1

 

21 DE MARÇO DE 2005

007ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DA COMUNIDADE ÁRABE”

 

Presidência: RODRIGO GARCIA

 

Secretário: ROMEU TUMA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 21/03/2005 - Sessão 7ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: RODRIGO GARCIA/ROMEU TUMA

 

HOMENAGEM AO DIA DA COMUNIDADE ÁRABE

001 - Presidente RODRIGO GARCIA

Abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que a presente sessão foi convocada atendendo solicitação do Deputado Romeu Tuma, com a finalidade de homenagear o Dia da Comunidade Árabe. Convida todos os presentes para, de pé, entoarem o Hino Nacional Brasileiro. Expressa a alegria da Assembléia Legislativa em poder realizar a homenagem aos árabes e seus descendentes.

 

002 - ROMEU TUMA

Assume a Presidência.

 

003 - SAID MOURAD

Admira a audácia e a coragem dos imigrantes. Reflete sobre a recente eleição da Mesa Diretora da Casa. Cumprimenta o Deputado Romeu Tuma pela iniciativa de propor este sessão solene.

 

004 - ZUZA ABDUL MASSIH

Destaca a necessidade de união em torno da causa árabe, a despeito da batalha política efetuada para dividir os povos árabes.

 

005 - PEDRO TOBIAS

Critica a omissão dos governos locais ante a ação estrangeira no mundo árabe.

 

006 - REZKALLA TUMA

Ex-Presidente da Fearab-América e Presidente do Conscre, Conselho das Comunidades Estrangeiras da Assembléia Legislativa, afirma que a cultura árabe é a base de toda a civilização ocidental. Lamenta a supremacia do capitalismo selvagem em detrimento da personalidade humana. Defende a retomada da convivência e da valorização do ser humano.

 

007 - DAMASKINOS MANSOUR

Arcebispo da Catedral Ortodoxa, relata o que a coletividade árabe fez para o Brasil. Aponta o amor pelo povo brasileiro e pela nação brasileira nos países árabes. Fala sobre  a situação da Síria e do Líbano.

 

008 - ALI DIAB

Embaixador da Síria no Brasil, afirma que não medirá esforços para manter as relações entre os dois países e evoluí-las. Declara que a Síria está a favor do assento permanente do Brasil no Conselho de Segurança da ONU.

 

009 - ROMEU TUMA

Senador da República, considera que não há uma cidade no país em que a comunidade árabe não se faça presente. Questiona a falta de unidade do mundo árabe, apesar de todos falarem a mesma língua. Menciona projeto de sua autoria que institui o Dia Nacional da Comunidade Árabe no Brasil, a ser comemorado no dia 25 de março.

 

010 - SAID MOURAD

Convida todos a participarem de comemoração no Clube Homs, nesta capital, para celebrar a instituição da data de 25 de março.

 

011 - Presidente ROMEU TUMA

Historia o florescimento do mundo árabe. Discorre sobre a formação da comunidade árabe no Brasil. Ressalta a oportunidade de trabalho e progresso que aqui tiveram os imigrantes. Parabeniza o Brasil por ser um país tolerante e que contempla a convergência de ideais. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Romeu Tuma, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - ROMEU TUMA - PMDB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

* * *

 

O Sr. Presidente -- Rodrigo Garcia -- PFL -- Boa-noite! Esta Presidência tem a satisfação de nomear as autoridades presentes entre nós. Exmo. Sr. Embaixador da Síria, Ali Diab, que nos dá muita honra em visitar a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo nesta noite; Senador da República Romeu Tuma, é uma satisfação muito grande para a Assembléia Legislativa receber Vossa Excelência. Temos também presentes entre nós, além do nobre Deputado Estadual Romeu Tuma, os nobres Deputados Estaduais Said Mourad e Zuza Abdul Massih.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada, atendendo à solicitação do nobre Deputado Romeu Tuma, com a finalidade de homenagear o Dia da Comunidade Árabe.

Por issEsta Presidênciao, convidoa todos os presentes para, de pé, entoarmos o Hino Nacional Brasileiro, que será executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro, 1º Sargento Músico PM Tiago.

 

* * *

 

- é feita a executadoção d o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Rodrigo Garcia - PFL - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo e registra também, com muita honra e satisfação, a presença do nobre Deputado Pedro Tobias, que participa conosco desta Sessão Solene.

Antes de passar a Presidência desta sSessão Solene ao nobre Deputado Romeu Tuma, peço licença para, em breves palavras, resumir o meu sentimento. Estamos diante de uma Sessão Solene que, de alguma maneira, homenageia o Dia da Comunidade Árabe. Pelo segundo ano consecutivo, o Deputado Romeu Tuma faz solicitação desta sessão, em nome dele e de todos os Deputados desta Casa, mostrando o respeito que o Parlamento de São Paulo tem para com a comunidade árabe.

