http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

13 DE MAIO DE 2011

009ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DO TRABALHADOR DA SAÚDE”

 

 

Presidente: RAFAEL SILVA

 

RESUMO

001 - RAFAEL SILVA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Dá conhecimento de mensagens alusivas ao evento, encaminhados por várias autoridades. Informa que a presente sessão solene fora convocada pelo Presidente Barros Munhoz, a requerimento do Deputado Rafael Silva, na direção dos trabalhos, em homenagem ao "Dia do Trabalhador da Saúde". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Considera que esta sessão, antes de ser uma homenagem, é um reconhecimento aos trabalhadores da Saúde e enaltece os esforços diários dos profissionais da área. Apresenta vídeo institucional a respeito da data. Destaca a dedicação dos profissionais da Saúde.

 

002 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado Federal, cumprimenta as autoridades e delegações presentes, em especial o Deputado Rafael Silva. Parabeniza a atuação diária e devotada dos trabalhadores da Saúde. Defende maiores recursos para a Saúde Pública. Comenta a Emenda nº 29, de sua autoria, que propõe 30 horas semanais de trabalho para os profissionais da área.

 

003 - DAVI ZAIA

Secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, cumprimenta as autoridades e trabalhadores presentes na homenagem. Destaca a relevância dos serviços de Saúde. Defende a luta pela qualificação profissional. Comenta o apreço do Governador Geraldo Alckmin pela categoria dos trabalhadores da Saúde e seus esforços por melhorias na área.

 

004 - HAINO BURMESTER

Coordenador de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde, destaca o trabalho da Secretaria da Saúde no Estado de São Paulo. Reconhece a atuação dos profissionais da área, pautada na técnica e sensibilidade no atendimento de pessoas. Parabeniza o Deputado Rafael Silva pela iniciativa desta homenagem.

 

005 – ABRÃO DIB

Mestre de Cerimônias, convida os Senhores Edison Laércio de Oliveira, Presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo e Davi Zaia, Secretário do Emprego e Relações do Trabalho, para prestar homenagem, com da entrega de placas aos trabalhadores da Saúde nominados.

 

006 - Presidente RAFAEL SILVA

Justifica a homenagem prestada aos trabalhadores destacando a relevância de sua atuação para a sociedade. Lembra as dificuldades diárias enfrentadas pelos profissionais. Informa que esta sessão solene será    transmitida pela TV Assembleia, oportunamente.

 

007 - EDSON LAÉRCIO DE OLIVEIRA

Presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, saúda os presentes, em especial às mulheres profissionais da Saúde. Reflete acerca da rotina dos trabalhadores da área. Defende cursos de capacitação e qualificação, além do reconhecimento financeiro dos trabalhadores.

 

 

008 - Presidente RAFAEL SILVA

Enfatiza a necessidade de investimentos na área da conscientização da importância do profissional. Solicita aos presentes que cantem parabenizando os demais colegas. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Rafael Silva.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Esta Sessão Solene foi convocada pelo Deputado Presidente dessa Casa, e a convite desse Deputado para homenagear os trabalhadores da saúde do Estado de São Paulo.

É uma Sessão Solene que tem o caráter oficial e tudo que aqui acontecer e for dito será publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Quero anunciar aqui a presença das autoridades que compõe a mesa: Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá; Deputado Estadual Davi Zaia, atual Secretário do Trabalho; Dr. Haino, representando o Secretário da Saúde, Edson Laércio de Oliveira; Presidente da Federação dos Trabalhadores na Saúde do Estado de São Paulo, Dr. Carlos Nabil Ghobril, representando o vice-Governador do Estado de São Paulo.

Eu quero anunciar agora e pedir para quem tiver condições, para que fique de pé porque ouviremos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - O Deputado Barros Munhoz entende a importância dessa Sessão Solene e não está presente no momento por ter outros compromissos já agendados, ele foi o responsável pela convocação dessa sessão a pedido desse Deputado que vos fala.

