1

 

04 DE ABRIL DE 2005

010ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO “SISTEMA COC DE ENSINO E À EQUIPE COC DE BASKETBALL”

 

Presidência: RAFAEL SILVA

 

Secretário: VALDOMIRO LOPES

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 04/04/2005 - Sessão 10ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: RAFAEL SILVA

 

HOMENAGEM AO "SISTEMA COC DE ENSINO E À EQUIPE COC DE BASKETBALL"

001 - RAFAEL SILVA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de homenagear o Sistema COC de Ensino pelos excelentes trabalhos em prol da Educação e à Equipe COC de Basketball - COC Ribeirão Preto, pelo tetracampeonato paulista. Informa que não haverá execução do Hino Nacional Brasileiro em respeito ao luto oficial de 7 dias pelo falecimento do Papa João Paulo II.

 

002 - PEDRO TOBIAS

Deputado Estadual pelo PSDB, homenageia Chaim Zaher, lembrando que, como ele, é um imigrante libanês que veio para o Brasil e venceu com base no trabalho.

 

003 - VALDOMIRO LOPES

Deputado Estadual pelo PSB, expressa sua admiração com o trabalho em prol da Educação de Chaim Zaher, e lembra o início de sua jornada empresarial.

 

004 - PALMIRO MENNUCCI

Deputado Estadual pelo PPS, presta homenagem ao Papa João Paulo II. Fala da importância para a Educação do Sistema COC de Ensino.

 

005 - DÁRCY VERA

Vereadora e presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, afirma que vê vencedores, como Chaim Zaher, o diferencial da ousadia, que o tornou um homem à frente de seu tempo.

 

006 - Presidente RAFAEL SILVA

Anuncia a exibição da primeira parte de vídeo institucional sobre o Sistema COC de Ensino.

 

007 - ALOÍSIO FERREIRA

Professor e Secretário de Esportes de Ribeirão Preto, e técnico do COC e da Seleção Brasileira de Basquete, fala sobre o que é necessário para se montar um time vencedor. Anuncia que, em nome da Comissão Técnica e dos jogadores do COC Ribeirão, o time de basquete presta uma homenagem ao seu grande líder, Chaim Zaher.

 

008 - Presidente RAFAEL SILVA

Anuncia a exibição da segunda parte do vídeo institucional sobre o Sistema COC do Ensino.

 

009 - CHAIM ZAHER

Diretor Presidente do Sistema COC de Ensino, agradece a iniciativa desta sessão solene. Fala do time de basquete do COC e da história da empresa, que cresceram por conta do trabalho de equipe.

 

010 - GABRIEL CHALITA

Secretário Estadual de Educação, ressalta a importância da homenagem, nesta Casa, ao Sistema COC de Ensino. Considera que a Educação é instrumento de construção de um ser humano melhor.

 

011 - Presidente RAFAEL SILVA

Refere-se elogiosamente às palavras de Gabriel Chalita. Cita pensamentos de filósofos acerca da Educação e afirma que a crença na vitória é o primeiro passo para se chegar a ela. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Valdomiro Lopes para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - VALDOMIRO LOPES - PSB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada..

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PL - Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente da Assembléia Legislativa atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear o Sistema COC de Ensino pelos excelentes trabalhos em prol da Educação e à Equipe COC de Basquetebol - COC Ribeirão Preto, tetracampeonato paulista.

Hoje, temos a alegria de receber nesta Casa o Dr. Chaim Zaher, que fará parte da Mesa juntamente com o Secretário Gabriel Chalita; o Sr. Aloisio Ferreira, o Lula Ferreira, técnico de basquetebol do COC Ribeirão, técnico campeão por muitas vezes e também técnico da Seleção Brasileira e o Dr. Nilson Curti, Diretor Superintendente do Sistema COC de Educação.

Solicito ao nobre Deputado Valdomiro Lopes para que nomeie as autoridades presentes nesta sessão.

 

O SR. VALDOMIRO LOPES - PSB - Sra. Fernanda Montenegro de Meneses, neste ato representando o Exmo. vice-Governador Cláudio Lembo; Sr. José Pedro Privilim, neste ato representando o Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento Deputado Duarte Nogueira; Secretário Estadual da Educação Gabriel Chalita; Sr. Sérgio Coraucci, Inspetor Regional de Esportes de Osasco, neste ato representando o Exmo. Sr. Lars Grael, Secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer; Sr. Antonio Nami, Secretário Municipal de Administração, neste ato representando o Sr. Welson Gasparini, Prefeito de Ribeirão Preto; Vereador Samuel Zanferdine, da Câmara Municipal de Ribeirão Preto; Vereadora Dárcy Vera, Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Ribeirão Preto; Sra. Jacy de Biacci Menucci, Supervisora de Ensino; Sr. Antonio Chakmati, Presidente da Federação Paulista de Basquetebol; Sr. Gerasime Bozikis, Presidente da Confederação Brasileira de Basquetebol. Fazemos um agradecimento especial aos parceiros do Sistema COC de São Paulo, São José dos Campos, Itu, Mauá, Catanduva, São Bernardo do Campo, Monte Alto, Brasília, Maceió, Uberlândia, Santos, Osasco, Aracaju, Ituiutaba, Jundiaí, Belo Horizonte, Vitória, Araçatuba, Salvador, Crixás, Araraquara, Araras, Jaú, São José do Rio Preto, Piracicaba, Sorocaba e Mogi das Cruzes.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PL - Concedo a palavra ao nobre Deputado Pedro Tobias, que também é libanês como o nosso amigo Dr. Chaim Zaher. O Deputado Pedro Tobias é médico, hoje radicado em Bauru e um Deputado atuante nesta Casa. Ele não tem a facilidade de pronunciar as palavras como nós, brasileiros, mas ele tem a facilidade de concatenar as idéias. Como Chaim Zaher, é um homem que veio para o Brasil e é um vencedor porque acredita neste País. Então, ele é mais brasileiro do que muitos brasileiros que aqui nasceram e nasceram porque nasceram. Pedro Tobias, como Chaim Zaher, não nasceram no Brasil, mas escolheram o Brasil para viver.

Tem a palavra o nobre Deputado Pedro Tobias.

 

O SR. PEDRO TOBIAS - PSDB - Sr. Presidente, autoridades presentes, em nome do meu amigo Gabriel Chalita cumprimento toda a Mesa e os presentes, agradeço ao Presidente, que é meu amigo, mas exagerou um pouquinho. Também sou imigrante, vim em 1980, com 34 anos de idade. Chaim, veio com sete anos, ainda criança e cresceu aqui.

Fico muito feliz por participar desta sessão. Eu não poderia faltar para enaltecer o que Chaim fez no Brasil. Os imigrantes libaneses comemoraram 150 anos de imigração com uma festa no Clube Monte Líbano na semana passada e coincide com esta festa para o nosso amigo Chaim.

Parabenizo a iniciativa do Deputado Rafael Silva porque homenageando o imigrante Chaim está-se homenageando todos os imigrantes. Chaim chegou onde chegou com muito trabalho, como todos os imigrantes que chegam no porto de Santos. Eu cheguei em um avião, ele chegou num navio, no porto de Santos, e se o pai dele trouxe dez dólares na viagem, foi bom demais. Ele começou a trabalhar e venceu. Porque para vencer, só trabalhando.

No Brasil, muitos filosofam e poucos trabalham. Nenhum país, nenhum estado, nenhum município, ninguém vai para frente com discurso. Meu amigo Gabriel Chalita, também foi um vencedor na área da literatura e como escritor, assim como Chaim no comércio. Cada um venceu de uma maneira.

