1

 

12  DE  MAIO  DE 2000

9ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO  DO CENTENÁRIO DA ORDEM DOS AGOSTINIANOS DO BRASIL

 

Presidência: JOSÉ CARLOS STANGARLINI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 12/05/2000 - Sessão 9ª S. Solene  Publ. DOE:

Presidente: JOSÉ CARLOS STANGARLINI

 

HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DA ORDEM DOS AGOSTINIANOS DO BRASIL

001 - JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa, atendendo à solicitação do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de comemorar o Centenário do Ordem dos Agostinianos do Brasil. Convida todos  a ouvirem o Hino Nacional Brasileiro. Faz saudação aos presentes e historia a Ordem dos Agostinianos no Brasil. Anuncia número musical.

 

002 - JOSÉ BARBAR CURY

Cumprimenta o Presidente da sessão, Deputado José Carlos Stangarlini e as demais autoridades, na qualidade de ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de São José do Rio Preto. Homenageia os Padres Agostinianos pelos 100 anos de sua presença no Brasil e principalmente em cidades de nosso Estado.

 

003 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Anuncia um número musical.

 

004 - PEDRO ARNALDO FORNACIALLI

Na qualidade de Secretário-Geral Administrativo da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, ex-agostiniano e ex-seminarista, saúda o Presidente José Carlos Stangarlini e demais autoridades. Congratula-se com toda a família agostiniana pelo seu centenário de presença apostólica no Brasil e historia sua convivência com os padres agostinianos.

 

005 - PELAYO MORENO PALÁCIOS

Saúda o Presidente José Carlos Stangarlini e as demais autoridades. Historia a chegada dos primeiros padres agostinianos em 17 de junho de 1899 ao Brasil.

 

006 -  Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Anuncia a execução de dois números musicais.

 

007 - IVONE PIZZINATO VANZELLLI

Cumprimenta o Presidente José Carlos Stangarlini e as demais autoridades. Historia os primórdios das Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia, de cuja associação é Presidente.

 

008 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Entrega diplomas em homenagem aos participantes Padre Pelayo Moreno Palácios, Sra. Ivone Pizzinato Vanzelli e Padre Tomás Maria Ortiz España, representando o Padre Luís Miguel Cuadrado Gutierrez. Anuncia um número musical. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI  - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.                                             

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

*    *    *

 

            O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Presentes a  esta cerimônia o Revmo. Sr. Padre Pelayo Moreno Palácios, Superior Vice-Provincial da Vice-Província do Santíssimo Nome de Jesus no Brasil; Revmo. Sr. Padre Gaspar Blanco Ramos, Diretor Administrativo da Vice-Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil; Sra. Ivone Pizzinato Vanzelli, Presidente da Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia; Sr. Dr. José Barbar Cury, professor e jornalista; Revmo. Sr. Padre Luis Labrador Ramos, Superior da Comunidade Agostiniana Jesus Ressuscitado do Jardim Santa Bárbara, em São Mateus, São Paulo; Revmo. Sr. Padre Tomás Maria Ortiz España, Vice-Diretor do Colégio Santo Agostinho, representando o Revmo. Sr. Padre Luis Miguel Cuadrado Gutierrez, Prior e Diretor do Colégio Santo Agostinho; Revmo. Sr. Padre José Luis Arias Alves, Vice-Diretor do Colégio Agostiniano São José, de São José do Rio Preto; Revmo. Sr. Padre Miguel Lucas Pena, da Paróquia de Santa Rita de Cássia; Sr. Eije Motokashi, Presidente da Associação de Pais e Mestres do Colégio Santo Agostinho em São Paulo; Sra. Clara Okada Motokashi, Presidente da Associação de Pais e Mestres do Colégio Santo Agostinho em São Paulo; Sr. Dr. Paulo Mendonza Negrão, representando o Exmo. Sr. José Aníbal Peres de Pontes, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Srs. Deputados, meus senhores, minhas senhoras, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Vanderlei Macris, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o Centenário da Ordem dos Agostinianos do Brasil.

Convido a todos para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

+   +   +

 

-         É executado o Hino Nacional.

+   +   +

 

                        O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB -

 

(Entra leitura de duas folhas - “Na pessoa...”)

 

Ouviremos, agora, dois números musicais pelo Coral São José, do Colégio São José, de São José do Rio Preto.

 

***

 

- São apresentados os números musicais pelo coral.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Registro com satisfação as presenças do Reverendo Padre Alípio Martinez, do Colégio Agostiniano São José do Belém, do Presidente do Banco Bilbao Viscaya, Dr. Vicente Benedito e de sua esposa Maria Angeles e os convido a participar da Mesa.

