http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

12 DE MARÇO DE 2012

006ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DOS “82 ANOS DA SEICHO-NO-IE”

 

Presidente: JOOJI HATO

 

RESUMO

001 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocra a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Jooji Hato, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar os 82 anos da Seicho-No-Ie". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Propõe um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de tsunami que atingiu o Japão no ano passado. Faz menção a projetos, de sua autoria, que visam à obtenção da paz. Afirma ser seguidor dos ensinamentos da Seicho-No-Ie.

 

002 - LUIS ANTONIO GOMES

Faz leitura da Revelação Divina da Grande Harmonia.

 

003 - HATIRO SHIMOMOTO

Ex-Deputado e propositor do dia da Seicho-No-Ie, saúda os presentes. Fala sobre a fundação da Seicho-No-Ie, há 82 anos, por Masaharu Taniguchi. Destaca o número de seguidores do culto. Fala sobre a filosofia da instituição. Informa que os ensinamentos da Seicho-No-Ie podem conviver com os de outros credos.

 

004 - YOSHIO MUKAI

Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a América Latina, expõe alguns dos princípios da Seicho-No-Ie. Fala sobre o crescimento da instituição. Agradece a realização desta solenidade.

 

005 - Presidente JOOJI HATO

Informa que esta sessão solene será transmitida pela TV Assembleia em data oportuna.

 

006 - MARIE MURAKAMI

Diretora-presidente da Seicho-No-Ie no Brasil, saúda os presentes. Agradece as homenagens prestadas por esta Casa à Seicho-No-Ie. Faz histórico da fundação do movimento. Explica a filosofia da instituição. Destaca a divulgação dos ensinamentos da Seicho-No-Ie e fala sobre seus projetos sociais.

 

007 - NATAL CALABRO NETO

Mestre de Cerimônias, anuncia homenagem da Senhora Marie Murakami ao ex-Deputado Hatiro Shimomoto.

 

008 - KEIKO OTA

Deputada Federal, recorda o assassinato de seu filho de oito anos, Ives Ota. Relata como os ensinamentos da Seicho-No-Ie a ajudaram a superar sua perda. Menciona suas expectativas com relação a seu mandato na Câmara Federal.

 

009 - NATAL CALABRO NETO

Mestre de Cerimônias, anuncia apresentação do coral da Seicho-No-Ie, com o hino sagrado "Oh Meu Senhor".

 

010 - WILSON JOSÉ NARDI

Faz relato de como os ensinamentos da Seicho-No-Ie o ajudaram a superar momento de dificuldade.

 

011 - FERNANDO ANTONIO MENDES MARQUES

Preletor da sede internacional da Seicho-No-Ie, faz breve resumo da base ideológica da Seicho-No-Ie. Explica a importância da alegria para os ensinamentos da instituição. Reflete sobre o tema por meio de parábolas.

 

012 - NATAL CALABRO NETO

Mestre de Cerimônias, anuncia homenagem da Senhora Marie Murakami à Deputada Federal Keiko Ota.

 

013 - ANTONIO SHOTARO ISHIDA OSHIMA

Aspirante e preletor da sede internacional da Seicho-No-Ie, realiza oração pela paz mundial.

 

014 - NATAL CALABRO NETO

Mestre de Cerimônias, anuncia a apresentação do hino sagrado "Marcha da Missão", entoado pelo coral da Seicho-No-Ie.

 

015 - Presidente JOOJI HATO

Destaca o papel  da Seicho-No-Ie na busca pela paz mundial. Agradece a presença dos membros da instituição nesta Casa. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Senhoras e Senhores, muito bom dia. Sejam bem vindos a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta Sessão Solene tem a finalidade de comemorar os 82 anos de fundação da Seicho-No-Ie. Convido para compor a mesa dos nossos trabalhos, o Exmo. Sr. Deputado Jooji Hato; Professor Yoshio Mukai, Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a América Latina (Palmas.); Professora Marie Murakami, Diretora Presidente da Seicho-No-Ie do Brasil (Palmas.); o sempre Deputado, Hatiro Shimomoto (Palmas.); Exma. Sra. Keiko Ota, Deputada Federal (Palmas.); Senhoras e Senhores; convido a todos para, respeitosamente, ouvirmos a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Com a palavra o proponente e Presidente desta Sessão Solene, Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior.

Srs. Deputados, neste instante, gostaria de nominar as ilustres presenças, do nosso Professor Yoshio Mukai, Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para América Latina; a Professora Marie Murakami, Diretora Presidente da Seicho-No-Ie do Brasil; a nossa Deputada Federal Keiko Ota; o Deputado Hatiro Shimomoto, Doutor propositor do Dia da Seicho-No-Ie; o ex-Vereador Jorge Taba, que também propôs o Dia da Seicho-No-Ie na Capital; o Vereador Aurélio Nomura; também o Deputado Itamar Borges.

Eu quero, nesse instante, fazer uma reflexão de um ano daquela catástrofe, uma das maiores catástrofes do outro lado do globo terrestre, no Japão, junto com todos os outros adeptos da Seicho-No-Ie presentes, com ilustres líderes religiosos, propor um minuto de silêncio. E gostaria que todos, de pé, fizessem um minuto de silêncio.

 

* * *

 

- É feito um minuto de silêncio.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Podem sentar-se. Esse minuto de silêncio é uma reflexão daquilo que aconteceu aproximadamente um ano, no nordeste do Japão, ceifando milhares e milhares de vítimas. Todos nós oramos ontem e hoje pelas vítimas do tsunami. Mas hoje nós estamos aqui comemorando o dia da fundação da Seicho-No-Ie, 83º, um trabalho profícuo. E gostaria de dizer a todos os amigos, as amigas, os adeptos da Seicho-No-Ie, agradecendo por essa oportunidade de participar da comemoração dos 83 anos de fundação Seicho-No-Ie. Como deputado estadual, médico e professor, meu compromisso é com a saúde, educação e segurança, no intento de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Mas, acima de tudo, mantenho um compromisso de vida com a verdade e com a paz; ensinamentos que herdei de meus antepassados que, como eu, foram seguidores do ideário, que é o Movimento de Iluminação da Seicho-No-Ie.

