14 DE MAIO DE 2007

007ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS “50 ANOS DE FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS”

 

Presidência: WALDIR AGNELLO e SIMÃO PEDRO

 

Secretário: SIMÃO PEDRO


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 14/05/2007 - Sessão 7ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: WALDIR AGNELLO/SIMÃO PEDRO

 

COMEMORAÇÃO AOS "50 ANOS DE FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS"

001 - WALDIR AGNELLO

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado Simão Pedro, com a finalidade de comemorar os "50 anos de Furnas Centrais Elétricas". Convida a todos para, de pé, ouvirem o Hino Nacional. Fala sobre a importância da empresa homenageada. Felicita o Deputado Simão Pedro pela iniciativa.

 

002 - SIMÃO PEDRO

Assume a Presidência. Anuncia a apresentação de vídeo institucional dos 50 anos de Furnas. Lê as mensagens recebidas em homenagem ao evento.

 

003 - EDNALDO CAMARGO

Representante do coordenador do programa "Luz Para Todos" na região Sudeste e Goiás, tece considerações sobre o projeto e destaca os benefícios que este vem proporcionando à população atendida.

 

004 - ANTONIO LEVINO NEVES DA SILVA

Representante das famílias do assentamento Roseli Nunes, no Mirante de Paranapanema, fala sobre a importância do programa "Luz para Todos" para a sua comunidade.

 

005 - FERNADO FRANCISCO DE ALMEIDA

Presidente da Associação Quilombola Caçandoca, de Ubatuba, diz que o programa melhorou a vida das comunidades quilombolas, pois permite o desenvolvimento sustentável de seus projetos.

 

006 - MARIA DO CARMO PEREIRA

Agricultora familiar de Avaré, agradece a Furnas por ter energia elétrica para a sua região.

 

007 - WASHINGTON LUIZ PEREIRA DE SOUZA

Representante da Fundação Nacional do Índio, Funai, fala da necessidade de implantação do projeto "Luz para Todos" nas comunidades indígenas da região do Vale do Ribeira.

 

008 - WILSON MARQUES

Presidente do Sindicato dos Eletricitários de Campinas e Região, fala sobre a luta sindical contra o programa de privatização das estatais no Governo FHC. Destaca as negociações para a concessão de melhorias para os trabalhadores da área.

 

009 - CARLOS ALBERTO DOS REIS

Vice-presidente do Sindicato dos Eletricitários do Estado de São Paulo, discorre sobre a sua vida como trabalhador de Furnas. Afirma que a empresa é uma das mais competitivas no mercado e destaca seu trabalho social

 

010 - FÁBIO MACHADO RESENDE

Diretor de operação do Sistema e Comercialização de Energia de Furnas, tece considerações sobre o sistema integrado de distribuição de energia no Brasil. Fala sobre o programa "Luz para Todos".

 

011 - Presidente SIMÃO PEDRO

Tece comentários sobre a responsabilidade de Furnas por mais de 40% da energia elétrica consumida no Brasil e de garantir o fornecimento de energia em uma região onde estão situadas 51% dos domicílios brasileiros e que responde por 65% do PIB brasileiro. Fala da importância do programa "Luz Para Todos". Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Simão Pedro para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - SIMÃO PEDRO - PT - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Esta Presidência gostaria de anunciar que estão aqui a minha esquerda o Sr. Ednaldo Camargo, representando o coordenador do Programa “Luz Para Todos”, na Região Sudeste e Goiás, de Furnas, Centrais Elétricas e o Sr. Paulo Tadeu D’Arcadia; à minha direita o Sr. Fábio Machado Resende, Diretor de Operação do Sistema e Comercialização de Energia, representando o Presidente de Furnas, Dr. José Pedro Rodrigues de Oliveira. Sejam muito bem-vindos a esta Casa.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação de S. Exa. o nobre Deputado Simão Pedro, com a finalidade de comemorar os 50 anos de Furnas. Além de darmos as boas vindas a todos vocês também queremos, neste momento, solenemente, convidar todos os presentes para em pé ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º Tenente Davi Cruz.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Convido todos os presentes para saudarmos a Banda da Polícia Militar, agradecendo a esses homens e mulheres que fazem da Polícia Militar um orgulho para todos nós. Muito obrigado pelo trabalho, pelo serviço que vocês prestam à comunidade. (Palmas.)

Gostaria de falar a respeito do sentimento que nos une. Somos 94 Deputados nesta Casa de leis, o maior Parlamento estadual da América Latina. E vocês são muito bem-vindos aqui, porque esta é também a sua Casa. E muito bem-vindos também pelo propósito que nos reúne aqui hoje: comemorarmos o cinqüentenário de Furnas.

Deixo uma reflexão para todos nós. Tem tudo a ver com o objetivo e funcionamento de Furnas. Podem imaginar o que seria este ambiente sem a energia elétrica que corre por esses cabos que estão distribuídos aqui, sem a competência, sem o profissionalismo, sem os trabalhadores que formam esta empresa fantástica? O que seria dos economistas, o que falaria o noticiário do exterior a respeito de investimentos no Brasil, se não tivéssemos a energia, se não tivéssemos Furnas funcionando de forma eficiente e competente?

Por tudo isso eu gostaria de lhes dar as boas-vindas, em nome de todos os Deputados desta Casa e também ressaltar a atitude nobre do Deputado Simão Pedro, um Deputado muito atuante nesta Casa, líder do Partido dos Trabalhadores nesta gestão, que entre muitas outras atitudes e iniciativas, tem feito com denodo e diligência a representação da sua base eleitoral, do povo paulista e dos paulistanos também.