É um momento de bastante satisfação para a Assembléia Legislativa poder realizar esta Sessão Solene. Paralelamente a isso, tivemos eleições na semana passada que elegeram a nova Mesa Diretora da Assembléia. É também com muita satisfação que esta é a primeira Sessão Solene que tenho a honra de presidir como Presidente efetivo da Casa, honra essa dada pelo Deputado Romeu Tuma, que é quem presidirá a sessão mais adiante.

É, sem dúvida alguma, um momento histórico para a Assembléia Legislativa pelo objeto da homenagem e também pelo momento que estamos vivendo. Nós, que somos agentes políticos, agentes públicos, e aqui disputamos e debatemos o momento eleitoral, não poderíamos deixar de fazer esse registro, neste momento. E a visita do Senador Romeu Tuma neste dia tão importante para a comunidade árabe também só reforça o respeito do Senador e do Senado da República por este Parlamento.

Também a visita do Embaixador Ali Diab mostra não só as relações de amizade e comercial que temos com a Síria, mas também o respeito do povo sírio para com este Parlamento. Quero que o Embaixador leve não só a honra que temos da visita de hoje, mas também a certeza de que o Parlamento de São Paulo estará à disposição para colaborar nessa relação entre os dois países e também para discutir e debater projetos que sejam importantes para que essa relação seja frutífera e duradoura.

Portanto, é uma alegria para a Assembléia Legislativa de São Paulo realizar esta sessão, receber ilustres autoridades. Sejam todos bem-vindos à Assembléia Legislativa de São Paulo. Esta é a Casa do povo paulista. Esta é a Casa da representação popular que hoje se engrandece em poder homenagear uma comunidade que não só foi fundamental para a constituição da história do nosso Estado e do nosso Brasil, como também será fundamental para o desenvolvimento do nosso país daqui para frente. Sintam-se todos bem-vindos à Assembléia Legislativa de São Paulo.

Com muita honra passo a Presidência ao nobre Deputado Romeu Tuma. Obrigado.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Romeu Tuma.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PMDB - Volto a saudar o meu querido pai, ilustre Senador da República, Romeu Tuma; nosso Embaixador da Síria, Ali Diab. Quero citar também as presenças da Dra. Fernanda Montenegro de Menezes, neste ato representando o Sr. vice-Governador do Estado, Dr. Cláudio Lembo; do Sr. Oussama Selo, vice-Cônsul da República Árabe da Síria; do Dr. Rezkalla Tuma, meu tio, ex-Presidente da Fearab-América e Presidente do Conscre, Conselho das Comunidades Estrangeiras da Assembléia Legislativa; do Dr. Wladimir Freva, neste ato representando o Dr. Antonio Sarkis Jr., Presidente da Câmara de Comércio Árabe-brasileira; do Dr. Rasheed Shamdeen, Diretor do Centro Cultural Árabe-sírio no Brasil; do Sr. Claude Fahd Hajjar, Conselheiro da Presidência da Fearab-América; do Sr. Marcelo Audi Cateb, Diretor-Tesoureiro do Esporte Clube Sírio; do Sr. Iskandar Rachid Jabbour, Diretor Recreativo do Esporte Clube Sírio; do Sr. Pedro Ahmar, Presidente do Clube Alepo; do Deputado Federal, meu irmão, Robson Tuma; do Dr. Eduardo Felício Elias, Presidente da Fearab-São Paulo; e do Dr. Wady João Cury, neste ato representando o Sr. Roberto Cabariti, Presidente Laico do Conselho Administrativo Ortodoxo da cidade de São Paulo.

Neste momento, a Presidência concede a palavra ao ilustre Deputado Said Mourad.

 

O SR. SAID MOURAD - PFL - Sr. Presidente, meu colega Deputado Romeu Tuma; Sr. Senador, Dr. Romeu Tuma, que grande alegria nos dá recebê-lo nesta Casa, meu colega de partido; Deputado Federal Robson Tuma, também do PFL; Sr. Embaixador Ali Diab; minhas senhoras e meus senhores, muito boa-noite.

Senhor Presidente, gostaria de cumprimentá-lo por mais esta iniciativa de prestigiar e homenagear todos os imigrantes árabes. Fico arrepiado em falar nisso. Temos 11 parlamentares de descendência árabe. Quero cumprimentar também os parlamentares que são libaneses, os meus colegas Deputado Pedro Tobias e Deputado Zuza Abdul Massih. Fico arrepiado em falar nos imigrantes. Admiro muito essa valentia.

Tive oportunidade de estudar e trabalhar fora do Brasil. E não tive essa coragem e essa audácia. Quando ouço falar na história de diversos imigrantes - italianos, franceses, alemães, suíços, japoneses, espanhóis - de perto senti como foi esse trabalho dos imigrantes árabes.

