http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

19 DE MARÇO DE 2012

008ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS “20 ANOS DA TV TRIBUNA DE SANTOS”

 

Presidente: TELMA DE SOUZA

 

RESUMO

001 - TELMA DE SOUZA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene para "Homenagear os 20 Anos da TV Tribuna de Santos". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Dá conhecimento de mensagens alusivas ao evento. Informa que a sessão deve ser transmitida pela TV Assembleia em data oportuna. Dá conhecimento do falecimento do Senhor Feliciano Nahimy, pai do Deputado Feliciano Filho, do PV. Informa que a primeira transmissão da TV Tribuna foi ao ar em 1º de fevereiro de 1992. Destaca a contribuição do canal para o desenvolvimento de Santos. Ressalta o público alcançado pelas transmissões da TV Tribuna. Fala sobre os investimentos em tecnologia do canal. Parabeniza a família Santini pelo trabalho realizado à frente da TV Tribuna. Anuncia homenagem, com entrega de flores, às Senhoras Renata Santini Cypriano, Flávia Santini, Thays Correa e Nina Santini.

 

002 - ROBERTO CLEMENTE SANTINI

Presidente da TV Tribuna, agradece a homenagem prestada por esta Casa à TV Tribuna. Faz histórico da criação do canal. Menciona eventos de grande relevância nacional transmitidos à população de Santos pela TV Tribuna.

 

003 - Presidente TELMA DE SOUZA

Anuncia homenagem, com entrega de placa, ao Presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Telma de Souza.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – TELMA DE SOUZA - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

 A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, essa Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Senhoras, Senhores aqui presentes, Srs. Parlamentares, Srs. Chefes de Executivo, essa Sessão Solene foi convocada pelo Presidente efetivo da casa, nobre Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação dessa Deputada, com a finalidade de homenagear a TV Tribuna da cidade de Santos, pelo seu 20º aniversário da TV Digital.

Para compor a Mesa, eu tenho a honra de chamar o Sr. Roberto Clemente Santini, Presidente da TV Tribuna, de Santos; (Palmas.) também o Sr. Marcos Clemente Santini, Presidente do Jornal A Tribuna de Santos; (Palmas.) Sra. Renata Santini Cypriano, Diretora do Grupo A Tribuna (Palmas.); e Flávia Clemente Santini, também Diretora do Grupo A Tribuna. (Palmas.) Nesse momento, a Mesa formada, convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Segundo Tenente PM Jássen Feliciano.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Essa Presidência agradece aos integrantes da Banda da PM, mais uma vez quando solicitada, o reconhecimento do Segundo Tenente PM Jássen Feliciano, seu maestro. Muito obrigada.

Temos a honra de termos entre nós as seguintes autoridades: Vereador Marcelo Del Bosco Amaral, vice-Presidente representando a Câmara Municipal de Santos; Vereador Francisco Leite da Silva, Bigode, representando a Câmara Municipal de Cubatão; Coronel Sérgio Del Bel, Comandante da Região do Litoral e Vale do Ribeira; Airton Vasconcelos, Diretor Administrativo da TV Tribuna; José Meneses, Diretor de Operações da TV Tribuna; Fernando Salgado, Diretor Comercial da TV Tribuna; Idopovit Alves, Diretor de Programação da TV Tribuna; Eduardo Silva, Editor Chefe da TV Tribuna; Luciano Fachioli, apresentador de TV; Carlos Conde, Editor Chefe do Jornal A Tribuna de Santos; Christóforo Kabbach, Diretor Titular do CIESP - Baixada Santista; Sergio Luis Cipriano, Jornal Primeiramão de Santos; Francisco Neto, representando o Ministro da Educação, Aloísio Mercadante. Renato de Andrade, representando o Secretário de Turismo, Márcio França; Vicente do Vale, vice-Presidente da Associação Comercial de Santos; Márcio Calves, Diretor Executivo da Associação Comercial de Santos, a quem essa Presidente agradece extremamente reconhecida à presença. Muito obrigada.

Nós recebemos muitos cumprimentos e eu passarei depois às mãos do Dr. Roberto Santini, das seguintes autoridades, Deputado Antonio Mentor; Deputado Pedro Bigardi; Sr. Geraldo Alckmin, Governador de São Paulo; Secretário de Meio Ambiente, Bruno Covas; Sidney Beraldo, Secretário da Casa Civil do Estado; Julio Semeghini, Secretário Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Nacional; Carlos Ortiz, Secretário de Emprego e Relações do Trabalho; Ivan Sartori, Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo; Gilberto Kassab, Prefeito de São Paulo; Rodrigo Lira, Presidente da OAB Subseção de Santos; Carlos Pinto, Secretário de Cultura de Santos; Adilson Junior, Vereador de Santos; Marcos Medina Leite, Reitor da Universidade Católica de Santos; José Lascani, Vereador de Santos; e Álvaro Batista Camilo, Comandante PM.

