10 DE ABRIL DE 2006

009ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR OS “20 ANOS DA REVISTA ‘NOVA ESCOLA’, DA EDITORA ABRIL, E OS 21 ANOS DA FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA”.

 

Presidência: RICARDO TRIPOLI


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 10/04/2006 - Sessão 9ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: RICARDO TRIPOLI

 

COMEMORAR OS "20 ANOS DA REVISTA 'NOVA ESCOLA', DA EDITORA ABRIL, E OS 21 ANOS DA FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA"

001 - RICARDO TRIPOLI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar os 20 Anos da Revista 'Nova Escola', da Editora Abril, e os 21 Anos da Fundação Victor Civita. Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Anuncia a apresentação de vídeo institucional da Fundação Victor Civita. Faz homenagem à Fundação Victor Civita com entrega de placa comemorativa do evento.

 

002 - CLAUDIA COSTIN

Vice-Presidente da Fundação Victor Civita, discorre sobre as dificuldades dos professores no país e o apoio que a revista "Nova Escola" proporciona à categoria. Faz leitura do discurso de agradecimento de Roberto Civita, Presidente da Fundação Victor Civita.

 

003 - RABINO HENRY SOBEL

Presidente do Rabinato de São Paulo, presta homenagem a Editora Abril pelo trabalho desenvolvido em prol da educação.

 

004 - Presidente RICARDO TRIPOLI

Fala sobre o legado pessoal e profissional de Victor Civita. Tece elogios à revista "Nova Escola", por sua abrangência e pelo seu desempenho para a educação no Brasil. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

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O SR. PRESIDENTE - RICARDO TRIPOLI - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

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- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

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O SR. PRESIDENTE - RICARDO TRIPOLI - PSDB - Esta Presidência dá como lida a ata da sessão anterior.

Senhoras e senhores, boa noite! Esta Presidência passa a nomear as autoridades aqui presentes. Exmo. Sr. Marco Antônio Monteiro, Presidente do Conselho Estadual de Educação; Sra. Cláudia Costin, vice-Presidente da Fundação Victor Civita; Sr. André Falche Bueno, representando a Sra. Edna Matos, Coordenadora da Cogesp; Dr. Fernando Lessa, Presidente da Fundação Memorial América Latina; Sr. Eduardo Lages, Procurador do Estado de São Paulo; Professor Dervile Ariza, coordenador do Curso Colégio Objetivo; Professora Célia Sampaio, representando o Professor Élcio, Coordenador de Ensino do Interior; Professora Nota 10, Débora Santos Soares da Silva, neste ato representando todos os professores aqui presentes; dirigentes de Ensino; Educadores de São Paulo - da Capital, da Grande São Paulo, do Interior e da Baixada Santista; Sra. Luciana Hinsching, representando a Coordenadoria de Ação Social e Desenvolvimento da Subprefeitura de Santo Amaro; Sra. Ilona Becskehaly, da Fundação Lemann; Sra. Marialice Cerello, do Cerimonial e Relações Públicas da Secretaria de Estado da Cultura; Sr. Ektor Passini, representando o Sr. Floriano Pesaro, Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; Sra. Matilde da Costa, representando Regina Monteiro, Diretora da Emurb; Sr. Secundino Domingos Arias, Presidente do Partido da Social Democracia, Diretório de Vila Prudente; minhas senhoras e meus senhores.

Esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste Deputado, Ricardo Tripoli, com a finalidade de comemorar os 20 anos da Revista Nova Escola, da Editora Abril, e os 21 anos da Fundação Victor Civita.

Convido todos os presentes para que em pé ouçamos e cantemos o Hino Nacional Brasileiro.

 

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- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

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O SR. PRESIDENTE - RICARDO TRIPOLI - PSDB - Esta é uma homenagem que prestamos a todos que se empenharam e que vem se empenhando na questão da Educação no nosso país.

Há uma ampla discussão a respeito de se estamos nós no caminho certo do investimento que se faz no ensino superior, nas universidades, e que muitas vezes sobrecarregam o trabalho que deveria ser dirigido ao ensino fundamental.

Portanto, gostaria, neste momento, de agradecer imensamente a presença do Presidente do Conselho Estadual de Educação, todos os Conselheiros que o acompanham hoje nesta solenidade, bem como a nossa vice-Presidente da Fundação Victor Civita, que hoje no dá o prazer da sua presença e a honra de nos encontrarmos numa solenidade da densidade e da importância que tem o educador no nosso país.