Em 1974, quando eu tinha oito anos, minha mãe e meu pai nos levaram a todos, os nove filhos, para o Líbano, para que lá vivêssemos e pelo menos aprendêssemos a língua árabe. Infelizmente, veio a guerra e tivemos de sair de lá e nos refugiar em Damasco. No dia 09 de julho de 74 voltei ao Brasil. Não tenho essa história de metade do coração árabe e metade do coração brasileiro. O meu sangue é 100% árabe e sou brasileiro. Servi o Exército brasileiro e continuo servindo a nossa nação, agora como parlamentar. Tenho uma série de sonhos. Não adiantava só eu criticar os políticos. Eu trabalhei para poder continuar trabalhando pela população, agora como parlamentar.

Na semana passada nós tivemos um trabalho grandioso aqui nesta Casa, que vai ficar para a história desta Casa, porque conseguimos ganhar por um voto a Presidência desta Casa. Antes, eu me sentia um simples despachante. Hoje, eu me sinto de fato um Deputado. Deputado Romeu Tuma trabalhou conosco e foi o grande responsável por essa nossa vitória.

Quero parabenizar a todos vocês e agradecer pela presença, e parabenizar mais uma vez o nosso Presidente, Romeu Tuma, pela iniciativa de poder abraçar essa comunidade, que tanto contribuiu para a evolução do mundo e do Brasil. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PMDB - Antes de darmos a palavra ao próximo orador inscrito, queremos anunciar a presença, com muita honra, de Dom Damaskinos Mansour, arcebispo da Catedral Ortodoxa.

Esta Presidência concede a palavra ao nobre Deputado Zuza Abdul Massih.

 

O SR. ZUZA ABDUL MASSIH - PRP - Boa-noite a todos. Sr. Presidente, Deputado Romeu Tuma, quero parabenizá-lo pela iniciativa de prestigiar a colônia árabe, não somente do Estado de São Paulo e da cidade de São Paulo, mas de todo Brasil.

Para nossa alegria hoje, estamos recebendo o nosso embaixador da Síria, Dr. Ali Diab. Também queremos agradecer ao nosso pai, que é o nosso orgulho aqui no Brasil, o Senador Romeu Tuma. Muito obrigado pela presença. É uma honra para nós recebê-lo aqui na Assembléia Legislativa.  Quero cumprimentar os meus colegas, Deputados Pedro Tobias e Said Mourad, que são irmãos de coração, pois estamos sempre unidos nesta Casa.

Esta sessão solene mostra a união entre todos os árabes no Brasil, e temos a certeza de que essa união, se Deus quiser, a curto prazo, vai ser estendida não somente no Brasil. Além do mundo árabe, no mundo inteiro essa união deve permanecer para o resto da vida, porque é nossa cultura, é isso o que aprendemos dos antepassados.

Somos muito agradecidos ao Brasil. Tenho orgulho também porque meu pai nasceu aqui em Belém do Pará, em 1909. Foi criado no Líbano e voltou para o Brasil, onde faleceu. Devemos muito ao Brasil. Todos nós crescemos neste país maravilhoso que se chama Brasil.

Também não podemos esquecer de que a nossa cultura árabe hoje faz parte do desenvolvimento mundial que temos. Jamais poderemos esquecer que estamos unidos pela causa dos árabes, estamos juntos com eles nessa batalha política que está sendo travada no mundo inteiro para conseguir dividir os árabes. Mas, ninguém vai conseguir, não. Temos certeza, pelo amor que nós temos, pela cultura que temos, jamais alguém vai conseguir dividir a nossa raça e a nossa origem.

O Sr. Presidente está de parabéns pela iniciativa. Só temos de agradecer a pessoas como V. Exa., que toma iniciativas como essa, para mostrar nossa união a nossos irmãos brasileiros e a todos aqueles que estão neste parlamento. Somos onze Deputados entre os 94 Deputados desta Casa que trabalham pelo bem do Brasil, que também estão rezando e trabalhando de mãos dadas, para que os nossos países continuem trabalhando unidos.

Nosso Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva teve o prazer de conhecer a Síria, foi até o Líbano, conheceu também outros países do Oriente Médio, está fazendo investimentos na Síria.

Queremos que os árabes sejam unidos e respeitados da mesma forma.

Parabéns, Sr. Presidente, que iniciativas como essa sejam feitas em outros estados do nosso País. Obrigado pela presença de todos, e principalmente ao nosso embaixador da Síria. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PMDB - Queremos anunciar a presença do Dr. Roberto Cabariti, Presidente do Esporte Clube Sírio; do Sr. Antônio Carlos Farhat, neste ato representando o ilustre vereador Rogério Farhat; da Sra. Raya Mourad, Presidente da Associação Liga das Senhoras Muçulmanas para o Centro Cultural Árabe Islâmico do Brasil.