Não podemos nos queixar da grande repercussão e das pessoas que, elegantemente, fazem menção a essa solenidade. Eu queria informar que essa Sessão Solene será transmitida pela TV Assembleia Legislativa no próximo sábado, dia 24 de março, às 21 horas, pela NET canal 13, TVA canal 66, TV Digital canal 185, TV Digital Aberta Canal 61.2.

Estamos sendo também representados on line para todo o Estado de São Paulo, através da Assembleia Legislativa e também na NET.

Senhores e Senhoras. Essa Sessão Solene é uma sessão extremamente simples, mas no meu entender, extremamente representativa, tanto que me pediram para que eu pudesse também informar a morte do Sr. Feliciano Nahimy, pai do Deputado Feliciano Filho, do PV. Informo também que ela está sendo transmitindo ao vivo pelo site www.al.sp.gov.br..

Cabe-me, com muita honra, fazer a saudação a todos os Srs. que fazem parte de alguma maneira da família A Tribuna. Eu insisto em dizer que essa é uma sessão rápida. É uma sessão que tem a consistência de um início, meio e fim com um foco extremamente bem determinado e, na fala dessa Presidente, eu quero poder fazer ecoar a vontade de todos aqueles que nos cumprimentaram e de todos aqueles que nos acompanham nesse momento no plenário da Assembleia Legislativa.

Vinte anos de pioneirismo, inovação, jornalismo e responsabilidade regional! No
dia primeiro de fevereiro de 1992, entrava no ar a TV Tribuna que, em pouco tempo,
tornou-se uma das significativas referências da Baixada Santista, sendo exemplo aqui em São Paulo e em todo o Brasil, ancorada pela tradição do centenário jornal A Tribuna, a representativa marca da afiliada da Rede Globo na Baixada Santista é a responsabilidade para com o desenvolvimento regional. Os feitos históricos, as lutas, as alegrias e as
adversidades, que também fazem parte do jornalismo atento, sempre foram retratados pelas lentes da TV Tribuna. Lentes que, já há algum tempo, entraram na era digital. A TV Tribuna surge da inspiração de Roberto Mário Santini, homem empreendedor que, apoiado pela juventude e arrojo de seus filhos e também D. Regina, criou um marco no jornalismo regional. A emissora pioneira na transmissão dos acontecimentos não só do Litoral, mas também do nosso querido Vale do Ribeira. Alcança os lares de aproximadamente dois milhões de pessoas, em cerca de 30 municípios, que captam o seu sinal, levando informações, entretenimento e serviços.

A concessão, firmada com Evandro Guimarães, à época diretor da Central de
Afiliadas e Expansão da Rede Globo, precisava de profissionais preparados para o desafio. Foram recrutados no jornal A Tribuna o que havia de melhor e mais capacitado para atuar em televisão. Mas, sem dúvida alguma, o espírito inovador e competente de Carlos Manente, o primeiro editor regional da TV, foi o motor de arranque para o sucesso hoje reconhecido pelo povo paulista. Nesses 20 anos, além da retransmissão do sinal da Rede Globo, com toda sua excelência nas produções, a emissora une jornalismo, entretenimento, esportes. Cobre desde Política a Turismo. Sempre com o olhar voltado ao desenvolvimento regional, traz o que há de mais inovador e atraente, como por exemplo, Olimpíadas, provas de modalidades diversas, experiências nos principais portos do mundo e muito mais. O capitão deste navio super post-panamax, que a cada dia caminha para ser um China-max, é o compromissado e leal jornalista Eduardo Silva, que saiu das redações de A Tribuna para agregar competência ao que é transmitido pela tela da TV Tribuna.

Como prefeita na ocasião da criação da TV Tribuna, sou testemunha ocular do crescimento da região provocado pela emissora. Através de suas reportagens, a
Baixada Santista ganhou uma vitrine invejável, uma verdadeira relações públicas,
que mostra nossas oportunidades para investidores do Brasil inteiro e também do
exterior, sem esquecer-se de apontar para as nossas mazelas, tornando-se uma
grande aliada do povo na hora de corrigir as falhas que servem de obstáculo nos
trilhos do desenvolvimento. Assim, o mercado publicitário local evoluiu, ascendeu
e, atualmente, ganha prêmios nacionais e internacionais. Nas mãos de Roberto Clemente Santini, o hoje presidente da emissora, digamos, o prático deste navio, certamente apoiado pelos irmãos Marcos, Renata, Flávia e, antes o querido Paulo, está à transformação que nunca para. O site tvtribuna.com, as legendas em close caption e, claro, a implantação do sinal digital, são novas bases da emissora que, por essência, mostra mais uma vez seu pioneirismo.

