26 DE MARÇO DE 2008

7ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidente: VAZ DE LIMA

 

Secretários: EDMIR CHEDID e MARCO BERTAIOLLI

 

 

RESUMO

ORDEM DO DIA

001 - Presidente VAZ DE LIMA

Abre a sessão.

 

002 - ENIO TATTO

Solicita verificação de presença.

 

003 - Presidente VAZ DE LIMA

Acolhe o pedido e determina que se proceda à chamada, que interrompe ao constatar quorum.

 

004 - ENIO TATTO

Indaga à Presidência se há requerimento de inversão protocolado.

 

005 - Presidente VAZ DE LIMA

Informa ao Deputado Enio Tatto que há um requerimento de inversão da ordem do dia de sua autoria, no sentido de que o item 2 passe a figurar como item 1.

 

006 - ENIO TATTO

Solicita informações sobre os itens a serem invertidos.

 

007 - Presidente VAZ DE LIMA

Responde ao Deputado Enio Tatto.

 

008 - ENIO TATTO

Solicita a suspensão dos trabalhos por cinco minutos.

 

009 - CAMPOS MACHADO

Questiona a Presidência se houve quebra de acordo para votar o PL nº 1380/07.

 

010 - Presidente VAZ DE LIMA

Responde ao Deputado Campos Machado.

 

011 - PEDRO TOBIAS

Indaga à Presidência sobre o custo e a transmissão da nova TV para as cidades do interior.

 

012 - Presidente VAZ DE LIMA

Responde ao Deputado Pedro Tobias aos questionamentos acerca do PL nº 1380/07.

 

013 - BARROS MUNHOZ

Afirma que está havendo quebra de acordo para votar a ordem do dia.

 

014 - CAMPOS MACHADO

Afirma ter feito acordo para discutir o projeto da Sabesp por 15min.

 

015 - ROBERTO FELÍCIO

Discorre sobre acordo feito para discussão do PL nº 1380/07. Pede que seja votada a inversão da Ordem do Dia, para cumprimento do acordo.

 

016 - Presidente VAZ DE LIMA

Põe em votação e declara aprovado requerimento de inversão da ordem do dia, de autoria do Deputado Enio Tatto. Informa haver sobre a mesa substitutivo ao PL nº 1380/07, que dá por adiada a discussão do referido projeto. Convoca reunião conjunta das Comissões de Constituição e Justiça e Finanças e Orçamento, a realizar-se agora, no plenário e suspende a sessão por 5min, reabrindo-a às 20 horas. Anuncia a discussão e votação do PL nº 1145/07.

 

017 - CAMPOS MACHADO

Consulta a Presidência sobre acordo para discussão do PL nº 1145/07.

 

018 - Presidente VAZ DE LIMA

Suspende a sessão, reabrindo-a às 20h03min.

 

019 - CAMPOS MACHADO

Havendo acordo entre as lideranças, solicita o levantamento da sessão.

 

020 - Presidente VAZ DE LIMA

Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para  uma sessão extraordinária a realizar-se 10min após o término da presente sessão. Levanta a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Srs. Deputados, vamos passar à Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Srs. Deputados, Proposições em Regime de Urgência.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Sr. Presidente, solicito regimentalmente uma verificação de presença.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - O pedido de V. Exa. é regimental. Convido os nobres Deputados Marco Bertaiolli e Edmir Chedid para auxiliarem a Presidência na verificação de presença ora requerida.

 

* * *

- É iniciada a chamada.

 

* * *

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Srs. Deputados, a  Presidência constata número regimental de Srs. Deputados em plenário, pelo que dá por interrompido o processo de verificação de presença e agradece a colaboração dos nobres Deputados Marco Bertaiolli e Edmir Chedid.

Vamos dar seqüência aos trabalhos.

 

O SR. ENIO TATTO -PT - Sr. Presidente, gostaria de saber se há algum requerimento de inversão protocolado?

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Esta Presidência acaba de receber um requerimento para inversão assinado por Vossa Excelência, para inverter o item 2 para o item 1. Esta Presidência está entendendo que é para atender ao acordo feito anteriormente.

 

O SR. ENIO TATTO -PT - Sr. Presidente, a fim de esclarecer todo o plenário, V. Exa.poderia nos dar conhecimento dos projetos que serão invertidos?

