12 DE MARÇO DE 2010

007ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS “75 anos do sinsaúde - sindicato dos empregados em estabelecimentos de serviços de saúde de são paulo”

 

Presidente: VAZ DE LIMA

 

RESUMO

001 - VAZ DE LIMA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que a presente sessão solene fora convocada pelo Presidente efetivo desta Casa, atendendo solicitação do Deputado Vaz de Lima, ora à Presidência, com a finalidade de comemorar os 75 anos do Sinsaúde - Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São Paulo. Convida a todos os presentes para, de pé, ouvir o Hino Nacional Brasileiro. Faz agradecimentos gerais e anuncia apresentação de vídeo institucional sobre o Sinsaúde.

 

002 - JOSÉ BAIA DE LIMA

1º Tesoureiro do Sinsaúde SP, afirma que esta solenidade ficará registrada na história contemporânea do movimento sindical. Relata que entre 70% e 80% dos sindicalizados são mulheres e cumprimenta todas as presentes pelo Dia Internacional da Mulher.

 

003 - ADEMAR DE BARROS BEZERRA

Diretor de Relações Públicas do Sinsaúde SP, cita passagem bíblica. Comenta momentos de sua carreira junto ao sindicato. Relata que a Instituição tem grande importância na estruturação e relação junto aos profissionais da área da Saúde. Informa que o Sinsaúde está há 75 anos na Rua Tamandaré e oferece suporte e condições aos profissionais associados.

 

004 - JOSÉ LIÃO DE ALMEIDA

Presidente do Sinsaúde-SP e da CNTS - Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde, faz agradecimentos gerais. Comenta que esta data é marcante na história do movimento. Relata que a Instituição tem um projeto de lei na Câmara Federal que taxa o piso salarial de 30 e 40 horas para a categoria. Enseja vitórias ao Sinsaúde e entrega placa em homenagem ao Deputado Vaz de Lima.

 

005 - Presidente VAZ DE LIMA

Anuncia apresentação musical do Coral do Sinsaúde SP.

 

006 - JOÃO RODRIGUES FILHO

Vice-Presidente da CNTS e Presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Nordeste, faz relatos sobre a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde criada em 21/12/1991. Comenta que hoje são mais de três milhões de associados em todo o território nacional. Reclama dos contrastes econômicos, sociais e culturais por que passa a categoria no País. Ressalta que os profissionais da área da Saúde cuidam da vida, preventiva e curativamente, de todos os brasileiros.

 

007 - Presidente VAZ DE LIMA

Faz leitura da dedicatória e entrega placas em homenagem ao Sinsaúde SP.

 

008 - JOSÉ LIÃO DE ALMEIDA

Agradece a homenagem.

 

009 - Presidente VAZ DE LIMA

Comenta de sua emoção em homenagear a Instituição. Cumprimenta os profissionais pelo trabalho, pela luta e pelas conquistas. Recorda fatos do Governo Mário Covas. Relata que os profissionais da Saúde optaram por doar a vida para salvar a vida das pessoas ou tentando amenizar a dor de alguém. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Vaz de Lima.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB -Compõem a Mesa desta Sessão Solene: o Dr. José Lião de Almeida, Presidente do Sinsaúde - Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São Paulo e também Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde; o Sr. Ademar de Barros Bezerra, Diretor de Relações Públicas do Sinsaúde SP; o Sr. José Baia de Lima, 1º Tesoureiro do Sinsaúde SP; o Sr. Joaquim José da Silva Filho, Diretor Secretário-Geral do Sinsaúde SP e também Diretor Jurídico da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde.

Meus senhores e minhas senhoras, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente efetivo desta Casa, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os 75 anos do Sinsaúde - Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São Paulo.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º Tenente Músico PM Jassen Feliciano.

 

* * *

 

 - É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar.

Esta Sessão Solene está sendo transmitida agora, ao vivo, no Portal da Assembleia Legislativa: www.al.sp.gov.br. Há um link para a TV Web, Plenário Juscelino Kubitschek. No domingo, às 21 horas a TV Assembleia vai retransmitir na íntegra a sessão. A TV Assembleia pode ser sintonizada pela Net ou pela TVA; cada município tem um canal diferente, ou Net ou TVA. Quem já dispõe do aparelho de TV digital pode sintonizar no canal 61.2, em sinal aberto. Dessa forma, todos podem interagir conosco.

