1

 

01 DE ABRIL DE 2005

009ª SESSÃO SOLENE EM comemoração aos 30 anos de organização da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil

 

Presidência: VAZ DE LIMA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 01/04/2005 - Sessão 9ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: VAZ DE LIMA

 

COMEMORAÇÃO DOS 30 ANOS DE ORGANIZAÇÃO DA IGREJA PRESBITERIANA RENOVADA DO BRASIL

001 - VAZ DE LIMA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar os 30 anos de organização da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil - IPRB. Convida todos os presentes para, de pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro. Saúda a entidade em nome da Assembléia Legislativa. Expressa sua alegria em acompanhá-la desde seu nascimento. Anuncia a execução de número musical.

 

002 - ALTAIR MATEUS NUNES

1º Secretário da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, aponta a relevância do trabalho espiritual e social dos evangélicos em prol do país.

 

003 - Presidente VAZ DE LIMA

Anuncia a execução de número musical.

 

004 - ROBERTO BRÁS DO NASCIMENTO

Vice-Presidente da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, conduz prece em favor da Assembléia e dos Deputados.

 

005 - ADVANIR ALVES FERREIRA

Presidente Nacional da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, elenca os lugares e nações aonde a entidade chegou e atua. Recorda seu surgimento e considera a obra que ainda tem a realizar. Entrega ao Deputado Vaz de Lima edição comemorativa da Bíblia.

 

006 - Presidente VAZ DE LIMA

Anuncia a execução de número musical.

 

007 - JOSÉ MAURÍCIO PEREIRA

Secretário-Executivo da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, conduz prece em favor da Pátria e do povo brasileiro.

 

008 - Presidente VAZ DE LIMA

Agradece pelo exemplar da Bíblia comemorativa. Agradece pela confiança que os irmãos têm depositado em si, conduzindo-o para esta Casa de Leis. Elenca uma série de sessões solenes realizadas no mesmo espírito desta em curso. Coloca-se à disposição da Igreja e afirma que o mandato é seu atual ministério.

 

009 - ELZI GOMES FIALHO

2º Tesoureiro da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, conduz prece de agradecimento pela realização da presente sessão.

 

010 - ADVANIR ALVES FERREIRA

Impetra a benção apostólica.

 

011 - Presidente VAZ DE LIMA

Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Já que se trata de uma sessão solene vamos cumprir o nosso protocolo - embora vamos transformá-la num culto ao nosso Deus - nomeando as autoridades presentes: Pastor Advanir Alves Ferreira, Presidente Nacional da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil; Pastor Roberto Brás do Nascimento, vice-Presidente da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil; Pastor José Maurício Pereira, Secretário-Executivo da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil; Pastor Altair Mateus Nunes, 1º Secretário da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil; Pastor Elzi Gomes Fialho, 2º Tesoureiro; Pastor Joel Ribeiro de Camargo, Diretor da Junta de Publicações; Pastor Daniel da Silveira, Diretor da Missão Priscila e Áquila; Pastor Anairton de Souza Pereira, Presidente do Presbitério Vale do Paraíba; Pastor Ramsés de Jesus Azevedo, Presidente do Presbitério Osasco; Pastor José Roberto, Presidente do Presbitério de Auriflama.

Na medida que chegarem outros presidentes de presbitérios e autoridades vamos continuar nominando.

Minhas senhoras, meus senhores, meus irmãos, esta sessão solene foi convocada atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os 30 anos de organização da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil.

Convido todos para que, em pé, ouçamos o Hino Nacional Brasileiro, que será executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro 1º Sargento Thiago.

 

* * *

 

-         É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo e ao seu regente 1º Sargento Thiago.

Meus irmãos, permitam-me fazer uma breve saudação cumprimentando o Pastor Advanir, e por intermédio dele todas as autoridades, nossos irmãos também presentes nesta Casa do povo paulista, que está fazendo 170 anos e que tem acompanhado a vida do nosso estado. Aqui temos a responsabilidade de fazer as leis orientadoras da vida do povo que no nosso estado reside.

Esta Casa tem passagens belíssimas como instituição na defesa do povo paulista, na defesa da democracia no nosso País e, portanto, é com grande alegria, Pastor Advanir, que o recebemos aqui para este momento solene. O povo paulista, através do seu Parlamento, quer estar junto com a Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil.

O nosso requerimento foi aprovado por unanimidade. Hoje é uma sexta-feira e os Deputados já estão nas suas bases, mas não foram poucos aqueles que durante a semana me pediram para que cumprimentássemos os irmãos, para que desejássemos aos irmãos muita alegria, muitas felicidades, muita paz, muitos dos quais conhecem o trabalho da igreja, convivem com a igreja e testemunham, como eu, a relevância do trabalho da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil.