Como o meu amigo Deputado Rafael Silva falou, cheguei na década de 80 ao Brasil e aprendi o português na rua. Com 16 anos fui do Líbano para a França, onde formei-me médico. Para pensar as coisas certas numa língua, não precisamos falar, mas fazer, especialmente na nossa classe política. Precisamos fazer as coisas bem feitas, independentemente de falar. O Deputado Rafael Silva sabe da minha dificuldade, mas como dizem, já cheguei longe demais.

Se o seu time de basquete venceu, foi graças a alguém que estava por trás. O basquete de Bauru, dois anos atrás, chegou a ser campeão estadual e brasileiro. Para esses times chegarem na frente, é preciso um empresário por trás. Chaim venceu na vida, mas o dinheiro não ficou só para ele. Ajuda não só o basquete, mas ajuda a sociedade de muitas formas. Essa é a característica da nossa raça. Quando chegamos a esta terra, envolvemo-nos. Tenho certeza de que há brasileiros iguais a nós; melhores, não há. Seu trabalho no basquete e nas áreas sociais distingue essa raça.

Chaim, o senhor deve falar também desse moço, o Chalita, quem sabe não vai ser o futuro Governador deste Estado? Precisamos de pessoas com a qualidade dele. Vou aproveitar esta homenagem ao meu amigo Chaim para lançar outro patrício. Hoje é festa dos patrícios. (Palmas.)

Muito obrigado a todos e muito obrigado ao Brasil. Este é o país, Chaim, que deu oportunidade a nós, tanto para você, como para mim, como para o pai de Chalita. Grato, sou brasileiro mais do que qualquer um aqui. Muito obrigado a esta terra, este país que amamos tanto. Sem dúvida nenhuma, acredito na instituição, no governante. Nesses últimos 10 anos, São Paulo avançou e está avançando muito. Faltam muitas coisas, mas estamos governando este Estado com serenidade, com transparência, com luta. Não dá para atender tudo, mas não fazemos só discurso, trabalhamos em vários projetos. Vou deixar ao professor Chalita comunicar o que estamos fazendo. Parabéns, Chaim, vamos construir um país melhor. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PL - O nobre Deputado Pedro Tobias está no Brasil há pouco tempo. É um dos Deputados mais bem votados do Estado de São Paulo. Ele diz que não tem aquela facilidade para falar. Imaginem se tivesse. Realmente, é a capacidade de um libanês que escolheu o Brasil para a nossa satisfação.

Passo a palavra ao nobre Deputado Valdomiro Lopes, que também é médico, admirador do Chaim Zaher porque conhece o trabalho desse homem. Chaim Zaher, como Pedro Tobias, é um libanês que fez com que o Líbano perdesse. Veio ao Brasil, o Brasil ganhou, assim como Pedro Tobias fez o Líbano perder vindo ao Brasil. Valdomiro Lopes, médico, Deputado e amigo de Chaim.

 

O SR. VALDOMIRO LOPES - PSB - Boa noite, quero fazer uma saudação especial ao Secretário da Educação, professor Gabriel Chalita, e em seu nome saudar todas as autoridades presentes, o nobre Deputado Pedro Tobias, o nosso querido Rafael Silva e o nosso querido Palmiro Mennucci, Deputado novo nesta Casa que está fazendo um grande trabalho no Legislativo paulista.

Quero cumprimentar o grande amigo Chaim. O nobre Deputado Rafael Silva foi muito feliz ao fazer essa homenagem. Quando me anunciou, anunciou-me como médico, Deputado, mas também me orgulho muito de carregar o título de professor. Fui professor de cursinho na época em que o Chaim estava iniciando sua grande operação no ensino de São Paulo e do Brasil.

O Chaim é uma pessoa que admiro muito. Vim aqui dar este testemunho. Faço questão, sempre que o Sistema COC recebe uma homenagem, de dizer que conheço bem o Chaim. Chaim é um descobridor de talentos, um homem que tem uma sensibilidade muito grande para escolher pessoas para formar sua equipe. Não sei se essa sensibilidade vem do Líbano, mas é toda própria dele. É um formador de equipes. Tem a sensibilidade de escolher as pessoas certas para os lugares certos.

Lembro-me do Chaim com toda simplicidade que conserva até hoje quando começou no sistema Thathi na cidade de Araçatuba. Começou com uma escola pequena, com dificuldades para contratar professores, com muita seriedade, com muita determinação de buscar o melhor para o ensino das pessoas. Hoje é esse megaempresário da educação. Mas é um megaempresário que conserva aquilo de mais importante que as pessoas podem ter, a simplicidade e a humildade. Chaim nunca foi diferente do que ele é. Sempre foi aquele bom amigo, aquela pessoa que ajuda muitas pessoas, que faz benemerência que muitas pessoas nem sabem, ajuda este país não só na área vital da Educação, mas também no Esporte. Ele tem nas suas mãos o poder de fazer as coisas darem certo.

Portanto, Chaim, ficam aqui mais uma vez os meus parabéns, os parabéns ao querido Deputado Rafael Silva pela belíssima homenagem que faz ao Sistema COC e os parabéns a todos os parceiros da marca COC, que hoje representa uma das grandes forças da Educação do Estado de São Paulo e do Brasil. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PL - O nobre Deputado Valdomiro Lopes tinha compromisso no interior, mas fez questão de estar presente nesta noite porque sabe da importância deste evento de hoje. O nosso agradecimento ao nobre Deputado Valdomiro Lopes.

Temos agora para usar a palavra um outro Deputado, professor, uma pessoa preocupada com a Educação, sua esposa é supervisora de ensino, foi supervisora do COC durante muitos anos. O nobre Deputado Palmiro Mennucci teve a preocupação de deixar claro que muitos de seus familiares estudaram no COC. Isso foi importante para a vida dessas pessoas. Esse homem, ligado à Educação, fez questão de estar presente também para homenagear o Chaim. Tem a palavra o nobre Deputado Palmiro Mennucci.

 

O SR. PALMIRO MENNUCCI - PPS - Boa noite a todos. Antes de mais nada, queria homenagear um grande homem que lutou pela paz mundial, falecido ontem, o Papa João Paulo II. Gostaria de prestar esta homenagem em outras ocasiões, mas estou aproveitando esta oportunidade.

Quero também cumprimentar os Deputados presentes. O nobre Deputado Pedro Tobias é um lutador. O Deputado Valdomiro Lopes, nem se diga. Tenho acompanhado sua trajetória, aproveito muitas coisas que já fez e tenho certeza de que vai continuar fazendo. O Deputado Rafael Silva é um Deputado sem igual. Quero dizer ao povo de Ribeirão Preto que eles têm em Rafael Silva o melhor Deputado de São Paulo. Uma salva de palmas ao Rafael Silva. (Palmas.)

Estamos contando aqui com a presença do Dr. Gabriel Chalita. Falar sobre Chalita é difícil. Esse homem é um colosso, merece um vôo mais alto. Tenho certeza de que dará esse vôo mais alto com o auxílio da população de São Paulo e com a presença marcante de todos os partidos. Temos certeza de que o Secretário Chalita será o próximo Governador de São Paulo, pois é uma pessoa que luta diariamente pela educação, pelo ensino do nosso Estado. Todas as vezes que solicitamos uma audiência ele está pronto e nos ouve com a maior atenção. Sou presidente de uma entidade de classe com 120 mil associados e digo que dificilmente encontraremos um outro Secretário da Educação como Gabriel Chalita.

