http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

16 DE MARÇO DE 2012

007ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DA ORDEM DEMOLEY”

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

001 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia da Ordem DeMoley". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por várias autoridades. Informa que esta sessão seria transmitida pela TV Assembleia, oportunamente. Faz histórico sobre os princípios da Ordem DeMolay, organização não-governamental, que existe há mais de 80 anos, integrada por jovens na faixa dos 12 aos 21 anos. Cita histórico sobre o seu fundador, Jacques Demolay. Recorda os ensinamentos da honestidade, lealdade e amor fraterno. Enaltece os sete princípios que norteiam a vida de seus integrantes: a virtude, o amor filial, a reverência ao sagrado, a cortesia, o companheirismo, a fidelidade, a pureza e o patriotismo. Destaca os desafios aos jovens na vida moderna. Cita a preocupação em transformá-los em líderes. Recorda a defesa da liberdade religiosa, civil e intelectual.

 

002 - BRUNO COVAS

Deputado Estadual e Secretário de Estado de Meio Ambiente, que instituiu o "Dia do DeMolay", cita parábola de ação que vai além do esperado. Enaltece o reconhecimento mundial da Ordem DeMolay. Cita a criação de leis, a partir dos princípios da Ordem DeMolay, como a que criou o Cadastro Estadual de Doadores de Medula Óssea, a que trata da coleta, nas escolas, de pilhas e baterias usadas e o termo de logística reversa. Enfatiza pontos de sua atuação como Secretário de Meio Ambiente e a preocupação com a sustentabilidade, para melhor qualidade de vida das pessoas.

 

003 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Anuncia a apresentação de vídeo institucional.

 

004 - CARLOS ALBERTO MEDALHA FILHO

Secretário de Filantropia do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, dá conhecimento da formação de cidadãos melhores, no que tange à moral e à ética. Cita iniciativas quanto à educação, cultura, cidadania e meio ambiente. Destaca a responsabilidade e o voluntariado que norteiam seus integrantes. Informa que a Ordem tem cem capítulos em 85 municípios paulistas, com 3.500 jovens, por onde já passaram mais de 40 mil jovens.  Lembra que os demolays são os maiores doadores de medula óssea. Cita programas de assistência a creches, escolas e hospitais. Fala da conscientização social para a busca de uma sociedade mais justa.

 

005 - CLAUDINEY CORREIA ALVES DE ARAÚJO

Presidente da Associação Alumni 9 de Julho para Seniores DeMolay, destaca a representatividade dos demolays no âmbito da sociedade, na aplicação dos ensinamentos sociais, no lar e na família. Comenta que deve ser honrada a transição nas várias hierarquias da Ordem. Comenta a busca pelo mundo utópico. Comenta projetos e campanhas, como o "arrastão da solidariedade".

 

006 - RODRIGO VAROTTI

Secretário-adjunto de Entidades Paramaçônicas do Grande Oriente Paulista, recorda os princípios basilares para a geração de homens de bem, visando a busca por um mundo melhor.  Lembra que é preciso idealizar e sonhar. Recorda o legado de Walt Disney, que pertencia à Ordem, por perseguir e antever o futuro. Lembra a busca pelo Bem e pela Verdade. Louva a ampliação e a manutenção dos Capítulos. Enseja votos de justiça, perfeição e prosperidade aos demolays.

 

007 - CLEBER DE MOURA DELALIBERA

Ex-Grande Mestre do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay e atual Secretário de Saúde do Município de Barretos, saúda os componentes da mesa. Faz reflexão sobre a busca do essencial pelos jovens demolays, na atual sociedade de consumo. Destaca a importância de se semear as virtudes e a tentativa de mudar o mundo, bem como as gerações. Elogia a atuação do Deputado e Secretário Bruno Covas. Cita dados sobre a participação de demolays em vários setores da sociedade. Destaca campanhas na área da saúde, especialmente quanto à doação de medula óssea. Lembra que "desafio posto e desafio aceito".

 

008 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Dá conhecimento do lançamento, oportunamente, de livro de sua autoria.

 

009 - CAIO CESAR ÁLVARES LORO NETTO

Mestre-Conselheiro do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, recorda o sacrifício e o legado do fundador da Ordem DeMolay. Enaltece o respeito a Deus, à Pátria e à sociedade. Destaca a preocupação com a formação de líderes para o amanhã. Lembra a realização do "arrastão da solidariedade", no próximo domingo, dia 18/3, em mais de 60 cidades paulistas, para arrecadação de alimentos não perecíveis. Informa que a Ordem DeMolay é a maior organização juvenil do planeta. Recorda que é preciso abdicar de várias coisas, para atender o chamado maior da sociedade.

 

010 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Lê a biografia e presta homenagem ao Sr. Fábio Brisotti da Silva, Grande Mestre do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay.

 

011 - FÁBIO BRISOTTI DA SILVA

Grande Mestre do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, cumprimenta os presentes. Lembra as atribuições da Ordem. Recorda sua atuação na entidade, ao longo de três décadas. Informa que a Ordem DeMolay surgiu, no Brasil, num período em que a Democracia estava ameaçada e o direito de expressão cerceado. Enaltece a importância do apoio e instrução aos jovens pelos valores inestimáveis da sociedade. Agradece este Legislativo por abrir as portas à instituição. Recorda os desafios dos dias atuais, quando a mídia veicula notícias que desagregam.

 

012 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Cita leitura de carta intitulada "Desiderata", pela "busca da paz no silêncio, pela verdade serena, saber ouvir os outros, descobrir que há pessoas maiores ou menores que você, usar da cautela, buscar os altos ideais, ser você mesmo e não descrer do amor, estar em paz consigo mesmo e com Deus". Faz citação da Epístola de São Paulo aos Coríntios. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito boa noite. A Assembleia Legislativa de São Paulo agradece a presença de todos os Senhores para essa data tão importante. Vamos nos preparar para darmos início a essa Sessão Solene.

Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, essa Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior. Convidamos para integrar a Mesa principal dos trabalhos o ilustre Deputado Estadual e Secretário Estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas Lopes. (Palmas.) Chamamos agora, mui honrosamente, o Sr. Fabio Brisotti da Silva, Grande Mestre do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay. (Palmas.)

E também o ilustre Mestre Conselheiro de São Paulo da Ordem DeMolay, Caio César Álvares Loro Netto. (Palmas.)

Anunciamos também a presença fundamental para realização e sucesso desse evento, do eminente irmão Clóvis Messias, portador da Cruz da Perfeição Maçônica. (Palmas.)