Foi seguindo esse ideário que uma das minhas primeiras proposições da vida pública ainda como Vereador foi à outorga de título de cidadão paulistano ao Professor Massanobu Taniguchi. Tenho trabalhado apresentando e aprovando Leis que vão de encontro à luz e à verdade, como a Lei de fechamento de bares durante a madrugada, a Lei Seca, que foi adotada por várias cidades do nosso país, reduzindo os índices de violência, de acidentes de trânsito, de desagregação familiar.

A missão do homem público é difícil e por isso, elevada. É preciso coragem, disposição, trabalho, mas acima de tudo é preciso ter fé. E é nesse ideário que a tenho encontrado, praticando os ensinamentos que me foram passados, agradecendo a todas as coisas do universo, manifestando em mim as atitudes, o amor, a atenção, o lado bom de cada ser humano e, principalmente, entendendo que o homem é filho de Deus, e como tal, é herdeiro e merecedor de suas dádivas e felicidades eternas. Sigo impulsionado pelos ensinamentos do Movimento Iluminação da Seicho-No-Ie. E me coloco a disposição daqueles que junto comigo almejam e lutam por um mundo melhor. Agradeço ao Criador por essa oportunidade. Muito obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Senhoras e Senhores, passamos agora à leitura da Revelação Divina da Grande Harmonia, pelo Sr. Luis Antonio Gomes.

 

O SR. LUIS ANTONIO GOMES - A todos, bom dia. Muito obrigado. Queiram, por favor, assumir a posição de oração e acompanhem mentalmente a leitura da Revelação Divina da Grande Harmonia.

“Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra. Quando se efetivar a reconciliação com todas as coisas do céu e da terra, tudo será teu amigo. Quando todo o Universo se tornar teu amigo, coisa alguma do Universo poderá causar-te dano. Se és ferido por algo, ou se és atingido por micróbios ou por espíritos baixos, é prova de que não estás reconciliado com todas as coisas do céu e da terra. Reflexiona e reconcilia-te. Esta é a razão porque te ensinei, outrora, que era necessário te reconciliares com teus irmãos antes de trazeres oferenda ao altar. Dentre os teus irmãos, os mais importantes são teus pais. Mesmo que agradeças a Deus, se não consegues, porém, agradecer a teus pais, não estás em conformidade com a vontade de Deus. Reconciliar-se com todas as coisas do Universo significa agradecer a todas as coisas do Universo. A reconciliação verdadeira não é obtida nem pela tolerância nem pela condescendência mútua. Ser tolerante ou ser condescendente não significa estar em harmonia do fundo do coração. A reconciliação verdadeira será consolidada quando houver recíproco agradecer. Mesmo que agradeça a Deus, aquele que não agradece a todas as coisas do céu e da terra não consolida a reconciliação com todas as coisas do céu e da terra. Não havendo a reconciliação com todas as coisas do Universo, mesmo que Deus queira te auxiliar, as vibrações mentais de discórdia não te permitem captar as ondas da salvação de Deus. Agradece à Pátria. Agradece a teu pai e a tua mãe. Agradece a teu marido ou a tua mulher. Agradece a teus filhos. Agradece a teus criados. Agradece a todas as pessoas. Agradece a todas as coisas do céu e da terra. Somente dentro desse sentimento de gratidão é que poderás ver-Me e receber a Minha salvação. Como sou o Todo de tudo, estarei somente dentro daquele que estiver reconciliado com todas as coisas do céu e da terra. Não sou presença que possa ser vista aqui ou acolá. Por isso não me incorporo em médiuns. Não penses que, chamando por Deus através de um médium, Deus possa Se revelar. Se queres chamar-Me, reconcilia-te com todas as coisas dó céu e da terra e chama por Mim. Porque sou Amor, ao te reconciliar com todas as coisas do céu e da terra, aí, então, Me revelarei.” Revelação Divina da noite de 27 de setembro de 1931. Muito obrigado. muito obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Ouviremos agora o Doutor propositor do Dia da Seicho-No-Ie, o sempre Deputado Hatiro Shimomoto.

 

O SR. HATIRO SHIMOMOTO - Bom dia para todos. Muito obrigado. Saúdo inicialmente o nobre Deputado Jooji Hato, presidindo essa sessão; saúdo também o Professor Yoshio Mukai, Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie da America Latina, saúdo a Excelentíssima Presidente Marie Murakami, Diretora Presidente da Seicho-No-Ie do Brasil; saúdo a Dra. Deputada Federal Keiko Ota, que tem defendido os direitos humanos de preservação da vida com o seu instituto, que atualmente ela é Presidente; nobre Vereador Aurélio Nomura e Jorge Taba; Deputado Itamar Borges; vice-Presidente da Seicho-No-Ie, meu amigo, Tuguio Teramae; e demais membros que honram essa Presidência. A Seicho-No-Ie, cuja filosofia fundada há 82 anos pelo sagrado mestre Massaharu Taniguchi, já está na terceira geração com o Presidente Supremo Massanobu Taniguchi. No Brasil, a Seicho-No-Ie vem sendo divulgada pelos nobres preletores líderes da iluminação, e assim nós estamos já atingindo dois milhões e 500 mil oficialmente, e também aqueles que assimilam através da televisão e outros meios de divulgação.

É uma filosofia de vida, em que considera o homem como filho de Deus perfeito, e isento de pecados, através da filosofia da Seicho-No-Ie tem reestabelecido a saúde de muitas pessoas, e o mestre Massaharu Taniguchi afirma, Seicho-No-Ie não cura. As pessoas se curam pela assimilação da filosofia, a verdade da vida, e assim as doenças desaparecem, como de fato a doença não existe, só tem que desaparecer.

