta a Igreja homenageada. Sr. Edson Simões, Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo se manifesta e cumprimenta a Igreja homenageada. Sr. Davi Zaia, secretário do Emprego e Relações do Trabalho também cumprimenta a Igreja homenageada.

Agora pastor Joilson Lima, adorando ao Senhor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Obrigado. Deus seja louvado e todos digam Amém.

Este parlamento, onde os temas desde os mais simples até os mais complexos de interesse da cidadania de São Paulo são aqui discutidos, são aqui debatidos. É neste parlamento que nós costumamos chamar o recinto sagrado da democracia de São Paulo, que nós estamos dizendo que Jesus é o Senhor, que Jesus salva, que Jesus cura, que Jesus liberta, que Jesus batiza com o Espírito Santo. É neste parlamento que nós estamos dizendo que tem uma igreja, uma igreja honrada, uma igreja que tem um púlpito honrado, e que contribui, sobremodo, contribui tremendamente para elevação e o aperfeiçoamento da cidadania de São Paulo, sem nenhum centavo do Tesouro Público, sem nenhum centavo do dinheiro público. Esta igreja as suas expensas, dentro das suas possibilidades, com recursos próprios, às vezes, faz o que o Estado não pode fazer, realiza o que o Estado não pode realizar, empreende, investe onde o Estado não pode investir, porque ela tem o maior tesouro dentro dela, que é Jesus Cristo, filho de Deus, aquele que veio ao mundo para salvar a humanidade.

É com esta alegria e entusiasmo, Presidente Luiz Bergamini, que nós concedemos a palavra à V.Exa. Nós chamamos os deputados aqui de V.Exa., nos tratamos de V.Exa. Vossas Excelências estão aqui hoje para serem abençoados e honrados por Deus. Não estamos aqui de forma homocêntrica e exaltando esta ou aquela personalidade, mas ocupando este espaço democrática e regimentalmente para dizer que Jesus é o Senhor das nossas vidas, e honrando aqueles servos de Deus, que são honrados por Deus, porque eles honram o Deus que eles servem.

Pastor Luiz Fernando Bergamin com a palavra.

 

O SR. LUIZ FERNANDO BERGAMIN - Prezados irmãos, a paz do Senhor! Mas esse Amém está tão assim, meio... Só porque estamos num lugar diferente, vocês não são assim. Vou cumprimentar de novo. Prezados irmãos, a paz do Senhor! Melhorou.

Irmãos, eu quero expressar aqui a minha alegria de estar nesta Casa e aqui estar para receber, hoje nós estamos recebendo. E quem recebe, agradece, eu quero agradecer em nome do Conselho Nacional, na pessoa do pastor Ivan Nunes, que não pode estar conosco aqui nesta noite tão especial, ele já tinha compromisso e está em Porto Alegre.

E também eu quero expressar as minhas palavras em nome da Convenção da Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo no Estado de São Paulo. E eu falei quem recebe agradece, eu quero agradecer esta Casa na pessoa do seu Presidente, Deputado Barros Munhoz. Quero agradecer do profundo do meu coração o Deputado José Bittencourt, que é o autor da propositura desta sessão solene, que homenageia a nossa Igreja nesta noite, pela passagem dos seus 56 Anos. Quero agradecer e louvar a Deus pela vida do Deputado José Bittencourt. Quero agradecer a Deus pela vida dos meus companheiros, pastores Superintendentes que estão aqui, que vieram muitos de bem longe para estarem conosco esta noite. Pela vida do meu pastor Orlando Silva, que narrou esse vídeo de uma forma muito contundente, ele fez ali o resumo do resumo, mas com muita propriedade, a respeito da nossa Igreja neste país. Quero agradecer o deputado federal, nosso amigo e pastor, Roberto de Lucena; e nosso amigo querido, pastor Paulo Lutero de Mello. E citando estes nomes, aproveito para dizer que estou citando também, não seria possível citar o nome de todos os pastores que estão aqui no plenário e alguns até lá na galeria também, e os Superintendentes aqui em cima na tribuna.

Quero louvar a Deus e agradecer ao Senhor, do profundo do meu coração, pela vida de vocês, e por vocês estarem participando conosco, com a liderança desta Igreja, desta festa tão especial, hoje estamos recebendo esta homenagem.

Agora para fechar as minhas palavras, quero, em alto e bom tom, agradecer o meu Deus, o nosso Deus, o Deus todo poderoso, que há 56 anos usou um homem chamado Manoel de Mello para plantar esta Igreja no Brasil. Esta Igreja nasceu na casa dele, saudoso pregador das multidões, missionário Manoel de Mello. Jesus já o levou, como nós já vimos no vídeo, a sua família está aqui, inclusive a esposa não está aqui entre nós, mas ela continua conosco aqui caminhando na visão de ganhar esse Brasil para o Senhor Jesus Cristo. Então, quero agradecer este Deus que usou este homem, que depois que começou uma reunião na sua própria casa e essa reunião foi tomando corpo e foi alcançando espaço, alcançando espaço, alcançando os Estados da nossa Federação e ao longo desses anos, não tem nenhum Estado do Brasil que não tem a bandeira da Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo.

Além da bandeira da Igreja O Brasil para Cristo estar plantada em todos os Estados, com isso não estou dizendo que fizemos muito, eu entendo que nós temos muito por fazer ainda. Mas temos a alegria de poder dizer que esta bandeira está em todos os Estados da nossa Federação.

E para glória, honra e louvor do nome de Deus, e alegria do nosso coração de todo povo que está aqui nesta sessão solene, nós também atravessamos fronteiras, e através da Missão Desafio, na pessoa do seu Presidente pastor Joel Stevanato, nós alcançamos até agora, mais 12 países do mundo.