Iniciaremos esta Sessão Solene apresentando um vídeo institucional da Fundação Victor Civita, que fala um pouco a respeito de tudo aquilo que se fez nesses últimos 21 anos de Fundação, e 20 anos da nossa nova escola, uma escola que ainda é extremamente jovem e que tem muito a ensinar ao nosso país, fazendo que possamos navegar e permear por todas as áreas da Educação de uma maneira fácil e tranqüila, transmitindo aos alunos, aos jovens, a possibilidade de terem a oportunidade de participação e inclusão social.

Vamos assistir agora ao vídeo institucional da Fundação Victor Civita.

 

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- É feita a apresentação de um vídeo.

 

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O SR. PRESIDENTE - RICARDO TRIPOLI - PSDB - Este vídeo fala por si só. Eu me recordo que há cerca de dois anos, a convite do Dr. Roberto Civita e Maria Antonia, fui assistir à premiação do Professor Nota 10.

Percebíamos, no Auditório Abril, a importância que se dava ao educador, mostrando o papel que ele representa e continuará representando na nossa sociedade. Esse prêmio tem não só o sentido de oferecer ao educador o espaço que ele merece, mas mais do que isso: entendo que é um prêmio que resgata a auto-estima daquele que sempre lutou e continuará lutando para que tenhamos um País muito melhor.

Parabéns aos Professores Nota 10, que sempre nos orgulharam pelo trabalho intenso e insano que desenvolvem à frente das suas escolas, à frente das suas salas de aula, à frente dos desafios que os alunos, muitas vezes, apresentam. Parabéns aos Professores Nota 10 que dignificam essa categoria tão importante, a categoria do educador, do professor no nosso País.

Antes de dar continuidade à nossa solenidade, vamos fazer uma pequena homenagem à Fundação Vitor Civita, chamando a Sra. Cláudia Costin, que preside hoje a instituição e representa tão bem seus funcionários.

Passarei às mãos da nossa querida amiga Cláudia Costin a homenagem da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo com a seguinte frase: “Não é a mais fácil e cômoda palavra que existe. Se alguém diz não os problemas acabaram. Os problemas realmente começam quando você diz sim. Victor Civita. Sessão Solene em homenagem aos 20 anos da Revista Nova Escola, e 21 anos da Fundação Victor Civita, em 20 de abril de 2006. Rodrigo Garcia, Presidente; Ricardo Tripoli, Líder da Bancada do PSDB, proponente da sessão.” (Palmas.)

 

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- É feita a entrega da homenagem.

 

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O SR. PRESIDENTE - RICARDO TRIPOLI - PSDB - Ouviremos agora as palavras da nossa querida amiga Cláudia Costin, Presidente da Fundação Victor Civita, representando neste ato o Dr. Roberto Civita.

 

A SRA. CLÁUDIA COSTIN - Boa noite a todos, especialmente aos professores que se deslocaram do interior para participar desta cerimônia. Quero saudar com muito carinho o Deputado Ricardo Tripoli que, ao lembrar de homenagear a Fundação, lembrou-se de homenagear a todos vocês - desculpem a intimidade - que educam, que participam da tarefa cotidiana de educar. Sentimos então que essa homenagem não é só a nós, Fundação Victor Civita, mas a cada um de vocês.

Quero saudar o meu amigo Marcos Monteiro, Presidente do Conselho Estadual de Educação, cada uma das autoridades presentes, os meus parceiros de fundações e de instituições que também se dedicam à educação, mas me permitam destacar uma pessoa: a Professora Débora, que já foi citada aqui. Ela foi, no ano passado, uma das professoras nota dez. Dava aula - não que tenha parado de lecionar - numa das chamadas escolas de latim e conseguiu mudar a vida daquelas crianças trabalhando na educação infantil, com desenvolvimento de ações de oralidade, preparando depois a alfabetização e tudo que vem na seqüência. Ela é uma campeã e acredito que temos vários outros campeões aqui. Alguns, reconhecidos pelo prêmio; outros, que não puderam ser reconhecidos no prêmio. Mas na verdade, nas condições em que nós trabalhamos - com o termo ‘nós’ estou me unindo a todos vocês -, todos nós somos professores nota dez.

Quero falar um pouco com o coração. Eu costumo - até falava com o Deputado Ricardo Tripoli - fazer palestras técnicas. E aí não sinto nervoso nenhum. Mas não dá para falar sobre a fundação sem falar com o coração. Eu aprendi muito na fundação depois de ter sido Ministra da Administração, Secretária da Cultura, sempre lidando com políticas públicas. Trabalhei também no plano nacional de saúde e me ocorreu que nunca tinha trabalhado com a política pública mais importante: a política que forma gente, que forma seres humanos, que forma cidadãos, que é a política de educação. Nesse sentido meus colegas de fundação foram fantásticos em me mostrar a garra e o entusiasmo que cada um deles é capaz de ter.

