07 DE ABRIL DE 2006

007ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR O “DIA DO JORNALISTA”

 

Presidência: GIBA MARSON


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 07/04/2006 - Sessão 7ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: GIBA MARSON

 

COMEMORAR O "DIA DO JORNALISTA"

001 - GIBA MARSON

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado Ricardo Castilho, com a finalidade de comemorar o "Dia do Jornalista". Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - COMENDADOR GRÃO-COLAR PROFESSOR DOUTOR DOM GALDINO CUCHIARO

Presidente da Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística e Grão-Mestre do Sodalício Heráldico, presta homenagem a todos os jornalistas presentes.

 

003 - COMENDADOR GRÃ-CRUZ PROFESSOR DOUTOR JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA

Chanceler Arauto do Sodalício, fala sobre as finalidades da Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística e da homenagem aos profissionais da imprensa. Informa que a razão desta celebração é trazer ao reconhecimento da sociedade méritos de pessoas prestantes. Passa a condecorar os homenageados.

 

004 - COMENDADOR GRÃ-CRUZ PROFESSOR DOUTOR DOM DAVI DOS SANTOS ARAÚJO

Chanceler de todas as Ordens do Sodalício e Delegado da Polícia Civil, comenta sua atuação com delegado de polícia. Pede ao Governo do Estado maior atenção e salários mais dignos para a categoria.

 

005 - COMENDADOR GRÃO-COLAR PROFESSOR DOUTOR DOM GALDINO CUCHIARO

Presidente da Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística e Grão-Mestre do Sodalício Heráldico, que prestou homenagens a personalidades agraciados com a cruz do mérito cívico e cultural, que passam a discorrer sobre seus trabalhos.

 

006 - Presidente GIBA MARSON

Declara que fará chegar às mãos do Senhor Governador, a manifestação de Dom Davi dos Santos Araújo, em favor dos Delegados da Polícia Civil. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GIBA MARSON - PV - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GIBA MARSON - PV - Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, este Deputado está substituindo o nobre Deputado Ricardo Castilho na Presidência desta sessão solene em virtude de compromisso inadiável.

Esta Presidência passa a nomear as autoridades presentes: Exmo. Sr. Comendador Grão-Colar Professor Doutor Dom Galdino Cuchiaro, Presidente da Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística e Grão-Mestre do Sodalício Heráldico; Exma. Sra. Economista Dra. Flávia Skrobot Barbosa Grosso, Superintendente da Zona Franca de Manaus - Suframa; Exmo. senhor advogado, Comendador Grã-Cruz Professor Doutor João Baptista de Oliveira, Chanceler Arauto do Sodalício; Exmo. Sr. Delegado da Polícia Civil Comendador Grã-Cruz, Professor Doutor Dom David dos Santos Araújo, Chanceler de todas as Ordens do Sodalício.

Esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação do nobre Deputado Ricardo Castilho, com a finalidade de comemorar o Dia do Jornalista.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GIBA MARSON - PV - Esta Presidência concede a palavra ao Exmo. Sr. Comendador Grão-Colar Professor Doutor Dom Galdino Cuchiaro, Presidente da Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística e Grão-Mestre do Sodalício Heráldico.

 

O SR. GALDINO CUCHIARO - Boa noite irmãos e amigos das ordens honoríficas da Sociedade Brasileira de Heráldica, é com muita honra que cumprimentamos o Exmo. Sr. Deputado Giba Marson, substituindo o nosso querido chanceler Deputado Ricardo Castilho, que precisou atender com emergência algumas atividades da sua lide; saudamos a Exma. Sra. Superintendente da Zona Franca de Manaus, Dra. Flávia Skrobot Barbosa Grosso, e o nosso irmão Chanceler Dom David dos Santos Araújo pelo trabalho que vem desenvolvendo nas atividades da Sociedade Brasileira de Heráldica como um dos nossos grandes beneméritos.

Queremos também saudar a presença sempre preciosa do nosso irmão, homem público e grande brasileiro Professor Dr. João Baptista de Oliveira. Estendo a minha saudação a todas as senhoras, senhoritas e cavalheiros que hoje serão agraciados nesta Casa em razão de terem seus nomes aprovados pelo Conselho Federal de Honrarias e Méritos da nossa Sociedade Heráldica, bem como a toda plenária aqui presente, às autoridades constituídas, aos amigos que vieram nos honrar e, particularmente, aos membros da imprensa, da mídia eletrônica e escrita presentes, pois hoje é saudação ao seu dia, ao Dia do Jornalista. Também quero homenagear os profissionais das atividades relacionadas com a saúde, por ser hoje também o Dia Mundial da Saúde.

 

O SR. PRESIDENTE - GIBA MARSON - PV - Tem a palavra o Exmo. senhor advogado, Comendador Grã-Cruz Professor Doutor João Baptista de Oliveira, Chanceler Arauto do Sodalício, que convocará os membros da Egrégia Comissão de Outorgas para darmos início às condecorações com a chamada nominal dos homenageados que estarão na tribuna de honra.

 

O SR. JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA - Exmo. Sr. Deputado Giba Marson, na pessoa de quem estendemos nossos cumprimentos a todos os parlamentares e autoridades presentes; senhoras e senhores, estamos hoje congregados nesta Casa de Leis do Estado de São Paulo para procedermos ao reconhecimento do mérito de cidadãos prestantes, de homens e mulheres a quem devemos reconhecimento pelo seu mérito, pelo seu desempenho, por aquilo que fazem de bom e de bem para o nosso Estado e para o nosso País, especialmente pelo exemplo que dão à nossa sociedade e aos nossos jovens, os bons exemplos, porque maus exemplos temos tido em grande e lamentável quantidade. Queremos reconhecer os méritos daqueles que servem de exemplo para esta e para a futura geração.

Nesta ocasião a Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística presta homenagem também a duas categorias profissionais. A dos médicos, que não exercem uma profissão, mas um sacerdócio. Diziam os latinos “Divinus opus est sedare dolorem.” Sanar a dor, extirpar a dor, eliminar a dor é obra divina.

Aos médicos a nossa homenagem pelo transcurso do seu dia, o nosso reconhecimento pelo seu trabalho que não tem horário, pelo seu trabalho que atravessa noites e madrugadas, pela sua dedicação à vida humana, à saúde das pessoas.

Aos jornalistas, a quem tanto devemos, porque são eles que trazem ao nosso conhecimento a notícia de tudo aquilo que se passa neste nosso vasto mundo, transformado em uma aldeia global, nada mais que uma aldeia global. Esses jornalistas extraordinários, que têm a capacidade de acompanhar o desenvolvimento do mundo das comunicações, adaptando-se àquilo que representa um avanço da tecnologia.

Para que tenhamos uma noção do que isso significa, quando na metade do Século XIX ocorreu a morte de Lincoln, a notícia levou 12 dias para chegar dos Estados Unidos à Europa. Naquele horrível acontecimento de 11 de setembro de 2001, quando a segunda Torre Gêmea em Nova Iorque foi atingida por aquele avião, a mensagem não levou nem horas, nem minutos, nem segundos, mas foi vista em todo o mundo em tempo real. Os “e-mails” têm a velocidade de 8.437 quilômetros por segundo e aqui no Brasil temos, assim como os melhores médicos, os mais renomados, os maiores jornalistas, os maiores nomes da imprensa. A essas duas categorias profissionais a nossa homenagem.

