http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

23 DE MARÇO DE 2012

009ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À “ANHANGUERA EDUCACIONAL: UMA HISTÓRIA A SERVIÇO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO”

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

001 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de Homenagear a Anhanguera Educacional: Uma História a Serviço da Construção do Conhencimento. Dá conhecimento de mensagens alusivas ao evento, encaminhadas por autoridades. Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Informa que esta sessão deve ser transmitida pela TV Assembleia em data oportuna. Faz menção a trechos do Hino Nacional Brasileiro, comparando-os à trajetória do homenageado, Professor Antonio Carbonari Netto, de quem lê o currículo. Tece elogios à autoridade.

 

002 - MARCO ANTONIO ALVES MIGUEL

Diretor de ensino da Polícia Militar do Estado de São Paulo, representando a Polícia Militar, saúda os presentes. Destaca a parceria entre a Universidade e a corporação, que visa ao ingresso de policiais no ensino superior. Parabeniza o Deputado Fernando Capez pela indicação.

 

003 - TABAJARA NOVASI

Delegado da Corregedoria Geral, cumprimenta o Deputado Fernando Capez, a quem enaltece pela atuação parlamentar. Ressalta seu orgulho em ter trabalhado na Anhanguera por 10 anos. Elogia a instituição.

 

004 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Apresenta breve síntese da Anhanguera Educacional.

 

005 - GILBERTO LUIS MORAES SELBER

Magnífico Reitor da Universidade Bandeirante, cumprimenta o Deputado Fernando Capez e o homenageado, Professor Antonio Carbonari Netto. Destaca a importância desta solenidade. Lembra o início da Anhanguera Educacional. Enfatiza o papel da instituição para a Educação. Ressalta aspectos da missão da entidade, entre eles, a de promover ensino de qualidade e preparar o aluno para o mercado de trabalho. Cita o perfil do estudante da organização. Menciona sua satisfação ao assinar 12700 diplomas de formandos da Uniban no ano passado. Discorre acerca da competência do corpo docente da instituição. Elogia o homenageado.

 

006 - ANTONIO CARBONARI NETTO

Chanceler da Universidade Bandeirante, discorre sobre a fundação da Anhaguera Educacional, no Município de Leme. Informa o total de matriculados atualmente, 420 mil alunos. Acrescenta que este número coloca a Anhanguera como a segunda maior instituição de ensino do mundo e a terceira da América Latina. Fala de estratégia para reduzir custos de livros aos estudantes. Explica o processo de expansão pelo qual a entidade passou e seu ingresso na Bolsa de Valores. Enumera os benefícios da medida para a Anhanguera e para o País. Justifica a regra aplicada para equacionar as baixas mensalidades e alta qualidade no ensino. Comenta atuação em pesquisas e na produção acadêmica, com revistas eletrônicas disponibilizadas para todo o mundo. Destaca o papel social da Anhanguera, que atendeu quase 1 milhão e 500 mil pessoas em 2011. Agradece aos professores, funcionários da instituição e ao Deputado Fernando Capez, pela homenagem.

 

007 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Anuncia homenagem, com entrega de placa ao Doutor Antonio Carbonari Netto, Chanceler da Universidade Bandeirante. Lê a inscrição contida na placa de homenagem. Destaca as riquezas do Brasil. Lamenta a injustiça social e a má distribuição de renda no País, o que, a seu ver, dificulta o acesso ao ensino superior pela grande maioria da população. Fala da obrigação constitucional do poder público para com a Educação. Comenta os altos custos de mensalidades de faculdades privadas. Elogia a atuação da Anhanguera Educacional, que, adita, amplia o acesso ao estudo superior. Cita os filósofos Tomás de Aquino e Jonh Locke. Lembra sua trajetória, e a de seu irmão, na área do direito. Tece elogios ao homenageado, Doutor Antonio Carbonari Netto. Relata história de prisioneiro e sua estratégia para escapar da morte. Compara a narrativa ao esforço do homenageado, que transformou as dificuldades em conquistas. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Convido para ocupar a Mesa principal dos trabalhos, nosso homenageado nessa data, Dr. Antonio Carbonari Netto, Presidente do Conselho de Administração da Anhanguera Educacional; (Palmas.) magnífico Sr. Reitor da Universidade homenageada, Professor Dr. Gilberto Luis Moraes Selber. (Palmas.)

Representando excelentíssimo Sr. Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Ivan Garísio Sartori, o Desembargador e Presidente do Núcleo de Coordenação e Mediação da Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Vanderci Álvares. (Palmas.)

Representando a Direção e Coordenação do Curso de Direito da Anhanguera Educacional e uma das principais responsáveis pela idealização e realização desse evento, Profa. Dra. Maria Cristina Favoretto. (Palmas.)

Chamamos agora para ocupar a tribuna ao lado, como extensão da Mesa principal dos trabalhos, o Coronel da Polícia Militar Marco Antônio Alves Miguel, Diretor de Ensino da Polícia Militar de São Paulo, representando o Comandante Geral Coronel Álvaro Batista Camilo; (Palmas.) Professor Doutor dessa Universidade, Delegado Divisionário da Corregedoria Geral, representando a Polícia Civil de São Paulo, Dr. Tabajara Novazzi; (Palmas.) Coronel da Polícia Militar e ex-diretor do Centro de Autos e Estudos de Segurança da Polícia Militar, atualmente Comandante do Policiamento Metropolitano, Professor Luiz Eduardo Pesce de Arruda; (Palmas.) representando o General Petternelli e o General Ademar, Comandante Militar do Sudeste, o Major do Exército Luis Carlos Ferreira. (Palmas.) Dr. Khalil Kadissi, vice-Presidente Jurídico da Anhanguera Educacional; (Palmas.) o ilustre Professor Dr. Marcos Zacarim, Diretor Jurídico da Anhanguera Educacional; (Palmas.) Professor Adriano Cesar da Silva Álvares, representando a Coordenação da Uniban. Coronel da Polícia Militar Arivaldo Sergio Salgado, Diretor Adjunto do Campus ABC; (Palmas.) Sr. Alexis Pomerantzeff, Presidente da Nação Linguística Portuguesa. (Palmas.)

