17 DE MARÇO DE 2008

008ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO "DIA DO DEMOLAY"

 

Presidente: BRUNO COVAS

 

RESUMO

001 - BRUNO COVAS

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia autoridades presentes. Informa que a sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva da Casa, a pedido do Deputado ora na Presidência, para homenagear o Dia do DeMolay. Convida os presentes para, de pé, cantar o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - NAIMA KATHIB

Representante do Hospital do Câncer de Barretos, sente-se honrada pelo convite à solenidade. Discorre sobre o importante papel desempenhado pelos jovens da Ordem DeMolay no combate ao câncer.

 

003 - RÔMULO

Jovem DeMolay, agradece ao Deputado Bruno Covas pela iniciativa de projeto de lei que institui o Dia do DeMolay no Estado de São Paulo. Explica que o Dia do DeMolay representa para os jovens a confirmação e construção de sua identidade, cultura e participação para se criar uma sociedade mais justa. Cita as sete virtudes cardeais: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo.

 

004 - CAIO CÉSAR

Jovem DeMolay, saúda autoridades presentes. Apresenta sugestões para atender as propostas sugeridas, tais como instituição do Dia Estadual do Cadastro de Doador de Medula Óssea, melhorias nos programas recolhedores de recicláveis, ampliação de centros de voluntariados entre outros.

 

005 - RÔMULO

Saúda o Deputado Bruno Covas, por ter concedido esta solenidade à Ordem DeMolay.

 

006 - ROGÉRIO CARVALHO

Vice-Presidente do Tribunal de Justiça, ressalta que, com o reconhecimento oficial da Ordem DeMolay, aumenta a responsabilidade dos jovens que dela fazem parte. Traz saudação do Presidente do Tribunal DeMolay de Justiça, que se orgulha por ver a Ordem DeMolay reconhecida pela sociedade paulista.

 

007 - EDUARDO MISIELUK

Presidente do Conselho Fiscal, cumprimenta autoridades presentes. Enfatiza o papel do Conselho Fiscal de garantir austeridade dos atos fiscais do Estado de São Paulo.

 

008 - BENEDITO BALLOUK

Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo, alegra-se ao ver a homenagem prestada pela sociedade paulista aos jovens DeMolay.

 

009 - FÁBIO MORGADO

Presidente da Alumni São Paulo, fala da necessidade de lutarmos pelos ideais de uma sociedade cada vez mais justa e igualitária. Reforça a importância do reconhecimento do Poder Legislativo estadual pela Ordem DeMolay, uma vez que representa a voz do povo.

 

010 - MARCELO BRITO

Grande 2º Conselheiro Supremo do Brasil, agradece ao Deputado Bruno Covas pela iniciativa de agraciar a Ordem DeMolay em um dia só seu no Estado. Reforça o objetivo dos jovens DeMolay de se tornarem líderes perante a sociedade.

 

011 - FÁBIO OKAMOTO JÚNIOR

Mestre Conselheiro Estadual de São Paulo, reforça o valor da filantropia.

 

012 - THIAGO RIGHI

Gestor do Programa Sete Passos para São Paulo, lembra que a Ordem DeMolay só está sendo hoje reconhecida pela iniciativa do projeto do Deputado Bruno Covas. Destaca lema da Ordem DeMolay, dizendo que para sermos bons cidadãos não precisamos ser DeMolay, mas para sermos DeMolay precisamos ser bons cidadãos.

 

013 - CLÉBER DE MOURA DELALIBERA

Grão-Mestre Estadual - São Paulo, relembra o episódio ocorrido com Jacques DeMolay, inspirador e patrono da Ordem DeMolay. Cobra dos políticos um maior comprometimento com a vida pública acima do interesse particular, de pensamentos voltados à melhoria da sociedade e da vida do povo. Ressalta o compromisso social dos DeMolay, através de campanha de cadastramento de medula óssea.

 

014 - Presidente BRUNO COVAS

Deputado Estadual, coloca-se à disposição da sociedade. Ressalta Projeto de lei nº 1.156, de 2007, de sua autoria, aprovado nesta Casa, que institui o Dia do DeMolay. Destaca os valores que norteiam a Instituição, tais como família, companheirismo, fidelidade e civismo. Explica que a Assembléia de São Paulo não só presta homenagem à Ordem DeMolay, como aprende com a instituição. Anuncia a execução do Hino da Maçonaria. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

                                                       * * *                                                                                                                                                                                            * * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Bruno Covas.