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Nas proposições em regime de urgência o item1, trata da discussão e votação do Projeto de lei nº 1145, de 2007, de autoria do Sr. Governador, que autoriza o Poder Executivo a prestar contragarantia à União em operação de financiamento junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento - BIRD. É o projeto da Sabesp, que chamamos aqui de saneamento. O item 2 é a discussão e votação do Projeto de lei nº 1380, de 2007, de autoria da Mesa. Cria a Fundação "Nove de Julho de Rádio e Televisão Legislativa - F9JL".

Se é a intenção do plenário cumprir o acordo de inverter a Ordem do Dia, suspender a sessão para um Congresso de Comissões para receber a emenda substitutiva. Não havendo obstrução, após cinco minutos, retomaremos e entraremos no item nº 2, que estará pronto e instruído para entrar numa 2ª Sessão Extraordinária, ou no momento aprazado para votação.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Sr. Presidente, até para conseguirmos entender o acordo que fizemos, solicito a suspensão dos trabalhos por cinco minutos.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Sr. Presidente, estou um tanto quanto perplexo, porque tinha imaginado que havia um acordo pré-estabelecido para votar a Fundação hoje de maneira pacífica e tranqüila.

Indago a V. Exa. se há algum problema novo que tenha surgido da mesma maneira como surgiu o apagar das luzes aqui.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Aparentemente, Excelência, esta Presidência está compreendendo que o requerimento leva ao cumprimento do acordo, pelo menos, esta é a visão que a Presidência tem do fato em si.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Aparentemente significa o quê? Gostaria de deixar registrada aqui de maneira clara e cristalina que fiz um acordo no Colégio de Líderes e acordo é para ser cumprido. Iríamos votar a Fundação hoje. Gostaria que as bancadas tivessem consciência desse acordo. Ninguém é obrigado a fazer acordos. Se faz, cumpra-se.

Portanto, Sr. Presidente, reitero aqui a minha posição, da minha bancada: vamos votar hoje a Fundação, objeto de um acordo e de uma extenuante discussão que chegou ao final da mesma maneira que se encontrava há 5, 6 meses. Gostaria que hoje fosse votada a Fundação antes que percamos no tempo e no espaço uma conquista importante para a Casa.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Sr. Presidente, quero afirmar que existe esse acordo como também para votar a Fundação, da mesma maneira como votar o projeto de lei da licença-gestante.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Assim, acho que podemos dar seqüência. Há sobre a mesa ...

 

O SR. PEDRO TOBIAS - PSDB - Sr. Presidente, perguntei para muitas pessoas, mas ninguém está sabendo assim como eu. V. Excelência, assim como eu, somos do interior. Amanhã, a TV será aberta. Há estudo de quanto vai custar, quais serão os canais que irão transmitir para as cidades do interior? Com a TV fechada é mais fácil, mas com a TV Câmara, as nossas sessões serão transmitidas para o interior. Porque se for transmitida pela TV Cultura, será meia hora por dia, 20 minutos. Alguém previu isso? Precisamos saber disso para votarmos. Perguntei para muita gente nesta Casa, que responderam que depois isso seria visto.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - A equipe técnica que está tratando disso, coloca que não haverá absolutamente previsão de nenhum registro de aumento de gasto para isso. A diferença é que hoje assistimos pelo canal fechado, portanto, por assinatura. Entrando em operação a TV aberta, qualquer cidadão do estado, sem precisar pagar assinatura, poderá acessar com o controle da sua TV sem gastar nada - não sei qual será o número do canal ainda - como se assiste hoje a TV Senado.

 

O SR. PEDRO TOBIAS - PSDB - Serão colocadas antenas em todos os lugares para pegar no estado?

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Não, não. Isso será feito por satélite, pela Câmara Federal, que está instalando a antena aqui. Num acordo de cooperação entre a Assembléia Legislativa e a Câmara Federal o sinal será transmitido pelo mesmo satélite sem custo para a Assembléia.

 

O SR. ENIO TATTO -PT - Sr. Presidente, não sei se está esclarecido ao plenário que solicitei a suspensão dos trabalhos por cinco minutos para que com os demais líderes possamos tratar do acordo, e que está mantido o acordo que fizemos.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Parece que o plenário está satisfeito e na seqüência podemos tratar da inversão da forma combinada. Continua o acordo, é claro.