A equipe da redação da Nova Escola vibra a cada matéria, cada entrevista que eles preparam para trazer para vocês. Ela é sentida como se fosse a matéria que vai revolucionar a educação no Brasil, mesmo que seja sobre um aspecto parcial, sobre escola rural, ou sobre educação indígena. Ela é vivida com uma grande vibração. Aprendi que sem paixão nada na vida funciona. Não dá para pensar em educação sem paixão. É uma equipe da fundação, não só a redação. É a equipe técnica, equipe administrativa, é uma equipe apaixonada.

Talvez, por isso, nós tenhamos leitores apaixonados. Nós recebemos diariamente centenas de cartas de leitores, alguns entusiasmados com a matéria, outros bravos por falta de outras matérias, alguns concordando com enfoques que damos, outros discordando, mas cartas sempre apaixonadas.

Os 1,4 milhão de leitores de Nova Escola são leitores apaixonados que usam a revista nas suas aulas e gostariam de usar mais. E gostariam que a fundação pudesse apoiá-los mais. E é nessa direção que estamos trabalhando.

Assumi o meu cargo na fundação em julho deste ano, depois de sair da Secretaria do Estado da Cultura. E cheguei muito animada, mas muito insegura sobre o que fazer para ajudar a qualidade da educação no município e no país.

A primeira coisa que aprendi é que para ajudar a qualidade da educação no Brasil, curiosamente, além do sonho precisamos de humildade. Aprendi a reconhecer que não vai ser a fundação que vai sozinha fazer a diferença na vida dos educadores, pois é uma junção de forças com outras instituições.

A Fundação Lemann faz um trabalho muito interessante na direção de gestão escolar com o apoio de muitas instituições todas as secretarias estaduais de educação, todas as secretarias municipais de educação, mas mais do que tudo, a parceria mais relevante para a fundação é a parceria com cada educador, com cada professor, com cada orientador educacional, com cada diretor ou diretora, cada uma das pessoas que têm possibilidade de trazer luz à vida dessas crianças.

Um dia, Deputado Ricardo Tripoli, li um dado que me impressionou muito. Em 1930, a Argentina tinha 67% das crianças na escola; os Estados Unidos já tinham universalizado o ensino fundamental, a Alemanha tinha universalizado, mas os nossos colegas latino-americanos tinham avançado muito. Em 1930, o Brasil tinha apenas 21,5% das crianças na escola, ou seja, começamos profundamente atrasados. No final da década de 60, não passava de 40 e poucos por cento das crianças na escola.

Então o desafio que está colocado para a educação é o de uma população infantil e juvenil que finalmente chegou à escola, é o desafio de preparar os professores para lidar com essa nova realidade que não são mais crianças, filhos de pais letrados, que entram na escola, mas como vocês sabem bem, filhos de famílias desestruturadas, filhos de famílias cujos pais não sabem ler e escrever, ou às vezes ainda não tiveram tempo e percepção de poder valorizar essa atividade nova e que ficam tristes porque seus filhos não estão no trabalho junto com eles. Mas essa é a realidade com que cada professora, cada professor tem que lidar no seu dia-a-dia. E é esse professor que temos que ajudar.

Então faço aqui um apelo para os educadores: digam-nos como podemos ajudá-los a trabalhar melhor. Se tivermos melhores professores, vamos recuperar esse atraso dos 21,5%, vamos conseguir fazer com que as crianças e jovens voltem a se apaixonar por leitura. Que nunca mais tiremos o último lugar em Ciências no PISA, um teste internacional de qualidade da educação, pois, entre uma amostra de 43 países tiramos o último lugar com nossos jovens de 15 anos. Que nunca mais tiremos os últimos lugares em Matemática e Português porque estamos atrasados.

Vocês sabem o caminho. Nós precisamos ajudá-los. E que possamos ser iluminados nessa caminhada. Muito obrigada. (Palmas.)

Falei tanto com o coração que esqueci de ler o texto que Roberto Civita escreveu. Ele é o Presidente Executivo do Grupo Abril, um entusiasmado pela Fundação. Ele não pôde estar aqui hoje por um motivo muito sério: a Abril resolveu democratizar e está abrindo suas ações para serem compradas por quem queira participar desta empreitada. Mas pediu que eu lesse um texto, ele que, além de Presidente Executivo da Abril, é Presidente da Fundação Vitor Civita.

Discurso de agradecimento de Roberto Civita

É com grande satisfação e profundamente honrado que recebo - em nome de todos os colegas da Fundação - essa homenagem à revista Nova Escola e à Fundação Victor Civita, que recebemos como reconhecimento pelo trabalho realizado nos últimos 20 anos e como incentivo para o futuro.

