07 DE ABRIL DE 2008

010ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS “CEM ANOS DA ASSOCIAÇÃO DE PESSOAL DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL”

 

 

Presidente: CIDO SÉRIO

 

 

RESUMO

001 - CIDO SÉRIO

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia autoridades presentes. Informa que a sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva da Casa, a pedido do Deputado ora na Presidência, para homenagear os Cem Anos da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal. Convida os presentes para, de pé, ouvir o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - DAVI ZAIA

Deputado Estadual, enaltece a luta constante, não só por melhores condições salariais e de trabalho, mas na defesa da democracia. Louva as conquistas dos funcionários da entidade, como fundo de pensão. Elogia os trabalhadores ativos e inativos da Caixa Econômica Federal.

 

003 - CARLINHOS ALMEIDA

Deputado Estadual, ressalta o trabalho da entidade na luta pela democracia e cidadania. Fala do crescimento econômico atual e dos programas de distribuição de renda e valorização dos investimentos públicos e privados. Recorda o período em que atuou na CEF, da qual está licenciado. Destaca programas federais sobre desenvolvimento urbano, saneamento e habitação. Afirma que a CEF é fundamental na implementação dos programas sociais do governo.

 

004 - JAQUELINE MACHADO

Diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, representa o Sr. Vagner Freitas, presidente da Contraf-CUT. Manifesta o seu orgulho por pertencer à entidade, atuante nos movimentos sindicais, referência nas reivindicações dos bancários em geral. Recorda as batalhas diárias que enfrenta e enaltece as parcerias.

 

005 - JOSÉ ANTÔNIO GONÇALVES

Presidente da Agecef - Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal, argumenta que a associação cumpre missão social, na perpetuidade da Caixa Econômica Federal como empresa pública, e na defesa dos interesses dos brasileiros.

 

006 - SÉRGIO FRANCISCO DA SILVA

Diretor de Administração e Tecnologia da Informação da Funcef, lembra que são poucas as instituições centenárias. Ressalta o papel da associação como elo de ligação entre empregador e empregados. Recorda a perseguição de que foram vítimas dirigentes da entidade, no final da década de 90 do século passado. Fala da atuação significativa de entidades que conseguiram reverter o processo.

 

007 - JOSÉ CARLOS ALONSO

Diretor-Presidente da Fenae - Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa, repudia as propostas de que instituições públicas devem ceder espaço para os grupos privados. Lembra que a CEF estava no plano de privatização do governo, no final dos anos 90. Cita a defesa dos direitos dos cefistas, a organização dos empregados, as atividades culturais e sociais da associação. Elogia a dirigente da entidade, representando as mulheres, maioria do contingente da instituição.

 

008 - AUGUSTO BANDEIRA

Superintendente Institucional da Caixa Econômica Federal, agradece ao Deputado Cido Sério pela homenagem ora prestada. Louva o espírito público e a dedicação dos empregados da CEF.

 

009 - FABIANA CRISTINA MATHEUS

Presidente da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal, ressalta a importância da efeméride. Recorda o surgimento da associação, no dia 2 de abril de 1907, com o objetivo de propiciar assistência médica e auxílio-funeral a seus integrantes. Recorda as transformações ocorridas ao longo do tempo. Dá conhecimento da estrutura da entidade, que conta com 14 mil associados em São Paulo e tem patrimônio de 40 milhões de reais.

 

010 - Presidente CIDO SÉRIO

Saúda os funcionários da Caixa Econômica Federal. Dá conhecimento de histórico da associação homenageada. Cita poema alusivo à efeméride, de autoria de Milton Nascimento e Fernando Brant. Agradece a todos pelo êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

 

 

 

* * *

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Cido Sério.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CIDO SÉRIO - PT - Compõem a mesa a Sra. Fabiana Cristina Matheus, presidente da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal - APCEF; Sr. Augusto Bandeira, superintendente institucional, neste ato representando a Presidência da Caixa Econômica Federal; Sr. José Carlos Alonso, diretor-presidente da Fenae; Sra. Jaqueline Machado, diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, representando a Contraf.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear os 100 Anos da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal na pessoa de sua presidente, Sra. Fabiana Cristina Meneguele Matheus.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CIDO SÉRIO - PT - Quero registrar as presenças do nobre Deputado Davi Zaia, que também é bancário; do Deputado Carlinhos Almeida, também bancário da CEF; de Waldemar Hette de Araújo, representando o Deputado Antonio Salim Curiati; de Tadeu Dias Pais, assessor do Deputado Federal Ricardo Berzoini.

