28 DE MAIO DE 2007

009ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR A “CANONIZAÇÃO DE FREI GALVÃO”

 

Presidência: ALOÍSIO VIEIRA

 

Secretário: JOSÉ CÂNDIDO


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 28/05/2007 - Sessão 9ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: ALOÍSIO VIEIRA

 

COMEMORAÇÃO DA CANONIZAÇÃO DE FREI GALVÃO

001 - ALOÍSIO VIEIRA

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar a "Canonização de Frei Galvão por Sua Santidade o Papa Bento XVI". Anuncia as autoridades presentes. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - CARLINHOS ALMEIDA

Em nome do PT, fala do significado da canonização de Frei Galvão para o Brasil, o maior país católico do mundo, como reafirmação da fé do povo brasileiro e sua importância para o Vale do Paraíba.

 

003 - AFONSO LOBATO

Em nome do PV, saúda a Irmã Célia Cadorin, postuladora do processo de Frei Galvão. Afirma que a canonização de Frei Galvão aumenta a fé, esperança e a perseverança dos fiéis católicos.

 

004 - JOSÉ CÂNDIDO

Em nome do PT, elogia a iniciativa desta sessão, e ressalta o significado histórico da canonização de Frei Galvão que, espera, aumentará a solidariedade e a paz entre os brasileiros

 

005 - MARCO BERTAIOLLI

Em nome do DEM, elogia a vida de Frei Galvão e saúda o coral dos Arautos do Evangelho pela sua atuação na missa de canonização do Frei Galvão. Ressalta a importância da vinda ao Brasil do Papa Bento XVI.

 

006 - TOM MAIA

Historiador, pronuncia-se em nome da Família Galvão, e saúda os representantes da Irmandade de Frei Galvão presentes no Plenário. Discorre sobre o processo de canonização de Frei Galvão, de quem elogia as obras. Fala sobre o livro "Frei Galvão, o Arquiteto", de autoria do também arquiteto Benedito Lima de Toledo. Em nome da Irmã Célia Cadorin, entrega ao Deputado Aloísio Vieira, um exemplar da referida publicação.

 

007 - JOSÉ GASPAR FERRAZ DE CAMPOS

Presidente estadual do PDT, nascido em Guaratinguetá, afirma que a história da cidade está entremeada pela existência de Frei Galvão.

 

008 - ANTONIO DE OLIVEIRA NETO

Presidente da Câmara Municipal de Guaratinguetá, fala de sua honra em participar desta sessão, e informa que a população de sua cidade está disposta a acolher a todos que quiserem conhecê-la.

 

009 - ANTONIO GILBERTO FELLIPO FERNANDES JÚNIOR

Prefeito de Guaratinguetá, agradece o trabalho desta Casa em prol do Vale do Paraíba. Manifesta sua gratidão à Irmã Célia Cadorin, e cita personalidades que nasceram em Guaratinguetá.

 

010 - MARCELO ORTIZ

Deputado Federal, fala dos propósitos do Papa ao Brasil e de sua participação como integrante da comissão de Deputados Federais que acompanharam essa visita. Expressa seu orgulho por ter recebido o título "Cidadão Guaratinguetaense".

 

011 - Presidente ALOÍSIO VIEIRA

Anuncia a apresentação de números musicais. Dá conta de mensagens recebidas acerca desta solenidade. Lê e justifica o PL 426/07, de sua autoria, que institui o dia 11 de maio como Dia Estadual de Frei Galvão. Discorre sobre a vida e obra de Frei Galvão. Fala da elaboração do PL 327/07, que transforma em estância turística religiosa o município de Guaratinguetá. Conduz uma oração. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALOÍSIO VIEIRA - PDT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado José Cândido para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - JOSÉ CÂNDIDO - PT - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada..

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALOÍSIO VIEIRA - PDT - Esta Presidência passa a nomear as autoridades presentes: nobre Deputado Federal e Líder do PV na Câmara dos Deputados, em Brasília, Marcelo Ortiz; Sr. Antonio Gilberto Fellipo Fernandes Júnior, Prefeito Municipal de Guaratinguetá; Vereador Antonio de Oliveira Neto, Presidente da Câmara Municipal de Guaratinguetá; Dr. José Gaspar Ferraz de Campos, Presidente Estadual do PDT.

Gostaria de chamar o Dr. João Carlos de Camargo Maia, Promotor Público do Tribunal do Júri da Comarca de Guaratinguetá para se juntar às demais autoridades. Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar a canonização do Frei Galvão por Sua Santidade o Papa Bento XVI.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

-              É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALOÍSIO VIEIRA - PDT - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Esta Presidência quer registrar a presença dos Srs. Deputados Marco Bertaiolli, Carlinhos Almeida, Afonso Lobato e José Cândido.

Agradecemos também a presença do Historiador Sr. Tom Maia, que falará hoje a respeito de Frei Galvão; do Sr. Nelson Baracho dos Santos, Secretário Municipal de Turismo e Lazer de Guaratinguetá; do Sr. Carlos Antonio Vilela, Prefeito do Município de Caçapava e Presidente do Codevap - Consórcio e Desenvolvimento do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira; do Sr. Fabiano Chalita Vieira, Prefeito Municipal de Cachoeira Paulista; do Sr. Joaquim Américo Pinto Neto, Vereador da Câmara Municipal de Guaratinguetá; do Sr. João Francisco, Vereador da Câmara Municipal de Guaratinguetá; do Sr. Wagner da Silva, Vereador da Câmara Municipal de Lorena; do Prof. Fernando José Moreira, dirigente regional de ensino da região de Guaratinguetá; da Irmã Célia Cadorin, postuladora da causa de Frei Galvão; Padre Reginaldo Joaquim José da Trindade, Pároco da Igreja de Frei Galvão, Guaratinguetá; Sr. Waldemar Hette Fernandes de Araújo, neste ato representando o Deputado Estadual Antonio Salim Curiati; Sr. Mário Garrote, Vereador da Câmara Municipal de Cachoeira Paulista.

Agradeço também as presenças da Sra. Maria Antonia de Camargo Maia, da Sra. Maria Angélica de Camargo Maia Ferraz, da Sra. Maria Gabriela de Camargo Maia Junqueira, da Sra. Angélica de Camargo Maia Ferraz e da Sra. Isabel de Camargo Maia Ferraz, da Família de Frei Galvão. Presentes também a Sra.Thereza Regina de Camargo Maia, Diretora do Museu Frei Galvão, e esposa do nosso historiador de hoje, Tom Maia.

Agradeço também as presenças do Sr. Eduardo Cardoso de Almeida Castanheira, Delegado de Polícia da Assistência Policial Civil da Alesp, e do Dr. Paulo Roberto Rios de Abreu, Delegado da Assessoria Policial Civil da Assembléia.

Esta Presidência concede a palavra ao nobre Deputado Carlinhos Almeida, que é da nossa região, de São José dos Campos, da Bancada do PT.