 

O SR. ENIO TATTO -PT - É importante esclarecer que está mantida a votação da Fundação, a votação do projeto de lei da gestante ...

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - E a discussão do outro item da pauta. É isso? “Requeiro nos termos regimentais que a disposição da Ordem do Dia seja alterada de forma que o item 2 passe a figurar como item 1, renumerando-se os demais. Assina Deputado Enio Tatto.”

Em votação. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo ...

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Sr. Presidente, no momento oportuno, gostaria de encaminhar a votação do requerimento de inversão.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Sr. Presidente, de quem é esse requerimento de inversão?

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Do nobre Deputado Enio Tatto.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Sr. Presidente, estamos assistindo a uma violação bárbara de um acordo feito.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Isso é verdadeiro. Também tenho essa impressão.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Estão protelando criminosamente a votação de um projeto de recuperação dos mananciais da Região Metropolitana de São Paulo. De uma forma inaceitável e inconcebível. É inconcebível. Isso não é possível. Foi combinado que iríamos discutir para poder votar esse projeto, que é vital para o povo de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - É verdadeiro. Também tenho a compreensão de que tudo seria feito absolutamente pelo acordo, até porque não gostaria que a Presidência, ou a Mesa, induzisse à obstrução.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Sr. Presidente, quero falar que essa explosão do Líder do Governo vem se repetindo e isso não faz com que mudemos de opinião. Vamos manter as nossas convicções.

Gostaria de esclarecer ao Plenário e aos deputados que o acordo existente nesta Casa é de votar o projeto da Fundação e o da gestante. Isso foi colocado expressamente pelos líderes e, inclusive, os líderes da base governista têm o mesmo entendimento que o nosso: hoje, não haveria Sessão Extraordinária e não seria pautado o Projeto de lei da Sabesp.

Portanto, não seria preocupação ou nervosismo do Líder do Governo? Precisamos esclarecer isso. Temos um entendimento - e isso aconteceu na quarta-feira passada - de que às quartas-feiras se votam projetos de deputados. Houve um acordo de lideranças para se colocar dois projetos importantes, unânimes nesta Casa, mas não havia acordo para se pautar o projeto do Executivo sobre a Sabesp.

É esse o esclarecimento que gostaria de prestar, encaminhando o requerimento para a inversão da Pauta. Não entendi o nervosismo e a exaltação do Líder do Governo. Não sei o que está acontecendo.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Sr. Presidente, tenho a impressão de que o Deputado Enio Tatto incorre num equívoco. Inclusive, havia assumido um compromisso com a Bancada do PT de falar 15 minutos hoje sobre esse projeto. Estou aqui para cumprir o acordo que assumi ontem e falar 15 minutos acerca desse projeto na área de Saneamento.

Acho que há um equívoco. Para mim, Sr. Presidente, foi feito um acordo para discutir esse projeto de Saneamento e estou comprometido a cumpri-lo. O nobre Deputado Enio Tatto reflita se não foi exatamente isso que conversamos, ontem à noite, junto com o Deputado Roberto Felício.

 

O SR. ROBERTO FELÍCIO - PT - A essência do debate, Deputado Campos Machado, não é o que V. Exa. assumiu ontem - aliás, comigo também, Líder da Bancada do PT. V. Excelência faria uso da palavra por 15 minutos porque ontem fizemos um acordo em que daríamos por discutidas duas horas desse projeto, sendo que a Bancada do PT havia se declarado em obstrução. Não se trata nem de obstrução porque estamos discutindo o projeto.

Quero reclamar do Líder do Governo. Em cumprimento ao acordo, o único líder que se lembrou de que vai garantir o acordo e foi protocolizar o pedido de inversão da pauta foi justamente o Líder da Minoria, Deputado Enio Tatto.

Poderíamos supor, mas não quero trabalhar com suposições. O fato dos demais líderes não terem se mobilizado para garantir o requerimento de inversão é porque, eventualmente, se não tem a oposição esse cuidado, haveria uma tentativa de não se fazer a inversão.