Encontram-se também presentes e devem se considerar como integrantes da Mesa principal de trabalhos, o Sr. Eduardo Misieluk, Grande Mestre Estadual Adjunto; Matheus de Menezes Mazelli, Segundo Grande Mestre Adjunto do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay; Rodrigo Varotti, Secretário Adjunto de Entidades Paramaçônicas do Grande Oriente Paulista; Fábio Alexandre Gomes, ex-Grande Mestre do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay; Rodrigo Cesar Cardoso, ex-Grande Mestre do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay; Daniel Henrique Fonseca, ex-Mestre Conselheiro Estadual; Fabio Okamoto Júnior, ex-Mestre Conselheiro Estadual; Cléber de Moura Delalíbera, ex-Grande Mestre do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, e atual Secretário de Saúde do Município de Barretos; Fabiano Cutino Teixeira, Consultor do Capítulo São Vicente Mater do Estado de São Paulo; Claudiney Correia Alves de Araújo, Presidente da Associação Alumni Nove de Julho para Seniores DeMolay; Carlos Alberto Medalha Filho, Secretário de Filantropia do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay.

Anunciamos também a presença do representante da gloriosa Polícia Militar, Capitão Magalhães, representando o Coronel PM Navarro, Chefe da Assessoria da Polícia Militar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Enviaram também suas correspondências em agradecimento, o Secretário de Estado Chefe da Casa Militar Admir, Gervásio Moreira; e também a Loja Maçônica Luz de Brodowski 072, que aqui também nos envia mui honrosamente uma carta muito bonita e parabeniza a todos pela realização do evento.

O Secretário Chefe da Casa Civil, Sidney Estanislau Beraldo; o Secretário de Desenvolvimento Metropolitano do Estado de São Paulo, Deputado Edson Aparecido; também a Presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Sra. Lu Alckmin, felicita a todos pelo evento, desejando pleno êxito.

Exmo. Desembargador Presidente do egrégio Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Ivan Ricardo Sartori, parabeniza também a todos pelo evento.

Também a Secretária Linamara Rizzo Battistella, da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, cumprimenta a todos; o Presidente da Câmara Municipal, José Police Neto, Vereador, cumprimenta também pelo evento; o eminente Secretário de Estado, Rodrigo Garcia, Secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo; muitos Secretários enviando suas cartas, suas correspondências, nos enchendo, engalanando-nos de orgulho. Secretário Julio Semeghini, eminente Secretário de Gestão Pública do Estado de São Paulo. Também colega nosso, Deputado Pedro Bigardi, líder do PCdoB, também encaminha os seus cumprimentos efusivos a esse evento.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, essa não é uma sessão comum, essa é uma Sessão Solene. Sendo uma Sessão Solene, ela obedece a rígida forma sacramental prevista no regimento interno dessa Casa. Não se pode convocar uma Sessão Solene por qualquer motivo. Só se pode convocar uma Sessão Solene por motivo que tenha importância de natureza pública e social. E só pode ser convocada a Sessão Solene por iniciativa de Deputado e por convocação do Presidente da Casa, após a deliberação do Colégio de Líderes, que representa todos os líderes dessa Casa de Leis.

Essa Sessão Solene foi aprovada por unanimidade, e ela se realiza no plenário principal dessa Casa, o plenário Juscelino Kubitscheck, que é palco dos Deputados para votação das leis que regem o Estado de São Paulo. E nas cadeiras em que os Senhores se encontram sentados, juntamente com essas mesas, foi promulgada a Constituição do Estado de São Paulo no ano de 1989. Essa Sessão Solene foi orgulhosamente convocada para homenagear o Dia da Ordem DeMolay.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Subtenente PM Rogério Carvalho, o 13º de 31.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradecemos a execução do Hino, sob a regência do Subtenente da Polícia Militar, Rogério Carvalho, instituição essa que sempre tem cooperado com a sociedade, e em especial com o nosso Poder Legislativo do Estado de São Paulo. Muito obrigado. Uma excelente noite para todos os senhores.

Vamos a alguns informes. Primeiro uma curiosidade, no cerimonial sempre há aquela dúvida se devemos sempre cantar o Hino Nacional todos virados para a Bandeira ou não. O cerimonial militar indica que nas cerimônias militares em que a bandeira é hasteada atrás das autoridades e de frente para a tropa que a vê, nesse caso sim, para que as autoridades não fiquem de costas para a bandeira, elas se viram e de frente cantam o Hino Nacional. Nos demais casos, pelo cerimonial não há necessidade.

Informamos a todos os presentes, que essa Sessão Solene será transmitida pela TV Assembleia Legislativa no próximo domingo, dia 18 de março, às 21 horas. Quem tem a NET, no canal 13, quem tem a TVA, no canal 66, TVA Digital canal 185 e TV Digital Aberta, canal 61.2.

Só uma curiosidade, há uma audiência de 250 mil ouvintes por minuto, equivalente a uma rádio em horário em pico de audiência. Portanto, estaremos sendo assistidos por inúmeros expectadores, o que aumenta ainda mais a responsabilidade para um grande evento.

Passo a leitura, principalmente aos nossos telespectadores, àqueles que acompanham, a todos os presentes, do significado dessa Sessão Solene.

A Ordem DeMolay é uma organização para jovens entre 12 e 21 anos de idade, ativa por mais de 80 anos e se orgulha de ser uma sociedade fraternal-juvenil de milhões de membros.

Seu patrono, Jacques DeMolay, foi expedicionário das cruzadas no século XIX, morreu queimado no poste por se recusar a trair seus irmãos e seguidores, deixando, portanto, um legado de lealdade e virtude. Do seu exemplo, a Ordem DeMolay aprendeu a lição e a importância da honestidade, da lealdade, do amor fraterno. Nós reverenciamos sua memória e tentamos viver nossas vidas baseados nesses princípios e ideais, com os quais qualquer jovem pode conviver. Possui em seu fundamento, sete princípios essenciais, os quais chamamos de Virtudes Cardeais de um DeMolay. Amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo.

Os propósitos da Ordem DeMolay são muitos, sociais e de caráter construtivo. Pode-se dizer que as atividades são variadas, sempre com algo para todos. Na Ordem DeMolay, o jovem é encorajado a se expressar e fazer suas opiniões conhecidas, falar com os outros jovens e discutir problemas comuns à juventude. Também na Ordem DeMolay, o jovem será ajudado a tornar-se um tipo de pessoa que será um crédito para a sociedade, não por ser forçado a isso, mas porque sentirá uma vontade própria, porque esta é a coisa certa a fazer, como homem e como DeMolay. Com todas as pressões de hoje sobre o jovem e as exigências postas sobre eles, cabe-lhes o direito de responderem aos chamados de jovens e, como resultado, o mundo tem o direito de esperar que eles conduzam suas vidas de acordo.

A Ordem DeMolay tem o poder de alistar jovens de bons princípios e transformá-los em líderes, dando-lhes ensinamentos e leis diárias para dirigir os rumos de suas vidas e até de sua nação. Cada novo DeMolay é um líder em potencial. Falta-lhes o devido treinamento que é conferido pela Ordem.

Os baluartes da Ordem são a defesa da liberdade religiosa representada pelo Livro Sagrado, civil representada pela Bandeira Nacional e intelectual, representada pelos livros escolares.

Assim prescreve a ética de um DeMolay.

Um DeMolay serve a Deus.

Um DeMolay honra a todas as mulheres.

Um DeMolay ama e honra seus pais.

Um DeMolay é honesto.

