27 DE MARÇO DE 2009

006ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO 115º ANIVERSÁRIO DO JORNAL “A TRIBUNA DE SANTOS”

 

Presidentes: PAULO ALEXANDRE BARBOSA e SAMUEL MOREIRA

 

 

RESUMO

001 - PAULO ALEXANDRE BARBOSA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, por solicitação do Deputado Paulo Alexandre Barbosa, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o 115º Aniversário do Jornal "A Tribuna de Santos". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - SAMUEL MOREIRA

Deputado Estadual, cumprimenta o Deputado Paulo Alexandre Barbosa pela iniciativa desta sessão solene e destaca o papel que ele exerce, nesta Casa, no setor da educação e nos assuntos da Baixada Santista. Saúda os Deputados e a todos os convidados desta solenidade. Diz que a informação é um dos pilares que sustentam a democracia e que o grupo da "Tribuna de Santos" vem cumprindo com dedicação esse papel, ao reverberar as demandas da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.

 

003 - LUCIANO BATISTA

Deputado Estadual, homenageia a data de aniversário do jornal e diz que a história da Baixada Santista se confunde com o crescimento do Porto de Santos, nos momentos de alegria e de tristeza. Salienta a influência da "Tribuna de Santos", na região, lembrando que essa influência aumentou com a TV Tribuna e contribuiu para o crescimento da Baixada Santista. Destaca a presença do jornal nas questões sócio-culturais e nos projetos esportivos.

 

004 - FAUSTO FIGUEIRA

Deputado Estadual, diz que esta solenidade comemora o nascimento de um projeto democrático e que Santos foi uma das primeiras cidades do Brasil a negar a escravidão, a lutar pela república e defender os direitos da cidadania. Reafirma a sua convicção de que a democracia é a base de sustentação de uma sociedade civilizada.

 

005 - Presidente PAULO ALEXANDRE BARBOSA

Anuncia a exibição de vídeo institucional.

 

006 - SAMUEL MOREIRA

Assume a Presidência.

 

007 - PAULO ALEXANDRE BARBOSA

Deputado Estadual, manifesta a sua alegria de ver o Plenário lotado de representantes da Baixada Santista, para homenagear um grande veículo de comunicações do País. Focaliza a abrangência e a importância da "Tribuna de Santos", na América Latina. Lembra a data de fundação do jornal, 26 de março de 1894, com o nome de "Tribuna do Povo", enfatizando que o jornal cresceu junto com a cidade de Santos. Diz que a família Santini transformou um jornal regional em um poderoso grupo de comunicações, com a TV Tribuna afiliada à Rede Globo de Televisão.

 

008 - PAULO ALEXANDRE BARBOSA

Assume a Presidência. Presta homenagem com entrega de placa, ao Sr. Roberto Clemente Santini, diretor-superintendente do jornal "A Tribuna". Convida o Diretor Adilson Durante Filho para prestar homenagem com entrega de camisa do Santos Futebol Clube ao Sr. Marcos Clemente Santini, diretor-presidente do jornal "A Tribuna".

 

009 - MARCOS CLEMENTE SANTINI

Diretor-presidente do jornal "A Tribuna", cumprimenta as autoridades presentes e lembra que, em 1808, surgiu a Imprensa no Brasil e a Tribuna, em 1894. Diz que o jornal sempre levou a sério o compromisso assumido com a cidade de Santos e com a sociedade santista. Comenta que o jornal regional brasileiro evoluiu muito nas últimas décadas e que a "Tribuna de Santos" procura atender às necessidades de discussão dos desafios da Baixada Santista.

 

010 - Presidente PAULO ALEXANDRE BARBOSA

Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Paulo Alexandre Barbosa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – PAULO ALEXANDRE BARBOSA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO ALEXANDRE BARBOSA - PSDB - Agradecemos as seguintes presenças: diretor-presidente do jornal “A Tribuna”, Sr. Marcos Clemente Santini; Sra. Renata Santini; Sra. Flávia Santini, toda a família, proprietária do Sistema Tribuna de Comunicação; Sr.Luiz Paulo; Tércio Garcia, Prefeito Municipal de São Vicente; Sr. Paulo Wiazowski Filho; Dr. Luiz Baggio Neto, Secretário-Adjunto de Estado da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, representando a Secretária de Estado, Linamara Rizzo Battistella; Secretário-Adjunto de Estado da Secretaria de Assistência de Desenvolvimento Social, Sr. Carlos Nabil Ghobril.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o 115º aniversário do jornal “A Tribuna”, de Santos, o segundo jornal mais antigo do Estado de São Paulo e o nono jornal mais antigo do nosso País. É com muita honra que esta Casa recebe a todos os senhores para esta solenidade.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro 2º Tenente Músico PM Jassen Figueiredo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO ALEXANDRE BARBOSA - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo e seus músicos em nome do 2º Tenente Músico PM Jassen Figueiredo.