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            * * *

* * *  

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            * * *

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

                                                                     * * *                                                                                                                                                                                                                                             * * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência tem a honra de presidir esta sessão, ao lado das seguintes autoridades: Sr. Cléber de Moura Delalibera, Grão Mestre Estadual de São Paulo, Sr. Fábio Okamoto Júnior, Mestre Conselheiro Estadual São Paulo, Sr. Fábio Morgado, Presidente Alumni São Paulo, Sr. Marcelo Henrique Brito dos Santos, Grande Segundo Conselheiro do Supremo do Brasil, e Sr. Benedito Ballouk, Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo.

 Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear o “Dia do DeMolay”.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º Tenente, músico PM, Luiz Ricardo Gomes.

 

                                                                     * * *                                                                                                                                                                        * * *

 

- É executado o Hino Nacional.

                                                            * * *

                                                                                                                                                                                                                                             * * *

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

  Queremos também agradecer e anunciar a presença do Sr. Rogério Carvalho, vice-Presidente do Tribunal de Justiça - DeMolay - de São Paulo; do Sr. Eduardo Misieluk, Presidente do Conselho Fiscal DeMolay de São Paulo; do Sr. Antonio Carlos Mendes, Chefe de Gabinete do GOSP; do Sr. Fuad Issa, Oficial da Grande Secretaria de Cultura e Educação Maçônica do GOSP; do Sr. Luiz Gustavo Garcia, representante da Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda; do Sr. Thiago Righi, Gestor do Programa Sete Passos para São Paulo; do Sr. Fábio Alexandre Gomes, Grande Mestre Adjunto; do Sr. Matheus de Menezes Mazelli, Tesoureiro Executivo Estadual do Grande Capítulo; do Sr. Luciano Rio, Grande Secretário de Paramaçônica do GOSP; do Sr. Fábio Brisotti, Secretário Executivo do Grande Capítulo de São Paulo; do Sr. Toshio Furukawa, Grande Mestre Nacional de Honra; do Sr. André Cabral, ex-Grande Oficial Executivo de São Paulo; da Sra. Naima Kathib, do Hospital de Câncer de Barretos; da Sra. Jéssica Adorne Jorge, representando Bethel 003 Estrela de Ibitinga; do Sr. Marcelo Arias, Presidente do Conselho Municipal de Juventude de Santos e DeMolay; do Sr. Thiago Sanchez, representando a Deputada Maria Lúcia Amary; todos os funcionários presentes do Hospital de Câncer de Barretos; e do Deputado Samuel Moreira, líder do PSDB nesta Casa.

  Esta Presidência concede a palavra a Sra. Naima Kathib, do Hospital de Câncer de Barretos, que falará sobre a campanha de medula óssea.                           

 

  A SRA. NAIMA KATHIB - Boa-noite a todos. Nós, representantes do Hospital de Câncer de Barretos na qualidade de funcionários, estamos muito felizes e honrados por este momento.

Estar na Assembléia Legislativa hoje a convite do Deputado Bruno Covas, quando será instituído o Dia do DeMolay no Estado de São Paulo, deixa-nos muito fortalecidos, uma oportunidade ímpar porque sabemos ter conquistado pessoas comprometidas com uma causa tão difícil, que é a luta contra o câncer. E realmente sabemos que é impossível caminhar sozinho, quando o objetivo é defender a vida.

  Há sete meses fomos presenteados pela força e determinação de jovens que nos disseram: “Queremos caminhar juntos. Somos da Ordem DeMolay”. E sabem o que nós descobrimos? Jovens comprometidos com a vida, que abraçaram essa causa com amor e determinação. Conhecê-los foi a prova viva de que existem em nosso país jovens que realmente construirão um Brasil melhor, solidário e com justiça.

  Hoje, como representante do Hospital de Câncer de Barretos, eu os reverencio. A decisão para ajudar ou não pode representar vidas sendo salvas, e através de um simples ato, mas com a grandeza de gigantes.

  Vocês estenderam a mão e disseram: “Estamos dispostos”. Vocês são responsáveis hoje por 21 mil novas chances de vida. Em sete meses vocês conseguiram conquistar 21 mil pessoas para se cadastrarem como doadores de medula. E já conquistaram doadores compatíveis, que hoje já estão em fase de exame.

  Por fim, estão vencendo o grande desafio de levar a informação correta. Estão descobrindo que quando as pessoas são bem informadas com certeza se cadastram, pois geralmente as pessoas são muito solidárias. A mortalidade por falta de transplante de medula óssea pôde ser reduzida através do trabalho de vocês, jovens DeMolay, hoje para nós verdadeiros salvadores de vida.