Eu tive a grande felicidade e a honra de nascer na família da Seicho-No-Ie. Meus pais já eram da Seicho-No-Ie quando eu nasci. Hoje eu tenho 76 anos, e pude ter o privilégio de gozar de todos os benefícios, sendo o primeiro preletor a divulgar a Seicho-No-Ie no Brasil, tive a felicidade de fazer a lei de utilidade pública estadual para a Seicho-No-Ie, e também criar no dia primeiro de março como sendo Dia da Seicho-No-Ie, que a data da fundação foi em primeiro de março de 1930, com o Mestre Massaharu Taniguchi oficializou a Seicho-No-Ie no Japão, que foi trazido ao Brasil e hoje eles estão no mundo espiritual nos orientando também.

Por isso, a Seicho-No-Ie hoje tem 117 regionais, sendo 83 em português e 84 ainda em língua japonesa para aqueles mais antigos que entendem melhor os livros da Seicho-No-Ie. Dos 400 livros da Seicho-No-Ie, já foram traduzidos 310 para a nossa comunidade, a sociedade brasileira. E assim tem sido divulgado. E não há nenhum confronto com outros ensinamentos. A Seicho-No-Ie é uma filosofia de vida, e outras religiões nós respeitamos todos, e assim estamos participando pelo desenvolvimento do Brasil, pela melhor condição de vida na sociedade.

Quero parabenizar essa diretoria, como todas as outras que fizeram de tudo para ser melhor. E hoje está realmente em harmonia com toda a sociedade brasileira, e agradeço a presença de todos, e novamente ao Deputado Jooji Hato, pela comemoração nessa data do Dia da Seicho-No-Ie. Muito obrigado e felicidades para todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB – Gostaria, então, de registrar a ilustre presença da Diretora da Seicho-No-Ie no Brasil, Kátia Metran Saita; Diretora da Seicho-No-Ie no Brasil, Aparecida Tamae Ogoshi; Diretor vice-Presidente da Seicho-No-Ie do Brasil, Professor Tuguio Teramae; e também a ilustre presença do deputado, colega nosso, combativo, Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Ouviremos agora o Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para America Latina, Professor Yoshio Mukai.

 

O SR. YOSHIO MUKAI - A todos, muito obrigado. Exmo. Sr. Jooji Hato, que preside essa solenidade da Seicho-No-Ie na Assembleia no dia de hoje; Exmo. Sr. Hatiro Shimomoto, a pessoa que propôs o Dia da Seicho-No-Ie aqui na Câmara; e excelentíssimo Dr. Jorge Taba, que é proponente também do Dia da Seicho-No-Ie aqui na Câmara. Demais autoridades aqui presentes, o nosso mais sincero agradecimento por estar presente nesse dia tão solene, que, pela primeira vez, a Seicho-No-Ie está comemorando o seu dia aqui nesse plenário.

É do conhecimento de todos os Srs. que a Seicho-No-Ie do Brasil foi iniciada pelo Professor Daijiro e Miyoshi Matsuda; e o povo brasileiro acolheu de braços abertos essa filosofia, que é sem preconceito ideológico, racial ou religioso, motivo pelo qual ela se expandiu rapidamente, primeiro dentro da colônia japonesa e posteriormente a incumbência de falar o português, que somos filhos, descendentes, na Seicho-No-Ie. E então, fomos os jovens da Seicho-No-Ie que levamos esse movimento em língua portuguesa, como foi dito. Hoje, a Seicho-No-Ie abrange 117 regionais em todo o Brasil e também em três países da América Latina, incluindo Portugal, Espanha, e hoje, Angola, na África.

Motivo pelo qual nesses dias trocamos a denominação da Seicho-No-Ie Latino Americano pelo Ibero Americano, ou seja, abrangência está atingindo cada vez mais ao maior número de pessoas possível. Isso ocorre devido a esse fato que eu mencionei, que nós não temos preconceito ideológico, ou seja, pessoas de qualquer religião, qualquer credo, poderão praticar a filosofia Seicho-No-Ie, que é uma filosofia de pensamento positivo.

Graças à sólida direção presidida pela Professora Marie Murakami e demais diretores, e o superintendente que compõe a Seicho-No-Ie no Brasil hoje, estamos divulgando cada vez mais às pessoas. Agradeço do fundo do coração essa oportunidade, de podermos comemorar o Dia Seicho-No-Ie nessa Casa tão nobre, que é a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Com certeza levaremos o maior número do povo paulista, essa mensagem que já é bem divulgada e intensificaremos cada vez mais o cunho que o Professor Massaharu Taniguchi tanto desejou. O movimento de iluminação da humanidade pela paz mundial. Agradeço a presença de cada um dos Senhores; e termino aqui a minha palavra de saudação. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Essa Presidência saúda o Professor Yoshio Mukai e também informa que no dia 17 de março, próximo sábado, a TV Assembleia transmitirá essa sessão na íntegra às 13 horas, pela TVA canal 63, NET canal 13 e TV Digital aberta 61.2. Tenha a certeza, Professor Mukai, nesse instante está sendo transmitido para 645 cidades do Estado de São Paulo. Então, essa mensagem da iluminação, amor, paz e fraternidade está sendo transmitida nesse instante.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Ouviremos agora a Diretora Presidente da Seicho-No-Ie do Brasil, Professora Marie Murakami. (Palmas.)

 

A SRA. MARIE MURAKAMI - Bom dia a todos. Muito obrigado. Nossas sinceras saudações representando a Diretoria da Seicho-No-Ie no Brasil. Nesta Sessão Solene, agradeço ao nobre Deputado Estadual Jooji Hato, que também faz parte da nossa família Seicho-No-Ie; ao nosso digníssimo Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a America Latina, Professor Yoshio Mukai; ao propositor do Dia da Seicho-No-Ie, nosso sempre Deputado Hatiro Shimomoto, muito obrigado. A nossa nobre Deputada Federal Keiko Ota, muito obrigada. Vereador Aurélio Nomura, ex-Vereador Jorge Taba, propositor do dia Seicho-No-Ie na Câmara Municipal e o nosso palestrante de hoje, preletor Fernando Antonio Mendes Marques; Senhoras e Senhores, membros da nossa maravilhosa família Seicho-No-Ie, bom dia. Muito obrigada. (Palmas.)

