14 DE ABRIL DE 2003

7ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO "DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO"

 

Presidência: SIDNEY BERALDO e ROSMARY CORRÊA

 

Secretária: ROSMARY CORRÊA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 14/04/2003 - Sessão 7ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: SIDNEY BERALDO/ROSMARY CORRÊA

 

COMEMORAÇÃO DO DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO

001 - Presidente SIDNEY BERALDO

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa, por solicitação da Deputada Rosmary Corrêa, com a finalidade de comemorar o Dia do Exército Brasileiro. Convida todos a  ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - ROSMARY CORRÊA

Assume a Presidência. Homenageia o Dia do Exército Brasileiro, a ser comemorado em 19 de abril. Anuncia a execução da "Canção do Exército".

 

003 - SÉRGIO PEREIRA MARIANO CORDEIRO

General-de-Exército, Comandante Militar do Sudeste, recorda alguns momentos históricos do Exército Brasileiro. Defende o relacionamento estreito que deve haver entre as entidades que trabalham em prol da comunidade.

 

004 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido a Sra. Deputada Rosmary Corrêa para, como 2ª Secretária "ad hoc", proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

A SRA. 2ª SECRETÁRIA - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada..

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Senhoras e senhores, neste momento adentra ao plenário o Exmo. Sr. General-de-Exército, Sérgio Pereira Mariano Cordeiro, Comandante Militar do Sudeste. (Palmas.)

Neste momento adentra ao plenário S. Exa. o Deputado Sidney Beraldo, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Esta Presidência nomeia as seguintes autoridades presentes: Exmo. Sr. General-de-Exército Sérgio Pereira Mariano Cordeiro, Comandante Militar do Sudeste; Sr. Francisco José da Silva Fernandes, General-de-Divisão, Comandante da 2ª Região Militar; Vice-Almirante Carlos Afonso Pierantoni Gambôa, Comandante do 8º Distrito Naval; Coronel PM Avivaldi Nogueira Jr., Presidente do Tribunal de Justiça Militar; Sr. Paulo de Tarso Diógenes, Coronel PM, representando neste ato o Comandante-Geral da PM, Coronel Alberto Silveira Rodrigues; Albert de Queiroz, General-de-Brigada reformado; Sr Sérgio Matareli, vereador de Santa Isabel; demais autoridades presentes, Sr. Presidente, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores. Esta sessão solene foi convocada por este Presidente, atendendo solicitação da nobre Deputada Rosmary Corrêa, com a finalidade de comemorar o Dia do Exército Brasileiro.

Convido todos os presentes para, de pé, juntamente com o Coral da Polícia Militar, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, acompanhados pela Banda do Comando Militar do Sudeste.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - SIDNEY BERALDO - PSDB - Esta Presidência agradece ao Coral da Polícia Militar e à Banda do Comando Militar do Sudeste; ao Tenente Clébio de Azevedo, Maestro do Coral da Polícia Militar; ao Sargento Jorge, Maestro da Banda do Comando Militar do Sudeste. Queremos anunciar também a presença do Deputado Ubiratan Guimarães.

Dos campos de Guararapes para todo o território nacional. Este é o Exército Brasileiro. Fator de integração e defesa da pátria brasileira. Sombreado pelo seu lema, pulso forte, braço amigo, mesclador das raças por natureza. O Exército está hoje presente em todos os rincões, abrigando em suas fileiras brasileiros de todos os credos, cores, filiação partidária e classe social. O Exército honra os exemplos legados por Caxias, seu patrono; cultiva suas mais caras tradições; e cumpre, diuturnamente, seu sagrado dever de preservar a soberania e a integridade do Brasil.

Esta sessão solene, solicitada pela Deputada Rosmary Corrêa, tem o objetivo de homenagear o Exército Brasileiro durante a comemoração do seu dia. Uma homenagem da qual a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo não poderia deixar de participar. Tenho a honra de passar a Presidência dos nossos trabalhos à Deputada que solicitou esta sessão solene: Deputada Rosmary Corrêa. Obrigado a todos.

 

* * *

 

- Assume a Presidência a Sra. Rosmary Corrêa.