 Agradecemos as seguintes presenças: diretor do Deinter 6, Dr. Waldomiro Bueno, representando a Polícia Civil do Estado de São Paulo; Dr. Clever Vasconcelos, Promotor de Justiça, representante do Ministério Público Estadual; Coronel Sergio Del Bel, Subcomandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e também agradecemos aos colegas parlamentares aqui presentes, nobre Deputado Luciano Batista, nobre Deputado Fausto Figueira, nobre Deputado Samuel Moreira, Líder da Bancada do PSDB.

Tem a palavra o nobre Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. SAMUEL MOREIRA - PSDB - Sr. Presidente, Deputado Paulo Alexandre Barbosa, quero cumprimentá-lo pela brilhante iniciativa desta Sessão Solene. Quero saudar o Deputado Fausto Figueira, nosso amigo; também o Deputado Luciano Batista, militante também nesta Casa pelas causas da Baixada. Quero cumprimentar, também, os Prefeitos Tércio, de São Vicente, e Paulo, de Mongaguá, o Marcos Clemente Santini e toda sua família, e todos os colaboradores e convidados para esta solenidade.

A informação é um dos pilares que sustentam a democracia e isso faz com que a imprensa exerça função preponderante no processo de fortalecimento do regime democrático.

O Grupo A Tribuna vem cumprindo com dedicação e seriedade esse papel, ao dar voz à população da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, fazendo-a ecoar por todo o país.

É importante ressaltar que, desde que começou a circular, ainda com o nome de A Tribuna do Povo, em 1.894, o jornal atravessou a virada de dois séculos, num período de aceleradas transformações.

Nesses 115 anos, os trapiches que avançavam pelo estuário santista se transformaram no maior porto da América Latina, a impulsionar o crescimento da cidade, da região e do país. Uma porta para o mundo do comércio e do turismo.

Nesses 115 anos, o mundo viveu o drama de duas guerras mundiais, o Brasil experimentou o sabor da riqueza do café, viu o fim da República Velha, iniciou o processo de industrialização, abraçou os imigrantes, conheceu os movimentos trabalhistas, o golpe militar, a luta por direitos, a defesa do meio ambiente.

O mundo viu o nascimento do rei do futebol, as conquistas mundiais do Santos F.C., as derrotas e glórias da seleção brasileira, a revolução da moda, das artes e dos costumes.

Viu a evolução tecnológica a derrubar fronteiras, mas vê, também, a valorização do passado e das tradições.

Paradoxos que surgem diariamente, em meio a uma profusão de informações.

A Tribuna não apenas acompanhou essas mudanças de perto.

Ao longo desses anos, o jornal tem sido um guia a nos esclarecer uma realidade atordoante, de transformações que se dão em alta velocidade.

Na minha região. o Vale do Ribeira, o jornal A Tribuna foi pioneiro (A Tribuna do Ribeira) foi fundamental para chamar a atenção da sociedade para a questão das enchentes, para a proteção da Mata Atlântica, para a preservação da vida e o estímulo ao desenvolvimento.

A Tribuna está de tal maneira integrada à vida da Baixada Santista e do Vale do Ribeira que é impossível pensar na história dessas regiões, sem que se recorra ao jornal como veículo para reverberar nossas reivindicações, desejos e conquistas,

É gratificante - e motivo de muito orgulho - ver também as transformações pelas quais passou A Tribuna, hoje um grupo constituído de jornais e televisão.

E aqui cabe mais uma ressalva: a T\/ Tribuna, assim como o jornal, vem cumprindo papel imprescindível na luta do Vale do Ribeira e do Alto Vale em busca do desenvolvimento econômico e social.

Como cidadão do Vale do Ribeira, ex-superintendente da Sabesp, ex-prefeito de Registro e ex-presidente do consórcio de municípios do Vale do Ribeira, tive a felicidade de, muitas vezes, participar diretamente da construção da história desta empresa de comunicação.

Hoje, como deputado estadual, além prosseguir acompanhando a trajetória das empresas de comunicação da família Santini, tenho a honra de, através dessa homenagem no Legislativo Paulista, contribuir para que essa história se perpetue.

Parabéns à família Santini, a todos os funcionários de suas empresas, ao deputado Paulo Alexandre Barbosa, pela iniciativa dessa sessão solene, aos deputados presentes e a todos que contribuem para o sucesso do grupo A Tribuna de comunicação. Contem comigo. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO ALEXANDRE BARBOSA - PSDB - Esta Presidência convida para fazer uso da tribuna o nobre Deputado Luciano Batista.