Um DeMolay é leal a ideais e amigos.

Um DeMolay executa trabalhos honestos.

Um DeMolay é cortês.

Um DeMolay é sempre um cavalheiro.

Um DeMolay é um patriota tanto em tempo de paz quanto em tempo de guerra.

Um DeMolay sempre permanece inabalável a favor das escolas públicas.

Um DeMolay é o orgulho de sua pátria, seus pais, sua família e seus amigos.

A palavra de um DeMolay é tão válida quanto sua confiança.

Um DeMolay, por preceito e exemplo, deve manter os elevados níveis aos quais ele se comprometeu.

Como ONG reconhecida pela ONU, que se preocupa em educar os jovens e se preocupa em ensinar os fundamentos de ética e liderança entre outras virtudes, não há como um órgão público, como o Poder Legislativo do Estado de São Paulo, deixar de prestar sua homenagem e prestar suas reverências.

Nesse instante, seguindo os termos regimentais, eu tenho a honra de passar a palavra a um ilustre colega com o qual já tive a honra de trabalhar em meu primeiro mandato, aliás, em nosso primeiro mandato. Chegamos aqui a essa Casa iniciando o primeiro mandato. E durante esse mandato, houve uma grande proximidade, calçada em valores, em princípios, na maneira de ver a política, na maneira de ver a função pública, na maneira de ver um servidor público, no sentido de ser aquele que serve a causa pública. A aproximação foi muito grande. Disputamos a reeleição para Deputado Estadual. Esse nosso colega, para o meu orgulho, foi o Deputado Estadual mais votado do Estado de São Paulo. E para a minha satisfação, eu estive entre os três Deputados mais votados em São Paulo. O segundo também foi um jovem de primeiro mandato, Deputado Paulo Alexandre Barbosa. Isso significa que três Deputados iniciantes, sem experiência no exercício da política, mas que exerceram suas atividades com seriedade, com preocupação com a coisa pública e, sobretudo sem mentir, olhando nos olhos das pessoas e mostrando vontade de resolver os problemas, acabaram de certa forma, mostrando o que é fazer a política.

E ao ser convidado pelo excelentíssimo Governador Geraldo Alckmin, um homem ético, um homem de princípios, um servidor público correto, para ocupar o cargo de Secretário Estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas me convidou para presidir as sessões e acompanhar, coordenado pelo nosso mestre, Clóvis Messias, todas as questões relacionadas à Ordem DeMolay. E me disse: “Capez, lhe passarei de tudo aquilo que tenho e que consegui no meu primeiro mandato, um dos meus maiores tesouros, o futuro preparado pela Ordem DeMolay”. Com a palavra, o eminente Deputado e Secretário, Bruno Covas Lopes. (Palmas.)

 

O SR. BRUNO COVAS - Certa vez, um homem foi chamado à praia para pintar um barco.

Trouxe com ele tinta e pincéis e começou a pintar o barco de vermelho brilhante, como fora contratado para fazer. Enquanto pintava, viu que a tinta estava passando pelo fundo do barco. Percebeu que havia um vazamento e decidiu consertá-lo. Quando terminou a pintura, recebeu o seu dinheiro e se foi.

No dia seguinte, o proprietário do barco procurou o pintor e presenteou-o com um belo cheque. O pintor ficou surpreso e disse, “O senhor já me pagou pela pintura do barco!”

“Mas, isto não é pelo trabalho de pintura. É por ter consertado o vazamento do barco.” “Mas, foi um serviço tão pequeno... Certamente, não está me pagando uma quantia tão alta por algo tão insignificante.”

“Meu caro amigo, você não compreende. Deixe-me contar-lhe o que aconteceu.”

“Quando pedi a você que pintasse o barco, esqueci-me de mencionar sobre o vazamento. Quando o barco secou, meus filhos pegaram e saíram para uma pescaria. Eu não estava em casa naquele momento. Quando voltei e notei que haviam saído com o barco, fiquei desesperado, pois me lembrei de que o barco tinha um furo. Imagine meu alívio e alegria quando os vi retornando sãos e salvos.

Então, examinei o barco e constatei que você o havia consertado! Percebe agora o que fez? Salvou a vida de meus filhos! Não tenho dinheiro suficiente para pagar a sua pequena boa ação.”

Senhoras e Senhores, amigas e amigos, irmãos e cunhadas, queridos sobrinhos, nobre Deputado Fernando Capez, que preside essa Sessão Solene, a Ordem DeMolay é uma instituição mundialmente reconhecida por congregar jovens líderes apoiados no amor filial, na reverência pelas coisas sagradas, na cortesia, no companheirismo, na fidelidade, na pureza e no patriotismo.

Essas virtudes, aliadas à ética e à solidariedade, constituem valores indispensáveis em nossa sociedade. Portanto, estarmos hoje aqui, reunidos em Sessão Solene, para juntos comemorarmos o Dia DeMolay é, sem dúvida, algo de muito orgulho para todos nós.

Foi por iniciativa DeMolay, que a Lei 13764/2009 foi aprovada, criando o Dia Estadual do Cadastro do Doador de Medula Óssea. Com o advento desta Lei, o dia O6 de outubro passou a ser um marco de fomento a solidariedade, estimulando toda a população paulista a efetuar o cadastro de doadores.

Outra importante iniciativa da Ordem DeMolay aqui no Estado de São Paulo é o Projeto de lei 35/2009, que institui o programa de coletas de pilhas e baterias nas escolas públicas de São Paulo.

Esse Projeto de Lei já tramitou pelas Comissões da Assembleia Legislativa e encontra-se na ordem do dia, pronto para ser votado. A ideia não se tornou lei ainda, mas influenciou uma recente conquista. Por ter sido nomeado pelo Governador Geraldo Alckmin seu Secretário de Estado do Meio Ambiente, pude estar à frente da assinatura dos primeiros termos de acordo setorial de logística reversa. Conseguimos o compromisso da ABINE, entidade que representa o setor elétrico e o eletrônico de empresas produtoras e importadoras, que vão custear o destino adequado de pilhas e baterias dentro do Estado de São Paulo.

E na condição de Secretário do Meio Ambiente, gostaria de colocar-me à disposição da Ordem DeMolay para realizarmos ações em todo o Estado. Gostaria de compartilhar com vocês, a missão de conscientizar a população paulista para questões de sustentabilidade. Seja a substituição do uso de sacolas plásticas em supermercados, seja a coleta de óleo de cozinha, para que este não seja descartado na rede de esgoto, seja no plantio de mudas de árvores, seja na expansão de nosso ecoturismo; enfim, quero manter o diálogo com cada um de vocês para que possamos juntos continuar a contribuir com a qualidade de vida das presentes e futuras gerações.

Para terminar, quero parabenizar cada DeMolay aqui presente. Cada pai, cada mãe, enfim, cada familiar e amigo aqui presente pelo belo exemplo de seriedade, de trabalho, de dedicação e amizade mais um ano, demonstra. Continuemos juntos, construindo o futuro que sonhamos. Muito obrigado e uma boa noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Vamos aqui, principalmente em atenção ao telespectador que está no acompanhando nesse domingo à noite, vamos assistir agora a uma apresentação de um vídeo sobre a Ordem DeMolay. (Palmas.)