Mas não quero fazer juízo de valor. Estou apenas levantando esse problema para chamar a atenção. V. Excelência pode ficar nervoso, não tem problema. Estou me dirigindo ao Líder do Governo.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Nobre Deputado, por favor, conclua seu pensamento para darmos seqüência aos trabalhos.

 

O SR. ROBERTO FELÍCIO - PT - Estou concluindo, Sr. Presidente. Que a advertência seja feita a todos porque V. Exa. vem usando dois pesos e duas medidas no plenário.

Portanto, Deputado Barros Munhoz, Líder do Governo, se existe a possibilidade de se fazer inversão da Pauta, de acordo com o compromisso assumido por todos nós, é porque, mais uma vez, a oposição tratou de protocolizar o pedido. Portanto, queremos ver garantido que se vote a inversão da Ordem do Dia. Não faremos obstrução à inversão da Ordem do Dia.

Entretanto, a oposição, especialmente a Bancada do PT, não abre mão de discutir as matérias que V. Exas. de resto sabem.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Sr. Presidente, se entendi, a Bancada do PT vai discutir o projeto da Fundação e a alteração do Regimento Interno.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Parece que não.

 

O SR. ROBERTO FELÍCIO - PT - Não foi isso o que este Deputado disse. Não vou discutir o que V. Exa. quer. Estamos discutindo o projeto da Sabesp porque foi uma decisão da Bancada. O compromisso da inversão da Ordem do Dia é um compromisso da Bancada, reafirmado tanto pelo Líder da Minoria quanto por este Deputado, Líder da Bancada.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Deputado, somente para serenar os ânimos. O acordo foi explicado por esta Presidência, no final da Sessão Ordinária: colocaríamos os dois itens na Pauta, proposições em Regime de Urgência, e faríamos, por acordo, a inversão. Portanto, se há acordo, presume-se que não há discussão. Suspenderíamos a sessão por cinco minutos, assim que a Pauta fosse invertida, e faríamos o Congresso de Comissões.

Acaba de entrar um Substitutivo. Portanto, o projeto já está instruído e poderá ser objeto de uma nova Sessão Extraordinária para ser votado.

Esse foi o acordo. Vamos cumpri-lo? Vamos colocar a inversão da Pauta em votação e ninguém pede verificação de votação. Invertida a Pauta, recebo o Substitutivo...

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Sr. Presidente, gostaria que a sua pergunta tivesse resposta. Gostaria que a Bancada do PT respondesse se vai cumprir o acordo, que V. Exa. transmitiu fielmente.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Sr. Presidente, a Bancada do PT não está somente cumprindo o acordo. Quero deixar claro que só será possível cumpri-lo porque nós protocolamos um requerimento de inversão. Se dependesse da base governista e do Líder do Governo, ele não existiria. Mesmo porque o Presidente, ao ser consultado na reabertura dos trabalhos, falou que iria entrar direto no projeto da Sabesp.

É preciso deixar isso bem claro, para que não haja esse tipo de exaltação e para que não se tente jogar para a oposição um problema que não é nosso.

Só será possível manter o acordo por conta de um protocolo que fizemos de requerimento de inversão, que também poderia ter vindo da base governista ou do Líder do Governo. Existe algum requerimento assinado pelo Líder do Governo ou por algum líder da base governista para fazer a inversão? Só estamos discutindo a inversão porque nós protocolamos o requerimento de inversão.

Portanto, não venham imputar a quebra do acordo à oposição. A quebra do acordo foi da base governista.

 

O SR. SAMUEL MOREIRA - PSDB - Sr. Presidente, sob o ponto de vista técnico, o Deputado Enio Tatto está correto. Politicamente, é preciso garantir o acordo de que não haverá discussão desse projeto e caminhemos para a discussão dos outros projetos também.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Sr. Presidente, só quero saber o seguinte: se o acordo de hoje é para discutir e votar os dois projetos ou se vai ser mantida na Pauta a discussão do projeto da Sabesp.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Não para discutir. O acordo é para que entre o projeto da Fundação, que receberá emenda e sairá de Pauta, que entre o projeto do Regimento e que se suspenda a sessão.