Dentro do meu coração existe um brado de gratidão a ele, a Deus, o Deus todo poderoso, que tem sustentado ao longo desses 56 anos esta Igreja em pé. Toda honra, toda glória e todo louvor eu tributo ao Senhor Jesus Cristo. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Deus seja louvado. Deus seja louvado.

Vamos ouvir a irmã Leila Francieli, também com um louvor para Cristo.

Eu quero fazer menção da presença e registrar, pastor Joel fique em pé e o seu companheiro que está ao seu lado, pastor Joel da Assembleia de Deus, lá da Vila Mara. Dirige um setor lá da cidade de São José do Rio Preto, pastor Wanderley Melo, meu amigo. São meus amigos, obrigado por terem aceitado o convite. Deus abençoe.

Ouçamos então, a irmã Leila Francieli.

 

* * *

 

- É feita apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Deus abençoe Leila Franciele.

Agora com a palavra, o pastor Orlando Silva, Presidente de Honra e Diretor do Conselho Apostólico, vamos ouvir. E estamos nos encaminhando também para ouvirmos, a seguir, o pastor Paulo Lutero de Mello, Primeiro vice-Presidente do Estado de São Paulo, e passaremos a Desperta Brasil. É demais, isso aí pegou que não foi brincadeira. Vamos cantar firmes esse louvor. É um corinho na verdade! É um hino ou um corinho? É um hino mesmo. Virou o hino nacional da igreja. E finalmente o Deputado Roberto de Lucena e as homenagens.

Pastor Orlando Silva com a palavra.

 

O SR. ORLANDO SILVA - Em qualquer lugar que nós estejamos, eu tenho em mente uma coisa, Deus é soberano sobre tudo. Ele é Senhor. Sua palavra me da garantia que onde estiver duas ou mais pessoas reunidas em nome de Jesus, Jesus está presente. Então eu me alegro com isso.

As minhas primeiras palavras são de gratidão a Deus, por ter nos proporcionado este momento tão especial para a minha Igreja no Brasil, da qual faço parte há 54 anos, e como ministro desta organização, faço parte há 48 anos. Tive o privilégio de presidir esta obra também por várias vezes, obra no Brasil, e hoje continuo trabalhando com alegria, com disposição, porque acredito nesta obra que Deus levantou a 56 anos neste país.

Quero agradecer também V.Exa. nosso amigo, amigo desta igreja, sendo meu amigo também é amigo da minha Igreja o nosso deputado José Bittencourt, por ter sido instrumento de Deus para que pudéssemos reunir aqui nesta noite. Quero agradecer também a presença de pastores de outros ministérios que eu tive o prazer de cumprimentá-los e abraçá-los, alguns deles estão aqui com a gente. Muito obrigado pela presença de vocês, isso pra nós é muito importante. A presença de vocês nos alegra e veio ainda mais dar um brilho a este momento especial da nossa Igreja nesses 56 anos.

Quero agradecer também a presença do pastor Paulo Lutero de Mello, que é o filho do fundador desta obra, e amigo, trabalhador, operador, servo de Deus que tem sido uma benção para a nossa Igreja no Brasil. Agradecer também a presença do nosso Deputado Federal Roberto de Lucena, que conheço desde pequeno os seus passos no evangelho e hoje com muita alegria nós temos lá na Câmara Federal, sendo não somente um deputado, mas sendo também alguém que está levando a verdade da palavra de Deus. Porque somente através da verdade da palavra de Deus é que a gente pode ter um Brasil tranquilo, um Brasil aonde a gente possa ter paz, um Brasil aonde a gente possa ter esperança. Esse momento para a minha Igreja é muito importante.

Quero agradecer a presença dos pastores que estão aqui, alguns vieram da capital, outros vieram do interior, e temos até pastores que vieram de fora do nosso Estado e estão aqui conosco hoje, a todos vocês. Esse esforço que vocês fizeram para chegar até aqui é precioso, tem valor, e nós estamos alegres de ver vocês aqui. Satisfeito de ver aqui também as lutadoras da nossa obra, o Departamento Feminino representado esta noite, pela irmã Lucy, pela irmã Neuza, e pela irmã Raquel, e por dezenas e dezenas de irmãs que estão aqui. A irmã Leonor que é Presidente do Departamento de Senhoras do Estado de São Paulo.

Agradecer a presença do Presidente da Convenção, pastor Luiz Fernando Bergamin; esta pessoa especial para nossa obra por muitos anos, temos à frente da nossa Convenção no Estado de São Paulo. Sentindo a ausência do Presidente Nacional, que não pode estar conosco, pois chegou de madrugada de Israel e teve que ir correndo para Porto Alegre, onde é a sua cidade natal, mas sentimos a sua ausência, mas foi representado esta noite pelo Presidente pastor Luiz Fernando Bergamin.

E nós temos uma coisa em mente, 56 anos, levantar a nossa cabeça, continuarmos pra frente, nós temos muita coisa para fazer ainda. Este Brasil precisa muito do nosso trabalho e a Igreja O Brasil para Cristo foi levantada nesta nação para evangelizar, para pregar um evangelho concreto, o evangelho que Jesus salva, que Jesus cura, que Jesus batiza com o Espírito Santo, que Jesus liberta e que nos da a maior de todas as esperanças, de que um dia ele vai voltar para buscar a sua igreja. A sua igreja não é a Assembleia de Deus, não é a Batista, não é a O Brasil para Cristo, a sua igreja são todas aquelas pessoas que foram lavadas no sangue precioso de Jesus Cristo. Ele é Senhor, ele continua Senhor e nós precisamos dele para que a gente possa levar esse Brasil à frente. (Palmas.)