Quero, por tudo isso, pedir licença e me desculpar, porque preciso sair para um outro compromisso, mas fiz questão de passar aqui para prestigiar o meu amigo Simão Pedro, e dizer publicamente da nossa alegria de estarmos cedendo as dependências desta Casa para que ele possa, juntamente com vocês, celebrar esse cinqüentenário.

Por favor, transmitam aos seus colegas e companheiros que militam nessa fantástica empresa chamada Furnas que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo se orgulha dessa empresa. Parabéns ao cinqüentenário de Furnas.

Passo, a partir de agora, a Presidência desta Sessão ao Deputado Simão Pedro. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Simão Pedro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Boa noite a todos. Gostaria de fazer uma saudação especial e agradecer a presença do Sr. Fábio Machado Resende, Diretor de Operação do Sistema e Comercialização de Energia, representando neste ato o Presidente de Furnas, Dr. José Pedro Rodrigues de Oliveira; ao Sr. Ednaldo Camargo, que representa o coordenador do Programa Luz para Todos, da região Sudeste e Goiás, de Furnas, e nosso querido companheiro Paulo Tadeu Silva D’Arcadia.

Convido todos neste momento para assistirmos a um vídeo institucional, para conhecermos um pouco melhor o gigantismo e a importância dessa empresa nacional que muito nos orgulha, que participou de várias etapas de desenvolvimento do nosso país.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Passarei a ler algumas mensagens que recebemos.

“Prezado Deputado, incumbiu-me o Sr. Chefe de Gabinete do Presidente da República, de acusar o recebimento da correspondência de V.Sa., referente ao convite para a Sessão Solene em comemoração aos 50 anos de Furnas, às 20 horas do dia de hoje, 14 de maio. O Chefe de Gabinete, Osmain Nova de Noronha, não poderá comparecer ao evento, em virtude de estar acompanhando o Exmo. Sr. Presidente da República em cumprimento de agendas na cidade de Hortolândia e na região de Campinas. Na ocasião, agradeço o convite e parabenizo pela iniciativa nesta homenagem, desejando pleno êxito.”

“Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, nobre Deputado Vaz de Lima, Presidente da Assembléia Legislativa, agradecendo o convite para participar da Sessão Solene para comemorar os 50 Anos de Furnas, no dia 14 de maio, informo-lhe que compromisso assumido anteriormente impede meu comparecimento.

Nossos parabéns. Sucesso ao evento.

Deputado Sidney Beraldo, Secretário de Gestão Pública do Estado.”

“Prezado Presidente, agradeço o convite para a solenidade de comemoração dos 50 Anos de Furnas e transmito-lhe cumprimentos pela iniciativa, extensiva aos Deputados da Casa, expressando votos de sucesso.

Cordialmente, José Serra, Governador do Estado de São Paulo.”

“Senhor Deputado Simão Pedro, informo-lhe que, lamentavelmente, não será possível a participação do Dr. Gerson Kelman, Diretor Geral da Aneel, na Sessão Solene de comemoração dos 50 Anos de Furnas a realizar-se hoje.

Respeitosamente, Lívio Albuquerque, Chefe de Gabinete da Aneel.”

“Senhor Presidente, acuso e agradeço recebimento do honroso convite para a Sessão Solene em comemoração aos 50 Anos de Furnas.

Em virtude de compromissos agendados, não poderei comparecer.

Coloco-me ao inteiro dispor de V. Exa. e envio meus sinceros cumprimentos e votos de sucesso ao evento.

Cordialmente, Antonio Carlos Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo.”

Esta Presidência quer anunciar e agradecer a presença do Sr. Mário Lima Rocha, Superintendente de Comunicação de Furnas; do Sr. Milton Pânico Jr., Superintendente de Produção da Região Sudeste; do Sr. Carlos Nadalutti Filho, Superintendente de Produção da Região Oeste; do Sr. Luiz Roberto Corrêa, Superintendente de Comercialização de Energia; do Sr. José Orlando de Castro, Gerente do Escritório de Furnas/São Paulo, em nome de quem saúdo todos os gerentes da empresa; do Sr. Alderízio Catarino, Assistente da Diretoria de Gestão Corporativa de Furnas; do Sr. Washington Luiz Pereira de Souza, representante da Fundação Nacional do Índio, Funai; do Sr. Fernando Francisco de Almeida, Presidente da Associação Quilombola Caçandoca em Ubatuba; do Sr. Antonio Levino Neves da Silva, representante do Assentamento Roseli Nunes, de Mirante do Paranapanema; da Sra. Maria do Carmo Pereira, agricultora familiar do Município de Avaré; do Sr. Carlos Alberto dos Reis, vice-Presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo; do Sr. Wilson Marques, Presidente do Sindicato dos Eletricitários de Campinas e Região; da Sra. Maria de Fátima Zanon do Rego Monteiro, Diretora e Coordenadora Nacional de Alfabetização da CMB; do Sr. Ricardo Campolim, Diretor da Associação de Rádios Comunitários de São Paulo - Abraço; do Sr. Jean Cesare Negri, neste ato representando a Secretária de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, Sra. Dilma Seli Pena; do Sr. André Leonardi, representando o Deputado Federal Paulo Teixeira e do Vereador Antonio Carlos de Melo Sá, da Câmara Municipal de Cotia.

Peço uma salva de palmas a todos pela prestigiosa presença. (Palmas.)

Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Ednaldo Camargo, representando o Sr. Paulo Tadeu D´Arcádia, Coordenador do Programa “Luz para Todos” na Região Sudeste e Estado de Goiás.

