15 DE ABRIL DE 2002

6ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM CENTENÁRIO DO COLÉGIO BATISTA BRASILEIRO DE SÃO PAULO

 

Presidência: ROBERTO MORAIS

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 15/04/2002 - Sessão 6ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: ROBERTO MORAIS

 

HOMENAGEM AO "CENTENÁRIO DO COLÉGIO BATISTA BRASILEIRO DE SÃO PAULO".

001 - ROBERTO MORAIS

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa, por solicitação do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de homenagear o Colégio Batista Brasileiro de São Paulo pelo seu centenário de fundação. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - JOSÉ NEMÉSIO MACHADO

Como diretor-geral do Colégio Batista Brasileiro, saúda o Presidente Roberto Morais, a mesa e demais autoridades, além dos corpos docente e discente daquela Casa de Ensino. Historia a marcha daquela instituição, nestes cem anos, não obstante inúmeros percalços e dificuldades por que passou.

 

003 - ROBERTO MORAIS

Anuncia um número musical e a apresentação do vídeo institucional "100 anos Sintonizados com o Futuro". Entrega ao diretor da instituição, José Nemésio Machado, placa alusiva ao evento, recebendo deste igual homenagem.

 

004 - HÉLIO SCHWARTZ LIMA

Na qualidade de Presidente da Junta de Educação da Convenção Batista do Estado, mantenedora do Colégio Batista Brasileiro, cumprimenta o Presidente Roberto Morais e demais autoridades. Fala das autoridades do País e da necessidade de se rezar por elas. Sublinha o mandamento de se amar a Deus e, por conseqüência, os irmãos.

 

005 - Presidente ROBERTO MORAIS

Recorda a história e a expansão do Colégio Batista Brasileiro. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Srs. Deputados, Sras. e Srs., fazem parte da Mesa aqui, na Assembléia Legislativa de São Paulo, o sr.. pastor Hélio Schwartz Lima, Presidente da Junta de Educação da Convenção Batista do Estado de São Paulo; sr. Prof. José Nemésio Machado, diretor-geral do Colégio Batista Brasileiro, sr. pastor Antônio Mendes Gonçales, 1° vice-Presidente da Convenção Batista do Estado de São Paulo; sr. pastor José Vieira da Rocha, secretário-geral da Convenção Batista do Estado de São Paulo.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman, atendendo solicitação deste deputado com a finalidade de comemorar os 100 anos do Colégio Batista Brasileiro de São Paulo.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, que será executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

Esta Presidência agradece a toda corporação da Banda da Polícia Militar, especialmente ao Maestro, 2º Tenente, Ismael Alves de Oliveira.

A Presidência concede a palavra ao prof. dr. José Nemésio Machado, diretor-geral do Colégio Batista Brasileiro.

 

O SR. JOSÉ NEMÉSIO MACHADO - Exmo. Sr. Deputado Roberto Morais, digníssimo Secretário desta Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e, nesta oportunidade, presidindo esta sessão solene; Exmo. sr. pastor Hélio Schwatz Lima, digno Presidente da Junta de Educação da Convenção Batista do Estado de São Paulo, mantenedora do Colégio Batista Brasileiro; Ilmo. sr. pastor Antônio Mendes Gonçales, 1° vice-Presidente da Convenção Batista do Estado de São Paulo, neste ato representando o Sr. Presidente; Exmo. sr. pastor José Vieira Rocha, Secretário-Geral da Convenção Batista do Estado de São Paulo; senhores membros da Junta de Educação presentes nesta solenidade; demais membros componentes desta Mesa diretora; Srs. Deputados; pastores batistas e de outras denominações aqui presentes; Sra. Coordenadora Pedagógica do Colégio Batista Brasileiro, professora. Luci Lança Galdino; sras. coordenadoras de curso, orientadoras, secretária-geral, chefe de serviço e departamento do Colégio Batista Brasileiro, srs. professores e funcionários, queridos alunos e estimados pais, minha esposa aqui presente, digníssimos representantes de outras escolas, meus senhores e minhas senhoras, este ato reveste-se de enorme significado para o Colégio Batista Brasileiro, para junta de Educação e sua mantenedora, para Convenção Batista do Estado de São Paulo, para os batistas de um modo especial e para a sociedade paulistana.

Queremos agradecer a esta Casa Legislativa do Estado de São Paulo, ao seu Presidente, Deputado Walter Feldman, que, em razão de outros compromissos, não está presente a esta solenidade, e, em especial, nosso agradecimento ao Deputado Roberto Morais que tomou a iniciativa de propor a esta Casa Legislativa a realização da homenagem nesta noite ao Colégio Batista Brasileiro, neste ato presidindo esta Sessão Solene.