A nossa esperança é que Deus há de mover esta nação. A nossa esperança é que nossos sonhos tornar-se-ão realidade. Quando nós contemplarmos os nossos líderes, os nossos deputados, os nossos vereadores, os nossos senadores, os nossos presidentes, quando nós tivermos a certeza que sobre todos está a benção e a graça de Deus. E isto está acontecendo e vai acontecer, e eu tenho certeza que este brado forte, este brado de vitória, que começou há 56 anos não vai parar, não pode parar, vai continuar, e nós vamos continuar dizendo neste mundo se Deus é por nós quem será contra nós! Deus abençoe vocês, Deus guarde a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Maravilha! Vamos repetir esta frase final, vamos lá: se Deus é por nós, quem será contra nós? Para ouvir no Palácio dos Bandeirantes, se Deus é por nós, quem será contra nós? Para ouvir no Palácio do Planalto, Deputado Roberto de Lucena, se Deus é por nós, quem será contra nós? Amém. Pode aplaudir o Senhor, que ele merece toda honra, toda glória e todo louvor. (Palmas.)

Ilustre pastor Paulo Lutero de Mello, 1º vice-Presidente da Convenção Brasil para Cristo no Estado de São Paulo, com a palavra.

 

O SR. PAULO LUTERO DE MELLO - Boa noite a todos na paz do Senhor.

Não que o título não me honre, pelo contrário, mas muito mais do que como 1º vice-Presidente, eu não abro mão de estar esta noite como aquele que pode dizer que esta obra nasceu na minha casa. E de uma consciência muito de perto do que ela custou para a minha casa. Da pressão, das pressões absorvidas na vida do meu pai, ceifando a sua vida de uma maneira abrupta, rápida e inesperada. Estive ontem com a minha mãe, praticamente só se locomove com uma cadeira de rodas, poucos passos. Então, não que o título de qualquer cargo burocrático não me honre, mas poder dizer que Deus usou meu pai para fundar esta obra é uma coisa singular, e eu não abro mão de falar isso onde quer que eu vá.

Está também aqui hoje mais alguém da família Mello, minha tia Eunice, irmã carnal, genuína e seu esposo. (Palmas.) Quero honrar a minha tia também. Meu cumprimento efusivo, meu abraço muito sincero aos pastores que aqui estão e que tem acompanhado o trabalho excelente, elogios gratuitos ao pastor.

 Roberto de Lucena pelos trabalhos que tem feito e alguns pronunciamentos que tem me avisado, eu tenho acompanhado pela internet ao vivo ele lá em Brasília, e tem honrado muito o nome do Senhor e a nossa denominação com muita coragem. Ao pastor Bergamin, que é um homem que não precisa de título, falamos do pastor Luiz Bergamin não precisa de título, nós conhecemos o que ele é, e sabemos o ser humano impecável que ele constitui. Os demais companheiros que estão aqui, as mulheres representadas na pessoa da irmã Nilza Silva, minha querida irmã Leonor, que no dia 17 de março, sábado próximo, estará fazendo a sua primeira grande reunião das mulheres em São Paulo na Pompéia e será uma vitória, um sucesso absoluto.

E por último, deixando, pastor Orlando Silva, que bom vê-lo de pé, bom vê-lo falando, que bom vê-lo forte e que bom vê-lo fazendo aquilo que eu cresci vendo-o fazer, falar com sabedoria, com autoridade e, pastor Orlando Silva com a graça de Deus. Que Deus o conserve muito, mais muitos anos para a sua glória.

Ao Deputado José Bittencourt, a gratidão, repito, aquele que viu essa Igreja nascer simbolicamente na sua casa, porque eu não era nascido ainda, mas posso dizer na casa dos meus pais, obrigado, Deputado José Bittencourt.

Enquanto eu estava ali sentado, peguei uma caneta e escrevi alguma coisa que eu penso que simboliza a nossa obra, meia dúzia de linhas que eu quero ler para vocês e acabei de escrever, acabou de sair do forno. Uma frase que eu conheço e alguns de vocês devem conhecer também, é bem o jeitão do Brasil, quem exagera nos argumentos perde a causa. Eu posso oferecer um copo de água para um sedento sem ter que mentir para ele dizendo que o cálice é de ouro. Eu posso matar a fome do necessitado, do esfomeado sem mentir para ele dizendo que eu estou dando um maná do céu. Eu posso orientar um cego, Bergamin, sem mentir pra ele que estamos trilhando um chão de ouro. Eu posso dizer ao desesperado que há saída sem prometer-lhe que os problemas nunca mais voltarão. Eu posso pregar a mensagem da Cruz como salvação total do homem sem esconder deste que ela é pesada, que ela é árdua, e muitas vezes e na maioria delas, é muito solitária.

O Brasil para Cristo chegou até aqui sem exagerar nos argumentos. Em tempos que o evangelho é um exagero de argumentos. Em tempos que a grande mensagem é que a minha igreja é melhor que a sua. Quem participa de uma reunião minha, todos os problemas são resolvidos. Quem beber da fonte da mensagem que eu prego, nunca mais terá sede. Quem assistir três cultos de domingo seguidos na minha igreja ficará rico no quarto domingo, e etc., etc., etc. Quem pisar onde eu pisei, quem beber água da onde eu bebi, quem colocar a mão na flor que eu coloquei, quem passar o paninho na cabeça que eu acabei de usar, etc., vai ser um vitorioso total.

