17 DE ABRIL DE 2006

010ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR O “25º ENCONTRO DOS DESCOBRIMENTOS BRASIL-PORTUGAL-JAPÃO”

 

Presidência: JOÃO CARAMEZ


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 17/04/2006 - Sessão 10ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: JOÃO CARAMEZ

 

COMEMORAÇÃO DO 25º ENCONTRO DOS DESCOBRIMENTOS BRASIL-PORTUGAL-JAPÃO

001 - JOÃO CARAMEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o 25º Encontro dos Descobrimentos Brasil-Portugal-Japão. Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Atém-se a alguns pontos do Encontro para destacar a relevância do evento.

 

002 - NELSON FARIA DE OLIVEIRA

Idealizador do Encontro dos Descobrimentos, fala sobre a essência do mesmo e a necessidade de se preservar as características culturais de cada povo.

 

003 - JOSÉ VERDASCA

Presidente da Ordem Nacional dos Escritores, aborda a influência portuguesa sobre o Brasil dados os três séculos de domínio de Portugal, desde o Descobrimento.

 

004 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Anuncia a execução de número musical.

 

005 - GUSTAVO PRADO

Secretário da Chefia da Casa Imperial do Brasil, lê mensagem enviada pelo Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança.

 

006 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Anuncia a execução de número artístico.

 

007 - KOKEI UEHARA

Presidente da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, afirma que o país não é apenas multirracial, mas sim multicultural, exemplo de compreensão que não comporta guerras de ódio racial ou religioso.

 

008 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Conduz a entrega de homenagens.

 

009 - NELSON FARIA DE OLIVEIRA

Faz, juntamente com a Professora Kiyomi Kato, homenagem ao Deputado João Caramez.

 

010 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Retoma a entrega de homenagens. Anuncia a execução de números artísticos. Lê mensagem que faz parte da página de abertura do site do Encontro dos Descobrimentos. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB – Boa noite boas-vindas a todos os convidados para a Sessão Solene do 25º Encontro dos Descobrimentos. Quero aqui nominar as autoridades presentes: Dr. Kokei Uehara, Presidente da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil; Dr. Nelson Faria de Oliveira, idealizador do Encontro dos Descobrimentos; Sr. Gustavo Prado, Secretário da Chefia da Casa Imperial do Brasil; Sr. José Verdasca, Presidente da Ordem Nacional dos Escritores. Adianto a todos que durante a sessão nominaremos as demais autoridades.

Senhoras e senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o 25º Encontro dos Descobrimentos Brasil-Portugal-Japão. Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

-              É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Meus senhores e minhas senhoras; Dr. Nelson Faria de Oliveira, coordenador do Encontro dos Descobrimentos; Sr. Gustavo Prado, Secretário da Chefia da Casa Imperial do Brasil; Dr. Kokei Uehara, Presidente da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil; Sr. José Verdasca, Presidente da Ordem Nacional dos Escritores; Coronel de Infantaria Celso Aparecido Martins, representando o Exmo. Sr. Major-Brigadeiro Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, Comandante do IV Comar; Sr. Toru Iwasaki, Diretor Presidente do Grupo Tozan do Brasil; Sr. Antonio Almeida e Silva, Presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo; Mestre Roberto Maryama, Presidente do Instituto Maryama de Aikido; Sr. Reimei Yoshioka, Vice-Presidente do Bunkyo; Conde Chiquinho Scarpa, Presidente das Organizações Scarpa; Sr. Ricardo de Moura, Diretor do Grupo Axis; Sr. Telmo Davino, Vice-Prefeito de Vargem Grande Paulista; Sr. Francisco Silveira Mello, Presidente da Associação Brasil Transparente; Vereador Cláudio Olores, Presidente da Câmara Municipal de Cotia; demais autoridades, senhoras, senhores, meus amigos, ilustres convidados.

Realizar o 25º Encontro dos Descobrimentos Brasil-Portugal-Japão nesta Casa de Leis muito nos honra. Motivo de honra maior ainda é contar com a presença de todos na Sessão Solene, principalmente porque acredito que uma das mais importantes funções do legislador é proporcionar oportunidades para a inserção e participação das pessoas nas Instituições e também promover um contato mais próximo com aqueles que foram votados e escolhidos para serem seus representantes.

Eventos como este tornam a relação mais tangível, mais familiar. Precisamos criar situações para que as pessoas participem mais ativamente, se coloquem e se façam ouvir em todas as esferas públicas.

Sei que muitos estão aqui pela primeira vez. Sei que muitos não esperavam serem reconhecidos e homenageados pelos seus feitos. Por isso escolhemos dar este foco a esta Sessão Solene. Fico com a grata sensação de estar cumprindo minha missão quando posso proporcionar a possibilidade de muitos agregarem à sua história de vida uma oportunidade como esta.

O encontro também foi criado com tal objetivo: juntar pessoas com propósitos solidários, para constituir uma comunidade ativa de nações, reunidas por laços históricos de solidariedade e fraternidade, fortalecendo e multiplicando vínculos culturais e econômicos. Esta é a razão pela qual temos hoje aqui diversos grupos, que através do seu trabalho representam e expressam das mais diferentes formas a importância da união, da troca, do sentimento patriótico.

Tenho certeza de que a cada nova edição do Encontro outros países e seus povos se juntarão, ampliando essa importante comunidade. O Japão já esta integrado, devidamente inserido e ativamente participando.