Eu, particularmente, tenho a alegria e a bênção de acompanhar a vida da igreja desde o seu nascimento, aliás, desde quando ela não era ainda Igreja Presbiteriana Renovada, quando no início era o primeiro grupo da cristã presbiteriana, que em 1968 surgiu a partir da Igreja Presbiteriana do Brasil. Posteriormente, a IPIR - Igreja Presbiteriana Independente Renovada - em 1972. Acompanhei aqueles primeiros anos, até que os irmãos pudessem formar esta Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, que vem dando tanta alegria para o Brasil e tão bom testemunho a nossa Pátria.

Ao longo desses trinta e tantos anos, eu sou, Pastor Advanir, testemunha viva do quanto Deus nos tem abençoado, do quanto Deus tem feito prosperar o ministério de vocês, de quantas vidas tem sido recuperadas pelo trabalho que vocês têm realizado.

Particularmente aqui no Estado de São Paulo eu gostaria de, em nome do povo paulista, agradecê-los e agradecer a Deus por aquilo que vocês têm realizado aqui pelo Estado de São Paulo.

Que Deus continue a prosperar a vida dos irmãos e que continuem sendo fiéis testemunhas do Evangelho de Jesus Cristo. Que os irmãos continuem a ser o bom exemplo para a nação brasileira.

Que Deus nos abençoe na continuidade da nossa celebração. Seguindo a nossa celebração, vamos cantar, junto com a orquestra e o coral, o Hino Oficial da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil. Vamos nos colocar de pé para este momento de tributo ao nosso Deus.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - A orquestra e o coral, como todos sabem, são da primeira Igreja Presbiteriana Renovada de Osasco.

Antes de passar a palavra ao 1º Secretário Nacional da igreja, Pastor Altair Mateus Nunes, gostaria de registrar também a manifestação do Vereador Roberto Tripoli, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, que deixa sua saudação e seus cumprimentos. O Deputado Simão Pedro, da nossa Casa de Leis, fez questão de registrar isso também em um ofício, e o Secretário de Habitação do nosso Estado, Manoel Fernandes, também não pôde comparecer, mas envia o seu cumprimento.

Vamos ouvir a palavra do 1º Secretário da igreja, Pastor Altair.

 

O SR. ALTAIR MATEUS NUNES - Exmo. Sr. Presidente desta Sessão Solene, Deputado Vaz de Lima; Exmo. Sr. Presidente da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, Pastor Advanir Alves Ferreira; companheiros da Diretoria Nacional da Igreja; companheiros da Diretoria Administrativa; caros colegas pastores, esposas, convidados, presbíteros, a graça do Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vós.

Este é um momento de muita alegria e de completa satisfação quando a nossa igreja, tão querida por todos nós, completa 30 anos de labor e trabalho suado de cada um dos pastores aqui presentes, e também de muitos, de centenas deles ausentes, pela distância e por motivos os mais diversos.

Quero registrar aqui, até com tristeza, a ausência do Pastor Ildefonso, Presidente do nosso Presbitério da zona norte de São Paulo que, ao sair para se dirigir a esta Casa, sofreu um acidente automobilístico, e que juntamente com a sua igreja e alguns representantes do presbitério não puderam chegar aqui. Estão aqui alguns pastores da zona norte que conseguiram aqui chegar. Muito obrigado pela presença dos senhores. É uma alegria tê-los conosco. É também uma alegria ter conosco a Orquestra da nossa Igreja de Osasco, o Coral da Igreja de Carapicuíba. Seria impossível nomear todos que aqui se encontram, porque todas as regiões de São Paulo nos atenderam e aqui vieram confraternizar-se conosco nesta festa muito boa dos 30 anos da nossa querida IPRB.

Cabe-me também, Exmo. Sr. Deputado, agradecer a sua bondade e gentileza em promover esta festa tão bonita juntamente com a sua equipe que trabalhou, sei muito bem disso, para que este momento fosse tão belo. Agradecemos este carinho e apoio. Estamos felizes com isso. O Senhor nosso Deus certamente está muito feliz também, por saber que nesse ambiente tão ocupado de tantos trabalhos as pessoas param um pouco para comemorar o crescimento do Reino de Deus neste estado e neste país.

Isto é muito importante porque a igreja evangélica representa a libertação de muitas vidas. É um trabalho social de alta envergadura, um trabalho espiritual indispensável. Exmo. Deputado, que sabe muito bem porque é também evangélico, este país não seria o que é se não fosse o trabalho desta e de outras denominações que, com muito zelo, trabalham na obra de Deus, levando o Evangelho de Jesus, levando no peito um amor muito grande pelo Reino de Deus.