 

* * *

 

A SRA. Rosmary Corrêa - PSDB - Agradeço ao nobre Deputado Sidney Beraldo, Presidente efetivo desta Casa. Mais uma vez gostaria de agradecer a presença do Exmo. Sr. General-de-Exército, Sérgio Pereira Mariano Cordeiro; do General-de-Divisão, Comandante da 2ª Região Militar, Francisco José da Silva Fernandes; do Vice-Almirante Carlos Afonso Pierantoni Gambôa, Comandante do 8º Distrito Naval; do Coronel PM Avivaldi Nogueira Júnior, Presidente do Tribunal de Justiça Militar; do Coronel PM Paulo de Tarso Diógenes, representando o Comandante-Geral da PM, Alberto Silveira Rodrigues; do General-de-Brigada reformado, Sr. Albert de Queiroz; nosso querido vereador de Santa Isabel, Sérgio Matareli, e Deputado Ubiratan Guimarães, nosso companheiro, nesta Casa de Leis. Gostaríamos de agradecer ao Maestro do Coral da Polícia Militar do Sudeste, Sargento Jorge e ao Tenente Clébio de Azevedo, Maestro do Coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

É uma honra muito grande para esta Casa estar, por mais um ano, comemorando, numa Sessão Solene, o Dia do Exército Brasileiro. Há alguns anos temos procurado fazer essa homenagem, das mais justas, ao nosso querido Exército. Ficamos muito felizes em ver sempre a nossa Casa com a presença de todos os senhores e senhoras para fazermos esta comemoração.

Gostaria de dizer ao General Cordeiro que normalmente costumamos trazer alguns alunos de uma escola da zona norte, o Colégio Madre Mazarello, que sempre vêm prestar uma homenagem ao Exército. Mas, infelizmente, os alunos estão em período de provas, e por isso não estamos contando com as nossas crianças. Mas, com certeza numa outra oportunidade, estarão aqui conosco novamente para prestar essa homenagem.

Gostaria de pedir licença a todos para ler a meu discurso, porque em momentos como este, em sessões solenes, até pela emoção, nós podemos esquecer alguma coisa, e eu não gostaria, em nenhum momento, de esquecer nenhuma palavra, nenhum ponto, nenhuma vírgula. Do fundo do meu coração, em nome de todos os Deputados desta Casa, esta é a nossa homenagem ao Exército Brasileiro.

“Homenagem ao Exército Brasileiro

Exército Brasileiro - nesses cinco séculos de nossa história, vejo sua presença decisiva, sua ação ordenadora, sua vocação para a integração nacional e sua ativa participação nos destinos do Brasil.

Vejo-o na gente disciplinada e leal que aceita, convive e respeita o semelhante. Que não se separa das virtudes que pratica. Tolerante e bondoso, mas forte o suficiente para não aceitar a indisciplina ou a desordem. Respeitado e querido pelo povo. Honrado mas distante das honrarias. Ocupado com seus afazeres e despreocupado dos aplausos.

O Poder Legislativo do Estado de São Paulo, aqui representado por um de seus membros, Deputada Rosmary Corrêa, tem a subida honra de prestar uma homenagem ao Exército Brasileiro, no seu dia 19 de abril, que assinala o berço de nossa força terrestre e da própria nação brasileira.

Para falar do nosso Exército, façamos um retrospecto de sua presença ao longo desses 500 anos, cuja atuação foi sempre de respeito às Instituições, defesa de nossa liberdade, atuando com desassombro e firmeza, defendendo nossas fronteiras, vencendo desafios e cumprindo sua missão constitucional.

Foi no século XVII, na Batalha de Guararapes, em 19 de Abril de 1648, quando brancos, negros e índios se uniram para expulsar o invasor holandês, que o Exército, sempre integrado por elementos de todos os matizes sociais, nasceu com a própria Nação e, desde então, participa ativamente da história brasileira.

Foram escritas páginas memoráveis, de coragem, de bravura e de competência pelo Exército que ali surgiu, presença constante e necessária na formação histórica do País. Está no Ipiranga, nos " Laços Fora". Confirma a independência pelas armas. Bate-se pela não fragmentação do território, uniu e pacificou com Caxias - digno soldado e estadista. Garantiu o Império. Já no âmbito internacional, participou vitoriosamente do conflito que na segunda metade do século XIX, ocorreu no cone sul do continente sul-americano - a Guerra da Tríplice Aliança.

Em decorrência da sintonia permanente que o Exército sempre teve com a sociedade brasileira, seu papel foi decisivo na Proclamação e na Consolidação da República, com Deodoro e Floriano Peixoto. Após a 1.ª Guerra Mundial, o Exército experimentou um período de soerguimento profissional, que iria complementar-se com a contratação, em 1920, da Missão Militar Francesa.

Porem, foi à obra ciclópica do Marechal Rondon, interligando os sertões interiores aos grandes centros, reconhecida, internacionalmente, como conquista da humanidade, o que marcou esse início de século.

A 2.ª Guerra Mundial, trouxe modificações significativas na evolução do Exército. Em 1942, o Brasil declarou guerra às potências do Eixo e, em 1944, enviou para o teatro de operações europeu uma Força Expedicionária que, na Itália, cobriu-se de glórias em Monte Castelo, Montese, Fornovo e em outras tantas ações.