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Essa Presidência concede a palavra ao Sr. Carlos Alberto Medalha Filho, Secretário de Filantropia do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay. (Palmas.)

 

O SR. CARLOS ALBERTO MEDALHA FILHO - Nobre Deputado Fernando Capez, autoridades civis presentes, Senhoras e Senhores convidados, respeitáveis telespectadores. Como todos puderam ver, a Ordem DeMolay tem como objetivo formar jovens melhores por meio do aperfeiçoamento moral, intelectual, ético e social dos seus membros. E através da prática da benemerência, servimos aos nossos semelhantes sem o objetivo de benefícios pessoais, políticos ou financeiros.

Desenvolvemos e executamos projetos em benefício da sociedade civil nas áreas de educação, cultura, cidadania, saúde, meio ambiente e entre outros de interesse social. Promovemos e estimulamos a responsabilidade social de nossos membros, e o espírito do voluntariado.

São com esses ensinamentos que a Ordem DeMolay serve a sociedade, através de trabalhos baseados no apoio a entidades de auxílio social, em todo o solo paulista. A Ordem DeMolay São Paulo possui hoje 100 unidades de atuação, as quais são chamadas de Capítulos, distribuídas em 85 municípios paulistas. Congrega aproximadamente três mil e 500 jovens de 12 a 21 anos e pelos nossos Capítulos, já passaram mais de 40 mil jovens.

Orgulhamo-nos de sermos a organização juvenil que mais realizou o Cadastro de Doadores de Medula Óssea em todo o Brasil, contribuindo para a cura da leucemia em diversas pessoas doentes. Somos um dos corpos juvenis mais atuantes na assistência a creches, escolas e hospitais. Através de eventos beneficentes organizados e realizados em todo o Estado de São Paulo, nós, da Ordem DeMolay, assistimos aqueles que mais necessitam.

Senhoras e Senhores, acreditamos que a filantropia é a ferramenta essencial para a formação do caráter do jovem DeMolay. E através da ação social benemerente, desenvolvemos em nossos membros a consciência social necessária para que se tornem adultos construtores de uma sociedade mais justa e perfeita. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - A Presidência concede a palavra ao Sr. Claudiney Correia Alves de Araújo, Presidente da Associação Alumni Nove de Julho para Seniores DeMolay.

 

O SR. CLAUDINEY CORREIA ALVES DE ARAÚJO - Boa noite a todos. Exmo. Sr. Fernando Capez, Presidente dessa Sessão Solene, Exmo. Sr. Bruno Covas, meus irmãos Caio Cesar e Fabiano Brisotti, meus irmãos.

Queridos Irmãos, estamos aqui reunidos hoje para celebrar a memória de Jacques Demolay e a existência da Ordem Demolay.

Creio que devemos hoje, mais do que nunca, nos lembrar do que a Ordem Demolay representa para cada um de nós, para nossos Irmãos e para a sociedade. Estou aqui representando a nobre Associação Alumni Nove de Julho, na qual tenho a honra de estar atualmente como Presidente. Nós, Demolays seniores, já não podemos atuar diretamente dentro dos capítulos, porém, temos o dever de aplicar os ensinamentos adquiridos como Demolays na sociedade, em nossos lares e em nossas famílias.

O jovem Demolay ativo de hoje vai ser o adulto sênior Demolay de amanhã. Nossa condição, nossas responsabilidades, nossos pontos de vista mudarão totalmente. A Ordem Demolay nos proporciona ensinamentos que farão com que esta transição e essa nova fase de nossas vidas sejam mais fáceis, dignas, honradas e benevolentes.

Infelizmente, não vivemos numa sociedade como gostaríamos, temos jovens passando necessidades, jovens que não tiveram acesso às informações e oportunidades que nós tivemos. Sabe aquele mundo utópico, em que todas as crianças têm um prato de comida na sua frente, onde toda criança tem a oportunidade de aprender alguma coisa na escola, onde elas têm um pai e uma mãe para abraçar e dar um beijo antes de dormir?

Um mundo onde os idosos têm uma vida digna e confortável junto de suas famílias e das pessoas que amam, onde eles não fiquem sozinhos, sem carinho, sem amor e sem atenção.

Pois é, este mundo seria muito bom, e é por este mundo que nós devemos lutar, é este mundo que a Ordem Demolay busca, é por esta causa que devemos lutar. Sei que nossas vidas não são perfeitas, mas temos todo o conforto necessário para crescermos bem, saudáveis e nos tornamos homens livres e de bons costumes.

Aqui no Estado de São Paulo, estamos no caminho certo, talvez sendo a maior Ordem Demolay do mundo. Isso é possível graças a projetos e campanhas realizadas por nossos dirigentes. Campanhas de incentivo à iniciação de novos membros como a que aconteceu no segundo semestre do ano passado, campanhas filantrópicas imensas como o Arrastão da Solidariedade, que é a maior campanha filantrópica que eu já vi dentro da Ordem Demolay, entre outras coisas feitas para facilitar e tomar acessível e viável a Ordem Demolay. Vamos parar e pensar o que queremos de bom em nossas vidas, quais são nossos objetivos, o porquê de nos empenharmos dentro da Ordem Demolay. Atingir nossos objetivos não será uma tarefa fácil, claro que não, nenhuma grande tarefa é fácil.

Vocês têm que saber que encontrarão dificuldades, pessoas nos desencorajando, desdenhando de nossa causa. Mas quando tudo isso cair sobre nossas cabeças, o que fazer?
Nós vamos desistir? Achar que só porque é difícil não vale à pena?

Só porque a vida nos bateu, vamos desistir e deixar de lado nossos ideais? Acho que não é isso que vai acontecer.

Nós somos DeMolays e nós aprendemos com a memória e ensinamentos de Jacques Demolay. Aprendemos a persistir e enfrentar os nossos inimigos de peito aberto e cabeça erguida. Se não é para buscar um ideal, não é para lutar por uma causa, nos tomarmos pessoas melhores, construirmos uma sociedade melhor, proporcionarmos a todas as condições justas e humanas, então porque sermos Demolays?

Tenho certeza de que aqui não existem Demolays de um só dia da semana, aqui existem Demolays de verdade, se entregando de corpo e alma à nossa causa. É com essa mensagem que finalizo meus irmãos, vamos com força, garra, vontade, coragem, determinação, caridade, honestidade e honra, construindo um mundo melhor. Somos irmãos. Vamos juntos, sempre juntos, até nossa missão estar cumprida. Obrigado! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Meus parabéns. Anunciamos também a presença do Sr. Rafael Ferreira, Secretário Geral Estadual; Tiago Fustinoni, Paz Mestre Conselheiro Capítulo Fé e Equilíbrio número 68; e Anderson Teixeira, Deputado Federal Jovem de São Paulo.