Essa Sessão Solene marca o 14º ano do Dia da Seicho-No-Ie, mas celebrada pela primeira vez nessa sede do Poder Legislativo do Estado de São Paulo, um ato então proposto pelo nosso Deputado Estadual Professor Hatiro Shimomoto e aprovado através da Lei 10195 de 30 de dezembro de 1998. Esse momento consagrará e alcançará nossos descendentes. Por isso, curvamos nossas reverências de gratidão aos pioneiros do nosso Estado de São Paulo, representados pelos membros dessa Casa de Leis, que fazem com que esse local, aparentemente só um prédio, seja na realidade uma usina de ética e paz para a sociedade paulista e brasileira.

A Seicho-No-Ie, que no dia primeiro de março desse ano completou 82 anos de existência, nasceu da incessante busca de um homem de um entendimento sobre a razão da existência do homem na face da Terra. Já que desde a infância ele ficava penalizado pela miséria, doença, as quais estavam sujeitos os homens. E seu nome, Massaharu Taniguchi, naquele fatídico mês de 1929, estava em meditação em um templo no Japão e ouviu uma voz misteriosa, baixa, mas ampla, suave, mas enérgica, que como um vagalhão lhe revelou, o homem não é corpo carnal, é a própria vida de Deus. E assim ele escreve a emoção desse dia no volume 20 da Coleção Verdade da Vida que a Bíblia da Seicho-No-Ie. Finalmente eu encontrara Deus e também o meu eu verdadeiro. Compreendera que o meu eu verdadeiro era a própria grande vida eterna que transcende, não só ao mundo fenomênico que é a projeção da mente, como também a mente que o projeta. A partir daquele momento, o mundo se transformou aos meus olhos. Passei a ver tudo e todos não como mera matéria, mas sim como seres vibrantes, que pareciam emitir uma luz semelhante à auréola. Desejei transmitir a toda humanidade, a alegria daquele despertar; senti que essa era a minha missão. Desde então, passei a ter o misterioso poder de curar doenças.

A ele, ao sagrado Mestre Professor Massaharu Taniguchi, criador da instituição, desse Dia da Seicho-No-Ie, o nosso mais sincero e profundo muito obrigado. Saudemos com uma salva de palmas. (Palmas.)

Manifestamos a seguir a nossa profunda gratidão aos pioneiros da Seicho-No-Ie e a todos que desbravaram o movimento no Brasil. Decorridos quase 80 anos desde o início do movimento Seicho-No-Ie aqui no Brasil, hoje nos orgulhamos de sermos a entidade religiosa da América Latina a receber a Certificação Isso 14001, que em fevereiro de 2009 nos credenciou internacionalmente como entidade modelo de gestão ambiental. (Palmas.)

Além das 117 regionais, como o Professor Hatiro citou, temos em todo o Brasil 2744 associações locais, onde semanalmente reúnem-se os adeptos para estudar a verdade. Temos uma publicação mensal de 490 mil revistas sagradas, perfazendo o total anual de cinco milhões 814 mil revistas. Que são divulgadas em todo o Brasil levando a mensagem de luz aos lares brasileiros.

A nossa publicação anual de ordens sagradas é da ordem de um milhão e 30 mil exemplares. O programa de rádio da Seicho-No-Ie no Ar vai ao ar através de 74 emissoras de rádio, perfazendo o total anual de duas mil 714 horas de transmissão. E o programa Seicho-No-Ie na TV vai ao ar através de 76 emissoras de TV, perfazendo o total anual de três mil e 46 horas de transmissão da verdade, Homem Filho de Deus. Temos hoje quase seis mil e 500 preletores líderes da iluminação e quase 14 mil divulgadores, que levam o ensinamento Homem Filho de Deus a todo o Brasil. A soma total de participantes nos eventos principais da Seicho-No-Ie no ano de 2011 foi da ordem de 350 mil pessoas. Na área social, desde o ano de 1967, realizamos durante 43 anos ininterruptos a campanha Pró Natal, contemplando cerca de 46 entidades assistenciais do Brasil, anualmente, com mais de meio milhão de reais.

Mantemos um curso de alfabetização de adultos na sede central; uma escola de ensino fundamental em Maracaju, Estado do Rio Grande do Norte, com 290 alunos; uma creche em Atibaia, onde assistimos 50 crianças; e uma casa de repouso, que abriga 24 internos em Ibiúna.

A creche Paraíso em Atibaia, fundada em agosto de 2008, é hoje uma referência em educação infantil na região. E esse ano, o reconhecimento veio de uma maneira um tanto inusitada; inesperadamente, a diretora e preletora da creche, a Professora Valéria Parola Delboni, foi homenageada por uma escola de samba de Bragança Paulista, e acredite, a educação da vida virou samba enredo.

É uma manifestação espontânea, um carinho todo especial da população e reconhecimento do grandioso bem que a creche vem proporcionando para as crianças de sua cidade natal. No Rio Grande do Norte, o diretor de gestão de pessoas de Natal, acompanhado da Secretária Adjunta da Educação, foram conhecer a escola em novembro de 2011, saíram encantados, e apresentaram a proposta de realizar intercâmbios dos educadores do nosso colégio com as outras escolas daquele município, para que todos possam também aplicar a educação da vida.