Como sei que os meus ilustres convidados farão uma viagem histórica para clarificar o que é e o porquê do Encontro dos Descobrimentos, vou me ater brevemente a alguns pontos para destacar a relevância do evento.

No dia 22 de novembro de 2002, em Almada - Portugal, com o apoio do Ministro José Gregori, então Embaixador do Brasil em Portugal - tem início o Encontro dos Descobrimentos.

Realizado em diversos locais nos países que abraçaram a causa, os resultados tem sido muito produtivos: amizades e laços que se iniciam ou se solidificam, importantes negócios e parcerias em diversas áreas; portas que se abrem; horizontes que se ampliam e ao mesmo tempo, resgatando e preservando a história dos nossos antepassados, dos nossos descobridores, dos imigrantes que com o seu trabalho ajudaram a construir este Brasil.

Embarquei nesta viagem - Encontro dos Descobrimentos - em razão dos nobres propósitos que o definem: descobrir e trilhar novos caminhos, novos rumos, outras rotas, novos conhecimentos, novos paradigmas pautados numa cultura do bem e da paz, na união das pessoas, no espírito de solidariedade. Para construirmos uma Nação onde impere a igualdade, a humanidade, onde prevaleça o respeito e as pessoas se sintam responsáveis e capazes de tornar o mundo melhor. Porque acredito nesta possibilidade, convido todos a participarem.

A viagem continua...

Ao prestarmos as homenagens nesta Sessão Solene, almejamos que todas as pessoas imbuídas do espírito de congraçamento e união, motivadas por novas descobertas que resultem em progresso e no aprimoramento humano, sintam-se homenageadas. Sinto-me duplamente homenageado: pela oportunidade de realizar o evento e pela presença de cada uma aqui hoje. Por isto tudo, quero sinceramente agradecer.

Com estas palavras quero agradecer a todas e a todos e dizer da grande satisfação do Parlamento Paulista em receber a todos para esta sessão solene que muito nos gratifica, e enaltece , pois afinal de contas estamos aqui resgatando valores, acima de tudo. Que esses valores permaneçam eternamente para que possamos ter países irmãos, países que se dão as mãos num único objetivo que é o da grande paz mundial. Sejam todos bem vindos para este grande encontro e para esta que sem dúvida nenhuma será uma grande viagem. Muito obrigado.

Quero neste momento mencionar algumas justificativas: da Sra. Eunice Aparecida de Jesus Prudente, Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania; do Sr. Alberto José Macedo Filho, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; do Secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Dr. Barradas; do Presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, e do Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Sr. Antonio Carlos Caruso.

Esta Presidência neste momento concede a palavra ao Dr. Nelson Faria de Oliveira, idealizador do Encontro dos Descobrimentos.

 

O SR. NELSON FARIA DE OLIVEIRA - Deputado João Caramez, Professor José Verdasca, Dr. Gustavo Cintra Prado, Kokei Uehara, Dr. Antonio Almeida e Silva, demais autoridades presentes, senhoras e senhores, falando do Encontro dos Descobrimentos muitos perguntarão: o que é realmente na essência o Encontro dos Descobrimentos? É uma entidade, uma associação?

Na verdade o Encontro dos Descobrimentos é um encontro. Não é uma associação, não é uma entidade, não é uma ONG. É um encontro. É um encontro puramente de culturas. É um encontro de pessoas. Encontro de pessoas das mais diversas culturas e dos mais diversos pensamentos. Sejam eles políticos, ideológicos, ou o que seja.

O Encontro dos Descobrimentos visa o descobrimento propriamente dito. E o Hélio Matsuda aqui presente, que é um dos idealizadores do Encontro de Descobrimentos, disse há algum tempo atrás que quem vai ao encontro e não retorna é porque não se descobriu. Não descobriu a essência do Encontro dos Descobrimentos.

No mundo hoje globalizado, em que as pessoas estão cada vez mais próximas, mas cada vez mais distantes, se não tomarmos cuidado e não preservarmos a cultura de cada um, vai chegar o dia em que irmos a São Paulo, irmos a Paris, irmos a Tóquio ou a outros países vai ser a mesma coisa. Vamos encontrar as redes de fast-food, as mesmas lojas e vamos perder a essência da cultura.

E nós que herdamos dos nossos antepassados os traços culturais, as nossas características de cada povo, devemos preservá-las e dar continuidade, para que não pereçam, porque senão a globalização e a ganância do homem - e devemos nos conscientizar de que somos gananciosos, se nós continuarmos com essa ganância atroz vamos acabar com a nossa cultura, vamos acabar com as diferenças que são tão bonitas, as diferenças do folclore, da cultura, do sotaque, das línguas, enfim são muito bonitas essas diferenças.

E fico muito feliz quando vejo os grupos folclóricos, as diferenças que existem nos tratos, nas danças, porque é isso que incentiva as pessoas a conhecerem outros países. Se nós não preservarmos esse laço isso vai acabar em pouco tempo. Por isso, o Encontro dos Descobrimentos é uma descoberta de cada um: descobrir um amigo, um colega.

Estivemos em Fátima, no último encontro, realizado no mês passado. Pessoas que não se viam há 30 anos lá se encontraram. Já é uma descoberta. Duas empresas brasileiras que há 20 anos estão em Portugal se encontraram e formaram uma parceria.