Se me permitem meu Presidente e o Presidente desta sessão, desejo convidá-los para que compareçam à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, na próxima quarta-feira, dia 12, quando teremos a solenidade de posse da nova diretoria, da gestão 2006/2009, da Associação Paulista de Imprensa - API, que tenho a honra de presidir.

A referência final que quero fazer é com relação à Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística e à sua luta em prol da revitalização da cultura e do civismo em nosso país. Ambas sofrendo quedas contínuas: a cultura que tem diminuído tanto, e o civismo que se está apagando nas nossas escolas. Já não há mais, como no nosso tempo, o culto à bandeira, o culto aos símbolos nacionais, o reconhecimento do mérito dos grandes heróis que fizeram a grandeza do Brasil.

A Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística vem estabelecendo vínculos com Portugal e, a cada ano, no período de 20 a 28 do mês de abril, uma comitiva - cada vez maior - se dirige a Portugal e ali comemora no dia 22, em Santarém, na Igreja da Graça, a solenidade alusiva ao Descobrimento ou ao “Achamento” do Brasil, como falam nossos irmãos portugueses.

Depois, num périplo por Lisboa, Coimbra, chegamos até o Monte Terra de Cabral, Berço de Cabral, onde há o Castelo dos Cabrais. Ao seu lado, na Igreja de Santiago, celebra-se no dia 26 a comemoração alusiva à primeira missa celebrada no Brasil. Se temos hoje um país de paz é porque recebemos três heranças de nossos irmãos portugueses.

A primeira, a fé cristã, que acolhemos tão bem, pois no nosso país todas as religiões têm ampla liberdade de desenvolver o seu culto, da maneira que a sua consciência o orienta, sem que tenhamos qualquer conflito, qualquer desentendimento.

A segunda é a língua portuguesa, “última flor do Lácio, inculta e bela”, essa admirável língua com palavras tão lindas que em nenhum outro idioma podemos encontrar. Língua que acolhemos tanto e com tanto amor que, embora tenhamos um país de dimensões continentais, nos entendemos de norte a sul, de leste a oeste, com absoluta e perfeita clareza. Língua que precisa ser preservada, porque a deturpação com termos alienígenas está se fazendo sentir cada vez mais. Temos de torná-la pura e bela, como é.

A terceira herança é o sentimento de humanismo lusíada. Em nenhum outro país colonizado se estabeleceu um vínculo de amor e de respeito como no Brasil, por uma única razão: enquanto em outros países colonizados se estabeleceu uma linha separando o colonizador do colonizado, linha que era atravessada apenas para batalhas, para guerras, para mortandade, no Brasil, em vez de fazer inimigos, o português fez parentes, celebrando matrimônio com índias, negras. Criou uma raça ímpar: o homo brasilienses que tem, acima de tudo, o sentimento humanista. Por isso, neste País, temos paz. Enquanto no mundo todo fragores se ouvem, batalhas se celebram, aqui celebramos comemorações como esta.

A Portugal iremos agora, no próximo dia 20. Teremos muita honra se alguém quiser somar-se a nós nesta missão cívico-cultural que tem o objetivo de, estabelecendo laços com Portugal, colocar em cada município do Brasil - a começar por São Paulo - o busto do descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral, além do busto de Dom Pedro I, aquele que nos deu a independência política.

Peço perdão por ter me alongado, mas, quando falo do meu país, da língua portuguesa e da fé cristã, não há como não abrir o coração e deixar que as palavras venham para que atinjam outros corações. (Palmas.)

A razão desta celebração é trazer ao reconhecimento da sociedade méritos de pessoas prestantes a quem queremos homenagear. Iremos agora constituir a Comissão de Outorga de Condecorações. Convidamos os chanceleres, os comendadores, para que componham essa Comissão. (Pausa.)

Para ser condecorado com o grau de Comendador da Cruz da Ordem Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral, condecoração oficializada pelo Governo do Estado de São Paulo por meio do Decreto nº 49.579, de 7 de maio de 1968, convidamos o jornalista, escritor, professor universitário, criminalista, autor de 14 livros e um dos editores do departamento de jornalismo da TV Record, Percival de Souza, que está simbolizando os jornalistas a quem homenageamos neste Dia da Imprensa.

Condecoram-no o Deputado Giba Marson e o Presidente da Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística, Dom Galdino Cuchiaro.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA - Nossos aplausos são extensivos a todos os jornalistas e a todos que militam em comunicação.

Convidamos o Exmo. Sr. Comendador Professor Dr. Alberto Jabur, para ser condecorado com as superiores insígnias do Grão-Colar da Ordem Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral, condecoração oficializada pelo Governo do Estado, por meio do Decreto nº 49.579, de 7 de maio de 1968. Dr. Alberto Jabur é formado pela Faculdade de Engenharia Mauá, Ufesp, e em Economia pela Faculdade São Luiz; em Direito, pela FMU; MBA na Faap, CPOR, adido cultural de Costa Rica, relações-públicas da Associação dos Delegados de Polícia Federal, Presidente do Conselho Deliberativo da Soani-CPOR, Deputado à Assembléia do Grande Oriente Paulista.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA - Passaremos agora à condecoração com as insígnias superiores da Grã-Cruz da Ordem Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral, ao Exmo. Sr. Dr. André Luiz Di Rissio Barbosa, Presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, Adpesp, uma das mais respeitadas entidades da Polícia Civil do Estado, eleito com 54% dos votos em pleito disputado por quatro fortes candidatos. Dr. André Di Rissio, jovem delegado de 41 anos, 16 dos quais dedicados ao trabalho policial, é mestre em Direito de Estado em Santiago, mestre e doutorando em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica, membro efetivo da Associação Internacional dos Chefes de Polícia e Professor universitário. Casado, Di Rissio, como é conhecido na polícia e no meio acadêmico, é o mais velho de três filhos. Nasceu em Santos, litoral paulista, mas, entre a infância e a juventude, morou em diversas cidades do interior de São Paulo, em virtude da profissão de seu pai, o hoje Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Dr. Eduardo Antonio Di Rissio Barbosa. Líder classista. Aplaudamos Dr. Di Rissio.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. JOÃO BAPTISTA DE OLVEIRA - Queremos convidar S. Exa. Desembargador Professor Álvaro Villaça, nosso chanceler, para que nos honre, compondo aqui conosco este seleto grupo que procede às homenagens; chamamos o representante do Dr. Antônio Carlos de Castro Machado, que foi delegado geral de polícia.

Dr. Antonio Carlos de Castro Machado

Iniciou sua carreira na Polícia Civil quando em 16.07.55 foi nomeado para o cargo de Delegado de Polícia Substituto. Logo a seguir, por Decreto publicado a 14.12.55 foi nomeado para exercer interinamente o cargo de Delegado de Polícia. Posteriormente foi efetivado no referido cargo a 08.05.58.