 

O SR. LUCIANO BATISTA - PSB - Sr. Presidente, cumprimento as autoridades citadas pelo protocolo; queridos companheiros Deputados Fausto Figueira e Samuel Moreira; Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Vereador Paulo Lacerda; Vereadores Diogo Batista, Macedo, Hugo Duprê, Fabião (Prof. Fabião), Arlindo, Bahia, Vereador de Peruíbe; quero cumprimentar o jovem e dinâmico Diretor-Presidente do Grupo A Tribuna. Parabenizo V. Exa., Deputado Paulo Alexandre, pela iniciativa de comemorar os 115 anos de aniversário do jornal “A Tribuna”.

O Deputado Samuel Moreira, Líder do PSDB, reportou muito bem a história do porto, do crescimento da Baixada, dos momentos de alegria e também de tristeza com as enchentes e incêndios. Fiquei observando os mapas que o jornal publicou desde 1532. “A Tribuna” nasceu antes de municípios como Peruíbe, Mongaguá, Bertioga. Que história, que memória! E o nosso glorioso Santos Futebol Clube.

 “A Tribuna” é um jornal que faz parte do nosso dia-a-dia, as pessoas gostam de acordar pela manhã e seguir a tradição de pegar o jornal na banca da esquina. Ouvindo o Deputado Samuel, lembrei-me dessa influência tão grande na nossa região, que depois aumentou com o rádio, com a Tri FM, e logo em seguida com a TV Tribuna. Eu era bem jovem e não imaginava um dia poder ver na televisão as pessoas da minha região. Aquilo foi uma coisa que mexeu com a nossa região, poder mostrar a realidade de toda a região do Vale do Ribeira.

Outro papel fantástico que não tem a menor obrigação de ser feito pelo Grupo A Tribuna é estar presente nas questões culturais e sociais, participando de grandes projetos sociais de interesse da comunidade carente da Baixada. E os projetos esportivos, as grandes provas esportivas da “Tribuna”? Quinze mil corredores numa prova esportiva de dez quilômetros da “Tribuna”? É um número fantástico. É a maior prova de corrida do Brasil. Estou treinando para este ano, Marcos, te prepara. Tribuna-Kids, alegria contagiante dos avós, dos pais e das crianças que correm lá no Centro de Convenções de São Vicente. É uma coisa indescritível ver a mistura das principais escolas da região, das escolas mais fortes, mais caras, com as escolas mais humildes, mas naquele momento todos juntos. Essa integração é fantástica! Eu estive em todas as provas e pude constatar quão importante é o papel da “Tribuna” e não é sua obrigação. Mas o grupo faz seu papel nessas áreas importantes: a esportiva, a cultural e a social.

Então, nós da classe política, e o povo da Baixada Santista, temos muito que agradecer ao seu grupo pela integração que tem com nossa região, pela forma como conduz a notícia, pela forma como participa efetivamente para a melhor qualidade de vida para toda a população da Baixada Santista e que leva informação que extrapola os limites da Baixada. As pessoas daqui de São Paulo gostam de ler “A Tribuna”; o Governo do Estado de São Paulo tem no seu release “A Tribuna”; tem a coluna Dia a Dia para saber o que “A Tribuna” está falando. Em Brasília, nos releases, tem “A Tribuna”. As pessoas querem saber o que está acontecendo em uma das regiões mais importantes do Estado de São Paulo e ficam sabendo pelo jornal “A Tribuna”.

Parabéns a você, a toda sua família, a sua irmã que está aqui, ao Marcos, ao meu amigo Roberto Santini, a todo o grupo, na sua pessoa, a todos os funcionários que labutam, que lutam diuturnamente para levar a melhor informação à população do Brasil. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO ALEXANDRE BARBOSA - PSDB - Esta Presidência agradece as palavras do nobre e atuante Deputado Luciano Batista. Agradece também as presenças do Sr. José Fernando, representando o Secretário de Estado da Habitação Lair Krähenbühl; do Dr. Frederico dos Santos Messias, juiz de direito da 1ª Vara Judicial de Cubatão; do Exmo. Sr. Vereador José Roberto Soares, Presidente da Câmara Municipal de Cubatão; do Vereador Paulo Lacerda, Presidente da Câmara Municipal de São Vicente; do Vereador Diogo Batista, da Câmara Municipal de São Vicente; do Vereador Alfredo Moura, da Câmara Municipal de São Vicente; do Vereador Hilton Macedo, da Câmara Municipal de São Vicente; dos Vereadores da Câmara Municipal de Santos Sadao Nakai, Hugo Duprê, Fábio Nunes, Arlindo Barros; Vereador Nivaldo Vieira Pereira, da Câmara Municipal de Peruíbe; Vereador Prof. Valmir dos Santos, da Câmara Municipal de Pedro de Toledo; e do Vereador Rogério Ferreira Rodrigues, da Câmara Municipal de Itanhaém.

Convidamos para fazer uso da palavra o nobre Deputado Fausto Figueira.

