1

 

01 DE ABRIL DE 2004

10ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: LUIS CARLOS GONDIM

 

Secretário: ENIO TATTO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 01/04/2004 - Sessão 10ª S. EXTRAORDINÁRIA  Publ. DOE:

Presidente: LUIS CARLOS GONDIM/SIDNEY BERALDO

 

ORDEM DO DIA

001 - LUIS CARLOS GONDIM

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a discussão e votação do Requerimento nº 1110/03, de autoria do Deputado Donisete Braga, que propõe a constituição de Comissão Parlamentar de Inquérito a fim de apurar a situação de contaminação do solo do território do Estado de São Paulo. Põe em discussão requerimento do Deputado Jorge Caruso, propondo adiamento da discussão e votação do Requerimento nº 1110/03.

 

002 - JORGE CARUSO

Questiona o tempo colocado para discussão, segundo as disposições regimentais.

 

003 - Presidente LUIS CARLOS GONDIM

Responde ao Deputado Jorge Caruso.

 

004 - ROMEU TUMA

Por acordo de lideranças, solicita a suspensão da sessão por cinco minutos.

 

005 - Presidente LUIS CARLOS GONDIM

Acolhe o pedido e suspende a sessão às 19h17min.

 

006 - Presidente SIDNEY BERALDO

Assume a Presidência e reabre a sessão às 19h37min.

 

007 - VANDERLEI MACRIS

Por acordo de lideranças, solicita a suspensão da sessão por 10 minutos.

 

008 - Presidente SIDNEY BERALDO

Acolhe o pedido e suspende a sessão às 19h38min, reabrindo-a às 20h10min. Declara encerrada a discussão do requerimento de adiamento. Põe em votação e declara aprovado o requerimento de adiamento, de autoria do Deputado Jorge Caruso.

 

009 - CÂNDIDO VACCAREZZA

Declara o voto contrário da bancada do PT.

 

010 - ANA MARTINS

Declara o voto contrário da bancada do PCdoB.

 

011 - ENIO TATTO

Protesta contra a não-abertura da CPIs nesta Casa.

 

012 - VANDERLEI MACRIS

Registra a posição do Governo na questão.

 

013 - RODRIGO GARCIA

Ressalta o entendimento havido em plenário que adiou a apreciação do Requerimento nº 1110/03.

 

014 - VAZ DE LIMA

Soma-se à manifestação do Deputado Rodrigo Garcia.

 

015 - ENIO TATTO

Reafirma os termos de seu protesto anterior.

 

016 - JORGE CARUSO

Esclarece os motivos que o levaram a apresentar o requerimento de adiamento.

 

017 - ENIO TATTO

Declara que em momento algum quis divergir ou deixar o Deputado Jorge Caruso em situação difícil.

 

018 - ROMEU TUMA

Considera necessário que haja consenso para que se possa ter mais de uma CPI instalada na Assembléia.

 

019 - CAMPOS MACHADO

Para Questão de Ordem,  indaga ser ou não regimental um Deputado pedir adiamento de uma sessão.

 

020 - Presidente SIDNEY BERALDO

Responde ao Deputado Campos Machado.

 

021 - CAMPOS MACHADO

Afirma que a bancada do PTB não irá aceitar CPIs eleitorais em hipótese alguma.

 

022 - CÂNDIDO VACCAREZZA

Discorre sobre as posições do Deputado Jorge Caruso, do Deputado Enio Tatto, e da bancada do PT.

 

023 - Presidente SIDNEY BERALDO

Fala dos esforços envidados pela Presidência pela instalação de CPIs, pregando a necessidade de diálogo para o consenso. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Enio Tatto para, como 2º Secretário "ad hoc", proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - ENIO TATTO - PT - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

* * *

 

-         Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PL - Srs. Deputados, proposição que independe de parecer, mas depende de deliberação do plenário - Discussão e votação do Requerimento nº 1.110/03, de autoria do Deputado Donisete Braga, que propõe a constituição de Comissão Parlamentar de Inquérito, a fim de apurar a situação de contaminação do solo do território do Estado de São Paulo, inclusive das 255 áreas já identificadas pela Cetesb, e de identificar soluções efetivas para a recuperação do meio ambiente.