 

O SR. EDNALDO CAMARGO - Sr. Presidente Deputado Simão Pedro; Dr. Fábio, representado o Presidente de Furnas; senhoras e senhores, em nome do Dr. Paulo Tadeu D´Arcádia, Coordenador Regional do Programa Luz para Todos na Região Sudeste e Estado de Goiás, primeiramente quero saudar a iniciativa do Deputado Simão Pedro em convocar esta Sessão Solene para homenagear Furnas pelo seu cinqüentenário.

Essa empresa surgiu num momento em que havia necessidade de uma infra-estrutura energética para alavancar a economia do País e se tornou uma das mais importantes empresas energéticas do mundo, que traz energia da maior usina hidrelétrica do mundo - Usina de Itaipu - e distribui por meio de um sistema de linhas dos mais sofisticados.

Com toda essa grandeza e sofisticação, Furnas conseguiu enxergar, na sombra das suas linhas de transmissão, o grande contingente de excluídos, pobres, que estavam fora do sistema energético do País.

Este Governo vem fazendo a maior inclusão social de que temos notícia na história do mundo em termos de energia elétrica.

O Presidente Lula, que até os seis anos de idade viveu em uma casa sem energia, teve a sensibilidade de tocar esse projeto, Programa Luz para Todos. Furnas, sem qualquer restrição, abraçou e fez avançar com grande capacidade, graças à força e garra de seus funcionários, a quem também gostaria de homenagear na figura dos nossos agentes de campo, que verdadeiramente levam o Programa Luz para Todos às comunidades mais carentes do Estado.

São eles: Sérgio Canholi, que atua na região do Pontal do Paranapanema; Ronaldo Ribeiro, que atua no Vale do Ribeira; Antonio Carlos, que atua na região do Noroeste do Estado; Ariovaldo Castro, que atua na região de São José do Rio Preto e o nosso companheiro Shinji Yoshino, que atua na área do Vale do Paraíba e do Litoral Norte.

Faço questão de citar o nome de todos, pois são eles que, como a grande massa de funcionários de Furnas, estão próximos das comunidades. São eles que trazem aqui pessoas como o Sr. João Pedro, da comunidade do Quilombo Fazenda da Caixa.

Quero agradecer, mais uma vez, a Furnas por todo apoio que dá ao Programa, que já atingiu, na Região Sudeste e em Goiás, quase 300 mil famílias, chegando a mais de 1,5 milhão de pessoas diretamente beneficiadas. Só no Estado de São Paulo, atingimos, até abril, 47 mil famílias, beneficiando cerca de 200 mil pessoas.

Trazemos esse abraço a Furnas, desejando que esses 50 anos seja apenas mais uma etapa no seu crescimento.

Assim como Furnas teve sua importância no momento em que o País clamava por infra-estrutura para crescimento, que também se mostre em sintonia com o tempo em que vive, no momento em que o País clama por inclusão social, pelo fim da miséria e da pobreza. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Agora queremos ouvir um pouco alguns representantes das comunidades beneficiadas por esse Programa, que o Ednaldo falou tão bem aqui, o número de pessoas que atingiu é extraordinário nesses poucos anos, mas queríamos ouvir alguns depoimentos. Em primeiro lugar convido o Sr. Antonio Levino Neves da Silva, que representa as famílias do assentamento Roseli Nunes, no Mirante de Paranapanema.

 

O SR. ANTONIO LEVINO NEVES DA SILVA - Boa noite. Sou apenas um trabalhador rural, talvez não me expresse bem. Mas além de representar o Roseli Nunes, o assentamento onde moro, representamos também todos os outros assentamentos. Vivemos naquela região desde que nascemos e eu vou fazer 41 anos. Tínhamos a luz de lamparina. Não era diferente ser assentado e não ver no futuro um projeto como esse, o “Luz para Todos”. Demorava seis, sete anos para chegar a energia paga, e hoje a maioria dos assentados que entraram no outro projeto está endividada, não consegue pagar a energia.

Tivemos o privilégio de ter um brasileiro que fez esse projeto da “Luz para Todos” com a empresa nacional, a Furnas, que deu certo no Pontal. Não demorou muito tempo. Somos 60 famílias no assentamento. A partir do início do projeto em 90 dias já tínhamos energia. A questão da energia para o trabalhador rural não é só o bem-estar que vai trazer, mas ela substitui a cerca, podemos tratar melhor o gado, podemos trabalhar até mais tarde e levantar mais cedo para tirar o leite para entregar.

Quero agradecer e parabenizar a Furnas pelos seus 50 anos. Foi uma inovação esse projeto nos assentamentos do Pontal do Paranapanema. Acredito que outros companheiros que estão aqui também estão sentindo isso. Sinto-me até emocionado por estar representando aqui todo o Pontal, todos os assentados que hoje têm energia em casa e podem produzir melhor, viver melhor. Agradeço e quero parabenizar essa empresa nacional que implantou o projeto de um brasileiro e que deu certo para nós. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Muito obrigado, Sr. Antonio. O senhor falou pelo acampamento Roseli Nunes e representando todos os assentamentos da região que foram beneficiados por esse programa. Obrigado pelo esforço de ter vindo lá de longe.

Convido o Sr. Fernando Francisco de Almeida, Presidente da Associação Quilombola Caçandoca, de Ubatuba, um jovem lutador. Essa comunidade foi o primeiro quilombo desapropriado no Brasil por um ato do Presidente da República. Estava ameaçado de despejo por uma imobiliária que se dizia dona da terra, mas os quilombolas estão ali há mais de 150, quase 200 anos e resistiram. Agradeço muito por sua presença aqui.

 

O SR. FERNANDO FRANCISCO DE ALMEIDA - Boa noite a todos e a todas, é um prazer imenso estar mais uma vez nesta Casa. É mais prazeroso ainda participar deste evento, desta Sessão Solene de 50 anos de Furnas. Também parabenizo o nobre Deputado Simão Pedro, que vem numa luta muito árdua com as comunidades quilombolas. Como ele acabou de dizer passamos por momentos difíceis, mas hoje nos encontramos, graças a Deus, numa situação mais relaxante.