 

O SR. CARLINHOS ALMEIDA - PT - Sr. Presidente Deputado Aloísio Vieira, meus cumprimentos pela feliz iniciativa desta sessão solene; Deputado Marcelo Ortiz; Vereador Antoline de Oliveira Neto, Presidente da Câmara Municipal de Guaratinguetá; nosso amigo e Prefeito Antonio Gilberto Fellipo Fernandes Júnior, de Guaratinguetá; Dr. José Gaspar Ferraz de Campos, Presidente do PDT; senhoras e senhores, quero, na pessoa de Tom Maia, saudar a todos os familiares e devotos do nosso Frei Galvão e dizer da alegria de todos nós, brasileiros, pela canonização de Frei Galvão. Aliás, tive oportunidade de ser um dos representantes desta Casa na cerimônia de canonização de Frei Galvão.

O Brasil é o país que tem o maior número de católicos em todo o mundo e temos o primeiro santo canonizado em terras brasileiras pelo Papa Bento XVI. Foi realmente algo que marcará a fé católica dos brasileiros. Quero dizer também da alegria especial por se tratar de um vale-paraibano, terra que já abriga o Santuário de Nossa Senhora da Aparecida, Padroeira do Brasil e extremamente importante na história deste País.

A vivência da espiritualidade e da religiosidade será fortalecida com o exemplo de Frei Galvão, que tem consolado e iluminado a muitos brasileiros, paulistas, vale-paraibanos e paulistanos. Parabéns, Deputado Aloísio Vieira, mais uma vez, por esta iniciativa.

Penso que a Assembléia de São Paulo hoje demonstra que está sintonizada com o sentimento do nosso povo nesta justa homenagem a Frei Galvão e a todos os seus devotos. Com certeza, iluminará e inspirará muitos cristãos e católicos do nosso País.

 

O SR. PRESIDENTE - ALOÍSIO VIEIRA - PDT - Passo a palavra agora ao nobre Deputado Afonso Lobato, da Bancada do PV, mas que hoje preside também a bancada dos Deputados do Vale Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte.

 

O SR. AFONSO LOBATO - PV - Sr. Presidente desta sessão solene Deputado Aloísio Vieira; Prefeito Antonio Gilberto Fellipo Fernandes Júnior; Deputado Marcelo Ortiz; Vereador Antoline de Oliveira Neto, Presidente da Câmara Municipal de Guaratinguetá; Pároco Reginaldo, da Paróquia de Frei Galvão, que terá seu trabalho triplicado; Irmã Célia, todos nós sabemos da importância do seu trabalho no processo de canonização, meus cumprimentos a cada um de vocês nesta noite.

O Papa Paulo VI, na Encíclica Evangelho Anunciante, diz o seguinte: o mundo contemporâneo escuta muito mais as testemunhas do que os mestres. O que assistimos nesses dias com a canonização de Frei Galvão foi um testemunho. Não temos idéia da grandiosidade desse testemunho. O que vai transformar, como fermento na massa, como sal da terra e como a luz do mundo, esse testemunho?

O que, na verdade, vai transformar como fermento na massa, como sal da terra e como luz do mundo esse testemunho? Só Deus na sua sabedoria, na sua onisciência, vai poder mensurar a grandiosidade desse testemunho.

O Deputado Carlinhos Almeida falava muito bem, o primeiro santo brasileiro, no maior país católico do mundo, isso vai realmente devolver ao nosso país a esperança, acalentar no coração do povo católico mais fé, mais perseverança e, sobretudo, a busca pela santidade, pois todos nós, pelo batismo, somos chamados a isso, somos chamados a imitar Jesus Cristo, somos chamados à santidade.

Parabéns, Deputado Aloísio Vieira, pela sua iniciativa. Parabéns a todos os presentes que vieram nesta noite para se unir a esta sessão solene nesse agradecimento, nessa homenagem a Frei Galvão, que sem dúvida nenhuma não precisa das nossas homenagens, mas é um sinal da nossa devoção, é um sinal do nosso amor e, sobretudo, é um sinal visível para a nossa sociedade hoje tão dura, tão difícil, tão insensível diante de tantos valores que pregamos e que queremos vivenciar. Desejo a todos uma boa sessão, uma boa-noite. É um prazer tê-los aqui na Assembléia Legislativa e que Deus possa abençoar a todos. Parabéns, Deputado Aloísio Vieira. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ALOÍSIO VIEIRA - PDT - Muito obrigado às palavras do Deputado, Padre Afonso Lobato. Gostaríamos de chamar o Deputado José Cândido, da Bancada do PT.

 

O SR. JOSÉ CÂNDIDO - PT - Boa noite, Sr. Presidente, Deputado Aloísio Vieira, aproveito para parabenizá-lo por essa iniciativa e ao mesmo tempo cumprimentar todas a autoridades presentes nesta noite, que vieram prestigiar este momento importante pela canonização de Frei Galvão.

Boa noite, Padre Reginaldo, em seu nome, como religioso, quero cumprimentar todos os senhores que vieram aqui nesta noite comemorar junto com os Deputados, com o meu amigo Deputado Aloísio Vieira, esse dia que ficou e vai ficar na história do país. Tive a oportunidade de estar presente na missa de canonização de Frei Galvão. E tive a oportunidade, como disse o Deputado Aloísio Vieira, de perceber como reviveu a fé dos católicos. Uma imensidão de gente a muitos metros de distância do altar, e uma vibração espetacular, como se estivessem bem próximos. Isso prova, apesar de a nossa comunidade evangélica ser grande, que a nossa comunidade católica ainda tem a força da fé, a força do Espírito Santo.

Tenho certeza absoluta de que o nosso santo Galvão vai nos abençoar, porque pelo Brasil já passaram muitos santos, mas canonizado é o Frei Galvão. E que Frei Galvão ajude o nosso o Brasil a ter mais solidariedade, mais paz, menos corrupção, mais amor ao próximo, porque estamos vivendo um momento de muita reflexão. Tenho certeza de que Frei Galvão vai nos abençoar. Gostaria de agradecer a presença de todos e mais uma vez parabenizar o Deputado Aloísio Vieira pela iniciativa. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ALOÍSIO VIEIRA - PDT - Muito obrigado pelas palavras, ilustre Deputado José Cândido.

Gostaríamos de chamar o nobre Deputado Marco Bertaiolli, da Bancada dos Democratas, que é nosso vizinho, praticamente, do Vale do Paraíba, porque ele é de Mogi das Cruzes.

 

O SR. MARCO BERTAIOLLI - DEM - Muito obrigado, Sr. Presidente, Deputado Aloísio Vieira. Cumprimento V.Exa.pela brilhante iniciativa de propor esta noite de homenagens a Frei Galvão e a todos nós da comunidade católica. Cumprimento os Deputado Carlinhos Almeida, padre Afonso Lobato e José Cândido, que me antecederam no uso da palavra. Cumprimento o Deputado Federal Marcelo Ortiz, que hoje acompanha conosco esta sessão solene aqui na Assembléia Legislativa. Cumprimento o Vilela, prefeito de Caçapava, e em nome dele cumprimentar todos os prefeitos do Vale do Paraíba. Afinal, o Carlos Vilela é presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Paraíba. Cumprimento o Fabiano Chalita Vieira, prefeito de Cachoeira Paulista, e especialmente cumprimento o prefeito de Guaratinguetá, terra de Frei Galvão.