Há sobre a mesa o seguinte requerimento: “Requeiro, nos termos regimentais, o adiamento da discussão e votação do Requerimento nº 1.110/03, constante da presente na Ordem do Dia, Sessão Extraordinária, pelo prazo de cinco dias. Assinado Deputado Líder do PMDB, Jorge Caruso.”

Em discussão, por bancada, o requerimento do Deputado Jorge Caruso.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Sr. Presidente, V.Exa. coloca em discussão e declaro a V.Exa. que solicitarei a palavra para discutir pelo prazo de 30 minutos enquanto Deputado. Mas parece que há a possibilidade também da discussão individual de Deputado e não somente pela bancada.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PL - Estamos colocando a voto o adiamento da discussão solicitado pela Vossa Excelência. Neste caso, será discutido por bancada.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Pergunto a V.Exa. sobre o Art. 170, que faz menção ao adiamento de discussão, o Art. 190, inciso I, “C”, e inciso II, “C”.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PL - “São assegurados os seguintes prazos dos debates durante a Ordem do Dia. Inciso II: às bancadas, 15 minutos para a discussão de requerimento de adiamento previsto no inciso V do Art. 170.”

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Sem dúvida, mas V.Exa. não leu o inciso I, alínea “c”: 30 minutos para a discussão de requerimento. E o meu trata de um requerimento.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PL - O requerimento está relacionado a adiamento de discussão.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Pergunto a V.Exa. onde, no regimento, faz menção de que há diferenciação desse tipo de requerimento.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PL - No inciso II, alínea “c”.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Permito-me discordar do entendimento de V.Exa., mas de qualquer forma quero a inscrição, como líder da bancada do PMDB, pelo prazo regimental.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PL - Será dada a palavra a Vossa Excelência. Estamos recebendo a orientação de que sempre foi praticado dessa maneira, nesta Casa, seguindo o Regimento Interno.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Pode ser sempre uma prática. Mas confesso que, pela interpretação do regimento, tenho dúvidas. E permito-me até mesmo discutir depois, porque pode causar a nulidade desta sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PL - O que está sendo específico não prepondera sobre o genérico. Portanto, discutiremos este assunto posteriormente.

Tem a palavra o nobre Deputado Jorge Caruso, pela bancada do PMDB, pelo tempo regimental de 15 minutos.

 

O SR. ROMEU TUMA - PPS - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças partidárias presentes nesta Casa, solicito a suspensão dos trabalhos por 5 minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PL - Srs. Deputados, tendo havido acordo entre as lideranças, a Presidência acolhe o solicitado pelo nobre Deputado Romeu Tuma e suspende a sessão por cinco minutos.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 19 horas e 17 minutos, a sessão é reaberta às 19 horas e 37 minutos, sob a Presidência do Sr. Sidney Beraldo.

 

* * *

 

O SR. VANDERLEI MACRIS - PSDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças partidárias com assento nesta Casa, solicito a suspensão dos trabalhos por dez minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Tendo havido acordo entre as lideranças, a Presidência acolhe o solicitado pelo nobre Deputado Vanderlei Macris, e suspende a sessão por dez minutos.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 19 horas e 38 minutos, a sessão é reaberta às 20 horas e 10 minutos, sob a Presidência do Sr. Sidney Beraldo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Srs. Deputados, em discussão, por bancada, o requerimento de autoria do nobre Deputado Jorge Caruso.

Não havendo bancada inscrita para discussão, em votação. Os Srs. Deputados que forem favoráveis ao requerimento do nobre Deputado Jorge Caruso permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado o requerimento de autoria do nobre Deputado Jorge Caruso, adiando a discussão do requerimento que solicita a instalação da CPI por cinco dias.

 

O SR. CÂNDIDO VACCAREZZA - PT - Sr. Presidente, para declarar o voto contrário da bancada do PT.