Nossa ilustre amiga, companheira tanto do Deputado Bruno Covas quanto nossa, Nelma, vem aqui acompanhada, os ilustres representantes da Ordem DeMolay que vieram de Parelheiros, nos prestigiando e trazendo o seu carinho a essa Sessão Solene. Concedemos a palavra ao Sr. Rodrigo Varotti, Secretário Adjunto de Entidades Paramaçônicas do Grande Oriente Paulista.

 

O SR. RODRIGO VAROTTI - Excelentíssimo Sr. Fernando Capez, Deputado Estadual Presidente dessa Sessão Solene; Exmo. Sr. Bruno Covas, Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo; irmão Caio Cesar Loro Netto, Mestre Conselheiro Estadual para o Estado de São Paulo; dileto irmão Fabio Brisotti da Silva, Grande Mestre Estadual do Grande Capítulo do Estado de São Paulo. Autoridades civis e militares, autoridades maçônicas e DeMolays, queridos irmãos maçons e irmãos DeMolays, boa noite.

Na qualidade de Grande Secretário Adjunto de Assuntos da Ordem DeMolay e Entidades Paramaçônicas do Grande Oriente Paulista, aqui representando o Sereníssimo Grão Mestre Jurandir Alves de Vasconcelos, venho trazer a toda família DeMolay nossa mais profunda felicidade em homenagear essa, que é por certo a maior concretização do bem fazer da maçonaria, a Ordem DeMolay.

Como escola de líderes e promotora de princípios que deveriam ser basilares de nossa sociedade, a Ordem Demolay é e sempre será ferramenta de construção social. Formadora de homens de bem para um futuro melhor. Como sênior DeMolay, aprendi que devemos planejar o futuro, idealizar aonde devemos e queremos chegar e mais que tudo devemos sonhar. Parafraseando nosso irmão DeMolay, Walt Disney: “Todos os nossos sonhos podem tornar-se realidade se tivermos a coragem de persegui-los”.

Sonhando, antevemos nosso futuro. Porém, entendam meus queridos irmãos, que mais importante que a linha de chegada, é o caminho que nos leva a ela. Tenham sempre em mente que nesse caminho repleto de obstáculos e provas, em que possa nos envolver o turbilhão da dúvida, estará sempre a nos iluminar a chama da Ordem Demolay a guiar nossos passos no caminho do bem e da verdade.

Que em cada dia de nossas vidas, devemos dar Graças ao Pai Celestial por nos iluminar e guardar, pois em nossa consciência, gravado no mais profundo de nossas almas, brilham perenes as virtudes do amor filial, da reverência pelas coisas sagradas, da cortesia, do companheirismo, da fidelidade, da pureza e do patriotismo.

Peço aos DeMolays, que permitam que a Ordem entre em seus corações, e acreditem que um futuro de felicidade estará a sua espera. Conclamo meus irmãos maçons, que apoiem ainda mais não somente a criação, mas também a manutenção de Capítulos DeMolays, pois, empenhando nosso trabalho nessa causa, por trabalhar o futuro, chegaremos ainda mais próximos ao nosso ideal de justiça e perfeição, prosperidade sem limites a Ordem DeMolay e felicidade a todos nós. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - A Presidência concede a palavra ao Sr. Cleber de Moura Delalíbera, ex-Grande Mestre do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay e atual Secretário de Saúde do Município de Barretos.

 

O SR. CLEBER DE MOURA DELALIBERA - Boa noite a todos. Boa noite ao Presidente da Sessão Solene, Deputado Fernando Capez; que pelo que eu soube, e fico feliz da sua nobre decisão, estaria em Alagoas, e quando soube da data, firmou a sua assessoria que estaria lá. Muito obrigado. Ao nobre Deputado Bruno Covas, do qual, assim como o avô, tenho admiração como postura de homem público e homem pessoa, do qual tive oportunidade de militar em campanha e me surpreender mais ainda durante esse processo, e é normalmente quando as pessoas se decepcionam. Foi ao contrário. Também ao Fábio Brisotti, ao nosso Grande Mestre Estadual, pessoa da qual eu tenho maior estima, orgulho de ter trabalhado e aprendido muito; ao nosso irmão Mestre Conselheiro Estadual, uma pessoa que tem demonstrado galhardia, trabalho. Parabéns; ao irmão Clóvis Messias, amigo, conselheiro, irmão e até pai de vez em quando, puxando a orelha, obrigado. Uma satisfação vê-lo nessa Mesa. Motivo justificado. Quem sabe dos bastidores desse dia, sabe da sua tamanha contribuição para que isso chegasse e a sua mão foi importante para isso.

A todos os demais presentes, não só na Mesa, plateia, boa noite. Mas para não só aos DeMolays e a Ordem DeMolay. É sempre bom, eu já falei isso aqui uma vez, esperamos, e muito em breve, muitos de vocês aqui nessas cadeiras de nobres Deputados. Enobrecendo esse plenário, principalmente com as ideias de trabalho.

Em uma sociedade onde o jovem muitas vezes é estimulado pela questão do consumo, do eu próprio, do seu visual, da sua imagem, do seu comportamento social e identificação de grupo, a Ordem DeMolay é essencial para poder, dentro de um espelho, mostrar que o jovem pode e deve com frequência refletir. Assim como foi falado essa noite, da importância de nós não sermos só um dia da semana um jovem DeMolay, aquele que tem o espírito verdadeiro como citado, é aquele que faz a todo o momento, 24 horas por dia. Uma sociedade onde nós precisamos semear essas virtudes, que a gente aprende e tenta dedicar todos os dias, para tentar mudar um pouco essa visão de ter o último celular de geração e não conseguir conversar com os pais dentro do mesmo cômodo de casa. Onde o último recado, o último beijo vem virtual e se perde o carinho, a proximidade, o vínculo das pessoas. E que bom, não sendo das mesmas famílias, a gente se encontra pelo Estado inteiro e hoje aqui, e pode chamar de irmão. Isso é muito bom.

E que nós possamos desse trabalho, desde que foi a criação do Dia DeMolay, pleiteada pelo Grande Capítulo e atendida pelo nobre Deputado e hoje Secretário Bruno Covas, visionário porque via, como falou para o nobre Deputado Fernando Capez, esse tesouro que é o trabalho da Ordem DeMolay. Nós temos muitas coisas realmente a comemorar, mas muitas coisas ainda a avançar, vendo pelos próprios desafios que são impostos pela direção e pela própria sociedade. Os Arrastões, as entidades, coisas transformadoras em que quando pactuada entre todos vocês, impossível dar errado.

Prova disso, é que poucas vezes se vê alguns dados e eu vim compartilhá-los. Talvez vocês não saibam, mas boa parte de vocês modificaram uma coisa estrutural no Brasil, que em um seminário internacional foi mostrado recentemente. Para se identificar um doador de medula óssea, antes do trabalho de vocês, normalmente a média era de um em um milhão. Pelo cadastro seriado organizado pelos paulistas e depois estimulados pelos mato-grossenses e até em aldeia de índio em Rondônia, hoje, o Brasil pode dizer que encontra um em 100 mil e isso só foi possível depois do trabalho da Ordem DeMolay. Parabéns, grupo! Uma conquista que salva pessoas.