A partir dos anos 60, o Exército passou por importantes transformações, realizando consideráveis investimentos em ciência e tecnologia, o que permitiu fornecer à tropa, equipamentos e armamentos projetados e fabricados pela industria nacional, particularmente viaturas blindadas.

Na Revolução de 1964, onde o Exército teve ação decisiva, o que deve ser lembrado e avaliado é o salto de modernidade que efetivamente tornou o Brasil uma nação economicamente viável, permitindo-lhe chegar a ser a 8ª potência econômica do mundo. Com os presidentes militares o Brasil viu surgir uma nova geração de empreendedores, responsáveis pelos mais notáveis avanços de nossa história, tendo como ponto alto os anos do "Milagre Brasileiro", onde podemos ressaltar: a criação do BNH, e do Banco Central, construção de ltaipu e Tucuruí, Transamazônica, triplicação da produção de petróleo e lançamento do Proálcool. O País muito deve ao planejamento estratégico sob a influência dos militares. Eles pensaram o "Brasil Grande", atraindo investimentos e construindo o que existe de infra-estrutura moderna nos portos, aeroportos, estradas, energia e telecomunicação.

No campo social foram criados o FGTS, Planos Habitacionais Populares, o Funrural- e o Mobral.

O exemplo moral é inquestionável, porque todos os presidentes deixaram o governo para uma vida modesta, assim como seus familiares e auxiliares mais próximos.

A atualização do Exército é um processo dinâmico e a Força de hoje, contando com a informatização e a introdução da eletrônica no controle de tiro, está equipada para cumprir as mais variadas missões, dispondo de armamento moderno, blindados, helicópteros e tropas especializadas em: guerra na selva, pára-quedismo e operações: aeromóveis, no pantanal, em montanha e na caatinga.

Honrando compromissos internacionais assumidos, o Brasil já se fez presente em inúmeras operações de manutenção da paz em diversas partes do mundo.

Devotado ao estrito cumprimento de sua destinação constitucional, é pacificador por vocacionada tradição. Combate sem ódio. Anistia e perdoa. Disciplinado, zela pelo valor profissional de seus quadros. Sobrepõe, em qualquer época, os interesses do Brasil às ambições pessoais e aos desejos menores.

Esse é o Exército de ontem e de hoje, que prioriza, o capital humano, que cultiva e ama as tradições castrenses, que respeita a ética, pratica as virtudes militares, observa os preceitos morais e vence preconceitos estereotipados. Uma instituição nacional, disposta a vencer barreiras e fazer se atual e moderna.

Esse é o Exército Brasileiro, consciente de nossas realidades e possibilidades, comprometido com a construção de uma Força que corresponda à estatura e à grandeza geoestratégica do Brasil. Em seu dia, parabéns, Exército Brasileiro. (Palmas).

Gostaria de anunciar a presença do nosso Cônsul do Uruguai, o Sr. Júlio C. Cesano Peña. Muito obrigada pela presença.

Neste momento convido todos para o canto da “Canção do Exército” pelo Coral da Polícia Militar e por todos os convidados.

 

* * *

 

-         É entoado um número musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Neste momento, gostaria de passar a palavra ao Sr. General-de-Exército Sérgio Pereira Mariano Cordeiro, Comandante Militar do Sudeste.

 

O SR. SÉRGIO PEREIRA MARIANO CORDEIRO - Exma. Sra. Deputada Rosmary Corrêa, idealizadora e responsável por esta já tradicional Sessão Solene em que o Exército Brasileiro é homenageado, na pessoa de quem cumprimento e saúdo os demais membros aqui presentes desta Assembléia Legislativa, autoridades presentes já nomeadas, minhas senhoras e meus senhores, meus comandados, em meados do Séc. XVII, no Nordeste brasileiro, brancos de diversas origens, negros trazidos da África, índios e mestiços enfrentaram juntos os sacrifícios e os desafios da época da dominação holandesa. Aliaram-se nas suas angústias e na disposição para reagir e defender, mais que seus próprios desejos, aquele chão que já proclamavam como seu. Lutaram ombro a ombro pela libertação da terra, pela primeira vez identificada como pátria. Foi em 19 de abril de 1648, na épica vitória de Guararapes, ocasião em que se perceberam os primeiros sinais da nossa força terrestre e da nação brasileira.