Solicitamos aos diretores e coordenadores que não passaram pelo cerimonial, por gentileza, que registrem seus nomes para que possam ser aqui anunciados no decorrer dessa Sessão Solene.

Sr. Walker Nunes Chagas, Magnífico Reitor do Centro Universitário Plínio Leite, vem também trazer aqui o seu prestígio. (Palmas.)

Enviaram correspondência a essa Sessão Solene Exmo. Dr. Sidney Estanislau Beraldo, Secretário Chefe de Estado da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo.

Exmo. Sr. Secretário de Estado do Meio Ambiente, Deputado Bruno Covas; Exmo. Sr. Andrea Matarazzo, Secretário de Estado da Cultura de São Paulo. Excelentíssima Sra. Amanda Hatsume Sato; Primeiro Tenente da Seção do Estado Maior da Polícia Militar. O próprio Coronel da Polícia Militar, Comandante Geral, Álvaro Batista Camilo; Professor João Grandino Rodas, Magnífico Reitor da USP; Excelentíssima Sra. Secretária de Estado da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella; Exmo. Sr. Secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes. E Exmo. Sr. Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Todos felicitam a Assembleia Legislativa pela realização dessa Sessão Solene e em especial a figura do homenageado, Antonio Carbonari Neto.

Convidamos para subir a tribuna principal ao lado e extensão da Mesa de trabalhos, o Magnífico Reitor da UNICSUL, nosso querido e estimado Professor Hermes, para subir e tomar assento à tribuna principal. (Palmas.)

Chamamos também para ocupar a tribuna principal o nobre Professor Laurindo Borelli Neto, Chefe de Gabinete da Reitoria da Uniban; e Tânia Campos, Diretora de Pós-Graduação e Pesquisa da Uniban. (Palmas.)

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, essa não é uma sessão comum. Essa é uma Sessão Solene, que obedece a rígida forma sacramental na forma do regimento interno dessa Casa Legislativa. A Sessão Solene só pode ser convocada pelo Presidente da Casa, mediante solicitação de um dos deputados integrantes do Poder Legislativo estadual. Feita essa solicitação, é submetida à análise e votação no colégio de líderes, e dependendo do tema, pode ser aprovada ou não. Essa Sessão Solene foi aprovada pela unanimidade dos componentes do colégio de líderes da Casa, e em seguida convocada pelo Presidente. Por essa razão, ela se realiza no plenário principal da Assembleia Legislativa, que é o plenário Juscelino Kubitscheck. Essas cadeiras em que os senhores estão sentados, são as cadeiras em que os deputados utilizam durante as votações, para aprovar todos os projetos de lei de interesse do Estado de São Paulo.

Foi exatamente nesse local que foi votada, e posteriormente promulgada, a Constituição do Estado de São Paulo de 1989. E por essa razão, essa Sessão Solene, com a finalidade de homenagear a Anhanguera Educacional, uma história a serviço da construção, do conhecimento, e entregar uma comenda de reconhecimento pelo trabalho na área da educação ao Professor Antonio Carbonari Neto, sente-se engalanada na noite de hoje com a presença dos senhores.

Essa Sessão Solene será transmitida pela televisão. A TV Assembleia Legislativa, canal 13 NET, canal 66 TVA, TVA Digital Canal 185 e TV Digital Aberta Canal 61.2, transmitirão no próximo domingo, depois de amanhã, dia 25 de março, data da promulgação da primeira Constituição do país, a Constituição Imperial de 1824, no dia 25 de março, às 21 horas será, portanto, transmitido.

E na data de hoje, sexta-feira, eu os convido para uma entrevista que será exibida no programa do meu querido amigo e estimado Ronnie Von, na TV Gazeta. Convido a todos os presentes agora para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro. (Palmas.)

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Talvez nas duas passagens de nosso Hino que mais causam confusão, primeiro, Brasil de um sonho intenso, para depois, Brasil de amor eterno seja símbolo, esteja a síntese da vida do nosso homenageado nessa noite, que primeiro sonhou intensamente um projeto de acesso à educação no ensino superior para depois, com amor, abraçar a realização do que se transformou em realidade. Nesse momento, passo à leitura da breve síntese, brevíssima síntese do currículo do Professor Antonio Carbonari Neto.

Formado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica, PUC de Campinas, e especialista em Educação Matemática pela Universidade de São Paulo, Professor Antonio Carbonari Neto possui MBA em Gestão Universitária pela Universidade São Marcos, UNIMARCO. É graduado em Administração, Comunicação e Educação. Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Anhanguera Educacional, Antonio Carbonari Neto é também Diretor da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior Particular, ABMS, Diretor das Relações Institucionais do Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo, e vice-Presidente da Associação Brasileira das Faculdades Isoladas. Em 2007, o Professor Carbonari foi indicado e ficou entre os três finalistas, do Prêmio Empreendedor do Ano, realizado pela Ernst &Young.

Sem dúvida que a formação e a base na matemática foram o substrato para o desenvolvimento de um raciocínio lógico calcado na filosofia. Não há um grande filósofo na história da humanidade que não tenha partido, como por exemplo, de uma estrutura de raciocínio logístico e filosófico. Nesse momento, para fazer uma saudação em nome da Polícia Militar do Estado de São Paulo, peço que o nosso querido e estimado Professor Marco Antonio, representante das instituições de ensino da Polícia Militar, Marco Antonio Alves Miguel, Diretor de Ensino da Polícia Militar do Estado de São Paulo, representando o Comandante Geral, faça uso dessa palavra para uma breve saudação.

 

O SR. MARCO ANTONIO ALVES MIGUEL - Senhoras e senhores, boa noite. Alunos da Faculdade de Direito, do curso de Tecnologia e Gestão de Segurança Pública das Faculdades Anhanguera, muito obrigado pela presença. Inicialmente, Sr. Presidente dessa reunião, meu amigo e deputado, Fernando Capez, é uma honra estar aqui representando essa instituição, a Polícia Militar do Estado de São Paulo, e dizer o quanto é grata pelas homenagens realizadas diariamente pelos grandes feitos que a nossa instituição, em parceria com a comunidade e com as demais instituições, tem levado a nosso povo paulista.