Cabe um parênteses, uma brincadeira que sempre faço com esse grande prefeito: que lá em Guaratinguetá ele não precisa fazer mais nada. Quando ele chegou a Prefeitura de Guaratinguetá tinha um shopping sendo construído na cidade há mais de 10 anos e não terminava nunca. O Gilberto Fellipo assumiu a Prefeitura, terminaram o shopping. O time do Guaratinguetá Futebol Clube, que ninguém conhecia, não tinha em lugar nenhum, nunca disputou uma divisão especial. O Gilberto Fellipo foi lá e colocou o time na divisão especial. E agora, recentemente, o time do Guaratinguetá foi campeão paulista do interior. E, para concretizar tudo isso, o Papa Bento XVI vem ao Brasil, canoniza Frei Galvão em Guaratinguetá. O que mais esse prefeito precisa fazer, Deputado Afonso Lobato? Não precisa fazer mais nada.

Cumprimento os vereadores Mário Garrote, Joaquim Neto, Wagner da Silva, João Francisco, Antonio de Oliveira Neto, presidente da Câmara Municipal Guaratinguetá, o professor Fernando, dirigente regional de ensino em Guaratinguetá.

Eu me permiti fazer essa brincadeira com o nosso prefeito Gilberto Fellipo, presidente desta sessão Deputado Aloísio Vieira, porque na verdade hoje é uma grande noite de festa para a Assembléia Legislativa, hoje é uma noite de alegria, de descontração. Hoje é uma noite de festividade. Porque podemos estar aqui comemorando e registrando para os Anais deste Parlamento paulista, desta Casa de leis do Estado de São Paulo, principal estado da nossa república brasileira, a homenagem, a canonização de Frei Galvão, concedida nesses últimos dias pelo nosso Papa. Isso motivo de muito orgulho para todos nós.

Quero aqui cumprimentar todos os Arautos do Evangelho - não sei qual a denominação correta que deveria usar agora-, mas vou me permitir uma denominação bem comum: vocês deram um show na missa de canonização do Frei Galvão. Foi uma das coisas mais bonitas que já presenciei na minha vida em organização, em sensibilidade, em dedicação, em quantidade; eu não imaginava que houvesse tantos Arautos do Evangelho. Em quantos vocês estavam lá? Têm idéia? Alguém sabe? Mil? Minha nossa Senhora Aparecida! Parabéns, vocês realmente fizeram um trabalho exemplar, foi um show à parte naquela missa poder acompanhar a entrada de vocês, a organização, o procedimento, tudo aquilo que vocês fizeram.

E para deixar registrado, encerrando as minhas palavras, Sr. Presidente Aloísio Vieira,quero dizer que a vinda do Papa Bento XVI ao Brasil fez com que todos nós, católicos ou não católicos, mas todos nós brasileiros pensássemos muito a respeito das nossas posturas em relação à própria Igreja católica, em relação à canonização de Frei Galvão. O Papa Bento XVI, que poucos conheciam e conhecíamos pouco, pois acabou de assumir o seu papado, fez com que nós refletíssemos sobre muitas questões que muitas vezes são escanteadas, são deixadas subliminarmente. As pessoas às vezes não querem tocar em assuntos tão polêmicos e o Papa Bento XVI veio ao Brasil, tocou em assuntos polêmicos, disse para o que veio, assumiu as posturas da nossa Igreja Católica e fez com que todos entendessem o porquê dessas posturas, que é o mais difícil.

Teve realmente uma participação brilhante e tenho certeza, como disse o Padre Afonso Lobato, que vamos estar por muitos e muitos anos colhendo frutos dessa visita do papa e da canonização do Frei Galvão. Ele passa a ser um exemplo, um ícone, uma referência para todos em nós em padrão de vida, em padrão de moral e de valores, valores esses que estão tão esquecidos, tão adormecidos nos tempos atuais.

Se todos nós cultivássemos e pudéssemos transmitir, principalmente à nossa juventude e aos nossos adolescentes, essas questões que às vezes acabam sendo tratadas como bregas por uma sociedade mais consumista, que são os valores morais e éticos, padrões de conduta tão amplamente divulgados pela Igreja Católica com certeza teríamos um mundo muito melhor para se conviver, cidades muito melhores para se viver e bairros muito mais férteis para criarmos as nossas famílias, os nossos filhos. Se esses valores que são deixados de lado passassem a permear definitivamente as nossas vidas, com absoluta convicção lhes digo que teríamos uma vida muito mais feliz.

Esse é o desafio da Igreja Católica, esse é o desafio da cidade de Guaratinguetá, que passará a receber de agora em diante - já recebia muito-, cada vez mais esses devotos de Frei Galvão, a busca de um apoio, de uma ajuda, de um salvo-conduto para que possamos ter uma vida mais ampla e de mais felicidade.

Ao encerrar as minhas palavras quero parabenizar todos os senhores que nos prestigiam aqui na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta noite de homenagens, e parabenizar o nosso Deputado Aloísio Vieira pela brilhante iniciativa de colocar nos Anais desta Casa essa justa e mais do que merecida homenagem pela canonização de Frei Galvão. Parabéns a todos. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ALOÍSIO VIEIRA - PDT - Esta Presidência agradece ao nobre Deputado Marco Bertaiolli pelas suas palavras. Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Tom Maia, historiador, que falará em nome da família Galvão. Ele poderá falar ao lado da presidência, poderá usar a tribuna. Deixo a critério do Sr. Tom Maia falar no microfone ao ladro da Presidência ou na tribuna. Ninguém conhece mais a história de Frei Galvão do que ele e sua digníssima esposa, Dona Thereza Maia.

 

O SR. TOM MAIA - Ilustre Deputado Aloísio Vieira, que no momento preside esta sessão solene; querido Deputado Marcelo Ortiz, em cuja pessoa saúdo todas as autoridades que compõem a Mesa Diretora; quero saudar aqui o Padre Pedro Morazani, que dirige essa ordem maravilhosa Arautos do Evangelho, e em sua pessoa saudar todos religiosos aqui presentes; caros Deputados - são tantos, fica difícil citar a todos; minhas senhoras, meus amigos, quero agradecer aqui a presença da irmandade de Frei Galvão. Essa irmandade é muito nova, foi criada em 1998 em Guaratinguetá. Foi a primeira irmandade de Frei Galvão no Brasil, criado em 1998 quando da beatificação de Frei Galvão. Estão presentes aqui os queridos amigos que compõem essa irmandade, e eu saúdo a todos vocês.

Quero saudar a minha família que faz parte de uma família enorme. Quando se fala família de Frei Galvão, se pensa “como é que o Tom é Maia e é da família Galvão?” Galvão de França, em Guaratinguetá, se tiver dez mil é pouco. Tem muito mais do que dez mil em Guaratinguetá, em Sorocaba, por todo esse Brasil. A família Galvão de França é imensa; Graças a Deus é enorme. Eram dez irmãos, todos generosos com a natureza, e se multiplicaram imensamente. Então, saúdo aqui os membros da família Galvão de França, em cujo nome estou falando, apesar do meu nome ser Tom Maia.