Cabe então a nós, membros desta diretoria, nesta noite, reiterar nossos agradecimentos aos pastores presentes, esposas, obreiros, a todos os membros da igreja e aos simpatizantes que porventura não sejam membros, até pelo trabalho e dedicação de estar conosco nesta noite, mas muito mais do que isso, pelo trabalho que enobrece a igreja, que engrandece o Reino de Deus e que glorifica o Senhor Jesus Cristo. Com o trabalho de cada um desses pastores que vestiram a camisa, agora estamos colhendo frutos de um trabalho árduo de 30 anos.

Esta homenagem, que a nossa igreja recebe hoje é merecida pelo exercício sacerdotal do ministério na pregação do Evangelho, no discipulado das almas, na recuperação das vidas, na restauração das famílias, na educação das crianças e no engrandecimento do nome de Jesus. Muito obrigado por esta oportunidade tão importante. Que Deus abençoe cada um de nós. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Palavras muito bonitas do Pastor Altair. Pena o comunicado do acidente do Pastor Ildefonso, provavelmente o mais antigo amigo da igreja, talvez desde 1967. Vamos orar para que Deus coloque a sua mão sobre a sua vida e a seu rebanho.

Está conosco também o representante, Secretário-Executivo do Presbitério São Paulo, Pastor Gaspar. Por favor, pode sentar-se conosco. Enquanto o pastor Gaspar se dirige para cá, vamos ouvir o hino com a orquestra e também uma coreografia lá da 1ª de Osasco.

Coisa bonita que está acontecendo no nosso meio é essa história de coreografia. Muito bonita essa coisa de usar o corpo para engrandecer a Deus. Então vamos, nesse espírito de adoração, apreciar a orquestra e coreografia da primeira de Osasco.

Dona Yeda, está bonito, não está? Dona Yeda conhece tudo aqui da Casa, acompanha tudo e gosta muito. Muito bom.

 

* * *

 

- É apresentada a coreografia.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Vamos ouvir o Pastor Roberto Brás, Vice-Presidente da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, que fará uma oração.

Vamos nos colocar de pé e, além de orar espontaneamente a Deus, como desejar seu coração, vamos pedir que inclua na sua oração esta Casa de Leis, o trabalho que aqui realizamos na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, para que Deus ilumine aqueles que têm aqui a responsabilidade de fazer as leis neste Estado.

Pedimos também que não se esqueçam de orar pela saúde do Pastor Ildefonso.

 

O SR. ROBERTO BRÁS DO NASCIMENTO - Grande Deus e Pai Celestial, agradecemos pelo privilégio de estarmos nesta Assembléia Legislativa. Quero te louvar, Senhor, pela vida do Deputado Rodrigo Garcia, Presidente desta Casa, pela vida do Deputado Vaz de Lima, que abriu as portas e que providenciou esta sessão solene, pelas autoridades da igreja que estão aqui, pelos nossos colegas pastores, por todas as pessoas que pertencem a essa agência de salvação instalada no Brasil e no mundo chamada Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil.

Senhor, nesta noite, quero abençoar a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, um Estado especial nesta Federação, pois é o Estado com maior destaque no País. Daqui saem as decisões mais importantes de toda Nação brasileira. Quero te louvar, ó Pai, por esta Assembléia Legislativa, e, abençoando a Assembléia, quero estender, Senhor, como brasileiro e paulista que sou, a bênção de Deus para todo o território nacional.

Senhor querido, que a graça de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo possa abençoar poderosamente os Deputados desta Casa de uma forma que eles sejam justos na elaboração das leis. Que tenhamos leis justas que beneficiem de fato a nossa população brasileira e, acima de tudo, honrem o nome de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Pai, nós acreditamos, como diz a Bíblia Sagrada, que toda autoridade é constituída pelo Senhor das Nações, pelo Senhor que reina sobre toda a terra. Pai, abençoe poderosamente esta Casa.

Mais uma vez, abençôo a vida do Deputado Vaz de Lima e do Presidente desta Casa, bem como de todos aqueles que fazem parte da Mesa Diretora desta Casa de Leis.

Quero abençoar o Pastor Ildefonso que, na tentativa de vir para cá, sofreu um acidente. Pai querido, cuida do teu filho. Tu sabes exatamente o que ele está enfrentando. Com certeza, nossa alegria seria tê-lo aqui, Senhor.