  Muito obrigada. (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência concede a palavra aos jovens DeMolay Rômulo e Caio César, que exporão as conclusões dos temas debatidos no dia de hoje, nos plenarinhos desta Casa.

 

  O SR. RÔMULO - Deputado Bruno Covas, na pessoa de quem cumprimento todos os Deputados presentes; querido irmão e tio Cleber, na pessoa de quem cumprimento todos os irmãos DeMolay; tios e tias; queridos convidados, boa-noite.

  É uma grande honra para a Ordem DeMolay e para toda a Família Maçônica estar presente nesta Casa, que representa o povo do Estado de São Paulo.   

  Os jovens DeMolay agradecem a oportunidade e a iniciativa do nobre Deputado e tio Maçom, Bruno Covas, em propor o Projeto de lei que institui o Dia DeMolay, em nosso Estado, na data de 18 de março, relembrando o herói e mártir Jacques DeMolay, que preferiu a fogueira, a trair os seus companheiros.

  Esse dia não é importante apenas pelo presente reconhecimento oficial da Ordem DeMolay no Estado de São Paulo. Representa também a confirmação e construção de nossa identidade, cultura e participação para criar uma sociedade cada vez mais justa, através das sete virtudes cardeais, que são: o amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo.

  A Ordem DeMolay busca contribuir para a formação de melhores cidadãos, com consciência crítica da realidade social em que vivem, capacitando-os para intervir no processo de construção de um Estado e país cada vez mais sólidos e democráticos.

Quero passar a palavra ao irmão Caio César.

 

O SR. CAIO CÉSAR - Deputado Bruno Covas, na pessoa de quem cumprimento os deputados presentes, tio Cleber, Grande Mestre do Estado de São Paulo, na pessoa de quem cumprimento todos os DeMolay, Maçons presentes e demais convidados.

Quanto às propostas hoje abordadas, vamos às suas resoluções. Com relação à área da Saúde, instituir, por meio de lei, o Dia Estadual de Cadastro de Doador de Medula Óssea no Estado de São Paulo, promovendo a inclusão de profissionais da área da Saúde na rede pública de ensino.

Com relação ao Meio Ambiente, tornar os colégios receptores de óleo, baterias e pilhas, aliados aos programas recolhedores de recicláveis, promover programas familiares nas escolas públicas que visem o debate sobre questões ambientais.

Com relação ao voluntariado, disponibilizar vagas para jovens nas comissões regionais, aumentar o centro de voluntariado e os recursos a eles relacionados.

Com relação à promoção social, subsidiar o aluno do ensino profissionalizante, por meio de bolsa-auxílio, que comprovadamente realize trabalhos práticos na sociedade.

Com relação ao combate às drogas lícitas e ilícitas, incentivar legislação que verse sobre acompanhamento médico ao usuário autuado pela segunda vez com drogas ilícitas, criar mais centros esportivos, que visem a integrar, de forma sadia, a criança e o jovem na sociedade, diminuindo a possibilidade de que entre no mundo das drogas.

Com relação à Educação - ponto muito importante -, incentivo do Governo, por meio de especialização e aperfeiçoamento profissional, aos professores da rede pública de ensino que comprovem jornada de 40 horas semanais; diminuição da carga horária dos professores e reajuste da porcentagem de faltas, professor especialista para exercício de função eventual.

Por fim, convido, para conceder uma palestra no 28º Congresso Paulista da Ordem DeMolay para o Brasil, o maior evento da Ordem DeMolay Paulista, nosso tio Bruno Covas, a quem passo uma carta de incentivo.

Passo a palavra ao irmão Rômulo.

 

O SR. RÔMULO - Em nome de todos os DeMolay e Maçons presentes, gostaria de convidar o tio Bruno Covas a se aproximar para que eu possa saudá-lo por ter concedido esse espaço no dia de hoje à Ordem DeMolay. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Dr. Rogério Carvalho, Presidente do Tribunal de Justiça.

 

O SR. ROGÉRIO CARVALHO - Excelentíssimo Deputado Bruno Covas, Presidente desta Sessão Solene, irmão Cleber, Grande Mestre do Estado de São Paulo, demais componentes da mesa, senhoras e senhores convidados, boa noite.

Cumpre-me aqui a tarefa de oficialmente trazer as saudações do irmão Emerson Sumariva Júnior, Presidente do Tribunal de Justiça DeMolay do Estado de São Paulo, que muito se orgulha por ver a Ordem reconhecida pela sociedade paulista, graças ao projeto de lei de Vossa Excelência. É uma grande honra ver a sociedade reconhecer a Ordem.