Estou muito feliz por ter sido o autor da propositura desta Sessão Solene, aprovada por unanimidade nesta Casa.

Assistiremos agora à apresentação de um vídeo sobre o Sinsaúde.

 

* * *

 

 - É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Muito emocionante essa homenagem.

Quero anunciar algumas autoridades presentes: vice-Presidente da Confederação e Presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Nordeste, João Rodrigues Filho; representante do Sindicato das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos em São Paulo, Dr. Tiago Farina Matos; Diretora de Assuntos Jurídicos do Sinsaúde, Maria de Fátima Neves de Souza; Diretora e 1ª-Secretária do Sinsaúde, Tânia Maria Souza Amaral; do Conselho Fiscal Efetivo do Sinsaúde, Ana Maria Mazarin da Silva; também do Conselho Fiscal Efetivo do Sinsaúde, Djanira da Conceição Ivata e Dr. Osmar Lins.

Na nossa liturgia, digamos assim, caberia a palavra ao Joaquim, Diretor Secretário-Geral. Mas ele disse: “Não, já falei. Já fiz a minha parte. Assim, vamos dar a oportunidade da palavra ao 1º Tesoureiro do Sinsaúde, José Baia de Lima.

 

O SR. José Baia de Lima - Boa-noite a todos. Quero saudar o presidente do Sinsaúde e presidente da CNTS, José Lião de Almeida, em cujo nome saúdo todos os presidentes que estejam presentes; o nobre Deputado Vaz de Lima, Líder do Governo, autor desta homenagem; os políticos presentes; o secretário-geral do Sinsaúde e diretor da CNTS, Joaquim José da Silva, em cujo nome saúdo todos os diretores, sindicalistas e trabalhadores presentes.

Hoje é um dia memorial, uma festa em homenagem aos 75 anos do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde em São Paulo. Certamente, essa solenidade ficará registrada na história contemporânea do movimento sindical do País. O Sinsaúde SP é um sindicato de luta, um sindicato que respeita as pessoas, um sindicato cidadão. Entre 70% e 80% dos sindicalizados são mulheres que trabalham na enfermagem e em outros estabelecimentos de Saúde.

Quero homenagear as mulheres pelo Dia Internacional, pela grande luta em defesa dos direitos sociais. Na pessoa da companheira Maria de Fátima, cumprimento todas as mulheres do sindicato. Desculpem-me por sair do protocolo, mas em nome da minha mulher quero homenagear todas as mulheres que se encontram nas galerias.

Que Deus nos abençoe! Parabéns e muito obrigado! (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Vaz de Lima - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Ademar de Barros Bezerra, diretor de relações públicas do Sinsaúde SP.

 

O SR. Ademar de Barros Bezerra - Boa-noite. Em nome do Deputado Vaz de Lima, quero saudar todos os deputados estaduais desta Casa. Em nome do presidente do Sinsaúde, saúdo os demais colegas, companheiros, diretores e suplentes desta gestão da diretoria. Já que o Baia ressaltou, em nome da minha esposa, saúdo todas as mulheres presentes nesta solenidade.

Antes de começar minha fala, agradeço ao nobre Deputado. Desde que o conheci, tem sido um grande privilégio conviver com sua assessoria. Nesses últimos dois meses, já conheço o nome de quase todos. às vezes, fico nervoso, mas eles são espertos e conseguem dominar-me.

Ainda não me habituei a falar com alguma coisa escrita. Se bem que escrevo bastante, mas sempre escrevo uma coisa e falo outra. Vinha para cá e cheguei a uma conclusão sobre a minha fala. Quem já me ouviu falando pela manhã, não se preocupe: serei rápido; não irá ouvir as mesmas frases. Vinha pensando sobre quando Lázaro, muito amigo de Jesus, morreu. Marta, desesperadamente, foi ao encontro de Jesus e falou: “Venha, venha rápido. Se o senhor vier, o meu irmão não vai morrer.” Creio que Jesus estava de cabeça baixa e continuou a fazer o que fazia. Marta voltou, meio desanimada, como quem diz “Ele realmente não deu atenção”. Quatro dias depois, Jesus apareceu lá. Marta lhe disse: “Se o senhor tivesse vindo antes, meu irmão não teria morrido.”