Imagina a realidade de Penápolis, que nós estamos achando que estamos ajudando só o Brasil, recebeu um comunicado que um doador da campanha da Ordem DeMolay, lá dentro, está salvando uma pessoa amanhã de transplante na Áustria. (Palmas.) Então, é muito importante, porque é um trabalho humanitário inesquecível.

Uma jovem de 19 anos receberá amanhã esse transplante. Esse é um banco de esperança para pessoas, que perpetuará durante muitos anos. E a formação desse novo jovem vem como portador realmente da coroa da juventude, porque qualquer desafio posto é desafio aceito. Dificilmente em um jovem renovado não haverá um adulto atuante.

Eu venho da cidade de Barretos e em 20 anos de contribuição, um pouco mais que isso. Nós pudemos ver sem organização de casta, coativa ou de tentar, hoje nós temos oportunidade de ter uma contribuição marcante, como eu sei em várias cidades. Hoje, o Presidente da associação comercial industrial de Barretos é um DeMolay. Hoje, o Vereador atuante, assim como o Bruno Covas, que foi avaliado como o melhor Deputado do período da gestão dele; hoje, o melhor Vereador da cidade de Barretos por avaliação de pesquisa é um DeMolay; hoje, o candidato avaliado, nós estamos falando de política pública, o possível virtual candidato a Prefeito avaliado é um DeMolay. Dentro das equipes de saúde, nós temos pessoas, o Juiz da Vara e da Juventude, um DeMolay de Guaíra, hoje fazendo um trabalho brilhante, apresentando inclusive um desafiador trabalho de drogadição dessa área, apresentando, inclusive, seminários em outros estados.

Uma equipe de saúde onde, recentemente nos Estados Unidos, um DeMolay, Rafael Júnior, pouquíssimo conhecido, mas que chefia um dos setores de prevenção do Hospital de Câncer de Barretos, venceu entre 27 países o prêmio do ano passado como melhor projeto de prevenção do mundo na área da saúde da mulher. E isso foi construído com base em várias pessoas. Um exemplo, nós só conseguimos alcançar a menor mortalidade infantil do Estado de São Paulo porque dentro da coordenação, há muitos anos, não agora, existe também um DeMolay. O oitavo melhor índice de saúde do Brasil é trabalhado, dedicado, foi reconhecido há menos de duas semanas, inclusive pela presença do Ministro da Saúde, pelo trabalho de alguns coordenadores de maçons e DeMolays.

A recuperação, poucos conhecem Giuseppe Gatto, fez um trabalho maravilhoso de três anos de recuperação da central de transplantes brasileira; hoje melhor inclusive que a central da Espanha. Já não ouvimos mais problemas de gestão noticiados no noticiário nacional, é um DeMolay.

Hoje, alguns setores da Polícia Federal, Secretaria Nacional de Combate a Corrupção, discretíssimos, são DeMolays. E isso é muito importante dentro do papel da vida de todos nós, porque mesmo com os preconceitos, a confusão concepta ou mesmo aqueles que vêm de cidades menores, sabem bem o que eu estou falando. Mas eu me lembro muito bem e isso é muito importante para vocês que são jovens, a tamanha responsabilidade que a saúde de uma população é comandada e compartilhada por uma equipe de 11 DeMolay na nossa equipe de saúde, eu posso dizer com orgulho, no dia da posse, vou até compartilhar uma situação intimista; no dia da posse do Bruno Covas, que eu vim com o Prefeito, o Prefeito virou e falou que gostaria que eu trabalhasse na Secretaria de Saúde. E eu perguntei qual o motivo que fez com que ele chegasse a essa decisão, já que não sou médico e sofri preconceito assim como os DeMolay sofrem em alguns setores. Ele me falou uma única frase, que é a mesma que eu respondi hoje para uma pessoa que perguntou o porquê eu estava nessa função. O Prefeito respondeu, é porque você é DeMolay. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - A Presidência concede a palavra ao Sr. Caio Cesar Álvares Loro Netto, Mestre Conselheiro do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay.

Enquanto o Sr. Caio se dirige à tribuna principal, nós estamos entregando um convite para cada um dividir um momento importante na vida desse Deputado, que será o lançamento do nosso livro “Código Penal Comentado”, aqueles que são principalmente de São Paulo e estiverem aqui no dia 10 de abril, na Avenida Liberdade, 156. São nossos convidados para dividirmos esse importante momento. Caio Cesar Álvares Loro Netto, a tribuna é sua.

 

O SR. CAIO CESAR ÁLVARES LORO NETTO - Deputado Fernando Capez, que hoje preside essa solenidade, no qual cumprimento todas as autoridades civis presentes.

Fabio Brisotti, Grande Mestre do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, no
qual cumprimento todas as autoridades maçônicas presentes, telespectadores que nos assistem, meus queridos irmãos do Estado de São Paulo, boa noite.

Dia 18 de março de 1314, noite em que o último Grão Mestre da Ordem dos
Templários foi barbaramente queimado às margens do Rio Sena, em Paris. Noite em que um homem, depois de sete longos anos ininterruptos de tortura chega às últimas consequências por um ideal. Jacques DeMolay não foi o primeiro e nem será o último homem a ultrapassar todos os limites por um ideal. Mas para nós, aquela noite, há quase 700 anos, deixou um legado. Mais de 600 anos depois de sua morte, o seu maior legado carrega o seu nome: Ordem DeMolay, pois em nossa Ordem estão incutidos os mais elevados princípios de amor a Deus, à pátria e ao serviço à sociedade, através da formação e líderes de 12 a 21 anos; jovens líderes hoje, para amanhã, ao chegar ao meio dia da vida, formarem opinião, liderarem a sociedade, e sem sombra de dúvidas sentar nessas mesmas cadeiras, ou muito além delas. Mas essa formação de caráter nasce do serviço e da busca pelo que é justo.

E neste ano, em homenagem ao nosso mártir, ao nosso ideal, vamos levar este
dia muito além das paredes dessa Assembleia, pois nós só faremos a diferença na sociedade trabalhando além dos portões de nossos Capítulos. Neste domingo, 18 de março, milhares de pessoas, em mais de 60 cidades em solo paulista, realizarão, sem dúvida, o seu maior feito na área da filantropia, o Arrastão da Solidariedade, que se baseia em uma ação filantrópica com objetivo de arrecadação de alimentos não perecíveis para apoio às entidades assistenciais dos municípios participantes.

Nosso objetivo é arrecadar 150 toneladas de alimentos em um único dia, mas estou certo que pela motivação dos nossos membros em todo o estado bandeirante, arrecadaremos muito mais do que isso.

E como uma organização é capaz de agregar milhares de jovens, em todo o Estado de São Paulo e em todo o mundo, formando a maior organização juvenil do planeta e sendo reconhecida nesta noite pela sociedade paulista?