Fico muito feliz com esse encontro de culturas, quando vejo aqui pessoas das mais diversas comunidades - portuguesas, japonesas, e brasileiras como um todo, espanholas, italianas, árabes. Como seria bonito se as pessoas se conscientizassem da importância do encontro. O encontro tem uma essência, que é justamente a história que vocês receberam: a história do milho bom. Nós só vamos ser felizes se os nossos vizinhos forem felizes. Se as pessoas não se conscientizarem disso, o futuro será muito difícil.

Por isso, nessa grande caminhada, o 25º Encontro, seja em Almada, seja em Tóquio, seja em Nagoya, seja em Santa Catarina, seja em São Paulo, seja no Rio Grande do Sul, vem nessa caminhada levando justamente o espírito do encontro. Sabemos que grandes amizades se formaram, muitas coisas para muitas pessoas mudaram. Mas a essência é o forte. O que queremos levar é justamente o espírito do milho bom. Temos de parar de achar que a pessoa que está do nosso lado é o concorrente que vai nos prejudicar. Não é por aí. É um somatório de fatores. E o encontro procura conscientizar.

Fico muito feliz em ter essa grande quantidade de pessoas. Agradeço ao Deputado João Caramez que, pela própria sensibilidade de homem público e sério que é, percebeu o espírito e encampou, assim como outros, esse objetivo, como o Professor José Gregori, como o Prefeito da Câmara de Fátima e tantos outros que vêm abraçando essa causa. Espero poder encontrar todos vocês em outros encontros, e que conheçam e se descubram.

Sempre dou um exemplo. Imaginem agora, nesse momento, se São Paulo não tivesse absolutamente ninguém. Hoje, a cidade de São Paulo, com os seus shoppings centers, com as suas concessionárias de carros lindíssimos, e só existisse uma pessoa: você. O que você estaria pensando nesse momento? Estaria, com certeza, procurando um amigo. É essa a essência do Encontro do Descobrimento: que as pessoas se descubram, defendam e abracem a cultura.

Agradeço novamente a presença de todos e espero que caminhem conosco nessa longa viagem dos descobrimentos. Os descobrimentos não pararam, não tiveram o seu término no Século XV ou no Século XVI. Eles continuam. E hoje em dia, mais importante do que descobrir terras é descobrir pessoas, amigos. E é isso que queremos. Agradeço a todos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - É com muita satisfação que concedo a palavra ao escritor José Verdasca. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ VERDASCA - Sr. Presidente, nobres companheiros, ilustres membros da Mesa, gentis senhoras, cavalheiros, boa-noite. Vou falar de improviso para que possam ver-me e, especialmente, para que eu possa ver-vos.

Comemoramos hoje 506 anos de achamento do Brasil. O Encontro dos Descobrimentos é uma iniciativa do nosso compatriota e companheiro Dr. Nelson, que resolveu fazer esse encontro aqui e agora, sob os auspícios do Sr. Presidente que propôs esta sessão. Nenhum lugar melhor que este, a Casa Mãe das Leis, de representantes do povo do Estado de São Paulo, para homenagear o grande homem, o capitão-mor que comandou a esquadra de treze navios, e que em 22 de abril de 1500 aportou em Porto Seguro. Esse é, pois, o achamento.

Em 1500, Portugal era uma das principais - não a principal - potências européias e, portanto mundiais, porque naquela época a Europa era o centro do mundo. Sagres reuniu, antes de 1500, os maiores sábios, os mais entendidos homens em navegação, em astronomia, em astrologia. E dali se partiu à descoberta de um novo mundo.

Descoberto o Brasil - ou melhor, achado, esta terra teve três séculos de domínio português. Um domínio que lhe permitiu implantar aqui a sua língua, a sua cultura, e fazer deste Brasil continente um só estado e uma só nação. Caso único na América do Sul, porquanto cerca de duas dezenas de outros países de língua castelhana aqui se encontram.

E este dia em que se homenageia o achamento, e por extensão a comunidade portuguesa, deveria ser um dia muito especial para todos os portugueses desta terra.

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, já lá dizia Camões, e não vemos aqui todos os presidentes de associações. Não vemos aqui aquelas centenas e milhares de pessoas que, de um modo ou de outro, representam a lusitanidade. Mas vemos aqui aqueles mais atuantes que sempre vão a lugares onde se dignifica a sua pátria.

Agradeço ao Sr. Presidente pela convocação desta Sessão Solene. Os portugueses de São Paulo ficam-lhe gratos. Lembramos a grande missão, o grande trabalho que os portugueses aqui disputaram.

Que os nossos compatriotas se lembrem disso e se lembrem do seu nome porque vão sendo cada vez mais raras as manifestações de patriotismo. As manifestações de gratidão vão sendo cada vez mais raras às reuniões onde se dignificam os nossos antepassados, aqueles que construíram o que hoje usufruímos. A língua que hoje falamos. Todas as nossas manifestações culturais, das quais, daqui a pouco, vamos ver algumas. O sentir do cidadão em relação à sua pátria. Aqueles valores maiores que ainda hoje mantêm de pé a família, a nação e o estado. E é em nome de todos esses valores, e recordando o trabalho de todos aqueles que os colocaram de pé que aqui estamos.