Hoje talvez seja um pouco difícil falar sobre a luz nas comunidades quilombolas do Estado de São Paulo, porque esse programa “Luz para Todos” é recente nas comunidades. Há mais de cem anos que as comunidades quilombolas estão sem energia, desde a época da escravidão. Há quase dois meses fomos contemplados com esse programa. Quase dois meses porque só veio a primeira conta, a segunda está para chegar, portanto não são dois meses ainda.

Mas agradecemos por esse programa, mas ficamos um pouco triste porque -, a maioria deve saber que esse programa vai até 2008, talvez até possamos tentar que um programa tão bom continue e consigamos estendê-lo além de 2008. A energia nas comunidades, hoje, envolve a questão da saúde dos quilombolas, o desenvolvimento sustentável dos projetos que vínhamos querendo desenvolver e em função da energia não conseguíamos mas hoje já conseguimos desenvolver. Recentemente saímos com uma gravação na TV Vanguarda, da extração do fruto do juçara. Para fazer a extração precisávamos da energia para processar o suco. Agora estamos conseguindo. Furnas agora se aproximou da coordenação estadual.

Esqueci de dizer inicialmente que faço parte da coordenação estadual das comunidades quilombolas do Estado de São Paulo, na qual estamos fazendo uma aproximação de Furnas para saber quantas comunidades existem no Estado de São Paulo; são mais de cem comunidades, e quais as que ainda não foram contempladas para que consigamos fazer uma força-tarefa para até 2008 contemplar o maior número possível de comunidades. Ademais, agradeço a todos por estarem aqui. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Muito obrigado, Fernando. Convido a Sra. Maria do Carmo Pereira, agricultora familiar do Município de Avaré.

 

A SRA. MARIA DO CARMO PEREIRA - Boa noite a todos. Venho aqui dar meus parabéns a Furnas. Trago também um abraço do Prefeito de Águas de Santa Bárbara ao Deputado Simão Pedro. Moro em Avaré, no Bairro Barra Grande, um bairro distante da cidade. Sou uma posseira. Meu marido sofreu um acidente, ficou sem poder trabalhar, não tínhamos o que fazer. Conseguiu uma aposentadoria de um salário mínimo. Não dava para viver com um salário mínimo. O que fizemos? Fechamos um pedaço da beira da linha férrea e começamos com uma vaca. Hoje, primeiramente, graças a Deus, temos 20 cabeças de vacas, de onde tiramos 40 litros de leite, que nos ajudam a sobreviver.

Mas, como disse o menino, há quase dois meses eu não tinha energia elétrica lá para poder tratar das vacas, o que era mais difícil. O Sr. Paulo, conversou com o Carlinhos, um agente de Furnas. O Carlinhos e o Vicente foram me visitar, foram até minha casa, conversaram com o Dr. Paulo, que entrou em contato com o seu pessoal. Na segunda-feira, ele me ligou: “Dona Maria do Carmo, venha fazer o seu pedido de energia. Dentro de cinco dias ligaremos para a senhora”.

Saí mais do que depressa, peguei o primeiro circular, fui até a cidade, e fiz o pedido. Peguei o circular das 14:30 horas. Disseram-me que em cinco dias seria feita a ligação. Às 15 horas, cheguei em casa, e a energia já estava ligada. Hoje, tenho como tratar do meu gado. Graças a Furnas, ao Programa Luz para Todos, e ao Carlinhos, que se esforçou em estar lá conosco! Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Quero comunicar que se encontra no Plenário o Frei Tadeu, que é frade da Igreja Católica Ortodoxa Grega, membro da Comissão Pastoral da Terra, e desenvolve também um trabalho no Vale do Ribeira. Muito obrigado, Frei Tadeu.

Estão presentes no plenário companheiros e companheiras dos seguintes bairros: São Miguel Paulista, Ipiranga, Itaquera, Jabaquara, Penha, Capela do Socorro e da Cidade Ademar. Obrigado pela presença. Embora vocês sejam atendidos por outras empresas, vocês estão aqui para prestigiar o nosso evento.

Agradeço pela presença e convido a usar da palavra o Sr. Washington Luiz Pereira de Souza, representante da Fundação Nacional do Índio, Funai. (Palmas.)

 

O SR. WASHINGTON LUIZ PEREIRA DE SOUZA - Boa noite a todos. Em primeiro lugar, quero agradecer em nome da Fundação Nacional do Índio - Administração Regional de Bauru, pelo convite para participar desta grande solenidade.

Sou chefe do posto indígena Vale do Ribeira, recém-criado na cidade de Registro há três, quatro meses. Atendemos em torno de sete aldeias guaranis em quatro municípios. A partir de fevereiro fomos contratados pelo Sr. Adriano, do subcomitê do projeto de Furnas, Programa Luz para Todos. Ele queria que fizéssemos contato com essas comunidades para falar desse projeto. Foram feitas várias reuniões com essas comunidades, e ficou clara a necessidade da implantação desse projeto. Por quê? Porque, hoje, nessas aldeias guaranis existe o funcionamento de escolas, de posto de atendimento à saúde, consultórios médicos e odontológicos.

Com o fornecimento de energia, eu poderia dizer que esse serviço seria de primeira necessidade. Hoje o atendimento odontológico é feito fora da aldeia devido ao aparelhamento que não existe. A escola, por exemplo, poderá ser equipada com computador, TV, DVD. A própria cozinha, em virtude da conservação da merenda escolar, que é fornecida pelo Estado e consiste em alimentos perecíveis, poderia ser equipada com geladeira e freezer.

