1

05  DE  MAIO  DE 2000

8ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO 25º ANIVERSÁRIO DA LIBERTAÇÃO DO VIETNÃ E 110º ANIVERSÁRIO DO PRESIDENTE VIETNAMITA HO CHI MINH

 

Presidência: NIVALDO SANTANA

 

Secretário: JAMIL MURAD

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 05/05/2000 - Sessão 8ª S. Solene  Publ. DOE:

Presidente: NIVALDO SANTANA

 

COMEMORAÇÃO DO 25º ANIVERSÁRIO DA LIBERTAÇÃO DO VIETNÃ E 110º ANIVERSÁRIO DO PRESIDENTE VIETNAMITA HO CHI MINH

 

001 - NIVALDO SANTANA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa a pedido do Deputado ora na Presidência, e do Deputado Jamil Murad com a finalidade de comemorar o 25º aniversário da Libertação do Vietnã e 110º Aniversário do Presidente Vietnamita Ho Chi Minh. Convida todos a ouvirem a execução dos Hinos Nacionais do Vietnã e do Brasil.

 

002 - SALOMÃO MALINA

Como Presidente de Honra do Partido Popular Socialista, cumprimenta a Mesa, e em particular, o Cônsul do Vietnã em São Paulo. Agradece à direção do PC do B pelo convite para a solenidade. Enaltece a figura de Ho Chi Minh, como o grande líder que dirigiu a luta de libertação do Vietnã. Congratula-se com o povo vietnamita por sua coragem em derrotar o Imperialismo. Faz votos para que, unidos como aquele povo, vençamos nossos inimigos.

 

003 - JOSÉ REINALDO DE CARVALHO

Na qualidade de Secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil, cumprimenta as autoridades. Associa-se às homenagens ao povo vietnamita pelo 25º aniversário da libertação completa do Vietnã, pelo 110º aniversário do nascimento de Ho Chi Minh e pelo 70º aniversário da fundação do Partido Comunista do Vietnã, transcorrido no último dia de fevereiro.

 

004 - WADSON RIBEIRO

Em nome da União Nacional dos Estudantes de que é presidente, saúda o Presidente Nivaldo Santana e demais autoridades. Fala de sua satisfação de participar da solenidade em nome dos estudantes brasileiros. Saúda o Vietnã como exemplo da vitória socialista, onde o desenvolvimento não é para os exploradores e a marginalização não é para os explorados.

 

005 - ALDO REBELO

Deputado federal pelo PC do B e também Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Vietnã, saúda as autoridades. A exemplo do povo vietnamita faz votos para que o sentimento de liberdade e de autodeterminação dos povos continue de pé para enfrentar os mesmos inimigos da humanidade.

 

006 - NGUYEN VAN TICH

Cônsul-geral do Vietnã, agradece ao Presidente Nivaldo Santana, Deputado Jamil Murad e Presidente Vanderlei Macris pela realização da Sessão Solene.  Recorda a vitória de 30/04/75 contra os imperialistas norte-americanos. Discorre sobre a política externa independente e desenvolvimentista de seu país, sobre suas taxas de crescimento sócioeconômico. Relembra a visita oficial do Presidente do Vietnã Le Duc Anh ao Brasil, em 10/95.

 

007 - NIVALDO SANTANA

Fala da honra da Casa em ter promovido a presente sessão. Afirma que, em última instância, o internacionalismo proletário, na situação atual, é também a defesa da soberania nacional de todos os países, conforme o programa do PC do B . Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - NIVALDO SANTANA  - PC do B - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Jamil Murad para, como  2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior. 

                                              

O  SR. 2º SECRETÁRIO - JAMIL MURAD - PC do B  - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

*    *    *

 