O tempo é curto para fazer uma panorâmica histórica dos três primeiros séculos do Brasil, que começou colônia e terminou no começo do século XIX, a partir de 1808, como capital do Império Português, no Rio de Janeiro. Portanto, foi um país colonizador que até transformou a capital do Brasil em capital do Império. Mas isso são passos históricos que possivelmente todos os presentes conhecem. Vamos passar à fase seguinte, o tempo está terminando. Mais uma vez, Sr. Presidente, os agradecimentos, acredito que posso fazê-lo em nome dos lusitanos desta terra. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Sr. Verdasca, eu não poderia, em hipótese alguma, deixar de proporcionar aqui no Parlamento paulista a celebração desse encontro, até porque não poderia negar a minha origem. A maioria dos brasileiros tem alguma descendência portuguesa. Como não sou exceção à regra, além de português tenho italiano e espanhol no meio também, e fez essa paella toda, com certeza. Mas, a partir do primeiro encontro de que participei na Faculdade Europan, já imaginava que um dia pudéssemos trazer esse encontro para a Assembléia Legislativa.

Temos de fazer alguns agradecimentos às pessoas que colaboraram para que isso fosse realizado. Estava comentando com o Dr. Uehara que hoje, na Assembléia Legislativa, daqui de cima, estamos vendo o retrato do Brasil, que é essa miscigenação de raças, de cultura, de religião. Mas, acima de tudo, essa mistura de pessoas, que são os entes mais importantes para essa noite aqui na Assembléia.

Temos então aqui, hoje, um retrato fiel do Brasil. Quero agradecer à presença de todos vocês que proporcionaram esse retrato maravilhoso do Brasil. Como disse no início, essa é uma viagem que estamos fazendo e toda viagem requer também um pouco de entretenimento. Por essa razão, quero nesse momento anunciar a apresentação artística da fadista Glória de Lourdes. (Palmas.)

 

A SRA. GLÓRIA DE LOURDES - Agradeço, mais uma vez, por ser convidada e ter a honra de cantar na nossa Casa. Sua presença para mim é muito importante. Juntar três raças não é fácil. O Brasil consegue juntar todas as raças. E São Paulo mais ainda. Costuma-se dizer que a união faz a força. Tudo que é feito de boa vontade sempre dá certo.

Deus, que foi o descobridor, porque é só Deus que descobre as coisas, mandou os portugueses por algum motivo. Sentimo-nos honrados por ter descoberto um país tão maravilhoso, tão lindo. Que assim seja com todas as raças. Que os japoneses, nossos irmãos, que os brasileiros, nossos irmãos, vivam maravilhosamente bem como a casa portuguesa, com certeza. Os meus agradecimentos e o meu beijo a todos vocês.

Serei acompanhada pelo Ricardo Rocha - um paulista - e pelo Bonfim - um baiano.

 

* * *

 

-  É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. GLÓRIA DE LOURDES - Como, infelizmente, não posso beijar a todos, vou dar um beijinho neles. Os nossos agradecimentos por fazerem parte desta noite linda: paulista de família portuguesa e baiana de família portuguesa. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Parabéns. Não sei se tem direito a tri.

 

A SRA. GLÓRIA DE LOURDES - Não entendi.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Quero dizer que você nos alegrou muito com seu fado. Quero dar os parabéns a você e agradecer a sua presença, pois, sem sombra de dúvida, você veio abrilhantar ainda mais esta nossa noite. Muito obrigado. (Palmas.)

Tive o privilégio, participando do primeiro encontro na Faculdade Europan, de conhecer pessoalmente e ouvir o discurso do Príncipe de Orleans. E hoje temos aqui a presença do Sr. Gustavo Prado, que vai ler a mensagem enviada pelo Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança.

 

O SR. GUSTAVO PRADO - Excelentíssimo Sr. Deputado João Caramez, mui digníssimo Presidente dos trabalhos desta noite e nosso anfitrião; Exmo Sr. Dr. Nelson Faria, mui digníssimo organizador do Encontro dos Descobrimentos; Exmo. Sr. Dr. Kokei Uehara, mui digníssimo Presidente da Associação para as Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil; Exmo. Sr. Dr. José Verdasca, mui digníssimo Presidente da Ordem Nacional dos Escritores; demais autoridades presentes; minhas senhoras e meus senhores, na verdade o Príncipe Dom Bertrand tinha muita expectativa de poder estar aqui, mas não foi possível. Então recebi essa incumbência muito honrosa de transmitir suas palavras. E para mim é muito bom fazê-lo diante deste público tão amigo. Já é a terceira vez que participo deste encontro. Com muita alegria agora transmitirei as palavras do Príncipe:

“Lamentando que uma grave emergência de última hora me impeça de comparecer hoje, como fiz em anos anteriores, ao Encontro dos Descobrimentos Brasil - Portugal - Japão, uno-me aos presentes para manifestar meu empenho pessoal enquanto Príncipe Imperial do Brasil em que seja mantida esta bela tradição.

Com efeito, uma das características do povo brasileiro sempre foi a capacidade de assimilar e fundir as qualidades dos diversos povos que aqui se encontram. O espírito cristão, empreendedor e aguerrido do português soube unir-se à intuição maravilhosa do índio e mais tarde à meticulosidade infatigável do japonês. Raças aparentemente tão diferentes somam suas virtudes para fazer desta terra abençoada por Deus o Brasil de nossos sonhos, uma nação forte, una, que caminha resolutamente para a realização dos desígnios de glória que lhe estão reservados nos planos da divina providência.

