31 DE MARÇO DE 2008

009ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À "FUNDAÇÃO CHARLES DAVIS, AO SR. ANDREW MILLER E A SRA. CLEIDE MARIA COELHO HIRSCH, PELA CRIAÇÃO DO PROJETO TRAMPOLIM"

   

Presidente: CELSO GIGLIO

 

RESUMO

001 - CELSO GIGLIO

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que a sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva da Casa, a pedido do Deputado ora na Presidência, para homenagear a Fundação Charles Davis, o Sr. Andrew Miller e a Sra. Cleide Maria Coelho Hirsch, pela criação do Projeto Trampolim. Convida os presentes para, de pé, cantar o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - SAID MOURAD

Deputado Estadual, sente-se honrado em prestigiar este evento, pela criação do Projeto Trampolim. Comenta a falta de qualificação de mão-de-obra no Brasil.

 

003 - CLEIDE MARIA COELHO HIRSCH

Presidente da ONG Tutu, discorre sobre os valores recebidos de seus pais e o desafio em aplicá-los em sua atividade profissional. Cita a ONG Confraria de Mulheres para o Terceiro Milênio, sua colaboradora, e que tem como objetivo auxiliar instituições que atendem mulheres e crianças. Nomeia outros colaboradores. Discorre sobre a parceria entre os empresários Charles Davis, através da Charles Davis Foundation, Andrew Miller, que patrocina o Projeto Trampolim e a ONG Tutu. Destaca a participação de alguns colaboradores com o projeto.

 

004 - Presidente CELSO GIGLIO

Anuncia exibição de um vídeo institucional sobre o Projeto Trampolim.

 

005 - WESLEY DE OLIVEIRA

Aluno jovem embaixador em Washington, homenageia o trabalho que a ONG Tutu, a Fundação Charles Davis e o Andrew Miller vêm fazendo, com o Projeto Trampolim. Em nome de todos os estudantes do projeto, mostra a importância do projeto em suas vidas. Sente-se motivado pelas lições dadas pela Sra. Cleide, que um dia lhe disse para nunca desistir dos seus sonhos.

 

006 - FERNANDA DE SOUZA

Aluna jovem embaixadora em Washington, fala do objetivo do Projeto Trampolim de manter os estudantes dentro da escola, envolvidos em atividades extras para ter uma vida bem sucedida. Incentivada pelo Sr. Andrew Miller, menciona seu trabalho como monitora e como professora voluntária para um novo projeto na escola. Agradece àqueles que trabalharam voluntariamente no projeto.

 

007 - Presidente CELSO GIGLIO

Presta homenagem a algumas pessoas, com diplomas alusivos ao evento.

 

008 - CHARLES DAVIS

Presidente da Charles Davis Foundation, solicita aos jovens que aproveitem todas as oportunidades que o Projeto Trampolim possa lhes proporcionar e agradece a todos que com ele colaboram.

 

009 - ANDREW MILLER

Executivo e filantropo, fala da necessidade de ampliação tanto dos projetos, como de estudantes que dele fazem parte.

 

010 - Presidente CELSO GIGLIO

Anuncia a entrega de flores, pela Sra. Glória Giglio e pelas crianças do Projeto Trampolim, a homenageados dessa solenidade, como também a entrega de flores à Sra. Glória Giglio, pelas crianças do Projeto Trampolim. Salienta a importância do Projeto Trampolim, que despertou nos estudantes brasileiros a relevância da educação. Lembra que o progresso material do País e de todos os ramos da atividade econômica é cada vez mais dependente de instrução pública. Diz que o Projeto Trampolim incrementa a qualidade do ensino da língua inglesa aos alunos e abre as portas de um novo mundo para crianças e adolescentes. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

***

 

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Celso Giglio.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Havendo número regimental, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

***

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

***

 

  O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Passamos a nomear as autoridades presentes: Sr. Charles Davis, Presidente da Charles Davis Foundation; Sra. Cleide Maria Coelho Hirsch, Presidente da ONG Tutu; Sr. Andrew Miller, executivo e filantropo; Sra. Glória Giglio.

  Senhoras e senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear a Fundação Charles Davis, o Sr. Andrew Miller e a Sra. Cleide Maria Coelho Hirsch, pela criação do Projeto Trampolim.

  Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda do Exército Brasileiro, do 4º BIB, sob a regência do 2º Tenente Músico Daniel Félix Luz.

 

***

-              É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

***

 

  O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda do Exército Brasileiro. Sentimo-nos extremamente honrados com a presença dos senhores.

  Gostaria de registrar a presença do nobre Deputado Rodolfo Costa e Silva, que pede que o representemos também, na nossa fala.

  Esta Presidência concede a palavra ao nobre Deputado Said Mourad.

 

  O SR. SAID MOURAD - PSC - Sr. Presidente desta Sessão Solene, meu amigo, sempre Deputado e sempre prefeito, Celso Giglio; Sra. Primeira-Dama, em cujo nome cumprimento as mulheres presentes; Sra. Presidente da ONG Tutu, minha amiga Cleide Maria Coelho Hirsch, meus grandes amigos Charles Davis e Andrew Miller, meu colega Deputado Rodolfo Costa e Silva, demais autoridades presentes, minhas senhoras e meus senhores, boa-noite.