A Igreja O Brasil para Cristo me agrada, me alegra porque continua sendo uma igreja de um evangelho racional, inteligente, com fé, que crê no impossível, que crê no milagre, que crê na palavra sem engodo, sem chantagem, sem charge, sem brincadeira, sem falsa propaganda, sem falso evangelho, com mentiras, carregando naquela tinta ou naquela tinta, mas dizendo ao necessitado e ao sedento que o cálice é de ouro, é de vidro ou é de barro, a carne não é maná do céu, mas é boa de comer. Quem seguir ao Senhor Jesus muitas vezes será solitário e mal compreendido. Chorará mais do que vai sorrir. A cruz é pesada, dói, às vezes não entendemos o que acontece conosco, mas quem vencer, quem suportar tudo isso receberá de graça, e aí é verdade, a coroa da vida eterna. Esse é o evangelho que pregamos. Deus abençoe todos vocês. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Graças a Deus. Conosco, o pastor Sérgio Cruz, Presidente da Convenção de Roraima e Amazonas, Deus abençoe o pastor Sergio Cruz. Também o pastor Luiz Paes, que é coordenador da CEADER aqui em São Paulo. Pastor Natanael que é da CIADISPEL também aqui de São Paulo. A todos eles, a graça do Senhor repouse sobre vocês.

Belo pronunciamento do pastor Lutero de Mello. Vamos agora para o nosso Hino Oficial da Igreja - Desperta Brasil, com Joilson Lima. E logo a seguir pastor Roberto de Lucena, e estamos nos encaminhando para as homenagens, justas homenagens.

 

* * *

 

- É executado o Hino Oficial da Igreja.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Maravilha. A mensagem, portanto, palavra final com o pastor, deputado federal pelo PV, Roberto de Lucena. Pode aplaudir o Senhor pela vida desse ilustre servo de Deus. (Palmas.)

 

O SR. ROBERTO DE LUCENA - Exmo. Deputado Estadual José Bittencourt, que é o proponente desta sessão solene, e que neste momento está presidindo esta sessão a quem eu quero aqui publicamente fazer o meu reconhecimento pelo grande, pelo brilhante trabalho que tem feito já no seu terceiro mandato aqui nesta Casa. Mas, mais do que pelo trabalho brilhante que tem feito, muito mais do que pelo trabalho que realiza, pela sua postura, pelo seu testemunho, e pela maneira com que V.Exa. tem representado aqui os ideais do evangelho, que são os ideais que nos move, que nos traz aqui nesta noite. Que tem representado os nossos princípios, os nossos valores, e as nossas convicções, porque como José do Egito, como um Daniel na corte era estranho, V.Exa. veio para esta Casa e tem conseguido estar todos esses anos aqui, e manter a sua cabeça ungido, o seu cálice transbordante e manter as suas vestiduras brancas. V.Exa. é motivo de honra e orgulho para todos nós e eu quero, na forma desse aplauso que eu peço, eu quero fazer esse reconhecimento. Que Deus possa recompensá-lo e sustentá-lo. (Palmas.)

Quero também, Deputado José Bittencourt, fazer aqui o meu cumprimento caloroso, respeitoso a três dos membros do Conselho Apostólico da Igreja O Brasil para Cristo presentes a esta Mesa de honra dos trabalhos desta noite. Quero iniciar saudando o nosso pastor Luiz Fernando Bergamin, Presidente da Convenção das Igrejas O Brasil para Cristo do Estado de São Paulo e um dos príncipes do evangelho de Jesus no Brasil. Cuja vida é uma verdadeira credencial que nos honra, pastor Bergamin, tê-lo a frente desta obra no Estado de São Paulo que é grande parte da Igreja no Brasil, é motivo de honra para os pastores, para os obreiros, para aqueles que o irmão lidera com tanta sabedoria, com tanto amor, porque o irmão não lidera números, não lidera estatísticas.

Eu, com muita honra, sou pastor dessa obra e nunca recebi, não seria errado, mas nunca recebi uma meta financeira proposta pela direção da Igreja na sua Presidência, mas já recebi muitas vezes meta de batismo, meta de pessoas que deveríamos trabalhar para evangelizar, metas de trabalhos que deveríamos ter abertos que nós reconhecemos nesta figura apostólica, neste homem de Deus que o irmão é. Uma liderança que todos nós respeitamos, que todos nós temos no irmão motivo de orgulho. Que Deus continue sustentando sua vida, abençoando e prosperando o seu ministério.

Pastor Orlando Silva, não é apenas o decano desta Igreja para mim, ele foi o pastor do meu pai. Meu pai, que foi pastor desta Igreja por 40 anos, pastor da mesma Igreja na minha querida Santa Isabel na Grande São Paulo, paraíso da Grande São Paulo, a cidade que eu nasci. Nasci e passei grande parte da minha vida, morei lá até os 24 anos, quando me mudei para a cidade vizinha de Arujá e meu pai foi pastor da Igreja O Brasil para Cristo em Santa Isabel por mais de 40 anos. Ele foi chamado a eternidade no dia 14 de outubro dois anos atrás, mas participou da construção da história desta igreja. E o pastor Orlando Silva foi pastor dele. E quando o pastor Orlando Silva chegava na cidade com o seu Fusquinha branco há muitos anos, quando ainda o arco-íris era ainda em preto e branco, a sua chegada na cidade era um acontecimento. Uma vez por mês ele dirigia-se a Santa Isabel para ministrar a Santa Ceia, e o meu pai que me ensinou a amar o pastor Orlando Silva, a respeitar o pastor Orlando Silva, ele ficava com a igreja uma semana na expectativa da chegada do pastor, do apóstolo do Fusca branco que vinha ministrar a Santa Ceia para nós. Pastor Orlando Silva foi pastor do meu pai, e ele foi e é meu pastor até hoje. É o homem que me aconselha, que me orienta, que caminha comigo, eu caminho com ele, eu sou um dos seus filhos, faço parte da sua família, e ele, depois de anos presidindo a Igreja no Brasil, tive a honra de sucedê-lo, depois ele novamente me sucedeu, é motivo de orgulho e de honra para nós.