São os votos que formulo nesta noite ao felicitar os organizadores e patrocinadores do 25º Encontro dos Descobrimentos Brasil-Portugal-Japão.

Príncipe Bertrand de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil.”

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Dando seqüência a nossa Sessão Solene, neste momento quero chamar, para uma apresentação artística, Marcelo Takano.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Parabéns. Muito obrigado. Vocês estão gostando? (Palmas.)

Antes de passarmos a palavra ao Mestre de Cerimônias para as homenagens, e como estamos prestes a comemorar 100 anos da Imigração Japonesa, não poderíamos deixar de ouvir algumas palavras do Dr. Kokei.

 

O SR. KOKEI UEHARA - Boa-noite para todos. Dr. João Caramez, DD. Deputado Estadual importante desta Casa, e hoje Presidente da Mesa, eu na verdade tinha dito que não falaria, mas depois que vi tanta gentileza, o trabalho bonito da Mesa, especialmente do nosso querido Deputado, fiquei também emocionado em ver o verdadeiro Brasil na nossa frente. Esse é o Brasil.

Gostaria de nominar aqui o Dr. Nelson Faria de Oliveira, que está aqui do meu lado, o nosso querido escritor José Verdasca e o Dr. Gustavo Cintra do Prado. Eu já descobri uma coisa aqui. O Dr. Gustavo Cintra do Prado é filho de um grande professor meu, da Escola Politécnica da USP, Prof. Cintra do Prado, que foi inclusive Reitor da USP. O meu diploma de pequeno engenheiro civil da Escola Politécnica tem a assinatura do Prof. Luiz Cintra do Prado, pai do Dr. Gustavo. Então, já descobri muita coisa hoje.

Esse é o descobrimento. Posso falar isso à vontade porque nasci no Japão. Vim com nove anos de idade para este maravilhoso país. Fui puxar enxada lá em Olímpia, perto de Barretos. Fui lavrador, puxador de enxada. Não sei se o senhor sabe o que é enxada da marca Duas Caras, era a melhor enxada que havia no Brasil. Cabo de guatambu.

Essa era a minha vida. Água de corote, que alguns chamam de ‘carote’, mas é corote. Ou de moringa. Foi assim que fui criado. E cheguei a ser representante do Brasil na Unesco, graças à minha família, meus amigos e meus mestres.

E aqui gostaria de citar, em público, o Prof. Lucas Nogueira Garcez, que foi um grande Governador deste Estado, Prof. Paulo de Menezes Mendes da Rocha, grande professor da Escola Politécnica, que fez todo o planejamento de recursos hídricos de usinas hidroelétricas da região da Bacia do Paraná-Uruguai. E assim por diante e, lógico, o professor Luiz Cintra do Prado, um dos meus pais, cujo filho está sentado aqui do nosso lado.

Quando vi os senhores, eu cochichei para o ilustre Deputado: “Deputado, esse é o verdadeiro Brasil.” O Brasil não é mais só um país multirracial, isto é, preto, branco, amarelo, mulato etc vivendo em paz. Não é isso apenas. É um país que está se misturando rapidamente, o que estamos vendo aqui. O Brasil está se tornando um país multicultural. Aqui não há lugar, jamais haverá lugar para aquelas guerras odiosas de religião, de raça, nada disso. (Palmas.)

Seremos um país exemplo para o mundo, graças à compreensão, a esse amor que temos um pelo outro, e respeito que temos pelo outro. Somos todos irmãos. Nós vamos dar exemplo para o mundo, para que o mundo - quase sete bilhões de pessoas - viva em paz, para que tenhamos um mundo melhor, uma vida melhor para todos. Este é um belo exemplo.

Eu não queria falar hoje, eu tinha falado isso ao meu amigo Hélio, mas não agüentei. Parabéns!

Gostaria de dizer também à grande cantora de fado Glória de Lourdes que em 1967 fomos hóspedes, eu e 19 alunos da Escola Politécnica, do governo português. E tivemos a honra de ouvir a grande Amália Rodrigues no bairro de Alfama.

Que Deus abençoe todos nós aqui presentes, e aqueles que não puderam comparecer. Temos a certeza de que Deus está conosco. Nós vamos fazer grandes descobrimentos. Muito obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Nós não poderíamos deixar de ouvir o Dr. Kokei e toda a sua experiência. Todo este Brasil nós sabemos que existe graças a uma população heterogênea, mas um povo que veio buscar aqui luz própria, um povo que veio buscar a sua vida, veio se projetar, estão neste país maravilhoso .

Quero aqui fazer uma brincadeira, Dr. Kokei. Quando o senhor falou da enxada, realmente, tenho a certeza de que o senhor trabalhou bastante, porque o senhor falou da marca da enxada - Duas Caras. Aqui no Brasil nós começamos a trabalhar muito cedo. Eu, com 10 anos de idade, comecei a ajudar o meu avô no depósito de materiais, e a enxada Duas Caras era a melhor enxada que existia. Não quebrava mesmo. Então, a luta não é fácil, não. udo isso realmente nos enaltece muito, nos envaidece e engrandece, principalmente porque temos esse povo maravilhoso que construiu este país. O senhor não poderia deixar, em hipótese alguma, de falar nesta noite. Muito obrigado.