É uma grande satisfação prestigiar este evento do meu colega, uma brilhante iniciativa, sobre um projeto que já conhecíamos e vínhamos dando um suporte. Agora, com essa alavancada em Osasco, todas as crianças terão mais oportunidade.

O que falta no Brasil não é emprego, mas mão-de-obra qualificada. Tem emprego sobrando, mas falta qualificação, e, às vezes, o governo não cumpre a sua obrigação de qualificar essas pessoas.

Costumamos dizer que “santo de casa não faz milagre”, e temos os “anjos” de fora, que são Andrew Miller e Charles Davis, que tiveram a brilhante iniciativa de doar seu tempo para países necessitados e carentes, não só para o Brasil.

Osasco é um município gigante e muito carente. O Projeto Trampolim dará oportunidade a todas essas crianças terem conhecimento de mais uma língua, que é fundamental.

Quero cumprimentar as crianças também pela sua boa vontade, porque não adianta apenas dar condições. A pessoa tem de ter vontade de aprender mais uma língua. E elas estão com muita vontade.

Parabéns a todos, e sucesso no Projeto Trampolim.

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Gostaria de anunciar a presença da Sra. Daniela Unruh, relações públicas da ONG, Professora Patrícia Belatto, Diretora da Escola Estadual Major Telmo Coelho Filho, Professora Silvia Santos, Coordenadora do Projeto Trampolim na Escola Estadual Major Telmo Coelho Filho, Sra. Melissa Valtas, Professor do Projeto Trampolim, Sra. Laura Gould, do Consulado Americano, Comendador De Rosé, Sr. Silas Bortolosso, ex-Prefeito de Osasco, Capitão Marcos Luiz da Silva Del Duca, representando o Tenente Coronel Marcos Marques de Souza, Comandante do 4o BIL, Dr. João Francisco Gianezella, representando o Coronel Albano Fressati, Presidente da Sociedade Amigos da 2ª Divisão do Exército do Comando Militar do Sudeste, Sr. Wagner Carreira Paulo, representando o Sr. José Cássio Soares Hungria, pró-Reitor da Unifeo, Professora Maria de Fátima Volpiani, Dirigente Regional de Ensino em Osasco, nosso querido amigo Dr. Fernão de Oliveira Santos, Delegado Seccional de Osasco, Sra. Halana  Amorim, Diretora da ONG, Sr. Waldemar Hette de Araújo, representando o Deputado Estadual Antonio Salim Curiati.

Esta Presidência concede a palavra à essa mulher que tanto admiramos, essa mulher guerreira, Dra. Cleide Maria Coelho Hirsch, Presidente da ONG Tutu.

 

A SRA. CLEIDE HIRSCH - Dignas Autoridades que compõem esta mesa e as demais aqui presentes, filantropos Andrew Miller e Charles Davis, alunos, pais e professores do Projeto Trampolim, voluntários e colaboradores da ONG Tutu, corpo docente e discente da E.E. Major Telmo Coelho Filho, meus amigos e familiares, senhoras e senhores.

Certo dia alguém me perguntou o porquê de dedicar tanto de meu tempo para uma ONG se, como psicanalista, no consultório onde coloco em ato meu desejo de analista, já me consome muito tempo. Dizia-me essa pessoa, que sendo psicanalista de renome eu poderia, como educadora e professora aposentada, levar uma vida mais tranqüila, mais calma, vida de avó de três netos. Respondi, sem pensar muito: faço por ser uma atitude cidadã. Depois fiquei pensando na resposta dada. Percebi um certo clichê, um modismo. Então, como analista que sou, fui a fundo no que havia dito. Percebi que a resposta tinha, uma vez mais, a ver com um percurso que se originava em um mesmo ponto de partida: a família, minha família de origem, meus pais e irmãos, e a família que formei, meus filhos e netos.

De meu pai, o Major Telmo Coelho Filho, recebi o estímulo para o estudo e o trabalho árduo e honesto. Sua vida foi um exemplo. Com ele aprendi a lutar contra todos os preconceitos, certa de que o preconceito é o filho direto da ignorância, ignorância que é a mãe de todos os males. Ignorância se combate com educação. Educação é dever de todos. A escola pública, obrigação do Estado, tem que ser gratuita e de qualidade. Aprendi que a ética não pode jamais ser relegada a um segundo plano, que nunca podemos nos furtar da luta para alcançarmos os nossos objetivos. Foi e é meu exemplo de vida.

De minha mãe, Edwirges Fontana Coelho, poetisa e jornalista, tive o legado da estética, do belo, do bom. De seu lema de vida: “Alegria repartida é mais alegria; dor compartilhada é menos dor”, fiz o mote de meu caminhar, o norte de minha vida.