Compõem também a Mesa Sérgio Francisco da Silva, Diretor de Administração da Funcef; e José Antônio Gonçalves, Presidente da Agcef.

Convido o nobre Deputado Davi Zaia para fazer uso da palavra.

 

O SR. DAVI ZAIA - PPS - Gostaria de saudar o Presidente desta sessão, Deputado Cido Sério, a quem quero parabenizar pela iniciativa de convocar esta Sessão Solene para homenagear a Apcef e os seus 100 anos.

Cumprimento também Fabiana Matheus, Presidente da Associação; José Carlos Alonso, da Fenae; Augusto Bandeira, representando a Diretoria da CEF; Cristina, representando o Sindicato dos Bancários, Contraf; todos os funcionários e funcionárias da Caixa Econômica Federal, bem como os aposentados.

Acima de tudo, quero relembrar essa história importante da luta dos funcionários da Caixa Econômica Federal. Conversava sobre isso com o Deputado Carlinhos Almeida, também funcionário da Caixa, também sabedor dessa luta. Estamos falando da luta da organização dos trabalhadores. Na nossa lembrança, o que vem de principal dessa luta, dessa organização dos trabalhadores? Claro que são inúmeras conquistas, que vão desde melhores salários e condições de trabalho, mas o mais importante é a luta pela democracia, é a luta para poder participar dos destinos, principalmente quando falamos de uma empresa pública.

Essa, talvez, seja a maior referência que eu, pessoalmente, tenho. Desde a década de 80, como bancário e como Presidente do Sindicato dos Bancários em Campinas, participei da luta dos trabalhadores, especificamente falando da Caixa Econômica Federal. Foi uma luta em defesa da democracia, da transparência, para que a empresa pudesse verdadeiramente cumprir o seu papel.

Temos de dizer que essa luta valeu a pena pelo fortalecimento que pudemos assistir nesse período, e com a APCEF completando os 100 anos. Ela sempre tem participado de forma ativa na luta e na organização dos trabalhadores da Caixa Econômica Federal. Se hoje ainda existem muitas lutas a serem travadas e conquistas a serem perseguidas, não resta dúvida de que se avançou muito na transparência, no papel da Caixa Econômica Federal, na seriedade de uma empresa pública e para um maior controle da sociedade, graças à democracia e a possibilidade de controle através da participação dos trabalhadores.

Está presente o Sr. Sérgio Francisco, da FUNCEF, Fundo de Pensão, que também tem avançado muito na democracia com a eleição dos trabalhadores para a representação de todos esses órgãos, fundamentais não só para os trabalhadores, mas também para o País.

Órgãos como a FUNCEF tem o papel de garantir a complementação da aposentadoria dos trabalhadores, e também o de investimento, que são os recursos que estão à disposição do desenvolvimento do País.

A minha presença nesta sessão, além de reconhecer a importância desta solenidade na comemoração dos 100 anos da APCEF, é para registrar isso. A APCEF faz parte de uma luta dos funcionários que valorizaram a empresa, a participação e a democracia. Se temos hoje um país melhor e podemos continuar acreditando no futuro é porque muita gente participou dessa luta. A APCEF é um exemplo disso. Parabéns a todos os funcionários ativos e aposentados da Caixa Econômica Federal, e a todos aqueles que, durante esse período, dirigiram essa associação que tão bem soube interpretar os anseios dos trabalhadores. Parabéns a APCEF e a Sra. Fabiana que, nesse momento, representa a entidade. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CIDO SÉRIO - PT - Passo a palavra para o companheiro e Deputado Carlinhos Almeida, funcionário da CEF.

 

O SR. CARLINHOS ALMEIDA - PT - Deputado Cido Sério, Presidente desta sessão e companheiro da Bancada do PT, quero cumprimentá-lo pela iniciativa feliz de realizar essa sessão, importante não só para os funcionários da Caixa, mas para todos nós, brasileiros, que sabem a importância dessa instituição, e da luta dos trabalhadores não só na conquista de direitos, mas na ampliação da cidadania e da democracia do nosso país.