Tenho algumas facilidades para falar do COC, porque, minha esposa foi supervisora escolar em Ribeirão Preto e uma das suas atribuições era o COC. Toda a noite conversamos sobre o ensino, educação e ela me conta muita coisa que se passou no COC. Mas não precisa nem contar, porque tenho viajado muito e, a cada 100 metros, encontro uma placa do COC. Creio que o COC está no Estado de São Paulo todo, no Brasil e tenho impressão de que também lá fora, no âmbito internacional. É um ensino desde a educação infantil até o nível superior.

Quanto ao basquete, sou do tempo em que assistia ao Rosa Branca, ao Amaury, ao Mosquito, mas agora também assisto ao COC, que é tetracampeão. Estou maravilhado pelas vitórias que eles vêm alcançando. Certamente alcançarão mais ainda, pois o COC está investindo no basquete, o que é uma coisa enaltecedora, porque investir na juventude é investir no futuro do nosso país.

Dr. Chaim, o Brasil deve muito ao senhor por tudo isso que falei e por tudo que ainda virá pela frente. O senhor tem levado a escola, desde a educação infantil até a educação superior, ao Brasil todo e também fora dele. Não é levar a escola, porque temos muitas, mas dificilmente encontramos escolas iguais ao COC no nosso país.

Estou muito contente por estar aqui e mais ainda por saber que o coordenador é o nosso querido Deputado Rafael Silva. Eu e o Secretário Chalita estivemos agora há pouco em uma outra solenidade e viemos rapidamente para esta Sessão Solene, pois o Deputado Rafael Silva merece a nossa presença e muito mais. Tenho certeza de que o Rafael Silva, na próxima eleição, será o Prefeito de Ribeirão Preto, se Deus quiser. Muito obrigado a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PL - Deu para perceber que o nobre Deputado Palmiro Mennucci é um grande amigo, e um grande amigo sempre comete esse tipo de exagero; ele demonstra realmente a amizade e o carinho que tem por nós. Agradecemos de coração essa amizade. Ele é um defensor da educação, sua esposa supervisionou o COC por muitos anos e escolheu o COC como uma escola para seus familiares. Isso demonstra que realmente essa supervisora conhece muito bem a qualidade do COC.

Vamos ouvir agora uma companheira de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, a Vereadora que conseguiu uma votação espetacular nessa última eleição, uma pessoa que luta, que se dedica às causas em favor dos mais necessitados. Para nossa satisfação está presente a Vereadora Dárcy Vera, companheira antiga da Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

 

A SRA. Dárcy Vera - Boa noite a todos. Em nome da Adriana Zaher, companheira que trabalha no anonimato e conduz junto com Chaim Zaher toda essa estrutura do Sistema COC, cumprimento todas as pessoas aqui presentes.

Quando estava vindo para São Paulo observei os carros passando nas estradas e percebi que cada carro tinha um motorista com um perfil diferenciado. Alguns mais ousados, outros mais tímidos, outros prestavam atenção nas placas. Fiquei me perguntando qual é a diferença entre as pessoas que vencem e as que fracassam. O que leva uma pessoa a vencer e o que leva uma pessoa a fracassar? Percebo também que, todas as vezes que entramos numa livraria, numa biblioteca, a parte mais procurada é a parte onde se fala de auto-estima. Todas as pessoas vão buscar a receita do segredo do sucesso, como se o sucesso tivesse receita, como se o sucesso tivesse um segredo. Todos buscam isso até hoje. O tempo inteiro ficamos buscando, buscando, buscando.

Disse um filósofo que o limite do homem está na sua consciência, que se o homem desconhece o limite é um ser ilimitado. Fico pensando nessas experiências e vejo que os homens que vencem, na sua grande maioria, têm um diferencial sim: a ousadia. A ousadia naquilo que a gente não , naquilo que os nossos olhos físicos não alcançam. Ousar, criar dentro da nossa mente uma situação e fazê-la tornar realidade.

Essa mesma ousadia fez Thomas Edison criar a eletricidade que hoje ilumina o mundo inteiro. Quantas vezes ele fracassou? Mais de 10 mil tentativas. Essa mesma ousadia fez Henry Ford, um homem ignorante, que não tinha sequer estudo, enfrentar com tribunal, um júri, uma Corte e provar a todos que tinha criado o carro. A mesma ousadia fez Harvey Firestone, amigo de Thomas Edison, amigo de Henry Ford, criar a roda e os pneus Firestone. A mesma ousadia fez Cristóvão Colombo sair de um lugar, navegar por águas, águas e águas, acreditando que existiam terras e as encontrou.

A mesma ousadia fez esse libanês bater de porta em porta vendendo calendários e se tornar hoje a maior referência da educação no nosso país. A mesma ousadia fez esse homem levar para a educação essa terceira dimensão com a qual meus filhos estão encantados, de livros que você não pega mais na mão, porque são digitais, cadernos digitais. Um homem que está à frente do seu tempo, que acreditou nesse ensino.

A mesma ousadia fez o técnico Lula se tornar um dos melhores do Brasil. A mesma ousadia fez com que Chaim Zaher, querendo investir no jovem, criasse o melhor time de basquete tetracampeão. A diferença está na ousadia.

Tenho muito a agradecer a você, Chaim. Agradecer a ousadia que você nos dá de poder trabalhar com você e aprender no dia-a-dia. Quero cumprimentar você e a Adriana Zaher, pessoas maravilhosas e iluminadas, pessoas que administram com o coração, pessoas que, por mais crescimento que tenham, nunca deixam de ter um ato de bondade. Você e a Adriana se preocupam com os valores morais, valores esquecidos hoje por grande parte do empresariado. São desses valores morais que vocês construíram toda essa base para fazer do Sistema COC de Ensino esse referencial mundial.

Parabéns, Rafael Silva, pela sua homenagem ao time do COC e ao Sistema COC. Parabéns a vocês, todos os profissionais, professores e diretores que estão aqui hoje e fazem parte desse sucesso. Muito obrigada pela oportunidade; venho em nome da Câmara Municipal de Ribeirão Preto e agradeço também em nome do nosso Vereador Samuel Zanferdini. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PL - Agradecemos à Vereadora Dárcy Vera, que falou em seu nome e em nome do outro Vereador presente, Samuel Zanferdini, Delegado de Polícia em Ribeirão Preto.

Vamos agora assistir a um vídeo do Sistema COC de Educação. Vocês vêem e eu ouço, imagino. Mas nem preciso imaginar, porque já sei tudo a respeito do COC, ou quase tudo, porque o Chaim não deixa a gente saber tudo, porque ele está sempre aumentando essa grandeza já fantástica do COC.

 

* * *

 

-         É feita a apresentação de um vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PL - Esse vídeo mostrou, de verdade, a presença desse empreendedor na área da Educação. Hoje temos aqui também a presença de uma pessoa que foi dita aqui que é um dos melhores do Brasil. Eu discordo. É o melhor do Brasil.

Lula Ferreira, Aloísio Ferreira, um homem que tem sensibilidade, que tem capacidade. Secretário de Esportes de Ribeirão Preto, técnico do COC, da seleção brasileira. Um vencedor. Mas, repito, nunca perdeu a humildade. E essa humildade faz que ele transmita a seus atletas a vontade de partir lá debaixo para a vitória. Ele mostra sempre que é possível vencer obstáculos. E a prova disso é que o seu time é tetracampeão paulista. Feito inédito.

Nós convidamos Lula Ferreira, Aloísio Ferreira, para usar a palavra.

