http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

01 DE MARÇO DE 2013

004ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS “50 ANOS DE IMIGRAÇÃO COREANA NO BRASIL"

 

Presidente: BETO TRÍCOLI

 

RESUMO

001 - BETO TRÍCOLI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Beto Trícoli, na direção dos trabalhos, para "Homenagear os 50 Anos de Imigração Coreana no Brasil". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional da Coreia do Sul" e o "Hino Nacional Brasileiro".

 

002 - ANDREA PAVÃO

Mestre de Cerimônia, dá conhecimento das demais autoridades presentes.

 

003 - Presidente BETO TRÍCOLI

Anuncia a apresentação de vídeo institucional sobre a imigração coreana.

 

004 - ANDREA PAVÃO

Mestre de Cerimônia, dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por várias autoridades.

 

005 - Presidente BETO TRÍCOLI

Anuncia a entrega de homenagens às primeiras famílias corenas que chegaram ao Brasil.

 

006 - YONG JONG KIM

Representante das famílias homenageadas, agradece ao Presidente Barros Munhoz e ao Deputado Beto Trícoli pelo evento. Lembra que a nação coreana foi destruída pela guerra e que as pessoas que vieram ao Brasil buscavam liberdade e oportunidade de trabalho. Informa que o grupo foi calorosamente recebido pelos governos do Brasil e de São Paulo e que, rapidamente, fincaram raízes, integrando-se à vida brasileira. Comunica que as relações bilaterais são crescentes entre os dois países. Destaca como atividade econômica a confecção de roupas femininas. Cita o desenvolvimento cultural e social da comunidade, que chega à terceira geração, com mais de 50 mil membros. Ressalta o compromisso de participar e somar esforços em prol do desenvolvimento do Brasil.

 

007 - WILLIAM WOO

ex-Deputado Federal do Grupo Brasil-Coreia, cumprimenta a todos. Enaltece a amizade do Deputado Beto Trícoli com a comunidade. Informa que, em 28/02/13, foi inaugurado o curso de língua coreana na USP. Comunica o crescimento da presença coreana em todo o mundo, especialmente no setor de tecnologia. Destaca o respeito e o reconhecimento do povo brasileiro em relação à Coreia. Enfatiza o crescimento em vários setores. Lembra que são mulheres as presidentes do Brasil e da Coreia.

 

008 - Presidente BETO TRÍCOLI

Anuncia a apresentação do Coral das Senhoras da Comunidade Coreana no Brasil. Informa que esta sessão seria transmitida pela TV Assembleia, oportunamente.

 

009 - SANG SHIK PARK

Cônsul-Geral da República da Coreia em São Paulo. Lê resumo da mensagem da Presidente da Coreia do Sul, Geun Hye Park, sobre o dia 1º de março, dia do "Movimento pela Independência da Coreia". Deseja que a comunidade contribua para o desenvolvimento do Brasil. Louva os heróis e familiares do processo de insurreição. Enfatiza a busca pela paz e harmonia na península. Ressalta os cinco mil anos de história da Coreia. Faz referências aos estudos bélicos da Coreia do Norte. Endossa os esforços para unificação das duas Coreias.

 

010 - Presidente BETO TRÍCOLI

Anuncia o "Grito de Liberdade", dado pelo Sr. Jin Tak Kim, presidente da Associação dos Idosos da Coreia; seguido da apresentação do grupo folclórico de percussão coreana Sa Mur No Ri. Presta homenagem, com a entrega de placa comemorativa ao Consulado-Geral da Coreia em São Paulo, na pessoa de seu cônsul-geral, Sr. Sang Shik Park; e à Associação Brasileira de Coreanos, na pessoa de seu presidente, Sr. Baek Soo Lee.

 

011 - SAEK SOO LEE

Presidente da Associação Brasileira de Coreanos, agradece pela homenagem. Louva o trabalho da comunidade coreana e o estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Coreia desde 1959, trilhando o caminho da bilateralidade fraterna.