Minha gratidão à junta de Educação e à Convenção Batista do Estado de São Paulo, pela alegria que se renova em estarmos juntos nesses cem anos do Colégio Batista Brasileiro.

Muito obrigado aos colegas de trabalho aqui presentes, agradecimento especial aos pais e aos queridos alunos pelo brilhantismo de suas presenças e pelas músicas que serão apresentadas por eles nesta noite.

Anna e William Bagby, fundadores do Colégio Batista Brasileiro, tinham uma visão e ao alcance de sua contribuição como professores, bem como da bênção do Colégio Batista Brasileiro em solo paulistano e nesta Capital de São Paulo.

A Deus o nosso louvor e a gratidão dos nossos corações pela vida desses dois precursores, fundadores do Colégio Batista Brasileiro, pelo exemplo de vida e dedicação que ao longo desses cem anos temos nos lembrado, com alegria, pelo valor intrínseco de sua contribuição à educação da Pátria brasileira.

As estatísticas têm indicado que, de cada dez empresas que se organizam no Brasil, sete fecham as portas nos primeiros cinco anos de existência. Então, estamos, dentre as sólidas instituições que sobreviveram apesar das mudanças, intempéries da sociedade, notadamente nesse Século XX. Nada ocorreu de mais grave e mais assustador na história da humanidade, cujos entendimentos dependiam só do homem do que os desassossegos registrados nesse Século XX, mencionado há pouco. Esse século foi de conquistas, de descobertas fantásticas, mas, também, foi de motivos e assuntos desastrosos e perniciosos para o homem. As catástrofes mais sangrentas, como a Revolução Russa, a 1.ª e 2.ª Guerras Mundiais, que culminaram com sacrifício e morte de mais de 187 milhões de pessoas, segundo Eric Robisbaum, os problemas que motivaram tantas atrocidades de alguma forma não se resolveram até hoje e o Colégio continua a sua jornada, preparando crianças, adolescentes e jovens para serem melhores cidadãos da pátria brasileira e do mundo.

A vida não se resume na satisfação individual das pessoas e o Colégio tem falado nisso nesses cem anos. Isto é, não podemos aceitar que um grupo tenha as coisas, a sua satisfação pessoal e a de sua família, e que outro grupo, por outro lado, nada possua, ou a permanência de 50% de pessoas que não dormem e outros 50% de pessoas que não comem, conforme Josué de Castro escreveu na década de 50, no século passado.

O ensino que o Colégio Batista Brasileiro tem ministrado leva em conta a contextualização que estabelece a organização da sociedade com distribuição de riqueza com justiça, da competência sem competitividade, pelo contrário, buscando realizar, impregnar no coração das crianças a convivência solidária do direito de satisfazer as necessidades mínimas com escola pública gratuita, de qualidade, e providências que resolvam as questões de saúde, transporte e moradia para a população brasileira.

O Colégio continua trabalhando no resgate de todas essas questões de modo comprometido, não repetidor do sistema infelizmente usual das práticas de alguns setores da política brasileira, marcando a diferença na forma de louvor a Deus e de homenagem aos seus fundadores, Anna e William Bagby, contribuindo de modo firme para uma sociedade mais justa e mais feliz.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Também fazem parte aqui da Mesa Diretora dos trabalhos o dr. Eufrásio Manoel da Cruz, Tesoureiro do Colégio Batista Brasileiro; professora. Elienai Moreira Costa, orientadora da Educação infantil; professora Márcia Gonçalves, coordenadora do período integral; Professora Maria Martins de Lima, orientadora educacional de 1ª a 4ª séries; sra. Eleir Parra Morales, coordenadora da educação infantil de 1ª a 4ª séries; Professora Madalena Molachenco, orientadora educacional do ensino médio; sra. Cátia Bombonate, assessora de assuntos parlamentares do Banco Nossa Caixa S/A; Pastor João Augusto Barbosa Lima, membro da Junta de Educação; Sra. Nilce Lyra Tang, secretária-geral do Colégio Batista Brasileiro; Professora Vânia Cristina Vieira, orientadora educacional de 5ª a 8ª séries; Professora Célia Moreira Medeiros, coordenadora do ensino médio; Professora Telma Bernardo Stallbaum, coordenadora de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental; Pastor Júlio Oliveira Sanches, vice-Presidente da Junta de Educação; Pastor Jorge Vasques, membro da Junta de Educação; Pastor João Gilberto Romano, secretário da Junta de Educação da Convenção do Estado de São Paulo; Professora Luci Lança Galdino, coordenadora pedagógica-geral do Colégio Batista Brasileiro; Pastor Elieser Almeida, membro da Junta de Educação da Convenção Batista do Estado de São Paulo; Pastor Ivan Gonçalves, 1º secretário da Convenção Batista do Estado de São Paulo; Pastor Vanedson Ximenes, representante da Campbeelsville University - EUA; Sra. Nilva Maria Bonassi de Morais, minha esposa.