Finalmente, também membro do Conselho Apostólico, pastor Paulo Lutero de Mello. Eu faço uma deferência especial a ele, porque não quero pastor Paulo, quero me dirigir a você nessa oportunidade apenas como filho do fundador desta Igreja, que é uma credencial extraordinária e que ele honra, mas quero me dirigir a você como parte da família fundadora desta obra. Você também é fundador desta Igreja, porque juntamente com o missionário Manoel de Mello, você, Boais, irmã Ruth, vocês pagaram um preço que eu não sei se alguém neste plenário tenha a real idéia, tenha a real dimensão. Mas eu quero a você, fazer publicamente o meu reconhecimento e a minha homenagem. Eu quero louvar a Deus pela vida do seu pai missionário, Manoel de Mello, mas quero louvar a Deus por sua vida. E aplaudindo você agora, eu quero aplaudir toda geração de fundadores e a todos os pioneiros desta Igreja com muito respeito, com muito carinho. Você é meu irmão, meu amigo. (Palmas.)

E quando eu faço menção a essa geração de pioneiros e fundadores, até por uma questão de justiça, eu preciso lembrar que nós tivemos um grande líder levantado por Deus no Brasil a partir de São Paulo, chamado Manoel de Mello. Mas ele não fez essa obra sozinho, ninguém faz nada sozinho, ele teve ao seu lado verdadeiros príncipes, verdadeiras colunas, alguns muito conhecidos de todos nós e outros anônimos, mas que certamente já receberam os aplausos dos santos anjos no céu, e receberão quando a Igreja se unir a eles na eternidade. Alguns já não estão mais conosco, mas eu preciso mencionar o nome de Olavo Nunes. Eu preciso mencionar o nome de Armando Zara. Eu preciso mencionar o nome de Alfredo Rachid Goi. Eu preciso mencionar o nome de José Alves Celestino. Eu preciso mencionar o nome de Artur de Mello, o carregador de tendas. Eu preciso mencionar o nome do pastor Paulo Scarano. E haveria tantos e tantos nomes como, por exemplo, pastor Pedro Cortez, como pastor Daniel dos Santos, nomes de príncipes de Deus, que este mundo não era digno e que pagaram um preço muito grande para que nós estivéssemos hoje aqui no lugar que nós estamos.

Quero lembrar também o nome do pastor João Vasconcelos, um apóstolo do Brasil que morreu em viagem missionária representando a mim no interior do Pará, morreu fazendo uma obra para Deus, quando contraiu dengue hemorrágica, e voltou para casa num caixão, foi recebido por sua família, pelo povo de Jaicó, como homem que deixou uma marca de santidade, de respeito naquela cidade.

Então, quero fazer justiça, e quando homenageio o pastor Paulo Lutero, um dos fundadores da Igreja, quero mencionar o nome desses irmãos e outros tantos que a minha memória cansada nesta noite de hoje não consegue rebuscar, não consegue trazer, mas eu quero louvar a Deus pela vida de cada um deles, dos santos conhecidos e dos santos anônimos.

Quero cumprimentar o Superintendente da Igreja O Brasil para Cristo do Estado de São Paulo e diretores da Convenção que aqui estão, os meus companheiros, meus amigos, irmãos que fazem um grande trabalho para Deus em todo Estado de São Paulo, e o pastor Bergamin está muito bem. A Igreja no interior do Estado de São Paulo, a Igreja no Estado de São Paulo caminha muito bem.

Quero também, Deputado José Bittencourt, mencionar aqui o pastor Sérgio Cruz, ele é nosso pastor, aliás, é o pastor mais distante que aqui está, ele é de Roraima e ele está em algum lugar aqui. Cumprimentando o pastor Sérgio, eu quero cumprimentar a todos os obreiros, aqueles que não aparecem no dia-a-dia, aqueles que não são tão conhecidos como os outros, como alguns que muitas vezes estão nas residências e o seu trabalho, a sua função lhe proporciona, mas que no dia-a-dia fazem a grandeza desta obra com o seu trabalho digno, com o trabalho que o céu sabe e saberá reconhecer, porque Deus não fica devendo nada para ninguém.

E quero mencionar também, com muito respeito, o nome da irmã Neuza Silva; o nome da minha querida Leonor Stevanato, que é a líder das mulheres, a líder da Ufebrac no Estado de São Paulo. E citando a irmã Neuza e citando a Leonor, eu quero que Lucy, eu quero que Raquel, eu quero que todas as mulheres que aqui estão presentes, e todas as mulheres da Igreja O Brasil para Cristo sintam-se por mim homenageadas, especialmente nessa data de hoje, na semana em que nós comemoramos o Dia Internacional da Mulher e eu quero pedir a todos vocês um aplauso para nossa Ufebrac, para as mulheres da Igreja O Brasil para Cristo, que são tão importantes no trabalho na obra, no trabalho da igreja. (Palmas.)

Finalmente, nesse meu cumprimento, eu quero saudar o pastor Joel da Assembleia de Deus Vila Mara; pastor Luiz Paes, coordenador da Ceab - São Paulo; pastor Natanael, relações públicas da Ceab Espel; que estão presentes aqui e nos honram, e os demais pastores que não são membros, não são pastores da Igreja O Brasil para Cristo, não eram até hoje, mas ganham dupla cidadania a partir de hoje, assim como o nosso pastor Deputado José Bittencourt, que é um pastor que tem dupla cidadania, ele é assembleano de nascimento, mas é O Brasil para Cristo por adoção, porque nós o adotamos.