Enfim, acredito que estamos iniciando. O nosso caso, no Vale, é diferente de outras regiões do litoral sul que também têm áreas indígenas e onde já há esse projeto. Eu poderia dizer que estamos engatinhando aqui na região do Vale, na região de Sete Barras, Cananéia, Pariquera-Açu e Iguape. Estamos engatinhando. Estamos com o Adriano, com a antropóloga Eliane, com a Rosana, da Eletro, de Registro, sempre ali junto conosco.

Estamos no início desse projeto. Parece-me que ele seria para este ano de 2007, mas como diz o colega, tomara que entre 2008, 2009. Sei lá.

Mas, enfim, mais uma vez quero agradecer e parabenizar Furnas por seu cinqüentenário e a todos que direta ou indiretamente tenham colaborado ou estão colaborando para o sucesso desse projeto, em especial ao Presidente Lula por mais essa iniciativa de cunho social, que com certeza irá ajudar todas essas comunidades quilombolas, indígenas e caiçaras. Enfim, todos os que precisam. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Ouvimos representantes das mais diversas comunidades que são atendidas por Furnas, através do Programa Luz para Todos.

Também estão presentes representantes da sociedade civil dos bairros do Itaim Paulista, Sapobemba, São Mateus e Butantã.

Também quero anunciar as presenças do Sr. Cláudio, que neste ato está aqui representando o Deputado estadual Vicente Cândido; da Sra. Valdinéia Maciel, representando o Sindicato da Agricultura Familiar do Vale do Ribeira; do Sr. Edson Rodrigo da Silva, representando o Quilombo de São Pedro, do Município de Eldorado; da Sra. Dilma Moura, presidente do Grêmio Recreativo Esporte e Moradia do Lar Nacional, de Sapobemba; Sr. João Domingos, representante do Quilombo André Lopes, do Município de Eldorado; Sr. Antonio Jorge, representando o Quilombo Pedro Cubas, do Município de Eldorado; Sr. Ailton Garcia, da Aldeia Indígena Jacareí, do Município de Cananéia; do Sr. Marco Antonio Carlos, representando o Deputado estadual Sebastião Almeida; Sr. Anabil Martins Diniz, representando o Deputado federal José Mentor; Sra. Ângela Maria Pereira Alves Pena, representando neste ato o Sr. Jander de Lima Camargo, coordenador regional da Funasa, em São Paulo; do Sr. Djalma de Oliveira, presidente do Sinergia CUT.

Concedo a palavra ao representante dos trabalhadores do setor energético do nosso Estado, Wilson Marques, presidente do Sindicato dos Eletricitários de Campinas e Região, a quem agradeço pela presença. (Palmas.)

 

O SR. WILSON MARQUES - Boa noite a todos. Boa noite, Deputado Simão Pedro. Quero saudar a iniciativa de realizar esta Sessão Solene comemorando os 50 anos de Furnas. Boa noite, companheiro Fábio, companheiro Edvaldo.

Tinha preparado alguns pontos para fazer uma intervenção orientada, mas me parece que isso não vai ser possível.

Primeiramente, quero destacar a importância do local em que estamos comemorando os 50 anos de Furnas. Este plenário chama-se Juscelino Kubitschek, justamente o Presidente que fundou Furnas. É bem ilustrativo fazermos esta comemoração neste plenário onde, aliás, fizemos a de 49 anos, com a participação de vários companheiros.

Só não tivemos uma questão que hoje me orienta a mudar meu breve roteiro: a intervenção das pessoas que me antecederam. Poderíamos não estar comemorando estes 50 anos de Furnas na Assembléia Legislativa ou comemorarmos sem essas pessoas.

Não podemos esquecer que o governo anterior, governo do PSDB, passou oito anos vendendo as empresas. A proposta era privatizar a Empresa Furnas.

Foi a resistência dos trabalhadores, foi a resistência de vários companheiros e de vários Deputados na época - o companheiro Fábio Rezende esteve à frente de várias dessas lutas - que não permitiram que o PSDB entregasse Furnas à iniciativa privada. Se eles tivessem conseguido nos derrotar no debate sobre a privatização de Furnas, com certeza essas pessoas que vieram aqui, emocionadas para falar do projeto e do que é Furnas, não estariam fazendo esse depoimento.

Esse destaque não poderia deixar de fazer, por isso mudei um pouco a minha orientação.

Estamos fazendo essa comemoração no Estado de São Paulo, que ainda está sob a gestão do PSDB. Em São Paulo, fomos derrotados no embate do processo de privatização. Em nenhuma empresa do Estado de São Paulo é possível fazer um projeto dessa natureza. As empresas que hoje têm a orientação de seguir o Programa Luz para Todos são empresas privadas, orientadas por uma empresa estatal: Furnas, Chesf ou Eletronorte.

Gostaria de fazer esse destaque.

Nós, os trabalhadores de Furnas, nas esquinas, nas ruas, nas igrejas e até nos botecos, quando nos reuníamos com nossos amigos, éramos tachados de marajás, porque estávamos defendendo os nossos empregos e os nossos salários.

Hoje, esses depoimentos demonstram que tínhamos - e ainda temos - uma empresa que precisava ter um cunho social, um olho social para inclusão das pessoas. O projeto de Furnas, Luz para Todos, é incluir as 20 milhões de pessoas que não tinham energia elétrica e não teriam energia elétrica se o processo de privatização tivesse sido efetivado. (Palmas.)