Quero dizer aos senhores uma coisa muito curiosa. Quando, há cerca de uns dez ou quinze anos atrás, era promotor em Cachoeira Paulista, conheci um jovem advogado, um advogado brilhante, um lutador, eu afirmo aqui, um advogado lutador, trabalhador, correto, que se chamava Aloísio Vieira. Hoje tenho uma alegria muito grande em comparecer aqui ao Plenário Juscelino Kubitschek de Oliveira, na Assembléia Legislativa de São Paulo, e saudar a Presidência na pessoa do Deputado Aloísio Vieira, que é um homem que ascendeu na vida. É Deputado, foi Vereador, foi várias vezes Prefeito, e continua o lutador de sempre. Mas como Deputado, não se esqueceu do lado humano. É o homem que se lembrou de trazer a uma Assembléia, que luta pelos direitos dos homens, os nossos direitos, pelos nossos valores, aquilo que é a cultura pura, que é Frei Galvão. Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, foi lembrado por Aloísio Vieira para ser comemorado no plenário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Agradeço ao Aloísio Vieira, em primeiro lugar, por essa grande idéia, de trazer aqui a saudação do povo paulista ao maior filho de São Paulo, que para honra muito nossa, é de Guaratinguetá.

Devo dizer aos senhores que muito já foi dito sobre a história de Frei Galvão. E nós devemos comunicar aqui aos religiosos presentes que hoje em dia o púlpito da Igreja se transformou na mídia. A grande mídia se encarregou de levar ao mundo a figura de Frei Galvão.

Quando se falou um dia, haverá um santo brasileiro, ele se chama Antonio de Sant’Anna Galvão. Muita gente perguntou: “quem é este Frei Galvão?” A mídia, o púlpito de hoje, divulgou a verdade sobre esse grande homem. E nós não podemos nos esquecer aqui quem lutou como um gigante para a beatificação, para a canonização, e para que estivéssemos hoje aqui homenageando Frei Galvão.

São duas pessoas: um frade que se lembrou que havia um processo de beatificação na cúria de São Paulo: Dom Paulo Evaristo Arns. Ele se lembrou, desengavetou esse processo que estava esquecido em uma prateleira por quase 60 anos, e por mercê de Deus, entregou esse processo nas mãos gloriosas de uma senhora, de uma irmã de caridade que não quer aparecer. Ela pediu para não ser trazida aqui em cima. Ela é humilde, é religiosa. Ela fez aquilo que entendeu que devia ser feito. Ela se chama irmã Célia Cadorin, para quem uma salva de palmas: o gigante da canonização de Frei Galvão. Por favor, de pé, vamos saudar de pé essa mulher que lutou, lutou como um bravo para que isso fosse realidade. (Palmas prolongadas.) Muito obrigado.

Não vou cansar os senhores, mas devo dizer que Frei Galvão tem um duplo sentido para todos nós. Ele é o maior na Igreja. É um santo. E é grande na cultura, como fato cultural. O Brasil precisa entender que junto da santidade de Frei Galvão, o homem que tinha todos os dons que honraram a vida em Santo Antônio, Frei Galvão tinha uma cultura enorme, imensa. O que ele fez por nós, por São Paulo, principalmente, por São Paulo, onde viveu 60 anos, poucos fizeram.

Frei Galvão era um grande escritor. Foi membro da primeira Academia de Letras do Estado de São Paulo. Frei Galvão, quando tomou posse na chamada Academia dos Felizes, durante quatro horas recitou poemas de sua lavra, em latim, à Imaculada, à Virgem. Era um homem de cultura. Mas pasmem os senhores, Frei Galvão era um arquiteto. Um homem que estudou na Bahia, como jesuíta um ano, estudou depois três anos como franciscano - dois anos no Mosteiro de São Boaventura, em Macacu, no Rio de Janeiro, e um no Mosteiro de Santo Antônio.

Hoje foi publicado um livro intitulado “Frei Galvão - O Arquiteto”. Ele construiu, e todos sabemos, o Mosteiro da Luz. Risco dele, construção dele, direção da obra dele, mestre de obras. E hoje os senhores todos sabem, mas devo repetir, este prédio do Mosteiro da Luz, onde está localizado o Museu de Arte Sacra, é o único monumento oitocentista de São Paulo tombado como Patrimônio da Humanidade, pela Unesco. Frei Galvão não era arquiteto formado e construiu o único monumento Patrimônio da Humanidade aqui em São Paulo, do século XVIII. Era um homem de figura genial. O arquiteto honorário Benedito Lima de Toledo, que gostaria que estivesse aqui, vem de publicar uma obra com o seguinte nome: “Frei Galvão Arquiteto”.

Vocês notaram que a igreja do Mosteiro da Luz é octogonal, tem oito faces. Ele construiu outras duas igrejas octogonais, aqui em São Paulo. Construiu em Sorocaba o convento das irmãs, que infelizmente foi demolido em 1970, para se construir um novo mosteiro. Era um grande arquiteto, uma figura genial. Então, gostaria que Frei Galvão fosse visto por todos, como o homem santo, o homem culto e aquilo que Deus deu para o mundo, conforme está afirmado em Guaratinguetá. Quem for a Guaratinguetá vai ver no convento de Nossa Senhora das Graças, uma placa profética de 1939 sobre Frei Galvão, diz: “O Santo é o melhor presente de Deus ao mundo”. Frei Galvão foi o presente que Deus deu a Guaratinguetá, a São Paulo, ao Brasil e ao mundo. Muito obrigado. (Palmas)

Temos um presente que é encaminhado ao Deputado Aloísio Vieira pela Irmã Célia Cadorin, um livro sobre a vida de Frei Galvão. Receba com a generosidade de Irmã Célia Cadorin. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - ALOÍSIO VIEIRA - PDT - Obrigado. Parabéns ao Tom Maia por linda explanação. Muito obrigado, Irmã. A senhora só não está aqui porque a senhora é uma pessoa simples. A senhora não quis vir aqui na Mesa, mas acho que a homenagem feita à senhora, todos em pé aplaudindo, não precisa dizer mais nada.

Gostaria de informar que temos uma pessoa que não está no roteiro, mas é uma pessoa importante no Estado de São Paulo. Refiro-me ao Presidente estadual do PDT, ele que é de Guaratinguetá. Por isso, somos obrigados a fazer essa exceção.

Tem a palavra o Dr. José Gaspar Ferraz de Campos.

 

O SR. JOSÉ GASPAR FERRAZ DE CAMPOS - Boa noite a todos. Vocês perceberam que se eu não fosse de Guaratinguetá não falaria. Não basta só ser Presidente estadual do PDT. Tem de ser de Guaratinguetá.

Deputado Aloísio Vieira, do meu partido, do Vale do Paraíba; Prefeito Antonio Gilberto Fellipo Fernandes Júnior; Deputado Marcelo Ortiz, também de Guaratinguetá. Tive a honra de filiar o Marcelo Ortiz no PV porque eu era Presidente estadual do partido à época. Tom Maia e Thereza Maia, meus cumprimentos.

Fiquei fora do Brasil, exilado, durante nove anos. Quando saí do Brasil eu não entendia o que era Guaratinguetá, nem o que era o Brasil direito. Aprendi a conhecer o Brasil e Guaratinguetá através das obras do Tom Maia e da Thereza Maia.

A história de Guaratinguetá se escreve com a história de Frei Galvão, sem dúvida nenhuma, mas a história de Guaratinguetá, Tom Maia e Thereza Maia, não se escreve sem vocês. Meu primo lançou um livro recentemente, do qual você foi ilustrador. Você nem sabe disso. Sou primo-sobrinho do Professor Coupé e você ilustrou o livro que eu editei chamado “Vento Rio Acima”, que quer dizer ‘sinal de bonança’.