Passo a palavra, neste momento, ao Mestre-de-Cerimônias, que dará continuidade à nossa solenidade.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Boa noite a todos. É com imensa satisfação que neste instante o Presidente desta sessão, Deputado João Caramez, tem a honra de fazer uma homenagem ao Dr. Nelson Faria de Oliveira, entregando-lhe uma placa.

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. NELSON FARIA DE OLIVEIRA - Gostaria, da mesma forma, de aproveitar a oportunidade para, em primeiro lugar, agradecer esta homenagem, que não é para mim especificamente. Ela é dedicada a todas as pessoas que acreditaram nessa proposta, que acreditaram na proposta dos Descobrimentos.

Presentes aqui o Hélio Matsuda, a Professora Kiyomi, o Professor Verdasca, a Dona Valdete, o Alfredo, enfim várias pessoas e, com certeza, vou esquecer algumas. Mas este presente vou guardar no melhor lugar da minha casa. Com certeza, quando for velhinho, vou lembrar-me do nobre Deputado e desta data importante.

Esse tributo que o Deputado nos dá neste dia é muito importante. É um trabalho de pessoas humildes, porque eu sou uma pessoa humilde. Minha origem é bem portuguesa, mas bem humilde, meus pais são muito humildes. Mas é um trabalho de pessoas como eu, descendentes de imigrantes, que deu início a esta iniciativa que queremos levar bem longe.

Um dia, Deputado, quando estiver bem velhinho, quero lembrar-me do nobre Deputado, olhar esta placa e dizer: conseguimos acrescentar alguma coisa de bom a este mundo. Justamente com todos vocês. Esse é o motivo do Encontro dos Descobrimentos.

Gostaria de aproveitar este momento para, da mesma forma, agraciar o nobre Deputado.Vou escolher uma pessoa que tem ajudado muito, uma das grandes incentivadoras, talvez a mãe do Encontro dos Descobrimentos. Um dia ela disse-me: “Dr. Nelson, com certeza o senhor deve ter sido um samurai japonês na outra encarnação. E eu, com certeza, fui uma portuguesa, uma trasmontana.”Gostaria de chamar a Dona Kiyomi Kato para que ela faça essa homenagem ao nobre Deputado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. KIYOMI KATO - Não vou demorar muito, falar muito. Só queria dizer uma coisa. O Dr. Nélson, com certeza, foi um japonês. E eu também, com certeza, fui uma portuguesa.

Mas existe mais coisa: as nossas raízes, mesmo, estão aqui no Brasil. Nasci aqui, o Dr. Nelson também, o Deputado também. Somos descendentes, mas somos brasileiros. Para nós é uma satisfação muito grande encontrarmos aqui desde os índios, os primeiros moradores desta terra, até o imigrante japonês.

O Dr. Kokei Uehara não sabe, acompanho a vida dele há muitos anos. O senhor foi um grande incentivador para que eu continuasse na luta do Magistério. Sem o senhor saber. Assim como a nossa sensei, que aos nove anos veio aqui e continua perseverando na cultura da sua origem.

O Brasil é isso, é uma mistura de raças, é uma etnia nova que ninguém consegue fazer igual. Só mesmo nós do Brasil. Obrigada. (Palmas.)

 

O sr. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Gostaria de registrar a presença do Dr. Roberto Folgueral, Secretário Adjunto, representando o Secretário de Estado de Turismo, Sr. Fernando Longo.

Também neste momento o Deputado João Caramez quer prestar uma homenagem ao Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, na pessoa do seu representante, Sr. Gustavo Prado, Secretário da Casa Imperial do Brasil. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O sr. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Igualmente recebe um diploma em homenagem o Sr. Kokei Uehara, que é professor de Engenharia Hidráulica da USP há 52 anos, Presidente da Associação para a Comemoração do Centenário de Imigração Japonesa no Brasil e Presidente da Sociedade Brasileira da Cultura Japonesa. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. KOKEI UEHARA - Nesta homenagem está escrito “Conferimos o presente diploma para Kokei Uehara”. Mas eu diria para toda a Comunidade Nipo-Brasileira aqui presente e para todas as comunidades presentes: todos somos descendentes de alguém que veio de algum lugar. Mesmo os donos desta terra, os xavantes, os tupi-guaranis vieram de algum lugar. Somos todos brasileiros. (Palmas.)

No ano de 2008, daqui a dois anos, a Comunidade Nipo-Brasileira vai comemorar 100 anos da chegada dos primeiros imigrantes ao Brasil. Já estamos preparando a festa há três anos. Esperamos que em cinco anos - somando os três anos anteriores - possamos preparar uma festa digna para homenagear aqueles velhos imigrantes que vieram do Japão. Às vezes eles comiam mal, comiam quiabo, abobrinha ou mamão verde curtido em sal, mas não se esqueceram de educar seus filhos que estão todos aqui.

Esta homenagem não é apenas destinada aos imigrantes japoneses, mas a todos os imigrantes que, de algum lugar, vieram parar nesta terra. Assim, convido todos para que, no ano de 2008, comemoremos os 100 anos de imigração japonesa, que é estendida para todos os outros imigrantes que vieram de algum lugar para cá. Muito obrigado por esta homenagem! (Palmas.)

 

O sr. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - O Deputado Caramez, que é o Presidente desta sessão, também tem a honra de entregar um diploma ao Professor José Verdasca dos Santos, que é escritor e Presidente da Ordem Nacional dos Escritores.