 

A SRA. ANA MARTINS - PCdoB - Sr. Presidente, para declarar o voto contrário da bancada do PCdoB.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Sr. Presidente, quero protestar por não abrir a CPI hoje. A bancada do PT hoje está aqui em peso e quero deixar o meu protesto porque, mais uma vez, não foi aprovada a instalação de uma CPI nesta Casa.

 

O SR. VANDERLEI MACRIS - PSDB - Sr. Presidente, queremos deixar registrada a posição contrária do Governo.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - A Presidência registra as manifestações de Vossas Excelências.

 

O SR. RODRIGO GARCIA - PFL - Sr. Presidente, queremos registrar que estávamos em um amplo entendimento com as lideranças em plenário, inclusive as lideranças da oposição, e chegamos à compreensão de que deveríamos, no dia de hoje, adiar a decisão em relação à instalação desta CPI para a semana que vem. Portanto, foi um acordo amplo, quando se registrou apenas a contrariedade da bancada do PT e do PCdoB, que respeitamos.

Não podemos, de maneira nenhuma, aceitar a manifestação do Deputado Enio Tatto, que parece estar em dessintonia com a manifestação do seu líder, Deputado Cândido Vaccarezza. Portanto, Deputado Enio Tatto, não é por conta de ser primeiro de abril que estamos fazendo algum adiamento. Estamos respeitando a vontade de um acordo estabelecido no plenário, e todos sabemos a importância de a Assembléia ter abertura de CPIs, mas o bom senso e a serenidade de todos fez com que adiássemos essa decisão para a semana que vem. Quero discordar profundamente daquilo que colocou o Deputado Enio Tatto.

 

O SR. VAZ DE LIMA - PSDB - Sr. Presidente, quero dar um testemunho do quanto V. Exa. tem lutado para instalar CPI nesta Casa. Convocou esta sessão extraordinária, colocou em votação - aliás, V. Exa. já tinha dito, no Colégio de Líderes na tarde de anteontem, que hoje à noite isso seria feito - e estamos aqui. Houve o entendimento, relativamente à questão do líder de um dos partidos que, regimentalmente, pediu o adiamento, V. Exa. suspendeu a sessão para que pudéssemos conversar e fechamos esse entendimento. Respeitamos o registro do PT e do PCdoB, mas não podemos concordar que este momento seja utilizado politicamente para atacar V. Exa. ou a Assembléia, até porque não é este o espírito que paira aqui no plenário.

O Deputado Jorge Caruso, legitimamente, investido na liderança do PMDB, pediu o adiamento e V. Exa. colocou em votação - é regimental que se faça assim. Portanto, não é possível ficarmos ouvindo, calados, manifestações dessa natureza, como fez o Deputado Enio Tatto. Esta não é uma questão política, mas regimental, e estamos buscando o entendimento. Está parecendo que o Deputado Enio Tatto não quer CPI. A manifestação de S.Exa. é para não haver CPI. O registro que S. Exa. fez aqui, não como bancada, mas pessoalmente, é de quem não quer CPI. É o jogo do contrário.

A bancada do PSDB, através da sua liderança, quer deixar esse registro, para que, lá na frente, se, por um acaso, não tivermos CPI, seja cobrado o Deputado Enio Tatto, que está jogando contra isso.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Sr. Presidente, quero deixar bem claro que, em momento algum, falei em dessintonia com a bancada do Partido dos Trabalhadores. Meu líder, Deputado Cândido Vaccarezza, veio aqui e declarou o voto contrário da bancada por esse encaminhamento.

Eu, simplesmente, cheguei aqui, confirmei e lamentei não termos votado hoje a primeira CPI na Casa. Quero dizer que minha colocação foi em sintonia, sim, com a bancada do Partido dos Trabalhadores e com a declaração do meu líder, Deputado Cândido Vaccarezza.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Sr. Presidente, quanto à manifestação do Deputado Enio Tatto, quero esclarecer que este Deputado, em momento algum, quer impedir o andamento de qualquer CPI. A postura do PMDB e nossa, desde o início, não só em relação às CPIs, mas também em relação a projetos dos parlamentares, é defender o interesse de todos os Deputados desta Casa.