Gostaria de agradecer ao Tom, à Thereza e ao Aloísio pela oportunidade de estar aqui com vocês, os guaratinguetaenses, porque não basta ser Presidente estadual do PDT. Não basta ser amigo do Aloísio Vieira. É preciso ser de Guaratinguetá. E de Guaratinguetá também é Frei Galvão. No exílio, um dia me perguntaram: “Por que você é tão seguro desse jeito, senta com a perna cruzada?” Falei: “Sou de Guaratinguetá.”

Aloísio, parabéns pela iniciativa. Viva nosso Frei Galvão, à Thereza, de quem comprei há muitos anos, ela nem se lembra, o livro “Os Galvão de França”. Foi lá que encontrei o meu tataravô, Major Bento Antonio de Campos. Muito obrigado a vocês. Parabéns à família Maia e a todos os que trabalharam pelo nosso Frei Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - ALOÍSIO VIEIRA - PDT - Está presente o Vereador Dr. Rogério Barbosa, ex-Presidente da Câmara Municipal de Guaratinguetá. Gostaria que fizesse parte da Mesa, juntamente com as demais autoridades que estão prestigiando este evento.

Passo a palavra agora ao Exmo. Sr. Antonio de Oliveira Neto, Presidente da Câmara Municipal de Guaratinguetá.

 

O SR. ANTONIO DE OLIVEIRA NETO - Sr. Presidente Aloísio Vieira, a quem agradecemos a gentileza do convite, a cessão da palavra e a realização desta sessão solene em homenagem ao Frei Galvão, o Santo da minha terra.

Cumprimento o meu amigo, Deputado Federal Marcelo Ortiz, representante da cidade e região no Congresso Nacional; meu amigo e companheiro de luta, Prefeito Fellipo Júnior; meu amigo e companheiro Prefeito Carlos Vilela, da vizinha cidade de Caçapava; Presidente do Codivap; meu amigo, o jovem Fabiano Chalita Vieira, Prefeito do Município de Cachoeira Paulista e também filho do Presidente da Mesa; nobres e queridos amigos, companheiros de batalha, vereadores da minha cidade, que vieram representar comigo o povo de Guaratinguetá - Vereador Adilson Matias, Vereador João Pita Canettieri, Vereador Rogério Monteiro Barbosa, Vereador João Francisco, Vereador Joaquim Américo.

Nossos agradecimentos aos Deputados Estaduais que estão homenageando o Santo da minha cidade: meu amigo Marco Bertaiolli; meu companheiro e amigo também de muito tempo, Carlinhos Almeida, a quem aprendi a gostar; Padre Afonso Lobato e Deputado José Cândido. Muito obrigado por estarem prestigiando o nosso Santo e a nossa cidade.

Em nome da postuladora da canonização do nosso Frei Galvão, uma homenagem toda especial à Irmã Célia Cadorin, em nome de quem saúdo todos os religiosos aqui presentes referendando a nossa singela homenagem. Aliás, o povo de Guaratinguetá irá realizar a sua homenagem no próximo dia 14 de julho.

Saúdo o casal Tom e Thereza Maia, bem como o nosso amigo comendador Benedito Carlos Marcondes, o nosso amigo Didi, que foram grandes batalhadores da causa de Frei Galvão, em Guaratinguetá e no Brasil. Em nome deles saúdo toda a população presente nesta Casa.

Para nós é motivo de muito orgulho vir a esta tribuna falar em nome do povo de Guaratinguetá, de quem tenho a honrosa missão de representar e a deferência especial dos companheiros que me elegeram Presidente da Câmara. Hoje aqui, com muita emoção, agradeço a presença de todos, aos Srs. Deputados que propuseram esta homenagem. O coração do povo de Guaratinguetá está aberto para todos vocês, que sob as graças do nosso Santo brasileiro o Frei Galvão, acolherá a todos com muita satisfação.

Só nos resta dizer ‘muito obrigado’, na certeza de que Santo Antonio de Santana Galvão, o nosso Frei Galvão, muita esperança trará ao povo brasileiro, um povo de muita fé e muita crença. Muito obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - ALOÍSIO VIEIRA - PDT - Solicitamos ao Secretário de Cultura de Guaratinguetá, Beto Mi, que se junte às demais autoridades que compõem a Mesa. Agradecemos a presença de José Tico, Vereador por mais de 20 anos na cidade de Lorena e ex-Presidente da Câmara Municipal e da Chefe de Gabinete da Prefeitura de Cachoeira Paulista, Sandra Sá.

Dando prosseguimento a esta sessão solene em homenagem a Frei Galvão, esta Presidência concede a palavra ao Exmo. Sr. Antonio Gilberto Fellipo Fernandes Júnior, Prefeito do Município de Guaratinguetá.

 

O SR. ANTONIO GILBERTO FELLIPO FERNANDES JÚNIOR - Quero, primeiramente, saudar o Sr. Presidente desta sessão, Deputado Aloísio Vieira, e dizer da satisfação, da honra que temos de ocupar a tribuna do plenário da nossa Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Agradecemos a V. Exa. por esta justa e honrosa homenagem a este que sem dúvida nenhuma é o filho mais ilustre de Guaratinguetá: o nosso Santo Frei Galvão. Na pessoa de V. Exa. fica aqui o sentimento de gratidão do povo de Guaratinguetá a esta Assembléia Legislativa, a todos os Srs. Deputados que aprovaram por unanimidade esta homenagem ao nosso Frei Galvão.

Na pessoa de V. Exa., Sr. Presidente, quero saudar todos os Srs. Deputados presentes, de forma especial a todos que nos antecederam, Deputados preocupados com o Vale do Paraíba, preocupados com o dia-a-dia do nosso povo, e estão muito próximos de nós de Guaratinguetá. Quero saudar o Deputado Federal Marcelo Ortiz, de Guaratinguetá, nosso Presidente da Câmara, Vereador Antolini, na pessoa de quem saúdo todos os vereadores de Guaratinguetá aqui presentes, demais autoridades de nossa cidade, cumprimentar o Gaspar, Presidente Estadual do PDT. Como disse na sala do café, seu maior predicado é ser guaratinguetaense.

Quero saudar todos os senhores religiosos e religiosas na pessoa da Irmã Célia Cadorin, e aproveito a oportunidade para dizer à Irmã Célia sobre o sentimento mais profundo de gratidão ao seu trabalho e à sua dedicação. Diz o poeta que um sonho, quando sonhado por apenas um não passa de um sonho. Mas um sonho, quando sonhado por alguns, torna-se realidade. A senhora ousou sonhar, e nesse seu sonho, a senhora levou a família Maia a sonhar junto, e juntos fizeram um grande feito a Guaratinguetá, a São Paulo e ao Brasil, que tem hoje o primeiro santo genuinamente brasileiro, filho de Guaratinguetá. Deus lhe pague pelo trabalho, pela dedicação e pelo amor explícito à causa do nosso Frei Galvão.

Quero saudar todas as senhoras e senhores presentes e dizer que Guaratinguetá vive os ares de um novo tempo. Novo tempo não apenas pelos fatos relatados pelo Deputado Bertaiolli e por tantos outros, mas também por este momento especial, que nos faz ter a certeza de que Guaratinguetá é uma cidade abençoada. Basta olhar um pouco sua história. Nossa Senhora Aparecida foi encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul, que pertencia a Guaratinguetá. Depois, Guaratinguetá produziu para São Paulo e para o Brasil grandes filhos: Rodrigues Alves, Presidente da República, Dr. Zerbini, o “pai do coração brasileiro”; Dilermando Reis, das músicas; Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro.