 

O SR. FAUSTO FIGUEIRA - PT - Sr. Presidente Paulo Alexandre Barbosa, fico muito feliz por estar aqui, na presença do seu pai, que foi liderança política na Baixada, e queria cumprimentá-lo por essa importante iniciativa para nossa região, para nossa cidade. Cumprimento o Prefeito Tércio, de São Vicente, o Prefeito Paulinho, de Mongaguá, meus companheiros Deputados Samuel Moreira, Luciano Batista; na figura do Vereador Fabião, da minha cidade, quero cumprimentar também os vereadores presentes; na figura o Dr. Frederico, quero cumprimentar as autoridades judiciárias; na figura do Dr. Clever, representando o Ministério Público; e na figura do Dr. Alencar Costa, a diretoria da Codesp, tendo em vista a importância do porto para a nossa região.

Minhas senhoras e meus senhores, esta solenidade comemora e homenageia a solidez de um projeto democrático.

A cidade de Santos é um dos berços da democracia deste país.Nela nasceu e viveu um dos principais heróis da soberania nacional, o patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva.Um personagem talhado pelas experiências libertárias e democráticas das revoluções americana e francesa e que se transformaria num dos pilares daquilo que podemos chamar de civilização brasileira.

Santos foi uma das primeiras cidades do Brasil a negar a escravidão, a lutar pela república, a eleger os seus representantes políticos e a defender os direitos de cidadania.

Entre os princípios da democracia moderna está a existência de jornais independentes, com liberdade paraexercer a crítica aos poderes constituídos, tendo como crivo apenas e tão somente o senso crítico dos seus leitores.

Não é um acidente da história, portanto, estarmos aqui, hoje, festejando os 115 anos de atividades do principal jornal do Litoral Paulista, um dos mais longevos, modernos e respeitados do País.

É consequência natural do processo de construção da democracia brasileira.

Quando, naquele dia 26 de março de 1894, Olímpio Lima lançou as bases do que se transformaria no hoje chamado Sistema A Tribuna de Comunicação, ele talvez não tivesse ideia da grandeza da instituição que estava criando.

A Tribuna transformou-se na principal testemunha da história santista e de episódios fundamentais da história do Brasil.Seus arquivos preservam para sempre relatos de como guerras, revoluções, rupturas institucionais, golpes políticos, vitórias pessoais e conquistas coletivas foram percebidos e vividos pelo povo da Baixada Santista.

A história de A Tribuna também tem sido a saga de uma família. Desde que Giusfredo Santini assumiu o comando em lugar de seu sogro, M. Nascimento Jr., em 1959, gerações têm se sucedido na tarefa de manter o jornal como um dos mais modernos do país, tanto no plano industrial quanto no editorial.

Giusfredo foi um grande pioneiro na imprensa regional paulista. Investiu em equipamentos e capital humano.

Seu exemplo foi seguido por seu filho, Roberto, que soube acompanhar os novos tempos e foi o grande responsável pela criação do Sistema A Tribuna, que hoje também congrega os jornais Expresso Popular; o Primeira Mão em Santos, Campinas e Vale do Ribeira; o Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT); o portal na internet A Tribuna Digital; a rádio Tribuna FM e a TVTribuna, afiliada da Rede Globo.

Netos de Giusfredo e filhos de Roberto, os irmãos Marcos, Roberto, Renata e Flávia ocupam hoje a direção do grupo e dão continuidade ao espírito empreendedor que marca a história dos Santini, a quem aqui faço a minha saudação.

Grandes jornalistas passaram pela casa, como é chamada a empresa por seus funcionários desde os tempos de Giusfredo. Não é possível aqui relacionar todos os nomes dos excelentes profissionais que ajudaram a construir a credibilidade do jornal ao longo destes anos.Mas não podemos deixar de mencionar nomes como Juarez Bahia, Patrícia (Pagu) e Geraldo Galvão, Evêncio da Quinta, Roldão Mendes Rosa, Oscar Menezes Barbosa, Clóvis Galvão, Rubens Ewald Filho, Narciso de Andrade, José Rodrigues, Carlos Klein, Hamleto Rosato, Anésio Borges, Lydia Federici e Lane Valiengo.

Desejo que todos aqueles que passaram pela redação de A Tribuna, e os que hoje fazem parte dela, sintam-se representados por estes nomes, inscritos definitivamente na história do jornal.

Sem o bom jornalismo, o empreendimento não teria o mesmo sucesso.

Mais do que relembrar as conquistas do passado, estamos aqui para reafirmar e celebrar a convicção de que a democracia é a base de sustentação de uma sociedade civilizada, progressista e capaz de satisfazer as necessidades existenciais de seus cidadãos.

Santos, a Baixada Santista, neste momento representadas por seu principal órgão de comunicação, A Tribuna, mostram que a sua vocação histórica é duradoura e fundamental para o desenvolvimento humano e econômico.

Vida longa à A Tribuna!