Exerceu suas funções na Delegacia de Polícia de Ilhabela, Miracatu e a seguir em 14.03.61 foi autorizado a prestar serviços na Secretaria da Justiça e Negócios do Interior.

Passou a exercer suas funções junto à Delegacia Auxiliar da 4ª Divisão Policial em 25.01.63. Posteriormente na Delegacia de Polícia de Mauá/Degran/Dops.

Foi elogiado em virtude de sua participação na campanha contra a meningite meningocócica realizada na região da Grande São Paulo e Baixada Santista entre 22 e 26.04.75.

Em 24.03.1983 foi classificado no Deic e a seguir promovido para a Classe especial por Decreto publicado a 18.05.84, assumindo como titular da Divisão de Investigações sobre Crimes contra Pessoa.

Em 27.09.84 designado para exercer as funções de Delegado de Polícia Chefe do DCS fazendo também parte do Grupo de Trabalho de Readaptação.

Passou a ser Delegado de Polícia Titular do IIRGD em 02.10.86.

Em 27.03.91 foi classificado no Deic e designado para exercer a função de Delegado de Polícia Divisionário da Assistência Policial do referido Departamento.

Em 01.01.95 foi nomeado como Delegado Geral de Polícia. No mesmo ano participou do II Encontro de.Delegados de Polícia do Brasil, realizado em Salvador.

No ano seguinte participou do VI Congresso Nacional de Delegados de Polícia de Carreira, realizado na cidade de Foz do Iguaçú e empreendeu viagem aos Estados Unidos, a fim de participar da 103ª Conferência da Associação Internacional dos Chefes de Polícia.

Retorna em 1997 aos Estados Unidos da América a fim de participar da 104ª Conferência Internacional dos Chefes de Polícia em Orlando.

Aposentou-se no cargo de Delegado de Polícia de Classe Especial conforme publicação de 08.10.98.

Chamamos o representante do Dr. Antônio Carlos de Castro Machado, que não pôde comparecer e nomeou para representá-lo Dr. Maurício Freire, Diretor da Academia de Polícia do Estado de São Paulo, também já homenageado por nossa sociedade. (Palmas.)

Continuando a homenagem aos ex-delegados gerais de polícia convidamos o Dr. Walter de Moraes Machado Suppo. (Palmas.)

Dr. Walter de Moraes Machado Suppo

Nomeado em 22.05.45 para exercer o cargo de 1º Suplente de Delegado de Polícia, tomou posse em 30.05.45 e em 1945 foi nomeado como interino e em 1946 em caráter efetivo.

Trabalhou em Pontal, Potirendaba, Altinópolis, Tremembé, Jardinópolis, Pederneiras, São Carlos, Ribeirão Preto, Serrano, Assis e Dops.

Chefe de Serviço de Comunicação em 1964 e Delegado Auxiliar da 1ª Divisão Policial em 1965.

Respondeu em 1966 pela Divisão de Radiodifusão do Dops. Prestou serviços junto à Casa Civil.

Em 23.12.66 foi promovido por merecimento à Classe Especial, tendo sido lotado na 5ª Auxiliar. Prestou serviço também na 1ª Divisão Policial, Degran, Deic e Dops.

Compôs o grupo de trabalho incumbido de definir o equipamento de microfilmagem a ser empregado no Serviço de Microfilmagem de documentos. Em 20.03.71 foi nomeado, em comissão como Delegado Geral de Policia que exerceu até 17.03.75.

Recebeu elogio durante os festejos do Sesquicentenário da Independência do Brasil no ano de 1972.

Participou no período de 15 a 30.7.73 da First Internacional Conferência on Eletronic Crime Counterineasures, na Universidade de Edimburg, a convite do Governo Britânico. Elogiado em 1974 pelos trabalhos desenvolvidos.

Em 19.03.75 nomeado em comissão no cargo de Diretor Geral de Polícia no Detran cargo que exerceu até 1979.

Autorizado a empreender viagem ao Japão, a convite do Departamento Metropolitano de Tóquio, no período de 15 a 27.07.76.

A partir de 01.01.78 compôs a Comissão para implantar a nova sistemática de registro e controle de ocorrências policiais. Foi o policial do mês em 12.03.79.

Designado para funções de Delegado de Polícia Chefe do Departamento de Comunicação Social da Polícia Civil por Decreto de 16.03.83.

Designado em 14.04.83, para presidir e compor o Grupo de Trabalho de Readaptação.

Por publicação de 31.07.84 foi classificado no Degran, onde veio a se aposentar em 20.08.85.

Vejo pessoas jovens aqui no auditório e fico a imaginar a admiração que têm por um homem que prestou tanto serviços a São Paulo numa área tão delicada como a da segurança.

Chamamos o representante do Dr. Jorge Miguel, representado neste ato pelo Presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, Dr. André Luís Di Rissio. (Palmas.)

Dr Jorge Miguel

Em 03.03.64, foi nomeado interinamente para o cargo de Delegado de Polícia de 5ª Classe no então Degran. Esteve, durante três meses, à disposição do Departamento Federal de Segurança Pública, conforme Decreto publicado a 26.05.66.

Em seguida, foi nomeado para o cargo de Delegado de Polícia efetivo, continuando seu exercício no então Degran.

A 21.04.76, foi nomeado para o cargo de Diretor Técnico no Deic, cargo que ocupou até 19.09.77. À época lecionou a disciplina de Investigação Policial na Academia de Polícia.

Foi elogiado, pela enorme contribuição para o elevado grau de sucesso obtido na benemérita campanha contra a meningite meningocócica realizado na região da Grande São Paulo e Baixada Santista entre 22 e 26.04.75.

Foi designado para compor o Corpo Técnico do Centro de Análise de Dados da Coordenadoria de Análise e Planejamento, competindo-lhe a Direção do citado Centro.

Em 05.05.84, foi promovido para a Classe Especial, ficando classificado no Deic.

A seguir em 29.10.86, foi designado para exercer as funções de Delegado de Polícia Chefe do Deic.

Posteriormente, em 20.03.87 foi designado para exercer as funções de Delegado de Polícia Chefe do Degran.

Prestou serviços como Titular da Delegacia Especializada em Acidentes de Trânsito.

Exerceu, também a função de Delegado de Polícia Diretor do DHPP.

Em 25.01.94, foi designado para exercer a função de Delegado de Polícia Diretor do Decap, onde permaneceu até 06.04.94, data em que foi nomeado para exercer o cargo de Delegado Geral de Polícia.

Quando classificado no DEPC em 03.01.95, passou a exercer a função de Delegado de Polícia Divisionário do IIRGD.

Em 07.01.98, passou a exercer a função de Delegado de Polícia Diretor do Denarc.

Finalmente, veio a se aposentar, em 02.04.04 quando exercia a função de Delegado de Polícia Diretor do Dird.

Chamamos Abraão José Kfouri Filho.

Abraão José Kfouri Filho

Admitido como escriturário por Ato publicado a 13.01.59 na então Delegacia Auxiliar da 7ª Divisão Policial de Santos assumiu exercício 02.02.59.