Esta presidência concede a palavra ao nobre Deputado, ilustre parlamentar, Deputado Pedro Tobias.

 

O SR. PEDRO TOBIAS - PSDB - Boa-noite. Primeiro, vou parabenizar o nosso Presidente, Deputado Romeu Tuma, meu irmão, e em seu nome, cumprimentar a todas as autoridades, senador, nosso amigo, embaixador, enfim, todos vocês.

Vou colocar uma coisa aqui, é política também, porque a nação árabe está passando uma coisa muito ruim nessa época. Não adianta falar em união para cá, união para lá, que não é verdade. Eu nasci no Líbano e estudei na França; fui do 1º Grupo de Médicos Sem Fronteiras, trabalhei até na Guerra do Vietnã; nasci maronita, mas fundei na minha cidade, na minha aldeia, o primeiro Partido Popular Sírio, PPS, como falamos aqui.

As coisas, nos últimos anos, estão piorando a cada dia. E hoje, o que está acontecendo no Líbano, ontem aconteceu no Iraque, na Palestina. Enfim, hoje o americano inventa as coisas e infelizmente muita gente, tanto no Líbano como nos países árabes, um abre o bico para dividir, outros são omissos, como muitos governos por aqui, em todos os países árabes. São omissos, eles querem derrubar a Síria, o Irã, nosso vizinho.

E o que está acontecendo no Iraque? Só para americano, se há resolução da ONU, serve para a Síria e não serve para Israel. Isso deveria ser dito, mas infelizmente tanto o americano como muitos governos árabes por aqui - quase todos - estão escondidos ou estão omissos. Isso precisa ser dito aqui. Não adianta falar em união aqui, as coisas não funcionam desse jeito.

O embaixador pode levar para o seu governo o nosso apoio. Mas o apoio somente na palavra não serve. A situação é difícil. Às vezes sou meio radical, torço para que o americano ataque Síria, torço para que entre no Líbano, no Irã, pois se não piorar não melhora. Hoje somos reféns dessa força americana, da arma deles.

Infelizmente há muitos governantes que escondem a cabeça na areia para não ver isso. Só há luta e briga. Podemos recuperar a honra para o nosso povo, mas infelizmente vivemos no passado. Precisamos viver no presente, o que não acontece.

Esta é a minha fala, desculpe, Sr. Presidente, pois foi um desabafo. Vemos isso tanto na imprensa árabe como na imprensa ocidental. Uma pessoa no Iraque da resistência, é chamada terrorista. Se isso é verdadeiro, a resistência francesa foi terrorista, a resistência russa foi terrorista e a polonesa é por aqui. Acho que esse povo que tem imprensa e faz propaganda não adianta.

O nosso país também não é contra construir nada, igreja, mesquita. País árabe, especialmente país que tem petróleo e que joga milhões de dólares. Vai lá, compra a imprensa, monta canal de televisão e jornal. É isso que podemos mudar: o rumo do nosso povo do país árabe.

Muito obrigado, Sr. Presidente, desculpe pelo meu discurso. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PMDB - O nobre Deputado Pedro Tobias, sempre falando com o coração. A Presidência concede a palavra ao Dr. Rezkalla Tuma, ex-Presidente da Fearab - América e atual Presidente do Conselho da mesma, além de ser membro do Conscre.

 

O SR. REZKALLA TUMA - Exmo. Sr. Presidente desta Assembléia nesta reunião festiva, Deputado Romeu Tuma Jr., meu querido irmão, Senador Romeu Tuma, meu sobrinho, Deputado Federal Robson Tuma, nosso querido Embaixador Dr. Ali Diab, particular amigo, companheiro em aguerridas campanhas em favor de uma paz definitiva no Oriente Médio; meu querido Arcebispo, Dom Damaskinos Mansour, nosso chefe e campeão prelado da ortodoxia no Brasil, meus senhores e minhas senhoras, é sempre uma alegria comemorarmos um dia em que se festeja a imigração da comunidade árabe.

Definirmos o que é a comunidade árabe seria muito difícil porque é uma comunidade que tem milênios de história. Nela se baseou toda a civilização ocidental, pois ela foi o cruzamento do mundo antigo do Oriente com o mundo moderno do Ocidente. Nós fomos o berço da civilização quando as três religiões monoteístas - pela ordem de origem, o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo - trabalharam juntas. E Desta forma desenvolvemos a filosofia e a teoria dos interesses do homem.

Lá nasceu o algarismo, nasceu a história da Andaluzia, que trouxe os prolegómenos da filosofia social, que trouxe a formação da criação de tudo aquilo que pudesse servir aos interesses do homem, como a medicina e todas as ciências. Posteriormente, desenvolveu-se o sistema da tecnologia.