O que nos motiva a trabalhar tanto, mesmo abrindo mão de muito do que traz a
juventude, pelo serviço à sociedade através de nossa Ordem?

A resposta, senhoras e senhores, está no mesmo ato realizado por nosso mártir quando de sua morte pelo seu ideal, pelo nosso ideal. Hoje, a Ordem DeMolay olha para um passado longínquo e relembra a abdicação e o exemplo de nosso nobre mártir. Mas também olha para frente e vislumbra oferecer um copo de água a este mundo sedento e abalado, através da renúncia, do exemplo, do esforço e da luta interminável por uma sociedade mais justa e fraterna. É assim que pensamos, que agimos e que caminhamos juntos, como um só, para buscarmos com toda a força o nosso ideal, o ideal de provar a todos os homens que nossas cerimônias não são, e nunca serão, fórmulas vazias.
Muito Obrigado! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns, Caio.

Aproximamo-nos agora de um momento importante dessa Sessão Solene, em que será feita a homenagem ao Sr. Fabio Brisotti da Silva, Grande Mestre do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, cujo currículo, com satisfação e por imposição regimental, passo a ler.

Natural da cidade de Santos, filho de Juracy Nunes da Silva, falecido em 1991, profissão: barbeiro, e Maria Helena Brisotti da Silva, dona de casa. Estudou o ensino fundamental em uma escola pública do Município de São Vicente, cidade em que residiu durante sua infância e adolescência.

Iniciado na Ordem DeMolay em 1987, aos 13 anos de idade, membro do Capítulo São Vicente, primeiro Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay.

Ocupou diversos cargos durante seu período de DeMolay ativo. Exerceu o cargo de Mestre Conselheiro do Capítulo São Vicente no ano 1991. Detentor da Honraria Chevalier, maior honraria que um DeMolay ativo pode receber. Membro da Diretoria do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, instituição responsável pela administração da Ordem DeMolay paulista, nos últimos cinco anos, ocupando os cargos de Secretário Executivo, Grande Mestre Adjunto e atualmente exercendo o principal cargo estadual da Ordem DeMolay, Grande Mestre do Estado de São Paulo.

Iniciado na Maçonaria em 2004, ocupou o cargo de Venerável Mestre da augusta e respeitável Loja Simbólica Atrium, número 2882, do Grande Oriente do Brasil no ano 2010 e 2011.

Advogado militante desde 1998. Permita-me incluir um parêntese, aprovado em um dos mais difíceis exames para ingresso do exercício profissional, que é o exame da OAB, com taxas de aprovação de menos de 10% e número de candidato que superam as dezenas de milhares. O que prova que aquele que quer, e busca com esforço o seu destino, sempre acaba conseguindo, principalmente quando tem a orientação e o impulso de uma Ordem como a Ordem DeMolay. É casado com a Sra. Ana Maria Monteiro Craveiro Brisotti, com que tem dois filhos, João Vitor Craveiro Brisotti, de oito anos, e Raquel Craveiro Brisotti, de cinco anos.

Completa neste ano, em 28 de março de 2012, 25 anos como membro da Ordem DeMolay, filiado ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil. É, sem dúvida alguma, um grande exemplo de que a vontade, movida pela fé e guiada pela esperança, leva-nos a atingir todos os objetivos.

John Locke no século XVIII e antes dele, São Tomás de Aquino, já diziam, o ser humano vem ao mundo com a consciência zerada. O que ele consegue é fruto de sua obstinação, interesse, trabalho e virtudes. E é por essa razão que essa Casa de leis, a maior Assembleia Legislativa do país, convida os integrantes da Mesa, o Sr. Caio Cesar Álvares Loro Netto, Sr. Clóvis Messias e o ilustre Secretário Bruno Covas Lopes, para, juntamente com essa Presidência, proceder a uma homenagem ao Sr. Fabio Brisotti da Silva, com a entrega de uma placa com os seguintes dizeres:

A Assembleia Legislativa em Sessão Solene presta homenagem ao Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay na pessoa do Grande Mestre Fabio Brisotti da Silva, pelo excelente trabalho realizado em prol dos jovens, cujos princípios ensinados são, amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. A Ordem DeMolay é considerada pela ONU uma ONG de importância fundamental, pois trabalha alicerçada na máxima que “Educando os jovens estamos nos eximindo da tarefa de ter que castigar o adulto.”.

A placa é assinada pelo Fernando Capez, Deputado Estadual, Bruno Covas, Deputado Estadual, Secretário Estadual do Meio Ambiente, datada em três de março de 2012. Convido aos integrantes para procedermos à entrega desta placa. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Nesse momento a Presidência convida o Sr. Fabio Brisotti da Silva a ocupar a tribuna especial, que por imposição legal e regimental, pertence e é de uso exclusivo dos Deputados dessa Casa, mas que nessa noite se curva ao trabalho de cada um dos integrantes da Ordem DeMolay, e que se sente engalanada de ceder oportunidade para o Grande Mestre do Estado de São Paulo, Fábio Brisotti da Silva, usar a palavra.

 

O SR. FÁBIO BRISOTTI DA SILVA - Nobre Deputado Fernando Capez, que preside essa solene, maravilhosa, em homenagem à Ordem DeMolay; ilustre Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, meu querido irmão Bruno Covas; digno irmão, Mestre Conselheiro do Estado de São Paulo Caio Cesar Loro Netto, comandante geral da liderança e da juventude DeMolay paulista; Eminente irmão, amigo e companheiro, Clóvis Messias, responsável pela organização desse evento maravilhoso, realizado na noite de hoje. Senhoras e Senhores convidados, queridos e estimados irmãos DeMolay, caros telespectadores, boa noite.

Essa homenagem que foi feita a mim, na realidade eu só estava no local certo e na hora certa. Não sou merecedor de tantas reverências. Na realidade, essa homenagem é exclusiva da Ordem DeMolay. De vocês, jovens DeMolay. A função de Grande Mestre do Estado de São Paulo do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, entidade responsável por administrar a Ordem DeMolay no Estado de São Paulo sobre os auspícios do Grande Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, coube a mim neste ano. E um ano muito feliz, porque nos aproximamos de três décadas de atuação da Ordem DeMolay no Estado de São Paulo. E com certeza todos vocês, que hoje estão aqui sentados com suas capas, orgulhosos pelo Dia, que é merecedor, talvez não tenham ideia de que o surgimento dessa organização no Estado de São Paulo aconteceu em um momento onde a democracia era um ideal a ser conquistado pela sociedade. E que a liberdade de expressão era cerceada ferrenhamente por aqueles que queriam calar a voz do povo. Nesse mesmo período, a Maçonaria brasileira, em um ato de coragem, abriu as portas de sua instituição não somente para patrocinar, mas também para apoiar e instruir a juventude paulista, para que pudesse, em conjunto com a sociedade, alcançar valores axiológicos inestimáveis. E que nos trouxeram até o dia de hoje.

