26 DE ABRIL DE 2002

11ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO “DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO”

 

Presidência: ROSMARY CORRÊA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 26/04/2002 - Sessão 11ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: ROSMARY CORRÊA

 

DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO

001 - ROSMARY CORRÊA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência, a pedido da Deputada ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia do Exército Brasileiro". Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional pela Banda do Exército. Expressa seu orgulho para com o Exército.

 

002 - FRANCISCO ROBERTO DE ALBUQUERQUE

General Comandante Militar do Sudeste, agradece a iniciativa da homenagem. Explica a razão da escolha do dia 19/4 para o "Dia do Exército".

 

003 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Discorre sobre a Batalha dos Guararapes, que plantou o conceito da Nação e do Exército brasileiros. Anuncia a execução do Hino do Exército Brasileiro. Determina a entrega de placa comemorativa da data ao General Francisco Roberto de Albuquerque. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, autoridades presentes, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman, a pedido desta Deputada para que pudéssemos prestar uma homenagem ao Exército Brasileiro.

No momento, gostaria de agradecer a presença de todas as senhoras e os senhores, das autoridades aqui presentes as quais farei agora a nomeação: Exmo. Sr. General do Exército Francisco Roberto de Albuquerque, Comandante Militar do Sudeste; Exmo. Sr. General Luiz Guilherme Terra Amaral, Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste; Exmo. Sr. Coronel da Reserva José Barros Paes; Exmo. Sr. Coronel Paulo Regis Salgado, neste ato representando o Coronel Adalberto Silveira Rodrigues, Comandante Geral da Polícia Militar que, neste dia, está tomando posse e o Coronel Rui, ex-Comandante da Polícia Militar, está fazendo a passagem de comando ao Coronel Adalberto Silveira Rodrigues; Capitão PM Carlos Ricardo Gomes, representando a Assessoria da PM da Alesp; Exmo. Sr. Walter Albano Fressatti, Tenente Coronel Presidente da SASDE; Exmo. Sr. Coronel Manoel Morata Almeida, sub-Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste; Exmo. Sr. 1º Tenente R/1 Alírio França Vilas Boas, Presidente da Associação das Guardas Municipais do Estado de São Paulo e Comandante da Guarda Civil Municipal de São Caetano do Sul.

Neste momento, solicito a todos para que, em pé, ouçamos e cantemos o Hino Nacional Brasileiro que será executado pela Banda do Exército.

 

                                                             * * *

 

-         É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda do Exército.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Esta Presidência agradece a Banda do Exército Brasileiro por essa belíssima execução.

Gostaria de, neste momento, dizer ao General Albuquerque do abraço carinhoso deixado pelo nosso Presidente, Deputado Walter Feldman que, infelizmente, por compromissos anteriormente assumidos, não pôde estar aqui conosco nesta solenidade fazendo a abertura e cumprimentando-o pessoalmente. S.Exa. me solicitou que, em seu nome, pudesse transmitir o seu abraço carinhoso, os seus parabéns por este dia, por esta solenidade e pela sua pessoa cumprimentar todos os nossos queridos companheiros do Exército Brasileiro.

Esta Assembléia Legislativa se sente engalanada pela presença dos senhores. Esta Deputada especialmente se sente muito honrada em poder ter solicitado esta Sessão Solene e poder estar presidindo a mesma.

Acreditamos que na situação em que hoje se encontra o nosso País com essa inversão de valores com as quais infelizmente todos nós temos convivido em nosso dia a dia é necessário que, cada vez mais, se valorizem as nossas instituições. É necessário que, cada vez mais, as nossas instituições sejam lembradas. É necessário que, cada vez mais, as pessoas possam compreender e estar mais próximas das nossas instituições.

O Exército Brasileiro é o nosso orgulho e o orgulho do nosso País. Merece todas as nossas homenagens, merece tudo aquilo que esta Casa de Leis possa fazer para poder lembrar o “Dia do Exército”, para poder homenageá-los.