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO ALEXANDRE BARBOSA - PSDB - Esta Presidência agradece as palavras do nobre Deputado Fausto Figueira e passa a nomear algumas autoridades presentes: Sr. Eduardo Caetano, representando a Prefeita do Guarujá, Maria Antonieta de Brito; Exmo. Tenente Coronel PM Armando Bezerra Leite, comandante do 6º DPMI; Dr. Alencar Costa, diretor-administrativo e financeiro da Codesp; Sr. César Floriano, presidente do Concais - Terminal Marítimo de Passageiros; Giusfredo Santini; Sr. Celso Grecco, presidente do Grupo Rodrimar;o diretor de futebol do Santos Futebol Clube, representando o presidente Marcelo Teixeira; Adilson Durante Filho; Dr. Rosier Jorge, delegado seccional de Santos; nosso ex-Prefeito de Santos, ex-Presidente da Câmara, Paulo Gomes Barbosa, meu pai; Sra. Anamara Simões Martins, presidente do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de Santos; Sra. Cristina Barleta, neste ato representando a Sra. Sueli Maia, Secretária Municipal de Educação do Município de Santos; Sr. Alfredo Souza, Secretário de Comunicação do Município de Praia Grande, neste ato representando o Exmo. Sr. Roberto Francisco dos Santos, Prefeito de Praia Grande; Sr. Murilo Barleta, conselheiro da Federação de Engenheiros do Estado de São Paulo.

Neste momento convido a todos para que assistamos a uma apresentação de um vídeo institucional sobre os 115 anos do jornal “A Tribuna”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de um vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO ALEXANDRE BARBOSA - PSDB -Convidamos o nobre Deputado Samuel Moreira para ocupar a Presidência dos trabalhos para que este Deputado possa fazer uso da tribuna.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Samuel Moreira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Com a palavra o Deputado Paulo Alexandre Barbosa.

 

O SR. PAULO ALEXANDRE BARBOSA - PSDB - Boa-noite. Gostaria de cumprimentar nosso Presidente Samuel Moreira, meus colegas deputados, Luciano Batista e Fausto Figueira, o diretor-presidente do jornal “A Tribuna”, Marcos Clemente Santini, Flávia Santini, Renata Santini, em nome de quem cumprimento D. Regina Santini, Dr. Roberto Santini.

Hoje é uma data muito especial. É um motivo de muita alegria ver este plenário lotado com pessoas da Baixada Santista, que tomam os espaços da Assembleia Legislativa por uma justa causa, uma homenagem a um grande veículo de comunicação, não só da Baixada Santista, mas de todo o Estado de São Paulo e do nosso País.

Esta Sessão Solene tem como objetivo algo além de uma homenagem, Uma Instituição mais do que centenária já se define pela sua simples existência, e leva consigo a lembrança de todas as conquistas.

Há coisas que o próprio tempo se encarrega de homenagear e por isso gostaria de contar um pouco da história do Jornal A Tribuna, para que fique registrada nesta Casa sua origem e a importância no fortalecimento da Baixada Santista.

Começo com uma pequena história, que vai nos ajudar a compreender a importância de um jornal na vida de um povo.

Certa vez, um deputado nordestino chamou o seu sucessor político para revelar um antigo segredo: como obter sucesso em suas ações políticas.

Com a experiência acumulada de vários mandatos aliada à prática da vida, o velho parlamentar desenvolveu um método simples e eficiente para saber se a região tinha uma população politizada.

Assim que chegava na cidade, comprava o jornal local. Olhava o ano de fundação e o nome do proprietário, Depois, lia atentamente o noticiário político, para avaliar a independência do periódico.

Pela leitura, conhecia a região, da política à economia. Também sabia se os moradores estavam bem informados e o seu nível de senso crítico.

Era algo empírico, mas como uma precisão científica espantosa. Raramente falhava. A maior prova é que esse velho político jamais perdeu uma eleição que disputou.

Hoje, ao receber A Tribuna em casa, lembrei dessa história. Olhei a data de fundação do jornal: 26 de março de 1894. Dois séculos ilustram as páginas de A Tribuna. Também me lembrei das primeiras vezes que li o jornal. Numa casa de 5 filhos, tudo sempre tinha que ser repartido. O jornal não era exceção e logo pela manhã, já começava a ser partilhado. Meu pai não abria mão das páginas de política. Ele era o dono absoluto delas. Nessa época, com 7 ou 8 anos de idade, a política não era meu interesse e nem poderia, mas sempre fui bom observador e notava a atenção que o meu pai dedicava àquela parte do jornal. Talvez esse tenha sido o meu despertar político. Confesso que primeiro lia a página de esportes, mas depois voltava para ler a coluna dia a dia.

Enfim, muito tempo se passou antes que eu pudesse ler as primeiras letras do jornal, Em 1894 já circulava A Tribuna do Povo, em edição semanal. Este era o nome de batismo do segundo jornal mais antigo do Estado e o nono do País, de acordo com a Associação Nacional de Jornais (ANJ). Somente dois anos depois, surgiu o nome A Tribuna.

