http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

01 DE MARÇO DE 2011

005ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DO PERÍODO ADICIONAL

 

Presidentes: ROBERTO MORAIS e BARROS MUNHOZ

 

 

RESUMO

ORDEM DO DIA

001 - ROBERTO MORAIS

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - SAMUEL MOREIRA

Solicita a suspensão dos trabalhos por 15 minutos, por acordo de lideranças.

 

003 - ROBERTO MORAIS

Defere o pedido e suspende a sessão às 19h24min.

 

004 - Presidente BARROS MUNHOZ

Assume a Presidência e reabre a sessão às 19h41min.

 

005 - ROBERTO MORAIS

Requer a suspensão dos trabalhos por 10 minutos, com anuência das lideranças.

 

006 - Presidente BARROS MUNHOZ

Defere o pedido e suspende a sessão às 19h41min; reabrindo-a às 19h50min. Coloca em votação e declara sem debate aprovados os seguintes requerimentos de urgência: do Deputado Chico Sardelli, aos PL 826/10 e 840/10. Encerra a discussão do PL 48/10. Coloca em votação o PLC 48/10, salvo emenda aditiva.

 

007 - CARLOS GIANNAZI

Encaminha a votação do PLC 48/10, salvo emenda aditiva, em nome do PSOL.

 

008 - Presidente BARROS MUNHOZ

Coloca em votação e declara aprovado o PLC 48/10, salvo emenda aditiva. Coloca em votação e declara aprovada a emenda aditiva. Encerrada a discussão do PL 282/07. Coloca em votação e declara aprovado o substitutivo da Comissão de Finanças e Orçamento ao PL 282//07, restando prejudicado o projeto. Coloca em votação e declara sem debate aprovado o PL 281/10. Encerra a discussão do PL 417/10. Coloca em votação e declara aprovado o PL 417/10, salvo emenda. Coloca em votação e declara aprovada a emenda. Coloca em votação e declara sem debate aprovado o PL 31/11.

 

009 - ANTONIO MENTOR

Para comunicação, recorda a deliberação, na sessão anterior, dos PLs 791/04, da Deputada Beth Sahão; e 130/08, do Deputado Carlinhos Almeida, ambos integrantes do PT.

 

010 - Presidente BARROS MUNHOZ

Registra a manifestação. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Roberto Morais.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, vamos passar à Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. SAMUEL MOREIRA - PSDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças partidárias com assento nesta Casa, solicito a suspensão dos trabalhos por 15 minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Srs. Deputados, tendo havido acordo entre as lideranças, a Presidência acolhe o solicitado pelo nobre Deputado Samuel Moreira e suspende a sessão por 15 minutos.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 19 horas e 24 minutos, a sessão é reaberta às 19 horas e 41 minutos, sob a Presidência do Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças partidárias com assento nesta Casa, solicito a suspensão dos trabalhos por 10 minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, tendo havido acordo entre as lideranças, a Presidência acolhe o solicitado pelo nobre Deputado Roberto Morais e suspende a sessão por 10 minutos.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 19 horas e 41 minutos, a sessão é reaberta às 19 horas e 50 minutos, sob a Presidência do Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - Barros Munhoz - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, há sobre a mesa um requerimento nos seguintes termos:

“Queremos, nos termos do Art. 226, inciso II, da XIII Consolidação do Regimento Interno, tramitação em Regime de Urgência para o Projeto de lei nº 826, de 2010, que concede o concede o título honorífico de ‘Região Têxtil Paulista’ à Região Metropolitana de Campinas.” Assina o nobre Deputado Chico Sardelli.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Há outro requerimento, também assinado pelo nobre Deputado Chico Sardelli:

“Queremos, nos termos do Art. 226, inciso II, da XIII Consolidação do Regimento Interno, tramitação em Regime de Urgência para o Projeto de lei nº 840, de 2010, de autoria do nobre Deputado Edson Giriboni, que dá a denominação de Darcy Pereira de Morais ao viaduto localizado no quilômetro 64,5 da Rodovia Castelo Branco, SP-280, em Mairinque.”