Nós julgamos que não estamos fazendo uma homenagem. Mais do que isso, um reconhecimento. A homenagem muitas vezes pode ser feita a quem não mereça, ou quem não tenha o merecimento suficiente para tal. Entretanto, o reconhecimento é diferente. Reconhecimento acontece em razão de trabalhos, do desempenho de funções, atendimento, dedicação e de uma vida voltada para o bem das pessoas que mais precisam, porque quem precisa do atendimento em uma casa de saúde, realmente sabe como é difícil quando o atendimento não vem. Eu quero dizer de forma antecipada que os trabalhadores da saúde, muitas vezes sem os salários adequados, com problemas em casa, esquecem de tudo para diminuir o sofrimento de pessoas que nem conhecem, como é na maioria dos casos.

Eu quero passar agora para o nosso assessor de imprensa ABRÃO Junior, para que nos acompanhe com o roteiro de tudo que vai acontecer nessa sessão.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ABRÃO DIB - Caro Presidente, anunciamos a presença do Dr. Cristiano Lanfred, subchefe da Polícia Civil, representando o Delegado-Geral Dr. Marcos Carneiro Lima; o Vereador Ângelo Barreto, representando a Câmara Municipal de Campinas, ele preside a Comissão de Saúde naquela Câmara Municipal; o Sr. Mauro Daffri, Diretor de Departamento Sindical da Ciesp e representante da CNI – Comissão Tripartite Nacional; o Sr. André Jorge, Presidente da Nova TV, canal Nove da Net; e o Sr. Udine Verardi, representando o Deputado Estadual Antonio Salim Curiati.

Esse cerimonial também recebeu ofícios de agradecimento e de cumprimentos ao evento do Sr. Governador do Estado, o Sr. Geraldo Alckmin; do Sr. Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab; do Ministro-Chefe da Casa Civil, Dr. Antonio Palocci Filho; do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Dr. Wagner Rossi; da Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Dra. Miriam Belchior; da Ministra da Pesca e Aquicultura, Dra. Ideli Salvatti; do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Dr. Afonso Florence; da Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Dra. Tereza Campello; do Dr. Fernando Bezerra Coelho, Ministro da Integração Nacional; da Presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural, Dona Lu Alckmin; do Secretário da Saúde, Dr. Júlio Semeghini; do Secretário-Chefe da Casa Civil, Sr. Sidney Beraldo; do Presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Dr. Roberto Luiz Ribeiro Haddad; do Secretário de Energia, Dr. José Aníbal Peres de Pontes; do Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Dr. Edson Giriboni; do Senador Cristovam Buarque; do Deputado Estadual Estevam Galvão de Oliveira; do Deputado Estadual Antonio Mentor; e do Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Edson Simões.

Lidos os ofícios recebidos para essa solenidade, e nesse momento, Presidente, assistiremos a um vídeo institucional sobre a data do trabalhador da saúde.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de vídeo.

 

* * *

     

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - O vídeo, com muita clareza, coloca a importância do trabalhador da saúde. Ele não destacou o carinho, não destacou aquela dedicação. Mas por quê? Porque ele colocou o trabalhador de uma forma simples, como ele é. Ou seja, aquilo que ele faz, faz em favor do semelhante. Muitas vezes não sabe quem é esse semelhante e não faz em busca de retorno. Não o faz por vaidade, faz sim para que uma pessoa sofra menos, para que uma pessoa tenha condições de sobreviver a uma doença, uma cirurgia. Isso tudo é muito bonito. Muito bonito mesmo.

Quero passar a palavra para o Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, que participa de todos os movimentos em função dos trabalhadores, dos aposentados e o Deputado, inclusive, tem outro compromisso. Talvez ele nem possa ficar, embora tenha sacrificado um tempo do outro compromisso para ficar conosco. Com a palavra, o Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Quero cumprimentar o Presidente de Sessão, Deputado Rafael Silva, exemplo de garra, determinação e superação. Sem dúvida nenhuma eu comentava na exibição do vídeo com o Deputado Davi Zaia, o nosso Secretário, que o Deputado Rafael Silva falou como se tivesse visto o vídeo e certamente o viu, porque ele é uma pessoa intuitiva e é isso que mostra a determinação do Rafael Silva aqui.