 

012 - Presidente BETO TRÍCOLI

Recorda a criação e os objetivos do Conscre, órgão deste Legislativo que conta com a participação de 16 comunidades, entre elas a coreana. Cita o significado histórico do dia 1º de março para a Coreia. Recorda o período em que a população foi impedida de falar a própria língua e seus filhos deveriam ter nomes estrangeiros. Faz retrospecto sobre a libertação do país, em 1945, com o final da Segunda Guerra Mundial. Lembra o início do movimento de resistência e conscientização. Informa que são 50 mil os descedentes de coreanos em São Paulo, com trabalho, de início, na lavoura, evoluindo para as confecções e como profissionais liberais e especialistas no setor eletroeletrônico. Recorda a sua ligação com a comunidade durante a sua gestão como prefeito de Atibaia, quando empresa coreana instalou-se na cidade. Lembra a presença da tecnologia coreana nos lares brasileiros, bem como nos navios de exploração do petróleo e do pré-sal. Cita a prática de esportes de origem coreana. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Beto Trícoli.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BETO TRÍCOLI - PV - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BETO TRÍCOLI - PV - (Fala em coreano) Boa noite a todos. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior.

Peço para que componha a Mesa Solene o Cônsul-Geral da República da Coreia em São Paulo, senhor Park Sang Shik; (Palmas.) E Presidente da Associação Brasileira de Coreanos Baek Soo Lee. (Palmas.)

Senhoras e Senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste deputado com a finalidade de homenagear os 50 Anos de Imigração Coreana. Convido a todos os presentes para que, de pé, possamos ouvir o Hino Nacional da Coreia do Sul e o Hino Nacional Brasileiro, executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Subtenente PM Rogério Carvalho.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional da Coreia do Sul.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BETO TRÍCOLI - PV - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar e solicita à Sra. Andrea Pavão, Mestre de Cerimônias, que faça a citação das autoridades presentes e a leitura das mensagens recebidas para esta Sessão Solene.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ANDREA PAVÃO - Boa noite a todos. Registramos agora a presença das seguintes autoridades: Edson Bento, vereador de Atibaia; João Pam, vereador de Nazaré; Jurandir Caçula, vereador de Campo Limpo Paulista; William Woo, deputado federal, Secretário Geral do Grupo Parlamentar Brasil Coreia Congresso Nacional; Sr. Nei Cardoso, representando o Deputado Antonio Salim Curiati; Sr. Shalon Lin, da JCI - Junior Chamber International Brasil Coreia; Sr. Cláudio João Pieroni, Presidente do Conscre; Vereador Flávio Cardoso de Moraes, Presidente da Câmara de Campo Limpo Paulista; Sr. Jin Tak Kim, Presidente da Associação dos Idosos da Coreia; Professor Dr. Myung Kyu Kim da Clínica e Cirurgiã de Olhos; Sr. Go Kwang Sun, Sr. Chul Un Kim, Sr. Augusto Myung Ho Kwon, todos são ex-Presidentes da Associação Brasileira dos Coreanos; Sr. Jae Won Yoo, da Kotra. São esses os presentes.

 

O SR. PRESIDENTE - BETO TRÍCOLI - PV - Obrigado, Sra. Andrea Pavão. Assistiremos agora a um vídeo institucional sobre a imigração coreana.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BETO TRÍCOLI - PV - Peço à Mestre de Cerimônias que neste momento faça a leitura das mensagens do Governador Geraldo Alckmin e do Senador Cícero Lucena.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ANDREA PAVÃO - Mensagem do Governador ao Deputado Estadual Beto Trícoli.

“Incumbiu-me o Sr. Governador Geraldo Alckmin, de agradecer o convite para participar da solenidade em comemoração aos 50 Anos da Imigração Coreana no Brasil, cuja população, certamente contribuiu para o desenvolvimento da ciência e a economia paulista.

O governador aproveita a oportunidade para enviar os seus cordiais cumprimentos a toda comunidade coreana de São Paulo, com votos de êxito ao evento. Cordialmente, Marco Antonio Castello Branco, Secretário Particular do governador.”

 

* * *

 

- É feita a tradução em coreano.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ANDREA PAVÃO - Mensagem do Senador Cícero Lucena, Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Coreia.