Estamos aguardando até um pouco mais para o fim da nossa solenidade, quando deveremos estar recebendo, alunos do Colégio Madre Mazzarello, da região norte de São Paulo, do bairro de Santana. Esses alunos foram convidados e especialmente desejaram, foi feita na escola, uma enquete sobre quem gostaria de estar aqui nesta Assembléia Legislativa para participar da homenagem ao “Dia do Exército”. Realmente, 70 alunos deveriam vir a escola quase teve que fazer algum teste ou alguma coisa para poder selecionar esses 70 alunos tal o interesse que essa solenidade despertou nesses adolescentes. Então, isso nos deixa extremamente gratificados, porque sabemos que principalmente essa juventude que está vindo aí para nos substituir amanhã é que tem que ter a consciência, o espírito de civilidade, conhecer e estar próximo do nosso querido Exército Brasileiro. Acredito que, dentro de poucos minutos, esses alunos deverão estar chegando aí e ainda terão a oportunidade de estar conosco durante esta solenidade.

Passo a palavra ao General Albuquerque para que ele possa fazer uso da mesma dentro da nossa solenidade.

 

O SR. FRANCISCO ROBERTO DE ALBUQUERQUE - Exma. Sra. Deputada Rosmary Corrêa, que está presidindo esta Sessão Solene, em nome de quem cumprimentamos todos os integrantes da nossa Assembléia Legislativa, peço à senhora que retribua ao nosso Deputado Presidente os nossos agradecimentos da mensagem que ele fez chegar agora à Assembléia Legislativa, através da sua presença; Exmo. Sr. General Luiz Guilherme Terra Amaral, Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste; Exmo. Sr. Coronel da Reserva José Barros Paes; Exmo. Sr. Coronel Paulo Regis Salgado, representando o Comandante da Polícia Militar que está assumindo, Coronel Adalberto Silveira Rodrigues, senhoras e senhores aqui presentes, meus comandados que vieram participar desta solenidade em homenagem a esta instituição, Sra. Deputada Rosmary queremos de imediato agradecer a sua atenção para com a nossa instituição. O que não acontece de hoje já vem acontecendo de longa data.

A senhora reconhece e prestigia todas as instituições brasileiras esteja certa que esta nossa observação em razão deste trabalho que a senhora vem fazendo aqui na Assembléia Legislativa é motivo de acreditarmos no futuro desta Nação quando vemos uma pessoa das suas qualidades, formadora da opinião pública, conhecedora da problemática brasileira reconhecer nas instituições brasileiras e hoje, em particular, o nosso Exército a importância de destacar o trabalho que corresponde a cada uma dessas instituições em prol da Nação Brasileira. Em razão disso, acreditamos no futuro deste País.

Existindo pessoas como a senhora temos certeza que este País num futuro próximo irá alcançar os seus ideais seja no contexto internacional, seja buscando para a sociedade brasileira as suas condições ideais de vida, mas é exatamente em razão de criaturas como a senhora que acreditamos no futuro deste Brasil.

Aqui estamos hoje para participar desta homenagem que a nossa instituição está recebendo. Gostaria de dizer que não existe Nação no mundo que tenha a possibilidade de sucesso, de alcançar os seus objetivos, as suas metas se não se levar em consideração a sua história, as suas tradições e os seus valores. Nós, nesta data de 19 de abril, que hoje está sendo reconhecida pela Assembléia Legislativa, a escolhemos em razão de num passado distante, em 1648, o branco, o negro e o índio se juntarem para a defesa pela primeira vez da soberania dessa terra.

Então, naquela oportunidade em Guararapes, no Nordeste brasileiro essa gente se uniu sem a existência de uma estrutura estabelecida e reconheceram a necessidade de estarem juntos para expulsar o invasor dessa terra. Ali entendemos que nasceu a instituição do Exército Brasileiro, quando pela primeira vez ela se fez valer para defender a soberania desta terra. É isso, então, que comemoramos em nosso 19 de abril. Assinala o berço dessa instituição e esses homens que junto enfrentaram naquela ocasião os desafios da dominação estrangeira aliaram-se para defender aquele chão do Nordeste que já proclamava naquela oportunidade como a nossa Pátria Brasil.

Essa memorável demonstração de coragem, de bravura e de competência do Exército que ali surgiu determinou também a sua presença constante e necessária na formação da História do Brasil.

A homenagem da Assembléia Legislativa nos dias de hoje muito nos honra e representa para nós a demonstração de reconhecimento e de apoio ao Exército Brasileiro. Se naquela ocasião destacamos e verificamos um aspecto importante que foi a integração das raças para a defesa da soberania nacional entendemos que nos dias de hoje essa integração continua a se fazer necessária seja no que diz respeito à segurança, mas seja também na busca de todos os ideais que tem, por finalidade, a melhoria das condições da nossa sociedade.