Deles aprendi a acreditar que ao fazer o bem ao outro você recebe mais energia. Meus pais me passaram o dom de ter prazer em dar. Acho que quanto mais dou, mais multiplico o que estou recebendo. Multiplicação. De ambos trouxe o que melhor aprendi para meus filhos e netos.

Mas pautar esses valores na vida profissional era, e ainda é, um desafio. Gosto de desafios. Para colocar esses valores em prática e dar conta dos desafios, tive a colaboração de muitas pessoas que comungam os mesmos valores.

A ONG Confraria de Mulheres para o Terceiro Milênio surgiu no final da década de 90 de um movimento de mulheres das mais variadas profissões que se reuniam em restaurantes da Vila Nova Conceição para a troca de experiências. Depois passaram a fazer eventos, palestrar, conferências e a direcionar a renda dessas atividades para instituições que priorizavam o atendimento de crianças e mulheres. Buscando mais saber sobre o terceiro setor, fizeram um curso com professores da Fundação Getúlio Vargas e fundaram, em 20 de novembro de 2000, a ONG Confraria de Mulheres para o Terceiro Milênio com o objetivo de auxiliar instituições que atendiam mulheres e crianças. Foram vários os projetos que tivemos. Dessa época quero destacar a colaboração de Luis Carlos Merege, professor da Getúlio Vargas; Regina Duarte, Teresa Duarte, Maria Cecília Trufi, Hélia G. Recivo e tantas outras, como Ivone Reis; Marinês Pena Costa; Linda Costa; Maria Lúcia Pacheco e Silva; Adair Chagas Bicálio; Marta de Góes Calmon; Juliana Alba; Eva Nazário; Maria Salim Curiati e muitas outras.

Em 2004, empresários americanos em visita ao Brasil se interessaram pelo trabalho social realizado pela ONG Confraria de Mulheres para o Terceiro Milênio. Alguns resolveram colaborar com essa organização por meio de uma parceria. Foi o que fez a Charles Davis Foundation, presidida por Charles Davis. O gigante de dois metros e dez de altura é uma celebridade nos Estados Unidos. Nasceu em Nashville, Tennessee. Menino pobre, fez seus estudos na Vanderbilt University com bolsa de estudos e jogando basquete. Formou-se em 1981. Nos anos 80 galgou postos até brilhar nas quadras ao lado do astro Michael Jordan, com quem disputou a camisa 23. Fez parte da constelação de estrelas que transformaram o Chicago Bulls em um dos maiores times de todos os tempos da NBA. Hoje é nome de avenida em sua cidade. Foi treinador na Itália. Homem de negócios, casado com Tommy Davis, tem uma filha e vive em Nashville. Foge dos padrões que definem um executivo. Não fala apenas de números, marketing e faturamento. Seu modo de agir é mais descontraído. Ele gosta mesmo é de falar de basquete e relembrar os tempos em que brilhou na NBA.

Aposentado das quadras, o milionário Charles Davis veio ao Brasil não para conhecer o basquete nacional, mas para encontrar boas oportunidades de negócio e investir em nosso país. Charles Davis é também dono de uma fundação há mais de 20 anos, que dá ajuda educacional a 3500 crianças pobres nos Estados Unidos. Em 2004, após visitar favelas, cortiços, conjuntos habitacionais populares, quadras públicas, escolas etc na periferia da Grande São Paulo, Davis decidiu abrir filiais de sua fundação no Brasil.

Em 2005 faz uma parceria com a ONG Tutu. Herdeira da ONG Confraria de Mulheres para Terceiro Milênio a ONG Tutu, sob o nome fantasia de Tutu Foundation, já realizou projetos na área de saúde e educação, sendo mais conhecido o Projeto Trampolim, voltado para o ensino de inglês e informática para jovens carentes de escolas públicas, segundo o desejo de Charles.

 Ao seu lado tivemos a presença de Andrew Miller, que financia o Projeto Trampolim.

Andrew W. Miller é bacharel em Ciências, pela Universidade Middle Tennessee State University em 1966, é formado em Contabilidade Pública. Andrew W.Miller iniciou sua vida profissional como contador em uma empresa de contabilidade internacional. Ele entrou para o “Hospital Corporation of América” logo após seu início e trabalhou como funcionário sênior até 1982. Durante este período ele também foi Presidente da Federação dos Hospitais Americanos (Federation of American Hospitals), representando a indústria internacional de cuidados com a saúde com fins lucrativos em Washington, D.C. e de 1977 à 1982 foi Presidente da “HCA Management Company”, que mais tarde foi vendida e se tornou pública  com o nome de  “Quorum Health Group”. Posteriormente ele se tornou co-fundador de três empresas públicas de assistência à saúde: “Surgical Care Affiliates”, com um centro nacional de cirurgias ambulatoriais e  mais tarde se tornou a “HealthSouth” em 1996; “Healthwise” que ofereceu vários planos de saúde no sul e nordeste e foi adquirida pela “United HealthCare” em 1996; e ainda “Vision América”  para cirurgias e cuidados nas sedes de centros oftalmológicos em Memphis, Tennessee.