Na verdade, quero apegar-me apenas em um gesto. Quando Jesus ali chegou, com todos os seus poderes, poderia muito bem dizer: “Sai-te, pedra!” Ou poderia ter adotado qualquer outro gesto, a pedra mover-se-ia e Lázaro ressuscitaria. Mas, não. Ele pediu para que homens que estivessem à sua volta retirassem a pedra. Aí, a obra foi concretizada, como todos conhecem.

Quero deixar o seguinte: existem algumas coisas na vida - e na vida sindical não é diferente - que só nós podemos fazer, mesmo sabendo que outros podem fazer, há coisas que a responsabilidade é inteiramente nossa. Há pouco vi colegas que trabalham comigo, e tenho privilégio de trabalhar à noite numa enfermaria com 70 doentes. Alguns passam a noite chorando, outros dormem, e assim levamos a noite já faz 18 anos. E as noites minhas são um pouco diferentes das noites dos outros porque, graças a Deus, até hoje tenho presenciado a dor nos outros. Ainda não chegou a minha vez.

Estou dizendo isso porque quero concluir dizendo que o sindicato tem uma grande importância nessa estrutura com relação aos trabalhadores da Saúde. O companheiro Joaquim citou as nossas bandeiras de luta com muita clareza. Mas, queridos, existe algo, como comecei a dizer, que pertence a nós. Não adianta ficar esperando. Temos bandeiras de luta, sabemos do nosso objetivo e de onde queremos chegar, mas os trabalhadores precisam fazer sua parte.

Quero também dizer que, sendo trabalhadores da Saúde, somos carentes de tudo. Hoje não há vergonha. Muitas vezes, no nosso dia a dia, faltam coisas como um simples esparadrapo. Obviamente, a culpa nem sempre é dos gestores ou dos administradores. Muitas vezes até admito que a culpa pode até ser nossa mesmo por não fazer chegar à pessoa que de fato e de direito possa providenciar. Mas o sindicato tem uma grande bandeira nesse sentido. O sindicato está ali na Tamandaré há 75 anos, dando todo suporte e oferecendo todas as condições para que os trabalhadores possam encontrar algo e, em conjunto, podermos realizar, ou lutar por aquilo que falta no dia a dia.

Quero dizer que o companheiro José Lião, há mais de 20 anos na Presidência deste sindicato, já viu muitas coisas acontecendo. O sindicato já realizou muitas atividades. Enquanto hoje estamos brigando por 30 horas, há 20 anos o companheiro José Lião conquistou, através de dissídio coletivo, 36 horas. Os trabalhadores da Saúde trabalharam 36 horas, são os chamados 12 por 36, com duas folgas mensais. Foi uma luta desse companheiro lá atrás, há muito tempo. O sindicato tem se empenhado nisso.

Eu cumprimento a todos que incorporaram essa luta e agradeço ao nobre Deputado. A solenidade hoje é um privilégio não só a militante sindical, mas ao trabalhador da Saúde. É difícil chegar aqui. Eu só lamento que os trabalhadores, muitas vezes, não nos entendem. Ou seja, não consideram um ato como esse de extrema importância. Só quem está na luta sabe o quanto é importante, e como é difícil. Aos 75 anos, é a primeira vez que esse sindicato chega a esta Casa. Quanto tempo? Já não é mais um moço. E quanto aos outros sindicatos que têm quase a mesma idade que nós? Ainda não chegaram.

Penso então, senhoras e senhores, que precisamos, para o futuro, de uma coisa: trabalharmos, fazer a nossa parte e fazermos parceria. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Esta Presidência registra a presença do vice-Presidente do Sinsaúde, Sr. José Souza da Silva; do Sr. Cláudio Aureliano Moreira, representando o Sr. Antonio de Souza Ramalho, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de São Paulo.

Ouviremos agora as palavras do Presidente, Sr. José Lião de Almeida.