Em fevereiro passado, o preletor Márcio Rogério, nosso Superintendente das atividades dos educadores, falou para cerca de 800 professores da rede de ensino na jornada educacional de Natal, sobre a educação da vida. Os professores saíram maravilhados, dizendo que sempre ouviram muita teoria sobre pedagogia, mas hoje ouviram exposições de experiências vivas das mudanças de comportamento, quando os Professores tratam os alunos como filhos de Deus, dotados de capacidade infinita. É importante registrar aqui o espírito de gratidão que os alunos aprendem com os professores, o que fez com que a primeira turma de formandos, que foi no ano de 2010, escolhesse as duas fundadoras da escola para serem homenageadas; e a segunda turma, que foi no ano passado, escolheu a primeira diretora e a primeira professora da escola como paraninfas.

A Seicho-No-Ie do Brasil orgulha-se também de ser responsável pelo desenvolvimento da Seicho-No-Ie na America Latina, como foi citado pelo Presidente doutrinário. E ao finalizar, deixamos aqui o nosso propósito de continuar trabalhando incansavelmente, levando a todos os lares brasileiros o sublime ensinamento do homem filho de Deus.

Seicho-No-Ie, o modo feliz de viver em harmonia com a natureza. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Senhoras e Senhores, nesse momento a Professora Marie Murakami presta uma homenagem Deputado Hatiro Shimomoto.

 

A SRA. MARIE MURAKAMI - Seicho-No-Ie do Brasil, reverências, muito obrigada. No ensejo da comemoração do 14º ano do Dia da Seicho-No-Ie no Plenário da Assembleia Legislativa no Estado de São Paulo, rendemos a nossa homenagem e eterna gratidão pela iniciativa do Dia da Seicho-No-Ie e reconhecimento pela melhoria na vida dos nossos cidadãos, Lei número 10195 de 30 de dezembro de 1988, com o Projeto de Lei número 512/98 do Deputado Hatiro Shimomoto, PFL, decretada pela Assembleia Legislativa e promulgada pelo Governador do Estado de São Paulo, Doutor Mário Covas. São Paulo, 12 de março de 2012, Seicho-No-Ie do Brasil, Diretoria da Administração Central. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Ouviremos a Deputada Federal Keiko Ota. (Palmas.)

 

A SRA. KEIKO OTA - Bom dia a todos. Quero, aqui, parabenizar o Jooji Hato, vice-Presidente da Assembleia Legislativa, pela iniciativa de comemorarmos 83 anos dessa filosofia conceituada, a Seicho-No-Ie. Parabéns.

Quero também saudar aqui o Professor Yoshio Mukai, Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a America Latina; a Professora Marie Murakami, Diretora Presidente da Seicho-No-Ie do Brasil; Hatiro Shimomoto, sempre Deputado; e Aurélio Nomura, Vereador de São Paulo. E é com muita emoção e com o coração preenchido de muita gratidão.

Quero fazer uma reverência ao Mestre Massaharu Taniguchi, porque a sua filosofia transformou minha vida no momento da dor. Então, eu tenho uma profunda gratidão por essa conceituada filosofia que liberta os seres humanos do sofrimento. Eu não poderia deixar de falar como mãe, esposa e mulher, que a um mês do Dia Internacional da Mulher; porque quando aconteceu a fatalidade com o meu filho Ives, que foi brutalmente assassinado aos oito anos de idade, ficamos sem chão, sem teto, mas graças eu conheci essa filosofia, porque para uma mãe sempre vem um sentimento de culpa.

E a gente logo pensa que atraiu a situação por querer ganhar tanto dinheiro. E eu queria dar tudo que eu tinha porque eu não era merecedora desses bens pela minha ganância. Mas, graças a essa filosofia que me libertou do sofrimento, dizendo que nós somos filhos de Deus, e que lendo aquele livro que nós, a humanidade, somos isentos do pecado, senti-me aliviada naquele momento. Eu tenho certeza que o perdão que me deu força e coragem para seguir em frente e harmonizar a minha família, me levou a esse Congresso Nacional.

Por isso, como Deputada Federal, eu quero fazer do meu mandato um equilíbrio, porque eu tenho certeza que nós temos que coibir a violência com as Leis mais duras, para que as pessoas pensem duas vezes antes de tirar a vida dos outros, mas acredito que nós temos que eliminar o efeito da violência, e com essa conceituada filosofia Seicho-No-Ie, eu tenho certeza que nós podemos fazer um trabalho.

E obrigada, Professora Marie Murakami, pelo carinho e oportunidade quando eu bati em sua porta, e você propôs a me ajudar. E eu estou bem segura. E eu tenho certeza que o Ives, onde ele estiver, ele está feliz e abençoando toda essa corrente do bem, levando esse ensinamento ao maior número de pessoas. Muito obrigada.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Agradecemos a Deputada Keiko Ota e vamos ouvir agora o Coral da Seicho-No-Ie, com o Hino Sagrado “Meu Deus, Oh Meu Senhor”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência, em nome de todos os Deputados, gostaria de parabenizar o Coral da Seicho-No-Ie, e também a nossa querida regente, Professora Marta Vasconcelos. Parabéns pela apresentação. Queremos anunciar também a ilustre presença do Diretor da Seicho-No-Ie, Sr. Jairo de Oliveira Santana. E essa Presidência, em nome do Presidente Barros Munhoz, Itamar Borges, Edson Ferrarini, e em meu nome, em nome de todos os Deputados, queremos parabenizar o Dia Internacional da Mulher, que foi no dia oito de março, mas estamos no mês de março. Mês de março que acolhe o Dia da Seicho-No-Ie também. Parabéns a todos.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Convido agora, para fazer uso da palavra, o Sr. Wilson José Nardi.

 

O SR. WILSON JOSÉ NARDI - Bom dia a todos. Muito obrigado. (Palmas.)