Em 1996, o Sr. Miller fundou a “Women´s Health Partners”, proprietário de hospitais, Centro de Cirurgia e Medicina Especializado na Saúde de Mulheres. Ele é o presidente da “Health Mark Partners”, uma companhia de investimento em cuidados com a saúde e faz parte da diretoria de outras cinco corporações privadas de cuidados com a saúde.

 Sua experiência profissional é imensa e destacamos como exemplo a  HealthMark Partners, Inc. – Nashville, Tennessee; fundador e Presidente do Conselho Administrativo, desde 1996 até os dias atuais; Presidente executivo da HealthMark Ventures,uma companhia de capital próprio, que fornece 25 milhões de dólares em capital para a companhia.A companhia desenvolve e trabalha com hospitais de cirurgia, hospitais para mulheres e centros de cirurgia.

- HealthMark Ventures, LLC – Nashville, TN

Presidente Executivo, desde 1995

- HealthMark Ventures é uma empresa de capital privado com investimento em 5 empresas de cuidados com a saúde

O Sr. Miller é também o Presidente da “Andrew Woodfin Miller Foundation” e tem sido um notável contribuinte do “United Way – Aléxis de Tocqueville Society” e uniu-se à “Million Dollar Roundtable” em 1996. Atualmente ele participa da diretoria da “United Way of Middles Tennessee” e da “Cheekwood Foundation” e tem sido um generoso contribuinte de organizações locais civis e de caridade.

Destacamos no envolvimento com a comunidade: Presidente da Andrew W. Miller Foundation; Membro Executivo da United Way of Middles Tennessee; Contribuidor Notável da United Way Alexis de Tocqueville Society, da United Way Million Dollar Roundtable (mesa redonda) (1996); Membro Executivo da Cheekwood Foundation e Membro do Conselho Executivo da Presidência da Universidade Middle Tennessee State University.

Este filantropo é quem nos visita várias vezes ao ano, desde 2005, para ver o andamento “in loco” do Projeto Trampolim e é adorado por nossas crianças pelo carinho e atenção que lhes dedica.

Em fevereiro de 2005 eu fiz uma viagem a Nashville, Tennessee, para ver a obra da Fundação Charles Davis, que funciona em parques. Adaptamos para escolas públicas e em março de 2005 escolhemos como piloto a E.E. Major Telmo Coelho Filho, em Osasco, escola que havia sido visitada por Charles em janeiro de 2004.

O projeto consiste em oferecer aos alunos de escolas públicas, selecionados pela direção e professores da escola de acordo com seu desempenho escolar, conduta, carência financeira e interesse genuíno pelo projeto, uma grade de atividades extracurriculares como: língua inglesa, informática, esporte, etiqueta social e empresarial, educação financeira, música (coral) e outras atividades sociais e culturais, dando-lhes a possibilidade de continuar seus estudos e ingressar no mercado de trabalho qualificando-os, elevando assim sua auto-estima e tirando-os da violência das ruas.

O projeto atende diretamente cerca 200 alunos e indiretamente os 2.000 alunos matriculados na escola.

Desta época destacamos os agradecimentos para a diretoria da escola e para tal escolhemos  como membro honorário da ONG Tutu,  a falecida Ana Francisca Lisboa Cruz , vice diretora , que nos recebeu desde a primeira vez com muito carinho e profissionalismo. Também temos que lembrar a colaboração da Inha Gallo, que em 2005 foi a Coordenadora Pedagógica do projeto. Foi sucedida por Silvia Santos Sacheli, (2006 a 2007), responsável pelo sucesso da aprendizagem do inglês pelos nossos alunos, que se tornam bilíngues em 2 anos de projeto.

  Ela contou com uma equipe de maravilhosos professores, como Flávio Sadao, Henrique Marques, Melissa Valtas, Gilberto Sales Borges, Marco Bernardo, Yury de Oliveira Botti e outros, que vou citar apenas no primeiro nome porque já foram professores, agora nos apóiam, mas continuam em nossos corações: Margareth, Roberta, Isildinha, Ivete, enfim.

  Paralelamente ao Projeto Trampolim, colocamos em ação o Projeto “Up Grade” na escola pública, otimizando os recursos do Estado, em combinação com a Associação de Pais e Mestres da Escola Estadual Major Telmo, para a qual doamos todos os nossos materiais e equipamentos.

  Para tanto, contamos com a colaboração da diretoria da Escola Major Telmo, da Coordenação de Ensino de Osasco - presente conosco a Maria de Fátima - e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, cuja participação agradecemos.

  Com a primeira turma se formando em 2006, passamos em 2007 a batalhar pela colocação desses jovens no mercado de trabalho. Abrimos o Projeto Trampolim “Kids” para alunos menores; o Projeto “Workers”, aos sábados, para alunos que trabalham durante o dia e estudam à noite. Além do Projeto “Conversation”, para mantermos a fluência do Inglês. Todos eles, com a participação dos alunos já bilíngües, atuando como monitores.