Nós, filhos de Guaratinguetá, podemos nos orgulhar e dizer: “Somos filhos de uma terra abençoada.” Este momento especial vai fazer com que Guaratinguetá, cada vez mais, possa sentir a vocação do turismo. Também do turismo religioso, tendo em vista esse fato especial de termos nosso primeiro santo, de estarmos vizinhos à terra de Nossa Senhora Aparecida e estarmos muito próximo da terra da Canção Nova, Cachoeira Paulista. Tanto é verdade que o Sebrae, já enxergando esse potencial turístico, lança o roteiro turístico religioso da nossa região.

Srs. Deputados, fica aqui, neste dia em que agradecemos por esta homenagem, também um pedido do Prefeito de Guaratinguetá: existe um projeto em tramitação nesta Casa de Leis, Projeto nº 327, de autoria do Deputado Aloísio Vieira, para que Guaratinguetá seja, assim como é Aparecida, reconhecida como uma cidade de estância turística. Sem dúvida nenhuma isso nos dará condições de preparar, de melhor forma, o turismo receptivo em Guaratinguetá.

Antes de terminar, Sr. Presidente, gostaria de dizer da nossa alegria por termos esse exemplo a ser seguido. Quando a Igreja declara um santo, na realidade, está nos dando um modelo de vida para que todos procuremos a santidade. Frei Galvão no deixa o exemplo de um homem de paz, humilde, caridoso, e, de uma forma muito clara, mostra que todos nós viemos a esta vida para servir e não para ser servido. Um homem que, de forma muito clara, nos mostra que nada levaremos desta vida a não ser a bondade.

Sr. Presidente, termino trazendo da minha memória a mensagem do grande padre Roque Schneider, que nos diz: “Na vida tudo passa, caduca, se esvai. A beleza facial recebe rugas, as forças diminuem, as ilusões se desfazem como bolhas de sabão, como folhas jogadas ao vento. Na vida, tudo passa. Só não passa a bondade distribuída, passaporte privilegiado para adentrarmos no bem-aventuroso reino da eternidade.” Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ALOÍSIO VIEIRA - PDT - Esta Presidência concede a palavra ao Exmo. Sr. Deputado Federal Marcelo Ortiz, de Guaratinguetá, e aproveita para dizer que foi ele quem aprovou também na Câmara Federal o Dia Nacional de Frei Galvão. Hoje, estamos aqui fazendo uma homenagem pelo Estado de São Paulo, pela Assembléia Legislativa, a Frei Galvão.

 

O SR. MARCELO ORTIZ - Boa noite. É uma satisfação muito grande estar aqui nesta oportunidade e poder cumprimentar - perdoem-me a quebra do protocolo - você, Aloísio Vieira, pela feliz idéia de termos no Estado de São Paulo aquilo que tivemos na Câmara Federal.

Imagino o que você deve estar sentindo. Quem pôde ver a reunião que realizamos - não tivemos uma sessão solene - teve oportunidade de ver um reconhecimento de amor a Frei Galvão. O mesmo está ocorrendo hoje aqui. Dificilmente pude conter as emoções naquela ocasião. Imagine o que V. Exa. ouviu aqui a cada momento.

Quero cumprimentar todas as pessoas, mas sei que em momentos como este alguns nomes não são citados. Inicialmente quero cumprimentar o prefeito da nossa cidade de Guaratinguetá, onde, para nossa felicidade, ocorreu mais esse fato, um fato inusitado: o primeiro santo brasileiro é de Guaratinguetá.

Cumprimento nosso Presidente da Câmara, Vereador Antolini, que representa o Poder Legislativo, os Deputados que aqui vieram - Carlinhos Almeida, Padre Afonso Lobato, Marco Bertaiolli, José Cândido -, os vereadores presentes, o professor Fernando Moreira, Nelson Baracho dos Santos, Dr. Maia, promotor da cidade de Guaratinguetá, Padre Reginaldo, o pároco da nossa Igreja de Frei Galvão, padre Santos, Irmandade Frei Galvão, meu amigo e companheiro de velhas lutas Tom Maia, que veio aqui e emocionou a todos com a sua fala, com a sua descrição daquilo que conhece e viveu durante muito tempo, a Irmã Cadorin, com quem falei uma vez.

Quando estava em Roma conversei com a Irmã Cadorin, que havia falado com a Embaixadora do Brasil naquele País. Naquela ocasião a senhora se encontrava no convento e estava na luta para que pudéssemos ter a canonização de Frei Galvão e não pude falar pessoalmente com a senhora.

Tive um momento que poucas viveram. Naquela oportunidade estive com nosso Papa Paulo II. Ao beijar sua mão eu disse muito rapidamente - as visitas são muito rápidas - a ele que era de Guaratinguetá, terra de Frei de Galvão, e esperava sua canonização. Pensei que ele disse “eu sei” em italiano. Mas ele me disse assim: “Eu sei.” Aquilo me deu um ânimo e a certeza absoluta de que teríamos o que efetivamente aconteceu. Um marco inusitado na história que vai ser mais uma das pontuações feitas pelo meu colega de turma, que sempre chamei de Didi, Didi Marcondes, nosso historiador.

Vivi também um momento com muito entusiasmo, quando estava em Brasília, e fui até um pouco ousado. O Gaspar nasceu em Guaratinguetá. Eu não nasci em Guaratinguetá. Eu sou cidadão guaratinguetaense. Tive a grande felicidade de por meio de um pedido formulado pelo nosso prefeito municipal, Gilberto Fellipo, receber o título de Cidadão Guaratinguetaense. Àquela época disse, e repito aqui, nascer na cidade pode ser uma obra divina, pode ser um acaso. Muitas vezes há pessoas que nascem até dentro de um transatlântico em alto-mar, não têm nem cidadania. No primeiro porto pode fazer o registro, ou deixar para fazer na cidade de origem, assim diz a lei brasileira. Mas você ser escolhido para ser filho de uma cidade, a sua responsabilidade é eternamente maior do que as outras do próprio filho.

Vejam. Nasci na cidade de Penápolis. Saí de lá menino, três anos de idade. Quantas pessoas me conhecem? Poucas. Na cidade de Penápolis, tive nove votos. A minha cidade, a minha região, é do Vale do Paraíba, do Litoral Norte e da Serra da Mantiqueira e a minha cidade é Guaratinguetá. Sou de Guaratinguetá. Também posso dizer que o primeiro santo brasileiro nasceu na minha cidade.

Hoje, em Brasília, da mesma forma que foi dito aqui pelo Júnior, eles me chamam de privilegiado. Alguns exageram, obviamente, que sou predestinado, exatamente por coisas dessa natureza. Quando tivemos a colocação do nosso time de futebol, acabou sendo o time que ganhou o campeonato do interior, estávamos na luta e tal. E aí diz, agora para conversar com o Papa, tem que falar com o Marcelo Ortiz. O Papa veio ao Brasil e, logicamente, preparei a ida dos parlamentares de Brasília em Guaratinguetá. Não fiz mais do que a minha obrigação, com uma grande satisfação. E eles aumentam: cuidado com ele! O santo brasileiro é da cidade dele!