“Senhor Deputado, como Presidente do Grupo Parlamentar Brasil - Coreia, tenho a grata satisfação de cumprimentá-lo pela iniciativa de propor a esta Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a realização de Sessão Solene em homenagem aos 50 Anos da Imigração Coreana no Brasil, que se realizará no dia 1º de março próximo.

Tal iniciativa traduz a importância da comunidade coreana no desenvolvimento do Estado de São Paulo e também da nossa Federação. Atenciosamente, Senador Cícero Lucena.”

 

* * *

 

- É feita a tradução em coreano.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ANDREA PAVÃO - Faremos também neste instante o agradecimento a todos os cumprimentos recebidos por e-mails e cartas. Primeiramente da Exma. Primeira-Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Sra. Lu Alckmin; do Exmo. Sr. vice-Governador, Guilherme Afif Domingos; do Exmo. Sr. Prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad; Exmo. Sr. Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Antonio Roque Citadini; Exmo. Sr. Procurador Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Marcio Fernando Elias Rosa; Exmo. Sr. Secretário do Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia; Exmo. Sr. Secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald; Exmo. Sr. Secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita; Exmo. Sr. reitor da Universidade de São Paulo, professor João Grandino Rodas; Sua Exa. Deputado Federal Walter Feldman; Sua Exa. Deputado Estadual de São Paulo João Caramez; Sua Exa. Deputado Estadual de São Paulo Dilador Borges; Sua Exa. Deputado Estadual de São Paulo Estevam Galvão, líder do Democratas; Sua Exa. Deputado Estadual de São Paulo Gerson Bittencourt; Sua Exa. Presidente da Câmara de Vereadores de São Paulo, Vereador José Américo Dias; Sua Exa. Vereador de São Paulo Ricardo Young; Sua Exa. Vereador de São Paulo José Pólice Neto; vice-Prefeita de Bragança Paulista, Professora Huguette da Silva.

 

* * *

 

- É feita a tradução em coreano.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ANDREA PAVÃO - Devolvemos a palavra ao Exmo. Deputado Beto Trícoli.

 

O SR PRESIDENTE - BETO TRÍCOLI - PV - Prestaremos agora uma homenagem às 14 primeiras famílias coreanas que desembarcaram no porto de Santos em 12 de fevereiro de 1963.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ANDREA PAVÃO - Monica Ock Bin Baek Koh, descendente de Gue Sun Ko. Hee Ja Kim Kang, descendente de Jung Hyuk Kim.

 

* * *

 

- É feita a tradução em coreano.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ANDREA PAVÃO - Convidamos para receber a homenagem a Sra. Monica Ock Bin Baek Koh, como descendente de Gue Sun Ko. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ANDREA PAVÃO - Recebendo agora também Hee Ja Kim Kang, descendente de Jung Kyuk Kim. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ANDREA PAVÃO - Recebendo agora a homenagem também Ki Bong Lee, descendente de Young Jae Lee. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ANDREA PAVÃO - Myung Suck Chung Joo recebendo agora a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ANDREA PAVÃO - Recebe a homenagem agora Chung Han Cho. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ANDREA PAVÃO - Pedimos agora a presença de Jae Sun Yu. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ANDREA PAVÃO - Próximo homenageado, Sang Ki Chang. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ANDREA PAVÃO - Próximo homenageado, Lee Gun Shil. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ANDREA PAVÃO - Sendo homenageado agora Pak Chun Ja. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ANDREA PAVÃO - Último homenageado da noite, Kim Yong Jong. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ANDREA PAVÃO - Com a palavra agora, o Exmo. Deputado Estadual Beto Trícoli.

 

O SR. PRESIDENTE - BETO TRÍCOLI - PV - Para falar representando as 14 primeiras famílias coreanas a desembarcar no Brasil oficialmente, chamo o Sr. Yong Jong Kim. (Palmas.)

 

O SR. YONG JONG KIM - (Discursa em coreano)

 

O SR. PRESIDENTE - BETO TRÍCOLI - PV - Convido agora para fazer a sua saudação nesta Sessão Solene o Deputado Federal William Woo, Secretário Geral do Grupo Parlamentar Brasil-Coreia no Congresso Nacional. Enorme prazer em recebê-lo aqui hoje à noite. (Palmas.)