Passo a palavra ao Prof. Dr. José Barbar Cury, ex-Vereador e ex-Presidente da Câmara Municipal de São José do Rio Preto.

 

O SR. DR. JOSÉ BARBAR CURY - Exmo. Sr. Deputado José Carlos Stangarlini, digno Presidente desta sessão solene; Reverendíssimo Padre Pelayo Moreno Palácios em nome de  quem cumprimento todos os padres religiosos aqui presentes; Exma. Sra. Ivone Pizzinato Vanzelli, Presidente da Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia em nome de quem cumprimento todas as senhoras aqui presentes; Exmo. Sr. Eiji Motokashi, Presidente da Associação de Pais e Mestres, do Colégio Santo Agostinho de São José de São Paulo; Exma. Sra. Clara Okada Motokashi, Presidente da  Associação de Pais e Mestres do Colégio Santo Agostinho de São Paulo; Exmo. Sr. Dr. Vicente Benedito, Presidente do Banco Bilbao Viscaya; Exmo. Sr. Pedro Arnaldo Fornacialli, Secretário Geral de Administração desta Assembléia Legislativa, ex-aluno do Colégio São José do Rio Preto em nome de quem cumprimento, por extensão, todos os Srs. Deputados desta augusta Casa,

 

( ENTRA LEITURA do Sr. José Barbar Cury - 6 Págs. - “Honra-me sobremaneira...” )

 

            O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Ouviremos o Coral do Colégio São José do Rio Preto, que apresentará  dois números musicais: o Magnificat e Trenzinho Caipira.

 

*              *      *

 

-           É feita a apresentação dos números musicais.

 

*          *          *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Ouviremos agora o Dr. Pedro Arnaldo Fornacialli, Secretário Geral Administrativo da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, ex-agostiniano, ex-seminarista.

 

O SR. PEDRO ARNALDO FORNACIALLI - Excelentíssimo Sr. Deputado José Carlos Stangarlini, que preside os trabalhos nesta noite, Padre Pelayo Moreno Palácios, Superior vice-Provincial da vice-Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil, na pessoa de quem saúdo todos os sacerdotes presentes nesta noite, demais autoridades, senhoras e senhores, é com grande emoção que venho a esta tribuna, nesta noite solene. De um lado, porque como funcionário deste Poder Legislativo há mais de 22 anos, é a primeira vez que tenho a oportunidade de fazê-lo, de vez que o uso desta tribuna é da função exclusiva dos Srs. Deputados, legítimos representantes do povo nesta Casa de Leis. Mas a emoção maior, senhoras e senhores, é participar desta solenidade não como funcionário deste Poder, e hoje ocupando o mais alto posto de hierarquia administrativa como Secretário Geral de Administração, mas especialmente por me considerar um agostiniano.

Nasci na cidade paulista de Dois Córregos e ainda no colo de minha saudosa mãe Antonia já freqüentava a Igreja do Divino Espírito Santo, então dirigida pelos Padres agostinianos Bernabé, aqui presente, Giron, Vicente Rabanal, Miguel Lucas, de quem fui coroinha, Miguel Lanero, dentre outros.

A convivência era tanta que culminou com o meu ingresso no Seminário Santo Agostinho, de Engenheiro Schmidt - ainda hoje distrito de São José do Rio Preto - levado pelo saudoso padre Miguel Lanero.

Devo confessar que os cinco anos ali vividos foram os melhores de minha vida: das aulas diárias de latim ministradas com carinho por padre Vidal Alonso Martinez; das aulas de matemática dos padres Carmelo Manzanárez e Luis Labrador - também aqui presente - das aulas de história de padre Isidoro Calvo; das lições de religiosidade de Padre Hipólito Martinez e tantos outros, como Padre Gaspar e Padre Mariano, que com certeza logo será  beatificado pela Santa Igreja.

O aprendizado obtido é inesquecível; o ensino religioso, o laico, a disciplina, a obediência e o respeito ao próximo foram de uma  valia sem tamanho em minha formação, além de tantos outros seminaristas que passaram pelo prédio de tijolos vermelhos de Engenheiro Schmidt, como nosso amigo José Heribaldo, aqui presente, também prestigiando esta comovente solenidade.

Do que somos, caro Heribaldo, devemos muito ao que nos foi transmitido pelos agostinianos, esses abnegados sacerdotes que deixaram sua pátria e aqui aportaram há cem anos para apascentar almas e transmitir o rico ensinamento de nosso fundador e protetor Santo Agostinho.