Queridas irmãs, irmãos, profissionais da mídia, da impressão, aqui presentes, meus amigos. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou o requerimento proposto pelo ilustre Deputado José Bittencourt e nesta noite faz uma homenagem, que no meu entendimento é mais do que justa a uma das mais estratégicas, das mais importantes e das maiores denominações evangélicas pentecostais do nosso país. A Igreja O Brasil para Cristo, fundada em 1956, não nasceu na casa do missionário Manoel de Mello, ali foi o segundo estágio, foi o segundo tempo. Esta Igreja já nasceu no outro ambiente. Antes de se reunir na casa do fundador, ela nasceu no céu, ela nasceu no coração de Deus, numa reunião da Santíssima Trindade, quando o Espírito Santo olhava para o Brasil e a ele cabia a missão de trazer para este país a chama do reavivamento.

Nós tínhamos aqui neste país, denominações evangélicas sérias, importantes, fazendo um trabalho sério e responsável nesta nação. Denominações que eu mui respeitosamente cito, já estavam aqui no Brasil a Igreja Presbiteriana, que tem hoje pouco mais de 150 anos evangelizando o nosso país. E quem de nós em sã consciência pode negar a seriedade, a dedicação, a responsabilidade e o compromisso que esta Igreja chamada Presbiteriana tem com a palavra de Deus e com a disseminação do evangelho na nossa pátria. Foram os seus primeiros missionários 150 anos atrás, que nas ruas do Rio de Janeiro foram recebidos com pedras, e o sangue deles derramado pelas ruas do Rio de Janeiro regou a boa semente que eles estavam trazendo para a nossa pátria.

Nós não podemos nos esquecer dos nossos irmãos Batistas, que um pouco mais de 100 anos estão no Brasil evangelizando, fazendo um trabalho missionário. Nós não podemos esquecer, quando me refiro a Igreja Batista, do compromisso desta igreja com a teologia pura e bíblica, a teologia simples, como simples é o evangelho. Conservadora, e que amou a palavra de Deus e trouxe para o Brasil a cultura da escola bíblica dominical. Nós não podemos nos esquecer da Igreja Assembleia de Deus, igreja que fundada 100 anos atrás, agora completará 101 anos, foi um grande movimento de evangelização trazido para o nosso país pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren.

Havia outros movimentos, um deles que muitas pessoas têm alguma restrição, mas que eu tenho por eles um respeito muito grande, o movimento que se chama Congregação Cristã no Brasil. Que independente da opinião de alguns, está há mais de 100 anos no país também pregando o evangelho. Também levando a palavra de Deus. Temos alguns movimentos que vieram depois com a tenda dos missionários norte-americanos, e a fundação da Igreja do Evangelho Quadrangular. Teve também como fundador, o missionário Manoel de Mello, antes de fundar a Igreja O Brasil para Cristo, ele foi fundador da Igreja do Evangelho Quadrangular.

E nesse cenário, cenário de igrejas sérias, outras denominações e igrejas que não tinham expressão nacional, mas que faziam um trabalho comprometido com a palavra, faltava um ingrediente. Como disse Isaac para Abraão, tinha a lenha, tinha o cutelo, faltava um ingrediente. Em relação ao Brasil tinha lenha, tinha o cutelo, tinha o altar, faltava o fogo, e Deus levantou um pernambucano da Zona da Mata e enviou para São Paulo, ele não era preparado nas academias da teologia, mas foi preparado nas academias do avivamento do Espírito Santo, e foi levantado por Deus, e esse grande projeto de Deus de trazer o avivamento. (Palmas.)

Esse grande projeto de Deus, de trazer o avivamento materializou-se, aconteceu dentro de uma casa, essa casa era pequena para conter e ele foi para as ruas, ele foi para os cinemas, ele foi para os pavilhões de lona, para as tendas de lona, ele foi para os teatros, cinemas, para o estádio de futebol e não havia lugar que pudesse comportar a multidão que resultava desse mover de Deus no Brasil. Esse mover que ganhou à medida que caminhava, que andava, que se consolidava o nome de O Brasil para Cristo.

O Brasil para Cristo é muito mais do que um nome, uma denominação, é um chamado. O Brasil para Cristo é muito mais do que o nome de uma igreja, é uma missão. É uma missão que transcende a nossa denominação, porque qual é o assembleano, Deputado José Bittencourt, que não quer O Brasil para Cristo? Qual o Batista, o Quadrangular quem é da Igreja Universal, da Igreja da Graça ou da Mundial, ou seja qual for a denominação que não queira O Brasil para Cristo. Quem é neste país que ama Jesus e não quer O Brasil para Cristo? Essa é a nossa missão.

Aquela igreja que começou perseguida, mal compreendida, teve os seus pastores perseguidos, o seu pastor foi preso 27 vezes, e alguns dos nossos pastores também foram presos. Nossas tendas foram queimadas, nossos templos eram depredados, mas nada disso foi capaz de frear o plano de Deus em relação ao Brasil. E hoje, quando nós olhamos, Deputado José Bittencourt, e vemos a igreja no Brasil na TV, a igreja no Brasil nas emissoras de rádio, com redes de emissoras de rádios, a igreja no Brasil com universidades, com hospitais. A igreja no Brasil com essa importante malha de serviços sociais que o governo não faz, mas que a igreja faz.

E outro dia, alguns irmãos ficam muito magoados com o ministro Gilberto Carvalho, por causa de uma declaração atribuída a ele em Porto Alegre, quando ele diz que a igreja evangélica está presente na periferia, que ela fala a classe D, classe E, eu não entendi que isso nos magoava, pelo contrário, isso é um reconhecimento de que a perseguição, a cadeia, a prisão, o fogo que atearam as nossas tendas não foi o suficiente para impedir o nosso crescimento e de que nós chegássemos até aqui. Hoje nós somos mais de 40 milhões de evangélicos no Brasil, somos mais evangélicos, temos mais evangélicos no Brasil do que é a população do Uruguai, por exemplo, do que a população da Argentina, por exemplo. Nós crescemos.