Na época, com cerca de 16 mil habitantes,, Santos respirava os primeiros ares da República. Escravos sentiam o gostinho da liberdade conquistada pela luta de abolicionistas locais, como Quintino de Lacerda.

Quem vê hoje a qualidade de vida invejável de Santos,, nem imagina que um dia a Cidade esteve dominada por diversas epidemias. A região vivia um período de forte depressão, obstruindo o seu desenvolvimento urbano-social.

Nesse clima agitado, nascia A Tribuna em uma velha e acanhada sala da Rua Visconde de São Leopoldo. Logo no primeiro editorial, o maranhense Olympio Lima já denunciava a tirania dos políticos locais.

No dia seguinte, o jornal foi atacado e obrigado a fechar. Olympio Lima conseguiu reativá-lo. A violência aumentou. Em agosto de 1895, Olympio foi baleado. Apesar dos riscos, lutou até a morte em 1907.

O cearense Manoel Nascimento Júnior assumiu A Tribuna,, impondo uma série de reformas. A partir de 1912, o jornal entrou em uma fase de prosperidade.

Por tomar posição à frente da movimentação política do Estado de São Paulo, o jornal teve suas instalações saqueadas e depredadas. O prédio de A Tribuna foi incendiado. Foram 35 dias sem circular.

Em 29 de maio de 1959, morre Nascimento Jr., assumindo o genro Giusfredo Santini. O seu braço direito era o filho, Roberto Mário Santini, que passa ocupar o cargo de superintendente.

Nos anos 70, o Sistema A Tribuna de Comunicação investe na modernização. Troca os linotipos, a base de chumbo quente, pelo sistema a frio. Adota a composição eletrônica em terminais de vídeo.

Em 1989, importa dos Estados Unidos uma rotativa de avançado sistema off-set. A Tribuna não parou de investir para que os seus leitores tivessem à disposição um produto final de alto padrão de qualidade.

O Sistema A Tribuna de Comunicação reúne os ornais A Tribuna, Expresso Popular, Primeira Mão Santos, Campinas e São José dos Campos, além da Tribuna FM., do portal A Tribuna Digital, a TV Tribuna - afiliada da Rede Globo de Televisão,e o Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT).

Roberto Mário Santini faz de A Tribuna um dos mais sólidos e influentes periódicos do País. Com o apoio da sua esposa Regina e dos filhos, Roberto Clemente Santini, Renata Santini Cypriano, Flávia Santini, transformou um jornal regional em um poderoso grupo de comunicação.

O velho Roberto é autor da celebre frase: "O santista se sente dono de A Tribuna. Ele sugere, reclama, apóia,, contesta. Esse traço de união é o universalismo jornalístico. Uma conquista inigualável".

Com a sua experiência de vida, como pai e empresário, o ex-­presidente de A Tribuna soube interpretar a alma da santista. E isso talvez explique o sentimento do leitor, de ser o verdadeiro "dono" do jornal.

O fato é que A Tribuna cresceu junto com a cidade de Santos. São inseparáveis e não há como falar de um, sem lembrar do outro. O jornal tem uma linda história de amor com a cidade, o que permitiu estar presente nos momentos marcantes de Santos.

O desmoronamento do Morro do Marapé ganhou a manchete da edição do dia 10 de março de 1956. Onze anos depois, em 9 de janeiro de 1967, uma nova tragédia: a explosão do gasômetro na Cidade.

Outra data marcante foi o dia 26 de fevereiro de 1984, quando a antiga Vila Socó, em Cubatão, foi devastada por um incêndio provocado por vazamento de um duto de gasolina da Petrobras.

Em 115 anos de história, A Tribuna testemunhou a pujança e o declínio dos barões do café. A construção dos canais de Saturnino de Brito. A modernização do Porto de Santos. E o surgimento dos imponentes prédios e os belos jardins da orla da praia. Com coragem e determinação, A Tribuna foi narradora e personagem. Protagonizou a luta pela reconquista da autonomia política de Santos, em 1983, e pela segunda pista da Imigrantes, em 2002.

Nos últimos anos., A Tribuna reafirmou a sua posição de liderança das principais campanhas: Aeroporto Metropolitano, novo cais, avenidas perimetrais e tantas outras bandeiras que carregou,

Foi o saudoso Roberto Mário Santini um dos maiores entusiastas de uma nova interligação entre Santos e Guarujá. Sonho que o governador José Serra tornará real.

A TV Tribuna entra, na próxima segunda-feira, na era digital, com o mesmo pioneirismo demonstrado pelo jornal. É a segunda TV do Estado de São Paulo a receber o sinal digital. Mais uma vitória de um grupo acostumado a ganhar, por não ter disposição de ficar para trás.