Quero cumprimentar o Dr. Haino, representando o Secretário de Saúde; cumprimentar também Davi Zaia, como Secretário Estadual do Trabalho – eu ainda discutia com ele sobre essa questão dos trabalhadores da Sabesp, porque ele está ligado e antenado a tudo isso, o que é importante –; quero cumprimentar o Edson Laércio de Oliveira, Presidente da Federação e sem dúvida nenhuma, cumprimentar todas as Federações, de Araçatuba, Campinas, Franca, Jaú, Presidente Prudente, Rio Claro, Ribeirão Preto, Santos, Sorocaba, todos que estão aqui participando desse evento que é extremamente importante. A Saúde precisa de vocês. Não existe saúde sem os atendentes e auxiliares de enfermagem. Vocês são os que fazem o dia a dia de todos os hospitais.

Quero aproveitar e cumprimentar a Leide Mengatti e todas as trabalhadoras de saúde que estão presentes. Eu sei da luta de vocês, acompanho desde a época da regulamentação do atendente de enfermagem, do auxiliar de enfermagem, a luta que a Federação teve para formar trabalhadores, conseguiu superar muitas dificuldades. Nossas guerras com o Coren e com o Cofen, que continuam atrapalhando a gente e não sei por quê.

Quero perguntar para alguém do Coren, será que pode prescindir dos trabalhadores da saúde no atendimento, o paciente? Lógico que não. Vocês são fundamentais. E vocês não fazem visita de médico, vocês fazem visita permanente ao paciente, vocês que estão no dia a dia ao lado de todos aqueles que precisam de atendimento de saúde. Sem dúvida nenhuma, estar aqui é importante para cumprimentar todos vocês. A nossa luta no Congresso Nacional para a regulamentação da Emenda nº 29, mais recursos para a saúde, sabendo das dificuldades do atendimento de saúde e principalmente pelo projeto das trinta horas semanais que sou relator e tenho certeza que vão aprovar esse projeto para garantir melhor condição de trabalho para todos vocês, e é por isso que cheguei agora de Brasília e fiz questão de passar aqui para dar um abraço em todos vocês, cumprimentá-los e ter certeza que não existe saúde sem os trabalhadores da saúde.  Sem o atendente de enfermagem ou o auxiliar de enfermagem. Parabéns para vocês. Todo paciente do mundo merece a atenção de vocês à superação de suas dificuldades. Portanto, é um carinho especial. Dar um abraço em todos vocês, pedir desculpas ao nosso Presidente Deputado Rafael Silva por não poder permanecer, mas passei aqui para dar um abraço e dizer que não existe saúde sem os nossos atendentes, auxiliares de enfermagem. Parabéns e até a regulamentação da Emenda nº 29 e das 30 horas semanais para todos vocês. (Palmas). 

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradeço ao Deputado Arnaldo Faria de Sá. Ele tem compromisso e sacrificou o horário do outro compromisso para estar aqui presente, para trazer um abraço a todos vocês.

Agora nós vamos passar a palavra ao Deputado e hoje Secretário Davi Zaia. O Davi Zaia, como está acostumado como Deputado aqui, vai usar a tribuna dessa Casa para não se esquecer de que, além de Secretário é Deputado também. Com a palavra, Davi Zaia, nosso Deputado e nosso Secretário. 

 

O SR. DAVI ZAIA - PPS – Bom-dia a todos e todas. Bom-dia Deputado Rafael Silva, que preside essa sessão, Deputado sempre presente e é uma satisfação de fato poder utilizar a Tribuna em uma Sessão Solene que acontece por proposição de V. Exa. que honra essa Casa e honra o mandato de Deputado, o mandato popular, honra os trabalhadores da saúde, porque isso já se tornou uma Sessão Solene sempre esperada na nossa Assembleia Legislativa de São Paulo, porque, além de se revestir do cerimonial tradicional de todas as Sessões Solenes, essa é uma Sessão Solene que a Casa está sempre cheia, com a participação efetiva dos homenageados que são os trabalhadores da saúde. Não podendo estarem todos aqui, estão aqui vocês que representam essa categoria importante.

Cumprimento o Deputado Arnaldo Faria de Sá, que nos falou aqui e sempre um batalhador dos trabalhadores e da luta, o Edson Laércio de Oliveira, Presidente da Federação, do Sindicato de Campinas.  Também é responsável por conquistas permanentes que os trabalhadores vêm tendo.

O Dr. Haino representando o Secretário Giovanni Cerri, o Secretário Nabil representando o Vice-Governador Afif Domingues, o Vereador Ângelo Barreto, representando a Câmara Municipal de Campinas, todos os demais dirigentes sindicais, trabalhadores e trabalhadoras aqui presentes.