Saúdo a Sra. Fabiana, Presidente da APCEF; o Sr. Augusto Bandeira, representando a Presidente da Caixa; o Sr. Alonso da FENAE; a Sra. Cristina Machado do Sindicato dos Bancários; Sr. Francisco, da FUNCEF e meu amigo particular, José Antonio, Presidente da Associação dos Gestores da Caixa.

Sabemos muito bem que o país vive hoje um momento muito particular. Observamos um crescimento que há muito tempo não víamos, com processo de redistribuição de renda e de investimentos, privado e público.

Fiquei pouco tempo na Caixa, ainda sou funcionário licenciado. Logo fui eleito vereador, me licencie para o exercício do mandato, e hoje sou Deputado Estadual, mas durante o tempo em que estive na Caixa foi um período muito difícil, em que os companheiros, funcionários, estavam de cabeça baixa, porque a instituição sofria muitos ataques.

Falava-se e se começou a praticar um processo de privatização, de desvalorização da instituição.

Hoje, vivemos outro momento. Evidentemente, existem problemas, mas, mais do que nunca, se reconhece e se valoriza o caráter e o papel de instituição pública que a Caixa tem.

Dialogando com o Deputado Davi Zaia, companheiro da Assembléia Legislativa, eu dizia que a Caixa não é só uma grande instituição financeira. Ela tem, sobretudo, um papel social, e os funcionários da Caixa Federal têm consciência e clareza muito grande disso.

O papel que a Caixa joga no desenvolvimento urbano do país, com os investimentos em saneamento, habitação, cada vez mais se credenciando para ser os braços do Governo Federal na aplicação do orçamento geral da União, como gestora e fiscalizadora desses recursos, todo papel que ela tem em relação ao trabalhador, fundo de garantia, PIS, programas sociais, Bolsa-Família, tudo isso não é só um papel da instituição, que se fortaleceu.

É sobretudo a consciência do funcionalismo da Caixa de que ela tem esse papel social e o engajamento de todos nesse processo.

Todos esses avanços que tivemos na Caixa não seriam possíveis se não tivéssemos uma instituição forte como a APCEF, se não tivéssemos tanta luta nesse período, especialmente nos períodos mais difíceis.

Não é qualquer instituição que completa cem anos, um século, ainda mais as instituições de luta dos trabalhadores, que sabemos como são atacadas, não só no nosso país, mas no mundo inteiro.

            Parabenizo a todos vocês, colegas, funcionários da Caixa, nossa presidente da APCEF, mais uma vez o Deputado Cido Sério, pela iniciativa, e dizer que com certeza, daqui a cem anos, quando neste parlamento se comemorar o segundo centenário da APCEF,teremos muitas outras conquistas a comemorar, e com certeza muitos dos problemas, que vivemos hoje, estarão superados pela luta e pela garra dos trabalhadores.

 

O SR. PRESIDENTE - CIDO SÉRIO - PT - Eu espero estar aqui para comemorar o II Centenário.

            Vamos passar a palavra à nossa companheira Jaqueline Machado, diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, neste ato representando a nossa CONTRAF/CUT.

 

            A SRA. JAQUELINE MACHADO - Boa noite a todos, colegas da Caixa que estão aqui, companheiros da APCEF, que estão aqui, nossos companheiros de luta. Quero também agradecer aqui ao companheiro, Deputado Cido Sério, pela homenagem.

Como empregada da Caixa e sócia da APCEF, eu me sinto contemplada. Estou aqui numa missão de substituir o meu querido companheiro Vagner, presidente da CONTRAF nesta homenagem. Sei que não estou à altura para isso, mas estou aqui muito orgulhosa em falar em nome do Sindicato dos Bancários de São Paulo e da CONTRAF. Sinto também muito orgulho, no meu dia-a-dia de sindicalista, de trabalhar ao lado dessa APCEF.

A Fabiana está aqui, e na pessoa dela hoje estou falando da nossa luta, de todo um pensamento que conduz a APCEF nos últimos anos. Quero falar um pouquinho disso porque no movimento dos trabalhadores da Caixa Econômica Federal temos uma parceria muito forte da APCEF. Se nós temos instâncias conquistadas com muita garra, com muita luta é com a participação agora direta de alguns órgãos como a FUNCEF, e, mais, em algumas instâncias, devemos muito à parceria da APCEF São Paulo ao movimento sindical.