Nomeado como Delegado de Polícia por Decreto publicado a 20.01.67 tendo assumido o exercício em 27.01.67 ficando lotado na Delegacia de Polícia de Ibaté (São Carlos).

Em 17.02.68 lotado na 7ª Auxiliar (atual Santos) em virtude de promoção.

Em 27.03.76 nomeado em comissão para o cargo de Assistente Técnico de Planejamento e Controle II destinado ao Centro de Planejamento e Controle de Polícia Especializada, cargo que exerceu, até 1979, no DGP.

Elogiado pelo elevado grau de sucesso que foi obtido na campanha contra a meningite meningocócica, realizada na região da Grande São Paulo e Baixada Santista entre 22 e 26.04.76.

Designado em 29.03.80 para lecionar na Academia de Polícia; as disciplinas de Organização Policial e de Polícia Judiciária.

Em 07.04.83 foi promovido por merecimento à Classe Especial sendo classificado na Administração Superior da Secretaria e da Sede.

Em 26.06.84 foi designado para funções de Delegado de Polícia Chefe do Detran, função que exerceu até ser nomeado em 18.02.86 como Delegado Geral de Polícia.

Em 18.09.86 foi exonerado do cargo de Delegado Geral de Polícia e designado para a Secretaria de Concursos Públicos da Academia de Polícia e posteriormente para Secretaria de Cursos Complementares no qual permaneceu até 1988 quando foi classificado na Assistência Policial da Delegacia Geral de Polícia.

Por Resolução publicada a 12.02.88 foi afastado do cargo para exercer Mandato como Presidente da Associação dos Delegado de Polícia do Estado de São Paulo até 11.01.90.

Em 16.01.90 foi designado para exercer a função de Delegado Divisionário de Polícia do Deplan. Em 22.03.91 classificado no Denarc, onde veio a se aposentar em 23.05.91.

Atualmente professor universitário, Abraão José Kfouri Filho recebe nossos aplausos e homenagem. (Palmas.)

Chamamos o representante do Dr. José Oswaldo Pereira Vieira, Dr. Maurício Freire, Diretor da Academia.

Dr. José Oswaldo Pereira Vieira

Por Decreto publicado a 28.11.58 foi nomeado interinamente para o cargo de Delegado de Polícia ficando lotado na Delegacia de Polícia de Redenção da Serra.

Em 1961 foi prestar serviços atinentes ao cargo junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica - serviço Vale do Paraíba.

Em 23.11.61 foi nomeado em caráter efetivo para o cargo de Delegado de Polícia lotado na Delegacia de Polícia de Pongai e posteriormente prestar serviços na região de São José dos Campos onde respondeu pelo expediente de várias Delegacias.

Por Decreto publicado a 07.04.83 foi promovido, por merecimento à Classe Especial.

Por Decreto publicado a 22.06.83 foi designado para as funções de Delegado de Polícia Chefe do Deplan e posteriormente em 04.11.83 prestar serviços na Corregedoria da Polícia Civil e em 04.01.84 foi designado Delegado de Polícia Chefe do Derin.

Em 20.09.84 foi nomeado, em comissão como Delegado Geral de Polícia, onde permaneceu até 17.02.86. Em seguida foi autorizado junto à Secretaria de Estado do Governo para exercer a função de Assessor Especial do Governador.

Em 14.03.87, foi afastado para prestar serviços junto à Secretaria da Justiça.

Aposentado por Resolução publicada a 26.05.87.

Nossa homenagem para o Dr. José Oswaldo Pereira Vieira. (Palmas.)

Chamamos o representante do atual Delegado Geral de Polícia, Dr. Marco Antônio Desgualdo, Presidente André Di Rissio.

Dr. Marco Antonio Desgualdo iniciou sua carreira no Quadro da Polícia Civil ao ser nomeado para o cargo de Investigador de Polícia por Decreto publicado em 26.05.72 , tendo sido classificado no Deic.

Por Decreto publicado a 02.02.83 foi nomeado para o cargo de Delegado de Polícia de 5ª classe, assumindo o exercício no então Degran e posteriormente conforme publicação de 09.11.83 foi classificado no Deic.

Por Decreto publicado em 22.03.86 foi classificado no DHPP onde recebeu elogios por ter capturado perigoso delinqüente e prisão de autor de grave delito e concessão da láurea de policial do mês.

Após sucessivas promoções que o levaram a Classe Especial, por Decreto publicado a 09.11.94 foi designado para exercer a função de Delegado de Polícia Diretor do DHPP em 01.01.95.

Posteriormente, por Decreto publicado a 09.02.99 foi nomeado para o cargo de Delegado Geral de Polícia.

Por Resolução publicada a 21.10.00, empreendeu viagem aos Estados Unidos da América, a fim de participar da 107ª Conferência Anual da IACP - Associação Internacional dos Chefes de Polícia, integrando a comitiva do titular da Pasta.

Aplaudamos o Dr. Marco Antonio Desgualdo. (Palmas.)

Para ser condecorada com o grau de Dama Comendadora, convidamos a Dra. Marizete Marson.

Jornalista, formada pela FMU-Fiam no jornalismo de TV, trabalhou 10 anos na Rede Globo/Região Amazonas. Hoje é editora do Jornal de Bairros do ABC, tendo trabalhado nas assessorias de imprensa da Assembléia Legislativa de Rondônia e da Prefeitura de Porto Velho.

Nosso aplauso e nossa homenagem especial à mulher jornalista. (Palmas.)

Passaremos agora à condecoração no grau de Dama Comendadora da Cruz da Ordem do Mérito Cívico e Cultural, oficializada pelo Governo Federal do Brasil pela Portaria 153, de 4 de junho de 1965, expedida pelo então Ministro de Estado da Educação e da Cultura.

Convidamos a Profa. Dra. Flávia Skrobot Barbosa Grosso, Superintendente da Zona Franca de Manaus. (Palmas.)

Ingressou na Suframa no dia 11 de fevereiro de 1974. Antes de assumir a superintendência exercia, na autarquia, a Coordenação Geral de Comércio Exterior.

Nasceu em Manaus, Amazonas. É economista, formada pela Universidade Federal do Amazonas, com pós-graduação em Planejamento do Desenvolvimento Econômico, pelo Centro de Treinamento para o Desenvolvimento Econômico/Ipea - Cendec.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA - Convidamos o Exmo. Sr. Dr. Alberto Angerami para que compareça junto à Comissão de Condecorações.

Receberá a homenagem neste instante, Dra. Tânia Rabello.

Tânia Rabello

Cargo atualmente exercido: editora-assistente.

Funções que exerce: pautar e coordenar repórteres e correspondentes, edição de texto e fechamento da edição semanal, além de reportagens esporádicas para o caderno "Economia" do jornal “O Estado de S.Paulo” e auxiliar no fechamento da Primeira Página do jornal, uma vez por semana.