Os nossos cumprimentos ao Dr. Antonio Carbonari Neto, Presidente do Grupo Anhanguera Educacional, homenageado nessa data, que proporciona realmente a efetivação de uma parceria sólida em que abre as portas para a comunidade, abre as portas para a instituição Policial Militar, onde nós temos vários companheiros hoje fazendo cursos nessa notável universidade.

Eu gostaria de estender meus cumprimentos à Mesa e sempre agradecer o empenho, a dedicação dos professores, amigos, no dia a dia em salas de aula, a determinação dos alunos, sempre determinados e sonhadores para um futuro bem melhor. E a universidade trazendo essa oportunidade, abrindo as portas para o conhecimento, para a pesquisa, e a Polícia Militar por meio de um convênio, integrada completamente com o mundo acadêmico. Os cumprimentos do nosso Comandante, Coronel Álvaro Batista Camilo, que não pôde estar aqui presentes; e eu na condição de diretor de ensino e cultura da corporação, rendo as nossas homenagens parabenizando o nosso estimado Deputado Fernando Capez pela excelente indicação. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Para falar em nome das instituições de ensino da Polícia Civil do Estado de São Paulo, que em 2008 completou 200 anos, e eu pude presidir a Sessão Solene em que se comemorava o Bicentenário da Polícia Civil de São Paulo, o ilustre Professor Tabajara Novazzi, Delegado Divisionário da Corregedoria Geral. (Palmas.)

 

O SR. TABAJARA NOVAZZI – Exmo. Deputado Fernando Capez, candidatário popular dos mais atuantes, por quanto se interessa sobremaneira primacialmente pelo bem estar da população. Minhas saudações, Deputado. Professor Dr. Antonio Carbonari Netto, digníssimo Presidente do Conselho de Administração da Anhanguera Educacional, minhas saudações.

Professor Dr. Gilberto Luis Moraes Selber, Magnífico Reitor da Universidade Bandeirantes de São Paulo; Exmo. Desembargador Vanderci Álvares, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, representando o Presidente Exmo. Sr. Desembargador Ivan Sartori; ilustríssimo Coronel Polícia Militar Marco Antonio, meu dileto amigo, Diretor de Ensino da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Coronel Luiz Eduardo Pesce de Arruda, meu particular amigo, comandante do policiamento metropolitano; e Coronel Arivaldo Sergio Salgado, diretor adjunto do Campus ABC, em nome do qual eu cumprimento todos os Policiais Militares que estão presentes aqui e cumprimento todos os Professores e alunos da Anhanguera.

Professores de tantas lutas, tantas ainda por lutar, corpo docente presente da Anhanguera. Eu vou falar brevemente sobre ensino, eu fui professor desde os 13 anos de idade, quando eu substituía as professoras primárias em uma cidadezinha do Litoral Norte de São Paulo, onde eu fui criado. Sempre estive ligado ao ensino. Quando ingressei na Polícia Civil, trabalhei durante quase 15 anos nas ruas e depois optei pelo ensino policial. Fui diretor da Academia de Polícia do Estado de São Paulo durante duas gestões e lá eu notei a necessidade do ensino policial ser focado não apenas nas disciplinas de investigação, mas também nas disciplinas de direitos humanos. E com referência aos alunos delegados de policia, na formação de operadores jurídicos.

Sinto-me muito honrado de pertencer a Anhanguera, trabalhei por mais de uma década na Bandeirantes, e sinto-me orgulhoso de pertencer a essa instituição de ensino e exorto os alunos e tenho certeza que eles sentem a mesma coisa que eu. Bastante orgulho e bastante honra por pertencer a uma instituição de ensino tão boa quanto a Anhanguera. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Anunciamos também a presença do ilustre Delegado de Polícia, Dr. Edson Pinto, aqui representando o Delegado Geral de Polícia, Marcos Carneiro Lima, meu querido e estimado colega de faculdade; Dr. Misael Antonio de Souza, ilustre advogado ligado às Forças Armadas; Tenente da Polícia Militar, Eduardo Casagrande Mansoldo Filho; e na sequência, gostaria de ler mais algumas correspondências, foi muito concorrido esse evento, muitas autoridades enviaram pessoalmente correspondências felicitando nosso homenageado.

“Agradeço a gentileza do convite em referência ao tempo que informo absoluta impossibilidade de participação em razão de compromissos intransferíveis, o que lamento. Transmita os meus cumprimentos ao homenageado, Professor Antonio Carbonari Netto.” Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Tenho a honra de cumprimentá-lo e agradecer ao convite da Sessão Solene em homenagem à Anhanguera Educacional, uma história a serviço da construção e do conhecimento a realizar-se no dia 23 de março com homenagem ao Professor Antonio Carbonari Netto. Impossibilitado de comparecer ao evento em decorrência de compromissos anteriormente agendados, externo meus votos de sucesso e êxito ao evento. Guilherme Afif Domingos, vice-Governador do Estado de São Paulo. Também no mesmo sentido, Sr. Secretário Rodrigo Garcia, Secretário de Estado de Desenvolvimento Social.

Exmo. Desembargador Ivan Ricardo Garísio Sartori, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, lamenta e justifica em razão de viagem administrativa participativa nas comarcas de Ribeirão Preto e Franca. Ele gostaria de se fazer presente pessoalmente aqui para prestigiar essa homenagem.

A ilustre, excelentíssima Senadora da República Ana Amélia; Secretário de Estado de Gestão Pública, Davi Zaia; Deputada Estadual Regina Gonçalves, Líder do PV; Deputado Pedro Bigardi, Líder do PCdoB. Todos esses citam, independentemente de partido, cor de camisa, a homenagem que hoje é realizada.

Nesse momento, antes de passar a palavra ao Magnífico Reitor da universidade, uma breve síntese da Universidade homenageada.