É por isso que, mais uma vez, cumprimentamos a nossa nobre Deputada por esta atitude, por este trabalho, por esta reunião que está aqui nos proporcionando aqui na Assembléia Legislativa. Essa sua atitude antes de mais nada também é uma atitude de integração das instituições na busca dos ideais brasileiros. Entendo que no momento presente a palavra chave no Brasil se chama integração para todos os problemas nacionais, inclusive esses mais recentes e que são de profundo conhecimento da nossa nobre Deputada que é aspecto da segurança reconhecido por ela. Então, este trabalho de integração o entendemos que é de uma importância muito grande, Deputada.

Gostaria de encerrar as minhas palavras, em primeiro, agradecendo mais uma vez essa reunião que a Deputada está promovendo e gostaria que transmitisse aos demais Deputados desta Casa os nossos agradecimentos.

Queremos encerrar dizendo o seguinte: estamos ali ao lado, uma rua nos separa. Então, fisicamente existe uma rua a nos separar, mas lhes digo que entre a nossa instituição e a Assembléia Legislativa em razão de trabalhos como os que a senhora está fazendo agora nada nos separa, porque existe uma comunhão de ideais e é essa comunhão de ideais que vamos preservar para a conquista dos objetivos nacionais.

Muito obrigado a Assembléia Legislativa e, em especial, a senhora Deputada por essa atenção junto a nossa instituição. Estamos bastante honrados. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Agradeço ao General Albuquerque e, pelo que vejo, os nossos alunos do Madre Mazzarello estão chegando. Aqui presente as Irmã Ivone, muito obrigada pela sua presença e o imprevisto fez com que atrasássemos um pouco, mas é sempre bem vinda a sua presença. Olho aqui de cima e noto os nossos alunos integrados com os nossos oficiais. Isso é, como disse o General Albuquerque, o que nos dá esperança também que tenhamos um futuro para este País. A palavra-chave - e acho que o senhor tem razão - é integração. Será isso que sempre pretenderemos fazer e será isso pelo qual lutaremos.

Neste momento, vou proferir algumas palavras e peço licença aos senhores pela importância do dia e da solenidade que pela importância do dia, pela importância desta solenidade não quero correr o risco de falar alguma coisa ou deixar de dizer alguma coisa neste momento tão importante. Então, vou pedir licença aos senhores para fazer a leitura das minhas palavras para que não deixe que nada se perca, porque considero este momento um dos mais importantes da minha vida e, acredito, um dos momentos mais importantes desta Assembléia Legislativa.

O Poder Legislativo de São Paulo, neste momento, representado por esta Deputada tem a grande honra de prestar esta homenagem à força terrestre, “Dia do Exército”, em 19 de abril, que assinala o berço da nossa força terrestre e da própria Nação Brasileira. Abençoado é o país que tem entre seus filhos figuras como André Vidal de Negreiros, João Fernandes Vieira, Henrique Dias e o índio Poti, nosso Felipe Camarão, que marcharam para Guararapes unidos por uma aspiração comum, um desejo coletivo, um interesse único: uma Nação em armas.

Refletindo hoje sobre o ambiente que deu origem à reação brasileira em Guararapes, vimos que a ocupação holandesa desde 1630, em larga extensão territorial do Nordeste brasileiro, pelo domínio da importante riqueza agrícola representada pela produção açucareira provocou longos anos de confinamento em sua própria terra naqueles distantes dias do Séc. XVII acompanhado de homens da terra decidiu romper com a exploração apesar de equipados de forma primitiva com arcos, flechas, tacapes, velhas espadas e bacamartes carregavam no peito a mais eficaz de todas as armas: o sentimento pátrio ferido.

No dia 19 de abril de 1648 nos Montes Guararapes a bravura e os ardis dos patriotas sobrepujaram as pesadas couraças e armas modernas do invasor incauto atraído a armadilhas fatais. Essa data tem um significado bem mais amplo do que o inconteste êxito militar.

No Boqueirão, homens de crença e valor plantaram as sementes de duas instituições permanentes e indissolúveis: a Nação e o Exército Brasileiro. Aquela jornada foi plena de simbolismo: índios, brancos, negros e mestiços se uniram pela primeira vez para um empreendimento genuinamente nacional. Pela primeira vez a palavra Pátria era aplicada para referir-se ao Brasil. Usando táticas e técnicas de guerrilha, um povo oprimido lograva em por a sua vontade ao dominador. A união das raças provou ser uma das grandes virtudes da nossa gente. O brasileiro, esse ser miscigenado, evidenciou em Guararapes qualidades fundamentais, que nos acompanham até os dias de hoje tais como a criatividade, a tolerância e um admirável espírito de solidariedade.