O momento é de homenagem a esse marco histórico. Deixo aqui minhas congratulações a toda a família agostiniana e minhas preces para que a semente aqui lançada já há um século continue por muito mais, dando os belos frutos que ora vem sendo colhidos em todos os lugares onde foram lançados nesta maravilhosa terra brasileira.

Muito obrigado. (Palmas.)

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Pelayo Moreno Palácios, Superior da vice- Provincial do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil.

 

O SR. PELAYO MORENO PALÁCIOS - Exmo. Sr. Presidente desta sessão solene da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado José Carlos Stangarlini; Exmo. Sr. Pedro Arnaldo Fornacialli, Secretário Geral da Administração desta Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; Exmo. Sr. José Barbar Cury, ex-Vereador durante 26 anos da São José do Rio Preto, nobre jornalista fundador de três jornais da região de São José do Rio Preto, grande amigo, irmão da fraternidade a agostiniana; Excelentíssimos amigos Dr. Vicente Benedito e esposa Maria Angeles; Exmo. Sr. Dr. Paulo Mendonza Negrão, também dando-nos o prazer da sua presença; preclara mesa composta de caros confrades, irmãos, irmãs; DD. Assembléia, onde vejo tantos amigos, ministros e lideranças das pastorais, professores, coordenadores das obras sociais e dos colégios, alunos dos dois colégios agostinianos de São José do Rio Preto, representados aqui pela Presidente do Grêmio Estudantil; senhores pais; funcionários; ex-alunos e operárias das oficinas de caridade Santa Rita de Cássia, acompanhadas da sua Presidente Dona Ivone Pizzinato Vanzelli, as palavras que acabamos de ouvir, tanto do prezado José Barbar Cury, quanto do prezado  ex-aluno, Secretário Geral desta Casa, Pedro Arnaldo Fornacialli, me deixam muito lisonjeado, sobretudo, vindo de pessoas tão próximas, vindo de pessoas que não falam apenas com palavras, que falam com o que eles sentem, com o coração, pessoas que viveram, vivem e continuarão amando a espiritualidade agostiniana, o trabalho dos agostinianos, trabalharam e estão sendo hoje os protagonistas desta homenagem, porque com eles  nós nos sentimos mais. 

Quando nossos primeiros padres chegaram ao Brasil, naquele 17 de junho de 1899, apenas descansaram alguns dias no Rio de Janeiro. Imediatamente começaram seu rumo a Catalão, a cidade no interior do agreste de Goiás. Chegaram no dia 2 de julho e 4 dias depois já tomavam posse da paróquia. Passaram a encarregar-se imediatamente das cidades de Catalão, Ipameri, Jataí, Rio Verde, Mineiros e Caiapônia. Traziam somente uma fé muito grande e o desejo enorme de servir. O primeiro prelado de Jataí, hoje diocese, foi o Exmo. D. Germano Vega Campón, agostiniano, enterrado hoje na cripta da Catedral. Logo veio um desafio grande, já foi dito aqui, trabalhar na Amazônia, onde o clero diocesano era insuficiente, e assim se estenderam pelo Amazonas, Assumindo as paróquias de Coari, Cadajás, Humaitá e Mauas.

Chegando também a São Paulo um dos desafios urbanos da metrópole, estavam mais gritantes na periferia e no interior do Estado. Assim, assumindo ao pouco 29 paróquias que já foram explicitadas pelo caro amigo José Barbar Cury, por isso não vou falar, e mais 4 na Capital, praticamente um diocese inteira, passando também a Minas Gerais, Paraná, continuando em Curitiba e Ponta Grossa até hoje, além da paróquia há um seminário para a formação dos futuros  sacerdotes e religiosos agostinianos. Desta maneira, caminhando junto ao povo, esses homens deixaram tudo para anunciar e proclamar a palavra de Deus, para ajudar toda esta gente a crescer na sua fé e amor, servindo a Deus e aos irmãos, conhecendo e defendendo a sua dignidade como seres humanos, criando comunidades e deixando-as prontas para serem assumidas pelo clero diocesano.