 

O SR. WILLIAM WOO - Boa noite a todos. É uma grande alegria estarmos aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo. Primeiramente, quero cumprimentar o nosso Presidente, arquiteto e Deputado, Beto Trícoli, este que é um grande amigo da comunidade que como prefeito e deputado ajudou sempre a nossa comunidade, várias empresas que quiseram vir investir no Estado de São Paulo sempre tiveram ajuda deste Parlamentar. Hoje, a cidade de Atibaia recebe algumas dessas empresas graças a todo apoio, criando condições para que nós, coreanos, pudéssemos vir ao Brasil.

Quero cumprimentar o nosso Cônsul-Geral, Park Sang Shik, que com muito êxito inaugurou ontem o curso de língua coreana na universidade mais importante do nosso país, a Universidade de São Paulo - USP, o nosso muito obrigado e parabéns.

Baek Soo Lee, Presidente da Associação Brasileira de Coreanos, na sua pessoa quero cumprimentar todos os nossos líderes das comunidades aqui presentes. Saudar o Vereador Edson Bento, da Câmara Municipal de Atibaia, e também o Vereador João Pam, de Nazaré Paulista. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a tradução em coreano.

 

* * *

 

O SR. WILLIAM WOO - Esses 50 Anos de Imigração Coreana ao Brasil, essa justa homenagem às 14 primeiras famílias que vieram ao Brasil também contribuem para o crescimento da Coreia do Sul em todo mundo. Hoje a Coreia do Sul é uma liderança econômica, tecnológica, cultural e isso faz parte do seu crescimento mundial; todas as imigrações que tiveram em todos os países do mundo, principalmente vindo ao Brasil, hoje há uma relação de muito sucesso e muita amizade entre os dois países.

 

* * *

 

- É feita a tradução em coreano.

 

* * *

 

O SR. WILLIAM WOO - Hoje a nossa comunidade é respeitada e conhecida por todo povo brasileiro, e principalmente pelos grandes investimentos feitos no Brasil. Seja a siderúrgica no Ceará, seja a indústria automobilística em São Paulo, seja na empresa de semicondutores no Rio Grande do Sul, trazendo também, além da contribuição, muita tecnologia e intercâmbio tecnológico entre o Brasil e a Coreia.

 

* * *

 

- É feita a tradução em coreano.

 

* * *

 

O SR. WILLIAM WOO - Somos dois povos que reconhecemos e respeitamos muito as nossas famílias. Temos aqui no Brasil pela primeira vez uma Presidente mulher, a Dilma Roussef; e também na Coreia do Sul, a Presidente Park, mostrando a contribuição das mulheres aos nossos países e a toda economia, à paz mundial.

 

* * *

 

- É feita a tradução em coreano.

 

* * *

 

O SR. WILLIAM WOO - Encerro aqui, agradecendo muito o Deputado Beto Trícoli pela iniciativa, por apresentar e aprovar nesta Casa a homenagem aos 50 Anos de Comunidade Coreana no Brasil. Sucesso a todos. Parabéns. Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a tradução em coreano.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BETO TRÍCOLI - PV - Dando prosseguimento à Sessão Solene, assistiremos agora à apresentação do Coral das Senhoras da Comunidade Coreana no Brasil. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BETO TRÍCOLI - PV - Esta Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo pela TV WEB e será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, dia 02 de março, às 21 horas, pela NET canal 13, TVA canal 66, TVA Digital 185, e TV Digital Aberta canal 61.2.

Agora é um momento importante da nossa Sessão Solene, ouviremos as palavras do Cônsul-Geral da República da Coreia, Sr. Park Sang Shik, que lerá parte resumida da mensagem da Exma. Sra. Presidenta Park Geun Hye, referente ao dia 1º de março, Dia do Movimento pela Independência da Coreia. (Palmas.)

 

O SR. PARK SANG SHIK - (Discursa em coreano) Agradeço muito ao Deputado Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por abrir as portas desta Casa para esta Sessão Solene; e ao Deputado Beto Trícoli, pela idealização e realização desta homenagem.