Sei que V. Exa. tem problemas para instalação de CPI, há um ano, porque esta Casa não chega a um acordo. Um ano se passou e entendemos que é possível a abertura de mais algumas CPIs. Quando pedimos o adiamento esta noite - peço até desculpas ao Deputado Donisete Braga, porque há uma CPI pedida por ele, à qual sou totalmente favorável, como membro da Comissão de Meio Ambiente -, foi no sentido de viabilizarmos, ainda que sob pressão, um entendimento rápido para abertura de outras CPIs.

Entendo que a maneira como o Deputado Enio Tatto se manifestou é até uma forma de defesa, digamos, da bancada, porque o interesse maior não é só da Casa, mas principalmente da bancada do Partido dos Trabalhadores, uma vez que existe uma CPI ligada diretamente ao companheiro.

Mas eu me sinto um pouco ofendido com isso, pois, se fosse o contrário, se fosse um Deputado do PMDB que tivesse se manifestado dessa forma, e houvesse um consenso no sentido do adiamento, como fizemos aqui, ficaria deselegante eu chegar aqui e querer jogar uma responsabilidade e falar que a Casa está brincando nesta data.

Vossa Excelência é meu colega de bairro, mas, realmente, eu me senti ofendido. Aceito a ponderação de V. Exa. agora, mas confesso que não aceito a manifestação de V. Exa. uma vez que houve a manifestação de voto contrário do PT, que deixou bem claro o posicionamento. Não tivesse havido acordo, qualquer Deputado poderia pedir encaminhamento ou verificação de votação. A própria votação simbólica, com manifestação de voto, já enaltece o espírito do acordo aqui firmado. Desculpe, mas penso que a manifestação de V. Exa. foi muito inoportuna.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Sr. Presidente, quero dizer ao nobre Deputado Jorge Caruso, meu colega da região, como ele bem disse, que, em nenhum momento - quero deixar bem claro - quis agredi-lo ou constrangê-lo em sua posição. Eu, simplesmente, quis declarar a minha opinião e concordar com a do nobre Deputado Cândido Vaccarezza, de votar contra.

Obviamente, somos favoráveis a esta CPI, mas também somos favoráveis a que se abram as outras quatro. Protocolei um pedido, que quero ver atendido, da CPI da TV Cultura. Estou simplesmente declarando a minha posição e lamentando que, mais uma vez, não conseguimos abrir uma CPI aqui, não por culpa do nobre Deputado Jorge Caruso, porque também concordo com sua posição: que se abra não só uma, mas três, quatro ou cinco CPIs nesta Casa. Quero registrar a minha posição que em momento algum quis divergir ou deixá-lo em situação difícil.

 

O SR. ROMEU TUMA - PPS - Sr. Presidente, queria assumir publicamente que V. Exa. não tem nenhuma responsabilidade sobre os fatos que ocorreram nesta noite. Fui o primeiro a me manifestar dizendo que achava que deveria haver um consenso para que pudéssemos instalar mais de uma CPI. Conversei com o autor do requerimento que ia ser votado, que poderia ser aquele que mais teria motivo para se aborrecer, e ele também concordou, o nobre Deputado Donisete Braga.

O que se fez nesta noite foi efetivamente buscar um consenso maior para que esta Casa possa ter, como sempre disse V. Exa., mais de uma CPI sendo instalada, que é aquilo que a população espera e nos cobra diuturnamente. Quero assumir publicamente a responsabilidade junto com o Deputado Caruso por ter manifestado nesse sentido. Tenho certeza de que com a decisão tomada nesta noite poderemos construir certamente um acordo que proporcione instalação de mais de uma CPI.

