05 DE MARÇO DE 2010

005ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “24º CONGRESSO MUÇUlMANO DA aMÉRICA latina e caribe”

 

Presidente: SAID MOURAD

 

RESUMO

001 - SAID MOURAD

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Comunica que a presente sessão solene fora convocada pelo Presidente Barros Munhoz, atendendo a solicitação do Deputado Said Mourad, ora à Presidência, com a finalidade de realizar a abertura do 24º Congresso Muçulmano da América Latina e Caribe. Convida os presentes para, de pé, ouvir o Hino Nacional Brasileiro. Faz agradecimentos gerais. Comenta que esta é a Casa da inclusão, é a Casa do povo.

 

002 - MOUMTEZ HACHEM AL ORRA

Mestre-de-Cerimônias, anuncia a presença de várias autoridades e faz agradecimentos.

 

003 - ABDULLAH ABDULAZIZ AL SHAKIR

Presidente da Organização Islâmica do Comércio - OIC, relata que estão todos aqui para falar sobre o Alcorão. Cita que é de fundamental importância a boa relação entre as duas nações.

 

004 - ADEL ALI ALSHDDY

Mufty da Cidade de Damasco, comenta que algumas descobertas científicas atuais já haviam sido citadas pelo profeta Mohammad há 1.400 anos. Afirma que Mohammad é um mensageiro de Deus, como Jesus, Moisés, Noé e Abraão. Faz agradecimentos ao povo e ao governo brasileiros, por abraçar essa comunidade, Enseja que a paz de Deus esteja com todos.

 

005 - DAMASQUINO MANSOUR

Representante da Igreja Ortodoxa, comenta que o Brasil, maior país de população católica do mundo, abre seus braços para os muçulmanos e para uma discussão cujo objetivo é chegar a um bem comum. Enseja sucesso a todos.

 

006 - WANDERLEY SALATIEL

Presidente do PT de São Bernardo do Campo, dá conhecimento de mensagem enviada pelo Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

 

007 - MOUMTEZ HACHEM AL ORRA

Mestre-de-Cerimônias, anuncia apresentação musical.

 

008 - CHAER ABDUL HAMID

Representante-chefe da Comissão dos Teólogos, cita algumas passagens do Alcorão que falam da importância do conhecimento e dos conhecedores em relação aos teólogos. Comenta que as leis religiosas e o conhecimento científico devem andar juntos. Conta estória ilustrativa sobre um debate entre a mente do ser humano e o conhecimento.

 

009 - ADEL BIN ALI ASHIDY

Secretário-Geral do Programa Global da Apresentação do Projeto da Misericórdia, desculpa-se por não falar na língua brasileira. Elogia a postura do Brasil no cenário internacional. Comenta que o rei da Arábia Saudita, Abdallah, iniciou uma maratona de diálogo inter-religioso monoteísta, e que esse evento de hoje vem para somar esforços a essa maratona.

 

010 - AHMED HASSAN IBRAHIM DARWISH

Embaixador da República do Egito, cita que eventos como este são de extrema importância para responder e corrigir alguns preconceitos que são colocados em relação à religião islâmica.

 

011 - AHMED MOHAMAD ALI

Mufty da Cidade de Nablos, tece comentários sobre a Mesquita - Al-Aqsa. Agradece o esforço de todos que, ao menos em palavras, estão defendendo a Casa de Deus. Cita passagem do Alcorão Sagrado e afirma que , na língua e na literatura árabes, quando Deus cita "nós" está demonstrando o poder, não que sejam vários, mas que Deus é poderoso.

 

012 - JAMIL MURAD

Vereador de São Paulo, enseja que esse Congresso tenha muito êxito. Relata que seus avós eram muçulmanos. Comenta que no Brasil, o trabalho feito pelos líderes muçulmanos tem aumentado e unido a coletividade muçulmana. Tece considerações sobre a relação entre o Brasil e o Irã. Comenta o uso de energia nuclear para fins pacíficos. Defende o Estado Palestino e a religião de paz. Repudia o preconceito contra muçulmanos e árabes.

 

013 - MUKKADAN AHMAD HAMMOUD

Comenta que enquanto houver pessoas preocupadas em defender a justiça e lutar contra a injustiça a nação e o povo estarão bem.

 

014 - ABDUL NASSER EL RAFEI

Presidente da União Nacional das Entidades Islâmicas, faz saudação ao Sr. Ahmad Ali Saifi. Faz comparações entre comprovações científicas e passagens do Alcorão. Relata que cada um é livre para crer no quiser, mas as evidências, as ciências, ninguém pode negar.

 

015 - ABDALHAH AL-MOSLEH

Secretário-Geral do Programa do Estudo dos Milagres Científicos no Alcorão e na Sunnah, relata que Deus enviou mensagens e mensageiros para guiar as pessoas e que o Alcorão sagrado é a derradeira mensagem e, por isso, tem uma característica universal e vem desafiando todos os cientistas há 15 séculos.

 

016 - AHMAD ALI SAIFI

Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Muçulmana do Brasil e presidente deste XXIV Congresso dos Muçulmanos da América Latina e Caribe, recorda o I Congresso para os muçulmanos e comenta os progressos feitos desde então. Defende que não basta somente falar do Islã, é preciso praticar o Islã.

 

017 - MOUMTEZ HACHEM AL ORRA

Mestre-de-Cerimônias, faz agradecimentos gerais. Relata sobre o seu tio que levou a mensagem do Alcorão a muitas pessoas. Lembra de outros que também foram importantes.

 

018 - Presidente SAID MOURAD

Faz pronunciamento em língua estrangeira. Comenta de sua satisfação em receber toda a comunidade no presente Congresso. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Said Mourad.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – SAID MOURAD - PSC - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PSC - Boa-noite a todos!

