28 DE MARÇO DE 2003

10ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: ROMEU TUMA

 

Secretária: ANNA MARTINS

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 28/03/2003 - Sessão 10ª S. ORDINÁRIA  Publ. DOE:

Presidente: ROMEU TUMA

 

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - ROMEU TUMA

Assume a Presidência e abre a sessão. Comunica ter falecido o ex-Deputado Aloysio Nunes Ferreira, ontem, no Hospital Sírio-Libanês, tendo sido velado seu corpo na Alesp e daí sepultado no Cemitério São Paulo, na Capital, de quem faz necrológio.

 

002 - ÍTALO CARDOSO

Por acordo de lideranças, solicita o levantamento da sessão, em memória daquele Deputado.

 

003 - Presidente ROMEU TUMA

Acolhe o pedido. Pede um minuto de silêncio. Lembra a sessão solene de hoje, às 20 horas, em homenagem aos 70 anos de fundação do Colégio e Faculdade Piratininga. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 31/03, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido a Sra. Deputada Anna Martins para, como 2ª Secretária "ad hoc", proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

A SRA. 2ª SECRETÁRIA - ANNA MARTINS - PCdoB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PPS - Convido a Sra. Deputada Anna Martins para, como 1ª Secretária "ad hoc", proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

A SRA. 1ª SECRETÁRIA - ANNA MARTINS - PCdoB - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

            - Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PPS - Srs. Deputados, faleceu na noite desta quinta-feira, aos 88 anos, o ex-Deputado Estadual Aloysio Nunes Ferreira, pai do ex-Ministro Aloysio Nunes Ferreira Filho. O corpo foi velado, a partir das 8 horas da manhã, no Hall Monumental desta Casa, de onde seguiu para o Cemitério São Paulo.

Aloysio Nunes Ferreira nasceu em Niterói, Estado do Rio de Janeiro, em 12 de novembro de 1914. Filho do professor Luiz Nunes Ferreira Filho e de Sylvia Dulce Baptista Tavares Nunes Ferreira.

Advogado no Fórum de São José do Rio Preto a partir de 1936. Foi agricultor e pecuarista no município de Jales; consultor da Associação Comercial, Industrial e Agrícola; presidente do Rotary Clube e da 22ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, de São José do Rio Preto. Em 1954, foi diretor da Associação Rural de São José do Rio Preto.

Sua carreira política teve início em 1950, quando foi eleito Vereador à Câmara Municipal de São José do Rio Preto. Em 3 de outubro de 1954, foi eleito Deputado Estadual pelo Partido Trabalhista Nacional - PTN, com 6.345 votos, obtendo o sexto lugar de sua bancada, que apoiou a candidatura vitoriosa de Jânio de Quadros ao Governo do Estado. Em 12 de março de 1956, foi eleito 2º vice-Presidente da Assembléia Legislativa do nosso Estado.

Reeleito Deputado Estadual em 3 de outubro de 1958, pelo Partido Democrata Cristão - PDC, em 5º lugar de seu partido. Foi eleito, em 12 de março de 1961, 1º Secretário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, por 58 votos, derrotando o Deputado Waldemar Lopes Ferraz, do PSP, que obteve 21 votos. Em 12 de março de 1962, foi novamente eleito para o cargo de 1º Secretário. A Mesa Diretora da Assembléia era presidida pelo Deputado Roberto Costa de Abreu Sodré. Fez parte das Comissões de Constituição e Justiça; de Redação e de Agricultura e foi suplente da Comissão de Indústria e Comércio.

Em 1962, com a divisão das correntes que apoiavam o ex-Presidente Jânio Quadros, que havia renunciado um ano antes, e o Governador do Estado Carvalho Pinto, Aloysio Nunes Ferreira, por questão de lealdade, apoiou o candidato oficial ao Governo, José Bonifácio Coutinho Nogueira, que seria derrotado por Adhemar de Barros. Em decorrência desse rompimento, Aloysio Nunes Ferreira, filiado à União Democrática Nacional - UDN, obteve apenas a 4ª suplência nas eleições de 7 de outubro de 1962.

Aloysio Nunes Ferreira foi casado com Nice Beolchi Nunes Ferreira, com quem teve seis filhos: Maria Cecília, Célia Maria, Heloísa Maria, José Luiz, Luiz Roberto e Aloysio Nunes Ferreira Filho, que foi Deputado Estadual, entre 1983 e 1991; vice-Governador do Estado de São Paulo, entre 1991 e 1995; Deputado Federal, entre 1995 e 2007; Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República e Ministro da Justiça do Governo Fernando Henrique Cardoso.

 

O SR. ÍTALO CARDOSO - PT - Sr. Presidente, pelos motivos já expostos por V. Exa. e por se tratar de uma praxe desta Casa, solicito o levantamento da presente sessão conforme entendimento entre as lideranças.

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PPS - O pedido de V.Exa. é regimental. Antes, porém, de acatar a solicitação do nobre Deputado Ítalo Cardoso, esta Presidência solicita um minuto de silêncio em homenagem ao ex-Deputado desta Casa Aloysio Nunes Ferreira.

 

* * *

 

- Faz-se um minuto se silêncio em plenário.

 

* * *

           

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PPS - Srs. Deputados, antes de levantar a sessão, esta Presidência convoca V.Exas. para a sessão ordinária de segunda-feira, à hora regimental, sem Ordem do Dia, lembrando-os ainda da sessão solene a realizar-se hoje, às 20 horas, com a com a finalidade de homenagear o Colégio e Faculdade Piratininga pelo 70° Aniversário de sua fundação.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 59 minutos.

 

* * *