 

O SR. ALOÍSIO FERREIRA - Autoridades presentes, senhoras e senhores, muito boa-noite. Em nome da Comissão Técnica do COC Ribeirão, em nome de todos os jogadores do COC Ribeirão, gostaria de dizer que uma grande equipe esportiva se forma com inúmeros fatores. Não basta apenas ter a vontade e a ideologia de acreditar no esporte. Não basta apenas ter instalações maravilhosas e tecnologia de Primeiro Mundo. Não basta apenas investir grandes somas financeiras para subsidiar o esporte. É preciso, além de outros fatores, ter um grande líder. E esse líder é aquele que todo dia nos dá os exemplos. Não só através das palavras, não só através do seu trabalho, mas com exemplos do dia-a-dia.

Temos certeza de que o COC Ribeirão, se tem o espírito de vencedor, esse espírito vem da capacidade do Chaim, entre as várias qualidades entre as já aqui citadas, aquela que para nós, técnicos e jogadores, é sem dúvida alguma a mais importante. A grande qualidade é porque ele acredita no nosso trabalho e ele acredita no que ele faz. E esse crédito nos dá a força para termos o espírito de campeão. Muito obrigado, Chaim. (Palmas)

Em nome da Comissão Técnica e dos jogadores do COC Ribeirão, o time de basquete presta uma homenagem ao seu grande líder, Chaim Zaher. (Palmas)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PL - É hora de homenagem, de reconhecimento. Vamos apenas reconhecer o valor dessas pessoas, porque uma homenagem é bonita, mas este reconhecimento é maior do que a homenagem. Muitas vezes a homenagem é prestada até mesmo a quem não merece. Agora, o reconhecimento é aquilo que acontece pelo valor de pessoas, de seres humanos que se destacam.

Agora, mais uma parte de vídeo.

 

* * *

 

-         É apresentado o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PL - Estamos chegando num ponto importante desta solenidade. Vamos ouvir agora, com muito prazer, as palavras do Sr. Chaim Zaher.

 

O SR. CHAIM ZAHER - Senhoras e senhores, boa noite. Meu querido Deputado Rafael Silva, que hoje preside esta sessão deveria presidir por muito tempo porque capacidade, sem dúvida alguma, ele demonstrou ter. Fazemos votos para que na próxima eleição tenhamos o nosso Deputado presidindo.

Quero também agradecer a presença que muito nos honra, do Professor Gabriel Chalita, Secretário Estadual de Educação, nosso amigo; do Deputado e Professor Valdomiro Lopes, que foi um bom professor de Biologia. É uma pena que não consegui levá-lo para dar aula em Araçatuba, quando comecei. Era muito caro, mas é um bom professor. Não é que seja caro, mas que realmente ele possui a qualidade que merece. Ainda vai dar certo um dia darmos aula juntos.

Agradeço também ao Deputado Pedro Tobias. Que palavras bonitas, fiquei emocionado. Sei que muitos árabes aqui também ficaram emocionados. O meu irmão quase chorou lá atrás. Depois V. Exa. irá conhecê-lo e conversarão sobre coisas parecidas. Ao Deputado Palmiro Mennucci também, muito obrigado pela presença; e a nossa secretária que, em Ribeirão Preto, acompanhou o COC como supervisora, e que sem dúvida alguma deve ter passado muitas coisas boas do COC; à Vereadora Dárcy Vera - ela já está treinando para ser Deputada estadual, como já devem ter percebido - que será uma atuante Deputada por ser uma pessoa admirável, não só pela sua capacidade e seu dom, mas também pelo fantástico trabalho social que realiza em Ribeirão Preto, a ponto de conseguir quase 30 mil votos como Vereadora, o que muitos Deputados federais não conseguem no estado todo. Sem dúvida, na próxima legislatura ela estará ou aqui ou em Brasília. Ela sempre usou rosa, mas hoje está de azul.

Agradeço também ao Vereador Samuel Zanferdine, Delegado em Ribeirão Preto, nosso amigo que veio acompanhado também do amigo delegado. Em Ribeirão Preto não tenho problema, posso aprontar que terei dois nos ajudando. O Sr. Antonio Chakmati, Presidente da Federação Paulista de Basketball; o Grego, Sr.Gerasime Bozikis, Presidente da CBB; senhoras e senhores que, por intermédio dessas autoridades, sintam-se todos cumprimentados e abraçados, de coração.

Gostaria de falar o nome de todos que aqui compareceram numa hora dessa, num dia com muita chuva. Hoje morri de medo porque o avião arremeteu duas vezes, mas precisava aqui chegar para receber essa homenagem. Primeiro, pelo COC, e em segundo, em nome do time de basquete, pelo qual cumprimento o nosso grande mestre Lula, que é hoje Secretário de Esportes de Ribeirão Preto, técnico da Seleção Brasileira. Ele teve a ousadia de largar seus empregos que tinha em São Paulo para ir a Ribeirão Preto e apostar numa vida e num desafio novos, demonstrando o que é capaz de fazer num time jovem. Era um time muito jovem quando começamos. Hoje, nem tanto. Já chamam Renato de vovô, com 26 anos, mas eles começaram muito jovens. A grande maioria começou lá no COC e temos hoje o time sendo homenageado como tetracampeão paulista, o que muito nos honra.

Vou falar um pouco sobre a educação. O que é educação? Hoje temos parceiros do Brasil inteiro sendo homenageados. Sintam-se homenageados como nós, pois afinal de contas vocês fazem parte dessa homenagem. Vocês e os parceiros que ajudam esse nome a despontar no cenário nacional e, muitas vezes, internacional, porque vocês acreditam na força e na estrutura. Vocês são educadores.

Mas onde está a educação? Nos prédios, nas escolas somente? Ou está presente em todos os momentos? Nessa hora, agora, está presente a educação. É na rua, com os políticos, na Assembléia Legislativa, juntamente com os políticos, por que não? Afinal de contas, muitas pessoas aprendem vendo. Hoje, a televisão e a Internet trazem todas as informações em segundos, e temos o canal da Assembléia Legislativa, que muita gente acaba assistindo. Depois que descobriram o controle remoto que, aliás, ali não funcionou. Não é do COC. Falei: “Tecnologia daquele jeito não tem jeito.” Mas, depois do controle remoto, vai mudando e mudando, e ‘zap’. Quem está com o ‘zap’ ganhou o truco.

Então, é isso. Quero dizer que a educação está na rua, está no esporte, nos exemplos de hoje, do dia-a-dia. A educação é o sustentáculo de qualquer país que queira se destacar, que queira sair, que queira despontar. A educação é a base de tudo isso. E não só, mais uma vez repito, em salas de aula. É nos exemplos, no dia-a-dia. Por isso defendo, como sempre defendi, que quem ocupa uma pasta da educação deveria pertencer à área. É uma coisa tão importante que mexe com o País, e quando pensa que vai consertar, daí a pouco entra uma outra pessoa e diz: “Quem fez?”, “Não vamos fazer igual.”

Quando temos um profissional ligado à área, mesmo que seja político - não é nenhum pecado ser político, o País precisa de bons políticos - acaba comprometendo todo um trabalho que deve ser dado ao país. Veja os exemplos dos países asiáticos. Dêem uma olhada, quem tiver curiosidade, no nível de educação, na seriedade deles. E temos um exemplo disso: o nosso Secretário da Educação, Gabriel Chalita. Se eu for ler o seu currículo, embora todos conheçam, devo dizer que ele tem 37 livros. É um dos autores de maior destaque na área da Educação do país, e também com destaque em outros países. Não somente isso, pois continua lecionando até hoje.