A filosofia da tecnologia esqueceu o homem, e hoje estamos divididos pelos interesses materiais de um capitalismo que se tornou cada vez mais selvagem em detrimento da personalidade humana, contrariando toda a filosofia religiosa do monoteísmo. Os profetas, desde Abraão, desde Moisés, desde Jesus e desde Mohamed, nos ensinaram a amarmos uns aos outros. E o mundo de hoje esqueceu-se do amor para dedicar-se aos valores materiais do dinheiro e dos valores que superam os interesses do homem na busca da sua felicidade, do seu carinho e da sua vida.

Essas contrariedades que encontramos hoje nas divisões dos interesses políticos precisam ser superadas. Eu tenho certeza, e por isso aceitei o cargo de Presidente do Conscre - Conselho Parlamentar Legislativo de Raízes e Culturas Estrangeiras, pois todas as etnias que compõem o Conscre - são em torno de 28 - são etnias que estão buscando um novo caminho para o mundo: o caminho da paz, o caminho da convivência, o caminho da valorização do ser humano. E esta Assembléia nos dá o exemplo, comemorando cada vez o dia de uma comunidade que tem servido ao interesse do Brasil.

O Brasil é formado por imigrantes e seus descendentes. Por isso, todos aqueles que imigraram são tão brasileiros quanto nós que nascemos nesta Pátria. Como descendentes de árabes, nós amamos o próximo como a nós mesmos, comungamos os Dez Mandamentos e não aceitamos a força do imperialismo a nos dividir e a dividir o mundo em busca dos interesses.

Deputado Romeu Tuma, ao convocar esta Sessão Solene, V. Exa. comemorou o ressurgir de um novo mundo, pois, quando as quatro, cinco, dez religiões, se encontrarem, compreenderemos por que os mandamentos de cada uma delas dizem: “amar uns aos outros”.

Hoje, 21 de março, é o dia do encontro das raízes e da etnia das culturas. Por isso, a defesa da cultura do ser humano é a base precípua de toda civilização que formamos. É assim que me sinto neste dia, imbuído de uma alegria por pertencer a uma raça nobre e generosa, que trouxe os conhecimentos valorosos do mundo e que, por milênios, foi tentada a ter sua cultura destruída. No entanto, ela resistiu e persiste. Por isso, temos obrigação de dar continuidade a ela, pois é um bem para a sociedade e um exemplo para todas as comunidades.

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PMDB - Quero cumprimentar o Dr. Rezkalla Tuma, pois cumpriu rigorosamente o tempo regimental de três minutos.

Esta Presidência concede a palavra ao Dom Damaskinos Mansour, Arcebispo da Catedral Ortodoxa.

 

O SR. DAMASKINOS MANSOUR - Boa noite a todos. Sr. Presidente, Deputado Romeu Tuma, integrantes da Mesa, como a ocasião de hoje fala sobre a comunidade árabe, desejo falar na nossa língua materna árabe, e o Dr. Jorge irá traduzir.

 

* * *

 

- É feito o discurso em língua estrangeira com tradução.

 

* * *

 

O SR. JORGE (TRADUTOR) - Os descendentes da comunidade árabe, dos imigrantes que vieram para este País, são em sua maioria descendentes de libaneses e sírios. Talvez a maior coletividade do mundo. Isso foi graças ao Brasil, que abriu as portas e acolheu a todos com muito amor.

A nossa coletividade retribuiu e teve um grande papel na vida brasileira. Nós erguemos os hospitais, os clubes, as mesquitas e as igrejas.Em termos pessoais, também demos a este País os melhores médicos, advogados, políticos e nos orgulhamos muito deles. O Brasil sempre se colocou a favor de todas as causas árabes, especialmente a causa palestina, e isso indica harmonia entre os dois povos e as duas nações.

Eu penso no que a coletividade árabe fez para o Brasil, não somente dentro do Brasil, mas também fora. Nos próprios países árabes foi cultivado o amor pelo povo brasileiro e pela nação brasileira. A maior prova disso é quando alguém viaja para os países árabes, em especial para a Síria e o Líbano. Especialmente na época do Campeonato Mundial, vocês verão a bandeira brasileira em todas as casas, a ponto de pensar que não saímos do Brasil, que ainda estamos no Brasil. A coletividade trabalha sem medir esforços para o Brasil ter um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, porque sabemos que o Brasil sempre está do lado da justiça, sempre fala em nome da justiça. Isso é uma coisa que essa organização precisa.

Gostaria de encerrar meu discurso falando sobre a situação da Síria no Líbano. Com certeza vocês estão acompanhando nos jornais que a situação não está muito boa, mas essa imagem está distorcida, pois o nosso povo na Síria e no Líbano forma uma única família e o povo se ama. Qualquer divergência é motivo de tristeza. Sabemos que dentro da família sempre há divergências, mas isso não quer dizer que o amor vai embora. Falamos que o que Deus uniu nenhum homem pode separar. A vontade de Deus é uns amarem aos outros. Se Deus quiser isso vai continuar acontecendo.