Verdadeiros desbravadores e testemunhas da fé. Às palavras de Cristo: “vocês serão minhas testemunhas até o fim do mundo”, eles fizeram jus. Ao mesmo tempo em que fizeram o anúncio da boa nova,  perceberam também a necessidade de  formar agentes de transformação em cidadãos, capazes de participar de uma sociedade  mais justa e mais humana. Foi assim que em 1901, dois anos apenas da sua chegada, começou a funcionar o primeiro colégio agostiniano, chamado de Santo Agostinho, e foi justamente aqui no Estado de São Paulo em Sorocaba, cidade do interior, passando a funcionar outro colégio na estação da Luz,  e em 1907  fundou mais colégio da ordem em Brotas, São Paulo também, no interior. O Colégio da Luz foi fundado em 1931, o conhecido Colégio Santo Agostinho, hoje aqui dignamente representado, e que continua em plena atividade naquele morro vermelho, no antigo rio Itororó, hoje apenas nos lembramos da ponte, porque  é uma as avenidas mais importantes da cidade, que travessa justamente este rio, Avenida 23 de Maio. Mais tarde, com a chegada de outros grupos agostinianos ao Brasil, criaram-se centros educativos em Goiânia, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Ainda em 1947 fundou-se mais um colégio em Engenheiro Schmidt, onde tivemos a honra de ter entre seus alunos a pessoa que vocês agora mesmo acabaram de ouvir falar, a quem agradecemos por suas palavras, o nosso excelentíssimo Pedro Arnaldo. Pois bem, esse colégio passou suas instalações ao Colégio Agostiniano São José, a partir de 1961, na cidade de São José do Rio Preto. Hoje a Escola Agostiniana está integrada por todas as famílias agostinianas, masculinas e femininas, chegando a um total de 16 colégios, dos quais 6 estão aqui em São Paulo. Das 58 paróquias que estão aos nossos cuidados, 23 estão em São Paulo. Se forjar homens e mulheres, adentrando-os na ciência e nos mistérios do ser humano, foi missão nobre e de alto cunho, nobre e digna, meritoriamente cumprida, dar-lhes uma formação humana, cristã, foi a proposta e o desafio maior. Assim hoje nos orgulhamos de termos tido educadores de  centenas e milhares de cidadãos, que no limiar de suas responsabilidades souberam servir ao país nas mais diversificadas áreas, ocupando os mais altos cargos da magistratura, como desembargadores e da vida pública, como vereadores, deputados, ministros e aquele que ocupa a Presidência dessa nobre sessão da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado José Carlos Stangarlini, ex-aluno como ele próprio já falou, do Colégio Agostiniano São José, aqui no Tatuapé, da Vicaria de Castella, também da Ordem de Santo Agostinho, assim como todo um leque de profissionais nas áreas mais diversas e em toda a área privada. Hoje, ouvindo tantos boatos e tantas confirmações de corrupção na área política, muito nos orgulha e nos ilumina como a lâmpada do Evangelho, mostrar-nos como devemos apostar por um estado de direito, onde a justiça seja a lei maior para todos e os direitos de todos sejam respeitados por igual. Por isso, quando sentimos que pessoas formadas que têm uma dimensão agostiniana, que tem uma visão cristã, que tem os princípios cristãos, iluminam esta Assembléia, iluminam os diferentes lugares onde estamos, isso nos dá muita satisfação, nos orgulha e nos anima também no trabalho que muitas vezes não é fácil, é árduo, se torna difícil, se torna escabroso, mas tudo isso nos anima ver que vocês que têm a responsabilidade perante a sociedade, assumem a tocha e são luz para iluminar como fala o próprio Evangelho, sem esquecer-nos nunca que também, apesar do mundo violento, Deus colocou no coração do ser humano o amor que é o único que realiza o ser humana. Somos nós, que por este amor,  a Deus e ao próximo por esse amor que colocou nos primeiros pioneiros, eles foram os que repartiram os seus bens com aqueles que não tinham nem o necessário.

O fundamento do cristianismo e a égide do carisma agostiniano  é repartir os bens com aqueles que não têm nem o necessário. Isto precisou de uma entidade civil que pudesse dar sustentação a essas obras. Foi criada então a Sociedade Instrução e Socorros, cujo artigo 1º reza: a Sociedade Instrução e Socorros tem como finalidade, criar, congregar, dirigir, ter obras que visem a beneficência, a promoção humana a educação a cultura a assistência à coletividade etc., e foi fundada em São Paulo, aqui nesta cidade, em 23 de agosto do ano de 1921, sendo que pela Lei 9473, de 5 de julho do ano 1966,  esta Assembléia Legislativa, nobre Deputado que vos ocupa essa sessão e o governador Laudo Natel promulgava o ato de reconhecimento de utilidade pública para todo o Estado, hoje também é de utilidade pública municipal e federal. Hoje, em São Paulo, na cidade de Dois Córregos, onde nosso amigo Pedro Arnaldo nasceu e nos disse que foi batizado pelos padres agostinianos, hoje continua a obra social, nós não estamos presentes como párocos, mas a obra social continua sendo dirigida pelos párocos agostinianos.