  Nessa época, destacamos a atuação de nossos alunos no Projeto Jovens Embaixadores. O Programa Jovens Embaixadores é oferecido, anualmente, pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, para alunos de escolas públicas através de um processo seletivo. No ano passado, houve mais de dois mil inscritos. Neste ano, contamos com mais de três mil inscritos.

  Como parte desse programa, esses jovens passaram a primeira semana em várias atividades educacionais e culturais, na capital dos Estados Unidos, Washington D.C. Nesses estados-anfitriões, eles ficaram hospedados em casas de famílias, assistiram a aulas em escolas públicas da região, onde foram realizadas apresentações sobre o Brasil.

O projeto Trampolim teve, por dois anos consecutivos, dois alunos selecionados para esse programa. Em 2007, a aluna Fernanda de Souza foi escolhida e ficou em Charlotte, North Carolina, junto com outros 24 alunos, entre mais de dois mil inscritos. Em 2008, o aluno Wesley Oliveira foi selecionado, junto com outros 34 alunos, entre mais de três mil inscritos e ficou em Tulsa, Oklahoma.

Não vou citar as pessoas que colaboraram com o projeto do Consulado Americano porque isso será feito pelo Wesley e pela Fernanda. Por isso, vou tornar ausentes alguns nomes que eles irão mencionar.

Temos que lembrar alguns colaboradores: Colégio Pueri Domes, pelo fornecimento de livros; professor Alan Cayres Lino, ex-aluno e professor de Geografia da Escola Major Telmo, que é voluntário e faz lindos painéis comemorativos; Consulado Norte-Americano de São Paulo, que nos presenteia com material pedagógico-educacional. Lembramos o trabalho voluntário de Lunara Araújo, que nos deu um curso de Educação Financeira; de Tânia Coelho de Freitas, na área de Psicologia; de Sandra Coelho Andretta, na área de Etiqueta Empresarial e Social; de Lury Ueda, nos cartões de Natal; e de muitos outros. Se, por um acaso, deixei de citar alguém, perdoem-me.

Em 2008, destacamos a colaboração de Adelina Silveira Alcântara Machado, que faz parte de nosso Conselho e colocou a Organização Brasileira das Mulheres Empresárias (OBME) e a Liga Nacional das Mulheres Eleitoras (Liname) a batalharem em nosso favor; da voluntária Halana Amorim, diretora administrativa, que nos trouxe o Deputado Celso Giglio, que possibilitou esse reconhecimento público. Até então, ninguém havia parado para dizer a essas pessoas um muito obrigado.

Tenho que destacar a colaboração do jovem Eduardo Mautone, professor de Informática de nossos alunos, que com a professora Pamela fez o nosso “folder”, o nosso vídeo e é responsável pelo som que vocês irão ouvir depois.

Agradecemos ao Comando Militar do Sudeste e a presença da Banda Sinfônica do Exército, que abrilhantou esta noite.

Uma figura, entretanto, permeia todo o trabalho: Andrew Miller, carinhoso, não só mantendo o projeto, mas visitando-nos várias vezes por ano e ensinando-nos, com sua filantropia, a buscar outras empresas multinacionais e brasileiras a fazerem o mesmo.

Novos desafios nos chamam e vamos continuar a batalhar. Agradeço à Halana, ao professor Henrique - tradutor no momento para Andrew Charles - e a outros que estão iniciando projeto na área da Ecologia. Contamos com a colaboração do Deputado Rodolfo; do Dr. Juan Alarcon Adorno, presidente do nosso Conselho Fiscal desde o início de 2005, que, junto com sua esposa Roselara, inicia projetos na área da Saúde.

Gostaria também de agradecer, falando pelo Conselho, a nossa grande amiga, Sra. Neide Caldini, presente ao nosso lado.

  Finalizando, lembro que todos os projetos desenvolvidos pela ONG Tutu incentivam o voluntariado, que tem compromisso com o andamento, o crescimento e a implementação do projeto. Estamos em constante mudança basicamente não na nostalgia e na esperança, que são utopias - a nostalgia é regressiva, passado, e busca a sociedade perfeita como queria o vídeo, às pessoas que se amam sem conflito ou guerra; a esperança é a utopia do futuro que busca uma sociedade ideal, mas sabemos que as ideologias e as ilusões estão mortas. A nossa preocupação deve ser com o presente, com o agora, no qual está o nosso passado na nossa memória e o futuro no nosso desejo. O tempo de se realizar algo é sempre o agora, considerando-se que a história não é simplesmente uma coleção de fatos, mas um horizonte de possibilidades. Atualmente, a ONG Tutu busca novas oportunidades de parceria para tornar possível a implementação de seus novos projetos. Obrigada. (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Teremos agora a exibição de um vídeo institucional sobre o Projeto Trampolim.

 

***

 

-              É feita a exibição do vídeo.

 

***

 

  O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Esta Presidência tem a honra de anunciar a presença do Sr. Enóque Rodrigues Luz da Folha da Região, da cidade de Osasco;  Sra. Daniela Berçot, diretora do Jornal Repórter Notícias; Sra. Fátima Morina e do Sr. Cláudio Cruz, diretores do Jornal Comunicação de Osasco; Sra. Adelina Alcântara Machado, conselheira da ONG Tutu, vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Osasco, Cláudio Piteri.