Nessa Sessão Solene faz e nos coloca diante de uma categoria que como já foi falado e mostrado no vídeo, tem um papel importantíssimo. Nós só vamos ter saúde de fato para a nossa população, se a gente tiver, e dependemos disso, a atuação dos profissionais da área da saúde, que são vocês, em todas as funções, dentro dos hospitais, dos laboratórios, nos mais diversos locais onde a nossa população sempre demanda a saúde.

É um setor, portanto, fundamental. E que existe por causa das pessoas. Então, relembrar aqui a luta da Federação, do Sindicato, para regulamentar de um lado os avanços na Legislação, como lembrou aqui o Deputado. Por outro lado, a luta permanente na qualificação das pessoas, para que elas possam ter o atendimento cada vez mais com eficiência, com qualidade, aliando a isso, aquilo que é natural no servidor da saúde, que é a sua dedicação pessoal, que é o seu carinho e o seu envolvimento com os pacientes que estão ali e dependem da sua atenção, muitas vezes para terem um ânimo diferente e poderem reagir melhor aos momentos difíceis que estão passando.

Parabenizo a vocês todos, e dizer que o Governador Geraldo Alckmin tem sido muito presente nas questões da categoria. Há alguns meses atrás, logo no início do mandato ele foi fazer uma serie de visitas na cidade de Campinas, fez questão de passar lá e fazer uma visita especial ao Edson e a toda a Diretoria do Sindicato em uma deferência especial a categoria da saúde. Hoje não pôde estar aqui porque tem outros compromissos. Mas, também registra o seu apreço e sua disposição de continuar trabalhando como Governador do Estado para poder apoiar essa categoria importante, que são os trabalhadores da saúde. Abraço a todos, muito sucesso, parabéns pelo dia e continuem nessa empreitada e nessa luta que vocês sabem conduzir muito bem, e que ela vem sendo vitoriosa como foi até aqui.

Um abraço a todos. Bom dia. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Nós queremos agradecer ao nosso amigo, o Deputado, que hoje é Secretário. Mas, aqui, entrou nessa Casa, ele volta a ser Deputado. Realmente é uma figura que nós aprendemos a admirar ao longo do tempo, nosso companheiro Davi Zaia. E o Dr. Haino Burmester está aqui representando o Secretário da Saúde, e conhece bem essa realidade, e fará uso da palavra nesse momento.

Eu quero dizer a todos que o Governador não pôde estar presente porque ele já tem compromissos agendados e não teve como fugir dos compromissos. Dr. Haino Burmester, com a palavra.

 

O SR. HAINO BURMESTER - Excelentíssimo Sr. Deputado Rafael Silva, Presidente dessa Sessão Solene, pessoa na qual eu saúdo as demais autoridades que compõe a mesa dessa solenidade e as demais autoridades presentes. Trabalhadores e trabalhadoras da saúde, eu venho aqui representante o Dr. Giovanni Guido Cerri, Secretário Estadual da Saúde, que, por motivo de compromissos anteriormente assumidos, não pode estar aqui presente. Mas me pediu que trouxesse o abraço, o reconhecimento e o seu apreço pessoal e da Secretaria Estadual de Saúde ao trabalho desenvolvido pelos trabalhadores da saúde nesse Estado.

A Secretaria Estadual de Saúde congrega aproximadamente 75 mil servidores ativos e inativos. É um contingente grande que, diuturnamente, contribuem para a saúde do povo de São Paulo, e a Secretaria tem um profundo respeito e uma gratidão pela atividade de todos esses trabalhadores e trabalhadoras da saúde, que, como muito bem foi mostrado no vídeo, estão constantemente levando não só a sua técnica, mas principalmente a sua sensibilidade no atendimento às pessoas, o que é fundamental. E é por isso que o Secretário Giovanni Guido Cerri tem como uma das suas bandeiras na Secretaria, a valorização das pessoas. E tem com bastante frequência dito a importância que ele dará no seu mandato à valorização das pessoas que trabalham na saúde desse Estado.