Educação é um tema muito caro para a Abril: está presente na missão da empresa, faz parte da nossa história, dos nossos negócios.

A Fundação Victor Civita surgiu de uma convicção de meu pai, VC como o chamávamos, de que (abre aspas) - "jamais chegaremos a resolver os problemas do Brasil sem um trabalho educacional de base, que assegure o preparo profissional e a esperança no futuro. Nesse cenário é que desponta a importância do educador, a que nos unimos fielmente na consecução desse objetivo, com os olhos voltados para uma nova escola, para uma nova sociedade, para um novo Brasil”, (fecha aspas) reproduzindo suas palavras em 1986.

E foi com o objetivo de contribuir para a melhoria da educação básica no país, com iniciativas dirigidas aos professores, que a Fundação Victor Civita foi criada em 1985.

Em março de 2006 foi lançada a revista Nova Escola, a principal e mais abrangente de todas as outras várias iniciativas da nossa Fundação, já citadas hoje.

Ao longo desses 20 anos, a Fundação Victor Civita, e de modo especial, a revista Nova Escola esteve ao lado do professor levando e compartilhando informação da melhor qualidade, melhores práticas, pesquisas, novidades, sugestões de abordagem e materiais (mapas, posters, roteiros, vídeos e CDs) que o ajudam e estimulam na tarefa de ensinar e formar os cidadãos de amanhã.

Na Fundação Victor Civita - assim como na Abril - temos absoluta certeza de que sem melhorar a educação não há futuro e que, nesse processo, ao lado de políticas públicas sérias e competentes, o professor e o educador têm papel fundamental e é ao lado deles que a FVC e Nova Escola se colocam.

Por isso, nosso orgulho e agradecimento por essa homenagem, que nos indica que estamos no caminho certo e que nos faz reafirmar mais uma vez nosso compromisso com a melhoria da qualidade do ensino básico no país. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO TRIPOLI - PSDB - Esta Presidência anuncia as presenças do Dr. Eduardo Martin Júnior, Conselheiro do Conselho Estadual de Educação, e da Sra. Suzana Guimarães Tripoli, membro do Conselho e minha esposa. A gente sempre aprende em casa com as questões da Educação.

Anuncio a presença de um querido amigo, o Rabino Henry Sobel, Presidente do Rabinato da Congregação Israelita Paulista, que vai nos presentear com sua palavra. Ele sempre tem uma mensagem que se encaixa nos eventos. O Rabino Henry Sobel, essa pessoa tão gentil, tão amável, sempre tem prestigiado os eventos que dizem respeito ao bem-estar comum das pessoas. É sempre um orgulho, uma honra tê-lo nas nossas cerimônias.

Eu pediria que ele nos dirigisse uma palavrinha, o nosso querido rabino Henry Sobel.

 

O SR. HENRY SOBEL - Sr. Presidente, é difícil falar depois de ouvir as palavras de Cláudia.

Estou aqui como amigo desta Casa. Fico lisonjeado com o convite e mais ainda, convite para falar algumas palavras de improviso. Homenageando a “Abril” estamos homenageando a democracia, a liberdade de expressão, a transparência. Homenageando a “Abril” estamos realmente homenageando a nós mesmos. Shalon, viva a Editora Abril. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO TRIPOLI - PSDB - Um dia desses uma educadora me disse que os alunos entre 8 e 12 anos, normalmente, são perversos na sala de aula. Ou porque uns colocam apelidos nos outros, ou a perseguição dos maiores, amedrontando os menores.

Eu lia um folder, desses que são passados aos educadores de todo o Brasil, da nossa querida Edição da Fundação Victor Civita, e verificávamos como lidar com essa situação. E buscava críticas inclusive, alguns que foram vítimas desses alunos que apelidavam todo mundo. Ou então, aqueles que tinham o prazer de colocar o apelido nos outros. E vamos nos sentindo, naquele momento em que estávamos na sala de aula, que eu sofria esse constrangimento ou impingia aos outros esse martírio de começar a apelidar todo mundo.

E uma coisa que eu diria que seria extracurricular é passar um pouco para o educador, para o professor como não só lidar com essa situação mas passar a discutir essa situação dentro da sala de aula, fazendo com que os alunos percebam que isso na verdade acaba não acrescentando quase nada ao processo educativo que ele vem desempenhando.

Acho que esse material, como todos os demais, tem o amplo conteúdo de vida do dia-a-dia, ou seja, saindo um pouco fora do aspecto educacional convencional e passando um pouco de como no dia-a-dia devemos lidar com os alunos.