Hoje nós estamos dentro da maior Casa Legislativa do Estado de São Paulo, e o Estado de São Paulo, através dela, faz esse reconhecimento à igreja. Eu quero aqui lembrar que hoje nós estamos colhendo o resultado dessa lavoura que foi plantada com muito sacrifício por esses irmãos. Eu quero louvar a Deus por eles, mas eu quero também dizer que 56 anos que comemoramos neste dia três, é apenas parte da grande obra que Deus tem para nós. Nós temos ainda muita história pela frente. Nós temos muitos desafios pela frente. Eu quero agradecer a Deus pelo privilégio de termos a história que nós temos, e temos pastor Orlando Máximo, pastor Antonio Castor, feito parte dessa história que nos honra. A Igreja O Brasil para Cristo é uma história linda, mas eu quero louvar a Deus por aquela história, pastor Joilson e pastor José Altino, que eu acredito que nós ainda temos que escrever pela frente.

Pastor Luiz Bergamin, ainda há muito mais gente para ser alcançada daqui para frente do que aquelas que foram alcançadas até agora. Nós ainda temos, pastor Jeferson, muito mais trabalho para fazermos daqui para frente do que aquele que fizemos até agora. Pastor Joel Stevanato, nós fomos longe para quem começou como nós começamos e enfrentou o que nós enfrentamos, chegamos longe. Ninguém naquele momento imaginou que, hoje, teríamos chegado até aqui do jeito que chegamos. Mas aonde nós chegamos foi apenas o alicerce para aquilo que Deus quer fazer, porque eu acredito que a missão desafio tem sido preparada para Deus não para aquilo que fez até agora, mas aquilo que vai fazer, porque o nosso desafio começa agora.

As portas do mundo estão abertas pra nós, e há um clamor nas nações. Vocês estão vendo o que está acontecendo no Irã quando um pastor nosso irmão está no corredor da morte do Irã, pastor Youssef Nardarkhani, estamos fazendo uma grande mobilização no Congresso Nacional em todo o Brasil, para evitarmos que ele seja morto. Está sendo condenado à morte, apenas porque ele tem a fé que você tem. Apenas porque ele crê no Jesus que você crê. Apenas porque ele professa a fé que você professa. Agora, nenhum país do mundo hoje é ouvido pelo Irã como o Brasil é ouvido. O planeta, o mundo inteiro está pedindo ao Brasil interceda no Irã por ele, porque o Brasil tem essas portas abertas no mundo. Deus preparou esse tempo para o Brasil, e Deus preparou esse tempo para esta Igreja, porque O Brasil para Cristo foi o começo, mas agora é o Brasil e o Mundo para Cristo.

Eu quero finalizar as minhas palavras lendo no Livro de Romanos no Capítulo X, “Como, pois invocaram aquele que não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? Como ouvirão se não há quem pregue? E como pregarão se não forem enviados? Como está escrito quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho da paz, dos que trazem alegre, novas de boas novas”.

Isso tem sido a história da Igreja O Brasil para Cristo até hoje, nesses 56 anos, e vai continuar, porque a nossa missão está apenas começando e ela vai até a volta de Jesus. Que Deus abençoe. Parabéns, pastor Bergamin; parabéns, pastor Orlando Silva; parabéns, pastor Paulo Lutero de Mello; parabéns, pastor e Deputado José Bittencourt; parabéns aos pastores, líderes e obreiros que aqui estão; parabéns, pastor Marcos Miranda, que eu peço que fique em pé neste momento que representa esse nosso compromisso com o trabalho social aqui na cidade de São Paulo, aqui na capital de São Paulo. Parabéns a cada membro desta igreja, parabéns a cada membro dos departamentos desta igreja, a festa, pastor Martinelli, é de vocês, é de todos nós. O louvor a Deus, a glória a Jesus, mas os parabéns a todos vocês. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Estamos chegando ao final e passamos, portanto, ao momento das homenagens. Enquanto isso, não sei se temos aí um áudio, um vídeo com o nosso Desperta Brasil. Não tem gravado aí enquanto estamos celebrando, quer dizer, apresentando os mimos que preparamos para esses ilustres irmãos e também os departamentos aqui representados.

Como o IBPC - Instituto Bíblico Brasil para Cristo; Centro de Recuperação Força Jovem Força para Viver, a Ufebrac, UMASBRAC, JUBRAC, MENIBRAC, então vamos para este momento, além dos pastores que estão aqui compondo esta Mesa.