Atendemos um grande número de crianças, jovens e adultos nas nossas comunidades, em parceria com a Prefeitura, com ajuda de particulares e entidades, algumas delas aqui presentes como o Banco Bilbao Viscaya que também nos ajudou. Todos os dias são distribuídas 4.650 refeições, são 492 jovens formando em cinco cursos profissionalizantes, 795 adolecentes, em Centros  de juventude, 519 crianças em duas creches e 1900 adultos de cursos de alfabetização, ajuda às mães gestantes e idosos atendidos. Estamos fazendo mais um centro, onde serão atendidas 900 crianças no Jardim Santo André, na periferia de São Mateus, seguindo o que o professor José Barbar Cury  indicava, a missão que não termina nunca. Hoje a sociedade completa 79 anos de atividades de promoção humana reconhecida. Mas seríamos injustos, e hoje não se faria justiça se tudo isso que eles fizeram, e nós continuamos fazendo  atribuíssemos a nós.

Graças sejam dadas, em primeiro lugar, como nos diz São Paulo, ao senhor nosso Deus, que nos escolheu para fazer a sua obra, Ele que continua agindo através dos seus servos e não só de nós, como de todos vocês, servos fiéis de todas as nossas mãos das que estão aqui presentes porque assim que elas estão fazendo o bem, juntas, todas as mãos juntas. Não são os padres agostinianos sozinhos não. Coitados. Que faríamos sem vocês, leigos e leigas, que tanto bem fazem e tão bem sabem servir. Esta homenagem é a todos vocês irmãos, irmãs das fraternidades leigas agostinianas, a vocês nossos amigos que trabalham ao nosso lado, professores, pais, alunos, ex-alunos, paroquianos que formamos a grande família agostiniana, a família do Grande Agostinho de Hipona, o mais sábio dos Santos, o mais Santo de todos os  sábios, conforme o dito popular. Pois bem, não quero encerrar ainda essas palavras, sem deixar ao nobre Deputado e à Assembléia Legislativa ao formalizar esta homenagem os nossos mais profundos agradecimentos. Mas quero também deixar sem precisar citar nome de ninguém em particular, pois ficaria uma lista infindável de milhares e milhares de pessoas certamente que tornaria esta sessão solene muito monótona e mesmo tomando todo o cuidado possível sempre haveria muita gente que ficaria incógnito. Por isso vou citar apenas uma entidade como reconhecimento e agradecimento nela a todos vocês aqui presentes, e a todos aqueles que durante todos esses cem anos fizeram sua atividade junto conosco, uma entidade que foi fundada pelo padre Domingos de Lemos e a Sra. Constança Naclério Tolosa  Oliveira e Costa aqui em São Paulo, no ano 1926, e que durante todos esses anos não tem parado de crescer estando hoje esta entidade espraiada por todo o Brasil, fazendo bem aos mais necessitados, vestindo o nu, confeccionando roupas para aqueles que não tem o que vestir, confeccionando roupas para os hospitais, para poderem atender aqueles doentes que não  sequer para pagar nem para cobrir-se. Esta é a Associação de Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia, representadas pela sua Presidente, dona Ivone Pizzinato Vanzelli. Assim quero encerrar este meu agradecimento. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Ouviremos mais dois números do Coral.

 

                                                           *          *          *

- São executados os números musicais.

 

                                                           *          *          *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Agradeço a participação do coral formado por alunos, pais, alunos, ex-alunos e funcionários.

Tem a palavra a Sra. Ivone Pizzinato Vanzelli, Presidente da Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia.

 

A SRA. IVONE PIZZINATO VANZELLI

 

(Segue leitura - uma folha- “Presidente da...”)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Vamos fazer agora a entrega dos diplomas em homenagem aos participantes.

- Ao Revmo. Padre Pelayo Moreno Palácios, Superior vice-Provincial da vice-Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil. (Palmas.)

- À Sra. Ivone Pizzinato Vanzelli, Presidente da Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia. (Palmas.)

- Ao Revmo. Padre Tomás Maria Ortiz Eapaña, representando o Revmo. Padre Luis Miguel Cuadrado Gutierrez, Prior e Diretor do Colégio Santo Agostinho. (Palmas.)

+   +   +

 

- (É feita a entrega dos diplomas.)

 

+   +   +

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Ouviremos agora mais um número do Coral, que fará a apresentação do “Canta Brasil”.

+  +   +

 

- É executado o número musical.

 

+   +   +

           

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Encerrado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade e convida a todos para um coquetel no Hall Monumental.

 

***

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 39 minutos.

 

***