Ouviremos agora apresentação do Coral do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries, do Colégio Batista Brasileiro, com as músicas “Minha Canção”, de Chico Buarque, e “Thank You”, de Schubert, sob a regência da professora Lidiana Mincov Barbero, regente do conjunto de flautas e da professora Selma Garde Goes Oliveira.

 

* * *

 

- São apresentados números musicais. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Parabéns ao Coral do ensino fundamental de 1ª a 4ª séries e, também, à professora regente.

Assistiremos agora a apresentação do vídeo institucional “100 Anos Sintonizados com o Futuro”.

 

* * *

 

-         É feita apresentação de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Conhecemos um pouquinho mais da história do Colégio Batista Brasileiro.

Também aqui, em nossa mesa principal dos trabalhos, a sra. Iolanda Cassiano Machado, esposa do diretor-geral do Colégio Batista, dr. José Menésio Machado.

Ouviremos agora a apresentação do Coral do ensino fundamental de 1ª a 4ª séries do Colégio batista Brasileiro, com as músicas “100 anos”, de César Wesley, e Hino do Colégio Batista Brasileiro, de Rafael Gióia Jr, sob a regência da professora Lidiana Mincov Barbero, regente do conjunto de flautas, e da professora Selma Garde Goes Oliveira.

 

* * *

- São apresentados números musicais. (Palmas.)

* * *

 

Acusamos o recebimento de algumas correspondências de autoridades que não puderam estar aqui presentes, mas que cumprimentam o Colégio Batista, na pessoa do seu diretor professor Menésio, dd. reitor da Universidade Metodista de Piracicaba; Professor Almir de Souza Maia, do Ministério da Educação do gabinete do ministro, através do assessor especial do Ministro e secretário particular, Lúcio de Souza Lima, também da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas, através da professora Claudi Garros, secretária-geral da Abier, também secretária-geral da Associação Nacional de Escolas Batistas - Aneb -, Sérgio Augusto Nigro Conceição, Presidente do Tribunal de Justiça, também cumprimentando o professor José Nemésio Machado pelas festividades de cem anos do Colégio Batista e a esta Casa pela realização do evento.

Queremos, neste momento, prestar uma homenagem ao Prof. José Nemésio Machado, entregando-lhe uma placa da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita entrega da placa. (Palmas.)

                                  

* * *

           

O SR. JOSÉ NEMÉSIO MACHADO - Esta linda placa traz a seguinte mensagem: “Homenagem da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo ao centenário do Colégio Batista Brasileiro. Palácio 9 de Julho, abril de 2002”.

Muito obrigado, Deputado Roberto Morais, Presidente deste ato, nesta Casa. (Palmas.)

Quero também, nesta oportunidade, em nome do Colégio Batista Brasileiro e da Junta da Educação, prestar uma homenagem ao Deputado Roberto Morais. Nossa placa é uma medalha bem mais singela, mas alguém já disse que ela pode representar alguns quilates.

Estamos muito felizes e agradecidos ao Deputado Roberto Morais por este momento tão significativo para a vida do Colégio Batista Brasileiro, em particular para os batistas do Estado de São Paulo, para os nossos pais, professores, funcionários e alunos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - É a marca comemorativa dos cem anos do Colégio Batista. Quero agradecer aqui, em nome da minha assessoria e todos os funcionários aqui do Parlamento do Estado, esta homenagem do Colégio Batista. Muito obrigado, Prof. Nemésio.

Destacamos, também, a presença da Sra. Rosa Parra Carrasco, Chefe do Departamento Pessoal do Colégio Batista.

Neste momento, peço à minha esposa, Nilva Maria Bonassi de Morais, que faça uma homenagem à Sra. Iolanda Cassiano Machado, esposa do Prof. José Nemésio Machado, entregando-lhe um ramalhete de flores. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita entrega de flores. (Palmas.)

                                                          

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - A Profª. Iolanda Cassiano Machado também presta uma homenagem à minha esposa Nilva. Nós lhe agradecemos. (Palmas.)