Ao longo desses 354 anos de invencibilidade e grandeza o legado de Guararapes esteve mais vivo do que nunca garantindo as nossas fronteiras em memoráveis campanhas externas, mantendo coeso e pujante este País continente, contribuindo para a preservação dos ideais democráticos, participando do esforço mundial de preservação da paz sob a égide de organismos internacionais. Hoje, contemplando os portais do novo século os herdeiros de Guararapes onipresentes neste imenso Brasil fazem da mão amiga um instrumento em defesa de irmãos acossados pelo inimigo do cotidiano: a fome, a pobreza e as calamidades.

Contudo, o braço forte segue pronto a empunhar ao primeiro sinal de perigo a espada invicta de Barreto de Menezes, Vidal Negreiros, Fernandes Vieira, Henrique Dias, Felipe Camarão, Caxias, Osório, Deodoro e Mascarenhas de Moraes. O Exército do presente é o mesmo povo em armas do passado; o braço forte que garante a soberania, a mão amiga que ampara nos momentos difíceis. Muito obrigada e parabéns ao nosso Exército Brasileiro! (Palmas.)

Gostaria, neste momento, de solicitar a nossa Banda do Exército Brasileiro que pudesse executar o Hino do Exército de que fosse cantado por todos nós.

 

                                                             * * *

 

-         É executado e entoado o Hino do Exército Brasileiro pela Banda do Exército Brasileiro. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Gostaríamos, neste ato, de oferecer ao General Albuquerque uma pequena lembrança desta solenidade e não será esta Deputada que fará a entrega, porque acho que para isso temos que trazer a nossa juventude para que ela comece a participar.

Solicito ao nosso aluno do Madre Mazzarello que participou do nosso Projeto Rumo do Rotary que viesse até aqui e entregasse ao General Albuquerque, Comandante do nosso Exército da Região Sudeste, esta pequena lembrança.

Quero agradecer à Sra. Regina Helena que está ali e que é a Coordenadora Pedagógica do Madre Mazzarello. Muito obrigada pela sua presença.

 

                                                             * * *

 

-         É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Senhoras e senhores, estamos encerrando a nossa sessão e gostaria mais uma vez de agradecer às autoridades presentes: General de Exército Francisco Roberto de Albuquerque, Comandante Militar do Sudeste; Coronel da Reserva José Barros Paes; Coronel Paulo Regis Salgado, que neste ato representa o Coronel Adalberto Silveira Rodrigues, Comandante Geral da PM de São Paulo; Capitão PM Carlos Ricardo Gomes, que representa a Assessoria Militar da Assembléia Legislativa; Sr. Walter Albano Fressatti, Tenente Coronel - Presidente de SASDE; Sr. Coronel Manoel Morata Almeida, sub-Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste; Sr. 1º Tenente Alírio França Vilas Boas, Presidente da Associação das Guardas Municipais do Estado de São Paulo e Comandante da Guarda Civil Municipal de São Caetano do Sul; nossa querida Irmã Ivone; a Diretora do Colégio Madre Mazzarello, Regina Helena; aos alunos do Colégio Mazzarello que aqui estão presentes, a todos as senhoras e a todos os senhores e, especialmente, ao meu querido General Francisco Roberto de Albuquerque, Comandante Militar do Sudeste, a empatia foi instantânea. Sua figura, sua simpatia, sua gentileza para com todos nós sempre foi uma coisa que tocou esta Assembléia Legislativa tanto por parte desta Deputada, quanto por parte do nosso Presidente Walter Feldman.

Gostaria que o senhor e o seu pessoal visse nesta Casa a continuidade da Casa que fica do outro lado da rua. Aqui a Casa é do povo e, mais do que nunca, é a sua casa.

Volte sempre, conte sempre conosco e, mais uma vez, parabéns por este dia e, na sua pessoa, cumprimento todos as senhoras e senhores aqui presentes.

Está encerrada a sessão. (Palmas.)

 

                                                             * * *

 

-         Encerra-se a sessão às 10 horas e 49 minutos.

 

* * *