Não podemos deixar de cumprir o nosso papel de sindicalista. Continuamos fazendo o embate, a disputa, as negociações. Neste momento, estamos negociando com Furnas. Temos graves problemas para resolver em Furnas, herança de governos anteriores. Temos a questão dos contratados. O Sindicato dos Trabalhadores de Furnas têm de encontrar uma solução para isso. Estamos para concluir a negociação do acordo coletivo.

Neste ano, tivemos oportunidade de patrocinar o Encontro Nacional dos Trabalhadores de Furnas, da Intersindical de Furnas, na nossa Colônia de Férias, em Santos. Passamos três dias discutindo que Furnas precisa continuar sendo uma empresa pública, uma empresa voltada para o social.

Não deixaremos de fazer o papel de sindicato: defender bom salário para os trabalhadores; boas condições de trabalho e aposentadoria digna. Mas também devemos nos orgulhar desse trabalho que Furnas vem realizando nesse projeto que foi apresentado pelos companheiros que me antecederam. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Simão Pedro - PT - Mais um depoimento dos representantes dos trabalhadores do Setor Elétrico.

Convido o Sr. Carlos Alberto dos Reis, vice-Presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo. Muito obrigado pela presença.

 

O SR. CARLOS ALBERTO DOS REIS - Quero cumprimentar o Deputado Simão Pedro, em nome de quem cumprimento todos da Mesa. Quero cumprimentar os companheiros e companheiras. Trago a saudação do Presidente Salim que, infelizmente, não pôde vir por ter outras agendas. Mas quero parabenizar, em nome do Salim e de toda a Diretoria do Sindicato, esta iniciativa do Deputado de trazer para São Paulo a comemoração dos 50 anos de Furnas.

Falar de Furnas é fácil, principalmente para mim, que nasci e fui criado dentro de Furnas. Costumo dizer que não tenho registro de nascimento, mas número patrimonial. Nasci há 43 anos na Usina de Furnas, vivi toda a história de Furnas quando criança e adolescente. Sou trabalhador de Furnas há 23 anos. Vivi aquela fase de Furnas quando não havia competição, competição para construir usinas, competição para construir linhas de transmissão. Vivi a situação pré- privatização de Furnas, ou seja, a tentativa de privatização de Furnas. Vi os trabalhadores resistirem à privatização.

Hoje, vejo Furnas em um outro cenário: saindo fora da sua principal atividade que é produção e transmissão de energia elétrica para atuar nas áreas sociais, como ficou provado nos depoimentos já prestados. Hoje, vejo Furnas em outro cenário, esse, sim, um cenário de competição, em que a iniciativa privada quer fazer parceria para ganhar dinheiro. Esse é o papel deles. O papel de Furnas tem sido prestado com muita capacidade.

Furnas só conseguiu crescer, deixar de ser a Central Elétrica de Furnas para ser Centrais Elétricas de Furnas, a maior empresa de energia elétrica deste País, porque os seus trabalhadores sempre foram trabalhadores de ponta, trabalhadores que dedicaram toda sua vida para fazer de Furnas o que ela é hoje.

Vi Furnas com 11 mil funcionários, em 1989; vi Furnas com 3500 funcionários, em 2003. Hoje, graças ao novo ponto de vista do Governo Lula, vemos Furnas tentando voltar a crescer, usinas para serem construídas. Tem um projeto grande do rio Madeira que não podemos deixar escapar de Furnas, porque tenho certeza de que são os trabalhadores de Furnas que são os mais capacitados para construir essas usinas, para fazer Furnas crescer mais ainda e fornecer para este país toda a energia que ele ainda necessita, pois é um país que ainda está crescendo.

Quem merece os parabéns, nesses 50 anos de Furnas, são os seus trabalhadores do quadro efetivo, são os companheiros contratados, são todos aqueles que fizeram dessa empresa esse gigante que ela é hoje. Parabéns, Deputado, por essa iniciativa. Trago também os parabéns da diretoria do Sindicato dos Eletricitários Estado de São Paulo a todos os trabalhadores de Furnas, em todos os estados onde ela atua, pelos 50 anos de dedicação, de pujança e de realização. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Muito obrigado, Carlos Alberto. Anuncio e agradeço a presença do Sr. Jonas de Campos, neste ato representando o Sr. Gustavo Ungaro, presidente da Fundação Itesp; Sr. Valdeci, do Movimento de Moradia Leste 1; Sra. Lucimara, do Movimento de Moradia da União dos Movimentos de Moradia; Sr. Rafael Pinto, membro da Associação dos Funcionários do Banespa, Afubesp; e o nosso ex-Deputado estadual, combatente nas lutas contra as privatizações do Estado de São Paulo, Lucas Buzatto. Muito obrigado.

Passo a palavra ao Sr. Fábio Machado Resende, diretor de operação do sistema e comercialização de energia, representando neste ato o presidente de Furnas, Dr. José Pedro Rodrigues de Oliveira.

 

O SR. FÁBIO MACHADO RESENDE - Boa noite. Quero primeiro cumprimentar o nosso companheiro, Ginaldo, representando o Paulo Tadeu, que coordena esse belíssimo trabalho que já foi mencionado aqui. Cumprimentar o Deputado Simão Pedro e agradecer por essa homenagem. É importante para Furnas essa homenagem e queria agradecer à Assembléia Legislativa por ter aprovado essa iniciativa, mas especialmente ao Deputado Simão Pedro.

Há um ano estivemos aqui, na época por iniciativa do Deputado Cândido Vaccarezza, na homenagem pelos 49 anos de Furnas. Estive aqui neste plenário em nome da diretoria também; lembro-me bem e vários dos senhores que estavam aqui presentes devem lembrar-se do que eu falei. Na época estávamos mal na foto; estávamos em plena campanha, notícias ruins com relação à empresa, vivíamos sendo atacados na empresa. Dois dias antes de virmos aqui fazer o nosso pronunciamento a “Folha de S.Paulo” tinha colocado uma manchete com erros. Onde era 170 mil, falaram que era 170 milhões, como se fosse grave irregularidade na empresa.