Meu nome é Wilson José Nardi, sou de Botucatu, da Regional de Bauru, pertenço ao Núcleo de Botucatu e estou aqui para fazer um relato de experiência e de todos os acontecimentos que vieram mudando a minha vida. E mudou muito. Em meados de 2010, cheguei ao Núcleo de Botucatu com problemas e mais problemas, profundamente abalado, procurando alguém que pudesse me ajudar a sair de uma grande amargura, uma tristeza profunda, uma depressão profunda. Desempregado, endividado, vendendo tudo que possuía para resolver os problemas, e tudo que possuía depois de passar por uma crise de separação que levou um ano para se concretizar, que foi no ano de 2010. Fui atendido no núcleo por uma divulgadora, me encaminhando para um preletor que veio me orientar. Eu relatando toda a situação, ele me orientou para que eu tivesse paciência, agisse com muita fé, acreditando em Deus que tudo seria resolvido. E indicou a leitura dos livros “A Mente e a Força Criadora”, “Prosperidade Está na Mente”, e livros da Verdade da Vida. E outros também como “Sutra Sagrada, Chuva de Néctar da Verdade”, “Sutra em 30 Capítulos”, para leituras diárias, e leitura do livro “Minhas Orações”. E assim ele me orientando, eu me aprofundei e comecei desencadeadamente a ler e estudar, e esses livros me orientaram, com esses ensinamentos foram-me orientando, eu fui tomando as atitudes conforme ia aprendendo e estudando. Comecei também a seguir todas as reuniões, participar dos seminários, e também sendo assim, um frequentador assíduo e demonstrando bastante presteza, bastante assiduidade, fui convidado a ser divulgador em Botucatu. E comecei então a trabalhar, estudar, e nesse meio tempo dessa dificuldade, voltei até a fazer faculdade, para ver se preenchia um tempo maior, para ver se eu me aprofundava mais nos estudos, ter mais conhecimento, mais esclarecimentos. E foi assim, com esses conhecimentos, que fui chegando a ter uma vida mudada, fazendo faculdade com 65 anos, junto com os jovens, e me formei no ano passado em Recursos Humanos. (Palmas.)

E hoje, estou aqui completamente reestabelecido. Mas me dedicando, me aprofundando nos estudos cada vez mais, e também trabalhando, estudando essa filosofia de vida maravilhosa que é a Seicho-No-Ie. Partindo desses estudos, já obtive grande êxito em todos os aspectos da minha vida. E hoje me encontro totalmente reestabelecido, curado, vivendo modestamente, trabalhando, estudando, com disciplina, equilíbrio, compostura correta e exemplar, com muita prosperidade. Muito obrigado. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Ouviremos agora o Preletor Regional da Seicho-No-Ie, Sr. Fernando Antonio Mendes Marques. (Palmas.)

 

O SR. FERNANDO ANTONIO MENDES MARQUES - Saudações ao Exmo. Sr. Deputado Estadual Jooji Hato, Presidente dessa sessão; Presidente Doutrinário para a America Latina, Professor Yoshio Mukai, muito obrigado; Diretora Presidente da Seicho-No-Ie do Brasil, Professora Marie Murakami, muito obrigado; sempre Deputado Hatiro Shimomoto, propositor do Dia da Seicho-No-Ie, muito obrigado; Sra. Keiko Ota, Deputada Federal, muito obrigado; sempre Vereador Jorge Taba, o nosso muito obrigado; Sr. Aurélio Nomura, Vereador da cidade de São Paulo, e a todos os membros da Seicho-No-Ie, muito obrigado. (Palmas.) Bom dia. (Palmas.)

Hoje é um dia de festa, onde comemoramos 82 anos da fundação da Seicho-No-Ie, e nos foi solicitado que pudéssemos falar do tema Alegria. Como essa Sessão Solene será transmitida no sábado, para que todas as pessoas possam ter a oportunidade de conhecer o que é a Seicho-No-Ie, gostaríamos de tecer alguns comentários sobre a filosofia Seicho-No-Ie, para essas pessoas que vão assistir a programação e se desejarem, podem entrar em contato conosco através do telefone 0800 7702620, para obter maiores informações em relação à filosofia Seicho-No-Ie. Para a minha pessoa é um presente ter oportunidade de compartilhar um pouco do ensinamento da Seicho-No-Ie para todas as pessoas aqui presentes, e àqueles que estão conhecendo a Seicho-No-Ie hoje.

O Professor Massaharu Taniguchi nos ensina que Seicho-No-Ie é uma filosofia aplicada, que desenvolve e desperta a natureza divina que existe dentro de todos nós. Natureza divina quer dizer que somos filhos de Deus. O objetivo da Seicho-No-Ie é que as pessoas descubram essa verdade e se conscientizem que são imagem e semelhança de Deus e passe a manifestar esse Deus em atos, pensamentos e palavras. E um dos atributos de Deus, no qual iremos falar no dia de hoje, é justamente a alegria. E o dia de fundação da Seicho-No-Ie é um dia de grande alegria para toda a família Seicho-No-Ie. Viver como filho de Deus é viver com alegria.

E viver com alegria é manifestar esse Deus interior em atos, pensamentos e palavras. Diz que um Senhor de 70 anos de idade, muito extrovertido, muito alegre, caminhava por uma calçada e de repente ele vê se aproximando uma jovem em sentido contrário, ele, como conhecedor da verdade, colocou um sorriso em seu rosto, e quando ela se aproximou ele carinhosamente com muita alegria disse, bom dia. E ela respondeu, carinhosamente, eu não te conheço. E seguiu.

Lógico que não foi à recepção que ele desejava. No outro dia, já que ele fazia caminhada sempre no mesmo local, adivinha, está ele caminhando como verdadeiro filho de Deus com a sua alegria habitual, e ele percebe ela, aquela jovem do dia anterior, se aproximando. Teria duas opções, podia dar bom dia novamente, ou já que foi ignorado no dia anterior, poderia não falar nada. Como conhecedor da verdade, enfiou um sorriso muito maior e quando ela se aproximou, ele com aquele sorriso e aquela alegria peculiar do filho de Deus, ele mandou, bom dia! E antes de ela responder ou falar alguma coisa ele disse, e não adianta me falar que não me conhece, porque eu te conheci ontem.