Aliás, deveríamos realmente brigar com o Governador para que ele indique o nosso Secretário para o Governo do Estado, e certamente nós o ajudaremos a se eleger. Sem dúvida é merecido esses dois Deputados lançarem o nome do Secretário Gabriel Chalita. Não só vocês, mas acho que muitas vozes internas gostariam de falar com vocês sobre isso. São educadores, são pessoas que sentem no dia-a-dia o que isso pode ajudar a transformar este país.

Por que não fazer com que isso seja exemplo também? E sem dúvida alguma ele os exemplos. Muitos políticos dão bons exemplos. É certo que temos de vez em quando algumas turbulências, como ocorreu agora em Brasília, mas faz parte do jogo. Aquilo foi para tentar atacar de um lado e de outro, enfim. Enquanto o país estiver nessa situação não como decolar. E o momento é este para o país decolar. O momento é ótimo para o Brasil decolar.

Vejam os senhores agora o que aconteceu na Argentina. Deram o calote em todo o mundo, e quando se achou que eles iriam morrer, vêm o FMI e os credores e aceitam, e ainda ficam perante o cenário internacional com um risco menor que o do Brasil. Vejam o absurdo. Que exemplo eles dão? Parece que estão dizendo aos países devedores para pararem de pagar que vai acontecer isso. Eu interpretei assim. Não é nada pessoal contra eles. Por que eles podem e nós não? Se os senhores observarem os exemplos que acontecem, fazem com que as pessoas se mirem nisso. Por isso precisamos tomar cuidado.

Nós, os educadores, professores, jogadores, todos temos que ter muito cuidado. Não devemos achar que fazer prédios bonitos é o bastante. O que importa é o dia-a-dia, é ao sair da sala de aula, é a hora que você inventa o esporte para trazer os jovens da rua para dentro das quadras e das salas de aula. Esta é a hora que você transforma um bom jogador, um bom atleta e um bom aluno, e temos muitos exemplos disso. Temos exemplos de jovens que saíram de lugares em que não tinham o que fazer e hoje estão despontando, inclusive na NBA. Lembro-me de um menino, o Alex, que era ajudante de pedreiro, e, com sua garra e sua força, hoje está na NBA.

Gostaria de falar para esses jovens que não adianta vocês ficarem ouvindo aqueles aduladores. Adulador, aliás, é a pessoa mais esperta que vi na minha vida. Eles falam exatamente aquilo que queremos ouvir, repararam? Eles lêem a nossa mente. Poucos têm a coragem de falar realmente a verdade. Esses as pessoas não gostam muito de ouvir. Eu sou um desses, que muitas vezes erra, mas que prefiro fazer. Demonstro cara feia na hora em que estou bravo, na hora em que o time perde vou embora e não converso com ninguém, mas também na hora em que ganha, elogio. Por isso, vocês devem seguir os exemplos que vocês vêem por aí.

Eu falei do problema da Argentina e pergunto aos senhores o seguinte: o que essa globalização traz para nossa educação? Ninguém sabe. A globalização traz coisas boas, mas temos que ficar atentos a isso. Mas me preocupa muito quando se fala que a globalização quer entrar na área da educação. Isso é muito preocupante, não temendo concorrência, não temendo esse tipo de pessoas. Mas acho que deveria ter um controle nacional. Porque a educação tem que estar nas mãos daquelas pessoas que lutam para conseguir.

Muitas pessoas se enganam quando em alguns empresários da área da educação - aqui no Brasil ela é tratada como empresa, lamentavelmente -, e acham que isso é fácil. Tem pessoas que estão ligadas à área de educaçãomais de 80 anos. O COC tem 40 e poucos anos. Algumas pessoas acham que em dois, três anos vêm aqui, colocam o dinheiro e vão embora, como fazem na bolsa de valores. Isso me preocupa na educação, como me preocupa o fato de terem tirado o “provão”, que considerava uma das coisas mais fantásticas que poderiam acontecer neste país. Acabaram deixando todo mundo igual, quando é hora de forçar as instituições a melhorarem a sua qualidade, que era o que estava acontecendo. Quando aquelas faculdades começavam a tirar “E”, “E”, “E” elas por si só acabariam, ninguém precisaria fechá-las. Elas fechariam por falta de alunos, pois eles teriam vergonha de estudar numa instituição que nãocondições aos estudantes. Portanto, essa globalização tem as suas vantagens, mas temos que estar atentos e nos prepararmos, pois existe uma concorrência predatória. Temos que aproveitar isso para que nos traga benefícios. Mas não na área da educação, pois é muito complicada.

Como tenho citado a história do Bill Gates, que em 12 palavras e 11 itens - até distribuí outro dia aos alunos - disse coisas bem básicas, tais como a vida não é fácil, acostumem-se com isso, e foi, foi, foi, enfim, ele disse coisas que as pessoas não gostariam de ouvir, mas que era preciso ser dito, que é o que a grande maioria deveria fazer hoje em dia.

Tenho que falar um pouco agora sobre o nosso time de basquete. O nosso time de basquete, sem dúvida alguma, hoje está sendo homenageado com justiça - agradeço a presença dos dirigentes máximos do basquete, o presidente da CNB Paulista, à qual pertencemos. Todo jovem tem um sonho de ir para a NBA, mesmo porque hoje temos quatro brasileiros lá e isso nos abriu as portas - essa é uma das vantagens da globalização, que estamos aproveitando bem.

Contudo, quero dizer a vocês que antes de desejarem, mereçam. Não achem que a vida é fácil. Não achem que as coisas caíram do céu para seus amigos. Vocês têm que entender que muitos ali, como esse menino, enquanto todos iam embora ele ficava arremessando, tentando, como muitos jogadores ficam ali lutando, batalhando. Há jogadores que reclamam. Esses nunca irão para a NBA. Lá eles exigem muito profissionalismo. Nadar a favor da correnteza, até peixe morto. Quando a coisa está tranqüila, qualquer um vai. Mas lá eles não aceitam isso. Vocês têm que merecer. Vocês têm que realmente se destacar. Não achem que porque fizeram uma cesta de três pontos todos vão te olhar. Não. As pessoas não olham somente isso. As pessoas olham o caráter, a educação e o exemplo que vocês dão. Por isso disse que a educação sustenta qualquer país e qualquer pessoa também: no andar, no falar, no se dirigir. Portanto, não achem que vai ser fácil não. E antes de desejarem, mereçam isso. Prestem atenção, pois as coisas não caem facilmente do céu. Vocês têm que aprender a nadar também contra a correnteza.

Mas, sem dúvida alguma, nesse tempo que estamos convivendo, aprendemos muitas coisas juntos. Vocês foram maravilhosos, deram muitos exemplos. Hoje temos mais de 1.700 meninos nas escolinhas de futebol e muitos querem ser jogadores de basquete. Muitos vêem isso como uma profissão, pois não tiveram outras oportunidades, e agarram essa chance. Nem todos conseguem uma oportunidade e vocês deram oportunidade para muitos jovens e que nos motiva cada vez mais a investir em jovens, em trazer jovens talentos para o esporte.

Gostaria de falar agora um pouco sobre o COC. O COC está há quinze anos praticamente sob nosso comando. Acho que somos a quinta geração do COC nestes quarenta e um anos. Quanto entramos no COC ele era muito forte, só que estava com pessoas que não tinham mais interesse na área da educação, estavam mais preocupadas com outros afazeres, sem querer criticá-las, foram muito amigos, mas não queriam mais lidar com a área de educação e isso estava realmente levando o “boeing” a cair.