Para compor a Mesa, junto com esta Presidência, convido o Exmo. Embaixador do Egito, Sr. Ahmed Hassan Ibrahim Darwish; o Exmo. Presidente do Congresso Islâmico, Ahmad Ali Saifi; Sr. Xeique Abdul Fattah Al-Bezmy, de Damasco; e o Dr. Abdallah Al-Obaed.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente da Casa, atendendo a solicitação deste Deputado, com a finalidade de realizar a abertura do 24º Congresso Mulçumano da América Latina e Caribe.

Convido todos os presentes para que, de pé, ouçamos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PSC - Como Presidente desta Sessão Solene gostaria de, em primeiro lugar, dar as boas-vindas a cada um de vocês a esta Casa, que é a Casa de todos os povos, de todas as culturas, de todas as religiões, que é a Casa da inclusão, que é a Casa da paciência, que é a Casa onde todos convivemos em paz e trabalhamos. É a Casa do povo paulistano, a Casa do povo brasileiro, e essa miscigenação de culturas representa todas as culturas do mundo inteiro. E nesta noite, recebemos aqui mais uma vez o Congresso dos Mulçumanos da América Latina e Caribe.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MOUMTEZ HACHEM AL ORRA –

Nós gostaríamos de anunciar a presença de várias personalidades entre nós, como a do Dr. Abdallah Al- Mosleh, Secretário-Geral da Junta Mundial para Milagres do Alcorão e da Sunnah; do Prof. Dr. Abdullah bin Saleh Al-Obaid, membro do reino da Arábia Saudita; do Xeique Adel Bin Ali Ashidy, Secretário-Geral para o Programa de Reconhecimento do Profeta da Misericórdia; do Sr. Suheil Yamout, Presidente do Instituto Futuro.

Tem a palavra o primeiro orador da noite, o Sr. Dr. Abdullah Abdulaziz Al Shakir, Presidente da OIC, Organização Islâmica do Comércio.

 

O SR. ABDULLAH ABDULAZIZ AL SHAKIR - (PRONUNCIAMENTO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA.)

 

O SR. JIHAD HAMAD - (TRADUTOR) - Resumidamente, ele diz que estamos aqui para falar sobre o Alcorão e as relações entre as duas nações, que são muito importantes e de fundamental importância.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MOUMTEZ HACHEM AL ORRA - Queremos agradecer a palavra do Sr. Muhammad Nifet, da Embaixada da Líbia; o Sr. Abma Ramid Hamem, Conselheiro da Argélia no Brasil; Sr. Said Bidel Jomar, Presidente da Associação Beneficente Islâmica do Brasil. Agradecemos as presenças do Sr. Tonico Vieira, Vereador da Cidade de São Bernardo do Campo; do padre Ibrahim Mansour; do Sr. Mufty, da Cidade de Nablos, da Palestina; Ahmad Khalid Shubashi Mohamad Ali.

Tem a palavra o Exmo. Mufty da Cidade de Damasco, na Síria, Sr. Dr. Adel Ali Alshddy.

 

O SR. ADEL ALI ALSHDDY - (PRONUNCIAMENTO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA.)

 

O SR. JIHAD HAMAD - (TRADUTOR) - Sua Eminência agradece primeiramente a presença neste local e fala que estamos reunidos aqui para discutir alguns assuntos que ao longo dos tempos foram comprovados através das descobertas científicas atuais, porém já haviam sido citadas pelo profeta Mohammad, que a paz de Deus esteja com ele e com os demais profetas, e já citadas no Alcorão sagrado.

Há 1.400 anos várias das descobertas que hoje a Ciência confirma já foram citadas e mencionadas anteriormente. Este Congresso vem através das grandes personalidades, dos grandes cientistas, dos grandes teólogos muçulmanos que aqui estão presentes, para falar dessas descobertas, para elucidar, para discutir e trazer ao conhecimento das pessoas as descobertas científicas que já foram citadas, para socializar esse conhecimento e para perceber e confirmar cada vez mais que Mohammad é um mensageiro de Deus, como Jesus, como Moisés, como Noé, como Abraão.

É um mensageiro e um profeta, pois ele não falou, não citou, não profetizou dele mesmo senão por ser guia ou ser guiado por Deus. Isso é confirmado hoje nas novas descobertas científicas atuais e já foram, como já dissemos, citadas no Alcorão e na vida e conduta, nos dizeres e ações do comportamento do profeta Muhammad, que a paz de Deus esteja com todos eles.

No final de sua palavra, ele agradece ao povo brasileiro, ao Governo brasileiro, por abrir-se para essa discussão, abraçar essa comunidade, abraçar este Congresso e esta Casa de Leis, esta Casa do Povo, que nesta noite abre as suas portas para que seja o início deste Congresso, e também agradece a todos os organizadores deste evento.

E ele diz: para o sucesso de um evento não basta ter a intenção e a ação dos organizadores; é necessário também da base. A base em contato, em sintonia com os organizadores, com os líderes, é que faz o sucesso de um evento. Agradece a Deus novamente e agradece a todos. E diz: “Que a paz de Deus esteja com todos.” (Palmas)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MOUMTEZ HACHEM Al ORRA - Agradecemos a presença do Xeique Jihad e no apoio à tradução; ele sempre nos apoia e estamos juntos nesta. Muito obrigado.

Agradecemos a presença do Sr. Ali Ibrahim Namlah, presidente da Sociedade Beneficente Muçulmana de São Paulo; do Dr. Saad Balal; do Vereador Jamil Murad; doDr.Ali Abdelgawad, Ministro da Assistência Social da Arábia Saudita; do Sr. Osamah Saleh Alaayeds, da Supreme Council for Islamic Affairs. Obrigado pelas presenças.

Neste momento gostaríamos de chamar, para fazer uso da palavra, o Sr. Damasquino Mansour, da Igreja Ortodoxa.

 

O SR. DAMASQUINO MANSOUR – (PRONUNCIAMENTO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA.)