Eu me permiti fazer aqui também a minha colinha, Cláudia. Eu estava dizendo para a Cláudia uma coisa interessante. Antes de iniciar a minha carreira na vida pública eu fui escolhido de forma indevida para ser o orador da minha turma na faculdade. E quando eu falava, Cláudia, eu percebia o seguinte: que na minha oração, quando não tremiam as pernas, tremia o papel. Todo início de quem começa um processo de ter de se colocar em público e falar com as pessoas é muito difícil.

Tenho certeza de que com os educadores é a mesma coisa. Quando ingressam no primeiro dia na sala de aula, aquela dúvida da recepção. Se ela for boa, ótimo. Satisfação tranqüilidade. Se ela for ruim é uma semana amargando um mau início. Mas acaba com o tempo e percebemos que a prática faz com que modifiquemos o nosso comportamento e que as críticas tenham o princípio do contraditório de melhorar a cada dia esse processo de aprendizado.

Eu escrevi uma breve reflexão a respeito do trabalho feito nesses 20 anos da Revista Nova Escola, da Fundação Victor Civita. E se eu cometer alguma gafe, no que diz respeito aos termos, porque eu não sei se eu tenho a leitura correta, o nosso representante da colônia judaica me corrija.

Uma antiga tradição da comunidade judaica durante a Idade Média, que vem sendo retomado atualmente por inúmeras comunidades, é que os pais escrevam um "testamento ético" - Zevaoth - com recomendações para seus filhos, como parte de seu legado. Um dos mais famosos destes textos - o Zevaoth do tradutor Judah ben Tibbon, escrito na França no século XII - tem algumas frases que bem poderiam constar de um Testamento Ético de Victor Civita:

"Faça dos livros seus companheiros e das bibliotecas jardins de prazeres nos quais poderá colher as frutas e flores que lá crescem. E quando sua alma saciar-se em um jardim procure outro, vá dejardim em jardim "

Victor Civita deixou um legado não apenas para seus filhos, mas para toda a sociedade brasileira através da Fundação que leva seu nome e que tem na Revista Nova Escola - a mais bem sucedida e persistente iniciativa editorial na área da educação - sua principal imagem. Legado constituído não apenas pela doação em testamento de todos os seus bens pessoais, mas também pela doação de sua experiência de vida, sua visão empresarial acostumada a enfrentar desafios, seu amplo conhecimento da área editorial, sua visão aguçada acostumada a resolver os mais intricados problemas.

Não é, assim, possível falar da Revista e da Fundação sem ter em mente o homem que as idealizou e construiu os alicerces que permitem que elas desempenhem hoje o papel fundamental na educação brasileira.

Victor Civita era um raro tipo de homem capaz de ao mesmo tempo ter sonhos ousados sem jamais perder a perspectiva concreta de colocá-las em prática. Foi portanto com os pés firmes no chão, mas com a cabeça acima das nuvens que foi lançada a gigantesca tarefa de criar uma instituição destinada a aprimorar a mais importante ferramenta de desenvolvimento que um pais pode ter, que é a educação.

Da mesma forma que em suas empresas sempre buscou experiências diversas e investiu na tecnologia, concebeu a Fundação e as suas publicações com vistas exatamente a aprimorar a educação, que ele sabia ser o cerne, o núcleo de um país. Com modéstia e bom humor, ele próprio costumava dizer que seu objetivo ao incentivar a educação era fazer com que as pessoas se acostumassem a ler mais e assim os produtos das suas empresas teriam melhor saída. Ou seja, diminui a dimensão de sua própria realização e mérito, demonstrando não estar preocupado com as honras que auferiria com esta iniciativa cujo aniversário comemoramos hoje, mas sim com os efeitos a longo prazo da sua realização.

Hoje a Revista Nova Escola chega a todas as escolas do país, é lida por quase dois milhões de professores, sendo a segunda maior revista em termos de circulação. Estes bons resultados devem-se ao fato do Victor Civita, há 20 anos, teve a audácia de sonhar uma revista especializada estruturada como um produto de alta qualidade. Esta aplicação de toda a sua larga experiência editorial, adquirida ao longo da sua vida desde que chegou ao Brasil, é parte inestimável deste enorme legado deixado por Victor Civita.

Assim sendo, parabenizo todos os funcionários da fundação e a todos vocês que hoje nos honraram com suas presenças. Muito obrigado. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e todos aqueles que colaboraram com as suas presenças, para o êxito desta solenidade.

Convidamos a todos vocês para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a presente sessão.

 

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- Encerra-se a sessão às 21 horas e 21 minutos.

 

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