O SR. PRESIDENTE - NIVALDO SANTANA - PC DO B - Passamos a nomear os presentes: Sr. Aldo Rebelo, Exmo. Sr. Nguyen Van Tich,  Cônsul-geral da República Socialista do Vietnã, Exmo. Sr. João Amazonas, Presidente Nacional do Partido Comunista do Brasil, Exmo José Reinaldo  Carvalho, Secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil, Exma. Sra. Inês Etiene Romeu, representando o Exmo. Sr. José Anibal Peres de Pontes, Secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado, Exmo Sr. Huo Shuzhen, Cônsul-geral da República Popular da China em São Paulo, Exmo Sr. Rafael Súarez Tabares, Cônsul-geral de Cuba, Exmo. Sr. Abelardo Ramirez, Cônsul da Colômbia, Sr. Achot Yeguizarián, Cônsul da Armênia, Sra. Li Chunhua, Cônsul-geral Adjunto, Sr. Walter Sorrentino, Presidente Estadual do Partido Comunista do Brasil, Sr. Pedro de Oliveira, Diretor do Sindicato dos Jornalista de São Paulo e da Direção Nacional do PC do B, Sr. Daniel Vaz, Presidente do UEE-SP, Sra. Raquel Rothganger, Sr. Daniel Bonfim, Diretório Nacional do PPS, Sra. Dina Lida Kinoshita do PPS, Sra. Socorro Gomes, do Comitê Estadual do PC do B do Pará, Sr. Salomão Malina, Fundador do PPS, Sra.Iran Thi Thu Xuong, esposa do Cônsul Geral do Vietnã, Dra. Juana Galindo, esposa do Sr. cônsul de Cuba, Sr. Iran Tho, artista plástico, Sr. Ho Chi Minh, Sra. Eunice Alves de Oliveira, da Sinpeem e Apeoesp,  Sra. Isis Maria Trindade, Presidente da Associação dos Funcionários do Itesp - Afitesp, Sr. Diaz Rodriguez do Consulado de Cuba, Sr. Arnaldo Jardim, Deputado Estadual, Sr. Rubens Fonseca e Silva, representando da Noronha  Advogados, Sr. Rafael Rivacoba, Sra. Maribel Valdez do Consulado de Cuba, Sr. Murilo Melo, Sra. Angela Almeida, Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa e Associação dos Funcionários do IPT, Sr. Geraldo Antunes e Sr. Sidney Castilho, Sr. José Bitelli Neto, representando  a Associação dos Empregados da  Cesp e Fundação Cesp, Engenheiro Álvaro Martim, representando Sindicato dos Engenheiros de São Paulo.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vanderlei Macris, atendendo solicitação deste Deputado e do Deputado Jamil Murad, com a finalidade de comemorar o 25º aniversário da Libertação do Vietnã e 110º Aniversário do Presidente Vietnamita Ho Chi Minh.

Convido, todos, para de pé, ouvirmos os hinos nacionais  do Vietnã e do Brasil, executados pela Banda da Polícia Militar.

 

*          *          *

 

-           São executados os hinos nacionais do Vietnã e do Brasil.

 

*              *      *

           

O SR. PRESIDENTE - NIVALDO SANTANA - PC DO B - Dando início à nossa lista de oradores, a Presidência concede a palavra ao Sr. Salomão Malina, Presidente de Honra do PPS - Partido Popular Socialista.

 

O SR. SALOMÃO MALINA - Aos membros da Mesa, a nossa saudação, em particular ao Cônsul do Vietnã em São Paulo. Também nossos agradecimentos à direção do PC do B por este convite, numa homenagem à qual nos associamos pela importância que tem na luta de todos os povos do mundo, inclusive para nós, porque para os mais velhos é uma bandeira permanente que nos anima até os dias de hoje.

A figura de Ho Chi Minh, além de ser a grande liderança que dirigiu a luta de libertação, primeiro contra os franceses, depois contra os americanos, contra o governo títere do Vietnã do Sul, representa a unidade do seu povo, o que deve nos inspirar na busca da unidade do nosso povo também.

A luta do Vietnã naquele momento se deu contra toda uma concepção do mundo criada pelos Estados Unidos. Os americanos, o imperialismo, apoiados numa doutrina, que, aliás, originariamente era francesa, achavam que podiam pela força enfrentar o que eles chamavam de comunismo, a subversão do mundo inteiro. Era no Brasil, era no Vietnã, era em toda a parte. Eles dividiam a guerra em várias partes: guerra fria, guerra ideológica, guerra disso, guerra daquilo; em última instância,  tinham poderio suficiente para resolver diretamente pelas armas. Foi o que tentaram fazer com o Vietnã. O que aconteceu é que a grande potência militar americana, com todo seu poderio, apesar das barbaridades que fez destruindo grande parte do território, foi derrotada.

Gostaria de dizer aos companheiros, aos amigos, que esta lembrança é muito importante para nós. Vivemos hoje também momentos muito difíceis no Brasil. Seremos capazes de criar a unidade de um povo, as forças necessárias para sairmos disto? Vamos negar a nossa história como alguns, que lutando contra o estado de coisas atuais procuram negá-lo?