 

O SR. JIHAD HAMAD  (TRADUTOR) - O Sr. Damasquino, em sua fala, agradece, em primeiro lugar, por estarmos reunidos neste local para nos lembrar de Deus, de sua grandeza e juntos adorá-Lo, pela nossa conduta.

Agradece a todos do Oriente e do Brasil que aqui compareceram, assim como ao Sr. Saifi, Presidente deste Congresso, pela sua realização e por reunir todas essas pessoas neste local. Faz um agradecimento especial ao Brasil, o maior país de população católica do mundo que abre seus braços para os muçulmanos, para uma discussão cujo objetivo é chegar a um bem comum beneficiando a todos. Segundo ele, este país sempre estará de braços abertos para receber pessoas que têm a intenção de beneficiar umas às outras e sentar para dialogar.

Dom Damasquino faz um convite a todos para que possam dialogar e trabalhar para uma sociedade única, para uma sociedade cujo objetivo é o bem da humanidade, pois, como disse o Dr. Al-Bezmy, as religiões vêm para o bem estar das pessoas, para trazer tranquilidade, segurança. É a luta contra a injustiça. Devemos trabalhar, dialogar, sentar, discutir ações para chegar a esses objetivos.

Dom Damasquino cumprimenta os responsáveis por este Congresso, desejando sucesso a todos.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MOUMTEZ HACHEM EL ORRA - Agradecemos a presença do Presidente do PT de São Bernardo do Campo, Sr. Wanderley Salatiel, que muito ajudou na realização deste Congresso. Dia 08 próximo, será realizada a inauguração da Câmara de Comércio e Indústria Muçulmana do Brasil em São Bernardo do Campo. O Sr. Wanderley Salatiel, que não mediu esforços para a realização deste evento, está representando nosso Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que nos enviou um telegrama.

Convidamos o Sr. Wanderley Salatiel para que leia a mensagem enviada pelo nosso Presidente.

 

O SR. WANDERLEY SALATIEL - Quero cumprimentar todos, em especial a comunidade muçulmana, em nome do Partido dos Trabalhadores, dando as boas-vindas neste 24º Congresso da Comunidade Muçulmana. Foi me dada a honrosa missão de ler o telegrama enviado pelo Exmo. Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que não pôde comparecer a este evento.

Na palavra dirigida ao Sr. Ahmad Ali Saifi, Diretor do Centro de Divulgação do Islã para América Latina e Caribe, o Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, expressa sua imensa simpatia para com a comunidade árabe-islâmica do Brasil.

 

* * *

 

- É feita a leitura do telegrama.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MOUMTEZ HACHEM EL ORRA - Nosso agradecimento a Abdul Fattah Al Bezm por ter nos ajudado na leitura da palavra do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Queremos agradecer as presenças do Dr. Gebrail Arcádio Vieira, e do Sr. Ibrahim Abdel-Fath Hassaballa, Diretor-Geral da Organização Internacional Islâmica Saleh Mansor Al Jabour

Neste momento, chamamos, para uma apresentação musical, aqueles que serão os futuros divulgadores do Islã, os futuros homens que farão a melhoria deste amado Brasil: crianças da Escola Islâmica Brasileira, sob a coordenação do Prof. Mohammed Alburide.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MOUMTEZ HACHEM AL ORRA - Parabéns aos alunos e a todos que não mediram esforços para que essa escola pudesse chegar aonde chegou.

Chamamos o representante-chefe da Comissão dos Teólogos enviados pelo Egito, Chaer Abdul Hamid.

 

O SR. CHAER ABDUL HAMID - (PRONUNCIAMENTO FEITO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA)

 

O SR. JIHAD HAMAD - (TRADUTOR) - Após agradecer a Deus, disse que também agradece a Deus por podermos nos encontrar neste local, nesta abertura abençoada para discutir os milagres científicos no Alcorão e na vida, na conduta, no comportamento do profeta Mohammad. Cita algumas passagens do Alcorão que falam da importância do conhecimento e dos conhecedores em relação aos teólogos. Diz que o cientista religioso é preferível ao simples teólogo porque o cientista, por meio das suas descobertas científicas, aproxima-se verdadeiramente de Deus, conhece o caminho e em tudo que analisa vê o caminho que leva a Deus. Por isso, Deus diz, no Alcorão “adora verdadeiramente a Deus, entre seus servos, os mais conhecedores”. Os mais conhecedores são os que verdadeiramente adoram a Deus, entre todas as pessoas. Por isso, devemos respeitar o conhecimento, adquiri-lo para chegar a Deus.

Ele encerra citando várias vezes a importância do conhecimento e incentivando as pessoas a buscarem adquirir o conhecimento científico. Muitas pessoas, às vezes, acreditam que é só o conhecimento religioso do Alcorão. Não. Precisamos também, junto com as leis religiosas, adquirir o conhecimento científico, pois eles andam juntos. Ciência e religião não andam separadas, sempre estão juntas. Há uma citação que diz: “pensem nas criações de Deus e não pensem no próprio Deus.” Não fiquem analisando o próprio Deus, porém reflitam as criações de Deus.