É justo, nesta ocasião, reverenciarmos os heróis de Guararapes, verdadeiros patriarcas do Exército Brasileiro, nas figuras destemidas do paraibano André Vidal de Negreiros, do português João Fernandes Vieira, do pernambucano Henrique Dias, do chefe da tribo potiguar, Antônio Felipe Camarão, e do comandante das tropas, Francisco Barreto de Menezes. Esse exército, que naquela época surgiu, soube mobilizar, conduzir e proteger ao longo de todo o percurso histórico, a gente brasileira, que o respeita e o admira. Assim foi a escolha de 19 de abril para o “Dia do Exército Brasileiro”.

O Exército de hoje é uma instituição verdadeiramente nacional, disposto a vencer barreiras de todas as ordens, fazer-se atual e moderno e estar atendo às conjunturas nacional, continental e mundial, particularmente no que se refere ao jogo de poder e aos conflitos de diferentes níveis, consciente de nossas realidades e possibilidades, comprometido com a construção de uma força que corresponda à estatura e à grandeza geoestratégica do Brasil.

Se ontem nossos antepassados tiveram de travar e vencer guerras para expulsar os invasores europeus, confirmar nossas fronteiras e estabelecer a paz necessária ao desenvolvimento, o Exército de hoje guarnece, incansavelmente, todos os recantos do País, motivado para assegurar a soberania nacional, ajudar a fundir culturas diversas, a diminuir distâncias e a fortalecer a unidade brasileira.

Se há 355 anos, precisamos da união de brancos, negros e índios para vencer os desafios da época, os dias atuais exigem uma integração muito maior não só de raças, mas de corações e de mentes de todos os brasileiros, para que o Brasil conquiste o seu merecido lugar no cenário internacional.

Esta homenagem, proporcionada pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, muito nos honra e nos sensibiliza. Representa para nós, o exemplo de reconhecimento, de apoio e de carinho com o Exército Brasileiro e sua gente, que nada mais é do que o segmento fardado da sociedade.

Por isso, em nome da força terrestre e de seus integrantes, agradeço a realização desta Sessão Solene. Um agradecimento especial se faz necessário à Deputada Rosmary Corrêa, por essa iniciativa, pelo perfeito entendimento do relacionamento estreito que deve haver entre as entidades que trabalham em prol da comunidade que representam e da importância que essa integração significa para o engrandecimento de nossa cidade, do Estado de São Paulo e do nosso querido Brasil.

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Queremos, mais uma vez, dizer que esta solenidade foi transmitida pela nossa TV Assembléia ao vivo, e aproveitar também para dizer a todos nossos telespectadores da TV Assembléia que estamos comemorando hoje o ‘Dia Do Exército’, que acontecerá no dia 19 de abril. A Assembléia se antecipou, tendo em vista que as sessões solenes se realizam às segundas e sextas-feiras.

Mais uma vez, gostaríamos de agradecer a presença de todos e dizer da felicidade por termos contado com presenças tão ilustres em uma cerimônia singela, mas feita de todo coração da Assembléia Legislativa para o nosso Exército Brasileiro. General, leve o nosso agradecimento a todos aqueles que aqui compareceram.

Gostaria de citar novamente os nomes dos nossos ilustres visitantes, para que, principalmente, todos os nossos telespectadores tomassem conhecimento: General-de-Exército Sérgio Pereira Mariano Cordeiro, Comandante Militar do Sudeste; General-de-Divisão, Comandante da 2ª Região Militar, Francisco José da Silva Fernandes; Vice-Almirante Carlos Afonso Pierantoni Gambôa, Comandante do 8º Distrito Naval; Coronel PM Avivaldi Pereira Júnior, Presidente do Tribunal de Justiça Militar; Coronel PM Paulo de Tarso Diógenes, representando o Comandante-Geral da PM; Sr. Albert de Queiroz, General-de-Brigada reformado; Vereador Sérgio Matareli, de Santa Isabel; Sr. Julio Cesano Peña, Cônsul do Uruguai; Deputado Ubiratan Guimarães, companheiro da Casa.

Agradecemos também mais uma vez ao Sargento Jorge, maestro da Banda do Comando Militar do Sudeste, bem como ao Tenente Clébio de Azevedo, maestro do Coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Deixamos aqui, mais uma vez, os nossos parabéns ao Exército Brasileiro pelo seu dia. Que Deus abençoe a todos os senhores, porque todos são muito importantes para esta Nação. Que possam viver sempre sob as asas da proteção do nosso querido Deus, que tudo neste País corra sempre bem, e que todos nós continuemos sendo cuidados por todos os senhores e senhoras que integram o nosso querido Exército Brasileiro.

Neste momento, declaramos encerrada a nossa Sessão Solene, agradecendo mais uma vez a presença de todos. Muito obrigada. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 10 horas e 40 minutos.

 

* * *