Vamos ter confiança no nosso povo, acreditar que assim como o povo do Vietnã foi capaz de derrotar o imperialismo, seremos capazes de derrotar os nossos inimigos, desde que sejamos capazes  de conduzir de forma correta essa  luta. Há qualquer coisa bíblica, sou ruim de citar, mas vou citar do jeito que sou capaz de entender, que diz “Mais do que as muralhas, vale a fé que se deposita no coração dos homens”. A fé do Vietnã derrubou as muralhas, derrotou o inimigo e está construindo o seu país. Seremos capazes de fazer o mesmo se lutarmos juntos por isto. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - NIVALDO SANTANA - PC DO B - Agradecemos as palavras do Sr. Salomão Malina, Presidente de Honra do Partido Popular Socialista.

A Presidência deseja registrar as presenças de Nádia Campeão, Presidente Municipal do PC do B; de Carla Santos, Presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas; de Ricardo Abreu, da Direção Nacional da União da Juventude Socialista; de Onofre Gonçalves de Jesus, Presidente do Sindicato dos Metroviários e do Sr. Wadson Ribeiro, Presidente da União Nacional dos Estudantes.

Passamos a palavra agora ao Sr. José Reinaldo de Carvalho, Secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil.

 

O SR. JOSÉ REINALDO DE CARVALHO - Sr. Deputado Nivaldo Santana, Presidente desta sessão; Sr. Cônsul do Vietnã, nosso querido amigo; autoridades; companheiros; amigos presentes; representantes de entidades democráticas e populares, quero com muita emoção, muita alegria, proferir algumas palavras em nome do Partido Comunista do Brasil, nesta sessão solene comemorativa do 25o. aniversário da libertação completa do Vietnã, do 110o. aniversário do nascimento dessa figura iminente do movimento revolucionário e anti-colonialista que foi o Camarada Ho Chi Minh e me permitam também estender a homenagem ao 70o. aniversário da fundação do glorioso partido Comunista do Vietnã, transcorrido no último dia 3 de fevereiro.

 

(LEITURA de JOSÉ REINALDO DE CARVALHO - 3 folhas — “O triunfo do povo...)

 

O SR. PRESIDENTE - NIVALDO SANTANA - PC do B -  Registramos também a presença da Vereadora Ana Martins do PC do B; da Sra. Mariza Prot Chefe de Gabinete do Vereador Pierre de Freitas; o Sr. Cláudio Fonseca, Presidente do SINPEEM; Sr. Jairo José,  Secretário Geral do PC do B de São Paulo.

Anunciamos também que enviaram mensagens alusivas ao evento: Sr. Sérgio Kobayashi, Presidente da Imprensa Oficial de São Paulo; Deputado Paschoal Thomeu, 2º Secretário nesta Casa; Deputada Estadual Edir Sales; Diana Cambiazo de Mirna, Cônsul-geral da República Dominicana; Palmiro Minuti, do Centro de Professorado Paulista; Sr. Ahmed Yassini, Presidente da Liga Cultural Árabe Brasileira; Deputada Federal Jandira Fegale, do PC do B,  do Rio de Janeiro; Sr. Carlos Azevedo; Antonio Roque Citadini, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; Nelson Lopes de Oliveira Ferreira Júnior, Presidente da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo; Sr. Itamar Franco, Governador do Estado de Minas Gerais; Professor Dr. Isac Reutman, reitor da Universidade de Mogi das Cruzes; Sra. Ângela Guadamim, Deputada Federal de São Paulo; Sr. Celino Cardoso, Secretário Chefe da Casa Civil  de São Paulo; Sr. José da Silva Guedes, Secretário da Saúde de São Paulo, Vereador Domingos Dissei, da Câmara Municipal de São Paulo; Deputado Federal Emerson Kapaz; Sr. Nagashi Furukawa, Secretário de Administração Penitenciária de São Paulo; Dr. Marco Antônio Desgualdo, Delegado Geral da Polícia de São Paulo; Sr. José Dirceu, Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores; Sr. André Franco Montoro Filho, Secretário de Estado; Sr. Márcio Martins Bonilha, Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo; Sr. Reinaldo Rocha Duarte, Chefe do Cerimonial da Prefeitura de São Paulo;  Sr. Antônio Angarita, Secretário de Governo e Gestão Estratégico de São Paulo; Sr. Michel Temer, Presidente da Câmara Federal; Sr. Geraldo Alckmin Filho, vice-Governador do Estado de São Paulo; Sra. Lídia Corrêa, Vereadora de São Paulo, Sra Ana Maria Quadros, Vereadora de São Paulo.