Formação: Formada pela PUC-SP, no curso de Jornalismo. Período cursado: de 1985-1988. Exerce a profissão desde 1986, tendo trabalhado no suplemento em português do jornal para a colônia

Em 1988, ingressa no Curso Abril de Jornalismo - De março de 1989 a setembro de 1991 trabalhou, como repórter na revista "Guia Rural", da Editora Abril, fazendo reportagens sobre temas ligados à agricultura e ao meio ambiente, além de colaborar nos anuários temáticos, como "Sítios", Horta ", "Anuário de Agricultura", "Bichos", etc.

Ingressa no Suplemento Agrícola, do jornal “O Estado de S. Paulo,” como repórter, em 1º de outubro de 1991, onde permanece até hoje, ou seja, há quase 15 anos.

Cargo atualmente exercido: editora-assistente.

Funções que exerce: pautar e coordenar repórteres correspondentes, edição de texto e fechamento da edição, semanal, além de reportagens esporádicas para o caderno "Economia" do jornal “O Estado de S.Paulo” e auxiliar no fechamento da Primeira Página do jornal, uma vez por semana.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA - Incorpora-se neste instante, à Comissão, o Chanceler Dr. Alberto Angerami.

Convidamos para receber a homenagem a empresária e estilista Waldete Barbosa de Aguiar.

Waldete Barbosa de Aguiar

Empresária e estilista no ramo de confecções a 25 anos, pioneira no ramo de roupas personalizadas. Representante da pró-noiva de origem europeu com exclusividade na região do Amazonas

É Proprietária da Klim Modas E Kliss Buffet que trabalham congenitamente nas realizações dos sonhos sociais amazônicos.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA - É o comitê da Amazônia, ‘Amazônia unida jamais será vencida’, recebendo a homenagem.

Convidamos a arquiteta e urbanista Agnes Angélica de Carvalho para receber a nossa homenagem.

Agnes Angélica de Carvalho

Arquiteta e urbanista formada em 1988 pela Univiversidade Católica de Santos, com extensão em paisagismo.

Dentre seus principais trabalhos, destacam-se:

Projeto "Casa do Menor e do Adolescente" no Jardim Jaqueline - SP;

Palestras sobre sistemas alternativos de construção e preservação do meio ambiente

Projetos de paisagismo para a Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão/SP;

Colunista dos jornais “A Notícia” e "Argumento Litoral" - cujas materias quinzenais sob o tema “Arquitetura e Meio Ambiente” são dirigidas a população e aos profissionais das áreas de projeto e construção civil, e visam a educação ambiental, o uso inteligente dos recursos naturais, a preservação e recuperação do meio ambiente, e a questão da acessibilidade e mobilidade urbanas - um direito aos portadores de deficiências;

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA - Para ser condecorado com o grau cavalheiresco de Comendador da Cruz da Ordem do Mérito Cívico e Cultural, oficializada pelo Governo Federal do Brasil, Portaria 153, de 4 de julho de 1965, convidamos as personalidades que as seguir convocaremos para a honorificência: Marcos Prado Troyjo.

Marcos Prado Troyjo é diplomata, cientista político e economista. Doutor em sociologia das relações internacionais pela Universidade de São Paulo. Foi secretário de Imprensa da Missão do Brasil junto à ONU, em Nova York. Atualmente é presidente internacional da Gazeta Mercantil e vice-presidente de Conteúdo e Projetos da Editora JB. Representou o Brasil em dezenas de conferências, incluindo a Global Knowledge Conference do Banco Mundial e a Assembléia Geral das Nações Unidas. Integrou o programa Leadership for the 21st Century, da Kennedy School of Government, Harvard University.

Recebeu os Prêmios Leadership for Social Development 2001 da Brazil Foundation de Nova York e, em 2004, The Outstanding Young Person of the World da Junior Chamber International, na categoria Business and Entrepreneurial Accomplishment, em Fukuoka, no Japão. Foi também o vencedor do Latin America Fellowhip-2005 outorgado pela Exma. Senhora Helen Clark, primeira-ministra da Nova Zelândia.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA - Convidamos o editor chefe apresentador do Programa Jornalístico Dia Dia Rural, Otávio Ceschi Júnior.

Otávio Ceschi Junior é Editor-chefe e apresentador do programa jornalistico Dia Dia Rural do Canal Terraviva (canal de tv de agronegócio da Rede Bandeirantes de Televisão). Foi contratado em 1990, onde já atuou como jornalista-apresentador no jornal Dia Dia; Dia Dia News, Jornal do Meio-Dia, Jornal da Noite, Jornal da Band e Canal de Notícias Band News.

Foi contratado da Rede Bandeirantes de TV também de 1975 a 1982. Locutor e apresentador Band FM de 1975 a 1982.

Locutor, apresentador e diretor artístico da Rádio Cidade FM-SP de 1982 a 1989. Apresentador Abril Vídeo de 1984 a 1985. Apresentador e editor TV Globo Bom Dia SP de 1985 a 1988.

Apresentador telejornal TV Manchete de 1988 a 1989. Locutor, apresentador e diretor artístico da 89 FM- A Rádio Rock- SP de 1989 a 1993.

Narrador atual da série Rides do Discovery Channel.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA - Convidamos para que receba a homenagem a que faz jus, o Exmo. Sr. Dr. José Domingos Moreira das Eiras.

José Domingos Moreira das Eiras

Formação:

Perito Criminalístico - Formado pela Academia de Polícia - 1975

Engenheiro de Operações - Faculdade de Engenharia Industrial

Engenheiro de Segurança do Trabalho - Faculdade Osvaldo Cruz

Bacharel em Ciências Jurídicas - Faculdade de Direito de Osasco (Fieo)

Carreira Funcional - Policia Civil:

Ingresso na carreira em 30 de Maio de 1976. Nomeado em Outubro de 1976 para o IC Oeste. Nomeado como Assistente de Chefia - Fevereiro de 1982.

Nomeado como Perito Criminal Encarregado - 1991. Nomeado como Perito Criminal Chefe da Seção de Engenharia. Nomeado como Assistente Técnico e Coordenador Substituto da Superintendência da Polícia Técnico-Científica - Fevereiro de 1998

Nomeado como Diretor Departamental do Instituto de Criminalística - Abril de 2001

Professor Temporário Concursado da Academia de Polícia Civil na Área de Balística Forense

Professor da Academia de Polícia nas seguintes matérias: Criminalística, Explosivos, Acidente de Trânsito, Levantamentos de Locais, Identificação, Veículos e Incêndios

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA - Convidamos o Dr. Cláudio do Carmo Chaves.

Cláudio do Carmo Chaves é Ex-Deputado Federal pelo Estado do Amazonas na legislatura de 1995 a 1998;

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas em 1974; Professor Titular de Oftalmologia da Universidade Federal do Amazonas há 30 anos; Doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo, no ano de 1994; Pós-Doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo, no ano de 2001; Pós-Ph.D pelo Center for Eye Research de Boston Estados Unidos; Fellow pela Tufts University de Boston Estados Unidos; Livre Docente pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2004.

Co-autor de 5 livros textos de Medicina, sendo 4 de Oftalmologia e 1 de Doenças Tropicais; Autor de dezenas de trabalhos e artigos científicos publicados em periódicos médicos no Brasil e no exterior;

Ex-Presidente da Federação Brasileira das Academias de Medicina, biênio 2002-2004; Atual Vice-Presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, biênio 2005-2007.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA - Convidamos o Dr. Francisco do Nascimento Gomes. Médico Clínico Geral, Pós-Graduado em Medicina do Trabalho. Foi Deputado Federal como suplente em 2003.