Apenas breves palavras para cumprimentá-los por esse dia, 12 de maio, dia do Trabalhador da Saúde, e nunca é suficiente o reconhecimento que nós podemos deixar aqui pelo trabalho que todos os Srs. e as Sras. desenvolvem. Muito obrigado.

Mais uma vez, eu quero saudar o Deputado Rafael Silva pela ideia e pela iniciativa dessa Sessão Solene, uma pessoa sensível às reivindicações e às necessidades dos trabalhadores da saúde. Muito obrigado e mais uma vez parabéns a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradecemos as palavras e a participação nessa Sessão Solene ao Dr. Haino Burmester. O Dr. Haino também é uma figura diferenciada. Um homem competente, sensível e que representou muito bem o Secretário da Saúde nesse evento.

Agora concedo a palavra ao nosso colaborador, que hoje é o Mestre de Cerimônia, Abrão Junior, para que continue o roteiro de todos os nossos trabalhos.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ABRÃO DIB - Sr. Presidente, eu gostaria de convidar o Presidente da Confederação dos Trabalhadores da Saúde, Edson Laércio de Oliveira para que possa se locomover ao plenário para efetuar as entregas das homenagens aos 11 trabalhadores de 11 regiões diferentes do Estado de São Paulo.

Gostaria também de convidar o Secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Deputado Davi Zaia, para que possa contribuir com essa homenagem no Plenário. Deputado, se o Sr. puder acompanhar o Presidente da Confederação, vai ser uma grande honra. 

Para receber a primeira homenagem, convidamos a Sra. Nair Toribio Miguel, da região de Araçatuba, que estará acompanhada pelo Diretor Herbert Caetano de Souza. Ela que é funcionaria da Santa Casa de Misericórdia de Birigui, recebe a primeira homenagem nessa manhã, essa Solenidade do Dia do Trabalhador da Saúde. (Palmas.) Sra. Nair Toribio Miguel, funcionária da Santa Casa de Birigui desde 1974. Está acompanhada pelo Sr. Herbert, Diretor da Regional de Araçatuba. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem. 

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ABRÃO DIB - Convidamos também a Sra. Maurina Soares dos Reis, de Bauru, acompanhada pela Presidente Vera Lúcia Salvadio Pimentel. Dona Maurinia é auxiliar de enfermagem, aposentada, e recebe também a homenagem do Presidente da Federação e do Secretário Davi Zaia. (Palmas.)  

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

   

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ABRÃO DIB - Quero convidar a Sra. Cláudia Maria da Silva Nunes, da região de Campinas, acompanhada pela vice - Presidente Leide Mengatti, que também receberá a homenagem do Presidente da Federação e do Deputado Davi Zaia. (Palmas.) Ela está sendo homenageada, nesse ato, pelo Presidente da Federação e pelo Deputado Davi Zaia.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ABRÃO DIB - Também, quero convidar o Sr. Jamil Roncari Simão, de Franca, acompanhado pelo Luiz Carlos Vergara Pereira. O Sr. Jamil vai receber a homenagem das mãos do Deputado Davi Zaia, Secretário do Emprego e do Trabalho, e do Presidente da Federação, Edson Laércio de Oliveira. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem. 

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ABRÃO DIB - Quero, agora, convidar o Dr. Haino, que representa o Secretário da Saúde, para que possa também fazer a entrega da homenagem aos trabalhadores da saúde. Vamos receber agora o trabalhador da região de Jaú, José Francisco Parice, junto com a Presidente Edna Alves. Sr. José Francisco Parice, enfermeiro no Hospital da Unesp em Botucatu. O Sr. José Francisco Parice está recebendo a homenagem do Dr. Haino e do Presidente da Federação, Edson Laércio de Oliveira. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem. 