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. José Verdasca - Gostaria de dedicar esta homenagem a todos os portugueses e a seus descendentes que habitam neste Brasil.

Obrigado. (Palmas.)

 

O sr. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Senhoras e senhores, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, que é o Parlamento do povo paulista, através do Presidente desta sessão, Deputado João Caramez, vai saudar e homenagear diversas pessoas representando diversos segmentos da sociedade, das etnias que compõem este nosso grande país.

Chamo, neste ato, o Mestre Roberto Nobuhiko Maruyama. O aikidô busca a harmonia com o Universo. Passa o conceito de que o homem deve não atacar, mas sim defender-se do oponente. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O sr. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Agora, vou chamar por ordem alfabética os homenageados que receberão das nossas secretárias os diplomas. Peço para que, ao serem chamados, levantem-se, fiquem em pé e as secretárias dirigir-se-ão a vocês.

Logo após as homenagens teremos ainda algumas apresentações de grupos folclóricos presentes.

Chamo, com muito prazer, Achyles Theophanes. Achyles e sua equipe têm como principal missão atender o educando, buscando resgatar suas potencialidades, levando-o à reinserção social junto à família e à sociedade como ser humano, e não como “ser problema”. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O sr. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Tenho a honra de chamar Alonzo Bain Shattuck, do Templo Ecumênico Kinkakuji. Veterano da Segunda Guerra Mundial, exerceu a carreira militar junto ao governo americano durante mais ou menos seis anos e passou para a atividade civil no Japão, onde ficou durante 15 anos. Vivenciou a cultura nipônica e projetou a construção de uma réplica do Kinkakuji (templo de ouro) no Brasil, em homenagem ao imigrante japonês integrado na cultura brasileira. É a prova concreta da miscigenação dos povos. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O sr. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Anunciamos também Antonio Angélico Pimenta, pesquisador e historiador. É possuidor de informações históricas inesgotáveis, possibilitando-nos assim o resgate parcial de valores que o progresso e a tecnologia atropelam atualmente. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O sr. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Anunciamos Antonio Cordeiro, radialista português que atua como incentivador e divulgador do Folclore Português. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O sr. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Anunciamos Benedito Pereira de Castro, da Congada São Benedito. Benedito Pereira de Castro, seus filhos e parentes procuram preservar, através da Congada, o que seus antepassados trouxeram da distante África. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O sr. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Anuncio Carlos Alberto Pereira Bento Júnior, do Grupo Arouquense. Carlos Alberto, com apenas quatro anos, começou no folclore português fazendo parte da tocata do grupo Folclórico do Clube Arouca. Hoje continua dignificando o folclore português tocando um dos instrumentos mais difíceis, que é a concertina. Faz parte do Rancho Etnográfico de Danças e Cantares Arouquense. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O sr. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Anuncio Carlos Alberto Pereira Bento, do Grupo Arouquense também. Atuante no Folclore desde 1990, foi diretor do Arouca S.P. Clube. Há três anos preside o Rancho Etnográfico de Danças e Cantares Arouquense. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O sr. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Anuncio Emyheio Rodrigues da Silveira. Conhecido pela capacidade de, como artesão, construir o velho carro-de-boi, em tamanho natural e réplicas em miniatura. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O sr. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Anuncio a Família Soares, da Folia de Reis Mário Soares. Benedito Soares, filho do senhor Mário Soares, procura conservar a tradição de seu pai na antiga Folia de Reis. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O sr. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Anuncio também Gilson Nunes da Silva. Discípulo do Mestre Shinzato,cultivou com carinho a semeadura do "Milho Bom", ultrapassou fronteiras percorrendo outros países, conquistando vitórias e incentivando seus alunos na luta pelo bem não importando suas origens. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O sr. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Anuncio Glória de Lourdes. Ela chegou de Portugal em 1964 e logo começou a atuar como exímia fadista. Apresenta-se no Cais do Porto, onde também mostra as maravilhas da culinária portuguesa. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O sr. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Anuncio Isolina Godinho Camargo, do Grupo Isodence de Liendo e Grupo Mizar Cristal. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Anuncio Jorge Feliciano Ferreira. Capela de São Pedro. É composto por um grupo de perseverantes que lutam para que o Trança Fitas se perpetue como uma herança folclórica do país. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Anuncio José Pisco, do Rancho Folclórico de Cantares. Atuante no folclore desde 1988. Dirigiu o folclore da Associação Portuguesa de Desportos por 17 anos. Estando agora presidindo o Grupo Folclórico de Dançares e Cantares do Minho. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Anuncio Júlio Augusto Ayrosa Branco, da Casa de Macau. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Anuncio Leopardo Sales - Guardião da Floresta. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Anuncio Maria de Lourdes Arruda Paes, atuante no folclore da Casa dos Açores de São Paulo por mais de 20 anos. Participou de congressos na Ilha dos Açores para dignificar ainda mais o Grupo Folclórico da Casa dos Açores de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Anuncio Mãe Alcina. Mãe Alcina e sua equipe desenvolvem projetos culturais incentivando o folclore de nossas raízes, tirando a criança e o adolescente da rua e orientando-os em direção do caminhar na estrada da hombridade, procurando a cidadania consciente. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Anuncio Manuel Fernandes, do Grupo Folclórico Aldeias de Portugal. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Anuncio Mestre Yoshihide Shinzato, que trouxe para o Brasil uma técnica específica do caratê japonês. Dentro dos princípios da disciplina das artes marciais formou jovens que hoje são professores de academias e que desenvolvem muitos projetos sociais. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Anuncio Reimei Yoshioka, Coordenador Geral da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Anuncio Roberto Pantarotto - Espaço Mizar Cristal. Oferece em seu espaço oportunidades para que os grupos folclóricos cultivem e cultuem a herança de várias culturas mundiais. Daí os grupos flamencos, ciganos e árabes. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Anuncio Ryubu Daikô - Centro Cultural Ibiúna, representado por Marcelo Takano. O Centro Cultural Ibiúna é uma instituição preocupada com a educação. Desde pequeninas, as crianças aprendem paralelamente à escola formal, cursos que resgatam culturas japonesas. Uma delas é o “taikô” conhecido como tambor. Na cultura nipônica, o "taikô" é usado em eventos, tais como guerras nos tempos antigos, festivais diversos como colheita em que simbolizam agradecimento e pedidos de bons fluidos, abençoando a todos. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Anuncio Sílvia Roberta Mendonça - Serpear de Oásis e Grupo Mizar Cristal. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Anuncio Terutiyo Ikemoto - Dona Rosa - nome artístico da nossa querida "sensei". Veio como imigrante aos 9 anos, acompanhando seus pais. Desde então, mesmo trabalhando na agricultura, foi se aperfeiçoando na dança japonesa. Sempre teve em mente que a perseverança e a coragem nos levam a realizações. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Anuncio Tsuna Iwami, Presidente da Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa. Mestre em Shakuhachi. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Anuncio Valquíria Ganacevichi - Alma Cigana - Grupo Mizar Cristal. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Senhoras e senhores, temos a honra de fazer mais uma apresentação artística com o Grupo Arouca, rancho português.