Diria a V. Exa. que, quando a CPI é apresentada, tem um signatário, acompanhado por outros em número regimental, mas a partir do momento em que a CPI é votada, é uma questão da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, é uma comissão da Assembléia Legislativa e não tem dono. Queria deixar nesse manifesto para salvaguardar V. Exa. e também os nossos companheiros.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - PARA QUESTÃO DE ORDEM - Sr. Presidente, queria indagar de V. Exa. se é ou não regimental um Deputado pedir adiamento de uma sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - É regimental, nobre Deputado.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Quer dizer que o nobre Deputado Jorge Caruso agiu dentro do Regimento?

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Sim.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Sr. Presidente, quero fazer justiça nesta noite. Eu estava quieto, tentando encontrar um bom caminho. Aparece o nobre Deputado Enio Tatto. Sabem-se lá as razões e os motivos. Trouxe a esta Casa um fato que não corresponde à verdade. O Presidente Sidney Beraldo vem insistindo há mais de um ano, em todas as reuniões do Colégio de Líderes, que quer instalar CPIs.

Este Deputado assume publicamente que vem impostando contra 90% das CPIs, que têm fundo político-eleitoral. Não concordo. Se culpa cabe, não é ao Presidente. É a este Deputado, é a esta bancada, que não aceita transformar essa Assembléia em palco nem em teatro.

V. Exa. insiste. Em toda reunião, V. Exa. coloca na mesa, quer votar em cinco, seis CPIs, e eu todo dia, em toda reunião do Colégio de Líderes, manifesto-me contra CPIs que visam apenas as eleições de outubro. Não posso concordar com CPIs de cunho eleitoral. Portanto, Sr. Presidente, esta responsabilidade não é sua, é minha.

Sou contra instalação de CPIs eleitorais, contra a instalação de CPIs políticas. Não me venha dizer que a CPI da TV Cultura é de cunho filosófico, intelectual. É política, eminentemente política e eleitoral. Portanto, Sr. Presidente, deixo aqui a minha posição, não a de V. Exa., mas a minha e da bancada do PTB, nós não vamos aceitar CPIs eleitorais em hipótese alguma. Não cabe, Sr. Presidente, fazer demagogia barata nesta noite.

Estamos aqui há uma hora tentando acomodar posições, encontrar caminhos. Faz uma hora que espero que a chama da concórdia venha a esta Casa. Mas, de quando em quando, sedento por publicidade, por aparições, aparece algum Deputado e coloca composições que não correspondem à realidade. Portanto, Sr. Presidente, quero fazer justiça a V. Excelência. Na terça-feira que vem não estarei aqui. Na outra terça-feira, no Colégio de Líderes, CPIs eleitorais não vão contar com apoio do PTB. Vamos discutir de forma intensiva e extensiva até o ponto que o Regimento nos permita. Não vamos concordar com CPIs eleitorais. É questão partidária. O PT defende a posição dele. Nós defendemos a nossa. Não posso compactuar, não vou pactuar com esse tipo de ações que visam apenas ou aparecer na televisão ou na mídia.

Portanto, Sr. Presidente, quero deixar claro, bem claro, cristalino como o dia: CPIs eleitorais não contam com apoio da bancada do PTB em hipótese alguma. Não há hipótese, Sr. Presidente, capaz de fazer com que voltemos atrás. Não importam as reações, o que pensam os partidos, o que pensa a mídia. O que importa é a nossa consciência.

Vou repetir, Sr. Presidente, gostaria que outros Deputados viessem ao microfone de apartes e saudassem V. Exa., reconhecessem seu esforço e não viessem aqui com essa história de primeiro de abril. Isso é coisa de colégio, de escola infantil. Só aqui mesmo que primeiro de abril é o dia da mentira, tinha de ser o dia da nossa consciência. Esta é uma Casa séria, Sr. Presidente. Portanto, quero cumprimentar a V. Exa. e dizer se culpa pode ser atribuída, o PTB a assume por inteiro.

 

O SR. CÂNDIDO VACCAREZZA - PT - Sr. Presidente, em primeiro lugar, tenho me batido na Casa pelos bons combates. Não é do feitio de nenhum Deputado fazer jogo de palavras, mesmo o meu amigo Campos Machado se exaltando, colocando coisas importantes. Quero pegar apenas a parte da política.