Essa felicidade enorme de tudo o que ouvimos aqui, é desnecessário que eu diga, mas não podemos deixar de falar determinadas coisas, como algo que marcou muito a característica do nosso santo. Todos dizem que todo santo tem de ter tudo isso. Mas ele tinha demais, a humildade, o amor que dedicava a todos, a compreensão, a possibilidade de freqüentar dois lugares ao mesmo tempo, de levitar, enfim, será que vou arrumar alguma coisa com a Igreja Católica? Mas acho que o nosso santo é um pouco mais que os outros. Será que vou ter problemas? Não vou não, é bairrismo. Obviamente que ele é um santo igual aos outros, mas é o santo da nossa devoção.

Deputado Aloísio Vieira, fica aqui o nosso agradecimento a V. Exa. e a todos seus pares que propiciaram isso que chamamos de reconhecimento e amor a Frei Galvão. Não é uma Sessão Solene. É efetivamente mostrarmos ao nosso povo a fé que temos, a fé que muitas vezes, como um refrão batido, mas é verdade, remove montanhas.

Mais uma vez tenho que agradecer a Deus. Jamais esperava, com 17 anos de idade, sair desta cidade de São Paulo, ir revoltado à cidade de Guaratinguetá - imaginem, eu moço, com 17 anos, querer sair da metrópole, ir para uma cidade do interior. Lá cheguei com meus 17 anos, fiz a minha vida lá, continuo naquela cidade. Pretendo ficar lá quando Deus me chamar. Um dia serei chamado por Ele, mas até lá vou continuar a minha devoção, meu trabalho, meu agradecimento a todos aqueles que propiciaram que tivéssemos momentos mágicos como este que estamos tendo hoje. Que Deus abençoa todos nós. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALOÍSIO VIEIRA - PDT - Agradeço as palavras do nobre Deputado Marcelo Ortiz.

Teremos agora uma apresentação de cantos gregorianos pelos Arautos do Evangelho, sob a regência do Padre Pedro Morazani, a quem agradecemos de forma especial pela vinda.

Tive a honra de ser um dos membros da comissão da Assembléia que acompanhou a visita do Papa Bento XVI ao Brasil. Participei da missa de canonização do Frei Galvão, no Campo de Marte, e vi a bela a apresentação de vocês naquela ocasião. Parabéns.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALOÍSIO VIEIRA - PDT - Gostaríamos de agradecer mais uma vez a apresentação de cantos gregorianos pelos Arautos do Evangelho, sob a regência do ilustre maestro Padre Pedro Morazzani.

Há pelo menos mais uma apresentação?Vamos quebrar o protocolo, porque o Frei Galvão merece mais do que isso. (Palmas).

 

* * *

 

-              É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALOÍSIO VIEIRA - PDT - Obrigado. Mais uma vez agradeço aos Arautos do Evangelho. Aliás, nesta legislatura, essa é a primeira vez que o coral se apresenta aqui. Vocês já se apresentaram três vezes, mas nesta legislatura é a primeira vez. Vocês se apresentaram pela primeira vez em 2001, no ano da aprovação pontifícia dos Arautos do Evangelho. Depois em 2005, quando o presidente internacional dos Arautos recebeu homenagem na Assembléia Legislativa de São Paulo pelo 4º Aniversário. E, hoje, nesta legislatura.

Quero anunciar a presença do Vereador João Geraldo Canicieri, de Guaratinguetá.

Antes de encerrar, passo a ler uma carta da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Guaratinguetá: “A/C Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

Nobre Deputado Aloísio Vieira

Prezado senhor, nós da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Arquidiocese de Aparecida, responsável pela Igreja de Frei Galvão, na pessoa de seu Pároco, Pe. Reginaldo Joaquim José da Trindade, vem mui respeitosamente se dirigir a V.Sa para estender os mais sinceros votos de agradecimento, parabenizando-o pela iniciativa de comemorar a Canonizacão de Frei Galvão, o nosso primeiro santo brasileiro.

Sendo assim, ainda estendemos o convite a V. Exa., que venha conhecer a Igreja de Santo Antônio de Santana Galvão, na cidade de Guaratinguetá - SP, participando conosco de sua Novena Perpétua.

Sem mais para o momento, nos despedimos e suplicamos as bênçãos de Frei Galvão sejam derramadas a V. Exa.e a toda a sua família.

Atenciosamente:

Padre Reginaldo Joaquim José da Trindade - Pároco”

Também recebemos, agradecendo o convite e justificando a ausência do Prefeito Manoel Marcos, fax do Chefe de Gabinete da Prefeitura de Ilhabela.

Recebemos também fax agradecendo e parabenizando por esta solenidade, de Eliana Machado, Delegada Regional da Secretaria de Cultura do Vale do Paraíba.

Acusamos recebimento de fax do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Dr. João Sampaio, e um ofício do vice-Governador Alberto Goldman em nome do Governador José Serra, que parabeniza o evento e justifica a sua ausência.

Aproveitamos esta oportunidade para dizer que assim como o Deputado Marcelo Ortiz fez em Brasília, estamos fazendo aqui esta sessão solene em homenagem à canonização de Frei Galvão.

Apresentamos o Projeto nº 426, de 2007, protocolizado nesta Casa de Leis no mês passado. Esse projeto é de suma importância. Se ele for aprovado, daqui para a frente o dia 11 de maio será lembrado como o dia que São Paulo vai comemorar o Dia Estadual de Frei Galvão, assim como Brasília vai comemorar o Dia Nacional de Frei Galvão. Então eu gostaria de contar com o apoio dos Deputados. Passo a ler o teor do projeto:

“Projeto de lei nº 426, de 2007, que institui o Dia Estadual de Frei Galvão.

A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo decreta:

Art. 1º: Fica instituído o ‘Dia Estadual Frei Galvão’, a ser comemorado anualmente no dia 11 de maio;

Art. 2º: Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Justificativa: após anos de esforços de todos os católicos, Frei Galvão teve sua santidade reconhecida pelo Vaticano, passando a ser o primeiro santo da Igreja Católica Apostólica Romana nascido no Brasil.

Frei Antônio de Santana Galvão nasceu em Guaratinguetá, em 1739. Ordenou-se sacerdote franciscano e consagrou-se à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, assinado esse ato por seu próprio sangue. Graças às suas enormes virtudes e à sua inestimável caridade para com os pobres e doentes, já era considerado, ainda em vida, um santo.

De sua inspiração nasceram as ‘Pílulas de Frei Galvão’, procuradas pelos doentes e angustiados. Cada pílula traz impressa uma frase em latim do Santo Ofício de Nossa Senhora que, traduzida, diz: “Depois do parto, oh Virgem, permaneceste intacta. Mãe de Deus, interceda por nós!”

Hoje, milhares de devotos beneficiam-se de curas proporcionadas por esse prodígio. Frei Galvão fundou e construiu, com o apoio de inúmeros religiosos, o Mosteiro da Luz, localizado no Centro de São Paulo. Por sua enorme importância essa histórica construção foi declarada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Frei Galvão faleceu em 23 de dezembro de 1822, aos 83 anos, deixando um legado de humildade, caridade e amor, e está sepultado na Capela do Mosteiro da Luz. Em 1998 ele foi beatificado pelo Papa João Paulo II, dele recebendo os títulos de “Homem da Paz e da Caridade” e de “Patrono da Construção Civil do Brasil”.