Quero pedir à assessoria, que me traga as homenagens dos pastores Orlando Silva, Presidente de Honra e Diretor do Conselho Apostólico. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Esta homenagem aqui, faço questão de ler, pedindo desculpas aos demais outros, “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo presta homenagem póstuma ao fundador missionário Manoel de Mello, in memoriam, na sessão solene em homenagem ao 56º Aniversário da Fundação da Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo, conforme de lei tal, por iniciativa do Deputado Estadual José Bittencourt, realizada em 05 de março de 2012, no Plenário Juscelino Kubistchek de Oliveira. Assina, este deputado” e a honraria está sendo apresentada claro, representando toda a família de fundadores, pastor Paulo Lutero de Mello, Presidente do Grande Templo Pompéia Capital. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Pastor Roberto de Lucena. Um dos grandes parlamentares desta nação, bem avaliado, destemido, combativo; atua, utiliza o seu mandato de forma propositiva e isso dignifica o evangelho, e muito mais ainda esta Igreja que se esforçou, sobremaneira, para que tivesse um representante no Congresso Nacional. Eu quero louvar a Deus pela vida do Deputado Roberto de Lucena, uma surpresa agradabilíssima quanto ao seu porte, a sua postura lá no Congresso Nacional. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Os líderes dos departamentos que citei, por gentileza, ponham-se aqui à frente, não é para aceitar Jesus não, é para receber a homenagem, aliás, se for também não tem problema. Os líderes do Instituto Bíblico O Brasil para Cristo, na pessoa do pastor Joel Stevanato. Centro de Recuperação Força para Viver, na pessoa do pastor José Gentil, neste ato representado pelo pastor Gétero Augusto Campos, atual Presidente. Ufebrac - União Feminina O Brasil para Cristo, na pessoa da irmã Lucy Miranda, 12 anos de serviços prestados ao ministério. E a irmã também da MENIBRAC, irmã Filomena Macedo, 12 anos de serviços prestados. JUBRAC - Juventude Unida O Brasil para Cristo, pastor Orlando Albino, neste ato representado pelo pastor José Raimundo de Andrade, que foi seu vice-Presidente na época. E também a UMASBRAC - União Masculina O Brasil para Cristo, na pessoa do pastor Achiles Ferreira, 15 anos de serviços prestados ao ministério.

Eu tenho aprendido, aliás, de um grande educador cristão, que a igreja quando ela se departamentaliza com organização mesmo, forte é uma igreja que tende a crescer. Departamentalizar a igreja de forma estrutural, organizacional e na dinâmica, empregando o evangelho, a igreja realmente cresce.

As pessoas que estarão apresentando as homenagens, o pastor Orlando Máximo Superintendente da Igreja lá em Botucatu, meu amigo Orlando Máximo estará homenageando o IBPC. Já está apostos? Então pode apresentar. (Palmas.)

O pastor Antonio Martinelli é Diretor Estadual do Centro de Recuperação Força para Viver. Por falar em Centro de Recuperação Força para Viver, e o asilo que me falaram também da existência do asilo? O pastor de Tatuí? É o Centro de Recuperação. Eu quero dizer que o Deputado Roberto de Lucena, isso que chegou ao meu conhecimento já trouxe também recursos para investimentos nesta ONG, nessa obra tão séria lá de Tatuí. Se os irmãos aqui presentes não tinham esse conhecimento, nós estamos publicando, Deputado Federal Roberto de Lucena com sua diligência, trouxe emenda parlamentar para investir nesta obra. Quem sabe numa próxima oportunidade teremos aqui o Projeto Neimias, com a documentação adequada, eu tenho conversado com o pastor Luiz Bergamin, com o pastor Miranda e o pastor Orlando, e o deputado também Roberto de Lucena na organização documental deste grande projeto que está no coração do pastor Luiz Bergamin. Nós temos condição, obedecidos os critérios legais, as formalidades legais também nos associarmos a este projeto tão tremendo para a Igreja O Brasil para Cristo.

Quem estará entregando, portanto, a homenagem ao pastor Antonio Martinelli, pode entregar. (Palmas.) Ao Ufebrac, a irmã Neuza Silva pode entregar. (Palmas.) A Umasbrac, pastor Isaac Nery, eu estive em Guarulhos numa grande reunião, pastor Isaac Nery, um homem de Deus, um homem firme, a obra está uma benção ali em Guarulhos. (Palmas.) A Jubrac, pastor Marcos Miranda. (Palmas.) Podem aplaudir pela vinda do pastor Marcos Miranda. (Palmas.) Pastor Marcos Miranda. E também a MENIBRAC, a missionária Leonor Stevanato. (Palmas.)

Feitas essas homenagens, eu estou falando em tese, se foi preterido algum outro departamento, alguém que poderia ser homenageado, o prazer nosso era de homenagear a todos, mas dadas as nossas limitações, pedimos aqui escusas. Aliás, a gente pede até perdão. E compreenda essa nossa limitação.

Quero agradecer a todos, e consulto à Mesa para o encaminhamento final do comando do encerramento desta sessão.

O pastor Lutero tem um livro para homenagear este deputado, e eu gostaria depois, de obter um exemplar para dar ao Presidente efetivo desta Casa.

Quando cheguei aqui, em 15 de março de 2003, colocamos na Mesa de cada deputado desta Casa uma bíblia bonita, a melhor bíblia que tinha nas livrarias. O primeiro ato meu foi esse, e até hoje tem deputado que me agradece por aquele gesto tão simples. E quantas vezes oramos a Deus aqui na Presidência desta Casa, em outros lugares para abençoar os destinos deste Estado. Eu sei que todos os Srs. intercedem para que tudo vá bem como dizem as escrituras. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do livro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Eu quero que a TV Assembleia registre, para ficar também compondo esta sessão solene. Missionário Manoel de Mello, eu tenho uma foto na minha bíblia do missionário de joelhos no túmulo vazio lá em Jerusalém. Quem tem essa foto aqui? Muitos irmãos, eu conservo até hoje. Toda honra, toda glória seja dada ao senhor Jesus. Viva O Brasil para Cristo.

Eu acabei de receber, obrigado, pastor Marcio, pela lembrança. A Vereadora Leonice da Paz fez também uma Moção de Congratulação lá na Câmara Municipal agora a pouco lá em Campinas, pelos 56 Anos da Igreja O Brasil para Cristo aqui no nosso país. Viva O Brasil para Cristo! Viva O Brasil para Cristo!

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece as autoridades, aos funcionários da Casa, e a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Declaro encerrada esta sessão. Viva O Brasil para Cristo!

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 57 minutos.

 

* * *