Obrigado por tudo, Pai. Obrigado por esta oportunidade e, acima de tudo, declaramos, como ministro e profeta de Deus, a bênção de Deus sobre esta Casa, sobre este Estado, sobre esta Nação, em nome de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Amém, Senhor.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Pastor Advanir Alves Ferreira, Presidente Nacional da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil.

Antes de o Pastor Advanir usar da palavra, gostaria de dizer que sou amigo do Pastor Ildefonso há mais de trinta anos. Quando eu pastoreava a Igreja Presbiteriana Independente de Palestina, perto de São José do Rio Preto, pelo menos duas vezes por ano ele ia lá e participava conosco, juntamente com sua equipe de músicos. Durante esta semana, gostaria de visitá-lo, se possível, para ver como está, pois é uma pessoa de quem tenho muitas recordações boas.

Tem a palavra o Pastor Advanir Alves Ferreira.

 

O SR. ADVANIR ALVES FERREIRA - Exmo. Sr. Deputado Estadual Vaz de Lima, mui digno solicitante desta sessão solene, com quem temos desfrutado alguns anos de prazerosa amizade, queremos dizer que nos sentimos felizes por estarmos aqui juntos nesta noite toda especial para nossa denominação, que completa trinta anos de existência glorificando e exaltando o nome do Senhor Jesus.

Gostaria de dirigir uma saudação especial ao Exmo. Sr. Presidente da Assembléia Legislativa deste Estado, Deputado Rodrigo Garcia, e a todos os demais Deputados. Sabemos da importância do trabalho de cada um para que o Estado de São Paulo tenha bom êxito e consiga se fortalecer cada vez mais.

Também quero cumprimentar meus colegas da Diretoria Executiva que aqui se encontram, pessoas com quem temos trabalhado, pessoas dignas, abençoadas, verdadeiros companheiros, os presidentes de presbitérios presentes, os presidentes das nossas instituições, que muito nos têm ajudado. Gostaria também de dirigir meu cumprimento aos pastores e esposas aqui presentes, através de quem a Renovada tem crescido e o nome do Senhor tem sido levado a muitos corações; vidas têm sido salvas, libertas e abençoadas.

Esta reunião se torna muito mais importante em razão da presença de cada um desses servos abençoados, desses queridos irmãos do coral abençoado, amigos presentes, esta é a minha saudação em nome da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil.

Neste momento, gostaria de ler um texto da Palavra, que se encontra na carta do apóstolo São Paulo à igreja de Éfeso, capítulo 3, versículos 14 a 21:

“Por causa disso me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, para que segundo as riquezas de sua glória vos conceda que sejais corroborados com o poder pelo seu espírito no homem interior, para que Cristo habite, pela fé, no nosso coração, a fim de que estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender com todos os santos qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo mais abundantemente e além daquilo que pedimos, ou pensamos, conforme o poder que em nós opera, a esse, glória na igreja por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.”

A Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, que completa 30 anos, conta hoje com mais de 800 pastores trabalhando de uma maneira efetiva e realizando o seu trabalho com ardor. Temos quase 1.500 trabalhos neste País, entre igrejas e congregações. Estamos em todos os estados desta Nação. Temos chegado a cada estado para realizar a obra que o Senhor nos tem ordenado. E Deus tem sido fiel para conosco.

Além do Brasil, estamos também em 13 outras nações. Aqui na América do Sul, temos trabalhos na Colômbia, na Argentina e no Chile. Temos também igreja nos Estados Unidos da América. Estamos na África, com trabalho na África do Sul, Moçambique, Cabo Verde e Angola. Também temos igrejas na Europa: Inglaterra, Portugal e Itália. No ano passado, o nosso trabalho também chegou à Índia. E temos uma forte igreja no Japão. No início deste ano, chegamos a mais dois outros países, completando o número de 15: Polônia, onde um casal de missionários tem realizado um grande trabalho para o Senhor e Guiné-Bissau, mais um país africano, para onde foi enviada uma missionária, oriunda do Estado Mato Grosso.

Então, a nossa igreja tem crescido, a nossa igreja tem tido grande desenvolvimento e nós glorificamos ao Senhor por isso. Deus tem sido maravilhoso, Deus tem sido fiel para conosco como ele sempre foi. É um Deus de poder, é um Deus que faz acontecer. Assim, a Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil veio para marcar uma presença importante nesta Nação e em outras. Tudo isso realmente é motivo para glorificarmos o nome do Senhor.

É uma igreja que começou pequena e hoje já tem quase 100 mil membros, que não é um número pequeno, é significante. E temos crido que o Senhor haverá de multiplicar esta igreja, tudo com o objetivo de fazer com que o Evangelho alcance multidões.