A Anhanguera Educacional Participações S.A é o maior grupo educacional da América Latina em número de alunos e em valor de mercado. Alinhada à nova fase de desenvolvimento do Brasil, a instituição oferece ao jovem profissional conveniência e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós- graduação, extensão e formação profissional, contribuindo com o projeto de vida dos alunos de crescimento e ascensão profissional. A companhia é líder no uso de novas tecnologias e está presente em todos os estados brasileiros, com 73 campi e mais de 500 unidades de educação à distância, incluindo a Rede LFG, maior especialista na preparação e qualificação de profissionais para atuar com excelência no setor público. Reconhecida pelas melhores práticas de governança corporativa, ingressou na BM&F Bovespa em março de 2007 e, atualmente integra o novo mercado.

Tenho a honra de convidar para ocupar a tribuna exclusiva de deputados, a tribuna que só pode ser usada por Parlamentares, mas que hoje se rende as homenagens acadêmicas universitárias, o Sr. Magnífico Reitor Professor Gilberto Luis Moraes Selber. (Palmas.)

Peço ao Cerimonial que conduza o Magnífico Reitor à Tribuna Oficial.

 

O SR. GILBERTO LUIS MORAES SELBER - Deputado Fernando Capez, obrigado pela honra de ocupar essa Tribuna. Quero em seu nome, cumprimentar todos os componentes dessa ilustre Mesa, em especial o Professor Antonio Carbonari Netto, que é o nosso homenageado de hoje. Gostaria de cumprimentar todos os nossos professores que estão aqui, da Anhanguera Educacional, da Uniban, e em especial cumprimentar os nossos alunos dos cursos de Direito, que marcaram a sua presença. Eu agradeço muito por isso. Também gostaria de cumprimentar todos os Senhores e Senhoras que estão aqui nesse momento.

De fato, essa é uma ocasião bastante especial e a ideia do Deputado Fernando Capez, de homenagear a Anhanguera Educacional e o nosso Professor Antonio Carbonari Netto foi extremamente feliz nesse momento em que nós vivemos na educação superior brasileira. Eu conheço o Professor Antonio Carbonari Netto há muito tempo. E até quebrando um pouco do nosso protocolo, ele foi meu “bicho” na universidade. Eu também raspei a sua cabeça quando ele era um jovem, Antonio Carbonari Netto, e hoje é ele quem raspa a minha trabalhando na Anhanguera Educacional.

Tive o prazer de conviver com ele como colega de turma, como colega de professores lá em Itatiba, quando nós trabalhamos juntos como professores; e desde o início, quando ele sonhou em criar uma instituição de ensino superior do porte da Anhanguera, eu pude acompanhar uma pessoa inteligente, destemida, corajosa e que tinha na educação superior a sua meta fundamental de educação, profissional e pessoal. Acompanhei a sua trajetória ao longo de todos esses anos, e lembro-me muito bem quando ele começou na cidade de Leme, e ali ele lançou as primeiras sementes que acabaram se transformando nesse grande conglomerado em que se transformou a Anhanguera Educacional.

Eu tenho a felicidade de ser Reitor da Uniban, que faz parte das universidades da capital de São Paulo, também no ABC e em Osasco; convidado por ele, como sempre nessas relações que são muito profícuas, ele me convidou para assumir esse importante cargo nesse momento especial na nossa querida Universidade Uniban. E a partir de então, eu passei a fazer parte desse grande conglomerado chamado Anhanguera Educacional, que incorporou a universidade em setembro passado.

E eu posso perceber a grande importância da Anhanguera Educacional no cenário do Brasil hoje. Ela é dirigida por jovens e experientes, pessoas que fazem da gestão da educação uma forma profissional de fazer com que ao lado de um grande desenvolvimento, de um grande crescimento, a qualidade do ensino esteja sempre preservada. Eu fico muito satisfeito de ser Reitor de uma universidade que tem a dimensão da Anhanguera Educacional, com um grande suporte da Anhanguera Educacional que me faz a tarefa ficar bem mais fácil na verdade. Porque a sua estrutura, o seu modelo, a sua forma de fazer universidade é uma forma que agrada a todos e traz uma coisa fundamental, que é a abertura para que os jovens de todo o Brasil possam ter acesso aos seus bancos escolares. Hoje são mais de 80 cidades em todo o país com a presença da Anhanguera Educacional, e ela é voltada para pessoas como vocês, alunos que trabalham o dia todo e estudam a noite. Ou que trabalham a tarde e a noite e estudam de manhã, mas que tem na Anhanguera Educacional um ensino de qualidade a preços módicos, a preços que facilitam as pessoas e possibilita a inclusão de milhares de jovens, Brasil afora. Hoje são mais de 400 mil alunos que podem se profissionalizar e realizar um grande sonho de um diploma universitário.

No ano passado, eu pude assinar o diploma de 12 mil e 700 formandos pela Uniban, e foi uma coisa fantástica. Eu me lembro de que assim que eu cheguei à Universidade, disseram-me que a Uniban entregava o diploma aos seus formandos no dia da colação de grau, dentro do canudo. Como os senhores sabem, a maioria das instituições entrega o diploma bem longe disso, às vezes até um ano depois. Então, eu assumi o compromisso de que eu assinaria esses diplomas com todo o esforço possível, eu me lembro de que, às vezes, às três horas da manhã eu estava assinando diploma, para garantir que o aluno recebesse, dentro do canudo, o seu diploma já registrado e pronto para enfrentar o mercado de trabalho.

A marca da Anhanguera Educacional é justamente essa marca mais importante, de preparar o nosso aluno para o mercado de trabalho. Hoje nós temos milhares e milhares de profissionais nesse mercado, em todos os ramos de atividade, que foram formados pela Anhanguera Educacional e tiveram uma formação sólida pela Anhanguera Educacional.

Então, sem sombra de dúvida, essa homenagem vem fazer jus e traz nesse momento importante da nossa vida educacional, uma representação muito forte para mostrar a sociedade que é possível fazer ensino superior de qualidade, é possível fazer com que milhares de jovens alcancem a sua realização profissional através de um trabalho sério, competente, com professores que dão tudo de si para que os alunos possam, de fato, galgar os degraus do saber e possam de fato desfrutar de um diploma universitário.