Tenho muita propriedade para falar que a luta do movimento sindical, dos trabalhadores tem muito que se espelhar na luta dos trabalhadores da Caixa Econômica Federal. Temos muito orgulho disso. A APCEF São Paulo tem um papel preponderante nessa luta.

É com muito orgulho que faço parte do quadro de associados da APCEF.  É um privilégio, Fabiano, poder ter essa convivência, tê-los ao lado sempre e contribuir na luta dos trabalhadores do Brasil porque as conquistas que a gente tem a gente emana do mundo do trabalho. As conquistas dos empregados da Caixa, as conquistas que a gente vem somando é uma referência no movimento dos trabalhadores bancários. Sem a participação da APCEF São Paulo, muita coisa ainda teríamos a conquistar.

Quero terminar a minha fala deixando como marca isso: o reconhecimento do movimento sindical, da forte parceria, do forte apoio como companheiros que somos na mesma luta na APCEF São Paulo.

O meu agradecimento enquanto bancária da Caixa. (Palmas.)  

 

O SR. PRESIDENTE - CIDO SÉRIO - PT - Vou passar a palavra para o companheiro José Antonio, Presidente da AGCEF.

 

O SR. JOSÉ ANTONIO GONÇALVES - Deputado Cido Sério; companheira Fabiana, Presidente da APCEF São Paulo; Dr. Augusto Vargas, representante institucional da Caixa Econômica Federal, em nome de quem saúdo os demais companheiros da Caixa Econômica; autoridades presentes, na AGECEF, Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal, nós falamos que somos todos anjos de uma só asa, que só podemos voar quando estamos abraçados.

É uma satisfação estar aqui hoje, companheira Fabiana, para poder abraçar você que representa a APCEF, Associação da qual derivamos, a associação dos empregados da Caixa Econômica Federal, que a gente tem orgulho de poder representar hoje neste momento de festa.

A Associação é extremamente importante, tanto a associação dos gerentes, quanto a associação dos empregados.

A Associação defende uma coisa que é muito importante para nós: a perpetuidade antes de mais nada da nossa empresa: a Caixa Econômica Federal.

Nós conhecemos a luta que a companheira Fabiana e outros presidentes da APCEF São Paulo vêm dirigindo. Nós sabemos que lutamos contra forças terríveis no sentido de privilegiar interesses que não são os do Brasil, não são os da Nação.

A luta da Associação tem surtido resultado no sentido de conseguir segurar essas forças e estamos hoje - a Associação - completando 100 anos e a Caixa cumprindo sua missão social, sua missão de levar os benefícios que a sociedade brasileira merece e necessita.

Companheiro, quero agradecer mais uma vez a oportunidade de estar aqui hoje e dizer que estamos à disposição, porque juntos somos mais fortes. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CIDO SÉRIO -  PT - Vamos passar a palavra ao Sr. Sérgio Francisco da Silva, Diretor de Administração e Tecnologia da Informação da Funcef.

 

            O SR. SÉRGIO FRANCISCO DA SILVA - Em primeiro lugar boa-noite a todos os presentes neste evento; um boa-noite especial ao Deputado Cido Sério, autor da proposta desta solenidade e na direção dos trabalhos; um boa-noite muito afetuoso aos Deputados Davi Zaia e Carlinhos Almeida pelo trabalho que desenvolvem nesta Casa e que nunca se negaram a sair em defesa da empresa Caixa Econômica Federal; meu abraço fraterno também ao José Carlos Alonso, ao José Antônio Gonçalves, ao Augusto Vargas, à Jaqueline também pelo trabalho que vem sendo desenvolvido à frente das entidades seja Caixa, seja Sindicato, APCEF, FENAE e AJCEF, e uma saudação muito especial à presidente da Associação da APCEF, a Fabiana Matheus pelos 100 anos dessa entidade.

São poucas as entidades no nosso País que podem ter orgulho de já estar completando os 100 anos. Lembro-me de que a última grande comemoração foi dos 85 anos da APCEF, e, naquela oportunidade, no debate na Diretoria da APCEF eu pensava: já são 85 anos! Agora estamos nos 100 anos e com certeza, Carlinhos, vamos chegar aos 200.