Ao observar as criações de Deus, reflita sobre isso, não tente refletir sobre o próprio Deus, quem é Deus, como é Deus. Veja as criações e as criaturas de Deus. Ele contou uma historinha para finalizar sobre um debate entre a Mente do ser humano e o Conhecimento. Estavam discutindo, um falou: “Eu sou melhor, eu tenho preferência, eu sou mais valioso.” O Conhecimento disse: “Não, eu sou mais valioso.” Houve um debate entre eles, no final o Conhecimento, argumentando para a Mente, para a inteligência, disse: “Deus se caracterizou e ele citou a si mesmo por meio da inteligência ou do conhecimento?” A inteligência, nesse momento, beijou o conhecimento, reconhecendo o valor superior do conhecimento sobre a inteligência. Agradece a Deus e a todos por esse evento.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MOUMTEZ HACHEM AL ORRA - Gostaríamos de agradecer as seguintes presenças: do nosso querido Vereador da Cidade de Guarulhos, Sr. Lamé Smeili; do Sr. Arquimedes de Barros Silva, representando o nosso querido Prefeito Luiz Marinho, da Cidade de São Bernardo do Campo, que pediu desculpas por não poder estar presente por compromissos assumidos anteriormente; do Sr. Mahmoud Murad Hassan Mazhar, Ministro Plenipotenciário e cônsul-geral do Egito em São Paulo; Dr. Ibraim Issa, cônsul-geral da República Árabe Síria em São Paulo; Sra. N'Diaye Kane, embaixadora da República Islâmica da Mauritânia; Sr. Fode Seck, embaixador do Senegal; Sr. Professor Ali El-Khatib, presidente do Instituto Jerusalém do Brasil e coordenador do núcleo de estudos árabes da Fecamp.

Para fazer uso da palavra, chamamos o Secretário-Geral do Programa Global da Apresentação do Profeta da Misericórdia Dr. Adel Bin Ali Ashidy.

 

O SR. ADEL BIN ALI ASHIDY - (PRONUNCIAMENTO FEITO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA)

 

O SR. JIHAD HAMAD - (Tradutor) Ele primeiramente agradece a Deus, cita todos os profetas e pede desculpas, já que veio da Arábia Saudita, local da revelação do Alcorão Sagrado, e infelizmente não pode falar na língua do povo. Porém, agradece a acolhida do povo brasileiro, representado pelo Exmo. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ele diz que não é estranho o Brasil ter essa postura de abertura no cenário internacional, que o Brasil é amigo da Arábia Saudita. O Brasil já é conhecido no cenário internacional pelas suas posições em defesa da dignidade do povo e, principalmente, em questões essenciais do cenário internacional, como é a questão da Palestina. O Brasil tem uma posição a favor do povo palestino, da questão palestina. Isso é evidente a todos.

Por isso, ele diz que o Brasil é amigo da Arábia Saudita. Ele diz que o rei da Arábia Saudita, Abdallah, iniciou uma maratona de diálogo inter-religioso monoteísta e continua com isso. Ele vê que esse evento de hoje vem para somar esforços a essa maratona, para que possamos nos aproximar cada vez mais e intensificar o diálogo.

Ele diz: “Para quem não é muçulmano, conheçam-nos. Este evento é para isso, para dar oportunidade às pessoas de nos conhecerem antes de ouvirem sobre nós. Antes de ouvirem sobre nós, conheçam-nos.” Essa é uma frase que os muçulmanos repetem em todos os lugares do mundo: “Conheçam-nos antes de nos julgarem, antes de ouvirem sobre nós, saibam quem somos nós.

Ele encerra com um versículo do Alcorão Sagrado, em que Deus diz: “Oh, seres humanos, em verdade, vos criamos de povos e tribos para que se conheçam, para conhecerdes uns aos outros. Saibam que o mais generoso perante Deus é o mais adorador a ele.” (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MOUMTEZ HACHEM AL ORRA - É com muito orgulho que queremos falar sobre a Rádio Islâmica, a Rádio Cedial, na Internet, que está transmitindo ao vivo para todo o mundo a abertura do 24º Congresso Muçulmano da América Latina e Caribe, na Assembleia Legislativa. Parabéns à Rádio Cedial, aos produtores e aos ouvintes! Obrigado pela audiência! (Palmas.)

Gostaríamos muito de agradecer a presença e, ao mesmo tempo, convidar para fazer o uso da palavra o Embaixador da República do Egito, um embaixador extraordinário, Dr. Ahmed Darwish.

 

O SR. AHMED HASSAN IBRAHIM DARWISH - (PRONUNCIAMENTO FEITO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA)

 

O SR. JIHAD HAMAD - (Tradutor) - O Sr. Embaixador Ahmed Darwish, primeiramente, agradece a Deus e cita todos os profetas. Agradece aos organizadores deste evento e à Assembleia Legislativa. Ele diz que eventos como este são de extrema importância para responder e corrigir alguns preconceitos que são colocados em relação à religião islâmica. Esses eventos são uma oportunidade de poder corrigir alguns entendimentos ou o que se fala por aí sem o devido conhecimento, sem o devido embasamento.

Ele diz que eventos como este são abençoados e pede que Deus abençoe a todos os palestrantes para que possam, de fato, levar a mensagem e chegar ao objetivo almejado. Pede aos organizadores que sejam registradas todas as palavras, todos os discursos, todas as palestras, para que depois, de uma forma sucinta, seja feita uma publicação traduzida para que todos, mesmo não estando presentes, possam beneficiar-se de tudo o que foi falado neste evento. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MOUMTEZ HACHEM AL ORRA - Nossos agradecimentos ao Dr. Mohammed Adsullaha Alkhedairi, de Buenos Aires, representando o Ministro dos Assuntos Islâmicos da Arábia Saudita. Nossos agradecimentos ao Sr. Joram Bisward, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Unida da Tanzânia. Muito obrigado pela presença!

Gostaríamos de convidar para fazer uso da palavra S. Exa., o Mufty da Cidade de Nablos, na Palestina, Dr. Ahmed Mohamad Ali. (Palmas.)

 

O SR. Ahmed Mohamad Ali - (PRONUNCIAMENTO FEITO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA)

 

O SR. JIHAD HAMAD - (Tradutor) - O Dr. Mufty, de Nablos, na Palestina, faz um agradecimento a Deus que diz, no Alcorão Sagrado: “Oh, seres humanos, em verdade, vos criamos de povos e tribos para conhecerdes uns aos outros, saibam que o mais generoso perante Deus é o mais adorador a ele.” Ele diz “Está vindo da Palestina, e junto com ele traz os cumprimentos do povo palestino”, povo e governo da Palestina vindo do terceiro local mais sagrado para o Islã e também um dos lugares mais sagrados para todas as religiões monoteístas, que é hoje também de conhecimento de todos, o sofrimento que essa Mesquita - Al-Aqsa, Jerusalém - sofre, o que já sofreu e o que está sofrendo de desrespeito, de invasões, o que sofrem nos dias de hoje, e agradece o esforço de todos que, nem que seja na palavra, estão defendendo a Casa de Deus, esse local sagrado.