Tem a palavra, para falar em nome da União Nacional dos Estudantes e também de toda a juventude aqui presente, o presidente da UNE, Sr. Wadson Ribeiro.

 

O SR. WADSON RIBEIRO -  Boa-noite, senhoras e senhores. Inicialmente quero cumprimentar o Exmo. Sr. Deputado Nivaldo Santana, presidente desta solenidade, cumprimentar  o presidente do Partido Comunista do Brasil, camarada João Amazonas, Deputado Federal do Partido Comunista do Brasil, Aldo Rebelo, Secretário de Relações Internacionais, do Partido Comunista do Brasil, José Reinaldo Carvalho, cumprimentar, de forma especial, o camarada Nguyen Van Tich, Cônsul-geral da República socialista do Vietnã,  a todas as personalidades, parlamentares, lideranças políticas e sindicais e juventude presente nesta solenidade.

É com muita satisfação que a União Nacional dos Estudantes, os estudantes brasileiros participem desta solenidade. No momento em que se apregoa uma globalização, que, na verdade, não passa de  uma mundialização de capital, o fim da história, o fim da luta de classes, um caminho único para o mundo,  em que temos visto nas nações a  perspectiva de desenvolvimento que seja autônomo, soberano, independente, patriótico que não seja calcado nas especulações, um desenvolvimento que não seja para os exploradores  e a marginalização para os explorados nessa virada do novo milênio, do novo século, muito nos honra ver que no mundo o sonho e a possibilidade do socialismo se faz presente.

Muito nos orgulha saber que a República Socialista do Vietnã, esse país que resistiu bravamente ao inimigo maior de todos os povos,  ao inimigo maior de todo o mundo,  que simboliza o capitalismo, a maior potência econômica e militar, que tem trazido para a maior parte da população a pobreza, a miséria, a exclusão, está diante de uma solenidade que homenageia, nada mais, nada menos, um  país que resistiu a isso tudo. Mais do que resistiu a isso tudo, conseguiu construir o novo, sonhar, acreditar nesse sonho, com todas as suas condições e adversidades, construiu um país soberano, independente,  cujo desenvolvimento científico e tecnológico fosse para a grande parte da população e não para a minoria de exploradores.

Um país que tem 90% de sua população alfabetizada, um país que hoje mais de 22 milhões têm acesso aos bancos escolares, um país que hoje tem uma perspectiva de vida que ultrapassa os 68 anos de idade, um país de fato socialista, um país que resistiu a uma investida jamais vista na humanidade, que simboliza naquela cena de ataque brutal à juventude que comove ainda o mundo inteiro, resultando em quase assassinato,  uma cena, que não sai da cabeça de ninguém, daquela  criança correndo queimada, fruto de um ataque desse mesmo país capitalista, os Estados Unidos. Resistindo a isso tudo, conseguiu construir o socialismo, desenvolver a ciência e a tecnologia, dizer para todo o mundo que apesar do fracasso, apesar do pensamento negativo, apesar de toda investida econômica, de toda opressão militar, é possível sonhar,  resistir, construir um país socialista. Isto serve  de exemplo não só para o Brasil, mas para toda a América Latina, para todo o mundo que vive hoje à margem do processo de desenvolvimento, onde o desenvolvimento científico- tecnológico e da medicina já são uma realidade, mas uma realidade que não chega à grande parte da população.

Um país como a República Socialista do Vietnã, é motivo de orgulho, com certeza, não somente para o Brasil, mas também para países que hoje, em menor número, conseguem manter acesa a chama do socialismo.

No Brasil, estamos vivendo um momento muito especial na nossa história. Este País completa 500 anos  com o suor e o sangue de nosso povo, com as revoluções brasileiras como: Canudos, Sabinada, Farroupilha, com a guerrilha do Araguaia e com muitos combatentes do Partido Comunista do Brasil, da União Nacional dos Estudantes, da União dos Estudantes Secundaristas, que tombaram não apenas contra o regime militar, não apenas contra os governos autoritários, mas  porque sonharam e não abriram mão do sonho de construir, no Brasil, uma pátria livre, uma pátria socialista, uma pátria soberana, uma pátria que tivesse a cara e a cor de nosso povo.