Peço licença a V. Exa. para me dirigir aos nossos DeMolay que aqui estão: não se envaideçam com isso. Pelo contrário. A responsabilidade de vocês duplica, porque o reconhecimento oficial da sociedade faz com que sejamos vistos nas ruas. Aí, sim, provaremos se somos ou não fórmulas vazias. As lições da ordem são muito importantes de serem transmitidas no ato de cada um de vocês.

Apenas para concluir, cumprindo uma missão oficial do grande capítulo, informo a todos que o tribunal já está praticamente em vias de funcionar. O nosso Regimento Interno já está aprovado, deve ser divulgado após o próximo feriado. Todos vocês poderão ter acesso a esta casa de Justiça. Será uma casa democrática, receberá a todos indistintamente e estará voltada aos propósitos de nossa ordem de forma firme, sem se desviar do caminho reto que nos deixou o irmão Frank Sherman Landf. Saúdo mais uma vez o presidente e agradeço o reconhecimento à ordem pelo seu Projeto de lei. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Tem a palavra o Sr. Eduardo Misieluk, presidente do Conselho Fiscal.

 

O SR. EDUARDO MISIELUK - Exmo. Sr. Deputado Bruno Covas, na pessoa de quem cumprimento todas as autoridades civis, políticas e militares presentes, irmão Cleber Delalibera, grande mestre da Ordem DeMolay, na pessoa de quem cumprimento todos os membros da Ordem DeMolay paulista e brasileira presentes. Não existe lugar melhor para falar sobre honestidade e para saudar os homens que trabalham para o futuro deste Estado e investem na formação de melhores cidadãos do que esta Casa. Não há melhor cidadão se não houver transparência e retidão nas ações daqueles que nos governam. Essa é a função do conselho fiscal, do qual hoje sou presidente. Garantir austeridade dos atos fiscais do grande Estado de São Paulo. Sobre o ato que vemos hoje, Frank Sherman Landf, fundador da Ordem DeMolay, já dizia que o mais importante é o começo. E hoje começamos. Começamos uma parceria que espero que renda ao nosso Estado líderes conscientes. Mais importante do que ensinar é ser exemplo a todos. Fico feliz que aqui tenhamos um. No mais, parabéns a todos da Ordem DeMolay Paulista por mais essa conquista. Muito obrigado, Deputado Bruno Covas, por esse reconhecimento e essa ajuda. Muito obrigado e boa-noite.

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Benedito Ballouk, Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo.

 

O SR. BENEDITO BALLOUK - Meu querido irmão, presidente desta sessão, Bruno Covas, Cleber Delalibera, na pessoa de quem cumprimento todos os DeMolay, quero registrar a alegria e imensa satisfação do Grande Oriente de São Paulo ao ver essa homenagem prestada pela sociedade paulista a esses meninos que tanto fazem pela construção do nosso país. Quero dizer a cada um de vocês: vocês não são a esperança do amanhã, vocês são a certeza do hoje. É muito importante que saibam disso. Depositamos em vocês a esperança da nossa continuidade. Por isso que a ordem maçônica, através da sua Secretaria Paramaçônica, recebeu vocês hoje na constituição do Grande Oriente do Brasil. Felicidades, sucesso e responsabilidade. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Fábio Morgado, presidente da Alumni São Paulo.

 

O SR. FÁBIO MORGADO - Sr. Deputado Bruno Covas, presidente desta sessão e autor deste ato, em nome de quem cumprimento todos os integrantes desta Casa, estimados irmãos DeMolay e tios maçons, a partir dos 21 anos de idade o DeMolay não deixa de atuar em nossa ordem, torna-se um sênior DeMolay, filiado à Associação Alumni. No Estado de São Paulo temos atualmente mais de 800 membros seniores atuando seus capítulos, sendo regulares através da Associação Alumni Nove de Julho, que leva o nome dessa data tão importante para o nosso Estado, símbolo de luta e união para o nosso povo. Assim também o é para os nossos irmãos e tios que, com o avançar da idade, não devem sair de campo, e sim, continuar atuando de maneira consultiva junto aos jovens.

  Tem responsabilidade perante a sociedade de fazer com que a ordem DeMolay seja reconhecida por todos através dos seus ensinamentos passados aos irmãos mais novos. Esse reconhecimento só acontece se juntos e unidos lutarmos pelos ideais de uma sociedade cada vez mais justa e igualitária. O líder já formado em nossas fileiras deve trilhar esses caminhos em todas as áreas que está inserido.