  Esta Presidência concede agora a palavra ao Wesley de Oliveria, aluno, jovem embaixador em Washington e Fernanda de Souza, aluna, jovem também embaixadora em Washington.

A tradução será feita pelo Alípio. O Alípio fará a tradução da fala dos dois jovens para o português.

  Esta Presidência anuncia ainda a presença do Sr. Felipe Sigollo, sub-prefeito de Vila Prudente, Sapopemba. Obrigado pela presença.

  Tem a palavra o Wesley de Oliveira e a Fernanda de Souza.

                              

O SR. WESLEY DE OLIVEIRA - (Pronuncia-se em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Eu gostaria de dizer olá para todos que estão aqui e fazer a nossa homenagem ao interessante trabalho que a ONG Tutu, a Fundação Charles Davis e o Andrew Miller vêm fazendo, durante esses três anos, o Projeto Trampolim. Especialmente para o Andrew Miller e Charles Davis, patrocinadores do projeto, para a Sra. Cleide Maria Coelho Hirsch e para Silvia Santos, vice-presidente da ONG. Àqueles que ajudaram e acreditaram em cada um dos alunos do projeto, nos tornando amantes da língua inglesa, e a pessoas que querem progredir na vida, em nome de todos os estudantes do projeto queremos mostrar a importância desse projeto na nossa vida. 

 

A SRA. FERNANDA DE SOUZA - (Pronuncia-se em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - O objetivo do Projeto Trampolim é manter os estudantes dentro da escola, envolvidos em atividades extras para melhores condições, para ter mais oportunidades na vida como entrar em uma boa faculdade para competir no mercado de trabalho e para ter uma vida bem sucedida.

Graças a esse curso, muitos estudantes têm encontrado ótimos empregos, começando a dar aulas e tendo oportunidade de intercâmbio como o Wesley e eu. Fomos selecionados como jovens embaixadores e viajamos para os Estados Unidos.

 

  O SR. WESLEY DE OLIVEIRA - (Pronuncia-se em língua estrangeira.)

 

  O SR. TRADUTOR - Temos muito orgulho em dizer que tivemos ótimos professores nesse projeto, e nós os agradecemos por terem nos ensinado tanto.

Queremos também agradecer à Embaixada Americana e ao Consulado por apoiar-nos e acreditar nos estudantes da escola pública. Sempre recebemos muito carinho em suas visitas.

Obrigado. Laura Gould, Eva Haishen, Joeli Osaski, Mara Moraes e Melbia Hasmand.

 

A SRA. FERNANDA DE SOUZA - (Pronuncia-se em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Sr. Andrew Miller, a pessoa que acreditou no nosso progresso. Uma vez me disse que se eu continuasse me esforçando eu iria longe e me tornaria uma professora de inglês. Ele também falou que brevemente eu estaria trabalhando no projeto.

Ele estava certo porque isso realmente aconteceu. Eu trabalhei como monitora e agora sou professora voluntária para um novo projeto na escola.

Wesley e eu daremos aula para os estudantes da sexta-série, orientados pelo Prof. Flávio.

 

  O SR. WESLEY DE OLIVEIRA - (Pronuncia-se em língua estrangeira.) 

 

O SR. TRADUTOR - Ótimas lições foram dadas pela Sra. Cleide, que um dia me disse para nunca desistir dos meus sonhos.

Na primeira vez que concorri aos Jovens Embaixadores eu não fui selecionado. Fiquei muito triste e desacreditado de mim mesmo. A Sra. Cleide falou comigo sobre isso e disse “Amanhã será um novo dia. Não desista.”

Ela estava certa. Em janeiro deste ano estive nos Estados Unidos como Jovem Embaixador.

 

A SRA. FERNANDA DE SOUZA - (Pronuncia-se em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Eu gostaria de agradecer também àqueles que trabalharam voluntariamente no projeto, aqueles que têm dado ou deram o melhor de si para que pudéssemos alcançar nossos objetivos.

Por tudo o que conseguimos, gostaria de pedir uma salva de palmas para todos eles. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Neste momento queremos homenagear algumas pessoas, com diplomas alusivos a este evento.

Quero fazer uma homenagem à Sra. Cleide Maria Coelho Hirsch, Presidente da ONG Tutu.

 

***

- É feita a homenagem.

***

 

  O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Quero fazer uma homenagem à Professora Silvia Santos, coordenadora do Projeto Trampolim na Escola Estadual Major Telmo Coelho Filho e vice-Presidente da ONG.

 

***

  - É feita a homenagem.

***

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Quero fazer uma homenagem à Professora Patrícia Belatto, Diretora da Escola Estadual Major Telmo Coelho Filho.

 

***

  - É feita a homenagem.

***

 

  O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Quero fazer uma homenagem ao Sr. Charles Davis, Presidente da Charles Davis Foundation.

 

***

- É feita a homenagem.