Viver como filho de Deus é viver com alegria, e viver com alegria é transformar uma aparente dificuldade em uma oportunidade para transformar o seu Deus interior. Estamos em uma Casa onde 94 Deputados pensam com alegria em ideias para proporcionar felicidade a toda a população do Estado de São Paulo. Para ter ideias, é necessário que se tenha alegria. O Professor Massaharu Taniguchi diz que o mesmo trabalho feito com alegria, e o mesmo trabalho feito com mente sombria, geram resultados totalmente diferentes. Se eu estou como representante do povo, se aqueles que aqui estão, estão como representante do povo, eu tenho certeza que é com muita alegria que trabalham para proporcionar para toda a população, melhorias no seu dia a dia. E acredito que todos nós, membros da família Seicho-No-Ie, também desejamos com que a felicidade e a prosperidade se manifestem no coração de muitas pessoas. Ter alegria significa abrir o canal, porque quando você tem alegria, o livro é “A Chave da Vida Feliz”, de autoria do Professor Massaharu Taniguchi, quando você tem alegria você sintoniza com Deus, e ao ter alegria, você tem a oportunidade de ter boas ideias para proporcionar felicidade a outras pessoas. Alguém disse certa vez, o riso é a menor distância entre duas pessoas. Por quê? Um, quando você emite um sorriso para alguém, você está dizendo para o outro, eu o aceito como você é, sem condições. (Palmas.)

Quando você emite um sorriso para uma pessoa, você está dizendo, você é importante na minha vida, você é digno. Quando você emite um sorriso para alguém, você está proporcionando a outro a oportunidade de se sentir feliz. Já que hoje é um dia de alegria, que tal os membros da mesa e os meus amigos da Seicho-No-Ie, que tal treinarmos um sorriso. Dá uma olhada para o lado direito, lado esquerdo, e emite um sorriso para os que aqui estão. Não é para encontrar a metade da alma. É apenas um sorriso. (Palmas.)

Estava aguardando o meu momento para falar e ficava pensando, nossos membros da família Seicho-No-Ie estão muito sérios, e um dos atributos que se manifestam de Deus na nossa vida Seicho-No-Ie, é justamente a alegria. Certa vez, ao estudar sobre o tema alegria, eu fiquei me perguntando. Quando o Professor Massaharu Taniguchi diz que o 16º Artigo para alcançar o ideal é ter mente alegre. Esse é o livro “Chave da Vida Feliz”, volume I. E eu me perguntava, mas será que alegria significa apenas transmitir para o outro que eu estou feliz? Significa proporcionar ao outro, felicidade? Eu me perguntava se alegria seria tão somente transmitir ao outro uma vibração de felicidade. E ao buscar dentro da literatura da Seicho-No-Ie, encontrei uma das respostas mais valiosas que carrego comigo até hoje. Professor Massaharu Taniguchi diz, “‘transmitir a verdadeira alegria significa, nunca faça nada que você venha a se censurar, siga sempre o seu coração”. Prefácio do Livro dos Jovens, “seja puro, seja justo, seja honesto, seja grandioso”. Significa agir como verdadeiro filho de Deus. Quando você faz, quando você age e o seu coração lhe aplaude, você é verdadeiramente feliz. Agora, se realizamos algo e esse algo nos acusa, significa que perdemos a alegria. Hoje é um dia de alegria e gostaria de compartilhar com os Senhores alguns motivos para que possamos manifestar a verdadeira alegria na nossa vida. Para nós, da família Seicho-No-Ie, conhecer a verdade de que somos filhos de Deus, já é um motivo para que possamos nos sentir imensamente felizes. Conhecemos a verdade. O tempo é curto, mas essa é rápida.

Ele nasceu, mas não tinha pai, e ele costumava visitar a cidade constantemente. Morava um pouco afastado da cidade, que tinha de 10 a 15 mil habitantes. E ele começou a perceber, quando foi crescendo, com 10, 12 anos, que sempre que ele ia à cidade, as pessoas ficavam observando, miravam-lhe como se ficassem perguntando alguma coisa. E aí um colega disse para ele que, na realidade, quando sua mãe engravidou, que você nasceu, a cidade era muito pequena e sua mãe não tinha certeza de quem era o seu pai, porque sua mãe se relacionava com alguns homens diferentes. E até hoje, toda vez que você vai à cidade, as pessoas ficam se perguntando quem será que é o pai. Com essa informação, ele diminuiu a ida à cidade. Não vou mais. Já que estão tentando descobrir quem é meu pai, não vou mais. E ele decidiu ir à cidade apenas uma vez por semana, que era na missa. E ele se sentava na última fileira, porque quando terminava a missa, ele queria sair o mais rápido possível, para que as pessoas não ficassem perguntando quem é o seu pai.

Um dia, por cargas d’água, mudou o padre daquela paróquia. E está ele sentado na última fileira, e quando termina a missa, que ele vai saindo, alguém bate o braço em suas costas, e ao virar ele percebe, o padre. E o padre não perdoa. Quando ele virou, o padre disse, quem é o seu pai? E ele pensou, até o padre.

Só que ele percebeu que existia no coração e na pergunta do padre uma vibração diferente, de amor, de carinho, de atenção. O padre olhou para ele e disse, eu sei quem é o seu pai. Seu pai é Deus, filho. Vá e seja feliz. Daquela cidade ele foi Prefeito duas vezes, e daquele Estado, Governador uma vez, porque acreditou em ser filho de Deus. (Palmas.)