 

O SR. JOSÉ LIÃO DE ALMEIDA - Boa noite a todos. Em nome do Sr. Presidente, Deputado Vaz de Lima, cumprimento a todos os companheiros da Mesa, senhoras e senhores, a todos presentes nesta solenidade oferecida ao Sinsaúdesp, ilustre Deputado Vaz de Lima, tenha a certeza de que o sindicato agradece, de todo o coração, essa homenagem hoje oferecida aos 75 anos de sua existência, de grandes lutas e de grandes vitórias. De derrotas não vamos falar, deixaremos para depois. Quero dizer que estamos emocionados, nervosos, sem conseguir falar direito e as palavras não saem de forma coerente. De qualquer maneira, hoje é um dia marcante e de alegria na vida do Sinsaúde de São Paulo, seja de manhã, e agora, de noite, oferecida por V. Exa. e seus pares. Agradeço de todo o coração essa iniciativa muito oportuna para o nosso engrandecimento e reconhecimento do nosso dever cumprido.

Quero agradecer também a presença de todos os companheiros, especialmente os funcionários, porque sem o apoio do conjunto dos funcionários junto à diretoria, não poderíamos avançar muito na parte política.

Mas, graças a Deus, o apoio tem sido maciço, meus colegas de diretoria têm colaborado para que possamos ter uma atividade profissional e administrativa à frente do Sindicato da Saúde de São Paulo.

É muito difícil num momento desses ter a conexão das palavras para agradecer de todo o coração, Deputado Vaz de Lima, e quero deixar o meu abraço carinhosamente a V. Exa. por essa iniciativa tão marcante na minha carreira.

Na verdade, estamos no caminho certo, porque hoje foi um dia de alegria. Pela manhã, no Sindicato, tivemos a solenidade na Câmara Municipal, com muita festa. Realmente, valeu a pena lutarmos, e tenham certeza de que a vitória virá pela luta.

Temos um projeto de lei na Câmara Federal, que vai trazer um benefício enorme para a categoria, principalmente para a enfermeira, para o auxiliar e para o técnico de enfermagem, com 30 horas semanais, e também com piso salarial de 30 e 40 horas para o restante da categoria.

Estou representando essa luta para que continuemos nessa batalha, para trazermos mais uma vitória para a categoria.

Quero agradecer a presença da minha esposa e da minha filha, que vieram nos prestigiar, e os amigos presentes. Assistir sentado é uma coisa; fazer um discurso é outra coisa, fogem as palavras, principalmente quando se está emocionado, pela homenagem oferecida pela Assembleia Legislativa e pelo nobre Deputado Vaz de Lima e seus pares,.

Deus abençoe a todos. Agradecemos de todo o coração. Deixamos um grande abraço, especialmente do Lião, que é muito importante para que continuemos nessa luta para conquistarmos mais vitórias para a categoria que representamos - Sinsaúde SP, Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São Paulo Há 43 anos que estamos à frente do sindicato, com muitas vitórias.

Um abraço especial ao Deputado Vaz de Lima.Muito obrigado.

Deputado Vaz de Lima, com muita honra, o nosso muito obrigado pela homenagem oferecida ao Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São Paulo nesta noite. Estamos muito contentes por essa iniciativa. Aproveito essa oportunidade para passar às suas mãos uma placa do Sindicato.

 

* * *

 

 - É feita a entrega da placa. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Muito obrigado. “O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São Paulo - Sinsaúde SP, tem a honra de homenagear o Deputado Vaz de Lima, assíduo defensor dos direitos dos cidadãos, pelo seu relevante trabalho em prol de melhores condições de vida da população paulista. São Paulo, 12 de março de 2010.”

Vou guardar com muita alegria e para minha posteridade essa homenagem e esse momento aqui com vocês. Muito obrigado.

Teremos agora a apresentação do Coral do Sinsaúde, sob a regência da Maestrina Lia Judith Martinez, com as músicas: “Hino da Saúde”, de Sonia Maria Vitor de Souza; “Deus e Eu no Sertão”, de Victor Chavez; e “Isto Aqui, O Que É?”, de Ary Barroso.