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ABRÃO DIB - Agora a Dona Leonilda Sassi Honório, de Piracicaba, acompanhada pela diretora Marli Alves Coelho. Dona Leonilda, funcionária da Unimed de Piracicaba desde 1987, recebe a homenagem do Presidente da Federação e do Dr. Haino. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ABRÃO DIB - De Presidente Prudente, a Dona Aparecida Rodrigues da Silva, funcionária da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente, acompanhada pelo Diretor João do Nascimento Carvalho. Ela também  está sendo homenageada pelo Sr. Edson Laércio de Oliveira, e pelo Dr. Haino. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ABRÃO DIB - Convidamos agora a Dona Maria da Silva, ela que é funcionaria da Santa Casa de Barretos, da região de Ribeirão Preto, será homenageada juntamente com o colaborador Coreolano José Neves. Dona Maria da Silva, da região de Ribeirão Preto. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ABRÃO DIB -  Agora a homenageada do Litoral, Dona Zuleica Marques, acompanhada pelo Presidente Paulo Pimentel, que receberá a homenagem, nesta manhã, nesta solenidade do dia do Trabalhador da Saúde. Dona Zuleica Marques, de Santos é auxiliar de radiologia da Santa Casa de Santos e trabalha lá desde 1986. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ABRÃO DIB - Convidamos, agora, o homenageado da região de São José do Rio Preto, o Sr. Antonio Rodrigues Natal, acompanhado pela Diretora Márcia Rodrigues de Carvalho. Ela é Vice Presidente da regional de São José do Rio Preto. Sr. Antonio Rodrigues Natal, auxiliar de enfermagem na região. O Sr. Antonio também recebe a homenagem do Edson Laércio de Oliveira e do Dr. Haino. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ABRÃO DIB - Chamamos agora o homenageado de Sorocaba. Marcelo Soares Diniz, funcionário do Hospital Psiquiátrico Vera Cruz de Sorocaba. Ele, acompanhado pelo Milton Carlos Sanches, que é o Presidente daquela regional. Recebe a homenagem do Edson Laércio de Oliveira e do Dr. Haino. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ABRÃO DIB - Finalizadas as homenagens às 11 regiões do Estado de São Paulo, convido o Dr. Haino e o Presidente da Federação para recompor a mesa dos trabalhos desta Sessão Solene. Está presente o Deputado Estadual Rafael Silva, Presidente dessa Sessão. Os homenageados são trabalhadores da região de Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Jaú, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto e Sorocaba. Deputado Presidente dessa Sessão, o plenário está totalmente lotado e as galerias também . Infelizmente, alguns dos nossos homenageados não conseguiram um assento e estão de pé no fundo da galeria prestigiando esta solenidade. Devolvo a palavra ao Presidente da Sessão Solene.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Fico emocionado quando tenho a oportunidade de fazer alguma coisa que entendo como meu dever. A emoção do dever cumprido é muito importante. E, entendo que estou cumprindo a minha obrigação. Agora pessoas - que eu coloco no meu reconhecimento - sendo homenageadas, porque a homenagem, Edson Laércio de Oliveira, pode acontecer, muitas vezes, a um jogador de futebol que ficou rico, buscou alguma fortuna e deixou algumas pessoas felizes porque é seu de deixar felizes essas pessoas. Mas, o que ele buscou, na realidade, foi apenas a fortuna, sucesso e fama. Em alguns casos, uma autoridade vai a um Município e, apesar de não merecer, ela é homenageada. Assim como um empresário muito rico que, pelo fato de ser rico, também possuí pessoas que gostam de estar do seu lado, praticando algumas homenagens não merecidas. Por isso,  fiz questão de colocar no começo dessa Sessão que o que está acontecendo, aqui, não é apenas uma homenagem, é muito mais que uma homenagem. É o reconhecimento pelo valor que os Srs. têm dentro desta estrutura brasileira do Sistema Único de Saúde. Ele paga uma miséria para os hospitais e o trabalhador não é valorizado como deveria ser. É o reconhecimento que os Srs. fazem para os pacientes e para os familiares dos pacientes, salvando vidas e diminuindo o sofrimento. Então, é muito mais que uma homenagem. É um reconhecimento sincero e verdadeiro.

Então, eu fico emocionado sim, por estar cumprindo o meu dever, a minha obrigação. Quando nós temos um familiar com problemas de saúde, nós nos preocupamos.

Abrão, meu filho Junior, estava na Bahia e, de repente, o filho dele teve um problema de saúde. Fiquei preocupado e telefonei. E ele falou: “Pai, ele está sendo bem atendido”. Então eu fiquei feliz.