Quero trazer aqui um testemunho do papel importante que foi e é desempenhado por essa associação APCEF - São Paulo        na defesa dos empregados, do relacionamento empresa/empregador/empregados e também na defesa da empresa. Quero lembrar aqui o processo de perseguição que sofreram os dirigentes da APCEF - São Paulo, dos sindicatos, no final dos anos 90. Não está muito distante. Há pouco mais de sete anos passamos por um processo de perseguição aos dirigentes da APCEF tentando calar a entidade. Mas a força da união e o trabalho conjunto dos diversos atores que hoje estão neste evento fizeram com que a Associação pudesse falar mais forte e permanecer trabalhando na defesa não só dos empregados, mas também da empresa Caixa Econômica Federal. Esse é talvez o grande motivo de estarmos aqui, neste ato solene, comemorando os 100 anos. Muito já foi feito nesses 100 anos e muito ainda faremos, participando ativamente do cotidiano dos empregados e da empresa Caixa Econômica Federal.

Boa-sorte, Fabiana, e longa vida à Associação. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CIDO SÉRIO - PT - Muito obrigado, Sérgio Francisco. Vamos passar a palavra ao Sr. José Carlos Alonso, diretor-presidente da FENAE.

 

O SR. JOSÉ CARLOS ALONSO - Boa-noite a todos. Companheiro Cido Sério, quero agradecer esta homenagem feita para a APCEF de São Paulo; companheira Jaqueline, diretora do sindicato dos bancários de são Paulo, Osasco e região, companheira de muitas lutas na Caixa Econômica; companheiro Augusto Vargas, aqui representando a presidente da Caixa, Maria Fernanda, esta instituição que nos traz muitas alegrias e muito orgulho de sermos seus funcionários; companheiro Sérgio Francisco, diretor eleito da AFUNCEF, uma conquista do nosso movimento associativo. A APCEF de São Paulo teve um papel importante em conseguirmos fazer com que os associados da AFUNCEF pudesse eleger representantes na diretoria daquela entidade. Companheiro José Antonio, da nossa co-irmã, AGECEF, com quem temos feito parcerias importantes na defesa da instituição; companheira Fabiana, presidente da APCEF, que tem a responsabilidade de representar esta nossa associação, a maior associação de pessoal da Caixa. Hoje, tanto pelo número de associados, tanto empregados ativos quanto inativos e pensionistas, é uma responsabilidade, um peso muito grande, e você vem fazendo essa representação com muito zelo, com muito carinho e com excelentes resultados. Companheiros parlamentares, companheiro Davi Zaia, de longas lutas frente à Federação, hoje deputado estadual; companheiro Carlinhos Almeida, deputado estadual, também empregado na Caixa; superintendentes, companheiros da diretoria. Quero fazer uma saudação especial ao nosso menino Moysés Leiner, há anos e anos se dedicando ao trabalho. Acho que é um dos grandes exemplos que temos e gostaríamos de ter a energia que ele tem na luta junto à APCEF.

Completar 100 anos num país como o Brasil, são poucas as instituições. Sabemos as dificuldades, os problemas, os ataques que a APCEF recebeu em todo este período. E os ataques que ela recebeu justamente por defender a Caixa Econômica federal de pessoas que acham que empresa pública deve ceder espaço para a iniciativa privada.

Conhecemos a história e sabemos que quando se tiram instituições públicas e se colocam instituições privadas, são prejudicados os trabalhadores de forma imediata, e é prejudicada toda a população, em seguida, e que nós empregados da Caixa, temos a obrigação de estarmos atentos, o tempo todo, na defesa dessa instituição, que já foi tão atacada, e tão ferida, nesses últimos anos, em particular, no final dos anos 90, quando se implementou política de privatização de parte significativa do patrimônio, e a Caixa Econômica era uma das visadas, assim como o Banco do Brasil, Petrobrás, e outras instituições, que conseguimos manter públicas. Mas os ataques continuam.

Percebemos na grande imprensa, percebemos em alguns seminários de empresários, que a visão de que as empresas públicas devem ceder espaço para a iniciativa privada, apesar de todo o fracasso da política de privatização neste país, ainda continua insistindo. Se a população não estiver organizada, e reagindo de forma bastante clara, essa empresa ainda pode sofrer ataques.

E a APCEF está aí para organizar os empregados, ajudar a realizar eventos esportivos, sociais, mas acima de tudo, defender os direitos dos empregados, ajudar os empregados a se organizarem e criar as condições para que os empregados possam ir à luta.