Rapidamente, eu gostaria de dizer que a Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil é resultado do derramamento do Espírito Santo, em Jerusalém, há dois mil anos. Somos resultado daquele momento histórico para o mundo. O nosso Jesus tinha dado a sua vida por nós, tinha sofrido em nosso lugar, tinha morrido naquela rude cruz. Mas, ao terceiro dia, Ele ressuscitou. E Ele continua vivo e sempre continuará sempre vivo.

Cumprindo a sua promessa na festa de Pentecostes, Jesus enviou o Espírito Santo e quando 120 pessoas foram cheias do Espírito Santo, começou ali a grande obra de Deus nesta Terra: era a igreja pentecostal abençoada, visitada pelo Espírito, fazendo a obra do Senhor, dando continuidade àquilo que Jesus tinha começado de uma maneira muito forte.

Entretanto, a Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil é também resultado da reforma protestante ocorrida no início do século XVI da era cristã. Muitos homens valorosos fizeram com que a obra do Senhor florescesse naquela oportunidade. Lutero, Calvino e Zuinglio foram sem dúvida os principais. Ali, surgia uma igreja que não queria simplesmente o nome de igreja cristã. Mas era uma igreja que estava preocupada em vivenciar os princípios bíblicos e fazer com que os ensinamentos do Senhor fossem reais no coração de cada um dos seus seguidores.

A igreja, de uma maneira significante, ressurge para o mundo. Através de Calvino, surge o movimento presbiteriano, a igreja presbiteriana. E essa igreja, com o passar dos anos, ao invés de perder força, conseguiu realmente fazer com que o nome do Senhor fosse propagado em tantos lugares. Somos resultado também desse movimento.

Por último, a Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil é resultado do grande avivamento espiritual que veio sobre o Brasil nas décadas de 60 e 70 do século passado. Que manifestação maravilhosa! O Senhor visitou tantas igrejas e o Espírito Santo invadiu de uma maneira maravilhosa os corações de homens e mulheres e pôde levá-los a sentir realmente o verdadeiro valor de servir a Deus.

Não só no meio presbiteriano, mas também em outras denominações, houve a grande obra de renovação. E no final dos anos 60 surgiu, como já foi dito pelo nosso nobre Deputado Vaz de Lima, a Igreja Cristã Presbiteriana, oriunda da Igreja Presbiteriana do Brasil, uma Igreja que nasceu abençoada e forte. Em 1972 surge a Igreja Presbiteriana Independente Renovada, que saiu da Igreja Presbiteriana Independente, também uma Igreja abençoada, uma Igreja avivada.

Mas, em 08 de janeiro de 1975, houve um momento histórico. Vivemos num mundo de tantas divisões e por isso muito mais fácil dividir do que somar. Mas conosco aconteceu o contrário. Tivemos uma junção, uma união de duas denominações. Ao invés de se dividirem em outras, essas duas se uniram - Igreja Cristã Presbiteriana e Igreja Presbiteriana Independente Renovada. Surgiu então a Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, Igreja que nasceu na unção do Espírito Santo.

E essa Igreja continua. Trinta anos depois estamos mais animados do que no passado. Sentimo-nos muito mais preparados para levar a palavra poderosa do Senhor e fazer com que vidas sintam realmente o verdadeiro valor do Evangelho.

A Igreja aqui está representada, principalmente por obreiros do Estado de São Paulo, e temos observado que cada um tem tido um novo ânimo. Temos ouvido de Deus que os propósitos do Senhor para conosco, da Igreja Presbiteriana Renovada, são maravilhosos. Digo a cada um de vocês, queridos pastores, esposas, irmãos aqui presentes, Mesa, que essa Igreja tem muito a realizar.

E ela o fará no poder do Senhor, na unção do Espírito Santo. Ela chegará a muitos lugares nesta nação - e também em outras nações - e com certeza vidas estão clamando para que algo aconteça. Essas vidas provarão o poder do Evangelho. Jesus chegará a esses corações e a bênção de Deus será real em suas vidas.

É a nossa denominação, denominação que amamos de verdade. Amamos porque é uma denominação do Senhor. Não estamos desejosos de ser a melhor Igreja do Brasil e do mundo. Queremos simplesmente ser uma Igreja santa, uma Igreja pura e voltada para a palavra do Senhor. Jamais queremos abandonar os princípios dessa palavra. Pelo contrário, queremos propagá-los, e fazer com que este seja um país melhor e também que outras nações possam alcançar algo com que jamais sonharam, que é um derramar extraordinário do Espírito Santo, como já aconteceu, e acabei de citar.