Eu não me preocupei com a viagem deles, com o conforto ou não. Eu me preocupei naquele momento com a saúde do meu neto. Todos que vão para o hospital têm um parente, ou, um filho, ou, um neto. E, mesmo quem não tenha,  encontra dentro do hospital o calor humano. Então, trabalhar na saúde não é apenas ter uma profissão. É desempenhar um sacerdócio, é ter uma vocação e vontade de ser útil, porque quem não tem essas qualidades não permanece nesse trabalho. Quem fica é porque tem amor pelo próximo, porque respeita o semelhante e porque quer ver as pessoas mais felizes.

Esta Sessão Solene, que é uma Sessão oficial dessa Casa e, repito o que eu disse, tudo que está acontecendo, aqui, estará registrado no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Peço ao nosso Mestre de Cerimônia, Abrão Dib, jornalista e assessor de imprensa, para que divulgue a data na qual a TV Legislativa vai apresentar a gravação dessa Sessão.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ABRÃO DIB - No dia 15 de maio, domingo, às 20 horas, na TVA canal 66, na NET canal 13 e na TV Digital canal 61.2.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Depois, se alguém puder anotar e passar para as pessoas. Alguém vai anotar e passar para os companheiros. É importante que também acompanhem essa Sessão pela TV Assembleia.

Agradeço à Luiza que nos acompanhou, o Wladimir que está sempre presente e a todo o pessoal da Taquigrafia e do Som. Eu vou passar a palavra para o Edson, que é a figura central. Quero agradecer, antes de passar a palavra ao Edson, a todos os funcionários desta Casa. Para uma Sessão Solene acontecer, aqui, ela tem toda uma estrutura. Muita gente se preocupa. A Ana Luiza estava falando para mim, “Rafael, uma Sessão Solene maravilhosa”. O pessoal presente, gente de pé. Os funcionários desta Casa ficam felizes quando temos uma Sessão Solene que cumpre o dever do Parlamentar, do homem público. Por meio dessa Sessão, colocamos, aqui, um pouco do nosso trabalho. Mas, esse pouco representa muito. O Pedro Tolentino, que está sempre com a gente. O pessoal da assessoria do Edson Laércio de Oliveira. O Edson Laércio de Oliveira vive a realidade do pessoal que trabalha na área da saúde. Sua conversão demonstra sua preocupação com o trabalhador da saúde. Essa é a grande preocupação dele e da diretoria.

O Pedro Tolentino está sempre aqui, correndo para cá e para lá, colocando em prática aquilo que nós precisamos saber para que a homenagem, que é um reconhecimento, tenha realmente um sentido. Então, eu quero passar a palavra, agora, para o nosso amigo e grande Presidente Edson Laércio de Oliveira. Ele é grande Presidente 24 horas por dia. Acreditem nisso.

O Edson vai utilizar a Tribuna desta Casa para dirigir sua palavra aos trabalhadores da saúde do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. EDSON LAÉRCIO DE OLIVEIRA - Muito bom dia a todas e a todos. Quero, na pessoa deste grande Deputado e homem de coração enorme, saudar toda a mesa alta e saudar os Deputados que compõem a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Na pessoa da companheira Leide Mengatti, vice-Presidente do Sindicato da Saúde de Campinas, quero saudar a todas as mulheres, aqui presentes. Mães, filhas, esposas e trabalhadoras da saúde. (Palmas.). Na pessoa da Edna, a mais nova Presidenta de um Sindicato filiado a Federação, quero saudar todas as Delegações, aqui presentes, já nominadas, e me permito não fazê-lo novamente porque, com toda certeza, irei esquecer alguma e isso ficaria muito chato para mim.

Quero, na pessoa da Elaine Silva Amaral, a Secretária-Geral dessa Federação, agradecer a presença de todos e de todas.  E, também, na pessoa do companheiro Paulo Pimentel, que retorna a essa Federação e está presente com a sua Delegação, mostrando que os trabalhadores da saúde do Estado de São Paulo e do país precisam de unidade, de união e de engajamento nas lutas que são comuns para todos; não somente para determinada categoria e determinado segmento, mas para todos os trabalhadores da saúde, sem exceção, desde o mais humilde até o mais graduado. É por isso que o Deputado Rafael Silva conseguiu junto aos seus pares a unanimidade na aprovação que cria o Dia do Trabalhador da Saúde do Estado de São Paulo.