Quando surgiu a oportunidade, não hesitamos. Abraçamos essa causa e hoje o COC é isso que os senhores sabem: duzentos mil alunos no Brasil inteiro, parceiros maravilhosos, estrutura maravilhosa. Mas isso tudo tem um nome: equipe. E essa nossa equipe é composta de jovens. Uns têm cabelos brancos, mas são jovens. A nossa equipe hoje acredita na nossa proposta, gosta da nossa proposta, gosta da nossa estrutura. Muitas vezes tenho de mostrar que tem de acordar, que tem que olhar do lado porque a pior coisa para alguém é achar que já venceu, é achar que já chegou, que é o maior e perder a humildade. Aí, sim, ele despenca muito mais rápido do que subiu. E o COC sempre foi de perceber quando errou, recuar, perceber que erra como qualquer outro e depois fazer o melhor para aquelas pessoas que confiaram, sejam os pais dos alunos, os alunos, sejam os parceiros que aqui estão.

Em nome do Sistema COC quero dizer que estamos muito felizes de estar aqui hoje com vocês. Estamos felizes de estar aqui hoje recebendo com vocês essa segunda homenagem. Quero agradecer mais uma vez o carinho todo especial do meu amigo parceiro e fiel Deputado Rafael Silva. O Deputado Rafael Silva nunca hesitou, nunca deixou de atender a um pedido nosso e hoje ele faz essa homenagem realmente merecida.

Em nome de vocês todos, quero fazer meus agradecimentos a ele. Quero dizer a vocês o seguinte: muita gente diz que o COC tem sorte, que o Chaim tem sorte. Sempre digo que sorte não existe. O que existe é um plano bem elaborado. Agora um plano bem elaborado sozinho é impossível. Tenho certeza de que essa equipe conta com muita gente e vocês estão incluídos nisso. Não vou citar nomes, mas sintam-se todos homenageados. Saibam que por trás disso tem muita luta. Como disse a Dárcy, há uma tradição por trás disso, há muitos nomes por trás disso, há muitas coisas por trás disso. E isso tem de expandir. Está aí o nosso parceiro, sócio lá em Salvador, professor Aluízio. Ele tem uma grande vantagem: ele é o dono do Chiclete com Banana, Nana e Camaleão. Em seu nome, o mais recente parceiro, eu o homenageio e quero uma salva de palmas a todos nossos parceiros aqui. (Palmas.)

Tenho certeza do seguinte: todos nós lutamos muito para chegar até onde chegamos, porque a única coisa que adquirimos sem esforço é a velhice. Coloquem isso na cabeça.

Finalizando, quero fazer uma homenagem especial e agradecer a Deus de estar aqui neste momento. Quero agradecer também a família que tenho, porque sem ela ficaria difícil. Diz a frase que por trás de um homem existe sempre uma grande mulher: na minha casa são cinco mulheres e são cinco mandonas.

Quero agradecer a Deus pela família que tenho. Sempre me apoiou, não hesitou em nenhum momento de mudar quando necessário, de estar junto nos momentos mais difíceis, não só na alegria. Por isso quero agradecer a elas por estarmos aqui hoje e oferecer de coração em nome de vocês, em nome de todas as autoridades presentes, esta homenagem. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PL - Acabamos de ouvir as brilhantes palavras do nosso amigo Chaim Zaher, brilhantes porque Chaim Zaher, com todo aquele jeito simples, todo aquele jeito de comunicação prática, ele coloca que a seriedade que ele tem no momento certo, quer dizer a forma que tem de brincar no momento exato, tudo isso, quer dizer toda essa mistura de conhecimento, de sabedoria, faz com que ele tenha esta capacidade de ser hoje o maior nome na educação deste País, em termos de empresário. E quando dizemos empresário, dizemos de forma positiva, altamente positiva. Empresário aquele que acredita, empreendedor aquele que busca, aquele que vai mais longe, aquele que investe. E Chaim Zaher tem todas essas condições.

Vamos ouvir agora, para nossa satisfação, as palavras do Secretário Gabriel Chalita.

Pelo fato de estar presidindo esta sessão não posso colocar, não devo colocar o meu pensamento sobre se ele deve ou não ser candidato a Governador. Num outro momento, não como Presidente, poderei fazê-lo, mas posso aqui testemunhar. Há muito tempo que o nosso amigo Chaim Zaher fala: “eu quero ver esse menino Governador.” Ele falava menino há uns tempos atrás e acho que continua falando. O Chalita vai ganhando alguns anos nas costas também, vai envelhecendo, mas ainda é jovem. Então vamos ouvir o Secretário Gabriel Chalita para nossa satisfação, que tem aqui com ele também o Secretário Adjunto Paulo Barbosa, é uma pessoa que atende muito bem a todos os Deputados desta Casa. Chalita com a palavra.

 

O SR. GABRIEL CHALITA - Boa-noite a todos. Estimado Rafael Silva, nosso querido Deputado Estadual, propositor desta sessão solene que com muita competência a está presidindo; prezados Srs. Deputados Palmiro Mennucci, Pedro Tobias, Valdomiro Lopes; Sr. Chaim Zaher, o grande homenageado da noite de hoje, Presidente do Sistema COC de Educação, cumprimento sua esposa Adriana e filhas; nosso Lula, que é o técnico da equipe COC de Ribeirão de basquete, também homenageado hoje; Nilson; Paulo Barbosa, Secretário Adjunto da Educação; Antonio Nami, Secretário de Administração de Ribeirão Preto, representando o Prefeito, nosso amigo Welson Gasparini; quero cumprimentar o Grego, Presidente da Confederação Brasileira de Basquete; Antonio Chakmati, Presidente da Federação Paulista Basquete; Fernanda Montenegro, representando o vice-Governador Cláudio Lembo; quero cumprimentar a nossa querida Vereadora; os atletas da equipe COC Ribeirão, tetracampeão paulista de basquete; todos os educadores presentes, amigos do Chaim Zaher.

Quero dizer, em poucas palavras, da alegria de poder estar neste evento, nessa sessão solene da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta Casa do povo, para homenagear alguém que tem uma história muito bonita por tudo aquilo que vimos ser colocado a seu respeito. A Assembléia Legislativa, que tem uma imensa responsabilidade como Poder que fiscaliza, que legisla, que propõe, que analisa, que discute, também a responsabilidade de homenagear pessoas. Às vezes, as pessoas acham que isso é uma função menor do Poder Legislativo. Mas não é uma função menor.

Quando fazemos uma homenagem, temos o reconhecimento, a análise, a reflexão de como algumas pessoas podem significar símbolo naquilo que fazem. É bonito ver como o COC chegou a esta posição de excelência. É minha obrigação até como educador vir aqui cumprimentar o Chaim por tudo aquilo que ele faz, por sua simplicidade, grandeza e paixão pela educação. A educação realmente é um instrumento poderosíssimo na construção de um ser humano melhor. Vivemos um mundo em que as pessoas estão muito desequilibradas, em que a bomba humana explode de forma errada. Explode na arrogância, explode na prepotência, na violência, na agressividade, na insensatez, e a bomba humana deveria explodir na generosidade, no amor, na paz. Todos esses elementos nascem da educação.

E o que o empresário Chaim fez e faz, a sua história, o nobre Deputado Pedro Tobias estava dizendo da história dos imigrantes, que é uma linda história, as pessoas que largam a sua terra, que largam a sua pátria. Que largavam naquela época, que vinham sem conhecer a língua, eram aventureiros em busca de um sonho. O ser humano sem sonho não é nada, não é ninguém. Ele se transforma num risco para ele mesmo.