 A Casa da democracia paulista, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, ao abrir as portas para a Ordem DeMolay, simbolicamente para quem viveu aquela época, representa a conquista de um ideal, e não há nada mais importante para o ser humano do que ver aquilo que acredita aquilo que entende que é certo e aquilo porque trabalha, se tornar realidade. Se hoje estamos aqui com o direito de poder nos manifestar, como o nobre Deputado disse, em um local onde apenas os eleitos pela sociedade paulista fazem o uso da palavra. Se nós estamos aqui hoje sendo convidados a participar dessa cerimônia maravilhosa pelos principais Deputados mais votados pelo maior Estado do nosso país, é porque efetivamente algo de bom, todos vocês fizeram. E de fato fizeram, e continuaremos fazendo. O maior exemplo é o que o nosso querido irmão Caio já pronunciou, dia 18 de março, domingo, a maioria esmagadora de nossos Capítulos, que hoje estão no número de 100 e daqui a uma semana seremos 101, com mais uma fundação de um Capítulo na cidade de Taubaté, realizaremos uma atividade que demonstrará a força que cada um de vocês possui. Não é apenas arrecadação de alimento não perecível, o que somente se fosse, seria de extrema importância. Porque como dizia o Sociólogo Betinho, “quem tem fome, tem pressa”. É mais do que isso, meus caros irmãos. O ato, a ação social que iremos realizar no próximo domingo, levará uma mensagem à sociedade, uma mensagem de fé e de coragem, que se quisermos fazer a diferença em nossa comunidade, em nosso Estado e em nosso país, ela precisa ser conjunta, unida e com um objetivo digno e merecedor.

Enquanto nós vemos rotineiramente nos jornais, TVs, rádios, notícias que desagregam e muitas vezes até envergonham o povo; nós, da Ordem DeMolay, continuamos fieis aos nossos princípios. Há valores que há muito tempo pregoamos a todos os jovens, valores que não são mais ensinados nas escolas. Que muitas vezes as famílias se esquecem. A nós, cabe justamente o papel de semear, criar, estabelecer a base e a construção de uma sociedade digna e merecedora do apresso de todos os homens de bem.

Meus caros irmãos DeMolay, Senhoras e Senhores convidados, caros expectadores, membros que abrilhantam essa Assembleia Legislativa, dignidades, o que posso dizer dessa juventude no qual me orgulho muito de ter participado, e que hoje tenho a honra de representá-los como liderança adulta. Dizer que me orgulho muito de saber que o trabalho realizado pelos meus pares no passado, gerou frutos, e o trabalho que vocês estão realizando, fará a diferença em uma sociedade carente e que necessita tanto de pessoas que tenham princípios, e principalmente vontade real de fazer o bem e serem melhores. Muito obrigado, boa noite, parabéns à Ordem DeMolay do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Antes de iniciar essa Sessão Solene, eu conversava com o já meu querido amigo, assim posso dizer, Clóvis Messias, que falava com muita emoção, não só da Ordem DeMolay, mas sobretudo da sua importância pela sua preocupação com os jovens, seu futuro, e com relação ao próximo. É importante uma Ordem como essa que pensa no próximo, porque aquele que pensa no próximo, pensa como Deus. E eu então, tive a ideia de solicitar à minha assessoria, mais especificamente ao Claudinho, que fosse até a minha casa pegar uma carta já rasgada, amassada, que se encontra em uma das gavetas do meu quarto. Liguei para minha esposa que teve que largar as crianças, as quais fazia dormir, reclamou um pouco, mas depois acabou pegando a carta. E é essa carta que eu pretendo ler, sobretudo aos jovens que estão aqui. Como, não tão jovem, mas ainda jovem, é o Deputado Bruno Covas, Secretário de Estado, com um presente já feito e todo um futuro para ser preenchido.

Caminhe placidamente entre o rumor e a pressa e se lembre de que a paz talvez se encontre no silêncio. Seja cordial com todos sem inclinar-se além do necessário. Diga sua verdade serena e claramente e, ouça os outros, mesmo aqueles tediosos, mesmo os ignorantes, eles também têm a sua história para contar. Evite as pessoas ruidosas e agressivas, pois elas irritam o espírito. Se você se compara aos outros poderá tornar-se frívolo e amargo, pois haverá sempre pessoas maiores ou menores do que você.

Desfrute de seus planos e, sobretudo, de suas realizações. Permaneça interessado em sua carreira, embora humilde; é algo realmente seu na sorte variável dos tempos. Use cautela em seus negócios, pois o mundo é cheio de armadilhas. Todavia, não fique cego ante qualquer virtude onde houver; muitas pessoas lutam por altos ideais; por toda a parte a vida é cheia de heroísmo.

Seja você mesmo. Especialmente, não simule afeição. Nem seja cínico acerca do amor; pois ele é perene como a relva em face de toda aridez e desencanto. Receba naturalmente a sabedoria dos anos e, com liberalidade, as coisas da juventude. Alimente a força do espírito para escudá-lo de desventuras inesperadas. Não se aflita com a imaginação. Muitos temores nascem do cansaço e da solidão. Além de manter salutar disciplina, seja terno consigo mesmo. Você é filho do Universo, não menos que as árvores e as estrelas e tem o direito de estar aqui. Claro ou não para você, sem dúvida, o Universo expande-se como deve. Portanto, fique em paz com Deus, seja qual for a sua concepção acerca d'Ele, sejam quais forem seus trabalhos e aspirações. Na confusão rumorosa da vida, permaneça em paz com a sua alma. Com todas as suas falsidades, monotonia e sonhos frustrados, este é ainda um belo mundo. Tenha cautela. Lute para ser feliz.

Esse é um texto que foi encontrado na antiga Igreja de Saint Paul, em Baltimore, nos Estados Unidos, datado de 1962 e traduzido em 1982. E por ser encontrado na Igreja de São Paulo, lembra-me da primeira Epístola que São Paulo encaminhou aos Coríntios, quando em seu capítulo XXIII destaca os três dons mais importantes da pessoa humana, a fé, a esperança e o amor.

A fé é a mola que nos propulsiona adiante. A força motriz que nos encaminha para conquistar nossas ações. A esperança, o leme que nos direciona e nos mantém em curso mesmo quando a visão está anuviada pelos problemas do cotidiano, e o amor, o combustível necessário que move a humanidade. E se São Paulo tivesse que destacar um dos três dons, ele destacaria o amor. O amor que os senhores recebem como virtude, como dom, o amor que uma funcionária dessa Casa com 60 anos de Assembleia Legislativa que quebrou o fêmur e está internada ainda, nos telefona perguntando se estava tudo bem com a Sessão Solene, e manda com seu espírito jovem um beijo a cada um dos membros da Ordem DeMolay. Agradeço a todos os presentes. Agradeço ao Deputado Bruno Covas, agradeço aos funcionários dessa Casa, a nossa assessoria, que tornou possível a realização desse evento e agradeço aqueles que fundaram a Ordem DeMolay, que a trouxeram para o nosso país, e que a fazem expandir a cada dia, sempre com a preocupação de servir ao próximo. Boa noite.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e cinco minutos.

 

* * *