Neste ano, a emissora contará com equipamentos mais modernos, transmissão ao
vivo via satélite, mais qualidade de imagem para o telespectador. Uma redação
para produção de notícias regionais para o G1, o portal da Globo, que já começou a ser
preparada. Para 2014, ano da Copa do Mundo, o Grupo A Tribuna marcará o seu
gol de placa, vai inaugurar o Tribuna Square, um complexo com 22 pavimentos que
abrigará os novos estúdios da TV e centros comerciais.

Para terminar, há que se exaltar novamente o empreendedorismo e vanguarda
deste grupo. A TV Tribuna assume o desafio, inédito na região, de entrar na
teledramaturgia. Com a minissérie Amores Santistas, que vai invadir a telinha com
histórias do nosso povo, a emissora coroa a sua tradição de se lançar aos novos
desafios. Brindará aos seus telespectadores com, além de notícias de qualidade,
entretenimento.

Tenho uma clareza meridiana dos desafios que nossa região tem pela frente. Esses desafios são imensos e exigirão esforços conjuntos de todas as esferas de poder. A participação popular será fundamental a cada instante. E, por tudo isso, tenho a certeza de que a TV Tribuna estará empenhada nesta empreitada, apontando, como sempre, o caminho mais curto para alcançarmos um futuro cada vez melhor para a nossa Baixada Santista.

Senhoras e Senhores, meninos, meninas, eu sempre tenho um aporte de informações, mas eu sempre gosto de falar do meu coração. Ter 20 anos de pioneirismo não é pouca coisa, eu vou fazer uma rápida comparação com algo que eu sofri e que já está superado, eu tenho certeza. Vocês da Tribuna também. Quando eu avisei que a região tinha petróleo. Eu fui chamada de vários objetivos, onde o mais brando era “delirante”. Com os Senhores e as Senhoras não foi diferente. Como esse grupo quer adentrar a TV e agora 20 anos, a época digital. Eu acho que o preço da ousadia é sempre o preço de quem sabe que não veio, a alguma maneira, a passeio na vida. Não é fácil, é extremamente difícil, nunca se contenta ninguém, sempre alguém não foi devidamente ouvido para uma reportagem ou não foi a sua versão. Eu sei que é difícil. Mas eu, que moro na Baixada Santista, os Senhores e Senhoras, sabem o que significa esse pioneirismo. Significa principalmente abrir as portas e as mentes das pessoas.

Com a iniciativa do jornal, que já tinha a sua atuação centenária extremamente gratificada, praticamente toda uma geração, aliás, várias gerações de jornalistas, empreendedores, e principalmente pessoas extremamente qualificadas na questão da escrita, ousou o Grupo A Tribuna ir para a imagem.

Eu penso, Roberto, Marcos, Renata, Flávia, que hoje é um dia muito especial. Eu digo que essa Sessão Solene é muito simples, mas nós estamos na Casa maior do povo no Estado de São Paulo, que é a Assembleia Legislativa. Essa sessão foi devidamente votada por unanimidade dos Srs. Deputados, portanto, os Senhores têm na retaguarda dessa sessão, todos os Partidos políticos que compõe essa Casa, ou seja, a sociedade devidamente representada aqui na Assembleia Legislativa.

Por isso, ao lado dos meus cumprimentos, que outros 20 anos surjam. Vamos nos preparar para a Copa e a TV Tribuna já vai fazê-lo, já apronta esse caminho. Vamos nos preparar para sermos sub-sede da Copa do Mundo, vamos nos preparar para a explosão do pré-sal, mas com qualidade de vida e planejamento, que é o que queremos. Eu queria saudar os Santinis, desde o pai, a mãe, aqueles que se foram e aqueles que estão presentes, para dizer que toda a retaguarda de mídia, a imagem colocada, a abertura de empregos, o conhecimento da Baixada Santista para todo o Estado de São Paulo mostra que os Senhores estão no caminho certo e nós estamos no caminho certo. É por isso que as questões solenes, solenemente, nós temos que comemorar. É por isso que nós aqui da Assembleia Legislativa, através dessa Deputada, oferecemos essa Sessão Solene aos 20 anos da TV Digital A Tribuna, que tenham outros anos 20 anos de profícua ação e competência, e realização. Muito obrigada.

Agora, a cerimônia de flores. Nós vamos entregar as flores evidentemente, não é por idade, porque ambas tem a mesma idade, mas eu começarei pela Renata Santini Cipriano, a quem eu peço evidentemente uma grande salva de palmas. (Palmas.)