Para finalizar, acho que uma das coisas que nos dá muita alegria nesse centenário da APCEF, é que ela é presidida por uma mulher. Nesse momento que a mulher vem ocupando cada vez mais espaço na sociedade - e na Caixa Econômica Federal, metade dos trabalhadores é constituída por mulheres, algo bastante sintomático e positivo - é interessante que o centenário seja comemorado com uma mulher, que junto com as outras, fizeram tanto pela Caixa, e que esteja aqui neste momento.

Parabéns a todos os empregados, principalmente às mulheres pelas triplas jornadas de trabalho, mas que conseguem segurar o rojão, e parabéns a todos nós e para a APCEF.

                                                               

O SR. PRESIDENTE - CIDO SÉRIO - PT - Esta Presidência agradece ao José Carlos. Esta Presidência registra a presença entre nós da Isaura e o Altair, diretores da Associação de Aposentados da CEF.

      Esta Presidência passa a palavra ao companheiro e amigo, Augusto Bandeira.

 

O SR. AUGUSTO BANDEIRA - Cumprimentando o Deputado Cido Sério, cumprimento também a nossa Presidenta Fabiana Matheus, aos colegas Sérgio Francisco, José Carlos Alonso, José Antonio Gonçalves, cumprimentamos também a Jaqueline Machado, assim como também, os demais Srs. Deputados participantes desta sessão solene, Deputado Davi Zaia, Carlinhos Almeida, a todos os colegas da Caixa Econômica, e outros parlamentares, e colegas de entidades que aqui estão.

            Feliz é a empresa que pode ter uma associação de pessoal que completa 100 anos. Não são muitas. Talvez possamos contar nos dedos. E feliz é a empresa, que virando esse milênio, tem a Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal aqui de São Paulo fazendo essa comemoração.

E aqui queria agradecer muito ao Deputado Cido Sério por esta oportunidade porque 100 anos não passam em vão. Sabemos que a Caixa é uma empresa diferenciada; o seu corpo de funcionários tem um espírito público e as atividades que ela exerceu ao longo dos anos transcendem, e muito, às atividades normais de qualquer instituição financeira.

Quando falamos da Caixa sabemos como os funcionários se dedicam ao cumprimento de missões que são para o crescimento e o desenvolvimento da nação. Nesse sentido só podemos, em nome da diretoria da Caixa, desejar que a Caixa possa comemorar 200 anos, 300. Não sei se as condições da medicina vão favorecer, mas quem sabe possamos, de alguma maneira, estar presentes.

Obrigado e parabéns. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CIDO SÉRIO - PT - Obrigado, José Augusto.

Quero também registrar aqui entre nós a presença de José Aparecido da Silva, o Chocolate, da Sônia Sartori, da Vera Moura, e de Elvira Calixto.

Tem a palavra agora nossa Presidente, companheira Fabiana Cristina Matheus.

 

            A SRA. FABIANA CRISTINA MATHEUS - Boa-noite a todos. Deputado e companheiro Cido, muito obrigada por essa iniciativa, por essa homenagem. Quero também cumprimentar a companheira Jaqueline, parceira nossa lá no Sindicato; Augusto Vargas, representando institucionalmente a Caixa, mas também um grande parceiro no cotidiano, e em seu nome cumprimentar aqui todos os superintendentes presentes; o companheiro Alonso, da FENAE, nossa grande parceira e mãe, que nos auxilia no dia-a-dia nas diversas lutas e atividades; o companheiro Zé Antônio, que muito mais que presidente da AGECEF nosso grande associado, parceiro das nossas lutas, não só na questão de gestores, mas nos auxiliando em diversas questões da Caixa; a Associação de Aposentados da Caixa Econômica Federal que também está aqui representada hoje pela Altair e pela Isaura, cumprimentando em nome delas todas as associações de segmentos da Caixa; o companheiro Sérgio Francisco, nosso companheiro diretor da FUNCEF, diretor eleito. Realizo com ele um trabalho conjunto, uma vez que sou conselheira eleita da FUNCEF também; e cumprimento todos os associados presentes e também os funcionários da Associação, que fizeram questão de estar presentes hoje, neste dia extremamente importante e especial para o conjunto dos trabalhadores da Caixa.

Acredito que aquelas pessoas que em 2 de abril de 1907, sentadas a uma mesa, idealizaram e constituíram uma Associação de Empregados da Caixa, nem elas sonhavam que chegariam tão longe, que a Associação completaria 1, 10, 20, 50 e registrando aqui, fizemos 100 anos em 2007, e agora no dia 2 de abril de 2008 já partimos para os 101 anos.