Gostaria de fazer a defesa de dois Deputados. Primeiro, do nobre Deputado Jorge Caruso, que tem se batido por ter CPI na Casa e apresentou a solução de um problema. Quero parabenizar a alternativa que o companheiro Caruso apresentou, que pode ser a alternativa que atenda a maioria desta Casa de termos cinco CPIs funcionando.

Segundo, quero defender o companheiro, nobre Deputado Enio Tatto, que deixou clara a sua posição em consonância com a posição da bancada. Ele tem se batido bastante por ter a CPI funcionando. Às vezes, mesmo o Deputado Campos Machado, além de experiente, talvez o melhor orador da Casa, exalta-se. Todos nos exaltamos. Queria que terminássemos esta sessão com a cabeça fria, serena, sabendo separar o principal do secundário. Qual é o principal? O nobre Deputado Jorge Caruso, mesmo com todas as divergências que tem nesta Casa sobre como e para as CPIs devem ser debatidas, mesmo com a forma efusivo que o nobre Deputado Campos Machado, disse que não iam permitir CPIs eleitorais.

A bancada do PT se manifestou contrária ao encaminhamento, primeiro porque tinha emergência de discutir CPI, segundo que a CPI em tela era de um Deputado do PT. O que quer o nobre Deputado Campos Machado? Que eu vote a favor do adiamento quando há na pauta uma CPI de um Deputado do PT? Então vamos entender o natural como natural e o excepcional como excepcional e fazer um bom combate, separando o principal do secundário. Acho que já houve debates de mais. Gostaria de solicitar a todos que colocássemos os ânimos nos seus devidos lugares e levantássemos a Sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Antes de encerrar esta sessão, esta Presidência também gostaria de se manifestar. Como já foi dito por diversos líderes, temos insistentemente conversado com vários líderes e colocado na pauta do Colégio de Líderes a discussão sobre a instalação de CPIs.

Temos 39 pedidos de instalação de CPIs nesta Casa, e alguns desses pedidos, a nosso juízo, faltam objeto definido. O nosso Regimento diz que se falta objeto definido, a CPI não deve ser instalada, mas também temos várias CPIs com objetos definidos. Há mais de um ano, esta Presidência tem insistido e vem colocando no Colégio de Líderes que desejamos que esta Casa tenha CPIs. Criamos vários mecanismos estabelecendo critérios: ou pela ordem de entrada, ou de assinaturas, ou dentro de consenso. Mas isso não foi possível. Criamos uma comissão específica, com a participação de alguns líderes, para que buscassem um entendimento e pudéssemos instalar as CPIs.

Na terça-feira, houve um acordo de que deveríamos pautar a CPI de um Deputado da oposição, que tinha o maior consenso entre os líderes. Em seguida, a partir da terça-feira e a pedido dos Srs. Líderes, esta comissão teve a participação do Deputado Jorge Caruso para que pudessem estudar alternativas para a instalação das próximas CPIs. Infelizmente, isso não foi possível. Pautamos hoje a CPI e houve o requerimento regimental do Deputado Jorge Caruso pedindo o adiamento e o Plenário decidiu pelo adiamento.

Este Presidente nasceu em São João da Boa Vista, ao pé da Serra da Mantiqueira, próximo a Minas Gerais e, hoje, estou bastante calmo, estou “zen”, estou tranqüilo e estou aqui cumprindo a minha obrigação. Quero acreditar que através do diálogo, e não através do nervosismo e da agressão pessoal, mas através do diálogo, esta Casa chegue realmente a um consenso para que possamos instalar CPIs nesta Casa. Este é o desejo deste Presidente.

Vamos insistir não apenas na discussão no Colégio de Líderes, mas também que esta comissão, que foi montada, apresente uma opção para o Presidente, caso contrário, vamos continuar convocando sessões extraordinárias para que soberanamente este Plenário decida, como decidiu hoje, pelo adiamento da votação da CPI do Deputado Donisete Braga.

Srs. Deputados, esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, lembra V.Exas. da Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental, sem Ordem do Dia.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 33 minutos.

 

* * *