Estamos imensamente alegres, porque estamos conscientes que somos imagem e semelhança de Deus. Mais um motivo para que possamos sentir alegria. Temos um corpo, e se temos um corpo, temos saúde. E se temos saúde, podemos cumprir a nossa missão, de proporcionar felicidade ao maior número possível de pessoas. Se nascemos nesse mundo, mais um motivo para que possamos ter alegria. Existiu um pai, uma mãe, uma família, existem amigos e é motivo para que possamos agradecer. Afinal de contas, hoje a Diretoria da Seicho-No-Ie do Brasil está imensamente feliz, porque temos muitos amigos. Muito obrigado pela presença de todos. (Palmas.)

Estamos felizes porque temos oportunidade, através da alegria, de proporcionar felicidade ao maior número possível de pessoas. Aqueles que estão aqui na Seicho-No-Ie, a maior alegria é fazer com que mais pessoas possam despertar para a verdade, e que são imagens e semelhança de Deus.

Falando de alegria, ontem no nosso curso para professores preletores da Seicho-No-Ie, a nossa Diretora Presidente falou das pessoas que tem a síndrome da imobilidade dos músculos faciais. São pessoas que não transmitem alegria. Que se fecharam no seu mundo com determinados propósitos, determinados motivos e passaram a guardar alguns sentimentos em seu coração. Professor Massaharu Taniguchi nos diz, “odiando e amaldiçoando o próximo, esse ódio e maldição voltarão para ferir a própria pessoa. Por outro lado, abençoando o próximo, orando pela sua felicidade, pelo seu êxito e pela sua saúde, essa oração voltará para a própria pessoa que então será abençoada, será feliz, terá êxito nas suas atividades e multiplicará a sua saúde”.

Resumindo, ele diz que toda crença e fé serão inúteis se a mente estiver sombria. Como somos conhecedores do ensinamento da Seicho-No-Ie, já que estamos em uma Casa onde a alegria impera, porque existe alegria, existe boas ideias para levar a felicidade para toda a humanidade, conclamo a todos os nossos amigos, agora, para que possamos, nesse ambiente maravilhoso, realizar o treino do riso.

De pé, todos, e estou falando sério. Dizem que a alegria é a coisa mais séria da vida. Então, nesse momento, nós iremos convidar os membros da mesa e os nossos amigos aqui presentes, para que possamos realizar o treino do riso. Mente alegre atrai coisas boas. Mente alegre atrai saúde, mente alegre atrai felicidade, mente alegre atrai prosperidade. Para aqueles que já são da Seicho-No-Ie, em posição de oração, olhos fechados. Para aqueles que não são, se quiserem, posição de oração e olhos fechados. Repitam a oração.

“Oh Deus que estais no profundo do profundo da minha alma, oh alegria infinita, manifeste-se. Eu vou rir, eu já estou com vontade de rir”.

Agora mão na campainha, nós vamos começar devagar.

Com essa alegria peculiar aos membros da Seicho-No-Ie, desejamos felicidade a todas as pessoas aqui presentes. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Essa Presidência gostaria de se manifestar dizendo que Ilhéus, uma das cidades mais lindas nesse país, mandou o seu filho nesse evento. Ilhéus mandou o filho de Deus, mandou uma das suas melhores estrelas ao 83ª aniversário da Seicho-No-Ie. Parabenizo o filho de Ilhéus, nosso querido Fernando Antonio Marques, que é o nosso preletor, uma salva de palmas. Parabéns. Você trouxe alegria a essa Casa e trouxe iluminação. Parabéns. Nós ficamos muito gratos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Convidamos agora a Diretora Presidente da Seicho-No-Ie do Brasil, Professora Marie Murakami, para prestar uma singela homenagem a Deputada Federal Keiko Ota. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Ouviremos agora a Oração Pela Paz Mundial com o aspirante e preletor da sede nacional da Seicho-No-Ie, Sr. Antonio Shotaro Ishida Oshima.

 

* * *

 

- É feita a oração.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Nesse momento, o Coral da Seicho-No-Ie entoa o Hino Sagrado “Marcha da Missão”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Com a palavra o proponente Presidente dessa Sessão Solene, Exmo. Sr. Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Estamos chegando ao fim de um evento tão maravilhoso. E eu quero dizer a todos que a paz mundial é dever de todos, e a Seicho-No-Ie cumpre essa missão, essa tarefa; buscando a paz mundial, o amor, a fraternidade, iluminando todos aqueles que às vezes saem do normal de uma conduta na vida e trazem para o caminho do bem.

Então, eu quero aqui dizer também, que não é a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o maior Estado, a maior Casa Legislativa desse país, que está homenageando os 83 anos da fundação Seicho-No-Ie ao nosso ilustríssimo iluminador Professor Taniguchi, mas eu acho que a Assembleia Legislativa, esse Poder Legislativo é que está sendo homenageado, porque esse Poder que representa o povo do Estado de São Paulo é que está sendo homenageado pela Seicho-No-Ie.

Quero agradecer a nossa querida Presidente Marie Murakami; ao nosso preletor internacional, o nosso Presidente Yoshio Mukai; cumprimentando todos os diretores, todos os adeptos, toda a família Seicho-No-Ie. Em nome do Presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz, em nome de todos os Deputados, e quem sabe nós teremos outras comemorações aqui nessa Casa e que esperamos contar com a presença de todos em um futuro breve. Quem sabe, talvez no ano que vem, iremos comemorar na Câmara Municipal de São Paulo, e no outro ano talvez iremos comemorar aqui se assim a diretoria permitir. Mas eu desejo muita felicidade a todos, e que nós busquemos, juntos, iluminar, propagar e divulgar a Seicho-No-Ie àqueles que ainda não tem a luz divina. E deixo aqui, mais uma vez em nome dos Deputados, muitas felicidades aos adeptos, e que a Seicho-No-Ie continue cumprindo a sua grande tarefa, a sua grande missão de iluminar o mundo. Esperamos contar mais uma vez, se Deus quiser, o mais próximo possível, com um evento maravilhoso como esse da Seicho-No-Ie do Brasil. Parabéns, felicidades a todos. E agradeço a presença de todos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 47 minutos.

 

* * *