E ele agradece ao povo brasileiro, ao governo brasileiro, aos organizadores desse evento e à comunidade islâmica no Brasil por esse evento. Ele cita um versículo do Alcorão Sagrado que outro chefe anteriormente citou, onde Deus diz “Mostraremos a eles.” Deus está dizendo que “mostraremos a eles”. A quem? Aos seres humanos, às pessoas. Mostraremos a eles as nossas evidências, os milagres, nos horizontes e neles próprios. Sinais? Deus está falando “Vou mostrar”, e isso é importante citar. Quando Deus, no Alcorão Sagrado, em várias passagens, diz “Nós fizemos isso”, não significa que há várias deuses, mas um só. Porém, na língua e na literatura árabe, quando Deus cita “nós” está demonstrando o poder. Não que sejam vários, mas que Deus é poderoso. Ele diz “Nós mostraremos a eles as nossas evidências, nos horizontes e neles próprios”, para que se mostre a eles o nosso poder. E agradece novamente a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MOUMTEZ HACHEM AL ORRA - Neste momento, gostaríamos de convidar para fazer uso da palavra aquele que tem lutado e apoiado muito pela causa palestina, e que vestiu a camisa porque ele pertence a nós, é descendente e é irmão nosso. É o Vereador pela Cidade de São Paulo, Jamil Murad. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PSC - Vereador, Deputado Estadual e Deputado Federal. É sempre bem-vindo, nosso amigo.

 

O SR. JAMIL MURAD - Quero cumprimentar o Deputado Said Mourad por esse importante evento e por receber importantes autoridades e irmãos de várias partes do mundo para esse congraçamento muito importante, organizado pelo Dr. Saifi. Temos tido a satisfação e somos privilegiados em receber autoridades como recebemos aqui ano a ano, em torno do Congresso Islâmico. Quero cumprimentar o representante do Presidente da República, as autoridades diplomáticas presentes, as autoridades islâmicas, outras autoridades civis e militares, e queria dizer àqueles que vêm de exterior, de outros países, que vocês são muito bem-vindos. Vocês são recebidos aqui como nossos irmãos. Gostaríamos de registrar que desejamos que esse congresso tenha muito êxito.

Os meus quatro avós eram muçulmanos, eram analfabetos, mas eu cresci na casa deles. Tenho a certeza que nos meus 67 anos muito do que eu vivi, do que eu fiz, do que convivi dentro da nossa sociedade, tem lições muçulmanas, islâmicas, que ficaram dentro de mim desde criança. Sei o quanto vale a nossa cultura muçulmana, o quanto ela é importante para a humanidade, para os povos.

 Queria registrar isso porque, mesmo sendo uma coletividade imensa, de um bilhão e meio, mesmo sendo uma cultura que contribuiu para a humanidade - e contribui até hoje -, temos de estar na trincheira da resistência porque tentam nos agredir diariamente. Ainda hoje, a terceira Mesquita, Al-Aqsa - estive várias vezes lá -, foi invadida. Estamos então numa situação muito difícil, mas estamos resistindo e, passo a passo, estamos vencendo.

Aqui no Brasil, o trabalho feito pelos líderes muçulmanos tem aumentado e unido a coletividade muçulmana, tem dialogado com as autoridades e com a sociedade brasileira, e, graças a tudo isso, conseguimos o apoio do nosso Presidente - na ocasião, era Deputado Federal -, e nós contribuímos com o Ministro Celso Amorim para organizar aquele encontro dos países sul-americanos e países árabes. Foi difícil porque tinha gente que procurou impedir que aquele encontro fosse realizado. Depois disso, ainda esta semana, uma grande autoridade norte-americana veio falar com o nosso Presidente para falar sobre a postura, a posição do Brasil em relação ao Irã. O nosso Presidente disse: “Nós somos independentes, somos soberanos, respeitamos o Irã e queremos que o Irã use a energia nuclear pacificamente para o progresso do seu povo, como nós, no Brasil, estamos usando.” Mas vocês veem a interferência todo dia, toda hora, todo minuto, procurando isolar os países muçulmanos, os povos muçulmanos, procurando dificultar a sua vida, procurando impor empecilhos e obstáculos à sua convivência, ao seu progresso.

Queremos então dizer também que aqui o Brasil, e o nosso Presidente da República também pensa assim e já se manifestou muitas vezes, nós defendemos o legítimo e sagrado direito do povo palestino ter a sua pátria, ter o seu estado. (Palmas.) E os muçulmanos do mundo inteiro, os árabes e os povos não-árabes que são muçulmanos, e lá na Palestina, nas várias ocasiões que estive lá, os líderes religiosos cristãos também estão defendendo o Estado e o povo palestino, que são massacrados todos os dias.

Digo então que estamos na trincheira da resistência, que somos um povo e a nossa religião é de paz, de convivência com todos os povos, com todas as religiões. Mas exigimos respeito, exigimos ser tratados com igualdade. Nós não aceitamos ser criminalizados previamente: vê que é muçulmano é colocado como suspeito, vê que é árabe é colocado como suspeito. Não admitimos isso, nem podemos admitir e jamais admitiremos. (Palmas.) Por isso, quero dizer a vocês que sou um grãozinho de areia no deserto, mas enquanto tiver voz, tiver energia e tiver vida vou defender o nosso povo, os palestinos, os muçulmanos e os árabes contra todo o tipo de agressão que tentam fazer contra eles.