Espero que a comunidade coreana, que completa 50 anos de imigração, contribua para o desenvolvimento do Brasil. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. ORADOR - Mensagem da Presidente Park, ela homenageou inicialmente o movimento de insurreição para a independência sobre o domínio japonês na Coreia, que ocorreu no dia 01 de março de 1909 e que através desses heróis e seus familiares pela honra e pela glória com que eles buscaram essa insurreição é que a Península Coreana existe hoje como República da Coreia. Esse é o agradecimento que a Presidente fez e ela, com a mesma paixão e a mesma incessante busca que os heróis de outrora tiveram, busca essa paz e harmonia na Península Coreana. Ela falou dos 5 mil anos de história da Coreia e que essa experiência vai ser usada para buscar a paz na Península Coreana, a harmonia e a felicidade dos coreanos.

Park mencionou também o desenvolvimento cultural que vai buscar na administração da Coreia. Comentou sobre os estudos bélicos, sobre arma nuclear que a Coreia do Norte vem fazendo, e que mesmo assim ela espera uma escolha correta e boa dos governantes da Coreia do Norte, para que a Coreia do Sul, junto com eles, possa buscar a unificação das duas Coreias. Ela finalizou buscando a paz, a felicidade, e a harmonia dos povos. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BETO TRÍCOLI - PV - Agora assistiremos ao Grito de Liberdade dado pelo Sr. Kim Jin Tak, Presidente da Associação dos Idosos da Coreia. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação do Grito de Liberdade.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BETO TRÍCOLI - PV - Chamo à frente do nosso Plenário, o Grupo Folclórico de Percussão Coreana Sa Mur No Ri. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BETO TRÍCOLI - PV - Muito obrigado. Agradecemos a apresentação do Grupo Folclórico Sa Mur No Ri. (Palmas.)

Caminhando para o momento importante para nós da Assembleia, porque perpetuaremos este momento, entregamos à República da Coreia, por meio do nosso Cônsul-Geral em São Paulo, na pessoa de Park Sang Shik, uma placa comemorativa. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a tradução em coreano.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BETO TRÍCOLI - PV - Simbolicamente também pela comemoração deste dia, a Associação Brasileira de Coreanos na pessoa de seu Presidente Baek Soo Lee. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a tradução em coreano.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BETO TRÍCOLI - PV - Encerrando, passo a palavra ao Sr. Baek Soo Lee, para que faça suas considerações finais e saudações. (Palmas.)

 

O SR. BAEK SOO LEE - (Discursa em coreano)

 

O SR. PRESIDENTE - BETO TRÍCOLI - PV - Coube-me, em nome da Assembleia, do Presidente Barros Munhoz, fazer a saudação da homenagem. Permitam-me fazer pausadamente, em blocos, para que possa fazer a tradução quase simultânea para que possamos encerrar com mais tranquilidade.

Boa noite a todos. Quero cumprimentar na pessoa do Cônsul-Geral da República da Coreia, Park Sang Shik; Presidente da Associação Brasileira de Coreanos, Bael Soo Lee; nas pessoas de Kim Yong Jong, os familiares e homenageados; Kim Jin Tak, pelos pioneiros e anciãos. Cumprimentar William Woo, Deputado Federal e Secretário Geral do Grupo Parlamentar Brasil-Coreia no Congresso Nacional; cumprimentar todos os presentes, as lideranças; cumprimentar os Vereadores Edson Bento Leite, Jurandir Caçula e João Pam. Cumprimento a todos que representam as comunidades.

E dizer que o Estado de São Paulo é multicultural, é multiétnico, é um Estado cosmopolita composto por várias etnias, várias nacionalidades. Na Assembleia, toda esta pluralidade está representada entre nós, deputados. Há parlamentares com pelo menos dez diferentes países de origem.

Com o objetivo de integrar as comunidades estrangeiras residentes no Estado de São Paulo, a Assembleia criou em 2001 o Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras. Idealizado pelo então Deputado Estadual Walter Feldman, que era Presidente da Casa, este Conselho busca idealizar, socializar e amparar os trabalhos comunitários das várias nacionalidades residentes no Estado com o poder público. O Conselho conta com a participação de representantes de 16 comunidades estrangeiras, dentre elas a coreana que, desde o início, desde a fundação, tem representação, lembro aqui os Srs. Thomaz Choi e Marcos Lee.