***

 

  O SR. CHARLES DAVIS - (Pronuncia-se em língua estrangeira.)

 

  O SR. TRADUTOR - Primeiro de tudo é um prazer muito grande estar aqui no Brasil, em São Paulo. Mas antes de começarmos gostaria de pedir que todos os alunos da escola ficassem de pé. Obrigado. Eu estou extremamente orgulhoso de tudo que vocês alcançaram e mais porque há cinco anos eu estava aqui em São Paulo, pelas ruas, e percebi que a minha fundação nunca se associou a nenhuma outra fundação ou projeto aqui. Eu estava num táxi aqui em São Paulo e quando ele parou no semáforo eu vi um garoto que vendia chicletes e tudo que ele queria eram dois reais. Isso me tocou demais e eu gostaria de saber, fico pensando onde esse garoto mora, onde ele está agora. Tocou-me profundamente ver esse garoto na rua e fiquei pensando por que ele tinha que estar tão tarde da noite na rua, vendendo chiclete para ganhar a vida. Nos Estados Unidos não é exatamente assim. Nós temos outras maneiras de tirar essas crianças da rua. E aí eu conheci a Cleide, o Carlos e todas essas pessoas, e estávamos pensando em como poderíamos ajudar essas crianças, o que poderíamos fazer. Então, o que eu queria dizer para vocês é para aproveitarem essa oportunidade porque eu não tive essa oportunidade. Estamos todos aí - a Cleide, os professores e gostaria de agradecer a todos. Boa-noite. (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Queremos homenagear também o Sr. Andrew Miller, executivo e filantropo, com a entrega do nosso Diploma alusivo ao evento. 

 

***

 

- É feita a homenagem.

 

***

 

 

O SR PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Tem a palavra o Sr. Andrew Miller.

 

O SR. ANDREW MILLER - (Pronuncia-se em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Ele disse que gostaria de fazer apenas dois comentários. Agradeceu e disse para os alunos aproveitarem o projeto. Estamos lá por vocês. Aos demais, gostaria de dizer que um projeto não é suficiente, um estudante não é suficiente. Temos que ter dez projetos e muitos estudantes. Boa-noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Estamos muito felizes nesta noite. Minha esposa e eu sentimos que a nossa cidade se faz presente na Assembléia. Esta Casa se transforma num cantinho da nossa querida Osasco com a presença de alunos, pais de alunos, professores, para recebermos tão ilustres visitantes.

Neste momento, minha esposa, Glória Giglio, deseja prestar uma homenagem singela com entrega de flores pelas crianças do Projeto Trampolim.

Dra. Cleide Hirsch, presidente da ONG Tutu, que receberá as flores da aluna e neta Daniela Hirsch Koravos.

                                     

***

-              É feita a entrega de flores. (Palmas.)

***

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Profa. Maria de Fátima Volpiani, dirigente regional de ensino em Osasco, que receberá as flores da aluna Laura.

                                     

***

-              É feita a entrega de flores. (Palmas.)

***

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Profa. Sílvia Santos, coordenadora do Projeto Trampolim na Escola Estadual Major Telmo Coelho Filho, que receberá as flores do aluno e monitor Giancarlo Dalmásio Figueira.

                                     

***

-              É feita a entrega de flores. (Palmas.)

***

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Profa. Patrícia Belatto, diretora da Escola Estadual Major Telmo Coelho Filho, que receberá as flores da aluna Carolina Yukie.

                                     

***

-              É feita a entrega de flores. (Palmas.)

***

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Sra. Halana Amorim, assessora da ONG, que receberá as flores do aluno Douglas Willian.

                                     

***

-              É feita a entrega de flores. (Palmas.)

***

 

A SRA. HALANA AMORIM - Quero agradecer à Cleide pela honra do convite de ser diretora administrativa dessa ONG, parabenizar o Charles e o Andrew pelo investimento assertivo, estender essa homenagem à nossa equipe que é pequena, mas eficiente, ao Eduardo Mautoni, a Pamela e ao Sr. Messias. Muito obrigado a todos.

 

  O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Agora, muito gentilmente, o projeto trampolim faz entrega de flores a minha esposa - agradecemos por isso - através da Sra. Daniela Unruh, Relações Públicas da ONG.

 

***

 

-              É feita a entrega de flores. (Palmas.)

 

***

 

  O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Quero também dizer algumas palavras. Pedi à Casa que traduzisse para o inglês o meu discurso, e que fornecesse uma cópia aos nossos ilustres visitantes.

Senhoras e senhores, de todos os progressos obtidos pelo Brasil nestes últimos vinte anos de experiência democrática, nenhum certamente foi tão importante para o nosso futuro quanto o despertar de sociedade e dos governantes brasileiros para a relevância da educação.

A difusão e o progresso do ensino público não são essenciais somente ao desenvolvimento político. Até mesmo o progresso material do País, em todos os ramos da atividade econômica, é cada vez mais dependente do nível de qualidade alcançado pela instrução pública. E não se trata apenas de assegurar a qualidade da mão-de-obra, até mesmo o consumidor bem formado, apto a assimilar rápida e facilmente novas tecnologias e novos hábitos quotidianos, é um fator de progresso.