E o Chaim é esse sonhador, que coloca toda a sua energia em prol da educação, em prol do esporte. Aliás, educação e esporte são duas coisas que precisam estar juntas o tempo todo. Os gregos, que sabiam tudo de educação, diziam que não é possível fazer educação sem arte, sem esporte. Quando esses jovens do COC dão o show que dão, é porque algum regente está regendo a sua orquestra, afinando cada um dos instrumentos, levando-os à vitória.

Perder faz parte do processo também. Quando perdemos, amadurecemos, evoluímos, crescemos. Mas é bonito, nobre Deputado Rafael Silva, ver que Assembléia Legislativa de São Paulo, esta Casa tão importante, faz hoje essa homenagem bonita à educação, ao esporte, ao ser humano, ao humanismo.

O nobre Deputado Palmiro Mennucci falou do Papa João Paulo II. É interessante ouvirmos rabinos, xeiques, pastores evangélicos, pessoas das mais diversas religiões, que têm um grande reconhecimento por esta figura extraordinária porque soube dedicar a sua vida a uma grande causa.

E não sabemos quanto tempo haveremos de viver. Mas é bonito quando temos a consciência do dever cumprido. Cada um na sua área. Cada um com o seu condão, com o seu mister; cada um com o seu ofício, fazendo bem feito. Quando é bem feito, tem a ética, tem a dignidade, tem a verdade, tem o respeito, não importa qual seja o nosso caminho. O que importa é que naquele caminho mudemos um pouco o mundo das pessoas.

Hoje eu dizia a alguns professores sobre o papel da educação. Às vezes um professor pensa, mas eu não tenho o poder para mudar o mundo. Ele tem o poder para mudar o mundo dos seus 30 alunos. Dos seus 20 alunos, que já é um grande mundo. Ele tem o poder de mudar o mundo da sua família. Ele tem o poder de mudar o mundo das pessoas com quem trabalha. O mundo precisa disso, e de sonhadores e de realizadores.

Terminando, queria lembrar o maior poeta libanês, já que é uma homenagem árabe, Gibran Kalil Gibran, quando refletia sobre o papel do profeta, esse grande poeta falava da generosidade: quem dá de verdade, não é aquele que dá coisas. É aquele que dá de si mesmo. Agora, quem dá de forma mais intensa ainda, não é aquele que dá quando solicitado. É aquele que dá por ter apenas compreendido. Quando compreendemos qual é o nosso papel na história, quando compreendemos qual é o nosso papel no mundo, fazemos a diferença na história de cada ser humano.

Tenho certeza que cada professor, cada aluno, cada parceiro do COC, cada jovem que está aqui brilhando nas quadras, cada técnico, cada ser humano, é um pouco melhor pela sua simplicidade, pela sua generosidade, pela sua paixão. É com paixão que construímos um mundo melhor. Parabéns pelas homenagens de hoje. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PL - Agradecemos as palavras do Sr. Secretário Gabriel Chalita, a sua presença, que honra esta Casa.

Estive com o Sr. Governador, Chaim, há algumas semanas, e ele falou desta homenagem, que seria prestada ao COC e ao basquete, dizendo que não poderia estar presente, mas o Sr. Secretário Gabriel Chalita vai me representar. Leve um abraço ao Chaim Zaher, porque a Assembléia Legislativa está fazendo justiça. O Sr. Governador fez questão de falar sobre o COC, e sobre esse reconhecimento, nem digo homenagem. Usamos muito o termo homenagem, mas o mais correto seria dizer reconhecimento. O Sr. Secretário Gabriel Chalita falou da importância de se homenagear.

Todos sabem que eu procuro estar presente nas homenagens que a Câmara Municipal de Ribeirão Preto presta a pessoas que realmente merecem. E o porquê da minha presença? Porque entendo que as coisas negativas são ditas na televisão, nas emissoras de rádio, nos jornais, nas revistas, e o povo nas esquinas comenta o negativo com muito mais vontade. As coisas positivas são esquecidas.

Chaim, resolvemos promover o reconhecimento na Assembléia Legislativa porque o COC representa a educação de ponta, o ensino preocupado com a ética, com a cidadania, com a moral. Dentro da filosofia, como o Sr. Secretário Gabriel Chalita conhece muito bem, conhece demais os filósofos, os grandes pensadores, encontramos de vez em quando, alguém que sai fora dessa linha de pensamento como o Nietzsche.

O Nietzsche falava que a ética e a moral foram criadas para defender os fracos e para oprimir os fortes, os vencedores. Ele pensava dessa forma. Dentro da própria filosofia temos as pessoas que pensam de forma negativa e que valorizam aquilo que é negativo para a sociedade como um todo. Mas, o que prevalece é a vontade de fazer com que a sociedade humana seja cada vez melhor. Cada vez melhor.

Foi falado aqui de filosofia, a Dárcy Vera falou, e eu, Chalita, sinto-me à vontade num aspecto e me sinto pequeno em outro para poder falar sobre esse assunto, mas filosofia é sabedoria, é conhecimento, é a busca da perfeição, embora saibamos que a perfeição não será alcançada. Mas, a busca é importante, e esta vitória que o Chaim consegue constantemente, ou seja, vitórias após vitórias, representam a busca que ele tem da perfeição. Quem conhece o Chaim sabe que ele tem a mania da perfeição, em tudo.

O COC Basquete tem 85% de aproveitamento; de vinte partidas, perdeu três. Mas, ele fez questão de mostrar para os atletas que eles precisam buscar mais e mais vitórias.

Este pensamento do Chaim fez com que ele se tornasse esse empresário que ele é. E algumas pessoas desavisadas poderão dizer: mas é uma educação voltada para uma parcela da população, cem mil, duzentos mil alunos; um boeing que leva 200, 300 pessoas, ele tem um piloto e um co-piloto. E é importante que esse piloto, é importante que esse co-piloto, é importante que os dois estejam preparados para levar o avião de um lugar para outro. Levam 200 pessoas; trazem mais 200, 300.

O sociólogo Florestan Fernandes falou para o professor que ele tem uma diferença grande em relação ao aluno. Ele falou que o aluno vai para a escola, aprende e vai embora. O professor vai, aprende e continua. Por isso, eu afirmo: o professor sabe mais. Sabe mais. Por isso, devemos valorizar a educação como o Chaim valoriza.

Se voltarmos à filosofia antiga, vamos ver que Gorgeas e Protágoras, que não foram reconhecidos naquele momento, depois, com o passar dos séculos, foram reconhecidos. A importância deles foi reconhecida. Sr. Secretário Chalita, eu gosto muito de filosofia porque gosto de sociologia e de psicologia. Eu gosto muito, e vejo que lá atrás, a raiz é a mesma. Mas, vamos ver que Jung falava que o homem é criminoso, gênio ou santo. Depende do meio onde ele vive. Depende da formação que ele tem, do ambiente. Isso é filosofia. E Chalita falou sobre a poesia. Existem filósofos que fazem filosofia na poesia. Existem poetas que fazem filosofia na poesia e que fazem poesia na filosofia.

Tudo se mistura. Nós entendemos que se não houver o investimento decisivo na educação, nenhum nação passa desse patamar de subdesenvolvimento para o patamar de desenvolvimento. Edgar Morin falou que dentro da escola, devem ser ensinadas a ética e a cidadania. E uma nação passa a ser desenvolvida se investe.