Vamos continuar unidos. Há muçulmanos de um país e de outro, mas eles têm unidade em torno das coisas mais importantes não só para os árabes, como para os povos da África, para os povos em desenvolvimento: a unidade para a humanidade.

Precisamos de bons resultados desse congresso para a nossa luta chegar a vitórias para nós e para todos os povos do mundo para viver em paz, com progresso, com cooperação, com fraternidade. Parabéns por esse congresso, sejam bem-vindos, muito sucesso, e tenham sempre em todos nós um amigo aqui no Brasil. Um grande abraço. Parabéns. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a tradução do discurso do Vereador Jamil Murad. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MOUMTEZ HACHEM AL ORRA - Ouviremos agora a palavra do Sr. Mukkadan Ahmad Hammoud.

 

O SR. MUKKADAN AHMAD HAMMOUD - (PRONUNCIAMENTO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA.)

 

O SR. JIHAD HAMAD - (TRADUTOR)  - Ele diz: “É uma honra para mim participar desse evento e estar junto com esse grupo de teólogos e conhecedores reunidos nessa noite. Quando foi pedido para ele fazer uso da palavra ele disse que havia preparado uma fala longa. Porém, ele prestou atenção em dois fatores que fizeram com que ele abdicasse da sua ideia de se prolongar. Primeiro, que a pessoa tem que saber o seu limite. Segundo, existem pessoas que conhecem mais - e ele fala as suas palavras - que conhecem mais de mim e são mais eloquentes. Então, dar o espaço para elas poderem se explanar melhor do que eu. Aí ele diz: Agradeço a Deus e, depois de agradecer a Deus, agradeço principalmente ao senhor. que formalizou esse convite a mim para estar nesta noite. Gostaria de tranquilizar a nação, pois, enquanto houver pessoas preocupadas em defender a justiça e lutar contra a injustiça a nossa nação, o nosso povo estará bem. (Saudação em língua estrangeira.) (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS  - MOUMTEZ HACHEM AL ORRA - Agora vamos ouvir a palavra do nosso irmão o Sr. Abdul Nasser El Rafei, que é presidente da União Nacional das Entidades Islâmicas.

 

O ABDUL NASSER EL RAFEI - (Saudação em língua estrangeira.) Em nome de Deus, o clemente e misericordioso, Sua Eminência, o Sr. Mufty de Damasco, na sua pessoa cumprimento os demais líderes religiosos; S.Exa. o Sr. Ahmed Darwish, ministro de Egito, na sua pessoa eu saúdo os demais diplomatas; nosso querido Deputado Said Mourad, Presidente desta sessão, e na sua pessoa também saúdo os demais políticos; nosso querido pai e irmão Ahmad Ali Saifi, na sua pessoa eu saúdo os demais presentes nesta sala.

Na verdade minha palavra vai ser como os demais, vai ser muito rápida, mas, antes de falar eu gostaria de homenagear uma pessoa que não está entre nós, hoje, mas esteve por vários e vários congressos, uma pessoa muito humilde, capaz de entrar no seu coração sem pedir licença. Mas gigante como o cedro do Líbano na sua gigantesca sabedoria. Hoje quero deixar um grande abraço, uma grande saudade, uma grande palavra para o homem muito honrado, Ahmad Ali Saifi. (Saudação em língua estrangeira.) (Palmas.)

Sr. Saifi, o senhor foi muito feliz no tema que abordou nesse congresso, os milagres científicos. Se me permite, eu quero rapidamente, num exemplo pequeno, explicar para os irmãos e senhores presentes o que é milagre científico. Existe? O que significa isso? É importante ressaltar isso.

As previsões - as pessoas que chutam, adivinham, acertam algumas e erram a maioria -, não levamos em consideração. Mas, quando se fala em milagre científico quer dizer algo anormal que a ciência comprovou, então, esse homem disse a verdade. Por exemplo, quando Jacques Cousteau se converteu ao Islamismo, não é à toa. Um homem sábio, um cientista francês se converteu ao Islamismo por quê? Porque ele demorou 15 anos estudando o Mediterrâneo e o Atlântico e depois de 15 anos com submarino, com tecnologia de hoje, descobriu que entre o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo há obstáculo que não deixa o mar do oceano invadir o Mediterrâneo. E o Mediterrâneo também não invade o Atlântico, e os peixes não se misturam. Então existe um obstáculo. Quando ele declarou isso para o mundo os sábios da Arábia Saudita responderam a ele: “Não trouxe novidade. No Alcorão Sagrado, há 15 séculos, Deus disse: entre os dois mares há um obstáculo invisível”, o que comprova sua ideia. Então, isso se chama milagre científico. Não é chute. São evidências. No Alcorão é citado há 15 séculos que o mundo gira. No século retrasado era enforcado quem falava que a Terra era redonda, que o Sol gira. Então, são evidências.

Por fim, encerrando, quando no Alcorão Sagrado Deus revela essas evidências, é para confirmar aquele homem que está trazendo, que é o Mohammad, um ser humano igual a nós. O que diferencia? Ele recebeu o Espírito Santo que ensinou a ele essas palavras. São palavras de Deus que não pode o incrédulo contrariar. Está escrito no Alcorão e está confirmado que a Virgem Maria é a Virgem Maria. Mas pode um incrédulo levantar e dizer: “Eu não acredito que ela é virgem”. Eu não tenho como comprovar para ele. Nós cremos. Cada um é livre para crer no quiser. Mas as evidências, as ciências, ninguém pode negar.

Para todos nosso muitíssimo obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 - É feita a tradução do discurso do Sr. Abdul Nasser El Rafei. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MOUMTEZ HACHEM AL ORRA - Gostaria de agradecer, realmente, a presença dos nossos teólogos, de todos os presidentes das entidades muçulmanas e de toda comunidade. Muito obrigado pela presença de vocês. Vocês são muito importantes para nós. Desculpem se omitimos algum nome.