 

* * *

 

 - É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Parabéns, maestrina Lia, parabéns coristas. Fiquei sabendo que todo mundo é prata da Casa, não tem profissional, nada disso não, diretores, funcionários, gente ligada ao sindicato. Parabéns por esse belíssimo momento.

A dona Yeda, que veio me dar um beijinho agora, fraturou o fêmur. Certamente foi atendida por algum colega de vocês e ainda está em fase de recuperação. Como ela foi embora, José Carlos, porque está com um pouquinho de dor, eu vou mudar um pouquinho a programação. Depois ela vai puxar a minha orelha mas não faz mal. Saindo da programação vou abrir a palavra para um companheiro seu, de todas as horas, que está do teu lado sempre e quer te prestar uma homenagem. Vou dar uma palhinha para ele, não será um discursão. Ele está sacrificando o final de semana, pois poderia estar lá no seu Nordeste querido, com a sua família, cuidando da Federação e optou por vir aqui prestar essa homenagem ao Sindicato e ao Lião que é o vice-presidente da Confederação. O João Rodrigues Filho tem uns dois minutinhos para fazer a sua saudação. É justo que um companheiro, em nome da diretoria da Confederação e dos companheiros de todo o Brasil homenageie o Sindicato e o seu presidente.

 

O SR. JOÃO RODRIGUES FILHO - Boa-noite, senhoras e senhores, autoridades, Deputado Vaz de Lima, que preside esta solenidade, agradeço a V.Exa. por ter quebrado o protocolo me dando essa oportunidade de homenagear o sindicato de São Paulo, que é o que a Assembleia está fazendo a nós nordestinos e pares do presidente Lião na Confederação.

Parabenizamos o presidente, o sindicato e toda a sua diretoria, pelos seus feitos, em especial por ter unido o Brasil através da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde em 21 de dezembro de 1991, na colônia de férias de Peruíbe. Por muitas vezes ficamos na sede provisória, onde acredito que ainda funcione a Federação. Mudamos para Brasília, onde não tínhamos dinheiro para nos sustentar. E este sindicato, por algum tempo, passou a custear as despesas da Confederação em Brasília. Ou seja, São Paulo sustentou o Brasil, os trabalhadores do Brasil. Hoje somamos mais de três milhões em todo o território nacional, representados pelo presidente Lião, tendo como carro-chefe maior, logicamente, o Sindicato de São Paulo. E como maior contribuinte do sistema de construção sindical, dos recursos que vão para a Confederação, São Paulo participa com cerca de quase 400 mil trabalhadores dos três milhões existentes no país. No Nordeste somos 735 mil, mas assim mesmo, sendo o maior número de trabalhadores, o montante de recursos que enviamos é menor. Temos contrastes econômicos, sociais, culturais. Isso foi mostrado nas nossas lutas nacionais. É verdade, muita verdade. Temos uma regulamentação de categoria de trabalhador em que só nos dão obrigações; em contrapartida nos pagam um salário, mas muitas vezes precisamos trabalhar em dois, três hospitais, para sobreviver, com uma carga horária extensa. Nossos salários não são tão bons. Temos regiões onde se paga salário mínimo, outras pagam um pouco abaixo de mil reais, outras ainda pagam acima de mil reais.

Precisamos conquistar uma jornada de trabalho que pelo menos nos dê saúde, porque imaginamos que um motorista precise de atenção concentrada e equilíbrio emocional do tamanho do mundo, e nós, que trabalhamos em UTI, com a vida do ser humano, de olhos abertos e atentos aos equipamentos, aos monitores para manter a vida daquele ser humano? Como diz a letra do Hino do Trabalhador na Saúde, os anjos de branco. Deus dá a vida, os casais têm filhos, mas é pelas nossas mãos que eles chegam ao mundo, com a permissão de Deus. E quando essa sociedade adoece, ela é tratada pelas nossas mãos.

De qualquer forma, como Deus permite e a ciência também, nós devolvemos o paciente aos familiares e à sociedade, para que desempenhe suas atribuições como cidadãos, como ser humano que é.