Como são gêmeas, Flávia, por favor. (Palmas.)

Também chamo D. Nina Santini. (Palmas.)

Informo enquanto Nina sobe, que outros buques de flores serão encaminhados para a Sra. Thais e Regina.

Já nos aproximando do final dessa sessão. Eu passo a palavra ao Sr. Roberto Clemente Santini.

Eu já pedi ao Presidente da Casa, para que ele ficasse no andar de baixo, e Roberto Santini preferiu falar da tribuna popular.

 

* * *

 

- São feitas as homenagens.

 

* * *

 

O SR. ROBERTO CLEMENTE SANTINI - Muito boa noite, Deputada Telma de Souza; muito boa noite, caros Deputados; muito boa noite, Coronel Sergio Del Bel; muito boa noite, Vereador Del Bosco; demais autoridades, Senhoras e Senhores.

É motivo de muito orgulho representar a TV Tribuna na comemoração dos 20 anos, ainda mais em uma Casa tão importante para a democracia do Estado de São Paulo e do Brasil. A nossa historia tem um longo e bonito caminho, que começou a ser trilhado pelo meu saudoso pai, Roberto Mario Santini, foi ele que, mesmo realizado no comando do jornal A Tribuna, viu a importância de trazer para a nossa região uma emissora de TV. Batalhou por mais essa conquista para os moradores do litoral. Depois de conseguir a concessão, partimos para uma nova etapa. Formar uma parceria com a principal rede de TV do Brasil, a Rede Globo.

Finalmente, em um encontro com o Dr. Roberto Marinho, o acordo foi fechado. A TV Tribuna começou, se fortaleceu e cresceu, da Baixada Santista ao Vale do Ribeira, hoje transmitindo em digital.

Para a nossa felicidade, pudemos colaborar decisivamente com o crescimento da nossa região. Sugerindo, incentivando e propondo a discussão aberta dos nossos problemas. Sempre com a intenção de ajudar a população. Assistimos juntos os investimentos em saneamento básico, a melhora nas condições das praias, a construção da segunda pista da Imigrantes, o ‘boom’ imobiliário, o crescimento significativo do Porto de Santos, a recuperação ambiental de Cubatão. E a descoberta do pré-sal é a expectativa de toda a Baixada Santista cada vez mais forte, como polo de desenvolvimento do Estado de São Paulo.

E na hora do lazer, comemorando juntos até as vitórias e os títulos do Santos Futebol Clube. O progresso seguiu firme e um exemplo disso é a construção da nova sede da TV tribuna, localizada no Tribuna Square, que ajuda a consolidar a revitalização do centro histórico de Santos. Tudo isso só aconteceu e pode acontecer com uma Assembleia Legislativa atuante, com deputados que olham para a nossa cidade. As leis oficializadas aqui servem, definitivamente, para o nosso desenvolvimento.

Para encerrar, quero agradecer imensamente essa homenagem da Deputada Telma de Souza, e dos demais deputados, em um ano tão especial e tão marcante na vida da TV. Todas as homenagens são muito importantes para mim e para a minha família, por isso, estar aqui hoje é uma grande honra. Em nome da minha mãe, Regina Clemente Santini, dos meus irmãos e de todo o nosso Grupo, muito obrigado e uma ótima noite a todos. E quero dizer que minhas irmãs, Flavia e Renata Santini Cipriano, queriam entregar flores à Senhora.

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Muito obrigada, Roberto Clemente Santini, pelas palavras. O senhor tem que voltar aqui, porque nós precisamos entregar uma placa ao senhor.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT – Sr. Roberto Santini, eu tenho a honra de passar às suas mãos, mas antes tenho que ler o que está escrito aqui. Está escrito assim, “O pioneiro é uma criatura que não está nunca satisfeita de si mesma. Vive a bater seus próprios recordes. Assis Châteaubriant. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por iniciativa da Deputada Telma de Souza, parabeniza jornalistas, funcionários, equipe técnicas e direção da TV Tribuna, pelos seus 20 anos de atividade na Baixada Santista e no Vale do Ribeira. São Paulo, 19 de março de 2012. Telma de Souza, Deputada Estadual do PT, 4ª Secretária da Assembleia Legislativa”. (Palmas.)

Antes de encerrarmos essa sessão, eu insisto mais uma vez que essa Sessão Solene será transmitida no próximo sábado, dia 24 de março, às 21 horas. Net, canal 13, TVA, canal 66, TVA Digital canal 185 e TV Digital Aberta canal 62.2.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece as autoridades, aos funcionários da Casa e a todos que, com a sua presença, colaboraram para o êxito dessa solenidade, agradece aos senhores e senhoras presentes e declara encerrada a sessão. Muito obrigada. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 14 minutos.

 

* * *