 É muito proveitoso para a Ordem esse reconhecimento do Poder Legislativo estadual visto que representa a voz do povo. Sentimos que nesse tempo de mais de 20 anos que a Ordem DeMolay atua no Estado de São Paulo, todos aqueles que não estão mais incluídos na definição de DeMolay ativos, que são os menores de 21 anos, e que por isso representam a grande maioria de iniciados, devem sentir a importância dessa solenidade e renovar o seu dever de atuar sempre na busca de uma sociedade melhor pela colaboração com os cidadãos diretamente, ou por parcerias com órgãos públicos.

Nessa data tão importante nos voltamos aos responsáveis por esse ato com um misto de gratidão e comprometimento. Agradecemos pela oportunidade que nos dão e ao mesmo tempo assumimos o compromisso de lutarmos de maneira inabalável pela manutenção da democracia em nosso País e Estado. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Grande Segundo Conselheiro Supremo do Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, Marcelo Brito.

 

O SR. MARCELO BRITO - Sr. Deputado Bruno Covas; Irmão Benedito Ballouk, Grão-Mestre Grande Oriente de São Paulo; Irmão Cleber, do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, o qual saúdo todos os meus irmãos DeMolay, demais presentes, em nome do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, agradeço o ilustre Sr. Deputado Bruno Covas pela iniciativa em agraciar a Ordem DeMolay em um dia só seu no estado.

Há quase 90 anos a Ordem DeMolay reúne jovens das mais diferentes origens sociais, culturais e étnicas, mas que têm o mesmo objetivo: tornarem-se líderes perante a sociedade. Isso tem sido alcançado nos mais diferentes campos de atuação: social, educacional, esportivo, religioso, político.

É nesse foco que vamos direcionar as nossas poucas palavras hoje. Em todo o País vários DeMolay têm participado da vida política sejam em associações, partidos, ou mesmo em cargos eletivos. Diante da orientação recebida em cada unidade da Ordem DeMolay e mais de 600 Capítulos espalhados pelo Brasil, ficamos tranqüilos em saber que a direção da nossa Pátria poderá cair em mãos tão qualificadas.

 Assim, mais uma vez agradeço em nome do Supremo Conselho, a iniciativa desta Casa e, em particular, o meu querido irmão Bruno Covas. Quisera que cada cidade desse estado tivesse a oportunidade de contar com um Capítulo DeMolay. Muito obrigado. (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Fábio Okamoto Júnior, Mestre Conselheiro Estadual de São Paulo.

 

  O SR. FÁBIO OKAMOTO JÚNIOR - Uma boa noite a todos! Deputado, tio, Bruno Covas; autoridades já saudadas, demais irmãos DeMolay e convidados, como já foi dito por algumas pessoas nessa noite a Ordem DeMolay visa basicamente a formação de líderes. Para isso acreditamos que uma das formas que muito ajuda na formação de um líder é saber ajudar o próximo e fazer filantropia.

Portanto, quero deixar a mensagem ao Hospital de Câncer de Barretos, que a Ordem DeMolay se sente fazendo nada mais do que a sua obrigação, viabilizando a sociedade brasileira, que já é um povo solidário por excelência, a informação e meios para exercer essa solidariedade. Muito nos honramos de ter reconhecido o nosso trabalho. Claro que isso não seria possível não fosse a força de cada um dos capítulos do nosso Estado, de cada um dos DeMolay que trabalha, ou trabalhou por esta Ordem nos 25 anos que estamos presentes no Estado de São Paulo.

  Fica então o muito obrigado em nome de todos os DeMolay ativos do Estado de São Paulo a esta Assembléia, ao Supremo Conselho e à Maçonaria. (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Thiago Righi, gestor do Programa Sete Passos para São Paulo.

 

  O SR. THIAGO RIGHI - Boa noite, nobre Deputado Bruno Covas, irmão, Cleber, Marcelo Brito, meus irmãos de Maçonaria e meus irmãos DeMolay, simplesmente poderíamos repetir que é uma honra todos os DeMolay, mais de 94 - são 94 deputados - vestindo capa e ocupando o Plenário nobre da Assembléia Legislativa. Eu diria que é um orgulho e uma honra propiciarmos isso, com o trabalho árduo que essa gestão vem realizando. O que o irmão Fábio Okamoto disse é muito importante. A Ordem DeMolay só está sendo hoje reconhecida pela iniciativa do projeto do Deputado Bruno Covas pelo trabalho de cada um de vocês, que vestem a capa e trabalham em suas comunidades. Esse é o sentido da Ordem DeMolay. Essas capas abrilhantam o trabalho social que vocês realizam. Quisera que cada uma dessas propostas que o nosso Pai Celestial transformou em políticas públicas por esta Casa, ou por outras Casas de Lei, seja implementada.