Não é à toa que todos os brasileiros têm se mostrado cada vez mais ansiosos e aflitos em relação às infinitas dificuldades com que tem se debatido o Poder Público na procura por um ensino melhor. Nenhum brasileiro poderia deixar de manifestar a sua frustração e inquietude diante dos baixíssimos resultados obtidos pela escola pública nos exames periódicos efetuados pela própria Administração Pública, como é o caso do Saresp.

No entanto, se o progresso da educação é realmente um objetivo a ser partilhado por todos, há muito tempo que deveriam existir modos ágeis e fluentes de parceria entre o Estado e a Sociedade com o propósito de atingi-lo. Afinal de contas, o mínimo que deveria esperar aquele que coloca os seus recursos e o seu tempo à disposição do bem comum é uma resposta por parte do Poder Público.

No caso específico do Projeto Trampolim, cujos criadores hoje homenageamos, o que tivemos foi não somente a sociedade consciente de seus deveres e de suas potencialidades, personificada pelos mantenedores da Fundação Charles Davis, pelo Sr. Andrew Miller e pela Sra. Cleide Maria Coelho Hirsch, mas também uma resposta rápida e construtiva por parte do Estado, representado pela Sra. Maria de Fátima Volpiani Carnelós, dirigente de ensino na Cidade de Osasco, e pela Sra. Patrícia Ribeiro T. Bellato, Diretora da Escola Estadual "Major Telmo". Foi este encontro feliz entre o cidadão solidário e o servidor zeloso que construiu o exemplo que oferecemos agora ao Povo Paulista.

O Projeto Trampolim, como vimos, é constituído por atividades que incrementam a qualidade do ensino da Língua Inglesa entre os alunos da escola pública, que promovem um conhecimento mais amplo e profundo dos países anglo-saxônicos e de sua cultura e que culminam com várias práticas de intercâmbio. Ele oferece assim uma contribuição eficaz e necessária ao Poder Público numa área em que os resultados obtidos por este último não têm sido dos melhores.

A contribuição do Projeto Trampolim transcende em muito o ensino de Língua Inglesa. Nestes tempos de globalização, em que boa parte das informações disponíveis circula pela Rede Mundial de Computadores - a Internet - e em que boa parte da riqueza mundial passa de um país a outro a toda hora, melhorar o ensino desse idioma é como abrir as portas de um novo mundo para a criança e o adolescente.

E não deixa de ser profundamente comovente e simbólico que o Projeto Trampolim, que tem aberto as portas do mundo para tantos jovens de Osasco, tenha entre os criadores a Fundação Charles Davis e o Sr. Andrew Miller, ambos norte-americanos. Que o espírito de solidariedade e de desprendimento seja grande o suficiente para ultrapassar as fronteiras do próprio País já é uma lição em si mesma, que tanto o Sr. Andrew Miller quanto os mantenedores da Fundação Charles Davis dão aos alunos brasileiros.

Quando ocupávamos a Prefeitura Municipal de Osasco, também tivemos a oportunidade de expandir o ensino do Inglês nas escolas municipais, ao mesmo tempo em que introduzíamos várias outras mudanças tendentes a melhorar a qualidade do ensino, entre estas, cursos de Informática e a introdução do ensino do xadrez, que, comprovadamente, produz sensível melhora na capacidade de raciocínio e concentração do adolescente e da criança. Infelizmente, poucas dessas iniciativas tiveram continuidade na administração subseqüente, razão pela qual têm fracassado tantos programas educacionais no Brasil.

Ora, o que esperamos com este Sessão Solene, além do tributo que ora prestamos, é mostrar a todos os paulistas que iniciativas como o Projeto Trampolim devem merecer não só continuidade, mas expansão. E que seus criadores são merecedores não só do nosso apoio, mas também de um reconhecimento cada vez mais reverente e caloroso.

E esperamos ainda que através de projetos como o Trampolim, criado pela Fundação Charles Davis, pelo Sr. Andrew Miller e pela Sra. Cleide Maria Coelho Hirsch, nosso País seja unido a muitas outras noções pelos laços da solidariedade e do saber.

De nossa parte - nós que somos moradores de Osasco, que lá atuamos durante muitos anos como médico, Vereador e Prefeito, além de representante daquela Cidade junto à Câmara Federal e a este Parlamento - gostaríamos de assegurar a todos vocês o nosso empenho pessoal e político para que muitas outras escolas públicas do Município recebam este projeto. Compromisso que oferecemos como um voto de fé e esperança, tanto no trabalho de nossos homenageados quanto no futuro de nossos adolescentes e crianças.

Muito obrigado. (Palmas.)

Senhoras e senhores, esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa, que até agora aqui estão prestando seus inestimáveis serviços, e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. E convido também para um coquetel no Hall Monumental.

  Está encerrada a sessão.

 

***

- Encerra-se a sessão às 22 horas e três minutos.

***