Esta Igreja continuará com o objetivo de pregar o Evangelho a todos os povos, sem nenhuma discriminação. Queremos abençoar todos. Não abandonaremos esse nosso objetivo. Continuaremos também prestando assistência a pessoas carentes, que estão à margem da sociedade, pessoas que precisam de uma mão estendida, de um atendimento médico e, quem sabe, de alimentos. Temos feito isso e continuaremos a fazer, porque entendemos que assistência social também é uma determinação do nosso mestre Jesus.

Continuaremos intercedendo pelo Brasil e pelas suas autoridades. Sempre temos orado por todas as autoridades, sem nenhuma exceção. Esta Igreja tem a vocação para a oração. Esta Igreja intercede, abençoa e as autoridades estão sempre à nossa frente quando estamos fazendo intercessões por todos os homens. É isso que Deus quer.

Esperamos que a Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil continue sendo essa Igreja abençoada. Tenho certeza de que é o desejo de cada um.

Agradeço esta homenagem. O Sr. Altair já o fez, mas gostaria também, como Presidente da Igreja, de agradecer. Foi uma iniciativa muito boa, algo que glorifica o nome do Senhor. Agradecer a pessoas que vieram de longe, deixaram afazeres para estarem aqui conosco. Agradeço a cada um de vocês que aqui estão. E juntos vamos caminhar. Juntos vamos louvar o Senhor. Juntos vamos mudar este mundo para a glória do Senhor Jesus! (Palmas)

Glória ao Senhor. Por fim, gostaria de subir novamente e passar às mãos do nobre Deputado a nossa Bíblia. Temos uma bonita Bíblia em comemoração ao nosso aniversário, e quero passar às suas mãos.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Palavra muito abençoada. Enquanto o pastor chega, digo aos irmãos que nesta Casa estamos acostumados com essas homenagens, mas são poucas as vezes que temos oportunidade de homenagear uma entidade que está fazendo 30 anos e que já tem uma história tão profícua. Quero ser testemunha disso. Deus nos abençoe.

Vamos ter agora a participação do Coral da Igreja Presbiteriana Renovada de Carapicuíba, que entoará o hino “Reino de Deus na Terra”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Solicito ao Pastor José Maurício Pereira, Secretário-Executivo da Igreja, que faça uma oração especial pela nossa Pátria, para que ela continue aberta ao Evangelho, para que ela continue a progredir, para que ela busque, incessantemente, diminuir a brutal injustiça que ainda vivemos na distribuição de renda, na pobreza, tantas pessoas excluídas, com dificuldades.

Que nós, povo de Deus, possamos ajudar a mudar a cara deste País. Vamos orar para que Deus nos ajude nisso.

 

O SR. JOSÉ MAURÍCIO PEREIRA - Oremos ao Senhor.

Nosso Deus eterno e Pai do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Louvamos, ó Deus, o teu grandioso nome por estarmos concentrados, ó Deus, neste lugar, ó Pai, que é palco de elaboração de leis importantes para este Estado, lugar onde o Senhor levantou grandes líderes, até mesmo para conduzir todos os destinos desta Nação.

Louvamos a nosso Deus também por este momento solene, quando prestamos culto ao Senhor, ó Deus, pelos 30 anos de emancipação e organização da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil. O nosso coração se volta para ti, ó nosso Deus, em ações de graças por tudo quanto o Senhor tem podido realizar através desta igreja. Louvamos-te, ó Deus, pelos homens, pelas mulheres que compõem o contingente dessa igreja em toda a face deste grande país.

Louvamos-te, ó Deus, porque o Senhor tem nos dado o privilégio de sermos parte da redenção desta Nação. Louvamos-te, ó nosso Deus, porque o Senhor tem dado a nós o privilégio de poder viver num país livre, onde podemos levantar as nossas vozes em todos os lugares desta Nação para proclamarmos a redenção através do Evangelho e do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Louvamos-te, ó nosso Deus, porque o Senhor tem plantado muitas igrejas em todos os lugares deste grande País. Ó Deus, o Senhor tem levantado comunidades, homens e mulheres vocacionados e chamados por ti, ó Deus, para ministrar o Evangelho, que transforma, que resgata, que pode mudar a história de uma Nação.

Louvamos-te, ó Deus, porque o Senhor nos colocou esta noite nesta Casa de Leis. Ó Deus, e assim, ó Pai, como sacerdote do Senhor, ó Deus, nós queremos declarar, ó Deus, sobre este lugar e desde este lugar, ó Deus, sobre todo este País, ó Deus, a bênção do Senhor. Ó Deus, oramos e intercedemos por esta Nação, ó Deus, que é a nossa Pátria, ó Deus, é o lugar que o Senhor tem nos dado para podermos gerar os nossos filhos, ó Deus, e conduzirmos as nossas famílias.