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Proposições em Regime de Urgência:

Item 1 - Discussão e votação - Projeto de lei Complementar nº 48, de 2010, de autoria do Sr. Governador. Altera as leis complementares que especifica, e dá providências correlatas. Com mensagem aditiva. Pareceres nºs 165 e 166, de 2011, respectivamente, da Comissão de Justiça e do Congresso das Comissões de Administração Pública e de Finanças, favoráveis ao projeto e à emenda aditiva.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o projeto, salvo emenda aditiva.

 

O SR. Carlos Giannazi - PSOL - Sr. Presidente, peço a palavra para encaminhar a votação pela Bancada do PSOL.

 

O SR. PRESIDENTE - Barros Munhoz - PSDB - Tem V. Exa. a palavra pelo prazo regimental.

 

O SR. Carlos Giannazi - PSOL – SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, público presente nas galerias, telespectador da TV Assembleia, assomo à tribuna para encaminhar a votação do PLC nº 48, que, na nossa opinião, é um projeto extremamente perigoso do ponto de vista de afrontar os direitos dos servidores, principalmente da Secretaria da Fazenda, que são servidores concursados, que estudaram, que lutaram para ingressar pela porta da frente no serviço público estadual.

Esse projeto significa um verdadeiro “x-tudo”, pois trata da alteração de várias leis complementares. Não houve tempo para que ele fosse discutido em audiência pública, com os servidores, até porque foi encaminhado para a Assembleia Legislativa no apagar das luzes do ano passado, no final do Governo Serra/Goldman. Foi assinado, inclusive, pelo ex-Secretário da Fazenda Mauro Ricardo. O projeto chegou aqui em dezembro, quando já estávamos literalmente apagando as luzes dessa legislatura e, sobretudo, do Governo Serra/Goldman.

Destacamos um grave erro, uma grave violação no Art. 5º do projeto. Nós, da Bancada do PSOL, fizemos gestões à Assembleia Legislativa para que o Art. 5º fosse suprimido ou alterado. Apresentamos as propostas encaminhadas pelos servidores da SPPrev (São Paulo Previdência), mas não houve sensibilidade nesta Casa em apresentar uma emenda aglutinativa para mudar, pelo menos, a redação desse artigo.

O fato é que esse projeto altera várias leis, como a Lei Complementar nº 887, de 2000; a Lei Complementar nº 911, de 2002; a Lei Complementar nº 1.027, de 2007; a Lei Complementar nº 1.058, de 2008; a Lei Complementar nº 1.122, de 2010.

Sr. Presidente, não discutimos esse projeto, que é complexo. A grande ressalva que fazemos é em relação ao Art. 5º, que autoriza, por exemplo, a SPPrev a nomear nos cargos de gerência e supervisão servidores não concursados, que foram indicados por deputados, partidos políticos, vereadores. Esses servidores terão condições de exercer esses cargos, prejudicando os servidores de carreira, sobretudo os analistas e os técnicos, que são servidores concursados. Essas vagas foram disputadas por pessoas do Brasil inteiro. No entanto, essas pessoas serão preteridas. Normalmente, sabemos como funciona isso. As indicações são feitas politicamente.

Fazemos um apelo ainda. É possível a Assembleia Legislativa, por meio de um acordo, apresentar uma emenda aglutinativa e retirar esse artigo ou, no mínimo, mudar essa redação. Sabemos que a SPPrev passa por uma grande crise. Os servidores públicos do Estado com processos de aposentadoria estão sendo prejudicados porque a SPPrev não tem estrutura, não tem funcionários em número suficiente para atender à demanda, principalmente na área de aposentadorias. Os poucos servidores que estão trabalhando estão com uma sobrecarga imensa. Essa autarquia do Governo Estadual tem que ser reformulada, tem que receber investimento.

Há pouco, no Pequeno Expediente, falei acerca de algumas autarquias e órgãos burocráticos do Governo Estadual que estão defasados, prejudicando os servidores do Estado. Citei o caso do Departamento de Perícias Médicas do Estado de São Paulo, que tem que ser reformulado, tem que ter a contratação de funcionários. A situação nesse departamento é tão grave que estamos propondo uma CPI para investigar o local, conhecido como a casa dos horrores. Os servidores adoecidos, que precisam de uma perícia médica, sofrem muito. Há desrespeito, assédio moral. O departamento perde os documentos, as publicações estão atrasadas. Temos que instalar uma CPI para investigar e humanizar o atendimento nesse departamento.