E por falar em grupo acostumado a ganhar, foi A Tribuna que sempre acompanhou e registrou os momentos de glória do maior time de todas as galáxias. E me desculpem os corintianos, palmeirenses e são paulinos, é em Santos que existe o verdadeiro futebol e onde vivem eternamente os meninos da Vila.

Agora dá para entender as razões de sermos bairristas ao extremo.Em qualquer lugar que esteja o santista faz questão de encher a boca para dizer: Eu sou de Santos.

Como filho da terra, santista da gema, torcedor do Peixe, sempre vi minha cidade cuidada e prestigia da na tinta do jornal. As letras que lá surgiam sempre formavam palavras de estímulo para o que deveria ser corrigido e reconhecimento de tudo de melhor que Santos proporciona.

As palavras que hoje digo não são apenas minhas. Metade de todas as nossas palavras sempre pertencem a quem nos ouvem, dosando assim o seu real alcance. A história é formada pelo que se fala e o que se compreende daquilo que se falou. A Tribuna fala; os leitores ouvem; as palavras surgem espalhando sucesso, desenvolvimento e qualidade de vida. Por isso quero homenagear também, o personagem fundamental, senão o maior da história de A Tribuna: o seu leitor. Sem ele, não estaríamos hoje aqui.

As grandes histórias não têm um fim, pois sempre continuam com novos personagens. Esta é uma história maiúscula, que tem como enredo o amor incondicional entre o jornal e uma cidade.

Por isso, gostaria de encerrar com um pensamento do escritor irlandês Oscar Wilde:"Todos- sabem fazer história,, mas só os grandes sabem de fato escrevê-la."

Parabéns, Família A Tribuna, que suas páginas sejam impressas com as tintas da eternidade e as palavras de amor a Santos.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Paulo Alexandre Barbosa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO ALEXANDRE BARBOSA - PSDB - Convidamos o Presidente do Grupo Jornal “A Tribuna” para receber uma homenagem aos 115 anos da fundação do Jornal “A Tribuna”.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO ALEXANDRE BARBOSA - PSDB - Convidamos o Diretor do Santos Futebol Clube, Adilson Durante Filho, para entregar uma homenagem ao Diretor-Presidente do Jornal “A Tribuna”, Marcos Clemente Santini.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO ALEXANDRE BARBOSA - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Presidente do Jornal “A Tribuna”, Marcos Clemente Santini.

 

O SR. MARCOS CLEMENTE SANTINI - Exmo. Sr. Presidente da Mesa, Deputado Paulo Alexandre Barbosa; demais Deputados presentes: Samuel Moreira, Fausto Figueira, Luciano Batista; Exmo. Sr. Tércio Garcia, Prefeito de São Vicente; Exmo. Sr. Paulo Filho, Prefeito da Cidade de Mongaguá; Senhoras e Senhores; meus amigos.

Há dois séculos, mais exatamente em 1808, surgiu a imprensa no Brasil.O primeiro jornal a circular em nosso País foi o Correio Braziliense.

Por curiosidade, o jornal era impresso em Londres.E entrava no País justamente pelo Porto de Santos, vindo escondido nos porões dos navios.

A Tribuna surgiu em 1894,quando a cidade de Santos tinha apenas 20 mil habitantes. Hoje são mais de 400 mil.A Baixada Santista, composta por 9 municípios, tem uma população superior a 1 milhão de pessoas.

Aos 115 anos de idade, completados ontem, A Tribuna é um dos poucos jornais fundados no século 19 com circulação ininterrupta até os dias atuais.

Nós, diretores e funcionários, sentimos orgulho por esse feito. Mas ao mesmo tempo, temos a noção do peso da responsabilidade de um jornal centenário.

Nesses 115 anos de existência, surgiram outros meios de comunicação, como o rádio, a televisão e a internet, sempre dizendo que o jornal iria acabar. Mas nós sobrevivemos.

Essa trajetória de sucesso de A Tribuna só foi possível porque o jornal sempre levou a sério o compromisso assumido com a comunidade Santista

A partir desta tradição jornalística, outros veículos nasceram e se incorporaram ao grupo A Tribuna. Há 17 anos, surgiu a TV Tribuna, afiliada à Rede Globo, que nesta segunda-feira entrará na era da transmissão digital. Fazem parte também do Sistema A Tribuna de Comunicação a Rádio Tribuna FM, os jornais Primeira Mão de Santos, de Campinas e do Vale do Paraíba, o portal A Tribuna Digital, o jornal Expresso Popular e o Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT). Todos seguem o mesmo espírito pioneiro do jornal A Tribuna.

O jornalismo regional brasileiro evoluiu bastante nas últimas décadas. Nos sentimos parte importante dessa evolução. O jornal A Tribuna investiu e investe em tecnologia e formação de profissionais das diferentes áreas.

Nosso jornalismo é independente, sério e ético.