Oramos, ó Deus, pela família brasileira, para que possa ser agraciada pelo Senhor e para que este País possa ser guardado por Ti, desde a principal autoridade, meu Deus, na pessoa do Presidente da República, ó Deus, até aquele mais simples, que compõe, ó Deus, todo o povo brasileiro. Ó Deus, intercedemos, ó Pai, para que o Senhor nos guarde, ó Deus, debaixo de suas boas e poderosas mãos. Ó Deus, que este País continue sendo um celeiro, produzindo, ó Deus, para suprir, ó Deus, a fome, ó Deus, não só deste País, mas de todas as nações.

Ó Deus, oramos para que o Senhor faça multiplicar, ó Deus, homens de boa vontade, de bem; pessoas, meu Deus, que sejam também vocacionadas para conduzir, ó Deus, os destinos desta Nação. Oramos, ó Deus, por todos aqueles que estão investidos, ó Deus, de autoridade, ó Deus, em todos os lugares. Enfim, meu Deus, que o Senhor guarde este País, e que ele possa cumprir o papel histórico que o Senhor já separou, para que possa ele brilhar entre todas as outras nações.

E que, acima de tudo, aqui possa florescer um povo alegre, um povo abençoado, um povo forte, um povo aguerrido, um povo, ó Deus, que verdadeiramente acredita na sua Nação. Ó Deus, e que a igreja do Senhor Jesus possa depois cumprir seu papel, continuando a abençoar esta grande Nação, da qual todos nós fazemos parte, ó Deus. E oramos para que o Senhor a abençoe em nome do Senhor Jesus.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Estamos dando os passos aqui para o encerramento, Pastor Advanir. Vou dar a palavra final de agradecimento aos irmãos. Quero agradecer pelo belo exemplar da Bíblia comemorativa dos 30 anos. Vou guardá-la com muita alegria e evidentemente vou lê-la. Será mais uma das que posso usar no momento. Sou privilegiado por novamente receber o Hino, mas já recebi o Aleluia 296. Ainda vai chegar à casa dos irmãos. São 34 anos. Vou levar para examinar.

Trinta anos para uma igreja, para uma organização, para uma entidade é muito pouco, mas para nós, que somos mortais, não é. Fiz agora no início do ano, em janeiro, 30 anos de pastorado. Quando a igreja estava nascendo, eu estava ingressando no ministério, em janeiro de 1975.

Aprouve a Deus que eu realizasse esse ministério dentro da Igreja Presbiteriana Independente, muitos dos quais, esses últimos, aqui nesta Casa, para a qual tenho vindo com o apoio de todo o povo do Estado de São Paulo, particularmente com a ajuda de muitos irmãos da Igreja Presbiteriana Renovada, pois eles que, sabendo da nossa atividade parlamentar, têm nos ajudado e orado por nós sempre.

Quero aproveitar e agradecer pela confiança que os irmãos têm depositado no meu nome seguidamente. Tenho procurado nesta Casa, Pastor Advanir, à minha maneira, pelo meu jeito de ser, dar o testemunho daquilo em que creio, daquilo que vivencio. Tenho o privilégio e a graça de ter nascido já em berço evangélico, a vida toda imerso nas Sagradas Letras. E aqui tenho procurado, com essas sessões solenes e com outras atividades, demonstrar isso.

Lembro-me de cabeça de algumas sessões solenes que fizemos aqui, também com esse mesmo espírito. Numa delas, viemos aqui para comemorar a chegada - não me lembro quantos anos eram - do primeiro missionário presbiteriano no Brasil, o que se deu em 1859.

Há alguns anos atrás nos reunimos, presbiterianos - havia até presbiterianos renovados - todos os presbiterianos, para comemorar uma data redonda da chegada dos presbiterianos aqui ao Brasil. Foram sempre números redondos, uma data específica. Também nos reunimos aqui para comemorar os 50 anos - ou 60, ou 70, não me lembro - da Sociedade Bíblica do Brasil.

Depois, tantos anos do Mackenzie. Depois o centenário da IPI do Brasil, que foi agora, no ano retrasado. No ano passado, o centenário dos batistas aqui no Estado de São Paulo. Dentre outras também - só estou lembrando algumas - uma particularmente me marcou muito, até pelos 30 anos do meu ministério e das pessoas com quem convivi, que estão ligadas à história da Igreja Renovada.