  É esse o papel do líder, de um cidadão. Para nos tornarmos DeMolay, nobre Deputado irmão, existe um lema na Ordem DeMolay, que diz: para ser um bom cidadão não precisa ser um DeMolay, mas para ser um DeMolay precisa ser um bom cidadão.

  Isso representa e ajuda a construir e reforçar a identidade e a cultura da Ordem DeMolay não só no Estado de São Paulo, mas no Brasil. Agradeço a surpresa e a oportunidade de falar nesta Casa. Muito obrigado e boa noite a todos. (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Cleber de Moura Delalibera, Grão-Mestre Estadual - São Paulo.

 

  O SR. CLEBER DE MOURA DELALIBERA - Sras e Srs. Deputados, estimado Deputado irmão Bruno Covas, autor do projeto que institui o Dia do DeMolay no Estado de São Paulo. Caríssimos irmãos de Ordem e de Maçonaria, membros da sociedade civil, organizada, e demais presentes, no dia 18 de março de 1314, o Grão-Mestre da Ordem dos Templários, nosso patrono, Jacques DeMolay, era queimado vivo pela fogueira da Inquisição. Aquelas chamas que mataram DeMolay eram também símbolo de um tempo de dominação, de hipocrisia, de imposição de valores por meio da força que determinava o modo de pensar e de agir. Trazemos daquela época as lembranças da luta de um homem, que preferiu a fogueira a trair os seus companheiros, que honrou até o último instante os seus compromissos, e transportamos para a Ordem DeMolay muitos outros aprendizados históricos, como a criação da democracia grega, e os ideais libertários da Revolução francesa, evento com grande participação do nosso corpo patrocinador, a Maçonaria, entre outros. Unimos todos esses pilares e procuramos ensinar as crianças a partir dos seis anos de idade, que nós vimos aqui: os escoteiros.

  Qual o caminho para uma sociedade justa, igualitária e fraternal? 

  Em todo o Brasil, mais de 70 mil jovens já foram iniciados em nossos ensinamentos.

Só no Estado de São Paulo, foram mais de onze mil, que hoje se encontram espalhados, como neste plenário, exercendo funções importantes na sociedade, nas mais distintas áreas, como já dito hoje: administrativa, jurídica, jornalística, política, ciências exatas, biológicas.

Jovens que seguem nossos ideais progressistas, mas que não querem se contentar com uma sociedade passiva e apática.

  No Brasil, um país tão jovem de democracia, muitos dos mais velhos desgostam da política e muitos dos mais jovens não se interessam por ela.

  Política virou sinônimo de picaretagem, e político, de picareta. Mas, sabemos que não é assim.

  Jacques DeMolay perdeu a vida para a soberba de um Papa e a ganância de um rei.

  Quantos desses Papas ou reis não temos hoje nesta Assembléia Legislativa? Como em outros estados ou na esfera federal? Ou estão apenas preocupados com interesse de determinados setores, que pelos próprios interesses se esquecem da real função do seu povo e principalmente ligados à sociedade?

Quantos já se acostumaram a apontar os gastos do cartão coorporativo, a clamar por uma CPI, a denunciar a corrupção do outro sem pensar como resolver de maneira definitiva a ética na vida pública?

  No estado, que se diz democrático e de direito, que garantias dá uma máquina pública de que uma criança em idade escolar estará na sala de aula? Pior, que garantias dá que estará aprendendo?

  Em 1314, como já citado, na época de Jacques DeMolay, o estado não precisava ser para todos. Apenas uma pequena parcela usufruía dele.

  Há quase dois séculos, depois de o Brasil ser descoberto, e dessa data já se foram mais de cinco, o que temos aqui?

O estado que não consegue universalizar a educação com qualidade de ensino, que ainda possui células cancerígenas, que não se envergonha de usurpar o erário; que destrói o planeta, a ignorar as políticas ambientais sustentáveis, que definitivamente não pensa no amanhã.

  O que tem sido feito por nós jovens? Qual é a política pública para aqueles que diariamente, por necessidade ou não, se vêem envolvidos com o uso de drogas? Quais ações impedem que outros tantos jovens se percam entre traficantes porque não têm garantia de um futuro digno?

  Para discutir essas questões, estamos aqui para cobrar de cada um de nossos representantes, que não façam da política um negócio. Que se inspirem nos grandes homens que essa nação teve. Homens, como o avô do nosso padrinho, o ex-Governador Mário Covas; Dr. Ulisses Guimarães, Tancredo Neves, como tantos outros que lutaram pela democratização e pela universalização da democracia.