Por isso, Professor Antonio Carbonari Netto, meu dileto amigo, dileto professor na área de educação matemática, eu quero dizer que você é uma pessoa de fato importante, eu já sabia disso há muito tempo, que você seria tão importante assim. Porque, através do seu sonho, sua coragem e sua vontade de realizar essa fantástica prova de carinho para a educação, você consegue hoje espalhar essa realização e esse sonho para milhares de jovens. Você merece essa homenagem e eu quero dizer que, dentro da universidade onde ele é o Chanceler, não apareceu ali, mas é o Chanceler da Uniban e eu tenho prazer de ter esse contato diário com ele, e ouvir as pessoas que sempre traz ideias novas para o debate acadêmico, eu quero dizer que você é um realizador, que essa homenagem é mais do que propícia e que ela tem que servir de exemplo, de fato, para toda a academia nacional, para os nossos professores, educadores, e, sobretudo aos alunos da universidade. Meus parabéns e obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Enquanto o Sr. Gilberto Luis de Moraes Selber retoma o seu assento, anuncio a presença do Sr. Joel de Mello, Presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB, nesse ato representando o Presidente da OAB, Professor Dr. Luiz Flávio Borges D’Urso.

Anuncio também a presença honrosa do ilustre Dr. Erik Carbonari, Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Município de Itatiba, São Paulo, representando nesse ato o Excelentíssimo Prefeito daquele Município, João Gualberto, que é também filho do homenageado.

Nesse instante começamos a nos aproximar do clímax, do momento mais importante dessa Sessão Solene, no qual essa Presidência tem a honra de conceder a palavra e o espaço reservado na Tribuna Especial do nosso homenageado, Chanceler da Universidade Bandeirante, ao Magnífico Professor Dr. Antonio Carbonari Netto. (Palmas.)

 

O SR. ANTONIO CARBONARI NETTO - Ilustríssimo Presidente da Sessão Solene, Deputado Fernando Capez, e demais autoridades presentes. Professores, alunos, colegas e diretores aqui presentes. Eu, pelo tema da homenagem, percebo que devo falar de história. Como é que nasceu a Anhanguera Educacional?

Eu, na década de 90, era pró-Reitor de outra universidade, e cheguei à casa do Prefeito de uma cidade pequena do interior do Estado, a cidade de Leme, e ele me ofereceu a seguinte pergunta, eu preciso montar uma faculdade na minha cidade. E eu falei que podia dar consultoria para ele montar a universidade. E ele falou que não era dele, era minha; ele falou que conheceu meus alunos, que falavam muito bem de mim. E que iria ceder um prédio em comodato por 99 anos para que eu montasse a faculdade. Nós protocolamos, eu, e mais uns Professores colegas, e o Erik Carbonari que está aqui, que foi o primeiro Diretor da faculdade, Secretário, guarda noturno, porteiro, e professor. Isso em 1990 e os cursos só saíram em 1994. Quatro anos só para tirar o curso no MEC. E começamos em 1994, Direito, Tecnólogo em Processamento de Dados, Administração e Ciências Contábeis. Na época nós tínhamos 400 alunos.

Hoje, nessa sexta-feira em uma pequena conferência, eu verifiquei que matriculamos 420 mil alunos. Esse é o número de matrículas no dia de hoje. Com esse número nós somos a segunda do mundo e a primeira da America Latina. Realmente é uma responsabilidade muito grande, porque quando nós começamos, naquela pequena cidade, nós tínhamos ideia de fazer alguma coisa boa, alguns professores, curtindo o sonho de ser o mantenedor da faculdade.

Logo depois de Leme, nós fomos para Valinhos, Pirassununga, e com a seguinte teimosia, vamos manter o mesmo currículo para os mesmos cursos. Então, o curso de Administração para todas as cidades era o mesmo, Contábeis era o mesmo e assim por diante. Porque eu imaginava que se não mantivéssemos assim, a equipe de professores teria muito mais trabalho. Aí começamos a crescer, fomos para Campinas e começamos a ampliar o nosso raio de atuação. E naquela época eu tinha um amigo em Campinas que era dono de uma livraria e eu fui comprar livro para a biblioteca, porque a gente tinha que comprar livro e não tinha dinheiro. E eu perguntei para esse meu amigo se eu comprasse 100 livros, se ele me daria um desconto, e ele falou que daria 20%. E se eu comprasse mil livros, o desconto seria de 30%, e para dois mil livros o desconto seria de 40%, e para 10 mil livros ele podia chegar a 70% de desconto.

Ou seja, quanto mais livros eu comprasse, mais desconto eu teria. O que nós fizemos? Criamos um programa do livro texto para todas as disciplinas comuns e passamos ao aluno pelo preço de custo. O livro que vocês compram hoje por 20 ou 25 reais, ele custa 110 ou 115 na praça. Então, nesse semestre, nós acabamos de vender aos alunos pelo preço de capa, um milhão e 700 mil volumes. Aliás, é com grata satisfação que o Professor Fernando Capez é um dos Professores do livro de Direito Penal da nossa coleção do programa do livro texto. Então, são autores famosos, conceituados. Na Anhanguera Educacional não tem apostila. Eu tive grandes inimigos na Anhanguera Educacional, principalmente o dono de máquina de Xerox, as minhas inimigas eram elas, porque não se vende mais Xerox. O livro é mais barato que o Xerox. Então, começamos a ganhar escala. O mesmo livro, o mesmo currículo, provavelmente os mesmos professores, o mesmo programa. E a coisa começou a tomar vulto; e quando chegamos a 1999, 2000, eu comecei a perceber que essa escala podia atravessar o Estado, vamos fazer mais do mesmo produto.