Atualmente é Vereador e 3º vice-Presidente da Câmara de Vereadores de Manaus, no Amazonas. Realiza há 13 anos um grande trabalho social na área de saúde no grande Estado de Amazonas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOÃO BAPTISTA DE OLVEIRA - Encontra-se também presente o Vereador Celso Jatene, da Câmara Municipal de São Paulo. (Palmas.)

Convidamos Gustavo Sarzi Sartori, Vereador, Líder do Prefeito na Câmara Municipal de Bragança Paulista, advogado, membro do IAPE, Instituto dos Advogados Previdenciários de São Paulo; Conselheiro de Recursos do Ministério da Previdência Social em São Paulo; e pós-graduando em Gerência de Cidades pela FAAP.

Os nossos aplausos para o jovem Vereador Gustavo Sarzi Sartori. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA - Romildo de Pinho Campello. Convidamos para que receba a homenagem que lhe é prestada pela Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística. (Palmas.) Atua na defesa do meio ambiente. Tem sido essa a tônica de seu trabalho nesses últimos quinze anos. Através da tecnologia, do mapeamento aéreo desenvolvido por sua empresa, vem avaliando e reabilitando a qualidade das informações necessárias à elaboração de projetos ambientais. Geocamp Digital é a empresa a que presta seus serviços. Tem destacada atuação na questão da área verde, problema que será crucial neste século. Foi delegado, pelo Estado de São Paulo, da 1ª Conferência Nacional de Meio Ambiente. Atualmente, exerce os cargos de vice-Presidente do Sub-comitê do Alto Tietê Cabeceira, e Conselheiro da Agência da Bacia do Alto Tietê.

Nossos aplausos para Romildo de Pinho Campello. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. JOÃO BAPTISTA DE OLVEIRA - As homenagens que são prestadas têm sempre o caráter de mostrar o reconhecimento porque se tem dito que o Brasil é um país sem memória. É necessário que reconheçamos o mérito e o valor daqueles que tornam menos árdua a nossa vida.

Convidamos para receber a sua honraria, Vereador Anésio de Campos, edil do Município de Cajamar. É Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto de Ferrovia e é Presidente do IPEH, Programa Juca-Vivo de Desenvolvimento Sustentável do Rio Juquery, importante obra que é realizada na Região da Grande São Paulo, nas proximidades de Jundiaí, Francisco Morato, Cajamar.

Nossos aplausos para o Vereador Anésio de Campos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA - Paulo Alves Corrêa Júnior. (Palmas.)

Nascido em Santos. Formação Acadêmica: Faculdade de Direito Arroyo School; Faculdade de Jornalismo Florida International University; Faculdade Unimonte de Direito; Bacharel em Teologia; Certificate of Aprecciation - Ministério Internacional Alpha; Certificado CAPED; Certificado de Liderança; Certificado de Capacitação de Líderes. Liderança dos Estudos Bíblicos em Comunidades Internacionais.

Experiência profissional: CNA Cursos de Inglês; Rádio Difusora Cacique, como jornalista; Alpha Empreendimentos e Serviços Ltda, que gerencia neste ano de 2006.

É fluente em inglês e espanhol. Nossos aplausos, nosso reconhecimento para Paulo Alves Corrêa Júnior. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA - Agora, uma homenagem muito especial a um jornalista, que é também parlamentar. Referimo-nos ao Deputado Giba Marson. (Palmas.) “At last, but not at least.” Jornalista, Vereador por três mandatos em São Bernardo do Campo, Deputado pelo Partido Verde, nesta Assembléia Legislativa. É Secretário de Assuntos Parlamentares de seu partido, na área nacional. Desempenhou a liderança do partido nos últimos dois anos. É vice-Presidente da Comissão de Constituição e Justiça, membro da Frente Parlamentar da Água e da Frente Parlamentar de Acompanhamento do Aquecimento Global. E presidiu, com maestria, a abertura desta solenidade.

Nossos aplausos para o Deputado Giba Marson. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA - Os membros da Comissão de Honorificência voltam aos seus lugares, a Mesa recompõe-se. Agradecendo a atenção que tiveram à parte de apresentação de honrarias, devolvemos a palavra ao Presidente desta sessão, Deputado Giba Marson.

 

O SR. PRESIDENTE - GIBA MARSON - PV - Com a palavra, o Exmo Sr. Delegado de Polícia Civil, Comendador Grã-Cruz, Prof. Dr. Dom David dos Santos Araújo, Chanceler de todas as ordens do Sodalício.

 

O SR. David dos Santos Araújo - Faltam palavras, sobra emoção. Emoção de me ver diante dos ex-Delegados Gerais de Polícia do meu Estado: São Paulo, o mais importante estado da federação, o estado-país, 45% do PIB nacional.

Tinha um discurso preparado para dizê-lo na presença do atual Governador do Estado, Professor Cláudio Lembo. Pessoalmente, o convidamos e, pessoalmente, ele aceitou e disse com todas as letras que aqui estaria. Infelizmente, não está.

Trouxemos aqui a cúpula da Polícia, da melhor Polícia do Brasil. Isso eu ouço desde 1965, de doze governadores com os quais convivi como delegado de Polícia. Trouxe o maior representante da nossa classe, Dr. Prof. André Di Rissio, que também teria algumas palavras a dirigir a S. Exa., o Governador Cláudio Lembo.

O Governador Cláudio Lembo mal assumiu e já é réu confesso quando diz que nós também somos a melhor Polícia do Brasil. Quando ele ficou sabendo que éramos os profissionais de Segurança mais mal pagos deste país, disse solenemente: “David, você está enganado. É o Piauí.” Disse-lhe: “V. Exa. é que está enganado. São os Estados de São Paulo e Paraíba.”

Fui subordinado de todos esses ex-cinco-delegados gerais de Polícia, que deram o melhor de si, 50 anos da vida de cada um em prol da sociedade paulista e paulistana, como chefes de Polícia que foram.

Fiz parte, direta e indiretamente, da administração de cada um. Dizer qual foi o melhor é impossível: todos foram magistrais. Organizaram, cada um ao seu tempo, a Polícia, do ponto de vista administrativo e operacional. Conseguiram tudo, do ponto de vista material. Mas como o atual não conseguiu, eles também não conseguiram que algum governo nos desse aquilo que merecemos: um salário digno.

Nem queremos ser o primeiro salário dos 27 estados da Federação, mas gostaríamos de pelo menos estar entre os cinco maiores. O meu Estado do Mato Grosso do Sul, onde nasci, rico no solo, pobre em arrecadação, lá um delegado de polícia inicia com 8.550 reais. E aqui, pasmem os senhores, 3.400 reais. Três mil, o Presidente está me corrigindo. Se aqui estiver presente um assessor do Governador Cláudio Lembo, leve esse recado a ele.

No Distrito Federal um delegado começa como começam os delegados federais: 10 mil. E nós, três mil. Continuamos sendo tratados como bacharéis de segunda classe.