Em pouquíssimas oportunidades, nesse país, se valoriza ou se fala em trabalhador na saúde. E hoje fico muito emocionado de ver o Sindicato de São Paulo recebendo essa homenagem. Isso vai ter reflexo no trabalhador da Saúde do Brasil todo. E a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por iniciativa do Deputado Vaz de Lima, homenageia esse trabalhador. Somos três milhões. Anônimos? Não. Não somos anônimos. Cuidamos da vida, preventiva e curativamente, de todos os brasileiros. E ninguém olha para nós.

Essa é uma oportunidade única, em que estamos pela primeira vez recebendo o título dos trabalhadores de São Paulo. Por isso, Lião, eu o parabenizo bem como sua diretoria e esta Casa por ter acolhido a iniciativa do deputado e homenagear esses trabalhadores. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Fui informado que o prefeito da capital, Gilberto Kassab, está na Casa em outro evento. Talvez ele ainda consiga passar por aqui para um abraço no Lião e nos trabalhadores da Saúde.

Caminhando para o encerramento da sessão, vamos aproveitar e fazer uma homenagem a todos os trabalhadores ligados ao Sinsaúde. Não posso fazer isso para cada um nem mesmo para cada diretor. Não tem jeito de fazer. Mas vou prestar essa homenagem na figura do presidente, José Lião de Almeida, uma coisa simples, uma coisa singela, para que da mesma forma como vocês fizeram questão de registrar essa homenagem por esse momento na placa, também vou fazer de duas formas, uma que vai ficar para ele e a outra que vai ficar lá no Sindicato. Então, um é do seu acervo pessoal, de tantas outras que você já deve ter recebido; não tem nem onde colocar. Mas coloca mais esta lá, afinal de contas são 75 anos e isso não acontece com muita gente, com muitas entidades. Então, uma que é pessoal, e a outra que está numa placa e que vai ficar lá no sindicato.

Vou ler o que está escrito nas duas: “O Deputado Vaz de Lima, Líder do Governo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo parabeniza o Dr. José Lião de Almeida, Presidente do Sinsaúde SP, na comemoração dos 75 anos de luta do Sindicato. São Paulo, 12 de março de 2010. Assina o Deputado José Carlos Vaz de Lima”. Portanto, sintam-se todos homenageados com esta placa. (Palmas.)

 

* * *

 

 - É feita a entrega das placas. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LIÃO DE ALMEIDA - Deputado Vaz de Lima, mais uma vez V. Exa. nos deixa emocionado, sem ter raciocínio para falar. Muito obrigado por essa homenagem, por essa lembrança que V. Exa. passa às nossas mãos. Nesse momento a diretoria do Sinsaúde SP, Sindicato dos Empregados de Serviços de Saúde de São Paulo, agradece de coração essa homenagem. Que esta placa seja bem-vinda para deixar nos Anais do sindicato de São Paulo para lembrar sempre o dia de hoje, o qual foi um dia de festa - de manhã, de tarde e à noite - como está sendo realizado por meio da homenagem dos 75 anos de vida e luta do sindicato de São Paulo. A diretoria, em meu nome, agradece de todo o coração. Um abraço carinhoso de José Leão de Almeida. ( Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Muito bem. Quero de forma breve, usar da palavra. Quero cumprimentar o Dr. José Lião de Almeida, sua esposa Dona Cleusa, a filha, que também está aí, a diretoria do sindicato, assim como também o vice-Presidente da Confederação, que está aqui, e dizer que esta Casa é palco de muitas homenagens; muitas. Isso se faz aqui seguidamente. Cada Deputado escolhe segmentos que quer homenagear - eu mesmo tenho feito muitas - mas essa, particularmente, me dá muita alegria. Primeiro porque é a oportunidade de homenagear uma instituição, um sindicato no caso, que está fazendo 75 anos. Não é muito fácil encontrarmos entidades que fiquem tanto tempo existindo; é muito difícil. Portanto primeiramente quero cumprimentá-los pelo trabalho, pela luta, pelas consequentes conquistas. Foi muito simpática a sua forma de dizer que sempre ganhamos e quando não ganhamos, empatamos. É isso mesmo; pelo menos não sofre derrota. Isso porque nem sempre o que o trabalhador reivindica consegue conquistar. Entendo bem isso, Sr. José Lião de Almeida, porque também fui Presidente de sindicato, fundador e Presidente de sindicato da categoria, também participei de movimento nacional - no nosso caso não era Confederação, era Federação - ajudei, também, a fundar e organizar a Federação Nacional da nossa categoria; então, conheço muito bem essa luta.