Agradeço ao responsável por este evento. Essa homenagem não será apenas estendida para os presentes, mas para os pais e os avós que também estiveram nesta terra. Que a bênção de Deus esteja com todos. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PMDB - Tem a palavra o ilustre Embaixador da Síria no Brasil, Ali Diab.

 

O SR. ALI DIAB - Inicialmente, gostaria de agradecer ao responsável por este evento, Deputado Romeu Tuma, e ao senhor seu pai - de quem ouço falar há muitos anos, Senador Romeu Tuma. Na Síria, temos orgulho dos senhores e de todos os políticos de origem árabe. Agradecemos também à Assembléia Legislativa na pessoa do Presidente, que concedeu essa homenagem para a coletividade árabe.

Hoje é o Dia das Mães na Síria, 21 de março. Todos sabem o significado da mãe para as gerações.

Os Srs. Deputados e todos que usaram da palavra antes de mim falaram seus pensamentos nesta ocasião. Gostaria de dizer que ao Brasil, que acolheu as gerações árabes, que nossos ancestrais que participaram da civilização humana, tiveram um papel importante no descobrimento dos Estados Unidos e do Brasil. Essa participação e colaboração humana continuam até os dias de hoje, seja nos países de fora, especialmente aqui no Brasil, ou dentro dos países árabes.

A respeito das pressões sofridas pelo mundo árabe, especialmente pela Síria, os Srs. Deputados que falaram antes de mim realmente disseram tudo o que penso, e não quero repetir a posição da Síria contra a campanha injusta dos Estados Unidos e defender todos os povos que sofrem injustiças.

Gostaria de acrescentar que como embaixador do meu país não medirei esforços para manter os relacionamentos entre nossos dois países e evolui-las. Como disse S. Eminência, transmiti também há pouco para o Sr. Presidente da Casa que a Síria está a favor do assento permanente do Brasil no Conselho de Segurança da ONU. Olhamos para o Brasil como um país importante e desejamos vê-lo exercendo o papel que merece no campo mundial, que junto com outras nações grandes será um forte empecilho para essas forças que estão cometendo injustiças.

Agradeço novamente ao Sr. Presidente, Deputado Romeu Tuma, ao Senador Romeu Tuma, a todos que me deram a chance de falar da posição de meu país atualmente. Muito obrigado e até uma próxima vez. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PMDB - Tem a palavra o nobre Senador Romeu Tuma. (Palmas.)

 

O SR. ROMEU TUMA - Sr. Presidente, Deputado Romeu Tuma Jr., meu filho, cujo nome foi dado pela mãe para me homenagear, e hoje, para meu orgulho, dá a mim esta oportunidade de homenagear os nossos antepassados que aqui vieram para tentar a sorte, e que saíram vencedores; Dom Damaskinos, nosso querido líder religioso que tão bem dirige a Igreja Ortodoxa e tem trabalhado pela ortodoxia no mundo, cuja presença nos leva à certeza de que a imagem de Deus se faz presente; nosso Embaixador Ali, representando a Síria em nosso país, tem a oportunidade de estar presente nesta solenidade tão importante para a comunidade árabe; Said Mourad, Pedro Tobias, Zuza Abdul Massih, tenho inveja de vocês, e também do Rezkalla. Por quê?

Porque eu gostaria de poder falar em árabe, uma língua tão linda, em que cada palavra que se pronuncia é a própria poesia que vem do coração de cada um de nós. (Palmas.) É a alma que fala. É a alma que traz a alegria de poder ainda se ouvir nesta terra tão longínqua a língua dos nossos antepassados, dos nossos pais, da nossa mãe.

Andei por este imenso Brasil. Percorri todos os rincões, desde os mais difíceis, as fronteiras, toda a zona urbana e inóspita deste país. Sempre brinquei: por onde passou um árabe com a sua matraca na mão, vendendo alguma mercadoria naquela fazenda, ali nasceu uma cidade pelas mãos desse homem. Não há uma cidade no País, nenhum dos praticamente seis mil municípios, em que a comunidade árabe não se faça presente, sempre construindo a favor do povo que vive nessas cidades. Falamos que o Brasil conseguiu através do trabalho das comunidades de imigrantes manter essa hegemonia pela língua, que é única em todo território nacional.

Tive a oportunidade de viajar pelo Oriente. Não sei por quê, mas acho que Deus, um dia, Dom Damaskinos, frente a Ele, Ele vai me explicar porque eu ganhei esse presente, pois pela minha função pude viajar pelo Brasil e pelo exterior. Percorri vários países árabes a serviço: a Síria, o Líbano, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes e tantos outros.