Quando estive aqui disse que gostaria de voltar quando Furnas fizesse 50 anos, para uma outra homenagem, e para mostrar que não era nada daquilo que aconteceu.

É com muita satisfação que volto hoje para cumprimentar a todos os presentes, em especial o pessoal da Casa, que está em grande número, funcionários e aposentados. Boa noite e vamos aos 50 anos.

Há no jornal “O Globo” uma coluna chamada “Há 50 anos”. O Globo tem muita popularidade no Rio eu costumo ler sempre. Talvez até porque o que aconteceu há 50 anos está cada vez mais vivo na minha memória - estou com mais de 60 anos-, mas é interessante olhar essa matéria porque eles sempre jogam alguma coisa que tem a ver com a situação atual. Fala-se em reforma política, em uma série de coisas, mas é recorrente, volta e meia fala da falta de luz, da falta de água.

Havia uma musiquinha que falava que o Rio era uma cidade maravilhosa, que de dia faltava água e de noite faltava luz. E esse quadro que tínhamos na década de 50, quando Furnas foi criada. Tivemos rapidamente uma mensagem no filme, mas o fato é que o país estava entravado. O país não tinha interligação, Furnas então foi criada como um desafio. E essa foi a tônica da história de Furnas o tempo todo. Um desafio de criar a terceira maior usina do mundo, na época, e interligar Rio, São Paulo e Belo Horizonte. Isso foi feito em níveis de voltagem de equipamentos que eram inéditos no país - 345 mil volts -, e Furnas foi pioneira em 345 mil volts na década de 60. Começamos a interligação pegando técnicos - e o Carlão falou de Minas -, pegando técnicos no interior de Minas, treinando em escolas que fizemos na Usina de Furnas, treinando pessoal, e começamos a desenvolver uma capacitação técnica que não havia no país, de operar usina de grande porte, como aquela que construímos e operar um sistema de 345 mil volts. Começamos abastecendo São Paulo e já no final da década de 60 já tínhamos interligado com o Rio de Janeiro e Belo Horizonte. E continuamos a crescer.

Na década de 70 fizemos as primeiras linhas de 500 mil volts. Aqui em São Paulo a Cesp tinha feito 440 mil e continuamos com 500 mil volts, que foi a tensão que Furnas lançou no país e que depois foi construída no nordeste também. Mais tarde, na década de 80, construímos o sistema de Itaipu. Fomos pioneiros também em 775 mil volts, nos 600 kws de corrente contínua e temos esse sistema que hoje construímos à base do sistema interligado nacional.

Essa empresa foi sempre inovadora, essa empresa sempre enfrentou desafios, capacitou pessoas e tenho o maior orgulho, como o Carlão mencionou. Eu, como diretor e como ex-funcionário, tenho o maior orgulho de pertencer a essa casa. É uma casa que trouxe muita coisa ao país. Os exemplos que foram citados do “Luz para Todos” são muito importantes.Quando esse governo assumiu havia um projeto do governo anterior chamado “Luz no Campo”, que era um projeto que não saía do papel. Não adiantam grandes projetos, grandes idéias. Uma vez ouvi um jornalista falando: nada é original neste governo, nem luz para todos. Não, não é. O que é original é fazer. É fazer. (Palmas.) É fazer o “Luz para Todos”, é fazer o bolsa família. Eu estava hoje em Jundiaí quando o Presidente Lula fez uma explicação longa sobre as dimensões do “Luz para Todos”, com relação à indústria. O que se produziu de equipamentos! Só transformadores foram produzidos 350 mil pela indústria nacional gerando emprego para muita gente para poder suprir o “Luz para Todos”. Uma quantidade de cabos que dá várias voltas na terra. E para que? Para corrigir a desigualdade social deste país.

A energia elétrica, que é o motivo da vida de Furnas, é desenvolvimento. Vimos aqui os depoimentos. Eu mesmo já acompanhei obras do “Luz para Todos” e vendo o que é. Não é simplesmente dada a energia elétrica; gera-se uma série de coisas. Hoje há uma reversão no fluxo migratório do nordeste para o sudeste. Quanto é que vale para a nossa cidade diminuírem os problemas de cidades como São Paulo, Rio, megalópoles, quando começamos a reverter o número de pessoas que estão voltando ao nordeste depois de morarem aqui durante 20, 30 anos. Por quê? Porque agora há energia e o progresso acontece. E Furnas tem muito orgulho de participar da coordenação do “Luz para Todos” no sudeste. O Governo Federal, na época, viabilizou o “Luz para Todos” da seguinte forma: vamos fazer com que as empresas federais espalhadas no país, que foram mantidas federais - a Eletrosul, Furnas, Chesf e Eletronorte -, sejam coordenadoras do “Luz para Todos”, porque elas estão disseminadas no país e é onde o pessoal técnico tem capacitação para entender o problema e tocar à frente.

Então temos muito orgulho de coordenar o “Luz para Todos” no sudeste. Ficamos muito sensibilizados com todos os depoimentos. E Furnas não faz só isso; faz também um trabalho de responsabilidade social muito forte junto as suas 46 subestações capacitando escolas, comunidades, apoiando o ensino técnico das mais diversas formas, trazendo a questão da cidadania como um ponto muito forte nessa administração. Crescemos demais na questão da responsabilidade social e tenho muito orgulho disso porque não adianta só gerar energia. Temos que gerar energia, gerar educação, gerar cidadãos. Isso é que é mais importante para o país.