 

* * *

 

-  É feita a apresentação artística.

 

* * *

 

INTEGRANTE DO GRUPO AROUCA - Nós, do Rancho Arouquense, gostaríamos de agradecer imensamente o convite ao Dr. Nelson. Temos orgulho de fazermos parte desta maravilhosa Casa e também pelos luso-descendentes. Podemos ver que a maioria são crianças que os avós, os pais, os filhos e os netos estão aqui. Gostaríamos de agradecer e cumprimentar pelo incentivo. O que temos realmente é o incentivo e o aplauso de todos. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Vamos chamar agora o Grupo Karatê Shorin-Ryu, com o Mestre Shinzato.

Agradeço a presença do Sr. Koji Nonaka, empresário Japones; do Sr. Prof. José Peralta, Presidente da Faculdade Europan; do Sr. Milton Rosa, represaentando a Delegacia do Turista; e do Sr. Hélio Matsuda, empresário.

 

* * *

 

-  É feita a apresentação artística.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Senhoras e senhores, temos a satisfação de chamar o Mestre Mineto Nishiwaki para a apresentação de uma dança solo.

 

* * *

 

-  É feita a apresentação artística.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Agora, temos a honra de apresentar o grupo de dança Mizar Cristal, com flamenco, cigano e dança do ventre.

Antes da apresentação, gostaria de retificar que o Sr. Milton Rosa está representando a Delegacia do Turista.

 

* * *

 

-  É feita a apresentação artística.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ERMES DA SILVA - Muito obrigado. Sr. Presidente, com a sua licença, quebrando um pouco o protocolo, convido o mestre Shinzato, do Grupo Karatê, para fazer uma homenagem.

 

* * *

 

-  É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HERMES DA SILVA - Sr. Presidente, passo-lhe a palavra para as considerações finais.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Vocês estão gostando? Porque eu estou gostando muito. O “sim” agora foi mais forte.

Quero agradecer a presença de todos os senhores, agradecer às autoridades, aos funcionários desta Casa, que, com muita paciência, têm nos aturado constantemente.

Esta foi uma noite de festa, de alegria. Uma noite que transcende toda e qualquer expectativa que possamos ter, principalmente quando falamos de cultura, quando falamos de povo, quando falamos de etnia.

Hoje, vocês reproduziram, como já foi dito por mim e pelo Dr. Kokei, o que o Brasil é realmente: essa mistura de raças, de culturas, que faz este país ser o melhor do mundo.

Eu fico mais feliz ainda quando vejo o Dr. Kokei, que, com nove anos de idade, veio do Japão para o Brasil, e quando ele se pronunciou, da maneira brilhante como o fez, e fala “nós”, “o nosso país”, ficamos bastante envaidecidos. São pessoas como o senhor e tantos outros imigrantes que fizeram este grandioso país.

Quero encerrar esta Sessão Solene proferindo uma mensagem que faz parte da página de abertura do site do Encontro dos Descobrimentos, que vou me autorizar a fazer uso, pois traduz exatamente o que é o Encontro e, no meu entender, como devemos pautar nossas ações na política:

“Sonhar, acreditar, ousar e fazer acontecer para influenciar na construção de um mundo melhor.

Estimular a inovação, o crescimento conjunto, o compartilhamento do conhecimento, a proteção do meio ambiente, a ética e as relações de confiança no mundo.”

“Navegar e preciso e viver também é preciso.”

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa, ao Cerimonial e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. Muito obrigado.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 37 minutos.

 

* * *