Gostaríamos, Governador, que V.Exa. estivesse presente para ouvir este nosso grito, este sufoco que temos na nossa garganta, de não podermos merecer. Não temos condições de continuar como estamos. Vossa Excelência terá de fazer, em nove meses, o que os seus colegas em 40 anos não fizeram - justiça à Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Estas palavras não são minhas. Estas palavras são do André. Vim aqui para falar dos meus delegados gerais, daqueles homens que diuturnamente, com esforço, com a têmpera de cada um deram o melhor de si, hoje aposentados.

São Paulo teve delegados como o Coriolano Nogueira Cobra, o maior investigador de polícia de mundo; Nemer Jorge; Humberto Joaquim de Moraes Novaes; Celso Teles, com quem tive a honra de estar em todos os estados deste país lecionando contra drogas, para que essa juventude fosse por um outro caminho.

Esta polícia é feita de professores da USP, professores do Mackenzie, professores da Unip, professores da FMU. Os nossos delegados estão indo para uma outra profissão de magistrado. Passam no concurso em 1º, 2º, 3º e 10º lugar para o Ministério Público, para a Procuradoria do Estado.Viraram procuradores da Fazenda; viraram procuradores da República. Por que? Porque com honestidade não dá para viver com esse salário de fome.

Governador Cláudio Lembo, que algum ouvinte aqui leve ao seu ouvido este nosso pedido de reparação. Que V.Exa. faça em nove meses o que eles não fizeram em quatro anos cada um. Entrei nessa polícia como delegado estagiário em 1965. Nem pai eu era. Hoje sou um bisavô assumido e a minha polícia continua na mesma penúria! Nada mudou!

André, peço a sua autorização para falar isso, porque o seu discurso é o mesmo, como é dos nossos 3.500 delegados na ativa e os nossos um mil delegados na aposentadoria. Eu talvez não tenha a sua tácita procuração, mas tenho certeza de que esta é a sua bandeira. Foi para isso que você foi eleito. Para isso que você foi o candidato, na história da associação, que mais votos teve. A soma dos outros todos os seus concorrentes não chegou ao número de seus votos. Esperamos muito da sua juventude, muito da sua garra. Você é filho de desembargador. Você conhece o caminho e nós esperamos muito de você, André, como esperamos de V.Exa., Deputado. Que V.Exa. seja o nosso advogado nesta Casa porque assim não dá para continuar.

Walter de Moraes Machado Suppo, José Osvaldo Pereira, Jorge Miguel, Abrahão Kfouri, Antonio Carlos de Castro Machado, vocês tenham a certeza de uma coisa: vocês estão aposentados mas a polícia jamais os esquecerá.

 

O SR. PRESIDENTE - GIBA MARSON - PV - Tem a palavra o Comendador Grão-Colar Prof. Dr.Dom Galdino Cuchiaro, Presidente da Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística e Grão Mestre do Sodalício Heráldico.

 

O SR. PROF. DOM GALDINO CUCHIARO - O Dr. David acabou de mostrar um pouco da democracia brasileira. Esta é uma Casa de Leis, a casa da democracia. Aqui que se fala. E mesmo não sendo um Deputado, com mandato de Deputado, ele falou como parlamentar que conhece a história da Polícia do Brasil e particularmente de São Paulo, ao longo dos muitos anos em que ele tem trabalhado nessa instituição magnânima.

Reservei para o final algumas pessoas ainda e peço licença a vocês todos para chamar todos de uma vez, porque eu gostaria muito de tê-las conosco. São pessoas especiais que terão o direito a falar um minuto a respeito de si mesmos. Gostaria de chamar os líderes que compõem a sociedade paulista e paulistana.

Antes, gostaria de convocar novamente alguns dos nossos membros da Egrégia Comissão de Outorga, Exmo. Sr. Deputado Presidente da Mesa neste momento, nosso Deputado Giba Marson; o Exmo. Sr. Dr. Dom David dos Santos Araújo, Chanceler de todas as Ordens do Sodalício; o Exmo. e queridíssimo irmão, combativo irmão, companheiro de todas as horas da cultura, do civismo e da democracia brasileira, Exmo. Sr. Dom João Baptista de Oliveira, nosso querido JB.Gostaria de nominar também neste momento o nosso Dr. Álvaro Vilaça, catedrático na Universidade de Roma, onde ensina Direito Romano. Gostaria de convocar as personalidades que deixamos para este final magnânimo. Queremos chamar Cláudio de Mauro, ex-prefeito de Rio Claro; João Eliezer Palhuca, empresário na área da segurança privada; Alan Richard Morgan, representante da Casa Imperial do Brasil da família Orleans e Bragança; Maurício Bertoni Bianqueti, investigador de polícia com trabalho social invejável em São Paulo - Capital e Guarulhos; Jun Takahashi, Presidente Internacional da Câmara Júnior, advogado brilhante militando aqui em São Paulo.

Serão agraciados com a Cruz do Mérito Cívico e Cultural, neste momento, e terão direito à palavra dois minutos cada um.

 

O SR. GALDINO CUCHIARO - Por gentileza, Sr. Cláudio de Mauro. Tem o desafio de, em um minuto, apresentar uma síntese biográfica de cada um dos que foram aqui chamados. Nada além de um minuto, para uma síntese biográfica.

 

O SR. CLÁUDIO DE MAURO - Ex-Prefeito do município de Rio Claro por dois mandatos; eleito e reeleito. Presidente dos Comitês das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, do Estado de São Paulo e da União. Professor da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho e Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo. Trabalhando durante 35 anos como professor universitário e como pesquisador na Amazônia brasileira, no Centro-Oeste brasileiro e no Nordeste, através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e no projeto Radam Brasil. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE -GIBA MARSON - PV - Conseguiu falar em 59 segundos. Está de parabéns. Comendador Maurício.

 

O SR. MAURÍCIO BERTONI BIANCHETI - Boa noite a todos. Sou formado em Ferramentaria pela Escola Senai Roberto Simonsen. Fiz curso de desenhista e projetista na Fatec de São Paulo. Fiz Desenho Mecânico, Técnico Mecânico. Sou formado em Direito pela Universidade São Francisco. Tenho uma empresa de refrigeração. Trabalho na segurança pública no honroso cargo de investigador de polícia.

Se me cabe aqui alguma coisa gostaria de estender a minha homenagem aos companheiros que aqui se apresentaram em massa, os companheiros do Rotary Clube de Vila Medeiros, do qual faço parte - o nosso trabalho é comunitário - aos meus dois companheiros de classe, representantes da nossa associação, aqui presentes, ao meu representante do povo, Dr. Celso Jatene, que muito me honra com a sua presença, aos meus familiares; e à minha família em especial dedico a honraria que estou ganhando, aos meus pais, de onde vim, à minha alma gêmea, Vanderli, que divide comigo meus dois maravilhosos filhos, Gianluca e Vitória. Muito obrigado. (Palmas)

 

* * *

 

- É feita a entrega da condecoração.