Essas pessoas, onde quer que estejam, devem estar muito felizes em saber que a sementinha que eles plantaram em 2007 hoje está extremamente fortalecida. É uma árvore forte, com uma raiz bem plantada, e que vem dando os seus frutos, acolhendo os seus milhares de associados.

Em 1907, quando eles constituíram a Associação, tinham um objetivo muito singelo e característico do período. Eles precisavam de auxílio para a assistência médica e auxílio para a assistência-funeral. Naquele momento a constituição da Associação vinha para atender essa necessidade dos empregados da Caixa naquele momento: o socorro para os remédios, para uma consulta médica e eventualmente até o socorro no momento de funeral.

Ao longo dos anos a Associação foi passando por uma série de transformações, adequando-se à necessidade dos seus associados. E hoje a APCEF é um pouquinho disso tudo que as pessoas que me antecederam falaram. Nós até brincamos, lá na Associação, que somos um grande shopping-center, porque nós temos colônia de férias para oferecer lazer e descanso para os nossos associados.

Temos uma assessoria jurídica para também atender as demandas dos associados. Temos um departamento de aposentados para acolher também as demandas dos aposentados, e mais os eventos que realizamos para esse pessoal. Temos a nossa área sindical, onde travamos as nossas diversas batalhas cotidianas, em defesa da Caixa, e aqui foi dito muito bem, nós já tivemos grandes lutas em defesa dessa empresa, mais que centenária, extremamente importante para o povo brasileiro.

No final dos anos 90 e início de 2000/01, já estávamos no momento em que não imaginávamos que iríamos conseguir chegar um pouco mais adiante, tamanho eram as dificuldades enfrentadas pela empresa e pelos seus trabalhadores.

Sem a Caixa não existe a Associação. A nossa luta é diária, porque queremos uma Caixa forte, já que é uma empresa pública a serviço do povo brasileiro. Essa é uma das grandes missões da associação.

A nossa grande luta é a defesa dos seus trabalhadores, sejam os ativos ou aposentados, com melhores salários, melhores condições de trabalho, com uma vida digna, uma aposentadoria tranqüila. Entra também nossa luta pela Funcef, pela transparência na gestão e nos investimentos, pelo bom atendimento aos participantes.

E assim vai a Associação lutando. A Apcef, uma entidade que surpreende no dia-a-dia, é composta por milhares de pessoas e tem um patrimônio de 40 milhões de reais, entre clubes, colônias, sede própria. Hoje, são 14 mil associados, espalhados pelo Estado de São Paulo, entre empregados ativos e aposentados da Caixa.

A Associação está a pleno vapor, iniciando os 101 anos, como se tivesse acabado de nascer. Costumamos brincar que ela é uma jovem senhora, e, realmente, é uma jovem senhora que tem todo o vigor e disposição para lutar e conquistar muito mais ao longo dos próximos 100 anos, porque, com certeza, ela vai existir.

Quero registrar o meu muito obrigado a V. Exa., Deputado Cido Sério, pela homenagem. Hoje represento a Associação, mas falo em nome dos nossos milhares de associados, porque são eles que estão sendo homenageados, são eles que constroem a Associação no dia-a-dia, juntamente com a diretoria e os funcionários da Apcef.

Em nome de todos eles, quero agradecer a V. Exa. pela iniciativa e a todos os senhores por participarem deste momento mágico e especial que ficará na nossa história.

Obrigada e parabéns a todos nós.

 

O SR. PRESIDENTE - CIDO SÉRIO - PT - Agradecemos as palavras da Fabiana Cristina Matheus e queremos registrar a presença do companheiro Silva, Presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas.

Fabiana, companheiras e companheiros da CEF, acredito que nenhum grande banco, que nem o maior banco social deste País, que é a Caixa Econômica Federal, seria o que é sem seus funcionários. Vocês que transformam a CEF nesse banco que tem ajudado muito o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a transformar o Brasil.

Gosto muito de fazer uma provocação da tribuna desta Casa, que é o fato de o último relatório da Cepal do ano passado dizer que o Brasil vai cumprir a meta do milênio de erradicar a miséria. A CEF certamente será um grande instrumento no cumprimento dessa meta. A Apcef é uma entidade centenária que transformou as vidas de todos nós que de uma maneira ou de outra nos relacionamos com os bancários.