Um currículo bem embasado, cientificamente bem projetado, ganhou outras fronteiras. Em 2003, já estava um pouco grande, 15, 16 mil alunos. E nós precisávamos de muito dinheiro para expandir, precisávamos de campus, de laboratórios, então, começou a ocorrer uma ideia assim, ou eu vou aos bancos, pedir empréstimo de dinheiro ou vou para a Bolsa, vender ações. Então, criamos uma S.A, que até 1996 não era possível na Legislação antiga. A Legislação antiga só permitia associações e fundações sem fins lucrativos.

Imagina uma sociedade limitada e ainda mais uma S.A., então, nós criamos uma S.A., trabalhamos de 2003 a 2007 para consolidar essa ideia de uma sociedade anônima atrás de um complexo educacional. Foi a primeira; era muito difícil. Perguntavam se eu ia vender mercadoria.

Em 02 de março de 2007, há cinco anos, nós estreamos na Bolsa de Valores. E evidentemente entrou muito dinheiro na Bolsa de Valores, no sentido de que os acionistas do exterior compraram ações brasileiras para participar de um processo de crescimento educacional. Esses investidores, hoje, são por volta de mil, nós temos mais de 15 sindicatos de professores e seus fundos de aposentadoria como sócios da Anhanguera Educacional. O Fundo Soberano de Dubai, o da Rainha Elizabeth, o CDC, uma série de fundos de vários países comprando ações da Anhanguera Educacional.

Ela sobe, ela desce, uma coisa é certa, o dinheiro entrou e não sai. O acionista troca ações e ganha com o investimento em ações. Isso foi muito bom para a Anhanguera Educacional, muito recurso para investimento e muito bom para o país. Nós conseguimos jogar para dentro do país, milhões de dólares em ações. Evidentemente com esse dinheiro, nós começamos a crescer. E como nós vamos crescer? Crescimento orgânico, abrindo cursos todo ano, ou por aquisições, e começamos a fazer as duas coisas. E também adquirindo essa instituição, aquela, aquela e aquela. A última foi no final do ano passado, a Uniban, na qual o Professor Gilberto Selber é o Reitor. Então, o processo de crescimento da Anhanguera Educacional foi orgânico e via de aquisições. Aí fizemos aquisição também da LFG, cursos preparatórios para Direito e outros concursos, quando adquirimos a Universidade de Campo Grande, ela tinha 10 mil alunos presenciais e quatro mil alunos de educação à distância. No segundo ano, ela teve 12 mil presenciais e 22 mil alunos à distância. No terceiro ano, 13 mil presenciais, 80 mil alunos à distância. Hoje, nós estamos com 100 mil alunos de educação à distância, tanto graduação como pós-graduação. Então, a plataforma de graduação à distância era o que nós estávamos querendo. Ninguém queria a universidade em si, mas uma plataforma já desenvolvida, via satélite, com tudo contratado no Brasil todo.

Hoje somos mais de 500 polos de educação à distância no Brasil, com oito ou 10 cursos de graduação e uma série de cursos de pós-graduação. Temos hoje aproximadamente 20 mil alunos de pós-graduação. Então, é um mercado realmente grande, porque nós estamos falando em Brasil, e essa é uma realidade. E o Brasil é grande. Então, essa é uma pequena história da Anhanguera, de como fazer um sonho germinar. A escalabilidade do modelo é que foi um grande sucesso. É fazer mais do mesmo. Você mantém os mesmos professores, o mesmo currículo, o mesmo livro texto, vai dando escala e isso de fato vai crescendo de uma maneira formidável.

Agora, evidentemente eu tinha uma grande dúvida, como é possível uma coisa grande cobrar mensalidades menores e manter a qualidade? Esse foi o grande desafio da Anhanguera Educacional, como manter ou aumentar a qualidade com menor mensalidade. Quando a Anhanguera Educacional posicionou-se, o campus da Anhanguera Educacional está em cidades que tem três ou quatro mil alunos. Ela é grande na soma, com exceção de São Paulo evidentemente, 50 mil alunos.

Mas nas outras cidades todas, ela é pequena. É uma pequena faculdade do interior que tem um controle hoje, centralizado. Então, foi possível controlar a qualidade local, aqui há uma série de diretores que fazem isso. É possível manter e melhorar a qualidade.

Hoje nós temos o IGC, que é o índice que o MEC mede a unidade, a nossa faculdade, e nós temos 79% das nossas unidades com IGC três, quatro ou cinco.

Ou seja, nós estamos entre as 20 ou 25 instituições mais bem conceituadas no Brasil, com tamanha escala. Então, eu acho que nós conseguimos atender o maior número de jovens, e jovens trabalhadores como disse o Professor Gilberto, com uma ótima qualidade. Não é mais uma qualidade mediana, mediana foi lá no começo. Hoje eu estou falando em 79% com conceito três, quatro e cinco. Então hoje, realmente é uma instituição de qualidade e que tem atraído muitos jovens trabalhadores, 25 mil bolsas do Pro Uni, mais 25 mil bolsas do Pro Uni nosso próprio, já são 50. Mais 40 mil bolsas de acordos e convênios com sindicatos, empresas, associações; nós temos por volta de 100 mil bolsistas hoje.

Eu vou contar a vocês, se eu tenho 100 mil bolsistas com 50% de desconto cada um, equivale a 50 mil bolsas integrais e 50 mil bolsas integrais significam três universidades públicas dentro da Anhanguera Educacional. É um número assustador, mas é real. E na realidade, nós temos uma produção docente muito forte. Nós temos 12 revistas científicas, 12 indexadas na CAPES e todas elas eletrônicas. Nesse último ano, de março a março, nós tivemos 1,5 milhões de downloads no mundo. Tem muita gente lendo artigo da Anhanguera Educacional no mundo todo. Praticamente em 100 e poucos países nós temos registros. Esse registro é oficial e é pelo Google. Não somos nós que fazemos, é o Google que faz esse controle para a gente.

Então, é uma produção científica acadêmica muito forte, nós incentivamos, e ela começa a ter uma estruturação de uma universidade com pesquisa, iniciação acadêmica, revista científica, embora seja toda feita de pedaços, de mosaicos de faculdades isoladas, e evidentemente três universidades. A Universidade Bandeirantes Anhanguera, Uniban, a UNIABC, e a UNIDERP, que é a Universidade Anhanguera do Pantanal, lá em Campo Grande. Então, a Anhanguera Educacional começou a crescer, ganhou forma, qualidade, recurso.