Esta Presidência concede a palavra ao Prof. Hélio Schwartz Lima, Presidente da Junta de Educação da Convenção Batista do Estado de São Paulo, mantenedora do Colégio Batista Brasileiro.

 

O SR. HÉLIO SCHWATZ LIMA - Exmo. Sr. Deputado Roberto Morais, que preside esta Sessão Solene, autoridades aqui presentes, senhoras e senhores, damos graças a Deus pela existência desta Casa produtora de leis para o nosso Estado. Sabemos que sem ela descambaríamos ou para tirania ou para anarquia.

Srs. Deputados, em nossas igrejas é costume orarmos pelas autoridades do nosso País, para que cumpram, com o maior brilho possível, a sua missão e exerçam seus mandatos com a maior fidelidade possível.

Cremos que este mundo necessita de leis, que o Criador tenha estabelecido leis físicas que não podemos alterar. Cremos, também, que o Criador tenha estabelecido leis para convivência com Ele e com o próximo; leis que são resumidas por Jesus por apenas dois Mandamentos: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. Em outras palavras, Deus deve ser o centro da realidade de todo tipo de relacionamento e, por isso, deve ser amado, querido, sobretudo ou mais. Quando o homem coloca Deus no centro, todo o restante da humanidade cai no seu devido lugar. Cremos que o homem não tem feito isso. Esse desprezo a Deus e a tentativa humana de se colocar no lugar Dele é que se chama de pecado.

O Apóstolo Paulo se resume em amor. Quando amamos, obedecemos a lei. Esta Casa cria leis, estabelece e promulga leis. Quanto ao relacionamento de pais e filhos, os pais precisam cuidar dos seus filhos. Pais que não amam seus filhos, quebram essas leis. Pais que amam seus filhos, não precisam dessas leis. Quando amamos a Deus e quando amamos o nosso próximo, nos tornamos cumpridores de toda lei.

Cremos, também, que Deus tem proclamado uma anistia, através de Jesus Cristo, para essa situação de pecado humano, porque Ele veio a este mundo, morreu na cruz pelos nossos pecados, e tem determinado que um dia há de voltar para julgar os vivos e os mortos. Cremos que Deus tem todo direito de estabelecer leis sobre suas criaturas e tem direito sobre a vida humana, porque é nosso Criador e vivemos num mundo que é dele.

O nosso colégio visa preparar bons cidadãos que não só conheçam a lei, mas graças a presença de Deus em suas vidas, ao amor de Deus derramado em seus corações, obedecem a lei, qualquer tipo de lei que, em verdade, se cumpre no amor.

Amamos esta Casa, amamos as autoridades e, por isso, oramos por elas e desejamos o melhor de Deus para nossas instituições no Brasil, para o nosso povo no Estado de São Paulo, para V. Exas. e sua família. E por que desejamos isso, anunciamos a todos que Jesus Cristo é esse que veio para trazer Deus para nossas vidas e o amor de Deus para os nossos corações. Que Deus abençoe sua família, sua vida, seu trabalho nesta Casa, abençoe a todos que aqui estão e que a nossa instituição prossiga por mais centenas de outros anos que ainda tenha pela frente, sem se esquecer que ela caminha numa santa jornada seja com compromissos com o reino de Deus e com esses valores que declaramos aqui.

Muito obrigado, que Deus prossiga abençoando esta Casa e, através dela, todo o Estado de São Paulo.

Muito obrigado! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Queremos registrar a presença da professora Moema Crisóstomo Guimarães Vargas, diretora do Colégio Batista de Bauru.

Quero saudar o dr. José Nemésio Machado, diretor-geral do Colégio Batista Brasileiro, o sr. pastor Hélio Schwatz Lima pelas suas sábias palavras proferidas aqui e que mostra a verdade que nos emocionou bastante; parabéns pela sua fala. Em nome dos senhores, quero saudar todos os funcionários, pastores, professores, alunos e demais convidados que aqui vieram para participar, hoje, desta atividade no Parlamento de São Paulo.

Esta Casa é composta de 14 partidos políticos, com 94 Deputados que representam o maior Estado do nosso País, com seus 645 municípios.

Deus me deu a felicidade de, no final dos anos 70, conhecer em minha cidade o professor Nemésio, na época tesoureiro da Universidade Metodista de Piracicaba, e eu nem sonhava ainda com a política. Sou radialista, jornalista, e ainda sou na minha cidade, desde 77, quase 26 anos trabalhando na Rádio Difusora, no Jornal de Piracicaba e na TV local. Não abandonei a minha profissão, mas, em 92, fui eleito vereador em Piracicaba. Reeleito em 96, ainda sou vereador mais votado da história da minha cidade, e, em 98, depois de 12 anos sem nenhum representante neste Parlamento, Piracicaba para cá me mandou, já que fiz 99% dos votos.