Fez questão de vir conosco, o Ricardo, que hoje faz o segundo ano na Faculdade de Direito no COC. E um dia, eu estava no novo shopping com minha esposa e com meu filho Ricardo, que é o caçula, e eu falava de vencedores. E naquele momento citei seu nome. Acabei de citar seu nome e apareceu a Mariana Jábali que estava lá com o ex-Prefeito Roberto Jábali. E ela veio falar, naquele momento, que gostaria de estar presente na Assembléia quando houve um outro reconhecimento ao seu trabalho, mas não pôde estar. E eu fiz questão de chamar meu filho, que havia se desligado da gente para olhar uma vitrine. Falei: Ricardo, venha aqui. Eu falava de quem para você agora? Que exemplo eu citava? E na frente da Mariana Jábali, ‘foi o exemplo do Dr. Chaim Zaher.’ Ele nem sabia quem era Mariana Jábali.

Então esse testemunho mostra que devemos - e eu entendo desta forma - valorizar quem se destaca. Na medida em que uma pessoa se destaca, e esse reconhecimento existe, mostramos aos jovens que é possível vencer dentro da ética, dentro da cidadania. Tenho feito palestras, Sr.Gabriel Chalita, para estudantes jovens e principalmente estudantes pobres, mostrando a eles que é possível vencer.

Nada melhor que o exemplo desse cidadão que veio para o Brasil em um porão de navios com seus três irmãos e com sua mãe, já que o pai, Zeineddine Younes Zaher se encontrava em Araçatuba. E esse menino desembarcou em Santos e depois subiu a serra. Conheceu essa cidade maravilhosa que é São Paulo. E esse menino passou a acreditar neste país. E como o Deputado Pedro Tobias falou, Chaim Zaher é mais brasileiro que muitos brasileiros porque ele acredita, investe. Ele não nasceu no Brasil. Nascer em um país é um acidente. Escolher um país é a manifestação da vontade.

Essa luz que existe -, e quero me dirigir a esses atletas, o Rei Arthur que ouço no rádio o locutor quando ele faz uma jogada espetacular. O Nezinho outro dia quase me mata do coração. No último segundo vai lá e empata. O que é isso, gente? Ele acredita. O Renato também tem se destacado. Todos têm se destacado. Márcio, Murilo, Felipe. Antigamente dizíamos que o Felipe vale por dois. Acredite nisso. Cada jogador do COC vale por dois. O Fúlvio, a Dona Yeda está me ajudando lendo aqui; sei de muitos nomes, mas posso falhar em algum. Rafael, meu xará, jovem Rafael. Rafael, você tem uma obrigação maior para mim. O mineiro Douglas, o Rodrigo, o Cadum, o Carlos, fisioterapeuta. Talvez tenha ficado algum nome. Se falhei, perdoem-me. Toni e Grego também desta área estão presentes, para nossa satisfação.

E eu falava outro dia, Chaim, com Sérgio Gomes da Fonseca na Câmara Municipal sobre Filosofia. E ele disse que a Filosofia tem que estar presente em todos os lugares. A Filosofia não é apenas a busca. É o crescimento. E essa luz interior que o filósofo Santo Agostinho falava que existe dentro de cada um existe, sim. Mas nem todos acreditam. Ou nem todos usam. Chaim usou. Esses atletas, Lula, estão usando. Muitas pessoas, seguidoras de Platão, entendiam que trazemos já no nosso interior o conhecimento que é conseguido pela alma antes de habitar o corpo.

Aristóteles, Chalita, falava que nada há no intelecto que não tenha passado pelos sentidos. Misturamos as coisas e sabemos que não é apenas o intelecto que determina o que se faz. Um outro filósofo falou que a consciência, o eu, é um feixe de percepções. E Aristóteles tinha a mesma linha de pensamento. Mas não é apenas o feixe de percepção. Existe algo no interior das pessoas que usa esse feixe de percepções, que usa esse conhecimento de forma forte, decisiva para colocar em prática. E esse entusiasmo que trazemos, e que nos leva à vitória, para os gregos é ter Deus dentro de si. É o significado da palavra entusiasmo. Mas nem todos acreditam, Lula. Lula, você acredita. Esse pessoal do basquete acredita e está aprendendo a acreditar com você. E Chalita, quando faço minhas palestras para garotos, procuro levar para eles aquilo que aprendi com a vida de outras pessoas. Em Ribeirão Preto Chaim Zaher representa esse exemplo.

Então a Assembléia Legislativa não está prestando homenagem. Está reconhecendo o valor de pessoas que precisam ser valorizadas. No momento em que a televisão mostrar aquele garoto pobre que veio do Líbano e venceu, mostrar esse jogador do COC - que sei de muitos que com dificuldade foram para Ribeirão Preto e venceram - mostrar a figura do Lula, que em muitas entrevistas já aprendi a conhecer a firmeza, a determinação, a serenidade, a vontade de buscar a vitória. No dia em que o povo brasileiro tiver essa consciência, Chaim, este país vai ser muito melhor do que é.

Por isso Chaim Zaher, Lula Ferreira, este reconhecimento hoje faz com que a Assembléia possa crescer. Precisamos valorizar os vencedores. Não é tripudiar sobre os perdedores, não. Mostrar para aquele que perde, para aquele que tem uma derrota, que ele deve usar o sabor e a experiência dessa derrota para buscar uma vitória muito maior. Meu genro Odair também fez questão, Chaim, de estar presente aqui. Fez questão e veio com o Ricardo porque ele conhece o seu valor. Se não conhece tanto através dos órgãos de comunicação, conhece pelas minhas palavras. E eu procuro sempre destacar aquilo que de bom existe dentro da sociedade.

Nilson Curti. Tenho muito contato com Nilson Curti. E através do Nilson aprendi a conhecê-lo também, Chaim. O Nilson também é um fruto desse trabalho maravilhoso que você realiza. E uma boa árvore dá bons frutos. Adriana, Thalita, Thamila, Thiciana, Thiara, você tem uma grande equipe feminina ao seu lado para lhe dar sustentação.

Encerrando, agradeço a presença de todos. Quero agradecer a todas as autoridades presentes, todas as pessoas que aqui estão, de coração, porque é muito bonita essa participação; aos funcionários da Casa que ficaram até esta hora, que se preocuparam com a organização; a Marina, minha assessora, que por sentir-se responsável pelo evento não via a hora de começar a sessão. Então quero agradecer aos Deputados Valdomiro Lopes, Pedro Tobias, Palmiro Mennucci, à Dona Yeda. Ela não gosta que fale dela, mas está na Casa há quase 50 anos, ou há 50 anos. E falo que ela faz parte da estrutura da Assembléia Legislativa. Faz parte do acervo da Assembléia Legislativa. Faz parte da história da Assembléia Legislativa.

Vamos ter um coquetel agora, terminando a sessão, no Hall Monumental. Hoje teríamos a Banda Oficial da Polícia Militar executando o Hino Nacional Brasileiro mas, pelo fato de ter sido decretado luto oficial pelo passamento do Papa, não podemos contar com a apresentação de bandas ou de música. Por isso esta solenidade talvez não tenha tido brilho em termos de emoção, mas tem o brilho da razão. Tem o brilho da justiça que fizemos homenageando Chaim Zaher e o fruto de seu trabalho, que levou para Ribeirão Preto Lula Ferreira e essa equipe maravilhosa de atletas.  Obrigado a todos. Desculpem-me se me estendi demais. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão esta Presidência a dá por encerrada. Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

-         Encerra-se a sessão às 21 horas e 58 minutos.

 

* * *