Hoje é uma das bem posicionadas na Bolsa de Valores, e pelo terceiro ano consecutivo, nós recebemos o primeiro prêmio em responsabilidade social da revista Isto É. Nós atendemos a três anos atrás, 800 mil pessoas gratuitamente. Clínicas, hospitais, escritórios jurídicos gratuitos. No ano retrasado, um milhão e 200; no ano de 2011, terminamos hoje o relatório, um milhão 480 mil pessoas foram atendidas gratuitamente nas unidades da Anhanguera pelo Brasil afora. Praticamente um milhão e meio de atendimentos em clínicas, cartórios, departamento de estágio, orientação educacional, atendimento gratuito. Para crianças nós temos um programa de bibliotecas, que a gente faz biblioteca infanto-juvenil, aonde as crianças da cidade vêm estudar nos livros da nossa biblioteca, porque normalmente as bibliotecas das outras escolas não têm grande qualidade, então, nós convidamos as crianças. É uma média de 10 mil crianças, por ano, que vem fazer os cursos na nossa biblioteca.

Então, o atendimento social da Anhanguera Educacional é muito forte, muito grande, eu estou apostando no quarto ano de prêmio. De qualquer maneira é uma instituição que tem muita vontade de crescer, de dar qualidade e de fazer uma prestação de serviço comunitário. Nossos projetos são comunitários, a responsabilidade social é muito grande, temos inclusive uma vice-presidência para isso e Anhanguera Educacional tem crescido assim, fazendo bem, praticando o bem e andando bem. Isso é um pouco da história da Anhanguera Educacional.

Eu queria agradecer, Sr. Deputado, essa homenagem e um agradecimento muito profundo, porque é muito difícil ser reconhecido como escola, como universidade no Brasil de hoje, as coisas estão se abrindo, eu fico muito contente de ser homenageado aqui na Assembleia Legislativa, principalmente na Anhanguera Educacional, como instituição. E uma instituição não tem rosto, ela é feita de todos os alunos, todos os professores, os diretores que trabalham conosco. É uma família bastante grande.

Temos por volta de nove mil professores e seis mil funcionários administrativos. Estamos por volta de 15 mil pessoas nessa comunidade interna, além dos 420 mil alunos. Eu queria, Sr. deputado, em nome da Anhanguera Educacional, do Conselho de Administração, dos órgãos todos da universidade e das faculdades, agradecer imensamente pela homenagem. Ficamos muito satisfeitos e digo a vocês o seguinte, essa homenagem que recebemos nesse instante, quero dividir pedacinho por pedacinho com vocês, alunos, professores, diretores e os demais amigos que estão aqui presentes. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Foi entregue a cada um dos senhores uma cartilha esclarecedora sobre os efeitos da Lei Ficha Limpa, uma vez que ingressaremos nesse ano no ano eleitoral, e há muitas dúvidas a respeito da elegibilidade e inelegibilidade de pessoas. Parabéns, Professor Antonio Carbonari Netto.

E agora, naquele que é o momento mais importante, eu convido o Magnífico Sr. Reitor Gilberto Luiz Moraes Selber; a ilustre Coordenadora do Curso de Direito integrante da mesa de trabalhos, Professora Dra. Maria Cristina Favoretto; e o Exmo. Desembargador Vanderci Álvares, que é o Coordenador Geral de todo o Núcleo de Mediação e Conciliação do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, cuja implantação levará a redução dos 18 milhões e 900 mil processos em andamento na Justiça paulista, a um custo médio de 770 reais cada processo. Nesse momento, peço a essas três autoridades que, juntamente com o Presidente, façam a entrega da placa comemorativa da Assembleia Legislativa ao homenageado, Professor Antonio Carbonari Netto. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

           

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em Sessão Solene para prestar tributo à Anhanguera Educacional, uma história a serviço da construção do conhecimento, presta essa homenagem ao Professor Doutor Antonio Carbonari Netto, pelo reconhecimento ao seu trabalho em prol da educação. Fervoroso defensor dos direitos e garantias fundamentais do cidadão, dentre os quais o de ter acesso à educação, sempre atuou de modo exemplar e contundente em momentos decisivos e importantes da vida educacional brasileira. E assim, com o seu trabalho, sua criatividade, contribuiu para o fortalecimento das instituições desse país, com o baluarte no fortalecimento do Estado Democrático de Direito. Fernando Capez, Deputado Estadual, São Paulo, 23 de março de 2012”. (Palmas.)

No final do século XIX, um dos primeiros e maiores juristas do país, o penalista Tobias Barreto narrava uma triste história, de uma criança que nos braços da mãe, ao morrer de inanição, perguntava, mãe, no céu tem comida?

Hoje, felizmente em nosso país, ao menos no Estado de São Paulo, a pessoa ao nascer, dificilmente morrerá de falta de alimentos. Mas nesse nosso país tão rico, a quinta maior economia do mundo, superada apenas pelos Estados Unidos, China, Japão e Alemanha, e provavelmente no ano que vem a quarta economia, um país de injustiça social e má distribuição de renda entre as camadas da sociedade, somente um ínfimo percentual tem acesso ao ensino universitário. E um menor ainda ao ensino básico, fundamental e superior de qualidade.

Toda iniciativa que amplie o acesso do cidadão ao ensino, seja em que nível for, merecerá o apoio dessa Casa Legislativa, ao menos da cadeira em que eu ocupo nesse mandato e no mandato anterior. O Poder Público não consegue, e isso é fato, cumprir a sua obrigação constitucional de dar acesso a toda população ao ensino público. Por isso que as universidades públicas fazem rigoroso exame seletivo por meio do vestibular. A opção é o acesso à universidade que acabaram se transformando em centros de excelência com uma mensalidade proibitiva. Significa que aqueles que estudaram nos colégios mais caros, que custearam o seu acesso ao ensino com maior investimento, porque seus pais puderam arcar com as despesas, ocupam vagas nas universidades públicas, e pagam pesadas e caras mensalidades em universidades privadas, cujas mensalidades chegam, em alguns casos, a quatro mil reais.