Os nossos dirigentes constroem e fazem do Brasil, hoje, a segunda economia mundial, mas fazem também deste país recorde na exclusão social e é contra isso que estamos lutando. É contra esse tipo de situação que move a luta dos estudantes brasileiros, do Partido Comunista do Brasil e, tenho certeza, de tantos outros partidos, de tantas outras organizações.  O que nos faz resistir a tudo isso, o que nos  faz  acordar e acreditar nesse sonho, mesmo diante da pressão que, agora há pouco, matou um trabalhador sem-terra, que,  no dia 22 de abril, jogou gás lacrimogêneo nos índios,  da chegada do futuro, do novo, do socialismo, com certeza é o país como a República Socialista do Vietnã, que, mesmo com toda dificuldade, mostrou para todo o mundo que é possível, sim, acreditar no sonho e construir uma pátria livre, soberana e socialista.

Quero, com estas palavras, deixar o recado dos estudantes brasileiros, da juventude brasileira que, há séculos, luta para transformar o Brasil num grande país, num país socialista, num país que seja, que esteja à altura das nossas riquezas, da nossa biodiversidade, da nossa capacidade de produção, da inteligência do nosso povo. Viva o povo do Vietnã! Viva a República Socialista do Vietnã. Um grande abraço. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE NIVALDO SANTANA - PC DO B - Registramos também a ilustre presença do historiador intelectual Edgar Caroni; do Sr. Ítalo Norcino, Diretor do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo. Vamos ouvir agora o Deputado Federal da Bancada do PC do B, da Câmara Federal, Deputado Aldo Rebelo, que também é Presidente do Grupo Parlamentar Brasil/Vietnã.

 

O SR. ALDO REBELO - Companheiro Nivaldo Santana, que preside os trabalhos, e autor, ao lado do Deputado Jamil Murad, do requerimento que propiciou a realização desta sessão solene, companheiro João Amazonas, Presidente Nacional do PC do B, companheiro Cônsul-geral da República do Vietnã, em São Paulo, autoridades presentes, minhas senhoras e meus senhores, o nome do Vietnã e da trajetória de luta do povo do Vietnã, principalmente do episódio mais recente da secular resistência do povo vietnamita, em defesa da sua autodeterminação, da independência da sua pátria, inspira no povo brasileiro, e creio que inspira nos povos de todo o mundo momentos que, ao mesmo tempo,  relembram a tragédia da guerra, de um quase genocídio perpetrado contra uma população e um país que não dispunha para sua resistência dos meios materiais, à disposição do agressor. Mas ao lado da tragédia, da guerra, da agressão e desse quase genocídio, a resistência do Vietnã impulsionou nos povos de todo o mundo o sentimento da capacidade da humanidade de resistir e de vencer as maiores adversidades quando à sua frente tem uma causa justa como tinha o povo vietnamita.

Rememorar a batalha do povo do Vietnã por sua liberdade, por sua autodeterminação, ao mesmo tempo que reverenciar a memória do seu principal dirigente, do Presidente Ho Chi Minh, não tem apenas o conteúdo da homenagem à luta passada de um povo ou a seu dirigente desaparecido.

Creio, minhas companheiras e meus companheiros, que essa homenagem tem o dom da plena atualidade, porque as mesmas razões, os mesmos objetivos que levaram a maior potência militar do Planeta a agredir um país localizado a mais de 10 mil quilômetros de distância do seu território, essas razões e essas causas que levaram a essa agressão permanecem atuais, sob outras formas, às vezes dissimuladas, mas às vezes abertas, como aconteceu há quase dez anos com o Iraque, e mais recentemente com a Iugoslávia, para demonstrar que a agressividade, que a ausência de limites e de fronteiras, por parte daqueles que pretendem submeter nações e povos ao seu tacão permanecem de pé. Por esse motivo também deve permanecer de pé o sentimento de liberdade, o sentimento de autodeterminação dos povos e das nações para enfrentar com o mesmo destemor com que enfrentou o povo vietnamita a agressividade atual dos mesmos inimigos da humanidade.