  Estadistas de consciência plena de seus deveres, de amor à vida pública acima do interesse particular, de pensamentos voltados à melhoria da sociedade e da vida do povo.

  Daremos nossas sugestões, como foi feito hoje neste plenário, continuamente, e sabemos que temos o interlocutor nesta Casa, o irmão e tio, Deputado Bruno Covas.

  Esperaremos novos convites. Lutaremos para que esta Casa seja de fato Casa do povo, acessível ao povo, e disposta a ouvi-lo.

Como nossas idéias, tentaremos construir melhores cidades para vivermos em um melhor estado, cada vez mais sólido, presente, igualitário e democrático.

  Não existe no coração de um DeMolay, puro, algo tão real como é visto nesta Casa hoje.

  Como existe um texto americano, que cita, de cada cem em um, eu espero pessoalmente, em nome da Ordem DeMolay, que nesse plenário, no futuro, eleitos, estejam boa parte de vocês, trabalhando, ocupando funções.

A Ordem DeMolay ama a democracia, batalha e luta por ela com a força de um jovem sem enxergar limites.

Obrigado a todos os presentes. Espero que estejam conscientes, como foi dito pelo irmão Rogério Carvalho.

Nós não viemos apenas fazer festa hoje. Viemos mostrar o compromisso social que temos fazendo a campanha de cadastramento de medula óssea, debatendo o futuro do Estado e garantindo, sim, à noite, o nosso compromisso de continuar lutando e cobrando cada vez mais.

  Agradeço ao Pai Celestial por permitir este momento a todos os que estão aqui, mas principalmente a todos os DeMolay que gostariam de estar aqui: aqueles que batalharam pela Ordem DeMolay brasileira e principalmente no Estado de São Paulo, aqueles que foram grandes oficiais executivos ou aquele simples DeMolay iniciático, que passou e contribuiu da melhor forma do seu coração.

O Grande Capítulo do Estado de São Paulo agradece, em nome de todos, ao irmão Bruno Covas pela disposição e abertura desta Casa e roga para que possamos cada dia mais trabalhar em prol da Ordem DeMolay na vida pública, na vida profissional, na vida pessoal e principalmente voltada ao próximo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Depois destas palavras fico até acanhado de falar. 

Caros DeMolay sobrinhos, caros irmãos maçons Cléber e Ballouk, não posso deixar de fazer uma menção especial ao meu irmão Clóvis, em nome de quem agradeço a presença de todos os irmãos da Loja Templários.

Amanhã, 18 de março de 2008, será o primeiro dia de comemoração ao Dia do DeMolay, instituído pelo Projeto de lei nº 1.156 de 2007, de minha autoria, aprovado pelos meus nobres pares no último dia 05.

Hoje nos reunimos para comemorar este dia e homenagear a Ordem DeMolay. Instituição que, desde 1919 no mundo e desde 1980 no Brasil, vem preparando jovens líderes para construção de um mundo melhor.

Um mundo melhor, sim, feito por todos nós cada um de sua maneira, cada um contribuindo.

Certa vez, uma Professora chamada Teresa, em seu primeiro dia de aula de um ano letivo, parou em frente aos seus alunos da quinta série primária e como todos os demais professores, lhes disse que gostava de todos por igual.

No entanto, ela sabia que isto era quase impossível, já que na primeira fila estava sentado um pequeno garoto chamado Ricardo, o qual não havia sido seu aluno no ano anterior. A professora havia observado que ele não se dava bem com os colegas de classe e muitas vezes suas roupas estavam sujas e cheiravam mal. Houve até momentos em que ela sentia prazer em lhe dar notas vermelhas ao corrigir suas provas e trabalhos.

Ao iniciar este novo ano letivo, foi solicitado a cada professor que lesse com atenção a ficha escolar de cada um dos alunos, para tomar conhecimento das anotações feitas em cada ano de sua vida escolar.

A Professora Teresa deixou a ficha de Ricardo por último, e quando a leu foi grande a sua surpresa.

A professora do primeiro ano escolar de Ricardo havia anotado o seguinte:

Ricardo é um menino brilhante e simpático. Seus trabalhos sempre estão em ordem e muito nítidos. Tem bons modos e é muito agradável estar perto dele.

A professora do segundo ano escreveu: Ricardo é um aluno excelente e muito querido por seus colegas, mas tem estado preocupado com sua mãe, que está com uma doença grave e desenganada pelos médicos. A vida em seu lar deve estar sendo muito difícil.