Faço um questionamento que vem do fundo da alma, do meu coração: onde se fala a mesma língua, por que não há uma unidade de se falar sempre “Amém” e que Deus abençoe essas terras para não ter guerra, não ter violência, não haver contradições? Porque a língua que une, a língua árabe é falada em todo o mundo árabe. Então, não conseguimos encontrar uma explicação clara do porquê dessas divisões. É porque o interesse estrangeiro se faz presente e a divisão dos povos árabes poderá trazer as vantagens pessoais a cada um desses países que procuram de forma injusta e indigna agredir aqueles que construíram através da História toda a civilização do mundo.

Hoje, Deputado Romeu Tuma Jr., V. Exa. está de parabéns por ter convocado esta Sessão Solene tão importante para São Paulo e, como disseram os que me antecederam, para todo o Brasil.

Fiz um projeto de lei que foi aprovado por unanimidade no Senado Federal, pelo dia 25 de março. Por que dia 25 de março? Porque é a data da 1ª Constituição Brasileira e porque tem uma vinculação muito forte com a comunidade árabe. Nasci na Rua 25 de Março. Quando se fala na Rua 25 de março, Said, V. Exa. sabe que logo lembra que são os árabes que sempre trabalharam lá. Agora, há alguns chineses e coreanos por lá, mas sempre foi a comunidade árabe que se fez presente ali.

Por unanimidade foi aprovado o Dia Nacional da Comunidade Árabe no Brasil. Hoje, a comunidade está na Câmara dos Deputados. Com certeza absoluta teremos a felicidade de ver aprovado o nosso projeto e vamos comemorar nacionalmente este dia, para que todos saibam que a comunidade árabe ajudou a construir este País e fez a História da civilização.

Portanto, viva os povos árabes!(Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PMDB - Esta Presidência solicita ao nobre Deputado Said Mourad que efetue um convite aos srs. presentes e àqueles que nos acompanham pela TV Assembléia.

 

O SR. SAID MOURAD - PFL - Sr. Presidente Romeu Tuma, minhas senhoras e meus senhores, quero relembrar o depoimento do seu pai e quero que vocês percebam no meu testemunho quanta diferença há entre os imigrantes desbravadores e nós, que somos descendentes.

Seu pai nasceu na 25 de Março. A 25 de Março foi o berço de uma pensão de todos os imigrantes, dos desbravadores que aqui chegavam. O meu tio Muhamad Mourad também ficou numa pensão lá. São grandes as diferenças entre nós, que chegamos aqui e fomos recebidos pelo Deputado Zuza Abdul Massih e pelo Deputado Pedro Tobias. Nós também somos desbravadores, mas, que diferença entre esses imigrantes que lutaram de verdade para conseguir conquistar este nosso espaço para nós que chegamos com tudo pronto e no berço de ouro, graças a Deus! (Palmas).

Sr. Presidente, quero aqui fazer um convite em nome do Clube Homs que, pela presente, vem convidar V.Sa. e familiares para participarem da data marcante em seu calendário oficial, de comemoração pela instituição da data 25 de março, que este ano será realizada no próximo dia 30 de março, às 20:30horas, na sede do Clube Homs, na Avenida Paulista. Se Deus quiser, estaremos todos lá!

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PMDB - Também queremos anunciar a presença do Prof. Samer Farhoud, Presidente do Clube Marjayoun; do Sr. Jorge Mofarrej Nicolau, vice-Presidente do Clube Atlético Monte Líbano; do Sr. João Farah, do Conselho Deliberativo do Clube Homs e do Lar Sírio Pró-Infância; do ilustre cônsul da Letônia, Sr. João Grinberg.

Sras. autoridades já nomeadas, quero aqui abrir um parêntese e cumprimentar todas as senhoras presentes em nome da minha querida mãe, da minha querida esposa, da minha querida cunhada e da minha querida filha.

Quero cumprimentar os meus companheiros parlamentares, Deputados Pedro Tobias, Zuza Abdul Massih e Said Mourad, dividindo com eles esta Sessão Solene, pois estamos sempre juntos aqui, neste Parlamento, e com outros sete parlamentares também de origem árabe formamos a RAU - República Árabe Unida. (Palmas).

Hoje é um dia muito importante para o Parlamento paulista. Estamos aqui reunidos para celebrar uma grande confraternização, para cultuar o amor, a união, a integração, a amizade e, sobretudo, a paz.

A Assembléia Legislativa de São Paulo, ao homenagear nesta Sessão Solene a Comunidade Árabe, presta um tributo ao berço de toda a civilização ocidental: - os árabes assimilaram a cultura helênica e antiga e fizeram uma harmonização do pensamento grego com os ideais islâmicos.

O Império teve início em 630, com a unificação de tribos da Arábia por meio da doutrina islâmica e da língua árabe, e se estendeu até 1258, com a destruição de Bagdá pelos mongóis.