Ao povo do Vietnã, ao seu grande dirigente Presidente Ho Chi Minh nossas homenagens, e aos atuais dirigentes e ao povo do  Vietnã que hoje constrói, vencendo os desafios do país, aliás, reconstrói, como tive a oportunidade de testemunhar há alguns anos quando visitei o Vietnã. Ainda há um processo de reconstrução, reconstrução difícil pela profundidade da destruição que foi levada a cabo no país. Mas nessa luta pela reconstrução do Vietnã, pela consolidação de um país livre, com orientação socialista, creia, meu companheiro cônsul, que o povo vietnamita continua contando com a simpatia e com a solidariedade dos povos de todo mundo e do povo brasileiro. Parabéns. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE NIVALDO SANTANA - PC do B -  Esta sessão solene tem o co-patrocínio da Bancada do PC do B e também do Consulado Geral da República Socialista do Vietnã. É com muita alegria e honra que ouvimos agora o Sr. Nguyen Van Tich, Cônsul-geral do Vietnã.

           

            O SR. NGUYEN VAN TICH -

 

(Entra leitura de 4 páginas do Sr. Nguyen Van Tich - Cônsul Geral do Vietnã -“São Paulo, 5 de Maio...)

 

O SR. PRESIDENTE - NIVALDO SANTANA  - PC do B -  Saudamos as palavras do Cônsul-geral do Vietnã, Dr. Nguyen Van Tich.

Senhores Deputados; Sr. Cônsul-geral da República Socialista do Vietnã, Camarada Nguyen Van Tich; Camarada João Amazonas, Presidente Nacional do Partido Comunista do Brasil, autoridades, representantes de entidades, senhoras e senhores.

A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo sente-se imensamente honrada em promover a presente sessão solene, que objetiva celebrar dois fatos marcantes da História recente da República Socialista do Vietnã. Referimo-nos aos cento e dez anos de nascimento do eminente líder vietnamita Ho Chi Minh e ao vigésimo-quinto aniversário da libertação do Vietnã do Sul.

A iniciativa deste evento foi da Bancada do PC do B nesta Casa e do Consulado Geral da República do Vietnã em São Paulo.

O programa do nosso Partido afirma que “os comunistas defendem o internacionalismo proletário. Apóiam a luta de todos os povos por sua emancipação nacional e social. São solidários com as nações e povos socialistas, que sustentam firmemente a grande bandeira do progresso social, da construção da nova sociedade, mais humana, justa, culta e civilizada”. Afirma também que, ‘em última instância, o internacionalismo proletário, na situação atual, é também a defesa da soberania nacional de todos os países’. 

Promovemos esta sessão solene para rememorar uma das mais significativas vitórias da luta anti-imperialista mundial. A derrota dos Estados Unidos e seus aliados, concluída em 30 de abril de 1975, foi celebrada em todo o mundo pelos povos amantes da paz, da auto-determinação e soberania nacional.

A derrota foi tão marcante que o jornal norte-americano “USA Today” assim se referiu ao episódio, em sua edição de 12 de abril passado: “numa evacuação frenética, chamada Operação Vento Freqüente”, sete mil vietnamitas foram retirados por helicópteros da Embaixada dos EUA em Saigon e conduzidos a porta-aviões.

“A evacuação, de 18 horas de duração e envolvendo 70 helicópteros do Corpo de Fuzileiros Navais Americano, continua a ser a maior de todos os tempos.” 

O Presidente Ho Chi Minh foi o principal líder da vitória e responsável maior pela reunificação do Vietnã. Nascido em  1890 teve ativa participação política em seu país, presidindo a fundação do Partido Comunista do Vietnã, em 1930. Viveu também na França e na ex-União Soviética, sempre militando pela nobre causa do socialismo. Faleceu em 1969, mas seu nome ficou indelevelmente marcado na galeria de heróis do povo vietnamita.

Ao homenagear os 25 anos de reunificação do Vietnã e celebrar os 110 anos de nascimento do Presidente Ho Chi Minh, a Bancada do PC do B nesta Casa dá sua singela contribuição para resgatar uma das páginas mais belas e heróicas de resistência de um povo contra um inimigo feroz e poderoso.

Muito obrigado. (Palmas.)   

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece a presença de todos e os convida a visitarem uma exposição fotográfica, a assistirem à exibição de um vídeo e a participarem de um coquetel no Hall Monumental desta Casa.

Viva o povo vietnamita! Viva a amizade do povo brasileiro com o Vietnã!

 

*            *               *          

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 44 minutos.