Então estamos aqui hoje comemorando 50 anos de Furnas. Antes de começar a sessão, a TV Assembléia me entrevistou e me perguntou o que eram os 50 anos para Furnas. Quantas empresas neste país chegaram a 50 anos com saúde? Quantas empresas sobreviveram a 50 anos? Quase não sobrevivemos, foi bem lembrada aqui pelo Wilson a luta que tivemos com relação à sobrevivência de Furnas. Mas sobrevivemos. Sobrevivemos, passamos por um momento muito crítico de perda de pessoal, de perda de capacitação, e estamos recuperando.

E mais: estamos ajudando o país de uma maneira muito forte, terminando no ano passado a Usina Peixe Angical, que era uma usina que estava parada. Se Furnas não entra para viabilizar o empreendimento não haveria aquela usina. E o mesmo está acontecendo agora quando estamos em parceria com quatro empreendimentos e dois nossos, Simplício e Batalha, usinas no Rio, em Minas, Goiás e no Rio Grande do Sul que Furnas está construindo, gerando energia para ajudarmos este país a crescer. E estamos também construindo linhas de transmissão e mantendo a nossa grande rede, que é o mais importante. Além de fazermos as novas temos que manter as já existentes. E hoje Furnas é uma grande empresa de manutenção do poderoso sistema de transmissão que é a base do sistema interligado nacional. Se Furnas tremer, o sistema interligado treme. Por quê? Não é porque Furnas se agigantou, é porque cresceu naturalmente e o país cresceu em volta de Furnas quando foi aumentando a sua capacidade de geração e de transmissão.

Então essa comemoração de 50 anos para Furnas, para a empresa, para a diretoria é muito importante. Agradecemos demais a homenagem e espero que tenhamos oportunidade de vir aqui para outras comemorações daqui a dez anos. Não eu, mas que o nosso pessoal esteja aqui presente porque é uma empresa importante para o país. Muito obrigado a todos os presentes. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Estou vendo a Cuca, que há quatro anos nos assessorou na Comissão de Serviços e Obras e foi assessora do Deputado Sebastião Arcanjo, a quem peço que você leve um abraço. Ele está fazendo falta aqui. (Palmas.)

Quero também anunciar e agradecer a presença da Sra. Rosimeire Cand'Arco Certa, que é vereadora do Município de Iaras.

Sr. Fábio Machado Resende, Sr. Ednaldo Camargo, senhoras e senhores, pode parecer incrível, mas São Paulo, sendo o estado mais rico da nação, ainda registra um número alarmante de excluídos do serviço público. Para essas pessoas luz elétrica, por exemplo, é considerada um luxo e constroem suas vidas praticamente na penumbra. Felizmente tem gente séria trabalhando para reverter esse quadro e iluminar o futuro de muitas famílias.

A história de Furnas, a primeira usina hidrelétrica de grande porte no país, começou há 50 anos, com o desafio de acelerar o processo de urbanização de três dos principais centros econômicos do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Sua missão foi cumprida com brilhantismo e hoje Furnas está presente no Distrito Federal, nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Paraná e Rondônia. A empresa é responsável por mais de 40% da energia elétrica consumida no Brasil. É ela quem garante o fornecimento de energia em uma região onde estão situadas 51% dos domicílios brasileiros e que responde por 65% do PIB brasileiro.

Mais recentemente, como coordenadora regional do programa do Governo Federal “Luz para Todos”, já beneficiou mais de 1,3 milhão pessoas, levando energia elétrica para cerca de 260 mil lares com esse programa. Sua meta é ambiciosa, mas todos nós acreditamos, incentivamos e apoiamos. Os sem-luz serão instintos em São Paulo e no Brasil.

A energia elétrica, além de representar mais conforto, melhoria na qualidade de vida, é instrumento para o desenvolvimento econômico, para a redução dos índices de pobreza e fome com a abertura de novas possibilidades de geração de emprego e renda.

Estamos aqui hoje para comemorar os 50 anos dessa empresa gigante, prestar uma justa homenagem a todos os funcionários pelo profissionalismo e pelo alto nível técnico e parabenizar empresa e empregados pelo trabalho que desenvolvem, pois, assim como nós, entendem que a energia elétrica é um insumo básico para a vida das pessoas e não apenas mais um produto.

Estava lendo aqui o material distribuído por Furnas e pincei uma frase que achei muito interessante e que expressa um pouco o desafio de Furnas neste momento: “É hora, acima de tudo, de romper barreiras, de superar limites”. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Parabenizo a todos, especialmente pelo trabalho no programa “Luz para Todos”, porque para todos esses lares que Furnas atende conservar a carne na banha do porco, usar querosene nos lampiões, saber do mundo apenas por um radinho de pilha já ficou no passado. Por isso, mais uma vez, nossa homenagem, nossos agradecimentos e nossos parabéns às pessoas que fazem Furnas. Muito obrigado. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerra-la esta Presidência agradece às autoridades presentes, aos representantes das comunidades da sociedade civil do interior do Estado de São Paulo e da Capital; aos funcionários desta Casa, principalmente o pessoal do Cerimonial, pessoal da Segurança, funcionários da ALTV, a nossa TV que está fazendo a cobertura deste evento e vai levar para centenas de milhares de casas do nosso Estado; aos assessores do nosso gabinete, porque trabalharam muito para que este evento pudesse acontecer; também aos assessores da Presidência de Furnas da região leste porque estiveram aqui presentes, ajudaram a organizar e a mobilizar as pessoas. Também quero agradecer a todos aqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. Convidamos a todos para um coquetel aqui no Hall Monumental. Boa-noite a todos.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 42 minutos.

 

* * *