Não é possível acharmos que determinada função ou profissão tenha um único privilégio, quando na verdade todos os trabalhadores são responsáveis pela saúde da população, mesmo que seja para acompanhar aquele paciente que entra em um hospital, ou, que vai a um laboratório, a uma clínica, a um consultório. Todos têm a sua importância. E, é por isso que no Estado de São Paulo comemora e espera, Deputado Rafael, esse dia e essa comemoração. Como lembrou sua assessoria, na pessoa do Abrão, as galerias estão lotadas e, isso em uma Sessão Solene é raro. Mas, não estão lotadas porque tem um motivo simples. Tem um motivo muito grande de se fazer presente, de receber da Assembleia Legislativa e da população do Estado de São Paulo o seu reconhecimento. E por isso vieram de todas as cidades que temos Sindicatos filiados à Federação.

Um agradecimento muito especial a todos, aqui, presentes e a todos que vieram representar os que ficaram em seus locais de trabalho. E nós oferecemos a vocês, no início desta Sessão - até porque com toda certeza muitos de vocês vão chegar na madrugada de amanhã, e perderão a novela - um artista. Nós pensamos em tudo. Só que, um pequeno detalhe, aquilo não é novela. Aquilo é a realidade de cada um de vocês. De cada profissional que, muitas vezes, não tem o reconhecimento por meio de um curso de capacitação de qualificação e, não tem, ao menos, saúde e segurança dentro do local de trabalho e nem o reconhecimento financeiro. Isso precisa mudar. Só vai mudar de que jeito? Com a participação de cada um de vocês junto aos Sindicatos que vocês têm. Que, com toda certeza, com todas as dificuldades fazem de tudo para que nós possamos ainda ter um lugar ao sol.

É preciso parar um pouco os investimentos em tecnologia, construção e reformas para separar um pouco de investimento para quem cuida de todos os trabalhadores, de todas as profissões.

Muito obrigado pela presença e um bom retorno, um beijo no coração de cada um. Muito obrigado. (Palmas.).

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Edson Laércio de Oliveira, Presidente da Federação, ele representa com amor e com dedicação os trabalhos dos trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo.

Agora, quero fazer uma coisa, Edson, que eu nunca fiz em uma Sessão. Eu participo de pouquíssimas Sessões Solenes e, tenho orgulho de dizer que convoquei esta Sessão. Pedi para o Presidente convocá-la como reconhecimento da categoria. Mas, quero fazer uma coisa um pouco diferente. Quero pedir para que todos, de pé, aquele que puder ficar de pé, cante “Parabéns para você”. Cante parabéns para você e para o seu amigo que está do seu lado. Eu acho isso muito bonito porque vocês merecem esse ‘parabéns’. A vida de vocês é um exemplo de dedicação e de participação. E, como o Edson colocou, vocês não tem o reconhecimento necessário. O Edson falou, esse país vai melhorar para o trabalhador no dia em que nossa população tiver mais consciência de cidadania e entender que tem que cobrar do homem público, dos políticos, das autoridades e dos empresários, mais seriedade e respeito. Então, hoje, a presença de vocês é cidadania. Uma cidadania muito importante e nós queremos que essa cidadania se multiplique por todo o Brasil e que todos os trabalhadores tenham a presença da responsabilidade da representação. Assim, vamos ter um país muito melhor e o trabalhador será mais valorizado e, não teremos essa corrupção que existe nos países carentes da consciência necessária. O Brasil é um desses países que não tem a consciência necessária. Quem perde com isso é a pessoa mais simples, é o trabalhador.

Você irá cantar parabéns para você mesmo e, ao mesmo tempo, para todo mundo que está aqui. Vamos cantar.

 

* * *

 

- É entoado o Parabéns a Você.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Obrigada pela presença de vocês. Como o Edson falou que muitos de vocês vieram de longe e estão aqui. Isso me dá mais responsabilidade e me deixa feliz, mas aumenta a minha responsabilidade como representante de uma parcela da população. Parabéns para vocês. (Palmas.).

E não havendo mais assuntos para tratar nesta Sessão, declaro encerrados os nossos trabalhos e peço para que vocês acompanhem na TV Assembleia, no dia e na hora em que o Abrão Dib Junior informou.

De coração, muito obrigado pela presença de todos vocês. Meus parabéns, sejam felizes. (Palmas.).

Está encerrada a sessão.

* * *

 

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 30 minutos.

 

* * *