Os árabes criaram um sistema de comércio único, que funcionou como ligação entre o Ocidente e o Oriente.  Surgiram assim grandes centros comerciais, como Bagdá, Cairo e Damasco. Essas cidades passaram a ser também pólos de grande desenvolvimento cultural, com a fusão da cultura do mundo oriental e a do mediterrâneo.

Os árabes construíram ricas mesquitas espalhadas por todo o território muçulmano e desenvolveram arabescos para ilustração e decoração.

Nas ciências, inventaram o ácido sulfúrico e o álcool.  Produziram uma vasta literatura, em prosa e verso, da qual se destaca As Mil e Uma Noites.

O Mundo Árabe é formado hoje por um conjunto de países, da Península Arábica, do Oriente Médio e do Norte da África: Arábia Saudita, Argélia, Barhein, Comóres, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Eritréia, Etiópia, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Palestina, Qatar, Síria, Somália, Sudão e Tunísia.

Como já fizemos um histórico da civilização árabe e de sua influência no mundo ocidental, agora chegou a hora de falarmos da Comunidade Árabe no Brasil, dos imigrantes que aqui vieram para nos transmitir a sua cultura milenar, para transformar este país generoso em sua pátria, para repartir com os brasileiros, os sonhos por um mundo melhor.

No Brasil, a imigração de libaneses começou na segunda metade do século 19.  Naquela época os imigrantes concentraram-se nas regiões de produção de borracha (Norte) e de café (Sudeste).

No início do século 20, os relatos do sucesso econômico do Brasil e, principalmente, a instabilidade política do Império Otomano (que dominava o Oriente Médio) intensificou a vinda dos árabes para cá.

O maior contingente de imigrantes é proveniente do Líbano e da Síria.

São bem menores as correntes saídas de outros pontos do antigo Império Otomano, como a Turquia, Palestina, Egito, Jordânia e Iraque. Até 1920, mais de 58.000 imigrantes árabes haviam entrado no Brasil, sendo que o Estado de São Paulo acolheu 40% desse total.

Ao desembarcarem no Rio ou em Santos, a opção de trabalho para as primeiras levas de imigrantes foi o comércio. Embora pobres e, em geral, afeitos ao trabalho agrícola, poucos foram os árabes que após o desembarque optaram pela agricultura.

Na cidade de São Paulo, na década de 1930, eles se concentravam nos bairros da Sé e Santa Ifigênia, ou seja, entre as ruas 25 de Março, da Cantareira e Avenida do Estado. Quando os árabes aqui chegaram, já existiam mascates portugueses e italianos, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro.

Entretanto, a mascateação se tornou uma marca registrada da imigração árabe.  Nessa atividade, esses imigrantes introduziram inovações que, hoje, são vistas como traços marcantes do comércio popular: eles redefiniram as condições de lucro, introduziram as práticas da alta rotatividade e alta quantidade de mercadorias vendidas, além das promoções e das liquidações.

Eu poderia passar horas falando dos feitos dos representantes da cultura árabe em nosso país, nos mais variados campos do conhecimento, tal como um contador de histórias recitando as proezas dos personagens das "Mil e Uma Noites".

Mas eu quero me ater num ponto que considero fundamental.  Os imigrantes árabes conseguiram vislumbrar neste país querido que é o Brasil, o sonho de seus antepassados.

Aqui, em solo brasileiro, os imigrantes árabes e seus descendentes puderam trabalhar, progredir com o fruto de seu trabalho e ocupar um lugar de destaque em nossa sociedade.

Nesta pátria, configurou-se o sonho da união, da integração, do convívio harmonioso, acalentado pelos primeiros imigrantes árabes.

Parabéns à Comunidade Árabe e aos seus descendentes, brasileiros de sangue árabe, que como eu, que trazem na sua formação moral, a importância da família, a força dos valores sociais e religiosos, a dignificação pelo trabalho, a soberania através do conhecimento e da cultura, o amor ao próximo pelo sentimento e pela sensibilidade da alma, características estas que os árabes, generosamente repartiram com os brasileiros.

Parabéns ao Brasil por contemplar a convergência de ideais, por não tolerar a eclosão de conflitos e de guerras; país onde a paz, a harmonia e a concórdia se constituem no nosso maior patrimônio.

Neste momento, dentro do espírito de congraçamento dos povos, tão verdadeiramente vivido no Brasil, eu quero fazer um apelo para que possamos ter informações sobre o paradeiro e o estado de saúde do engenheiro brasileiro João José Vasconcelos Júnior, seqüestrado no Iraque em janeiro. Faço votos do povo brasileiro e do povo árabe que ele possa voltar são e salvo ao nosso país e comemorar essa graça com os seus familiares.

Boa noite a todos e muito obrigado.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade, e convida a todos para uma confraternização no Hall Monumental. Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 11 minutos.

 

* * *