Vamos chamar agora o Secretário-Geral do Programa do Estudo dos Milagres Científicos no Alcorão e na Sunnah, o Dr. Abdalhah Al-Mosleh. Para quem não o conhece, ele é o número 1 no mundo, hoje, dos milagres científicos comprovados que estão no Alcorão e na Sunnah, do profeta Mohammad. É uma personalidade que, se soubéssemos o valor dele, realmente não perderíamos um momento da oportunidade de ouvir suas palavras em todos os lugares do Brasil.

 

O SR. ABDALHAH AL-MOSLEH - (PRONUNCIAMENTO FEITO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA )-

 

O SR. JIHAD HAMAD - (TRADUTOR) - Depois de agradecer a Deus e citar todos os profetas, o Dr. Abdalhah Al-Mosleh, diz: “Vindo de Meca, primeiro local sagrado do Islã, debaixo da Caba, vindo da Liga do Mundo Islâmico, que é uma das maiores instituições islâmicas, digo que Deus é o único criador, Deus é o único sustentador, Deus é o único poderoso. Todas as pessoas, todas as criaturas,  todos os seres humanos fazem uma pergunta para si mesmos, em um dado momento de sua vida: quem sou eu, de onde vim, para onde vou? Por isso Deus enviou, ao longo da criação do ser humano, mensagens e mensageiros para responder e para guiar as pessoas às respostas para essas perguntas. Por isso essas mensagens vieram seguidas, sem interrupção, até que chegou a mensagem do Alcorão, até o profeta Mohammad. O Alcorão Sagrado é a derradeira das mensagens. E, por ser a última a ser revelada, não existindo outra depois dela, ela deveria ter características diferentes das anteriores, ela deveria ter uma característica universal, ela teria que ser permanente, atual para falar com todas as mentalidades, em todos os momentos, adequada a todas as pessoas, a todos os momentos, a todas as eras. O Alcorão cita as passagens anteriores e pergunta: o que é um milagre? Um milagre é algo incomum, sobrenatural. E se percebermos, olharmos a história profética, vamos ver os milagres de Abraão, os milagres de Noé, o milagre de Moisés, o milagre de Jesus – que a paz de Deus esteja com todos eles. Cada um teve milagres adequados à sua época. E ao profeta Mohammad foi enviado o Alcorão Sagrado. E depois de 15 séculos percebemos e vemos o que foi profetizado sendo realizado, sendo posto em prática hoje, sendo descoberto pela ciência atual confirmando cada vez mais algo que há 1400 anos ninguém sabia, nem o profeta Mohammad. Ele não tinha conhecimento de nada disso. E isso é mais uma demonstração, mais uma confirmação do milagre de que essa mensagem é divina para o ser humano iletrado como era o profeta Mohammad.

Uma das características do Alcorão Sagrado é que ele fala com todas as pessoas, fala com todas as mentes, fala e é atual. Veio inicialmente para o berço onde ele foi revelado, falando a língua daquele povo que era conhecido através da sua literatura, daquelas pessoas que eram eloquentes na língua árabe. Veio exatamente desafiando o que eles tinham naquele momento e desafiando a todos os cientistas atualmente, depois de 15 séculos.”

Ele diz: “Sentamos com muitos cientistas, de todos os lugares do mundo, de todas as religiões. E esses cientistas, quando sentam e começamos a abordar o que há dentro do Alcorão e comparamos com as descobertas científicas atuais, eles ficam surpresos, eles ficam estarrecidos. E aí ficam pasmos porque não têm respostas. É evidente, fala-se em ciência e da ciência não tem como escapar.” Ele disse: “O que dizemos a eles?” É esse o nosso foco e é esse o tema que vamos abordar nas próximas palestras ao longo desse congresso.

E não poderia deixar de agradecer ao povo brasileiro, ao governo brasileiro, e a esta Casa que nos recebeu, abriu suas portas e está de braços abertos nos recebendo nesta noite.

Agradece a todos. Também não poderia deixar de agradecer ao Sr. Ahmad Ali Saifi por realizar esse evento e nos receber nesta noite abençoada. (Saudação em língua estrangeira.) (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MOUMTEZ HACHEM AL ORRA - Gostaríamos de convidar para fazer uso da palavra ele que é presidente do Centro de Divulgação do Islã para a América Latina, ele que é presidente da Câmara de Comércio e Indústria Muçulmana do Brasil e presidente deste XXIV Congresso dos Muçulmanos da América Latina e Caribe com o tema “Os Milagres Científicos no Alcorão e na Sunnah”, Sr. Ahmad Ali Saifi.

 

O SR. AHMAD ALI SAIFI - (PRONUNCIAMENTO FEITO EM LINGUA ESTRANGEIRA)

 

O SR. JIHAD HAMAD - (TRADUTOR) - O Sr. Ahmad Ali Saifi agradece a todos e dá as boas vindas a todos os presentes neste evento, às pessoas que estão no Brasil e aquelas do exterior que nos visitam.

Esse é o XXIV Congresso e neste local nós iniciamos o I Congresso para os muçulmanos, sessão que foi presidida pelo então Deputado Jamil Murad, que falou há pouco, e agora é Vereador.

Ele lembra que naquela época não havia muitas mesquitas, não havia muitas pessoas praticantes do Islã; quanto à vestimenta, havia pouca evidência, pouca prática, havia poucos templos islâmicos e mesquitas. E vejo - ele diz - que demos um salto, progredimos. Hoje encontramos várias mesquitas. Hoje vemos as mulheres usando os véus, usando a vestimenta islâmica adequada às mulheres.

Porém, diz ele, também devemos progredir, dar um salto na melhora nos discursos e também nos temas. Antes nos encontrávamos para nos defender de preconceito, nos defender da discriminação, nos defender com medo de sermos tido como terroristas etc. Não, devemos dar um outro salto, melhorar, progredir. Hoje devemos nos encontrar para mostrar a realidade do Islã, mostrar o que o Islã é de fato.