O Palmiro, por exemplo, foi uma pessoa com quem convivi muito. O Reverendo Nilton Tuller; o Reverendo João Natan, com quem convivo ainda, o Pastor Jamil - como vocês optaram por chamar - todas pessoas com quem tenho convivido.

Não sei porque não está conosco aqui na frente uma pessoa com quem cresci junto - apesar de ele ser um pouco mais novo do que eu, que é o Pastor Anésio. Cadê o Anésio? Por que não veio para cá? Ele é Presidente do Presbitério de Ribeirão Preto. Foi o primeiro a saber da nossa vontade de fazer esta sessão solene. Foi numa visita que fiz ao Anésio em Ribeirão Preto que surgiu a idéia desta sessão solene. Pastor Anésio, que Deus o abençoe, e continue abençoando a sua vida. A nossa amizade já dura quase 40 anos - crescemos juntos na Igreja.

Vou contar uma passagem interessante: minha esposa freqüentou um seminário que hoje é o seminário da Igreja Presbiteriana Renovada de Cianorte, em 1970. Salvo engano ainda não era a Renovada, mas faz parte da história. Enfim, tenho uma ligação grande com os irmãos e quero agradecer muito a oportunidade que me deram de aqui, neste momento, juntos, agradecermos a Deus no Parlamento Paulista pela vida da Igreja.

Coloco-me à disposição para, naquilo que for possível, estar presente na vida da Igreja, na vida dos irmãos. Não tenham nenhum acanhamento, afinal estou aqui para servir, e o meu mandato é na verdade o ministério que hoje exerço nesta Casa de leis, procurando honrar e glorificar o nome do Senhor.

Deus os abençoe grandemente.

Para finalizar, vou passar a palavra novamente ao Pastor Advanir, para seus agradecimentos, para a oração final e para a benção apostólica. Depois da bênção apostólica preciso encerrar a sessão. Em seguida, ainda com o caráter de devoção, gratidão e respeito, vamos nos assentar e ter um pósludio com a orquestra.

Desde já, que Deus nos abençoe.

 

O SR. ADVANIR ALVES FERREIRA - Mais uma vez queremos agradecer ao Pastor Vaz de Lima e a todos os presentes. Realmente foi um momento histórico para nossa denominação, um momento de prazer, de muita satisfação.

Neste momento final teremos mais esta oração. Gostaria que todos que se colocassem em pé, se for possível.

Quero justificar a ausência, por justos motivos, de dois outros membros da Diretoria Executiva nacional: do Pastor José Fernandes Pedrosa, nosso Tesoureiro, bem como do Pastor Marcos Pereira de Andrade, nosso 2º Secretário Nacional.

Com a permissão da Mesa, quero que o Pastor Elzi, nosso 2º Tesoureiro, faça esta oração. Na seqüência, estarei impetrando a bênção apostólica.

 

O SR. ELZI GOMES FIALHO - Vamos agradecer a Deus por esta belíssima oportunidade que tem nos concedido e por tudo o que tem feito por nós.

Pai querido, o Senhor é bom, tuas misericórdias duram para sempre, e elas são a causa de não sermos consumidos. Meu Senhor, ó Deus, tem sido bondoso para com a Igreja Presbiteriana Renovada e ouvido as nossas orações em favor deste país e de suas autoridades. Tem nos abençoado de uma forma especial.

Meu Deus, quero te agradecer por mais esta oportunidade que o Senhor nos concede de proclamarmos que Jesus Cristo é bom e que é Senhor desta nação. E, com muita alegria no nosso coração e na nossa alma, ó Deus, rendemos ao Senhor todo o nosso louvor e toda a nossa gratidão por esta grande oportunidade. Te exalto, ó Deus, por cada irmão e cada irmã que se faz presente nesta sessão solene.

Louvo o Senhor pela vida do Deputado, servo, filho do Senhor, lavado e redimido do sangue do cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Continue a fortalecer a tua Igreja nesta pátria. Continue a fortalecer todos nós para que possamos avançar cada dia, povoando o céu, abençoando esta nação.

Nós te louvamos em nome de Jesus. Amém.

 

O SR. ADVANIR ALVES FERREIRA - Queridos irmãos, a graça de nosso Senhor e Salvador Jesus, o grande amor do nosso Deus, nosso Pai celestial e a comunhão e o poder do Espírito Santo continue sobre vós hoje e por todo o sempre.

Os que amam o Senhor digam “Amém”.

 

TODOS - Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades que compareceram, aos funcionários desta Casa que estão conosco até esta hora, cumprindo o seu dever, e a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, com as suas presenças ou com o seu trabalho, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Que Deus nos abençoe.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

-         Encerra-se a sessão às 21 horas e 51 minutos.

 

* * *