O mesmo acontece com o Departamento de Recursos Humanos (DRU), da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Há também um atraso imenso nos processos dos professores e dos profissionais da Educação, nos processos de aposentadoria, nos processos de evolução funcional.

É por tudo isso que nós, do PSOL, somos contra o Art. 5º do PLC nº 48. É um projeto que deveria ter sido discutido, sobretudo, com as entidades representativas dos servidores. Como disse, são várias leis complementares sendo alteradas, num projeto que foi apresentado na Assembleia Legislativa ao apagar das luzes do governo anterior. Agora, ele tem que ser aprovado a toque de caixa. Fica, portanto, a nossa crítica e o nosso voto contrário ao art. 5º do PLC nº 48, de 2010. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Em votação o projeto salvo mensagem aditiva . As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação a mensagem aditiva, de parecer favorável. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovada a emenda aditiva.

2 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 282, de 2007, de autoria do deputado Rodolfo Costa e Silva. Institui a separação dos resíduos recicláveis, descartados pelos órgãos e instituições da administração pública estadual, na fonte geradora e a sua destinação às associações e/ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Pareceres nºs 157 e 158, de 2011, respectivamente, das Comissões de Justiça e de Meio Ambiente, favoráveis. Parecer nº 159, de 2011, da Comissão de Finanças, favorável, com substitutivo.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o substitutivo apresentado pela Comissão de Finanças e Orçamento. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado o substitutivo e prejudicado o projeto.

3 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 281, de 2010, de autoria do deputado Raul Marcelo. Dispõe sobre o uso, a produção, o consumo, o comércio, o transporte, o armazenamento e a devolução e a destinação de embalagens de agrotóxicos e afins no território do Estado de São Paulo. Pareceres nºs 160 e 161, de 2011, respectivamente, das Comissões de Justiça e de Agricultura, favoráveis.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

4 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 417, de 2010, de autoria do deputado Conte Lopes. Proíbe as maternidades particulares de cobrarem do pai ou acompanhante que forem assistir ao parto a chamada taxa de paramentação. Com emenda. Pareceres nºs 162 e 163, de 2011, respectivamente, das Comissões de Justiça e de Saúde, favoráveis ao projeto e à emenda.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação salvo emenda. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação a emenda de parecer favorável. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovada a emenda.

5 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 31, de 2011, de autoria do Sr. Governador. Autoriza a Fazenda do Estado a alienar, mediante doação, ao Município de Várzea Paulista, o imóvel que especifica. Parecer nº 164, de 2011, do Congresso das Comissões de Justiça e de Obras Públicas, favorável.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. ANTONIO MENTOR - PT - Sr. Presidente, apenas para fazer menção a dois vetos que foram derrubados nesta sessão.

Um é relativo ao projeto do Deputado Carlinhos Almeida, que prevê a fiscalização da qualidade das areias das praias do Estado de São Paulo. O projeto foi aprovado por esta Casa, vetado pelo Sr. Governador, volta agora para ser avaliado e teve o veto derrubado, de modo que teremos essa atividade fiscalizadora da qualidade das areias das praias também sob a responsabilidade da Cetesb. Será sem dúvida uma garantia para os usuários das praias do Estado de São Paulo.

O segundo veto, de autoria da nobre Deputada Beth Sahão, que lamentavelmente nos deixa neste mandato - voltará em breve com certeza a compartilhar conosco a Assembleia Legislativa. Neste momento, derrubar o veto ao seu projeto significa também uma homenagem que os seus companheiros de bancada e os companheiros dos demais partidos oferecem à Deputada Beth Sahão, guerreira e destemida, que certamente fará falta a este plenário e ao conjunto dos deputados e deputadas desta Casa.

Sr. Presidente, gostaria de aqui registrar o meu agradecimento a V. Exa., aos demais líderes de bancada que aprovaram a inclusão destes projetos na Ordem do Dia, e cumprimentar também os deputados e as deputadas que derrubaram estes dois vetos tão importantes e necessários para o bom andamento da Casa e do interesse público do Estado de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência dá por encerrados os trabalhos.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e quatro minutos.

 

* * *