Porém, como ele diz, aconselho meus irmãos aqui presentes que não basta somente falar do Islã, é preciso praticar o Islã. É preciso que o seu comportamento seja adequado ao Islã. Dessa forma você estará mostrando a realidade do Islã. Essa é a nossa obrigação nesse local para mostrar a realidade do Islã.

Ele agradece a todos, novamente, e agradece a Arábia Saudita que está representada hoje por dois ministros, com um grupo grande de teólogos islâmicos, cientistas muçulmanos, além da cobertura da mídia da Arábia Saudita, além de agradecer também a todos os presentes nessa sessão, nessa abertura da mídia, das autoridades, representante do Presidente da República, representante do PT, a todos que aqui se encontram para prestigiar e participar dessa abertura. Que Deus guie a todos. (Saúda em língua estrangeira.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MOUMTEZ HACHEM AL ORRA - Gostaríamos de agradecer aos funcionários desta Casa que todos os anos têm nos suportado com um sorriso estampado. Agradecemos realmente de coração, porque são pessoas comprometidas realmente com o trabalho, comprometidas com as comunidades de vários países, de representantes de vários países, e eles abrem os braços e o sorriso para nos receber todas as vezes. Muito obrigado a toda essa equipe maravilhosa.

Gostaríamos de agradecer também a presença do Vereador da Cidade de São Paulo, nosso querido Jamil Murad. Vereador Jamil Murad, muito obrigado pela presença.

Ainda há pouco ligou o Secretário-Geral do Conselho Superior dos Teólogos do Brasil, que está vindo do Oriente Médio, dizendo que o avião já chegou, e que pegou o táxi e provavelmente deve estar chegando. Se ele não chegar para a Sessão Solene, certamente até o coquetel ele vai estar aqui. Lembramos que segunda-feira próxima é o Dia da Comunidade Libanesa na Câmara Municipal de São Paulo.

Antes de passar a palavra para o nosso Deputado Said Mourad, gostaria de coração de lembrar, como nosso irmão Abdul Nasser El Rafei lembrou, daquele homem de barba branca que era conhecido como um anjo, que era conhecido como uma pessoa simpática, daquele homem que usou 24 horas por dia de todos os anos da sua vida para divulgar o Islã. Muitas pessoas que conheciam o Khaled J desde pequeno - e ele é meu tio -, diziam-me: “O seu tio, quando tinha nove ou dez anos - e nós tínhamos 15, 16 anos - diziam que quando eles estavam lá na agricultura, ou cuidando do gado, e quando chegava a hora de fazer a oração, ele falava: (Expressão em língua estrangeira.). Ele subia na pedra, não tinha vergonha, pelo contrário, tinha honra - com oito ou nove, dez anos - de fazer o (Expressão em língua estrangeira) e comandar a oração, até daqueles que eram maiores que ele.”

Gostaria de falar sobre algumas passagens dele em Brasília. Certa vez fomos a uma igreja, conversamos com o padre, que nos disse: “Amanhã, domingo, quero te convidar para participar da missa e eu vou te dar a palavra para que o senhor possa fazer uso dela por determinado tempo”. E quando nós fomos, no domingo, eis que um padre - que havia iniciado desde a fundação daquela igreja e lá ficou 20 anos e foi transferido aqui para a Cidade de São Paulo - justo naquele dia esse senhor foi visitar a comunidade da igreja em Brasília. E quando fomos lá ele nos recebeu e disse: “A palavra do padre que te atendeu é a minha palavra; você tem a palavra”. Então, ele fez uso da palavra e, ao término, pediu licença porque realmente tínhamos um outro compromisso numa outra igreja, parou-se a missa, saiu o padre e mais da metade dos fiéis da igreja, para se despedir do dele no carro lá fora.

Então isso mostra que ele se preocupava, e ele falava e ele visitava, assim como temos o exemplo do Dom Damasquino. Há uma integração e ele nunca se esquecia disso, ele fazia as visitas, falava e mandava a sua mensagem.

Chefe Khaled, senhor se foi, mas vai estar em nosso pensamento, em nosso coração durante todos os anos das nossas vidas (Expressão em língua estrangeira).

Agora vamos passar a palavra para o Presidente desta sessão, o nosso querido Deputado Said Mourad, que não mediu esforços para que esse evento pudesse ser realizado. Muito obrigado, Deputado.

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PSC - (PRONUNCIAMENTO EM LINGUA ESTRANGEIRA.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MOUMTEZ HACHEM AL ORRA - Se me permitem, antes de encerrar, nós fizemos uma lembrança do (Ininteligível.). Mas não podemos nos esquecer também de um grande homem que tinha um grande conhecimento do Islã e quando ele começava a falar, de tanto conhecimento que tinha. Ele não parava de falar porque queria colocar todo seu conhecimento, e por mais que ele falasse tinha mais conhecimento ainda para falar: (Ininteligível.), que nos deixou há pouco tempo também, deixando saudade (Ininteligível.) E queremos agradecer a todos e não esquecer do (Ininteligível.)

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PSC - Parabéns para aqueles que conseguiram compreender o meu árabe. De fato são muito capacitados. É uma satisfação enorme poder receber toda a comunidade nesse Congresso Islâmico, primeiro congresso de fato. Quero aqui agradecer a Deus e a cada um de vocês pela presença, desejar um bom congresso a todos nós.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece as autoridades, aos funcionários da Casa, aos funcionários do nosso gabinete, que não mediram esforços para dar suporte para que este evento se realizasse, e a cada um de vocês, que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. Convido a todos para um coquetel no Salão Nobre Waldemar Lopes Ferraz.

Está oficialmente encerrada a presente sessão. (Saudação em língua estrangeira)

 

* * *

 

 - Encerra-se a sessão às 23 horas e 29 minutos.

 

* * *