É exatamente o que o Presidente acabou de repetir. Só queria dizer que em relação à inversão da Pauta, não requeremos porque foi uma dúvida que só existiu na Bancada do PT. Foi o Líder do PT e o Líder da Minoria que perguntaram a V. Exa. se seria possível fazer ou não. Quando V. Exa. explicou que era possível, é óbvio que cabia a eles fazerem o que era possível, simplesmente por isso. Peço para que entremos em acordo para que a sessão seja agilizada.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Vamos agilizar a sessão.

 

O SR. ROBERTO FELÍCIO - PT - Nós não vamos aceitar que paire qualquer dúvida, Deputado Barros Munhoz, Líder do Governo, os esclarecimentos sobre se poderia ou não haver inversão se deu na Sessão Ordinária. Depois, tivemos um intervalo e todo e qualquer líder poderia ter protocolizado o pedido de inversão da Ordem do Dia. Não era um acordo do Presidente com a Bancada da Minoria, com o PT, mas com todo o mundo e, portanto, todos poderiam.

Não estou querendo inferir que os senhores não fizeram porque havia uma má intenção. A primeira coisa que temos de fazer para cumprir o acordo - V. Exa. apresentando, talvez, uma questão de ordem - é V. Exa. colocar em votação o único requerimento que, reafirmo, é de autoria da oposição, da Bancada do Partido dos Trabalhadores.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Esta Presidência põe em votação o requerimento de inversão da ordem do dia.

Em votação o requerimento. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Invertida, portanto, a nossa Ordem do Dia. O item 1 da pauta, Projeto de lei 1380/2007 de autoria da Mesa, que cria a Fundação 9 de Julho de Rádio e Televisão.

Há sobre a mesa um substitutivo subscrito por número regimental, pelo que esta Presidência dá por adiada a discussão e, para cumprir o acordo, suspende os nossos trabalhos por cinco minutos.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esta Presidência, nos termos do disposto no Art. 18 do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das Comissões de Constituição e Justiça e Finanças e Orçamento, a realizar-se agora. O local será neste plenário por motivo de falta de energia.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 19 horas e 42 minutos, a sessão é reaberta às 20 horas sob a Presidência do Sr. Vaz de Lima.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Srs. Deputados, o Congresso de Comissões chegou ao seu final com feliz denominador comum. Portanto, o projeto já está instruído e poderá ser objeto de votação numa outra Sessão Extraordinária ainda hoje, pelo entendimento.

2 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 1145, de 2007, de autoria do Sr. Governador. Autoriza o Poder Executivo a prestar contragarantia à União em operação de financiamento junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento - BIRD. Com 8 emendas. Pareceres nºs 3034 e 3035, de 2007, respectivamente, de relatores especiais pelas Comissões de Justiça e do Meio Ambiente, favoráveis ao projeto e contrários às emendas. (Artigo 26 da Constituição do Estado).

 

O SR. CAMPOS MACHADO -  PTB -  Sr. Presidente, estamos tentando aqui um acordo. Consulto novamente à honrada bancada petista se podemos dar como discutido mais uma hora e 15 minutos. Uma hora, Sr. Presidente?

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB -  Esta Presidência vai suspender os trabalhos por 30 segundos.

 

* * *

 

- Suspensa às 20 horas e dois minutos, a sessão é reaberta às 20 horas e três minutos sob a Presidência do Sr. Vaz de Lima.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Esta Presidência está entendendo aquilo que os líderes estão confabulando. Está entendendo que os líderes chegaram a um entendimento para levantarmos esta sessão e que houve um entendimento para que o projeto tivesse uma tramitação de forma diferente. É isto?

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Sr. Presidente, com a concordância em plenário jamais vista, requeiro o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Esta Presidência, antes de levantar a sessão, vai  convocar uma Sessão Extraordinária, com a finalidade de ser apreciado o PL nº 1.380/07, esse que acabou de ser instruído, o da Fundação. O item 2 - Projeto de Resolução 03/08, que muda o Art. 87, que acrescenta um parágrafo ao Art. 84 do Regimento Interno. Essa Sessão Extraordinária será realizada às 20 horas e 15 minutos, com esses dois itens na pauta, para cumprir o acordo entre os Srs. Líderes.

Está levantada a presente sessão.

 

* * *

 

-  Levanta-se a sessão às 20 horas e cinco minutos.

 

* * *