Estamos muito atentos em relação à necessidade de discussão dos desafios da região metropolitana de Santos.O grupo A Tribuna promove diversos seminários ao longo dos anos. Nos próximos dois meses, promoveremos o Seminário Gás na Economia, e depois o MegaPolo Cubatão (desta vez aqui em São Paulo, na Fiesp).

E no segundo semestre, faremos o tradicional Santos Export, que vai mobilizar pela sétima vez empresários e políticos ligados aos diferentes segmentos do Porto de Santos.

Nessa linha de vínculo com a realidade regional, lançamos ontem, data de nosso aniversário, o caderno Baixada Santista, que será de agora em diante o nosso carro-chefe do jornal. Antes, os noticiários eram separados em Local e Regional. Agora, eles são unificados.Acreditamos que estamos assim, apoiando e incentivando o crescimento da região metropolitana, sem perder de vista tudo o que de mais importante acontece no Estado, no País e no Mundo.

Hoje é um dia muito especial para o jornal A Tribuna.Recebemos com humildade e gratidão esta homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Sabemos que a sessão desta noite tem o sabor de aprovação de nosso esforço A Tribuna se sente feliz por este momento.

Interpretamos este gesto como o reconhecimento dos deputados de todas as regiões do Estado de São Paulo pela importância de nosso papel como agente de informação.

Em tempos de globalização, o papel do jornal regional se toma ainda mais fundamental para a democracia.

Agradecemos ao Deputado Paulo Alexandre Barbosa pela proposição desta homenagem e pela coordenação dos trabalhos, e agradecemos também a todos os deputados desta Casa pelo apoio. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO ALEXANDRE BARBOSA - PSDB - Esta Presidência agradece as palavras do nobre Diretor-Presidente do Jornal “A Tribuna”, Marcos Clemente Santini.

Esta Presidência agradece as presenças da Sra. Jacy Guarany, representando a Deputada Estadual Maria Lúcia Prandi; do Vereador da Câmara Municipal de Praia Grande, Sérgio Luiz Schiano de Souza; do Dr. Roberto Antonio da Costa, Diretor-Administrativo do Jornal “A Tribuna”; do Sr. Marco Antonio da Costa, Gerente-Industrial do Jornal “A Tribuna”; do Sr. Márcio Delfim Leite Soares, Gerente-Comercial e Marketing do Jornal “A Tribuna”; do Sr. Luiz Antonio Monteiro Arcuri, neste ato representando o Exmo. Sr. Secretário de Estado de Emprego e Relações do Trabalho, Sr. Guilherme Afif Domingos; do Sr. Marco Antonio Francisco, representando a Secretária Municipal de Turismo de Santos, Sra. Wânia Seixas; do Sr. Sandoval do Nascimento, Diretor de Habitação da Cohab do Município de Santos; do Dr. Paulo Duarte Barbosa, Diretor do Ciretran de Praia Grande; do Sr. Jorge Bierrenbach, Presidente do PSDB de São Vicente; do Sr. Marcos Adegas, Presidente do PSDB de Santos; do Sr. José Luiz Fonseca, neste ato representando o Exmo. Sr. Carlos Teixeira Filho, vice-Prefeito de Santos; do Sr. Ney Cardoso, neste ato representando o Exmo. Deputado Estadual Antonio Salim Curiati; do Sr. Daniel Nakajima, representando o Presidente da Associação Atlética Atlanta; do Sr. Marcos Toyama, Coordenador Executivo da Unesp, Campus do Litoral Paulista; do Sr. José Basílio de Lucena, Presidente da Apae de Peruíbe; do Sr. Arquimedes Martinez, representando o Sr. Raimundo Macedo, Presidente da Unimed de Santos; do Sr. Carlos Ono, neste ato representando o Presidente da Associação Japonesa de Santos, Sr. Sergio Dói; do Sr. Jânio Benith, Secretário de Governo do Município de São Vicente; do Dr. Francisco Panico, representando o Presidente da mantenedora do Hospital Santo Amaro, Sr. Urbano Barramonde; do Sr. Fábio Ribeiro, neste ato representando o Sr. Ozires Silva, Reitor da Unimonte; e por último registrar e agradecer a presença do Editor-Chefe, responsável pelas notícias publicadas no Jornal “A Tribuna”, Sr. Wilson Marine.

Gostaria de agradecer a presença de todos e peço desculpas se alguma autoridade não foi mencionada. Mas, devido à importância desta solenidade, tivemos várias pessoas presentes que ilustraram e contribuíram para que esta sessão tivesse o êxito que todos nós planejamos.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece mais uma vez a todas as autoridades, aos funcionários desta Casa, em nome da Dona Yeda, que nos ajudaram nos trabalhos desta noite, e àqueles que, com a sua presença, colaboraram para o êxito desta solenidade, e convida a todos para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a presente sessão. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 30 minutos.

 

* * *