O Conselho possui um acervo de obras dessas várias nacionalidades. Quero destacar uma belíssima coroa coreana doada pelo próprio governo da Coreia para o Conselho, que está em exposição neste Plenário durante esta sessão.

Não tenho dúvida de que em breve esta Casa terá um deputado com origem coreana, assim como já foi representada na Câmara de Vereadores, e na Câmara Federal pelo nobre Deputado William Woo, que sintetiza muito bem os povos asiáticos, filho de pai chinês, mãe japonesa, William Woo é brasileiro, casado com uma coreana. Seus filhos são brasileiros e coreanos.

Hoje, 1º de março, é um dia histórico para a comunidade coreana em todo o mundo. A data marca o início do movimento pela independência, quando em 1919 houve uma grande revolta pelo povo coreana contra a anexação do seu território pelo Japão. Enquanto sofreu a dominação bélica, os coreanos foram impedidos de falar a própria língua e seus filhos tinham que ter nomes estrangeiros e não coreanos. A libertação da Coreia aconteceu apenas em 1945, com o final da Segunda Guerra Mundial, com a libertação e a fundação do país em 15 de agosto de 1945.

A data de hoje é muito importante para nós todos, que queremos reverenciar e glorificar a cultura coreana e a integração da Coreia com o Brasil. O dia de hoje marca o início do Movimento de Resistência, marca o dia de consciência. É o dia de memória e de luta.

Quero aqui, durante esta Sessão Solene, agradecer em nome da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a comunidade coreana pelos 50 anos de amizade e contribuição com o nosso Estado de São Paulo.

Sabemos que os coreanos no Brasil hoje somam em torno de 50 mil pessoas, quase 90% em São Paulo, a grande maioria na capital, principalmente nos bairros do Bom Retiro, Pari, Brás e Aclimação. Inicialmente, vieram para trabalhar na lavoura, atualmente 70% trabalham no setor de confecção, mas também atuam como profissionais liberais e nas multinacionais do setor eletro-eletrônico.

Os meus primeiros contatos com a comunidade coreana aconteceram em meados de 2007, quando era prefeito em Atibaia. Uma empresa coreana buscou instalar-se na cidade. A empresa do setor eletroeletrônico está em pleno funcionamento, gera inúmeros empregos para a região, muita oportunidade de futuro. Futuro para brasileiros e coreanos. Essa fábrica limpa e sustentável é um exemplo da revolução que os coreanos causaram no planeta inteiro, principalmente e com muita importância no Brasil a partir da ciência e tecnologia. Eu tenho certeza de que muitas outras empresas se instalam e se instalarão e prosperam e prosperarão em nosso território.

Nas nossas casas e locais de trabalho, a tecnologia coreana faz parte todos os dias. A tecnologia coreana faz parte do futuro do Brasil. Grande parte dos navios que vão explorar o Pré-Sal Brasileiro está sendo produzida na Coreia.

O Tae Kwon Do, o Bur Gorgiu, Gangnam Style ou os Tambores da Sa Mur No Ri, cada vez mais a Coreia está inserida no dia a dia de nós, brasileiros. Cada vez mais gostamos de ter um pouco da Coreia em nossos corações. Coreanos e brasileiros cada vez mais juntos, nossos filhos constroem com disposição de trabalho, garra e vontade um Estado de São Paulo melhor.

Sempre em harmonia entre os povos e culturas, característica que marca todo o nosso país, o Brasil sem dúvida é um país acolhedor que soube desde o começo conviver com o melhor da cultura coreana, o melhor do trabalho coreano. Por isso é uma honra para este Parlamentar dar, em nome da nossa Assembleia Legislativa, do Presidente Barros Munhoz, e do povo paulista, os parabéns a esta importante data e solenidade. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a tradução em coreano.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BETO TRÍCOLI - PV - Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, a todos que com sua presença colaboraram para o êxito desta solenidade, aos que trabalharam na organização, a estrutura das comunidades, das associações de coreanos, do nosso gabinete, da Assembleia Legislativa.

Declaro encerrada a presente sessão. Boa noite. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 45 minutos.

 

* * *