O milagre aprovado para a sua canonização ocorreu em uma gravidez de alto risco, de uma mãe portadora de má-formação do útero, o que criava dificuldades para ela engravidar. Antes desse milagre, para o qual não há explicação científica, ela havia sofrido três abortos espontâneos. Apesar de todos os riscos e das resistências dos médicos, no dia 11 de dezembro de 1999 o parto realizou-se sem que houvesse maiores complicações. A criança nasceu com a doença das membranas hialinas, porém, para a surpresa dos médicos, no dia seguinte ela não apresentava qualquer sinal de doença.

Sua canonização ocorrerá - apresentamos o projeto antes do dia 11 -, no dia 11 de maio de 2007, pelo Papa Bento XVI, em missa em São Paulo. Entendemos plenamente justificada essa justa homenagem para que o povo de São Paulo comemore o Dia de Santo Frei Galvão e que as autoridades do Estado decretem, pelo presente Projeto de lei, o “Dia Estadual Frei Galvão” no dia 11 de maio.

Essa é a nossa intenção que submetemos à sábia decisão dos representantes do povo paulista. Desde já pedimos o apoio à presente propositura.

Sala das Sessões. Deputado Aloísio Vieira, PDT.” (Palmas.)

Queremos, para encerrar, dizer que hoje está coroada de êxito esta Assembléia Legislativa. Temos Jesus Cristo nesta cruz. Hoje, temos o nosso Santo Frei Galvão. Temos, também, Nossa Senhora Aparecida no Hall Monumental.

É muito importante que façamos esta Sessão Solene em nome de Frei Galvão. Afinal de contas, este é um plenário em que as paixões às vezes extravasam. É comum na vida política ocorrerem agressões, às vezes injustas. Às vezes temos aqui acaloradas discussões levadas até para o lado pessoal. Temos aqui paixões e acho que Frei Galvão vai realmente iluminar este plenário.

Quantas pessoas renegam um prato de comida para uma pessoa que está passando necessidade! Temos o exemplo de Frei Galvão. Quem lê sobre a sua vida sabe que pessoas caminhavam dois, três meses, até de outras províncias do Brasil, à procura de Frei Galvão, não só para curar as suas doenças, mas principalmente os seus problemas espirituais. Pessoas aflitas que procuravam uma palavra de consolo, uma palavra de amizade, uma palavra de carinho, uma palavra de esperança.

Frei Galvão, esse santo brasileiro da humildade, esse santo brasileiro sempre se preocupou com os mais necessitados, com os pobres, com a cultura, com o nosso país. Quando aquele escravo foi condenado ele foi o único que se opôs à execução. Quando foi condenado ao desterro, pelo então Governador da Província de São Paulo, ele teve até o apoio dos poderosos, daqueles que eram os grandes empregadores neste país.

Nesta data queremos dizer que a Assembléia Legislativa, o Vale do Paraíba, o Estado de São Paulo, este país sentem-se honrados de ter um santo genuinamente brasileiro, que veio de baixo, um santo que deu a sua vida, deu o seu exemplo e morreu pobre, numa casinha, cuidado pelas irmãs de sua irmandade em São Paulo, de uma forma como um santo nasce e morre.

Ele morreu para o mundo material, mas não morreu para o mundo espiritual. Ele jamais morrerá para nós católicos e para todos aqueles que acreditam em Deus, que acreditam em Jesus Cristo e que acreditam no Espírito Santo.

Antes de encerrar a sessão esta Presidência agradece às autoridades presentes: Gilberto Felippo Fernandes Júnior, Prefeito de Guaratinguetá; Presidente da Câmara de Guaratinguetá; Vereadores, Prefeitos da região; Prefeito Vilela, Presidente do Codivap, que congrega mais de 40 prefeituras; Deputado Federal Marcelo Ortiz e demais autoridades.

Quero fazer um agradecimento especial à TV Assembléia. Para quem não sabe, a TV Assembléia filmou toda esta sessão, está no Brasil todo através da TVA, Canal 185, e da NET, Canal 13. Esta sessão será transmitida para todo o Brasil, talvez até ao vivo. Se não, será transmitida depois. Se alguém precisar da fita poderá entrar em contato com o nosso gabinete.

Para encerrar, gostaria de aproveitar que temos aqui políticos de vários partidos, como o Presidente Estadual do PDT, que é de Guaratinguetá, José Gaspar; o Gilberto Felippo, dos Democratas, que é o Prefeito de Guaratinguetá; o Deputado Marcelo Ortiz, que é Líder do PV e vereadores de todos os partidos.

Quero fazer um agradecimento ao Tom Maia e à sua esposa. Quero fazer um agradecimento ao Baracho. São pessoas que nos ajudaram a montar esse Projeto de lei nº 327, a que o Prefeito Gilberto Felippo referiu-se, que transforma em estância turístico-religiosa o Município de Guaratinguetá.

O projeto foi elogiado pelos demais Deputados. Foi um projeto trabalhoso, fizemos um projeto muito explícito a respeito da cidade de Guaratinguetá. Não nasci naquela cidade, mas sei que o pessoal de lá é um tanto bairrista por uma certa razão: eles têm o Frei Galvão que é de Guaratinguetá. Não nasci lá, mas meu filho Fabiano Chalita Vieira, Prefeito de Cachoeira Paulista, é nascido em Guaratinguetá. Não estamos muito por baixo, não.

Guaratinguetá tem tudo para ser uma estância turístico-religiosa, faz parte do roteiro religioso Guaratinguetá, Aparecida e Cachoeira Paulista. É uma cidade importante da nossa região, na qual não só temos hoje um santo, Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro, mas temos também a parte turística, temos as montanhas de Guaratinguetá, principalmente na divisa com Campos do Jordão, uma região serrana muito bonita.

Temos, portanto, que fazer uma luta. Não é fácil aprovar - estão aqui vários Deputados para comprovar isso - na Assembléia Legislativa um projeto de estância turística. Mas tenho certeza de que dos projetos que tramitam nesta Casa de leis o Guaratinguetá tem mais condições de ser aprovado. Precisamos do apoio não só das autoridades, mas também do povo de Guaratinguetá; não só do povo de Guaratinguetá, mas do povo da nossa região.

Se Guaratinguetá for considerada estância também vai beneficiar indiretamente as cidades ao redor, que afinal de contas é a cidade mais importante da nossa região político-administrativa. Se Guaratinguetá se expandir, crescer e realmente tornar-se uma estância turístico-religiosa isso vai refletir em toda a nossa região do Vale histórico.

Nesta oportunidade quero pedir esse apoio. Agradeço ao Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Vaz de Lima, que autorizou esta sessão. Agradeço, também, aos funcionários da Assembléia que ficaram aqui até esta hora. Agradeço, mais uma vez, à Banda da Polícia Militar, aos policiais militares.

Convido todos a comparecerem no hall de entrada. A Assembléia Legislativa convida-os para uma recepção.

Gostaria de fugir do protocolo. Embora o protocolo seja rígido, estou no lugar do nosso Presidente, Deputado Vaz de Lima. Portanto, estou presidindo esta Sessão. Gostaria que todos rezássemos um Pai Nosso em homenagem a Frei Galvão.

 

* * *

 

- É feita a oração.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - ALOÍSIO VIEIRA - PDT - Muito obrigado. Esgotado o objeto da presente sessão esta Presidência dá por encerrados os trabalhos.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 22 minutos.

 

* * *