Quatro mil reais, hoje, classificam uma pessoa, de acordo com critérios em classe A2, portanto, já pega o público de classe A, imaginem o nicho da população que fica excluída. Quando se fala na criação de uma universidade que trabalha para produzir um ensino padronizado e com uma mensalidade acessível, que dá possibilidade de competição profissional a todos aqueles que buscam guarida em seus estabelecimentos, está se falando, sim, em um projeto que dá cumprimento ao Estado Democrático de Direito. Seja qual for a instituição, todas aquelas que ampliarem o acesso, a possibilidade do aluno de estudar, terá sim o apoio dessa Casa. E a prova de que esse apoio e essa manifestação se revestem de interesse público é o fato de ser feita essa não em um ato qualquer, mas em uma Sessão Solene convocada pelo Presidente e aprovada pelos membros dessa Casa, sempre após debate.

Todos são iguais perante a Lei, e já dizia São Tomás de Aquino e 200 anos mais tarde, John Locke, “Chegamos ao mundo com a consciência zerada. Aquilo que nós conseguimos é fruto do nosso interesse, do nosso trabalho e do nosso esforço”. Cabe às organizações sociais formadas e constituídas por meio de Estado darem a oportunidade, apenas a oportunidade, o mais, o que se faz é o esforço, a vontade e a obstinação de cada um.

Tanto eu, quanto o meu irmão, quando nos formamos e optamos pela área do Direito, eu quatro anos antes, por ser quatro anos mais velho, não sabíamos que rumo tomar em nossas vidas, porque não tínhamos nenhum conhecido na área do Direito, seguimos cada qual ao seu tempo à seguinte estratégia, fixar uma meta, a minha meta poderia ser advocacia ou qualquer outra, prestar concurso para ingresso no Ministério Público. Meu irmão, quatro anos mais tarde, fixou a meta de prestar concurso para a magistratura. Após fixar a meta, o passo seguinte é estabelecer a estratégia, ou seja, verificar o que é necessário para passar naquele concurso e em seguida, cumprir essa estratégia e essa meta com disciplina e obstinação. Antonio Carbonari Netto, ao seu modo, com seus sonhos e seus projetos, nos deu esse exemplo.

Essa Sessão Solene não é apenas para homenagear a Anhanguera Educacional, mas para celebrar o fato de que todos são iguais e todos devem ter as mesmas oportunidades; e foi o seu trabalho que trouxe de uma pequena instituição a beira da rodovia Anhanguera, pequena, que eu pude presenciar, porque fui paraninfo da primeira turma formada. Hoje ela se amplia, e se amplia como você disse, porque foi feliz no seu discurso, trazendo recursos, mas ao mesmo tempo se comprometendo em ampliar o acesso da qualidade de ensino. Na vida, só não vence aquele que desiste. O que insiste sempre vence, até mesmo na vaga do que desistiu.

Um homem estava acorrentado no calabouço de um castelo, atado aos grilhões aguardando o momento de sua execução. Ao seu lado, apenas ossadas e calotas cranianas de pessoas que morreram ali, na vã esperança de um dia receber um julgamento. Mas ele nunca perdeu a fé e nunca perdeu a esperança. Esse homem manteve a fé de que atingiria o seu objetivo, no caso de ser visitado. Um dia, as portas abriram-se e o ditador se aproximou dizendo-lhe, eu sinto a vibração de que você deseja sua liberdade, e você anseia tanto que lhe darei a possibilidade de obtê-la. Em uma das mãos colocou um bilhete contendo a palavra culpado, e na outra, um bilhete contendo a palavra inocente. Se você escolher a mão que tem a palavra inocente, estará livre para partir ainda essa noite. Mas se escolher a mão que tem a palavra culpado, será executado. Triste a sina desse homem. Em uma mão a sua liberdade, na outra a morte. E pior ainda, porque ele tinha certeza que em ambas as mãos só havia bilhete contendo a palavra culpado. Qualquer que fosse a sua seleção, ele estaria condenado e o ditador não lhe daria nenhuma chance. Culpado e culpado.

Há momentos na vida que nos deparamos em encruzilhadas como essas, nas quais parece não haver mais saídas. Quantos não foram os desafios que Antonio Carbonari Netto enfrentou ao longo de sua empreitada, e em quantos momentos achou que talvez não daria certo. Na vida é assim, mas nós temos sempre que acreditar.

Esse homem, mantendo a tranquilidade, equilíbrio, fé e esperança, escolheu uma das mãos na qual estaria o bilhete com a palavra culpado e sua sentença de morte, fosse à mão direita ou à esquerda a escolhida. Escolheu uma das mãos, pegou o bilhete que obviamente tinha a palavra culpado, porque estava em ambas. Só que ao invés de abri-lo, ele o engoliu. A hora que o ditador intrigado indagou-lhe como saberia o bilhete que foi pego, se acabara de engoli-lo. E ele disse, basta que o senhor veja o bilhete que ficou na outra mão, se lá estiver escrito culpado, eu só posso ter pego o bilhete contendo a palavra inocente. Notem que o que era certeza de morte, transformou-se em certeza da vida. O que parece ser um obstáculo que Deus colocou na sua vida, pode ser a chance para você se alavancar e vencer. Antonio Carbonari Netto fez de uma pequena instituição de ensino, o obstáculo ali colocado, o instrumento para crescer e transformar hoje no maior centro universitário, maior centro de ensino, maior universidade de toda a América Latina.

Parabéns a todos vocês, que integram essa instituição. Parabéns ao Magnífico Sr. Reitor; parabéns, Professora Maria Cristina Favoretto; parabéns, acima de tudo, ao grande idealizador e homenageado nessa noite, Antonio Carbonari Netto. Boa noite, Deus os abençoe, está encerrada essa sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 18 minutos.

 

* * *