É verdade que quando às vezes, num determinado momento conseguimos empatar, já fizemos grande coisa, quanto mais quando conseguimos avançar, quando conseguimos conquistar. E são tantas as conquistas que eu sei vocês têm conseguido no sindicato, desde 75 anos atrás e agora, mais recentemente, nas lutas que vocês empreendem, muito feliz de saber desse lado de solidariedade do sindicato para com os companheiros do Brasil inteiro.

Tenho visto isso muitas vezes. São Paulo, que muitas vezes é tido como o irmão rico da Federação, tem dado uma grande contribuição para o Brasil. Quando São Paulo vai bem, o Brasil vai bem. Quando a solidariedade do povo paulista está presente, o Brasil vai bem. Temos clara consciência a esse respeito, porque estamos numa Casa do povo paulista, que é a Assembleia Legislativa. E aqui, muitas vezes, temos votado leis e aprovado matérias ajudando à população de São Paulo, que tem abençoado, tem permeado a vida de todos os brasileiros. Lembro-me de uma vez - não era o Governador José Serra, mas um governador tão amigo seu, que se dependesse dele você teria sido deputado, que era Mário Covas -, aqui neste microfone em que você falou, quando tomava posse pela segunda vez o Governador Mário Covas. E todo mundo se lembra que quando ele foi reeleito estava cometido por um câncer que acabou levando-o à morte. Ele veio tomar posse aqui dez dias depois do prazo, no dia 10 de janeiro. E aqui, neste microfone, ao fazer o seu discurso, com muita dificuldade, recuperando-se de uma grande cirurgia, ao abordar o momento de crise por que passava o mundo e o Brasil, disse que São Paulo não voltaria as costas para o Brasil, que faria de tudo para que o Presidente, Fernando Henrique, na época, pudesse contar com um ombro amigo e com o trabalho de São Paulo.

Esse é o povo paulista, um povo formado por gente de todos os estados da Federação, que para cá vem, que aqui se adapta, que aqui vive, que aqui constitui família, e de muitas partes do mundo. Somos mais de 40 milhões de pessoas, um povo capaz de ser solidário nos momentos mais difíceis.

Então quero cumprimentá-lo, a sua diretoria e a todos pelo grande trabalho que realizam à frente do sindicato. Quero cumprimentar esses anjos de branco que tem a missão de ajudar, dar conforto, segurança ao paciente, à família, que precisa sempre de uma palavra amiga. Todos vocês, de uma forma ou de outra, optaram por doar a vida para salvar a vida das pessoas. E é o Lião o sentido dessa homenagem, homenagem que fiz na sua pessoa para todos que de alguma maneira, agora inclusive, devem estar sofrendo numa sala de cirurgia porque podem perder o paciente, ou porque estão tentando amenizar a dor de alguém.

Muito obrigado em nome da população de São Paulo por tudo o que vocês têm feito. E estendo essa homenagem aos trabalhadores representados aqui pela Confederação em todo o Brasil. Obrigado pela oportunidade de conhecer um pouco mais a luta, a história de todos vocês, sabendo que vocês fazem o que fazem para ganhar a vida, o pão, mas com muita doação e dedicação. Continuem firmes. Nós vamos continuar sempre ganhando, de preferência, e no mínimo empatando quando não der.

Um grande abraço e felicidades a vocês. (Palmas.)

Não conseguimos ter o Prefeito aqui. Talvez ainda possamos encontrá-lo daqui a pouco.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à equipe de servidores do meu gabinete da Assembleia, aos funcionários do Serviço de Som, da Taquigrafia, do Serviço de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das assessorias policiais Civil e Militar, bem como a todos que com sua presença colaboraram para o êxito desta solenidade.

Em nome do sindicato, do Presidente convido a todos para um coquetel que vai se realizar no Salão Nobre Waldemar Lopes Ferraz. Felicidades, parabéns.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

 - Encerra-se a sessão às 21 horas e 46 minutos.

 

* * *