 

* * *

 

O SR. GALDINO CUCHIARO - Estão me ensinando aqui que primeiro tem que condecorar para depois falar. Está certo. Peço desculpas a vocês de novo.

 

O SR. PAULO EUGÊNIO DE CARVALHO CORRÊA - Boa noite a todos. Sou formado em Engenharia Civil pela Fundação Armando Álvares Penteado e em Engenharia de Segurança de Trabalho e Saneamento Ambiental pela Universidade Mackenzie. Sou administrador de empresas formado também pela Universidade Mackenzie e pela Fundação Getúlio Vargas. Sou engenheiro da Sabesp há 28 anos. Exerci vários cargos na companhia, mas o que me destacou foi o de gerente do Departamento de Licenciamento Ambiental do Estado de São Paulo, no Governo Fleury. Atualmente sou Presidente da Ambienplan Engenharia e Consultoria Ambiental.

Muito obrigado a todos. Parabéns a todos os homenageados. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. GALDINO CUCHIARO - Vamos chamar agora uma pessoa que, a exemplo do nosso irmão Dom David Araújo, trabalha com segurança. O Dr. David trabalha com Segurança Pública há muitos anos e possui uma grande empresa de segurança privada, futuro presidente do sindicato dessas empresas.

Gostaríamos de chamar o Sr. João Eliezer Palhuca.

 

O SR. JOÃO ELIEZER PALHUCA - Sou administrador e empresário, milito na área de segurança privada.

Quero agradecer imensamente as palavras do Dr. David, que é um símbolo, um emblema da nossa categoria e teve a felicidade de defender com bastante orgulho e ênfase os problemas que eles vivem na polícia e nós vivemos na nossa categoria, a área de segurança privada.

Como anunciou Dom Galdino, sou candidato à presidência do sindicato da nossa categoria - sindicato patronal - que representa 380 empresas de segurança no Estado de São Paulo. Para que os senhores tenham uma idéia, é algo em torno de 90 mil empregos diretos só no Estado de São Paulo. Isso para nós é uma honra, um privilégio.

Agradeço de coração a homenagem e a condecoração que recebo e faço um agradecimento especial ao meu amigo João Baptista, que é o meu padrinho, o meu mentor nessa atividade. Obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. GALDINO CUCHIARO - Ele representa a confiança de todos os membros da Casa Imperial Brasileira, da Família Orleans de Bragança: Sr. Alan Richard Morgan. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. ALAN RICHARD MORGAN - Boa noite. Durante mais de duas décadas fui consultor empresarial desenvolvendo sistemas operacionais e sistemas gerenciais em quase 130 projetos pelo Brasil afora, atingindo todos os setores econômicos da nossa Pátria.

Na campanha plebiscitária de 1993 eu integrei o secretariado do chefe da Casa Imperial do Brasil, o nosso Imperador Dom Luiz. Integrei também o Conselho Pró-Brasil Monárquico Brasileiro. Após o Plebiscito, continuei na área de consultoria, mas no setor de comunicação na língua inglesa para empresas de serviços.

Sou vice-Presidente e Secretário do Brasil Imperial, uma sociedade monárquica que visa a restauração do Império no Brasil para devolver a dignidade e a honra ao nosso País. Sou também redator e diretor da Gazeta Imperial. Sou ex-diplomado da Associação da Escola Superior de Guerra, Turma 47. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. GALDINO CUCHIARO - Recebi do Conselho Federal de Honrarias e Méritos a última indicação. Era de um jovem que não conhecia. Vim a conhecê-lo e fiquei encantado pelo seu currículo, pelo trabalho mundial que ele desenvolve. Por isso, nós o deixamos para ser agraciado encerrando com chave de ouro esse trabalho que hoje realizamos no reconhecimento dos méritos dos cidadãos brasileiros que aqui se encontram presentes: Dr. Jun Takahashi. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. JUN TAKAHASHI - Senhoras e senhores, boa noite. Antes de tudo, gostaria de agradecer as grandes autoridades da minha vida: minha família, minha noiva e os amigos aqui presentes. Em seguida, agradeço as autoridades presentes, militares, civis e políticas. Agradeço a essa sociedade que, de alguma maneira, entendeu que sou merecedor desta comenda. Apesar de todos os argumentos, ainda sinto-me indigno de tamanha honraria.

Acreditem, o esforço será grande para fazer jus a essa comenda. Sinto-me muito pequeno perante tantas ilustres pessoas que lustram o nosso País com os seus currículos. E o meu é tão simples, tão pequeno, apenas dedicado ao crescimento do nosso País, ao incentivo, ao empreendedorismo e à formação de lideranças.

Agradeço novamente à Ordem e a todos pelo tempo desprendido para ouvir as minhas palavras. (Palmas.)

 

O SR. GALDINO CUCHIARO - Provavelmente vocês acreditaram que Jun era o encerramento com chave de ouro. Mas eu menti a vocês. Temos um irmão que eu deixei de chamá-lo. É muito grave isso e peço desculpas a ele e a vocês, de público. Ele é brilhante porque para se manter digno como é, para manter a condição moral, a condição legal, mas principalmente a condição ética, que está acima da lei e da moral, não é fácil.

Quero chamar o nosso irmão Foch Simão Júnior. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. FOCH SIMÃO JÚNIOR - Senhoras e senhores, boa-noite. Talvez esse lapso tenha acontecido porque sou uma das carreiras menos preferida por todos. Sempre digo que o nosso Padroeiro São Mateus só foi nomeado santo depois de ter deixado de ser fiscal.

De coração e com orgulho, sou brasileiro, filho de imigrantes que aqui vieram plantar a esperança. Ouvi de meu avô e de meu pai que o Brasil era o país do futuro, que esta terra daria grandes exemplos às demais nações. Estou aguardando até hoje esse grande exemplo. Acredito nos brasileiros, acredito na sua verve, na sua índole, mas ainda temos de lutar para perseguir o sonho que veio com os meus antepassados.

Sou auditor da Receita Federal, fui inspetor chefe do Aeroporto Internacional de São Paulo, sou formado pela Escola Politécnica de São Paulo, com Mestrado na mesma escola e Mestrado em Administração Pública pela GV.

Agradeço essa solenidade e espero, na minha função, trazer um pouco mais de benefício à Nação brasileira fazendo justiça fiscal que, por enquanto, não é feita no nosso país. Há muita injustiça de todas as partes, mas principalmente fiscal. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. GALDINO CUCHIARO - Como vocês viram, aqui realmente é a Casa onde a tribuna é utilizada para falarmos o que precisamos.

Quero agradecer a presença de todos, a paciência que tiveram conosco e com as minhas falhas pessoais, pois errar é humano. Se eu conseguir melhorar será bom para mim. Boa-noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GIBA MARSON - PV - Gostaria de, ao encerrar o objeto da presente sessão, dizer a Dom David dos Santos Araújo que faremos chegar às mãos do Sr. Governador todo o seu sentimento aqui declarado.

Esta Presidência quer agradecer a todas as autoridades, aos funcionários da Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito dessa solenidade.

Da mesma forma que iniciamos sob a inspiração de Deus, damos por encerrada a presente sessão.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 44 minutos.

 

* * *