Diziam alguns pastores que defendo realmente o voto distrital, porque é lá na minha cidade que consegui praticamente todos os meus votos e aqui estou já completando três anos de mandato, acima de tudo fazendo, tenho certeza, da política o inverso do que muita gente imagina, porque política com seriedade é política com transparência.

A nossa amizade foi feita lá atrás com o professor Nemésio. Nós nos encontramos depois de quase duas décadas em Piracicaba, nos 120 anos de um colégio piracicabano, quando ele dizia que estava dirigindo o Colégio Batista, uma instituição de cem anos. Imediatamente acionei minha assessoria e disse que, sem que o professor Nemésio soubesse, faríamos uma pequena homenagem, mas entendo que é função do professor Nemésio e deste Parlamento prestar homenagem a entidades sérias, como hoje representa o nosso Colégio Batista Brasileiro.

No dia 10 de janeiro de 2002, o Colégio Batista completou exatos 100 anos de existência, fruto do trabalho de uma corajosa missionária norte-americana que aportou no Brasil trazendo seu ideal.

A jovem Anna Luther Bagby deixou o Texas ao lado de seu marido William Bucky para abrir novas fronteiras e transmitir a filosofia e a cultura batista para as crianças brasileiras.

Embora o governo Norte-americano da época não patrocinasse a missão de Anna, o jovem casal obteve o apoio de um entusiasta pertencente ao exército americano, o General Hawthorne, que pediu o apoio das igrejas batistas para levantar fundos para sustentar o sonho de Anna e William.

O esforço deu resultados e a determinação de Bagby teve seu marco na fundação do primeiro colégio batista do Brasil, o Colégio Progresso Brasileiro na Alameda dos Bambus em São Paulo, com 32 alunos a 10 de janeiro de 1902.

Este provia o ensino básico fundamental, mas logo teria aumentado seu horizonte de ensino.

O Colégio foi ampliando seu número de alunos e, com a ajuda dos barões do café naquela época, foi instituído um sistema de transporte escolar, facilitando a vida dos alunos e trazendo à luz mais uma vez o sentimento humanitário de Anna Bagby.

O Colégio foi ampliando sua escala de ensino e hoje, além de permanecer com ensino infantil, fundamental e médio, ainda possui três cursos em nível de terceiro grau.

O sucesso, fruto da perseverança de Miss Bagby faz lembrar-nos da coragem de Miss Martha Watts que foi a pedra fundamental do Colégio Piracicabano, trazendo para o Brasil, iniciando a trajetória em Piracicaba, o ensino metodista.

O trabalho das instituições religiosas de ensino são essenciais na formação do caráter de seus alunos, muitos de nossos próprios filhos, a meu exemplo, cuja filha estuda em uma instituição cristã de ensino, desfrutam das convicções religiosas, cultivando o amor ao próximo, o respeito e o sentimento de humanidade, qualidades tão raras quanto essenciais nos dias de hoje.

Muito nos orgulha hoje ser possuidores desta importante instituição de ensino que foi implantada mediante tantos esforços e dificuldades, mas superados pela persistência de dois jovens idealistas, que acima de uma instituição de ensino, nos deixaram uma mensagem de fé e autoconfiança cuja perseverança é o maior trunfo.

O Colégio Batista que hoje recebe esta homenagem por seu centenário recebe também o sentimento de orgulho e gratidão de todos os brasileiros por formarem não apenas estudantes, mas verdadeiros cidadãos, com dignidade, fé em Deus e amor ao próximo, cujas qualidades advém da qualidade do ensino e do indelével lema de garra inerente ao Colégio por sua própria história.

Parabéns ao professor Nemésio, parabéns a todos aqueles que compõem hoje o Colégio Batista Brasileiro, que Deus nos dê forças, saúde, para continuarmos fazendo o lado sério da política e possamos ainda fazer homenagens como esta a entidades tão importantes e representativas como o é hoje o nosso Colégio Batista Brasileiro. Obrigado. (Palmas.)

Quero, mais uma vez, agradecer à minha família, em nome da minha esposa Nilva, a todos meus funcionários e funcionários aqui do Parlamento do Estado de São Paulo que sempre, com muita presteza e competência, realiza estas sessões solenes.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece a todas autoridades e aqueles que com suas presenças colaboraram com o êxito desta solenidade.

Muito obrigado.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

-         Encerra-se a sessão às 21 horas e dois minutos.

* * *