Da professora do terceiro ano constava a seguinte anotação: A morte de sua mãe foi um golpe muito duro para Ricardo. Ele procura fazer o melhor, mas seu pai não mostra nenhum interesse e logo sua vida será prejudicada se ninguém tomar providências para ajudá-lo.

A professora do quarto ano escreveu: Ricardo anda muito distraído e não mostra interesse algum pelos estudos. Tem poucos amigos e muitas vezes até dorme na sala de aula.

A professora Tereza se deu conta do problema e ficou terrivelmente envergonhada.  Sentiu-se ainda pior quando se lembrou dos presentes de Natal que os alunos lhe haviam dado, envoltos em papéis coloridos, exceto o de Ricardo, que estava enrolado num papel marrom de supermercado.

Lembrou-se de que abriu o pacote com tristeza, enquanto os outros garotos riam ao ver uma pulseira faltando algumas pedras e um vidro de perfume pela metade. Apesar das piadas, ela disse que o presente era precioso pela intenção, e pôs a pulseira no braço e um pouco de perfume sobre a mão.

Naquela ocasião, Ricardo ficou um pouco mais de tempo na escola do que o de costume, e ao encontrar a Professora após a aula Ricardo a abraçou e lhe disse que ela estava cheirosa como sua mãe.

Naquele dia, depois que todos se foram, a professora Tereza chorou por longo tempo...

Em seguida, decidiu-se a mudar sua maneira de ensinar e passou a dar mais atenção aos seus alunos, especialmente a Ricardo.

Com o passar do tempo, ela notou que o garoto só melhorava. E quanto mais ela lhe dava carinho e atenção, mais ele se animava.

Ao finalizar o ano letivo, Ricardo saiu como o melhor da classe.

Um ano mais tarde a Sra. Tereza recebeu uma carta em que Ricardo lhe dizia que ela era a melhor professora que teve na vida.

Seis anos depois, recebeu outra carta de Ricardo contando que havia concluído o segundo grau e que ela continuava sendo a melhor professora que tivera.

As notícias se repetiram até que um dia, ela recebeu uma carta assinada pelo "Dr. Ricardo Stoddard", seu antigo aluno, conhecido simplesmente como Ricardo.

Mas a história não terminou aqui. A Sra. Tereza recebeu outra carta, em que Ricardo a convidava para seu casamento e noticiava a morte de seu pai. Ela aceitou o convite e no dia do casamento, estava usando a pulseira que ganhou de Ricardo anos antes, e também o perfume.

Quando os dois se encontraram, abraçaram-se por longo tempo e Ricardo lhe agradeceu por ter acreditado nele, demonstrando que ele podia fazer a diferença.

E ela, com os olhos banhados em pranto, falou que ele estava enganado, pois havia sido ele que tinha ensinado que ela podia fazer a diferença.

Todos nós podemos de alguma forma melhorar a vida do outro e da nossa sociedade.

Seja em nossa família, com os amigos, em nossa escola, em nossa comunidade.

Tal como hoje fizemos nesta Casa... nos colocamos à disposição para salvar outras vidas, vidas de desconhecidos.

E esse espírito DeMolay mais do que ser homenageado, deve ser multiplicado no seio de nossa sociedade e levado a muitos outros jovens.

Mais do que esses valores e princípios que norteiam a Ordem DeMolay, como a família, companheirismo, fidelidade e civismo, mas o espírito de engajamento, de não esperar as coisas acontecerem, de fazer a diferença, de acreditar e agir... me faz admirar esse grupo de jovens, que mesmo com pouca idade, fazem muito mais para melhorar o mundo do que muitos outros.

Este é o dia de vocês, que merecem todas as nossas congratulações, admiração e apoio, líderes do futuro, mudando o nosso presente.

Este não é o dia em que a Assembléia de São Paulo presta homenagem à Ordem DeMolay, este é o dia em que a Assembléia de São Paulo aprende com a Ordem DeMolay. Muito Obrigado. (Palmas.)

Ouviremos agora a execução do Hino da Maçonaria, uma homenagem dos DeMolay aos patrocinadores da Ordem DeMolay, a Maçonaria.

 

                                                            * * *                                                                                                                                                                        * * *

 

- É executado o Hino da Maçonaria.

 

                                                             * * *

                                                                                                                                                                                                                                             * * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. Convido a todos para tirar fotos oficiais no Hall Monumental. Retornemos em paz, irmãos!

Está encerrada a presente sessão.

 

                                                            * * *                                                                         

                                                                                                                                                                                                                                             * * *

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 33 minutos.

                                                                                                                                                                                                       

                                                       * * *