Passo a ler um breve histórico da Apcef e um poema do Milton Nascimento e do Fernando Brant. Gosto muito desse poema. Acho que ele diz muito a nós todos que fazemos 101 anos.

Breve histórico da Apcef SP

A APCEF/SP - Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal de São Paulo - é uma entidade de classe comprometida com a representação dos direitos e interesses dos empregados da Caixa. Comprometimento que se reflete na luta constante por melhores salários e condições de trabalho, na promoção de saúde e bem-estar para seus associados e nas inúmeras vantagens oferecidas por meio de convênios firmados em todo o Estado.

A entidade surgiu com o nome Sociedade Beneficente dos Funcionários da Caixa Econômica de São Paulo, em 1907, primeira entidade do gênero entre os bancários de São Paulo.  O foco principal era o auxílio nas despesas com assistência médica, farmácia e funerais.

Em 11 de dezembro de 1948, nasceu o Grêmio Caixa Econômica Federal, denominação posteriormente alterada para Associação dos Servidores da CEF/SP (ASCEF). A criação do Grêmio foi iniciativa dos colegas que não concordavam com os estatutos da Sociedade Beneficente - sempre atrelados à direção da Caixa Econômica Federal de São Paulo, seus dirigentes eram - em geral - chefes de departamento, gerentes ou empregados com muito tempo de serviço. Nesse contexto, logo surgiram as primeiras divergências.

Num dos enfrentamentos, a ASCEF coordenou a luta por abono salarial em 1956. O ponto alto do movimento foi a concentração de empregados (a primeira da história da CEF) no quarto andar do prédio da Caixa, na Praça da Sé, capital.

Após o golpe de 1964, os militares, com a política de centralizar para melhor fiscalizar, fundiram a Sociedade Beneficente, a ASCEF e outras duas associações de conferentes e auxiliares da Caixa em uma só entidade. Assim nasceu, em 1971, a Associação Beneficente dos Economiários Federais (ABEF/SP).

Os concursos públicos da CEF na década de 80 oxigenaram os quadros da empresa. Muitos jovens trouxeram para a "família economiária" as ebulições políticas da época: anistia, fim da ditadura militar, luta pelas diretas, liberdade. Os trabalhadores não tinham direito à sindicalização, aliás, nem eram considerados bancários. Debates internos acirraram-se e, em 1985, foi organizado o I Congresso Nacional dos Empregados da CEF (CONECEF).

Nesse mesmo ano, aconteceu a greve de 30 de outubro. A Caixa parou. Os direitos à sindicalização e à jornada de seis horas foram conquistados. Esta luta criou novas lideranças e não tardou para que a maioria das direções das ABEFs em todo o Brasil passasse, uma a uma, num efeito dominó, a ser dirigidas por pessoas comprometia com os empregados.

Em abril de 1986, a Chapa Nossa Luta conquistou a direção da ABEF.

Dois anos depois, a entidade passou a ter a atual denominação: Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal de São Paul (APCEF/SP). Desde então, a Nossa Luta, com diferentes administrações, coordena a Associação.

 

O que foi feito deverá

(Milton Nascimento e Fernando Brant)

O que foi feito amigo

De tudo que a gente sonhou

O que foi feito da vida

O que foi feito do amor

Quisera encontrar

Aquele verso menino

Que escrevi há tantos anos atrás

 

Falo assim sem saudade

Falo assim por saber

Se muito vale o já feito

Mais vale o que será

E o que foi feito

É preciso conhecer

Para melhor prosseguir

 

Falo assim sem tristeza

Falo por acreditar

Que é cobrando o que fomos

Que nós iremos crescer

Outros outubros virão

Outras manhãs plenas de sol e de luz

 

Parabéns, Apcef! Parabéns, Fabiana! Espero estar aqui quando fizermos 200. Tenho muita esperança. Planejei viver uns 300 anos, mais ou menos. Espero poder comemorar as transformações de desenvolvimento político e social que têm acontecido no nosso país, principalmente com a participação da Caixa Econômica Federal e dos seus trabalhadores. Parabéns e tudo de bom.

Srs. Deputados, esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que, com sua presença, colaboraram para o êxito desta solenidade e convida para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 30 minutos.

* * *